ATIVIDADE DA SEMANA
31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Autoconfiança- Psicologia do Esporte;
Assistir o vídeo;
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=cplSE6rCeME
· Atividade 2- Descrever pontos principais da matéria do vídeo;
E. E.
Salim Fara Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Eletiva
3°
Bimestre
Período
25/08 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Como
funcionou o empreendedorismo em tempos de pandemia?
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 semestre
Artes Visuais
Atividade
Olá aluno nessa atividade, vamos trabalha pintura, mistura de cores. Mudando o cenário
para fazer atividade você precisam de uma uma folha de caderno ou sulfite a para fazer a texturas gráfica.
O link esta abaixo do you tube acessar o link
https://www.youtube.com/watch?v=osOQlQx0Ym0
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 31/08/2020 a 04/09/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf. |
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre Gimnospermas. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as
Gimnospermas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA:
31/08 A 04/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
LAZER E
TRABALHO |
|
Aula I: Caderno do aluno volume3, página 120
(Atividade I).
Para
iniciar esse tema, você irá fazer uma reflexão sobre o lazer e o trabalho.
Levante todas as possibilidades e se ambos estão relacionados. A seguir,
algumas questões para orientar a reflexão.
1. O
que é lazer? 2. O
que é trabalho? 3. Quais
são suas atividades de lazer? 4. É
importante durante o trabalho ter momentos de lazer? Por quê? 5. Você
frequenta espaços públicos e/ou privados de lazer? 6. O
que poderia ser feito na região onde você mora para valorizar as atividades
de lazer? 7.
A quadra da escola também é utilizada pela
comunidade aos finais de semana?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Caderno do aluno volume3, página 121
(Atividade 2 ) :
Pesquise
sobre as facilidades e dificuldades ao acesso de espaços para a prática do
lazer em seu bairro.
Responda
somente as questões da atividade 3:
1. Existem
espaços de lazer suficientes em sua comunidade? 2. O
que tem nesses espaços de lazer? 3. Qual
o estado de conservação destes locais? 4. Como
você pode contribuir com estes espaços de lazer? 5. Quais
os pontos positivos e o que precisa melhorar diante de suas impressões? 6.
Quais são as alternativas para que a comunidade
tenha espaços de lazer em seu bairro?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere. |
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA 31/8 a 04/9)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Realizar a leitura do tema
abaixo para desenvolver atividades na próxima semana.
A Beleza entre os Gregos
A filosofia grega, a partir de seu período
antropológico, buscou perceber os motivos pelos quais as atividades humanas
possuem um comprometimento com um valor estético: a beleza.
Desde o início dos tempos, a ideia de beleza e
de bem fazer estão interligadas à produção e transformação da natureza.
Com isso, o filósofo grego Platão (427-347)
buscou relacionar a utilidade com a ideia da beleza. Ele afirmou a existência
do "belo em si", uma essência, presente no "mundo das
ideias", responsável por tudo o que é belo.
Muitos dos diálogos platônicos têm como discussão
o belo, sobretudo O Banquete. Nele, Platão se refere ao belo como uma meta
a ser alcançada por todo o tipo de produção.
Entretanto, o filósofo une o belo à sua
utilidade e ataca a poesia e o teatro grego. No pensamento platônico, esse tipo
de atividade não possuía utilidade e gerava confusão acerca dos deuses e dos
objetivos das ações humanas.
Em seu livro A República, Platão deixa claro que na formulação de sua
cidade A Beleza ao Longo da História da Filosofia
A beleza era entendida pelos gregos em sua
objetividade. Essa concepção foi mantida durante toda a Idade Média e estendida
em sua relação com a religião. A ideia de perfeição e beleza estiveram
relacionadas à manifestação da inspiração divina.
Durante o período, a arte foi utilizada como um
instrumento a serviço da fé. Seu principal objetivo era revelar o poder da
Igreja e expandir a religião cristã. A beleza em si mesma passou a ser
relacionada ao pecado.
Com o fim da Idade Média, o Renascimento
buscará separar-se da visão religiosa da beleza. A ideia da beleza passa a se
relacionar com a reprodução mais fiel possível da realidade. O artista passa a
assumir o protagonismo, sua qualidade técnica passa a ser valorizada.
A beleza, entendida em sua objetividade, vai
estar relacionada com as proporções, formas e harmonia das representações da
natureza. Essas características tornam-se expressões matematicamente presentes
nas obras de arte.
ATIVIDADE
DE SOCIOLOGIA 31/8 a 04/9)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Realizar a leitura do tema
abaixo para desenvolver atividades na próxima semana.
ESTEREÓTIPO
O Estereótipo é um conceito,
ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes
de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica.
Em resumo, os estereótipos são impressões,
pré-conceitos e “rótulos” criados de maneira generalizada e simplificada pelo
senso comum.
Foi com o desenvolvimento das sociedades que os
estereótipos surgiram e padronizaram diversos aspectos relacionados ao ser
humano e suas ações.
De tal modo, esses modelos ou clichês foram se
repetindo com o passar do tempo, resultando em padrões impessoais e ideias
preconcebidas.
Os estereótipos são
reproduzidos pelas culturas e veiculados em diversos meios, tal qual a
televisão, internet, e muitas vezes são representados em programas
humorísticos.
Geralmente, utilizamos os estereótipos de
maneira inconsciente, já que são conceitos relacionados com a história,
geografia, culturas e crenças de diversas sociedades
Note que esses modelos de estereótipos estão
relacionados, sobretudo, aos aspectos físicos, por exemplo, quando vemos uma
menina vestida de maneira mais masculina, logo intuímos que ela é homossexual.
No entanto, essas apreciações podem ser
errôneas e muitas vezes de teor depreciativo e preconceituoso.
Embora os estereótipos podem apresentar
apreciações positivas ou negativas, quase sempre ele carrega aspectos
negativos.
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 31/08 A 04/09/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA
2 aulas semanais (90 minutos)
Tema: Combustíveis fósseis
Desenvolvimento:
Responda as questões a seguir.
1) O que
é petróleo? De onde ele vem?
2) Como o
petróleo é extraído?
3) Você
conhece algum derivado do petróleo? Qual (is)?
4) Podemos
usar o petróleo como combustível no carro?
5) Existem
outras fontes de combustíveis?
6) Qual o
tratamento dado ao petróleo após sua extração?
7) Assista
ao vídeo: “Petróleo! Como é extraído?” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TV4svA7ITuU ,e
realize um resumo, das principais ideias do vídeo em seu caderno e responda:
8) Como é
extraído o petróleo e sua produção diária.
Ao terminar a atividade envia-la para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto
você devera colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada.
Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:00 as 09:45
horas da manhã via e-mail.
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
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PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
31/08 a 04/09//2020 |
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DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
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CONTEÚDOS:
Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 4 ) Apostila do 2 bimestre paginas 23 e 24 ,
Fazer a atividade 1 mais atividade prática
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RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
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DATA: ___/__/_ __ |
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EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 31 do 08 a 04 do 09 de 2020.
Série: 3º Ano : A. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Ler, interpretar e correlacionar evidências
espaciais em mapas temáticos sobre o clima, vegetação e hidrografia do
continente africano, de modo a fazer associação ou determinar relação entre
clima e vegetação. E, responder as questões relacionadas.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Identificar, em textos e/ou mapas,
características do clima e/ou vegetação do continente africano.
GEOGRAFIA : Questões sobre : aspectos Naturais da África – Clima e
Vegetação 2 / 2.
Com base nos conhecimentos e na
observação do mapa da África, é correto afirmar:
a)__O Saara, o mais extenso deserto do planeta,
estende-se do Mar Vermelho ao Atlântico, e compõe a maior região da África do
Sul.
b)__ A maior parte do continente africano corresponde
à África subsaariana, sendo essa região marcada por guerras civis, pobreza e
fome.
c)__ A África subsaariana é banhada pelo Mediterrâneo
e reúne os países de população branca e islâmica; entre os países que a compõem
podem ser citados o Egito e a Líbia.
d)__
A principal característica da chamada África subsaariana é a ausência de
recursos minerais, agravando a situação de miséria dessa região do continente e
impossibilitando seu desenvolvimento.
2. (UNIFICADAS) A
opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias
sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da
produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há
o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de
desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente
ao sul do Saara, conhecida como:
3. Identifique as
características que se referem ao clima africano, referente à parte do
Continente que é cortada pela linha imaginária do Trópico de Câncer:
Assinale
a alternativa que contém as afirmações corretas:
a)
__1 e 3
b)
__ 2 e 3
c)
__ 4 e 2
d)
__ 5 e 3
e)
__ 2 e 5
Registre no caderno e guarde a
atividade realizada, com tema, data e as respostas numeradas.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS
PARA,
LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE
IMPORTA ! “
TURMA: 3A – ENSINO MÉDIO - MANHÃ
HABILIDADES: Desenvolver compreensão do período
Vargas, sua importância para nossa história. Compreender a importância da
política em nossas vidas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
PERÍODO: De 31/08 a 04 de agosto
AVALIAÇÃO: Atividade
ao final do texto
ENDEREÇO PARA ENTREGA:
silviosouzacs@hotmail.com
ERA VARGAS
Era
Vargas é o nome que se dá ao período em que
Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a
1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras
alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
A Era Vargas teve início
com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira,
dividindo-se em três momentos:
Governo Provisório -1930-1934
Governo Constitucional – 1934-1937
Estado Novo – 1937-1945
Revolução
de 1930
Até
o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o
primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal
centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política
"café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha
tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com
grandes proprietários de terras.
De
acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento
entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São
Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de
um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais
conservador, que um liberal no poder.
O
Golpe do Exército
Em
março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.
Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes.
Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados
mineiros, gaúchos e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições,
alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude.
Além
disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória,
não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados,
principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada. A
situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato a vice-presidente de
Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco.
Como
os motivos dessa morte foram duvidosos, a propaganda getulista aproveitou-se
disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise
econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o
Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o
tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por
generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi
deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para
Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.
Governo
provisório (1930 - 1934)
O
Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país.
Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de
centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e
municipal).
Diante
da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os
primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos
principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes
do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como
finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política
regional.
Esta
medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os
militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas
concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da
autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo
paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de
eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse
movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.
Mesmo
derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a
Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos
paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político
e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.
A
Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas
democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou
o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria
do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.
Governo
Constitucional (1934 – 1937)
Nesse
segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política
se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e
preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –,
defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático,
representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma
agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de
classes.
A
ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos
altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o
governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram
revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de
Janeiro (RJ) e Recife (PE). Devido à falha de articulação e adesão
de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada
pelo governo.
Getúlio
Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a
experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio
para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus
oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça
comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que
deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe
comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de
1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a
governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.
Estado
Novo (1937 - 1945)
No
dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente
Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na
História do Brasil.
Sob
o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano
Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova
Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido
inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.
O
Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de
grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo
reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade
preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se
desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de
comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos
políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua
política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho),
publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor
atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira
de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal
remunerado.
O
principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na
Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela
grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e
possuía uma política semelhante à alemã. A derrota das nações nazi
fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de
Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo
foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições
gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo
governo, o general Eurico Gaspar Dutra.
Chegava
ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à
presidência pelo voto popular.
RESPONDA
1. O que foi a Era Vargas
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que foi a República Velha e Política do Café com
Leite
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que foi a Revolução de 1930
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as consequências da Revolução de 1932
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA |
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 31/08 à 04/09/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
interpretação: Japan
— Earthquake, Tsunami and Nuclear Crisis (2011) |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Japan — Earthquake,
Tsunami and Nuclear Crisis (2011) In
many ways, Japan is still reeling from the devastating earthquake and tsunami
of March 2011 and the nuclear crisis and huge leaks of radiation it set off.
The earthquake and tsunami led to soul searching in a nation already worn
down by two lost decades of economic growth, a rapidly aging and now
shrinking population, political paralysis and the rapid rise of its longtime
rival, China. The
government will now focus on removing the fuel stored at the site, opening up
the ravaged reactors themselves and eventually dismantling the plant, a
process that is expected to take at least four decades, Mr. Noda said. But
for many of the people of Fukushima, the crisis is far from over. More than
160,000 people remain displaced, and even as the government lifts evacuation
orders for some communities, many are refusing to return home.
Disponível em: http://topics.nytimes.com. Acesso em: 24 fev. 2012
(adaptado). O excerto do artigo
publicado no site do jornal The New York Times, acerca da situação em que o
Japão se encontrava em 2011, expõe o tema: A-
Mudanças governamentais devido ao vazamento radioativo. B-Devastação
total do país após o terremoto e o tsunami. C-Crise
nacional decorrente da oscilação sísmica. D-Eventual
evacuação de comunidades após crise nuclear. E-Desativação
de usina nuclear rumo ao fim da crise. |
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - referente à semana de 31/08 a
04/09/2020
Produção de
Dissertação Argumentativa
O aumento dos casos de violência doméstica
durante a quarentena Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e
com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “O aumento dos casos de violência doméstica durante a
quarentena”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos
humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos
e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
TEXTO II
Instituto Maria da Penha alerta sobre violência
doméstica em quarentena
Segundo
um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o
número de ocorrências de violência contra a mulher aumentou em seis estados
(São Paulo, Acre, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará),
em comparação ao mesmo período em 2019. Só no Estado de São Paulo, onde a
quarentena foi adotada no dia 24 de março, a Polícia Militar registrou um
aumento de 44,9% no atendimento a mulheres vítimas de violência, o total de
socorros prestados passou de 6.775 para 9.817. Casos de feminicídios também
subiram, de 13 para 19 (46,2%).
O
isolamento social intensifica a convivência entre os familiares, o que pode
aumentar as tensões. O contexto de apreensão, incertezas e adversidades
impostas pela pandemia, além do consumo excessivo de álcool nesse período,
colabora para as discussões entre casais -que podem desencadear diversas formas
de agressão (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral). Devido ao
isolamento social, muitas mulheres não conseguem fazer as denúncias, o que gera
um número alto de subnotificações.
Pensando
nesse cenário, o filme “Call”, criado pela agência F.biz e pela Vetor Zero, que
mostra um caso de violência doméstica descoberto a partir um grupo de pessoas
em uma videoconferência de trabalho. “Lidamos diariamente com a violência
doméstica. Mas o confinamento deu mais visibilidade a ela. Daí a importância de
conscientizar e informar sobre como identificar as situações de violência,
quais os canais de denúncia e de que modo cada um de nós pode ser parte da rede
de apoio às vítimas”, diz Conceição de Maria, cofundadora e
superintendente-geral do Instituto Maria da Penha.
Disponível em: https://economia.uol.com.br/videos/2020/05/12/instituto-maria-da-penha-alerta-sobre-violencia-domestica-em-quarentena.htm (Adaptado)
TEXTO III
Campanha
‘Sinal Vermelho’ permite que mulheres vítimas de violência doméstica procurem
ajuda em farmácias
A vítima pode usar uma caneta ou um batom
vermelho para marcar um ‘X’ na palma da mão, para que o atendente ou
farmacêutico, acione a polícia
As mulheres vítimas de agressão agora podem
buscar socorro em farmácias do Espírito Santo. A campanha ‘Sinal Vermelho’
busca estimular as denúncias de violência doméstica, que aumentaram durante o
isolamento social. O sinal vermelho, destaca para um basta. A comunicação entre
a vítima e aquele que pode salvar a vida dela não precisa de palavras, nem
expressões, o símbolo é um ‘X’ vermelho na palma da mão, está sendo divulgado
em mais de 10 mil farmácias do país. No Espírito Santo, todas as grandes redes
como Santa Lúcia, Pague Menos, Pacheco e Drogasil já aderiram à campanha. A
vítima pode usar uma caneta ou um batom vermelho para marcar um ‘X’ na palma da
mão, para o atendente ou farmacêutico, ligar para a polícia. Além disso, os funcionários
das farmácias precisam compreender o sinal, através de treinamentos ou uma boa
conversa entre o gerente e os atendentes. “Tem que ser bem discreto, chamar a
vítima em um canto e pegar o telefone ou endereço. Para tomarmos todas as
providências e ligar para a polícia”, destacou o gerente de farmácia, Murilo
Rodrigues.
Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/06/2020/campanha-sinal-vermelho-permite-que-mulheres-vitimas-de-violencia-domestica-procurem-ajuda-em-farmacias (Adaptado)
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
ROSÉLIA |
AULAS PREVISTAS 5 AULAS SEMANA 31/08 á04/09 DE 2020. |
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DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
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CONTEÚDOS: Representação
gráfica de funções(Apostila 3º Bimestre) |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Realizar
atividades da apostila página 11 á 13 (volume3) https://youtu.be/BGk6JmYs1fs (Funções do 2º grau) https://youtu.be/hT5dIkl4sk8 (Representação
gráfica de funções) ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 31/08 á 04/09/2020 e fazer os registros no Caderno criando
o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar
no Class roon. |
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual. ·
Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 31/08 á04/09
DE 2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com |
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DATA: 04/09/2020. |
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ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR |
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PROFESSOR ROSÉLIA
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AULAS
PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA 31/08 Á04/09/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3A |
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CONTEÚDOS: MINHAS ESCOLHAS, MEU FUTURO (APOSTILA
3ºBIMETRE)
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS” ·
CADERNO DO ALUNO
PÁGINA147 e 148 Fazer
os registros através de
TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO. (FAZER NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E
VIVÊNCIAS) ·
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados
no DIÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
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RECURSOS: ·
T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos,
pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
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Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual; ·
Registro escrito, anotações, debates em
grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma, realização da atividade no
caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA: 04/09/2020. |
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
27/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
é tecnologia de transistores?
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 semestre
Artes Visuais
Atividade
Olá aluno nessa atividade, vamos trabalha pintura, mistura de cores. Mudando o cenário
para fazer atividade você precisam de uma uma folha de caderno ou sulfite a para fazer a texturas gráfica.
O link esta abaixo do you tube acessar o link
https://www.youtube.com/watch?v=osOQlQx0Ym0
Plano de aula semanal:
Período :de 31/08 A 04/09
Disciplina : biologia
Prof :Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema digestivo
Atividade : pesquisar a acção da bílis na quebra da gordura consumida
Habilidade : compreender ação da bílis na quebra da gordura consumida
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
https://forms.gle/NfJo2Pb3XV9auqvu7
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA: OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS.
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/estruturas-moleculares/; Pesquisar em livros didáticos, centro de midias e caderno do aluno. Copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 09/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA: OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS.
1 – O que é uma alimentação saudável?
2 – Quais alimentos são essenciais para a vida humana?
3 – Salgadinho traz algum benefício à saúde?
4- Pesquise e responda as questões abaixo:
a) Qual é a importância da vitamina C para o homem?
b) Qual é o nome oficial da vitamina C?
c) Fórmula estrutural do ácido ascórbico.
d) Cite funções orgânicas que estão presentes no ácido ascórbico (Vitamina C)
e) Escolha 5 dos alimentos mais ricos no teor de vitamina C.
5- Dados os componentes a seguir, escreva a fórmula molecular e identifique as funções orgânicas presentes:
a) albumina (proteína)
b) triacilglicerídeo (lipídio)
c) celulose (carboidrato)
E.E. Salim Farah
Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B. Ano letivo 2020 3° bimestre: 31/08/2020 a 04/09/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: Iniciaremos o contexto a partir da tradição da filosofia chinesa.
Abordaremos o Taoísmo. O período histórico se dá 1600-1046 a.C durante a
dinastia Chang as pessoas acreditavam que o destino é controlado pelas
divindades e cultuam os antepassados. Leitura do contexto proposto abaixo
para uma reflexão posterior. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 2° bimestre
– 31/08/2020 a 04/09/2020
Lao-Tsé
Lao Zi ou Laozi (também
conhecido como Lao-Tzu e Lao-Tze, chinês simplificado: 老子, pinyin: Lǎozǐ, literalmente "Velho Mestre") foi um filósofo e escritor da Antiga China. É
conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching, por ser o fundador do taoísmo filosófico
e por ser uma divindade no taoismo religioso e nas religiões
tradicionais chinesas. Embora seja uma figura
lendária, Lao Zi é geralmente situado
por volta do século VI a.C. Pensa-se que foi coevo de Confúcio, mas alguns
historiadores acreditam que ele viveu no Período do
Estados Combatentes, algures
nos séculos V e IV a.C. É uma personagem-chave na cultura chinesa: tanto
os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do apelido Li consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de
Lao Zi tem sido adoptado por vários
movimentos anti-autoritários e pelo legalismo chinês.
Contexto histórico: No
século VI a.C., a China avançou para um estado de guerra interna quando o
governo da dinastia Chou
desintegrou-se. Essa mudança criou, dentro das cortes, uma nova classe social
de administradores e magistrados, encarregados de planejar estratégias para
governar de maneira mais eficaz. O amplo conjunto de ideias criadas por esses
funcionários tornou-se conhecidos com as Cem Escolas de Pensamento. Isso
coincidiu com o surgimento da filosofia na Grécia, com a qual se partilhou de
algumas preocupações como buscar estabilidade num mundo em constante mudança e
alternativas ao que anteriormente fora determinado pela religião. Em suma, a
filosofia chinesa evoluiu a partir da prática política e, portanto, estava
preocupada com a moralidade e ética, em vez da natureza do cosmos. Uma das ideias mais importantes dessa época veio do Tao Te Ching (O livro do caminho e da
virtude), atribuído a Lao-Tsé. Foi
uma das primeiras tentativas de propor uma teoria de governo justo, baseada no TE (virtude), que poderia ser encontrado
ao seguir o TAO (caminho). É a base
da filosofia conhecida como taoísmo.
Trecho do livro Tao Te Ching:
"Quando
a bondade é perdida, é substituída pela moralidade."
"Sem trevas não pode haver luz."
"A utilidade duma panela vem do seu vazio."
"A melhor gente é como a água, a qual beneficia todas as coisas e
não compete com elas. Mantém-se em lugares humildes que outros rejeitam. É por
isso que é tão similar ao Caminho."
"Quando a gente acha algumas coisas bonitas, outras coisas
tornam-se feias. Quando as pessoas vêem algumas coisas como boas, outras
tornam-se más."
"Tenta mudá-lo e estragá-lo-ás. Tenta mantê-lo e irás
perdê-lo."
"Aqueles que sabem, ficam calados. Aqueles que falam, não
sabem."
"Quando tu reparas que nada falta, todo o mundo te pertence."
"A natureza não se apressa, dado que tudo é realizado."
"Um bom viajante não tem planos fixos e não está determinado a
chegar."
"A música na alma pode ser ouvida pelo universo."
"Uma viagem de mil milhas começa nos seus pés."
"Quanta mais leis e regulações tenham importância, mais ladrões e
bandidos haverá."
— Lao-Sté
(Tao Te Ching)
Ciclos de mudanças: A fim de
entender o conceito de tao é
necessário saber como os antigos chineses viam o mundo me mutação. Para eles,
as mudanças são cíclicas, movendo-se continuamente de um estado para outro – da
noite para o dia, do verão para o inverno, e assim por diante. Os diferentes
estados não eram considerados opostos, mas relacionados, um surgindo do outro,
ou seja, complementares – tais estados também possuiriam propriedades
complementares que juntas compõem um todo.
Resumo da aula: O
processo de mudança seria uma expressão do tao,
conduzindo às 10 mil manifestações que formam o mundo. Lao-Tsé, no Tao Te Ching, diz que os humanos são apenas uma dessas
manifestações e não têm status
especial. Mas, por causa do nosso desejo e do livre-arbítrio, podemos nos
desviar do tao (caminho), e perturbar
o equilíbrio harmonioso do mundo. Viver uma vida virtuosa significa agir de
acordo com o tao (caminho). No
entanto, seguir o tao (caminho) não é
uma questão simples, como prega no livro Tao
Te Ching reconhece. O esquema do Wu (não ser), de modo que só podemos viver
segundo o tao (caminho) por meio do Wu Wei, ou seja, da “não ação”. Com
isso, Lao-Tsé não prega o “não
fazer”, mas sim, o agir de acordo com a natureza – espontânea a intuitivamente.
Isso acarreta agir sem desejo, ambição ou submissão às convenções sociais.
Exemplo: viver em harmonia com a natureza é a trilha que Tao Te Ching prescreve para a vida equilibrada. Para este homem, isso talvez signifique respeitar o equilíbrio do lago e não pescar em demasia.
Questão reflexiva: Caro
aluno, você aprendeu sobre a filosofia chinesa chamada Taoísmo. Você acredita
que, o Tao (caminho) é baseado no TE (virtude), e que segui-lo leva uma
vida virtuosa, harmoniosa do mundo, no entanto, temos desejos que podem nos
levar a nos desviar do Tao (caminho),
e perturbar o equilibrio harmonioso do mundo ao seu redor, para seguir o Tao (camimho) devemos aderir ao Wu Wei (não ação), que significa agir de
acordo com a natureza – espontânea e, como podemos agir sempre na (não ação)
sem desejos, ambições, fora das convenções sociais em nossa época? É possível
agir sempre em equilibrio? Responda em pelo menos 6 linhas no mínimo e no
máximo 10 linhas.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Faça uma Pesquisa sobre, o Presidente Ernesto Geisel, ministrou o Brasil do ano de !974, a 1979;
Faça uma pesquisa contando sua trajetória na política brasileira l
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Atividades de História - 3ªs séries B e C – Prof.: Sérgio
Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.
A Era Vargas
A Era Vargas foi o período da história republicana brasileira no qual o presidente da República foi Getúlio Dornelles Vargas, que governou ininterruptamente o Brasil entre 1930 e 1945. Posteriormente, Vargas assumiu ainda outro mandato entre 1951 e 1954. A passagem de Vargas pela presidência representou uma nova era na história do país em face das mudanças ocorridas na sociedade brasileira através das medidas socioeconômicas e políticas adotadas em seus governos.
A própria chegada de Vargas à presidência representou uma ruptura política com a República Velha. A Revolução de 1930 pôs fim ao domínio político da oligarquia cafeeira paulista no comando do Governo Federal, encerrando, assim, a chamada política do café com leite.
A Era Vargas dividiu-se em algumas fases. A primeira diz respeito ao Governo Provisório, que ocorreu entre os anos de 1930 e 1934. Esse foi o período de reorganização do Estado nacional e de preparação para a criação de uma nova Constituição. Entretanto, a demora em se criar uma Assembleia Constituinte levou a oligarquia e industriais paulistas a desencadearem uma guerra contra o governo federal. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um dos fatos que mais marcaram essa fase e pressionou para que uma nova Constituição fosse elaborada.
Com o surgimento da Constituição de 1934, uma nova fase da Era Vargas iniciou-se. O período do Governo Constitucional começou em 1934 e terminou em 1937. Foi um período caracterizado pela manutenção de um regime de governo democrático liberal. Caracterizaram também esse período os conflitos entre os diversos grupos que participavam da cena política da década de 1930. Os conflitos entre comunistas e integralistas, além da ferrenha oposição dos primeiros ao governo de Getúlio Vargas, levaram à eclosão da chamada Intentona Comunista de 1935. O movimento foi contido com inúmeras prisões e dura repressão, servindo ainda de argumento para Getúlio Vargas realizar um novo golpe de Estado.
O fechamento do Congresso em novembro de 1937 e a imposição de uma nova Constituição deram início à terceira fase da Era Vargas, conhecida como Estado Novo, que vigorou entre 1937 e 1945. O período do Estado Novo constituiu uma ditadura de Vargas, fortemente influenciada pelo fascismo que estava em vigor na Europa. O fim do Estado Novo ocorreu simultaneamente ao fim da II Guerra Mundial, em virtude da impossibilidade de Vargas de se manter no poder depois de 15 anos de governo.
A Era Vargas representou ainda os esforços de levar à frente a modernização capitalista da sociedade brasileira. Houve grandes investimentos para a industrialização da economia nacional, com destaque para a criação de uma indústria de base, nos ramos da siderurgia (Cia. Siderúrgica Nacional, CSN), mineração (Cia Vale do Rio Doce) e de energia (Cia Hidrelétrica do São Francisco). O processo de fortalecimento do capitalismo no Brasil contou, dessa forma, com o Estado e os gestores que o controlavam como principal instrumento. Por ser a única instituição com a acumulação de capital necessária aos investimentos, o Estado e os gestores que o dirigiam relegaram a segundo plano nesse processo a ainda incipiente burguesia brasileira. O esforço do Estado foi principalmente para criar as condições gerais de produção para a indústria do país.
Era necessário ainda criar uma legislação que garantisse alguns direitos à classe trabalhadora em formação no país, pretendendo, dessa forma, conter o processo de luta operária verificado nas
décadas de 1910 e 1920. A criação do Ministério do Trabalho, em 1930, e a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, foram as principais ações para garantir direitos mínimos aos trabalhadores. Vargas utilizou ainda o Estado como controlador da ação sindical dos trabalhadores e também para estabelecer os mecanismos de exploração a serem utilizados pelos capitalistas, criando leis específicas para isso, com o intuito de superar a luta de classes, criando uma suposta harmonia social. Era a conformação do Estado Corporativista de Vargas.
Outras instituições que se destacaram no processo de modernização foram o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado para formar o funcionalismo estatal, e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), para garantir a censura à imprensa e à expressão artística, bem como realizar a publicidade do governo.
A luta contra as ditaduras na Europa durante a II Guerra Mundial criou uma contradição interna no Brasil. Era necessário acabar com a ditadura de Vargas. A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas.
Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. Havia um forte discurso nacionalista e o objetivo de ampliar ainda mais o processo de industrialização. Destacaram-se a campanha do “Petróleo é nosso” e a criação da Petrobras. Porém, a forte oposição política, principalmente da União Democrática Nacional (UDN) e de Carlos Lacerda, criou uma situação insustentável para Vargas. Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se. Conhecido por uns como o pai dos pobres, e por outros como a mãe dos ricos, Getúlio Vargas pôs fim à participação no cenário político do Brasil, afirmando que saía “da vida para entrar na história”.
Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020
1) Por que a passagem por Vargas na presidência do Brasil representou uma nova “era” na história do país?
2) Quais foram as fases da Era Vargas?
3) O que garantia o Ministério do Trabalho?
4) Quais foram as outras instituições que se destacaram no processo de modernização?
5) Qual era o objetivo de Vargas quando retornou ao poder em 1951?
Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020
República Populista – Pós Getúlio Vargas (1954-1964 O suicídio de Getúlio Vargas modificou o curso da política brasileira. O final de seu governo estivera marcado por uma forte instabilidade política e o risco iminente de um golpe político-militar. Após sua morte, em agosto de 1954, Café Filho, vice-presidente, assumiu o cargo presidencial e tinha como principal tarefa conciliar os grupos políticos mais influentes do país (golpistas – liderados pela UDN; conservadores – pelo PSD; nacionalistas – pelo PTB) até a realização de novas eleições legislativas e presidências previstas para os anos de 1954 e 1955 respectivamente.
As eleições legislativas aconteceram em outubro de 1954 e evidenciaram que as intenções golpistas lideradas pela UDN não estavam agradando, pois o partido perdeu dez representantes elegendo 74 deputados contra os 84 das eleições anteriores. O PSD elegeu 114 deputados enquanto o PTB 56. Além do desagrado com os resultados das eleições legislativas, a UDN recebeu com grande desapontamento a notícia de que o PSD e o PTB lançariam uma chapa única para concorrer nas eleições presidenciais de 1955. Estes dois fatores associados à instabilidade política que o país vivia, viria a compor, segundo os udenistas, um excelente momento para um golpe contando com o apoio de um grupo de militares da Escola Superior de Guerra. Esse grupo era formado por militares de mentalidade conservadora e autoritária que julgavam necessária uma intervenção militar na política brasileira. Ficou conhecido como “grupo da Sorbonne” e faziam parte desse grupo nomes como Golbery do Couto e Silva e Humberto Castelo Branco, importantes articuladores do golpe e da ditadura civil-militar que vigorou no país a partir de 1964.
A primeira tentativa dos golpistas foi impedir que os partidos lançassem a candidatura de Juscelino Kubitschek (candidato à presidência – PSD) e João Goulart (candidato à vice-presidência – PTB). Depois que as candidaturas foram lançadas, iniciou-se uma série de ataques que visavam desmoralizar os políticos. Apesar das pressões, Juscelino e Jango (como era chamado João Goulart) saíram vitoriosos da eleição, foi então que os udenistas e setores das Forças Armadas passaram a articular um golpe que visava impedir que os vencedores assumissem seus cargos.
Logo após as eleições, o presidente Café Filho, alegando motivos de saúde, licenciou-se do cargo presidencial passando-o ao presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz – ligado aos golpistas, em 8 de novembro de 1955. Assim que assumiu o cargo, Carlos se indispôs com o general Lott, ministro da Guerra conhecido por seu apego à legalidade, por ser contra a punição do coronel Mamede que havia proferido um discurso contrário à posse de Juscelino. Lott, juntamente com outros generais legalistas, com a intenção de manter a legalidade constitucional e evitar um golpe depôs o presidente Carlos Luz em 11 de novembro de 1955. Assumiu o vice-presidente do Senado, Nereu Ramos, e o país foi mantido em estado de sítio até 31 de janeiro de 1956, data da posse de JK.
Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020
1) Quem assumiu a presidência do Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas?
2) Qual era a principal tarefa do novo presidente?
3) Por quem era formado o “Grupo da Sorbonne”?
4) Qual era o objetivo dos golpistas?
5) O que aconteceu após as eleições?
Obs.: Os conteúdos podem ser impressos e colados no caderno ou copiado. Enviar as atividades e fotos dos conteúdos para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 31/08 à 04/09 de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia o texto. Em seguida resuma e escreva no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning” Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context. Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto. There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine,which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura. E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas. The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming. A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming. A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday! Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias! Scanning – Leitura específica This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming. Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming. Skimming – Leitura Rápida The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma ] leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal. One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information. Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada. An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal. Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final. Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura! PERGUNTAS 1. Qual é o assunto do texto? 2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas? 3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"? 4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"? 4. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 31/08/2020 a 04/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHEn3nZeDrrr-xa1CAjRlExpsxAkXmu9iNhzFJ_K-RJ8mO2w/viewform?usp=sf_link
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 31/08/2020 / a 04/09/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Tema 1: Estudo das Funções
Aulas de
revisão
03/08 - 3ª série EM -
Matemática - Função do 1º grau
https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=27
05/08 - 3ª série EM -
Matemática - Funções do 1º Grau: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=26
Resolver
as atividades da apostila 3ºbimestre atividades 4 a 18 e encaminhar para a
correção as seguintes questões
ATIVIDADE 4
1) Utilize
uma folha de papel quadriculado para resolver os próximos exercícios:
a) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do lado x de um
quadrado ao perímetro.
b) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do lado x de um
quadrado à sua área.
ATIVIDADE 5
Classifique as funções a seguir em (C) crescente ou (D) decrescente:
( ) f(x) = 5x + 2
( ) g(x) = –3x + 4
( ) h(x) = 5 – x
ATIVIDADE 6
Defina a propriedade observada na atividade
anterior, para determinar se a função é crescente ou decrescente.
a) y = x + 3
b) y = 2x – 8
c) y = –3x – 3
d) y = 6 – x
ATIVIDADE 7
Identifique se a representação gráfica das funções a seguir é uma parábola, com
a concavidade direcionada para cima (U) ou com a concavidade direcionada para
baixo ( ):
( ) f(x) = 3x2 – 5x + 1
( ) g(x) = –x2 + 2x2
( ) h(x) = –4x2 + 5x + 2
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS 2 aulas E.M 3º
C |
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DISCIPLINA/TURMA: Arte |
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CONTEÚDOS: Atividade de Ação Expressiva
II |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Investigar
e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias
nas linguagens artísticas.. |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Atividade voltando a pesquisa da semana
anterior escolha na qual você escolheu três profissionais e profissões crie
para cada uma um folder contendo as informações, pode ser usada as
tecnologias digitais ou no caderno de desenho, segue alguns exemplos: |
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RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade e internet. |
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br |
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DATA 31/08 a 04/09 __ |
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Plano de aula semanal:
Período :de 31/08/ a 04/09
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema digestivo
Atividade : pesquisar a ação da bílis na quebra da gordura consumida
Habilidade : compreender ação da bílis na quebra da gordura consumida
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
https://forms.gle/NfJo2Pb3XV9auqvu7
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA: OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS.
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/estruturas-moleculares/; Pesquisar em livros didáticos, centro de midias e caderno do aluno. Copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 09/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA: OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS.
1 – O que é uma alimentação saudável?
2 – Quais alimentos são essenciais para a vida humana?
3 – Salgadinho traz algum benefício à saúde?
4- Pesquise e responda as questões abaixo:
a) Qual é a importância da vitamina C para o homem?
b) Qual é o nome oficial da vitamina C?
c) Fórmula estrutural do ácido ascórbico.
d) Cite funções orgânicas que estão presentes no ácido ascórbico (Vitamina C)
e) Escolha 5 dos alimentos mais ricos no teor de vitamina C.
5- Dados os componentes a seguir, escreva a fórmula molecular e identifique as funções orgânicas presentes:
a) albumina (proteína)
b) triacilglicerídeo (lipídio)
c) celulose (carboidrato)
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B. Ano letivo 2020 3° bimestre: 31/08/2020 a 04/09/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: Iniciaremos o contexto a partir da tradição da filosofia chinesa. Abordaremos o Taoísmo. O período histórico se dá 1600-1046 a.C durante a dinastia Chang as pessoas acreditavam que o destino é controlado pelas divindades e cultuam os antepassados. Leitura do contexto proposto abaixo para uma reflexão posterior. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 2° bimestre – 31/08/2020 a 04/09/2020
Lao-Tsé Lao Zi ou Laozi (também conhecido como Lao-Tzu e Lao-Tze, chinês simplificado: 老子, pinyin: Lǎozǐ, literalmente "Velho Mestre") foi um filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching, por ser o fundador do taoísmo filosófico e por ser uma divindade no taoismo religioso e nas religiões tradicionais chinesas. Embora seja uma figura lendária, Lao Zi é geralmente situado por volta do século VI a.C. Pensa-se que foi coevo de Confúcio, mas alguns historiadores acreditam que ele viveu no Período do Estados Combatentes, algures nos séculos V e IV a.C. É uma personagem-chave na cultura chinesa: tanto os imperadores da dinastia Tang como as pessoas hodiernas do apelido Li consideram-no o fundador da sua linhagem. O trabalho de Lao Zi tem sido adoptado por vários movimentos anti-autoritários e pelo legalismo chinês.
Contexto histórico: No século VI a.C., a China avançou para um estado de guerra interna quando o governo da dinastia Chou desintegrou-se. Essa mudança criou, dentro das cortes, uma nova classe social de administradores e magistrados, encarregados de planejar estratégias para governar de maneira mais eficaz. O amplo conjunto de ideias criadas por esses funcionários tornou-se conhecidos com as Cem Escolas de Pensamento. Isso coincidiu com o surgimento da filosofia na Grécia, com a qual se partilhou de algumas preocupações como buscar estabilidade num mundo em constante mudança e alternativas ao que anteriormente fora determinado pela religião. Em suma, a filosofia chinesa evoluiu a partir da prática política e, portanto, estava preocupada com a moralidade e ética, em vez da natureza do cosmos. Uma das ideias mais importantes dessa época veio do Tao Te Ching (O livro do caminho e da virtude), atribuído a Lao-Tsé. Foi uma das primeiras tentativas de propor uma teoria de governo justo, baseada no TE (virtude), que poderia ser encontrado ao seguir o TAO (caminho). É a base da filosofia conhecida como taoísmo.
Trecho do livro Tao Te Ching:
"Quando a bondade é perdida, é substituída pela moralidade."
"Sem trevas não pode haver luz."
"A utilidade duma panela vem do seu vazio."
"A melhor gente é como a água, a qual beneficia todas as coisas e não compete com elas. Mantém-se em lugares humildes que outros rejeitam. É por isso que é tão similar ao Caminho."
"Quando a gente acha algumas coisas bonitas, outras coisas tornam-se feias. Quando as pessoas vêem algumas coisas como boas, outras tornam-se más."
"Tenta mudá-lo e estragá-lo-ás. Tenta mantê-lo e irás perdê-lo."
"Aqueles que sabem, ficam calados. Aqueles que falam, não sabem."
"Quando tu reparas que nada falta, todo o mundo te pertence."
"A natureza não se apressa, dado que tudo é realizado."
"Um bom viajante não tem planos fixos e não está determinado a chegar."
"A música na alma pode ser ouvida pelo universo."
"Uma viagem de mil milhas começa nos seus pés."
"Quanta mais leis e regulações tenham importância, mais ladrões e bandidos haverá."
— Lao-Sté (Tao Te Ching)
Ciclos de mudanças: A fim de entender o conceito de tao é necessário saber como os antigos chineses viam o mundo me mutação. Para eles, as mudanças são cíclicas, movendo-se continuamente de um estado para outro – da noite para o dia, do verão para o inverno, e assim por diante. Os diferentes estados não eram considerados opostos, mas relacionados, um surgindo do outro, ou seja, complementares – tais estados também possuiriam propriedades complementares que juntas compõem um todo.
Resumo da aula: O processo de mudança seria uma expressão do tao, conduzindo às 10 mil manifestações que formam o mundo. Lao-Tsé, no Tao Te Ching, diz que os humanos são apenas uma dessas manifestações e não têm status especial. Mas, por causa do nosso desejo e do livre-arbítrio, podemos nos desviar do tao (caminho), e perturbar o equilíbrio harmonioso do mundo. Viver uma vida virtuosa significa agir de acordo com o tao (caminho). No entanto, seguir o tao (caminho) não é uma questão simples, como prega no livro Tao Te Ching reconhece. O esquema do Wu (não ser), de modo que só podemos viver segundo o tao (caminho) por meio do Wu Wei, ou seja, da “não ação”. Com isso, Lao-Tsé não prega o “não fazer”, mas sim, o agir de acordo com a natureza – espontânea a intuitivamente. Isso acarreta agir sem desejo, ambição ou submissão às convenções sociais.
Exemplo: viver em harmonia com a natureza é a trilha que Tao Te Ching prescreve para a vida equilibrada. Para este homem, isso talvez signifique respeitar o equilíbrio do lago e não pescar em demasia.
Questão reflexiva: Caro aluno, você aprendeu sobre a filosofia chinesa chamada Taoísmo. Você acredita que, o Tao (caminho) é baseado no TE (virtude), e que segui-lo leva uma vida virtuosa, harmoniosa do mundo, no entanto, temos desejos que podem nos levar a nos desviar do Tao (caminho), e perturbar o equilibrio harmonioso do mundo ao seu redor, para seguir o Tao (camimho) devemos aderir ao Wu Wei (não ação), que significa agir de acordo com a natureza – espontânea e, como podemos agir sempre na (não ação) sem desejos, ambições, fora das convenções sociais em nossa época? É possível agir sempre em equilibrio? Responda em pelo menos 6 linhas no mínimo e no máximo 10 linhas.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Faça uma Pesquisa sobre, o Presidente Ernesto Geisel, ministrou o Brasil do ano de !974, a 1979;
Faça uma pesquisa contando sua trajetória na política brasileira l
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino médio durante a semana de 31/08 a 04/09/20
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com
Economia da África:
Por João Marcelo vela
Mestrado em Geografia (UFSC, 2015)
Graduação em Geografia (UFSC, 2012)
→. A África é o terceiro maior Continente, o segundo mais populoso e, apesar das imensas riquezas naturais e minerais, o mais pobre. O Continente contribui apenas com 1% do produto interno bruto (PIB) do mundo e cerca de 1/3 dos seus habitantes vivem com menos de um dólar por dia, abaixo da pobreza definido pelo Banco Mundial. O principal motivo da miséria africana é o imperialismo praticado pelas nações europeias a partir do século XVI e a tardia descolonização dos países, a partir da segunda metade do século XX, o que levou a uma industrialização tardia e incompleta, ainda hoje. Outros fatores como conflitos armados, técnicas atrasadas, mão de obra pouca qualificada, dificulta ainda mais o desenvolvimento da África.
→. Tradicionalmente, as populações africanas são formadas, em sua maioria, por pastores e agricultores. A agropecuária é a atividade econômica que mais absorve mão de obra no Continente. Observamos duas formas de plantio na África: a de subsistência e a em forma de plantation. A agricultura de subsistência de baixo rendimento, que serve apenas para a manutenção do indivíduo e/ou de sua família, com um pequeno excedente comercial, varia de acordo com a formação climática. Na zona de clima mediterrâneo, encontramos plantações de uva, legumes, oliveiras, frutas e cereais. Nas zonas tropicais há o cultivo de cereais nativos como o painço e o sorgo, além da criação de gado caprino e ovino. Na zona equatorial observamos uma cultura nômade de tubérculos: mandioca, inhame, plantados em solos pouco férteis e com técnicas rudimentares. O sistema de plantation é gerido por empresas transnacionais e serve principalmente para o abastecimento de mercados externos. Novamente o clima é o principal fator determinante das culturas. No norte mediterrâneo encontramos o cultivo de frutas, videiras, oliveiras, cereais. O clima tropical e equatorial favorece o cultivo de cacau, café, chás, algodão, cana-de-açúcar e banana, além da extração de árvore de madeira nobre, como o ébano e mogno.
→. A principal atividade econômica praticada na África é o extrativismo mineral. Países como Angola, Nigéria, Mauritânia, Líbia, África do Sul, República Democrática do Congo (RPC) e Zâmbia têm nessa atividade mais da metade de suas exportações. Os principais minérios explorados são: urânios, em Níger e Namíbia, cobre, na África do Sul, Zâmbia, Zimbábue e RPC, diamantes, em Lesoto, Botsuana e Serra Leoa, Ferro, na Mauritânia e África do Sul, bauxita, no Moçambique, além de petróleo na Líbia e Nigéria. As atividades de extração em superfície muitas vezes são feitas de forma primitiva, por garimpeiros com equipamentos simples, já a exploração em profundidade é feita por empresas transnacionais. Os dois tipos de exploração têm por objetivo abastecer o mercado externo. A exploração de diamantes, em alguns casos, utiliza mão de obra escrava de jovens e crianças, associando-se ao tráfico das pedras e de armas.
→. A extrema concentração de renda nas mãos das poucas elites africanas, as remessas de lucros das empresas transnacionais e a industrialização tardia fazem com que poucos países tenham uma indústria diversificada e produtiva capaz de influenciar no PIB. Os únicos países com uma industrialização dinâmica e diversificada são a África do Sul e Egito. A África do Sul é responsável por 1/5 do PIB do Continente, com atividade industrial nos ramos químico, de siderurgia, metalurgia, alimentício, maquinário agrícola e de transporte, além da indústria têxtil. Sendo o mais importante país da Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento, principal bloco econômico do Continente africano.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos do 3º ano do ensino médio durante a semana de 31/08 a 04/09/20
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@ Hotmail.com
1ª questão:
A maioria dos países africanos íntegra nos dias atuais o grupo de nações que apresentam
a) ( ) Altos índices de qualidade de vida
b) ( ) Possuem o menor índice de desemprego
c) ( ) Produções industriais de ponta
d) ( ) Baixos índices de desenvolvimento no mundo
2ª Questão:
Sobretudo, a partir da década de 60, o continente africano tem passado por um processo de descolonização, isto é, de independência política formal que:
A). ( ) Tem permitido às jovens nações superar o atraso econômico motivado pela exploração das antigas metrópoles.
B). ( ) Desacompanhada da respectiva independência econômica e financeira não conseguiu alterar de forma efetiva as precárias condições de vida da população.
C). ( ) Reestruturou economicamente as novas nações, uma vez que elas deixaram de produzir para os mercados externos e voltaram-se para as necessidades da população local.
D). ( ) Alterou sensivelmente o papel das antigas colônias na divisão internacional de trabalho uma vez que estas passaram a ter autonomia econômica.
E). ( ) Possibilitou a superação das relações de subordinação econômica das antigas colônias através do desenvolvimento de atividades industriais modernas.
. Material de apoio do Extensivo Geografia Professor: Cláudio Hansen
Atividades de História - 3ªs séries B e C – Prof.: Sérgio
Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.
A Era Vargas
A Era Vargas foi o período da história republicana brasileira no qual o presidente da República foi Getúlio Dornelles Vargas, que governou ininterruptamente o Brasil entre 1930 e 1945. Posteriormente, Vargas assumiu ainda outro mandato entre 1951 e 1954. A passagem de Vargas pela presidência representou uma nova era na história do país em face das mudanças ocorridas na sociedade brasileira através das medidas socioeconômicas e políticas adotadas em seus governos.
A própria chegada de Vargas à presidência representou uma ruptura política com a República Velha. A Revolução de 1930 pôs fim ao domínio político da oligarquia cafeeira paulista no comando do Governo Federal, encerrando, assim, a chamada política do café com leite.
A Era Vargas dividiu-se em algumas fases. A primeira diz respeito ao Governo Provisório, que ocorreu entre os anos de 1930 e 1934. Esse foi o período de reorganização do Estado nacional e de preparação para a criação de uma nova Constituição. Entretanto, a demora em se criar uma Assembleia Constituinte levou a oligarquia e industriais paulistas a desencadearem uma guerra contra o governo federal. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um dos fatos que mais marcaram essa fase e pressionou para que uma nova Constituição fosse elaborada.
Com o surgimento da Constituição de 1934, uma nova fase da Era Vargas iniciou-se. O período do Governo Constitucional começou em 1934 e terminou em 1937. Foi um período caracterizado pela manutenção de um regime de governo democrático liberal. Caracterizaram também esse período os conflitos entre os diversos grupos que participavam da cena política da década de 1930. Os conflitos entre comunistas e integralistas, além da ferrenha oposição dos primeiros ao governo de Getúlio Vargas, levaram à eclosão da chamada Intentona Comunista de 1935. O movimento foi contido com inúmeras prisões e dura repressão, servindo ainda de argumento para Getúlio Vargas realizar um novo golpe de Estado.
O fechamento do Congresso em novembro de 1937 e a imposição de uma nova Constituição deram início à terceira fase da Era Vargas, conhecida como Estado Novo, que vigorou entre 1937 e 1945. O período do Estado Novo constituiu uma ditadura de Vargas, fortemente influenciada pelo fascismo que estava em vigor na Europa. O fim do Estado Novo ocorreu simultaneamente ao fim da II Guerra Mundial, em virtude da impossibilidade de Vargas de se manter no poder depois de 15 anos de governo.
A Era Vargas representou ainda os esforços de levar à frente a modernização capitalista da sociedade brasileira. Houve grandes investimentos para a industrialização da economia nacional, com destaque para a criação de uma indústria de base, nos ramos da siderurgia (Cia. Siderúrgica Nacional, CSN), mineração (Cia Vale do Rio Doce) e de energia (Cia Hidrelétrica do São Francisco). O processo de fortalecimento do capitalismo no Brasil contou, dessa forma, com o Estado e os gestores que o controlavam como principal instrumento. Por ser a única instituição com a acumulação de capital necessária aos investimentos, o Estado e os gestores que o dirigiam relegaram a segundo plano nesse processo a ainda incipiente burguesia brasileira. O esforço do Estado foi principalmente para criar as condições gerais de produção para a indústria do país.
Era necessário ainda criar uma legislação que garantisse alguns direitos à classe trabalhadora em formação no país, pretendendo, dessa forma, conter o processo de luta operária verificado nas
décadas de 1910 e 1920. A criação do Ministério do Trabalho, em 1930, e a promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943, foram as principais ações para garantir direitos mínimos aos trabalhadores. Vargas utilizou ainda o Estado como controlador da ação sindical dos trabalhadores e também para estabelecer os mecanismos de exploração a serem utilizados pelos capitalistas, criando leis específicas para isso, com o intuito de superar a luta de classes, criando uma suposta harmonia social. Era a conformação do Estado Corporativista de Vargas.
Outras instituições que se destacaram no processo de modernização foram o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), criado para formar o funcionalismo estatal, e o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), para garantir a censura à imprensa e à expressão artística, bem como realizar a publicidade do governo.
A luta contra as ditaduras na Europa durante a II Guerra Mundial criou uma contradição interna no Brasil. Era necessário acabar com a ditadura de Vargas. A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas.
Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. Havia um forte discurso nacionalista e o objetivo de ampliar ainda mais o processo de industrialização. Destacaram-se a campanha do “Petróleo é nosso” e a criação da Petrobras. Porém, a forte oposição política, principalmente da União Democrática Nacional (UDN) e de Carlos Lacerda, criou uma situação insustentável para Vargas. Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se. Conhecido por uns como o pai dos pobres, e por outros como a mãe dos ricos, Getúlio Vargas pôs fim à participação no cenário político do Brasil, afirmando que saía “da vida para entrar na história”.
Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020
1) Por que a passagem por Vargas na presidência do Brasil representou uma nova “era” na história do país?
2) Quais foram as fases da Era Vargas?
3) O que garantia o Ministério do Trabalho?
4) Quais foram as outras instituições que se destacaram no processo de modernização?
5) Qual era o objetivo de Vargas quando retornou ao poder em 1951?
Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020
República Populista – Pós Getúlio Vargas (1954-1964 O suicídio de Getúlio Vargas modificou o curso da política brasileira. O final de seu governo estivera marcado por uma forte instabilidade política e o risco iminente de um golpe político-militar. Após sua morte, em agosto de 1954, Café Filho, vice-presidente, assumiu o cargo presidencial e tinha como principal tarefa conciliar os grupos políticos mais influentes do país (golpistas – liderados pela UDN; conservadores – pelo PSD; nacionalistas – pelo PTB) até a realização de novas eleições legislativas e presidências previstas para os anos de 1954 e 1955 respectivamente.
As eleições legislativas aconteceram em outubro de 1954 e evidenciaram que as intenções golpistas lideradas pela UDN não estavam agradando, pois o partido perdeu dez representantes elegendo 74 deputados contra os 84 das eleições anteriores. O PSD elegeu 114 deputados enquanto o PTB 56. Além do desagrado com os resultados das eleições legislativas, a UDN recebeu com grande desapontamento a notícia de que o PSD e o PTB lançariam uma chapa única para concorrer nas eleições presidenciais de 1955. Estes dois fatores associados à instabilidade política que o país vivia, viria a compor, segundo os udenistas, um excelente momento para um golpe contando com o apoio de um grupo de militares da Escola Superior de Guerra. Esse grupo era formado por militares de mentalidade conservadora e autoritária que julgavam necessária uma intervenção militar na política brasileira. Ficou conhecido como “grupo da Sorbonne” e faziam parte desse grupo nomes como Golbery do Couto e Silva e Humberto Castelo Branco, importantes articuladores do golpe e da ditadura civil-militar que vigorou no país a partir de 1964.
A primeira tentativa dos golpistas foi impedir que os partidos lançassem a candidatura de Juscelino Kubitschek (candidato à presidência – PSD) e João Goulart (candidato à vice-presidência – PTB). Depois que as candidaturas foram lançadas, iniciou-se uma série de ataques que visavam desmoralizar os políticos. Apesar das pressões, Juscelino e Jango (como era chamado João Goulart) saíram vitoriosos da eleição, foi então que os udenistas e setores das Forças Armadas passaram a articular um golpe que visava impedir que os vencedores assumissem seus cargos.
Logo após as eleições, o presidente Café Filho, alegando motivos de saúde, licenciou-se do cargo presidencial passando-o ao presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz – ligado aos golpistas, em 8 de novembro de 1955. Assim que assumiu o cargo, Carlos se indispôs com o general Lott, ministro da Guerra conhecido por seu apego à legalidade, por ser contra a punição do coronel Mamede que havia proferido um discurso contrário à posse de Juscelino. Lott, juntamente com outros generais legalistas, com a intenção de manter a legalidade constitucional e evitar um golpe depôs o presidente Carlos Luz em 11 de novembro de 1955. Assumiu o vice-presidente do Senado, Nereu Ramos, e o país foi mantido em estado de sítio até 31 de janeiro de 1956, data da posse de JK.
Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020
1) Quem assumiu a presidência do Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas?
2) Qual era a principal tarefa do novo presidente?
3) Por quem era formado o “Grupo da Sorbonne”?
4) Qual era o objetivo dos golpistas?
5) O que aconteceu após as eleições?
Obs.: Os conteúdos podem ser impressos e colados no caderno ou copiado. Enviar as atividades e fotos dos conteúdos para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 31/08 à 04/09 de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia o texto. Em seguida resuma e escreva no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning” Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context. Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto. There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine,which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura. E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas. The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming. A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming. A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday! Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias! Scanning – Leitura específica This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming. Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming. Skimming – Leitura Rápida The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma ] leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal. One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information. Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada. An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal. Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final. Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura! PERGUNTAS 1. Qual é o assunto do texto? 2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas? 3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"? 4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"? 4. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 31/08/2020 a 04/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHEn3nZeDrrr-xa1CAjRlExpsxAkXmu9iNhzFJ_K-RJ8mO2w/viewform?usp=sf_link
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 31/08/2020 / a 04/09/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Tema 1: Estudo das Funções
Aulas de
revisão
03/08 - 3ª série EM -
Matemática - Função do 1º grau
https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=27
05/08 - 3ª série EM -
Matemática - Funções do 1º Grau: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=26
Resolver
as atividades da apostila 3ºbimestre atividades 4 a 18 e encaminhar para a
correção as seguintes questões
ATIVIDADE 4
1) Utilize
uma folha de papel quadriculado para resolver os próximos exercícios:
a) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do lado x de um
quadrado ao perímetro.
b) Esboce o gráfico que representa a função relacionada do lado x de um
quadrado à sua área.
ATIVIDADE 5
Classifique as funções a seguir em (C) crescente ou (D) decrescente:
( ) f(x) = 5x + 2
( ) g(x) = –3x + 4
( ) h(x) = 5 – x
ATIVIDADE 6
Defina a propriedade observada na atividade
anterior, para determinar se a função é crescente ou decrescente.
a) y = x + 3
b) y = 2x – 8
c) y = –3x – 3
d) y = 6 – x
ATIVIDADE 7
Identifique se a representação gráfica das funções a seguir é uma parábola, com
a concavidade direcionada para cima (U) ou com a concavidade direcionada para
baixo ( ):
( ) f(x) = 3x2 – 5x + 1
( ) g(x) = –x2 + 2x2
( ) h(x) = –4x2 + 5x + 2
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