terça-feira, 13 de outubro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 13 a 16 de outubro de 2020

  Atividade da semana de 13  a 16 de outubro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora:  Claudia Rudi


São Paulo, 13 de outubro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

Telefone: (11) 9 9330-3341

Suas atividades podem ser devolvidas também por email. rudiclaudia8@gmail.com

 

Português

1º Aula e 2º Aula

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Ortografia: Dígrafos ou encontro consonantal.

Encontro consonantal é o encontro de duas consoantes, cada uma com um som próprio.

Dígrafo é o encontro de duas consoantes representando um único som.

Para saber mais!

Diferença entre reportagem e notícia.

A primeira vai mais a fundo em um fato de investigação as razões e seus efeitos em pessoas locais. Faz questionamento, comenta, levanta perguntas, argumenta e discute com o público. Já a notícia é mais simples, porque informa de maneira objetiva e dá razões e efeitos. O texto reportagem ( ou imagem na tv e som no rádio ) é formado por manchete(título). Lead ( do verbo inglês Lead, que significa conduzir), ou também abertura, e o corpo.

A manchete é um resumo da notícia e serve também para despertar o interesse do leitor.

Conteúdo editorial- 2014 -IMESP. 

 

1-    Qual o dígrafo que falta? Complete.

 

a) ________aveiro               e) gue ____ eiro

b) mi____aral                        f) trave ______ura

c) le____ador                        g) na _______ imento

d) _____itarra                       h) _______erido

 

2-    Acrescente r e forme palavras com o dígrafo rr.

a.    Muro                 b) caro                 c) vara            d) tora     e) aranha     f) careta

 

Projeto Jornal. Atividade 5C - Escreva junto com seu familiar o trecho que originam os comentários da carta. Identificando o argumento utilizado.  Atividade propõe ao aluno identificar a presença de opinião sustentada.

Página, 158 e 159.

 

Para saber mais!

Diferença entre reportagem e notícia.

A primeira vai mais a fundo em um fato de investigação as razões e seus efeitos em pessoas locais. Faz questionamento, comenta, levanta perguntas, argumenta e discute com o público. Já a notícia é mais simples, porque informa de maneira objetiva e dá razões e efeitos. O texto reportagem (ou imagem na tv e som no rádio) é formado por manchete(título). Lead ( do verbo inglês Lead, que significa conduzir), ou também abertura, e o corpo.

A manchete é um resumo da notícia e serve também para despertar o interesse do leitor.

Conteúdo editorial- 2014 -IMESP. 

 

1. Leia o texto e identifique os trechos utilizados pelo leitor para apoiar sua opinião:

 

A idade de cada um

 

Muitos países adotam um regime penal baseado no conceito de jovem adulto: em cada caso se decide a maioridade ou menoridade penal 4 de maio de 2013 – 16h45.

 

Christian Ingo Lenz Dunker*

 

Primitivamente, o tema da menoridade não é educativo, psicológico ou jurídico, mas filosófico. No século 18, Kant veio a definir a maioridade como uso livre da razão no espaço público introduzindo o conceito de autonomia, em oposição à minoridade da infância, na qual somos tutelados pela família e pelo Estado. Desde então, autonomia associa-se a um percurso de individuação, envolvendo competências morais, discursivas e cognitivas convergentes com o processo de incorporação da lei. Geralmente entendemos que esse processo se conclui quando o sujeito é capaz de seguir a lei porque ela adquiriu um sentido impessoal e necessário, não porque estamos coagidos pelo medo ou pelo desejo, orientados por inclinações ou interesses, movidos por exemplos e normas, mas porque livremente  escolhemos nos submeter à lei. Daí que autonomia carregue consigo o sentido da

autoridade, como se fôssemos todos autores da lei.

Essa é a teoria moral do dever, que encontrou seu correlato psicológico em Piaget e Kohlberg e seu equivalente sociológico em Habermas e Rawls. Ser autônomo é ser capaz de se reconhecer nas leis que nos governam e se fazer reconhecer perante elas, inclusive de modo a aplicar, questionar ou transgredi-las. A psicanálise acrescentou um importante adendo a essa concepção ao notar que nossa relação com a lei é homóloga à relação que temos com o desejo.

Postular a redução da maioridade penal deveria basear-se em uma concepção de responsabilidade e autonomia. Essa depende de como, para um determinado sujeito, combinam-se suas condições para agir, saber e posicionar-se diante do prazer. Contudo, o litoral entre saber e gozo é um mar revolto durante a adolescência. Em uma semana o sujeito dá mostras do mais elevado pensamento lógico formal e reflexivo, para, na situação seguinte, agir por princípios de flagrante heteronomia irreflexiva ou mera impulsividade. A capacidade de contrapor casos e regras, definir exceções e generalizações, criar e negociar a lei pela qual os laços com o outro se organizam, dão forma ao saber que chamamos de responsabilidade. A terrível travessia adolescente é ainda mais perigosa porque, além de princípios, o sujeito é convocado a dar provas de maioridade, ou seja, a produzir atos.

Atos de reconhecimento e bravura, testes de desafio e incerteza, obediência e fé em um líder humano, inumano ou extra-humano ao qual supomos autoridade fazem parte da lógica do acesso à maioridade. O domínio do corpo, das emoções e dos prazeres, de seus usos e abusos, compõe o terceiro ângulo de verificação da responsabilidade. A antiga noção de caráter nada mais era do que essa amálgama entre experiências corporais, geralmente decorrentes do mundo do trabalho, experiências de saber, criadas pelos dispositivos de educação moral e as experiências de teste, prova ou qualificação, chamadas pelos antropólogos de rituais de passagem.

A forma como a lei de seu desejo se articula narrativa e discursivamente com o outro social deveria definir o regime de retribuição, reparação ou de equilíbrio a que ele deve se submeter. É por isso que muitos países adotam um regime penal baseado no conceito de jovem adulto, no qual em cada caso decide-se a maioridade ou a menoridade penal do infrator. No Brasil, curiosamente, essa ideia não pegou. Talvez porque isso incremente imaginariamente a excepcionalidade do infrator que instrumentaliza sua condição de menor para praticar crimes.

Nos países que adotam uma estratégia mais gradualista para a decisão de imputabilidade, essa depende de uma junta formada por instâncias jurídicas, educativas, médicas e psicológicas. Distribuem-se assim as determinações pelas quais a posição de autoridade se exerce na formação do caso social, antes da partição entre caso jurídico ou caso educacional. O que o sujeito diz sobre o que ele fez, o modo como ele se coloca diante de seu ato, define a diferença de seu destino penal ou educativo e indica o tipo de tratamento médico ou psicológico que ele receberá.

Responder pelos atos é uma função de linguagem, que presume a existência de perguntas. Responder não é só pagar, mas também assumir e impor consequências. Pensar que a redução da maioridade penal exercerá um efeito de medo suficiente para criar a autoridade que falta para impedir crimes é apenas mais um exemplo da menoridade de nosso pensamento penal.

 

Christian Ingo Lenz Dunker é psicanalista, professor do instituto de psicologia da usp e autor de

Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (Annablume).

Crédito: ©Christian Ingo Lenz Dunker.

 

 

Atividade complementar. Buriti Mais Português. Páginas 190 e 191. Atividade conhecer o gênero textual texto expositivo que ele visa explanar determinado assunto ou matéria, esclarecendo e informando de modo imparcial.

 

Sua estrutura constitui-se de: introdução, desenvolvimento e conclusão.

·         Na introdução, o tema é apresentado.

·         No desenvolvimento, há descrições dos pontos mais importantes da matéria, assim como comentários, os quais devem ser corroborados por evidências.

·         Na conclusão, em geral as principais ideias são retomadas e adequadas ao propósito da exposição.

 

Habilidades:(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15A) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

                                                Artes uma aula de cinquenta minutos.

 

Matemática

4º Aula e 5º Aula

 

Atividade

Observe o mapa abaixo e responda os questionamentos.




      a)  Quais ruas ou avenidas são paralelas à Av. Paraná?

b)    Quais ruas ou avenidas são perpendiculares à Av. Paraná?

 

Caderno do aluno EMAI

 

Sequência 25

Atividade 25.5

 

Está atividade tem por objetivo propor que as crianças trabalhem com estimativa, será apresentado um quadro com operações indicadas, para que as crianças estimem os resultados e um quadrado mágico preenchido parcialmente para ser completado.

 

Sequência 26

Atividade 26.1

 

Atividade tem por objetivo, propor que as crianças construam um metro quadrado, para usá-lo posteriormente, para calcular a área do chão da sala de aula, além disso, que elas analisem como se constrói com jornais, quadrados de um metro de lado.

Páginas 73 e 74.

 

Atividade complementar. Livro buriti mais de matemática. Páginas, 132 e 133. Perímetro de uma figura.

 

 

Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

 

 

São Paulo, 14 de outubro de 2020.

Quarta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português

1º Aula e 2º Aula

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Substantivo simples e composto.

 

1.    Acrescente uma ou mais palavras e forme substantivos compostos.

 

a.    guarda-

b.    porta-

c.     arroz

d.    beija-

e.    cachorro-

f.      mula-

g.    erva-

 

2.    Anote no caderno os dias da semana que são:

a.    Substantivos compostos

b.    Substantivos simples.

 

 

Caderno do aluno ler e escrever

Atividade 4 B

Revisão da carta de reclamação.

 

Atividade propõe ao aluno uma revisão , onde o foco deverá ser nos aspectos referentes as características do gênero textual assim como, possíveis problemas do texto como: identificação da opinião, ausência de argumento: ausência de informação relevantes ou informações equivocadas: uso inadequado de tempo verbal que precisam ser revistos e ajustado, com o uso da tabela na, página 169.

 

Atividade habitual: Leitura de jornal

O aluno pode escolher o jornal digital Joca. Ou um de sua preferência.

 

Atividade complementar. Buriti Mais Português. Páginas 192 e 193. Atividade conhecer o gênero textual texto expositivo que ele visa explanar determinado assunto ou matéria, esclarecendo e informando de modo imparcial.

 

Habilidade: (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto (EF04LP14)  Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

Duas aulas de cinquenta minutos

 

 

Matemática

3º Aula e 4º Aula

 

Observe o mapa e responda à pergunta a seguir:




 

1.    Uma pessoa está na R. Sarandi indo em direção a Av. Rio de Janeiro e pretende ir

até o cruzamento da R. Guaíra com a R. Braganey. Com indicações de direita, esquerda

e siga em frente indique pelo menos um caminho que essa pessoa poderá percorrer. Não deixe de registrar a resposta em seu caderno.

 

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 26

Atividade 26.2

 

Atividade tem por objetivo, apresentar desenhos de polígonos em uma malha quadriculada, para determinação do perímetro e da área de cada um, Além de proporcionar o preenchimento de um quadro, com as informações obtidas para as crianças possam realizar a análise dos resultados.

Atividade 26.3

 

Está atividade tem por objetivo, apresentar alguns desenhos de retângulo em uma malha quadriculada, para determinação do perímetro e da área de cada um e preenchimento de um quadro com informações obtidas para análise dos resultados.

Páginas, 75, 76 e 77.

 

 

Atividade complementar. Livro buriti mais de matemática. Páginas, 138 e 139. Centímetro quadrado.

 

Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

 

 

História

5º Aula

 

CMSP 05/10 - 4º ano EF - História - Modos de vida pelos tempos

https://youtu.be/xZVeRuiNhGE

 

Atividade propõe ao aluno reconhecer a mudanças ocorridas através dos tempos.

 

Habilidade: (EF04HI03) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 15 de outubro de 2020.

Quinta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Português

1º Aula e 2º Aula

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

ATIVIDADE 1

 

Complete a fábula com as palavras do quadro abaixo, copiando em seu caderno.

 

O conselho dos camundongos

 

Um dia os ____________se reuniram para decidir a melhor maneira de lutar contra o inimigo comum, o __________.

Discutiram horas seguidas, sem encontrar um bom____________.

Afinal, um___________ pediu a palavra e falou:

- Sabemos que o grande ________________é quando o gato se aproxima tão mansamente que não percebemos sua presença.

Proponho que coloque um guizo no _______________do gato.

Graças ao barulho do ______________, saberemos da aproximação do gato, e teremos ___________ para fugir.

Todos aplaudiram a _________ brilhante. Mas um ratinho mais experimentado pediu também a palavra e disse:

- A ideia é muito boa. Mas quem vai colocar o guizo no pescoço do

gato?



MORAL: É mais fácil falar do que fazer.

Caderno do aluno ler e escrever

 

Sequência didática textos de divulgação científica

Etapa 3- Análise de textos de divulgação científica.

Páginas, 181 a 184 atividade 3b.

 

Atividade propõe ao aluno identificar alguns aspectos do gênero como,

·         A quem se destina;

·         De qual assunto se trata;

·         Qual a finalidade de cada um deles;

Levar o aluno a perceber, nesse momento, que uma das principais funções é tornar público conhecimentos científicos.

 

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Matemática

3º Aula e 4º Aula

Atividade permanente,

 

O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas (verticais) e

8 fileiras (horizontais), cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras

e claras. Cada coluna é designada por uma letra (a a h), enquanto as fileiras são

designadas por um número (1 a 8), conforme figura abaixo. Cada casa é designada

pela letra e número correspondentes a sua coluna e fileira, por exemplo, a casa a1

está localizada na primeira coluna e na primeira fileira, ou seja, cada casa tem um

endereço. Escreva o endereço das casas circuladas na figura.



Círculo amarelo:________

Círculo vermelho:_______

Círculo Azul:__________

 

 

Caderno do aluno EMAI

Sequência 26

Atividade 26.4

 

Nesta atividade, o objetivo é apresentado o desenho de uma figura plana, que é simples, fechada e não poligonal, em uma malha quadriculada para determinação do valor aproximado da área que será realizada pela turma.

 

Atividade 26.5

 

Atividade tem por objetivo apresentar a cozinha de um apartamento, vista de cima, para que sejam determinados o perímetro e a área desse ambiente pela turma.

Páginas, 78 e 79.

 

Atividade complementar. Livro buriti mais de matemática. Páginas, 150 e 151. Retomar os conceitos estudados.

 

Habilidade: (EF04MA16A) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido.(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

 

Ciências

5º Aula

 

04/09 - 4º ano EF - Ciências - Tempo: Dias, meses e anos: Parte II

https://youtu.be/f_RBTi_y8Eg

 

O aluno deverá fazer o registro do tema abordado na aula.

Pensando na aula do CMSP

 

·         será que você consegue dizer qual a duração de cada estação?

·         Quando começa cada estação?

·         Em que estação estamos?

·         quais são ela?

·         Por que acontece este fenômeno?



                                                                                                  



https://youtu.be/IEKJ-TkWAok

Habilidade:(EF04CI011B) Reconhecer a referência do movimento do Sol, da Terra e da Lua na construção de diferentes calendários em diversas culturas.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

São Paulo, 16 de outubro de 2020.

Sexta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviada por Whatsapp.

 

Educação física uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Artes uma aula de cinquenta minutos.

 

Português

3º Aula e 4º Aula

 

Atividade permanente, escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Substantivo é a palavra que indica ou nomeia os seres. Associe as colunas de acordo com o que o substantivo está nomeando.

 

A

Nome de lugares

 

amor, alegria

B

Nome de pessoas

 

Tesoura, panela

C

Nomes de animais

 

Bahia, Pernambuco

D

Nomes de objetos

 

Macaco, galinha

E

Nomes de sentimentos

 

Oscar, Sílvia

 

Escreva em seu caderno todos os substantivos da fábula abaixo.

 

A minhoca e a serpente

 

Uma minhoca viu uma enorme serpente e sentiu inveja de seu tamanho.

Querendo se igualar à cobra, a minhoca começou a se esticar.

Esticou-se tanto que se sufocou e morreu.

 

(Fábula de Esopo recontada por Adson Vasconcelos.)

 

·          Quais substantivos da fábula nomeiam animais?

·          Qual substantivo da fábula nomeia um sentimento ruim?

·          Invente uma moral para essa fábula?

Não deixe de registrar no caderno suas respostas e enviar para a professora.

 

Caderno do aluno ler e escrever



 

 Sequência didática: Mudança de foco narrativo.

Atividade – 5A

 

Reescrita individual de conto, com mudança de foco narrativo.

·         Desenvolver alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever, a partir de uma proposta de mudança de foco narrativo.

·          Escolher, dentre as diferentes possibilidades, a melhor forma para escrever um conto apartir de uma nova perspectiva de narrativa.

·         Produzir texto fazendo uso da coesão e coerência.

Página, 205.

 

Atividade complementar. Buriti Mais Português. Páginas 194 e 195.

 

Habilidade: (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 


Geografia

5º Aula


Relação campo cidade

Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 160 a 161. (continuação da atividade)

A proposta é que os estudantes adquiram informações sobre a pecuária e outras atividades muito importante. E consigam também observar as formas de representação das informações no mapa e no gráfico.

 

Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas. (EF04GE08) Descrever o processo de produção, circulação e consumo de diferentes produtos, reconhecendo as etapas da transformação da matéria-prima em produção de bens e alimentos e comparando a produção de resíduos, no seu município, Estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil.

Uma aula de cinquenta minutos.



Disciplina :Arte

Professora:Flávia 

Atividade de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A anos iniciais.

 

Objetivos: Interpretar e reproduzir uma imagem

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha  para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou resposável escolha uma noticia de jornal em texto e, faça uma ilustração usando o caderno de desenho ou caderno normal da sala.


Disciplina: Educação Física

Professor:Donizeti


           EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 4º ANO  A 

 

                    ATIVIDADES   SEMANA    13/10   Á  16/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Semana das Crianças! Parabéns a todos !!!!

Peça ajuda aos seus pais, para fazer essa atividade. Vamos lá, quais são as brincadeiras que você conhece, que nós fazemos uma roda? Existem várias!!! Escreva o nome delas no seu caderno, poder ser um desenho também.

                

2ª AULA (50 minutos)

Chame sua família para brincar com você, esse jogo precisa ter muita atenção e concentração. O nome do jogo é ´Jogo da velha ‘

 





 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar lápis colorido e papel, caderno.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário