Atividade da semana de26 a 29 de outubro 2020
Eletivas/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
OBS: Atividade estendida até
28/10/20
·
Atividade 1- Escolher
Música
Jogos
Livros
Lazer
·
Atividade 2- Responder o questionário;
Qual atividade de seu lazer te motiva em
tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 03/11/2020
Eletivas/Profº Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
4º Bim
semana 2 (26.10 à 30.10) Denis
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Ao
investir já se perguntou quanto tempo deixará seu dinheiro aplicado?
Saber
quanto tempo é muito importante para seus planos de curto, médio e longo prazo.
Mas
não é somente isso que podemos saber sobre o tempo e o investimento... Desafio
vocês a buscarem e site de investimentos sobre o tempo nos investimentos o
quais implicações ???
Aulas Previstas: 2
Aulas
Público: 8º ao
9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo;
Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 -
Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Eletivas/Profº
3ºA/Manha
Arte/ProfºEdlenne
Biologia/Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A –
Professor
Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de cinco linhas sobre o tema da anterior, os Celenterados (Reino Animal). |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
ANO LETIVO 2020 – 4°Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o
tema da aula anterior, os Celenterados (Reino Animal).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Fisica/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 26
a 29/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
ORGANIZAÇÃO DE
UM FESTIVAL |
|
Aula I: Escolha um tema para um Festival. Apresente argumentos
para que este festival seja implantado na escola, explicando o motivo, os
benefícios, faça um esboço de como seria organizado.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Faça um breve relato de
um festival que você já tenha participado, comente os pontos positivos e
negativos.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode
ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere. |
Filosofia/Profº Hosana
ATIVIDADE
SEMANAL (26 a 29 /10)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101:
Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação
entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado
Responda as questões abaixo de acordo com o tema
(Fascismo) abordado na semana anterior.
1) Quais as principais características
do Regime Fascista?
2) Como se deu o Surgimento do
Nazismo e Fascismo?
3) Como se deu a ascensão de Hitler e o Nazismo na Alemanha?
Sociologia/Profº Hosana
ATIVIDADE SEMANAL (26 a 29 /10)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101:
Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação
entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a
Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema
abordado.
Responda as questões abaixo de acordo com o tema
(Liberdade de Expressão e mídia) abordado na semana anterior.
1) Qual a diferença entre
Censura e Licença?
2) O que são meios de
Comunicação de massa?
3) Como a Democracia pode ser
nociva?
Física/Profº Romeu
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
26/10 a 30/10//2020 |
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
|||||
CONTEÚDOS:
Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 2 ) Produção e consumo eletrico Apostila do 2 bimestre páginas 33,34 e 35 , leia o texto , assista o vídeo tema 4 Faça atividade ( 1 e 2 )
|
|||||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla )
|
|||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
||
Química/Profº Lucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 26/10
`29/10/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA 02
aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Equilíbrio químico
Desenvolvimento:
Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente
Resumo
Equilíbrio químico
Toda e qualquer reação reversível, na qual existem duas
reações possíveis, uma direta (em que os reagentes se transformam em produtos)
e uma inversa (em que os produtos se transformam em reagentes).
aA + bB cC + dD
Vd = Vi
Essas reações apresentam a mesma velocidade
A e B são os
reagentes que vão decrescendo, C e D são os produtos que vão aumentando até que
produto e reagente se mantem em equilíbrio, ou seja fixo.
O PrincÍpio de Le
Chatelier é quando se provoca uma perturbação em um sistema em equilíbrio, este
se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se
ajustar a um novo equilíbrio.
A pressão, a temperatura e a concentração são os principais
fatores que causam esse desiquilíbrio químico.
Temperatura
(reação endotérmica e reação exotérmica)
reagente produto
Aumento da concentração dos reagentes
(deslocamento para a direita)
reagente produto
aumento da
concentração do produto (deslocamento para a esquerda)
1)
Determine o que ocorre com esse equilíbrio se:
2Cl2(g) + 2H2O(g) 4HCl(g) + O2(g) :
: H= + 113 Kj
(A) for adicionado Cl2(g).
(B) for retirado H Cl(g).
(C) for aumentada a temperatura.
(D) for aumentada a pressão.
(E) for retirado H2O(g)
2) As vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma
parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente, com o passar
do tempo, o refrigerante passa a ter um sabor “aguado”. O novo sabor do
refrigerante ocorreu em função da alteração do equilíbrio, conforme a equação
abaixo:
CO2 + H2O H2CO3
Podemos dizer que houve:
(A) diminuição na quantidade de água.
(B) elevação do sabor do refrigerante.
(C) elevação da concentração de CO2 no líquido.
(D) liberação do CO2 para o ambiente.
3)
Explique o que acontece com cada uma das reações abaixo caso haja aumento de
pressão:
I- 2H2(g)
+ O2(g)
2H2O(g)
II- N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)
III- CO2(g) + H2(g) CO(g) + H2O(g)
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 26 a 30 do 10 de
2020.
Série: 3º Anos : A –
Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 4º bimestre.
Recuperação
continuada de habilidades do 3º Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões
relacionadas.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Reconhecer, com base em textos,
mapas e/ou iconografias, os fluxos materiais e imateriais em diferentes escalas.
GEOGRAFIA : Questões
sobre: Fluxos materiais e imateriais ( 2 / 2 ).
QUESTÕES
1 - (UNICENTRO) Observe
a figura a seguir.
(Disponível em: <http://www.hierophant.com.br/arcano/uploads/Nina/quino2.jpg>.
Acesso em: 21 Outubro 2020.)
A sociedade globalizada é resultante de um conjunto de atividades
humanas que produziram inúmeras transformações em todas as esferas da vida
social. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma alteração na
sociedade em consequência da sua globalização.
a) A disseminação da tecnologia de automação propiciou a diminuição no índice
de desemprego dos trabalhadores.
b) A elevada massificação de informações em tempo real amplia o tempo disponível
para refletir, aprimorando o esclarecimento das notícias para os cidadãos.
c) A terceira revolução industrial, amparada no uso da eletricidade,
impulsionou a expansão da produção siderúrgica.
d) O aparato planetário do sistema de telecomunicação em rede fortalece a preservação
de valores comunitários locais.
e) O complexo hegemônico dos donos da comunicação de massa procura
selecionar as notícias transmitidas para o público.
2 - (ACAFE) Assinale a alternativa correta.
a) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aumentaram
exponencialmente a quantidade de informação ao mesmo tempo em que não
significou aumento do conhecimento.
b) As redes sociais, como o facebook, possibilitam a
aproximação das pessoas, eliminando, assim, o isolamento que estas teriam sem a
presença dessas redes.
c) O desenvolvimento tecnológico pouco alterou a relação das
sociedades com seus espaços geográficos.
d) A produção de bens materiais pela atividade industrial sofreu
alteração com as novas tecnologias, mas não alterou a relação de trabalho.
(UNICAMP) Sobre a Revolução Informacional e suas implicações para a
reorganização do mundo contemporâneo, podemos afirmar que:
a) Alguns Estados e um conjunto diminuto de grandes empresas
controlam o essencial da revolução tecnológica em curso, atualizando o
desenvolvimento geograficamente desigual.
b) Dado o alcance planetário do sistema técnico informacional, a
população tem amplo acesso a uma informação verdadeira que unifica os lugares,
tornando o mundo uma democrática aldeia global.
c) Há um acentuado enfraquecimento das funções de gestão das
metrópoles, processo determinado pela descentralização da produção, apoiada no
uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação.
d) Os mais diversos fluxos de informações perpassam as fronteiras
nacionais, anulando o papel do Estado-Nação como ente regulador e definidor de
estratégias no jogo político mundial.
3 - (IFBA)
Grande parte dos avanços tecnológicos integra o processo evolutivo da
comunicação, conduzindo-nos para uma maior democratização da informação e,
consequentemente, do saber.
A comunicação virtual introduz um
conceito de descentralização da informação e do poder de comunicar. Todo
computador, conectado à internet, possui a capacidade de transmitir palavras,
imagens, sons.
Não se limita apenas aos donos de jornais e emissoras; qualquer pessoa
pode construir um site na internet, sobre qualquer assunto e
propagá-lo de maneira simples. O espaço cibernético tem se tornado um lugar
essencial, um futuro próximo de comunicação completamente distinta da mídia
clássica. [...].
A internet proporciona a interação entre locutor e interlocutor, uma vez
que, na rede, qualquer elemento adquire a possibilidade de interação, havendo
interconexões entre pessoas dos mais diferentes lugares do planeta,
facilitando, portanto, o contato entre elas, assim como a busca por opiniões e
ideias convergentes. Uma prova da eficiência da internet em construir esse
ideal de propagação de mensagens e opiniões está na multiplicidade de temas que
podem ser encontrados nela.
Além dos sites, as listas de discussão, que agregam pessoas
interessadas em um dado assunto, também merecem consideração. É nesse ponto que
a internet se sobressai, pois integra e condensa nela todos os recursos de
todas as formas de comunicação, como jornal, por exemplo.
Além de apresentar todas as
funções do jornalismo, que, segundo Beltrão são econômica, social, educativa e
de entretenimento, ela é um meio de comunicação interativo. Além disso, há a
questão da dinamicidade e da interatividade: o espaço virtual, diferentemente
de um texto de jornal ou revista em papel, está constantemente em movimento.
GALLI, Fernanda. Linguagem da internet: um meio de
comunicação global. In: Hipertexto e gêneros digitais. MARCUSCHI,
Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Org.). São Paulo: Cortez, 2010, p. 151-2.
(adaptado)
A partir da leitura,
marque a alternativa que informa a ideia central do texto:
a) A descentralização
da informação advinda da internet pode ser usada a favor dos donos de jornais.
b) O jornal e a revista
em papel devem desaparecer, pois perderam espaço para as mídias virtuais e sua
interatividade.
c) Todo jornal deve
englobar questões socioeconômicas e culturais, a fim de deixar seu leitor bem
informado.
d) No espaço
cibernético, não há uma fiscalização das informações publicadas, tendo em vista
que qualquer um pode criar um site.
e) A internet, no
processo de evolução da comunicação, possibilitou uma maior interação entre as
pessoas, as quais recebem e publicam informações sobre os mais diversos temas.
4 - (PUCRJ)
As
reportagens ilustram uma importante característica do mundo atual apresentada
na opção:
a) Ampliação da inclusão social,
consequência do desinteresse das classes mais pobres pelas novas tecnologias da
informação.
b) Redução das desigualdades sociais, possibilitada pelo acesso irrestrito às novas tecnologias de comunicação em todas as partes do mundo.
c) Expansão dos fluxos materiais,
resultado da consolidação das redes mundiais de produção que garantem o acesso
às redes globais de informação.
d) Consolidação de velhas redes sociais,
acessíveis a todos e plenamente no mundo graças à rapidez na troca de
informações em escala planetária.
e) Aumento das possibilidades de
interatividade com o mundo, resultado da facilitação do acesso à informação e
da intensificação dos fluxos imateriais.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar
nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada
página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“A
META É SER MELHOR QUE ONTEM,
NÃO
MELHOR QUE NIMGUÉM ” !
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e
por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que
dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de
quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar
um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar
dessa reta final. Conto com vocês.
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra
mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a
humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de
um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das
diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.
AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra
Mundial.
DURAÇÃO: 02 AULAS
SEMANA: de 26 a 29 de outubro
SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL
RESPONDA
1. Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais fatores desencadearam o conflito?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi o fascismo e nazismo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais blocos se formaram durante a guerra?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da guerra?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A ROSA DE HIROSHIMA
Rio de Janeiro,
1954
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
VINICIUS DE MORAES
Inglês/Profº Silvana
ANO
LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 26/10 à 30/10/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade.
|
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
interpretação de texto com base na observação do aspectos verbos visuais.
Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar:
depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta
de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de
experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas
e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades
e usos sociais. (ENEM 2017)
Disponível em: www.fickr.com. Acesso em: 19 nov. 2012.
Com base na
observação dos aspectos verbo-visuais que constituem este anúncio, entende-se
que ele busca A-exaltar o amor de
uma pessoa por seu animal de estimação. B-incentivar a adoção
como recurso capaz de salvar animais de estimação. C-denunciar o alto
índice de abandono e de abuso de animais de estimação. D-estimular a doação
de valores para a North Shore Animal League America. E-informar o número
de animais de estimação recentemente sacrificados nos EUA. |
Língua Portuguesa/Profº Silvia
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 26 a 29/10/2020
1) (UCMG) Graciliano Ramos é autor que, no Modernismo, faz
parte da:
a) fase
destruidora, que procura romper com o passado.
b) segunda
fase, em que se destaca a ficção regionalista.
c) fase
irreverente, que busca motivos no primitivismo.
d) geração
de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.
e) década de 60, que transcendentaliza o
regionalismo.
2) (FUVEST-SP) São obras do mesmo autor de Vidas secas:
a) Jubiabá, Mar
morto.
b) Usina, Fogo
morto.
c) Angústia, São
Bernardo.
d) A bagaceira,
Coiteiro.
e) O quinze, Caminho de pedras.
3) (PUC-PR)
Graciliano Ramos, cujos livros
chegaram à publicação a partir de 1933, distingue-se no quadro amplo da literatura
que a partir do Modernismo foi produzida. É marca de sua modernidade, que se
constitui de maneira peculiar e distinta:
a) a elevação da caatinga a espaço mítico de
transcendência e superação do real.
b) a exaltação da cultura popular baiana.
c) a procura rousseauniana do ideal na
simplicidade campestre, na vida rústica, mas gratificante do sertanejo.
d) a reconstituição saudosista do passado,
sufocados o espírito crítico e o impulso para a reavaliação.
e) a via do despojamento, que o faz recusar o
pitoresco, isentando-o de fraquezas populistas.
4) Pesquise e faça um resumo do enredo do livro:
A angústia, de Graciliano Ramos.
Sugestões de sites para a pesquisa:
brasilescola.uol.com.br; www.infoescola.com;
educacao.uol.com.br.
Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com
Matemática/Profº Rosélia
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
ATIVIDADE SEMANAL DO
PROFESSOR |
|
PROFESSORA
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
SEMANA do dia 26 Á 29/10/2020. |
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ºA (E.M) |
|
CONTEÚDOS: ·
Retomando conceitos – Probabilidade: Fatorial e operações
com fatorial |
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
•SEMANA
DE RECUPERAÇÃO: CADERNO DO ALUNO “APRENDER SEMPRE” Assistir as aulas dos links abaixo e fazer os
registros no caderno Assistir as aulas da semana do dia 26 Á 29/10 no CMSP e TV
Educação. ·
Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no
caderno e criar um mapa mental e anotar as dúvidas para depois conversarmos. |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual ·
Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer
os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no
Class roon (foto). ·
roselia.scardelato044@gmail.com ·
Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)
Data: 29/10/2020. |
Projeto de vida/Profº Rosélia
ATIVIDADE
SEMANAL. PROFESSOR:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS (2
AULAS) DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA
26 Á 29/10/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3A (E.M) |
|
CONTEÚDOS: Retomada
de competências socioemocionais do 3º bimestre. |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS” Ø Assistir a aula do link abaixo e faça os registros no “
DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS” Ø https://youtu.be/U46ODMsmnig Ø https://youtu.be/Osc9QB1xM48
Ø
Fazer os registros através de TEXTOS, AÙDIOS,VÌDEOS,
DESENHOS OU FOTO.) • Assistir as aulas do CMSP e TV
Cultura da semana do dia 05 á 09/10 e fazer os registros no Caderno
criando o mapa mental.(Entregar via e-mail os mapas mental das aulas semanais
ou enviar no Class rom |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Ø Processual
( continuada), atividades individual; Ø E-MAIL:
roselia.scardelato044@gmail.com DATA:29/10/2020. |
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 1° A, B C e D, 2º A e B, 3° A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
4º
Bimestre
Atividade
do período 27 a 29/10 Duração de 45 minutos.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
Quais são as novas inovações tecnológicas?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
----------------------------------------------------------------------------- 3ºB/Noturno
Arte/ProfºEdlenne
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 26/10 a 29/10
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )
Tema : tipos de nutrientes
Atividade : pesquisar o que são macro e micro nutrientes e sua função na composição dos seres vivos
Responder : o que é digestã
Habilidade : compreender a função da nutrição para o metabolismo
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/ProfºKatia
E.E Salim Farah Maluf.
|
3º B e 3º C – Professora Katia Disciplina: Filosofia. E-mail: niciza@hotmail.com |
Atividade: Fazer uma pesquisa sobre o Qrcode, desenvolver uma redação de no minimo20 linhas sobre o impacto positivo e negativo desse recurso na sociedade e responder as 3 questões. |
Tempo para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada). |
Período: 26 a 29/10/2020. |
RESPONDA
1) O que você entende por tecnologia?
2) Para as crianças a tecnologia se apresenta como algo encantador e nesse sentido qual deve ser a função da escola? Explique?
3) A utilização do Qrcode é mesmo segura? Por quê?
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com .
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base no texto da semana passada, responda as seguintes perguntas sobre Participação da População na Política.
1) Com base no texto, das 23 ações de participação política você atua como cidadão em Alguma?Explique!
2) Na sua opinião porque a população não participa na Política do Bairro, com melhorias em Ubs, praças , escolas , etc ?explique
3) Com base no texto, quais ações você poderia fazer para participar da política de forma indireta, ou seja, não precisa ser candidato a algo, para participar .Cite as?
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Física/ProfºMarcelo
Atividade de FÍSICA 3B 3C
ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/9uHiYRKR2PSBAzNs9
Química/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª PatriciaDisciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: Ciclo do oxigênio. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm /, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 04/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Projeto de Geografia: O DESTINO DO LIXO EM SÃO PAULO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
PRODUTO FINAL: campanha publicitária de conscientização.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO: áudio, vídeo (tempo máximo de 5 minutos) ou power point.
Individual ou em grupo de ATÉ TRÊS PESSOAS (desde que respeitado o distanciamento social e explicitando a participação de cada membro da equipe).
ENTREGA: 12 DE NOVEMBRO
É fundamental que vocês leiam os textos relacionados ao desenvolvimento sustentável e o destino dos resíduos sólidos e orgânicos que produzimos.
É fundamental que a campanha tenha como referência uma ou mais situações problemas relacionadas ao descarte dos resíduos sólidos ou orgânicos. Preferencialmente, seria interessante que vocês se atentassem à problemas relacionados às suas comunidades, bairro ou da cidade de São Paulo.
OBJETIVO: Entre os objetivos deste projeto está a promoção de uma relação mais consciente com o que consumimos e em seguida descartamos no meio ambiente. Trazemos também a reflexão sobre a ODS 12 da ONU, que trata das mudanças nos padrões de consumo e produção como base do desenvolvimento econômico e social sustentável; visando a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. Prioriza ainda a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
ATIVIDADE
Analisar de forma crítica o vídeo disponível no youtube conforme o link abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=9tjnA2x_DVA&feature=emb_logo
Canal Recicla Sampa: O Caminho do Lixo
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS Atividades Devem ser enviadas para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
História/ProfºSergio
Atividade de História – 3as séries B e C – Prof.: Sérgio – semana de 26 a 29/10/2020
Explique, em no
mínimo 5 linhas, o que entendeu por “Diretas já”.
Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio
Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: 26 à 30 de outubro de 2020. 4o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19 nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete? 2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em 23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 2020? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com New Reported Cases in the U.S. TOTAL REPORTED ON OCT. 23 14-DAY CHANGE Cases 8.5 million 85,085 +34% Deaths 223,948 925 +8%
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 26/10/2020 a 29/10/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Livro Aprender Sempre – Vol. 2
Sequência 2:
1.
(Enem 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física
escolar? No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera da TV construiu
uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual
relativamente autônoma face à prática "real" do esporte, construída
pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo
enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o
espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em
relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual
com ênfase na imagem, cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante,
em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva
propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da
vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a
fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é
modificada: a socialização no confronto e a ludicidade não são vivências
privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de
violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em
todo o mundo.
(BETTI, M.
Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001. Adaptado).
A reflexão trazida pelo
texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na:
a. Distorção da
experiência do ser-atleta para os espectadores.
b. Interpretação dos
espectadores sobre o conteúdo transmitido.
c. Utilização de
equipamentos audiovisuais de última geração.
d. Valorização de uma
visão ampliada do esporte.
e. Equiparação entre a
forma e o conteúdo.
2.
(Unicamp 2019) Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade
de um "letramento racial", para "reeducar o indivíduo em uma
perspectiva antirracista", baseado em fundamentos como o reconhecimento de
privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado
histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é
sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma
escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma
que "uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma
linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de
termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de
preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura
de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva,
acredite".
(Adaptado
de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade
além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)
Segundo Luciana Alves,
para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental:
a. Ouvir com atenção os
discursos e orientações de especialistas e ativistas.
b. Reconhecer
expressões racistas existentes em práticas naturalizadas.
c. Passar por um
"letramento racial" que dispense o legado histórico.
d. Prestar atenção às
práticas históricas e às orientações da educadora.
e. Estudar detalhadamente
a história e a formação do Brasil.
3.
(Enem 2019) Na semana passada, os alunos do colégio do meu
filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da
escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo. São adolescentes.
Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o
mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um
movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em
muitas páginas da internet.
(GOMES,
A. A revolução silenciosa e o Impacto na sociedade das redes sociais.
Disponível em: www.hsm.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012)
O texto
aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente
o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do
uso desses recursos e, nesse sentido, o texto:
a. Aborda a
discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação.
b. Mostra
que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da
internet.
c. Expõe a
possibilidade de as redes sociais favorecem comportamentos e manifestações
violentas dos adolescentes que nela se relacionam.
d. Trata as
redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem
em prol de causas próprias ou de mudanças sociais.
e.
Evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes,
que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 26/10/2020 / a 29 /10/2020 (4aulas)
Meus queridos estou repetindo a atividade pelo motivo das atividades de recuperação que passei para vocês no grupo, acredito que agora vocês terão tempo para realizar essa situação de aprendizagem.
ATIVIDADE 6 ( caderno do aluno volume 3 página 24)
MOMENTO DIGITAL
Construção de gráficos com o auxílio de um software.
Alguns softwares livres, como o Graphmatica, GeoGebra ou o Winplot, podem ser utilizados para construir gráficos de funções de vários tipos.
Para aprofundar os estudos propostos, neste caderno, você poderá efetuar o
download de alguns dos programas de geometria dinâmica, mencionados
anteriormente.
Tomaremos como exemplo a utilização do software GeoGebra, que pode ser utilizado tanto em computadores pessoais, bem como em aparelhos móveis (tablets ou celulares).
Para baixar os diferentes produtos oferecidos, acesse pela internet o site do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/, acesso em 09/04/2019.
No nosso caso, sugerimos que efetuem o download do programa denominado GeoGebra
Clássico, para utilizar em computadores pessoais.
O programa mencionado possui duas funcionalidades, além do usuário explorar todas as funcionalidades da Geometria Dinâmica, ele também é um
plotador gráfico.
Para a utilização em aparelhos móveis sugerimos dois programas: a Calculadora gráfica e o Geometria
Para aparelhos móveis que utilizam o sistema Android o download, da Calculadora Gráfica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code:
Para aparelhos que utilizam o sistema IOS o download, da Calculadora Grá-
fica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code.
O GeoGebra on-line está disponível na URL ou no QR code: https://wwwgeogebra.org/graphing , acesso em 09/04/2019:
Como exemplo de aplicação do software construiremos o gráfico de y = e ^ (x – 5)
-------------------------------------------------------
3ºC/Noturno
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: A Linguagem Teatral |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Reconhecer
as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão dos
processos que norteiam a arte contemporânea. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Essa semana vocês irão copiar o conteúdo no
caderno e enviar a foto para o meu email, só assim poderei validar a
atividade da semana. Neste bimestre, você estudante vai
entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos–mídias
digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num
contexto de hibridismo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas
que dialogam com o teatro, ampliando assim as possibilidades de escolha na
construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de
decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e
competências do século XXI. Para ampliação de seu repertório
pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento
das atividades. Processos
colaborativos
–Nascem da disponibilidade para conversar, problematiza, pesquisar, trocar,
provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção
coletiva. Logística
colaborativa
–Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção
artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre
todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções,
eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão-de-obra e recursos
empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias
significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos
trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo. Profissionais do
Teatro Aderecista –Profissional
responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema,
televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra,
envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena,
por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc. Assessor de
imprensa
–Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma
empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos
numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação. Ator
profissional
–Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por
intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de
recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores. Coreógrafo –Profissional
responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando,
incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por
intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes
coreografias. Diretor
artístico
–Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e
coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez
formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação. Figurinista –Profissional
responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender
personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este
profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um
roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão. Iluminador –Profissional
responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando
pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no
momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas
vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator –este
equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado
pelo iluminador. Maquiador–Profissional responsável
por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos
e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se
sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer. Produtor –Profissional
responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma
produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um
espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai
trabalhar. Roteirista –Profissional
responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro,
com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando-o
às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão. Sonoplasta–Profissional que
tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros,
adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e
misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo
mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas. Visagista –Profissional
responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma
pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e
exterior. |
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 26/10 a 29/10
__ |
|
|
||
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 26/10 a 29/10
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )
Tema : tipos de nutrientes
Atividade : pesquisar o que são macro e micro nutrientes e sua função na composição dos seres vivos
Responder : o que é digestã
Habilidade : compreender a função da nutrição para o metabolismo
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Filosofia/ProfºKatia
E.E Salim
Farah Maluf.
|
3º
B e 3º C – Professora
Katia Disciplina: Filosofia. E-mail: niciza@hotmail.com |
Atividade: Fazer uma pesquisa sobre o Qrcode,
desenvolver uma redação de no minimo20 linhas sobre o impacto positivo e
negativo desse recurso na sociedade e responder as 3 questões. |
Tempo
para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada). |
Período: 26 a
29/10/2020. |
RESPONDA
1)
O que
você entende por tecnologia?
2)
Para as
crianças a tecnologia se apresenta como algo encantador e nesse sentido qual
deve ser a função da escola? Explique?
3)
A
utilização do Qrcode é mesmo segura? Por quê?
Não se esqueça de
colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a
atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com .
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base no texto da semana passada, responda as seguintes perguntas sobre Participação da População na Política.
1) Com base no texto, das 23 ações de participação política você atua como cidadão em Alguma?Explique!
2) Na sua opinião porque a população não participa na Política do Bairro, com melhorias em Ubs, praças , escolas , etc ?explique
3) Com base no texto, quais ações você poderia fazer para participar da política de forma indireta, ou seja, não precisa ser candidato a algo, para participar .Cite as?
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
.
Física/ProfºMarcelo
Atividade de FÍSICA 3B 3C
ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/9uHiYRKR2PSBAzNs9
Química/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: Ciclo do oxigênio. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm /, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 04/11/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.comGeografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com a turma do 3º ano: C. e 3ºTermo C. durante a semana de 26 a 30/10/20. 4º bimestre.
Os fluxos de informações.
Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global.
Contamos atualmente com uma complexa rede de comunicação, pela qual as mais diversas informações fluem de maneira acelerada, dessas podemos citar: os noticiários da TV, rádio, jornais, revistas, internet e muitos outros. Diante desses e de outros meios de comunicação, o homem contemporâneo pode assistir uma guerra ou mesmo um atentado através de um aparelho de televisão, como o que aconteceu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, quando bilhões de pessoas puderam visualizar ao vivo esse acontecimento histórico.
Os veículos de comunicação em massa são os responsáveis por nos transmitir as notícias que acontecem em nossa cidade, nosso Estado, país ou em qualquer outro ponto do planeta.
Os fluxos de informações vêm aumentando em todo planeta, isso se deve, principalmente, pelo fato dos custos com as novas tecnologias e serviços (como telefone fixo e móvel, além da internet) estarem gradativamente diminuindo, desse modo, atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas. O custo de uma ligação internacional entre Nova York e Londres custa hoje cerca de US$ 0,35, na década de trinta o valor era de 250 dólares.
Tanto a rede de telecomunicação quanto os fluxos de informações não possuem a mesma configuração em todas as partes do mundo, pelo contrário, são bastante desiguais. Isso é explicado pelo fato de que os países desenvolvidos detêm o monopólio das informações que circulam no mundo. A maioria das agências de notícias, como as redes de TV, se encontra nesses países, que possuem domínios sobre os satélites, de onde vêm as principais informações.
Somente uma rede de televisão norte-americana possui vinte satélites, esses são usados para transmitir a milhões de pessoas seus programas. Esses satélites permitem que um acontecimento em qualquer parte do planeta possa ser transmitido quase que simultaneamente a bilhões de pessoas no mundo.
A desigualdade quanto ao uso das novas tecnologias é provado quando se observa que em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, França e Alemanha, cerca de 63% de suas respectivas populações têm acesso à internet. Enquanto que em países da África Subsaariana, somente 1,3% da população tem acesso a essa tecnologia.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicado a turma do 3º anos: C.
Durante a semana de 26 a 30 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
A tecnologia não é apenas um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.
FORESTI, A. A era digital: apropriação tecnológica e inclusão digital. Oficina da Net, ago. 2013. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br>. Acesso em: 12 jun. 2015.
A integração da tecnologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:
a) ( ) espaço digital
b) ( ) espacialidade em rede
c) ( ) territórios virtuais
d) ( ) meio técnico-científico informacional
e) ( )espaço físico-virtual
2ª questão:
A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.
Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
[...]
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).
A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) ( ) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) ( ) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
c) ( ) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.
d) ( ) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) ( ) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.
História/ProfºSergio
Atividade de História – 3as séries B e C – Prof.: Sérgio – semana de 26 a 29/10/2020
Explique, em no
mínimo 5 linhas, o que entendeu por “Diretas já”.
Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio
Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: 26 à 30 de outubro de 2020. 4o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal "The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19 nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete? 2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em 23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 2020? Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com New Reported Cases in the U.S. TOTAL REPORTED ON OCT. 23 14-DAY CHANGE Cases 8.5 million 85,085 +34% Deaths 223,948 925 +8%
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 26/10/2020 a 29/10/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Livro Aprender Sempre – Vol. 2
Sequência 2:
1.
(Enem 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física
escolar? No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera da TV construiu
uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual
relativamente autônoma face à prática "real" do esporte, construída
pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo
enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o
espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em
relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual
com ênfase na imagem, cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante,
em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva
propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da
vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a
fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é
modificada: a socialização no confronto e a ludicidade não são vivências
privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de
violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em
todo o mundo.
(BETTI, M.
Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001. Adaptado).
A reflexão trazida pelo
texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na:
a. Distorção da
experiência do ser-atleta para os espectadores.
b. Interpretação dos
espectadores sobre o conteúdo transmitido.
c. Utilização de
equipamentos audiovisuais de última geração.
d. Valorização de uma
visão ampliada do esporte.
e. Equiparação entre a
forma e o conteúdo.
2.
(Unicamp 2019) Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade
de um "letramento racial", para "reeducar o indivíduo em uma
perspectiva antirracista", baseado em fundamentos como o reconhecimento de
privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado
histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é
sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma
escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma
que "uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma
linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de
termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de
preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura
de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva,
acredite".
(Adaptado
de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade
além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)
Segundo Luciana Alves,
para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental:
a. Ouvir com atenção os
discursos e orientações de especialistas e ativistas.
b. Reconhecer
expressões racistas existentes em práticas naturalizadas.
c. Passar por um
"letramento racial" que dispense o legado histórico.
d. Prestar atenção às
práticas históricas e às orientações da educadora.
e. Estudar detalhadamente
a história e a formação do Brasil.
3.
(Enem 2019) Na semana passada, os alunos do colégio do meu
filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da
escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo. São adolescentes.
Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o
mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um
movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em
muitas páginas da internet.
(GOMES,
A. A revolução silenciosa e o Impacto na sociedade das redes sociais.
Disponível em: www.hsm.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012)
O texto
aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente
o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do
uso desses recursos e, nesse sentido, o texto:
a. Aborda a
discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação.
b. Mostra
que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da
internet.
c. Expõe a
possibilidade de as redes sociais favorecem comportamentos e manifestações
violentas dos adolescentes que nela se relacionam.
d. Trata as
redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem
em prol de causas próprias ou de mudanças sociais.
e.
Evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes,
que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 26/10/2020 / a 29 /10/2020 (4aulas)
Meus queridos estou repetindo a atividade
pelo motivo das atividades de recuperação que passei para vocês no grupo,
acredito que agora vocês terão tempo para realizar essa situação de aprendizagem.
ATIVIDADE 6
( caderno do aluno volume 3 página 24)
MOMENTO DIGITAL
Construção
de gráficos com o auxílio de um software.
Alguns softwares livres, como o Graphmatica, GeoGebra ou o Winplot,
podem ser utilizados para construir gráficos de funções de vários tipos.
Para aprofundar os estudos propostos, neste caderno, você poderá efetuar o
download de alguns dos programas de geometria dinâmica, mencionados
anteriormente.
Tomaremos como exemplo a utilização do software GeoGebra, que pode ser
utilizado tanto em computadores pessoais, bem como em aparelhos móveis (tablets
ou celulares).
Para
baixar os diferentes produtos oferecidos, acesse pela internet o site do
GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/, acesso em 09/04/2019.
No nosso caso, sugerimos que efetuem o download do programa denominado GeoGebra
Clássico, para utilizar em computadores pessoais.
O programa mencionado possui duas funcionalidades, além do usuário explorar
todas as funcionalidades da Geometria Dinâmica, ele também é um
plotador gráfico.
Para a utilização em aparelhos móveis sugerimos dois programas: a Calculadora
gráfica e o Geometria
Para aparelhos móveis que utilizam o sistema Android o download, da Calculadora
Gráfica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code:
Para aparelhos que utilizam o sistema IOS o download, da Calculadora Grá-
fica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code.
O GeoGebra on-line está disponível na URL ou no QR code: https://wwwgeogebra.org/graphing , acesso em 09/04/2019:
Como
exemplo de aplicação do software construiremos o gráfico de y = e ^ (x – 5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário