terça-feira, 11 de agosto de 2020

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO SEMANA DE 10 A 14 DE AGOSTO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 10 A 14 DE AGOSTO

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ELETIVAS/PROFºDAYANE

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

 

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·       Unidade Temática: Esporte e Lazer

·       Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1- Assistir o vídeo sobre: Quarentena pode piorar a Saúde mental do Brasileiro?

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=LGAKls0SSUs

·       Atividade 2- Responder a pergunta acima;

 

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 20/08/2020

 

ELETIVAS/PROFºSANDRA

E. E. Salim Fara Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 3º A

Eletiva

3° Bimestre

Período 04/07 Duração de 90 minutos

Empreendedorismo/Profissões

1. Pesquise o que é empreendedorismo 4.0.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação. 

3ºA MANHÃ

ARTE/PROFºEDLENNE

                           

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617           

                                                            



BIOLOGIA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de 05 linhas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 

     



   DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 10/08/2020 a 14/08/2020.

                                    

          

                                               Atividade

  Realize uma conclusão de 05 linhas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas.

                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

ED. FISICA/PROFºDENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS - O SAMBA

 

Aula I: Leitura de texto:

                                                    

                                                          O Samba

 

samba é considerado por muitos críticos de música popular, artistas, historiadores e cientistas sociais como o mais original dos gêneros musicais brasileiros ou o gênero musical tipicamente brasileiro. A despeito da centralidade ou não do samba como gênero musical nacional, sua origem (ou a história de sua origem) nos traz o registro de uma imensa mistura de ritmos e tradições que atravessam a história do país.

O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo. Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.

A partir do século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, que se tornara a capital do Império, também passou a comportar uma leva de negros vindos de outras regiões do país, sobretudo da Bahia. Foi nesse contexto que nasceram os aglomerados em torno das religiões iorubás na região central da cidade, principalmente na região da Praça Onze, onde atuavam mães e pais de santo. Foi nessa ambiência que as primeiras rodas de samba apareceram, misturando-se os elementos do batuque africano com a polca e o maxixe.

A palavra samba remete, propriamente, à diversão e à festa. Porém, como o tempo, ela passou a significar a batalha entre especialistas no gênero, a batalha entre quem improvisava melhor os versos na roda de samba. Um dos seguimentos do samba carioca, o partido alto, caracterizou-se por isso. Como disse o pesquisador Marco Alvito em referência à história da palavra:

“Um das possíveis origens, segundo Nei Lopes, seria a etnia quioco, na qual samba significa cabriolar, brincar, divertir-se como cabrito. Há quem diga que vem do banto semba, como o significado de umbigo ou coração. Parecia aplicar-se a danças nupciais de Angola caracterizadas pela umbigada, em uma espécie de ritual de fertilidade. Na Bahia surge a modalidade samba de roda, em que homens tocam e só as mulheres dançam, uma de cada vez. Há outras versões, menos rígidas, em que um casal ocupa o centro da roda. (ALVITO, Marcos. Samba. In: Revista de história da Biblioteca Nacional. Ano 9. nº 97. Outubro, 2013. p 80). ”

Como referido, esse samba de roda determinou a essência do samba tipicamente carioca, isto é, seu caráter coletivo, com versos de improviso e refrões cantados em grupo. Na virada do século XIX para o século XX, o samba foi se afirmando como gênero musical popular dominante nos subúrbios e, depois, nos morros cariocas. Dois sambistas ficaram muito conhecidos nesse contexto: João da Baiana (1887-1974), filho da baiana Tia Perciliana, de Santo Amaro de Purificação, que gravou o samba “Batuque na cozinha”, e Donga (Joaquim Maria dos Santos) (1890-1974), que registrou, em 27 de novembro de 1916, aquele que ficou conhecido como o primeiro samba registrado em gravadoras: “Pelo telefone”.

A partir dos anos 1930, o samba ganhou grande espaço na indústria fonográfica e também foi usado pela política ditatorial de Getúlio Vargas na época do Estado Novo. Um dos grandes estudiosos das raízes do samba também era sambista e figurou entre os nomes que se alastraram no Rio de Janeiro nos anos 1930. Seu apelido era “Almirante”, seu nome era Henrique Foreis Domingues (1908 - 1980), que depois se tornou radialista. Almirante integrou o grupo “Bando dos Tangarás” junto a Noel Rosa na Vila Isabel. Sua obra No tempo de Noel Rosa busca por elementos folclóricos do samba urbano desenvolvido no Rio e relaciona esse gênero com as várias influências de outros ritmos musicais de várias partes do Brasil. Nomes como Wilson Batista, Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho também se tornaram referência desse período.               Por Me. Cláudio Fernandes

 

Fonte : https://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/origem-samba.htm acesso em 03/08/2020.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Leitura:

                            

                                             Características do Samba:

 

Além de identidade nacional, o samba é reconhecido internacionalmente por iniciativa do então Ministro da Cultura, o compositor e cantor Gilberto Gil. Ele que solicitou, em 2004, a inclusão do ritmo como patrimônio cultural da humanidade de acordo com a categoria “Bem Imaterial”. Entretanto, foi por meio do vereador Luís Monteiro da Costa, na capital baiana, que 2 de dezembro foi considerado o Dia Nacional do Samba. O legislador municipal fez uma homenagem ao artista Ary Barroso, responsável pela composição da música “Baixa dos Sapateiros", mesmo sem conhecer a Bahia. 

Um ano depois, o samba de roda tocado nas cidades do interior baiano, principalmente no recôncavo, como cachoeira e Santo Amaro da Purificação, foi também consagrado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, classificado como “Expressões orais e imateriais”.

Entre as vertentes do gênero musical estão:


• Samba de raiz

• Partido Alto

• Pagode

• Bossa Nova

• Chulado

• Exaltação

• Samba de terreiro

• Sambalanço

• Sambalada

• Sambolero

• Samba-Jazz

•Gafieira

Apesar de serem os estilos mais conhecidos, existe também a mistura de gêneros, ou seja, o samba foi incorporado a outros ritmos musicais, conseguindo ser bem difundido por diversos artistas. Nesses casos, todas as nomenclaturas possuem o mesmo prefixo “samba”, acompanhados do estilo musical do qual sofreram influência. São eles: Choro, rock, jazz, reggae, enredo, raiado.

Os instrumentos do Samba

O gênero musical mais conhecido e nascido nas comunidades do país utiliza instrumentos percussivos acompanhados por alguns elementos de corda e outros de sopro.  Os mais comuns são:

 

Cavaquinho:  instrumento de origem portuguesa, continente europeu, introduzido na cultura de Braga e levado para o Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Violão: guitarra clássica conhecida em alguns países como violão, como no Brasil, por exemplo. Foi criado, inicialmente, para reprodução de música erudita.

Pandeiro: possui formatos variados, sendo o redondo o mais comum. O som desse instrumento é contínuo e tem um toque ritmado das palmas das mãos e dedos.

Surdo: é um tipo de tambor em formato cilíndrico e com som bastante grave. É muito utilizado em escolas de samba, sendo considerado o principal marcador de tempo para a introdução de outros instrumentos e ritmos das canções. 

Tamborim: este instrumento é  utilizado, normalmente, em músicas de origem africana, a exemplo das batucadas e cucumbi.

Tantã: criado para substituir o surdo, é visto como a vertente de um tambor. 

Bandolim: possui formato semelhante a uma pera, podendo ser arredondado ou reto. Ele tem quatro cordas e uma afinação parecida com a do violino, instrumento utilizado em orquestras para reprodução de músicas clássicas.

Banjo: outro instrumento de corda, o banjo foi criado por um grupo escravos africanos no México. Também costuma ser utilizado por  artistas da música folk.

Repique: criado para produzir um som mais agudo, é uma espécie de tambor pequeno. Nas rodas de samba serve para orientar a marcação de outros instrumentos. 

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/samba acesso em 03/08/2020.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

           RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola.

 

DATA: 10 á 14/08/2020

 

FILOSOFIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (10 a 14 de agosto)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Realize a leitura do texto abaixo, para realizar atividades referente ao tema na próxima semana

A ALIENAÇÃO NA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Na Sociologia, o conceito de alienação está intimamente relacionado aos processos de alheamento do indivíduo que surge por diversos motivos na vida social. Isso leva ao alijamento da sociedade como um todo.

O estado de alienação interfere na capacidade dos indivíduos sociais de agirem e pensarem por si próprios. Ou seja, eles não têm consciência do papel que desempenham nos processos sociais.

Do latim, a palavra “alienação” (alienare) significa “tornar alguém alheio a alguém”. Atualmente, o termo é utilizado em diferentes áreas (direito, economia, psicologia, antropologia, comunicação, etc.) e contextos.

A alienação na sociologia foi essencialmente influenciada pelos estudos do revolucionário alemão Karl Marx (1818-1883), no âmbito do trabalho alienado e das relações de produção.

Em 1867, Marx escreveu sua obra mais emblemática, O Capital. Nele, o autor critica a sociedade industrial capitalista em seu modo de produção e sua tendência a criar uma forma de trabalho que acaba por desumanizar o indivíduo explorado.

O trabalho alienado surge a partir do momento em que o trabalhador perde a posse dos meios de produção e passa a ser compreendido como parte da linha de produção (assim como as máquinas e ferramentas). O trabalhador assume uma

única função fundamental: gerar lucro. O lucro tem como base a exploração do trabalhador e o processo de mais valia. O trabalhador tem parte do que produz apropriado de forma indevida pelo capitalista.

Trata-se, portanto, de uma alienação socioeconômica onde a fragmentação do trabalho industrial produz a fragmentação do saber humano. De tal modo, a alienação torna-se um problema de legitimidade do controle social. A divisão social do trabalho, enfatizada pela sociedade capitalista, contribui para o processo de alienação do indivíduo. Os cidadãos que participam do processo de produção de bens e serviços, acabam por não usufruir deles.

SOCIOLOGIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (10 a 14 de agosto)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Realize a leitura do texto abaixo, para realizar atividades referente ao tema na próxima semana

A EXCLUSÃO SOCIAL

A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.

Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.

Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.

Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.

Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.

Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso

afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de “isolamento social”.

Exclusão Social no Brasil

No Brasil, a exclusão social está longe de ser um problema resolvido. Com tantas desigualdades e comportamentos intolerantes, nosso país tem apresentado diversos casos de exclusão. Destacam-se as escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas.

Por outro lado, podemos comemorar alguns progressos nessa área. Como exemplos, temos o desenvolvimento de projetos sociais e ainda, a inclusão de disciplinas com temas transversais nas escolas: pluralidade cultural, orientação sexual e ética.

FISICA/PROFºROMEU

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  10/08  a 14/08//2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS:

Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais

Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica

 

                        DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                        Atividade de estudos ( 2 )

 

                                                      Resolva os exercícios

   

1°) Na embalagem de uma lâmpada fluorescente compacta constam as seguintes informações:

 25 W ; 60 Hz ; 321 Ma. Quais são as grandezas que estão sendo especificadas e o que elas significam ?

 

 2°) Calcule o consumo mensal de 6 lâmpada de 60 W, que permaneça ligada por 6 horas por dia ?

 

               

                        

           

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

 

             OBS: são os mesmos exercícios da semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre

            

              

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

QUIMICA/PROFºLUCILENE

                                            QUÍMICA

                                E. E. SALIM FARAH MALUF

                                SEMANA DE 10/08 A 14/08

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina:  Química

Turma: 3ºA

Tema: Transformações químicas

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior

Atividade 1) Leia o texto “Cloro” disponível em:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a13.pdf , reflita e responda as questões.

a)    Escreva sobre a importância do sal de cozinha na História do Brasil, suas características, os aspectos sociais e de saúde, aspectos ambientais e os aspectos econômicos para a história do Brasil.

b)    Como ocorre a produção de sal de cozinha (salina) no Brasil?

c)     Descreva o processo fazendo relações com a dissolução/saturação do sal em agua e a presença dos íons na formação da ligação iônica.

Atividade 2) Assista ao vídeo “Química dos Metais e Ligações Metálicas”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?=ZFnEdCpEU6E e registre as principais informações e qual é a importância dos metais na atualidade.

Atividade 3) Leia o artigo “Ligação Metálica” disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/ligação-metalica.htm reflita e registre as principais ideias do artigo e explique:

-o ferro conduz eletricidade nos estados: sólidos, fundido, em solução aquosa e sal sólido? Como os átomos de ferro realizam ligações metálicas?

Atividade 4) Assista ao vídeo “Como é feito o aço” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IC-81n72YI , reflita e responda as questões.

a)    Do  que é composto o aço?

b)    Descreva dois tipos de usinas siderúrgicas e o que as diferencia.

c)     Descreva as etapas do processo siderúrgico das usinas integradas e semi-integradas

d)    Qual a importância do aço para o mundo contemporâneo?

e)    Qual o impacto ambiental da produção do aço?

f)      Qual a importância econômica e social do aço?

g)     O aço pode ser reciclado? Explique.

 

Retomando

Pesquise sobre constante de equilíbrio (kc) e registre em seu caderno o que você compreendeu e registre também as suas dúvidas para que possamos fazer algumas atividades sobre esse assunto.

 

Ao terminar as suas atividades você deverá encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto  você deverá colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

 

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã via e-mail.

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 10 a 14 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 3º Ano : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto, junto com resposta as questões.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar, em textos e/ou mapas, formas de distribuição populacional do continente africano, considerando suas características físicas.

GEOGRAFIA :  Distribuição espacial do Continente africano – Características físicas 2/2.

Continente africano

É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas.

Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta.

É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.



Os países da África que têm o português como língua oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Localização da África no mapa-múndi

Países e capitais

Dos 54 países independentes que a África possui, 48 são continentais e 6 são insulares (ilhas). A seguir é apresentada a lista dos países africanos e suas respectivas capitais.

Países Continentais

 África do Sul (Cidade do Cabo)
 Angola (Luanda)
 Argélia (Argel)
 Benin (Porto Novo)
 Botsuana (Gaborone)
 Burquina Fasso (Uagadugu)
 Burundi (Bujumbura)
 Camarões (Iaundê)
 Chade (Ndjamena)
 Congo, ex-Zaire (Kinshasa)
 Congo, República (Brazzaville)
 Costa do Marfim (Abidjan)
 Djibuti (Djibouti)
 Egito (Cairo)
 Eritreia (Asmará)
 Etiópia (Addis Abeba)
 Gabão (Libreville)
 Gâmbia (Banjul)
 Gana (Acra)
 Guiné (Conacri)
 Guiné-Bissau (Bissau)
 Guiné Equatorial (Malabo)
 Lesoto (Maseru)
 Libéria (Monróvia)
 Líbia (Trípoli)
 Malauí (Lilongüe)
 Mali (Bamaco)
 Marrocos (Rabá)

 Mauritânia (Nuakchott)
 Moçambique (Maputo)
 Namíbia (Windhoek)
 Níger (Niamei)
 Nigéria (Abuja)
 Quênia (Nairóbi)
 República Centro-Africana (Bangui)
 Ruanda (Kigali)
 Saara Ocidental (El Aaiún)
 Senegal (Dacar)
 Serra Leoa (Freetown)
 Somália (Mogadíscio)
 Suazilândia (Lobamba)
 Sudão (Cartum)
 Tanzânia (Dodoma)
 Togo (Lomé)
 Tunísia (Túnis)
 Uganda (Campala)
 Zâmbia (Lusaka)
 Zimbábue (Harare)

 

Países Insulares

 Ilha de Madagascar (Antananarivo)
 Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia)
 Ilhas de Comores (Moroni)
 Ilhas Maurício (Port Louis)
 Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)
 Ilhas Seychelles (Vitória)

 

QUESTÃO 1




O mapa-múndi abaixo apresenta todos os continentes destacados em cores distintas. Marque a alternativa que corresponde à cor do continente africano no mapa.

 

a)__ Vermelho

b)__ Amarelo

c)__ Verde

d)__ Azul

e)__ Preto

 

QUESTÃO 2

Analise as alternativas sobre o continente africano e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a)__ Com extensão territorial de 30,1 milhões de quilômetros quadrados, a África é o maior continente do planeta.

b)__ O continente africano é subdivido em África Mediterrânea e África Subsaariana, sendo o islamismo o divisor cultural e o deserto do Saara a barreira natural.

c)__ Vários países da África apresentam problemas socioeconômicos: baixo IDH, elevadas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, altos índices de analfabetismo e subnutrição.

d)__ A linha do Equador corta o continente africano na porção centro-sul, fazendo com que todo o território pertença ao Hemisfério Setentrional.

e)__ São países que integram o continente africano: África do Sul, Nigéria, Camarões, Jamaica, Angola e Somália.

 

QUESTÃO 3

O continente africano sofreu (e ainda sofre) com várias políticas ditatoriais. Muitas delas foram financiadas por países europeus e pelos Estados Unidos, principalmente durante a Guerra Fria. Um dos regimes mais violentos foi o apartheid, que se caracterizou por uma política racial imposta pela população branca (minoria) sobre os habitantes negros (maioria). Marque a alternativa que corresponde ao país africano que foi palco do regime apartheid.

a)__ Ruanda

b)__ Haiti

c)__ Nigéria

d)__ Somália

e)__ África do Sul

 

 

QUESTÃO 4

PUC-RIO.

"O continente condenado”
“África em chamas"


As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

a)__ A baixa expectativa de vida de grande parte da população.

b)__ O número significativo de africanos contaminados com a AIDS.

c)__ Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

d)__ As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.

e)__O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
 

 

 

 

Registre no caderno e guarde a atividade realizada, com tema, data e as respostas numeradas.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

 “ SE VOCÊ NÃO LUTAR POR ALGUMA COISA, SERÁ VENCIDO POR QUALQUER COISA ! “

 

HISTÓRIA/PROFºSILVIO

HISTÓRIA

TERCEIRO ANO A

HABILIDADES: Desenvolver compreensão do período Vargas, sua importância para nossa história. Compreender a importância da política em nossas vidas.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

PERÍODO: De 10 a 14 de agosto

Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa

SOMENTE LEITURA

 


 

Era Vargas

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:

Governo Provisório -1930-1934

Governo Constitucional – 1934-1937

Estado Novo – 1937-1945

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O Golpe do Exército

Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.  Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude.

Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada.  A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco.

Como os motivos dessa morte foram duvidosos, a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.

Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.

Estado Novo (1937 - 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.  A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.

Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

 

 

PROFESSOR SILVIO

INGLÊS/PROFºSILVANA

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 10/08 à 14/08/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Leitura e interpretação da imagem da revista Time.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.



                                                               Disponível em: www.time.com. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

 

A proposta da capa da revista, associando aspectos verbais e visuais, transmite a seguinte mensagem:

A-O combate aos problemas decorrentes do aquecimento global é visto como uma guerra.

B-O aquecimento global é mundialmente considerado um problema insuperável e irreversível.

C-O problema do aquecimento global poderá ser solucionado com a ajuda do Exército.

D-As grandes guerras provocaram devastação, o que contribuiu para o aquecimento global.

E-O Exército está trabalhando no processo de reposição de árvores em áreas devastadas.

Período da Realização: 10/08 à 14/08/2020.

 

 

 

 

 

                          LINGUA PORTUGUESA/PROFºSILVIA

 Conteúdo de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 10 a 14/08/2020

    Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno.

 

                                            Funções da linguagem

 

   Nas diversas situações comunicativas, a linguagem assume funções diferentes, que dependem das intenções do emissor e do contexto da interação linguística.

  Estamos imersos em meio a um cotidiano estritamente social, no qual nos interagimos com nossos semelhantes por meio da linguagem. Ela permite-nos revelar nossos sentimentos, expressar nossas opiniões, trocar informações no intuito de ampliar nossa visão de mundo, dentre outros benefícios.
  A cada mensagem que enviamos ou recebemos, seja ela de natureza verbal ou não verbal, estamos compartilhando com um discurso que se pauta por finalidades distintas, ou seja, entreter, informar, persuadir, emocionar, instruir, aconselhar, entre outros propósitos.
 O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X interlocutor, a linguagem assume diferentes funções, todas elas portando-se de características específicas, conforme analisaremos adiante:

                                         Função emotiva ou expressiva

   Nessa função, há um envolvimento pessoal do emissor, que comunica seus sentimentos, emoções, inquietações e opiniões centradas na expressão do próprio “eu”, levando em consideração o seu mundo interior. Para tal, são utilizados verbos e pronomes em 1ª pessoa, muitas vezes acompanhados de sinais de pontuação, como reticências, pontos de exclamação, bem como o uso de onomatopeias e interjeições.

   Exemplo:

  Soneto de Fidelidade

 De tudo ao meu amor serei atento
 Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
 Que mesmo em face do maior encanto
 Dele se encante mais meu pensamento.

 Quero vivê-lo em cada vão momento
 E em seu louvor hei de espalhar meu canto
 E rir meu riso e derramar meu pranto
 Ao seu pesar ou seu contentamento

 E assim, quando mais tarde me procure
 Quem sabe a morte, angústia de quem vive
 Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 Eu possa me dizer do amor (que tive):
 Que não seja imortal, posto que é chama
 Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Moraes

                                                Função apelativa

   A ênfase da função apelativa está diretamente vinculada ao receptor, na qual o discurso visa persuadi-lo, conduzindo-o a assumir um determinado comportamento. Essa modalidade encontra-se presente na linguagem publicitária de uma forma geral e traz, como característica principal, o emprego dos verbos no modo imperativo.

    Exemplo:



                                          Função referencial ou denotativa

  Ocorre quando o objetivo do emissor é traduzir a realidade visando à informação. Sua predominância atém-se a textos científicos, técnicos ou didáticos, alguns gêneros do cotidiano jornalístico, documentos oficiais e correspondências comerciais. A linguagem, nesse caso, é essencialmente objetiva, razão pela qual os verbos são retratados na 3ª pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor.

   Exemplo:

                                                   Cultura na tela

   O portal domínio público, biblioteca digital do Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões de acessos em pouco mais de um mês de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público; 166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci, como a Monalisa, hinos e músicas clássicas contemporâneas.

                                                                                              Isto É, São Paulo, 29 de dez. de 2005.
 

                                                      Função fática

  O objetivo do emissor é estabelecer o contato, verificar se o receptor está recebendo a mensagem de forma autêntica, ou ainda visando prolongar o contato. Há o predomínio de expressões usadas nos cumprimentos como: "bom dia", "Oi!" Ou das expressões que usamos ao telefone ("Pronto!", "Alô!") e em outras situações em que se testa o canal de comunicação ("Está me ouvindo?").

   Exemplo:

- Alô! Como vai?
 - Tudo bem, e você?
 - Vamos ao cinema hoje?
 - Prometo pensar no assunto. Retorno mais tarde para decidirmos o horário.

                                                    Função metalinguística

  A linguagem tem função metalinguística quando o uso do código tem por finalidade explicar o próprio código.

  Exemplo:
 

       Catar Feijão

 Catar feijão se limita com escrever:
 joga-se os grãos na água do alguidar
 e as palavras na folha de papel;
 e depois, joga-se fora o que boiar.
 Certo, toda palavra boiará no papel,
 água congelada, por chumbo seu verbo:
 pois para catar esse feijão, soprar nele,
 e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

 2.

 Ora, nesse catar feijão entra um risco:
 o de que entre os grãos pesados entre
 um grão qualquer, pedra ou indigesto,
 um grão imastigável, de quebrar dente.
 Certo não, quando ao catar palavras:
 a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
 obstrui a leitura fluviante, flutual,
 açula a atenção, isca-a como o risco.
João Cabral de Melo Neto
 

                                                        Função poética

  Nessa modalidade, a ênfase encontra-se centrada na elaboração da mensagem. Há um certo cuidado por parte do emissor ao elaborar a mensagem, no intuito de selecionar as palavras e recombiná-las de acordo com seu propósito. Encontra-se permeada nos poemas e, em alguns casos, na prosa e em anúncios publicitários.

  Exemplo:

       Canção

 Ouvi cantar de tristeza,
 porém não me comoveu.
 Para o que todos deploram.
 que coragem Deus me deu!

 Ouvi cantar de alegria.
 No meu caminho parei.
 Meu coração fez-se noite.
 Fechei os olhos. Chorei.

 [...]
 Cecília Meireles

Obs.: Tirar foto e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Vale como ponto de participação. É necessário ter o conteúdo para conseguir realizar as atividades da semana seguinte. Qualquer dúvida sobre o tema entrar em contato pelo grupo de whatsapp, por e-mail ou no whatsapp privado.

MATEMÁTICA/PROFº ROSÉLIA


PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

 

PROFESSORA: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

10 á 14/08/2020.

 

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ª A   Ensino Médio

             

 

CONTEÚDOS:

Funções do 1º Grau:

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·     Pesquisar sobre Funções do 1º Grau:

·     Retomada da aula do dia 05/08

·     https://youtu.be/C_vTmnEic94  ,registrar no caderno e fazer a devolutiva via email ou no Class roon (foto ou arquivo)

 

·        Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 10 Á 14/08/2020 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon.

 

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual.

·        Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 10 á 14/08/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 

 

 

 

DATA: 14/08/2020.

 

 


PROJETO DE VIDA/PROFº ROSÉLIA

 

ATIVIDADES SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSOR

ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA DO DIA

10Á14/08/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA 3 A

CONTEÚDOS:

·        PROJETO DE VIDA SOCIOEMOCIONAL.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·        “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”

·        Registrar como as competências socioemocionais estão nos ajudando a lidar melhor com o desafio que estamos vivendo nesse momento.

·        Fazer os registros através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO. (FAZER NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS)

·        Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no DIÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.

·         

RECURSOS:

·        T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

·        Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

·         Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS  e acesso à plataforma, realização da atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

 

DATA:14/08/ 2020.


TEC.E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 3º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

2º Bimestre

Atividade 30/07 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. Faça a atividade do Caderno do Aluno, página 138 atividade 3, Criando um Post para a comunidade.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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3ºB NOTURNO

ARTE/PROFºEDLENNE

                           

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617           

                                                            



BIOLOGIA/PROFºRENE

Plano de aula semanal:

Período :de 10/8 a 14/08

Disciplina : biologia

Prof :Rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )

Tema : sistema digestivo

Atividade : pesquisar : os órgãos do sistema digestivo

Responder : o que é digestão

Pesquisar : órgãos do sistema digestorio

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte


FILOSOFIA/PROFº

SOCIOLOGIA/PROFº joyce


ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

 

Ola caros alunos,

Neste bimestre vamos abordar, os principais presidentes do período da ditadura militar

Nesta semana faça uma pesquisa, quem foi o presidente

 

 

Emilio Garrastazu Medici 1969-1974

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.


FISICA/PROFº MARCELO


Atividade de Física 3ºB e 3ºC

2º semana de 10/08/2020 à 14/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam com suas palavras

1)      Que tipo de combustíveis são usados em todas as formas de transporte ?

2)      Quais são as formas de transportes usadas pelos homens ?

3)      O que é e qual a importância de carros híbridos ?

 

QUIMICA/PROFºPATRICIA

Turma: 3º B e C
Conteúdo: Biosfera como fonte de materiais para uso humano
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias:  site:  https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e copiar  as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito.
Data de Entrega: 19/08/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Biosfera como fonte de materiais para uso humano
1. O que é o petróleo? De onde vem o petróleo?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Você conhece alguns derivados do petróleo? Quais?
4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?
5. Existem outras fontes de combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?

GEOGRAFIA/PROFºERICA

 

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

 

ATIVIDADE: HISTÓRIA EM QUADRINHO E A IDEOLOGIA

 

Vocês já refletiram sobre a ideologia nas histórias em quadrinhos?

 

Vamos pegar como exemplo o Capitão América, esse personagem foi criado em 1941 por Joe Simon, que transformou um jovem do Brooklin, nos EUA, em super-herói com o intuito de mostrar que os


Estados Unidos é o melhor lugar do mundo para se viver. Devemos lembrar que nesse período ocorria a Segunda Guerra Mundial!

É importante ressaltar que as histórias em quadrinhos podem ser instrumentos muitas vezes utilizados pelo país de criação como forma de propagar seus valores e modo de vida, principalmente em períodos onde o país (nesse caso os EUA) se encontra engajado em algum conflito.

Pesquisem outro personagem como Homem-Aranha, Superman, Homem-de-Ferro, entre outros.

Identifiquem em que contexto o super-herói foi criado,qual a mensagem principal que o personagem difunde nas suas histórias e como essa mensagem contribui para propagar a ideologia estadunidense. Abaixo segue dois links que podem ser úteis no entendimento dessa atividade.

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=9qQIjfk1RV8&feature=emb_logo https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=HsqVTCofPcw&feature=emb_logo

 

OBS: Essa atividade tinha duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

 

              PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana 10 a 14.08

HISTÓRIA/PROFºSERGIO

INGLÊS/PROFºMªANTONIA

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês 

Atividade para a semana: de 10 à 14 de agosto de 2020

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: A importância do aprendizado da Língua Inglesa

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre a importância

do aprendizado da Língua Inglesa e o Tempo Escolar.


Atividade:Leia o texto abaixo e escreva no seu caderno e responda no seu caderno 
as perguntas a seguir:

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA
1.Os objetivos gerais do ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio são: 
2.Possibilitar aos alunos maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos.
3.Contribuir para uma reflexão sobre sua própria língua por meio de comparações.
4.Colaborar na ampliação da visão de mundo do aluno, tornando-o mais crítico e reflexivo.
5.Possibilitar o uso da língua em situações de comunicação oral e escrita.
6.Compreender que os significados são social e historicamente construídos e passiveis de transformação na pratica social. 
7.Tenha maior consciência sobre o papel da língua inglesa na sociedade.

TEMPO ESCOLAR 
O tempo escolar é representado pelo calendário, que regula a duração das atividades que acontecem nas unidades escolares.
O calendário é peça central na organização e na dinâmica de funcionamento da escola.  Reflete o que a escola é, o que ela faz
e a que se propõe, ditando seu ritmo.
O aluno traz para a escola o seu histórico de vida, seu conhecimento de mundo, seu ritmo psíquico, para interagir com outros
alunos e professores, que na convivência, resultarão em ritmos que se combinam, tensionam, conflitam, complementam e associam,
compondo o ritmo do mundo escolar.
O papel do professor nesse emaranhado de interações, do qual faz parte, é compartilhar, o tempo e a vivência, promover situações
que permitam aos alunos construir significados, se envolverem, perceberem a ideia de pertencimento e o sentimento de coletividade.
Construírem formas próprias de ver, de sentir e pensar o mundo escolar, e o mundo social.  Construírem formas próprias de ver, de
sentir, de pensar e de estar na escola.
A vivência docente e discente esta intrinsecamente ligada ao tempo escolar, e social.  É a experiência humana seguindo seu curso,
percorrendo o caminho para a evolução da raça humana.

PERGUNTAS
1. Quais são os assuntos do texto?
2. O que você aprendeu após a leitura do texto?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo

Fique em casa e cuide-se bem.

 

                          LINGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 10/08/2020 a 14/08/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

 

 

Sequência de atividades:

 

Videoaula:

Assistir à videoaula Resenha Crítica - Brasil Escola disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw

 

 

Atividade avaliativa:

 

Produzir uma resenha crítica de no mínimo 20 linhas e no máximo 35 linhas, da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, a partir dos conceitos abordados na videoaula sobre resenha crítica e da análise da narrativa que foi proposta durante a leitura e que você realizou nas atividades anteriores.

 

Obs.: Essa resenha deve ser produzida pelo aluno, não fazer cópia de resenhas na internet, pois textos copiados serão desconsiderados.

 

 

Autoavaliação do(a) aluno(a):

 

 

Nome: _______________________________________________     Turma:________

 

Atividade desenvolvida: Leitura da obra Cinco Minutos de José de Alencar.

 

Objetivos a atividade:

 

ü  Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.

ü  Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.

 

Analise a tabela a seguir, se autoavalie e dê uma pontuação para você em cada item, de 0 a 2. Seja sincero(a)!

 

Item de avaliação

Pontuação máxima

Pontuação

do aluno/a

Compromisso

2

 

Acompanhamento das videoaulas

2

 

Dedicação à leitura

2

 

Dedicação à análise da narrativa proposta durante a leitura

2

 

Atingiu os objetivos propostos

2

 

Total

10

 

 

 

Avaliação de conteúdos e objetivos

 

 

1. O que você aprendeu com a leitura proposta?

 

2. Identifique as principais dificuldades que você encontrou para compreensão da leitura?

 

3. Qual a importância da leitura para seu desenvolvimento como estudante?

MATEMÁTICA/PROFº MARCELA


PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 10/08/2020 / a 14/08/2020 (4aulas)


3º BIMESTRE

Caros alunos, devido à grande necessidade de utilizarmos os recursos tecnológicos nesse momento vou dedicar essa semana para que vocês tenham autonomia em conhecer e fazer o uso dos recursos que são destinados a vocês gratuitamente !

Muitos de vocês me encaminham atividades utilizando e-mails de terceiros correto !

Vocês sabiam que no ambiente do aluno na plataforma da Secretaria Escolar Digital vocês tem dois  e -mail institucionais do aluno um via Microsoft onde vocês tem direito de baixar o pacote office gratuitamente  e outro via Google que te dará acesso ao Google sala de aula e outros recursos.

Vou colocar dois links para vocês assistirem como acessar e fazer o uso desses recursos disponíveis para vocês .

 

 

1º vídeo vai explicar sobre   e-mail  da Microsoft

https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44

2º vídeo  vai explicar como ativar e-mail institucional SED

https://www.youtube.com/watch?v=wLAgUK51EmI

 

AGORA EU  DESAFIO  !!!!!

 

Encaminhar um e-mail para euuuuzinha

Relatando como foi sua exploração nesses recursos !

Como eu sei que vocês vão perguntar se vai valer nota simmmmm  !!

Detalhe tem que ser seu e-mail institucional

Observação aproveitem essa semana para colocar suas atividades de matemática em dia !


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3ºC NOTURNO

ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

 

Atividade de Sondagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.

.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Vamos iniciar as atividades do bimestre e quero saber o que vocês sabem a respeito de profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a escuta e a produção musical. Respondam a atividade de sondagem.

1.A grande maioria de objetos e situações geram sons de diversos tipos: os toques e

notificações dos smartphones, os ruídos dos carros e outros veículos, dos objetos manipulados pelas pessoas etc. Como esses sons são reconhecidos e filtrados pornós?

2. Você é capaz de captar, dentre tantos ruídos, algum som mais específico ou maisatrativo?

3.Durante o momento em que você está ouvindo música com seu fone, vocêidentifica sons externos? Quais tipos de sons lhe chamam mais a atenção?

4.Você tem habilidade para cantar ou tocar algum instrumento musical?

5.Você já fez algum curso de música ou participou de algum projeto social ligado àmúsica?9.Você já pensou em seguir alguma carreira musical? Qual?

6.Existe em seu bairro, cidade ou região Escolas, Projetos Sociais ou Faculdades queofereçam cursos de música?

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 10/08  a 14/08

 

__

 

 

 

 

BIOLOGIA/PROFºRENE


 Plano de aula semanal:

Período :de 10/8 a 14/08

Disciplina : biologia

Prof :Rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quarta , 4 aula quinta,5 AULA )

Tema : sistema digestivo

Atividade : pesquisar : os órgãos do sistema digestivo

Responder : o que é digestão

Pesquisar : órgãos do sistema digestorio

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

FILOSOFIA/PROFº

SOCIOLOGIA/PROFº joyce



ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

 

Ola caros alunos,

Neste bimestre vamos abordar, os principais presidentes do período da ditadura militar

Nesta semana faça uma pesquisa, quem foi o presidente

 

 

Emilio Garrastazu Medici 1969-1974

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº

 Atividade de Física 3ºB e 3ºC

2º semana de 10/08/2020 à 14/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam com suas palavras

1)      Que tipo de combustíveis são usados em todas as formas de transporte ?

2)      Quais são as formas de transportes usadas pelos homens ?

3)      O que é e qual a importância de carros híbridos ?

 

QUIMICA/PROFºPATRICIA

Turma: 3º B e C
Conteúdo: Biosfera como fonte de materiais para uso humano
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias:  site:  https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e copiar  as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito.
Data de Entrega: 19/08/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Biosfera como fonte de materiais para uso humano
1. O que é o petróleo? De onde vem o petróleo?
2. Como o petróleo é extraído?
3. Você conhece alguns derivados do petróleo? Quais?
4. Podemos usar petróleo como combustível no carro?
5. Existem outras fontes de combustíveis?
6. Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com aluno do 3º ano durante a semana de 10 a 14/20/20

E-mail do professor Edivaldo ... ediliberato@hotmail.com

Conteúdo sobre:

Fusos horários: fusos horários brasileiros e horário de verão.

Habilidades: Analisar como funcionam os fusos horários e qual sua importância para a sociedade.

O Movimento de Rotação e os Fusos horários:

→. A Terra realiza em torno do seu eixo.

→. Duração: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.

→. É responsável pela sucessão dos dias e das noites.

O Movimento de Translação:

→. Realiza em torno do Sol.

→. Demora 365 dias e 6 horas.

→.  365 = 1 ano.

O Movimento da Translação:

→. As 6 horas que sobram são acrescidas a cada 4 anos em um dia a mais no mês de fevereiro – ano Bissexto.

→. Origina a 4 estações.


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Conferência Internacional do Meridiano:

→. Washington – EUA (1884).

→. 25 países reunidos.

→. Linha de Referência: Meridiano de Greenwuich.

Sistema Internacional de Marcação do Tempo:

→. Planeta dividido em 360°.

→. 24 horas de duração (rotação).

→. 15° = 1 hora.

Linha internacional da Mudança da Data:

→. Traçado Imaginário no Oceano Pacífico.

→. Região que separa o Continente Americano da Oceania e da Ásia.

→. Antimeridiano de Greenwuich.

→. Função: estabelecer a separação entre o início e o final do dia civil na terra.

Fusos Horários do Brasil:

→. País muito extenso de Leste a Oeste.

→. É dividido em 4 fusos horários.

→. Horário oficial: Brasília (Capital).

Horário de verão – Brasil.

→. Adotada em 1931.

→. Permanentemente somente em 1985.

→. Início: 3° Domingo de Outubro.

→. Término: 3° Domingo de Fevereiro.



 Atividade de geografia do professor Edivaldo para ser trabalhado com os alunos dos 3º anos durante a semana de 10 a 14/08/20

E-mail do professor ediliberato@hotmail.co

Questão:

1º. (UEAL – EDITADA) Cada uma das 24 partes iguais em que foi dividido o globo terrestre, segundo os meridianos, é denominada fuso horário. Teoricamente, cada fuso horário em uma distância longitudinal corresponde a:

a) - (  ) 25°

b) – (  ) 24°

c) – (  ) 15°

d) – (  ) 30°

 

2º. O Brasil possui uma relativa diversidade em termos de horas legais, aqueles horários oficialmente adotados para as diferentes localidades. Essa característica pode ser explicada por um fator territorial brasileiro e um aspecto geofísico da Terra, que são, respectivamente:

a)     – (  ) ampla extensão longitudinal- movimento de rotação.

b)     – (  ) posição territorial específica – formato geóide do planeta.

c)     –(  ) longa distanciamento norte – movimento em torno do sol.

d)     – (  ) nenhuma das alternativas.

 


HISTÓRIA/PROFºSERGIO

INGLÊS/PROFºMªANTONIA

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês 

Atividade para a semana: de 10 à 14 de agosto de 2020

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: A importância do aprendizado da Língua Inglesa

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre a importância

do aprendizado da Língua Inglesa e o Tempo Escolar.


Atividade:Leia o texto abaixo e escreva no seu caderno e responda no seu caderno 
as perguntas a seguir:

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA
1.Os objetivos gerais do ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio são: 
2.Possibilitar aos alunos maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos.
3.Contribuir para uma reflexão sobre sua própria língua por meio de comparações.
4.Colaborar na ampliação da visão de mundo do aluno, tornando-o mais crítico e reflexivo.
5.Possibilitar o uso da língua em situações de comunicação oral e escrita.
6.Compreender que os significados são social e historicamente construídos e passiveis de transformação na pratica social. 
7.Tenha maior consciência sobre o papel da língua inglesa na sociedade.

TEMPO ESCOLAR 
O tempo escolar é representado pelo calendário, que regula a duração das atividades que acontecem nas unidades escolares.
O calendário é peça central na organização e na dinâmica de funcionamento da escola.  Reflete o que a escola é, o que ela faz
e a que se propõe, ditando seu ritmo.
O aluno traz para a escola o seu histórico de vida, seu conhecimento de mundo, seu ritmo psíquico, para interagir com outros
alunos e professores, que na convivência, resultarão em ritmos que se combinam, tensionam, conflitam, complementam e associam,
compondo o ritmo do mundo escolar.
O papel do professor nesse emaranhado de interações, do qual faz parte, é compartilhar, o tempo e a vivência, promover situações
que permitam aos alunos construir significados, se envolverem, perceberem a ideia de pertencimento e o sentimento de coletividade.
Construírem formas próprias de ver, de sentir e pensar o mundo escolar, e o mundo social.  Construírem formas próprias de ver, de
sentir, de pensar e de estar na escola.
A vivência docente e discente esta intrinsecamente ligada ao tempo escolar, e social.  É a experiência humana seguindo seu curso,
percorrendo o caminho para a evolução da raça humana.

PERGUNTAS
1. Quais são os assuntos do texto?
2. O que você aprendeu após a leitura do texto?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo

Fique em casa e cuide-se bem.

 

                          LINGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 10/08/2020 a 14/08/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

 

 

Sequência de atividades:

 

Videoaula:

Assistir à videoaula Resenha Crítica - Brasil Escola disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=rDNfm3JesUw

 

 

Atividade avaliativa:

 

Produzir uma resenha crítica de no mínimo 20 linhas e no máximo 35 linhas, da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, a partir dos conceitos abordados na videoaula sobre resenha crítica e da análise da narrativa que foi proposta durante a leitura e que você realizou nas atividades anteriores.

 

Obs.: Essa resenha deve ser produzida pelo aluno, não fazer cópia de resenhas na internet, pois textos copiados serão desconsiderados.

 

 

Autoavaliação do(a) aluno(a):

 

 

Nome: _______________________________________________     Turma:________

 

Atividade desenvolvida: Leitura da obra Cinco Minutos de José de Alencar.

 

Objetivos a atividade:

 

ü  Identificar em manifestações culturais, individuais e/ou coletivas, elementos estéticos, históricos e sociais.

ü  Reconhecer o texto literário produzido no século XIX como fator de promoção dos direitos e valores humanos atualizáveis na contemporaneidade.

 

Analise a tabela a seguir, se autoavalie e dê uma pontuação para você em cada item, de 0 a 2. Seja sincero(a)!

 

Item de avaliação

Pontuação máxima

Pontuação

do aluno/a

Compromisso

2

 

Acompanhamento das videoaulas

2

 

Dedicação à leitura

2

 

Dedicação à análise da narrativa proposta durante a leitura

2

 

Atingiu os objetivos propostos

2

 

Total

10

 

 

 

Avaliação de conteúdos e objetivos

 

 

1. O que você aprendeu com a leitura proposta?

 

2. Identifique as principais dificuldades que você encontrou para compreensão da leitura?

 

3. Qual a importância da leitura para seu desenvolvimento como estudante?

MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 10/08/2020 / a 14/08/2020 (4aulas)


3º BIMESTRE

Caros alunos, devido à grande necessidade de utilizarmos os recursos tecnológicos nesse momento vou dedicar essa semana para que vocês tenham autonomia em conhecer e fazer o uso dos recursos que são destinados a vocês gratuitamente !

Muitos de vocês me encaminham atividades utilizando e-mails de terceiros correto !

Vocês sabiam que no ambiente do aluno na plataforma da Secretaria Escolar Digital vocês tem dois  e -mail institucionais do aluno um via Microsoft onde vocês tem direito de baixar o pacote office gratuitamente  e outro via Google que te dará acesso ao Google sala de aula e outros recursos.

Vou colocar dois links para vocês assistirem como acessar e fazer o uso desses recursos disponíveis para vocês .

 

 

1º vídeo vai explicar sobre   e-mail  da Microsoft

https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44

2º vídeo  vai explicar como ativar e-mail institucional SED

https://www.youtube.com/watch?v=wLAgUK51EmI

 

AGORA EU  DESAFIO  !!!!!

 

Encaminhar um e-mail para euuuuzinha

Relatando como foi sua exploração nesses recursos !

Como eu sei que vocês vão perguntar se vai valer nota simmmmm  !!

Detalhe tem que ser seu e-mail institucional

 




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