domingo, 25 de outubro de 2020

3ºserie do ensino médio semana de 26 a 29 de outubro de 2020

  Atividade da semana de26  a 29 de outubro 2020

                                              Eletivas/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

OBS: Atividade estendida até 28/10/20

 

·         Atividade 1- Escolher

Música

Jogos

Livros

Lazer

·         Atividade 2- Responder o questionário;

Qual atividade de seu lazer te motiva em tempos de Pandemia? Enviar o que escolheu;

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 03/11/2020 

                                             

                                          Eletivas/Profº Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

4º Bim semana 2 (26.10 à 30.10) Denis

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva



 

Ao investir já se perguntou quanto tempo deixará seu dinheiro aplicado?

                       

Saber quanto tempo é muito importante para seus planos de curto, médio e longo prazo.

Mas não é somente isso que podemos saber sobre o tempo e o investimento... Desafio vocês a buscarem e site de investimentos sobre o tempo nos investimentos o quais implicações ???

 

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

  

 

                                              Eletivas/Profº 

                                                3ºA/Manha

                                           Arte/ProfºEdlenne

                                   Biologia/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da anterior,  os Celenterados (Reino Animal).

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 

        





 ANO LETIVO 2020 – 4°Bi – 26/10/2020 a 29/10/2020.

                                   

                                               Atividade

  Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, os Celenterados (Reino Animal).

                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

                                                  

                                Educação Fisica/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 26 a 29/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          ORGANIZAÇÃO DE UM FESTIVAL

 

Aula I: Escolha um tema para um Festival. Apresente argumentos para que este festival seja implantado na escola, explicando o motivo, os benefícios, faça um esboço de como seria organizado.  

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Faça um breve relato de um festival que você já tenha participado, comente os pontos positivos e negativos.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

                                     Filosofia/Profº Hosana

ATIVIDADE SEMANAL (26 a 29 /10)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado

 

Responda as questões abaixo de acordo com o tema (Fascismo) abordado na semana anterior.

 

1)   Quais as principais características do Regime Fascista?

2)   Como se deu o Surgimento do Nazismo e Fascismo?

3)   Como se deu a ascensão de Hitler e o Nazismo na Alemanha? 

 

                                   Sociologia/Profº Hosana

 ATIVIDADE SEMANAL (26 a 29 /10)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

 

Responda as questões abaixo de acordo com o tema (Liberdade de Expressão e mídia) abordado na semana anterior.

 

1)   Qual a diferença entre Censura e Licença?

2)   O que são meios de Comunicação de massa?

3)   Como a Democracia pode ser nociva?

                                         Física/Profº Romeu

  • DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  26/10  a 30/10//2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS:

 

Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

 

Identificar as linhas do campo magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações;

 Representar o campo

 

 

                                 DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                              Atividade de estudos ( 2 )

                                                        Produção e consumo eletrico

                                                  

             

                                                          Apostila do 2 bimestre páginas 33,34 e 35  , leia o texto , assista o vídeo  tema 4                

                 

                                                                  Faça atividade  ( 1 e 2 )                                                        

                 

 

 

                                      

           

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla )

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 


  

 

                                      Química/Profº Lucilene


QUÍMICA

                                   E. E. SALIM FARAH MALUF

                                SEMANA DE 26/10 `29/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3ºA                                             02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Equilíbrio químico

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente

                                          Resumo

                        Equilíbrio químico

Toda e qualquer reação reversível, na qual existem duas reações possíveis, uma direta (em que os reagentes se transformam em produtos) e uma inversa (em que os produtos se transformam em reagentes).



                aA + bB                cC + dD                                                     

                                 Vd = Vi

Essas reações apresentam a mesma velocidade

        A e B são os reagentes que vão decrescendo, C e D são os produtos que vão aumentando até que produto e reagente se mantem em equilíbrio, ou seja fixo.

   O PrincÍpio de Le Chatelier é quando se provoca uma perturbação em um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio.

A pressão, a temperatura e a concentração são os principais fatores que causam esse desiquilíbrio químico.


Temperatura (reação endotérmica e reação exotérmica)



                                                                               reagente             produto


  Aumento da concentração dos reagentes (deslocamento para a direita)


                                                                              reagente            produto

    aumento da concentração do produto (deslocamento para a esquerda)


1) Determine o que ocorre com esse equilíbrio se:



      2Cl2(g) + 2H2O(g)                                 4HCl(g) + O2(g)  :  :   H= + 113 Kj

(A) for adicionado Cl2(g).

(B) for retirado H Cl(g).

(C) for aumentada a temperatura.

(D) for aumentada a pressão.

(E) for retirado H2O(g)

2) As vezes, ao abrir um refrigerante, percebe-se que uma parte do produto vaza rapidamente pela extremidade do recipiente, com o passar do tempo, o refrigerante passa a ter um sabor “aguado”. O novo sabor do refrigerante ocorreu em função da alteração do equilíbrio, conforme a equação abaixo:



             CO2 + H2O                        H2CO3

Podemos dizer que houve:

(A) diminuição na quantidade de água.

(B) elevação do sabor do refrigerante.

(C) elevação da concentração de CO2 no líquido.

(D) liberação do CO2 para o ambiente.


3) Explique o que acontece com cada uma das reações abaixo caso haja aumento de pressão:


I- 2H2(g) + O2(g)                              2H2O(g)


 



II- N2(g)  + 3H2(g)                             2NH3(g)


 



III- CO2(g) + H2(g)                           CO(g) + H2O(g)


 

 

                                       Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 26 a 30 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 3º Anos : A  –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 4º bimestre.

Recuperação continuada de habilidades do 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.   

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Reconhecer, com base em textos, mapas e/ou iconografias, os fluxos materiais e imateriais em diferentes escalas.

GEOGRAFIA : Questões sobre: Fluxos materiais e imateriais ( 2 / 2 ).

 

QUESTÕES

 1 - (UNICENTRO) Observe a figura a seguir.


 

 

                 (Disponível em: <http://www.hierophant.com.br/arcano/uploads/Nina/quino2.jpg>.

                  Acesso em: 21 Outubro 2020.)

 

A sociedade globalizada é resultante de um conjunto de atividades humanas que produziram inúmeras transformações em todas as esferas da vida social. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma alteração na sociedade em consequência da sua globalização.

 

a) A disseminação da tecnologia de automação propiciou a diminuição no índice de desemprego dos trabalhadores.

 

b) A elevada massificação de informações em tempo real amplia o tempo disponível para refletir, aprimorando o esclarecimento das notícias para os cidadãos.

 

c) A terceira revolução industrial, amparada no uso da eletricidade, impulsionou a expansão da produção siderúrgica.

 

d) O aparato planetário do sistema de telecomunicação em rede fortalece a preservação de valores comunitários locais.

 

e) O complexo hegemônico dos donos da comunicação de massa procura selecionar as notícias transmitidas para o público.

 

 

2 - (ACAFE) Assinale a alternativa correta.

 

a) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aumentaram exponencialmente a quantidade de informação ao mesmo tempo em que não significou aumento do conhecimento.

 

b) As redes sociais, como o facebook, possibilitam a aproximação das pessoas, eliminando, assim, o isolamento que estas teriam sem a presença dessas redes.

 

c) O desenvolvimento tecnológico pouco alterou a relação das sociedades com seus espaços geográficos.

 

d) A produção de bens materiais pela atividade industrial sofreu alteração com as novas tecnologias, mas não alterou a relação de trabalho.

 

(UNICAMP) Sobre a Revolução Informacional e suas implicações para a reorganização do mundo contemporâneo, podemos afirmar que:

 

a) Alguns Estados e um conjunto diminuto de grandes empresas controlam o essencial da revolução tecnológica em curso, atualizando o desenvolvimento geograficamente desigual.

   

b) Dado o alcance planetário do sistema técnico informacional, a população tem amplo acesso a uma informação verdadeira que unifica os lugares, tornando o mundo uma democrática aldeia global.  

 

c) Há um acentuado enfraquecimento das funções de gestão das metrópoles, processo determinado pela descentralização da produção, apoiada no uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação.

   

d) Os mais diversos fluxos de informações perpassam as fronteiras nacionais, anulando o papel do Estado-Nação como ente regulador e definidor de estratégias no jogo político mundial.   

 

 

3 - (IFBA)

 

Grande parte dos avanços tecnológicos integra o processo evolutivo da comunicação, conduzindo-nos para uma maior democratização da informação e, consequentemente, do saber.

 A comunicação virtual introduz um conceito de descentralização da informação e do poder de comunicar. Todo computador, conectado à internet, possui a capacidade de transmitir palavras, imagens, sons.

Não se limita apenas aos donos de jornais e emissoras; qualquer pessoa pode construir um site na internet, sobre qualquer assunto e propagá-lo de maneira simples. O espaço cibernético tem se tornado um lugar essencial, um futuro próximo de comunicação completamente distinta da mídia clássica. [...].

A internet proporciona a interação entre locutor e interlocutor, uma vez que, na rede, qualquer elemento adquire a possibilidade de interação, havendo interconexões entre pessoas dos mais diferentes lugares do planeta, facilitando, portanto, o contato entre elas, assim como a busca por opiniões e ideias convergentes. Uma prova da eficiência da internet em construir esse ideal de propagação de mensagens e opiniões está na multiplicidade de temas que podem ser encontrados nela.

Além dos sites, as listas de discussão, que agregam pessoas interessadas em um dado assunto, também merecem consideração. É nesse ponto que a internet se sobressai, pois integra e condensa nela todos os recursos de todas as formas de comunicação, como jornal, por exemplo.

 Além de apresentar todas as funções do jornalismo, que, segundo Beltrão são econômica, social, educativa e de entretenimento, ela é um meio de comunicação interativo. Além disso, há a questão da dinamicidade e da interatividade: o espaço virtual, diferentemente de um texto de jornal ou revista em papel, está constantemente em movimento.

 

GALLI, Fernanda. Linguagem da internet: um meio de comunicação global. In: Hipertexto e gêneros digitais. MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (Org.). São Paulo: Cortez, 2010, p. 151-2. (adaptado)

 

A partir da leitura, marque a alternativa que informa a ideia central do texto:

 

a) A descentralização da informação advinda da internet pode ser usada a favor dos donos de jornais.

 

b) O jornal e a revista em papel devem desaparecer, pois perderam espaço para as mídias virtuais e sua interatividade.

 

c) Todo jornal deve englobar questões socioeconômicas e culturais, a fim de deixar seu leitor bem informado.

 

d) No espaço cibernético, não há uma fiscalização das informações publicadas, tendo em vista que qualquer um pode criar um site.

 

e) A internet, no processo de evolução da comunicação, possibilitou uma maior interação entre as pessoas, as quais recebem e publicam informações sobre os mais diversos temas.

 

 

4 - (PUCRJ)

 





 

As reportagens ilustram uma importante característica do mundo atual apresentada na opção:

 

a) Ampliação da inclusão social, consequência do desinteresse das classes mais pobres pelas novas tecnologias da informação.


b) Redução das desigualdades sociais, possibilitada pelo acesso irrestrito às novas tecnologias de comunicação em todas as partes do mundo.

 

c) Expansão dos fluxos materiais, resultado da consolidação das redes mundiais de produção que garantem o acesso às redes globais de informação.

 

d) Consolidação de velhas redes sociais, acessíveis a todos e plenamente no mundo graças à rapidez na troca de informações em escala planetária.

 

e) Aumento das possibilidades de interatividade com o mundo, resultado da facilitação do acesso à informação e da intensificação dos fluxos imateriais.

 

 

                                        

                                      Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“A META É SER MELHOR QUE ONTEM,

NÃO MELHOR QUE NIMGUÉM ”  !

  

                                       História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial.

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 26 a 29 de outubro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES 

                                         Inglês/Profº Silvana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 4º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 26/10 à 30/10/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

 

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Leitura e interpretação de texto com base na observação do aspectos verbos visuais.

 

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: depoimentos, livreto de apresentação de cursos universitários (índice, carta de boas-vindas, tabelas com cursos, resumo dos cursos, relatos de experiência, textos informativo-descritivos, testemunhos), piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. 

(ENEM 2017)



                                                     Disponível em: www.fickr.com. Acesso em: 19 nov. 2012.

 

Com base na observação dos aspectos verbo-visuais que constituem este anúncio, entende-se que ele busca

A-exaltar o amor de uma pessoa por seu animal de estimação.

B-incentivar a adoção como recurso capaz de salvar animais de estimação.

C-denunciar o alto índice de abandono e de abuso de animais de estimação.

D-estimular a doação de valores para a North Shore Animal League America.

E-informar o número de animais de estimação recentemente sacrificados nos EUA.


  

                             Língua Portuguesa/Profº Silvia

Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 26 a 29/10/2020

 

1) (UCMG) Graciliano Ramos é autor que, no Modernismo, faz parte da:

a) fase destruidora, que procura romper com o passado.

b) segunda fase, em que se destaca a ficção regionalista.

c) fase irreverente, que busca motivos no primitivismo.

d) geração de 45, que procura estabelecer uma ordem no caos anterior.

e) década de 60, que transcendentaliza o regionalismo.

 

2) (FUVEST-SP) São obras do mesmo autor de Vidas secas:

a) Jubiabá, Mar morto.

b) Usina, Fogo morto.

c) Angústia, São Bernardo.

d) A bagaceira, Coiteiro.

e) O quinze, Caminho de pedras.

 

3) (PUC-PR) Graciliano Ramos, cujos livros chegaram à publicação a partir de 1933, distingue-se no quadro amplo da literatura que a partir do Modernismo foi produzida. É marca de sua modernidade, que se constitui de maneira peculiar e distinta:

a) a elevação da caatinga a espaço mítico de transcendência e superação do real.

b) a exaltação da cultura popular baiana.

c) a procura rousseauniana do ideal na simplicidade campestre, na vida rústica, mas gratificante do sertanejo.

d) a reconstituição saudosista do passado, sufocados o espírito crítico e o impulso para a reavaliação.

e) a via do despojamento, que o faz recusar o pitoresco, isentando-o de fraquezas populistas.

 

4) Pesquise e faça um resumo do enredo do livro: A angústia, de Graciliano Ramos.

 

Sugestões de sites para a pesquisa: brasilescola.uol.com.br; www.infoescola.com; educacao.uol.com.br.

Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com

 

  

                                     Matemática/Profº Rosélia

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA do dia 26 Á 29/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ºA (E.M)     

 

CONTEÚDOS:

·        Retomando conceitos – Probabilidade: Fatorial e operações com fatorial

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

•SEMANA DE RECUPERAÇÃO: CADERNO DO ALUNO “APRENDER SEMPRE”

  Assistir as aulas dos links abaixo e fazer os registros no caderno

https://youtu.be/Jw0ankSHxuM

https://youtu.be/0zCVH02WzMo

https://youtu.be/VwMu9GOJG_A

 Assistir as aulas da semana do dia 26 Á 29/10 no CMSP e TV Educação.

·        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e anotar as dúvidas para depois conversarmos.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual

·        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·        roselia.scardelato044@gmail.com

·        Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

 Data: 29/10/2020.     

 

                                 Projeto de vida/Profº Rosélia

 

ATIVIDADE SEMANAL.

PROFESSOR: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA  26 Á 29/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA  3A (E.M)

CONTEÚDOS:

Retomada de competências socioemocionais do 3º bimestre.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·        “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”

Ø Assistir a aula do link abaixo e faça os registros no “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”

Ø https://youtu.be/U46ODMsmnig

Ø https://youtu.be/Osc9QB1xM48

 

Ø Fazer  os registros através de TEXTOS, AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO.)

•        Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 05 á  09/10 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via e-mail os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class rom

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Ø Processual ( continuada), atividades individual;

Ø E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

DATA:29/10/2020.

                           Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 1° A, B C e D, 2º A e B, 3° A

Matéria de Tecnologia e Inovação

4º Bimestre

Atividade do período 27 a 29/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Quais são as novas inovações tecnológicas?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação. 

-----------------------------------------------------------------------------                                             3ºB/Noturno

 

                                                  Arte/ProfºEdlenne


                                   Biologia/ProfºRene

 Plano de aula semanal:

Período :de 26/10 a 29/10

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )

Tema : tipos de nutrientes

Atividade : pesquisar o que são macro e micro nutrientes e sua função na composição dos seres vivos

Responder : o que é digestã

Habilidade : compreender a função da nutrição para o metabolismo

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

                               

                                     Filosofia/ProfºKatia

 

 

E.E Salim Farah Maluf.

 

 

 

 

3º B e  3º C – Professora Katia

Disciplina: Filosofia.

E-mail: niciza@hotmail.com

Atividade: Fazer uma pesquisa sobre o Qrcode, desenvolver uma redação de no minimo20 linhas sobre o impacto positivo e negativo desse recurso na sociedade e responder as 3 questões.

 

Tempo para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada).

 

Período: 26 a 29/10/2020.

 

Ano Letivo 2020 – 4º Bimestre.



 

RESPONDA                                                                                                                                                         

1)     O que você entende por tecnologia?

2)     Para as crianças a tecnologia se apresenta como algo encantador e nesse sentido qual deve ser a função da escola? Explique?

3)     A utilização do Qrcode é mesmo segura? Por quê?

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com .

                                   Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base no texto da semana passada, responda as seguintes perguntas sobre Participação da População na Política.

1) Com base no texto, das 23 ações de participação política você atua como cidadão em Alguma?Explique!

2) Na sua opinião porque a população não participa na Política do Bairro, com melhorias em Ubs, praças , escolas , etc ?explique

3) Com base no texto, quais ações você poderia fazer para participar da política de forma indireta, ou seja, não precisa ser candidato a algo, para participar .Cite as?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

 

                                         Física/ProfºMarcelo

 

 Atividade de FÍSICA 3B 3C

ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/9uHiYRKR2PSBAzNs9

                                      Química/ProfºPatricia

 E.E. Salim Farah Maluf

Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site:  Ciclo do oxigênio. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm /, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 04/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

 

                                       Geografia/ProfºErica

 DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Projeto de Geografia: O DESTINO DO LIXO EM SÃO PAULO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

PRODUTO FINAL: campanha publicitária de conscientização.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO: áudio, vídeo (tempo máximo de 5 minutos) ou power point.

Individual ou em grupo de ATÉ TRÊS PESSOAS (desde que respeitado o distanciamento social e explicitando a participação de cada membro da  equipe).

ENTREGA: 12 DE NOVEMBRO

É fundamental que vocês leiam os textos relacionados ao desenvolvimento sustentável e o destino dos resíduos sólidos e orgânicos que produzimos.

É fundamental que a campanha tenha como referência uma ou mais situações problemas relacionadas ao descarte dos resíduos sólidos ou orgânicos. Preferencialmente, seria interessante que vocês se atentassem à problemas relacionados às suas comunidades, bairro ou da cidade de São Paulo.

OBJETIVO: Entre os objetivos deste projeto está a promoção de uma relação mais consciente com o que consumimos e em seguida descartamos no meio ambiente. Trazemos também a reflexão sobre a ODS 12 da ONU, que trata das mudanças nos padrões de consumo e produção como base do desenvolvimento econômico e social sustentável; visando a promoção da eficiência do uso de recursos energéticos naturais, da infraestrutura sustentável, do acesso a serviços básicos. Prioriza ainda a informação, a gestão coordenada, a transparência e a responsabilização dos atores consumidores de recursos naturais como ferramentas chave para o alcance de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.

ATIVIDADE

Analisar de forma crítica o vídeo disponível no youtube conforme o link abaixo

https://www.youtube.com/watch?v=9tjnA2x_DVA&feature=emb_logo

Canal Recicla Sampa: O Caminho do Lixo

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS Atividades Devem ser enviadas para: ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX

                                       História/ProfºSergio

 Atividade de História – 3as séries B e C – Prof.: Sérgio – semana de 26 a 29/10/2020

 

  Explique, em no mínimo 5 linhas, o que entendeu por “Diretas já”.

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

                                         Inglês/ProfºMªAntonia

 Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: 26 à 30 de outubro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete?
2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a 
porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em
23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 
2020?  Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


New Reported Cases in the U.S.

        TOTAL REPORTED	      ON OCT. 23	    14-DAY CHANGE

Cases	8.5 million	         85,085                 +34%

Deaths	223,948  	            925                 +8%

                             Língua Portuguesa/ProfºCintia

 Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 26/10/2020 a 29/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Sequência de atividades:

 

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

 

Sequência 2:

 

1.      (Enem 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar? No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera da TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática "real" do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem, cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a socialização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

 

(BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001. Adaptado).

 

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na:

 

a. Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

b. Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

c. Utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

d. Valorização de uma visão ampliada do esporte.

e. Equiparação entre a forma e o conteúdo.

 

 

2.     (Unicamp 2019) Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade de um "letramento racial", para "reeducar o indivíduo em uma perspectiva antirracista", baseado em fundamentos como o reconhecimento de privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma que "uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva, acredite".

 

(Adaptado de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)

 

Segundo Luciana Alves, para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental:

 

a. Ouvir com atenção os discursos e orientações de especialistas e ativistas.

b. Reconhecer expressões racistas existentes em práticas naturalizadas.

c. Passar por um "letramento racial" que dispense o legado histórico.

d. Prestar atenção às práticas históricas e às orientações da educadora.

e. Estudar detalhadamente a história e a formação do Brasil.

 

 

3.     (Enem 2019) Na semana passada, os alunos do colégio do meu filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo. São adolescentes. Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em muitas páginas da internet.

 

(GOMES, A. A revolução silenciosa e o Impacto na sociedade das redes sociais. Disponível em: www.hsm.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012)

 

O texto aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do uso desses recursos e, nesse sentido, o texto:

 

a. Aborda a discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação.

b. Mostra que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da internet.

c. Expõe a possibilidade de as redes sociais favorecem comportamentos e manifestações violentas dos adolescentes que nela se relacionam.

d. Trata as redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem em prol de causas próprias ou de mudanças sociais.

e. Evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes, que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.

                                     Matemática/ProfºMarcela

 PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 26/10/2020 / a   29 /10/2020 (4aulas)

  Meus queridos estou repetindo a atividade pelo motivo das atividades de recuperação que passei para vocês no grupo, acredito que agora vocês terão tempo para realizar essa  situação de aprendizagem.

      

ATIVIDADE 6 ( caderno do aluno volume 3 página  24)

MOMENTO DIGITAL
Construção de gráficos com o auxílio de um software.
Alguns softwares livres, como o Graphmatica, GeoGebra ou o Winplot, podem ser utilizados para construir gráficos de funções de vários tipos.
Para aprofundar os estudos propostos, neste caderno, você poderá efetuar o
download de alguns dos programas de geometria dinâmica, mencionados
anteriormente.
Tomaremos como exemplo a utilização do software GeoGebra, que pode ser utilizado tanto em computadores pessoais, bem como em aparelhos móveis (tablets ou celulares).

Para baixar os diferentes produtos oferecidos, acesse pela internet o site do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/, acesso em 09/04/2019.
No nosso caso, sugerimos que efetuem o download do programa denominado GeoGebra
Clássico, para utilizar em computadores pessoais.
O programa mencionado possui duas funcionalidades, além do usuário explorar todas as funcionalidades da Geometria Dinâmica, ele também é um
plotador gráfico.
Para a utilização em aparelhos móveis sugerimos dois programas: a Calculadora gráfica e o Geometria
Para aparelhos móveis que utilizam o sistema Android o download, da Calculadora Gráfica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code:
Para aparelhos que utilizam o sistema IOS o download, da Calculadora Grá-
fica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code.
O GeoGebra on-line está disponível na URL ou no QR code: 
https://wwwgeogebra.org/graphing ,  acesso em 09/04/2019:

 
Como exemplo de aplicação do software construiremos o gráfico de y = e ^ (x – 5)



 


                                

                               -------------------------------------------------------

                                           3ºC/Noturno

                                           Arte/ProfºAdriana

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

A Linguagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Reconhecer as mudanças de paradigma no teatro atual, possibilitando uma compreensão dos processos que norteiam a arte contemporânea.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

Essa semana vocês irão copiar o conteúdo no caderno e enviar a foto para o meu email, só assim poderei validar a atividade da semana.

Neste bimestre, você estudante vai entrar em contato com a linguagem teatral, numa interface com recursos tecnológicos–mídias digitais em produção artística, relacionadas com o campo do teatro num contexto de hibridismo. Além disso, vai conhecer as profissões contemporâneas que dialogam com o teatro, ampliando assim as possibilidades de escolha na construção e incorporação de conhecimentos e valores que permitam a tomada de decisões no campo profissional e o desenvolvimento das habilidades e competências do século XXI.

Para ampliação de seu repertório pessoal, foram elencados, a seguir, alguns conceitos importantes para o desenvolvimento das atividades.

Processos colaborativos –Nascem da disponibilidade para conversar, problematiza, pesquisar, trocar, provocar, aprofundar a experiência de cada um, enriquecida na produção coletiva.

Logística colaborativa –Consiste na colaboração entre pessoas para a idealização e produção artística. Esta parceria caracteriza-se pelo alto grau de compromisso entre todos os envolvidos, estando sempre focada na eficácia das produções, eliminando desperdícios e otimizando equipamentos, mão-de-obra e recursos empregados. É também caracterizada pela ajuda mútua, sendo obtidas melhorias significativas, que são comuns a todos. Não existe uma hierarquia; todos trabalham em conjunto em prol de um mesmo objetivo.

Profissionais do Teatro

Aderecista –Profissional responsável pela confecção dos adereços, objetos de cena para teatro, cinema, televisão etc. O aderecista também é conhecido no teatro como contrarregra, envolvido com a execução dos inúmeros objetos que serão utilizados na cena, por exemplo: garrafas, copos, figurinos, quadros, bolsas, chapéus etc.

Assessor de imprensa –Profissional responsável pela divulgação dos serviços e/ou produtos de uma empresa ou de uma determinada pessoa, tratando dos interesses desses grupos numa intermediação junto aos interesses dos meios de comunicação.

Ator profissional –Responsável pela representação e/ou interpretação de uma ação dramática, por intermédio de criação autoral, improvisada ou coletiva, fazendo uso de recursos corporais, vocais e emocionais nas transmissões aos expectadores.

Coreógrafo –Profissional responsável pelos ensinamentos dos movimentos de dança, estimulando, incentivando e orientando individualmente dançarinos ou grupos, por intermédio de uma sincronização de movimentos e elaboração de diferentes coreografias.

Diretor artístico –Profissional responsável pela seleção e recrutamento de produtores e coordenadores de programas e pela execução dos programas que, uma vez formatados, são disponibilizados aos Diretores de Programação.

Figurinista –Profissional responsável pela criação e elaboração de figurinos e acessórios para atender personagens de uma produção de cinema, teatro, música, televisão etc. Este profissional tem a função de desenvolver o seu trabalho respeitando todo um roteiro já idealizado pelos produtores da obra em questão.

Iluminador –Profissional responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua pesquisa, passando pela criação de um mapa de utilização de luz, até a operação de equipamentos no momento do espetáculo. Nos shows musicais e nas peças de teatro, muitas vezes, existe um grande refletor que foca um cantor ou um ator –este equipamento que dá destaque ao objeto que deve ter a maior atenção é operado pelo iluminador.

Maquiador–Profissional responsável por cuidar e realçar o rosto das pessoas com o auxílio de produtos cosméticos e o intuito de melhorar a imagem e a aparência, para que elas possam se sobressair numa produção de arte ou outro evento qualquer.

Produtor –Profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística e que tem como objetivo viabilizar toda a estrutura de um espetáculo, desde a contratação dos atores até da equipe técnica com que vai trabalhar.

Roteirista –Profissional responsável pela criação e/ou adaptação de uma história. É o que cria o roteiro, com os diálogos (falas) das personagens e as cenas, transpondo-o e adequando-o às necessidades dos veículos de exibição, cinema ou televisão.

Sonoplasta–Profissional que tem por função realizar efeitos sonoros especiais, criar fundos sonoros, adequar volume e intensidade dos sons, inserir músicas em cenas, criar e misturar ruídos, sons e músicas. Sensibilizar o ouvinte transmitindo mensagens e mexendo com os sentimentos do outro por meio dos sons/músicas utilizadas.

Visagista –Profissional responsável pela harmonização das características mais marcantes de uma pessoa, em conformidade com sua personalidade, tipo físico, beleza interior e exterior.

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10  a 29/10

 

__

 

 

 

 

                                   Biologia/ProfºRene

                               Plano de aula semanal:

Período :de 26/10 a 29/10

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )

Tema : tipos de nutrientes

Atividade : pesquisar o que são macro e micro nutrientes e sua função na composição dos seres vivos

Responder : o que é digestã

Habilidade : compreender a função da nutrição para o metabolismo

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

                                     Filosofia/ProfºKatia

 

E.E Salim Farah Maluf.

 

 

 

 

3º B e  3º C – Professora Katia

Disciplina: Filosofia.

E-mail: niciza@hotmail.com

Atividade: Fazer uma pesquisa sobre o Qrcode, desenvolver uma redação de no minimo20 linhas sobre o impacto positivo e negativo desse recurso na sociedade e responder as 3 questões.

 

Tempo para realização: Uma semana (2 aulas de 45 minutos cada).

 

Período: 26 a 29/10/2020.

 

Ano Letivo 2020 – 4º Bimestre.



 

RESPONDA                                                                                                                                                         

1)     O que você entende por tecnologia?

2)     Para as crianças a tecnologia se apresenta como algo encantador e nesse sentido qual deve ser a função da escola? Explique?

3)     A utilização do Qrcode é mesmo segura? Por quê?

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série, nome da escola e data em que a atividade foi realizada, após isso, enviar para o meu email: niciza@hotmail.com .

 

                                   Sociologia/ProfºJoyce

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum , Entender o que é participação política.

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base no texto da semana passada, responda as seguintes perguntas sobre Participação da População na Política.

1) Com base no texto, das 23 ações de participação política você atua como cidadão em Alguma?Explique!

2) Na sua opinião porque a população não participa na Política do Bairro, com melhorias em Ubs, praças , escolas , etc ?explique

3) Com base no texto, quais ações você poderia fazer para participar da política de forma indireta, ou seja, não precisa ser candidato a algo, para participar .Cite as?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

.

                                         Física/ProfºMarcelo

 Atividade de FÍSICA 3B 3C

ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/9uHiYRKR2PSBAzNs9

 

                                      Química/ProfºPatricia

 

 

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site:  Ciclo do oxigênio. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-do-oxigenio.htm /, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 04/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

                                       Geografia/ProfºEdivaldo

 Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com a turma do 3º ano: C. e 3ºTermo C. durante a semana de 26 a 30/10/20. 4º bimestre.

Os fluxos de informações.

Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global.

Contamos atualmente com uma complexa rede de comunicação, pela qual as mais diversas informações fluem de maneira acelerada, dessas podemos citar: os noticiários da TV, rádio, jornais, revistas, internet e muitos outros. Diante desses e de outros meios de comunicação, o homem contemporâneo pode assistir uma guerra ou mesmo um atentado através de um aparelho de televisão, como o que aconteceu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, quando bilhões de pessoas puderam visualizar ao vivo esse acontecimento histórico.

Os veículos de comunicação em massa são os responsáveis por nos transmitir as notícias que acontecem em nossa cidade, nosso Estado, país ou em qualquer outro ponto do planeta.

Os fluxos de informações vêm aumentando em todo planeta, isso se deve, principalmente, pelo fato dos custos com as novas tecnologias e serviços (como telefone fixo e móvel, além da internet) estarem gradativamente diminuindo, desse modo, atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas. O custo de uma ligação internacional entre Nova York e Londres custa hoje cerca de US$ 0,35, na década de trinta o valor era de 250 dólares.

Tanto a rede de telecomunicação quanto os fluxos de informações não possuem a mesma configuração em todas as partes do mundo, pelo contrário, são bastante desiguais. Isso é explicado pelo fato de que os países desenvolvidos detêm o monopólio das informações que circulam no mundo. A maioria das agências de notícias, como as redes de TV, se encontra nesses países, que possuem domínios sobre os satélites, de onde vêm as principais informações.

Somente uma rede de televisão norte-americana possui vinte satélites, esses são usados para transmitir a milhões de pessoas seus programas. Esses satélites permitem que um acontecimento em qualquer parte do planeta possa ser transmitido quase que simultaneamente a bilhões de pessoas no mundo.

A desigualdade quanto ao uso das novas tecnologias é provado quando se observa que em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, França e Alemanha, cerca de 63% de suas respectivas populações têm acesso à internet. Enquanto que em países da África Subsaariana, somente 1,3% da população tem acesso a essa tecnologia.

Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser aplicado a turma do 3º anos: C.

Durante a semana de 26 a 30 de outubro de 2020 para o 4º Bimestre.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

A tecnologia não é apenas um canal para se comunicar, cuja comunicação traz o significado de ação recíproca que ocorre entre emissor e receptor da mensagem, mas sim faz parte do ato comunicativo, estando integrada a ele. É uma nova maneira de aprender e agir, é construir novos alicerces na forma de comunicar e conhecer. Com isso, a lógica da atual sociedade consolida-se para a lógica das redes”.

FORESTI, A. A era digital: apropriação tecnológica e inclusão digital. Oficina da Net, ago. 2013. Disponível em: <http://www.oficinadanet.com.br>. Acesso em: 12 jun. 2015.

A integração da tecnologia com a construção das sociedades e do espaço geográfico, no momento atual da história, assinala o conceito de:

a)  (  ) espaço digital

b)  (  ) espacialidade em rede

c)  (  ) territórios virtuais

d)  (  ) meio técnico-científico informacional

e)  (  )espaço físico-virtual

2ª questão:

A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.

Pela Internet

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

[...]

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado).

A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:

a)  (  ) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.

b)  (  ) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.

c)  (  ) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.

d)  (  ) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.

e)  (  ) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.

 

 

                                       História/ProfºSergio

 Atividade de História – 3as séries B e C – Prof.: Sérgio – semana de 26 a 29/10/2020

 

  Explique, em no mínimo 5 linhas, o que entendeu por “Diretas já”.

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

                                         Inglês/ProfºMªAntonia

 Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: 26 à 30 de outubro de 2020.

4o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto publicado no jornal 
"The New York Times" em 24 de outubro de 2020 sobre o alto número de novos casos de COVID19
nos estados americanos. Em seguida escreva em seu caderno na sequência: 1. Qual é o assunto da manchete?
2.Qual é o total de casos nos Estados Unidos?, 3. Quantos casos em 23 de outubro de 2020?, 4. Qual é a 
porcentagem de aumento nos últimos 14 dias?, 5. Qual é o total de mortes?, 6. Qual é o total de mortes em
23 de outubro de 2020? 7. Qual é a porcentagem no aumento de mortes, considerando o dia 23 de outubro de 
2020?  Então envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


New Reported Cases in the U.S.

        TOTAL REPORTED	      ON OCT. 23	    14-DAY CHANGE

Cases	8.5 million	         85,085                 +34%

Deaths	223,948  	            925                 +8%

                             Língua Portuguesa/ProfºCintia

 Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 26/10/2020 a 29/10/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Sequência de atividades:

 

Livro Aprender Sempre – Vol. 2

 

Sequência 2:

 

1.      (Enem 2019) Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar? No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera da TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática "real" do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem, cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro... O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a socialização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

 

(BETTI, M. Motriz, n. 2, jul.-dez. 2001. Adaptado).

 

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na:

 

a. Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

b. Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

c. Utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

d. Valorização de uma visão ampliada do esporte.

e. Equiparação entre a forma e o conteúdo.

 

 

2.     (Unicamp 2019) Alguns pesquisadores falam sobre a necessidade de um "letramento racial", para "reeducar o indivíduo em uma perspectiva antirracista", baseado em fundamentos como o reconhecimento de privilégios, do racismo como um problema social atual, não apenas legado histórico, e a capacidade de interpretar as práticas racializadas. Ouvir é sempre a primeira orientação dada por qualquer especialista ou ativista: uma escuta atenta, sincera e empática. Luciana Alves, educadora da Unifesp, afirma que "uma das principais coisas é atenção à linguagem. A gente tem uma linguagem sexista, racista, homofóbica, que passa pelas piadas e pelo uso de termos que a gente já naturalizou. ‘A coisa tá preta’, ‘denegrir’, ‘serviço de preto’... Só o fato de você prestar atenção na linguagem já anuncia uma postura de reconstrução. Se o outro diz que tem uma carga negativa e ofensiva, acredite".

 

(Adaptado de Gente branca: o que os brancos de um país racista podem fazer pela igualdade além de não serem racistas. UOL, 21/05/2018)

 

Segundo Luciana Alves, para combater o racismo e mudar de postura em relação a ele, é fundamental:

 

a. Ouvir com atenção os discursos e orientações de especialistas e ativistas.

b. Reconhecer expressões racistas existentes em práticas naturalizadas.

c. Passar por um "letramento racial" que dispense o legado histórico.

d. Prestar atenção às práticas históricas e às orientações da educadora.

e. Estudar detalhadamente a história e a formação do Brasil.

 

 

3.     (Enem 2019) Na semana passada, os alunos do colégio do meu filho se mobilizaram, através do Twitter, para não comprarem na cantina da escola naquele dia, pois acharam o preço do pão de queijo abusivo. São adolescentes. Quase senhores das novas tecnologias, transitam nas redes sociais, varrem o mundo através dos teclados dos celulares, iPads e se organizam para fazer um movimento pacífico de não comprar lanches por um dia. Foi parar na TV e em muitas páginas da internet.

 

(GOMES, A. A revolução silenciosa e o Impacto na sociedade das redes sociais. Disponível em: www.hsm.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012)

 

O texto aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação, especificamente o uso de redes sociais. Muito se debate acerca dos benefícios e malefícios do uso desses recursos e, nesse sentido, o texto:

 

a. Aborda a discriminação que as redes sociais sofrem de outros meios de comunicação.

b. Mostra que as reivindicações feitas nas redes sociais não têm impacto fora da internet.

c. Expõe a possibilidade de as redes sociais favorecem comportamentos e manifestações violentas dos adolescentes que nela se relacionam.

d. Trata as redes sociais como modo de agregar e empoderar grupos de pessoas, que se unem em prol de causas próprias ou de mudanças sociais.

e. Evidencia que as redes sociais são usadas inadequadamente pelos adolescentes, que, imaturos, não utilizam a ferramenta como forma de mudança social.

                                     Matemática/ProfºMarcela

 PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 26/10/2020 / a   29 /10/2020 (4aulas)

  Meus queridos estou repetindo a atividade pelo motivo das atividades de recuperação que passei para vocês no grupo, acredito que agora vocês terão tempo para realizar essa  situação de aprendizagem.

      

ATIVIDADE 6 ( caderno do aluno volume 3 página  24)

MOMENTO DIGITAL
Construção de gráficos com o auxílio de um software.
Alguns softwares livres, como o Graphmatica, GeoGebra ou o Winplot, podem ser utilizados para construir gráficos de funções de vários tipos.
Para aprofundar os estudos propostos, neste caderno, você poderá efetuar o
download de alguns dos programas de geometria dinâmica, mencionados
anteriormente.
Tomaremos como exemplo a utilização do software GeoGebra, que pode ser utilizado tanto em computadores pessoais, bem como em aparelhos móveis (tablets ou celulares).

Para baixar os diferentes produtos oferecidos, acesse pela internet o site do GeoGebra. Disponível em https://www.geogebra.org/, acesso em 09/04/2019.
No nosso caso, sugerimos que efetuem o download do programa denominado GeoGebra
Clássico, para utilizar em computadores pessoais.
O programa mencionado possui duas funcionalidades, além do usuário explorar todas as funcionalidades da Geometria Dinâmica, ele também é um
plotador gráfico.
Para a utilização em aparelhos móveis sugerimos dois programas: a Calculadora gráfica e o Geometria
Para aparelhos móveis que utilizam o sistema Android o download, da Calculadora Gráfica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code:
Para aparelhos que utilizam o sistema IOS o download, da Calculadora Grá-
fica, pode ser obtido por meio da leitura do seguinte QR code.
O GeoGebra on-line está disponível na URL ou no QR code:
https://wwwgeogebra.org/graphing ,  acesso em 09/04/2019:

 
Como exemplo de aplicação do software construiremos o gráfico de y = e ^ (x – 5)



 


                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário