segunda-feira, 26 de outubro de 2020

6ºAnos finais semana de 26 a 29 de outubro de 2020


   Atividade da semana de   26  a 29 de outubro 2020

                                              Eletivas DENIS

Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni

E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos

Nome:___________________________________________

 

4º Bim semana 2 (26.10 à 30.10) Denis

 

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva


 

TEMPO!!! Quais de vocês já pararam para pensar a respeito do tempo???

Pois bem, leiam abaixo o poema de Mário Quintana à respeito do tempo.

 

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...

 

Após esse poema que nos remete a reflexão, envie para o e-mail do professor um texto sucinto sobre o tempo e o que ele representa para ti, o que você está fazendo de seu tempo?

 

Aulas previstas: 2 aulas

Público: 6º e 7º anos

Habilidades envolvidas: Resiliência; Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                             Eletivas DAYANE

ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/

CONTEÚDOS:

· Unidade Temática: Esporte e Lazer

· Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

OBS: Atividade estendida até 28/10/20

· Atividade 1- Atividade 1- Escolher

Música

Jogos

Livros

Lazer

· Atividade 2- Responder o questionário;

Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;

E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 03/11/2020 

                                                6ºA

                                           Arte/Profº ADRIANA

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF06AR01)Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês apenas irão copiar os conceitos no caderno.

Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Dobradura-é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.

Origami-Técnica baseada na dobra do papel para construção de figuras.

Kirigami-Técnica baseada no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras. Gravura-é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente escolar. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.

Xilogravura-Técnica que utiliza matrizes de madeira.

Linoleogravura-Técnica que utiliza matrizes de placas de borracha.

Lambe-lambe-é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado. Animação –técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D). Flipbook-técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.

Animação 3D -Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e personagens.

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

DATA  26/10  a 29/10

                                     Ciências/Profº MARIO

 ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA OS 6ºANOS A e B

SEMANA DE 26 A 30/10 EMAIL: mariojosearaujo@professor.eucacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

Questões

1) Quais são os três estados físicos da matéria?

2) Como é chamada a passagem do estado líquido para o gasoso?

3) Como é chamado a passagem do estado líquido para o sólido?

4) Como é chamado a passagem do estado sólido para o líquido?

                                Educação Fisica/Profº DONI

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE     26/10       Á     30/10/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Brincadeiras e Jogos e Lutas

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA


Quais os tipos de “luta” que você conhece?

 

2ª AULA

ü  Relacione no seu caderno, quais são os benefícios que a prática da luta oferece ao seu praticante?

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

 

 

                                       Geografia/Profº RICARDO

 ÁGUA GEOGRAFIA

 A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem.

  A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.

 Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

 A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

 Ciclo da água

 O ciclo da água é responsável pela reposição de água doce no mundo e corresponde ao movimento da água entre a superfície terrestre e a atmosfera. Ao longo da circulação, a água apresenta-se em diferentes estados físicos. O ciclo hidrológico ocorre da seguinte maneira:

 A energia solar que chega até a superfície terrestre faz com que a água de oceanos, mares, lagos, rios, sofram evaporação. O vapor d'água eleva-se formando nuvens. Devido às condições climáticas, as nuvens podem estar carregadas de umidade, precipitando, então, em forma de chuva, neve ou granizo. Ao retornar à superfície, parte da água precipitada pode evaporar antes mesmo de alcançar o solo; outra parte retorna aos oceanos, mares e demais cursos d'água; parte infiltra-se no solo abastecendo os reservatórios subterrâneos e assim o processo de circulação é reiniciado.

 






 

Questões

 

1.  Qual a importância da água para sociedade?

2.  Como ocorre o ciclo da água?

3.  Quais são os tipos de poluição da água?

4.  Quais são os meios de não desperdiçar água.

 

  

                                       História/Profº SUELI

BLOG SEXTOS ANOS A/B   SEMANA DE 26/10/2020 À 30/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: FEUDALISMO

PESQUISE:

1- O QUE FOI O FEUDALISMO?

2- QUAL FOI A REGIÃO QUE HOUVE O SISTEMA FEUDAL?

3- QUAL FOI A DATA QUE INICIOU O SISTEMA FEUDAL?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com 

                                         Inglês/Profº FRANCIELE

 

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS: CHARACTERISTICS

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

Parte 1: CHARACTERISTICS

1.    No link abaixo, temos o vídeo para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=QHea-riGHl0

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       Caderno doa aluno volume 4 - Página  71  e 72

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line,

·         Classroom,

·         Blog,

·         Caderno do aluno,

·         Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  /WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

DATA: 26 a 29/10/2020

 

 

 

 

 

                             Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

E.E Salim Farah Maluf

6ºA - 4º Bimestre – Semana de 03/11 até 06/11

Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 

ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS.

UM MERGULHO NO CONTO

Continuação da atividade da semana de 26/10 até 29/10

Página 25 - Caderno do aluno.

8-O texto “Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta” é um conto fantástico, pois é a construção de um mundo irreal, com situações improváveis e ações que transpassam a realidade além do humano. Com base nessa explicação, responda: qual situação presente nele transpassa o mundo real?

9-O conto “Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta” termina com a moça preocupada. Qual era a preocupação dela?

10-O desfecho do conto “Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta” possui um final aberto, pois não há uma conclusão sobre o que aconteceu naquela festa. O que você acha que houve durante e após o encontro entre Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta? Escreva um final fechado para este conto.

Final aberto – é aquele em que o leitor é convidado a inventar seu próprio desenlace na história. Final fechado – é aquele em que todos os elementos da trama são resolvidos de maneira definitiva. 

                                     Matemática/ProfºMarcelo

 Atividade de Matemática 6º Ano A

ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/XF9JS9zXPHgBDUVJ6

                                 Projeto de vida/Profº CLAUDIA

E.E.SALIM FARAH MALUF

Professora Claudia/Projeto de Vida–6º A e B.

03/11 até 06/11

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

O TEMPO NÃO PARA! SER ORGANIZADO É A SOLUÇÃO

Autogestão é uma competência fundamental para quem vive nestes dias atuais - principalmente jovens como você.

Dentro da autogestão, temos as competências: organização, foco, determinação, persistência e responsabilidade. É de grande importância você ser capaz de:

- Identificar necessidades e desejos,

- Definir prioridades,

- Planejar e concretizar planos com autonomia.

abaixo há o teste: “Qual é a minha atitude?”. Neste exercício você aprenderá algumas estratégias e atitudes para serem estudantes protagonistas.

Sejam sinceros, ok!

 

1- Você tem o hábito de se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que deve percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos? (para responder essa pergunta, pense em situações reais que enfrenta na escola e na vida como um todo).

a. Sim, eu penso sempre em meus objetivos e procuro planejar minha vida em função deles.

b. Às vezes. Eu tenho muitos sonhos e fico um pouco perdido para conseguir organizar minhas prioridades.

c. Não. Eu deixo a vida me levar

 

2-Você confia em seu potencial, conhece suas habilidades, os seus limites e acredita em si mesmo?

a. Eu não costumo pensar muito nisso, pois acho que não tenho muitas qualidades.

b. Apesar de ouvir, muitas vezes, que não tenho futuro, nunca deixei de acreditar em mim.

c. Eu acredito em mim, no meu potencial e estou sempre pronto para me superar a cada dia.

 

3. Qual é o papel da escola e da educação em sua vida?

a. Eu acredito que a escola e a educação são importantes para o meu futuro, mas nem sempre presto atenção nas aulas ou faço as tarefas pedidas.

b. Eu valorizo a escola, me esforço para aprender e peço ajuda aos meus colegas e professores, pois sei que a educação é uma grande oportunidade em minha vida.

c. Eu não vejo sentido na escola e não vejo a hora de me formar.

 

4. Quando um problema aparece em sua vida, qual é sua atitude?

a. Fico desanimado e perco a vontade de lutar.

b. Fico chateado, mas procuro uma solução para ele, pedindo ajuda, se preciso.

c. Procuro manter o foco em meus objetivos e aprender com os problemas, pois não quero que eles destruam meus sonhos.

 

5.Você procura se informar sobre os assuntos que têm interesse?

a. Gosto de pesquisar sobre os assuntos de meu interesse, mas faz tempo que não me atualizo.

b. Preciso ficar mais motivado para pesquisar sobre os meus interesses.

c. Procuro sempre ler e pesquisar a respeito dos meus interesses, seja na internet, em livros, e até mesmo com outras pessoas mais experientes.

 

Respostas do teste “Qual é a minha atitude?” Vejam a pontuação para cada resposta, somem e confiram o resultado!

1.

a. 3

b. 2

c. 1

2.

a. 1

b. 2

c. 3

3.

a. 2

b.3

c. 1

4.

a. 1

b. 2

c. 3

5.

a. 2

b. 1

c. 3

 

 

De 12 a 15 pontos

ATITUDE PROTAGONISTA

Você costuma se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que irá percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos. Parabéns, você está propondo um rumo para a sua vida! Além disso, você reconhece e valoriza a escola e a educação como um caminho seguro para o seu desenvolvimento e para o alcance de suas metas de vida. Na vida as coisas acontecem de modo inesperado, porém, ter em mente um roteiro que o conduz nas situações fáceis ou difíceis faz com que você se agarre melhor às oportunidades e use seu tempo, seu esforço e sua energia na direção do que almeja para si. Com as dicas de autogestão, você terá a chance de crescer ainda mais e ficar cada vez mais próximo de seus sonhos!

 

De 11 a 8 pontos

ATITUDE CONFIANTE

Você sabe bem que tem que correr atrás de seus ideais e sonhos, e está, na maior parte do tempo, antenado para eles. Parabéns! Para que você cresça ainda mais, é só ficar ligado nas dicas de autogestão e colocá-las em prática. Junto com seus colegas, você aprenderá a planejar seu dia a dia e a traçar metas para ele. Desse jeito você conquistará rapidinho a atitude protagonista necessária para ser um jovem cada vez mais consciente e realizado.

 

 

De 7 a 5 pontos

ATITUDE DESENCANADA

O seu lema é “deixa a vida me levar” ... Pode estar certo de que, se continuar assim, terá poucas chances de vencer as situações inesperadas da vida. Você não está, ainda, cuidando dos seus sonhos, interesses e necessidades e está jogando fora boas oportunidades, sua energia e potencial. Ainda há tempo de mudar! Aproveite as chances que a escola oferece e comece a pensar em sua vida com mais cuidado e foco! As atividades de autogestão vão ajudá-lo a fazer essa virada importante em sua vida. 

                           Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 26/10/2020 a 29/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E ELETRÔNICA II
6º ano – Caderno do Aluno, página 58/ 7º ano – Caderno do Aluno, página 56.

Para início de conversa
Nas próximas duas aulas, você será apresentado ao mundo da eletricidade e da eletrônica.
Iremos realizar algumas experiências para que você se familiarize com alguns componentes
elétricos e eletrônicos básicos que lhe possibilitarão, no decorrer das aulas, construir, controlar
e projetar artefatos com sensores, atuadores e motores.
Em grupo, vamos realizar uma atividade mão na massa sobre condutibilidade elétrica.
Condutibilidade elétrica é a capacidade que um material possui de conduzir corrente elétrica.
Alguns materiais possuem uma boa condutibilidade, enquanto em outros essa condutibilidade
é muito baixa ou praticamente nula.

Atividade 1 – Conduz ou não conduz eletricidade?

Na atividade 1 vocês realizaram um experimento Ok

O roteiro e a lista de  materiais  estão descritos na atividade!

                          esclarecimentos das Dúvidas por favor me chamem !

 

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail 

------------------------------------------------------------------------------

                                              6ºB

                                           Arte/Profº  ADRIANA

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF06AR01)Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana vocês apenas irão copiar os conceitos no caderno.

Para ampliação de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Dobradura-é uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam o origami e o kirigami.

Origami-Técnica baseada na dobra do papel para construção de figuras.

Kirigami-Técnica baseada no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras. Gravura-é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais. Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente escolar. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e Linoleogravura.

Xilogravura-Técnica que utiliza matrizes de madeira.

Linoleogravura-Técnica que utiliza matrizes de placas de borracha.

Lambe-lambe-é um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente, tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se incorporar ao local onde está colocado. Animação –técnica que utiliza meios físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo animações inteiras feitas em 3D). Flipbook-técnica de animação feita a partir de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento.

Animação 3D -Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo. Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários e personagens.

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 


DATA  26/10  a 29/10 

                                       Ciências/Profº MARIO

 ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA OS 6ºANOS A e B

SEMANA DE 26 A 30/10 EMAIL: mariojosearaujo@professor.eucacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

Questões

1) Quais são os três estados físicos da matéria?

2) Como é chamada a passagem do estado líquido para o gasoso?

3) Como é chamado a passagem do estado líquido para o sólido?

4) Como é chamado a passagem do estado sólido para o líquido?

                                   Educação Fisica/Profº DONI

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE     26/10       Á     30/10/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Brincadeiras e Jogos e Lutas

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA


Quais os tipos de “luta” que você conhece?

 

2ª AULA

ü  Relacione no seu caderno, quais são os benefícios que a prática da luta oferece ao seu praticante?

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

 

                                      Geografia/Profº RICARDO

ÁGUA GEOGRAFIA

 

A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem.

 

 A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.

 

Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

 

A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

 

Ciclo da água

 

O ciclo da água é responsável pela reposição de água doce no mundo e corresponde ao movimento da água entre a superfície terrestre e a atmosfera. Ao longo da circulação, a água apresenta-se em diferentes estados físicos. O ciclo hidrológico ocorre da seguinte maneira:

 

A energia solar que chega até a superfície terrestre faz com que a água de oceanos, mares, lagos, rios, sofram evaporação. O vapor d'água eleva-se formando nuvens. Devido às condições climáticas, as nuvens podem estar carregadas de umidade, precipitando, então, em forma de chuva, neve ou granizo. Ao retornar à superfície, parte da água precipitada pode evaporar antes mesmo de alcançar o solo; outra parte retorna aos oceanos, mares e demais cursos d'água; parte infiltra-se no solo abastecendo os reservatórios subterrâneos e assim o processo de circulação é reiniciado.

 





 

Questões

 

1.  Qual a importância da água para sociedade?

2.  Como ocorre o ciclo da água?

3.  Quais são os tipos de poluição da água?

4.  Quais são os meios de não desperdiçar água.


 

                                     História/Profº SUELI

BLOG SEXTOS ANOS A/B   SEMANA DE 26/10/2020 À 30/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: FEUDALISMO

PESQUISE:

1- O QUE FOI O FEUDALISMO?

2- QUAL FOI A REGIÃO QUE HOUVE O SISTEMA FEUDAL?

3- QUAL FOI A DATA QUE INICIOU O SISTEMA FEUDAL?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com 

                                       Inglês/Profº FRANCIELE

 

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS: CHARACTERISTICS

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

Parte 1: CHARACTERISTICS

1.    No link abaixo, temos o vídeo para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=QHea-riGHl0

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       Caderno doa aluno volume 4 - Página  71  e 72

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line,

·         Classroom,

·         Blog,

·         Caderno do aluno,

·         Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  /WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

DATA: 26 a 29/10/2020

 

 

 

 

 

                             Língua Portuguesa/Profº LILIANE

 ESCOLA: PROF. SALIM FARAH MALUF

 

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LILIANE

SÉRIE: 6º ANO B DATA: 26 A 30-10

REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE

NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA 



 

como perceberam na imagem ilustrada acima, vocês farão

um conto de suspense galera, lembrando da pontuação, substantivos, 20 linhas.


   

O




 

 

NESTA IMAGEM VOCÊS PRODUZIRÃO UMA NOTÍCIA, COMO DE

JORNAL E REVISTA, CONTANDO FATOS, HISTÓRIA QUE DECORRE NESSE LIXÃO. (20 LINHAS).

  

HABILIDADES: LEITURA, ESCRITA,ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA, DESENVOLVER DIVERSOS TIPOS DE GÊNEROS. ( JORNALÍSTICO) (DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE

INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSAM AÇÕES, FATOS E ACONTECIMENTOS DOS PERSONAGENS.

 

 BOA SORTE GALERINHA

                                  Matemática/Profº ROMEU

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

6 aulas por semana 26/10 a 30/10

DISCIPLINA/TURMA:

             Matemática Turma 6° B

CONTEÚDOS: Plano Cartesiano

            

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA16A )

Associar pares ordenados de números a ponto do plano cartesiano

            Do 1° quadrante , em situações como a localização dos vértices de um polígono

 

                      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

                                             ATIVIDADE  (  2  )

                            Triangulos nas construções

                            

 

.

                

                      Fazer a atividade da apostila pagina .72 e 73 Fazer as atividades   3          

 

 

                           

 

                          

 

         

 

                  

 

                                                                                                                                  

   

 

                .

 

                   

             

                

      OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com

                  O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 

                              Projeto de vida/Profº CLAUDIA

E.E.SALIM FARAH MALUF

Professora Claudia/Projeto de Vida–6º A e B.

03/11 até 06/11

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

O TEMPO NÃO PARA! SER ORGANIZADO É A SOLUÇÃO

Autogestão é uma competência fundamental para quem vive nestes dias atuais - principalmente jovens como você.

Dentro da autogestão, temos as competências: organização, foco, determinação, persistência e responsabilidade. É de grande importância você ser capaz de:

- Identificar necessidades e desejos,

- Definir prioridades,

- Planejar e concretizar planos com autonomia.

abaixo há o teste: “Qual é a minha atitude?”. Neste exercício você aprenderá algumas estratégias e atitudes para serem estudantes protagonistas.

Sejam sinceros, ok!

 

1- Você tem o hábito de se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que deve percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos? (para responder essa pergunta, pense em situações reais que enfrenta na escola e na vida como um todo).

a. Sim, eu penso sempre em meus objetivos e procuro planejar minha vida em função deles.

b. Às vezes. Eu tenho muitos sonhos e fico um pouco perdido para conseguir organizar minhas prioridades.

c. Não. Eu deixo a vida me levar

 

2-Você confia em seu potencial, conhece suas habilidades, os seus limites e acredita em si mesmo?

a. Eu não costumo pensar muito nisso, pois acho que não tenho muitas qualidades.

b. Apesar de ouvir, muitas vezes, que não tenho futuro, nunca deixei de acreditar em mim.

c. Eu acredito em mim, no meu potencial e estou sempre pronto para me superar a cada dia.

 

3. Qual é o papel da escola e da educação em sua vida?

a. Eu acredito que a escola e a educação são importantes para o meu futuro, mas nem sempre presto atenção nas aulas ou faço as tarefas pedidas.

b. Eu valorizo a escola, me esforço para aprender e peço ajuda aos meus colegas e professores, pois sei que a educação é uma grande oportunidade em minha vida.

c. Eu não vejo sentido na escola e não vejo a hora de me formar.

 

4. Quando um problema aparece em sua vida, qual é sua atitude?

a. Fico desanimado e perco a vontade de lutar.

b. Fico chateado, mas procuro uma solução para ele, pedindo ajuda, se preciso.

c. Procuro manter o foco em meus objetivos e aprender com os problemas, pois não quero que eles destruam meus sonhos.

 

5.Você procura se informar sobre os assuntos que têm interesse?

a. Gosto de pesquisar sobre os assuntos de meu interesse, mas faz tempo que não me atualizo.

b. Preciso ficar mais motivado para pesquisar sobre os meus interesses.

c. Procuro sempre ler e pesquisar a respeito dos meus interesses, seja na internet, em livros, e até mesmo com outras pessoas mais experientes.

 

Respostas do teste “Qual é a minha atitude?” Vejam a pontuação para cada resposta, somem e confiram o resultado!

1.

a. 3

b. 2

c. 1

2.

a. 1

b. 2

c. 3

3.

a. 2

b.3

c. 1

4.

a. 1

b. 2

c. 3

5.

a. 2

b. 1

c. 3

 

 

De 12 a 15 pontos

ATITUDE PROTAGONISTA

Você costuma se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que irá percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos. Parabéns, você está propondo um rumo para a sua vida! Além disso, você reconhece e valoriza a escola e a educação como um caminho seguro para o seu desenvolvimento e para o alcance de suas metas de vida. Na vida as coisas acontecem de modo inesperado, porém, ter em mente um roteiro que o conduz nas situações fáceis ou difíceis faz com que você se agarre melhor às oportunidades e use seu tempo, seu esforço e sua energia na direção do que almeja para si. Com as dicas de autogestão, você terá a chance de crescer ainda mais e ficar cada vez mais próximo de seus sonhos!

 

De 11 a 8 pontos

ATITUDE CONFIANTE

Você sabe bem que tem que correr atrás de seus ideais e sonhos, e está, na maior parte do tempo, antenado para eles. Parabéns! Para que você cresça ainda mais, é só ficar ligado nas dicas de autogestão e colocá-las em prática. Junto com seus colegas, você aprenderá a planejar seu dia a dia e a traçar metas para ele. Desse jeito você conquistará rapidinho a atitude protagonista necessária para ser um jovem cada vez mais consciente e realizado.

 

 

De 7 a 5 pontos

ATITUDE DESENCANADA

O seu lema é “deixa a vida me levar” ... Pode estar certo de que, se continuar assim, terá poucas chances de vencer as situações inesperadas da vida. Você não está, ainda, cuidando dos seus sonhos, interesses e necessidades e está jogando fora boas oportunidades, sua energia e potencial. Ainda há tempo de mudar! Aproveite as chances que a escola oferece e comece a pensar em sua vida com mais cuidado e foco! As atividades de autogestão vão ajudá-lo a fazer essa virada importante em sua vida. 

                           Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 26/10/2020 a 29/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E ELETRÔNICA II
6º ano – Caderno do Aluno, página 58/ 7º ano – Caderno do Aluno, página 56.

Para início de conversa
Nas próximas duas aulas, você será apresentado ao mundo da eletricidade e da eletrônica.
Iremos realizar algumas experiências para que você se familiarize com alguns componentes
elétricos e eletrônicos básicos que lhe possibilitarão, no decorrer das aulas, construir, controlar
e projetar artefatos com sensores, atuadores e motores.
Em grupo, vamos realizar uma atividade mão na massa sobre condutibilidade elétrica.
Condutibilidade elétrica é a capacidade que um material possui de conduzir corrente elétrica.
Alguns materiais possuem uma boa condutibilidade, enquanto em outros essa condutibilidade
é muito baixa ou praticamente nula.

Atividade 1 – Conduz ou não conduz eletricidade?

Na atividade 1 vocês realizaram um experimento Ok

O roteiro e a lista de  materiais  estão descritos na atividade!

                          esclarecimentos das Dúvidas por favor me chamem !

 

bservação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail 

Nenhum comentário:

Postar um comentário