Atividade da semana de 05 a 09 de outubro 2020
2ºTA/EJA
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD.
CONTEÚDO:
A poética pessoal de Leonardo
da Vinci
Assista
aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI
https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Atividades: Avaliação pelo Google Forms.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 05/10 até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento
global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto
dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
2TA,B,C
Humilhação Social
Semana de 05 a 09 de
outubro
·
Relate algum tipo de humilhação social que você
tenha presenciado
·
Não
precisa indicar nomes
· Entrega
até 30 de outubro
·
Entrega
no e-mail: evertonvono503@gmail.com
·
Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÂO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa
1) Como é formada a população brasileira?Explique!
2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!
3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!
Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.
Física/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?
Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!
Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.
Usina termelétrica: O que é?
As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.
Usina termelétrica: Como funciona?
O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que juntos formam todo este processo de geração.
Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.
Não precisa copiar a imagem.
ATIVIDADE
QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?
Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q
Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX
Química/ProfºEdjane
Química
– Professora Edjane - 05 a 09/10/2020
Turmas: 2ºTermo A, B, C e D e-mail proedjane@outlook.com
Com base no texto responda as questões:
Geografia/ProfºRicardo
Semana 05 a 08 de outubro
Serie:2ºTA,2ºTB
Professor Ricardo José dos Santos
Atividade de geografia
Email ricardosantosgeo@gmail.com
Lê o texto e responder as questões
EVOLUÇÃO DA
AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA
A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da
transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades
humanas.
A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades
desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras
técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de
animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a
sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada
localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a
lado da agricultura.
O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve
diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a
entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção
das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas
sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da
agricultura conheceu os seus avanços.
Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na
proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o
Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as
primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da
agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de
excedente.
A revolução
agrícola
Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da
agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido
como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias
revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da
Revolução Industrial.
O processo de industrialização das sociedades permitiu a
transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à
inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma
maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do
fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários,
fertilizantes e objetos técnicos em geral.
O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também
esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os
povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das
plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar.
Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu
para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram
a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga
quanto pelas civilizações pré-colombianas.
A Revolução Verde
No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra
Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais
importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente,
de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de
melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola
para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.
A introdução das técnicas provenientes da revolução verde
permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais,
diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia,
África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez
que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no
mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o
“pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de
1990.
Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus
impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que
acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento
da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas
posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a
biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha
de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.
Questões
1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?
2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma
agricultura global.
3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na
produção agrícola.
4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO
Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 05 à 09 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por https://worldpopulationreview.com/continents sobre a População Mundial. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado). Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Continent Populations World's Population 2020 Asia 4,641,054,775 Africa 1,340,598,147 Europe 747,636,026 South America 430,759,766 North America 368,869,647 Oceania 42,677,813
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
2°termo
ABCD–
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 05/10 até 09/10
|
Período
Literário
Legião Urbana/ Que país é
esse?
Renato Russo
Composição 1978 - Gravação 1987
Nas favelas, no
Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
No Amazonas, no
Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu
descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é
esse?
Terceiro mundo
se for
Piada no exterior
Mas o Brasil
vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é
esse?
1- Com qual período Literário podemos relacionar essa
canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.
2- Podem relacionar essa música com algo da
atualidade? O quê ?
Matematica/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB
9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
-----------------------------------------------------------------
2ºTB/EJA
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD.
CONTEÚDO:
A poética pessoal de Leonardo
da Vinci
Assista
aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI
https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Atividades: Avaliação pelo Google Forms.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 05/10 até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento
global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto
dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação física/Profº
Filosofia/Profºeverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
2TA,B,C
Humilhação Social
Semana de 05 a 09 de
outubro
·
Relate algum tipo de humilhação social que você
tenha presenciado
·
Não
precisa indicar nomes
· Entrega
até 30 de outubro
·
Entrega
no e-mail: evertonvono503@gmail.com
·
Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÂO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa
1) Como é formada a população brasileira?Explique!
2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!
3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!
Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.
Física/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?
Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!
Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.
Usina termelétrica: O que é?
As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.
Usina termelétrica: Como funciona?
O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que juntos formam todo este processo de geração.
Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.
Não precisa copiar a imagem.
ATIVIDADE
QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?
Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q
Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX
Química/ProfºEdjane
Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020
Turmas: 2ºTermo A, B, C e D e-mail proedjane@outlook.com
Com base no texto responda as questões:
Geografia/ProfºRicardo
Semana 05 a 08 de outubro
Serie:2ºTA,2ºTB
Professor Ricardo José dos Santos
Atividade de geografia
Email ricardosantosgeo@gmail.com
Lê o texto e responder as questões
EVOLUÇÃO DA
AGRICULTURA E SUAS TÉCNICAS GEOGRAFIA
A evolução da agricultura foi diretamente acompanhada da
transformação do espaço geográfico e das técnicas que compõem as atividades
humanas.
A prática da agricultura é uma das mais antigas atividades
desenvolvidas pelos humanos. No Período Neolítico, a constituição das primeiras
técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de
animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a
sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada
localidade, embora a coleta e a caça tenham convivido por muito tempo lado a
lado da agricultura.
O desenvolvimento da agricultura, portanto, esteve
diretamente associado à formação das primeiras civilizações, o que nos ajuda a
entender a importância das técnicas e do meio técnico no processo de construção
das sociedades e seus espaços geográficos. Nesse sentido, à medida que essas
sociedades modernizaram suas técnicas e tecnologias, mais a evolução da
agricultura conheceu os seus avanços.
Originalmente, a prática da agropecuária foi desenvolvida na
proximidade de grandes rios, notadamente o Tigre e Eufrates, além do Nilo, o
Ganges e outros. Não por coincidência, foram nessas localidades que surgiram as
primeiras grandes civilizações que se teve notícia, pois a prática da
agricultura permitiu o desenvolvimento do comércio graças à produção de
excedente.
A revolução
agrícola
Um dos momentos mais importantes do processo de evolução da
agricultura ao longo da história foi, sem dúvidas, aquilo que ficou conhecido
como a Revolução Agrícola. Podemos dizer que, com o passar do tempo, várias
revoluções agrícolas sucederam-se, mas a principal delas ocorreu a partir da
Revolução Industrial.
O processo de industrialização das sociedades permitiu a
transformação do espaço geográfico no meio rural, o que ocorreu graças à
inserção de maiores aparatos tecnológicos na produção agrícola, permitindo uma
maior mecanização do campo. Essa transformação materializou-se a partir do
fornecimento de insumos da indústria para a agricultura, tais como maquinários,
fertilizantes e objetos técnicos em geral.
O desenvolvimento da revolução agrícola no mundo também
esteve diretamente associado à expansão marítimo-colonial europeia, em que os
povos europeus disseminaram as diferentes culturas pelo mundo por meio das
plantations. No Brasil, o caso mais evidente foi a produção da cana-de-açúcar.
Vale lembrar que essa interação entre colonos e colonizadores também contribuiu
para a evolução agrícola, na medida em que técnicas antes pouco conhecidas passaram
a ser aplicadas, a exemplo do terraceamento praticado tanto na China antiga
quanto pelas civilizações pré-colombianas.
A Revolução Verde
No século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra
Mundial, a evolução da agricultura conheceu um de seus patamares mais
importantes, o que ficou conhecido como Revolução Verde. Trata-se, basicamente,
de um conjunto de medidas e promoção de técnicas baseado na introdução de
melhorias genéticas nas plantas e na evolução dos aparatos de produção agrícola
para ampliar, sobretudo, a produção de alimentos.
A introdução das técnicas provenientes da revolução verde
permitiu um aumento, em larga escala, da produção de grãos e cereais,
diminuindo sensivelmente a necessidade por alimentos em várias regiões da Ásia,
África e América Latina, muito embora a fome não tenha sido erradicada, uma vez
que a sua existência não se deve somente à falta de alimentos. O impacto no
mundo foi tão amplo que o agrônomo estadunidense Norman Borlaug, considerado o
“pai” da Revolução Verde, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz no ano de
1990.
Embora a Revolução Verde seja bastante criticada pelos seus
impactos ambientais e também pelo processo de concentração de terras que
acompanhou a sua evolução, é inegável a sua importância para o desenvolvimento
da agricultura no mundo. Além do mais, como extensão, ampliaram-se nas décadas
posteriores as melhorias decorrentes da tecnologia no campo, como a
biotecnologia e a introdução dos Sistemas de Informações Geográficas na linha
de produção agropecuária, o que vem intensificando a elevação da produtividade.
Questões
1 Como a agricultura modificou o espaço geográfico?
2 Como a revolução verde mudou a agricultura local para uma
agricultura global.
3 Explique o termo transgênicos e qual seu impacto na
produção agrícola.
4 Quais são os riscos da expansão agrícola no Brasil.
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
PARA TODAS AS TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 05 A 09 DE OUTUBRO
Para esta semana continuaremos com a atividade da aula anterior e os estudantes que devem alguma atividade devem aproveitar para colocar em dia.
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 2o. TERMO "B" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 05 à 09 de outubro de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por https://worldpopulationreview.com/continents sobre a População Mundial. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado). Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Continent Populations World's Population 2020 Asia 4,641,054,775 Africa 1,340,598,147 Europe 747,636,026 South America 430,759,766 North America 368,869,647 Oceania 42,677,813
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
2°termo ABCD– Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 05/10 até 09/10
|
Período Literário
Legião Urbana/ Que país é esse?
Renato Russo
Composição 1978 - Gravação 1987
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
1- Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.
2- Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB
9º semana de 05/10/2020 à 09/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
----------------------------------------------------------------------------------
2ºTC/EJA
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD.
CONTEÚDO:
A poética pessoal de Leonardo
da Vinci
Assista
aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI
https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Atividades: Avaliação pelo Google Forms.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 05/10 até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento
global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto
dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
2TA,B,C
Humilhação Social
Semana de 05 a 09 de
outubro
·
Relate algum tipo de humilhação social que você
tenha presenciado
·
Não
precisa indicar nomes
· Entrega
até 30 de outubro
·
Entrega
no e-mail: evertonvono503@gmail.com
·
Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Sociologia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÂO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa
1) Como é formada a população brasileira?Explique!
2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!
3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!
Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.
Física/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?
Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!
Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.
Usina termelétrica: O que é?
As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.
Usina termelétrica: Como funciona?
O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que juntos formam todo este processo de geração.
Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.
Não precisa copiar a imagem.
ATIVIDADE
QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?
Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q
Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX
Química/ProfºEdjane
Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020
Turmas: 2ºTermo A, B, C e D e-mail proedjane@outlook.com
Com base no texto responda as questões:
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos: C, D, E e termo C durante a semana de 05 a 09/10/20
Índice de Geni
O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem).
Ele consiste em um número entre 0 e 1, onde 0 corresponde à completa igualdade de renda (onde todos têm a mesma renda) e 1 corresponde à completa desigualdade (onde uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm). A construção do coeficiente de Gini é baseado na “Curva de Lorenz”.
A desigualdade social é medida pelo coeficiente de Gini. Este coeficiente varia entre 0 e 100. Sendo que, quanto mais próximo de 0, menos desigual é o país. Por outro lado, quanto mais próximo de 100 mais desigual é o país.
O Índice de Gini um instrumento usado para mensurar como a renda de um país é distribuído entre a sua população. Dessa forma, esse índice serve para mostrar, basicamente, a concentração de renda existente em uma economia. Esse indicador é um coeficiente calculado a partir da curva de Lorenz
Em 2017, o índice do Brasil foi de 53,3. O mesmo valor foi registrado por Botsuana. O país mais desigual do mundo é a África do Sul, que teve um índice Gini de 63.
Qual é o índice de Gini do Brasil?
Em 2017, o índice do Brasil foi de 53,3. O mesmo valor foi registrado por Botsuana. O país mais desigual do mundo é a África do Sul, que teve um índice Gini de 63.
Qual o estado mais desigual do Brasil?
Índice
Posição | Unidade federativa | Índice |
1 | Santa Catarina | 0,375 |
2 | Rio Grande do Sul | 0,388 |
3 | Paraná | 0,390 |
4 | São Paulo | 0,405 |
A desigualdade no Brasil pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. ... O índice varia de 0 a 1, sendo 0 a condição perfeita, onde não há desigualdade social, e 1 o maior índice possível de desigualdade. O índice de Gini é medido com base na renda.
Causas e Consequências:
Falta de acesso à educação de qualidade; Política fiscal injusta; Baixos salários; Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.
Quais são as causas para a persistência da desigualdade social no mundo e no Brasil?
As causas para a desigualdade estão ligadas na má distribuição de renda. No caso brasileiro, por exemplo, podemos apontar o acúmulo de terras e poderes econômicos nas mãos de grandes proprietários, o que impede o acesso a toda a população.
Exercícios de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos doa 2º anos: C, D, E e Termo C.
Durante a semana de 05 a 09/10/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail:
ediliberato@ Hotmail.com
1ª questão:
O índice de Gini mede um dos aspectos que causam mais impacto na qualidade de vida dos cidadãos de um país. O que é medido nesse índice?
a) ( ) A taxa de analfabetismo de um país.
b) ( ) O número de mulheres que morrem ao dar à luz.
c) ( ) A desigualdade na distribuição de renda.
d) ( ) O número de mortes violentas entre pessoas com mais de 25 anos.
2ª questão:
Em 2010 foram criados três novos índices que complementam o IDH. Um deles é o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que mede as desvantagens das mulheres em relação aos homens na sociedade. Indique a alternativa que não traz um dos aspectos levados em conta na medição do IDG.
a) ( ) Proporção de adolescentes que tiveram filhos.
b) ( ) proporção de homens e mulheres acima dos 25 anos que estudaram até o segundo grau completo.
c) ( ) Número de ocorrências de violência doméstica contra a mulher.
d) ( ) Participação de homens e mulheres no mercado de trabalho.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.:
Sérgio - semana de 04 a 09/10/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno.
Iluminismo
O Iluminismo
foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.
A
principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da
razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
As ideias
iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como
"Século das Luzes".
Os
iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime.
Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram
estender a crítica racional em todos os campos do saber humano.
Através
da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam
a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias
religiosas. Por sua vez, essas seriam superadas pelas ideias de progresso e
perfectibilidade humana.
Em suas
obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações
mercantilistas e religiosas.
Também
foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas
ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura
política e social do Antigo Regime.
Desta
maneira, filósofos como Diderot e D’Alembert buscaram reunir todo o
conhecimento produzido à luz da razão num compêndio dividido em 35 volumes: a
Enciclopédia (1751-1780).
A
publicação da Enciclopédia contou com a participação de vários expoentes
iluministas como Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau.
Suas ideias se difundiram principalmente
entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto,
não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das
decisões.
Características do Iluminismo
O
iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este
período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram
a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época.
Vejamos, a seguir, as principais ideias
iluministas sobre economia, política e religião.
Economia
Em
oposição ao Mercantilismo, praticado
durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar
o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o
mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam
Smith.
Alguns,
como Quesnay, defendiam que a agricultura era a fonte de riqueza da nação, em
detrimento do comércio, como defendido pelos mercantilistas.
Quanto à propriedade privada não havia
consenso entre os iluministas. John Locke enfatizava que a propriedade era um
direito natural do homem, enquanto Rousseau, apontava que esta era a razão dos
males da humanidade.
Política e Sociedade
Contrários ao Absolutismo, os iluministas afirmavam que o poder do rei deveria
ser limitado por um conselho ou uma Constituição.
O
escritor Montesquieu, por exemplo, defendia um modelo de Estado onde o governo
estaria dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim,
haveria equilíbrio e menos poder concentrado numa só pessoa. Esta ideia de
governo foi adota por quase todos os países do mundo ocidental.
Igualmente, os súditos deveriam ter mais direitos e serem tratados de
forma igualitária. Com isso queria se afirmar que todos deveriam pagar impostos
e minorias, como os judeus, tinham que ser reconhecidos como cidadãos plenos. É
preciso lembrar que no Antigo Regime, as minorias religiosas como judeus e
muçulmanos, forma obrigados a se converter ou a deixar os países onde estavam
para escapar das perseguições.
Embora houvesse algumas vozes a favor das
mulheres e até pensadoras iluministas, como Émilie du Châtelet ou Mary
Wollstonecraft, nenhum homem defendeu realmente a concessão de direitos para
elas.
Religião
A
religião foi muito criticada por vários pensadores iluministas.
A
maioria, defendia a limitação dos privilégios do clero e da igreja; bem como o
uso da ciência para questionar as doutrinas religiosas.
Havia
aqueles que compreendiam o poder da religião na formação do ser humano, mas
preferiam que houvessem duas esferas distintas: a religião e o Estado. De igual
maneira, alguns iluministas defendiam o fim da igreja como instituição e a fé deveria
ser uma expressão individual.
Despotismo
esclarecido
As ideias iluministas se espalharam de tal
modo que muitos governantes buscaram implantar medidas embasadas no iluminismo
para modernizar seus respectivos Estados.
Isso
acontecia sem que os monarcas abdicassem de seu poder absoluto, apenas
conciliando-o aos interesses populares. Deste modo, estes governantes faziam
parte do Despotismo Esclarecido.
Iluminismo
no Brasil
O
Iluminismo chegou ao Brasil através das publicações que eram contrabandeadas
para a colônia.
Igualmente, vários estudantes que iam à Universidade de Coimbra também
tiveram contato com as ideias iluministas e passaram a difundi-las.
Essas ideias passavam a questionar o próprio
sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento das Luzes
influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução
Pernambucana (1817).
Consequências do
Iluminismo
Os ideais iluministas tiveram sérias
implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do
absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade
religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).
Principais pensadores iluministas
Segue abaixo os principais filósofos iluministas:
·
Montesquieu (1689-1755)
·
Voltaire (1694-1778)
·
Diderot (1713-1784)
·
D’Alembert (1717-1783)
·
Rousseau (1712-1778)
·
John Locke (1632-1704)
·
Adam Smith (1723-1790)
Tirar foto e enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||||||||||||||||||||
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 8 e 09/10 Nome do aluno: |
|||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS: Pronomes interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS Qual a diferença entre What e
Which? Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado
quando há um número limitado de escolha. Exemplo: Which is your car, the black or the
White? Qual é o seu carro, o preto ou o
branco?
Qual a diferença entre Who e Whom? Who é utilizado quando nos referimos
ao sujeito da frase, ou seja, a
pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo: Who is talking loud? Quem
está falando alto? Whom é
uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou
seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo: Whom did you see at the mall
yesterday? Quem você viu no shopping ontem?
Como responder a perguntas com Why? Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos
apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta. Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos
com because (porque). Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha? I work because I need
money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.
Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/ https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles
|
||||||||||||||||||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
Atividade para fixação
1. Complete com
resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because a) Quando temos opções de escolha utilizamos
______________ b) Quando falamos de quem pratica a ação devemos
usar o pronome interrogativo _______________ c) Sempre que a pergunta for com Why respondemos com
____________
2. Complete com o
pronome interrogativo correto: a) ……………….. is your
occupation? b)
……………….. can you come
to visit me? c)
……………….. is your
favorite color, blue or red? d)
……………….. are you
today? e)
………………. do you live?
3. Responda em inglês: a)
Why do you study? b)
Why do you live in São Paulo?
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ Link para pesquisa: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
2°termo ABCD– Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 05/10 até 09/10
|
Período Literário
Legião Urbana/ Que país é esse?
Renato Russo
Composição 1978 - Gravação 1987
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
1- Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.
2- Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 05 a 09/10
Atividades Matemática
Dê exemplos de operações envolvendo equações matriciais
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
-----------------------------------------------------------------
2ºTD/EJA
Arte/ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º TA, TB, TC, TD.
CONTEÚDO:
A poética pessoal de Leonardo
da Vinci
Assista
aos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=YyMWc5EdeKI
https://www.youtube.com/watch?v=MDz9zSZ3MG8
A
poética pessoal, tem relação com conhecimentos adquiridos, relacionamentos
vividos e situações do cotidiano, dentre estas as experimentações durante o
processo criativo. Tendo isso como base após assistir ao vídeo, indique dois
exemplos dessa poética pessoal de Leonardo da Vinci.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 05/10/2020 a 09/10/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B , 2º Termo C
e 2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Atividades: Avaliação pelo Google Forms.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 05/10 até 09/10 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para
verificar a aprendizagem:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento
global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto
dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos. |
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºIslilia
São Paulo, 05 de Outubro 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 05/10/2020 a 09/10/020 para 2TD Ano Eja.
Atividade: Responder.
Objetivo: Auto análise.
Obs.: As atividades anteriores podem ser usadas como material de apoio.
1) O que é liberdade?
2) O que você pode fazer para sua satisfação humana, sem prejudicar as pessoas?
3) A liberdade e responsabilidade estão relacionadas?
4) O que você pode fazer para encontrar seu objetivo?
5) Quais são os princípios fundamentais para viver em sociedade?
Sociologia/ProfºJoyce
RECUPERAÇÂO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA -2TA -2TB-2TC-2TD
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão ora. Sensibilizar-se em relação às tensões que ocorreram na formação da diversidade brasileira
Atividade: PESQUISA- FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Entrega de Pesquisa
1) Como é formada a população brasileira?Explique!
2) Qual raça, etnia e predominante no Brasil? Explique!
3) Qual é a origem do povo brasileiro?explique!
Obs Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de tercas e quintas feiras, online no email acima das 13h as 15h.
Física/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)
CONTEÚDO: Impacto social e ambiental no processo de obtenção de energia
Usinas termelétricas. O que são e como funcionam?
Existem diversas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas renováveis ou não renováveis. A forma de geração de energia mais utilizada no mundo é através das termelétricas, mas não são muitas pessoas que conhecem este tipo de geração de energia, pensando nisso resolvemos explicar o que são as usinas termelétricas, como funcionam as termoelétricas, vantagens e desvantagens das usinas termoelétricas e quanto uma usina termoelétrica é capaz de produzir, vamos lá pessoal!
Atualmente a principal forma de produção de energia elétrica no mundo é obtida através das usinas termoelétricas, que constituem cerca de 70% da geração de eletricidade em todo o mundo. As termelétricas são muito utilizadas pelos países desenvolvidos, que acabam gerando muitos debates nas conferências internacionais, em relação aos recursos naturais e o meio ambiente em geral.
Usina termelétrica: O que é?
As usinas termelétricas, que também são chamadas por alguns de usinas térmicas, são instalações industriais responsáveis pela produção de toda e qualquer energia elétrica que obtemos a partir da geração de calor, de forma que este calor seja gerado através da queima de combustíveis fósseis e outras fontes de calor. Podemos citar como outras fontes de calor a fissão nuclear, utilizada nas usinas nucleares.
Usina termelétrica: Como funciona?
O funcionamento das termelétricas é basicamente da seguinte maneira: quando o combustível é queimado, ele aquece um reservatório com água, produzindo vapor com uma pressão muito alta, que é capaz de mover as pás de uma turbina, que por sua vez aciona o gerador. Está é uma explicação básica de como tudo funciona, mas existem vários fatores a serem considerados. pois existe um conjunto de etapas, com recursos diversificados, que juntos formam todo este processo de geração.
Imagem disponível e comentada no link disponibilizado no final da atividade.
Não precisa copiar a imagem.
ATIVIDADE
QUAIS OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DAS TERMOELÉTRICAS?
Apoio CMSP: 21.09 : https://www.youtube.com/watch?v=kxQ2TCpYC8Q
Texto disponíve: https://www.mundodaeletrica.com.br
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno + Turma+ semana XXXXXX
Química/ProfºEdjane
Química – Professora Edjane - 05 a 09/10/2020
Turmas: 2ºTermo A, B, C e D e-mail proedjane@outlook.com
Com base no texto responda as questões:
Geografia/Profº Vanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA
EJA 2TD SEMANA 05 a 09/10 PROF. VANILDO.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção
Transição demográfica é um
conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos
avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas
de natalidade e outros fatores.
Em alguns países da Europa (Itália, França, Espanha) o
processo de transição demográfica vem ocorrendo com muita intensidade. Na
opinião, quais os motivos para a transição demográfica no Brasil?
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.:
Sérgio - semana de 04 a 09/10/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno.
Iluminismo
O Iluminismo
foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII.
A
principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da
razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
As ideias
iluministas foram tão populares no século XVIII que este ficou conhecido como
"Século das Luzes".
Os
iluministas acreditavam que poderiam reestruturar a sociedade do Antigo Regime.
Defendiam o poder da razão em detrimento ao da fé e da religião e buscaram
estender a crítica racional em todos os campos do saber humano.
Através
da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas, enfatizavam
a defesa do conhecimento racional para desconstruir preconceitos e ideologias
religiosas. Por sua vez, essas seriam superadas pelas ideias de progresso e
perfectibilidade humana.
Em suas
obras, os pensadores iluministas argumentavam contra as determinações
mercantilistas e religiosas.
Também
foram avessos ao absolutismo e aos privilégios dados à nobreza e ao clero. Estas
ideias eram consideradas polêmicas, pois isso abalava os alicerces da estrutura
política e social do Antigo Regime.
Desta
maneira, filósofos como Diderot e D’Alembert buscaram reunir todo o
conhecimento produzido à luz da razão num compêndio dividido em 35 volumes: a
Enciclopédia (1751-1780).
A
publicação da Enciclopédia contou com a participação de vários expoentes
iluministas como Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau.
Suas ideias se difundiram principalmente
entre a burguesia, que detinha a maior parte do poder econômico. Entretanto,
não possuíam nada equivalente em poder político e ficavam sempre à margem das
decisões.
Características do Iluminismo
O
iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este
período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram
a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época.
Vejamos, a seguir, as principais ideias
iluministas sobre economia, política e religião.
Economia
Em
oposição ao Mercantilismo, praticado
durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar
o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o
mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam
Smith.
Alguns,
como Quesnay, defendiam que a agricultura era a fonte de riqueza da nação, em
detrimento do comércio, como defendido pelos mercantilistas.
Quanto à propriedade privada não havia
consenso entre os iluministas. John Locke enfatizava que a propriedade era um
direito natural do homem, enquanto Rousseau, apontava que esta era a razão dos
males da humanidade.
Política e Sociedade
Contrários ao Absolutismo, os iluministas afirmavam que o poder do rei deveria
ser limitado por um conselho ou uma Constituição.
O
escritor Montesquieu, por exemplo, defendia um modelo de Estado onde o governo
estaria dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim,
haveria equilíbrio e menos poder concentrado numa só pessoa. Esta ideia de
governo foi adota por quase todos os países do mundo ocidental.
Igualmente, os súditos deveriam ter mais direitos e serem tratados de
forma igualitária. Com isso queria se afirmar que todos deveriam pagar impostos
e minorias, como os judeus, tinham que ser reconhecidos como cidadãos plenos. É
preciso lembrar que no Antigo Regime, as minorias religiosas como judeus e
muçulmanos, forma obrigados a se converter ou a deixar os países onde estavam
para escapar das perseguições.
Embora houvesse algumas vozes a favor das
mulheres e até pensadoras iluministas, como Émilie du Châtelet ou Mary
Wollstonecraft, nenhum homem defendeu realmente a concessão de direitos para
elas.
Religião
A
religião foi muito criticada por vários pensadores iluministas.
A
maioria, defendia a limitação dos privilégios do clero e da igreja; bem como o
uso da ciência para questionar as doutrinas religiosas.
Havia
aqueles que compreendiam o poder da religião na formação do ser humano, mas
preferiam que houvessem duas esferas distintas: a religião e o Estado. De igual
maneira, alguns iluministas defendiam o fim da igreja como instituição e a fé deveria
ser uma expressão individual.
Despotismo
esclarecido
As ideias iluministas se espalharam de tal
modo que muitos governantes buscaram implantar medidas embasadas no iluminismo
para modernizar seus respectivos Estados.
Isso
acontecia sem que os monarcas abdicassem de seu poder absoluto, apenas
conciliando-o aos interesses populares. Deste modo, estes governantes faziam
parte do Despotismo Esclarecido.
Iluminismo
no Brasil
O
Iluminismo chegou ao Brasil através das publicações que eram contrabandeadas
para a colônia.
Igualmente, vários estudantes que iam à Universidade de Coimbra também
tiveram contato com as ideias iluministas e passaram a difundi-las.
Essas ideias passavam a questionar o próprio
sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento das Luzes
influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução
Pernambucana (1817).
Consequências do
Iluminismo
Os ideais iluministas tiveram sérias
implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do
absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade
religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).
Principais pensadores iluministas
Segue abaixo os principais filósofos iluministas:
·
Montesquieu (1689-1755)
·
Voltaire (1694-1778)
·
Diderot (1713-1784)
·
D’Alembert (1717-1783)
·
Rousseau (1712-1778)
·
John Locke (1632-1704)
·
Adam Smith (1723-1790)
Tirar foto e enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||||||||||||||||||||
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 8 e 09/10 Nome do aluno: |
|||||||||||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
||||||||||||||||||||||
CONTEÚDOS: Pronomes interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS Qual a diferença entre What e
Which? Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado
quando há um número limitado de escolha. Exemplo: Which is your car, the black or the
White? Qual é o seu carro, o preto ou o
branco?
Qual a diferença entre Who e Whom? Who é utilizado quando nos referimos
ao sujeito da frase, ou seja, a
pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo: Who is talking loud? Quem
está falando alto? Whom é
uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou
seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo: Whom did you see at the mall
yesterday? Quem você viu no shopping ontem?
Como responder a perguntas com Why? Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos
apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta. Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos
com because (porque). Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha? I work because I need
money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.
Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/ https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles
|
||||||||||||||||||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
Atividade para fixação
1. Complete com
resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because a) Quando temos opções de escolha utilizamos
______________ b) Quando falamos de quem pratica a ação devemos
usar o pronome interrogativo _______________ c) Sempre que a pergunta for com Why respondemos com
____________
2. Complete com o
pronome interrogativo correto: a) ……………….. is your
occupation? b)
……………….. can you come
to visit me? c)
……………….. is your
favorite color, blue or red? d)
……………….. are you
today? e)
………………. do you live?
3. Responda em inglês: a)
Why do you study? b)
Why do you live in São Paulo?
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ Link para pesquisa: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºClaudia
E.E. Salim Farah Maluf. |
2°termo ABCD– Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br 05/10 até 09/10
|
Período Literário
Legião Urbana/ Que país é esse?
Renato Russo
Composição 1978 - Gravação 1987
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia
Na baixada fluminense
Mato Grosso, Minas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
1- Com qual período Literário podemos relacionar essa canção? Por quê? Justifique com trechos da canção.
2- Podem relacionar essa música com algo da atualidade? O quê ?
Matemática/ProfºAdilson
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termo C e D – Periodo 05 a 09/10
Atividades Matemática
Dê exemplos de operações envolvendo equações matriciais
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário