domingo, 25 de outubro de 2020

3ºEJA do ensino médio semana de 26 a 29 de outubro de 2020

   Atividade da semana de26  a 29 de outubro 2020

                                    

                                             

                                                3ºTA/Noturno

                                           Arte/ProfºJorge

 E. E. Salim Farah Maluf

Professor: Jorge C. Pessoa

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE 3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

CUBISMO

1ª e 2ª aula

O Cubismo foi um movimento artístico que teve como seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e Georges Braque por volta de 1907, muito embora Cézanne tenha usado, já em 1901, múltiplos pontos de vista numa única pintura. Fundado no início do século XX, o Cubismo é considerado um dos movimentos mais influentes desse período. Suas obras tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas, no entanto não chegavam à abstração, pois as imagens representadas ainda permaneciam figurativas, ou seja, ainda eram reconhecíveis.

Além de seus percursores Pablo Picasso e Georges Braque, outros artistas se destacaram nesse movimento que influenciou o mundo das artes visuais significativamente, são eles: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.

Embora os temas das pinturas Cubistas tenham sido temas convencionais como autos-retratos e natureza morta, o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.

Os cubistas utilizavam pontos de vistas diversos e cambiantes. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por exemplo, a representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo, de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das pinturas cubistas.

Para tanto se apropriaram do uso das formas geométricas, das linhas retas, da colagem e da perspectiva confusa. É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e

representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem.

Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).

Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).

Não há como falar de Cubismo sem citar o nome do seu grande expoente Pablo Picasso. A obra Les Demoiselles d''Avignon (As Senhoritas de Avignon) de 1907 foi o marco zero do Cubismo, rompendo com o clássico e influenciado pelas esculturas de origem africanas. Nessa tela o autor tratou a nudez feminina, geralmente marcada por curvas, com linhas retas, planos e formas geométricas. Um escândalo para os padrões de arte daquele período. Picasso estudava e observava a forma dos objetos com afinco captando todas as suas possibilidades. A exploração de novos temas, cores, formas e movimento marcaram os objetivos dos integrantes desse movimento, transformando a arte para sempre.

No Brasil o Cubismo começou a ganhar destaque entre os artistas brasileiros somente depois da Semana de Arte Moderna. Muitos desses artistas foram influenciados pelo Cubismo, assim é possível encontrar traços das características cubistas nas obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Referências:

Cubismo. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3781/cubismo

Cubismo no Brasil. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/60085299/Cubismo-No-Brasil

LITTLE, Stephen. ...ismos: para entender a arte. Brasil, Ed. Globo, 2011.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/artes/cubismo/

Assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=YsrRCLxaAfU

Responda: Quais são as características principais do Cubismo?

O que você mais interessante neste movimento? Por que?

Atividade do período 26/10/2020 a 29/10/2020.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

                                   Biologia/ProfºBenedita

 

                                E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita     Biologia

Roteiro de Atividade de 26/10 à 29/10

Público Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /   EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.

Autoconhecimento

Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade com muito carinho e pensando em você.

Responda as questões pelo google forms.  Se algum aluno estiver com dificuldade  em realizar esta atividade me envie um  e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

LINK para acessar as questões:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz6ufW3Q124rdzLqrrZcEcI3-mhMDNQk7Ea4GGvd-AgQjBBQ/viewform?usp=pp_url

 

ou

 

https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6

                                     Filosofia/ProfºEverton

 Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 26 a 30 de outubro

· Ler o texto disponível no link.

· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm

· Elabore um resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 12 novembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

                                   Sociologia/ProfºJoyce

 

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °TA 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pergunta

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Aula passada foi feito a pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Medici 1969-1974

1) Quais são os pontos positivo, durante o mandato deste presidente?

2) Quais são os pontos negativos, durante o mandato deste presidente?

3) Qual sua opinião sobre este presidente ?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

                                         Física/ProfºMarcela

 PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 26/10/2020  a 29/10/2020

 

Horário e dia para esclarecer Dúvidas

segundas feiras (19:00h as 20:30h)

Por e-mail e Watts

 

 2º BIMESTRE

 

TEMA 2 -MAGNETISMO TERRESTRE

 

A ideia de que a Terra se comporta como um enorme ímã (com polos
magnéticos como a magnetita) surgiu com o desenvolvimento das bússolas
e os estudos sobre as propriedades magnéticas. Chegou-se mesmo a pensar
na existência de enormes concentrações de magnetita nos polos geográficos
terrestres, que seriam responsáveis pela orientação das agulhas das bússolas.
Neste tema, você vai estudar um pouco mais sobre o campo magnético terrestre, suas origens e seus principais efeitos sobre a vida em nosso planeta.

 

Responda as questões a seguir:

A figura a seguir mostra um fenômeno bastante apreciado por pessoas no mundo  inteiro, que acontece principalmente nas regiões polares da Terra:

aurora polar.

 

1)O que parece essa luminescência no céu?

2)Qual seria a origem dessas luzes no céu?

3)Você já viu algo parecido com esse fenômeno?

4)O nome “polar” indica se tratar de um fenômeno que ocorre próximo aos polos do planeta. Em sua
opinião, esse fenômeno está relacionado com o campo magnético da Terra? Por quê?


 


                                      Química/ProfºEdjane

 Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020

Turmas: 3Termos A, B e C

Questões sobre Petróleo

1. O que é petróleo? Por que ele é considerado importante economicamente?

2. Quais explicações são dadas para o processo de formação do petróleo? Você diria que o petróleo faz parte da biosfera? Explique.

3. Cite alguns dos componentes usuais do petróleo.

4. O que é refino do petróleo?

5. Cite alguns materiais que podem ser obtidos a partir do refino do petróleo.

Respostas enviadas para o e mail proedjane@outlook.com .

 

                                       Geografia/ProfºRicardo

 Semana 26 a 29 de Outubro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos Email ricardosantosgeo@gmail.com

HIERARQUIA URBANA MUNDIAL

GEOGRAFIA

A hierarquia urbana estrutura-se pelas diferenciações econômicas entre as cidades, de modo que os grandes centros polarizam os menores.

A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, em que essa se estruturam segundo um sistema econômico que determina que as menores costumam depender ou sofrer elevada influência das cidades maiores. Assim, podemos dizer que o espaço urbano mundial estrutura-se obedecendo a uma rede, em que os grandes aglomerados internacionais polarizam os centros menores.

É importante considerar que essa relação hierárquica entre as cidades estrutura-se a partir da formação de uma rede urbana, que se relaciona com a formação e consolidação do processo de globalização. Assim, as relações comerciais e econômicas entre as diferentes localidades disseminam-se, integrando-se, assim, em uma malha de transportes e comunicações, aumentando as interações e elevando os níveis de interdependência entre as diferentes cidades.

Para melhor compreender como essa rede estrutura a hierarquia urbana, os estudiosos costumam adotar uma classificação segundo o grau de importância e dinâmica econômica que uma cidade possui, bem como a sua capacidade de polarizar outros centros menores de poder. Dessa forma, temos uma tipologia que vai desde as megalópoles até as pequenas cidades.

Cidades Globais: são os principais centros de poder no mundo. Nelas é determinada toda a estrutura econômica mundial, transformando essas grandes cidades em centros de difusão de ordens econômicas, políticas e até culturais. Sua importância está em sediar instituições importantes, como bolsas de valores e as sedes das maiores empresas estatais e privadas do mundo.

Podemos considerar como exemplos de cidades globais: Nova York, Londres (essas duas são consideradas as grandes cidades de primeira grandeza no mundo), Tóquio, Paris, Hong Kong, Dubai, São Paulo e algumas outras. Ao todo, existem cerca de 50 cidades globais, hierarquizadas por uma divisão que as segmenta nos grupos alfa, beta e gama.

Mapa das cidades globais no mundo

Metrópoles nacionais: são as aglomerações metropolitanas constituídas pelas principais cidades da rede urbana em um determinado país depois das cidades globais. Geralmente, essas cidades concentram a maior parte da população, e as principais infraestruturas são economicamente mais dinâmicas que o seu entorno. Trata-se de localidades economicamente centrais, que influenciam as metrópoles regionais e as cidades médias.

No Brasil, alguns exemplos de metrópoles nacionais são Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belo Horizonte e algumas outras.

Belo Horizonte, uma metrópole nacional

A dinâmica das metrópoles nacionais nem sempre é acompanhada pela estrutura econômica de seus países. Por esse motivo, nem sempre as redes de cidades são plenamente estruturadas, o que é bastante comum em países subdesenvolvidos. No Brasil, por razões históricas, o desenvolvimento urbano foi bastante concentrado no Sudeste brasileiro, propiciando o crescimento das cidades acima citadas. Por outro lado, o país vem registrando sucessivos avanços nos últimos anos no sentido de fazer emergir novas centralidades a fim de melhor substanciar a sua rede urbana.

Uma mesma cidade, eventualmente, pode acumular os títulos de metrópole nacional e cidade global.

Metrópoles regionais: são centros secundários de poder econômico no contexto de uma economia nacional. Geralmente, possui uma nula representatividade em nível internacional e costuma influenciar apenas as cidades das regiões próximas à sua localização. Apesar disso, possuem um importante papel na economia, uma vez que ajudam a difundir mercadorias, serviços e demais elementos advindos dos principais polos de poder. Além disso, contribui para o direcionamento de matérias-primas e recursos rumo às metrópoles nacionais e/ou globais. São exemplos de metrópoles regionais cidades como Goiânia, Belém, Manaus, Maceió, Campinas, entre outras.

Cidades médias: como o próprio nome indica, são consideradas cidades médias as formações urbanas de médio porte que possuem uma relativa dinâmica econômica, capaz de possuir uma oferta de serviços em níveis consideráveis. Costumam apresentar os maiores índices de crescimento econômico e industrial em nível nacional. No Brasil, essas cidades costumam ter mais de 200 mil habitantes, lembrando que as cidades satélites (aquelas que integram o entorno de uma cidade) não podem fazer parte dessa classificação. São exemplos de cidades médias: Londrina (PR), Anápolis (GO), Jundiaí (SP) e muitas outras.

Dessa forma, é importante considerar que essas cidades estruturam e polarizam as cidades pequenas e até o espaço rural, que se tornou cada vez mais interligado e dependente do espaço urbano à medida em que os processos de industrialização e urbanização foram avançando.

E as megacidades? Elas não fazem parte da hierarquia urbana?

O conceito de megacidade é demográfico. Foi elaborado pela ONU para designar aquelas cidades com população superior a 10 milhões de habitantes. Trata-se, portanto, de um conceito quantitativo, enquanto as definições acima apresentadas são qualitativas, pois se baseiam nos níveis de estruturação, dinâmica e importância político-econômica das cidades.

Questões

1 Como é formada a hierarquia urbana.

2 Como a relação hierárquica entre as cidades a partir da formação de uma rede urbana, que se relaciona com a formação e consolidação do processo de globalização.

3 O que são cidades globais. De um exemplo.

4 O que são metrópoles regionais.

5 O que é megacidades?

                                       História/ProfºSilvio

 Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA:  3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial.

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 26 a 29 de outubro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES 

                                         Inglês/ProfºJosineide

 

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 29 e 30/10

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  

Verbo to be - Presente Simples

Continuamos a aula passada sobre o verbo To be, existe um preconceito contra esse verbo, mas ele é apenas um verbo irregular, assim com o em Português.

To be  – “to” é utilizado para dizer que o verbo, seja ele qual for, não está conjugado, ou seja, está no infinitivo, então “ to be” significa ser ou estar depende do contexto.

Exemplos de verbos no infinitivo:

DançarTo dance

AssistirTo watch

EscreverTo write

Ser/Estar To be

Em Português, quando conjugamos verbos, eles mudam de acordo com a pessoa, por exemplo, para conjugarmos o verbo dançar em Português, dizemos: Eu dançar muito bem? Não, dizemos eu danço muito bem, ou seja, o verbo não está mais no infinitivo, está conjugado.

Com o verbo ser, conjugamos assim: Eu sou, Tu és, Ele é, certo? Observe que o verbo ser mudou a forma de escrever e falar de acordo com os sujeitos. A mesma coisa acontece com este verbo em inglês, então o verbo To be fica assim: I am, You are, He is.

Quando falamos da primeira pessoa “I’’ sempre usaremos “am”, se for singular, que chamamos de terceira pessoa, ou seja de algo ou alguém de quem falamos, usaremos “is” para tudo que é plural usamos “are”, lembrando que “you” pode significar você ou vocês.

Para transformar uma frase em negativa, basta acrescentar “not” depois do verbo, também podemos contrair (juntar) esta forma negativa (exemplo: is not – isn’t), já para mudar a frase para pergunta, colocamos o verbo no início da frase.

Relembre a tabela completa da aula passada:




 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Releia a explicação e responda:

a) O que significa o verbo “to be”?

b). Olhando a tabela, qual palavra acrescentamos para deixar uma frase negativa e qual a posição desta palavra?

c) Para fazermos uma pergunta com o verbo “to be”, qual a posição deste verbo?

d) Corrija a frase: He are an intelligent guy.

2). Seguindo o exemplo da tabela, mude as frases para a negativa usando a forma contraída:

a) Your brother is boring.

b) The students are fast.

c) You are very tall.

d) Richard is my friend.

3) Mude as frases para a interrogativa, veja o exemplo:

You are sick today.

Are you sick today?

a)     You are the boss.

b)     Robert is our teacher.

c)     The dog is barking.

d)     I am beautiful.

4) Forme uma pergunta em inglês com o pronome pessoal “We”

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

                             Língua Portuguesa/ProfºThiago

 ATIVIDADE (INTERPRETAÇÃO GÊNERO CHARGE)

Semana 26/10 a 30/10 - 3º ANO TA, TB E TC

Charge

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
























1-A imagem indicada na questão tem como objetivo
a) satirizar os homens apaixonados.
b) exaltar a força da industrialização.
c) enaltecer a exuberância das borboletas.
d) criticar a devastação do meio ambiente.
e) desaprovar o roubo

2-  Como você pode relacionar o desenho " acima com a atual situação do Brasil no âmbito do meio ambiente?

3- Ratinho (Carlos Massa) dispara contra mico-leão-dourado: "Se todos morressem, o que mudaria pra nós?" 
 COMENTE A CITAÇÂO DO APRESENTADOR (PEQUENO TEXTO)

Prezado aluno encaminhar a atividade para thiagomhz@gmail.com


 

                                     Matemática/ProfºMarcelo

 

                                    Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/1HHsamrT3gj2x8WE8


-----------------------------------------------------------------------------                                             3ºTB/Noturno

 

                                                  Arte/ProfºJorge

E. E. Salim Farah Maluf

Professor: Jorge C. Pessoa

DISCIPLINA/TURMA:

ARTE 3ºTA, 3ºTB

Duas aulas de 45 minutos cada.

CONTEÚDO:

CUBISMO

1ª e 2ª aula

O Cubismo foi um movimento artístico que teve como seus principais expoentes e pioneiros Pablo Picasso e Georges Braque por volta de 1907, muito embora Cézanne tenha usado, já em 1901, múltiplos pontos de vista numa única pintura. Fundado no início do século XX, o Cubismo é considerado um dos movimentos mais influentes desse período. Suas obras tratavam de maneira geométrica as formas da natureza, assim a representação do universo visual passou a não ter nenhuma obrigação com suas reais formas, no entanto não chegavam à abstração, pois as imagens representadas ainda permaneciam figurativas, ou seja, ainda eram reconhecíveis.

Além de seus percursores Pablo Picasso e Georges Braque, outros artistas se destacaram nesse movimento que influenciou o mundo das artes visuais significativamente, são eles: Albert Gleizes, Fernand Léger, Francis Picabia, Marcel Duchamp, Robert Delaunay, Roger de La Fresnaye, e Juan Gris.

Embora os temas das pinturas Cubistas tenham sido temas convencionais como autos-retratos e natureza morta, o modo como os artistas desse movimento representavam sua visão dos objetos era considerado muito ousado, pois rompia como a perspectiva tradicional e a linha de contorno.

Os cubistas utilizavam pontos de vistas diversos e cambiantes. Desse modo, ao olharem para uma cadeira, por exemplo, a representavam na pintura, por diferentes ângulos: de cima, de baixo, de lado ou de cabeça para baixo. Assim, esses artistas tentavam capturar todos esses pontos de vistas num mesmo plano. Essa é a principal característica das pinturas cubistas.

Para tanto se apropriaram do uso das formas geométricas, das linhas retas, da colagem e da perspectiva confusa. É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e

representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem.

Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).

Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).

Não há como falar de Cubismo sem citar o nome do seu grande expoente Pablo Picasso. A obra Les Demoiselles d''Avignon (As Senhoritas de Avignon) de 1907 foi o marco zero do Cubismo, rompendo com o clássico e influenciado pelas esculturas de origem africanas. Nessa tela o autor tratou a nudez feminina, geralmente marcada por curvas, com linhas retas, planos e formas geométricas. Um escândalo para os padrões de arte daquele período. Picasso estudava e observava a forma dos objetos com afinco captando todas as suas possibilidades. A exploração de novos temas, cores, formas e movimento marcaram os objetivos dos integrantes desse movimento, transformando a arte para sempre.

No Brasil o Cubismo começou a ganhar destaque entre os artistas brasileiros somente depois da Semana de Arte Moderna. Muitos desses artistas foram influenciados pelo Cubismo, assim é possível encontrar traços das características cubistas nas obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.

Referências:

Cubismo. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3781/cubismo

Cubismo no Brasil. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/60085299/Cubismo-No-Brasil

LITTLE, Stephen. ...ismos: para entender a arte. Brasil, Ed. Globo, 2011.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/artes/cubismo/

Assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=YsrRCLxaAfU

Responda: Quais são as características principais do Cubismo?

O que você mais interessante neste movimento? Por que?

Atividade do período 26/10/2020 a 29/10/2020.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com

                                   Biologia/ProfºBenedita

 E.E. Salim Farah Maluf

Professora Benedita     Biologia

Roteiro de Atividade de 26/10 à 29/10

Público Alvo: Ensino Médio Regular 2ºC,D e E /   EJA- 1ºTermo A, 2º Termo A, B , C e D , 3ºTermo A e B.

Autoconhecimento

Semana de autoconhecimento - Refletir é muito importante para seguir em frente. Nos dias 26 à 29 de Outubro quero que façam essa atividade com muito carinho e pensando em você.

Responda as questões pelo google forms.  Se algum aluno estiver com dificuldade  em realizar esta atividade me envie um  e-mal: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

LINK para acessar as questões:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScz6ufW3Q124rdzLqrrZcEcI3-mhMDNQk7Ea4GGvd-AgQjBBQ/viewform?usp=pp_url

 

ou

 

https://forms.gle/waQsJ1uf8YwBd1yp6

                                

                                     Filosofia/ProfºEverton

 

 Atividade

Professor Everton – Filosofia

2º Bimestre

3TA, TB

Valores contemporâneos que cercam o tema da felicidade e das dimensões pessoais e sociais da felicidade

Semana 26 a 30 de outubro

· Ler o texto disponível no link.

· https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm

· Elabore um resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Entregar até 12 novembro

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

                                   Sociologia/ProfºJoyce

 

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °TA 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pergunta

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Aula passada foi feito a pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Medici 1969-1974

1) Quais são os pontos positivo, durante o mandato deste presidente?

2) Quais são os pontos negativos, durante o mandato deste presidente?

3) Qual sua opinião sobre este presidente ?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

                                         Física/ProfºPatricia

 

 E.E. Salim Farah Maluf

Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Ler o texto sugerido no site: Bússolas vivas: < https://revistapesquisa.fapesp.br/2007/07/01/bussolas-vivas/>.Acesso,  e fazer uma síntese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 04/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

                                      Química/ProfºEdjane

 

 Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020

Turmas: 3Termos A, B e C

Questões sobre Petróleo

1. O que é petróleo? Por que ele é considerado importante economicamente?

2. Quais explicações são dadas para o processo de formação do petróleo? Você diria que o petróleo faz parte da biosfera? Explique.

3. Cite alguns dos componentes usuais do petróleo.

4. O que é refino do petróleo?

5. Cite alguns materiais que podem ser obtidos a partir do refino do petróleo.

Respostas enviadas para o e mail proedjane@outlook.com .

                                       Geografia/ProfºRicardo

 Semana 26 a 29 de Outubro

Atividade de Geografia

Professor Ricardo José dos Santos Email ricardosantosgeo@gmail.com

HIERARQUIA URBANA MUNDIAL

GEOGRAFIA

A hierarquia urbana estrutura-se pelas diferenciações econômicas entre as cidades, de modo que os grandes centros polarizam os menores.

A hierarquia urbana é a forma de organização das cidades, em que essa se estruturam segundo um sistema econômico que determina que as menores costumam depender ou sofrer elevada influência das cidades maiores. Assim, podemos dizer que o espaço urbano mundial estrutura-se obedecendo a uma rede, em que os grandes aglomerados internacionais polarizam os centros menores.

É importante considerar que essa relação hierárquica entre as cidades estrutura-se a partir da formação de uma rede urbana, que se relaciona com a formação e consolidação do processo de globalização. Assim, as relações comerciais e econômicas entre as diferentes localidades disseminam-se, integrando-se, assim, em uma malha de transportes e comunicações, aumentando as interações e elevando os níveis de interdependência entre as diferentes cidades.

Para melhor compreender como essa rede estrutura a hierarquia urbana, os estudiosos costumam adotar uma classificação segundo o grau de importância e dinâmica econômica que uma cidade possui, bem como a sua capacidade de polarizar outros centros menores de poder. Dessa forma, temos uma tipologia que vai desde as megalópoles até as pequenas cidades.

Cidades Globais: são os principais centros de poder no mundo. Nelas é determinada toda a estrutura econômica mundial, transformando essas grandes cidades em centros de difusão de ordens econômicas, políticas e até culturais. Sua importância está em sediar instituições importantes, como bolsas de valores e as sedes das maiores empresas estatais e privadas do mundo.

Podemos considerar como exemplos de cidades globais: Nova York, Londres (essas duas são consideradas as grandes cidades de primeira grandeza no mundo), Tóquio, Paris, Hong Kong, Dubai, São Paulo e algumas outras. Ao todo, existem cerca de 50 cidades globais, hierarquizadas por uma divisão que as segmenta nos grupos alfa, beta e gama.

Mapa das cidades globais no mundo

Metrópoles nacionais: são as aglomerações metropolitanas constituídas pelas principais cidades da rede urbana em um determinado país depois das cidades globais. Geralmente, essas cidades concentram a maior parte da população, e as principais infraestruturas são economicamente mais dinâmicas que o seu entorno. Trata-se de localidades economicamente centrais, que influenciam as metrópoles regionais e as cidades médias.

No Brasil, alguns exemplos de metrópoles nacionais são Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belo Horizonte e algumas outras.

Belo Horizonte, uma metrópole nacional

A dinâmica das metrópoles nacionais nem sempre é acompanhada pela estrutura econômica de seus países. Por esse motivo, nem sempre as redes de cidades são plenamente estruturadas, o que é bastante comum em países subdesenvolvidos. No Brasil, por razões históricas, o desenvolvimento urbano foi bastante concentrado no Sudeste brasileiro, propiciando o crescimento das cidades acima citadas. Por outro lado, o país vem registrando sucessivos avanços nos últimos anos no sentido de fazer emergir novas centralidades a fim de melhor substanciar a sua rede urbana.

Uma mesma cidade, eventualmente, pode acumular os títulos de metrópole nacional e cidade global.

Metrópoles regionais: são centros secundários de poder econômico no contexto de uma economia nacional. Geralmente, possui uma nula representatividade em nível internacional e costuma influenciar apenas as cidades das regiões próximas à sua localização. Apesar disso, possuem um importante papel na economia, uma vez que ajudam a difundir mercadorias, serviços e demais elementos advindos dos principais polos de poder. Além disso, contribui para o direcionamento de matérias-primas e recursos rumo às metrópoles nacionais e/ou globais. São exemplos de metrópoles regionais cidades como Goiânia, Belém, Manaus, Maceió, Campinas, entre outras.

Cidades médias: como o próprio nome indica, são consideradas cidades médias as formações urbanas de médio porte que possuem uma relativa dinâmica econômica, capaz de possuir uma oferta de serviços em níveis consideráveis. Costumam apresentar os maiores índices de crescimento econômico e industrial em nível nacional. No Brasil, essas cidades costumam ter mais de 200 mil habitantes, lembrando que as cidades satélites (aquelas que integram o entorno de uma cidade) não podem fazer parte dessa classificação. São exemplos de cidades médias: Londrina (PR), Anápolis (GO), Jundiaí (SP) e muitas outras.

Dessa forma, é importante considerar que essas cidades estruturam e polarizam as cidades pequenas e até o espaço rural, que se tornou cada vez mais interligado e dependente do espaço urbano à medida em que os processos de industrialização e urbanização foram avançando.

E as megacidades? Elas não fazem parte da hierarquia urbana?

O conceito de megacidade é demográfico. Foi elaborado pela ONU para designar aquelas cidades com população superior a 10 milhões de habitantes. Trata-se, portanto, de um conceito quantitativo, enquanto as definições acima apresentadas são qualitativas, pois se baseiam nos níveis de estruturação, dinâmica e importância político-econômica das cidades.

Questões

1 Como é formada a hierarquia urbana.

2 Como a relação hierárquica entre as cidades a partir da formação de uma rede urbana, que se relaciona com a formação e consolidação do processo de globalização.

3 O que são cidades globais. De um exemplo.

4 O que são metrópoles regionais.

5 O que é megacidades?

                                       História/ProfºSilvio

 Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial.

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 26 a 29 de outubro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES 

                                         Inglês/ProfºJosineide

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 29 e 30/10

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  

Verbo to be - Presente Simples

Continuamos a aula passada sobre o verbo To be, existe um preconceito contra esse verbo, mas ele é apenas um verbo irregular, assim com o em Português.

To be  – “to” é utilizado para dizer que o verbo, seja ele qual for, não está conjugado, ou seja, está no infinitivo, então “ to be” significa ser ou estar depende do contexto.

Exemplos de verbos no infinitivo:

Dançar – To dance

Assistir – To watch

Escrever – To write

Ser/Esta– To be

Em Português, quando conjugamos verbos, eles mudam de acordo com a pessoa, por exemplo, para conjugarmos o verbo dançar em Português, dizemos: Eu dançar muito bem? Não, dizemos eu danço muito bem, ou seja, o verbo não está mais no infinitivo, está conjugado.

Com o verbo ser, conjugamos assim: Eu sou, Tu és, Ele é, certo? Observe que o verbo ser mudou a forma de escrever e falar de acordo com os sujeitos. A mesma coisa acontece com este verbo em inglês, então o verbo To be fica assim: I am, You are, He is.

Quando falamos da primeira pessoa “I’’ sempre usaremos “am”, se for singular, que chamamos de terceira pessoa, ou seja de algo ou alguém de quem falamos, usaremos “is” para tudo que é plural usamos “are”, lembrando que “you” pode significar você ou vocês.

Para transformar uma frase em negativa, basta acrescentar “not” depois do verbo, também podemos contrair (juntar) esta forma negativa (exemplo: is not – isn’t), já para mudar a frase para pergunta, colocamos o verbo no início da frase.

Relembre a tabela completa da aula passada:




 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Releia a explicação e responda:

a) O que significa o verbo “to be”?

b). Olhando a tabela, qual palavra acrescentamos para deixar uma frase negativa e qual a posição desta palavra?

c) Para fazermos uma pergunta com o verbo “to be”, qual a posição deste verbo?

d) Corrija a frase: He are an intelligent guy.

2). Seguindo o exemplo da tabela, mude as frases para a negativa usando a forma contraída:

a) Your brother is boring.

b) The students are fast.

c) You are very tall.

d) Richard is my friend.

3) Mude as frases para a interrogativa, veja o exemplo:

You are sick today.

Are you sick today?

a)     You are the boss.

b)     Robert is our teacher.

c)     The dog is barking.

d)     I am beautiful.

4) Forme uma pergunta em inglês com o pronome pessoal “We”

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

                             Língua Portuguesa/ProfºThiago

 ATIVIDADE (INTERPRETAÇÃO GÊNERO CHARGE)

Semana 26/10 a 30/10 - 3º ANO TA, TB E TC

Charge

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
























1-A imagem indicada na questão tem como objetivo
a) satirizar os homens apaixonados.
b) exaltar a força da industrialização.
c) enaltecer a exuberância das borboletas.
d) criticar a devastação do meio ambiente.
e) desaprovar o roubo

2-  Como você pode relacionar o desenho " acima com a atual situação do Brasil no âmbito do meio ambiente?

3- Ratinho (Carlos Massa) dispara contra mico-leão-dourado: "Se todos morressem, o que mudaria pra nós?" 
 COMENTE A CITAÇÂO DO APRESENTADOR (PEQUENO TEXTO)

Prezado aluno encaminhar a atividade para thiagomhz@gmail.com


                                     Matemática/ProfºMarcelo

 Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/1HHsamrT3gj2x8WE8

                                

------------------------------------------------------------------------------

                                           3ºTC/Noturno

                                           Arte/ProfºAdriana

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T. C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Interpretação da Música

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Meu Abrigo

 

Desejo a você                                                             
O que há de melhor                                                               
A minha companhia
Pra não se sentir só

O sol, a lua e o mar
Passagem pra viajar
Pra gente se perder
E se encontrar

 

Vida boa, brisa e paz
Nossas brincadeiras ao entardecer
Rir atoa é bom demais
O meu melhor lugar sempre é você

 

Você é a razão da minha felicidade
Não vá dizer que eu não sou sua cara-metade
Meu amor, por favor, vem viver comigo
No seu colo é o meu abrigo

Quero presentear
Com flores Iemanjá
Pedir um paraíso
Pra gente se encostar

Uma viola a tocar
Melodias pra gente dançar
A benção das estrelas
A nos iluminar

 

Vida boa, brisa e paz
Trocando olhares ao anoitecer
Rir atoa é bom demais
Olhar pro céu, sorrir e agradecer

 

Você é a razão da minha felicidade
Não vá dizer que eu não sou sua…

 

Atividade

1.     Você já conhecia essa música? O que ela lhe transmitiu?

2.     Justifique o título empregado nessa canção. Meu abrigo.

3.     O que significa uma pessoa ser “abrigo” para a outra?

4.     Quem, afinal, seria o SEU abrigo? Justifique.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 26/10 a 29/10

 

__

 

 

 

 

 

                                   Biologia/ProfºRene

 Plano de aula semanal

Disciplina : biologia

Serie :e.j.a 3tc

Aulas : quarta 4 e 5 aula )

Período de26/10 a 30/10

Tema : fosseis

Atividade\;

Pesquisar :a importância dos fosseis para compreensão da evolução dos seres vivos

Processos de fossilização

Habilidade : Compreenda importância dos fosseis para compreensão da evolução

Material : livro didático internet ( sempre citar a fonte )

Enviar em renecaesquerdo@outlook.com.br

                                

                                     Filosofia/ProfºEdison

 FILOSOFIA 3C EJA

PROFESSOR   EDISON

ENTREGA : 26 A 29 DE outubro

edison.v24@yahoo.com

Identidade cultural

A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

É difícil definir uma identidade cultural específica, pois ela é maleável e depende do momento e das peculiaridades culturais de uma determinada sociedade.

Atualmente, o maior desafio para se manter a identidade cultural dos grupos sociais é a globalização, que determina padrões culturais baseados na cultura estadunidense, que tem se tornado hegemônica no mundo.



 

As vestimentas, os hábitos e costumes são elementos da identidade cultural.

A palavra identidade está associada, historicamente, ao que algo é. Na Filosofia, a essência é a definição do que algo é, ou seja, a identidade é a definição da essência. A identidade cultural não está distante da definição de identidade, pois ela é a identificação essencial da cultura de um povo. O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural. Esse conjunto tende a seguir certos padrões dentro de sociedades, o que cria um aspecto identitário para as culturas de determinadas sociedades.

A identidade cultural é, justamente, esse padrão que identifica uma produção cultural a certo grupo social. Por exemplo, podemos associar certos tipos de roupas e um ritmo musical específico à cultura hip hop, que surgiu nos centros urbanos a partir da década de 1980. Também identificamos algumas pinturas corporais como dos índios habitantes das aldeias indígenas brasileiras, assim como e identificamos as flautas feitas de bambu tocadas em certos ritmos com os nativos do território boliviano. A identidade cultural funciona, portanto, criando laços que ligam certos elementos a povos específicos.


 

A preservação da identidade cultural é necessária em meio à homogeneidade cultural do mundo globalizado.

O século XXI vivencia o ápice da globalização. O fenômeno da globalização começou com força na década de 1960, período da Guerra Fria (quando Estados Unidos e União Soviética disputavam a hegemonia do poder político no mundo). Com o fim da União Soviética, no final da década de 1980, o capitalismo estadunidense passou a dominar as relações comerciais e políticas.

Com isso, houve uma invasão da cultura norte-americana em países da América do Sul, países africanos e países orientais. Essa invasão da cultura norte-americana como modo cultural hegemônico ocasionou uma mudança de perspectiva, que colocou o hábito cultural imposto no lugar do hábito cultural tradicional.

Podemos perceber, por exemplo, que o gosto musical dos brasileiros mudou ao longo dos tempos. Se até a década de 1960 os brasileiros consumiam mais uma música brasileira de origem regional, a partir dessa década, passou-se a ouvir mais músicas estrangeiras. Com o fenômeno da importação de filmes e programas televisivos dos Estados Unidos e, a partir dos anos 2000, com o advento da popularização da internet, a música consumida pela população brasileira sofreu uma influência norte-americana muito maior.

É difícil delinear exemplos claros de identidade cultural, visto que a cultura é um termo muito amplo e maleável. No entanto, alguns aspectos culturais podem ser separados e postos como exemplos de elementos identitários de determinadas culturas. Listamos a seguir alguns exemplos de identidade cultural que são associados a algumas culturas:

  • Religiosidade: as diversas religiões são elementos identitários de certos grupos culturais. Cristãos (católicos, protestantes ou espíritas), judeus, muçulmanos, candomblecistas, budistas, hinduístas ou qualquer outra denominação religiosa compreendem grupos identitários que se relacionam a determinadas culturas.
  • Artes plásticas: os artefatos produzidos por artistas plásticos e artesãos também são fortes elementos de identidade cultural de um povo. Os adereços corporais, a pintura e a escultura podem representar de maneira efetiva uma cultura.
  • Música: é um elemento de identidade cultural muito eficaz. De acordo com o ritmo ou com os instrumentos utilizados, é possível estabelecer de onde a música se originou, havendo uma noção de identidade cultural implícita nessa relação. A música sertaneja composta por viola caipira, por exemplo, remete ao sertão do Brasil, enquanto os ritmos rápidos com tambores e chocalhos remetem aos ritmos africanos ou de origem africana.
  • Culinária: forte elemento de identidade cultural. É comum associarmos as massas à culinária italiana, o bacalhau à culinária portuguesa, o sushi à culinária japonesa, a paella à culinária espanhola, a feijoada à culinária brasileira e a cerveja à culinária alemã. Os hábitos culinários dizem muito a respeito da cultura em questão.

 

A culinária representa um aspecto importante da identidade cultural de um povo. O acarajé é um elemento da cultura baiana.

  • Samba: ritmo original do Brasil, possui uma forte raiz nos ritmos entoados por povos de origem africana, sendo uma variante sonora originalmente brasileira que surgiu nas favelas do Rio de Janeiro.
  • Feijoada: prato típico brasileiro, reúne o feijão preto, cortes de carne bovina seca, como o charque, e carnes suínas embutidas e defumadas, como o paio e o bacon. A feijoada é um prato tipicamente brasileiro que representa a nossa identidade cultural fora do país.
  • Caipirinha: um drink originalmente brasileiro que representa, de maneira geral, a nossa cultura no exterior. Composta por cachaça, gelo, açúcar e limão, a bebida teve origem no Rio de Janeiro.
  • Religiões de matriz africana: apesar de uma maioria cristã no Brasil (tanto católica quanto protestante), uma marca cultural de nosso país está nas crenças religiosas de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, que nasceram aqui a partir da miscigenação entre as religiões africanas e o cristianismo.
  • Cultura sertaneja: o sertão do Brasil, em especial o sertão nordestino, é rico em elementos culturais, sejam culinários, religiosos, linguísticos, literários, musicais, sejam das artes plásticas. Essa cultura sertaneja compõe a nossa identidade cultural.

 

1- O que é identidade cultural?

2- Qual a importância da identidade cultural no século XXI ?

3- De exemplos de identidade cultural ?

4- Fale sobre a Identidade cultural brasileira. 

                                   Sociologia/ProfºJoyce

 

 ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °TA 3TB-3TC NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pergunta

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Aula passada foi feito a pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Medici 1969-1974

1) Quais são os pontos positivo, durante o mandato deste presidente?

2) Quais são os pontos negativos, durante o mandato deste presidente?

3) Qual sua opinião sobre este presidente ?

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

                                         Física/ProfºPatricia

 

 

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Ler o texto sugerido no site: Bússolas vivas: < https://revistapesquisa.fapesp.br/2007/07/01/bussolas-vivas/>.Acesso,  e fazer uma síntese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 04/11/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

                                      Química/ProfºEdjane

 Professora Edjane – QUÍMICA 26 a 29/10/2020

Turmas: 3Termos A, B e C

Questões sobre Petróleo

1. O que é petróleo? Por que ele é considerado importante economicamente?

2. Quais explicações são dadas para o processo de formação do petróleo? Você diria que o petróleo faz parte da biosfera? Explique.

3. Cite alguns dos componentes usuais do petróleo.

4. O que é refino do petróleo?

5. Cite alguns materiais que podem ser obtidos a partir do refino do petróleo.

Respostas enviadas para o e mail proedjane@outlook.com .

 

                                       Geografia/ProfºVanildo

 ATIVIDADE GEOGRAFIA 3TC EJA 4ºBimestre SEMANA 26 a 29/10 PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Retome a leitura anterior para responder os questionamentos:



                                       História/ProfºSilvio

 Vamos iniciar o 4º e último bimestre. Foi um ano diferente e por causa da pandemia realizamos nossas atividades de forma remota, fato que dificultou para muitos estudantes a efetiva participação. Agora é o momento de quem não conseguiu realizar atividades, fazer trabalhos, participar, realizar um esforço para não comprometer o ano. Espero que todos consigam participar dessa reta final. Conto com vocês.

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender as consequências de uma grande guerra mundial, perceber que as relações de intolerância são nocivas para a humanidade. Relacionar com as ODS, a partir da percepção de que a construção de um mundo melhor passa pela preservação de nossos recursos, pela aceitação das diferenças, pela aceitação do outro, pela valorização dos direitos humanos.

AVALIAÇÃO: Introdução ao tema com texto sobre a Segunda Grande Guerra Mundial.

DURAÇÃO: 02 AULAS

SEMANA: de 26 a 29 de outubro

SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL

 



 RESPONDA

1.     Como podemos definir a Segunda Grande Guerra Mundial?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.     Quais fatores desencadearam o conflito?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.     O que foi o fascismo e nazismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.     Quais blocos se formaram durante a guerra?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.     Quais as consequências da guerra?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

A ROSA DE HIROSHIMA

 

Rio de Janeiro, 1954

 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

VINICIUS DE MORAES 

                                         Inglês/ProfºJosineide

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2 - Datas: 29 e 30/10

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:  

Verbo to be - Presente Simples

Continuamos a aula passada sobre o verbo To be, existe um preconceito contra esse verbo, mas ele é apenas um verbo irregular, assim com o em Português.

To be  – “to” é utilizado para dizer que o verbo, seja ele qual for, não está conjugado, ou seja, está no infinitivo, então “ to be” significa ser ou estar depende do contexto.

Exemplos de verbos no infinitivo:

Dançar – To dance

Assistir – To watch

Escrever – To write

Ser/Esta– To be

Em Português, quando conjugamos verbos, eles mudam de acordo com a pessoa, por exemplo, para conjugarmos o verbo dançar em Português, dizemos: Eu dançar muito bem? Não, dizemos eu danço muito bem, ou seja, o verbo não está mais no infinitivo, está conjugado.

Com o verbo ser, conjugamos assim: Eu sou, Tu és, Ele é, certo? Observe que o verbo ser mudou a forma de escrever e falar de acordo com os sujeitos. A mesma coisa acontece com este verbo em inglês, então o verbo To be fica assim: I am, You are, He is.

Quando falamos da primeira pessoa “I’’ sempre usaremos “am”, se for singular, que chamamos de terceira pessoa, ou seja de algo ou alguém de quem falamos, usaremos “is” para tudo que é plural usamos “are”, lembrando que “you” pode significar você ou vocês.

Para transformar uma frase em negativa, basta acrescentar “not” depois do verbo, também podemos contrair (juntar) esta forma negativa (exemplo: is not – isn’t), já para mudar a frase para pergunta, colocamos o verbo no início da frase.

Relembre a tabela completa da aula passada:




 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, interpretação de texto


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1). Releia a explicação e responda:

a) O que significa o verbo “to be”?

b). Olhando a tabela, qual palavra acrescentamos para deixar uma frase negativa e qual a posição desta palavra?

c) Para fazermos uma pergunta com o verbo “to be”, qual a posição deste verbo?

d) Corrija a frase: He are an intelligent guy.

2). Seguindo o exemplo da tabela, mude as frases para a negativa usando a forma contraída:

a) Your brother is boring.

b) The students are fast.

c) You are very tall.

d) Richard is my friend.

3) Mude as frases para a interrogativa, veja o exemplo:

You are sick today.

Are you sick today?

a)     You are the boss.

b)     Robert is our teacher.

c)     The dog is barking.

d)     I am beautiful.

4) Forme uma pergunta em inglês com o pronome pessoal “We”

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

                             Língua Portuguesa/ProfºThiago

 ATIVIDADE (INTERPRETAÇÃO GÊNERO CHARGE)

Semana 26/10 a 30/10 - 3º ANO TA, TB E TC

Charge

Bom humor, ironia, linguagem verbal e não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual chamado charge.
























1-A imagem indicada na questão tem como objetivo
a) satirizar os homens apaixonados.
b) exaltar a força da industrialização.
c) enaltecer a exuberância das borboletas.
d) criticar a devastação do meio ambiente.
e) desaprovar o roubo

2-  Como você pode relacionar o desenho " acima com a atual situação do Brasil no âmbito do meio ambiente?

3- Ratinho (Carlos Massa) dispara contra mico-leão-dourado: "Se todos morressem, o que mudaria pra nós?" 
 COMENTE A CITAÇÂO DO APRESENTADOR (PEQUENO TEXTO)

Prezado aluno encaminhar a atividade para thiagomhz@gmail.com


                                     Matemática/ProfºMarcelo

 

                                 Atividade de Matemática 3TA 3TB 3TC

ATIVIDADE 2, 4º BIMESTRE de 26/10/2020 à 29/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

RESPONDA AS QUESTÕES DO LINK E ACOMPANHE AS AULAS DOS CENTRO DE MÍDIA https://forms.gle/1HHsamrT3gj2x8WE8


Nenhum comentário:

Postar um comentário