ATIVIDADES DA SEMANA
Período :31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO
Segunda-feira,
31/08/2020.
Português
Leitura inicial: Príncipe Cinderelo.
Autora:
Babette Cole
Projeto jornal.
Etapa 2, Atividade
2-B
Explorando os
diferentes gêneros textuais do jornal. A atividade propõe que o aluno
identifique a notícia dentre os três textos. destacando suas principais
características. Páginas 140 e 141.
Atividade 2C–
Analisando o contexto de produção de notícia. Páginas 142, volume 2 - Ler e
escrever, caderno do aluno. Pesquisar previamente em um site jornalístico ou
revista eletrônica, uma notícia a partir das seguintes palavras chaves: Jornal
infantil, jornal para crianças e jovens, notícia da ciência para crianças.
Duas
aulas de cinquenta minutos.
Habilidades:
(EF15LP01) Compreender a função social de
textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente
(na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa,
de massa e digital, reconhecendo a situação comunicativa
(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos
multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais.
(EF15LP02A)
Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições
antecipadoras dos sentidos), a partir de conhecimentos prévios sobre as
condições de produção e recepção do gênero textual, o suporte e o universo
temático, bem como de recursos gráficos, imagens, dados da obra (índice,
prefácio etc.), entre outros elementos.
(EF15LP02B)
Confirmar (ou não) antecipações e inferências realizadas antes e durante a
leitura do gênero textual.
(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor,
comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos,
participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de
leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.
Matemática
Atividade:
18.1
Atividade tem por
objetivo propor que as crianças, após contornarem as faces de diferentes
sólidos geométricos, analisem algumas dessas figuras obtidas e identifiquem de
quais sólidos elas podem ser consideradas como faces, verificando se são
verdadeiras ou não as afirmações.
Atividade:
18.2
Atividade propõe ao
aluno a situação de observação de figuras planas apresentadas pela professora
Luciana a seus alunos do quarto ano, com a informação de que são polígonos,
solicitando que os nomeassem, em seguida, apresenta um segundo grupo de figuras
em que as crianças devem identificar características dos polígonos.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Habilidades: (EF04MA18)
Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras,
esquadros ou softwares de geometria.
Terça-feira,
01/09/2020.
Leitura
inicial: A rua de Marcelo.
Autora:
Ruth Rocha
Português
Caderno do
aluno ler e escrever, Volume 2.
Atividade
2D
Recuperando o contexto de produção de notícias,
atividade propõe que analisem a organização e a constituição da primeira página
do jornal.
Página 143.
Atividade
2E
As partes
que compõem uma notícia, visão geral. O aluno deverá escolher uma notícia, e
observando aspectos, como:
Qual é o fato noticiado?
Onde ocorreu? Como aconteceu?
Quem era
os envolvidos?
Por que
ocorreu?
Página 144
Duas aulas de cinquenta minutos.
Habilidades: (EF15LP01) Compreender a função social de textos que
circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (na casa,
na rua, na comunidade, na escola) e em diferentes mídias: impressa, de massa e
digital, reconhecendo a situação comunicativa.
(EF15LP04) Compreender, na leitura de textos
multissemióticos, o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos
expressivos gráfico-visuais.
(EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor,
comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos,
participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor,
comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP14)
Matemática
Sequência
18.3
Esta atividade tem por objetivo propor que as
crianças observem algumas representações de polígonos feitas pela turma da
professora Luciana e identifiquem aquelas que possuem 3 lados, 4 lados ou mais,
pintando-os e nomeando-os.
Sequência 18.4
Está atividade
tem por objetivo propor que às crianças preencham o quadro apresentado e observem
os números que aparecem. Identificando regularidades entre o número de lados e
de vértices de um mesmo polígono.
Duas aulas de cinquenta minutos. Habilidades: (EF04MA18)
Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de
dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Quarta-feira, 02/09/2020.
Leitura inicial: O que não cabe no meu mundo.
Autor: Fabio Gonsalvez Ferreira
Português
Atividades
habituais:
Atividade 1 A
Lendo um texto informativo com uso de
infográficos. Para damos início a está atividade precisamos questionar por que
além de textos escritos são inclusos gráficos, imagens e esquemas. Procure
resgatar os conhecimentos prévios.
Atividade 2 A
Lendo um
infográfico.
Duas aulas de cinquenta minutos. Habilidades: (EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em diferentes textos que requerem a apresentação de dados e informações, no campo das práticas de estudo e pesquisa.
Matemática
Sequência: 18.5
Atividade tem como
objetivo reconhecer elementos e propriedades de polígonos por meio da
construção de uma figura utilizando a régua. Explora ainda, ângulo retos por
meio de dobradura.
Sequência:
19.1
Atividade
tem por objetivo propor às crianças, explorem situações que envolvam cédulas do
Real, que reflitam sobre o que é possível comprar com uma cédula de cem reais,
ou com uma cédula de cinquenta reais e assim por diante.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Habilidades: (EF04MA10A)
Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser
estendidas para a
representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos
com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações
entre representação fracionária e representação decimal de um número racional.
(EF04MA25) Resolver
e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de
pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo
ético, consciente e responsável.
INTERDISCIPLINAR
História e geografia.
Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.
O aluno deverá observar o mapa e responder as
questões, que é a etapa final de reconhecimento de terras Indígenas e
quilombolas no Brasil.
Sugestão como leitura o Poema na página 98,
intitulado “Primeiro só nós índios vivíamos nessa terra”.
Página108.
Duas aulas
de cinquenta minutos.
Habilidades:(EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas
histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas
(indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas,
europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma
delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e
brasileira.
(EF04GE06) Identificar, descrever e analisar
territórios étnico-culturais do Brasil, tais como terras indígenas, comunidades
tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a legitimidade
da demarcação desses territórios no Brasil.
(EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados
de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades,
diferenças e semelhanças entre outros elementos.
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado
da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de
mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a
existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Quinta – Feira, 03/09/2020.
Leitura
inicial: Quem tem medo do ridículo.
Autora:
Ruth Rocha
Português
Projeto Didático.
Atividade
2C
Estabelecendo
relações entre as notícias.
Registre as
semelhança e diferenças encontradas nos jornais apresentados. Páginas 175,
caderno do Aluno ler e escrever.
Sequência
Didática: Mudança de foco narrativo, tempo e lugar. Conversa com os alunos e
apresentação da sequência didática.
Duas
aulas de cinquenta minutos. Habilidades: (EF15LP01)
Compreender a função social de textos que circulam em campos da vida social dos
quais participa cotidianamente (na casa, na rua, na comunidade, na escola) e em
diferentes mídias: impressa, de massa e digital, reconhecendo a situação
comunicativa.
(EF15LP10) Escutar com atenção, falas de professores e
colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos
sempre que necessário.
(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de
leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.
(EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na
leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de
leitor, comentários, posts...).
Matemática
EMAI
Sequência:
18.2
Está
atividade tem por objetivo propor às crianças explorar situações que envolvem
moedas do nosso sistema monetário, nesse caso as moedas de um real, cinquenta
centavos, vinte e cinco centavos, dez centavos, cinco centavos em que podem
recorrer à composição e decomposição de números.
Sequência:
18.3
Atividade
tem por objetivo, propor às crianças que analisem um quadro com preços de
vários produtos, que serão utilizados na Mostra Cultural de uma escola e que
efetuem alguns cálculos a respeito de formas de pagamento.
Duas aulas de cinquenta
minutos.
Habilidades: (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal
podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e
relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário
brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e
representação decimal de um número racional.
(EF04MA25) Resolver
e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de
pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo
ético, consciente e responsável.
INTERDISCIPLINAR
História e geografia.
Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.
Aprofundando
a reflexão sobre o que é ser indígena no Brasil hoje. Na sequência O
deslocamento populacional da nossa história e da formação do nosso povo. “O
Brasil africano” Preenchendo o quadro de atividades.
Páginas 109
e 110.
Duas aulas
de cinquenta minutos.
Habilidades: Habilidades:(EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em
suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas
(indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas,
europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma
delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
(EF04GE06) Identificar, descrever e analisar
territórios étnico-culturais do Brasil, tais como terras indígenas, comunidades
tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a
legitimidade da demarcação desses territórios no Brasil.
(EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados
de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades,
diferenças e semelhanças entre outros elementos.
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado
da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de
mudanças e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI09)
Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e
espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a
existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Sexta -feira, 04/09/2020.
Leitura
inicial: O tupi que você fala.
Autor:
Claudio Fragata.
Português
Sequência didática:
Mudança de foco narrativo.
Atividade:1B-
Leitura do texto 1 e texto 2. Página, 196, 197.
Livro
Buriti Mais, texto 1 Primeira página de jornal- O Globo. Para falar e escrever
melhor.
Páginas 132,133 e134.
Duas
aulas de cinquenta minutos.
Habilidades: (EF35LP03) Identificar a ideia central
de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão
global.
(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais,
tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal,
pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em
enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos do
campo artístico-literário, que apresentem diferentes cenários e personagens,
observando elementos constituintes das narrativas, tais como enredo, tempo,
espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso
direto.
(EF35LP29A) Identificar cenário, personagem central, conflito
gerador, resolução e foco narrativo, na leitura de textos do campo
artístico-literário (contos, fábulas, crônicas, entre outros).
(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas de
reclamação, entre outros textos do campo da vida pública, considerando a
situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do
gênero.
INTERDISCIPLINAR
História e geografia.
Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.
Formação do nosso povo. “O Brasil africano”,
continuação do texto (Leitura). Páginas 111 e
112.
Duas aulas
de cinquenta minutos.
Habilidades:(EF04GE01) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em
suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas
(indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas,
europeias, asiáticas entre outros), valorizando o que é próprio em cada uma
delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e
brasileira.
(EF04GE06) Identificar, descrever e analisar
territórios étnico-culturais do Brasil, tais como terras indígenas, comunidades
tradicionais e comunidades remanescentes de quilombos, reconhecendo a
legitimidade da demarcação desses territórios no Brasil.
(EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados
de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades,
diferenças e semelhanças entre outros elementos.
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado
da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças
e permanências ao longo do tempo.
(EF04HI09)
Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e
espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.
(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a
existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).
Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS
RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2
aulas.
Orientação para
o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros
materiais para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou responsáveis, leia e responda as perguntas
no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
EE
SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO
FÍSICA PROFESSOR
DONIZETI TURMA:
4º ANO A |
ATIVIDADES SEMANA
31/08 Á 04/09/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Amarelinha: vocês
gostam de brincar de amarelinha? A brincadeira amarelinha é muito divertida,
desenvolve a noção de espaço-temporal, respeito as regras e aos colegas. Pode
ser desenhada no chão em forma de quadrado (tradicional) ou em caracol. |
2ª AULA (50 minutos) Cabra-cega: vocês
conhecem essa brincadeira? Ela desenvolve noção de espaço e percepção. Pode
participar duas ou mais pessoas, uma pessoa fica com os olhos vendados com um
pano, e deverá tocar nas outras pessoas e tentar identificar quem é essa
pessoa, através do tato. |
ORIENTAÇÕES Para realizar as
atividades você vai precisar de giz para desenhar a amarelinha no chão, uma
fita ou pedaço de pano para vendar os olhos e um pequeno espaço, chame a sua
família para participar. |
REGISTRO Você poderá fazer um
desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades
e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário