domingo, 16 de agosto de 2020

1º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

------------------------------------------------------------------


1ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Patrimônio Cultural

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana copie o teto no caderno mande a foto para o email, na próxima semana mandarei a atividade do texto.

Patrimônio cultural: É o conjunto de bens, móveis e imóveis, materiais e imateriais das sociedades humanas. Envolve produtos artísticos, artesanais e técnicos, expressões literárias linguísticas e musicais, usos e costumes de todos os povos e grupos étnicos, do passado e do presente, além de espaços naturais como bosques, matas, reservas de água, fauna, etc. Preservação, restauro e incentivo às formas contemporâneas de cultura (considerados patrimônios culturais) tem sido exigidos às políticas públicas.

Patrimônio cultural imaterial: A Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o define como sendo "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Patrimônio cultural material: com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos

Educação patrimonial: Forma de mediação cultural que estimula o contato do público com a obra de arte, valorizando o patrimônio cultural material e imaterial. Seu objetivo é o exercício da cidadania e da responsabilidade social, compartilhando e cuidando da preservação e valorização das heranças culturais.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Órgão federal responsável pela preservação dos bens culturais no Brasil. Foi criado no governo de Getúlio Vargas em 1937 e atualmente está ligado ao Ministério da Cultura e atua na identificação, registro, tombamento, fiscalização, conservação, restauração e promoção do patrimônio cultural brasileiro

Preservação: Prefixo ‘pre’ significa antes e determina uma série de medidas para prevenir futuros danos, desde uma descrição clara e detalhada das condições do que se vai conservar (objetos, prédios, etc

Conservação: O início ‘con’ indica ações com as obras, atitudes de manutenção e limitação da intervenção humana e natural ao mínimo possível (para efeito de durabilidade).

Restauração: Prefixo ‘re’ significa de novo e indica a recuperação da obra em seus aspectos estéticos, históricos e em sua função social; a descrição dos métodos e materiais utilizados durante o tratamento, com absoluto respeito à integridade estética, história e material dos bens culturais.

Fonte:  Cadernos do Professor São Paulo faz escola SEE - SP

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 17/08  a 21/08

 

__

 

 


 

BIOLOGIA/PROFºBENÊ

E.E. Salim Farah Maluf.

1º Termo A                                        – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

• Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta

 • Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais

 • Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores

• Reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais

• Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese.

Descrever as relações alimentares que se processam entre os seres vivos de teias e cadeias alimentares

• Identificar, em situações concretas, habitat e nicho ecológico dos organismos envolvidos

Atividades:

 Faça um resumo de cada vídeos relacionando o conteúdo apresentado.

Tempo para realização: Uma semana.       De 17/08 até 21/08 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.












Atividade Semana 17/08 a 21/08

Conteúdos:

A interdependência da vida – Os seres vivos e suas interações Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria

• Cadeia e teia alimentares; • Níveis tróficos; • Ciclos biogeoquímicos – deslocamentos do carbono, oxigênio e nitrogênio Ecossistemas, populações e comunidades; • Características básicas de um ecossistema; • Ecossistemas terrestres e aquáticos; • Densidade de populações; • Equilíbrio dinâmico de populações; • Relações de competição e de cooperação

 

Vídeos:

ECOLOGIA: CADEIA ALIMENTAR, BIOMAS E RELAÇÕES ECOLÓGICAS

https://www.youtube.com/watch?v=TsclSi3nNsI

 

Habitat e Nicho Ecológico - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=nFc2AhVYG7E

População e Comunidade - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=qbaIByuoyfE

Cadeia e Teia Alimentar – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=VvKF1ufgEEo

Autotróficos e Heterotróficos - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=PPTsSV7gdeM

Ciclos Biogeoquímicos - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=q2nWZskxkvU

 

Relações Ecológicas – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=AEXILaK7Org

 

Relações Ecológicas Interespecíficas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=mO1qcZHMry8

 

Competição -Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=XE9MugwBAEI

 

Mutualismo – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=h87gHW58a28

Comensalismo – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=7Ot0ZkXyjoo

 

Ecologia – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=YW0MsE11NqM

 

Conceitos Básicos da ECOLOGIA | Prof. Paulo Jubilut

https://www.youtube.com/watch?v=XvdePktAui8

 

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h00min.


FILOSOFIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades: Conceitos e suas habilidades

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base em sua pesquisa, responda:

1) O que é Filosofia? Explique!

2) O que a filosofia estuda? Explique!

3) O que a filosofia, pode contribuir para sua vida hoje? Justifique!

Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br

Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA Noturno

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.

Atividade: Dissertação de Aula (surgimento da sociologia no Youtube.

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade

Assista ao vídeo do Surgimento da sociologia.

Contexto histórico-social do surgimento da Sociologia - Sociologia - Prof. Leandro Vieira

Link . https://www.youtube.com/watch?v=KNbJ_IonWuU

Faca uma Dissertação (redação), da aula acima.


e-mail joycedancy@yahoo.com.br

FISICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

        




 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 17/08/2020 a 21/08/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

QUIMICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Propriedades Gerais da Matéria.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)





ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 17/08/2020 a 21/08/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Propriedades Gerais da Matéria.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos do ensino médio durante a semana de 17 a 21/08/20

E-mail do professor Edivaldo para dar devolutiva da atividade: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

(UCPEL). Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramento na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

A)      (  ) movimentação tectônico.

B)     (  ) Epirogênese.

C)      (  ) Vulcanismo.

D)     (  ) Desmoronamento.

E)      (  ) Erosão.

2ª questão:

São agentes internos de transformação de relevo:

A)     (  ) vulcanismo e abalos sísmicos.

B)       (  ) tectonismo e correntes marítimas.

C)       (  ) erosão e vulcanismo.

D)      (  ) intemperismo e abalos sísmicos.

E)      (  ) o homem e vulcanismos

HISTÓRIA/PROFºSERGIO

                            INGLÊS/PROFºMªANTONIA
1o. "TA" - EJA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de de 17 à 21 de agosto de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Gêneros Textuais

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Gêneros Textuais

no aprendizado da Língua Inglesa.


Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Gêneros Textuais
Os textos que circulam socialmente são classificados em gêneros de acordo com as características
que apresentam (formato, assunto, destinatário, função, intencionalidade...). Existe uma diversidade
de gêneros textuais. Eis alguns exemplos:
1.e-mail,
2.blog,
3.crônica,
4.artigo de opinião,
5.carta pessoal,
6.bilhete,
7.manual de instrução,
8.biografia,
9.receita culinária,
10.dissertação escolar,
11.resenha,
12.fábula,
13.conto,
14.história em quadrinhos,
15.tirinha, etc.

Tipos Textuais (Sequências Tipológicas ou Discursivas)
Dá-se o nome de sequências tipológicas ou discursivas às formas de organização das estruturas lingüísticas
internas do texto oral ou escrito de acordo com sua função e intencionalidade. Assim cada forma de 
organização textual é marcada por determinadas características linguísticas, como a predominância
de certas estruturas sintáticas, classes gramaticais, tempos e modos verbais, expressões, relações
lógicas, etc. Dependendo dessas características temos diferentes tipos textuais: narrativo, descritivo,
expositivo ou explicativo, argumentativo, conversacional ou dialogal, instrucional ou injuntivo e preditivo.
Um gênero textual pode estruturar-se com base em uma ou mais de uma sequência discursiva, entretanto,
geralmente uma delas é predominante.

Características das sequências discursivas e alguns exemplos de gêneros em que elas costumam predominar

Sequências Discursiva Narrativa 
Definição/Características:
1.Conta algo, apresenta os fatos e as ações dos personagens dentro de uma lógica espaço-temporal.
2.Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses
  fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito.
3.Predominância de verbos de ação.
4.Presença de circunstâncias espaço-temporais.
5.Foco no fato e na ação.

Gêneros em que predominam: Fábula; Conto; Crônica; Novela; Romance; Depoimento; Piada; Relato, etc.


Sequências Discursiva Descritiva
Definição/Características:
1.Caracteriza com atributos; diz como é o objeto a ser descrito, de modo que o leitor o visualize
  em virtude dos detalhes apresentados.
2.Foco no ser;
3.Predominância de verbos de estado, adjetivos e circunstancias espaciais.

Gêneros em que predominam: Relato de experiências vividas; Resenha; Reportagem; Anúncio classificado;
Cardápio; Lista de compras; Folheto turístico, etc.



Sequências Discursiva Expositiva ou explicativa
Definição/Características:
1.Apresenta um saber já construído e legitimado socialmente ou um saber teórico.
2.Conceitua e transmite informações de modo objetivo.
3.A intenção é esclarecer, informar.

Gêneros em que predominam: Textos de divulgação científica, de manuais, de revistas especializadas, de cadernos,
de jornais, de livros didáticos, de verbetes de dicionários e enciclopédias; Resumo; Carta pessoal.

Sequências Discursiva Argumentativa
Definição/Características:
1.Faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou se questiona um fato de forma a persuadir, ou seja,
  convencer o leitor ou ouvinte.
2.Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.
Gêneros em que predominam: Sermão, Ensaio, Editorial de Jornal ou revista, Crítica, Manifesto, Monografia,
Tese de mestrado, Redação dissertativa, Carta argumentativa, Blog, Artigo de opinião.


Sequências Discursiva Conversacional
Definição/Características:
1.Estabelece diálogo entre os interlocutores.

Gêneros em que predominam: Entrevista, Seminário; Peças teatrais; Conversa telefônica; MSN, Chat, etc.


Sequências Discursiva Instrucional ou Injuntivo
Definição/Características:
1.Direciona, orienta o leitor e o instrui sobre como fazer algo.
2.A marca fundamental é o verbo no imperativo ou outras formas que indicam ordem, orientação. 
OBS: injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”.

Gêneros em que predominam: Receita culinária (modo de fazer); Manual de instruções de um aparelho;
Receita médica; Bula de remédio; Livro de autoajuda; Propaganda; Horóscopo.


Sequências Discursiva Preditivo
Definição/Características:
1.Como o próprio nome indica, caracteriza-se por predizer alguma coisa ou levar o interlocutor a
  crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer.
2.Uso de tempos verbais no futuro.

Gêneros em que predominam: Previsões astrológicas; Horóscopo; Previsões meteorológicas.


Suporte Textual
Chamamos de suportes textuais os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais.
Exemplos:
1. O livro é um suporte textual,
2. O jornal é um suporte textual,
3. O computador é um suporte textual,
4. O cartaz é um suporte textual,
5. O folder é um suporte textual,
6. O outdoor é um suporte, etc.  

Numa concepção ampla de texto, sob o ponto de vista da semiótica, a televisão, o cinema, o rádio também
podem ser considerados como suportes textuais.



DICAS DE ESTUDO

1. Leia, mas escreva também
O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar
facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva
partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e 
tê-lo por mais tempo na mente.

2. Escreva à mão
Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar
meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto
a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem
maior do que se ela estivesse digitando.

3. Afaste interferências
A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e 
desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no silencioso aparelhos telefônicos, feche
páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o
material de estudo e concentre-se nele.

4. Mapas mentais e uso de cores
No tópico sobre escrever a mão, relatamos a importância dessa prática, mas não se trata de 
sair escrevendo todo trecho dito importante, pois, dessa forma, você escreveria outro livro,
só que menor. O ideal é utilizar esquemas, os ditos mapas mentais: informações sucintas que
se inter-relacionam com outras. E mais: usar cores. Setas coloridas, palavras grifadas em 
outro tom, “caixas de atenção”, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em 
destaque.

5. Estude sozinho
Estudar em grupo pode até parecer interessante no sentido de compartilhar saberes, mas, em um
primeiro momento, é melhor que o estudante opte por realizar a atividade sozinho. Afinal, com
os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas, e a qualidade do aprendizado,
prejudicada. Para os professores, uma boa ideia é explicar a matéria para si mesmo, como se 
estivesse dando uma aula.

PERGUNTAS
1. Quais são os assuntos do texto?

2. Na língua inglesa são encontrados gêneros textuais? E, quais são eles?

3. Quais são as dicas para estudar em casa?

4. O que você aprendeu após a leitura dos textos?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Fique em casa e cuide-se bem.

LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Tempo para realização: Uma semana.

   17/08 até 21/08 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 3º Bimestre.

 




 Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome,série e semana da atividade.

 

QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO

“Quem conta um conto,

Aumenta um ponto”

Dizia minha avó

Quando ouvia de nós

Qualquer coscuvilhice

Eu não compreendia

O que minha avó dizia

Algum tempo passou

E a vivência mostrou

O seu significado

Eu inocente pensava

Que na história contada

Alguém um detalhe inventava

E ninguém com isso ganhava

Depois rápido aprendi

Que pleitos por aqui

Se vencem aumentando um ponto

Que depois vira um conto

A coscuvilhice modernizou

Em fake news se transformou

O conto virou $ E o • virou bordão

Se minha avó viva estivesse

Eu logo explicaria

Que um conto não é uma história

E o ponto não é uma mentira.

 

 

1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?

 

2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?

 

3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?

 

4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?

 

5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.

 

6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?

MATEMÁTICA/PROFºADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A – Período 17 a 21 de agosto

Atividades Matemática

Elaborar uma pesquisa sobre a reta numérica e suas respectivas utilizações:

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


-----------------------------------------------------------------------------------
1ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Patrimônio Cultural

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana copie o teto no caderno mande a foto para o email, na próxima semana mandarei a atividade do texto.

Patrimônio cultural: É o conjunto de bens, móveis e imóveis, materiais e imateriais das sociedades humanas. Envolve produtos artísticos, artesanais e técnicos, expressões literárias linguísticas e musicais, usos e costumes de todos os povos e grupos étnicos, do passado e do presente, além de espaços naturais como bosques, matas, reservas de água, fauna, etc. Preservação, restauro e incentivo às formas contemporâneas de cultura (considerados patrimônios culturais) tem sido exigidos às políticas públicas.

Patrimônio cultural imaterial: Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o define como sendo "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural." O Patrimônio Imaterial é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

Patrimônio cultural material: com base em legislações específicas é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza nos quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis como os núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; e móveis como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos

Educação patrimonial: Forma de mediação cultural que estimula o contato do público com a obra de arte, valorizando o patrimônio cultural material e imaterial. Seu objetivo é o exercício da cidadania e da responsabilidade social, compartilhando e cuidando da preservação e valorização das heranças culturais.

IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Órgão federal responsável pela preservação dos bens culturais no Brasil. Foi criado no governo de Getúlio Vargas em 1937 e atualmente está ligado ao Ministério da Cultura e atua na identificação, registro, tombamento, fiscalização, conservação, restauração e promoção do patrimônio cultural brasileiro

Preservação: Prefixo ‘pre’ significa antes e determina uma série de medidas para prevenir futuros danos, desde uma descrição clara e detalhada das condições do que se vai conservar (objetos, prédios, etc

Conservação: O início ‘con’ indica ações com as obras, atitudes de manutenção e limitação da intervenção humana e natural ao mínimo possível (para efeito de durabilidade).

Restauração: Prefixo ‘re’ significa de novo e indica a recuperação da obra em seus aspectos estéticos, históricos e em sua função social; a descrição dos métodos e materiais utilizados durante o tratamento, com absoluto respeito à integridade estética, história e material dos bens culturais.

Fonte:  Cadernos do Professor São Paulo faz escola SEE - SP

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 17/08  a 21/08

 

__

 

 

BIOLOGIA/PROFºISMAEL

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 18/08/2020 a 21/08/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°T b – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Cadeias Alimentares.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                          



                     Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Cadeias Alimentares..

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


FILOSOFIA/PROFº
SOCIOLOGIA/PROFº
FISICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

        




 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 17/08/2020 a 21/08/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

QUIMICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Propriedades Gerais da Matéria.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)





ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 17/08/2020 a 21/08/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, Propriedades Gerais da Matéria.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos do ensino médio durante a semana de 17 a 21/08/20

E-mail do professor Edivaldo para dar devolutiva da atividade: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

(UCPEL). Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações, formação de falhas e de dobramento na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.

Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito anteriormente.

A)      (  ) movimentação tectônico.

B)     (  ) Epirogênese.

C)      (  ) Vulcanismo.

D)     (  ) Desmoronamento.

E)      (  ) Erosão.

2ª questão:

São agentes internos de transformação de relevo:

A)     (  ) vulcanismo e abalos sísmicos.

B)       (  ) tectonismo e correntes marítimas.

C)       (  ) erosão e vulcanismo.

D)      (  ) intemperismo e abalos sísmicos.

E)      (  ) o homem e vulcanismos

HISTÓRIA/PROFº
INGLÊS/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

1ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

1º TB - EJA - NOTURNO

De onde vem o inglês?

Qual é a raiz deste idioma? Onde nasceu a língua inglesa? Vamos dar um passo para trás para falar um pouco da história do inglês que intercorre há mais de 1500 anos, a língua inglesa tem sua origem e evolução em três períodos distintos:

Os três ingleses

Em geral, divide-se a história da língua inglesa em três seções: inglês antigo, inglês médio e inglês moderno. Os linguistas e catedráticos discutem muito o uso desses rótulos, quando termina ou começa cada fase, porém, podemos ver diferenças claras na evolução do idioma.

Old English (inglês antigo)

O idioma que conhecemos hoje começou a mudar com a chegada de tribos germânicas às ilhas britânicas vindas da região da Alemanha – era o povo anglo-saxão. As construções de frases e os vocábulos complexos eram bem diferentes. A língua anglo-saxã deu o nome à língua inglesa, que foi derivada do termo angles, e alguns vocábulos deste primeiro momento que ainda continuam em uso são: he (ele), after (depois) e brain (cérebro).

Middle English (inglês médio)

As invasões vikings e a conquista normanda da Inglaterra em 1066 marcam o período do inglês médio, com a quebra e subversão sistemática de várias regras do inglês antigo. O idioma deles, o nórdico antigo, passou a influenciar o inglês também, em especial na sintaxe e na ordem das frases.

O uso do latim como língua oficial da igreja também levou a mudanças. Aumenta ainda a influência dos idiomas da Europa continental, o que dá ao inglês uma nova melodia. Muitas novas palavras foram incorporadas do francês, como nature (natureza), table (mesa), hour (hora).

Modern English (inglês moderno)

Com as estruturas germânica e nórdica consolidadas e o vocabulário já bem influenciado pelo francês e pelo latim e, principalmente as obras de William Shakespeare, a partir do século XVI, o idioma inglês passou pela Great Vowel Shift, uma grande mudança nas vogais que foi gradualmente mudando sua pronúncia. E, graças aos novos meios de comunicação (por papel impresso primeiro, por rádio depois), essa mudança acabou virando um padrão bem difundido.

Foi essa última mudança que nos trouxe ao inglês como o conhecemos hoje – ou bem perto dele. Um bom exemplo disso são as poesias de Shakespeare, que rimam ainda, como rimavam na época, graças à padronização da pronúncia.

E aí, gostou? Veja vídeo (link) para compreender melhor: https://youtu.be/zZSN1hQwQRM

Exercícios

1) Pesquise 10 palavras inglesas que fazem parte do nosso cotidiano e seus significados.

Dica: use o dicionário impresso ou online como auxílio.

Bye bye..

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”. renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

LINGUA PORTUGUESA/PROFºSANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º Termo B

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período 19 a 21/08 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. Pesquise o que é Linguagem, Linguagem verbal, Linguagem não verbal, Língua, Fala e Estilo.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

MATEMÁTICA/PROFºADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A – Período 17 a 21 de agosto

Atividades Matemática

Elaborar uma pesquisa sobre a reta numérica e suas respectivas utilizações:

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br



3 comentários:

  1. Oi bom dia, eu não estou encontrando as atividades do 1ºTB para fazer, sera que são as mesmas atividades do 1ºTA.

    ResponderExcluir
  2. Está bem confuso essas matérias pelo blog. Poderia ter grupos no whatsapp por sala de aula, ou ser mais organizado. Tem EJA com ensino médio anual tudo misturado... ta complicado dos alunos entender.

    ResponderExcluir