Atividade da semana de 13 a 16 de outubro 2020
Eletivas SANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Eletivas
3º
Bimestre.
Atividade
do período 13/10 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Fale o
que você entendeu até agora sobre empreendedorismo.
Habilidade: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Eletivas Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
OBS: Atividade
estendida até 13/10/2020
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Assistir o vídeo sobre o Dia
Mundial do Coração;
·
Link: https://www.youtube.com/watch?v=AZR6gGiQ9SI
·
Atividade 2- Relatar o conteúdo do vídeo;
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 13/10/2020
3º A /Manhã
Arte/Profº EDLENNE
ESCOLA E.E. Salim Farah
Maluf , Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes,
Ensino médio 3ªA, 3B , E-mail
Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617, Semana de Estudos Intensivos
Artes
Biologia/Profº Ismael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma pesquisa
de 25 linhas sobre os Poríferos (Reino Animal). |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 13/10/2020 a 16/10/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, os
Poríferos (Reino Animal).
Entregar as respostas via e-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu
nome completo, número, série e nome da escola.
SE ALGUM
ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 13 a 16/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3°
A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
A LUDICIDADE NOS JOGOS |
|
Semana de estudos intensivos:
Aula I: Leia e reflita sobre a citação do autor Huizinga:
Huizinga
(1999, p. 33, grifo do autor) define o jogo como “atividade ou ocupação
voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de
espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente
obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo”.
Explique
o que você entendeu da citação acima.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha
um jogo digital de sua preferência e explique os pontos relativos à
aprendizagem que você pode desenvolver.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Filosofia/Profº Hosana
TURMA:
3ºA
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
DURAÇÃO:
2 AULAS SEMANAIS
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
Neste
bimestre foram abordados os seguintes temas:
1)
EXPLORAÇÃO E ALIENAÇÃO
2)
A BELEZA ENTRE OS GREGOS
3)
EXCLUSÃO SOCIAL
Faça um breve comentário do seu entendimento sobre os temas acima.
Sociologia/Profº Hosana
TURMA:
3ºA
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
DURAÇÃO:
2 AULAS SEMANAIS
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
Neste
bimestre foram abordados os seguintes temas:
1)
ESTEREÓTIPO
2)
DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR
3)
INDUSTRIA CULTURAL
Faça um breve comentário do seu entendimento sobre os temas acima.
Física/Profº ROMEU
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE AULA DO PROFESSOR |
|||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS
PREVISTAS
2
aulas por semana 13/10 a 16/10//2020 |
||||
DISCIPLINA/TURMA: Física Turma 3° A |
|||||
CONTEÚDOS:
Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
|
|||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 10 ) SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS Apostila do 2 bimestre páginas 30 Faça atividade proposta Obs: caso você não disponha do
material necessário para a realização da tarefa, faça um resumo do que você entendeu
sobre o tema.
|
|||||
RECURSOS: Caderno do aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog,
Centro de Mídias, Youtube, etc.)
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua e processual ) com atividade
individual e em dupla
|
|||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
||
Química/Profº Lucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 12/10 A
16/10/2020
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Química
Turma:
3ºA
02 aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Isômeros:
Parte II
Desenvolvimento:
Revisar
a aula anterior
1) Qual
a importância de conhecer os isômeros?
2) Motores
a combustão interna apresentam melhor rendimento quando podem ser adotados
taxas de compressão mais altas nas suas câmaras de combustão, sem que o
combustível sofra ignição espontânea. Combustíveis com maiores índices de
resistência à compressão, ou seja, maior octanagem, estão associados a
compostos com cadeias carbônicas menores, com maior número de ramificações e
com ramificações mais afastadas das extremidades da cadeia. Adota-se como valor
padrão de 100% de octanagem o isômero do octano.
Com
base nas informações do texto, qual dentre os isômeros seguintes seria esse
composto?
( A )
n-octano
( B )
2,4-dimetil-hexano
( C )
2-metil-heptano
( D )
2,5-dimetil-hexano
( E )
2,2,4-trimetilpentano
3) Sobre
um par de isômeros cis -trans é correto dizer que:
( A ) O
isômero trans é sempre mais estável.
( B ) Suas
fórmulas moleculares são diferentes.
( C )
O isômero cis apresenta cadeia mais longa.
( D ) A
massa molecular do cis é sempre maior.
( E )
Ambos apresentam a mesma disposição no espaço.
4) Indique
qual das substâncias abaixo pode apresentar isômeros:
( A )
CH3Br
( B )
C2H2Cl2
( C )
C2H4Cl2
Para ler e refletir
Dia
29/09—Dia Mundial do Coração/Alimentação balanceada é ideal para se ter uma boa
saúde
--Hidratação,
devemos consumir 35 ml de água a cada quilo de massa corpórea.
--Onde,
como, com quem comemos?
--Organização
e o resgate do cozinhar.
--Temperos
naturais.
Alimentação----------planejamento----------lista-------resgate
do cozinhar
Ao
terminar a sua atividade enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você devera colocar seu
nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 09:00 as 09:50 horas da manhã via e-mail ou via WhatsApp
Geografia/Profº Djair
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS De 13 a 16 do 10.
Nesta última semana do terceiro bimestre, todos os estudantes são incentivados a retomar as
atividades não realizadas nesse e nos demais bimestres, aqueles que não
realizaram as atividades do blog, permanecerão sem notas no sistema SED.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 13 a 16 do 10 de 2020.
Série: 3º
Anos : A e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa, compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 2 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar
fatores socioeconômicos e/ou políticos responsáveis pelo fluxo migratório
África-Europa.
GEOGRAFIA : Questões sobre fluxo migratório ( 2 / 2 ).
1- Pesquise e responda: Qual o
significado das palavras A - migrante e B - imigrante ?
A- ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B- ____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Faça a leitura e análise do
infográfico: Migração no Mediterrâneo e, responda citando o número aproximado de
utilizadores das duas principais rotas em 2011.
1º - ___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º
-___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- explique qual a relação
entre : migração, direito a vida, saúde, trabalho e habitação ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Registre
no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça
de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome
acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“O FORTE CHORA . . . O
FORTE ENTRISTECE . . .
O FORTE ESMORECE E ÀS VEZES DESFALECE . . .
MAS UMA COISA É CERTA: O FORTE NÃO DESISTE” !
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.
SEMANA: de 13 a 16 de outubro
Quantidade de aulas: 02
Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.
ATIVIDADE
Faça um breve comentário sobre o que compreendeu do filme
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Inglês/Profº Silvana
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA: SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 12/10 à 16/10/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade.
|
DISCIPLINA/TURMA: 3º
A
AULAS PREVISTAS: 02
|
|
CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação Letra de
Música “The war song”. |
|
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler,
compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de
orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais. |
|
The
war song
War war is stupid And
people are stupid And
love means nothing In
some strange quarters War
war is stupid And
people are stupid And I
heard them banging On
hearts and fingers People
fill the world With
narrow confidence Like
a child at birth A man
with no defense What's
mine is my own I
won't give it to you No
matter what you say No
matter what you do Now
we're fighting In
our hearts Fighting in the street Won't
somebody help me?
Disponível em: http://letras.mus.br. Acesso em: 29 jun. 2012
A música é uma forma de expressão artística e
cultural e pode revelar diferentes formas de compreender o mundo. Na letra da
canção do grupo Culture Club, entende-se que a guerra é o resultado da A -
brutalidade humana, porque os homens lutam pelo poder.
B-
falta de diálogo, porque um lado nunca escuta o outro.
C-
superpopulação mundial, porque esta gera fome e pobreza.
D-
insensatez humana, porque as pessoas são individualistas.
E -
ganância, porque as pessoas invejam o que é dos outros. |
Língua Portuguesa/ProfºSilvia
Atividade de Língua Portuguesa - 1ªs séries A, B, C, D e 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 13 a 16/10/2020
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Produção de Texto
Debate sobre os impactos da pandemia na educação brasileira
Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Debate sobre os impactos da pandemia na educação brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
A pandemia e os impactos irreversíveis na educação
As adaptações ao mundo digital na rede particular e pública diante da covid-19 é destaque do artigo de Paulo Arns, do Colégio Positivo
Mais de 1,5 bilhão de alunos e 60,3 milhões de professores de 165 países foram afetados pelo fechamento de escolas devido à pandemia do coronavírus. Nessa crise sem precedentes, de proporção global, educadores e famílias inteiras tiveram que lidar com a imprevisibilidade e, em benefício da vida, (re) aprendemos a ensinar de novas maneiras. Na China, cerca de 240 milhões de crianças e jovens se adaptaram rapidamente ao fechamento das instituições de ensino e passaram a ter aulas remotas em uma escala jamais vista, da educação básica ao ensino superior. Os chineses mostraram que é possível fechar as salas de aula sem parar de aprender.
Recebi um meme que traduz a mais pura realidade: não é o departamento de TI, o gestor de inovação ou o presidente visionário que está acelerando a digitalização das organizações. É a covid-19. Pelo simples fato de o isolamento social ter obrigado o mundo a se adaptar às formas digitais de trabalhar, ensinar, aprender e interagir.
Uma questão a se pontuar é a desigualdade gigante entre os sistemas públicos e privados da educação básica — e a própria distância social entre as famílias dos estudantes. Enquanto alunos de escolas particulares aprendem por meio de diversos recursos e estratégias combinadas, como vídeo ao vivo ou gravado, envio de tarefas, mentoria e sessões em grupos menores para tirar dúvidas, muitos estudantes das escolas públicas sequer têm acesso à internet.
Além disso, nem todos os municípios possuem estrutura de tecnologia para oferta de ensino remoto e nem todos os professores têm a formação adequada para dar aulas virtuais. Outra realidade que complica a adesão de alunos às aulas on-line são os softwares utilizados para esse fim, que, em sua grande maioria, são desenvolvidos para funcionar em computadores — ambiente acessado atualmente por apenas 57% da população brasileira, segundo o IBGE. Muitas crianças da geração Z nunca ligaram um computador e 97% dos brasileiros acessam a internet pelo celular.
Por isso, empresas, governos e organizações do mundo inteiro não estão medindo esforços para mobilizar recursos e aplicar soluções inovadoras e adaptadas ao contexto para oferecer aulas remotas e encontrar soluções equitativas para os 1,5 bilhão de alunos que estão em casa. É gratificante ver toda a mobilização global para aportar recursos e conhecimentos especializados em tecnologia, conectividade, inovação e criatividade a favor da educação.
A questão é que fomos todos pegos de surpresa. Em maior ou menor grau, a comunidade teve que se adequar. E o ensino nunca mais voltará a ser o que era antes. Nos libertamos das paredes da sala de aula e descobrimos um mundo de oportunidades nas mãos dos jovens. Os professores vivenciaram novas formas de ensinar, novas ferramentas de avaliação — e os estudantes entenderam que precisam de organização, dedicação e planejamento para aprender no mundo digital.
A crise do coronavírus terá efeitos perenes sobre a forma de aprender. O isolamento está criando novos hábitos e comportamentos, tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino, que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias. Aprendemos que lidar com a imprevisibilidade exige um trabalho em grupo muito mais alinhado e que, mesmo distantes, podemos unir esforços em prol de um bem maior. Um exemplo? Nunca antes tinha visto tantos professores, de uma mesma disciplina e ano escolar, unidos no mundo digital para compartilhar atividades, experiências bem-sucedidas, tirar dúvidas e aprender uns com os outros.
Toda crise é uma oportunidade de aprendermos algo novo e a única coisa que eu tenho certeza é que o mundo vai ser diferente depois do coronavírus. As crises ensinam aos que estão abertos ao novo. Espero, sinceramente, que depois dessa pandemia a educação volte melhor e mais forte. E que todos esses efeitos sejam irreversíveis.
*Paulo Arns da Cunha é diretor-executivo do Colégio Positivo.
Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/
TEXTO II
Disponível em: https://www.inesc.org.br/educacao-publica-numa-democracia-moribunda/
TEXTO III
Impacto da pandemia na educação é desigual, aponta documento
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na última quarta-feira (20), o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A polêmica em torno de uma nova data é apenas um capítulo do amplo debate sobre as consequências da pandemia de covid-19 também para a educação. Um documento elaborado por pesquisadores da Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade – alerta para os impactos do fechamento das unidades escolares sobre a vida dos 47,8 milhões de estudantes da Educação Básica no Brasil.
Apesar de defenderem as medidas de suspensão das aulas, os pesquisadores apontam uma série de questões que podem agravar o aprendizado e o aumento das desigualdades no médio e longo prazo. “O objetivo é discutir como o afastamento desses estudantes, principalmente dos 38,7 milhões que estão matriculados em escolas públicas, vai aumentar o grau de desigualdade da educação no país”, explica Márcio Natividade, professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e um dos autores do documento.
O grupo de pesquisadores destaca a repercussão das alterações no calendário escolar, e do próprio Enem, para a saúde dos alunos. “Levantamos desde a preocupação com problemas nutricionais decorrente da interrupção do fornecimento da alimentação escolar, assim como a pressão psicológica e o impacto do longo período de isolamento social sobre a saúde mental dos estudantes”.
Outro problema discutido pelo documento é a alternativa de educação na modalidade EaD e a falta de uma política de acesso à internet mais igualitária. No Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 42% das classes “D” e “E” estão conectadas, sendo que mais de 70% dos usuários encontram-se nas áreas urbanas. “Esse processo é agravado pela precariedade ou inexistência de internet em uma parcela significativa dos lares onde residem esses estudantes”, observa.
Ainda segundo o professor, é preciso também investir na capacitação dos educadores para uso e domínio das ferramentas digitais neste novo cenário. “São limitações pedagógicas e tecnológicas que dificultam e impedem o desenvolvimento de atividades de educação à distância em nosso país”, avalia.
Disponível em: http://www.isc.ufba.br/impacto-da-pandemia-na-educacao-e-desigual-aponta-documento/
Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Não copiem partes dos textos motivadores. Redija sua dissertação-argumentativa com a sua própria opinião.
Matemática/Profº Rosélia
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSORA: ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
SEMANA 13 á 16/10DE 2020. |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A Ensino Médio |
|
||||
CONTEÚDOS:
Semana
de Estudos Intensivos |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS: Retomada dos
conteúdos. ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 13 á 16/10 e fazer os registros
no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via e-mail os mapas mental das aulas
semanais ou enviar no Class roon.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual. ·
Faça um relato sobre as aulas dadas do 13 á 16/10 DE 2020
e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
|
||||
|
DATA:
16/10/2020. |
|
|
||
Projeto de Vida/Profº Rosélia
ATIVIDADE SEMANAL. PROFESSOR: ROSÉLIA |
AULAS PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO: 45 MINUTOS
CADA AULA SEMANA 13 á 16/10/2020. |
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO DE VIDA 3ºA (E.M) |
|
CONTEÚDOS: Ø Leitura do Poema
Ninguém está sozinho ( John Donne) |
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: ·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS” Ninguém está
sozinho ( John Donne) Reconhecer que
ninguém deve viver só no mundo. “Ninguém está
sozinho” Nenhum homem é uma
ilha; Nenhum deles está só. A alegria de cada
homem me contagia; A dor que cada um
sente me corrói. Precisamos uns dos
outros, Assim, hei de
defender Cada homem como se um
irmão fosse; Cada um como se fora
um amigo fiel. REFLEXÃO: O MOTIVO DESTAS
ATIVIDADES SÃO IMPORTANTES PARA REFLETIR SOBRE QUEM SOMOS E PROCURAR SEMPRE
CONHECER UM POUCO MAIS DE SI MESMOS E DOS OUTROS. Questões 1) Você se sente uma
pessoa sozinha ou muito ao contrário disso? 2) Você gosta de
socializar com as pessoas? Comente 3) Você acha que
todas as pessoas são iguais ou você consegue não generalizar? 4) Você consegue
detectar pessoas negativas? 5) E as pessoas
positivas? 6) Quais pessoas
conseguem influência você nas suas escolhas? |
|
Ø Processual
( continuada), atividades individual; Ø E-MAIL:
roselia.scardelato044@gmail.com DATA:16/10/2020. |
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
15/10 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Fale o
que você entendeu até agora sobre tecnologia.
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
---------------------------------------------------------------------------
3º B /Noturno
Arte/ProfºEdlenne
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf , Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes, Ensino médio 3ªA, 3B , E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617, Semana de Estudos Intensivos
Artes
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 13/10/ a 16/10/2020
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : excressão
Atividade : pesquisar:
A diversidade de sistemas e xcretores dos animais
Metanefridios
Nefrostomo
nefridioporo
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor dos diversos animais
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah
Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C Ano letivo 2020 - 3° bimestre: 13/10/2020 à 16/10/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: Sócrates é citado com frequência como um dos fundadores da filosofia
ocidental. Contudo, nada escreveu, não criou escola alguma nem elaborou
qualquer teoria. O que ele fez foi formular insistentemente perguntas que o
interessavam e, ao fazê-lo, desenvolveu uma nova maneira de pensar, um novo
modo de investigar o que pensamos. Isso foi chamado de método socrático, ou
dialético (porque se encaminha como um diálogo entre visões opostas), e lhe
rendeu vários inimigos em Atenas. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 13/10/2020 à 16/10/2020
Sócrates foi difamado como sofista (alguém que
argumenta para vencer a discussão, e não para chegar à verdade), foi condenado
à morte sob acusação de corromper a juventude com ideias que solapavam as
tradições. Mas também tiveram muitos seguidores, entre eles Platão, que
registrou as ideias socráticas numa série de obras escritas, chamadas diálogos,
nas quais Sócrates examina vários temas. Em grande parte, é graças a tais
diálogos – que incluem Apologia, Fédon e Simpósio – que seu pensamento
sobreviveu para guiar o curso da filosofia ocidental.
O
objetivo da vida
Sócrates viveu em
Atenas na segunda metade do século V a.C. Quando jovem, acredita-se que tenha
estudado filosofia natural, examinando as várias explicações sobre a natureza
do universo, até se envolver com a política da cidade-estado e interessar-se
por assuntos práticos, com a natureza de justiça. No entanto, não estava
interessado em vencer polêmicas ou debater para ganhar dinheiro – acusação
lançada a muitos de seus contemporâneos.
Ele não procurava
respostas ou explicações definitivas: somente investigava a base dos conceitos
que aplicamos a nós mesmos (como “bom”, “ruim” e “justo”), porque acreditava
que compreender o que somos é a primeira tarefa da filosofia.
A preocupação
central de Sócrates foi a investigação sobre a vida. Seu implacável
questionamento sobre as crenças mais estimadas (e, em grande parte, sobre as
próprias pessoas crentes) lhe rendeu inimigos, mas ele permaneceu comprometido
com sua empreitada até o fim.
De acordo com o
relato da defesa em seu julgamento, registrado por Platão, Sócrates preferiu a
morte a ter de encarar uma vida de ignorância: “A vida irrefletida não vale a
pena ser vivida”.
Abaixo
temos o método dialético de Sócrates
Desta forma, o
mal, pensava Sócrates, era perpetrado pela falta de sabedoria e conhecimento. A
partir disso, concluiu que “há apenas uma coisa boa: conhecimento; e uma coisa
má: ignorância”. O conhecimento é indissociável da moralidade. É a “única coisa
boa”, e por essa razão devemos sempre “examinar” nossas vidas.
Na Apologia, o
Sócrates de Platão introduz sua famosa citação sobre uma vida irrefletida:
“Digo-lhes que não deixem passar um dia sem falar da bondade e de todos os
outros assuntos sobre os quais vocês me ouvem falarem, e que investigar a mim e
aos outros é realmente a melhor coisa que um homem pode fazer”.
Esse cultivo do
conhecimento, em vez de riqueza ou status, seria o objetivo supremo da vida. Não
uma questão de diversão ou curiosidade, mas a razão pela qual existimos. Além
disso, conhecimento seria essencialmente autoconhecimento, porque define a
pessoa que se é nesse mundo e fomenta o cuidado pela alma imortal.
Em Fédon, Sócrates
diz que uma vida irrefletida leva a alma a ficar “confusa e aturdida, como se
estivesse bêbada”, enquanto uma alma sábia alcança a estabilidade e seu vagar
chega a um fim.
Questão reflexiva: conforme
vimos caro aluno, o método socrático é um sistema simples de questionamento que
traz à luz pressuposições, muitas vezes falsas, que servem de base para um
suposto conhecimento. Assim sendo, a entrada do templo em Delfos
aprestava uma inscrição: gnothi seauton
(“conhece-te a ti mesmo”), era igualmente significativa. Para adquirir
conhecimento acerca do mundo e de si mesmo era necessário compreender os
limites da própria ignorância e remover as ideias preconcebidas. Só então se
poderiam ter esperanças de determinar a verdade. Expresse sua opinião a
respeito do tema e, se você concorda com o método dialético de Sócrates.
Sociologia/Profº Joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Recuperação
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do Vídeo
Esta semana vamos fazer uma reflexão do Vídeo sobre Os
presidentes da época da Ditadura Militar no Brasil.
Lembrando que esta atividade e para alunos que fizeram
somente uma atividade.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=T2pJREEnjoY
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Física/ProfºMarcelo
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
Química/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: assistir os videos sugeridos https://www.youtube.com/watch?v=Rk5Y2_FvdHY , https://www.youtube.com/watch?v=Z97N6Ao1eqo, pesquisar em livros didaticos, assistir o centro de midias e fazer uma tabela com a as funções oxigenadas e nitrogenadas, com seus respectivos grupos funcionais e nomenclatura
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 21/10/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºErica
História/ProfºSergio
Atividade de História - 1º TA, 2ºs TC, TD e 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 16/10/2020
Redija um texto dizendo o que entendeu e quais foram as dificuldades encontradas nos conteúdos deste bimestre.
Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio - ESTUDOS INTENSIVOS Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: 13 à 16 de outubro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por https://www.google.com/search?q=the+numbers+of+covid+in+the+world&oq=&aqs=chrome. 0.69i59l8.1157420j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em 05 de outubro de 2020 sobre o número de casas e mortes de COVID19 no mundo. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado), e o número de casos e morte pelo mundo e pelos países citados. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Casos Mortes Local Word (mundo) 35.179.573 1.037.340 Estados Unidos 7.444.705 209.603 Índia 6.623.815 102.685 Brasil 4.915.289 146.352 Rússia 1.225.889 21.475 Colômbia 855.042 26.712
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 13/10/2020 a 16/10/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Livro Aprender Sempre – Vol. 2
Sequência 1 – Continuação:
6. (Pucrs
2014, adaptada):
Proteção
e autonomia
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança
e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,
além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão (Art. 227 da Constituição Federal).
Considerando o texto constitucional e a visão que você tem sobre
a educação de jovens e crianças, reflita sobre a seguinte pergunta:
Como os pais e os educadores podem dosar o cuidado com as
crianças e os adolescentes sem impedir que eles conquistem, aos poucos, a
maturidade e a autonomia necessárias à vida em sociedade?
Procure responder à questão proposta, expondo o seu ponto de
vista sobre o assunto. Para fundamentá-lo, você pode se valer de argumentos
variados, tais como: exemplos da análise de uma situação particular, ou da
opinião de especialistas, desde que devidamente referenciada. Escreva cerca de
20 linhas em forma de um texto dissertativo-argumentativo.
Leia o
texto a seguir para responder à questão subsequente.
Turismo
na favela: E os moradores?
Água morro abaixo, fogo morro acima e invasão de turistas em
favelas pacificadas são difíceis de conter. Algo precisa ser feito para que a
positividade do momento não transforme esses lugares em comunidades "só
pra inglês ver". As favelas pacificadas tornaram-se alvo de uma volúpia
consumidora poucas vezes vista no Rio de Janeiro. O momento em que se
instalaram as Unidades de Polícia Pacificadora em algumas favelas, foi como se
tivesse sido descoberto um novo sarcófago de Tutankamon, o faraó egípcio: uma
legião de turistas, pesquisadores, empresários e comerciantes
"descobriram" as favelas.
O Santa Marta, primeira favela a ter uma UPP ao longo dos seus
quase 80 anos, sempre recebeu, na maioria das vezes de forma discreta,
visitantes estrangeiros. E, em alguns casos, ilustres: Rainha Elizabeth,
Senador Kennedy e Gilberto Gil. Até mesmo Michael Jackson, quando gravou seu
clipe na favela, não permitiu a presença da mídia. A partir de 2008, iniciou-se
a era das celebridades e a exposição da favela para o mundo.
Algumas perguntas, porém, precisam ser feitas e respondidas no
momento em que o poder público pensa em investir nesse filão: o que é uma
favela preparada para receber turistas? Que "maquiagem" precisa ser
feita para que o turista se sinta bem? Que produtos os turistas querem
encontrar ali? O comércio local deve adaptar-se aos turistas ou servir aos
moradores? Se o Morro não é uma propriedade particular, se não tem um dono, todo
e cada morador tem o direito de opinar sobre o que está se passando com o seu
lugar de moradia.
Essas e outras questões devem pautar o debate entre moradores e
gestores públicos sobre o turismo nas favelas pacificadas. Se os moradores não
se organizarem e se não assumirem o protagonismo das ações de turismo e de
entretenimento no Santa Marta, vamos assistir aos nativos — os de dentro —
servindo de testa de ferro para empreendimentos e iniciativas dos de fora, às
custas de uma identidade local que aos poucos vai perdendo suas
características.
Tomar os princípios do turismo comunitário — integridade das
identidades locais, protagonismo e autonomia dos moradores — talvez nos ajude a
encontrar estratégias para receber os de fora sem sucumbir às regras violentas
de um turismo mercadológico. Fonte: Itamar Silva é Presidente do Grupo Eco —
Santa Marta e diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
(Ibase). Adaptado de: Jornal O Dia.
7. (G1 -
CFTRJ 2014) O texto é predominantemente argumentativo. Isso significa que seu
enunciador sustenta uma tese, ou seja, um ponto de vista específico a respeito
do tema desenvolvido. A alternativa que melhor sintetiza a tese central desse
texto é:
a. A
pacificação de algumas favelas incrementou o turismo nessas regiões.
b. O turismo
na favela deve ser praticado de maneira favorável aos moradores.
c. As
Unidades de Polícia Pacificadora não trazem ganhos reais para as comunidades.
d. A
preservação da identidade local é imprescindível para o turismo nas favelas.
e. Os
moradores das favelas devem ser contrários à visitação de turistas.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 13/10/2020 / a 16/10/2020 (4aulas)
SEMANA DE ESTUDOS
INTENSIVOS
Atividades de retomadas
tema Estudo de Funções
Acessem o link para
resolver as atividades propostas !
https://forms.gle/VERThFqG9eonRS8w8
---------------------------------------------------------------------------
3º C /Noturno
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Semana de Estudos Intensivos:
Leitura e Interpretação de Obra |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EM13LGG101)
Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas
diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de
interesses pessoais e coletivos. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Observe a imagem em detalhes e
escreva um texto sobre suas impressões e os significados que atribuem à obra.
Considere as seguintes questões: O que a obra parece representar? Qual é seu aspecto formal? Quais
são as cores predominantes? Há elementos na imagem que
remetam a outras obras ou artistas que vocês já viu ou estudou? Que lugar a imagem parece
representar? É possível identificar um local ou época específicos? Quais personagens aparecem na imagem?
Como interpretam cada um deles? Como todos esses elementos
combinados interferem em suas impressões sobre a imagem?
Pablo Picasso. Guernica,1937.Óleo sobre
tela, 349 cm x776cm. |
|
||||
RECURSOS: Caderno
para registro e realização da atividade. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 13/10 a 16/10
__ |
|
|
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 13/10/ a 16/10/2020
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : excressão
Atividade : pesquisar:
A diversidade de sistemas e xcretores dos animais
Metanefridios
Nefrostomo
nefridioporo
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor dos diversos animais
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C Ano letivo 2020 - 3° bimestre: 13/10/2020 à 16/10/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: Sócrates é citado com frequência como um dos fundadores da filosofia ocidental. Contudo, nada escreveu, não criou escola alguma nem elaborou qualquer teoria. O que ele fez foi formular insistentemente perguntas que o interessavam e, ao fazê-lo, desenvolveu uma nova maneira de pensar, um novo modo de investigar o que pensamos. Isso foi chamado de método socrático, ou dialético (porque se encaminha como um diálogo entre visões opostas), e lhe rendeu vários inimigos em Atenas. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 13/10/2020 à 16/10/2020
Sócrates foi difamado como sofista (alguém que argumenta para vencer a discussão, e não para chegar à verdade), foi condenado à morte sob acusação de corromper a juventude com ideias que solapavam as tradições. Mas também tiveram muitos seguidores, entre eles Platão, que registrou as ideias socráticas numa série de obras escritas, chamadas diálogos, nas quais Sócrates examina vários temas. Em grande parte, é graças a tais diálogos – que incluem Apologia, Fédon e Simpósio – que seu pensamento sobreviveu para guiar o curso da filosofia ocidental.
O objetivo da vida
Sócrates viveu em Atenas na segunda metade do século V a.C. Quando jovem, acredita-se que tenha estudado filosofia natural, examinando as várias explicações sobre a natureza do universo, até se envolver com a política da cidade-estado e interessar-se por assuntos práticos, com a natureza de justiça. No entanto, não estava interessado em vencer polêmicas ou debater para ganhar dinheiro – acusação lançada a muitos de seus contemporâneos.
Ele não procurava respostas ou explicações definitivas: somente investigava a base dos conceitos que aplicamos a nós mesmos (como “bom”, “ruim” e “justo”), porque acreditava que compreender o que somos é a primeira tarefa da filosofia.
A preocupação central de Sócrates foi a investigação sobre a vida. Seu implacável questionamento sobre as crenças mais estimadas (e, em grande parte, sobre as próprias pessoas crentes) lhe rendeu inimigos, mas ele permaneceu comprometido com sua empreitada até o fim.
De acordo com o relato da defesa em seu julgamento, registrado por Platão, Sócrates preferiu a morte a ter de encarar uma vida de ignorância: “A vida irrefletida não vale a pena ser vivida”.
Abaixo temos o método dialético de Sócrates
Desta forma, o mal, pensava Sócrates, era perpetrado pela falta de sabedoria e conhecimento. A partir disso, concluiu que “há apenas uma coisa boa: conhecimento; e uma coisa má: ignorância”. O conhecimento é indissociável da moralidade. É a “única coisa boa”, e por essa razão devemos sempre “examinar” nossas vidas.
Na Apologia, o Sócrates de Platão introduz sua famosa citação sobre uma vida irrefletida: “Digo-lhes que não deixem passar um dia sem falar da bondade e de todos os outros assuntos sobre os quais vocês me ouvem falarem, e que investigar a mim e aos outros é realmente a melhor coisa que um homem pode fazer”.
Esse cultivo do conhecimento, em vez de riqueza ou status, seria o objetivo supremo da vida. Não uma questão de diversão ou curiosidade, mas a razão pela qual existimos. Além disso, conhecimento seria essencialmente autoconhecimento, porque define a pessoa que se é nesse mundo e fomenta o cuidado pela alma imortal.
Em Fédon, Sócrates diz que uma vida irrefletida leva a alma a ficar “confusa e aturdida, como se estivesse bêbada”, enquanto uma alma sábia alcança a estabilidade e seu vagar chega a um fim.
Questão reflexiva: conforme vimos caro aluno, o método socrático é um sistema simples de questionamento que traz à luz pressuposições, muitas vezes falsas, que servem de base para um suposto conhecimento. Assim sendo, a entrada do templo em Delfos aprestava uma inscrição: gnothi seauton (“conhece-te a ti mesmo”), era igualmente significativa. Para adquirir conhecimento acerca do mundo e de si mesmo era necessário compreender os limites da própria ignorância e remover as ideias preconcebidas. Só então se poderiam ter esperanças de determinar a verdade. Expresse sua opinião a respeito do tema e, se você concorda com o método dialético de Sócrates.
Sociologia/Profº Joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Recuperação
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Reflexão do Vídeo
Esta semana vamos fazer uma reflexão do Vídeo sobre Os
presidentes da época da Ditadura Militar no Brasil.
Lembrando que esta atividade e para alunos que fizeram
somente uma atividade.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=T2pJREEnjoY
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Física/ProfºMarcelo
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
10º semana de 13/10/2020 à 16/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
Química/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: assistir os videos sugeridos https://www.youtube.com/watch?v=Rk5Y2_FvdHY , https://www.youtube.com/watch?v=Z97N6Ao1eqo, pesquisar em livros didaticos, assistir o centro de midias e fazer uma tabela com a as funções oxigenadas e nitrogenadas, com seus respectivos grupos funcionais e nomenclatura
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 21/10/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Atividade do professor Edivaldo de geografia para os alunos dos 3º anos: C. Da semana de estudos intensivos que vai da semana de 13 a 16/10/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Atividades dos conteúdos trabalhados no 3º Bimestre:
1ª questão: Marque o item que apresenta apenas países africanos.
a) ( ) Nigéria, Jamaica e África do Sul
b) ( ) Madagáscar, Angola e Argélia
c) ( ) Haiti, Somália e Zâmbia
d) ( ) Camarões, Egito e Trinidade e Tobago
e) ( ) Paquistão, Marrocos e Costa do Marfim
2ª questão: Análise as alternativas sobre a África é marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) Mesmo tendo extensão territorial inferior à Ásia e a América, a África é o continente que possui o maior número de países.
b) ( ) A África é o continente que apresenta os maiores problemas socioeconômicos do planeta, fato constatado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos seus países.
c) ( ) Existe uma subdivisão no continente africano, sendo o deserto do Saara o divisor natural e a religião o divisor cultural, onde a porção norte do território é denominada África Subsaariana e a parte sul, África Mediterrânea.
d) ( ) Em consequência das condições climáticas existentes, a África possui pouca diversidade natural.
e) ( ) Os países africanos apresentam alto nível de industrialização, principalmente as nações da África Subsaariana.
3ª questão: (UNIP) É o maior país produtor de petróleo da África do Norte, cuja exploração é feita no deserto do Saara. Trata-se do (a):
a) ( ) Marrocos b) ( ) RAU c) ( ) África do Sul d) ( ) Zaire e) ( ) Líbia
4ª questão: Assinale a alternativa que reflete as condições sul-africanas:
a) ( ) Com o fim do Apartheid, vários países europeus romperam relações com a África do Sul, o que provocou uma forte crise econômica.
b) ( ) A ascensão de novos países emergentes como a Nigéria, tem provocado problemas sociais e econômicos à África do Sul.
c) ( ) Após um “boom” de crescimento pós-Apartheid, a África do Sul tem apresentado vários problemas que se refletem na sociedade local.
d) ( ) O fraco crescimento econômico do país é um obstáculo à absorção dos negros no mercado de trabalho.
e) ( ) O fim da política do Apartheid não conseguiu ainda promover de forma significativa a inclusão dos negros na economia
5ª questão: (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
a) ( ) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) ( ) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) ( ) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) ( ) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) ( ) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.
6ª questão: (FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:
a) ( ) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica;
b) ( ) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) ( ) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;
d) ( ) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;
e) ( ) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.
7ª questão: A chamada “Partilha da África” deu-se no fim do século XIX, em um contexto em que as potências nacionalistas europeias tinham expandido os seus domínios pelos continentes asiático e africano. Sobre o processo de “Partilha da África”, é INCORRETO afirmar que:
a) ( ) A Conferência de Berlim foi decisiva para organizar os domínios europeus sobre o território africano.
b) ( ) A França foi o único país a não estabelecer domínios coloniais em território africano.
c) ( ) O Congo passou a ser um território submetido ao domínio particular do rei Leopoldo II, da Bélgica.
d) ( ) A “Partilha da África” pode ser enquadrada no fenômeno mais abrangente denominado “Neocolonialismo”.
e) ( ) Muitas tribos e etnias africanas diferentes ficaram circunscritas a um mesmo território na ocasião em que o continente africano foi dividido.
8ª questão: A “Partilha da África” suscitou uma grande discussão ideológica e científica que procurava justificar a “inferioridade” dos povos africanos e a “missão civilizatória” que a Europa desempenhava em seu processo de colonização. A corrente ideológica com bases cientificistas que mais se destacou nessa época foi:
a) ( ) a microbiologia b) ( ) a antropologia cultural c) ( ) o existencialismo
d) ( ) o darwinismo social
9ª questão: . A partilha do continente africano no final do século XIX pelos colonizadores europeus criou as
chamadas fronteiras artificiais. Grande parte destas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos.
Com base nesse contexto e nos conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar.
a) ( ) A definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não respeitando as suas diferenças.
b) ( ) Com o processo de descolonização da África e a manutenção das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre os países mais industrializados e os menos desenvolvidos.
c) ( ) Dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, interessados em aumentar sua influência no continente africano, financiaram e estimularam os conflitos.
d) ( ) Além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias) e ambiental (desertificação e estresse hídrico).
e) ( ) As fronteiras artificiais foram traçadas pelos Homens, que sempre fizeram a maior justiça possível. Após o processo de independência dos países africanos, essas fronteiras foram mantidas.
História/ProfºSergio
Atividade de História - 1º TA, 2ºs TC, TD e 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 16/10/2020
Redija um texto dizendo o que entendeu e quais foram as dificuldades encontradas nos conteúdos deste bimestre.
Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio - ESTUDOS INTENSIVOS Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: 13 à 16 de outubro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por https://www.google.com/search?q=the+numbers+of+covid+in+the+world&oq=&aqs=chrome. 0.69i59l8.1157420j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em 05 de outubro de 2020 sobre o número de casas e mortes de COVID19 no mundo. Em seguida escreva em seu caderno quais são as palavras cognatas (palavras em que a grafia/escrita é igual ou parecida com a língua portuguesa e que possuem o mesmo significado), e o número de casos e morte pelo mundo e pelos países citados. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Casos Mortes Local Word (mundo) 35.179.573 1.037.340 Estados Unidos 7.444.705 209.603 Índia 6.623.815 102.685 Brasil 4.915.289 146.352 Rússia 1.225.889 21.475 Colômbia 855.042 26.712
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 13/10/2020 a 16/10/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Livro Aprender Sempre – Vol. 2
Sequência 1 – Continuação:
6. (Pucrs
2014, adaptada):
Proteção
e autonomia
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança
e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à
dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária,
além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação,
exploração, violência, crueldade e opressão (Art. 227 da Constituição Federal).
Considerando o texto constitucional e a visão que você tem sobre
a educação de jovens e crianças, reflita sobre a seguinte pergunta:
Como os pais e os educadores podem dosar o cuidado com as
crianças e os adolescentes sem impedir que eles conquistem, aos poucos, a
maturidade e a autonomia necessárias à vida em sociedade?
Procure responder à questão proposta, expondo o seu ponto de
vista sobre o assunto. Para fundamentá-lo, você pode se valer de argumentos
variados, tais como: exemplos da análise de uma situação particular, ou da
opinião de especialistas, desde que devidamente referenciada. Escreva cerca de
20 linhas em forma de um texto dissertativo-argumentativo.
Leia o
texto a seguir para responder à questão subsequente.
Turismo
na favela: E os moradores?
Água morro abaixo, fogo morro acima e invasão de turistas em
favelas pacificadas são difíceis de conter. Algo precisa ser feito para que a
positividade do momento não transforme esses lugares em comunidades "só
pra inglês ver". As favelas pacificadas tornaram-se alvo de uma volúpia
consumidora poucas vezes vista no Rio de Janeiro. O momento em que se
instalaram as Unidades de Polícia Pacificadora em algumas favelas, foi como se
tivesse sido descoberto um novo sarcófago de Tutankamon, o faraó egípcio: uma
legião de turistas, pesquisadores, empresários e comerciantes
"descobriram" as favelas.
O Santa Marta, primeira favela a ter uma UPP ao longo dos seus
quase 80 anos, sempre recebeu, na maioria das vezes de forma discreta,
visitantes estrangeiros. E, em alguns casos, ilustres: Rainha Elizabeth,
Senador Kennedy e Gilberto Gil. Até mesmo Michael Jackson, quando gravou seu
clipe na favela, não permitiu a presença da mídia. A partir de 2008, iniciou-se
a era das celebridades e a exposição da favela para o mundo.
Algumas perguntas, porém, precisam ser feitas e respondidas no
momento em que o poder público pensa em investir nesse filão: o que é uma
favela preparada para receber turistas? Que "maquiagem" precisa ser
feita para que o turista se sinta bem? Que produtos os turistas querem
encontrar ali? O comércio local deve adaptar-se aos turistas ou servir aos
moradores? Se o Morro não é uma propriedade particular, se não tem um dono, todo
e cada morador tem o direito de opinar sobre o que está se passando com o seu
lugar de moradia.
Essas e outras questões devem pautar o debate entre moradores e
gestores públicos sobre o turismo nas favelas pacificadas. Se os moradores não
se organizarem e se não assumirem o protagonismo das ações de turismo e de
entretenimento no Santa Marta, vamos assistir aos nativos — os de dentro —
servindo de testa de ferro para empreendimentos e iniciativas dos de fora, às
custas de uma identidade local que aos poucos vai perdendo suas
características.
Tomar os princípios do turismo comunitário — integridade das
identidades locais, protagonismo e autonomia dos moradores — talvez nos ajude a
encontrar estratégias para receber os de fora sem sucumbir às regras violentas
de um turismo mercadológico. Fonte: Itamar Silva é Presidente do Grupo Eco —
Santa Marta e diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
(Ibase). Adaptado de: Jornal O Dia.
7. (G1 -
CFTRJ 2014) O texto é predominantemente argumentativo. Isso significa que seu
enunciador sustenta uma tese, ou seja, um ponto de vista específico a respeito
do tema desenvolvido. A alternativa que melhor sintetiza a tese central desse
texto é:
a. A
pacificação de algumas favelas incrementou o turismo nessas regiões.
b. O turismo
na favela deve ser praticado de maneira favorável aos moradores.
c. As
Unidades de Polícia Pacificadora não trazem ganhos reais para as comunidades.
d. A
preservação da identidade local é imprescindível para o turismo nas favelas.
e. Os
moradores das favelas devem ser contrários à visitação de turistas.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 13/10/2020 / a 16/10/2020 (4aulas)
SEMANA DE ESTUDOS
INTENSIVOS
Atividades de retomadas
tema Estudo de Funções
Acessem o link para
resolver as atividades propostas !
https://forms.gle/VERThFqG9eonRS8w8
Nenhum comentário:
Postar um comentário