ATIVIDADES DA SEMANA DE
10 A 14 DE AGOSTO
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ELETIVAS/PROFºDAYANE
DISCIPLINA/TURMA:
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Assistir o vídeo sobre: Quarentena pode piorar a Saúde mental do Brasileiro?
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=LGAKls0SSUs
· Atividade 2- Responder a pergunta acima;
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 20/08/2020
ELETIVAS/PROFºSANDRA
E. E. Salim Fara Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Eletiva
3° Bimestre
Período 04/07 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
1. Pesquise o que é empreendedorismo 4.0.
3ºA MANHÃ
ARTE/PROFºEDLENNE
ESCOLA E.E.
Salim Farah Maluf
Professora
Edlenne Cristina
Disciplina
artes
Ensino médio
3ªA, 3B
E-mail
Edlenne190@gmail.com
Watts
11993670617
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de 05 linhas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 10/08/2020 a 14/08/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de 05 linhas sobre o
tema da aula anterior, Pteridófitas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ED. FISICA/PROFºDENISE
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
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CONTEÚDOS:
MANIFESTAÇÕES
RÍTMICAS - O SAMBA |
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Aula I: Leitura de texto:
O Samba
O samba é considerado por muitos
críticos de música popular, artistas, historiadores e cientistas sociais como
o mais original dos gêneros musicais brasileiros ou o gênero musical
tipicamente brasileiro. A despeito da centralidade ou não do samba como
gênero musical nacional, sua origem (ou a história de sua
origem) nos traz o registro de uma imensa mistura de ritmos e tradições que
atravessam a história do país. O samba originou-se dos antigos batuques trazidos
pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques
estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os
negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da
percussão e dos movimentos do corpo. Os ritmos do batuque aos poucos foram
incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio
de Janeiro do século XIX. A partir do século XIX, a cidade do Rio de
Janeiro, que se tornara a capital do Império, também passou a comportar uma leva
de negros vindos de outras regiões do país, sobretudo da Bahia. Foi nesse
contexto que nasceram os aglomerados em torno das religiões iorubás na região
central da cidade, principalmente na região da Praça Onze, onde atuavam mães
e pais de santo. Foi nessa ambiência que as primeiras rodas de samba
apareceram, misturando-se os elementos do batuque africano com a polca e o
maxixe. A palavra samba remete,
propriamente, à diversão e à festa. Porém, como o tempo, ela passou a
significar a batalha entre especialistas no gênero, a batalha entre quem
improvisava melhor os versos na roda de samba. Um dos seguimentos do samba
carioca, o partido alto, caracterizou-se por isso.
Como disse o pesquisador Marco Alvito em referência à história da palavra: “Um das possíveis origens, segundo Nei Lopes,
seria a etnia quioco, na qual samba significa cabriolar,
brincar, divertir-se como cabrito. Há quem diga que vem do banto semba,
como o significado de umbigo ou coração. Parecia aplicar-se a danças nupciais
de Angola caracterizadas pela umbigada, em uma espécie de ritual de
fertilidade. Na Bahia surge a modalidade samba de roda, em
que homens tocam e só as mulheres dançam, uma de cada vez. Há outras versões,
menos rígidas, em que um casal ocupa o centro da roda. (ALVITO, Marcos. Samba. In:
Revista de história da Biblioteca Nacional. Ano 9. nº 97. Outubro, 2013. p
80). ” Como referido, esse samba de roda determinou a
essência do samba tipicamente carioca, isto é, seu caráter coletivo, com
versos de improviso e refrões cantados em grupo. Na virada do século XIX para
o século XX, o samba foi se afirmando como gênero musical popular dominante
nos subúrbios e, depois, nos morros cariocas. Dois sambistas ficaram muito
conhecidos nesse contexto: João da Baiana (1887-1974), filho da baiana Tia
Perciliana, de Santo Amaro de Purificação, que gravou o samba “Batuque na
cozinha”, e Donga (Joaquim Maria dos Santos) (1890-1974), que registrou, em
27 de novembro de 1916, aquele que ficou conhecido como o primeiro samba
registrado em gravadoras: “Pelo telefone”. A partir dos anos 1930, o samba ganhou grande
espaço na indústria fonográfica e também foi usado pela política ditatorial
de Getúlio Vargas na época do Estado Novo. Um dos grandes estudiosos das
raízes do samba também era sambista e figurou entre os nomes que se
alastraram no Rio de Janeiro nos anos 1930. Seu apelido era “Almirante”, seu
nome era Henrique Foreis Domingues (1908 - 1980), que depois se tornou
radialista. Almirante integrou o grupo “Bando dos Tangarás” junto a Noel Rosa
na Vila Isabel. Sua obra No tempo de Noel Rosa busca por
elementos folclóricos do samba urbano desenvolvido no Rio e relaciona esse
gênero com as várias influências de outros ritmos musicais de várias partes
do Brasil. Nomes como Wilson Batista, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho
também se tornaram referência desse período. Por Me. Cláudio Fernandes
Fonte
: https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/origem-samba.htm
acesso em 03/08/2020.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Leitura: Características
do Samba:
Além de identidade nacional, o samba é
reconhecido internacionalmente por iniciativa do então Ministro da Cultura, o
compositor e cantor Gilberto Gil. Ele que solicitou, em 2004, a inclusão
do ritmo como patrimônio cultural da humanidade de acordo com a categoria
“Bem Imaterial”. Entretanto, foi por meio do vereador Luís Monteiro da Costa,
na capital baiana, que 2 de dezembro foi considerado o Dia Nacional do
Samba. O legislador municipal fez uma homenagem ao artista Ary
Barroso, responsável pela composição da música “Baixa dos Sapateiros",
mesmo sem conhecer a Bahia. Um ano depois, o samba de roda tocado nas cidades
do interior baiano, principalmente no recôncavo, como cachoeira e Santo Amaro
da Purificação, foi também consagrado como Patrimônio da
Humanidade pela Unesco, classificado como “Expressões orais e imateriais”. Entre as vertentes do gênero musical estão:
• Partido Alto • Pagode • Bossa Nova • Chulado • Exaltação • Samba de terreiro • Sambalanço • Sambalada • Sambolero • Samba-Jazz •Gafieira Apesar de serem os estilos mais conhecidos,
existe também a mistura de gêneros, ou seja, o samba foi incorporado a outros
ritmos musicais, conseguindo ser bem difundido por diversos artistas. Nesses
casos, todas as nomenclaturas possuem o mesmo prefixo “samba”, acompanhados
do estilo musical do qual sofreram influência. São eles: Choro, rock, jazz,
reggae, enredo, raiado. Os
instrumentos do Samba
O gênero musical mais conhecido e nascido nas
comunidades do país utiliza instrumentos percussivos acompanhados por alguns
elementos de corda e outros de sopro. Os mais comuns são:
Cavaquinho: instrumento de origem portuguesa,
continente europeu, introduzido na cultura de Braga e levado para o Brasil,
Cabo Verde e Moçambique. Violão: guitarra clássica conhecida em alguns países
como violão, como no Brasil, por exemplo. Foi criado, inicialmente, para
reprodução de música erudita. Pandeiro: possui formatos variados, sendo o redondo o
mais comum. O som desse instrumento é contínuo e tem um toque ritmado das
palmas das mãos e dedos. Surdo: é um tipo de tambor em formato cilíndrico e com
som bastante grave. É muito utilizado em escolas de samba, sendo considerado
o principal marcador de tempo para a introdução de outros instrumentos e
ritmos das canções. Tamborim: este instrumento é utilizado,
normalmente, em músicas de origem africana, a exemplo das batucadas e
cucumbi. Tantã: criado para substituir o surdo, é visto como a
vertente de um tambor. Bandolim: possui formato semelhante a uma pera, podendo
ser arredondado ou reto. Ele tem quatro cordas e uma afinação parecida com a
do violino, instrumento utilizado em orquestras para reprodução de músicas
clássicas. Banjo: outro instrumento de corda, o banjo foi criado
por um grupo escravos africanos no México. Também costuma ser utilizado
por artistas da música folk. Repique: criado para produzir um som mais agudo, é uma
espécie de tambor pequeno. Nas rodas de samba serve para orientar a marcação
de outros instrumentos. Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/samba
acesso em 03/08/2020.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
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RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da
escola. |
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DATA: 10 á 14/08/2020 |
FILOSOFIA/PROFºHOSANA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (10 a 14 de agosto)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Realize a leitura do texto abaixo, para realizar atividades referente ao tema na próxima semana
A ALIENAÇÃO NA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Na Sociologia, o conceito de alienação está intimamente relacionado aos processos de alheamento do indivíduo que surge por diversos motivos na vida social. Isso leva ao alijamento da sociedade como um todo.
O estado de alienação interfere na capacidade dos indivíduos sociais de agirem e pensarem por si próprios. Ou seja, eles não têm consciência do papel que desempenham nos processos sociais.
Do latim, a palavra “alienação” (alienare) significa “tornar alguém alheio a alguém”. Atualmente, o termo é utilizado em diferentes áreas (direito, economia, psicologia, antropologia, comunicação, etc.) e contextos.
A alienação na sociologia foi essencialmente influenciada pelos estudos do revolucionário alemão Karl Marx (1818-1883), no âmbito do trabalho alienado e das relações de produção.
Em 1867, Marx escreveu sua obra mais emblemática, O Capital. Nele, o autor critica a sociedade industrial capitalista em seu modo de produção e sua tendência a criar uma forma de trabalho que acaba por desumanizar o indivíduo explorado.
O trabalho alienado surge a partir do momento em que o trabalhador perde a posse dos meios de produção e passa a ser compreendido como parte da linha de produção (assim como as máquinas e ferramentas). O trabalhador assume uma
única função fundamental: gerar lucro. O lucro tem como base a exploração do trabalhador e o processo de mais valia. O trabalhador tem parte do que produz apropriado de forma indevida pelo capitalista.
Trata-se, portanto, de uma alienação socioeconômica onde a fragmentação do trabalho industrial produz a fragmentação do saber humano. De tal modo, a alienação torna-se um problema de legitimidade do controle social. A divisão social do trabalho, enfatizada pela sociedade capitalista, contribui para o processo de alienação do indivíduo. Os cidadãos que participam do processo de produção de bens e serviços, acabam por não usufruir deles.
SOCIOLOGIA/PROFºHOSANA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (10 a 14 de agosto)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Realize a leitura do texto abaixo, para realizar atividades referente ao tema na próxima semana
A EXCLUSÃO SOCIAL
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.
Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.
Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso
afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de “isolamento social”.
Exclusão Social no Brasil
No Brasil, a exclusão social está longe de ser um problema resolvido. Com tantas desigualdades e comportamentos intolerantes, nosso país tem apresentado diversos casos de exclusão. Destacam-se as escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas.
Por outro lado, podemos comemorar alguns progressos nessa área. Como exemplos, temos o desenvolvimento de projetos sociais e ainda, a inclusão de disciplinas com temas transversais nas escolas: pluralidade cultural, orientação sexual e ética.
FISICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
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PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
10/08 a 14/08//2020 |
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DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
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CONTEÚDOS: Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas
especificações elétricas como potencia e tensão de operação
|
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Analisar as especificações elétricas dos aparelhos
em etiquetas ou manuais Reconhecer grandezas associadas ao estudo da
eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia
eletrica
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 2 )
Resolva os exercícios 1°) Na embalagem
de uma lâmpada fluorescente compacta constam as seguintes informações: 25 W ; 60 Hz ; 321 Ma. Quais são as
grandezas que estão sendo especificadas e o que elas significam ?
2°) Calcule o consumo mensal de 6 lâmpada de
60 W, que permaneça ligada por 6 horas por dia ?
OBS: são os mesmos exercícios da
semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre |
||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
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QUIMICA/PROFºLUCILENE
QUÍMICA
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 10/08
A 14/08
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA
Tema: Transformações químicas
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior
Atividade 1) Leia o texto “Cloro” disponível em:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a13.pdf ,
reflita e responda as questões.
a) Escreva
sobre a importância do sal de cozinha na História do Brasil, suas
características, os aspectos sociais e de saúde, aspectos ambientais e os
aspectos econômicos para a história do Brasil.
b) Como
ocorre a produção de sal de cozinha (salina) no Brasil?
c) Descreva
o processo fazendo relações com a dissolução/saturação do sal em agua e a
presença dos íons na formação da ligação iônica.
Atividade 2) Assista ao vídeo “Química dos Metais e
Ligações Metálicas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?=ZFnEdCpEU6E e
registre as principais informações e qual é a importância dos metais na
atualidade.
Atividade 3) Leia o artigo “Ligação Metálica” disponível
em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ligação-metalica.htm
reflita e registre as principais ideias do artigo e explique:
-o ferro conduz eletricidade nos estados: sólidos, fundido,
em solução aquosa e sal sólido? Como os átomos de ferro realizam ligações
metálicas?
Atividade 4) Assista ao vídeo “Como é feito o aço”
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IC-81n72YI ,
reflita e responda as questões.
a) Do que é composto o aço?
b) Descreva
dois tipos de usinas siderúrgicas e o que as diferencia.
c) Descreva
as etapas do processo siderúrgico das usinas integradas e semi-integradas
d) Qual a
importância do aço para o mundo contemporâneo?
e) Qual o
impacto ambiental da produção do aço?
f) Qual a
importância econômica e social do aço?
g) O aço pode ser reciclado? Explique.
Retomando
Pesquise sobre constante de equilíbrio
(kc) e registre em seu caderno o que você compreendeu e registre também as suas
dúvidas para que possamos fazer algumas atividades sobre esse assunto.
Ao terminar as suas atividades você deverá
encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto
você deverá colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada.
Plantão de dúvida é na quarta-feira das
09:00 as 09:45 horas da manhã via e-mail.
GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 10 a 14 do 08 de 2020.
Série: 3º Ano : A. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto, junto
com resposta as questões.
Quantidade
de aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Identificar, em textos e/ou mapas, formas de
distribuição populacional do continente africano, considerando suas
características físicas.
GEOGRAFIA : Distribuição espacial do Continente africano –
Características físicas 2/2.
Continente africano
É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e
das Américas.
Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da
área total da terra firme do planeta.
É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas
atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países,
representando cerca de um sétimo da população do mundo.
Os países da África
que têm o português como língua oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau,
Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Localização da África no mapa-múndi
Países e capitais
Dos 54 países independentes que a África possui, 48 são continentais e 6
são insulares (ilhas). A seguir é apresentada a lista dos países africanos e
suas respectivas capitais.
Países Continentais África do Sul
(Cidade do Cabo) |
Mauritânia
(Nuakchott) Países Insulares Ilha de
Madagascar (Antananarivo) |
QUESTÃO 1
O mapa-múndi abaixo
apresenta todos os continentes destacados em cores distintas. Marque a
alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.
a)__ Vermelho
b)__ Amarelo
c)__ Verde
d)__ Azul
e)__ Preto
QUESTÃO 2
Analise as alternativas sobre o continente africano
e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a)__ Com extensão territorial de 30,1 milhões de
quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.
b)__ O continente africano é subdivido em África
Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto
do Saara a barreira natural.
c)__ Vários países da África apresentam problemas
socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa
expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.
d)__ A linha do Equador corta o continente africano
na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério
Setentrional.
e)__ São países que integram o continente africano:
África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.
QUESTÃO 3
O continente africano sofreu (e ainda sofre) com
várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países
europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos
regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política
racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros
(maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco
do regime apartheid.
a)__ Ruanda
b)__ Haiti
c)__ Nigéria
d)__ Somália
e)__ África do Sul
QUESTÃO 4
PUC-RIO.
"O continente condenado” |
As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas
acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a
opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
a)__ A baixa expectativa de vida de grande parte da
população.
b)__ O número significativo de africanos
contaminados com a AIDS.
c)__ Os conflitos e guerras tribais envolvendo
nações africanas.
d)__ As guerras civis estimuladas pelas potências
imperialistas europeias.
e)__O contingente de africanos fora de seus países
de origem, em busca de trabalho.
Registre no caderno e guarde a
atividade realizada, com tema, data e as respostas numeradas.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ SE VOCÊ NÃO LUTAR POR ALGUMA COISA, SERÁ
VENCIDO POR QUALQUER COISA ! “
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA
TERCEIRO ANO A
HABILIDADES: Desenvolver compreensão do período
Vargas, sua importância para nossa história. Compreender a importância da
política em nossas vidas.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
PERÍODO: De 10 a 14 de agosto
Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e
Televisão Educativa
SOMENTE LEITURA
Era Vargas
Era
Vargas é o nome que se dá ao período em que
Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a
1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras
alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
A Era Vargas teve início
com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira,
dividindo-se em três momentos:
Governo Provisório -1930-1934
Governo Constitucional – 1934-1937
Estado Novo – 1937-1945
Revolução
de 1930
Até
o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o
primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava
o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política
"café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha
tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com
grandes proprietários de terras.
De
acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento
entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São
Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes
de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais
conservador, que um liberal no poder.
O
Golpe do Exército
Em
março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.
Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes.
Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados
mineiros, gaúchos e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições,
alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude.
Além
disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória,
não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados,
principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada. A
situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato a vice-presidente de
Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco.
Como
os motivos dessa morte foram duvidosos, a propaganda getulista aproveitou-se
disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise
econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o
Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o
tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta
por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes
foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para
Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.
Governo
provisório (1930 - 1934)
O
Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país.
Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de
centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e
municipal).
Diante
da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os
primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos
principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes
do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade
anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.
Esta
medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os
militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas
concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da
autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo
paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de
eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse
movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.
Mesmo
derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a
Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos
paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político
e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.
A
Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas
democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou
o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria
do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.
Governo
Constitucional (1934 – 1937)
Nesse
segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política
se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e
preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –,
defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático,
representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma
agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de
classes.
A
ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos
altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o
governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram
revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de
Janeiro (RJ) e Recife (PE). Devido à falha de articulação e adesão
de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada
pelo governo.
Getúlio
Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a
experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio
para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus
oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça
comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que
deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe
comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de
1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a
governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.
Estado
Novo (1937 - 1945)
No
dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente
Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na
História do Brasil.
Sob
o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano
Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova
Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido
inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.
O
Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de
grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo
reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade
preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se
desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de
comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos
políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua
política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho),
publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor
atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira
de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal
remunerado.
O
principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na
Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela
grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e
possuía uma política semelhante à alemã. A derrota das nações nazi
fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de
Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi
obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais,
que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o
general Eurico Gaspar Dutra.
Chegava
ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à
presidência pelo voto popular.
PROFESSOR
SILVIO
INGLÊS/PROFºSILVANA
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 10/08 à 14/08/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
interpretação da imagem da revista Time. |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Disponível em: www.time.com. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
A proposta da capa da revista, associando aspectos
verbais e visuais, transmite a seguinte mensagem: A-O combate aos problemas
decorrentes do aquecimento global é visto como uma guerra. B-O aquecimento global é
mundialmente considerado um problema insuperável e irreversível. C-O problema do aquecimento
global poderá ser solucionado com a ajuda do Exército. D-As grandes guerras provocaram
devastação, o que contribuiu para o aquecimento global. E-O Exército está trabalhando no
processo de reposição de árvores em áreas devastadas. Período da
Realização: 10/08 à 14/08/2020.
|
LINGUA PORTUGUESA/PROFºSILVIA
Conteúdo de Língua
Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 10 a 14/08/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno.
Funções da linguagem
Nas diversas
situações comunicativas, a linguagem assume funções diferentes, que dependem
das intenções do emissor e do contexto da interação linguística.
Estamos imersos em meio a um cotidiano
estritamente social, no qual nos interagimos com nossos semelhantes por meio da
linguagem. Ela permite-nos revelar nossos sentimentos, expressar nossas
opiniões, trocar informações no intuito de ampliar nossa visão de mundo, dentre
outros benefícios.
A cada mensagem que enviamos ou recebemos,
seja ela de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um
discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar,
persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.
O objetivo de qualquer ato comunicativo está
vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de
acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a
linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de
características específicas, conforme analisaremos adiante:
Função
emotiva ou expressiva
Nessa função, há um envolvimento pessoal do emissor, que comunica seus
sentimentos, emoções, inquietações e opiniões centradas na expressão do próprio
“eu”, levando em consideração o seu mundo interior. Para tal, são utilizados
verbos e pronomes em 1ª pessoa, muitas vezes acompanhados de sinais de
pontuação, como reticências, pontos de exclamação, bem como o uso de
onomatopeias e interjeições.
Exemplo:
Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de
Moraes
Função apelativa
A
ênfase da função apelativa está diretamente vinculada ao receptor, na qual o
discurso visa persuadi-lo, conduzindo-o a assumir um determinado comportamento.
Essa modalidade encontra-se presente na linguagem publicitária de uma forma
geral e traz, como característica principal, o emprego dos verbos no modo
imperativo.
Exemplo:
Função referencial ou denotativa
Ocorre quando o objetivo do emissor é traduzir a realidade visando à
informação. Sua predominância atém-se a textos científicos, técnicos ou
didáticos, alguns gêneros do cotidiano jornalístico, documentos oficiais e
correspondências comerciais. A linguagem, nesse caso, é essencialmente
objetiva, razão pela qual os verbos são retratados na 3ª pessoa do singular,
conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor.
Exemplo:
Cultura na tela
O portal domínio público, biblioteca digital
do Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões de acessos em pouco mais de um
mês de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras
literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público;
166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de
Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci, como a Monalisa, hinos
e músicas clássicas contemporâneas.
Isto É, São Paulo, 29 de dez. de 2005.
Função fática
O
objetivo do emissor é estabelecer o contato, verificar se o receptor está
recebendo a mensagem de forma autêntica, ou ainda visando prolongar o contato.
Há o predomínio de expressões usadas nos cumprimentos como: "bom
dia", "Oi!" Ou das expressões que usamos ao telefone ("Pronto!",
"Alô!") e em outras situações em que se testa o canal de comunicação
("Está me ouvindo?").
Exemplo:
- Alô! Como vai?
- Tudo bem, e você?
- Vamos ao cinema hoje?
- Prometo pensar no assunto. Retorno mais
tarde para decidirmos o horário.
Função metalinguística
A
linguagem tem função metalinguística quando o uso do código tem por finalidade
explicar o próprio código.
Exemplo:
Catar Feijão
Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
2.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de
Melo Neto
Função poética
Nessa
modalidade, a ênfase encontra-se centrada na elaboração da mensagem. Há um
certo cuidado por parte do emissor ao elaborar a mensagem, no intuito de
selecionar as palavras e recombiná-las de acordo com seu propósito. Encontra-se
permeada nos poemas e, em alguns casos, na prosa e em anúncios publicitários.
Exemplo:
Canção
Ouvi cantar de tristeza,
porém não me comoveu.
Para o que todos deploram.
que coragem Deus me deu!
Ouvi cantar de alegria.
No meu caminho parei.
Meu coração fez-se noite.
Fechei os olhos. Chorei.
[...]
Cecília Meireles
Obs.: Tirar foto e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Vale como
ponto de participação. É necessário ter o conteúdo para conseguir realizar as
atividades da semana seguinte. Qualquer dúvida sobre o tema entrar em contato
pelo grupo de whatsapp, por e-mail ou no whatsapp privado.
MATEMÁTICA/PROFº ROSÉLIA
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
10 á 14/08/2020. |
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DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
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||||
CONTEÚDOS: Funções
do 1º Grau: |
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DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS: ·
Pesquisar sobre Funções
do 1º Grau:
·
Retomada da aula do dia
05/08
·
https://youtu.be/C_vTmnEic94 ,registrar
no caderno e fazer a devolutiva via email ou no Class roon (foto ou arquivo)
·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 10 Á 14/08/2020 e fazer os registros
no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das
aulas semanais ou enviar no Class roon.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual. ·
Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 10 á 14/08/2020
e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
|
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|
DATA: 14/08/2020. |
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|
PROJETO DE VIDA/PROFº ROSÉLIA
ATIVIDADES SEMANAL DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR ROSÉLIA
|
AULAS
PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA DO
DIA 10Á14/08/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3 A |
|
CONTEÚDOS: ·
PROJETO DE VIDA SOCIOEMOCIONAL. |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS” ·
Registrar como as
competências socioemocionais estão nos ajudando a lidar melhor com o desafio
que estamos vivendo nesse momento. ·
Fazer os registros
através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO. (FAZER NO DIÁRIO DE
PRÁTICAS E VIVÊNCIAS) ·
Para as aulas do CMSP
fazer registros dos temas abordados no DIÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS. · |
|
RECURSOS: ·
T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de
estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·
Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual; ·
Registro escrito, mapa conceitual,
anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS e acesso à plataforma, realização da
atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA:14/08/ 2020. |
TEC.E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 30/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Faça a atividade do Caderno do Aluno, página 138 atividade 3, Criando um Post para a comunidade.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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3ºB NOTURNO
ARTE/PROFºEDLENNE
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
BIOLOGIA/PROFºRENE
Plano de aula semanal:
Período :de 10/8 a 14/08
Disciplina : biologia
Prof :Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )
Tema : sistema digestivo
Atividade : pesquisar : os órgãos do sistema digestivo
Responder : o que é digestão
Pesquisar : órgãos do sistema digestorio
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
FILOSOFIA/PROFº
SOCIOLOGIA/PROFº joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Ola
caros alunos,
Neste
bimestre vamos abordar, os principais presidentes do período da ditadura
militar
Nesta semana faça uma
pesquisa, quem foi o presidente Emilio Garrastazu
Medici 1969-1974 |
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
FISICA/PROFº MARCELO
Atividade de Física 3ºB
e 3ºC
2º semana de
10/08/2020 à 14/08/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Respondam com suas palavras
1)
Que tipo de combustíveis são usados em todas as
formas de transporte ?
2)
Quais são as formas de transportes usadas pelos
homens ?
3)
O que é e qual a importância de carros híbridos
?
QUIMICA/PROFºPATRICIA
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Biosfera como fonte de materiais para uso humano
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: site: https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito.
Data de Entrega: 19/08/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Biosfera como fonte de materiais para uso humano
1. O que é o petróleo? De onde vem o petróleo?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Você conhece alguns derivados do petróleo? Quais?
4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?
5. Existem outras fontes de combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?
GEOGRAFIA/PROFºERICA
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
ATIVIDADE:
HISTÓRIA EM QUADRINHO E A IDEOLOGIA
Vocês já refletiram sobre a ideologia nas
histórias em quadrinhos?
Vamos pegar
como exemplo o Capitão América, esse personagem foi criado em 1941 por Joe
Simon, que transformou um jovem do Brooklin, nos EUA, em super-herói com o
intuito de mostrar que os
Estados Unidos é o melhor
lugar do mundo para se viver. Devemos
lembrar que nesse
período ocorria a Segunda Guerra Mundial!
É importante ressaltar que as histórias em quadrinhos podem
ser instrumentos muitas vezes utilizados pelo
país de criação
como forma de propagar seus valores e modo de vida, principalmente em períodos onde o país (nesse
caso os EUA) se encontra
engajado em algum conflito.
Pesquisem outro personagem como Homem-Aranha,
Superman, Homem-de-Ferro, entre outros.
Identifiquem
em que contexto o super-herói foi criado,qual a mensagem principal que o
personagem difunde nas suas histórias e como essa mensagem contribui para
propagar a ideologia estadunidense. Abaixo segue dois links que podem ser úteis
no entendimento dessa atividade.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=9qQIjfk1RV8&feature=emb_logo https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=HsqVTCofPcw&feature=emb_logo
OBS: Essa atividade tinha duração de duas
aulas, portanto aula 2/2.
●
PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS
QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS
ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O
ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana 10 a 14.08
HISTÓRIA/PROFºSERGIO
INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Atividade para a semana: de 10 à 14 de agosto de 2020 Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: A importância do aprendizado da Língua Inglesa Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre a importância do aprendizado da Língua Inglesa e o Tempo Escolar. Atividade:Leia o texto abaixo e escreva no seu caderno e responda no seu caderno as perguntas a seguir: OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA 1.Os objetivos gerais do ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio são: 2.Possibilitar aos alunos maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos. 3.Contribuir para uma reflexão sobre sua própria língua por meio de comparações. 4.Colaborar na ampliação da visão de mundo do aluno, tornando-o mais crítico e reflexivo. 5.Possibilitar o uso da língua em situações de comunicação oral e escrita. 6.Compreender que os significados são social e historicamente construídos e passiveis de transformação na pratica social. 7.Tenha maior consciência sobre o papel da língua inglesa na sociedade. TEMPO ESCOLAR O tempo escolar é representado pelo calendário, que regula a duração das atividades que acontecem nas unidades escolares. O calendário é peça central na organização e na dinâmica de funcionamento da escola. Reflete o que a escola é, o que ela faz e a que se propõe, ditando seu ritmo. O aluno traz para a escola o seu histórico de vida, seu conhecimento de mundo, seu ritmo psíquico, para interagir com outros alunos e professores, que na convivência, resultarão em ritmos que se combinam, tensionam, conflitam, complementam e associam, compondo o ritmo do mundo escolar. O papel do professor nesse emaranhado de interações, do qual faz parte, é compartilhar, o tempo e a vivência, promover situações que permitam aos alunos construir significados, se envolverem, perceberem a ideia de pertencimento e o sentimento de coletividade. Construírem formas próprias de ver, de sentir e pensar o mundo escolar, e o mundo social. Construírem formas próprias de ver, de sentir, de pensar e de estar na escola. A vivência docente e discente esta intrinsecamente ligada ao tempo escolar, e social. É a experiência humana seguindo seu curso, percorrendo o caminho para a evolução da raça humana. PERGUNTAS 1. Quais são os assuntos do texto? 2. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo Fique em casa e cuide-se bem.
LINGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 10/08/2020 a 14/08/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Videoaula:
Assistir à videoaula Resenha Crítica - Brasil Escola
disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw
Atividade
avaliativa:
Produzir uma resenha
crítica de no mínimo 20 linhas e no máximo 35 linhas, da obra Capitães de Areia,
de Jorge Amado, a partir dos conceitos abordados na videoaula sobre resenha
crítica e da análise da narrativa que foi proposta durante a leitura e que você
realizou nas atividades anteriores.
Obs.: Essa resenha deve
ser produzida pelo aluno, não fazer cópia de resenhas na internet, pois textos
copiados serão desconsiderados.
Autoavaliação do(a) aluno(a):
Nome:
_______________________________________________ Turma:________
Atividade
desenvolvida:
Leitura da obra Cinco Minutos de José de Alencar.
Objetivos
a atividade:
ü Identificar em
manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos,
históricos e sociais.
ü Reconhecer o texto
literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores
humanos atualizáveis na contemporaneidade.
Analise a tabela a seguir, se autoavalie e dê uma pontuação para
você em cada item, de 0 a 2. Seja sincero(a)!
Item de avaliação |
Pontuação máxima |
Pontuação do aluno/a |
Compromisso |
2 |
|
Acompanhamento
das videoaulas |
2 |
|
Dedicação
à leitura |
2 |
|
Dedicação
à análise da narrativa proposta durante a leitura |
2 |
|
Atingiu
os objetivos propostos |
2 |
|
Total |
10 |
|
Avaliação de conteúdos
e objetivos
1. O que você aprendeu com a leitura proposta?
2. Identifique as principais dificuldades que você
encontrou para compreensão da leitura?
3. Qual a importância da leitura para seu
desenvolvimento como estudante?
MATEMÁTICA/PROFº MARCELA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 10/08/2020 / a 14/08/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Caros alunos, devido à grande necessidade de utilizarmos os recursos tecnológicos nesse momento vou dedicar essa semana para que vocês tenham autonomia em conhecer e fazer o uso dos recursos que são destinados a vocês gratuitamente !
Muitos de vocês me encaminham atividades utilizando e-mails de
terceiros correto !
Vocês sabiam que no ambiente do aluno na plataforma da Secretaria
Escolar Digital vocês tem dois e -mail
institucionais do aluno um via Microsoft onde vocês tem direito de baixar o
pacote office gratuitamente e outro via
Google que te dará acesso ao Google sala de aula e outros recursos.
Vou colocar dois links para vocês assistirem como acessar e fazer o uso
desses recursos disponíveis para vocês .
1º vídeo vai explicar
sobre e-mail da Microsoft
https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44
2º
vídeo vai explicar como ativar e-mail
institucional SED
https://www.youtube.com/watch?v=wLAgUK51EmI
AGORA EU DESAFIO
!!!!!
Encaminhar um e-mail para euuuuzinha
Relatando como foi sua exploração
nesses recursos !
Como eu sei que vocês vão perguntar
se vai valer nota simmmmm !!
Detalhe tem
que ser seu e-mail institucional
Observação aproveitem
essa semana para colocar suas atividades de matemática em dia !
--------------------------------------------------------------
3ºC NOTURNO
ARTE/PROFºADRIANA
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS:
Atividade de
Sondagem |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Investigar
e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias
nas linguagens artísticas. . |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Vamos iniciar as atividades do
bimestre e quero saber o que vocês sabem a respeito de profissionais e profissões
contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia
e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical. Respondam a
atividade de sondagem. 1.A grande maioria de objetos e
situações geram sons de diversos tipos: os toques e notificações dos smartphones, os
ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos manipulados pelas pessoas
etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados pornós? 2. Você é capaz de captar, dentre
tantos ruídos, algum som mais específico ou maisatrativo? 3.Durante o momento em que você
está ouvindo música com seu fone, vocêidentifica sons externos? Quais tipos
de sons lhe chamam mais a atenção? 4.Você tem habilidade para cantar
ou tocar algum instrumento musical? 5.Você já fez algum curso de
música ou participou de algum projeto social ligado àmúsica?9.Você já pensou
em seguir alguma carreira musical? Qual? 6.Existe em seu bairro, cidade ou
região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades queofereçam cursos de música? |
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA
10/08 a 14/08
__ |
|
|
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BIOLOGIA/PROFºRENE
Período :de 10/8 a 14/08
Disciplina : biologia
Prof :Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )
Tema : sistema digestivo
Atividade : pesquisar : os órgãos do sistema digestivo
Responder : o que é digestão
Pesquisar : órgãos do sistema digestorio
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
FILOSOFIA/PROFº
SOCIOLOGIA/PROFº joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Ola
caros alunos,
Neste
bimestre vamos abordar, os principais presidentes do período da ditadura
militar
Nesta semana faça uma
pesquisa, quem foi o presidente Emilio Garrastazu
Medici 1969-1974 |
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
FISICA/PROFº
2º semana de
10/08/2020 à 14/08/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Respondam com suas palavras
1)
Que tipo de combustíveis são usados em todas as
formas de transporte ?
2)
Quais são as formas de transportes usadas pelos
homens ?
3)
O que é e qual a importância de carros híbridos
?
QUIMICA/PROFºPATRICIA
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Biosfera como fonte de materiais para uso humano
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: site: https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito.
Data de Entrega: 19/08/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Biosfera como fonte de materiais para uso humano
1. O que é o petróleo? De onde vem o petróleo?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Você conhece alguns derivados do petróleo? Quais?
4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?
5. Existem outras fontes de combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com aluno do 3º ano durante a semana de 10 a 14/20/20
E-mail do professor Edivaldo ... ediliberato@hotmail.com
Conteúdo sobre:
Fusos horários: fusos horários brasileiros e horário de verão.
Habilidades: Analisar como funcionam os fusos horários e qual sua importância para a sociedade.
O Movimento de Rotação e os Fusos horários:
→. A Terra realiza em torno do seu eixo.
→. Duração: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
→. É responsável pela sucessão dos dias e das noites.
O Movimento de Translação:
→. Realiza em torno do Sol.
→. Demora 365 dias e 6 horas.
→. 365 = 1 ano.
O Movimento da Translação:
→. As 6 horas que sobram são acrescidas a cada 4 anos em um dia a mais no mês de fevereiro – ano Bissexto.
→. Origina a 4 estações.
Conferência Internacional do Meridiano:
→. Washington – EUA (1884).
→. 25 países reunidos.
→. Linha de Referência: Meridiano de Greenwuich.
Sistema Internacional de Marcação do Tempo:
→. Planeta dividido em 360°.
→. 24 horas de duração (rotação).
→. 15° = 1 hora.
Linha internacional da Mudança da Data:
→. Traçado Imaginário no Oceano Pacífico.
→. Região que separa o Continente Americano da Oceania e da Ásia.
→. Antimeridiano de Greenwuich.
→. Função: estabelecer a separação entre o início e o final do dia civil na terra.
Fusos Horários do Brasil:
→. País muito extenso de Leste a Oeste.
→. É dividido em 4 fusos horários.
→. Horário oficial: Brasília (Capital).
Horário de verão – Brasil.
→. Adotada em 1931.
→. Permanentemente somente em 1985.
→. Início: 3° Domingo de Outubro.
→. Término: 3° Domingo de Fevereiro.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser trabalhado com os alunos dos 3º anos durante a semana de 10 a 14/08/20
E-mail do professor ediliberato@hotmail.co
Questão:
1º. (UEAL – EDITADA) Cada uma das 24 partes iguais em que foi dividido o globo terrestre, segundo os meridianos, é denominada fuso horário. Teoricamente, cada fuso horário em uma distância longitudinal corresponde a:
a) - ( ) 25°
b) – ( ) 24°
c) – ( ) 15°
d) – ( ) 30°
2º. O Brasil possui uma relativa diversidade em termos de horas legais, aqueles horários oficialmente adotados para as diferentes localidades. Essa característica pode ser explicada por um fator territorial brasileiro e um aspecto geofísico da Terra, que são, respectivamente:
a) – ( ) ampla extensão longitudinal- movimento de rotação.
b) – ( ) posição territorial específica – formato geóide do planeta.
c) –( ) longa distanciamento norte – movimento em torno do sol.
d) – ( ) nenhuma das alternativas.
HISTÓRIA/PROFºSERGIO
INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Atividade para a semana: de 10 à 14 de agosto de 2020 Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: A importância do aprendizado da Língua Inglesa Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre a importância do aprendizado da Língua Inglesa e o Tempo Escolar. Atividade:Leia o texto abaixo e escreva no seu caderno e responda no seu caderno as perguntas a seguir: OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA 1.Os objetivos gerais do ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio são: 2.Possibilitar aos alunos maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos. 3.Contribuir para uma reflexão sobre sua própria língua por meio de comparações. 4.Colaborar na ampliação da visão de mundo do aluno, tornando-o mais crítico e reflexivo. 5.Possibilitar o uso da língua em situações de comunicação oral e escrita. 6.Compreender que os significados são social e historicamente construídos e passiveis de transformação na pratica social. 7.Tenha maior consciência sobre o papel da língua inglesa na sociedade. TEMPO ESCOLAR O tempo escolar é representado pelo calendário, que regula a duração das atividades que acontecem nas unidades escolares. O calendário é peça central na organização e na dinâmica de funcionamento da escola. Reflete o que a escola é, o que ela faz e a que se propõe, ditando seu ritmo. O aluno traz para a escola o seu histórico de vida, seu conhecimento de mundo, seu ritmo psíquico, para interagir com outros alunos e professores, que na convivência, resultarão em ritmos que se combinam, tensionam, conflitam, complementam e associam, compondo o ritmo do mundo escolar. O papel do professor nesse emaranhado de interações, do qual faz parte, é compartilhar, o tempo e a vivência, promover situações que permitam aos alunos construir significados, se envolverem, perceberem a ideia de pertencimento e o sentimento de coletividade. Construírem formas próprias de ver, de sentir e pensar o mundo escolar, e o mundo social. Construírem formas próprias de ver, de sentir, de pensar e de estar na escola. A vivência docente e discente esta intrinsecamente ligada ao tempo escolar, e social. É a experiência humana seguindo seu curso, percorrendo o caminho para a evolução da raça humana. PERGUNTAS 1. Quais são os assuntos do texto? 2. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo Fique em casa e cuide-se bem.
LINGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 10/08/2020 a 14/08/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Videoaula:
Assistir à videoaula Resenha Crítica - Brasil Escola
disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw
Atividade
avaliativa:
Produzir uma resenha
crítica de no mínimo 20 linhas e no máximo 35 linhas, da obra Capitães de Areia,
de Jorge Amado, a partir dos conceitos abordados na videoaula sobre resenha
crítica e da análise da narrativa que foi proposta durante a leitura e que você
realizou nas atividades anteriores.
Obs.: Essa resenha deve
ser produzida pelo aluno, não fazer cópia de resenhas na internet, pois textos
copiados serão desconsiderados.
Autoavaliação do(a) aluno(a):
Nome:
_______________________________________________ Turma:________
Atividade
desenvolvida:
Leitura da obra Cinco Minutos de José de Alencar.
Objetivos
a atividade:
ü Identificar em
manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos,
históricos e sociais.
ü Reconhecer o texto
literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores
humanos atualizáveis na contemporaneidade.
Analise a tabela a seguir, se autoavalie e dê uma pontuação para
você em cada item, de 0 a 2. Seja sincero(a)!
Item de avaliação |
Pontuação máxima |
Pontuação do aluno/a |
Compromisso |
2 |
|
Acompanhamento
das videoaulas |
2 |
|
Dedicação
à leitura |
2 |
|
Dedicação
à análise da narrativa proposta durante a leitura |
2 |
|
Atingiu
os objetivos propostos |
2 |
|
Total |
10 |
|
Avaliação de conteúdos
e objetivos
1. O que você aprendeu com a leitura proposta?
2. Identifique as principais dificuldades que você
encontrou para compreensão da leitura?
3. Qual a importância da leitura para seu
desenvolvimento como estudante?
MATEMÁTICA/PROFº MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 10/08/2020 / a 14/08/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Caros alunos, devido à grande necessidade de utilizarmos os recursos tecnológicos nesse momento vou dedicar essa semana para que vocês tenham autonomia em conhecer e fazer o uso dos recursos que são destinados a vocês gratuitamente !
Muitos de vocês me encaminham atividades utilizando e-mails de terceiros correto !
Vocês sabiam que no ambiente do aluno na plataforma da Secretaria Escolar Digital vocês tem dois e -mail institucionais do aluno um via Microsoft onde vocês tem direito de baixar o pacote office gratuitamente e outro via Google que te dará acesso ao Google sala de aula e outros recursos.
Vou colocar dois links para vocês assistirem como acessar e fazer o uso desses recursos disponíveis para vocês .
1º vídeo vai explicar sobre e-mail da Microsoft
https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44
2º vídeo vai explicar como ativar e-mail institucional SED
https://www.youtube.com/watch?v=wLAgUK51EmI
AGORA EU DESAFIO !!!!!
Encaminhar um e-mail para euuuuzinha
Relatando como foi sua exploração nesses recursos !
Como eu sei que vocês vão perguntar se vai valer nota simmmmm !!
Detalhe tem que ser seu e-mail institucional
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