segunda-feira, 5 de outubro de 2020

5ºAnos iniciais semana de 05 a 09 de outubro de 2020

    Atividade da semana de 05  a 09 de outubro 2020

5ºAno A ( Anos Iniciais )

Professor : João 


ROTINA 5  ANO A      PROFESSOR   JOÃO  

DO DIA 5 a 9 de  outubro

LIVROS  LER E ESCREVER,EMAI,BURITI MAIS  PORTUGUÊS  BURITI MAIS  MATEMÁTICA

CENTRO DE MIDIAS QUINTO ANO DAS 15h30min AS 17: HORAS

ENVIO DE ATIVIDADES e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com

 FACEBOOK DA  ESCOLA-https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600



SEGUNDA  FEIRA

5/10/2020

TERÇA FEIRA

6/10/2020

QUARTA FEIRA

7/10/2020

QUINTA FEIRA

8/10/2020

SEXTA-FEIRA

9/10/2020

Momento de leitura      

 

 

Enchente Cecilia Meireles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça o cabeçalho no caderno

 

Momento leitura

 Infância   Mario Quintana

Faça o cabeçalho no caderno

EDUCAÇÃO FISICA

 

 

 

Momento de leitura

  O BOI  Carlos Drummond de Andrade

 

 

Faça o cabeçalho no caderno

Momento de leitura

Infância

   Mario Quintana

Ler e escrever   volume 2 projeto mata atlântica atividade 3  C

Analise o infográfico  que faz parte de uma pesquisa sobre biodiversidade ameaçada no mundo

ARTES

LER  E ESCREVER PAGINA 166,167atividade 3  B 

Registre as informações sobre a extinção dos

animais: lobo cinzento, mico leão dourado ,urso panda

 

Momento de leitura

 

 

 O Pantanal (fonte livro texto ler e escrever )

Ler e escrever volume 2 conhecendo algumas histórias da cultura afro-brasileira  pag197 a 199

Após a leitura  registre no caderno as seguintes informações

 

Atividade aprender sempre português 

 Atividade 3lendo carta   de   leitor e identificando posicionamento do autor pagina 66

LER E ESCREVER   volume 2

Projeto Mata Atlântica.  Atividade 3  A

  PG 165 anote as informações mais importantes sobre cada um dos temas apresentados

 

História

 

 Novas  formas de organização  

 

será enviado link

 

Ler e escrever volume 2 conhecendo algumas histórias da cultura afro-brasileira  pag197 a 199

 

Aprender sempre português atividade pág.  64,65 continuação  atividades 1 e 2 lendo carta com foco na estrutura composicional

 

Aprender sempre matemática   sequencia 5  atividade  3    pagina 31

Atividade recuperação intensiva matemática

Caderno aprender sempre 

Sequencia  5

ATIVIDADE 2  PAGINA29,30

Atividade  complementar

Revisão   calculo multiplicação e divisão

EMAI

Atividade 16.4

Dobro triplo quadruplo pg22

 

EMAI

ATIVIDADE 16.5  PÁGINA 13

EMAI

VOLUME 2

16.6  página 14,15

EMAI

 VOLUME 2

 ATIVIDADE 16.2   PAGINA 10

EMAI

ATIVIDADE E 16.3   PAGINA 11 Situação problema

Atividade prender sempre  atividade 3,4 pagina 31,32

SEQUENCIA 5

Educação física

artes


HABILIDADE :

Matemática

·         EF05MA07- Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. EF05MA11- Resolver e elaborar situações-problema cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido. EF05MA08- Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. EF05MA09- Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.EF05MA10- Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade  existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construir a noção de equivalência.EF05MA13- Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo. 5N2.2 Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de formação, de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou disposição retangular.

Português

EF35LP04- Inferir informações implícitas, na leitura de textos de diferentes gêneros.EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais.EF05LP22- Ler e compreender textos do campo das práticas de estudo e pesquisa (resumos, mapas conceituais, textos de divulgação científica, você sabia quê?), sobre tema de interesse dos estudantes, considerando a situação comunicativa, a estrutura composicional e o estilo do gênero.EF15LP09- Expressar-se em situações de intercâmbio oral, com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. EF15LP16- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).EF05LP10- Ler/ouvir e compreender, com autonomia, anedotas, piadas, cartuns, poemas, minicontos, entre outros textos do campo artístico-literário, em diferentes mídias, considerando a situação comunicativa, o tema/ assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero. EF15LP16- Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos do campo artístico-literário (contos populares, de fadas, acumulativos, de assombração, entre outros). EF35LP03- Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.EF15LP18- Relacionar texto verbal a ilustrações e outros recursos gráficos.EF15LP05B- Pesquisar, em meios impressos e/ou digitais, informações necessárias à produção do texto, organizando os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.EF15LP05C- Produzir textos de diferentes gêneros textuais, considerando a situação comunicativa.

História- EF05HI02 identificar os mecanismos de organização do poder politico com vista na compreensão da ideia de estado e ou outra forma de organização social.

 


Disciplina :Arte

Professora: Flávia 


Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º A  anos iniciais.

 Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem e, conhecer obras de Tarsila Amaral.

 Duração: 2 aulas.

 Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 A partir da figura faça uma reprodução(cópia idêntica) da obra de Tarsila Amaral no caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 



Educação física

Professor : Donizeti


----------------------------------------------

                                  EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                       TURMA: 5 º ANO  A 

                    ATIVIDADES   SEMANA    05/10   Á  09/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Vamos fazer essa semana a brincadeira “Cabra-Cega”, convide toda a sua família para participar junto com você.

 

 



2ª AULA (50 minutos)

Vamos praticar um pouco de ginástica. Pode ser feita no tapete da sala ou no seu quintal. Convide sua família para participar.



ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar um lenço ou um pedaço de pano, e um tapete.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.


--------------------------------------

5ºAno B ( Anos Iniciais )

Professora:Rosângela


E.E. Salim Farah Maluf

Professora: Rosângela- Turma: 5 ano B

(Semana 2) de 05/10 À 09/10/2020

ROTINA DE ATIVIDADES

Segunda                  Terça                      Quarta                   Quinta                   Sexta

 

13h/13h50

13h/13h50

13h/13h50

13h/13h50

13h/13h50

Leitura pelo professor

 LP- Ler e Escrever

Etapa 3

Atividade 5 E 5 A

Nessa etapa, vocês estudarão como podem ser realizadas as apresentações em uma exposição.

Faça a leitura de algumas recomendações  aos expositores da pág. 188. Em seguida no seu caderno faça o cabeçalho e coloque em sequência quais são esses aspectos de apresentação.

Leitura pelo professor

 LP- Ler e Escrever

Etapa 3

Atividade 5B

Continuando...

Vamos analisar os excertos de exposições orais apresentados na pág. 190.

Após, responda no seu caderno.

a)Qual a finalidade de cada um desse trechos na exposição oral?

b)Qual maneira de falar vocês acharam mais interessante? Por quê?

 

Leitura pelo professor 

CIÊNCIAS

Propriedades  da água.

Leia o texto e observe as imagens e em seguida responda as questões solicitado no link que será enviado.

Leitura pelo professor 

LP- Ler e Escrever

Atividade 5C

Nessa atividade você vai precisar de suas anotações anteriores, crie no seu caderno se baseando no que já foi estudado até aqui, sobre expressões articuladoras da fala oral, fazendo uma síntese do que foi tratado, elaborando conclusões essenciais sobre o tema.

Pág.192

Leitura pelo professor 

Livro Aprender Sempre

Reforço de MATEMÁTICA

Sequência 2

Atividade 4

Observe as ilustrações que Ana Maria realizou durante a aula nas figuras 1 e figura 2, em seguida indique a alternativa correta

 

Pág.17

13h50/14h40

13h50/14h40

13h50/14h40

13h50/14h40

13h30/14h40

LP- Ler e Escrever

Atividade 5B

Verificamos na atividade anterior a maneira pela qual uma exposição oral se organiza.

Agora na pág.189, numere na ordem as expressões articuladoras da fala oral.

 

LP- Ler e Escrever

Atividade 5B

Na sequência faça a leitura das falas apresentadas e analise para que serve cada um e responda no seu caderno.

Somente após responda  as letras a e b da pág.191

GEOGRAFIA

Cidades e seus problemas

Nessa atividade, vamos conhecer um pouco sobre cidade e seus problemas ,faça a leitura e interpretação dos textos e  análise as fotos em seguida, responda as questões no link que será enviado ..

LP- Ler e Escrever

Atividade 5C

Nessa atividade você vai precisar de suas anotações anteriores, crie no seu caderno se baseando no que já foi estudado até aqui, sobre expressões articuladoras da fala oral, fazendo uma síntese do que foi tratado, elaborando conclusões essenciais sobre o tema. E responda a

Pág.193

Livro Aprender Sempre

Reforço de MATEMÁTICA

Sequência 2

Atividade 5

Descubra a diferença entre os perímetros, em cm das figuras 1 e 2.

 

Pág.17

14h40/15h30

14h40/15h30

14h40/15h30

14h40/15h30

14h40/15h30

MA- EMAI

( volume II)

Sequência 16

Atividade 16.5

Nessa atividade vamos brincar um pouco de adivinhação com a Renata.

Vamos descobrir o dobro, o triplo, divisão,dezena,decomposição e sucessor.

Pág.13

MA- EMAI

( volume II)

Sequência 16

Atividade 16.6

Continuando com as sentenças...

Agora observe as duas possibilidades apresentadas na pág. 15

e responda as soluções solicitadas.

HISTÓRIA

A organização da vida social.

Nessa atividade, vamos aprender a importância da organização da vida social. Leia  o texto e responda as questões pelo link que será enviado.

LP- Ler e Escrever

Atividade 5C

Faça o fechamento do Projeto da Mata a Atlântica e responda a

 pág. 194.

Livro Aprender Sempre

Reforço de MATEMÁTICA

Atividade 6

Resolução de situações, considere o lado do quadradinho como unidade de medida de perímetro e descubra o maior perímetro.

 

Pág.18

15h30/15h50h

Pausa para lanche

15h30/15h50

Pausa para lanche

15h30/15h50

Pausa para lanche

15h30/15h50h

Pausa para lanche

15h30/15h50h

Pausa para lanche

15h50/16H40

MA- EMAI

( volume II)

Sequência 16

Atividade 16.6

Nessa atividade vamos tornar as sentenças verdadeiras, completando as cartelas, conforme ilustrações da pág.14

15h50/16H40

MA- EMAI

( volume II)

Sequência 17

Atividade 17.1

Nessa atividade faça a leitura e interpretação do problema e arme a contas no livro na pág.16

15h50/16H40

APRENDER SEMPRE REFORÇO de Língua portuguesa

 

Etapa 4- Leitura de Tiras em Quadrinhos

1ªAtividade-Roda de Conversa

Vamos refletir sobre a leitura e a construção de sentidos do gênero tiras em quadrinho:

1)O que são tiras em quadrinhos?

2)Quais são as características desse gênero?

3) Qual é a linguagem utilizada?

4)Onde circulam?pág.70

15h50/16H40

Livro APRENDER SEMPRE

REFORÇO de MATEMÁTICA

Atividade 3

Continuado...

Você consegue explicar como Vanessa ampliou a Figura A? e seguida responda as letras B e C da pág. 16

 

 

 

15h50/16H40

 

ARTES

ARTES

16h40/17h30

EDUCAÇÃO FÍSICA

16h40/17h30

REFORÇO de Língua portuguesa

APRENDER SEMPRE

Etapa 4- Leitura de Tiras em Quadrinhos

1ªAtividade-Roda de Conversa

Vamos refletir sobre a leitura e a construção de sentidos do gênero tiras em quadrinho: e responda  pág.71 a 72

16h40/17h30

EDUCAÇÃO FÍSICA

16h40/17h30

Livro Buriri de L.Portuguesa

Ortografia (Traz, trás, atrás).

Memoria visual

Após leitura do computador maluco, ajude Elvira a reorganizar corretamente seu trabalho completando corretamente  as frases

págs.190/191.

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

                    

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

 

 

 

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

Artes

 

 












 

  













































































 Habilidades trabalhadas em Língua Portuguesa

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral, com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, bia articulação e ritmo adequado.

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF35LP19) Recuperar, em situações formais de escuta, as idéias principais de exposições, apresentações e palestras das quais participa.

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF15LP13) Identificar a finalidade comunicativa de gêneros textuais orais, em diferentes situações comunicativas, por meio de solicitação de informações, apresentação de opiniões, relato de experiências, entre outros.

(EF15LP10) Escutar com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP12) Atribuir sentido a aspectos não lingüísticos (paralinguísticos), observados na fala, como: direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça ( de concordância ou discordância), expressão corporal e tom de voz.

Reforço código do SAEB Língua Portuguesa

(EF15LP16) Ler e compreender, em  com colegas e com ajuda do colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, texto do campo artístico-literário (contos populares, de  fadas, acumulativos, de assombração, entre outros).

Habilidades trabalhadas em Matemática

(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir cada um desses membros por um mesmo número, para construirá noção de equivalência.

(EF05MA07) Resolver e elaborar situações problema de adição e subtração de números naturais e com números  racionais, cuja representação decimal finita, utilizando estratégias diversas como cálculo por estimativa,cálculo mental e algoritmos.

 

Reforço código do SAEB Matemática

(EF05MA19) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado, recorrendo a transformações adequadas entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

 

CIÊNCIAS

 

(EF05CI01) Explorar fenômenos que evidenciem propriedades físicas dos materiais- como  densidade, condutibilidade térmica e elétrica, resposta a força magnética, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc). entre outras.

(EC05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico de água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima , na geração de energia, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

 

 

GEOGRAFIA

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transportes e de comunicação.

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energias utilizadas na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

HISTÓRIA

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade e à pluralidade.

 

 


Disciplina : Arte

Professora:Flávia 

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 5º B  anos iniciais.

 Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem e, conhecer obras de Tarsila Amaral.

 Duração: 2 aulas.

 Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 A partir da figura faça uma reprodução(cópia idêntica) da obra de Tarsila Amaral no caderno de desenho ou caderno normal da sala.



Educação física

Professor : Donizeti

                                  EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                       TURMA: 5º ANO  B

                    ATIVIDADES   SEMANA    05/10   Á  09/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Vamos fazer essa semana a brincadeira “Cabra-Cega”, convide toda a sua família para participar junto com você.

 

 



2ª AULA (50 minutos)

Vamos praticar um pouco de ginástica. Pode ser feita no tapete da sala ou no seu quintal. Convide sua família para participar.



ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar um lenço ou um pedaço de pano, e um tapete.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.



Nenhum comentário:

Postar um comentário