segunda-feira, 19 de outubro de 2020

7ºAnos finais semana de 19 a 23 de outubro de 2020

  Atividade da semana de 19  a 23 de outubro 2020

                                                   Eletivas Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        REVISÃO DO CONTEÚDO: JIU JITSU A ARTE SUAVE

 

Aula I. Reflita e responda: O que é importante saber para o desenvolvimento integral no Jiu Jitsu?

                                                                                                                                   

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Revisão do conteúdo. Escreva um relato sobre todos os conteúdos que você aprendeu neste bimestre.

                                                                                                                                                                 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

:

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

 

 

                                                   Eletivas Profª Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 7º C

Matéria de Eletivas

4º Bimestre

Atividade do período 23/10 Duração de 90 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299      

1.    O que o jornalismo está se tornando?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

                                        

7º A 

Arte/Profº EDLENNE

Professora Edlenne Cristina

Disciplina Artes

Fundamental 02

Turmas  7ªA, 7B, 7C

E-mail Edlenne190@gmail.com

Watts 11993670617

4 bimestres






Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 7ºANOS A,B e C

SEMANA DE 19 A 22/10

Email: mariojosearaujo@professor.educacacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

 

 

Questões

 

1) Quais são os órgãos internos dos platelmintos?

 

2) Qual é o tipo de reprodução dos platelmintos?

 

3) Quais são os órgãos internos dos nematódeos?

 

4) Qual é o tipo de reprodução dos nematódeos?


Educação física/Profº Denise

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 7° A, 7°C.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

 

CONTEÚDOS:

 

   REVISÃO DO CONTEÚDO: ESPORTES DE PRECISÃO E TÉCNICO COMBINATÓRIOS

 

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Página 58 no Caderno do Aluno volume 3 , parte 1. Fazer a leitura e reflexão do texto da atividade 10.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Aula II: Escrever um resumo dos pontos mais relevantes sobre a aprendizagem da G.R (Ginástica Rítmica), do Boliche e do Bocha.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email).

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

Geografia/Profº RICARDO

Semana 19 a 23 de Outubro

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

Mudanças climáticas e derretimento do gelo

 As mudanças climáticas são, sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual. Apesar de sempre usarmos o urso-polar como símbolo dessas mudanças, as alterações no clima estão longe de atingir apenas esses animais. Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos. A seguir, você entenderá melhor o que são as mudanças climáticas e como elas afetam a nossa vida e a dos outros seres vivos do planeta.

 Mas, afinal, o que são mudanças climáticas e quais as causas?

 Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Acompanhe o quadro a seguir:

 Causas naturais

 Causas antrópicas

 Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.

  Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.

  Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.

 Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.

 EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.

 Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.

 Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.

 Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.

 Quando o clima começou a mudar?

As mudanças climáticas não aconteceram de uma hora para outra. A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, o clima modificou-se. Houve, nos últimos 400 mil anos, quatro ciclos diferentes, glaciais e interglaciais.

 Nos últimos 150 anos, no entanto, o planeta teve sua temperatura aumentada de maneira considerável. Estudos indicam que a Terra aquece-se cerca de 0,2°C por década. Estudos feitos pela Nasa e pela Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) mostram que a temperatura registrada na Terra em 2018 foi a quarta mais alta nos últimos 140 anos. Em 2017, a temperatura aumentou cerca de 0,83ºC com base na temperatura média registrada entre os anos de 1951 e 1980. A temperatura média anual mais alta foi registrada no ano de 2016.

 O aumento nas temperaturas iniciou-se especialmente no período Pós-Revolução Industrial.

Mas por que a temperatura aumentou? De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o planeta está mais quente do que no período anterior ao processo de industrialização. O cenário mundial após a Revolução Industrial mudou não só economicamente, mas também o modo produtivo, provocando mudanças no cenário ambiental.

 O consumo exagerado e a produção elevada, além de aumentar a exploração dos recursos naturais, provocaram também o aumento da poluição atmosférica, por causa da emissão gases poluentes pelas indústrias e automóveis. A produção também acelerou o desmatamento, o que também provocou alterações no clima.

 O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um órgão criado com o objetivo principal de fazer avaliações a respeito das mudanças climáticas, sendo ele encarregado de criar documentos que mostrem o que de fato está ocorrendo com o planeta, nosso papel nesse processo e as perspectivas futuras desse impacto. Sua criação, em 1988, ocorreu em um momento em que ficava cada vez mais claro o papel do homem no que diz respeito ao aumento da temperatura da Terra.

 O primeiro relatório foi publicado em 1990 e destacou a importância da cooperação internacional para evitar os danos causados pelas mudanças climáticas. Esse relatório foi essencial para a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o principal tratado internacional com o objetivo de reduzir o aquecimento global.

 O IPCC libera, periodicamente, dados importantes sobre as mudanças climáticas no mundo, sendo esses dados fundamentais para a formulação de políticas internacionais voltadas para o clima. No relatório publicado em 2007 (quarto relatório), por exemplo, o IPCC destacou dados bastante preocupantes. De acordo com esse relatório, o aumento da temperatura global até 2100 ficaria entre 1,8ºC e 4ºC, sendo esse último cenário catastrófico.

 O cartaz acima faz um apelo pela preservação ambiental com os dizeres “sem natureza, sem futuro”.

O quinto relatório do IPCC forneceu base científica para o Acordo de Paris, um compromisso internacional assinado por 195 países que tem como um de seus objetivos manter o aumento da temperatura média global a menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Esse acordo prevê ainda esforços para limitar o aumento a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

 Em 2018, o IPCC liberou o Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre o aquecimento global de 1,5 °C, que apresenta informações importantes para garantir a tomada de decisões corretas por parte dos governantes a fim de evitar o aumento exagerado da temperatura.

 De acordo com esse relatório, é essencial que a temperatura global não suba 2º C acima dos níveis de temperatura antes da Revolução Industrial, pois isso poderia ter consequências desastrosas, como perda de biodiversidade, perda de habitat, diminuição das calotas polares etc. Para garantir que o aquecimento não ultrapasse o 1,5ºC, são essenciais mudanças rápidas.

 Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas?

 Os gases presentes na atmosfera terrestre, como o dióxido de carbono, evitam que toda radiação solar seja devolvida ao espaço, aprisionando calor.

A partir da Revolução Industrial, toneladas de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono, foram lançadas à atmosfera. Sabe-se que a atmosfera terrestre é formada por gases como oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono e também vapor d'água. Esses gases, principalmente o gás carbônico, possuem a capacidade de absorver a radiação solar emitida à superfície terrestre.

 Essa absorção evita que o calor seja completamente devolvido ao espaço, retendo-o. A parcela de calor retida faz com que haja o equilíbrio energético, evitando assim  uma grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas máxima e mínima. Ao manter a temperatura média da Terra em torno de 14°C, a Terra apresenta então condições favoráveis à existência de vida. Esse processo natural é chamado de efeito estufa. Portanto, se ele não existisse, não haveria desenvolvimento dos seres vivos.

 Quando se fala em efeito estufa, muitas pessoas associam a algo ruim, mas ele é essencial à manutenção da vida na Terra. O problema é que esse processo natural que mantém a temperatura média da Terra tem sido agravado principalmente pela ação humana. As atividades industriais e o aumento de veículos que emitem à atmosfera gases poluentes são responsáveis pela maior concentração de gases.

 Como esses gases atuam na absorção de calor, esse tem sido impedido de ser devolvido ao espaço, ficando então aprisionado na atmosfera terrestre. Esse aprisionamento tem provocado o aumento considerável das temperaturas da Terra, que, associado ao aumento dos níveis de desmatamento e da poluição, provoca o que chamamos de aquecimento global.

 

Questões

1 O que são mudanças climáticas e quais as causas?

 

2 Qual a diferença entre as mudanças climáticas de causas naturais para antrópica.

 

3 Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas?

 

4 Por que relaciona o aquecimento global com o derretimento das calotas polares? 

História/Profº SUELI

BLOG SÉTIMOS ANOS A/B/C  SEMANA DE 19/10/2020 À 23/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 7º ANO A/B/C

CONTEÚDOS:

TEMA: LÓGICAS MERCANTIS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO.

PESQUISE:

1- QUAIS FORAM OS OUTROS PRODUTOS CULTIVADOS E COMERCIALIZADOS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

 

Inglês/Profº IRNA

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Inglesa.

Turma: 7 A

Período: 19 até 23 de outubro.

Conteúdo: Lista de móveis

Desenvolvimento: Em uma atividade anterior, os alunos aprenderam os cômodos de uma casa ( sala, cozinha, etc) agora vamos aprender os nomes dos móveis que colocamos em cada cômodo.

Façam no caderno uma lista com pelos menos três móveis em inglês com a tradução dos móveis de cada cômodo( 3 móveis que colocamos na sala, 3 que colocamos no quarto, 3 que colocamos na cozinha)

Exemplo: Cozinha Kitchen  - stove fogão, assim por diante.

Habilidade: EFD7LI10 Pesquisas – Estudos.

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada o aluno deverá enviar para o email professorairna@gmail.com

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos!

Língua Portuguesa/Profº IRNA

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Portuguesa

Turmas: 7 A – 7 B – 7 C

Período: 19 até 23 de outubro

Conteúdo:  Modo Imperativo

Desenvolvimento: Escrever no caderno o verbo imperativo nos modos presente do indicativo e presente do subjuntivo no afirmativo e negativo.Essa anotação será utilizada em exercícios das próximas atividades,não deixem de fazer.

Habilidade: EF07LP10 Conhecimentos gramaticais ( verbo).

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada o aluno deverá enviar para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos!

Matemática/Profº ROSELIA

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

6 AULAS

 

SEMANA 19 á 23/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

7º (A ao C)     

 

CONTEÚDOS:

·        Semana dos Estudos intensivos( Revisão do bimestre)

·        Retomada dos conteúdos

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·        AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

·        OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

·        ASSISTIR AS AULAS DO CMSP DA SEMANA DO DIA 19 Á 23/10/2020. E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual

·        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·        roselia.scardelato044@gmail.com

·        Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

 

 

   Data:23/10/2020.     

Projeto de Vida/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 7° A

 

             PROJETO DE VIDA

            CONTEÚDOS:

  

          REVISÃO DO CONTEÚDO: VILÕES DO ESTUDO

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Leitura reflexão de texto das páginas 72 e 73 do Caderno do Aluno volume 3 sobre as dificuldades em se trabalhar em grupo .

    

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Revisão do conteúdo: Escreva todos os pontos que você acredita que estejam atrapalhando os seus estudos atualmente. (Objetivo: Reconhecer atitudes que atrapalham nos estudos em grupo).

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA]

ROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 19/10/2020 a 23/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

Meus queridos espero que todos vocês estejam bem!

Semana passada tivemos dois dias de suspensão das atividades (12/10/2020 e 16/10/2020)

Portanto achei melhor postar novamente as atividades da semana, no entanto preparei uma sequencias de atividades ,cujo temas foram abordados nos três bimestres ,com o objetivo de recuperar  e reforçar espero que todos realizem!

Link para as atividades de recuperação e reforço !

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4yu2cZP-MCTRul2ETz6JP0kNzAJp-Y9W-BFwNjZeD-_NbQg/viewform?usp=sf_link

 

6º ano – Caderno do Aluno. página 57/ 7º ano – Caderno do Aluno. página 55.

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

                       Ficou com Dúvidas sobre os números binários acesse  o link abaixo !

                      25/09 - 6ºano EF - Tecnologia e Inovação - Sistema binário

 

https://youtu.be/1DCno7CXVIE?list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv


ATIVIDADE 5– PIXEL ART UMA DESCOBERTA!

*Galerinha na primeira atividade existe um erro , onde se lê: 2,1,2,2,2
Leia-se: 2, 1, 2, 1, 2


 


 

 

 

PESSOAL DISPONIBILIZEI O ENDEREÇO DE UM JOGO MUITO BACANA E DESAFIADOR PARA VOCÊS FICAREM FERAS NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DOS NÚMEROS BINÁRIOS EU ESTOU JOGANDO E ESTOU GOSTANDO MUITO!!!!

 


DOMINE OS NÚMEROS BINÁRIOS E TREINE O SEU RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COM ESTE JOGO INCRÍVEL!

O Desafio Binário leva você à conversão de números binários (e hexadecimais) para o sistema decimal usando o raciocínio matemático de forma cada vez mais rápida. Mergulhe na atmosfera meditativa do "espaço sideral" para aumentar a sua concentração e seguir a maré.
Você começa no modo binário super fácil de 4 bits e escolhe o seu resultado a partir das sugestões. Descubra novos modos de jogo, mais sistemas numéricos e avance para tamanhos de bit maiores ao dominar cada nível. Nós incluímos os modos "Puro" e "Insano", onde você calcula o resultado exato, números hexadecimais e números com até 32 bits. Quanto mais rápido você converter os números, maior será a sua pontuação. Conquiste o seu lugar nas nossas tabelas de classificação e compare com os seus amigos! Você está pronto para o Desafio Binário?
Tenha acesso a recursos exclusivos como:
* aprenda os sistemas binário, quaternário e hexadecimal;
comece com o modo de 4 bits e avance para dominar os 32 bits;
* diversos modos de jogo com várias dificuldades;
* o Desafio Binário explica cada conversão passo a passo se você precisar de ajuda;;
* integração com o Google Play Games;
* alcance 54 conquistas!;
* melhore o seu desempenho e dispute um lugar nas nossas tabelas de classificação;
* música de fundo futurista meditativa;

Instale grátis o Desafio Binário agora mesmo para dominar os números binários e treinar o seu raciocínio matemático todos os dias!

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

---------------------------------------------------------------------

7º B 

Arte/Profº EDLENNE

Professora Edlenne Cristina

Disciplina Artes

Fundamental 02

Turmas  7ªA, 7B, 7C

E-mail Edlenne190@gmail.com

Watts 11993670617

4 bimestres




Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 7ºANOS A,B e C

SEMANA DE 19 A 22/10

Email: mariojosearaujo@professor.educacacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

 

 

Questões

 

1) Quais são os órgãos internos dos platelmintos?

 

2) Qual é o tipo de reprodução dos platelmintos?

 

3) Quais são os órgãos internos dos nematódeos?

 

4) Qual é o tipo de reprodução dos nematódeos?

Educação física/Profº DONI

                                       EE SALIM FARAH MALUF

  SEMANA DE     19/10       Á      23/10/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Esporte/Corpo Movimento Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  7º ANO  B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA (50 minutos)

Relacione no seu caderno:

Quais os esportes coletivos que você conhece?

Quais os esportes individuais que você conhece?

2ª AULA (50 minutos)




Na sua opinião, qual a importância do Movimento para a Saúde?

ORIENTAÇÕES

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                    GoogleClassrrom

Geografia/Profº RICARDO

Semana 19 a 23 de Outubro

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

Mudanças climáticas e derretimento do gelo

 As mudanças climáticas são, sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual. Apesar de sempre usarmos o urso-polar como símbolo dessas mudanças, as alterações no clima estão longe de atingir apenas esses animais. Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos. A seguir, você entenderá melhor o que são as mudanças climáticas e como elas afetam a nossa vida e a dos outros seres vivos do planeta.

 Mas, afinal, o que são mudanças climáticas e quais as causas?

 Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Acompanhe o quadro a seguir:

 Causas naturais

 Causas antrópicas

 Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.

  Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.

  Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.

 Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.

 EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.

 Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.

 Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.

 Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.

 Quando o clima começou a mudar?

As mudanças climáticas não aconteceram de uma hora para outra. A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, o clima modificou-se. Houve, nos últimos 400 mil anos, quatro ciclos diferentes, glaciais e interglaciais.

 Nos últimos 150 anos, no entanto, o planeta teve sua temperatura aumentada de maneira considerável. Estudos indicam que a Terra aquece-se cerca de 0,2°C por década. Estudos feitos pela Nasa e pela Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) mostram que a temperatura registrada na Terra em 2018 foi a quarta mais alta nos últimos 140 anos. Em 2017, a temperatura aumentou cerca de 0,83ºC com base na temperatura média registrada entre os anos de 1951 e 1980. A temperatura média anual mais alta foi registrada no ano de 2016.

 O aumento nas temperaturas iniciou-se especialmente no período Pós-Revolução Industrial.

Mas por que a temperatura aumentou? De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o planeta está mais quente do que no período anterior ao processo de industrialização. O cenário mundial após a Revolução Industrial mudou não só economicamente, mas também o modo produtivo, provocando mudanças no cenário ambiental.

 O consumo exagerado e a produção elevada, além de aumentar a exploração dos recursos naturais, provocaram também o aumento da poluição atmosférica, por causa da emissão gases poluentes pelas indústrias e automóveis. A produção também acelerou o desmatamento, o que também provocou alterações no clima.

 O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um órgão criado com o objetivo principal de fazer avaliações a respeito das mudanças climáticas, sendo ele encarregado de criar documentos que mostrem o que de fato está ocorrendo com o planeta, nosso papel nesse processo e as perspectivas futuras desse impacto. Sua criação, em 1988, ocorreu em um momento em que ficava cada vez mais claro o papel do homem no que diz respeito ao aumento da temperatura da Terra.

 O primeiro relatório foi publicado em 1990 e destacou a importância da cooperação internacional para evitar os danos causados pelas mudanças climáticas. Esse relatório foi essencial para a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o principal tratado internacional com o objetivo de reduzir o aquecimento global.

 O IPCC libera, periodicamente, dados importantes sobre as mudanças climáticas no mundo, sendo esses dados fundamentais para a formulação de políticas internacionais voltadas para o clima. No relatório publicado em 2007 (quarto relatório), por exemplo, o IPCC destacou dados bastante preocupantes. De acordo com esse relatório, o aumento da temperatura global até 2100 ficaria entre 1,8ºC e 4ºC, sendo esse último cenário catastrófico.

 O cartaz acima faz um apelo pela preservação ambiental com os dizeres “sem natureza, sem futuro”.

O quinto relatório do IPCC forneceu base científica para o Acordo de Paris, um compromisso internacional assinado por 195 países que tem como um de seus objetivos manter o aumento da temperatura média global a menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Esse acordo prevê ainda esforços para limitar o aumento a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

 Em 2018, o IPCC liberou o Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre o aquecimento global de 1,5 °C, que apresenta informações importantes para garantir a tomada de decisões corretas por parte dos governantes a fim de evitar o aumento exagerado da temperatura.

 De acordo com esse relatório, é essencial que a temperatura global não suba 2º C acima dos níveis de temperatura antes da Revolução Industrial, pois isso poderia ter consequências desastrosas, como perda de biodiversidade, perda de habitat, diminuição das calotas polares etc. Para garantir que o aquecimento não ultrapasse o 1,5ºC, são essenciais mudanças rápidas.

 Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas?

 Os gases presentes na atmosfera terrestre, como o dióxido de carbono, evitam que toda radiação solar seja devolvida ao espaço, aprisionando calor.

A partir da Revolução Industrial, toneladas de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono, foram lançadas à atmosfera. Sabe-se que a atmosfera terrestre é formada por gases como oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono e também vapor d'água. Esses gases, principalmente o gás carbônico, possuem a capacidade de absorver a radiação solar emitida à superfície terrestre.

 Essa absorção evita que o calor seja completamente devolvido ao espaço, retendo-o. A parcela de calor retida faz com que haja o equilíbrio energético, evitando assim  uma grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas máxima e mínima. Ao manter a temperatura média da Terra em torno de 14°C, a Terra apresenta então condições favoráveis à existência de vida. Esse processo natural é chamado de efeito estufa. Portanto, se ele não existisse, não haveria desenvolvimento dos seres vivos.

 Quando se fala em efeito estufa, muitas pessoas associam a algo ruim, mas ele é essencial à manutenção da vida na Terra. O problema é que esse processo natural que mantém a temperatura média da Terra tem sido agravado principalmente pela ação humana. As atividades industriais e o aumento de veículos que emitem à atmosfera gases poluentes são responsáveis pela maior concentração de gases.

 Como esses gases atuam na absorção de calor, esse tem sido impedido de ser devolvido ao espaço, ficando então aprisionado na atmosfera terrestre. Esse aprisionamento tem provocado o aumento considerável das temperaturas da Terra, que, associado ao aumento dos níveis de desmatamento e da poluição, provoca o que chamamos de aquecimento global.

 

Questões

1 O que são mudanças climáticas e quais as causas?

 

2 Qual a diferença entre as mudanças climáticas de causas naturais para antrópica.

 

3 Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas?

 

4 Por que relaciona o aquecimento global com o derretimento das calotas polares? 

História/Profº SUELI

BLOG SÉTIMOS ANOS A/B/C  SEMANA DE 19/10/2020 À 23/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 7º ANO A/B/C

CONTEÚDOS:

TEMA: LÓGICAS MERCANTIS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO.

PESQUISE:

1- QUAIS FORAM OS OUTROS PRODUTOS CULTIVADOS E COMERCIALIZADOS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

 

Inglês/Profº FRANCIELLE

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 7° ANOS B/C

CONTEÚDOS: Natural disasters

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal  para descrever habilidades (no presente e no passado).

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

-Desenvolvimento das Atividades:

 

·         Parte 1: Natural disasters

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Centro de mídias, Link :  https://youtu.be/AvCtrLFtGWk

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

4.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

5.    Link 2 :https://www.youtube.com/watch?v=6p26O_GvX0I

·         Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1O5wzjb_UNaxuusd1ou-A5LUXmZleXOjl/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página 49 e 50.

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line.

·         Blog,

·         Google Classroom.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana.

 

 

DATA: 19 /10/2020 a  23/10/2020

 

Língua Portuguesa/Profº IRNA

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Portuguesa

Turmas: 7 A – 7 B – 7 C

Período: 19 até 23 de outubro

Conteúdo:  Modo Imperativo

Desenvolvimento: Escrever no caderno o verbo imperativo nos modos presente do indicativo e presente do subjuntivo no afirmativo e negativo.Essa anotação será utilizada em exercícios das próximas atividades,não deixem de fazer.

Habilidade: EF07LP10 Conhecimentos gramaticais ( verbo).

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada o aluno deverá enviar para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos!

Matemática/Profº ROSELIA

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

6 AULAS

 

SEMANA 19 á 23/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

7º (A ao C)     

 

CONTEÚDOS:

·        Semana dos Estudos intensivos( Revisão do bimestre)

·        Retomada dos conteúdos

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·        AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

·        OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

·        ASSISTIR AS AULAS DO CMSP DA SEMANA DO DIA 19 Á 23/10/2020. E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual

·        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·        roselia.scardelato044@gmail.com

·        Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

 

 

   Data:23/10/2020.     

Projeto de Vida/Profº CLAUDIA

E.E.Salim Farah Maluf

Professora Claudia/Projeto de Vida–7° ano B

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

FACILIDADES E DIFICULDADES

 

Para organizar as suas atividades. Escreva individualmente no quadro abaixo as suas dificuldades e facilidades.

 

Minhas principais facilidades

Minhas principais dificuldades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAÇA-PALAVRAS

No quadro abaixo temos um caça-palavras com todos os componentes do currículo. Pinte de verde as disciplinas que você avalia que tem maior facilidade e de amarelo as disciplinas que precisa melhorar seu desempenho

 

ARTE – CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO FÍSICA – ELETIVA – GEOGRAFIA HISTÓRIA – INGLÊS – LÍNGUA PORTUGUESA – MATEMÁTICA  - PROJETO DE VIDA – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO



Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA

ROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 19/10/2020 a 23/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

Meus queridos espero que todos vocês estejam bem!

Semana passada tivemos dois dias de suspensão das atividades (12/10/2020 e 16/10/2020)

Portanto achei melhor postar novamente as atividades da semana, no entanto preparei uma sequencias de atividades ,cujo temas foram abordados nos três bimestres ,com o objetivo de recuperar  e reforçar espero que todos realizem!

Link para as atividades de recuperação e reforço !

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4yu2cZP-MCTRul2ETz6JP0kNzAJp-Y9W-BFwNjZeD-_NbQg/viewform?usp=sf_link

 

6º ano – Caderno do Aluno. página 57/ 7º ano – Caderno do Aluno. página 55.

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

                       Ficou com Dúvidas sobre os números binários acesse  o link abaixo !

                      25/09 - 6ºano EF - Tecnologia e Inovação - Sistema binário

 

https://youtu.be/1DCno7CXVIE?list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv


ATIVIDADE 5– PIXEL ART UMA DESCOBERTA!

*Galerinha na primeira atividade existe um erro , onde se lê: 2,1,2,2,2
Leia-se: 2, 1, 2, 1, 2


 


 

 

 

PESSOAL DISPONIBILIZEI O ENDEREÇO DE UM JOGO MUITO BACANA E DESAFIADOR PARA VOCÊS FICAREM FERAS NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DOS NÚMEROS BINÁRIOS EU ESTOU JOGANDO E ESTOU GOSTANDO MUITO!!!!

 


DOMINE OS NÚMEROS BINÁRIOS E TREINE O SEU RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COM ESTE JOGO INCRÍVEL!

O Desafio Binário leva você à conversão de números binários (e hexadecimais) para o sistema decimal usando o raciocínio matemático de forma cada vez mais rápida. Mergulhe na atmosfera meditativa do "espaço sideral" para aumentar a sua concentração e seguir a maré.
Você começa no modo binário super fácil de 4 bits e escolhe o seu resultado a partir das sugestões. Descubra novos modos de jogo, mais sistemas numéricos e avance para tamanhos de bit maiores ao dominar cada nível. Nós incluímos os modos "Puro" e "Insano", onde você calcula o resultado exato, números hexadecimais e números com até 32 bits. Quanto mais rápido você converter os números, maior será a sua pontuação. Conquiste o seu lugar nas nossas tabelas de classificação e compare com os seus amigos! Você está pronto para o Desafio Binário?
Tenha acesso a recursos exclusivos como:
* aprenda os sistemas binário, quaternário e hexadecimal;
comece com o modo de 4 bits e avance para dominar os 32 bits;
* diversos modos de jogo com várias dificuldades;
* o Desafio Binário explica cada conversão passo a passo se você precisar de ajuda;;
* integração com o Google Play Games;
* alcance 54 conquistas!;
* melhore o seu desempenho e dispute um lugar nas nossas tabelas de classificação;
* música de fundo futurista meditativa;

Instale grátis o Desafio Binário agora mesmo para dominar os números binários e treinar o seu raciocínio matemático todos os dias!

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

---------------------------------------------------------------------

7º C 

Arte/Profº EDLENNE

\Professora Edlenne Cristina

Disciplina Artes

Fundamental 02

Turmas  7ªA, 7B, 7C

E-mail Edlenne190@gmail.com

Watts 11993670617

4 bimestres




Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA OS 7ºANOS A,B e C

SEMANA DE 19 A 22/10

Email: mariojosearaujo@professor.educacacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

 

 

Questões

 

1) Quais são os órgãos internos dos platelmintos?

 

2) Qual é o tipo de reprodução dos platelmintos?

 

3) Quais são os órgãos internos dos nematódeos?

 

4) Qual é o tipo de reprodução dos nematódeos?

Educação física/Profº Denise

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 19 a 23/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 7° A, 7°C.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

 

CONTEÚDOS:

 

   REVISÃO DO CONTEÚDO: ESPORTES DE PRECISÃO E TÉCNICO COMBINATÓRIOS

 

 

Aula I: Revisão do conteúdo: Página 58 no Caderno do Aluno volume 3 , parte 1. Fazer a leitura e reflexão do texto da atividade 10.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Aula II: Escrever um resumo dos pontos mais relevantes sobre a aprendizagem da G.R (Ginástica Rítmica), do Boliche e do Bocha.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email).

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

Geografia/Profº RICARDO

Semana 19 a 23 de Outubro

Atividade de Geografia

Email ricardosantosgeo@gmail.com

Lê o texto e responder as questões

 

Mudanças climáticas e derretimento do gelo

 As mudanças climáticas são, sem dúvidas, um dos maiores desafios da sociedade atual. Apesar de sempre usarmos o urso-polar como símbolo dessas mudanças, as alterações no clima estão longe de atingir apenas esses animais. Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos. A seguir, você entenderá melhor o que são as mudanças climáticas e como elas afetam a nossa vida e a dos outros seres vivos do planeta.

 Mas, afinal, o que são mudanças climáticas e quais as causas?

 Mudanças climáticas são alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo com base nas alternâncias meteorológicas, ou seja, nas condições do tempo observadas por um período. Elas podem ser causadas por processos naturais e também pela ação do homem. Acompanhe o quadro a seguir:

 Causas naturais

 Causas antrópicas

 Incidência solar: A radiação solar que chega até a superfície pode variar, podendo ser mais elevada ou reduzida em alguns períodos.

  Queima de combustíveis fósseis, o que emite à atmosfera gases de efeito estufa.

  Órbita da Terra: O planeta sofre variação em sua órbita segundo os movimentos que realiza, o que faz ele receber mais ou menos radiação solar.

 Aumento do desmatamento, ou seja, da retirada da cobertura vegetal.

 EL Niño e La Niña: Esses fenômenos causam alterações na temperatura média das águas do Pacífico, modificando as condições climáticas das áreas em que atuam.

 Emissão de gases poluentes à atmosfera por indústrias e automóveis.

 Atividade vulcânica: Os vulcões podem apresentar períodos de maior atividade. Em situações de elevadas ocorrências de erupções vulcânicas, ocorre o sistema de resfriamento climático da Terra.

 Poluição do solo e dos recursos hídricos, o que altera o equilíbrio ambiental.

 Quando o clima começou a mudar?

As mudanças climáticas não aconteceram de uma hora para outra. A nossa história evolutiva está intrinsecamente ligada às alterações provocadas no clima, as quais são observadas desde a formação do planeta Terra. Ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, o clima modificou-se. Houve, nos últimos 400 mil anos, quatro ciclos diferentes, glaciais e interglaciais.

 Nos últimos 150 anos, no entanto, o planeta teve sua temperatura aumentada de maneira considerável. Estudos indicam que a Terra aquece-se cerca de 0,2°C por década. Estudos feitos pela Nasa e pela Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) mostram que a temperatura registrada na Terra em 2018 foi a quarta mais alta nos últimos 140 anos. Em 2017, a temperatura aumentou cerca de 0,83ºC com base na temperatura média registrada entre os anos de 1951 e 1980. A temperatura média anual mais alta foi registrada no ano de 2016.

 O aumento nas temperaturas iniciou-se especialmente no período Pós-Revolução Industrial.

Mas por que a temperatura aumentou? De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o planeta está mais quente do que no período anterior ao processo de industrialização. O cenário mundial após a Revolução Industrial mudou não só economicamente, mas também o modo produtivo, provocando mudanças no cenário ambiental.

 O consumo exagerado e a produção elevada, além de aumentar a exploração dos recursos naturais, provocaram também o aumento da poluição atmosférica, por causa da emissão gases poluentes pelas indústrias e automóveis. A produção também acelerou o desmatamento, o que também provocou alterações no clima.

 O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é um órgão criado com o objetivo principal de fazer avaliações a respeito das mudanças climáticas, sendo ele encarregado de criar documentos que mostrem o que de fato está ocorrendo com o planeta, nosso papel nesse processo e as perspectivas futuras desse impacto. Sua criação, em 1988, ocorreu em um momento em que ficava cada vez mais claro o papel do homem no que diz respeito ao aumento da temperatura da Terra.

 O primeiro relatório foi publicado em 1990 e destacou a importância da cooperação internacional para evitar os danos causados pelas mudanças climáticas. Esse relatório foi essencial para a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), o principal tratado internacional com o objetivo de reduzir o aquecimento global.

 O IPCC libera, periodicamente, dados importantes sobre as mudanças climáticas no mundo, sendo esses dados fundamentais para a formulação de políticas internacionais voltadas para o clima. No relatório publicado em 2007 (quarto relatório), por exemplo, o IPCC destacou dados bastante preocupantes. De acordo com esse relatório, o aumento da temperatura global até 2100 ficaria entre 1,8ºC e 4ºC, sendo esse último cenário catastrófico.

 O cartaz acima faz um apelo pela preservação ambiental com os dizeres “sem natureza, sem futuro”.

O quinto relatório do IPCC forneceu base científica para o Acordo de Paris, um compromisso internacional assinado por 195 países que tem como um de seus objetivos manter o aumento da temperatura média global a menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Esse acordo prevê ainda esforços para limitar o aumento a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

 Em 2018, o IPCC liberou o Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre o aquecimento global de 1,5 °C, que apresenta informações importantes para garantir a tomada de decisões corretas por parte dos governantes a fim de evitar o aumento exagerado da temperatura.

 De acordo com esse relatório, é essencial que a temperatura global não suba 2º C acima dos níveis de temperatura antes da Revolução Industrial, pois isso poderia ter consequências desastrosas, como perda de biodiversidade, perda de habitat, diminuição das calotas polares etc. Para garantir que o aquecimento não ultrapasse o 1,5ºC, são essenciais mudanças rápidas.

 Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas?

 Os gases presentes na atmosfera terrestre, como o dióxido de carbono, evitam que toda radiação solar seja devolvida ao espaço, aprisionando calor.

A partir da Revolução Industrial, toneladas de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono, foram lançadas à atmosfera. Sabe-se que a atmosfera terrestre é formada por gases como oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono e também vapor d'água. Esses gases, principalmente o gás carbônico, possuem a capacidade de absorver a radiação solar emitida à superfície terrestre.

 Essa absorção evita que o calor seja completamente devolvido ao espaço, retendo-o. A parcela de calor retida faz com que haja o equilíbrio energético, evitando assim  uma grande amplitude térmica, ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas máxima e mínima. Ao manter a temperatura média da Terra em torno de 14°C, a Terra apresenta então condições favoráveis à existência de vida. Esse processo natural é chamado de efeito estufa. Portanto, se ele não existisse, não haveria desenvolvimento dos seres vivos.

 Quando se fala em efeito estufa, muitas pessoas associam a algo ruim, mas ele é essencial à manutenção da vida na Terra. O problema é que esse processo natural que mantém a temperatura média da Terra tem sido agravado principalmente pela ação humana. As atividades industriais e o aumento de veículos que emitem à atmosfera gases poluentes são responsáveis pela maior concentração de gases.

 Como esses gases atuam na absorção de calor, esse tem sido impedido de ser devolvido ao espaço, ficando então aprisionado na atmosfera terrestre. Esse aprisionamento tem provocado o aumento considerável das temperaturas da Terra, que, associado ao aumento dos níveis de desmatamento e da poluição, provoca o que chamamos de aquecimento global.

 

Questões

1 O que são mudanças climáticas e quais as causas?

 

2 Qual a diferença entre as mudanças climáticas de causas naturais para antrópica.

 

3 Qual a relação entre efeito estufa, aquecimento global e as mudanças climáticas?

 

4 Por que relaciona o aquecimento global com o derretimento das calotas polares? 

História/Profº SUELI

BLOG SÉTIMOS ANOS A/B/C  SEMANA DE 19/10/2020 À 23/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 7º ANO A/B/C

CONTEÚDOS:

TEMA: LÓGICAS MERCANTIS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO.

PESQUISE:

1- QUAIS FORAM OS OUTROS PRODUTOS CULTIVADOS E COMERCIALIZADOS NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

 

Inglês/Profº FRANCIELEN

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 7° ANOS B/C

CONTEÚDOS: Natural disasters

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal  para descrever habilidades (no presente e no passado).

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

-Desenvolvimento das Atividades:

 

·         Parte 1: Natural disasters

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Centro de mídias, Link :  https://youtu.be/AvCtrLFtGWk

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

4.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

5.    Link 2 :https://www.youtube.com/watch?v=6p26O_GvX0I

·         Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1O5wzjb_UNaxuusd1ou-A5LUXmZleXOjl/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página 49 e 50.

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line.

·         Blog,

·         Google Classroom.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana.

 

 

DATA: 19 /10/2020 a  23/10/2020

 

Língua Portuguesa/Profº IRNA

Professora: IRNA RIBEIRO XISTO DE FRANÇA.

Disciplina: Língua Portuguesa

Turmas: 7 A – 7 B – 7 C

Período: 19 até 23 de outubro

Conteúdo:  Modo Imperativo

Desenvolvimento: Escrever no caderno o verbo imperativo nos modos presente do indicativo e presente do subjuntivo no afirmativo e negativo.Essa anotação será utilizada em exercícios das próximas atividades,não deixem de fazer.

Habilidade: EF07LP10 Conhecimentos gramaticais ( verbo).

Recursos: Caderno, caneta, internet.

Avaliação: Para que a atividade seja avaliada o aluno deverá enviar para o email professorairna@gmail.com.

Referência: Base Nacional Comum Curricular.

Bons estudos!

Matemática/Profº ROSELIA

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

6 AULAS

 

SEMANA 19 á 23/10/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

7º (A ao C)     

 

CONTEÚDOS:

·        Semana dos Estudos intensivos( Revisão do bimestre)

·        Retomada dos conteúdos

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·        AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

·        OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

·        ASSISTIR AS AULAS DO CMSP DA SEMANA DO DIA 19 Á 23/10/2020. E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual

·        Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).

·        roselia.scardelato044@gmail.com

·        Dúvidas no grupo do whats.da sala (14;00 ás 17;00)

 

 

 

   Data:23/10/2020.     

Projeto de Vida/Profº  DONI

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC

Nome:___________________________________________

4º Bimestre- Semana 1 (19.10 à 23.10)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

 

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO  ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano; C

 

Esta semana é o momento de refletir sobre o que aprendeu em Projeto de Vida durante o 3º Bimestre relate para o professor por e-mail o que gostou e não gostou das atividades? E caso não tenha enviado atividades anteriores este é o momento de mandá-las não deixei pra última hora.

 

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Organização; Imaginação criativa; Assertividade; Curiosidade para aprender.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº MARCELA

ROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 19/10/2020 a 23/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO VOLUME 3

Meus queridos espero que todos vocês estejam bem!

Semana passada tivemos dois dias de suspensão das atividades (12/10/2020 e 16/10/2020)

Portanto achei melhor postar novamente as atividades da semana, no entanto preparei uma sequencias de atividades ,cujo temas foram abordados nos três bimestres ,com o objetivo de recuperar  e reforçar espero que todos realizem!

Link para as atividades de recuperação e reforço !

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4yu2cZP-MCTRul2ETz6JP0kNzAJp-Y9W-BFwNjZeD-_NbQg/viewform?usp=sf_link

 

6º ano – Caderno do Aluno. página 57/ 7º ano – Caderno do Aluno. página 55.

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

                       Ficou com Dúvidas sobre os números binários acesse  o link abaixo !

                      25/09 - 6ºano EF - Tecnologia e Inovação - Sistema binário

 

https://youtu.be/1DCno7CXVIE?list=PLAdEu5NtlLkZ0Z_wOjLFMw_mcOOt0Afjv


ATIVIDADE 5– PIXEL ART UMA DESCOBERTA!

*Galerinha na primeira atividade existe um erro , onde se lê: 2,1,2,2,2
Leia-se: 2, 1, 2, 1, 2


 


 

 

 

PESSOAL DISPONIBILIZEI O ENDEREÇO DE UM JOGO MUITO BACANA E DESAFIADOR PARA VOCÊS FICAREM FERAS NO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DOS NÚMEROS BINÁRIOS EU ESTOU JOGANDO E ESTOU GOSTANDO MUITO!!!!

 


DOMINE OS NÚMEROS BINÁRIOS E TREINE O SEU RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COM ESTE JOGO INCRÍVEL!

O Desafio Binário leva você à conversão de números binários (e hexadecimais) para o sistema decimal usando o raciocínio matemático de forma cada vez mais rápida. Mergulhe na atmosfera meditativa do "espaço sideral" para aumentar a sua concentração e seguir a maré.
Você começa no modo binário super fácil de 4 bits e escolhe o seu resultado a partir das sugestões. Descubra novos modos de jogo, mais sistemas numéricos e avance para tamanhos de bit maiores ao dominar cada nível. Nós incluímos os modos "Puro" e "Insano", onde você calcula o resultado exato, números hexadecimais e números com até 32 bits. Quanto mais rápido você converter os números, maior será a sua pontuação. Conquiste o seu lugar nas nossas tabelas de classificação e compare com os seus amigos! Você está pronto para o Desafio Binário?
Tenha acesso a recursos exclusivos como:
* aprenda os sistemas binário, quaternário e hexadecimal;
comece com o modo de 4 bits e avance para dominar os 32 bits;
* diversos modos de jogo com várias dificuldades;
* o Desafio Binário explica cada conversão passo a passo se você precisar de ajuda;;
* integração com o Google Play Games;
* alcance 54 conquistas!;
* melhore o seu desempenho e dispute um lugar nas nossas tabelas de classificação;
* música de fundo futurista meditativa;

Instale grátis o Desafio Binário agora mesmo para dominar os números binários e treinar o seu raciocínio matemático todos os dias!

 

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail



Nenhum comentário:

Postar um comentário