Atividade da semana de 05 a 09 de outubro 2020
1ºTA/EJA
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A e T B |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade: Cultura Afro-brasileira |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Pesquisar
e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas
manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua
tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: ARTES VISUAIS Responder as questões utilizando o texto da aula
passada: Cultura
Afro-brasileira.
1). Qual a região brasileira onde contém a maior
população africana?
2). Por ser o Brasil o país que contém a maior
população africana fora da África, de que é o resultado da cultura
afro-brasileira e como elas se manifestam?
3). Por que no século XIX, as manifestações,
rituais e costumes africanos eram proibidos?
4) O que mudou na cultura brasileira a partir do
século XX?
5). Criada em 2003, o que a lei nº 10.639 exige?
Em sua opinião que benefício essa lei contribuiu para todos os brasileiros?
6). Qual a principal influência da música
africana no Brasil? Como este estilo está atuando no Brasil hoje? 7). Que tradição africana foi desenvolvida para
ser uma defesa? E em que momento ela foi criada?
8). Por qual presidente foi oficializada a
capoeira no Brasil e em que ano? E que expressão ele pronunciou sobre ela? 9). Que religião os escravos africanos quando
chegavam no Brasil eram obrigados a seguir? No entanto, como eram as suas
conversões?
10). Como o culto dos africanos eram
desenvolvidos aqui no Brasil?
11). Localize no texto características da cultura
afro-brasileira. 12). Escreva algumas culinárias da cultura
africana. Quais delas você ainda conhece ou já comeu?
13). A feijoada também tem raízes da cultura
africana, mas como foi a origem desta deliciosa refeição?
14). Agora faça um relato sobre a cultura
afro-brasileira. |
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 05/10 a 09/10
__ |
|
|
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1º
TERMO A
–
Professora Benedita. Disciplina: Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Diferenciar,
com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em
um ecossistema.
|
Atividade:
Avaliação pelo
Google Forms.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 05/10 a 09/10 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Filosofia
1 ANOS EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos e suas habilidades
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
1) O que é Filosofia? Explique!
2) O que a filosofia estuda? Explique!
3) O que a filosofia, pode contribuir para sua vida hoje? Justifique!
Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br
Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h
Sociologia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÂO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 TA /EJA Noturno
Habilidades: Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade de Pesquisa
Recuperação para alunos que entregaram uma atividade.
Atividade
Faça uma pesquisa com o tema
O que é Sociologia?
Enviar para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Física/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, a Atração
Gravitacional. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma conclusão
de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia. |
Tempo para
realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo e exercícios de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos: E, F e Termos A, B durante a semana 05 a 09/10/20.
Os Solos:
→. O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar, sendo responsável por sustentar a vegetação.
A formação dos solos ocorre de acordo com as seguintes etapas:
↔. Desintegração e decomposição da rocha-mãe, ou seja, da rocha matriz intemperizada;
↔. Desintegração e decomposição de organismos animais e vegetais, dando origem aos componentes orgânicos denominados Húmus.
→. São vários os fatores que atuam na composição do solo: rocha, clima, relevo (topografia), organismos e tempo. A ação conjugada e a inter-relação desses fatores são responsáveis pela formação dos diversos tipos de solo.
Horizontes do solo
→. Os solos, em geral, possuem camadas sobrepostas, denominadas Horizontes. Os horizontes são formados a partir da conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila. O solo apresenta os seguintes Horizontes:
· O - Horizonte orgânico. EM geral, apresenta mais matéria orgânico (húmus) que o Horizonte A;
· A - Horizonte com maior quantidade de matéria orgânica decomposta, bactérias e fungos misturados a elementos minerais. Nele se ficham as raízes das plantas, e ocorrem infiltração hídrica e perdas de elementos químicos - às vezes, de partículas finas (argilas) - pela lixiviação;
· B – Horizonte com alto grau de intemperismo e menos afetado pela erosão natural e pela ação antrópica. Apresenta menor quantidade de matéria orgânica, maior concentração mineral e cor geralmente vermelha ou amarela. Recebe materiais lixiviados do horizonte A;
· C – Horizonte formado por material menos alterado. Nele ainda é possível identificar algumas características da rocha matriz (rocha – mãe);
· R – Horizonte cuja rocha matriz não foi alterada.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos E, F e Termos A, B durante a semana de 05 a 09/10/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail: ediliberato@ Hotmail.com
1 – (UNICAMP/2012) – Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:
Modelo de perfil do solo
a) ( ) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.
b) ( ) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
c) ( ) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.
d) ( ) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.
2) – (CieBio) – Não é um elemento constitutivo do solo:
a) ( ) matéria mineral (areia, calcário, argila),
b) ( ) matéria orgânica (húmus, restos de plantas e animais),
c) ( ) ar e água.
d) ( ) Ozônio
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 1º TA – Prof.:
Sérgio - semana de 04 a 09/10/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno
Império Romano
Império
Romano é a designação do último
período da história da Civilização
Romana, embora esse termo seja usado frequente e
genericamente para referir-se a toda experiência histórica de Roma. Essa última
fase da história romana é entendida como um império que se iniciou em 27 a.C.,
com a coroação de Otávio como imperador, e durou até 476 d.C., quando Rômulo
Augusto foi destronado.
Tal período teve uma organização política
diferente em relação ao período da república, uma vez que a característica
básica no império era a centralização do poder na figura do imperador. O auge
do poder romano ocorreu nesse momento, mas a crise na economia romana e as invasões
germânicas levaram o império ao fim.
Fim da
República
O surgimento do império é consequência da
decadência do modelo republicano, com a República
Romana vivendo uma grave crise em
sua última fase, sobretudo nos séculos II a.C e I a.C. A crise republicana
ficou marcada por rebeliões populares, rebeliões de escravos, ditaduras,
guerras civis e muita instabilidade na política.
As novas
demandas políticas que surgiram nessa fase, frutos do crescimento da população
romana e do crescimento territorial do império, fizeram com que a centralização
do poder surgisse como alternativa política. Isso se deu quando as regiões
conquistadas pelos romanos começaram a ser anexadas, tornando-se províncias
romanas.
As novas
necessidades políticas e os novos problemas foram enxergados como complexos
demais para a autoridade do Senado. Assim, a figura de uma autoridade máxima
como a responsável por administrar esse cenário ganhou força. Outra questão
importante também é que um novo ator político começou a consolidar-se no final
da república: os militares.
No final
da república, os generais romanos tornaram-se figuras populares porque
lideravam as tropas romanas. Um dos casos mais famosos foi o de Júlio César,
conhecido pela conquista da Gália, região habitada pelos gauleses, povos de
origem celta. A popularização dos militares foi influenciada também pela sua profissionalização,
que aconteceu em meados do século II a.C.
Todo
esse cenário criou uma arena de tensões e disputas pelo poder, e, para resolver
essa situação, foi proposta a criação dos triunviratos. Essa forma de governo
era basicamente uma gestão de Roma por três pessoas escolhidas para o cargo. O primeiro
triunvirato foi formado por Júlio César, Crasso e Pompeu e levou a uma
guerra civil.
Os três
governantes disputaram o poder entre si, e o vencedor foi Júlio César, que
ascendeu como ditador vitalício sobre Roma em 46 a.C. Nessa função seus poderes
eram ilimitados, mas duraram pouco, porque diversos membros do Senado
conspiraram contra o ditador e assassinaram-no em 44 a.C.
Assim
foi formado um segundo triunvirato, e os governantes escolhidos foram Otávio,
Marco Antônio e Lépido. Uma nova guerra civil surgiu, causada pelo mesmo
motivo da que havia acontecido no primeiro triunvirato: disputa pelo poder.
Lépido abandonou suas pretensões, e a disputa foi travada entre Otávio e Marco
Antônio. Otávio saiu como vencedor, e Marco Antônio cometeu suicídio em 30 a.C.
A
vitória na guerra fez de Otávio uma figura extremamente poderosa em Roma. Ele
era dono de uma força militar expressiva e ainda contava com o apoio popular, e
o resultado disso foi inevitável: o Senado foi obrigado a ceder seu poder para Otávio,
fazendo com que ele se tornasse imperador romano.
Otávio foi transformado em Princeps Senatus,
o primeiro dos senadores, uma posição que lhe dava grandes poderes políticos e
autoridade sobre o Senado. Ele ainda foi nomeado comandante-em-chefe dos exércitos
romanos, cargo conhecido como Imperator, e recebeu o título de Augusto,
que o tornava uma figura sagrada (no sentido religioso mesmo) em Roma.
Início do Império
Romano
Otávio Augusto foi o primeiro imperador da fase final da Civilização
Romana, governando de 27 a.C. a 14 d.C.
A
subida de Otávio ao trono e sua transformação em imperador de Roma aconteceram
em 27 a.C. e marcaram o início da última fase da história romana: o império.
Como imperador, ele concentrava o poder político em si, e o Senado era uma
instituição com poder secundário. Otávio permaneceu nesse cargo até 14 d.C.
Seu
reinado ficou marcado pela sua habilidade política, e ele conseguiu
promover um dos governos mais prósperos da história romana. Ao invés de
desafiar o Senado, preferiu governar com essa instituição ao seu lado, e, para
isso, ele não atacou os privilégios dos senadores, garantindo um clima de
estabilidade, embora alguns problemas tenham aparecido.
Apesar
dos poderes irrestritos, ele garantiu que o funcionamento da política romana em
moldes semelhantes aos que existiam na república. Além da estabilidade
política, seu governo foi próspero e soube garantir a satisfação das províncias
romanas, o que permitiu a manutenção do território do Império Romano.
Com a
relativa estabilidade política e paz interna, Otávio pôde revitalizar Roma e
garantir o desenvolvimento econômico do império. Entre as obras de
revitalização promovidas na sua gestão está a melhoria da infraestrutura do
império com o desenvolvimento de estradas e a construção de aquedutos.
Essas
obras não aconteceram somente em Roma, mas em todo império, sobretudo nas
províncias mais rebeldes. Isso foi parte de uma estratégia da Pax Romana: obras
que garantiam o desenvolvimento econômico das províncias em troca de fidelidade
e paz. O posicionamento de tropas em locais estratégicos, sobretudo nos limites
do império, e a imposição da cultura romana foram outros mecanismos utilizados
para a conquista dessa lealdade.
Considera-se então que o reinado de Otávio
foi o responsável por iniciar a Pax Romana. Apesar disso, não se tratou
inteiramente de um período de paz, porque os romanos seguiam travando suas
guerras de conquistas e problemas internos ainda existiam, mas, em relação ao
final da república, tratou-se de um período muito mais estável. Após a morte de
Otávio, o trono romano foi sucedido por Tibério, seu filho adotivo.
Administração e economia
O poder dos imperadores, apesar de absoluto,
era frágil, pois diversos interesses poderiam voltar-se contra eles, e, por
isso, conspirações frequentemente aconteciam e imperadores morriam
assassinados. Apesar então de deter o poder político, militar e religioso, o
imperador deveria preocupar-se com o exército, grupo que frequentemente
voltou-se contra a autoridade máxima romana, e com as províncias, sendo
fundamental garantir a satisfação delas.
A
administração da economia durante o reinado de Otávio foi uma das mais
bem-sucedidas de Roma.
A satisfação das províncias, sua estabilidade
e sua fidelidade eram fundamentais porque elas produziam o grosso do que era
consumido em Roma, sobretudo o alimento. Grande parte da comida consumida em
Roma vinha da Hispânia, na Península Ibérica, e do norte da África. A garantia
da produtividade desses locais, por sua vez, passava pela obtenção de
trabalhadores escravos, figuras fundamentais na economia romana.
Dinastias romanas
A fase imperial, como já vimos, estendeu-se
de 27 a.C. a 476 d.C. Os historiadores do assunto criaram uma divisão dessa
fase em quatro dinastias que existiram de 27 a.C. a 235 d.C. De 235 d.C. em
diante, inicia-se a crise do século III d.C. e, portanto, é também iniciada a
crise do Império Romano.
As quatro dinastias romanas foram:
· Dinastia Júlio-Claudiana (27 a.C.-68 d.C)
· Dinastia Flaviana (69-96 d.C.)
· Dinastia Nerva-Antonina (96-192 d.C.)
· Dinastia Severa (193-235 d.C.)
Crise do
Império Romano
O século
III d.C. é, portanto, o início da crise romana, que perdurou por mais de 200
anos, fazendo com que o final da história romana fosse de agonia. A economia
foi a primeira área do império que demonstrou seu enfraquecimento, e isso
estava diretamente relacionado com o sistema escravista.
Como
mencionado, o trabalho dos escravos era fundamental para que a produtividade
romana se mantivesse em níveis aceitáveis. Essa dependência fez com que a
economia estagnasse quando o número de escravos obtidos para o trabalho começou
a diminuir. Essa causa estava diretamente relacionada com a diminuição das
guerras de conquista, fontes de obtenção dos escravos para Roma.
A crise
da economia afetou o Império Romano em diferentes áreas, mas, principalmente,
em uma área vital para a sua segurança: a manutenção das tropas. Sustentar um
exército era caríssimo, e, com a economia enfraquecida, manter a quantidade de
soldados não foi mais possível. Reduzir as tropas deixou zonas importantes do
império desprotegidas, sobretudo as fronteiras.
Além disso, era necessário aumentar os
impostos, o que prejudicava a estabilidade social do império. Muitas reformas
foram realizadas, mas, com o fracasso delas, decidiu-se, durante o reinado de
Teodósio, por dividir o Império Romano no ano de 395. Administrar um império do
tamanho de Roma de maneira centralizada mostrava-se inviável.
A
decadência romana iniciou-se no século III d.C., levando o Império Romano ao
fim em 476.
A perda
do poder político romano já era perceptível nesse momento porque, desde 330, a
capital do império não era mais Roma e sim Constantinopla. Com a divisão,
surgiu Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, cada qual com
sua capital. A parte oriental, próspera e estável, sobreviveu, mas a parte
ocidental, empobrecida e enfraquecida, sucumbiu.
O golpe
de misericórdia sobre o Império Romano foi dado pelos povos germânicos, que
habitavam além das fronteiras romanas e que, desde o século III d.C., começaram
a migrar, procurando invadir o território romano: essas foram as invasões
germânicas. Diferentes povos, como saxões, visigodos e vândalos, travaram
guerra contra Roma.
O fim do Império Romano deu-se em 476, quando
os hérulos invadiram Roma e Odoacro, líder desse povo germânico, destituiu
Rômulo Augusto, o último imperador. A parte oriental seguiu existindo, mas como
Império Bizantino, e sobreviveu até 1453.
Tirar foto e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 05 à 09 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Anglofonia Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por https://worldpopulationreview.com/continents sobre a População Mundial. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado). Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Continent Populations World's Population 2020 Asia 4,641,054,775 Africa 1,340,598,147 Europe 747,636,026 South America 430,759,766 North America 368,869,647 Oceania 42,677,813
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
1º termo A– Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 05/10 até 09/10
|
Período
Literário
Vento No Litoral
Legião Urbana
De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Agora está tão longe
Ver a linha do horizonte me distrai
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora além de aqui dentro de mim?
Agimos certo sem querer
Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua e se entregar é uma bobagem
Já que você não está aqui
O que posso fazer
É cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem
Eieieieiei!
Olha só o que eu achei
Humrum
Cavalos-marinhos
Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
1-
Com qual período Literário podemos relacionar
essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.
2-
Como estava sentimentalmente o eu-lírico(voz
que fala na canção)? (Feliz,triste, esperançoso...)
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B , C – Periodo 05 a 09/10
Atividades Matemática
Monte no plano cartesiano , gráficos de função do primeiro grau.
Um crescente e um decrescente
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
-----------------------------------------------------------------
1ºTB/EJA
Arte/ProfºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A e T B |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade: Cultura Afro-brasileira |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Pesquisar
e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas
manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua
tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: ARTES VISUAIS Responder as questões utilizando o texto da aula
passada: Cultura
Afro-brasileira.
1). Qual a região brasileira onde contém a maior
população africana?
2). Por ser o Brasil o país que contém a maior
população africana fora da África, de que é o resultado da cultura
afro-brasileira e como elas se manifestam?
3). Por que no século XIX, as manifestações,
rituais e costumes africanos eram proibidos?
4) O que mudou na cultura brasileira a partir do
século XX?
5). Criada em 2003, o que a lei nº 10.639 exige?
Em sua opinião que benefício essa lei contribuiu para todos os brasileiros?
6). Qual a principal influência da música
africana no Brasil? Como este estilo está atuando no Brasil hoje? 7). Que tradição africana foi desenvolvida para
ser uma defesa? E em que momento ela foi criada?
8). Por qual presidente foi oficializada a
capoeira no Brasil e em que ano? E que expressão ele pronunciou sobre ela? 9). Que religião os escravos africanos quando
chegavam no Brasil eram obrigados a seguir? No entanto, como eram as suas
conversões?
10). Como o culto dos africanos eram
desenvolvidos aqui no Brasil?
11). Localize no texto características da cultura
afro-brasileira. 12). Escreva algumas culinárias da cultura
africana. Quais delas você ainda conhece ou já comeu?
13). A feijoada também tem raízes da cultura
africana, mas como foi a origem desta deliciosa refeição?
14). Agora faça um relato sobre a cultura
afro-brasileira. |
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 05/10 a 09/10
__ |
|
|
Educação física/Profº
Biologia/ProfºIsmael
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1°Tb – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
Atividade
Realize uma atividade de três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.
Entregar as respostas via e-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
1°TERMO B - Noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 05/10/2020 a 09/10/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica da grande obra da literatura clássica: Romeu e Julieta baseado nos
temas anteriores, partindo do pensamento filosófico de Platão a respeito de
um dos temas principais: o amor. O título se dá a partir do lema: Quando o
delírio é um dom divino. |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano
letivo: 2020 – 3° bimestre – 05/10/2020 a 09/10/2020
Time line da
aula anterior e considerações iniciais da filosofia de Platão: Quando o delírio
é um dom divino. O amor é loucura?
Tese da aula anterior: O mito do nascimento de Eros
é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a
insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor
pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a
deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é
essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma
coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e
da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque
constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as
passagens que iremos analisar.
Time line da tese da aula anterior:
segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito
para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma
breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final,
quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em
trajes andrajosos: é Pênia, que
mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência,
Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter
algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta
e obtém então o filho desejado: Eros,
o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza,
o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem
imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança
da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.
Aula atual: Quem não conhece
a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral,
a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de
famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam
secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de
reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.
Mas será que o que a dupla sentia
poderia ser, verdadeiramente, considerado amor? Será que é justamente a não
concretização do desejo do casal que dá força a essa narrativa? Será que seus
alunos diferem a paixão do amor?
E qual a visão da turma sobre
destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte,
magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E
hoje?
Esses são apenas alguns temas que
podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale
perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em
risco?
O texto genial de Shakespeare
ainda proporciona discussões sobre o conflito entre pais e filhos, a
intolerância e rivalidade entre grupos e a importância do diálogo.
Como se vê, a peça escrita no
século 16 continua instigante e atual. Por isso, é um clássico: trata de
questões humanas que não envelhecem nem saem de moda.
Resumo da obra: Romeu e Julieta são os protagonistas dessa história
de amor. Eles se apaixonam perdidamente.
No entanto, ambas as famílias tem uma
longa história de disputas. Romeu, que pretende casar com Rosalina, muda de
ideia quando conhece a filha única dos Capuleto. Após o encontro, eles decidem
se casar.
Eles se conhecem num baile de máscaras
que ocorreu na cidade de Verona (Itália) e logo se apaixonam.
Entretanto, eles desconhecem suas
origens, ou seja, nem imaginam que aquele amor pode causar muitos problemas.
Com a esperança das famílias se
entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o
casamento dos jovens.
Uma das peripécias da obra é o duelo
que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o
próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.
Diante disso, o príncipe de Verona
decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se
encontrar com sua amada Julieta.
Nesse momento, eles tem uma noite de
amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do
príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.
Desesperada com esse fato, Julieta
decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que
supostamente parecerá que está morta.
Com isso, ele manda uma carta ao Romeu,
que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.
Todavia, Romeu não recebe a mensagem do
Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta.
Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.
Vai até a cripta da família Capuleto,
onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente
de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.
Após a morte de Páris, Romeu toma o
veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se
mata com o punhal de seu amado.
Por fim, proibidos de viverem essa
história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes
viviam em discórdias, passam por um momento de paz.
Questão
reflexiva: E qual a
visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época
de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes
na sociedade. E hoje? Esses são apenas alguns temas que podem ser
trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será
que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco?
Sociologia/ProfºEverton
Professor Everton – Sociologia.
1º Bimestre
1TB
O que é sociologia
Semana 21 a 25 de setembro
·
Assistir a vídeo aula
disponível no link:
·
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=Y_xsAJ0rqEI
·
Elabore 3 questões
· Não
esquecer de colocar o nome, número e série
·
Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
·
Entregar
até 30 de outubro
Física/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Física.
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, a Atração
Gravitacional. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, a Atração Gravitacional.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Química/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta,
Tb – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma conclusão
de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, A Transformação de Energia. |
Tempo para
realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 05/10/2020 a 09/10/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre
o tema da aula anterior, A Transformação de Energia.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo e exercícios de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos: E, F e Termos A, B durante a semana 05 a 09/10/20.
Os Solos:
→. O solo compreende a camada superficial da Terra, resultante da ação do intemperismo (físico e químico) e da ação da matéria orgânica sobre as rochas. É constituído de material sólido (minerais e matéria orgânica), água e ar, sendo responsável por sustentar a vegetação.
A formação dos solos ocorre de acordo com as seguintes etapas:
↔. Desintegração e decomposição da rocha-mãe, ou seja, da rocha matriz intemperizada;
↔. Desintegração e decomposição de organismos animais e vegetais, dando origem aos componentes orgânicos denominados Húmus.
→. São vários os fatores que atuam na composição do solo: rocha, clima, relevo (topografia), organismos e tempo. A ação conjugada e a inter-relação desses fatores são responsáveis pela formação dos diversos tipos de solo.
Horizontes do solo
→. Os solos, em geral, possuem camadas sobrepostas, denominadas Horizontes. Os horizontes são formados a partir da conjunta de processos físicos, químicos e biológicos, distinguindo-se por meio de propriedades como cor, textura e teor de argila. O solo apresenta os seguintes Horizontes:
· O - Horizonte orgânico. EM geral, apresenta mais matéria orgânico (húmus) que o Horizonte A;
· A - Horizonte com maior quantidade de matéria orgânica decomposta, bactérias e fungos misturados a elementos minerais. Nele se ficham as raízes das plantas, e ocorrem infiltração hídrica e perdas de elementos químicos - às vezes, de partículas finas (argilas) - pela lixiviação;
· B – Horizonte com alto grau de intemperismo e menos afetado pela erosão natural e pela ação antrópica. Apresenta menor quantidade de matéria orgânica, maior concentração mineral e cor geralmente vermelha ou amarela. Recebe materiais lixiviados do horizonte A;
· C – Horizonte formado por material menos alterado. Nele ainda é possível identificar algumas características da rocha matriz (rocha – mãe);
· R – Horizonte cuja rocha matriz não foi alterada.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos E, F e Termos A, B durante a semana de 05 a 09/10/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail: ediliberato@ Hotmail.com
1 – (UNICAMP/2012) – Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado é correto afirmar que:
Modelo de perfil do solo
a) ( ) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.
b) ( ) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deu origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
c) ( ) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.
d) ( ) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a se formar e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros horizontes.
2) – (CieBio) – Não é um elemento constitutivo do solo:
a) ( ) matéria mineral (areia, calcário, argila),
b) ( ) matéria orgânica (húmus, restos de plantas e animais),
c) ( ) ar e água.
d) ( ) Ozônio
História/ProfºAlason
História
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: História
Turma envolvida: 1ºTB
Atividade e Conteúdo
Título: As Primeiras Cidades
Objetivo:
Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber
Explicação do Professor:
A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo
Atividade do Aluno (Tarefa):
Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:
Em quais regiões surgiram às primeiras cidades?
Como aconteceu o processo de unificação do Egito antigo?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 2
Período da realização da atividade: 5/10/2020 a 09/10/2020
Inglês/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 05/10/2020 A 09/10/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA
7ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE
1º TB - EJA - NOTURNO
Verb To Be
“To be or not to be? That is the question”. A famosa frase de Shakespeare – que é o nosso “ser ou não ser? Eis a questão” – se inicia com o verbo mais utilizado da gramática inglesa, o verbo to be. No presente em português, ele corresponde a dois verbos do nosso idioma, o “ser” e o “estar”. Por isso, é muito comum confundirmos o seu significado em uma frase.
Conjugado no presente
Como já falamos anteriormente, o verbo pode ser usado como “ser” e “estar” em português.
Veja como fica a conjugação no simple present:
I am – Eu sou/estou
You are – Você é/está
He is – Ele é/está
She is – Ela é/está
It is – Ele e ela (coisas e animais) é/está
We are – Nós somos/estamos
You are – Vocês são/estão
They are – Eles são/estão
Exemplo de verbo to be para ser:
I am a boy. – Eu sou um menino.
She is a journalist. – Ela é jornalista.
They are brothers. – Eles são irmãos.
Exemplo de verbo to be para estar:
You are lovely today. – Você está adorável hoje.
He is studying. – Ele está estudando.
We are at our grandma’s house. – Nós estamos na casa da nossa avó.
A contração do verbo to be no presente
Em uma conversa informal com amigos ou família, é comum utilizar abreviações do verbo. Quando usamos esta linguagem, a intenção é encurtar a frase e, assim, conseguir passar a mensagem com mais rapidez:
I am – I’m
You are – You’re
He is – He’s
She is – She’s
It is – It’s
We are – We’re
You are – You’re
They are – They’re
A explicação deste conteúdo está abrangido na vídeo aula 》》》 Clique aqui 《《《
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Língua Portuguesa/Profº Sandra
E. E.
Salim Farah Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 1º
Termo B
Matéria
de Português
2º
Bimestre.
Atividade
do período 06 a 07/10 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
Pesquise o que é um texto narrativo,
descritivo, e um texto dissertativo.
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B– Periodo 05 a 09/10
Atividades Matemática
Monte no plano cartesiano , gráficos de função do primeiro grau.
Um crescente e um decrescente
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário