Atividade da semana de 26 a 29 de outubro 2020
Eletivas DENIS
Eletiva Inteligência Emocional Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 6º, 7º anos
Nome:___________________________________________
4º
Bim semana 2 (26.10 à 30.10) Denis
Fique atento se você está inscrito nesta eletiva
TEMPO!!!
Quais de vocês já pararam para pensar a respeito do tempo???
Pois
bem, leiam abaixo o poema de Mário Quintana à respeito do tempo.
A
vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil
das horas...
Após esse poema que nos remete a
reflexão, envie para o e-mail do professor um texto sucinto sobre o tempo e o
que ele representa para ti, o que você está fazendo de seu tempo?
Aulas previstas: 2 aulas
Público: 6º e 7º anos
Habilidades envolvidas: Resiliência; Motivação; Respeito; Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 -
Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Eletivas DAYANE
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
OBS: Atividade estendida até 28/10/20
· Atividade 1- Atividade 1- Escolher
Música
Jogos
Livros
Lazer
· Atividade 2- Responder o questionário;
Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com
Data de entrega até: 03/11/2020
6ºA
Arte/Profº ADRIANA
PROFESSOR Adriana |
AULAS
PREVISTAS
2 aulas 6º A e B |
DISCIPLINA/TURMA: Arte
|
|
CONTEÚDOS: Objetos de
Conhecimento: Contextos e Práticas |
|
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF06AR01)Pesquisar, apreciar e
analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana
vocês apenas irão copiar os conceitos no caderno. Para ampliação
de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades. Dobradura-é
uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a
partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se
destacam o origami e o kirigami. Origami-Técnica
baseada na dobra do papel para construção de figuras. Kirigami-Técnica
baseada no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras.
Gravura-é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por
meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como
matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais.
Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente
escolar. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e
Linoleogravura. Xilogravura-Técnica
que utiliza matrizes de madeira. Linoleogravura-Técnica
que utiliza matrizes de placas de borracha. Lambe-lambe-é
um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente,
tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa
função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia.
Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o
formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se
incorporar ao local onde está colocado. Animação –técnica que utiliza meios
físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem
várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo
com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo
animações inteiras feitas em 3D). Flipbook-técnica de animação feita a partir
de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas
rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento. Animação 3D
-Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que
agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo.
Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários
e personagens. |
|
RECURSOS: Caderno para realização da atividade
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
Ciências/Profº MARIO
ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA OS 6ºANOS A e B
SEMANA DE 26 A 30/10 EMAIL: mariojosearaujo@professor.eucacao.sp.gov.br
Watsap: 965522053
Questões
1) Quais são os três estados físicos da matéria?
2) Como é chamada a passagem do estado líquido para o gasoso?
3) Como é chamado a passagem do estado líquido para o sólido?
4) Como é chamado a passagem do estado sólido para o líquido?
Educação Fisica/Profº DONI
EE
SALIM FARAH MALUF SEMANA
DE 26/10 Á
30/10/2020 AULA
1 E 2 - TEMA: Brincadeiras e Jogos e Lutas EDUCAÇÃO
FÍSICA - EF II
- 6º ANOS A / B PROFESSOR
: DONIZETI |
1ª AULA Quais os
tipos de “luta” que você conhece?
|
2ª AULA ü Relacione
no seu caderno, quais são os benefícios que a prática da luta oferece ao seu
praticante? |
ORIENTAÇÕES -
Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador. -
Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros -
Utilize o Caderno do Aluno -
Acompanhar as aulas do CMSP -
Acompanhar o Blog da Escola -
Entregar atividades pontualmente - As atividades entregues serão consideradas para nota
e frequência |
REGISTRO Quem não tiver acesso
a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no
retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO |
Geografia/Profº RICARDO
ÁGUA GEOGRAFIA
Questões
1. Qual a importância da água para
sociedade?
2. Como ocorre o ciclo da água?
3. Quais são os tipos de poluição da
água?
4. Quais são os meios de não desperdiçar
água.
História/Profº SUELI
BLOG SEXTOS ANOS
A/B SEMANA DE 26/10/2020 À 30/10/2020
PROFESSORA
SUELI
O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA
HISTÓRIA
SÉRIE 6° ANO A/B
CONTEÚDOS
TEMA: FEUDALISMO
PESQUISE:
1- O QUE FOI O
FEUDALISMO?
2- QUAL FOI A
REGIÃO QUE HOUVE O SISTEMA FEUDAL?
3- QUAL FOI A DATA
QUE INICIOU O SISTEMA FEUDAL?
COMO REALIZAR AS
PESQUISAS:
ASSISTIR VÍDEO
AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR NO
GOOGLE.
PESQUISAR EM LIVROS
DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO
DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO
PAULO.
ANOTAR AS PESQUISAS
NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
Inglês/Profº FRANCIELE
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS TURMA:
6 ° A/B |
|||||
CONTEÚDOS: CHARACTERISTICS
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI02)
Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os
amigos, a escola e a comunidade. (EF06LI05)
Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras
pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a
gostos, preferências e rotinas. (EF06LI06)
Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola,
compartilhando-a oralmente com o grupo. (EF06LI16)
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o
uso da língua inglesa em sala de aula. |
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: -Desenvolvimento
das Atividades: 1.
No link abaixo, temos o vídeo para auxiliar no
entendimento. 2.
Link 1:
https://www.youtube.com/watch?v=QHea-riGHl0 3.
Assista
mais de uma vez, se necessário.
1. Caderno
doa aluno volume 4 - Página 71 e 72 |
|||||
RECURSOS: ·
Internet, ·
Dicionário, ·
Tradutor
on-line, ·
Classroom, ·
Blog, ·
Caderno do aluno, ·
Centro de mídias. |
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Responder as questões em seu caderno
ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a
correção e nota!!! Os alunos que estão no Classroom
enviar na plataforma.
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br /WhatsApp: 974235744. Observação: enviar a foto da atividade
realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/
ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no assunto do e-mail” Aluno X
(nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.
Exemplo:Aluna
Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana |
|||||
|
DATA: 26 a 29/10/2020
|
|
|
|
Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA
E.E Salim Farah Maluf
6ºA - 4º Bimestre – Semana de 03/11 até 06/11
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS.
UM MERGULHO NO CONTO
Continuação da atividade da semana de 26/10 até 29/10
Página 25 - Caderno do aluno.
8-O texto “Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta” é um conto fantástico, pois é a construção de um mundo irreal, com situações improváveis e ações que transpassam a realidade além do humano. Com base nessa explicação, responda: qual situação presente nele transpassa o mundo real?
9-O conto “Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta” termina com a moça preocupada. Qual era a preocupação dela?
10-O desfecho do conto “Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta” possui um final aberto, pois não há uma conclusão sobre o que aconteceu naquela festa. O que você acha que houve durante e após o encontro entre Chapeuzinho Azul e o Lobo Internauta? Escreva um final fechado para este conto.
Final aberto – é aquele em que o leitor é convidado a inventar seu próprio desenlace na história. Final fechado – é aquele em que todos os elementos da trama são resolvidos de maneira definitiva.
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 6º Ano A
ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/XF9JS9zXPHgBDUVJ6
Projeto de vida/Profº CLAUDIA
E.E.SALIM
FARAH MALUF
Professora
Claudia/Projeto de Vida–6º A e B.
03/11
até 06/11
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
O
TEMPO NÃO PARA! SER ORGANIZADO É A SOLUÇÃO
Autogestão
é uma competência fundamental para quem vive nestes dias atuais -
principalmente jovens como você.
Dentro
da autogestão, temos as competências: organização, foco, determinação,
persistência e responsabilidade. É de grande importância você ser capaz de:
-
Identificar necessidades e desejos,
-
Definir prioridades,
-
Planejar e concretizar planos com autonomia.
abaixo
há o teste: “Qual é a minha atitude?”. Neste exercício você aprenderá
algumas estratégias e atitudes para serem estudantes protagonistas.
Sejam
sinceros, ok!
1- Você
tem o hábito de se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que
deve percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos? (para
responder essa pergunta, pense em situações reais que enfrenta na escola e na
vida como um todo).
a.
Sim, eu penso sempre em meus objetivos e procuro planejar minha vida em função
deles.
b.
Às vezes. Eu tenho muitos sonhos e fico um pouco perdido para conseguir
organizar minhas prioridades.
c.
Não. Eu deixo a vida me levar
2-Você
confia em seu potencial, conhece suas habilidades, os seus limites e acredita
em si mesmo?
a.
Eu não costumo pensar muito nisso, pois acho que não tenho muitas qualidades.
b.
Apesar de ouvir, muitas vezes, que não tenho futuro, nunca deixei de acreditar
em mim.
c.
Eu acredito em mim, no meu potencial e estou sempre pronto para me superar a
cada dia.
3.
Qual é o papel da escola e da educação em sua vida?
a.
Eu acredito que a escola e a educação são importantes para o meu futuro, mas
nem sempre presto atenção nas aulas ou faço as tarefas pedidas.
b.
Eu valorizo a escola, me esforço para aprender e peço ajuda aos meus colegas e
professores, pois sei que a educação é uma grande oportunidade em minha vida.
c.
Eu não vejo sentido na escola e não vejo a hora de me formar.
4.
Quando um problema aparece em sua vida, qual é sua atitude?
a.
Fico desanimado e perco a vontade de lutar.
b.
Fico chateado, mas procuro uma solução para ele, pedindo ajuda, se preciso.
c.
Procuro manter o foco em meus objetivos e aprender com os problemas, pois não
quero que eles destruam meus sonhos.
5.Você
procura se informar sobre os assuntos que têm interesse?
a.
Gosto de pesquisar sobre os assuntos de meu interesse, mas faz tempo que não me
atualizo.
b.
Preciso ficar mais motivado para pesquisar sobre os meus interesses.
c.
Procuro sempre ler e pesquisar a respeito dos meus interesses, seja na
internet, em livros, e até mesmo com outras pessoas mais experientes.
Respostas
do teste “Qual é a minha atitude?” Vejam a pontuação para cada resposta, somem
e confiram o resultado!
1. a.
3 b.
2 c.
1 |
2.
a.
1 b.
2 c.
3 |
3.
a.
2 b.3
c.
1 |
4.
a.
1 b.
2 c.
3 |
5.
a.
2 b.
1 c.
3 |
De 12 a 15 pontos
ATITUDE
PROTAGONISTA
Você
costuma se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que irá
percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos. Parabéns, você está
propondo um rumo para a sua vida! Além disso, você reconhece e valoriza a
escola e a educação como um caminho seguro para o seu desenvolvimento e para o
alcance de suas metas de vida. Na vida as coisas acontecem de modo inesperado,
porém, ter em mente um roteiro que o conduz nas situações fáceis ou difíceis
faz com que você se agarre melhor às oportunidades e use seu tempo, seu esforço
e sua energia na direção do que almeja para si. Com as dicas de autogestão,
você terá a chance de crescer ainda mais e ficar cada vez mais próximo de seus
sonhos!
De 11 a 8 pontos
ATITUDE
CONFIANTE
Você
sabe bem que tem que correr atrás de seus ideais e sonhos, e está, na maior
parte do tempo, antenado para eles. Parabéns! Para que você cresça ainda mais,
é só ficar ligado nas dicas de autogestão e colocá-las em prática. Junto com
seus colegas, você aprenderá a planejar seu dia a dia e a traçar metas para
ele. Desse jeito você conquistará rapidinho a atitude protagonista necessária
para ser um jovem cada vez mais consciente e realizado.
De 7 a 5 pontos
ATITUDE
DESENCANADA
O seu lema é “deixa a vida me levar” ... Pode estar certo de que, se continuar assim, terá poucas chances de vencer as situações inesperadas da vida. Você não está, ainda, cuidando dos seus sonhos, interesses e necessidades e está jogando fora boas oportunidades, sua energia e potencial. Ainda há tempo de mudar! Aproveite as chances que a escola oferece e comece a pensar em sua vida com mais cuidado e foco! As atividades de autogestão vão ajudá-lo a fazer essa virada importante em sua vida.
Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização
das atividades 26/10/2020 a 29/10/2020
6º ano: A e B /
7º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3
INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E
ELETRÔNICA II
6º ano – Caderno do
Aluno, página 58/ 7º ano – Caderno do Aluno, página 56.
Para início de conversa
Nas próximas duas aulas, você será apresentado ao mundo da eletricidade e da
eletrônica.
Iremos realizar algumas experiências para que você se familiarize com alguns
componentes
elétricos e eletrônicos básicos que lhe possibilitarão, no decorrer das aulas,
construir, controlar
e projetar artefatos com sensores, atuadores e motores.
Em grupo, vamos realizar uma atividade mão na massa sobre condutibilidade
elétrica.
Condutibilidade elétrica é a capacidade que um material possui de conduzir
corrente elétrica.
Alguns materiais possuem uma boa condutibilidade, enquanto em outros essa
condutibilidade
é muito baixa ou praticamente nula.
Atividade 1 – Conduz
ou não conduz eletricidade?
Na atividade 1 vocês realizaram um experimento
Ok
O roteiro e a lista de materiais
estão descritos na atividade!
esclarecimentos das
Dúvidas por favor me chamem !
Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail
------------------------------------------------------------------------------
6ºB
Arte/Profº ADRIANA
PROFESSOR Adriana |
AULAS
PREVISTAS
2 aulas 6º A e B |
DISCIPLINA/TURMA: Arte
|
|
CONTEÚDOS: Objetos de
Conhecimento: Contextos e Práticas |
|
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF06AR01)Pesquisar, apreciar e
analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais
tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e
estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e
culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e
práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade
de simbolizar e o repertório imagético. |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana
vocês apenas irão copiar os conceitos no caderno. Para ampliação
de seu repertório elencamos, a seguir, alguns conceitos importantes para o
desenvolvimento das atividades. Dobradura-é
uma modalidade artística que tem como função, transformar papel em arte, a
partir de diversas dobras. Existem diversos estilos, entre os quais se
destacam o origami e o kirigami. Origami-Técnica
baseada na dobra do papel para construção de figuras. Kirigami-Técnica
baseada no corte e colagem de papéis dobrados, para construir figuras.
Gravura-é uma modalidade artística que tem como função obter uma imagem por
meio de uma matriz artesanal. Diversos materiais podem ser usados como
matrizes, tais como madeira, metal e pedra estão entre os tradicionais.
Adaptações com isopor ou papelão também podem ser utilizadas em ambiente
escolar. Existem diversos estilos, entre os quais se destacam: Xilogravura e
Linoleogravura. Xilogravura-Técnica
que utiliza matrizes de madeira. Linoleogravura-Técnica
que utiliza matrizes de placas de borracha. Lambe-lambe-é
um cartaz de diferentes tamanhos, exposto em espaços públicos. Originalmente,
tinha como função, divulgar um produto ou evento; hoje em dia, além dessa
função, também permeia por temas diversos que podem ir de política a poesia.
Existem diversos estilos, entre os quais se destacam aqueles que mantêm o
formato cartaz e aqueles que utilizam formato recortado, que procura se
incorporar ao local onde está colocado. Animação –técnica que utiliza meios
físicos ou digitais para “dar vida” a objetos ou desenhos. Atualmente existem
várias formas de se trabalhar com animação, seja através de flipbook ou mesmo
com tecnologias avançadas (destaques para efeitos especiais ou mesmo
animações inteiras feitas em 3D). Flipbook-técnica de animação feita a partir
de desenhos sequenciados em folhas de papel, que ao serem folheadas
rapidamente, o desenho ganha ilusão de movimento. Animação 3D
-Técnica embasada na utilização de poderosos programas de computador que
agregam movimentos, ângulos, volumes e texturas mais realistas, por exemplo.
Gera com mais realismo a ilusão de profundidade e volume de objetos, cenários
e personagens. |
|
RECURSOS: Caderno para realização da atividade
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
Ciências/Profº MARIO
ATIVIDADE DE BIOLOGIA PARA OS 6ºANOS A e B
SEMANA DE 26 A 30/10 EMAIL: mariojosearaujo@professor.eucacao.sp.gov.br
Watsap: 965522053
Questões
1) Quais são os três estados físicos da matéria?
2) Como é chamada a passagem do estado líquido para o gasoso?
3) Como é chamado a passagem do estado líquido para o sólido?
4) Como é chamado a passagem do estado sólido para o líquido?
Educação Fisica/Profº DONI
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA DE 26/10 Á 30/10/2020 AULA 1 E 2 - TEMA: Brincadeiras e Jogos e Lutas EDUCAÇÃO FÍSICA - EF II - 6º ANOS A / B PROFESSOR : DONIZETI |
1ª AULA Quais os tipos de “luta” que você conhece?
|
2ª AULA ü Relacione no seu caderno, quais são os benefícios que a prática da luta oferece ao seu praticante? |
ORIENTAÇÕES - Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador. - Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros - Utilize o Caderno do Aluno - Acompanhar as aulas do CMSP - Acompanhar o Blog da Escola - Entregar atividades pontualmente - As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO |
Geografia/Profº RICARDO
ÁGUA GEOGRAFIA
A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem.
A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera.
Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.
A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerada um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.
Ciclo da água
O ciclo da água é responsável pela reposição de água doce no mundo e corresponde ao movimento da água entre a superfície terrestre e a atmosfera. Ao longo da circulação, a água apresenta-se em diferentes estados físicos. O ciclo hidrológico ocorre da seguinte maneira:
A energia solar que chega até a superfície terrestre faz com que a água de oceanos, mares, lagos, rios, sofram evaporação. O vapor d'água eleva-se formando nuvens. Devido às condições climáticas, as nuvens podem estar carregadas de umidade, precipitando, então, em forma de chuva, neve ou granizo. Ao retornar à superfície, parte da água precipitada pode evaporar antes mesmo de alcançar o solo; outra parte retorna aos oceanos, mares e demais cursos d'água; parte infiltra-se no solo abastecendo os reservatórios subterrâneos e assim o processo de circulação é reiniciado.
Questões
1. Qual a importância da água para sociedade?
2. Como ocorre o ciclo da água?
3. Quais são os tipos de poluição da água?
4. Quais são os meios de não desperdiçar água.
História/Profº SUELI
BLOG SEXTOS ANOS
A/B SEMANA DE 26/10/2020 À 30/10/2020
PROFESSORA
SUELI
O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA
HISTÓRIA
SÉRIE 6° ANO A/B
CONTEÚDOS
TEMA: FEUDALISMO
PESQUISE:
1- O QUE FOI O
FEUDALISMO?
2- QUAL FOI A
REGIÃO QUE HOUVE O SISTEMA FEUDAL?
3- QUAL FOI A DATA
QUE INICIOU O SISTEMA FEUDAL?
COMO REALIZAR AS
PESQUISAS:
ASSISTIR VÍDEO
AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR NO
GOOGLE.
PESQUISAR EM LIVROS
DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO
DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO
PAULO.
ANOTAR AS PESQUISAS
NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
Inglês/Profº FRANCIELE
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS TURMA:
6 ° A/B |
|||||
CONTEÚDOS: CHARACTERISTICS
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI02)
Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os
amigos, a escola e a comunidade. (EF06LI05)
Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras
pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a
gostos, preferências e rotinas. (EF06LI06)
Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola,
compartilhando-a oralmente com o grupo. (EF06LI16)
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o
uso da língua inglesa em sala de aula. |
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: -Desenvolvimento
das Atividades: 1.
No link abaixo, temos o vídeo para auxiliar no
entendimento. 2.
Link 1:
https://www.youtube.com/watch?v=QHea-riGHl0 3.
Assista
mais de uma vez, se necessário.
1. Caderno
doa aluno volume 4 - Página 71 e 72 |
|||||
RECURSOS: ·
Internet, ·
Dicionário, ·
Tradutor
on-line, ·
Classroom, ·
Blog, ·
Caderno do aluno, ·
Centro de mídias. |
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Responder as questões em seu caderno
ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a
correção e nota!!! Os alunos que estão no Classroom
enviar na plataforma.
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br /WhatsApp: 974235744. Observação: enviar a foto da atividade
realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/
ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no assunto do e-mail” Aluno X
(nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.
Exemplo:Aluna
Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana |
|||||
|
DATA: 26 a 29/10/2020
|
|
|
|
Língua Portuguesa/Profº LILIANE
ESCOLA: PROF. SALIM FARAH MALUF
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B DATA: 26 A 30-10
REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA
como perceberam na imagem ilustrada acima, vocês farão
um conto de suspense galera, lembrando da pontuação, substantivos, 20 linhas.
O
NESTA IMAGEM VOCÊS PRODUZIRÃO UMA NOTÍCIA, COMO DE
JORNAL E REVISTA, CONTANDO FATOS, HISTÓRIA QUE DECORRE NESSE LIXÃO. (20 LINHAS).
HABILIDADES: LEITURA, ESCRITA,ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA, DESENVOLVER DIVERSOS TIPOS DE GÊNEROS. ( JORNALÍSTICO) (DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE
INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSAM AÇÕES, FATOS E ACONTECIMENTOS DOS PERSONAGENS.
BOA SORTE GALERINHA
Matemática/Profº ROMEU
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
6 aulas por semana 26/10 a 30/10 |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Matemática
Turma 6° B |
||||
CONTEÚDOS:
Plano Cartesiano |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA16A ) Associar pares ordenados de números a ponto do plano cartesiano Do 1° quadrante , em situações
como a localização dos vértices de um polígono
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS ATIVIDADE ( 2 ) Triangulos nas construções
. Fazer
a atividade da apostila pagina .72 e 73 Fazer as atividades 3
. OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas
para o email jromeugobo@gmail.com O nome completo , série e N°
|
||||
RECURSOS: Caderno do aluno livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em
dupla
|
||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
Projeto de vida/Profº CLAUDIA
E.E.SALIM
FARAH MALUF
Professora
Claudia/Projeto de Vida–6º A e B.
03/11
até 06/11
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
O
TEMPO NÃO PARA! SER ORGANIZADO É A SOLUÇÃO
Autogestão
é uma competência fundamental para quem vive nestes dias atuais -
principalmente jovens como você.
Dentro
da autogestão, temos as competências: organização, foco, determinação,
persistência e responsabilidade. É de grande importância você ser capaz de:
-
Identificar necessidades e desejos,
-
Definir prioridades,
-
Planejar e concretizar planos com autonomia.
abaixo
há o teste: “Qual é a minha atitude?”. Neste exercício você aprenderá
algumas estratégias e atitudes para serem estudantes protagonistas.
Sejam
sinceros, ok!
1- Você
tem o hábito de se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que
deve percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos? (para
responder essa pergunta, pense em situações reais que enfrenta na escola e na
vida como um todo).
a.
Sim, eu penso sempre em meus objetivos e procuro planejar minha vida em função
deles.
b.
Às vezes. Eu tenho muitos sonhos e fico um pouco perdido para conseguir
organizar minhas prioridades.
c.
Não. Eu deixo a vida me levar
2-Você
confia em seu potencial, conhece suas habilidades, os seus limites e acredita
em si mesmo?
a.
Eu não costumo pensar muito nisso, pois acho que não tenho muitas qualidades.
b.
Apesar de ouvir, muitas vezes, que não tenho futuro, nunca deixei de acreditar
em mim.
c.
Eu acredito em mim, no meu potencial e estou sempre pronto para me superar a
cada dia.
3.
Qual é o papel da escola e da educação em sua vida?
a.
Eu acredito que a escola e a educação são importantes para o meu futuro, mas
nem sempre presto atenção nas aulas ou faço as tarefas pedidas.
b.
Eu valorizo a escola, me esforço para aprender e peço ajuda aos meus colegas e
professores, pois sei que a educação é uma grande oportunidade em minha vida.
c.
Eu não vejo sentido na escola e não vejo a hora de me formar.
4.
Quando um problema aparece em sua vida, qual é sua atitude?
a.
Fico desanimado e perco a vontade de lutar.
b.
Fico chateado, mas procuro uma solução para ele, pedindo ajuda, se preciso.
c.
Procuro manter o foco em meus objetivos e aprender com os problemas, pois não
quero que eles destruam meus sonhos.
5.Você
procura se informar sobre os assuntos que têm interesse?
a.
Gosto de pesquisar sobre os assuntos de meu interesse, mas faz tempo que não me
atualizo.
b.
Preciso ficar mais motivado para pesquisar sobre os meus interesses.
c.
Procuro sempre ler e pesquisar a respeito dos meus interesses, seja na
internet, em livros, e até mesmo com outras pessoas mais experientes.
Respostas
do teste “Qual é a minha atitude?” Vejam a pontuação para cada resposta, somem
e confiram o resultado!
1. a.
3 b.
2 c.
1 |
2.
a.
1 b.
2 c.
3 |
3.
a.
2 b.3
c.
1 |
4.
a.
1 b.
2 c.
3 |
5.
a.
2 b.
1 c.
3 |
De 12 a 15 pontos
ATITUDE
PROTAGONISTA
Você
costuma se perguntar aonde pretende chegar, quais são as etapas que irá
percorrer e como deverá agir para alcançar seus propósitos. Parabéns, você está
propondo um rumo para a sua vida! Além disso, você reconhece e valoriza a
escola e a educação como um caminho seguro para o seu desenvolvimento e para o
alcance de suas metas de vida. Na vida as coisas acontecem de modo inesperado,
porém, ter em mente um roteiro que o conduz nas situações fáceis ou difíceis
faz com que você se agarre melhor às oportunidades e use seu tempo, seu esforço
e sua energia na direção do que almeja para si. Com as dicas de autogestão,
você terá a chance de crescer ainda mais e ficar cada vez mais próximo de seus
sonhos!
De 11 a 8 pontos
ATITUDE
CONFIANTE
Você
sabe bem que tem que correr atrás de seus ideais e sonhos, e está, na maior
parte do tempo, antenado para eles. Parabéns! Para que você cresça ainda mais,
é só ficar ligado nas dicas de autogestão e colocá-las em prática. Junto com
seus colegas, você aprenderá a planejar seu dia a dia e a traçar metas para
ele. Desse jeito você conquistará rapidinho a atitude protagonista necessária
para ser um jovem cada vez mais consciente e realizado.
De 7 a 5 pontos
ATITUDE
DESENCANADA
O seu lema é “deixa a vida me levar” ... Pode estar certo de que, se continuar assim, terá poucas chances de vencer as situações inesperadas da vida. Você não está, ainda, cuidando dos seus sonhos, interesses e necessidades e está jogando fora boas oportunidades, sua energia e potencial. Ainda há tempo de mudar! Aproveite as chances que a escola oferece e comece a pensar em sua vida com mais cuidado e foco! As atividades de autogestão vão ajudá-lo a fazer essa virada importante em sua vida.
Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização
das atividades 26/10/2020 a 29/10/2020
6º ano: A e B /
7º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO VOLUME 3
INTRODUÇÃO: ELÉTRICA E
ELETRÔNICA II
6º ano – Caderno do
Aluno, página 58/ 7º ano – Caderno do Aluno, página 56.
Para início de conversa
Nas próximas duas aulas, você será apresentado ao mundo da eletricidade e da
eletrônica.
Iremos realizar algumas experiências para que você se familiarize com alguns
componentes
elétricos e eletrônicos básicos que lhe possibilitarão, no decorrer das aulas,
construir, controlar
e projetar artefatos com sensores, atuadores e motores.
Em grupo, vamos realizar uma atividade mão na massa sobre condutibilidade
elétrica.
Condutibilidade elétrica é a capacidade que um material possui de conduzir
corrente elétrica.
Alguns materiais possuem uma boa condutibilidade, enquanto em outros essa
condutibilidade
é muito baixa ou praticamente nula.
Atividade 1 – Conduz
ou não conduz eletricidade?
Na atividade 1 vocês realizaram um experimento
Ok
O roteiro e a lista de materiais
estão descritos na atividade!
esclarecimentos das
Dúvidas por favor me chamem !
bservação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário