terça-feira, 13 de outubro de 2020

8ºAnos finais semana de 13 a 16 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 13  a 16 de outubro 2020

                                                    Eletivas Lucilene

                                                     ELETIVA

                                    E. E. SALIM FARAH MALUF

                                SEMANA DE 12/10 A 16/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)

Turma: 8ºD

Tema:

Feedback

Desenvolvimento:

Revisar as aulas anteriores

Conceitos fundamentais

Alimento in natura ou minimamente processado

Alimento processado

Alimentos ultra processados

Analise o exemplo a seguir para que você possa compreender melhor

Abacaxi                         abacaxi em calda                    suco em pó de abacaxi

In natura                           processado                                 ultra processados

A base de nossa alimentação deve ser com alimentos in natura ou minimamente processado;

Os alimentos processados deveremos consumir de forma moderada;

Os alimentos ultra processados deveremos consumir a menor quantidade possível.

Agora avalie os seus hábitos alimentares e faça o registro em seu caderno sobre eles e pontue as mudanças que você deverá fazer e por que deverá trocá-los?

Observação: Não esqueça de realizar os seus deveres e encaminhar ao e-mail para ser avaliado e para registrar a sua presença se você ainda não os fez então faça os agora e envie.

Da atividade de hoje você faz um print e envie para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020ssalim@hotmail.com no assunto do e-mail deverá ter seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de dúvidas é na quarta-feira da 09:50 as 10:40 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.

                                                   Eletivas Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 10 (12.10 à 16.10)

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:

No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você  e a organização  o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:




Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

                                                   Eletivas Jobiane

Semana de Estudos Intensivos –  de 13/10 a 16/10/2020

Série: 8° anos

Eletiva Esporte e Lazer

E-mail: jobiane.reis@hotmail.com

Orientação da Atividade: Registrar as atividades no caderno e enviar somente o gabarito para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.

Orientação da Atividade: Revisar a matéria os movimentos do corpo, responder as questões abaixo e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com.

1 – Qual a importância de manter a saúde em dia?

2- Quais são os maiores benefícios de sempre estimular os movimentos do corpo humano?

3 – Movimentar mais o corpo melhora a saúde física e mental? 

                                                   Eletivas Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

OBS: Atividade estendida até 13/10/2020

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Assistir o vídeo sobre: Dia Mundial do Coração

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=bbWFEtU24Os

·         Atividade 2- Relatar o conteúdo do vídeo;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 13/10/2020

8º A 

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente:

1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam?

2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens?

3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral?

4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas?

5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral?

6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?



 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 13/10 a 16/10

 

__

 

 

Ciências/Profº Lucilene

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                   E. E. SALIM FARAH MALUF

                               SEMANA DE 12/10 A 16/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                 04 aulas semanais (180 minutos)

Tema:

Como manter na rotina a alimentação adequada

Esse tema está sendo abordado em virtude do Dia Mundial do Coração que foi em 29/09.

Desenvolvimento:

Revise os seus hábitos alimentares e responda as questões:

1)  O que é alimento? Dê exemplos:

2) O que é nutriente? Dê exemplos:

3) O que é caloria?

4) Todo alimento tem a mesma quantidade de nutrientes? Justifique sua resposta.

5) Existe um nutriente mais importante que o outro? Justifique sua resposta.

6) A pirâmide de alimentos é um guia para as escolhas alimentares diárias? De que forma?

                                              Reflexão

--Hidratação: Devemos consumir 35ml de água por cada quilo de nossa massa corpórea. Para saber a quantidade de água que você deve consumir é só multiplicar o seu peso por 35 e o resultado você deverá transformar em litros desse resultado você deverá consumir 50% de água e o restante poderá ser  consumidos através de sucos ou chás.

--Onde, como, com quem comemos?

Fazer as refeições adequadas, nos locais adequados e ter uma alimentação adequada com verduras, legumes, proteínas, carboidratos, frutas e não ingerir líquido durante as refeições e mastigar bem os alimentos.

--Organização e o resgate do cozinhar: Ter horários para realizar as suas refeições e preparar refeições menos calóricas e mais saudáveis.

--Temperos naturais são os mais indicados pois são muito saborosos não contém nenhum produto químico (corantes, conservantes e sódio).

Alimentação------------planejamento-------------lista-----------resgate do cozinhar

Agora registre quais são os seus hábitos alimentares e quais seriam as trocas que você deverá fazer.

Ao término de sua atividade enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:00 as 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 13 a 16/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        ELEMENTOS DA DANÇA

Semana de estudos intensivos:

 

Aula I: Realize a leitura abaixo e depois responda:

 

                                                        Elementos da Dança:

 

Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo.

Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do jazz pós-bebop e rock.

Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.

 

Responda:

 O que pode ser feito para que todos participem de uma aula de dança como esta?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar os passos em sua casa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s

 

https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM

 

Agora vamos conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a seguir:

 

 • Você conhece alguma dança de salão de origem caribenha?

Qual (is)?

 

• Já teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?

 

Leia o Texto 3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas

 

Nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos que os colonizadores traziam da África para a América.

 

Fonte: Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em:

 <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>. Acesso em: 03 fev 2020

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

Geografia/Profº Djair

 

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - De 13 a 16 do 10.

 

Nesta última semana do terceiro bimestre, todos os estudantes são incentivados a retomar as atividades não realizadas nesse e nos demais bimestres, aqueles que não realizaram as atividades do blog, permanecerão sem notas no sistema SED.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 13  a 16 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, as formas multilaterais de regulamentação das sociedades e do  espaço geográfico.  

GEOGRAFIA : Questões sobre: A produção do espaço geográfico  ( 2 / 2 ).

Estes exercícios sobre espaço geográfico abrangem o principal objeto de estudo da Geografia, bem como os seus conceitos, aspectos e dinâmicas.

 

QUESTÃO 1

“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.

(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).

No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:

a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.

b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.

c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.

d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.

e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.

 

QUESTÃO 2

“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.

(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).

Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:

a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.

b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.

c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.

d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.

e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.

QUESTÃO 3

Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:

a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.

b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.

c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.

d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.

e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.

QUESTÃO 4

(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.

Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 

 “O FORTE CHORA . . .  O FORTE ENTRISTECE . . .

O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .

MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE”  !

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de outubro a 16 de outubro

Semana de estudos intensivos

 

 

 

TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.

 

HABILIDADES: (EF08HI16) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

                                               

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br     

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

       Aula 1 – Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:

         Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

      Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos estudados: Confederação do Equador, Sabinada e

                          Balaiada. Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.

                 Ao finalizar você deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e

                falando sobre o lapbook criado e enviar o arquivo para meu e-mail.

   

       

 

Fontes:   

       Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

 

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase x Oração

 

Frase, oração e período

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um deles!

 Frase

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

·         O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

·         Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

·         Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

·         Podem apresentar um verbo ou não;

·         Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

– Tenho muito a fazer.

– Fogo!

Tipos de Frases

·         Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?).  Exemplo: Que dia você volta?

·         Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …).  Exemplo: Que horror!

·         Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.).  Exemplo: Amanhã não poderei levantar.  

·         Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .).  Exemplo: Fale mais baixo!

 Oração

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra! – Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

 Período

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

·         Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

·         Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

 

 

Recado:

§  Este conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).

§  Aproveita esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 13/10 a 16/10.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 a 5 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Áreas de Figuras Planas

    Semana de Estudos Intensivos

 

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

Obs: O aluno poderá ter acesso aos exercícios do caderno Aprender Sempre volume 3, impresso caso o tenha recebido ou pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/

 

- Resolver os exercícios da página 23 a 28 da caderno aprender Sempre, volume 3, 8º ano.

 

- Assistir as vídeos aulas, pois as mesmas auxiliarão na resolução dos exercícios:

 

https://youtu.be/22LSwbJOS6Y     https://youtu.be/YWy9fI6TYzI

 

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

 


Projeto de Vida/Profº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

 

Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:

No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você  e a organização  o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:



Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 13/10/2020 a 16/10/2020

8º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

8º ano – Caderno do Aluno página 49,50 e 51

Habilidades

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem
de programação.
EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação

 

APRENDENDO A PROGRAMAR

 

Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia

Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora dele) através de uma
lógica matemática binária de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que seja executado em um computador com todos esses zeros e uns agora já seja um pouco mais familiar a todos nós. Porém, antes de falarmos dos programas executados pelos computadores, temos que falar de algo mais simples, ainda que menos conhecido, que é a ideia de algoritmo. Escolha uma tarefa de seu cotidiano e, em seu caderno, escreva a sequência de ações
, em até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente  realizá-la.

 

Atividade 4 – Algoritmo

Atividade 5 – Programando em papel – o poder da repetição

 


----------------------------------------------------------------

8º B 


Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente:

1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam?

2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens?

3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral?

4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas?

5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral?

6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?



 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 13/10 a 16/10

 

__

 

 


Ciências/Profº Lucilene

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                   E. E. SALIM FARAH MALUF

                               SEMANA DE 12/10 A 16/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                 04 aulas semanais (180 minutos)

Tema:

Como manter na rotina a alimentação adequada

Esse tema está sendo abordado em virtude do Dia Mundial do Coração que foi em 29/09.

Desenvolvimento:

Revise os seus hábitos alimentares e responda as questões:

1)  O que é alimento? Dê exemplos:

2) O que é nutriente? Dê exemplos:

3) O que é caloria?

4) Todo alimento tem a mesma quantidade de nutrientes? Justifique sua resposta.

5) Existe um nutriente mais importante que o outro? Justifique sua resposta.

6) A pirâmide de alimentos é um guia para as escolhas alimentares diárias? De que forma?

                                              Reflexão

--Hidratação: Devemos consumir 35ml de água por cada quilo de nossa massa corpórea. Para saber a quantidade de água que você deve consumir é só multiplicar o seu peso por 35 e o resultado você deverá transformar em litros desse resultado você deverá consumir 50% de água e o restante poderá ser  consumidos através de sucos ou chás.

--Onde, como, com quem comemos?

Fazer as refeições adequadas, nos locais adequados e ter uma alimentação adequada com verduras, legumes, proteínas, carboidratos, frutas e não ingerir líquido durante as refeições e mastigar bem os alimentos.

--Organização e o resgate do cozinhar: Ter horários para realizar as suas refeições e preparar refeições menos calóricas e mais saudáveis.

--Temperos naturais são os mais indicados pois são muito saborosos não contém nenhum produto químico (corantes, conservantes e sódio).

Alimentação------------planejamento-------------lista-----------resgate do cozinhar

Agora registre quais são os seus hábitos alimentares e quais seriam as trocas que você deverá fazer.

Ao término de sua atividade enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 08:00 as 08:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp.

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 13 a 16/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        ELEMENTOS DA DANÇA

Semana de estudos intensivos:

 

Aula I: Realize a leitura abaixo e depois responda:

 

                                                        Elementos da Dança:

 

Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo.

Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do jazz pós-bebop e rock.

Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.

 

Responda:

 O que pode ser feito para que todos participem de uma aula de dança como esta?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar os passos em sua casa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s

 

https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM

 

Agora vamos conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a seguir:

 

 • Você conhece alguma dança de salão de origem caribenha?

Qual (is)?

 

• Já teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?

 

Leia o Texto 3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas

 

Nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos que os colonizadores traziam da África para a América.

 

Fonte: Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em:

 <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>. Acesso em: 03 fev 2020

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

Geografia/Profº Djair

 

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - De 13 a 16 do 10.

 

Nesta última semana do terceiro bimestre, todos os estudantes são incentivados a retomar as atividades não realizadas nesse e nos demais bimestres, aqueles que não realizaram as atividades do blog, permanecerão sem notas no sistema SED.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades da semana de 13  a 16 do 10 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, as formas multilaterais de regulamentação das sociedades e do  espaço geográfico.  

GEOGRAFIA : Questões sobre: A produção do espaço geográfico  ( 2 / 2 ).

Estes exercícios sobre espaço geográfico abrangem o principal objeto de estudo da Geografia, bem como os seus conceitos, aspectos e dinâmicas.

 

QUESTÃO 1

“O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.

(SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19).

No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:

a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos.

b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.

c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.

d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.

e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.

 

QUESTÃO 2

“No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”.

(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34).

Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:

a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.

b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.

c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.

d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.

e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.

QUESTÃO 3

Assinale, a seguir, a alternativa que melhor indica o conceito atual de espaço geográfico:

a) Compreende o substrato superficial onde habitam os seres vivos terrestres.

b) Abrange o meio físico da Terra e suas dinâmicas naturais, tais como o clima, o relevo e a vegetação.

c) É o resultado da interação mediada pelas técnicas entre as práticas humanas e suas sociedades com a superfície terrestre e seus elementos.

d) É tudo aquilo que pode ser contemplado pela visão em um ambiente imediatamente próximo.

e) É o “palco” das práticas sociais, caracterizando-se por ser um receptáculo das ações antrópicas.

QUESTÃO 4

(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.

Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 

 “O FORTE CHORA . . .  O FORTE ENTRISTECE . . .

O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .

MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE”  !

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de outubro a 16 de outubro

Semana de estudos intensivos

 

 

 

TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.

 

HABILIDADES: (EF08HI16) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

                                               

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br     

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

       Aula 1 – Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:

         Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

      Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos estudados: Confederação do Equador, Sabinada e

                          Balaiada. Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.

                 Ao finalizar você deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e

                falando sobre o lapbook criado e enviar o arquivo para meu e-mail.

   

       

 

Fontes:   

       Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

 

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase x Oração

 

Frase, oração e período

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um deles!

 Frase

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

·         O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

·         Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

·         Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

·         Podem apresentar um verbo ou não;

·         Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

– Tenho muito a fazer.

– Fogo!

Tipos de Frases

·         Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?).  Exemplo: Que dia você volta?

·         Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …).  Exemplo: Que horror!

·         Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.).  Exemplo: Amanhã não poderei levantar.  

·         Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .).  Exemplo: Fale mais baixo!

 Oração

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra! – Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

 Período

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

·         Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

·         Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

 

 

Recado:

§  Este conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).

§  Aproveita esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 13/10 a 16/10.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 a 5 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Áreas de Figuras Planas

    Semana de Estudos Intensivos

 

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

Obs: O aluno poderá ter acesso aos exercícios do caderno Aprender Sempre volume 3, impresso caso o tenha recebido ou pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/

 

- Resolver os exercícios da página 23 a 28 da caderno aprender Sempre, volume 3, 8º ano.

 

- Assistir as vídeos aulas, pois as mesmas auxiliarão na resolução dos exercícios:

 

https://youtu.be/22LSwbJOS6Y     https://youtu.be/YWy9fI6TYzI

 

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

 

Projeto de Vida/Profº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

 

Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:

No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você  e a organização  o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:



Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 13/10/2020 a 16/10/2020

8º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

8º ano – Caderno do Aluno página 49,50 e 51

Habilidades

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem
de programação.
EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação

 

APRENDENDO A PROGRAMAR

 

Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia

Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora dele) através de uma
lógica matemática binária de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que seja executado em um computador com todos esses zeros e uns agora já seja um pouco mais familiar a todos nós. Porém, antes de falarmos dos programas executados pelos computadores, temos que falar de algo mais simples, ainda que menos conhecido, que é a ideia de algoritmo. Escolha uma tarefa de seu cotidiano e, em seu caderno, escreva a sequência de ações
, em até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente  realizá-la.

 

Atividade 4 – Algoritmo

Atividade 5 – Programando em papel – o poder da repetição

 

----------------------------------------------------------------

8º C 


Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente:

1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam?

2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens?

3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral?

4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas?

5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral?

6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?



 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 13/10 a 16/10

 

__

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 13/10/2020 à 16/10/2020

 

Habilidades: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do  método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST).

Atividade:1 - Procure no dicionário o significado da palavra concepção e registre no seu caderno:

 

2- Explique o significado de método anticoncepcional e método contraceptivo:

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 13 a 16/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        ELEMENTOS DA DANÇA

Semana de estudos intensivos:

 

Aula I: Realize a leitura abaixo e depois responda:

 

                                                        Elementos da Dança:

 

Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo.

Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do jazz pós-bebop e rock.

Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.

 

Responda:

 O que pode ser feito para que todos participem de uma aula de dança como esta?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar os passos em sua casa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s

 

https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM

 

Agora vamos conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a seguir:

 

 • Você conhece alguma dança de salão de origem caribenha?

Qual (is)?

 

• Já teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?

 

Leia o Texto 3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas

 

Nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos que os colonizadores traziam da África para a América.

 

Fonte: Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em:

 <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>. Acesso em: 03 fev 2020

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D  SEMANA 12 a 16/10                PROF.VANILDO                        EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS

Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas.

O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas, principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões industriais estão distribuídas por todo o subcontinente.                                       Ler o mapa e responda:                                                                        1.Caracterize a disponibilidade de recursos minerais e energéticos na América do Sul e explique como isso pode favorecer a indústria.


 


2.Descreva a situação da produção de petróleo da América Central e da América do Sul em relação ao restante do mundo.                                                                                                            

Observe o gráfico abaixo.

 


3.De acordo com os dados apresentados, como o Brasil se caracteriza no consumo de energia produzida em relação à América do Sul?

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de outubro a 16 de outubro

Semana de estudos intensivos

 

 

 

TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.

 

HABILIDADES: (EF08HI16) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

                                               

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br     

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

       Aula 1 – Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:

         Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

      Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos estudados: Confederação do Equador, Sabinada e

                          Balaiada. Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.

                 Ao finalizar você deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e

                falando sobre o lapbook criado e enviar o arquivo para meu e-mail.

   

       

 

Fontes:   

       Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

 

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase x Oração

 

Frase, oração e período

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um deles!

 Frase

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

·         O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

·         Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

·         Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

·         Podem apresentar um verbo ou não;

·         Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

– Tenho muito a fazer.

– Fogo!

Tipos de Frases

·         Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?).  Exemplo: Que dia você volta?

·         Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …).  Exemplo: Que horror!

·         Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.).  Exemplo: Amanhã não poderei levantar.  

·         Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .).  Exemplo: Fale mais baixo!

 Oração

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra! – Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

 Período

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

·         Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

·         Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

 

 

Recado:

§  Este conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).

§  Aproveita esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 13/10 a 16/10.

Número de aulas para realização das atividades solicitadas:  4 a 5 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Áreas de Figuras Planas

    Semana de Estudos Intensivos

 

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

Obs: O aluno poderá ter acesso aos exercícios do caderno Aprender Sempre volume 3, impresso caso o tenha recebido ou pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/

 

- Resolver os exercícios da página 23 a 28 da caderno aprender Sempre, volume 3, 8º ano.

 

- Assistir as vídeos aulas, pois as mesmas auxiliarão na resolução dos exercícios:

 

https://youtu.be/22LSwbJOS6Y     https://youtu.be/YWy9fI6TYzI

 

 

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO/ MATERIAL DO ALUNO

                              OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com as atividades semanais e entregue as mesma, assim que puder, para evitar acúmulo de exercícios.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com /whatsapp

 

Projeto de Vida/Profº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

 

Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:

No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você  e a organização  o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:



Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 13/10/2020 a 16/10/2020

8º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

8º ano – Caderno do Aluno página 49,50 e 51

Habilidades

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem
de programação.
EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação

 

APRENDENDO A PROGRAMAR

 

Atividade 3 – Programando em papel: algoritmo nosso de cada dia

Os computadores entendem e atuam no nosso mundo (e até fora dele) através de uma
lógica matemática binária de zeros e uns. Talvez a ideia de que um programa que seja executado em um computador com todos esses zeros e uns agora já seja um pouco mais familiar a todos nós. Porém, antes de falarmos dos programas executados pelos computadores, temos que falar de algo mais simples, ainda que menos conhecido, que é a ideia de algoritmo. Escolha uma tarefa de seu cotidiano e, em seu caderno, escreva a sequência de ações
, em até oito passos, uma tarefa ou atividade que realizam cotidianamente  realizá-la.

 

Atividade 4 – Algoritmo

Atividade 5 – Programando em papel – o poder da repetição

 

----------------------------------------------------------------

8º D 


Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Semana de Estudos Intensivos: Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens que representem a diversidade do povo brasileiro, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Observar, atentamente, as imagens de uma encenação teatral. Verifique se conseguem visualizar e perceber nas cenas estes conceitos e informações, por meio de alguns questionamentos indicados a seguir e outros que você achar pertinente:

1.Como são os gestos encenados por cada personagem nas quatros imagens? Eles se modificam?

2.O número de personagens é o mesmo em todas as cenas? Como é o figurino desses personagens?

3.Nas cenas apresentadas nas quatro imagens quais signos visuais e corporais você consegue perceber que estão sendo utilizados na constituição da encenação teatral?

4.Quais sons e diálogos você imagina que os personagens estão realizando nas cenas?

5.Qual a história que você acha que está sendo narrada nesta encenação teatral?

6.Quais objetos cênicos as personagens estão utilizando para compor a cena?



 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 13/10 a 16/10

 

__

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 13/10/2020 à 16/10/2020

 

Habilidades: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção. Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do  método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis(DST).

Atividade:1 - Procure no dicionário o significado da palavra concepção e registre no seu caderno:

 

2- Explique o significado de método anticoncepcional e método contraceptivo:

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

Educação física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 13 a 16/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDO:

 

        ELEMENTOS DA DANÇA

Semana de estudos intensivos:

 

Aula I: Realize a leitura abaixo e depois responda:

 

                                                        Elementos da Dança:

 

Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo.

Samba rock mescla - samba de gafieira com alguns elementos do jazz pós-bebop e rock.

Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.

 

Responda:

 O que pode ser feito para que todos participem de uma aula de dança como esta?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 57 no Caderno do aluno volume 3 . Assista aos vídeos abaixo e tente realizar os passos em sua casa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=111EiIY9JBk&t=23s

 

https://www.youtube.com/watch?v=9ucjykRd0hM

 

Agora vamos conhecer e vivenciar algumas Danças de salão caribenhas? É um ritmo muito animado! Antes de começar, registre as informações solicitadas no quadro a seguir:

 

 • Você conhece alguma dança de salão de origem caribenha?

Qual (is)?

 

• Já teve a oportunidade de dançar este ritmo? Onde?

 

Leia o Texto 3 - Vamos conhecer um pouco da origem dos ritmos e danças caribenhas

 

Nasceram da mistura de danças e ritmos herdados da Europa e da África. Começou na França de Luís XIV (1643-1715), nos animados bailes promovidos por ele no Palácio de Versalhes, a contradança francesa – uma espécie de quadrilha que divertia os nobres da época – foi importada pela corte espanhola e depois rumou para as colônias no Caribe, como Cuba, Haiti e República Dominicana. A outra grande influência na criação dos ritmos caribenhos veio dos escravos que os colonizadores traziam da África para a América.

 

Fonte: Como surgiram os diferentes ritmos latinos? Superinteressante. Disponível em:

 <https://super.abril.com.br/mundoestranho/como-surgiram-os-diferentes-ritmoslatinos/>. Acesso em: 03 fev 2020

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA 8C, D  SEMANA 12 a 16/10                PROF.VANILDO                        EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS

Rica em recursos naturais, a América do Sul é grande produtora de petróleo e gás natural. No Brasil e na Venezuela, parte das reservas de petróleo está localizada em áreas marítimas.

O território sul-americano também abriga importantes reservas minerais, destacando-se o cobre, no Chile (maior produtor mundial — observe as áreas de exploração no mapa desta página); a prata e o cobre, no Peru; e a bauxita e o minério de ferro, no Brasil. Na América do Sul há uso intenso das águas, principalmente na atividade pesqueira e para geração de energia em hidrelétricas. As reservas de recursos minerais e energéticos e as regiões industriais estão distribuídas por todo o subcontinente.                                       Ler o mapa e responda:                                                                        1.Caracterize a disponibilidade de recursos minerais e energéticos na América do Sul e explique como isso pode favorecer a indústria.


 


2.Descreva a situação da produção de petróleo da América Central e da América do Sul em relação ao restante do mundo.                                                                                                            

Observe o gráfico abaixo.

 


3.De acordo com os dados apresentados, como o Brasil se caracteriza no consumo de energia produzida em relação à América do Sul?



História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de outubro a 16 de outubro

Semana de estudos intensivos

 

 

 

TEMAS: Confederação do Equador, Sabinada e Balaiada.

 

HABILIDADES: (EF08HI16) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

                                               

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br     

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

       Aula 1 – Assistir três vídeos instrucionais sobre Lapbook:

         Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

      Aula 2 a 4 – Revisar os conteúdos estudados: Confederação do Equador, Sabinada e

                          Balaiada. Após revisar os conteúdos e criar um lapbook.

                 Ao finalizar você deverá gravar com celular um vídeo curto mostrando e

                falando sobre o lapbook criado e enviar o arquivo para meu e-mail.

   

       

 

Fontes:   

       Lapbook---O que é??”  disponível em:    

               < https://www.youtube.com/watch?v=D39F3aQXbIU >

               Acessado em 06/10/2020.

 

              “Monstrando meu lapbook (trabalho escolar)” disponível em:  

               < https://www.youtube.com/watch?v=Y_-6JlfNDq8 > acessado em 06/10/2020.

 

              “Lapbook de história” disponível em:

               < https://www.youtube.com/watch?v=M8MD3jQI3ls > acessado em 06/10/2020.

 

 

 

Língua Portuguesa/Profº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/10/2020 A 16/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

10ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Tema:  Sintaxe

Ø  Assunto abordado:  Frase x Oração

 

Frase, oração e período

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um deles!

 Frase

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

·         O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

·         Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

·         Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

·         Podem apresentar um verbo ou não;

·         Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

– Tenho muito a fazer.

– Fogo!

Tipos de Frases

·         Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?).  Exemplo: Que dia você volta?

·         Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …).  Exemplo: Que horror!

·         Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.).  Exemplo: Amanhã não poderei levantar.  

·         Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .).  Exemplo: Fale mais baixo!

 Oração

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra! – Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

 Período

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

·         Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

·         Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

 

 

Recado:

§  Este conteúdo deve ser registrado no caderno (manuscrito ou impresso).

§  Aproveita esta última semana do 3º Bimestre para colocar a matéria em dia.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES PROPOSTA PARA O PERÍODO DE

13/10/2020  a  16/10/2020

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

 

 

 

Para essa semana vocês deverão responder as atividades avaliativas os links estão abaixo :

Atividade 1

https://forms.gle/GCSPavDQ5DgcpEk67

 

Atividade 2                               

  https://forms.gle/tEm6Eb2Ezkv5y7Pr5

 

Projeto de Vida/ProfºRosiane

Aula da professora do dia 12/10 Feriado


Tecnologia e Inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 10 (12.10 à 16.10)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Esta semana é o momento de fazer a retomada das atividades realizadas e entregar as que ficaram pendentes durante o 3º Bimestre não se esqueça de mandar no título do e-mail:

No assunto do e-mail seja objetivo e claro pra identificação pelo remetente coloque: seu nome, série, atividade(s) que está enviando, caso envie foto no anexo (por favor mande fotos legíveis e com o celular em pé) isso facilita a identificação de você  e a organização  o professor por e-mail; Veja o exemplo abaixo:



 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

 

Habilidades envolvidas:

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação.

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário