Atividade da semana de 13 a 16 de outubro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora: Claudia Rudi
São
Paulo, 13 de outubro de 2020.
Terça-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Telefone:
(11) 9 9330-3341
Suas atividades podem ser devolvidas
também por email. rudiclaudia8@gmail.com
Português
1º Aula
e 2º Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Ortografia:
Dígrafos ou encontro consonantal.
Encontro
consonantal é o encontro de duas consoantes, cada uma com um som próprio.
Dígrafo
é o encontro de duas consoantes representando um único som.
Para
saber mais!
Diferença
entre reportagem e notícia.
A primeira
vai mais a fundo em um fato de investigação as razões e seus efeitos em pessoas
locais. Faz questionamento, comenta, levanta perguntas, argumenta e discute com
o público. Já a notícia é mais simples, porque informa de maneira objetiva e dá
razões e efeitos. O texto reportagem ( ou imagem na tv e som no rádio ) é
formado por manchete(título). Lead ( do verbo inglês Lead, que significa
conduzir), ou também abertura, e o corpo.
A
manchete é um resumo da notícia e serve também para despertar o interesse do
leitor.
Conteúdo editorial- 2014 -IMESP.
1-
Qual o dígrafo que falta? Complete.
a)
________aveiro e) gue ____ eiro
b)
mi____aral f)
trave ______ura
c)
le____ador g) na
_______ imento
d)
_____itarra h)
_______erido
2-
Acrescente r e forme palavras com o dígrafo
rr.
a.
Muro b) caro c) vara d) tora e) aranha f) careta
Projeto
Jornal. Atividade 5C - Escreva junto com seu familiar o trecho que originam os
comentários da carta. Identificando o argumento utilizado. Atividade propõe ao aluno identificar a
presença de opinião sustentada.
Página,
158 e 159.
Para saber mais!
Diferença
entre reportagem e notícia.
A
primeira vai mais a fundo em um fato de investigação as razões e seus efeitos
em pessoas locais. Faz questionamento, comenta, levanta perguntas, argumenta e
discute com o público. Já a notícia é mais simples, porque informa de maneira
objetiva e dá razões e efeitos. O texto reportagem (ou imagem na tv e som no
rádio) é formado por manchete(título). Lead ( do verbo inglês Lead, que
significa conduzir), ou também abertura, e o corpo.
A
manchete é um resumo da notícia e serve também para despertar o interesse do
leitor.
Conteúdo
editorial- 2014 -IMESP.
1. Leia
o texto e identifique os trechos utilizados pelo leitor para apoiar sua opinião:
A idade
de cada um
Muitos
países adotam um regime penal baseado no conceito de jovem adulto: em cada caso
se decide a maioridade ou menoridade penal 4 de maio de 2013 – 16h45.
Christian
Ingo Lenz Dunker*
Primitivamente,
o tema da menoridade não é educativo, psicológico ou jurídico, mas filosófico.
No século 18, Kant veio a definir a maioridade como uso livre da razão no
espaço público introduzindo o conceito de autonomia, em oposição à minoridade
da infância, na qual somos tutelados pela família e pelo Estado. Desde então,
autonomia associa-se a um percurso de individuação, envolvendo competências
morais, discursivas e cognitivas convergentes com o processo de incorporação da
lei. Geralmente entendemos que esse processo se conclui quando o sujeito é
capaz de seguir a lei porque ela adquiriu um sentido impessoal e necessário,
não porque estamos coagidos pelo medo ou pelo desejo, orientados por
inclinações ou interesses, movidos por exemplos e normas, mas porque livremente escolhemos nos submeter à lei. Daí que
autonomia carregue consigo o sentido da
autoridade,
como se fôssemos todos autores da lei.
Essa é
a teoria moral do dever, que encontrou seu correlato psicológico em Piaget e
Kohlberg e seu equivalente sociológico em Habermas e Rawls. Ser autônomo é ser
capaz de se reconhecer nas leis que nos governam e se fazer reconhecer perante
elas, inclusive de modo a aplicar, questionar ou transgredi-las. A psicanálise
acrescentou um importante adendo a essa concepção ao notar que nossa relação
com a lei é homóloga à relação que temos com o desejo.
Postular
a redução da maioridade penal deveria basear-se em uma concepção de responsabilidade
e autonomia. Essa depende de como, para um determinado sujeito, combinam-se
suas condições para agir, saber e posicionar-se diante do prazer. Contudo, o
litoral entre saber e gozo é um mar revolto durante a adolescência. Em uma
semana o sujeito dá mostras do mais elevado pensamento lógico formal e reflexivo,
para, na situação seguinte, agir por princípios de flagrante heteronomia irreflexiva
ou mera impulsividade. A capacidade de contrapor casos e regras, definir exceções
e generalizações, criar e negociar a lei pela qual os laços com o outro se
organizam, dão forma ao saber que chamamos de responsabilidade. A terrível travessia
adolescente é ainda mais perigosa porque, além de princípios, o sujeito é convocado
a dar provas de maioridade, ou seja, a produzir atos.
Atos de
reconhecimento e bravura, testes de desafio e incerteza, obediência e fé em um
líder humano, inumano ou extra-humano ao qual supomos autoridade fazem parte da
lógica do acesso à maioridade. O domínio do corpo, das emoções e dos prazeres,
de seus usos e abusos, compõe o terceiro ângulo de verificação da responsabilidade.
A antiga noção de caráter nada mais era do que essa amálgama entre experiências
corporais, geralmente decorrentes do mundo do trabalho, experiências de saber,
criadas pelos dispositivos de educação moral e as experiências de teste, prova
ou qualificação, chamadas pelos antropólogos de rituais de passagem.
A forma
como a lei de seu desejo se articula narrativa e discursivamente com o outro
social deveria definir o regime de retribuição, reparação ou de equilíbrio a que
ele deve se submeter. É por isso que muitos países adotam um regime penal baseado
no conceito de jovem adulto, no qual em cada caso decide-se a maioridade ou a
menoridade penal do infrator. No Brasil, curiosamente, essa ideia não pegou.
Talvez porque isso incremente imaginariamente a excepcionalidade do infrator
que instrumentaliza sua condição de menor para praticar crimes.
Nos países que adotam uma estratégia
mais gradualista para a decisão de imputabilidade, essa depende de uma junta
formada por instâncias jurídicas, educativas, médicas e psicológicas.
Distribuem-se assim as determinações pelas quais a posição de autoridade se
exerce na formação do caso social, antes da partição entre caso jurídico ou
caso educacional. O que o sujeito diz sobre o que ele fez, o modo como ele se
coloca diante de seu ato, define a diferença de seu destino penal ou educativo
e indica o tipo de tratamento médico ou psicológico que ele receberá.
Responder pelos atos é uma função de
linguagem, que presume a existência de perguntas. Responder não é só pagar, mas
também assumir e impor consequências. Pensar que a redução da maioridade penal
exercerá um efeito de medo suficiente para criar a autoridade que falta para
impedir crimes é apenas mais um exemplo da menoridade de nosso pensamento
penal.
Christian
Ingo Lenz Dunker é psicanalista, professor do instituto de psicologia da usp e
autor de
Estrutura
e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume).
Crédito:
©Christian Ingo Lenz Dunker.
Atividade
complementar. Buriti Mais Português. Páginas 190 e 191. Atividade conhecer o
gênero textual texto expositivo que ele visa explanar determinado assunto ou matéria,
esclarecendo e informando de modo imparcial.
Sua
estrutura constitui-se de: introdução, desenvolvimento e conclusão.
·
Na introdução, o tema é apresentado.
·
No desenvolvimento, há descrições dos pontos
mais importantes da matéria, assim como comentários, os quais devem ser
corroborados por evidências.
·
Na conclusão, em geral as principais ideias são
retomadas e adequadas ao propósito da exposição.
Habilidades:(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre
outros textos do campo da vida pública (EF04LP15A) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura
de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor,
comentários, posts...).
Duas aulas de cinquenta minutos.
Artes uma aula de cinquenta minutos. |
Matemática
4º Aula
e 5º Aula
Atividade
Observe
o mapa abaixo e responda os questionamentos.
a) Quais ruas ou avenidas são
paralelas à Av. Paraná?
b)
Quais
ruas ou avenidas são perpendiculares à Av. Paraná?
Caderno do aluno EMAI
Sequência 25
Atividade
25.5
Está atividade tem por objetivo propor
que as crianças trabalhem com estimativa, será apresentado um quadro com
operações indicadas, para que as crianças estimem os resultados e um quadrado
mágico preenchido parcialmente para ser completado.
Sequência 26
Atividade 26.1
Atividade tem por objetivo, propor que
as crianças construam um metro quadrado, para usá-lo posteriormente, para
calcular a área do chão da sala de aula, além disso, que elas analisem como se
constrói com jornais, quadrados de um metro de lado.
Páginas 73 e 74.
Atividade
complementar. Livro buriti mais de matemática. Páginas, 132
e 133. Perímetro de uma figura.
Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço,
por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta
baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção
e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e
estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem
dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras
com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
São
Paulo, 14 de outubro de 2020.
Quarta-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Português
1º Aula
e 2º Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Substantivo
simples e composto.
1.
Acrescente
uma ou mais palavras e forme substantivos compostos.
a.
guarda-
b.
porta-
c.
arroz
d.
beija-
e.
cachorro-
f.
mula-
g.
erva-
2.
Anote
no caderno os dias da semana que são:
a.
Substantivos
compostos
b.
Substantivos
simples.
Caderno
do aluno ler e escrever
Atividade
4 B
Revisão
da carta de reclamação.
Atividade
propõe ao aluno uma revisão , onde o foco deverá ser nos aspectos referentes as
características do gênero textual assim como, possíveis problemas do texto
como: identificação da opinião, ausência de argumento: ausência de informação relevantes
ou informações equivocadas: uso inadequado de tempo verbal que precisam ser
revistos e ajustado, com o uso da tabela na, página 169.
Atividade
habitual: Leitura de jornal
O
aluno pode escolher o jornal digital Joca. Ou um de sua preferência.
Atividade
complementar. Buriti Mais Português. Páginas 192 e 193. Atividade conhecer o
gênero textual texto expositivo que ele visa explanar determinado assunto ou
matéria, esclarecendo e informando de modo imparcial.
Habilidade: (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros
textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto (EF04LP14)
Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre
outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/
tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
Duas aulas de cinquenta minutos
Matemática
3º Aula
e 4º Aula
Observe
o mapa e responda à pergunta a seguir:
1.
Uma
pessoa está na R. Sarandi indo em direção a Av. Rio de Janeiro e pretende ir
até o cruzamento da R. Guaíra com a R.
Braganey. Com indicações de direita, esquerda
e siga em frente indique pelo menos um
caminho que essa pessoa poderá percorrer. Não deixe de registrar a resposta em
seu caderno.
Caderno do aluno EMAI
Sequência 26
Atividade 26.2
Atividade tem por objetivo, apresentar
desenhos de polígonos em uma malha quadriculada, para determinação do perímetro
e da área de cada um, Além de proporcionar o preenchimento de um quadro, com as
informações obtidas para as crianças possam realizar a análise dos resultados.
Atividade 26.3
Está atividade tem por objetivo,
apresentar alguns desenhos de retângulo em uma malha quadriculada, para
determinação do perímetro e da área de cada um e preenchimento de um quadro com
informações obtidas para análise dos resultados.
Páginas, 75, 76 e 77.
Atividade
complementar. Livro buriti mais de matemática. Páginas, 138
e 139. Centímetro quadrado.
Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço,
por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta
baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção
e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e
estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem
dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras
com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
História
5º Aula
CMSP 05/10 - 4º ano EF - História - Modos de vida
pelos tempos
https://youtu.be/xZVeRuiNhGE
Atividade propõe ao aluno reconhecer a mudanças ocorridas através dos
tempos.
Habilidade:
(EF04HI03) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo
e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do
tempo.
Uma aula de
cinquenta minutos.
São
Paulo, 15 de outubro de 2020.
Quinta-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Português
1º Aula
e 2º Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
ATIVIDADE 1
Complete a fábula com as palavras do
quadro abaixo, copiando em seu caderno.
O conselho dos camundongos
Um dia os ____________se
reuniram para decidir a melhor maneira de lutar contra o inimigo comum, o
__________.
Discutiram horas seguidas,
sem encontrar um bom____________.
Afinal, um___________
pediu a palavra e falou:
- Sabemos que o grande
________________é quando o gato se aproxima tão mansamente que não percebemos
sua presença.
Proponho que coloque um
guizo no _______________do gato.
Graças ao barulho do ______________,
saberemos da aproximação do gato, e teremos ___________ para fugir.
Todos aplaudiram a
_________ brilhante. Mas um ratinho mais experimentado pediu também a palavra e
disse:
- A ideia é muito boa. Mas
quem vai colocar o guizo no pescoço do
gato?
MORAL: É mais fácil falar do que fazer.
Caderno do aluno ler e escrever
Sequência didática textos de divulgação
científica
Etapa 3- Análise de textos de divulgação
científica.
Páginas, 181 a 184 atividade 3b.
Atividade propõe ao aluno identificar
alguns aspectos do gênero como,
·
A
quem se destina;
·
De
qual assunto se trata;
·
Qual
a finalidade de cada um deles;
Levar o
aluno a perceber, nesse momento, que uma das principais funções é tornar
público conhecimentos científicos.
Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor,
comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos,
participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre
outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de
opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública
(notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
3º Aula
e 4º Aula
Atividade permanente,
O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas
distribuídas em 8 colunas (verticais) e
8 fileiras (horizontais), cada uma com 8
casas. As casas são alternadamente escuras
e claras. Cada coluna é designada por
uma letra (a a h), enquanto as fileiras são
designadas por um número (1 a 8),
conforme figura abaixo. Cada casa é designada
pela letra e número correspondentes a
sua coluna e fileira, por exemplo, a casa a1
está localizada na primeira coluna e na
primeira fileira, ou seja, cada casa tem um
endereço. Escreva o endereço das casas circuladas na figura.
Círculo amarelo:________
Círculo vermelho:_______
Círculo Azul:__________
Caderno do aluno EMAI
Sequência 26
Atividade 26.4
Nesta atividade, o objetivo é
apresentado o desenho de uma figura plana, que é simples, fechada e não poligonal,
em uma malha quadriculada para determinação do valor aproximado da área que
será realizada pela turma.
Atividade 26.5
Atividade tem por objetivo apresentar a
cozinha de um apartamento, vista de cima, para que sejam determinados o
perímetro e a área desse ambiente pela turma.
Páginas, 78 e 79.
Atividade
complementar. Livro buriti mais de matemática. Páginas, 150
e 151. Retomar os conceitos estudados.
Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço,
por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta
baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção
e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e
estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem
dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras
com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Ciências
5º Aula
04/09 - 4º ano EF - Ciências - Tempo: Dias, meses e anos: Parte II
https://youtu.be/f_RBTi_y8Eg
O aluno deverá fazer o registro do tema abordado na aula.
Pensando na aula do CMSP
·
será que você consegue
dizer qual a duração de cada estação?
·
Quando começa cada
estação?
·
Em que estação
estamos?
·
quais são ela?
·
Por que acontece este
fenômeno?
Habilidade:(EF04CI011B) Reconhecer a referência do movimento do Sol, da
Terra e da Lua na construção de diferentes calendários em diversas culturas.
Uma aula de cinquenta minutos.
São
Paulo, 16 de outubro de 2020.
Sexta-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
inicial: Será enviada por Whatsapp.
Educação
física uma aula de cinquenta minutos. |
Artes uma
aula de cinquenta minutos. |
Português
3º Aula
e 4º Aula
Atividade permanente, escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária e autor.
Substantivo
é a palavra que indica ou nomeia os seres. Associe as colunas de acordo com o
que o substantivo está nomeando.
A |
Nome de lugares |
|
amor, alegria |
B |
Nome de pessoas |
|
Tesoura, panela |
C |
Nomes de animais |
|
Bahia, Pernambuco |
D |
Nomes de objetos |
|
Macaco, galinha |
E |
Nomes de sentimentos |
|
Oscar, Sílvia |
Escreva
em seu caderno todos os substantivos da fábula abaixo.
A minhoca e a serpente
Uma minhoca viu uma enorme serpente e
sentiu inveja de seu tamanho.
Querendo se igualar à cobra, a minhoca
começou a se esticar.
Esticou-se tanto que se sufocou e
morreu.
(Fábula
de Esopo recontada por Adson Vasconcelos.)
·
Quais substantivos da fábula nomeiam animais?
·
Qual substantivo da fábula nomeia um sentimento
ruim?
·
Invente uma moral para essa fábula?
Não
deixe de registrar no caderno suas respostas e enviar para a professora.
Caderno do aluno ler e escrever
Sequência
didática: Mudança de foco narrativo.
Atividade – 5A
Reescrita individual de conto, com
mudança de foco narrativo.
·
Desenvolver
alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever, a partir de uma
proposta de mudança de foco narrativo.
·
Escolher,
dentre as diferentes possibilidades, a melhor forma para escrever um conto
apartir de uma nova perspectiva de narrativa.
·
Produzir texto fazendo uso da coesão e coerência.
Página, 205.
Atividade
complementar. Buriti Mais Português. Páginas 194 e 195.
Habilidade: (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais,
tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em
enumerações) e pontuação do discurso.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Geografia
5º Aula
Relação campo
cidade
Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7-
atividades Páginas 160 a 161. (continuação da atividade)
A proposta é que os estudantes adquiram
informações sobre a pecuária e outras atividades muito importante. E consigam
também observar as formas de representação das informações no mapa e no
gráfico.
Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a
interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de
informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e
consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da
matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de
resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil.
Uma aula de cinquenta minutos.
Disciplina :Arte
Professora:Flávia
Atividade de estudo online
Professora:
Flávia Lima
Disciplina:
Artes
Ano/Series: 4º
A anos iniciais.
Objetivos: Interpretar e
reproduzir uma imagem
Duração: 2
aulas.
Orientação
para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou resposável escolha uma noticia de jornal
em texto e, faça uma ilustração usando o caderno de desenho ou caderno normal
da sala.
Disciplina: Educação Física
Professor:Donizeti
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 4º ANO A |
ATIVIDADES SEMANA 13/10 Á 16/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Semana das Crianças! Parabéns a todos !!!! Peça ajuda aos seus pais, para fazer essa atividade. Vamos lá, quais são as brincadeiras que você conhece, que nós fazemos uma roda? Existem várias!!! Escreva o nome delas no seu caderno, poder ser um desenho também. |
2ª AULA (50 minutos) Chame sua família para brincar com você, esse jogo precisa ter muita atenção e concentração. O nome do jogo é ´Jogo da velha ‘
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar lápis colorido e papel, caderno. Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala. |
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