segunda-feira, 3 de agosto de 2020

4ºANOS INICIAIS SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO

ATIVIDADE DA SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO
4ºA
PROFESSOR/ CLÁUDIA

Segunda feira. 03/08/2020.

Informes importantes da semana.

                       https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

Reunião de Pais.

Fundamental 1

As 14:00,  Através do aplicativo GOOGLE MEET, O Link para a reunião será disponibilizado pelo FACEBOOK, 15 minutos antes da reunião começar.

http://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

 

Terça-Feira 04/08/2020  - Conselho de Classe.

Segunda feira. 03/08/2020.

Português

Caderno do aluno, Ler e escrever, ortografia. Atividade 6B, Jogo dos sete erros! Observando que a erros no texto A e no texto, está atividade permite uma leitura atenta com foco na ortografia.

Atividade, 7A – Releitura com focalização - Parte1, no texto “ Você já comeu formiga” e “Receita de Iça”  Responda oque vocês entenderam da leitura? Qual o significado da palavra Esturjão?  Releia o texto e veja se você consegue descobrir o seu significado. Em seu caderno palavras construa três colunas, como o exemplo abaixo. Páginas 161

Palavras com R no final da Sílaba

Palavras com RR

Palavras com R no meio da sílaba (intercalado).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade Individual. (Não Haverá discussão com o amigo.) Mas atividade foi reelaborada para atender a dinâmica da conversa e levantamento de Hipóteses.

Duas Aulas, 50 Minutos. 

                                                                                                                 Habilidade: EF03LP02A – EF03LP03A – EF03LP01 – EF04LP01A – EF04LP02

Matemática.

EMAI: sequência,  14.4. Atividade propõe As crianças analisarem e comprarem dados apresentados em dois gráficos de colunas que retratam o consumo de água de duas escolas, durante sete meses de 2018. Atividade individual. Páginas 89,90.

Sequência, 14.5 Atividade propõe que as crianças analisem informações relativas à produção de água por segundo em mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo. Essas informações estão apresentadas em um gráfico de barras. Páginas 91

Duas Aulas, 50 minutos.                                                                      Habilidade: EF04MA20  - EF04MA06B  - EF04MA27 - EF04MA26

                                                                                                                     

Terça-Feira 04/08/2020  - Conselho de Classe. Não teremos atividades.


Quarta-feira  05/08/2020.

https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

Português.

Caderno do aluno, Ler e escrever, ortografia. Atividade 7b – Releitura com focalização – parte2 leitura do poema “O canto do Gaúcho”  Simões Lopes neto.

Conhecendo um pouco sobre o autor.

Simões Lopes Neto 1865- 1916 – foi jornalista, empresário e escritor. Estudou no Rio de Janeiro e voltando ao Rio Grande do Sul dedicou-se a empreendimentos comerciais e industriais, porém a eclosão da Revolução Federalista fez com que seus negócios fracassassem. Após a revolução fez-se novamente empresário, criando uma fábrica de cigarros. Ao mesmo tempo atuou na imprensa e escreveu peças teatrais defendendo a preservação das tradições gaúchas. Somente alcançou fama como escritor após seu falecimento. É considerado um dos maiores escritores regionalistas brasileiros: o foco de sua literatura foi o Sul do Brasil.

Fonte: Clássicos Brasileiros: uma seleção de autores com obras em domínio público= Brazilian classics: a selection of authores with works in public domain/[organização, Aníbal Bragança; versão inglesa, Iuri Lapa]._Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; São Paulo:IMESP, 2011. p. 107.

Após a apreciação do poema, é importante fazer uma releitura (reflexão) do poema, e a cada vez que encontrar palavras terminadas em L,  pensar em qual o erro que pode ser cometido ao escrever as palavras encontradas.

Somente pelo som é possível  saber a escrita correta das palavras?

Atividade Individual. (Não Haverá discussão com o amigo.) Mas atividade foi reelaborada para atender a dinâmica da conversa e levantamento de Hipóteses.

Atividade 7C – Ditado interativo. Uso do U no final de verbos.

Durante o Ditado, evitar o silabado ou isolar cada palavra, garantindo que o aluno fique atento ao sentido do texto enquanto escrevem. As frases a ser ditadas.

Eu não nasci para o mundo, para este mundo Cruel.  

Só quero cortar as pampas, no dorso do meu corcel,                                                                       

Este meu pingo galhardo, este meu pingo fiel.

Esbarro no meu bagual, não temo a fúria sanhuda                      Dessa canalha real,                                                              

Os reis são nuvens de poeira, eu quero é ser vendaval.

Duas Aulas, 50 minutos.                                                                      Habilidade: EF03LP02A

Interdisciplinar.

Livro do aluno Ápis, Capítulo 5 - Povos das Américas e da África, Leitura do texto Primeiro Só nós índios vivíamos nessa terra. E Brasil indígena, e responder ao questionário.  Páginas 89,99

Habilidade: Habilidade: (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Duração uma aula de 50 minutos.

 

 

Matemática.

Emai: Sequência, 14.6 Atividade propõe que as crianças identifiquem em eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrer e reconheçam características de resultados mais prováveis.

Sequência, 15.1  Atividade tem o objetivo de que as crianças resolvam situações problemas do Campo Multiplicativo com significado de proporcionalidade, e busquem procedimentos para resolvê-las. Páginas 93.

Duas Aulas, 50 minutos.                                                              Habilidade: EF04MA07 – EF04MA04A – EF04MA04B

Quinta-feira. 06/08/2020

Português

Caderno do aluno, Ler e escrever, ortografia. Atividade, 8A – O aluno poderá fazer em uma folha de sulfite, ou até mesmo em seu caderno, uma lista de palavras de uso frequente e que ainda ocorrem muitos erros ao escrevê-las. Isso facilitará a escrita correta ao memoriza-las, pois não existem regras que os ajudem a escrever corretamente.

Habilidade: EF35LP12 - EF04LP08B

Atividade: Habitual de leitura. Leitura de histórias em quadrinhos, ou outros gêneros textuais.

Duas Aulas, 50 minutos. 

                                                                                                                Habilidade: EF15LP04

Matemática

EMAI: Sequência, 15.2 Atividade apresenta uma estratégia não convencional de cálculo de divisão entre dois números naturais. Página 94

Sequência, 15.3 A atividade propõe que as crianças reflitam sobre o procedimento utilizado pelo senhor Paulo, para calcular quantas laranjas serão colocadas em duas caixas, lembrando que as quantidades devem ser iguais.

Duas Aulas, 50 minutos.                                                                                                                    Habilidade: EF04MA07 – EF04MA04A – EF04MA04B

Interdisciplinar.

Livro do aluno Ápis, Capítulo 5 - Povos das Américas e da África, Continuação do texto “O Brasil indígena”, O aluno deverá fazer uma pesquisa sobre imagens de pinturas rupestres em Sítios Arqueológicos. E desenhar no caderno criando legendas para essas imagens com data aproximada em que cada pintura foi feita, e o local onde ela foi feita. Página 100.

Habilidade: (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Duração uma aula de 50 minutos.

 

Sexta- feira. 07/08/2020

Reunião de Pais.

Fundamental 1

As 14:00,  Através do aplicativo GOOGLE MEET, O Link para a reunião será disponibilizado pelo FACEBOOK, 15 minutos antes da reunião começar.

http://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

 

 

Português

Atividade: Habitual de leitura. Leitura de histórias em quadrinhos, ou outros gêneros textuais.

Habilidade: EF15LP04           

Atividade, 8B  O aluno poderá escolher qual poema irá escrever em seu caderno entre “Meio-dia”  e   “A boneca” de Olavo Bilac.

O escritor e jornalista Olavo Bilac, nascido no Rio de Janeiro, em 1865, iniciou os cursos de Medicina e Direito, mas não os concluiu. No ano de 1884, publicou o soneto “Nero”, na Gazeta de Notícias, no Rio de Janeiro. Em 1888, publicou seu primeiro livro, a obra “Poesias”. Posteriormente, publicou discursos, livros infantis e didáticos, conferências, crônicas, entre outras obras. Bilac também escreveu a letra do Hino à Bandeira.

Habilidade:     EF35LP12 - F04LP08B      

                                                                                                               Duração duas aulas de 50 minutos.

Interdisciplinar.

Livro do aluno Ápis, Capítulo 5 - Povos das Américas e da África, Continuação do texto “O Brasil indígena”, após a leitura do texto o aluno, junto com seu familiar pesquise sobre a cerâmica marajoara. E escreva em seu caderno sua descoberta. Página 101.

Habilidade: (EF04HI09) Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino.

Duração uma aula de 50 minutos.

 

CMSP ( Centro de Mídias de São Paulo)

De  segunda- feira a sexta-feira, das 14:00 as 15:30 horas diariamente.  Seu acesso é muito importante para nós.


ARTE/PROFº: FLÁVIA

Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: (EF15AR23)Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artisticas.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 


 


Faça essa atividade em seu caderno!

ED.FISICA/PROFºDONIZETI

                                   EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                      TURMA: 4º ANO  A 

                  ATIVIDADES   SEMANA    03   Á   07/08/2020

1ª AULA (50 minutos)

Vamos fazer um pouco de ginástica, pode ser no tapete da sala ou mesmo sem tapete. Como mostra o desenho abaixo, use sua imaginação  para fazer vários movimentos de ginástica (cabeça/braços/pernas). Depois faça um desenho dos movimentos.



2ª AULA (50 minutos)

Vamos brincar do ‘Robô’, lembram: ligar e desligar o robô.Uma pessoa vai ser o robô, outra vai escolher em qual parte do seu corpo vai ligar o robô e outra parte que vai desligar. Em círculo uma pessoa de cada vez vai até o robô e aponta com o dedo pra ver se liga o robô, quando alguém ligar o robô, continua até alguém desligar o robô.



ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar uma corda ou um cordão qualquer (varal, roupão, barbante)

Assistir as aulas no CMSP.


REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o Whatssapp da sua professora de sala


Nenhum comentário:

Postar um comentário