segunda-feira, 5 de outubro de 2020

1ºEJA do ensino médio semana de 05 a 09 de outubro de 2020

  Atividade da semana de 05  a 09 de outubro 2020

                                                 

                                              1ºTA/EJA

Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e T B

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Cultura Afro-brasileira

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

ARTES VISUAIS

Responder as questões utilizando o texto da aula passada: Cultura Afro-brasileira.

 

1). Qual a região brasileira onde contém a maior população africana?

 

2). Por ser o Brasil o país que contém a maior população africana fora da África, de que é o resultado da cultura afro-brasileira e como elas se manifestam?

 

3). Por que no século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos?

 

4) O que mudou na cultura brasileira a partir do século XX?

 

5). Criada em 2003, o que a lei nº 10.639 exige? Em sua opinião que benefício essa lei contribuiu para todos os brasileiros?

 

6). Qual a principal influência da música africana no Brasil? Como este estilo está atuando no Brasil hoje?

7). Que tradição africana foi desenvolvida para ser uma defesa? E em que momento ela foi criada?

 

8). Por qual presidente foi oficializada a capoeira no Brasil e em que ano? E que expressão ele pronunciou sobre ela?

9). Que religião os escravos africanos quando chegavam no Brasil eram obrigados a seguir? No entanto, como eram as suas conversões?

 

10). Como o culto dos africanos eram desenvolvidos aqui no Brasil?

 

11). Localize no texto características da cultura afro-brasileira.

12). Escreva algumas culinárias da cultura africana. Quais delas você ainda conhece ou já comeu?

 

13). A feijoada também tem raízes da cultura africana, mas como foi a origem desta deliciosa refeição?

 

14). Agora faça um relato sobre a cultura afro-brasileira.

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 05/10 a 09/10

 

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Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1º TERMO A                                        – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em um ecossistema.

 

Atividade:

 

Avaliação pelo Google Forms.

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10 a 09/10 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

  

 

 

 













https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScFwROnOSgx932sUZDovJtt0F4biBodLPCnLIBgkAEaTYdVCg/viewform?usp=sf_link

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÃO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades: Conceitos e suas habilidades

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) O que é Filosofia? Explique!

2) O que a filosofia estuda? Explique!

3) O que a filosofia, pode contribuir para sua vida hoje? Justifique!

Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br

Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 TA /EJA Noturno

Habilidades: Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade de Pesquisa

Recuperação para alunos que entregaram uma atividade.

Atividade

Faça uma pesquisa com o tema

O que é Sociologia?

Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Física/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

  





      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Química/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 





       DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo e exercícios de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos: E, F e Termos A, B durante a semana 05 a 09/10/20.

                 Os Solos:

→.  O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar, sendo responsável por sustentar a vegetação.

A formação dos solos ocorre de acordo com as seguintes etapas:

↔. Desintegração e decomposição da rocha-mãe, ou seja, da rocha matriz intemperizada;

↔. Desintegração e decomposição de organismos animais e vegetais, dando origem aos componentes orgânicos denominados Húmus.

→. São vários os fatores que atuam na composição do solo: rocha, clima, relevo (topografia), organismos e tempo. A ação conjugada e a inter-relação desses fatores são responsáveis pela formação dos diversos tipos de solo.

                        Horizontes do solo

→. Os solos, em geral, possuem camadas sobrepostas, denominadas Horizontes. Os horizontes são formados a partir da conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila. O solo apresenta os seguintes Horizontes:

·         O - Horizonte orgânico. EM geral, apresenta mais matéria orgânico (húmus) que o Horizonte A;

·         A - Horizonte com maior quantidade de matéria orgânica decomposta, bactérias e fungos misturados a elementos minerais. Nele se ficham as raízes das plantas, e ocorrem infiltração hídrica e perdas de elementos químicos - às vezes, de partículas finas (argilas) - pela lixiviação;

·         B – Horizonte com alto grau de intemperismo e menos afetado pela erosão natural e pela ação antrópica. Apresenta menor quantidade de matéria orgânica, maior concentração mineral e cor geralmente vermelha ou amarela. Recebe materiais lixiviados do horizonte A;

·         C – Horizonte formado por material menos alterado. Nele ainda é possível identificar algumas características da rocha matriz (rocha – mãe);

·         R – Horizonte cuja rocha matriz não foi alterada.



 

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos E, F e Termos A, B durante a semana de 05 a 09/10/20

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail: ediliberato@ Hotmail.com

1 – (UNICAMP/2012) – Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:


Modelo de perfil do solo



a) (  ) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.

b) (  ) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.

c) (  ) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.

d) (  ) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.

2) – (CieBio) – Não é um elemento constitutivo do solo:

a)  (  ) matéria mineral (areia, calcário, argila), 

b)  (  ) matéria orgânica (húmus, restos de plantas e animais), 

c)  (  ) ar e água.

d)  (  ) Ozônio

História/ProfºSergio

 

     Conteúdo de História - 1º TA – Prof.: Sérgio - semana de 04 a 09/10/2020

     Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno

 

                                            Império Romano

 

   Império Romano é a designação do último período da história da Civilização Romana, embora esse termo seja usado frequente e genericamente para referir-se a toda experiência histórica de Roma. Essa última fase da história romana é entendida como um império que se iniciou em 27 a.C., com a coroação de Otávio como imperador, e durou até 476 d.C., quando Rômulo Augusto foi destronado.

  Tal período teve uma organização política diferente em relação ao período da república, uma vez que a característica básica no império era a centralização do poder na figura do imperador. O auge do poder romano ocorreu nesse momento, mas a crise na economia romana e as invasões germânicas levaram o império ao fim.

                                         Fim da República

  O surgimento do império é consequência da decadência do modelo republicano, com a República Romana vivendo uma grave crise em sua última fase, sobretudo nos séculos II a.C e I a.C. A crise republicana ficou marcada por rebeliões populares, rebeliões de escravos, ditaduras, guerras civis e muita instabilidade na política.

  As novas demandas políticas que surgiram nessa fase, frutos do crescimento da população romana e do crescimento territorial do império, fizeram com que a centralização do poder surgisse como alternativa política. Isso se deu quando as regiões conquistadas pelos romanos começaram a ser anexadas, tornando-se províncias romanas.

  As novas necessidades políticas e os novos problemas foram enxergados como complexos demais para a autoridade do Senado. Assim, a figura de uma autoridade máxima como a responsável por administrar esse cenário ganhou força. Outra questão importante também é que um novo ator político começou a consolidar-se no final da república: os militares.

  No final da república, os generais romanos tornaram-se figuras populares porque lideravam as tropas romanas. Um dos casos mais famosos foi o de Júlio César, conhecido pela conquista da Gália, região habitada pelos gauleses, povos de origem celta. A popularização dos militares foi influenciada também pela sua profissionalização, que aconteceu em meados do século II a.C.

  Todo esse cenário criou uma arena de tensões e disputas pelo poder, e, para resolver essa situação, foi proposta a criação dos triunviratos. Essa forma de governo era basicamente uma gestão de Roma por três pessoas escolhidas para o cargo. O primeiro triunvirato foi formado por Júlio César, Crasso e Pompeu e levou a uma guerra civil.

  Os três governantes disputaram o poder entre si, e o vencedor foi Júlio César, que ascendeu como ditador vitalício sobre Roma em 46 a.C. Nessa função seus poderes eram ilimitados, mas duraram pouco, porque diversos membros do Senado conspiraram contra o ditador e assassinaram-no em 44 a.C.

  Assim foi formado um segundo triunvirato, e os governantes escolhidos foram Otávio, Marco Antônio e Lépido. Uma nova guerra civil surgiu, causada pelo mesmo motivo da que havia acontecido no primeiro triunvirato: disputa pelo poder. Lépido abandonou suas pretensões, e a disputa foi travada entre Otávio e Marco Antônio. Otávio saiu como vencedor, e Marco Antônio cometeu suicídio em 30 a.C.

  A vitória na guerra fez de Otávio uma figura extremamente poderosa em Roma. Ele era dono de uma força militar expressiva e ainda contava com o apoio popular, e o resultado disso foi inevitável: o Senado foi obrigado a ceder seu poder para Otávio, fazendo com que ele se tornasse imperador romano.

  Otávio foi transformado em Princeps Senatus, o primeiro dos senadores, uma posição que lhe dava grandes poderes políticos e autoridade sobre o Senado. Ele ainda foi nomeado comandante-em-chefe dos exércitos romanos, cargo conhecido como Imperator, e recebeu o título de Augusto, que o tornava uma figura sagrada (no sentido religioso mesmo) em Roma.

                              Início do Império Romano

Otávio Augusto foi o primeiro imperador da fase final da Civilização Romana, governando de 27 a.C. a 14 d.C.


 

   A subida de Otávio ao trono e sua transformação em imperador de Roma aconteceram em 27 a.C. e marcaram o início da última fase da história romana: o império. Como imperador, ele concentrava o poder político em si, e o Senado era uma instituição com poder secundário. Otávio permaneceu nesse cargo até 14 d.C.

  Seu reinado ficou marcado pela sua habilidade política, e ele conseguiu promover um dos governos mais prósperos da história romana. Ao invés de desafiar o Senado, preferiu governar com essa instituição ao seu lado, e, para isso, ele não atacou os privilégios dos senadores, garantindo um clima de estabilidade, embora alguns problemas tenham aparecido.

  Apesar dos poderes irrestritos, ele garantiu que o funcionamento da política romana em moldes semelhantes aos que existiam na república. Além da estabilidade política, seu governo foi próspero e soube garantir a satisfação das províncias romanas, o que permitiu a manutenção do território do Império Romano.

  Com a relativa estabilidade política e paz interna, Otávio pôde revitalizar Roma e garantir o desenvolvimento econômico do império. Entre as obras de revitalização promovidas na sua gestão está a melhoria da infraestrutura do império com o desenvolvimento de estradas e a construção de aquedutos.

  Essas obras não aconteceram somente em Roma, mas em todo império, sobretudo nas províncias mais rebeldes. Isso foi parte de uma estratégia da Pax Romana: obras que garantiam o desenvolvimento econômico das províncias em troca de fidelidade e paz. O posicionamento de tropas em locais estratégicos, sobretudo nos limites do império, e a imposição da cultura romana foram outros mecanismos utilizados para a conquista dessa lealdade.

  Considera-se então que o reinado de Otávio foi o responsável por iniciar a Pax Romana. Apesar disso, não se tratou inteiramente de um período de paz, porque os romanos seguiam travando suas guerras de conquistas e problemas internos ainda existiam, mas, em relação ao final da república, tratou-se de um período muito mais estável. Após a morte de Otávio, o trono romano foi sucedido por Tibério, seu filho adotivo.

                                      Administração e economia

  O poder dos imperadores, apesar de absoluto, era frágil, pois diversos interesses poderiam voltar-se contra eles, e, por isso, conspirações frequentemente aconteciam e imperadores morriam assassinados. Apesar então de deter o poder político, militar e religioso, o imperador deveria preocupar-se com o exército, grupo que frequentemente voltou-se contra a autoridade máxima romana, e com as províncias, sendo fundamental garantir a satisfação delas.



A administração da economia durante o reinado de Otávio foi uma das mais bem-sucedidas de Roma.

  A satisfação das províncias, sua estabilidade e sua fidelidade eram fundamentais porque elas produziam o grosso do que era consumido em Roma, sobretudo o alimento. Grande parte da comida consumida em Roma vinha da Hispânia, na Península Ibérica, e do norte da África. A garantia da produtividade desses locais, por sua vez, passava pela obtenção de trabalhadores escravos, figuras fundamentais na economia romana.

                                              Dinastias romanas

  A fase imperial, como já vimos, estendeu-se de 27 a.C. a 476 d.C. Os historiadores do assunto criaram uma divisão dessa fase em quatro dinastias que existiram de 27 a.C. a 235 d.C. De 235 d.C. em diante, inicia-se a crise do século III d.C. e, portanto, é também iniciada a crise do Império Romano.

 As quatro dinastias romanas foram:

·       Dinastia Júlio-Claudiana (27 a.C.-68 d.C)

·       Dinastia Flaviana (69-96 d.C.)

·       Dinastia Nerva-Antonina (96-192 d.C.)

·       Dinastia Severa (193-235 d.C.)

                                       Crise do Império Romano

  O século III d.C. é, portanto, o início da crise romana, que perdurou por mais de 200 anos, fazendo com que o final da história romana fosse de agonia. A economia foi a primeira área do império que demonstrou seu enfraquecimento, e isso estava diretamente relacionado com o sistema escravista.

  Como mencionado, o trabalho dos escravos era fundamental para que a produtividade romana se mantivesse em níveis aceitáveis. Essa dependência fez com que a economia estagnasse quando o número de escravos obtidos para o trabalho começou a diminuir. Essa causa estava diretamente relacionada com a diminuição das guerras de conquista, fontes de obtenção dos escravos para Roma.

  A crise da economia afetou o Império Romano em diferentes áreas, mas, principalmente, em uma área vital para a sua segurança: a manutenção das tropas. Sustentar um exército era caríssimo, e, com a economia enfraquecida, manter a quantidade de soldados não foi mais possível. Reduzir as tropas deixou zonas importantes do império desprotegidas, sobretudo as fronteiras.

  Além disso, era necessário aumentar os impostos, o que prejudicava a estabilidade social do império. Muitas reformas foram realizadas, mas, com o fracasso delas, decidiu-se, durante o reinado de Teodósio, por dividir o Império Romano no ano de 395. Administrar um império do tamanho de Roma de maneira centralizada mostrava-se inviável.

 


A decadência romana iniciou-se no século III d.C., levando o Império Romano ao fim em 476.

  A perda do poder político romano já era perceptível nesse momento porque, desde 330, a capital do império não era mais Roma e sim Constantinopla. Com a divisão, surgiu Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, cada qual com sua capital. A parte oriental, próspera e estável, sobreviveu, mas a parte ocidental, empobrecida e enfraquecida, sucumbiu.

  O golpe de misericórdia sobre o Império Romano foi dado pelos povos germânicos, que habitavam além das fronteiras romanas e que, desde o século III d.C., começaram a migrar, procurando invadir o território romano: essas foram as invasões germânicas. Diferentes povos, como saxões, visigodos e vândalos, travaram guerra contra Roma.

  O fim do Império Romano deu-se em 476, quando os hérulos invadiram Roma e Odoacro, líder desse povo germânico, destituiu Rômulo Augusto, o último imperador. A parte oriental seguiu existindo, mas como Império Bizantino, e sobreviveu até 1453.

 

 Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

          

 


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 05 à 09 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Anglofonia

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado 
por https://worldpopulationreview.com/continents sobre
a População Mundial. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras
em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado).
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

Continent Populations


World's Population 2020


Asia		4,641,054,775	

Africa		1,340,598,147	

Europe		747,636,026	

South America	430,759,766
	
North America	368,869,647
	
Oceania		42,677,813


Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf.

1º termo A– Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

05/10 até 09/10

 

  









Período Literário

 

 

 

 

Vento No Litoral

Legião Urbana

 

De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora além de aqui dentro de mim?

Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua e se entregar é uma bobagem

Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem

Eieieieiei!
Olha só o que eu achei
Humrum
Cavalos-marinhos

Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora

 

1-    Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.

2-    Como estava sentimentalmente o eu-lírico(voz que fala na canção)? (Feliz,triste, esperançoso...)

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B , C – Periodo 05 a 09/10

Atividades Matemática

Monte no plano cartesiano , gráficos de função do primeiro grau.

Um crescente e um decrescente

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


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1ºTB/EJA


Arte/ProfºAdriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e T B

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade: Cultura Afro-brasileira

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

ARTES VISUAIS

Responder as questões utilizando o texto da aula passada: Cultura Afro-brasileira.

 

1). Qual a região brasileira onde contém a maior população africana?

 

2). Por ser o Brasil o país que contém a maior população africana fora da África, de que é o resultado da cultura afro-brasileira e como elas se manifestam?

 

3). Por que no século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos?

 

4) O que mudou na cultura brasileira a partir do século XX?

 

5). Criada em 2003, o que a lei nº 10.639 exige? Em sua opinião que benefício essa lei contribuiu para todos os brasileiros?

 

6). Qual a principal influência da música africana no Brasil? Como este estilo está atuando no Brasil hoje?

7). Que tradição africana foi desenvolvida para ser uma defesa? E em que momento ela foi criada?

 

8). Por qual presidente foi oficializada a capoeira no Brasil e em que ano? E que expressão ele pronunciou sobre ela?

9). Que religião os escravos africanos quando chegavam no Brasil eram obrigados a seguir? No entanto, como eram as suas conversões?

 

10). Como o culto dos africanos eram desenvolvidos aqui no Brasil?

 

11). Localize no texto características da cultura afro-brasileira.

12). Escreva algumas culinárias da cultura africana. Quais delas você ainda conhece ou já comeu?

 

13). A feijoada também tem raízes da cultura africana, mas como foi a origem desta deliciosa refeição?

 

14). Agora faça um relato sobre a cultura afro-brasileira.

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 05/10 a 09/10

 

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Educação física/Profº

Biologia/ProfºIsmael


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°Tb – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de  três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                               



                Atividade

 Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°TERMO B - Noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 05/10/2020 a 09/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica da grande obra da literatura clássica: Romeu e Julieta baseado nos temas anteriores, partindo do pensamento filosófico de Platão a respeito de um dos temas principais: o amor. O título se dá a partir do lema: Quando o delírio é um dom divino.    

Tempo para realização: Uma semana.

 

          






   Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 05/10/2020 a 09/10/2020

 

 

Time line da aula anterior e considerações iniciais da filosofia de Platão: Quando o delírio é um dom divino. O amor é loucura?    

 

 

Tese da aula anterior: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.

 

Time line da tese da aula anterior: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.

Aula atual: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Mas será que o que a dupla sentia poderia ser, verdadeiramente, considerado amor? Será que é justamente a não concretização do desejo do casal que dá força a essa narrativa? Será que seus alunos diferem a paixão do amor? 

E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? 

Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

O texto genial de Shakespeare ainda proporciona discussões sobre o conflito entre pais e filhos, a intolerância e rivalidade entre grupos e a importância do diálogo.

Como se vê, a peça escrita no século 16 continua instigante e atual. Por isso, é um clássico: trata de questões humanas que não envelhecem nem saem de moda.



Resumo da obra: Romeu e Julieta são os protagonistas dessa história de amor. Eles se apaixonam perdidamente.

No entanto, ambas as famílias tem uma longa história de disputas. Romeu, que pretende casar com Rosalina, muda de ideia quando conhece a filha única dos Capuleto. Após o encontro, eles decidem se casar.

Eles se conhecem num baile de máscaras que ocorreu na cidade de Verona (Itália) e logo se apaixonam.

Entretanto, eles desconhecem suas origens, ou seja, nem imaginam que aquele amor pode causar muitos problemas.

Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens.

Uma das peripécias da obra é o duelo que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.

Diante disso, o príncipe de Verona decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se encontrar com sua amada Julieta.

Nesse momento, eles tem uma noite de amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.

Desesperada com esse fato, Julieta decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que supostamente parecerá que está morta.

Com isso, ele manda uma carta ao Romeu, que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.

Todavia, Romeu não recebe a mensagem do Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta. Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.

Vai até a cripta da família Capuleto, onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.

Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado.

Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.



Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje?  Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

Sociologia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Sociologia.

1º Bimestre

 

1TB

 

O que é sociologia

 

Semana 21 a 25 de setembro

 

·       Assistir a vídeo aula disponível no link:

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=Y_xsAJ0rqEI

 

·       Elabore 3 questões

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

·        Entregar até 30 de outubro

Física/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

  





      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Química/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)






        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo e exercícios de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos: E, F e Termos A, B durante a semana 05 a 09/10/20.

                 Os Solos:

→.  O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar, sendo responsável por sustentar a vegetação.

A formação dos solos ocorre de acordo com as seguintes etapas:

↔. Desintegração e decomposição da rocha-mãe, ou seja, da rocha matriz intemperizada;

↔. Desintegração e decomposição de organismos animais e vegetais, dando origem aos componentes orgânicos denominados Húmus.

→. São vários os fatores que atuam na composição do solo: rocha, clima, relevo (topografia), organismos e tempo. A ação conjugada e a inter-relação desses fatores são responsáveis pela formação dos diversos tipos de solo.

                        Horizontes do solo

→. Os solos, em geral, possuem camadas sobrepostas, denominadas Horizontes. Os horizontes são formados a partir da conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila. O solo apresenta os seguintes Horizontes:

·         O - Horizonte orgânico. EM geral, apresenta mais matéria orgânico (húmus) que o Horizonte A;

·         A - Horizonte com maior quantidade de matéria orgânica decomposta, bactérias e fungos misturados a elementos minerais. Nele se ficham as raízes das plantas, e ocorrem infiltração hídrica e perdas de elementos químicos - às vezes, de partículas finas (argilas) - pela lixiviação;

·         B – Horizonte com alto grau de intemperismo e menos afetado pela erosão natural e pela ação antrópica. Apresenta menor quantidade de matéria orgânica, maior concentração mineral e cor geralmente vermelha ou amarela. Recebe materiais lixiviados do horizonte A;

·         C – Horizonte formado por material menos alterado. Nele ainda é possível identificar algumas características da rocha matriz (rocha – mãe);

·         R – Horizonte cuja rocha matriz não foi alterada.



 

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos E, F e Termos A, B durante a semana de 05 a 09/10/20

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail: ediliberato@ Hotmail.com

1 – (UNICAMP/2012) – Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:


Modelo de perfil do solo



a) (  ) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.

b) (  ) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.

c) (  ) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.

d) (  ) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.

2) – (CieBio) – Não é um elemento constitutivo do solo:

a)  (  ) matéria mineral (areia, calcário, argila), 

b)  (  ) matéria orgânica (húmus, restos de plantas e animais), 

c)  (  ) ar e água.

d)  (  ) Ozônio

História/ProfºAlason

História

 

Nome do Professor: Alason Santos Silva

 

Disciplina: História

 

Turma envolvida: 1ºTB

 

Atividade e Conteúdo

 

Título: As Primeiras Cidades

Objetivo:

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Explicação do Professor:

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo

 

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

 

Em quais regiões surgiram às primeiras cidades?

 

Como aconteceu o processo de unificação do Egito antigo?

 

 

 

 

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

 

              prof2012alason@gmail.com

 

 

 

Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade5/10/2020 a 09/10/2020

Inglês/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 05/10/2020 A 09/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

7ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

 1º TB - EJA - NOTURNO

 

 

Verb To Be

“To be or not to be? That is the question”. A famosa frase de Shakespeare – que é o nosso “ser ou não ser? Eis a questão” –  se inicia com o verbo mais utilizado da gramática inglesa, o verbo to be. No presente em português, ele corresponde a dois verbos do nosso idioma, o “ser” e o “estar”. Por isso, é muito comum confundirmos o seu significado em uma frase.

Conjugado no presente

Como já falamos anteriormente, o verbo pode ser usado como “ser” e “estar” em português.

Veja como fica a conjugação no simple present:

am – Eu sou/estou

You are – Você é/está

He is – Ele é/está

She is – Ela é/está

It is – Ele e ela (coisas e animais) é/está

We are – Nós somos/estamos

You are – Vocês são/estão

They are – Eles são/estão

Exemplo de verbo to be para ser:

I am a boy. – Eu sou um menino.

She is a journalist. – Ela é jornalista.

They are brothers. – Eles são irmãos.

Exemplo de verbo to be para estar:

You are lovely today.  – Você está adorável hoje.

He is studying. – Ele está estudando.

We are at our grandma’s house. – Nós estamos na casa da nossa avó.

A contração do verbo to be no presente

Em uma conversa informal com amigos ou família, é comum utilizar abreviações do verbo. Quando usamos esta linguagem, a intenção é encurtar a frase e, assim, conseguir passar a mensagem com mais rapidez:

I am – I’m

You are – You’re

He is – He’s

She is – She’s

It is – It’s

We are – We’re

You are – You’re

They are  – They’re

 

A explicação deste conteúdo está abrangido na vídeo aula 》》》 Clique aqui 《《《

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Língua Portuguesa/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                       Série: 1º Termo B

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período 06 a 07/10 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Pesquise o que é um texto narrativo, descritivo, e um texto dissertativo.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B– Periodo 05 a 09/10

Atividades Matemática

Monte no plano cartesiano , gráficos de função do primeiro grau.

Um crescente e um decrescente

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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