domingo, 4 de outubro de 2020

2ºEJA do ensino médio semana de 05 a 09 de outubro de 2020

   Atividade da semana de 05  a 09 de outubro 2020

                                                 

                                              2ºTA/EJA

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

 

          A poética pessoal de Leonardo da Vinci

 

Assista aos vídeos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI

 

https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades:

Avaliação pelo Google Forms.

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10  até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 

 







 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbc2FEFNGkANSdu0YypyzikiwNJdqOg2nmzjlIL0Igj0b-Fg/viewform?usp=sf_link

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

2TA,B,C

Humilhação Social

 

Semana de 05 a 09 de outubro

 

·       Relate algum tipo de humilhação social que você tenha presenciado

 

·       Não precisa indicar nomes

 

·       Entrega até 30 de outubro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série.

 

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

1) Como é formada a população brasileira?Explique!

2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!

3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?

Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!

Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.

Usina termelétrica: O que é?

As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.

Usina termelétrica: Como funciona?

O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que  juntos formam todo este processo de geração.

Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.

Não precisa copiar a imagem.

ATIVIDADE

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?

Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q

Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020

Turmas: 2ºTermo A, B, C e D      e-mail proedjane@outlook.com

Com base no texto responda as questões:



Geografia/ProfºRicardo

Semana 05 a 08 de outubro

Serie:2ºTA,2ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

Lê o texto e responder as questões

 

EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA

 

A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

 

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.

 

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

 

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

 

A revolução agrícola

 

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

 

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

 

O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

 

A Revolução Verde

 

No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.

 

A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o “pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1990.

 

Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.

 

Questões

 

1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?

2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma agricultura global.

3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na produção agrícola.

4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.

 


História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

 

Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 05 à 09 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado 
por https://worldpopulationreview.com/continents sobre
a População Mundial. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras
em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado).
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

Continent Populations


World's Population 2020


Asia		4,641,054,775	

Africa		1,340,598,147	

Europe		747,636,026	

South America	430,759,766
	
North America	368,869,647
	
Oceania		42,677,813

Língua Portuguesa/ProfºClaudia



E.E. Salim Farah Maluf.

2°termo ABCD– Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

05/10 até 09/10

 

  





Período Literário


 

Legião Urbana/ Que país é esse?

Renato Russo

Composição 1978 - Gravação 1987

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?

1-    Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.

2-    Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?

 

Matematica/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

-----------------------------------------------------------------

2ºTB/EJA


Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

 

          A poética pessoal de Leonardo da Vinci

 

Assista aos vídeos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI

 

https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades:

Avaliação pelo Google Forms.

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10  até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 

 







 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbc2FEFNGkANSdu0YypyzikiwNJdqOg2nmzjlIL0Igj0b-Fg/viewform?usp=sf_link

Educação física/Profº

Filosofia/Profºeverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

2TA,B,C

Humilhação Social

 

Semana de 05 a 09 de outubro

 

·       Relate algum tipo de humilhação social que você tenha presenciado

 

·       Não precisa indicar nomes

 

·       Entrega até 30 de outubro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série.

 

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

1) Como é formada a população brasileira?Explique!

2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!

3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?

Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!

Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.

Usina termelétrica: O que é?

As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.

Usina termelétrica: Como funciona?

O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que  juntos formam todo este processo de geração.

Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.

Não precisa copiar a imagem.

ATIVIDADE

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?

Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q

Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020

Turmas: 2ºTermo A, B, C e D      e-mail proedjane@outlook.com

Com base no texto responda as questões:

Geografia/ProfºRicardo

Semana 05 a 08 de outubro

Serie:2ºTA,2ºTB

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

 

Lê o texto e responder as questões

 

EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA

 

A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades humanas.

 

A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a lado da agricultura.

 

O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da agricultura conheceu os seus avanços.

 

Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de excedente.

 

A revolução agrícola

 

Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da Revolução Industrial.

 

O processo de industrialização das sociedades permitiu a transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários, fertilizantes e objetos técnicos em geral.

 

O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar. Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga quanto pelas civilizações pré-colombianas.

 

A Revolução Verde

 

No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente, de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.

 

A introdução das técnicas provenientes da revolução verde permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais, diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia, África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o “pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1990.

 

Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.

 

Questões

 

1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?

2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma agricultura global.

3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na produção agrícola.

4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.

 


História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO

 

Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.


Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 05 à 09 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado 
por https://worldpopulationreview.com/continents sobre
a População Mundial. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras
em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado).
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

Continent Populations


World's Population 2020


Asia		4,641,054,775	

Africa		1,340,598,147	

Europe		747,636,026	

South America	430,759,766
	
North America	368,869,647
	
Oceania		42,677,813

Língua Portuguesa/ProfºClaudia


E.E. Salim Farah Maluf.

2°termo ABCD– Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

05/10 até 09/10

 

  





Período Literário


 

Legião Urbana/ Que país é esse?

Renato Russo

Composição 1978 - Gravação 1987

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?

1-    Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.

2-    Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

----------------------------------------------------------------------------------

                                              2ºTC/EJA

Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

 

          A poética pessoal de Leonardo da Vinci

 

Assista aos vídeos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI

 

https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades:

Avaliação pelo Google Forms.

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10  até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 

 







 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbc2FEFNGkANSdu0YypyzikiwNJdqOg2nmzjlIL0Igj0b-Fg/viewform?usp=sf_link

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

2TA,B,C

Humilhação Social

 

Semana de 05 a 09 de outubro

 

·       Relate algum tipo de humilhação social que você tenha presenciado

 

·       Não precisa indicar nomes

 

·       Entrega até 30 de outubro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série.

 

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

1) Como é formada a população brasileira?Explique!

2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!

3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?

Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!

Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.

Usina termelétrica: O que é?

As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.

Usina termelétrica: Como funciona?

O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que  juntos formam todo este processo de geração.

Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.

Não precisa copiar a imagem.

ATIVIDADE

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?

Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q

Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020

Turmas: 2ºTermo A, B, C e D      e-mail proedjane@outlook.com

Com base no texto responda as questões:

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos: C, D, E e termo C durante a semana de 05 a 09/10/20

   Índice de Geni

Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem).

Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). A construção do coeficiente de Gini é baseado na “Curva de Lorenz”.

A desigualdade social é medida pelo coeficiente de Gini. Este coeficiente varia entre 0 e 100. Sendo que, quanto mais próximo de 0, menos desigual é o país. Por outro lado, quanto mais próximo de 100 mais desigual é o país.

O Índice de Gini um instrumento usado para mensurar como a renda de um país é distribuído entre a sua população. Dessa forma, esse índice serve para mostrar, basicamente, a concentração de renda existente em uma economia. Esse indicador é um coeficiente calculado a partir da curva de Lorenz

Em 2017, o índice do Brasil foi de 53,3. O mesmo valor foi registrado por Botsuana. O país mais desigual do mundo é a África do Sul, que teve um índice Gini de 63.

Qual é o índice de Gini do Brasil?

Em 2017, o índice do Brasil foi de 53,3. O mesmo valor foi registrado por Botsuana. O país mais desigual do mundo é a África do Sul, que teve um índice Gini de 63.

Qual o estado mais desigual do Brasil?

Índice

Posição

Unidade federativa

Índice

1

Santa Catarina

0,375

2

Rio Grande do Sul

0,388

3

Paraná

0,390

4

São Paulo

0,405

A desigualdade no Brasil pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. ... O índice varia de 0 a 1, sendo 0 a condição perfeita, onde não há desigualdade social, e 1 o maior índice possível de desigualdade. O índice de Gini é medido com base na renda.

Causas e Consequências:
Falta de acesso à educação de qualidade; Política fiscal injusta; Baixos salários; Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.

Quais são as causas para a persistência da desigualdade social no mundo e no Brasil?

As causas para a desigualdade estão ligadas na má distribuição de renda. No caso brasileiro, por exemplo, podemos apontar o acúmulo de terras e poderes econômicos nas mãos de grandes proprietários, o que impede o acesso a toda a população.

 Exercícios de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos doa 2º anos: C, D, E e Termo C.

Durante a semana de 05 a 09/10/20

 

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail:

 ediliberato@ Hotmail.com

 

 

 

1ª questão:

O índice de Gini mede um dos aspectos que causam mais impacto na qualidade de vida dos cidadãos de um país. O que é medido nesse índice?

a) (  )  A taxa de analfabetismo de um país.

b) (  ) O número de mulheres que morrem ao dar à luz.

c)  (  ) A desigualdade na distribuição de renda.

d)  (  ) O número de mortes violentas entre pessoas com mais de 25 anos.

 

2ª questão:

Em 2010 foram criados três novos índices que complementam o IDH. Um deles é o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede as desvantagens das mulheres em relação aos homens na sociedade. Indique a alternativa que não traz um dos aspectos levados em conta na medição do IDG.

a) (  )  Proporção de adolescentes que tiveram filhos.

b)  (  ) proporção de homens e mulheres acima dos 25 anos que estudaram até o segundo grau completo.

c)  (  ) Número de ocorrências de violência doméstica contra a mulher.

d)  (  ) Participação de homens e mulheres no mercado de trabalho.

História/ProfºSergio

 Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 04 a 09/10/2020

 Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno.

 

                                              Iluminismo

 

  O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.

  A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.

 As ideias iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como "Século das Luzes".

 Os iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime. Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano.

  Através da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias religiosas. Por sua vez, essas seriam superadas pelas ideias de progresso e perfectibilidade humana.

  Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas.

  Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.

  Desta maneira, filósofos como Diderot e D’Alembert buscaram reunir todo o conhecimento produzido à luz da razão num compêndio dividido em 35 volumes: a Enciclopédia (1751-1780).

    A publicação da Enciclopédia contou com a participação de vários expoentes iluministas como Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau.

   Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões.

                                  Características do Iluminismo

  O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época.

  Vejamos, a seguir, as principais ideias iluministas sobre economia, política e religião.

                                                         Economia

  Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.

  Alguns, como Quesnay, defendiam que a agricultura era a fonte de riqueza da nação, em detrimento do comércio, como defendido pelos mercantilistas.

  Quanto à propriedade privada não havia consenso entre os iluministas. John Locke enfatizava que a propriedade era um direito natural do homem, enquanto Rousseau, apontava que esta era a razão dos males da humanidade.

                                               Política e Sociedade

  Contrários ao Absolutismo, os iluministas afirmavam que o poder do rei deveria ser limitado por um conselho ou uma Constituição.

  O escritor Montesquieu, por exemplo, defendia um modelo de Estado onde o governo estaria dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, haveria equilíbrio e menos poder concentrado numa só pessoa. Esta ideia de governo foi adota por quase todos os países do mundo ocidental.

  Igualmente, os súditos deveriam ter mais direitos e serem tratados de forma igualitária. Com isso queria se afirmar que todos deveriam pagar impostos e minorias, como os judeus, tinham que ser reconhecidos como cidadãos plenos. É preciso lembrar que no Antigo Regime, as minorias religiosas como judeus e muçulmanos, forma obrigados a se converter ou a deixar os países onde estavam para escapar das perseguições.

  Embora houvesse algumas vozes a favor das mulheres e até pensadoras iluministas, como Émilie du Châtelet ou Mary Wollstonecraft, nenhum homem defendeu realmente a concessão de direitos para elas.

                                             Religião

  A religião foi muito criticada por vários pensadores iluministas.

  A maioria, defendia a limitação dos privilégios do clero e da igreja; bem como o uso da ciência para questionar as doutrinas religiosas.

  Havia aqueles que compreendiam o poder da religião na formação do ser humano, mas preferiam que houvessem duas esferas distintas: a religião e o Estado. De igual maneira, alguns iluministas defendiam o fim da igreja como instituição e a fé deveria ser uma expressão individual.

                                 Despotismo esclarecido

  As ideias iluministas se espalharam de tal modo que muitos governantes buscaram implantar medidas embasadas no iluminismo para modernizar seus respectivos Estados.

  Isso acontecia sem que os monarcas abdicassem de seu poder absoluto, apenas conciliando-o aos interesses populares. Deste modo, estes governantes faziam parte do Despotismo Esclarecido.

                                    Iluminismo no Brasil

  O Iluminismo chegou ao Brasil através das publicações que eram contrabandeadas para a colônia.

  Igualmente, vários estudantes que iam à Universidade de Coimbra também tiveram contato com as ideias iluministas e passaram a difundi-las.

  Essas ideias passavam a questionar o próprio sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento das Luzes influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817).

                             Consequências do Iluminismo

  Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).

                           Principais pensadores iluministas

  Segue abaixo os principais filósofos iluministas:

·       Montesquieu (1689-1755)

·       Voltaire (1694-1778)

·       Diderot (1713-1784)

·       D’Alembert (1717-1783)

·       Rousseau (1712-1778)

·       John Locke (1632-1704)

·       Adam Smith (1723-1790)

 

 

   Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 8 e 09/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

 

OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS

Qual a diferença entre What e Which?

Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado quando há um número limitado de escolha.

Exemplo: Which is your car, the black or the White? Qual é o seu carro, o preto ou o branco?

 

Qual a diferença entre Who e Whom?

Who é utilizado quando nos referimos ao sujeito da frase, ou seja, a pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo:

Who is talking loud? Quem está falando alto?

Whom é uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo:

Whom did you see at the mall yesterday? Quem você viu no shopping ontem?

 

Como responder a perguntas com Why?

Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta.

Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos com because (porque).

Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha?

I work because I need money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.

 

Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/

https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

Atividade para fixação

 

1.     Complete com resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because

a)     Quando temos opções de escolha utilizamos ______________

b)     Quando falamos de quem pratica a ação devemos usar o pronome interrogativo _______________

c)     Sempre que a pergunta for com Why respondemos com ____________

 

2.     Complete com o pronome interrogativo correto:

a)     ……………….. is your occupation?

b)     ……………….. can you come to visit me?

c)     ……………….. is your favorite color, blue or red?

d)      ……………….. are you today?

e)     ………………. do you live?

 

3.     Responda em inglês:

a)     Why do you study?

b)     Why do you live in São Paulo?

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

Língua Portuguesa/ProfºClaudia


E.E. Salim Farah Maluf.

2°termo ABCD– Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

05/10 até 09/10

 

  





Período Literário


 

Legião Urbana/ Que país é esse?

Renato Russo

Composição 1978 - Gravação 1987

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?

1-    Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.

2-    Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 05 a 09/10

Atividades Matemática

Dê exemplos de operações envolvendo equações matriciais

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


-----------------------------------------------------------------

2ºTD/EJA


Arte/ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

CONTEÚDO:

 

          A poética pessoal de Leonardo da Vinci

 

Assista aos vídeos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI

 

https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8

 

A poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades:

Avaliação pelo Google Forms.

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 05/10  até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 

 







 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbc2FEFNGkANSdu0YypyzikiwNJdqOg2nmzjlIL0Igj0b-Fg/viewform?usp=sf_link

Educação física/Profº

Filosofia/ProfºIslilia

São Paulo, 05 de Outubro 2020

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 05/10/2020 a 09/10/020 para 2TD Ano Eja.

Atividade: Responder.

Objetivo: Auto análise.

Obs.: As atividades anteriores podem ser usadas como material de apoio.

1) O que é liberdade?

2) O que você pode fazer para sua satisfação humana, sem prejudicar as pessoas?

3) A liberdade e responsabilidade estão relacionadas?

4) O que você pode fazer para encontrar seu objetivo?

5) Quais são os princípios fundamentais para viver em sociedade?

Sociologia/ProfºJoyce

RECUPERAÇÂO

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira

Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa

1) Como é formada a população brasileira?Explique!

2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!

3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!

Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.

Física/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia

Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?

Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!

Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.

Usina termelétrica: O que é?

As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.

Usina termelétrica: Como funciona?

O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que  juntos formam todo este processo de geração.

Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.

Não precisa copiar a imagem.

ATIVIDADE

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?

Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q

Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br 

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX

Química/ProfºEdjane

Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020

Turmas: 2ºTermo A, B, C e D      e-mail proedjane@outlook.com

Com base no texto responda as questões:

Geografia/Profº Vanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD           SEMANA 05 a 09/10            PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção


Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.


Em alguns países da Europa (Itália, França, Espanha) o processo de transição demográfica vem ocorrendo com muita intensidade. Na opinião, quais os motivos para a transição demográfica no Brasil?



História/ProfºSergio

 Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 04 a 09/10/2020

 Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno.

 

                                              Iluminismo

 

  O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.

  A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.

 As ideias iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como "Século das Luzes".

 Os iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime. Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano.

  Através da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias religiosas. Por sua vez, essas seriam superadas pelas ideias de progresso e perfectibilidade humana.

  Em suas obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações mercantilistas e religiosas.

  Também foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura política e social do Antigo Regime.

  Desta maneira, filósofos como Diderot e D’Alembert buscaram reunir todo o conhecimento produzido à luz da razão num compêndio dividido em 35 volumes: a Enciclopédia (1751-1780).

    A publicação da Enciclopédia contou com a participação de vários expoentes iluministas como Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau.

   Suas ideias se difundiram principalmente entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto, não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das decisões.

                                  Características do Iluminismo

  O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época.

  Vejamos, a seguir, as principais ideias iluministas sobre economia, política e religião.

                                                         Economia

  Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.

  Alguns, como Quesnay, defendiam que a agricultura era a fonte de riqueza da nação, em detrimento do comércio, como defendido pelos mercantilistas.

  Quanto à propriedade privada não havia consenso entre os iluministas. John Locke enfatizava que a propriedade era um direito natural do homem, enquanto Rousseau, apontava que esta era a razão dos males da humanidade.

                                               Política e Sociedade

  Contrários ao Absolutismo, os iluministas afirmavam que o poder do rei deveria ser limitado por um conselho ou uma Constituição.

  O escritor Montesquieu, por exemplo, defendia um modelo de Estado onde o governo estaria dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, haveria equilíbrio e menos poder concentrado numa só pessoa. Esta ideia de governo foi adota por quase todos os países do mundo ocidental.

  Igualmente, os súditos deveriam ter mais direitos e serem tratados de forma igualitária. Com isso queria se afirmar que todos deveriam pagar impostos e minorias, como os judeus, tinham que ser reconhecidos como cidadãos plenos. É preciso lembrar que no Antigo Regime, as minorias religiosas como judeus e muçulmanos, forma obrigados a se converter ou a deixar os países onde estavam para escapar das perseguições.

  Embora houvesse algumas vozes a favor das mulheres e até pensadoras iluministas, como Émilie du Châtelet ou Mary Wollstonecraft, nenhum homem defendeu realmente a concessão de direitos para elas.

                                             Religião

  A religião foi muito criticada por vários pensadores iluministas.

  A maioria, defendia a limitação dos privilégios do clero e da igreja; bem como o uso da ciência para questionar as doutrinas religiosas.

  Havia aqueles que compreendiam o poder da religião na formação do ser humano, mas preferiam que houvessem duas esferas distintas: a religião e o Estado. De igual maneira, alguns iluministas defendiam o fim da igreja como instituição e a fé deveria ser uma expressão individual.

                                 Despotismo esclarecido

  As ideias iluministas se espalharam de tal modo que muitos governantes buscaram implantar medidas embasadas no iluminismo para modernizar seus respectivos Estados.

  Isso acontecia sem que os monarcas abdicassem de seu poder absoluto, apenas conciliando-o aos interesses populares. Deste modo, estes governantes faziam parte do Despotismo Esclarecido.

                                    Iluminismo no Brasil

  O Iluminismo chegou ao Brasil através das publicações que eram contrabandeadas para a colônia.

  Igualmente, vários estudantes que iam à Universidade de Coimbra também tiveram contato com as ideias iluministas e passaram a difundi-las.

  Essas ideias passavam a questionar o próprio sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento das Luzes influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817).

                             Consequências do Iluminismo

  Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).

                           Principais pensadores iluministas

  Segue abaixo os principais filósofos iluministas:

·       Montesquieu (1689-1755)

·       Voltaire (1694-1778)

·       Diderot (1713-1784)

·       D’Alembert (1717-1783)

·       Rousseau (1712-1778)

·       John Locke (1632-1704)

·       Adam Smith (1723-1790)

 

 

   Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 8 e 09/10

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

 

OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS

Qual a diferença entre What e Which?

Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado quando há um número limitado de escolha.

Exemplo: Which is your car, the black or the White? Qual é o seu carro, o preto ou o branco?

 

Qual a diferença entre Who e Whom?

Who é utilizado quando nos referimos ao sujeito da frase, ou seja, a pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo:

Who is talking loud? Quem está falando alto?

Whom é uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo:

Whom did you see at the mall yesterday? Quem você viu no shopping ontem?

 

Como responder a perguntas com Why?

Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta.

Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos com because (porque).

Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha?

I work because I need money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.

 

Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/

https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

Atividade para fixação

 

1.     Complete com resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because

a)     Quando temos opções de escolha utilizamos ______________

b)     Quando falamos de quem pratica a ação devemos usar o pronome interrogativo _______________

c)     Sempre que a pergunta for com Why respondemos com ____________

 

2.     Complete com o pronome interrogativo correto:

a)     ……………….. is your occupation?

b)     ……………….. can you come to visit me?

c)     ……………….. is your favorite color, blue or red?

d)      ……………….. are you today?

e)     ………………. do you live?

 

3.     Responda em inglês:

a)     Why do you study?

b)     Why do you live in São Paulo?

 

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

Língua Portuguesa/ProfºClaudia


E.E. Salim Farah Maluf.

2°termo ABCD– Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

05/10 até 09/10

 

  





Período Literário


 

Legião Urbana/ Que país é esse?

Renato Russo

Composição 1978 - Gravação 1987

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?

Terceiro mundo se for
Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse?

1-    Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.

2-    Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo C e D – Periodo 05 a 09/10

Atividades Matemática

Dê exemplos de operações envolvendo equações matriciais

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário