quinta-feira, 27 de agosto de 2020

4ºANOS INICIAIS SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

                                                 ATIVIDADES DA SEMANA 

                    Período :31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

--------------------------------------------------------------

4º ano A ( Anos iniciais)
Professora :Claudia. 

Segunda-feira, 31/08/2020.

Português

Leitura inicial: Príncipe Cinderelo.

Autora: Babette Cole 

Projeto jornal.

Etapa 2, Atividade 2-B

Explorando os diferentes gêneros textuais do jornal. A atividade propõe que o aluno identifique a notícia dentre os três textos. destacando suas principais características. Páginas 140 e 141.

Atividade 2C– Analisando o contexto de produção de notícia. Páginas 142, volume 2 - Ler e escrever, caderno do aluno. Pesquisar previamente em um site jornalístico ou revista eletrônica, uma notícia a partir das seguintes palavras chaves: Jornal infantil, jornal para crianças e jovens, notícia da ciência para crianças.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                  Habilidades: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa

(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.

 (EF15LP02A) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice, prefácio etc.), entre outros elementos.

 (EF15LP02B) Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura do gênero textual.

(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

 

Matemática

Atividade: 18.1

Atividade tem por objetivo propor que as crianças, após contornarem as faces de diferentes sólidos geométricos, analisem algumas dessas figuras obtidas e identifiquem de quais sólidos elas podem ser consideradas como faces, verificando se são verdadeiras ou não as afirmações.

Atividade: 18.2

Atividade propõe ao aluno a situação de observação de figuras planas apresentadas pela professora Luciana a seus alunos do quarto ano, com a informação de que são polígonos, solicitando que os nomeassem, em seguida, apresenta um segundo grupo de figuras em que as crianças devem identificar características dos polígonos.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                   

Habilidades: (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

 

Terça-feira, 01/09/2020.

Leitura inicial: A rua de Marcelo.

Autora: Ruth Rocha

 

Português

Caderno do aluno ler e escrever, Volume 2.

Atividade 2D

Recuperando o contexto de produção de notícias, atividade propõe que analisem a organização e a constituição da primeira página do jornal.

Página 143.

 

Atividade 2E

As partes que compõem uma notícia, visão geral. O aluno deverá escolher uma notícia, e observando aspectos, como:

Qual é o fato noticiado?

Onde ocorreu? Como aconteceu?

 Quem era os envolvidos?

 Por que ocorreu?

Página 144

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                                      Habilidades: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais.

(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP14)

 

Matemática

 

Sequência 18.3

 Esta atividade tem por objetivo propor que as crianças observem algumas representações de polígonos feitas pela turma da professora Luciana e identifiquem aquelas que possuem 3 lados, 4 lados ou mais, pintando-os e nomeando-os.

Sequência 18.4

 Está atividade tem por objetivo propor que às crianças preencham o quadro apresentado e observem os números que aparecem. Identificando regularidades entre o número de lados e de vértices de um mesmo polígono.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                                    Habilidades: (EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.


Quarta-feira, 02/09/2020.

                           Leitura inicial: O que não cabe no meu mundo.   

       Autor: Fabio Gonsalvez Ferreira

Português

Atividades habituais:

Atividade 1 A

 Lendo um texto informativo com uso de infográficos. Para damos início a está atividade precisamos questionar por que além de textos escritos são inclusos gráficos, imagens e esquemas. Procure resgatar os conhecimentos prévios.

Atividade 2 A

Lendo um infográfico.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                          Habilidades: (EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em diferentes textos que requerem a apresentação de dados e informações, no campo das práticas de estudo e pesquisa.

 

Matemática

 

Sequência: 18.5

Atividade tem como objetivo reconhecer elementos e propriedades de polígonos por meio da construção de uma figura utilizando a régua. Explora ainda, ângulo retos por meio de dobradura.

Sequência: 19.1

Atividade tem por objetivo propor às crianças, explorem situações que envolvam cédulas do Real, que reflitam sobre o que é possível comprar com uma cédula de cem reais, ou com uma cédula de cinquenta reais e assim por diante.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                               

Habilidades: (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser

estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.

(EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

 

INTERDISCIPLINAR

História e geografia.

Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.

O aluno deverá observar o mapa e responder as questões, que é a etapa final de reconhecimento de terras Indígenas e quilombolas no Brasil.

Sugestão como leitura o Poema na página 98, intitulado “Primeiro só nós índios vivíamos nessa terra”.

Página108.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                                               

Habilidades:(EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

(EF04GE06) Identificar, descrever e analisar territórios étnico-culturais do Brasil, tais como terras indígenas, comunidades tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios no Brasil.

(EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

 

Quinta – Feira, 03/09/2020.

Leitura inicial: Quem tem medo do ridículo.

Autora: Ruth Rocha

Português

Projeto Didático.

Atividade 2C

Estabelecendo relações entre as notícias.

Registre as semelhança e diferenças encontradas nos jornais apresentados. Páginas 175, caderno do Aluno ler e escrever.

 

Sequência Didática: Mudança de foco narrativo, tempo e lugar. Conversa com os alunos e apresentação da sequência didática. 

 

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                          Habilidades: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa.

(EF15LP10) Escutar com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

 (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

(EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

 

 

Matemática

EMAI

Sequência: 18.2

Está atividade tem por objetivo propor às crianças explorar situações que envolvem moedas do nosso sistema monetário, nesse caso as moedas de um real, cinquenta centavos, vinte e cinco centavos, dez centavos, cinco centavos em que podem recorrer à composição e decomposição de números.

 

Sequência: 18.3

Atividade tem por objetivo, propor às crianças que analisem um quadro com preços de vários produtos, que serão utilizados na Mostra Cultural de uma escola e que efetuem alguns cálculos a respeito de formas de pagamento.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                          Habilidades: (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.

(EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

 

 

                                                       INTERDISCIPLINAR

História e geografia.

Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.

Aprofundando a reflexão sobre o que é ser indígena no Brasil hoje. Na sequência O deslocamento populacional da nossa história e da formação do nosso povo. “O Brasil africano” Preenchendo o quadro de atividades.

Páginas 109 e 110.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                                    Habilidades: Habilidades:(EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

(EF04GE06) Identificar, descrever e analisar territórios étnico-culturais do Brasil, tais como terras indígenas, comunidades tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios no Brasil.

(EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

 

Sexta -feira, 04/09/2020.

Leitura inicial: O tupi que você fala.

Autor: Claudio Fragata.

Português

Sequência didática: Mudança de foco narrativo.

Atividade:1B- Leitura do texto 1 e texto 2. Página, 196, 197.

Livro Buriti Mais, texto 1 Primeira página de jornal- O Globo. Para falar e escrever melhor.

 Páginas 132,133 e134.

 Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                          Habilidades: (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.

(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens, observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

(EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros).

(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.

 


INTERDISCIPLINAR

História e geografia.

Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.

Formação do nosso povo. “O Brasil africano”, continuação do texto (Leitura).                                Páginas 111 e 112.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                                       

Habilidades:(EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

(EF04GE06) Identificar, descrever e analisar territórios étnico-culturais do Brasil, tais como terras indígenas, comunidades tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade da demarcação desses territórios no Brasil.

(EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

(EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).


Professora:Flávia 
Disciplina: Arte

Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.  

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsáveis, leia e responda as perguntas no caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 












Professor : Donizeti 
Disciplina: Educação - Física.


EE SALIM FARAH MALUF

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR DONIZETI

TURMA: 4º ANO  A 

                      ATIVIDADES   SEMANA    31/08   Á  04/09/2020

1ª AULA (50 minutos)


Amarelinha: vocês gostam de brincar de amarelinha? A brincadeira amarelinha é muito divertida, desenvolve a noção de espaço-temporal, respeito as regras e aos colegas. Pode ser desenhada no chão em forma de quadrado (tradicional) ou em caracol.

2ª AULA (50 minutos)


Cabra-cega: vocês conhecem essa brincadeira? Ela desenvolve noção de espaço e percepção. Pode participar duas ou mais pessoas, uma pessoa fica com os olhos vendados com um pano, e deverá tocar nas outras pessoas e tentar identificar quem é essa pessoa, através do tato.

ORIENTAÇÕES

Para realizar as atividades você vai precisar de giz para desenhar a amarelinha no chão, uma fita ou pedaço de pano para vendar os olhos e um pequeno espaço, chame a sua família para participar.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário