Atividade da semana de26 a 29 de outubro 2020
2ºTA/Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=Cst9uAH7pL8
https://www.youtube.com/watch?v=9yUvnxgxkkE
https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0
https://www.youtube.com/watch?v=Obz0gSEvm2Y
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, descreva em um texto autoral (próprio, sem copiar de outro lugar), para quê e como é utilizado o desenho animado ao longo do tempo (história).
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 26/10/2020 a 29/10/2020.
Biologia/ProfºBene
E.E. Salim Farah Maluf
Professora
Benedita Biologia
Roteiro de
Atividade de 26/10 à 29/10
Público
Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /
EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.
Autoconhecimento
Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para
seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade
com muito carinho e pensando em você.
Responda as questões pelo google forms. Se algum aluno estiver com dificuldade em realizar esta atividade me envie um e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
LINK para acessar as questões:
ou
https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Desafios éticos contemporâneos.
Semana 26 a 29 de outubro
· Ler o texto disponível no link:
· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/
· Elaborar um resumo
· Entrega até 10 de novembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pergunta
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Na aula anterior foi solicitado uma pesquisa sobre desigualdade social no brasil.
Com base nesta pesquisa responda:
Com base em sua pesquisa, qual grupo de nossa sociedade, sofre mais com a questão da Desigualdade Social no Brasil? Explique!
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºErica
SEMANA 19 A 23.10
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Termodinâmica
O que é?
A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.
1ª Lei da Termodinâmica: ∆U=Q-τ
2ª Lei da Termodinâmica:
•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.
É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.
Matriz energética nacional
•Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.
•No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf
Fontes renováveis e não renováveis de energia
As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos, como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.
As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.
ENTROPIA
Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.
O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.
De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.
À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)
A entropia nos fenômenos microscópicos
Processos reversíveis e irreversíveis
Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.
Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.
É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.
Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020
Turmas: 2Termos A, B, C e D
INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM RÓTULO DE ÁGUA MINERAL
FONTE SãO SEBASTIãO – COMPOSIçãO QUÍMICA PROVÁVEL (mg/L)
Sulfato de estrôncio: 2,25.
Sulfato de cálcio:15,84
Bicarbonato de cálcio: 102,72.
Bicarbonato de magnésio: 36,52.
Bicarbonato de potássio:6,40.
Bicarbonato de sódio: 37,40.
Cloreto de sódio: 11,62.
Fluoreto de sódio: 0,52.
Fluoreto de lítio: 0,08.
Óxido de zinco: 0,01.
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
pH a 25 oC: 7,2 – Temperatura da água na fonte: 23 oC – Condutividade elétrica a 25 oC em mhos/cm: 2,5 x 10-4
– Resíduo de evaporação a 180 oC: 171,82 mg/L.
REGISTRO NO M. S. PROT. No 00000/000/00 – CNPJ 000000000/0000-00
INDÚSTRIA BRASILEIRA
Questões:
1- Qual a forma mais conveniente de expressar a concentração desse componente? Em g/L ou em mg/L? Justifique.
2- Se forem colocados 100 mL dessa água em um copo e 200 mL em outro, qual será a concentração de bicarbonato em cada um dos copos?
3- Qual é a massa de bicarbonato em 100 mL da água mineral? E em 200 mL dessa água?
4- Qual a concentração comum de uma solução de hidróxido de sódio com 4g de soluto em 250 mL de água?
Geografia/ProfºRicardo
Leitura do texto e responder as questões
DOMÍNIOS
MORFOCLIMÁTICOS
GEOGRAFIA DO BRASIL
Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a
integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma
paisagem passível de ser individualizada.
Os domínios
morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da
natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem,
formando uma unidade paisagística.
No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por
fazer essa classificação. Para ele, o país possui seis grandes domínios
morfoclimáticos:
Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do
Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o
processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território
brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do
Cerrado.
Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira
atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns
chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.
Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro,
no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas
semiáridas.
Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com
predomínio de planaltos e formação de araucárias.
Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das
coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no
estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das
pradarias.
Questões
1 O que é domínios morfoclimáticos?
2 Quais são os domínios
morfoclimáticos que o orre no Brasil?
3 O que é área de transição?
4 Qual a características do domínio
morfoclimático
da caatinga?
5 Qual a características do domínio
morfoclimático
mares de morros.
História/ProfºSilvio
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.
TURMAS:2TA, 2TB
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e as consequências de tal disputa.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Texto introdutório sobre o tema. Não há atividades nessa semana.
SEMANA: de 26 a 29 de outubro
Qual a diferença entre capitalismo e socialismo?
ATIVIDADE
DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO CAPITALISMO
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio
Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: 26 à 30 de outubro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19 nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete? 2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em 23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 2020? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com New Reported Cases in the U.S. TOTAL REPORTED ON OCT. 23 14-DAY CHANGE Cases 8.5 million 85,085 +34% Deaths 223,948 925 +8%
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo
A, B, C, D–
Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
|
Tempo
para realização:
26 até 29/10. |
LITERATURA
DE CORDEL
Leia os textos I e II.
Texto I
Literatura de Cordel A Literatura de Cordel,
folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi
introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para
outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste.
Os artistas populares registram a sua arte de
forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em
cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria
são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc.
Esse gênero literário, escrito em tom de humor,
ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem
coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras,
o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes,
são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.
Atualmente, o cordel pode ser encontrado em
feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de
referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino
Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel
Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a
seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.
Texto II
Após leitura dos textos,
desenvolva as questões a seguir.
a) De
acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.
b)
Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e
quais as suas principais características?
c) No
Texto II, “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e
transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada.
d)
Pesquise as palavras desconhecidas ou consideradas não pertencentes à
ortografia em vigor. Escreva, em seu caderno, como seria a escrita delas, se
adaptadas para a atualidade.
e)Sobre
o Texto II, responda:Qual é o tema abordado?
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2TA 2TB
ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/CDVrjqBHXpjPrW4b9
----------------------------------------------------------------------------- 2ºTB/Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=Cst9uAH7pL8
https://www.youtube.com/watch?v=9yUvnxgxkkE
https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0
https://www.youtube.com/watch?v=Obz0gSEvm2Y
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, descreva em um texto autoral (próprio, sem copiar de outro lugar), para quê e como é utilizado o desenho animado ao longo do tempo (história).
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 26/10/2020 a 29/10/2020.
Biologia/ProfºBene
E.E. Salim Farah Maluf
Professora
Benedita Biologia
Roteiro de
Atividade de 26/10 à 29/10
Público
Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /
EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.
Autoconhecimento
Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para
seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade
com muito carinho e pensando em você.
Responda as questões pelo google forms. Se algum aluno estiver com dificuldade em realizar esta atividade me envie um e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
LINK para acessar as questões:
ou
https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Desafios éticos contemporâneos.
Semana 26 a 29 de outubro
· Ler o texto disponível no link:
· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/
· Elaborar um resumo
· Entrega até 10 de novembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TB
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pergunta
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Na aula anterior foi solicitado uma pesquisa sobre desigualdade social no brasil.
Com base nesta pesquisa responda:
Com base em sua pesquisa, qual grupo de nossa sociedade, sofre mais com a questão da Desigualdade Social no Brasil? Explique!
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºErica
SEMANA 19 A 23.10
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Termodinâmica
O que é?
A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.
1ª Lei da Termodinâmica: ∆U=Q-τ
2ª Lei da Termodinâmica:
•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.
É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.
Matriz energética nacional
•Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.
•No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf
Fontes renováveis e não renováveis de energia
As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos, como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.
As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.
ENTROPIA
Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.
O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.
De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.
À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)
A entropia nos fenômenos microscópicos
Processos reversíveis e irreversíveis
Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.
Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.
É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.
Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020
Turmas: 2Termos A, B, C e D
INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM RÓTULO DE ÁGUA MINERAL
FONTE SãO SEBASTIãO – COMPOSIçãO QUÍMICA PROVÁVEL (mg/L)
Sulfato de estrôncio: 2,25.
Sulfato de cálcio:15,84
Bicarbonato de cálcio: 102,72.
Bicarbonato de magnésio: 36,52.
Bicarbonato de potássio:6,40.
Bicarbonato de sódio: 37,40.
Cloreto de sódio: 11,62.
Fluoreto de sódio: 0,52.
Fluoreto de lítio: 0,08.
Óxido de zinco: 0,01.
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
pH a 25 oC: 7,2 – Temperatura da água na fonte: 23 oC – Condutividade elétrica a 25 oC em mhos/cm: 2,5 x 10-4
– Resíduo de evaporação a 180 oC: 171,82 mg/L.
REGISTRO NO M. S. PROT. No 00000/000/00 – CNPJ 000000000/0000-00
INDÚSTRIA BRASILEIRA
Questões:
1- Qual a forma mais conveniente de expressar a concentração desse componente? Em g/L ou em mg/L? Justifique.
2- Se forem colocados 100 mL dessa água em um copo e 200 mL em outro, qual será a concentração de bicarbonato em cada um dos copos?
3- Qual é a massa de bicarbonato em 100 mL da água mineral? E em 200 mL dessa água?
4- Qual a concentração comum de uma solução de hidróxido de sódio com 4g de soluto em 250 mL de água?
Geografia/ProfºRicardo
Leitura do texto e responder as questões
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
GEOGRAFIA DO BRASIL
Os domínios morfoclimáticos representam a interação e a integração do clima, relevo e vegetação que resultam na formação de uma paisagem passível de ser individualizada.
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.
No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação. Para ele, o país possui seis grandes domínios morfoclimáticos:
Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.
Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.
Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.
Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.
Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.
Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.
Questões
1 O que é domínios morfoclimáticos?
2 Quais são os domínios morfoclimáticos que o orre no Brasil?
3 O que é área de transição?
4 Qual a características do domínio morfoclimático
da caatinga?
5 Qual a características do domínio morfoclimático
mares de morros.
História/ProfºSilvio
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e
por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que
dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de
quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar
um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar
dessa reta final. Conto com vocês.
TURMAS:2TA, 2TB
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender a polarização entre capitalismo e
socialismo, as disputas geopolíticas que envolvem os dois modos de produção e
as consequências de tal disputa.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Texto introdutório sobre o tema. Não há atividades nessa semana.
SEMANA: de 26 a 29 de outubro
Qual a diferença entre capitalismo e
socialismo?
ATIVIDADE
DEFINA AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO SOCIALISMO E DO
CAPITALISMO
Inglês/ProfºMªantonia
Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio
Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: 26 à 30 de outubro de 2020. 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19 nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete? 2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em 23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 2020? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com New Reported Cases in the U.S. TOTAL REPORTED ON OCT. 23 14-DAY CHANGE Cases 8.5 million 85,085 +34% Deaths 223,948 925 +8%
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
|
Tempo para realização: 26 até 29/10. |
LITERATURA DE CORDEL
Leia os textos I e II.
Texto I
Literatura de Cordel A Literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste.
Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc.
Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.
Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.
Texto II
Após leitura dos textos, desenvolva as questões a seguir.
a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.
b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características?
c) No Texto II, “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada.
d) Pesquise as palavras desconhecidas ou consideradas não pertencentes à ortografia em vigor. Escreva, em seu caderno, como seria a escrita delas, se adaptadas para a atualidade.
e)Sobre o Texto II, responda:Qual é o tema abordado?
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2TA 2TB
ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/CDVrjqBHXpjPrW4b9
------------------------------------------------------------------------------
2ºTC/Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=Cst9uAH7pL8
https://www.youtube.com/watch?v=9yUvnxgxkkE
https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0
https://www.youtube.com/watch?v=Obz0gSEvm2Y
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, descreva em um texto autoral (próprio, sem copiar de outro lugar), para quê e como é utilizado o desenho animado ao longo do tempo (história).
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 26/10/2020 a 29/10/2020.
Biologia/ProfºBene
E.E. Salim Farah Maluf
Professora
Benedita Biologia
Roteiro de
Atividade de 26/10 à 29/10
Público
Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /
EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.
Autoconhecimento
Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para
seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade
com muito carinho e pensando em você.
Responda as questões pelo google forms. Se algum aluno estiver com dificuldade em realizar esta atividade me envie um e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
LINK para acessar as questões:
ou
https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
2TA,B,C
Desafios éticos contemporâneos.
Semana 26 a 29 de outubro
· Ler o texto disponível no link:
· https://www.significados.com.br/filosofia-da-educacao/
· Elaborar um resumo
· Entrega até 10 de novembro
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TC
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pergunta
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Na aula anterior foi solicitado uma pesquisa sobre desigualdade social no brasil.
Com base nesta pesquisa responda:
Com base em sua pesquisa, qual grupo de nossa sociedade, sofre mais com a questão da Desigualdade Social no Brasil? Explique!
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºErica
SEMANA 19 A 23.10
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Termodinâmica
O que é?
A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.
1ª Lei da Termodinâmica: ∆U=Q-τ
2ª Lei da Termodinâmica:
•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.
É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.
Matriz energética nacional
•Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.
•No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf
Fontes renováveis e não renováveis de energia
As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos, como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.
As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.
ENTROPIA
Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.
O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.
De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.
À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)
A entropia nos fenômenos microscópicos
Processos reversíveis e irreversíveis
Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.
Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.
É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.
Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020
Turmas: 2Termos A, B, C e D
INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM RÓTULO DE ÁGUA MINERAL
FONTE SãO SEBASTIãO – COMPOSIçãO QUÍMICA PROVÁVEL (mg/L)
Sulfato de estrôncio: 2,25.
Sulfato de cálcio:15,84
Bicarbonato de cálcio: 102,72.
Bicarbonato de magnésio: 36,52.
Bicarbonato de potássio:6,40.
Bicarbonato de sódio: 37,40.
Cloreto de sódio: 11,62.
Fluoreto de sódio: 0,52.
Fluoreto de lítio: 0,08.
Óxido de zinco: 0,01.
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
pH a 25 oC: 7,2 – Temperatura da água na fonte: 23 oC – Condutividade elétrica a 25 oC em mhos/cm: 2,5 x 10-4
– Resíduo de evaporação a 180 oC: 171,82 mg/L.
REGISTRO NO M. S. PROT. No 00000/000/00 – CNPJ 000000000/0000-00
INDÚSTRIA BRASILEIRA
Questões:
1- Qual a forma mais conveniente de expressar a concentração desse componente? Em g/L ou em mg/L? Justifique.
2- Se forem colocados 100 mL dessa água em um copo e 200 mL em outro, qual será a concentração de bicarbonato em cada um dos copos?
3- Qual é a massa de bicarbonato em 100 mL da água mineral? E em 200 mL dessa água?
4- Qual a concentração comum de uma solução de hidróxido de sódio com 4g de soluto em 250 mL de água?
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com a sturmas dos 2º anos: C, D, E e Termo C
Durante a semana de 26 a 30/10/20 ------------4º Bimestre>
O Brasil se move para a esquerda, uma área de atritos
Brasil, um país da América do Sul (por Wikipédia Commons)
Atrito é o que não falta à esquerda, decorrente da movimentação de enormes massas. Lá, devido à intolerante oposição a esse movimento, os choques são violentos.
Não, este não é um texto político, o posicionamento aqui é outro. Quando nos posicionamos de frente para o norte, à nossa esquerda temos o oeste. É para esta esquerda que estamos indo.
Onde estamos, de onde viemos, para onde vamos
O território brasileiro ocupa a parte central da Placa Tectônica Sul Americana. Esta placa tem43,6 milhões de km² de área e está localizada entre a Cordilheira dos Andes, à oeste, e a dorsal Meso-atlântica, à leste.
Praticamente toda a América do Sul se movimenta para oeste a uma velocidade que varia de 27 a 34 mm por ano. Nós mesmos não veremos o Brasil chegar à Cordilheira dos Andes, mas vamos juntos naquela direção.
Cordilheira dos Andes, no lado esquerdo da América do Sul, uma área de atritos litosféricos
(Mapa por Carlos A. Arango e foto por Jorge Morales Piderit)
A Placa Sul Americana
A Placa Sul Americana se para o oeste desde a divisão do supercontinente Gondwana há 140 milhões de anos. Este movimento continua devido ao impulso no limite divergente (ID) leste junto à Placa Africana e à tensão do cisalhamento basal (CB) relacionado ao fluxo astenosférico. Por outro lado, opõem-se a tal movimento o atrito no limite convergente (AC) oeste junto à Placa de Nazca e a resistência nos Andes (RA) devido à quantidade de massa gerada com a decorrente elevação topográfica.
Esquema de forças atuantes para a movimentação da placa Sul Americana
Vantagens e desvantagens de uma área livre de atritos
O planeta Terra é um lugar dinâmico e as áreas mais instáveis se localizam nos limites das placas tectônicas. No caso da Placa Sul Americana, a porção que permaneceu estável durante a evolução das bordas norte e, principalmente, oeste, enquanto era aberto o espaço ocupado atualmente pelo Oceano Atlântico, é conhecida como Plataforma Sul Americana. É nela que o nosso país desfruta de um território afastado de terremotos e vulcões.
No entanto, o que ocorre nos limites das placas tectônicas é crucial para a formação de depósitos minerais. Lá há atividade vulcânica e hidrotermal e as rochas de profundidade encontram caminhos de ligação com a superfície. Tudo conspira para ser criado um conjunto de condições adequadas à concentração de minerais.
Mapa da América do Sul com a distribuição dos principais depósitos minerais (Fonte: USGS)
A região andina oferece, além de belas paisagens, grandes possibilidades para recursos minerais. O Chile, por exemplo, é o maior produtor mundial de cobre e o segundo de lítio. A mineração dá importante suporte à economia daquele país, sendo responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e aproximadamente 50% das exportações. No Brasil, o setor de mineração chega próximo a 5% do PIB e contribui com 21% das exportações.
Mas é preciso sempre lembrar que a instabilidade na borda de uma placa tectônica, como a Placa de Nazca, produz erupções vulcânicas e, como se não fosse suficiente, também causa terremotos.
Terremotos entre 1900 e 2016 na área andina da América do Sul (Fonte: USGS)
Terremotos e vulcões no Brasil
Os terremotos brasileiros, por estarmos na porção central da Placa Sul Americana, são tipicamente do tipo intraplaca, em geral, de pequena intensidade.
Enquanto, no Chile, tremores de magnitude 5,0 na escala Richter se repetem quase semanalmente, no Brasil eles acontecem aproximadamente a cada 5 anos. Os sismos de intensidade 6,0 só são sentidos por aqui a cada 50 anos em média. O terremoto brasileiro mais intenso aconteceu em 31/01/1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. Teve magnitude 6,2 mas não causou danos por ter ocorrido em região desabitada. O segundo maior, com magnitude 6,1, aconteceu no mar cerca de um mês após, em 28/02/1955, na costa do Espírito Santo.
Os portugueses, quando da descoberta do Brasil, podem não ter sentido tremores ao pisar em terra firme, mas, se tivessem algum conhecimento a respeito, teriam levado um susto ao avistar o Pico do Cabuji, no Rio Grande do Norte. Ele é reconhecido como um neck de 19,7 milhões de anos que registra o magmatismo continental brasileiro. Já na época do descobrimento, claro, estava extinto, mas pode ter sido o primeiro ponto no extremo nordeste brasileiro, a ter sido avistado pelos portugueses, antes mesmo do Monte Pascoal, na Bahia.
Pico Cabuji, Rio Grande do Norte (por Patrick)
Os portugueses teriam razão em se assustar. Em média, a cada ano, 60 erupções vulcânicas acontecem no nosso planeta. São contabilizados cerca de 1.500 vulcões atualmente no mundo, sendo que pouco mais de 600 estiveram ativos nos últimos 10.000 anos. Para nossa tranquilidade, apenas 5% dos vulcões não se localizam nas bordas de placas tectônicas. E, para que essas exceções aconteçam, é preciso que o manto terrestre abrigue um ponto quente (hot spot), local onde o magma concentrado consegue subir à superfície através de alguma brecha, como ocorre nas ilhas do Havaí.
O Brasil, ainda bem, possui somente vulcões extintos, mas tem o maior e mais antigo da terra, com idade estimada em 1,85 bilhão de anos. Ele está localizado na província aurífera do Tapajós, no Pará, entre os rios Tapajós e Jamanxim. Apresenta uma caldeira de 22 km e pertence ao grupo dos vulcões constituídos por magma rico em sílica, que geralmente produz complexos vulcânicos de maiores dimensões. Sua erupção foi um evento catastrófico com derrame de lava e cinza que alcançou centenas de metros de espessura, mas, felizmente, tudo isso aconteceu no Paleoproterozoico.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicados as turmas dos 2º anos: C, D, E. e Termo C.
Durante a semana de 26 a 30 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terre- motos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A explicação para essa diferença deve-se à:
a) ( ) localização do Brasil em área de convergência de placas.
b) ( ) dominância de clima tropical úmido que, favorecendo o intemperismo químico das rochas, reduz a magnitude dos terremotos.
C ( ) estrutura geológica antiga do Quaternário, predominante no território brasileiro.
d) ( ) predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas.
e) ( ) localização do território brasileiro em região intraplaca.
2ª questão:
O termo tectônico ou tectonismo designa:
a) ( ) movimentos internos verticais e horizontais que deformam a litosfera.
b) ( ) processo que conduz ao derramamento de lavas na superfície da terra.
c) ( ) movimentos transgressivos e regressivos do nível do mar.
d) ( ) processo de desagregação física e química das rochas.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 26 a 29/10/2020
Protestantismo
O protestantismo é, ao lado do
catolicismo, um dos grandes ramos do cristianismo. O nome “protestante” provém
dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica.
Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi
substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando
uma característica mais positiva e universal.
História e
crescimento do protestantismo
O
movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica,
iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI. Os motivos para
esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja, além
da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de
imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do papa, entre outros.
Para os
protestantes, a salvação é conseguida por meio da graça e bondade de Deus e,
para isso, cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu criador, sem a
necessidade de um intermediário, diferentemente da fé católica, a qual diz que
o único método para obter a salvação é a partir dos sacramentos e rituais de
purificação da alma realizados por intermediação de pessoas santificadas
(padres, bispos, etc.).
Os
protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a
"Palavra de Deus", presente na Bíblia Sagrada. De acordo com esse
ponto de vista, pela ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia,
teriam uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma
Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem
restrições para as pessoas.
O
protestantismo pode ser subdividido em ramos, como luteranismo, calvinismo,
anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais.
No
Brasil, essa vertente cristã foi trazida pelos holandeses, entre os anos de
1624 e 1625, e foi propagada principalmente entre os índios. Pesquisas recentes
mostram o crescimento desse ramo do cristianismo entre os brasileiros: em 1970,
o censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de evangélicos, e, em 1980,
esse número passou a 7,9 milhões. O número registrado de seguidores em 1991 foi
de 13,7 milhões e, em 2000, foi 26,1 milhões. Segundo o IBGE, se esse
crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, no ano de 2020, metade da
população brasileira será evangélica.
Sabe-se
que existe atualmente cerca de 593 milhões de protestantes no mundo. O país
mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com quase 163 milhões
de seguidores.
Tirar foto e
enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | |
PROFESSORA: Josineide | AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 29 e 30/10 |
DISCIPLINA/TURMA: Inglês 2º Termos C e D | |
CONTEÚDOS: Verbo to be - Presente Simples Continuamos a aula passada sobre o verbo To be, existe um preconceito contra esse verbo, mas ele é apenas um verbo irregular, assim com o em Português. To be – “to” é utilizado para dizer que o verbo, seja ele qual for, não está conjugado, ou seja, está no infinitivo, então “ to be” significa ser ou estar depende do contexto. Exemplos de verbos no infinitivo: Dançar – To dance Assistir – To watch Escrever – To write Ser/Estar – To be Em Português, quando conjugamos verbos, eles mudam de acordo com a pessoa, por exemplo, para conjugarmos o verbo dançar em Português, dizemos: Eu dançar muito bem? Não, dizemos eu danço muito bem, ou seja, o verbo não está mais no infinitivo, está conjugado. Com o verbo ser, conjugamos assim: Eu sou, Tu és, Ele é, certo? Observe que o verbo ser mudou a forma de escrever e falar de acordo com os sujeitos. A mesma coisa acontece com este verbo em inglês, então o verbo To be fica assim: I am, You are, He is. Quando falamos da primeira pessoa “I’’ sempre usaremos “am”, se for singular, que chamamos de terceira pessoa, ou seja de algo ou alguém de quem falamos, usaremos “is” para tudo que é plural usamos “are”, lembrando que “you” pode significar você ou vocês. Para transformar uma frase em negativa, basta acrescentar “not” depois do verbo, também podemos contrair (juntar) esta forma negativa (exemplo: is not – isn’t), já para mudar a frase para pergunta, colocamos o verbo no início da frase. Relembre a tabela completa da aula passada:
| |
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Releia a explicação e responda:a) O que significa o verbo “to be”?b). Olhando a tabela, qual palavra acrescentamos para deixar uma frase negativa e qual a posição desta palavra?c) Para fazermos uma pergunta com o verbo “to be”, qual a posição deste verbo?d) Corrija a frase: You is an intelligent guy.2). Seguindo o exemplo da tabela, mude as frases para a negativa usando a forma contraída: a) My baby is playing with the dog.b) The flowers are beautiful.c) You are a nice person.d) Barbara is a tall woman.3) Mude as frases para a interrogativa, veja o exemplo:You are sick today.Are you sick today?a) You are employee here.b) She is your sister.c) The dog is hungry.d) I am your friend.4) Forme uma pergunta em inglês com o pronome pessoal “you”
|
|
RECURSOS: Computador, celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota. A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
|
Tempo para realização: 26 até 29/10. |
LITERATURA DE CORDEL
Leia os textos I e II.
Texto I
Literatura de Cordel A Literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste.
Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc.
Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.
Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.
Texto II
Após leitura dos textos, desenvolva as questões a seguir.
a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.
b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características?
c) No Texto II, “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada.
d) Pesquise as palavras desconhecidas ou consideradas não pertencentes à ortografia em vigor. Escreva, em seu caderno, como seria a escrita delas, se adaptadas para a atualidade.
e)Sobre o Texto II, responda:Qual é o tema abordado?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 26 a 29/10
Atividades Matemática
Demonstre a estrutura de um determinante 2x2 e de um determinante 3x3
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
------------------------------------------------------------------------ 2ºTD/Noturno
Arte/ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª TA, TB, TC, TD
CONTEÚDO 3º BIMESTRE:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=Cst9uAH7pL8
https://www.youtube.com/watch?v=9yUvnxgxkkE
https://www.youtube.com/watch?v=KpJ-GsrGLH0
https://www.youtube.com/watch?v=Obz0gSEvm2Y
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, descreva em um texto autoral (próprio, sem copiar de outro lugar), para quê e como é utilizado o desenho animado ao longo do tempo (história).
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 26/10/2020 a 29/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Benedita Biologia
Roteiro de Atividade de 26/10 à 29/10
Público Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E / EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.
Autoconhecimento
Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade com muito carinho e pensando em você.
Responda as questões pelo google forms. Se algum aluno estiver com dificuldade em realizar esta atividade me envie um e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
LINK para acessar as questões:
ou
Filosofia/ProfºIslilia
São Paulo, 26 de Outubro 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 26/10/20 a 29/10/20 para 2TD Ano Eja.
Atividade: Fazer a interpretação dessas frases.
Objetivo: Auto análise.
1) Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
2) Aqueles que têm um grande autocontrole ou que estão totalmente absortos no trabalho falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.
3) As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo.
4) A prisão não são as grades,a liberdade não é a rua,exitem homens presos na rua e livres na prisão .É uma questão de conciência.
Mahatma Gandhi.
https://www.infoescola.com/biografias/mahatma-gandhi/
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Pergunta
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Na aula anterior foi solicitado uma pesquisa sobre desigualdade social no brasil.
Com base nesta pesquisa responda:
Com base em sua pesquisa, qual grupo de nossa sociedade, sofre mais com a questão da Desigualdade Social no Brasil? Explique!
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºErica
SEMANA 19 A 23.10
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Termodinâmica
O que é?
A Termodinâmica estuda as relações entre as trocas de calor e os trabalhos realizados num processo físico.
1ª Lei da Termodinâmica: ∆U=Q-τ
2ª Lei da Termodinâmica:
•O calor não passa espontaneamente de um corpo para outro de temperatura mais alta.
É improvável que todo calor fornecido seja convertido 100% em trabalho.
Matriz energética nacional
•Matriz energética brasileira é o conjunto de fontes de energia utilizadas no Brasil.
•No nosso país, a maior parte da energia consumida tem origem no petróleo e em seus derivados, uma fonte não renovável.
MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Resenha Energética Brasileira: exercício de 2018. Disponível em: http://www.mme.gov.br/documents/36208/948169/Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+-+edi%C3%A7%C3%A3o+2019+v3.pdf
Fontes renováveis e não renováveis de energia
As energias renováveis são aquelas que vêm de recursos naturais renovados, ou seja, que são naturalmente reabastecidos, como Sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Por estarem associados a ciclos da natureza, são pouco poluentes.
As energias não renováveis têm como origem recursos naturais que dependem de processos de longa duração, em escala geológica ou astronômica, como é o caso do carvão mineral, do petróleo, do gás natural e da energia nuclear. Além disso, frequentemente esse tipo de energia primária requer transformações para estar disponível. Isso resulta na produção de resíduos e, por isso, esse tipo de energia é altamente poluente.
ENTROPIA
Entropia é um conceito da Física relacionado à Termodinâmica que expressa o grau de liberdade das moléculas de um sistema, ou seja, expressa as ideias de ordem e desordem, que por sua vez são expressas em termos probabilísticos.
O conceito de entropia está ligado ao fato da degradação da energia ao longo do tempo.
De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica a entropia sempre aumenta.
À medida que o Universo evolui, diminui a possibilidade de se conseguir energia útil ou trabalho de um sistema. (Morte térmica do Universo.)
A entropia nos fenômenos microscópicos
Processos reversíveis e irreversíveis
Um processo é irreversível quando o sistema não consegue voltar ao estado inicial, ou mesmo a um estado intermediário, sem que ocorra uma ação externa. São os fenômenos naturais, transformações de energia que acontecem de maneira espontânea de um estado ordenado para outro desordenado.
Um processo é reversível se um sistema puder retornar exatamente ao seu estado inicial. Todos os processos são irreversíveis. No entanto, alguns processos são, aproximadamente, reversíveis.
É possível com máquinas térmicas, mas com baixo rendimento. O processos reversíveis não são impossíveis mas improváveis, de acordo com as estatísticas probabilísticas.
Exemplos: expansão e contração de um gás, descida e subida de um bloco por meio de uma máquina.
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2. Não é necessário entregar nada nessa semana.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS
Química/ProfºEdjane
Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020
Turmas: 2Termos A, B, C e D
INFORMAÇÕES CONTIDAS EM UM RÓTULO DE ÁGUA MINERAL
FONTE SãO SEBASTIãO – COMPOSIçãO QUÍMICA PROVÁVEL (mg/L)
Sulfato de estrôncio: 2,25.
Sulfato de cálcio:15,84
Bicarbonato de cálcio: 102,72.
Bicarbonato de magnésio: 36,52.
Bicarbonato de potássio:6,40.
Bicarbonato de sódio: 37,40.
Cloreto de sódio: 11,62.
Fluoreto de sódio: 0,52.
Fluoreto de lítio: 0,08.
Óxido de zinco: 0,01.
CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
pH a 25 oC: 7,2 – Temperatura da água na fonte: 23 oC – Condutividade elétrica a 25 oC em mhos/cm: 2,5 x 10-4
– Resíduo de evaporação a 180 oC: 171,82 mg/L.
REGISTRO NO M. S. PROT. No 00000/000/00 – CNPJ 000000000/0000-00
INDÚSTRIA BRASILEIRA
Questões:
1- Qual a forma mais conveniente de expressar a concentração desse componente? Em g/L ou em mg/L? Justifique.
2- Se forem colocados 100 mL dessa água em um copo e 200 mL em outro, qual será a concentração de bicarbonato em cada um dos copos?
3- Qual é a massa de bicarbonato em 100 mL da água mineral? E em 200 mL dessa água?
4- Qual a concentração comum de uma solução de hidróxido de sódio com 4g de soluto em 250 mL de água?
Geografia/ProfºRicardo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 4ºBimestre SEMANA
26 a 30/10 2TD EJA PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br
(manda aqui suas atividades para correção).
Configurações naturais do território brasileiro
Brasil:
climas e ação das massas de ar
Observe o mapa da
próxima página. Procure identificar os temas representados, o significado dos
símbolos e das cores. Considere também que as setas representam fluxos ou
movimentos. Depois, responda às questões propostas. Se necessário, consulte um
atlas geográfico para obter informações complementares.
a) Quais são os principais tipos climáticos do Brasil? Em
quais áreas eles ocorrem?
b) De acordo com o mapa, quais massas atuam sobre o
território brasileiro? Escolha uma delas e cite possíveis efeitos de sua ação.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 26 a 29/10/2020
Protestantismo
O protestantismo é, ao lado do
catolicismo, um dos grandes ramos do cristianismo. O nome “protestante” provém
dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica.
Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi
substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando
uma característica mais positiva e universal.
História e
crescimento do protestantismo
O
movimento protestante surgiu na tentativa de reformar a Igreja Católica,
iniciada pelo monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI. Os motivos para
esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja, além
da divergência em relação a outros princípios católicos, como a adoração de
imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do papa, entre outros.
Para os
protestantes, a salvação é conseguida por meio da graça e bondade de Deus e,
para isso, cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu criador, sem a
necessidade de um intermediário, diferentemente da fé católica, a qual diz que
o único método para obter a salvação é a partir dos sacramentos e rituais de
purificação da alma realizados por intermediação de pessoas santificadas
(padres, bispos, etc.).
Os
protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a
"Palavra de Deus", presente na Bíblia Sagrada. De acordo com esse
ponto de vista, pela ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia,
teriam uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma
Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem
restrições para as pessoas.
O
protestantismo pode ser subdividido em ramos, como luteranismo, calvinismo,
anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se classificar as igrejas protestantes em pentecostais e neopentecostais.
No
Brasil, essa vertente cristã foi trazida pelos holandeses, entre os anos de
1624 e 1625, e foi propagada principalmente entre os índios. Pesquisas recentes
mostram o crescimento desse ramo do cristianismo entre os brasileiros: em 1970,
o censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de evangélicos, e, em 1980,
esse número passou a 7,9 milhões. O número registrado de seguidores em 1991 foi
de 13,7 milhões e, em 2000, foi 26,1 milhões. Segundo o IBGE, se esse
crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, no ano de 2020, metade da
população brasileira será evangélica.
Sabe-se
que existe atualmente cerca de 593 milhões de protestantes no mundo. O país
mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com quase 163 milhões
de seguidores.
Tirar foto e
enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 29 e 30/10 |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS: Verbo to be - Presente Simples Continuamos a aula
passada sobre o verbo To be, existe um preconceito contra esse verbo,
mas ele é apenas um verbo irregular, assim com o em Português. To be – “to” é utilizado para dizer que o verbo,
seja ele qual for, não está conjugado, ou seja, está no infinitivo, então “
to be” significa ser ou estar depende do contexto. Exemplos de verbos
no infinitivo: Dançar – To dance Assistir – To watch Escrever – To write Ser/Estar – To be Em Português,
quando conjugamos verbos, eles mudam de acordo com a pessoa, por exemplo,
para conjugarmos o verbo dançar em Português, dizemos: Eu dançar muito bem? Não, dizemos eu danço muito bem, ou
seja, o verbo não está mais no infinitivo, está conjugado. Com o verbo ser,
conjugamos assim: Eu sou, Tu és, Ele é, certo? Observe que o verbo ser
mudou a forma de escrever e falar de acordo com os sujeitos. A mesma
coisa acontece com este verbo em inglês, então o verbo To be fica assim: I am, You are, He is. Quando falamos da primeira
pessoa “I’’ sempre usaremos “am”, se for singular, que chamamos de terceira
pessoa, ou seja de algo ou alguém de quem falamos, usaremos “is” para tudo
que é plural usamos “are”, lembrando que “you” pode significar você ou vocês. Para transformar
uma frase em negativa, basta acrescentar “not” depois do verbo, também podemos contrair (juntar) esta forma
negativa (exemplo: is not – isn’t), já para mudar a frase para pergunta,
colocamos o verbo no início da frase. Relembre a tabela
completa da aula passada:
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
1). Releia a explicação
e responda:
a) O que significa o
verbo “to be”?
b).
Olhando a tabela, qual palavra acrescentamos para deixar
uma frase negativa e qual a posição desta palavra?
c) Para
fazermos uma pergunta com o verbo “to be”, qual a posição deste verbo?
d)
Corrija a frase: You is an intelligent guy.
2). Seguindo o exemplo da tabela, mude
as frases para a negativa usando a forma contraída: a)
My baby is playing with the dog.
b) The flowers are
beautiful.
c)
You are a nice person.
d)
Barbara is a tall woman.
3) Mude as frases para a interrogativa,
veja o exemplo:
You are
sick today.
Are
you sick today?
a) You are employee here.
b) She is your sister.
c) The dog is hungry.
d) I am your friend.
4) Forme
uma pergunta em inglês com o pronome pessoal “you”
|
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
2º Termo A, B, C, D– Professora: Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail:CLAUDIAFERRAREIS@PROFESSOR.EDUCACAO.SP.GOV.BR
|
Tempo para realização: 26 até 29/10. |
LITERATURA DE CORDEL
Leia os textos I e II.
Texto I
Literatura de Cordel A Literatura de Cordel, folhetos em versos populares de tradição oral, possui origem europeia e foi introduzida na época da colonização na Bahia, expandindo-se no século XIX para outros estados do Brasil, principalmente os do Nordeste.
Os artistas populares registram a sua arte de forma oral (cantada) ou impressa (poemas em folhetos rústicos), e a expõem em cordas ou cordéis – o que deu origem ao nome. Os temas diversos, em sua maioria são fatos históricos, folclore brasileiro, realidade social, religião etc.
Esse gênero literário, escrito em tom de humor, ironia ou sarcasmo é composto por formas rimadas e possui uma linguagem coloquial e improvisada. Alguns poemas são ilustrados por meio de xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas dos folhetos. E quanto às estrofes, são consideradas as mais comuns as de dez, oito ou seis versos.
Atualmente, o cordel pode ser encontrado em feiras culturais, livrarias e em redes sociais na internet. São nomes de referência entre os cordelistas no Brasil: Apolônio Alves dos Santos, Firmino Teixeira do Amaral, João Ferreira de Lima, João Martins de Athayde, Manoel Monteiro e Leandro Gomes de Barros. Este último escritor, será estudado a seguir, a partir de trechos de “Uma Viagem ao Céu”, uma das suas obras.
Texto II
Após leitura dos textos, desenvolva as questões a seguir.
a) De acordo com o Texto I, descreva o que é Literatura de Cordel.
b) Conforme o Texto I, quais temas estão mais presentes nesse gênero literário e quais as suas principais características?
c) No Texto II, “Uma viagem ao Céu”, de Leandro Gomes de Barros, localize e transcreva em seu caderno palavras com marcas da linguagem popular falada.
d) Pesquise as palavras desconhecidas ou consideradas não pertencentes à ortografia em vigor. Escreva, em seu caderno, como seria a escrita delas, se adaptadas para a atualidade.
e)Sobre o Texto II, responda:Qual é o tema abordado?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 26 a 29/10
Atividades Matemática
Demonstre a estrutura de um determinante 2x2 e de um determinante 3x3
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário