Atividade da semana de 13 a 16 de outubro 2020
Eletivas Lucilene
ELETIVA
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 12/10
A 16/10/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Eletiva (Alimentação
Saudável)
Turma: 8ºD
Tema:
Feedback
Desenvolvimento:
Revisar as aulas anteriores
Conceitos fundamentais
Alimento in natura ou
minimamente processado
Alimento processado
Alimentos ultra processados
Analise o exemplo a seguir
para que você possa compreender melhor
Abacaxi abacaxi em calda suco em pó de abacaxi
In natura processado ultra
processados
A base de nossa alimentação
deve ser com alimentos in natura ou minimamente processado;
Os alimentos processados
deveremos consumir de forma moderada;
Os alimentos ultra processados
deveremos consumir a menor quantidade possível.
Agora avalie os seus hábitos
alimentares e faça o registro em seu caderno sobre eles e pontue as mudanças
que você deverá fazer e por que deverá trocá-los?
Observação: Não esqueça de
realizar os seus deveres e encaminhar ao e-mail para ser avaliado e para
registrar a sua presença se você ainda não os fez então faça os agora e envie.
Da atividade de hoje você faz
um print e envie para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020ssalim@hotmail.com no
assunto do e-mail deverá ter seu nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada.
Plantão de dúvidas é na
quarta-feira da 09:50 as 10:40 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.
Eletivas Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 10 (12.10 à 16.10)
Fiquem
atentos se está inscrito nesta eletiva
Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades
realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se
esqueça de mandar no título do e-mail:
No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra
identificação pelo remetente coloque: seu
nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por
favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a
identificação de você e a
organização o professor por e-mail; Veja
o exemplo abaixo:
Aulas
Previstas: 2 Aulas
Público:
8º
ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades
envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;
Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Eletivas Jobiane
Semana
de Estudos Intensivos – de 13/10 a 16/10/2020
Série: 8° anos
Eletiva Esporte e Lazer
E-mail: jobiane.reis@hotmail.com
Orientação
da Atividade: Registrar as atividades no caderno e enviar somente o gabarito
para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.
Orientação
da Atividade: Revisar a matéria os movimentos do corpo, responder as questões
abaixo e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.
1 –
Qual a importância de manter a saúde em dia?
2- Quais
são os maiores benefícios de sempre estimular os movimentos do corpo humano?
3 –
Movimentar mais o corpo melhora a saúde física e mental?
Eletivas Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
OBS: Atividade
estendida até 13/10/2020
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Assistir o vídeo sobre: Dia
Mundial do Coração
·
Link: https://www.youtube.com/watch?v=bbWFEtU24Os
·
Atividade 2- Relatar o conteúdo do vídeo;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 13/10/2020
8º A
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Semana
de Estudos Intensivos: Apreciação |
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR29):Experimentar,
de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a
gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem
a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e
preconceitos. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Observar, atentamente, as imagens de
uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas
estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a
seguir e outros que você achar pertinente: 1.Como são os gestos encenados por cada
personagem nas quatros imagens? Eles se modificam? 2.O número de personagens é o mesmo em
todas as cenas? Como é o figurino desses personagens? 3.Nas cenas apresentadas nas quatro
imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão
sendo utilizados na constituição da encenação teatral? 4.Quais sons e diálogos você imagina
que os personagens estão realizando nas cenas? 5.Qual a história que você acha que
está sendo narrada nesta encenação teatral? 6.Quais objetos cênicos as personagens
estão utilizando para compor a cena?
|
||||
RECURSOS: Caderno
para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 13/10 a 16/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 12/10
A 16/10/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e
Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (180 minutos)
Tema:
Como manter na rotina a
alimentação adequada
Esse tema está sendo abordado
em virtude do Dia Mundial do Coração que foi em 29/09.
Desenvolvimento:
Revise os seus hábitos
alimentares e responda as questões:
1) O que é alimento? Dê exemplos:
2) O que é nutriente? Dê
exemplos:
3) O que é caloria?
4) Todo alimento tem a mesma
quantidade de nutrientes? Justifique sua resposta.
5) Existe um nutriente mais importante
que o outro? Justifique sua resposta.
6) A pirâmide de alimentos é
um guia para as escolhas alimentares diárias? De que forma?
Reflexão
--Hidratação: Devemos consumir
35ml de água por cada quilo de nossa massa corpórea. Para saber a quantidade de
água que você deve consumir é só multiplicar o seu peso por 35 e o resultado
você deverá transformar em litros desse resultado você deverá consumir 50% de
água e o restante poderá ser consumidos
através de sucos ou chás.
--Onde, como, com quem
comemos?
Fazer as refeições adequadas,
nos locais adequados e ter uma alimentação adequada com verduras, legumes,
proteínas, carboidratos, frutas e não ingerir líquido durante as refeições e
mastigar bem os alimentos.
--Organização e o resgate do
cozinhar: Ter horários para realizar as suas refeições e preparar refeições
menos calóricas e mais saudáveis.
--Temperos naturais são os
mais indicados pois são muito saborosos não contém nenhum produto químico
(corantes, conservantes e sódio).
Alimentação------------planejamento-------------lista-----------resgate
do cozinhar
Agora registre quais são os
seus hábitos alimentares e quais seriam as trocas que você deverá fazer.
Ao término de sua atividade
enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira
das 08:00 as 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 13 a 16/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
ELEMENTOS DA DANÇA |
|
Semana de estudos intensivos:
Aula I: Realize a leitura
abaixo e depois responda:
Elementos da Dança:
Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e
do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo. Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do
jazz pós-bebop e rock. Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.
Responda: O que pode ser feito para
que todos participem de uma aula de dança como esta? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página
57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar
os passos em sua casa:
https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s
https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM
Agora vamos
conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito
animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a
seguir:
• Você conhece alguma dança de salão de
origem caribenha? Qual (is)?
• Já
teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?
Leia o Texto
3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas
Nasceram
da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na
França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no
Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que
divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois
rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A
outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos
que os colonizadores traziam da África para a América.
Fonte:
Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>.
Acesso em: 03 fev 2020
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Geografia/Profº Djair
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - De 13 a 16 do 10.
Nesta
última semana do terceiro bimestre, todos os estudantes são incentivados a retomar as
atividades não realizadas nesse e nos demais bimestres, aqueles que não
realizaram as atividades do blog, permanecerão sem notas no sistema SED.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 13 a 16
do 10 de 2020.
Série: 8º Anos : A
e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou
iconografias, as formas multilaterais de regulamentação das sociedades e
do espaço geográfico.
GEOGRAFIA : Questões sobre:
A produção
do espaço geográfico ( 2 / 2 ).
Estes exercícios sobre espaço
geográfico abrangem o principal objeto de estudo da Geografia, bem como os seus
conceitos, aspectos e dinâmicas.
QUESTÃO 1
“O espaço geográfico é
fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades
humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas
sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer
que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada
sociedade”.
(SILVA, A. C. et.
al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo:
Moderna, 2013. p.19).
No trecho
acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se
reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do
passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem
subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas
espacialidades.
QUESTÃO 2
“No conceito de espaço
geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na
busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os
elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as
interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a
sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para
perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social,
procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas
vigentes”.
(GIOMETTI, A. B. R., et
al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e
Território. In: Caderno de formação: formação de
professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na
conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza
e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da
realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas
humanas.
QUESTÃO 3
Assinale, a
seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos
terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o
clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas
humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente
imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um
receptáculo das ações antrópicas.
QUESTÃO 4
(UFU) A Geografia se
expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes,
são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito
de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando
os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a
partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas
por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar
a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo
do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de
que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores,
normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico
é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo
vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde
moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de
natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A
categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser
considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e
administrativos de uma cidade, estado ou país.
Publicado
por: Rodolfo F. Alves Pena.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça
de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome
acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“O FORTE CHORA . . . O
FORTE ENTRISTECE . . .
O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .
MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 13 de outubro a 16 de outubro
Semana de estudos intensivos
TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias
e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 –
Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos
estudados: Confederação do Equador, Sabinada e
Balaiada.
Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.
Ao finalizar você
deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e
falando sobre o lapbook
criado e enviar o arquivo para meu e-mail.
Fontes:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase x Oração
Frase, oração e período
Para que possamos compreender a
sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras
estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos
enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais
próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um
deles!
Frase
A frase pode ser definida por seu
propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de
transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de
interação verbal.
Observe algumas
características das frases:
·
O início e o final da frase são marcados,
na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);
·
Na fala, o início e o final da frase são
marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a
forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na
frase interrogativa ou declarativa;
·
Podem ser elaboradas por uma única ou por
várias palavras;
·
Podem apresentar um verbo ou não;
·
Na escrita, os limites da frase são
indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos
de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!
Tipos de Frases
·
Frases interrogativas:
Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação
(?). Exemplo: Que dia você volta?
·
Frases exclamativas:
Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de
exclamação ou reticências (! …). Exemplo:
Que horror!
·
Frases declarativas:
Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente
apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto
final (.). Exemplo: Amanhã não
poderei levantar.
·
Frases imperativas:
Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é
finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!
Oração
A oração é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se,
obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é
caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é
introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a
oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.
Observe alguns exemplos
de orações:
– Corra! – Esses doces parecem muito
gostosos.
– Chove muito no inverno.
Período
O período é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido
completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e,
na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica
que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos.
Vejamos cada um deles:
·
Período simples
Os períodos simples são aqueles
constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e
sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
·
Período composto
Os períodos compostos são aqueles
constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo:
Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três
orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Recado:
§ Este
conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).
§ Aproveita
esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 13/10 a 16/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 a 5 aulas por turma.
1 – TEMA: Áreas
de Figuras Planas
Semana
de Estudos Intensivos
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA19) Resolver e
elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e
círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
- Descrever os Estudos
/Atividades Propostas
Obs: O aluno poderá ter
acesso aos exercícios do caderno Aprender Sempre volume 3, impresso caso o
tenha recebido ou pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/
- Resolver os
exercícios da página 23 a 28 da caderno aprender Sempre, volume 3, 8º ano.
- Assistir as vídeos
aulas, pois as mesmas auxiliarão na resolução dos exercícios:
https://youtu.be/22LSwbJOS6Y https://youtu.be/YWy9fI6TYzI
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de Vida/Profº DENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:
No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você e a organização o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização
das atividades 13/10/2020 a 16/10/2020
8º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
8º
ano – Caderno do Aluno página 49,50 e 51
Habilidades |
APRENDENDO A PROGRAMAR
Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia
Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora
dele) através de uma
lógica matemática binária de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que
seja executado em um computador com todos esses zeros e uns agora já seja um
pouco mais familiar a todos nós. Porém, antes de falarmos dos programas
executados pelos computadores, temos que falar de algo mais simples, ainda que
menos conhecido, que é a ideia de algoritmo. Escolha uma tarefa de seu
cotidiano e, em seu caderno, escreva a sequência de ações , em
até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente realizá-la.
Atividade 4 – Algoritmo
Atividade 5 – Programando em papel – o poder da repetição
----------------------------------------------------------------
8º B
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Semana de Estudos Intensivos: Apreciação | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente: 1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam? 2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens? 3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral? 4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas? 5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral? 6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?
| ||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 13/10 a 16/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 12/10
A 16/10/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e
Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (180 minutos)
Tema:
Como manter na rotina a
alimentação adequada
Esse tema está sendo abordado
em virtude do Dia Mundial do Coração que foi em 29/09.
Desenvolvimento:
Revise os seus hábitos
alimentares e responda as questões:
1) O que é alimento? Dê exemplos:
2) O que é nutriente? Dê
exemplos:
3) O que é caloria?
4) Todo alimento tem a mesma
quantidade de nutrientes? Justifique sua resposta.
5) Existe um nutriente mais importante
que o outro? Justifique sua resposta.
6) A pirâmide de alimentos é
um guia para as escolhas alimentares diárias? De que forma?
Reflexão
--Hidratação: Devemos consumir
35ml de água por cada quilo de nossa massa corpórea. Para saber a quantidade de
água que você deve consumir é só multiplicar o seu peso por 35 e o resultado
você deverá transformar em litros desse resultado você deverá consumir 50% de
água e o restante poderá ser consumidos
através de sucos ou chás.
--Onde, como, com quem
comemos?
Fazer as refeições adequadas,
nos locais adequados e ter uma alimentação adequada com verduras, legumes,
proteínas, carboidratos, frutas e não ingerir líquido durante as refeições e
mastigar bem os alimentos.
--Organização e o resgate do
cozinhar: Ter horários para realizar as suas refeições e preparar refeições
menos calóricas e mais saudáveis.
--Temperos naturais são os
mais indicados pois são muito saborosos não contém nenhum produto químico
(corantes, conservantes e sódio).
Alimentação------------planejamento-------------lista-----------resgate
do cozinhar
Agora registre quais são os
seus hábitos alimentares e quais seriam as trocas que você deverá fazer.
Ao término de sua atividade
enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira
das 08:00 as 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 13 a 16/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
ELEMENTOS DA DANÇA |
|
Semana de estudos intensivos:
Aula I: Realize a leitura
abaixo e depois responda:
Elementos da Dança:
Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e
do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo. Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do
jazz pós-bebop e rock. Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.
Responda: O que pode ser feito para
que todos participem de uma aula de dança como esta? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página
57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar
os passos em sua casa:
https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s
https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM
Agora vamos
conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito
animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a
seguir:
• Você conhece alguma dança de salão de
origem caribenha? Qual (is)?
• Já
teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?
Leia o Texto
3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas
Nasceram
da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na
França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no
Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que
divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois
rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A
outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos
que os colonizadores traziam da África para a América.
Fonte:
Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>.
Acesso em: 03 fev 2020
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Geografia/Profº Djair
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - De 13 a 16 do 10.
Nesta
última semana do terceiro bimestre, todos os estudantes são incentivados a retomar as
atividades não realizadas nesse e nos demais bimestres, aqueles que não
realizaram as atividades do blog, permanecerão sem notas no sistema SED.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 13 a 16
do 10 de 2020.
Série: 8º Anos : A
e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou
iconografias, as formas multilaterais de regulamentação das sociedades e
do espaço geográfico.
GEOGRAFIA : Questões sobre:
A produção
do espaço geográfico ( 2 / 2 ).
Estes exercícios sobre espaço
geográfico abrangem o principal objeto de estudo da Geografia, bem como os seus
conceitos, aspectos e dinâmicas.
QUESTÃO 1
“O espaço geográfico é
fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades
humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas
sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer
que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada
sociedade”.
(SILVA, A. C. et.
al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo:
Moderna, 2013. p.19).
No trecho
acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se
reproduz.
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do
passado.
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem
subjetividades.
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas
espacialidades.
QUESTÃO 2
“No conceito de espaço
geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na
busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os
elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as
interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a
sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para
perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social,
procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas
vigentes”.
(GIOMETTI, A. B. R., et
al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e
Território. In: Caderno de formação: formação de
professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).
Na
conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza
e da sociedade, no sentido de:
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da
realidade.
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas
humanas.
QUESTÃO 3
Assinale, a
seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:
a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos
terrestres.
b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o
clima, o relevo e a vegetação.
c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas
humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.
d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente
imediatamente próximo.
e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um
receptáculo das ações antrópicas.
QUESTÃO 4
(UFU) A Geografia se
expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes,
são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito
de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
Considerando
os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a
partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas
por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar
a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo
do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de
que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores,
normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico
é um produto social e histórico.
c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo
vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde
moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de
natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A
categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser
considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e
administrativos de uma cidade, estado ou país.
Publicado
por: Rodolfo F. Alves Pena.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça
de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome
acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“O FORTE CHORA . . . O
FORTE ENTRISTECE . . .
O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .
MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE” !
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 13 de outubro a 16 de outubro
Semana de estudos intensivos
TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias
e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 –
Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos
estudados: Confederação do Equador, Sabinada e
Balaiada.
Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.
Ao finalizar você
deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e
falando sobre o lapbook
criado e enviar o arquivo para meu e-mail.
Fontes:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase x Oração
Frase, oração e período
Para que possamos compreender a
sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras
estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos
enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais
próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um
deles!
Frase
A frase pode ser definida por seu
propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de
transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de
interação verbal.
Observe algumas
características das frases:
·
O início e o final da frase são marcados,
na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);
·
Na fala, o início e o final da frase são
marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a
forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na
frase interrogativa ou declarativa;
·
Podem ser elaboradas por uma única ou por
várias palavras;
·
Podem apresentar um verbo ou não;
·
Na escrita, os limites da frase são
indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos
de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!
Tipos de Frases
·
Frases interrogativas:
Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação
(?). Exemplo: Que dia você volta?
·
Frases exclamativas:
Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de
exclamação ou reticências (! …). Exemplo:
Que horror!
·
Frases declarativas:
Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente
apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto
final (.). Exemplo: Amanhã não
poderei levantar.
·
Frases imperativas:
Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é
finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!
Oração
A oração é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se,
obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é
caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é
introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a
oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.
Observe alguns exemplos
de orações:
– Corra! – Esses doces parecem muito
gostosos.
– Chove muito no inverno.
Período
O período é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido
completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e,
na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica
que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos.
Vejamos cada um deles:
·
Período simples
Os períodos simples são aqueles
constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e
sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
·
Período composto
Os períodos compostos são aqueles
constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo:
Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três
orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Recado:
§ Este
conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).
§ Aproveita
esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 13/10 a 16/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 a 5 aulas por turma.
1 – TEMA: Áreas
de Figuras Planas
Semana
de Estudos Intensivos
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA19) Resolver e
elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e
círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
- Descrever os Estudos
/Atividades Propostas
Obs: O aluno poderá ter
acesso aos exercícios do caderno Aprender Sempre volume 3, impresso caso o
tenha recebido ou pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/
- Resolver os
exercícios da página 23 a 28 da caderno aprender Sempre, volume 3, 8º ano.
- Assistir as vídeos
aulas, pois as mesmas auxiliarão na resolução dos exercícios:
https://youtu.be/22LSwbJOS6Y https://youtu.be/YWy9fI6TYzI
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de Vida/Profº DENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:
No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você e a organização o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização
das atividades 13/10/2020 a 16/10/2020
8º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
8º
ano – Caderno do Aluno página 49,50 e 51
Habilidades |
APRENDENDO A PROGRAMAR
Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia
Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora
dele) através de uma
lógica matemática binária de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que
seja executado em um computador com todos esses zeros e uns agora já seja um
pouco mais familiar a todos nós. Porém, antes de falarmos dos programas
executados pelos computadores, temos que falar de algo mais simples, ainda que
menos conhecido, que é a ideia de algoritmo. Escolha uma tarefa de seu
cotidiano e, em seu caderno, escreva a sequência de ações , em
até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente realizá-la.
Atividade 4 – Algoritmo
Atividade 5 – Programando em papel – o poder da repetição
----------------------------------------------------------------
8º C
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Semana de Estudos Intensivos: Apreciação | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente: 1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam? 2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens? 3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral? 4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas? 5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral? 6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?
| ||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 13/10 a 16/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 13/10/2020
à 16/10/2020
Habilidades: Identificar
os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com
ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo
de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização
do método mais adequado à prevenção da
gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST).
Atividade:1 - Procure
no dicionário o significado da palavra concepção e registre no seu
caderno:
2- Explique o significado de
método anticoncepcional e método contraceptivo:
Observação:
entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 13 a 16/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
ELEMENTOS DA DANÇA |
|
Semana de estudos intensivos:
Aula I: Realize a leitura
abaixo e depois responda:
Elementos da Dança:
Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e
do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo. Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do
jazz pós-bebop e rock. Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.
Responda: O que pode ser feito para
que todos participem de uma aula de dança como esta? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página
57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar
os passos em sua casa:
https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s
https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM
Agora vamos
conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito
animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a
seguir:
• Você conhece alguma dança de salão de
origem caribenha? Qual (is)?
• Já
teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?
Leia o Texto
3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas
Nasceram
da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na
França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no
Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que
divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois
rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A
outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos
que os colonizadores traziam da África para a América.
Fonte:
Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>.
Acesso em: 03 fev 2020
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D SEMANA
12 a 16/10
PROF.VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
RECURSOS
MINERAIS E ENERGÉTICOS
Rica
em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás
natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está
localizada em áreas marítimas.
O
território sul-americano também abriga importantes reservas minerais,
destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de
exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o
minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas,
principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em
hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões
industriais estão distribuídas por todo o subcontinente. Ler o mapa e responda:
1.Caracterize a disponibilidade de recursos minerais e
energéticos na América do Sul e explique como isso pode favorecer a indústria.
2.Descreva a situação da produção
de petróleo da América Central e da América do Sul em relação ao restante do
mundo.
Observe o gráfico abaixo.
3.De acordo com os dados
apresentados, como o Brasil se caracteriza no consumo de energia produzida em
relação à América do Sul?
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 13 de outubro a 16 de outubro
Semana de estudos intensivos
TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias
e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 –
Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos
estudados: Confederação do Equador, Sabinada e
Balaiada.
Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.
Ao finalizar você
deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e
falando sobre o lapbook
criado e enviar o arquivo para meu e-mail.
Fontes:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase x Oração
Frase, oração e período
Para que possamos compreender a
sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras
estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos
enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais
próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um
deles!
Frase
A frase pode ser definida por seu
propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de
transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de
interação verbal.
Observe algumas
características das frases:
·
O início e o final da frase são marcados,
na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);
·
Na fala, o início e o final da frase são
marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a
forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na
frase interrogativa ou declarativa;
·
Podem ser elaboradas por uma única ou por
várias palavras;
·
Podem apresentar um verbo ou não;
·
Na escrita, os limites da frase são
indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos
de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!
Tipos de Frases
·
Frases interrogativas:
Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação
(?). Exemplo: Que dia você volta?
·
Frases exclamativas:
Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de
exclamação ou reticências (! …). Exemplo:
Que horror!
·
Frases declarativas:
Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente
apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto
final (.). Exemplo: Amanhã não
poderei levantar.
·
Frases imperativas:
Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é
finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!
Oração
A oração é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se,
obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é
caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é
introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a
oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.
Observe alguns exemplos
de orações:
– Corra! – Esses doces parecem muito
gostosos.
– Chove muito no inverno.
Período
O período é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido
completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e,
na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica
que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos.
Vejamos cada um deles:
·
Período simples
Os períodos simples são aqueles
constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e
sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
·
Período composto
Os períodos compostos são aqueles
constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo:
Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três
orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Recado:
§ Este
conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).
§ Aproveita
esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 13/10 a 16/10.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 4 a 5 aulas por turma.
1 – TEMA: Áreas
de Figuras Planas
Semana
de Estudos Intensivos
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA19) Resolver e
elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e
círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
- Descrever os Estudos
/Atividades Propostas
Obs: O aluno poderá ter
acesso aos exercícios do caderno Aprender Sempre volume 3, impresso caso o
tenha recebido ou pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/
- Resolver os
exercícios da página 23 a 28 da caderno aprender Sempre, volume 3, 8º ano.
- Assistir as vídeos
aulas, pois as mesmas auxiliarão na resolução dos exercícios:
https://youtu.be/22LSwbJOS6Y https://youtu.be/YWy9fI6TYzI
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO
OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados
acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que
puder, para evitar acúmulo de exercícios.
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp
Projeto de Vida/Profº DENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:
No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você e a organização o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização
das atividades 13/10/2020 a 16/10/2020
8º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
8º
ano – Caderno do Aluno página 49,50 e 51
Habilidades |
APRENDENDO A PROGRAMAR
Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia
Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora
dele) através de uma
lógica matemática binária de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que
seja executado em um computador com todos esses zeros e uns agora já seja um
pouco mais familiar a todos nós. Porém, antes de falarmos dos programas
executados pelos computadores, temos que falar de algo mais simples, ainda que
menos conhecido, que é a ideia de algoritmo. Escolha uma tarefa de seu
cotidiano e, em seu caderno, escreva a sequência de ações , em
até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente realizá-la.
Atividade 4 – Algoritmo
Atividade 5 – Programando em papel – o poder da repetição
----------------------------------------------------------------
8º D
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Semana de Estudos Intensivos: Apreciação | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente: 1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam? 2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens? 3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral? 4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas? 5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral? 6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?
| ||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 13/10 a 16/10
__ |
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 13/10/2020
à 16/10/2020
Habilidades: Identificar
os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com
ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo
de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a
necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização
do método mais adequado à prevenção da
gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST).
Atividade:1 - Procure
no dicionário o significado da palavra concepção e registre no seu
caderno:
2- Explique o significado de
método anticoncepcional e método contraceptivo:
Observação:
entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 13 a 16/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8°
A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDO:
ELEMENTOS DA DANÇA |
|
Semana de estudos intensivos:
Aula I: Realize a leitura
abaixo e depois responda:
Elementos da Dança:
Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e
do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo. Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do
jazz pós-bebop e rock. Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.
Responda: O que pode ser feito para
que todos participem de uma aula de dança como esta? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página
57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar
os passos em sua casa:
https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s
https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM
Agora vamos
conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito
animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a
seguir:
• Você conhece alguma dança de salão de
origem caribenha? Qual (is)?
• Já
teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?
Leia o Texto
3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas
Nasceram
da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na
França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no
Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que
divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois
rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A
outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos
que os colonizadores traziam da África para a América.
Fonte:
Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>.
Acesso em: 03 fev 2020
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D SEMANA 12 a 16/10 PROF.VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS
Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas.
O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas, principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões industriais estão distribuídas por todo o subcontinente. Ler o mapa e responda: 1.Caracterize a disponibilidade de recursos minerais e energéticos na América do Sul e explique como isso pode favorecer a indústria.
2.Descreva a situação da produção de petróleo da América Central e da América do Sul em relação ao restante do mundo.
Observe o gráfico abaixo.
3.De acordo com os dados apresentados, como o Brasil se caracteriza no consumo de energia produzida em relação à América do Sul?
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 13 de outubro a 16 de outubro
Semana de estudos intensivos
TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias
e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 –
Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos
estudados: Confederação do Equador, Sabinada e
Balaiada.
Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.
Ao finalizar você
deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e
falando sobre o lapbook
criado e enviar o arquivo para meu e-mail.
Fontes:
“Lapbook---O que é??” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >
Acessado em 06/10/2020.
“Monstrando meu lapbook (trabalho
escolar)” disponível em:
< https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 >
acessado em 06/10/2020.
“Lapbook de história” disponível
em:
< https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls >
acessado em 06/10/2020.
Língua Portuguesa/Profº Rene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Tema: Sintaxe
Ø Assunto
abordado: Frase x Oração
Frase, oração e período
Para que possamos compreender a
sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras
estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos
enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais
próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um
deles!
Frase
A frase pode ser definida por seu
propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de
transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de
interação verbal.
Observe algumas
características das frases:
·
O início e o final da frase são marcados,
na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);
·
Na fala, o início e o final da frase são
marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a
forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na
frase interrogativa ou declarativa;
·
Podem ser elaboradas por uma única ou por
várias palavras;
·
Podem apresentar um verbo ou não;
·
Na escrita, os limites da frase são
indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos
de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!
Tipos de Frases
·
Frases interrogativas:
Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação
(?). Exemplo: Que dia você volta?
·
Frases exclamativas:
Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de
exclamação ou reticências (! …). Exemplo:
Que horror!
·
Frases declarativas:
Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente
apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto
final (.). Exemplo: Amanhã não
poderei levantar.
·
Frases imperativas:
Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é
finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!
Oração
A oração é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se,
obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é
caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é
introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a
oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.
Observe alguns exemplos
de orações:
– Corra! – Esses doces parecem muito
gostosos.
– Chove muito no inverno.
Período
O período é uma unidade sintática.
Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido
completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e,
na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica
que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos.
Vejamos cada um deles:
·
Período simples
Os períodos simples são aqueles
constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e
sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)
·
Período composto
Os períodos compostos são aqueles
constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo:
Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três
orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Recado:
§ Este
conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).
§ Aproveita
esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Marcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PROPOSTA
PARA O PERÍODO DE
13/10/2020 a 16/10/2020
SEMANA DE ESTUDOS
INTENSIVOS
terça-feira |
quarta-feira |
sexta-feira |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
Para
essa semana vocês deverão responder as atividades avaliativas os links estão
abaixo :
Atividade
1
https://forms.gle/GCSPavDQ5DgcpEk67
Atividade
2
https://forms.gle/tEm6Eb2Ezkv5y7Pr5
Projeto de Vida/ProfºRosiane
Aula da professora do dia 12/10 Feriado
Tecnologia e Inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah
Maluf Séries:
8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)
Atenção fique
atenta as séries que se destinam essa atividade
Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades
realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se
esqueça de mandar no título do e-mail:
No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra
identificação pelo remetente coloque: seu
nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por
favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a
identificação de você e a
organização o professor por e-mail; Veja
o exemplo abaixo:
Aulas previstas: 1
aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC22: Interpretar
um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de
programação.
EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que
envolve a programação.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E.
Salim Farah Maluf
Secretaria
da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R.
Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Nenhum comentário:
Postar um comentário