ATIVIDADE DA SEMANA
31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO
E. E.
Salim Farah Maluf
Professor:
Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE
3ºTA, 3ºTB
Duas
aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDOS:
Luz e Sombra
1ª e 2ª aula
LUZ E SOMBRA, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos,
são a base da tridimensionalidade no desenho e na pintura.
Num desenho realizado em duas dimensões (no papel), a luz e a sombra são
os elementos que definem e caracterizam o volume de dito objeto. Em outras
palavras, são os elementos que transformam as linhas expressadas em duas
dimensões num desenho com efeito tridimensional.
COMO PRODUZIR O EFEITO DE VOLUME
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que diferenciam os
objetos que nos rodeiam. A definição correta do volume de um objeto se consegue
através da valorização exata das intensidades das suas sombras.
O efeito de volume que percebemos depende da incidência da luz. Sem luz,
não é possível perceber o volume nem de um objeto, porém a sua forma.
O objetivo do desenho realista (baseado no claro-escuro) é mostrar os
tons da luz, sombras e da superfície, criando uma ilusão tridimensional. Os
contornos num desenho apenas definem bordas visíveis e não nos dizem nada sobre
luz e escuridão.
Agora faça um desenho
utilizando luz e sombra (apenas com lápis e papel somente).
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 31/08/2020 a 04/09/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf. |
3º Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Avaliação
- Semana 31/08 a 04/09 A avaliação escolar é
tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi
absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar
a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.
|
Atividade
Professor Everton – História
3º Bimestre
3TA, TB
Concepção de Liberdade
Determinismo
· Ler o texto disponível no link
· https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/determinismo.htm
· Fazer um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: PESQUISA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opiniao
Continuando sobre o assunto de Cidadão, hoje em dia esta muito complicado viver entre grupos de pessoas.
Com essa afirmação responda:
Por que a maioria das pessoas , tem uma certa dificuldade de seguir as leis? Existe tantas leis no Brasil, mas para que, se elas nunca são respeitadas!
De sua opinião
Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.
Física: 3 º termo A
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE
31/08/2020 / a 04/09/2020
Caros alunos para essa semana vocês deverão fazer a leitura e registro do texto abaixo no caderno de Física caso preferirem podem imprimir e colar no caderno.
Carga e interações elétricas
Até o início do século XX, a eletricidade, assim como o calor, era considerada
um fluido, uma substância que podia passar de um corpo para outro. Essa interpretação foi modificada pela proposição de um modelo atômico, esquematicamente ilustrado na figura a seguir:
De acordo com esse modelo, os átomos são compostos de partículas menores: prótons, com carga elétrica positiva; elétrons, com carga elétrica negativa; e
nêutrons, com carga elétrica nula. Os prótons e os elétrons têm a mesma quantidade de carga elétrica. Essas cargas são as responsáveis pelas interações elétricas que
permitem o funcionamento dos diversos aparelhos elétricos, a emissão de luz
pelas lâmpadas, os relâmpagos, os choques elétricos etc.
A unidade de carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o
coulomb, representado pela letra C. Entretanto, uma carga de 1 C (um coulomb)
é muito grande (corresponde a bilhões de bilhões de elétrons) e, em geral, utilizam-se submúltiplos dessa unidade, como o milicoulomb (mC – um milésimo de
um coulomb) e o microcoulomb ( C – um milionésimo de um coulomb). Observe a
tabela a seguir:
Como se escreve | Como se lê | Quanto vale | Potência de dez |
1 mC | 1 milicoulomb | 0,001 C | 10-3C |
1 C | 1 microcoulomb | 0,000001 C | 10 -6C |
Assim, pode-se dizer que 1 C equivale a 1.000 mC ou 1.000.000 µC, ou que 0,20 C
equivalem a 200 mC, ou ainda que 30 mC são 30.000 C.
Em geral, na matéria, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Por isso, a carga elétrica total de um objeto muitas vezes é nula e suas características elétricas não são percebidas. Apenas quando o número de prótons é
diferente do número de elétrons, a matéria passa a apresentar propriedades
elétricas evidentes. Dessa forma, pode-se dizer que um corpo está eletrizado
quando o número de prótons que o compõe é diferente do número de elétrons
que ele possui naquele momento.
Se um corpo possui mais prótons do que elétrons, ele terá carga elétrica positiva;
se possuir mais elétrons do que prótons, terá carga elétrica negativa. Quanto maior
a diferença entre a quantidade de prótons e elétrons, maior será a carga elétrica do
corpo, que pode ser medida por meio da força elétrica que essa carga é capaz de produzir sobre outras cargas. Quando duas cargas têm o mesmo sinal, elas se repelem
(se afastam), mas, quando seus sinais são contrários, elas se atraem.
As cargas podem ser positivas ou negativas. cargas de mesmo sinal se repelem (a) e
cargas de sinal contrário se atraem .
Professora Edjane –
Química Turmas: 3Termos A, B e C ( 31/08 a 04/09/2020)
LIGAÇÕES QUÍMICAS
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre
átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas.
Os átomos buscam, ao
realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é
explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar
estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a
realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do
octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica
acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou
seja, oito elétrons na camada de valência.
Para isso, o elemento doa, recebe ou compartilha elétrons da
sua camada mais externa, realizando, portanto, ligações químicas de caráter
iônico, covalente ou metálico. Os gases nobres são os únicos átomos que já
possuem oito elétrons na sua camada mais externa e é por isso que pouco reagem
com outros elementos.
Para obter os oito elétrons na camada de valência como
previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que
variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e
também com a natureza dos átomos ligantes.
Ligações iônicas
Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou
heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos
(ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder
elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o
hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).
Os compostos iônicos são duros e quebradiços, possuem alto
ponto de ebulição e conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido
ou diluídos em água. Exemplo: Sal de
Cozinha ou NaCl
Atividade apenas para aplicação do
conteúdo. Não entregar.
Professor Ricardo José dos Santos Email ricardosantosgeo@gmail.com
serie 3ºTA
Whatsapp 11 983393040
Ler o texto e responder as questões.
Mercosul
O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.
O Mercado Comum do Sul resultou de negociações que surgiram ainda na década de 1980. Na ocasião, em 1985, José Sarney (então presidente do Brasil) e Raúl Alfonsin (então presidente da Argentina) conversavam sobre um projeto de integração que envolvia Brasil e Argentina. As conversas amadureceram e, no início da década de 1990, em pleno período de Nova Ordem Mundial e predominância do capitalismo, outros dois países foram convidados a participar dessa integração: Uruguai e Paraguai.
Bandeiras dos quatro países que fundaram o Mercosul.
No dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi assinado o Tratado de Assunção, documento que oficializou a criação do Mercosul, que tem sua sede oficial localizada em Montevidéu, Uruguai. A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico que envolve os quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai
Objetivos do Mercosul
O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação.
Esse objetivo foi alcançado em 1994. A partir daí, outro objetivo foi idealizado: a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), em 1995. Essa tarifa é utilizada para produtos importados que entram nos países envolvidos. Todos os quatro (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) devem cobrar um imposto comum e único para esses produtos que vêm de fora (importados), evitando, assim, que um dos países dê preferência a um tipo de produto e que esse país seja porta de entrada de algumas mercadorias
Entretanto, alguns produtos não se enquadram na TEC, como alguns medicamentos e produtos de higiene (fraldas para bebês e absorventes), o que revela a união aduaneira (zona de livre comércio que adotou uma TEC) imperfeita do Mercosul. Essa prática é fundamentada pela Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LeTec).
De forma resumida, estes são alguns dos objetivos principais do Mercosul:
Zona de livre comércio, com liberação de mercadorias.
Tarifa externa comum (TEC), um imposto único para produtos que entram nos países-membros;
União aduaneira, que completa a TEC.
Questões
1 Com a criação do Mercosul, as parcerias econômicas brasileiras passaram por transformações, quais foram essas essas transformações.
2 Quais os objetivos da criação de um bloco econômico sul-americano.
3 Faça uma relação entre blocos econômicos e o processo de globalização.
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 24 A 28 DE AGOSTO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre
a escravidão no Brasil, caracterizar as consequências da escravidão, ter
condições de compreender as raízes da discriminação racial nos dias de hoje.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para
entrega: silviosouzacs@hotmail.com
IMPORTANTE: Ao encaminhar a atividade colocar
nome, número e série.
ESCRAVIDÃO NO BRASIL
O tráfico
negreiro no Brasil perdurou do século XVI ao XIX. Nosso país recebeu a
maior parte de africanos escravizados no período (quase 40% do total) e foi a
nação da América a mais tardar a abolição
do cativeiro (1888). Era uma atividade lucrativa e praticada pelos portugueses antes
do descobrimento
do Brasil.
As
embarcações utilizadas para o transporte desses escravos da África para o
Brasil eram as mesmas anteriormente usadas para o transporte de mercadorias da
Índia. Assim, podemos levantar dúvidas sobre o estado de conservação e a
segurança dos navios
negreiros.
No início
desse “comércio” eram utilizadas para o tráfico negreiro desde as
charruas até as caravelas, com arqueações que variavam entre 100 e 1000 toneladas.
Mas com o passar do tempo os navios negreiros começaram a ser escolhidos com
mais especificidade, indo de naus com apenas uma cobertura (os escravos eram
transportados sem distinção nos porões) a naus com três coberturas
(separando-se homens, mulheres, crianças e mulheres grávidas). Àquela época,
esses navios eram apelidados de “tumbeiros”, pois devido às condições
precárias muitos escravos morriam. Os negros que não sobreviviam à viagem
tinham seus corpos jogados ao mar.
Os negros
que aqui chegavam pertenciam, grosso modo, a dois grupos étnicos: os bantos,
vindos do Congo, da Angola e de Moçambique (distribuídos em Pernambuco, Minas
Gerais e no Rio de Janeiro) e os sudaneses, da Nigéria, Daomé (Benim) e Costa
do Marfim (cuja mão-de-obra era utilizada no Nordeste, principalmente na Bahia).
A saudade da terra natal (banzo) e o
descontentamento com as condições de vidas impostas eram a principal razão das
fugas, revoltas e até mesmo dos suicídios dos escravos. A “rebeldia” era punida
pelos feitores com torturas que variavam entre chicotadas, privação de alimento
e bebida e o “tronco”. Durante essas punições, os negros tinham seus ferimentos
salgados para provocar mais dor.
O motivo para o início do
tráfico negreiro no Brasil foi a produção de cana-de-açúcar. Os escravos eram
utilizados como mão-de-obra no Nordeste. Comercializados, escravos jovens e
saudáveis eram vendidos pelo dobro do preço de escravos mais velhos ou de saúde
frágil. Vistos como um bem material, eles podiam ser trocados, leiloados ou
vendidos em caso de necessidade.
O Tráfico Negreiro foi extinto pela Lei Eusébio
de Queirós, em 1850. A escravidão
no Brasil, no entanto, somente teve fim em 1888, com a Lei Áurea.
QUILOMBOS
O quilombo,
que na língua banto significa “povoação”, era o espaço físico de resistência à
escravidão. Fugidos dos cafezais e das plantações de cana-de-açúcar, os negros
que se recusavam à submissão, à exploração e à violência do sistema colonial
escravista aglomeravam-se nas matas e formavam núcleos habitacionais com
relativo grau de organização e desenvolvimento social, econômico e político.
Eram
agrupamentos criados em locais de difícil acesso, e que dispunham de armas e
estratégias de defesa contra a invasão de milícias e tropas governamentais. O
Brasil colonial conviveu com centenas de comunidades quilombolas, espalhadas,
principalmente, pelos atuais estados da Bahia (BA), Pernambuco (PE), Goiás
(GO), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG) e Alagoas (AL).
PALMARES
No Brasil, a
mais famosa comunidade quilombola foi Palmares, fundada no século XVI pela
princesa congolesa Aqualtune, mãe do lendário Ganga-Zumba, e instalada na Serra
da Barriga, no município de União dos Palmares (AL). Integra, ao lado dos
povoados de Ambrósio (MG) e Campo Grande (SP/MG), o grupo dos maiores núcleos
de resistência negra do País.
Criado no
final de 1590, o Quilombo dos Palmares transformou-se num estado autônomo,
resistindo por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes
paulistas. Em 1695, foi totalmente destruído, um ano após a morte de Zumbi,
assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência
de sufocar Palmares e outros quilombos próximos a ele.
Nas
Américas, em cada região onde o regime escravagista se instalou, registraram-se
movimentos de rebelião contra este sistema de dominação, sendo que o primeiro
deles data de 1522, na ilha de Hispaniola (Haiti e República Dominicana).
OUTROS
QUILOMBOS BRASILEIROS
·
Quilombo Ambrósio (MG) – População de 15 mil pessoas. Destruído no ano
de 1759 pela expedição do governador-comandante, capitão Bartolomeu Bueno do
Prado;
·
Quilombo de Campo Grande (MG/SP) – População de 10 mil pessoas.
Destruído entre os anos de 1759 e 1760;
·
Quilombo Buraco do Tatu (BA) – Os chefes eram Antonio de Sousa, um
capitão de guerra, e Teodoro, com suas companheiras, que tinham o título de
rainhas. Fundado em 1744 Tatu durou 20 anos, até que a comunidade foi
exterminada pelo capitão-mor da conquista Joaquim da Costa Cardoso, em 1764;
·
Quilombo de Catucá (PE) – Fundado em 1817. Liderado por Malunguinho, foi
dizimado no final da década de 1830.
CAIFAZES
Durante a década de 1880, a luta pelo
fim da abolição conheceu certa radicalização de alguns de seus setores,
conformando o que viria a ser conhecido como movimento abolicionista popular.
Apoiando as fugas em massa e as rebeliões de escravos nas fazendas, essa
vertente do movimento abolicionista aproximava-se das ações autônomas
desenvolvidas pelos cativos, fortalecendo a luta contra a escravidão no Brasil.
Um desses grupos que ganharam
destaque foi o dos Caifazes. Formado inicialmente por Antônio Bento
de Souza e Castro (1843-1898), o grupo expandiu-se entre os setores
populares da sociedade paulista na década final do Império, criando uma extensa
rede de solidariedade à luta dos escravos.
LEI DO VENTRE LIVRE
A Lei
do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei
abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa
Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos
a partir da data da lei.
Como
seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em
1888 com a Lei Áurea), a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças
que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de
idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria
os senhores que poderiam usar a mão-de-obra destes “livres” até os 21 anos de
idade.
A Lei
do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e
gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale
lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes
pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.
A LEI DOS SEXAGENÁRIOS
Também
conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885.
Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
A lei
beneficiou poucos escravos, pois eram raros os que atingiam esta idade, devido
a vida sofrida que levavam. Os que chegavam aos 60 anos de idade já não tinham
mais condições de trabalho. Portanto, era uma lei que acabava por beneficiar
mais os proprietários, pois podiam libertar os escravos pouco produtivos. Sem
contar que a lei apresentava um artigo que determinava que o escravo, ao
atingir os 60 anos, deveria trabalhar por mais 3 anos, de forma gratuita, para
seu proprietário.
RESPONDA
1.
O que era o tráfico negreiro
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
O que eram navios negreiros
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Por que os navios negreiros também eram chamados de tumbeiros
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
O que era o banzo e por que ocorria
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
O que acontecia com os negros rebeldes
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
O que eram Quilombos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Qual a importância dos Quilombos
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
O que era caifazes
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9.
Ocorreu abolição de fato
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Você é favorável à política de cotas
para negros nas universidades públicas
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 03 e 04/09 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
CONTEÚDOS: When will we have a coronavirus vaccine? A vaccine
would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to
achieve the same amount of work in only a few months. Most
experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021,
about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first
emerged. How do I protect myself? The best
thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water. Coronavirus
spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed
with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an
infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or
mouth. People will
be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus
even before they are sick. What are the symptoms? A new,
continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three
or more coughing episodes in 24 hours Fever -
where your temperature is above 37.8C Loss of
smell or taste If you, or
someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home
to stop the risk of giving coronavirus to others. The US Centers
for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills,
repeated shaking, muscle pain and sore throat. It takes
five days on average to start showing the symptoms, but some people will get
them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14
days. https://www.bbc.com/news/health-51665497 |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS 1. Complete as frases com os verbos do
texto: a. Researchers
hope to __________________ same amount of work b. If
you __________ a surface c. How
do I ______________ myself? d. People
will _______________most infectious 2. Em um dicionário online, ouça as
palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o
significado de cada uma: a.
Achieve - b.
Think - c.
Breath - d.
Muscle – e.
Throat - 3. O Brasil foi escolhido para testar
algumas vacinas, o que você acha disso? 4. A liberação da vacina é motivo para
desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
·
O aluno deverá Realizar a leitura desse Material ,
e resumi-lo no caderno.
·
Responder: O que são gêneros textuais e o que são
Tipologias Textuais?
·
O aluno deverá produzir dois gêneros textuais
(diferentes) de sua autoria
·
Qualquer dúvida deverá ser encaminhada por esse
E-mail:
· E-MAIL : thiagomhz@gmail.com
· As atividades podem ser entregues por foto, ou digitalizadas em WORD
· Pesquisar quem foi Mikhail Bakhtin
Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
Respondam as questões pelo link
https://forms.gle/t65vUBQwR9TU1dqq6
E. E.
Salim Farah Maluf
Professor:
Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE
3ºTA, 3ºTB
Duas
aulas de 45 minutos cada.
CONTEÚDOS:
Luz e Sombra
1ª e 2ª aula
LUZ E SOMBRA, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos,
são a base da tridimensionalidade no desenho e na pintura.
Num desenho realizado em duas dimensões (no papel), a luz e a sombra são
os elementos que definem e caracterizam o volume de dito objeto. Em outras
palavras, são os elementos que transformam as linhas expressadas em duas
dimensões num desenho com efeito tridimensional.
COMO PRODUZIR O EFEITO DE VOLUME
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que diferenciam os
objetos que nos rodeiam. A definição correta do volume de um objeto se consegue
através da valorização exata das intensidades das suas sombras.
O efeito de volume que percebemos depende da incidência da luz. Sem luz,
não é possível perceber o volume nem de um objeto, porém a sua forma.
O objetivo do desenho realista (baseado no claro-escuro) é mostrar os
tons da luz, sombras e da superfície, criando uma ilusão tridimensional. Os
contornos num desenho apenas definem bordas visíveis e não nos dizem nada sobre
luz e escuridão.
Agora faça um desenho
utilizando luz e sombra (apenas com lápis e papel somente).
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL:artepessoasalim2020@outlook.com
Atividade do período 31/08/2020 a 04/09/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf. |
3º Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
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Avaliação
- Semana 31/08 a 04/09 A avaliação escolar é
tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi
absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar
a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.
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Atividade
Professor Everton – História
3º Bimestre
3TA, TB
Concepção de Liberdade
Determinismo
· Ler o texto disponível no link
· https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/determinismo.htm
· Fazer um breve resumo
· Não esquecer de colocar o nome, número e série
· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: PESQUISA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opiniao
Continuando sobre o assunto de Cidadão, hoje em dia esta muito complicado viver entre grupos de pessoas.
Com essa afirmação responda:
Por que a maioria das pessoas , tem uma certa dificuldade de seguir as leis? Existe tantas leis no Brasil, mas para que, se elas nunca são respeitadas!
De sua opinião
Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.
Disciplina: Física
Turma: 3°TB
Conteúdo: Analisando um circuito elétrico
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 09/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Analisando um circuito elétrico
1- Você já parou para pensar o que faz uma lâmpada elétrica funcionar?
2- Por que quando retiramos uma lâmpada do “pisca-pisca” algumas outras lâmpadas se apagam?
3- O que acontece se ligarmos um equipamento na “voltagem incorreta?
4- O que acontece com a luminosidade das lâmpadas quando você insere outras lâmpadas no circuito?
5- Cite, relacione e defina as principais grandezas envolvidas nos circuitos.
Professora Edjane – Química Turmas: 3Termos A, B e C ( 31/08 a 04/09/2020)
LIGAÇÕES QUÍMICAS
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas.
Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.
Para isso, o elemento doa, recebe ou compartilha elétrons da sua camada mais externa, realizando, portanto, ligações químicas de caráter iônico, covalente ou metálico. Os gases nobres são os únicos átomos que já possuem oito elétrons na sua camada mais externa e é por isso que pouco reagem com outros elementos.
Para obter os oito elétrons na camada de valência como previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e também com a natureza dos átomos ligantes.
Ligações iônicas
Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos (ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).
Os compostos iônicos são duros e quebradiços, possuem alto ponto de ebulição e conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido ou diluídos em água. Exemplo: Sal de Cozinha ou NaCl
Atividade apenas para aplicação do conteúdo. Não entregar.
Professor Ricardo José dos Santos Email ricardosantosgeo@gmail.com
Whatsapp 11 983393040
Ler o texto e responder as questões.
Mercosul
O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana.
O Mercado Comum do Sul resultou de negociações que surgiram ainda na década de 1980. Na ocasião, em 1985, José Sarney (então presidente do Brasil) e Raúl Alfonsin (então presidente da Argentina) conversavam sobre um projeto de integração que envolvia Brasil e Argentina. As conversas amadureceram e, no início da década de 1990, em pleno período de Nova Ordem Mundial e predominância do capitalismo, outros dois países foram convidados a participar dessa integração: Uruguai e Paraguai.
Bandeiras dos quatro países que fundaram o Mercosul.
No dia 26 de março de 1991, na cidade de Assunção, capital do Paraguai, foi assinado o Tratado de Assunção, documento que oficializou a criação do Mercosul, que tem sua sede oficial localizada em Montevidéu, Uruguai. A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico que envolve os quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai
Objetivos do Mercosul
O objetivo principal do Mercosul, no início de sua criação, era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países envolvidos. Essa zona garantiria a circulação comercial de produtos sem precisar dos trâmites burocráticos em relação a uma exportação.
Esse objetivo foi alcançado em 1994. A partir daí, outro objetivo foi idealizado: a criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC), em 1995. Essa tarifa é utilizada para produtos importados que entram nos países envolvidos. Todos os quatro (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) devem cobrar um imposto comum e único para esses produtos que vêm de fora (importados), evitando, assim, que um dos países dê preferência a um tipo de produto e que esse país seja porta de entrada de algumas mercadorias
Entretanto, alguns produtos não se enquadram na TEC, como alguns medicamentos e produtos de higiene (fraldas para bebês e absorventes), o que revela a união aduaneira (zona de livre comércio que adotou uma TEC) imperfeita do Mercosul. Essa prática é fundamentada pela Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LeTec).
De forma resumida, estes são alguns dos objetivos principais do Mercosul:
Zona de livre comércio, com liberação de mercadorias.
Tarifa externa comum (TEC), um imposto único para produtos que entram nos países-membros;
União aduaneira, que completa a TEC.
Questões
1 Com a criação do Mercosul, as parcerias econômicas brasileiras passaram por transformações, quais foram essas essas transformações.
2 Quais os objetivos da criação de um bloco econômico sul-americano.
3 Faça uma relação entre blocos econômicos e o processo de globalização.
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 31/08 A 04/09
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Construir posições conceituais sobre a escravidão no Brasil, caracterizar as consequências da escravidão, ter condições de compreender as raízes da discriminação racial nos dias de hoje.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
IMPORTANTE: Ao encaminhar a atividade colocar nome, número e série.
ESCRAVIDÃO NO BRASIL
O tráfico negreiro no Brasil perdurou do século XVI ao XIX. Nosso país recebeu a maior parte de africanos escravizados no período (quase 40% do total) e foi a nação da América a mais tardar a abolição do cativeiro (1888). Era uma atividade lucrativa e praticada pelos portugueses antes do descobrimento do Brasil.
As embarcações utilizadas para o transporte desses escravos da África para o Brasil eram as mesmas anteriormente usadas para o transporte de mercadorias da Índia. Assim, podemos levantar dúvidas sobre o estado de conservação e a segurança dos navios negreiros.
No início desse “comércio” eram utilizadas para o tráfico negreiro desde as charruas até as caravelas, com arqueações que variavam entre 100 e 1000 toneladas. Mas com o passar do tempo os navios negreiros começaram a ser escolhidos com mais especificidade, indo de naus com apenas uma cobertura (os escravos eram transportados sem distinção nos porões) a naus com três coberturas (separando-se homens, mulheres, crianças e mulheres grávidas). Àquela época, esses navios eram apelidados de “tumbeiros”, pois devido às condições precárias muitos escravos morriam. Os negros que não sobreviviam à viagem tinham seus corpos jogados ao mar.
Os negros que aqui chegavam pertenciam, grosso modo, a dois grupos étnicos: os bantos, vindos do Congo, da Angola e de Moçambique (distribuídos em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro) e os sudaneses, da Nigéria, Daomé (Benim) e Costa do Marfim (cuja mão-de-obra era utilizada no Nordeste, principalmente na Bahia).
A saudade da terra natal (banzo) e o descontentamento com as condições de vidas impostas eram a principal razão das fugas, revoltas e até mesmo dos suicídios dos escravos. A “rebeldia” era punida pelos feitores com torturas que variavam entre chicotadas, privação de alimento e bebida e o “tronco”. Durante essas punições, os negros tinham seus ferimentos salgados para provocar mais dor.
O motivo para o início do tráfico negreiro no Brasil foi a produção de cana-de-açúcar. Os escravos eram utilizados como mão-de-obra no Nordeste. Comercializados, escravos jovens e saudáveis eram vendidos pelo dobro do preço de escravos mais velhos ou de saúde frágil. Vistos como um bem material, eles podiam ser trocados, leiloados ou vendidos em caso de necessidade.
O Tráfico Negreiro foi extinto pela Lei Eusébio de Queirós, em 1850. A escravidão no Brasil, no entanto, somente teve fim em 1888, com a Lei Áurea.
QUILOMBOS
O quilombo, que na língua banto significa “povoação”, era o espaço físico de resistência à escravidão. Fugidos dos cafezais e das plantações de cana-de-açúcar, os negros que se recusavam à submissão, à exploração e à violência do sistema colonial escravista aglomeravam-se nas matas e formavam núcleos habitacionais com relativo grau de organização e desenvolvimento social, econômico e político.
Eram agrupamentos criados em locais de difícil acesso, e que dispunham de armas e estratégias de defesa contra a invasão de milícias e tropas governamentais. O Brasil colonial conviveu com centenas de comunidades quilombolas, espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia (BA), Pernambuco (PE), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG) e Alagoas (AL).
PALMARES
No Brasil, a mais famosa comunidade quilombola foi Palmares, fundada no século XVI pela princesa congolesa Aqualtune, mãe do lendário Ganga-Zumba, e instalada na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL). Integra, ao lado dos povoados de Ambrósio (MG) e Campo Grande (SP/MG), o grupo dos maiores núcleos de resistência negra do País.
Criado no final de 1590, o Quilombo dos Palmares transformou-se num estado autônomo, resistindo por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas. Em 1695, foi totalmente destruído, um ano após a morte de Zumbi, assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência de sufocar Palmares e outros quilombos próximos a ele.
Nas Américas, em cada região onde o regime escravagista se instalou, registraram-se movimentos de rebelião contra este sistema de dominação, sendo que o primeiro deles data de 1522, na ilha de Hispaniola (Haiti e República Dominicana).
OUTROS QUILOMBOS BRASILEIROS
· Quilombo Ambrósio (MG) – População de 15 mil pessoas. Destruído no ano de 1759 pela expedição do governador-comandante, capitão Bartolomeu Bueno do Prado;
· Quilombo de Campo Grande (MG/SP) – População de 10 mil pessoas. Destruído entre os anos de 1759 e 1760;
· Quilombo Buraco do Tatu (BA) – Os chefes eram Antonio de Sousa, um capitão de guerra, e Teodoro, com suas companheiras, que tinham o título de rainhas. Fundado em 1744 Tatu durou 20 anos, até que a comunidade foi exterminada pelo capitão-mor da conquista Joaquim da Costa Cardoso, em 1764;
· Quilombo de Catucá (PE) – Fundado em 1817. Liderado por Malunguinho, foi dizimado no final da década de 1830.
CAIFAZES
Durante a década de 1880, a luta pelo fim da abolição conheceu certa radicalização de alguns de seus setores, conformando o que viria a ser conhecido como movimento abolicionista popular. Apoiando as fugas em massa e as rebeliões de escravos nas fazendas, essa vertente do movimento abolicionista aproximava-se das ações autônomas desenvolvidas pelos cativos, fortalecendo a luta contra a escravidão no Brasil.
Um desses grupos que ganharam destaque foi o dos Caifazes. Formado inicialmente por Antônio Bento de Souza e Castro (1843-1898), o grupo expandiu-se entre os setores populares da sociedade paulista na década final do Império, criando uma extensa rede de solidariedade à luta dos escravos.
LEI DO VENTRE LIVRE
A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.
Como seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em 1888 com a Lei Áurea), a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria os senhores que poderiam usar a mão-de-obra destes “livres” até os 21 anos de idade.
A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.
A LEI DOS SEXAGENÁRIOS
Também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885. Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
A lei beneficiou poucos escravos, pois eram raros os que atingiam esta idade, devido a vida sofrida que levavam. Os que chegavam aos 60 anos de idade já não tinham mais condições de trabalho. Portanto, era uma lei que acabava por beneficiar mais os proprietários, pois podiam libertar os escravos pouco produtivos. Sem contar que a lei apresentava um artigo que determinava que o escravo, ao atingir os 60 anos, deveria trabalhar por mais 3 anos, de forma gratuita, para seu proprietário.
RESPONDA
1. O que era o tráfico negreiro
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que eram navios negreiros
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Por que os navios negreiros também eram chamados de tumbeiros
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O que era o banzo e por que ocorria
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O que acontecia com os negros rebeldes
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. O que eram Quilombos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Qual a importância dos Quilombos
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. O que era caifazes
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Ocorreu abolição de fato
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Você é favorável à política de cotas para negros nas universidades públicas
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 03 e 04/09 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
CONTEÚDOS: When will we have a coronavirus vaccine? A vaccine
would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to
achieve the same amount of work in only a few months. Most
experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021,
about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first
emerged. How do I protect myself? The best
thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water. Coronavirus
spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed
with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an
infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or
mouth. People will
be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus
even before they are sick. What are the symptoms? A new,
continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three
or more coughing episodes in 24 hours Fever -
where your temperature is above 37.8C Loss of
smell or taste If you, or
someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home
to stop the risk of giving coronavirus to others. The US Centers
for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills,
repeated shaking, muscle pain and sore throat. It takes
five days on average to start showing the symptoms, but some people will get
them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14
days. https://www.bbc.com/news/health-51665497 |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS 1. Complete as frases com os verbos do
texto: a. Researchers
hope to __________________ same amount of work b. If
you __________ a surface c. How
do I ______________ myself? d. People
will _______________most infectious 2. Em um dicionário online, ouça as
palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o
significado de cada uma: a.
Achieve - b.
Think - c.
Breath - d.
Muscle – e.
Throat - 3. O Brasil foi escolhido para testar
algumas vacinas, o que você acha disso? 4. A liberação da vacina é motivo para
desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
(SEMANA 31/08 A 04/09) RESPONDER AS QUESTÕES E REALIZAR AS PESQUISAS
· O aluno deverá Realizar a leitura desse Material , e resumi-lo no caderno.
· Responder: O que são gêneros textuais e o que são Tipologias Textuais?
· O aluno deverá produzir dois gêneros textuais (diferentes) de sua autoria
· Qualquer dúvida deverá ser encaminhada por esse E-mail:
· E-MAIL : thiagomhz@gmail.com
· As atividades podem ser entregues por foto, ou digitalizadas em WORD
· Pesquisar quem foi Mikhail Bakhtin
Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
Respondam as questões pelo link
https://forms.gle/t65vUBQwR9TU1dqq6
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS 2 aulas E.JA 3º T. C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade de Interpretação de poesia |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Interpretar e analisar
gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver maior
sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A atividade desenvolvida tem como o
objetivo a interpretação da obra de Carlos Drummond de Andrade, alunos a
interpretação pode ser feita através de desenho ou escrita. Cidadezinha
qualquer Casas entre bananeiras Um homem vai devagar. Devagar… as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. [Alguma poesia] Carlos Drummond de Andrade |
||||
RECURSOS: Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br |
||||
|
DATA 31/08 a 04/09 __ |
|
|
|
Plano de aula semanal:
Período :de 31/08/ a 04/09
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3T C
Tema : sistema digestivo
Atividade : pesquisar a ação da bílis na quebra da gordura consumida
Habilidade : compreender ação da bílis na quebra da gordura consumida
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
PROFESSOR: EDISON VIEIRA
entrega dia 31 A 04 / 09
/2020
e-mail: edison.v24@yahoo.com
MATERIA : FILOSOFIA
SERIE 3TC
Tipos de ideologias e suas
principais características
Ideologia
é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e
políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento,
época ou sociedade.
Uma
ideologia estabelece valores e preferências de um grupo e inclui um programa de
ação para a execução dos objetivos definidos. O termo ideologia foi criado pelo
filósofo Destutt de Tracy, no final do século XVIII.
Abaixo
estão listados os principais tipos de ideologias socioeconômicas e as suas
características:
Ideologia Liberal Clássica e Neoliberal
Desde o
século XVII, a ideologia do liberalismo tem sido a peça fundamental dos
sistemas sociais, econômicos e políticos ocidentais.
Essa
ideologia nasceu através dos escritos do filósofo John Locke e ficou ainda mais
famosa no século XVIII, depois que o filósofo e economista Adam Smith passou a
defendê-la.
As
principais características da ideologia liberal clássica são:
- Plena fé nos direitos,
liberdade e individualidade de cada indivíduo;
- Defende políticas e ações
destinadas a proteger os valores sociais;
- Acredita que o Estado
precisa ter menos controle sobre o indivíduo;
- Considera a livre
concorrência, o livre comércio e a liberdade de escolha como os três
princípios básicos de uma sociedade livre e feliz e a chave para o progresso;
- Se opõe fortemente às
ideologias de totalitarismo, do fascismo, nazismo e comunismo, pois
acredita que são ideias destrutivas que aniquilam a iniciativa individual
e de liberdade;
- Rejeita a ideia de controle
total do Estado ou mesmo de controle excessivo do Estado sobre o
indivíduo.
Após a
globalização, a ideologia clássica se transformou no neoliberalismo.
Conhecido
por ser produto da ideologia liberal clássica, o neoliberalismo surgiu durante
a crise do petróleo, em 1973, através das ideias do economista Milton Friedman.
Assim
como o liberalismo clássico, essa nova versão da ideologia acredita que o
Estado deve ter a menor interferência possível no mercado de trabalho ou até
mesmo na vida dos indivíduos.
É
conhecida e também criticada por opositores, por defender a privatização de
empresas estatais e os princípios econômicos do capitalismo.
Ideologia Fascista
O
fascismo foi a ideologia política que dominou em muitos lugares da Europa
central e oriental entre 1919 e 1945. Além disso, angariou muitos adeptos na
Europa ocidental, nos Estados Unidos, na África do Sul, no Japão, na América
Latina e no Oriente Médio.
O
primeiro líder fascista da Europa foi Benito Mussolini. Mussolini criou o nome
de seu partido inspirado na palavra latina fasces, que se refere
a um feixe de varas com um machado em sua superfície, usado como símbolo da
autoridade penal na Roma antiga.
As
principais características da ideologia fascista são:
- Extremo nacionalismo
militarista;
- Desprezo pela democracia
eleitoral e a liberdade política e cultural;
- Crença na hierarquia social
natural e o domínio das elites;
- Desejo por Volksgemeinschaft
- expressão alemã traduzida por “comunidade do povo” -, em que os
interesses individuais seriam subordinados ao bem da nação.
A partir
do final da década de 1940, muitos partidos e movimentos de orientação fascista
foram fundados na Europa, assim como na América Latina e na África do Sul.
Embora
alguns grupos neofascistas europeus tenham atraído muitos seguidores,
especialmente na Itália e na França, nenhum foi tão influente quanto os
principais partidos fascistas do período entre guerras.
Símbolo da ideologia fascista.
Ideologia Comunista
A
ideologia do comunismo é o verdadeiro oposto da ideologia liberal. Baseada na
filosofia do marxismo, ela considera a igualdade entre os indivíduos mais
importante que a liberdade dos mesmos.
Sua
origem se deu ainda na Grécia Antiga, com as ideias expostas pelo filósofo
Platão. Porém, os maiores precursores dessa ideologia são Karl Marx e Friedrich
Engels, conhecidos por embasarem o comunismo através de suas teorias e um dos
livros mais famosos: o Manifesto Comunista.
As
principais características da ideologia comunista são:
- Defende a extinção da luta
de classes e das propriedades privadas;
- Defende um regime político e
econômico que proporcione igualdade e justiça social entre os indivíduos;
- Acredita que o Estado é um
instrumento de exploração nas mãos dos ricos, por isso defende uma
sociedade sem classes e Estado;
- Acredita que o sistema
político e econômico deve ser controlado pelo proletariado;
- Se opõe fortemente ao
capitalismo junto com seu sistema de "democracia burguesa";
- É contra o livre comércio e
à competição aberta;
- Na esfera das relações
internacionais, condena e rejeita as políticas e ações dos Estados
capitalistas.
Símbolo da bandeira comunista. A foice e o martelo representam a classe trabalhadora, tanto o trabalho agrícola quanto o trabalho industrial, respectivamente.
Ideologia Democrática
A
ideologia democrática surgiu no fim do século XIX, dentro do movimento do
proletariado, como uma variação da ideologia socialista.
O partido
social democrata surgiu na tentativa de dosar os excessos do capitalismo com
políticas de inspiração socialista.
Essa
ideologia foi implantada especialmente na Europa, depois da II Guerra Mundial.
As
principais características da Ideologia Democrática são:
- Defende a garantia da
igualdade de oportunidades a partir de políticas sociais, sem, no entanto,
acabar com a propriedade privada;
- Acredita que o Estado possa
intervir na economia para corrigir desigualdades produzidas pelo
livre-mercado;
- Almeja o bem-estar social
sem revolução socialista e sem abrir mão do capitalismo;
- Seus principais valores são
igualdade e liberdade;
- Defende que o Estado garanta
um padrão mínimo de vida, como uma rede de segurança para os indivíduos.
Hoje, a
ideologia democrática compete com o liberalismo como principal ideologia nos
países democráticos.
Países
como a França, Alemanha e os países nórdicos favorecem a ideologia
social-democracia, enquanto Reino Unido e Estados Unidos favorecem o
liberalismo.
Ideologia Capitalista
O
capitalismo é um sistema econômico em que as entidades privadas possuem os
fatores de produção. Os quatro fatores são empreendedorismo, bens de capital,
recursos naturais e trabalho.
Os donos
de bens de capital, recursos naturais e empreendedorismo exercem controle
através de suas empresas.
As
principais características da ideologia capitalista são:
- O Estado intervém pouco no
mercado de trabalho;
- O trabalhador é assalariado;
- Os proprietários controlam
os fatores de produção e obtêm sua renda de sua própria propriedade;
- Exige uma economia de
mercado livre para ter sucesso e distribui bens e serviços de acordo com
as leis de oferta e demanda;
- Há divisão de classes
sociais;
- A propriedade privada
predomina;
- Teoria da Mais-Valia: termo
cunhado pelo autor Karl Marx, a Mais-valia diz sobre o grande abismo
econômico causado pelo capitalismo, que gera a desigualdade social entre
empregadores e empregados.
Ideologia Conservadora
O
conservadorismo nasceu ainda no século XVI, porém ficou conhecido após a
Revolução Francesa, quando o irlandês Edmund Burke, pai do conservadorismo,
argumentou com veemência contra as ideologias e teorias da revolução.
As ideias
de base do conservadorismo são a preservação dos princípios e valores das instituições
sociais, como a igreja, família e comunidade, além do desenvolvimento honrado
dos indivíduos.
As
principais características da ideologia conservadora são:
- Os valores: liberdade
política e econômica e ordem social e moral;
- É fundamentado na doutrina
cristã e tem na religião a sua base;
- Acredita que apenas o
sistema político-jurídico garante a igualdade necessária entre as pessoas;
- Acredita na meritocracia,
onde a desigualdade social é consequência das diferenças entre os
indivíduos e seus esforços;
- Acredita que qualquer
mudança deve ser leve e gradual.
Ideologia Anarquista
A
ideologia anarquista surgiu na metade do século XIX, após a Segunda Revolução
Industrial. O teórico Pierre-Joseph Proudhon e o filósofo russo Mikhail Bakunin
são considerados os seus maiores idealizadores.
Uma das
maiores curiosidades dessa ideologia e que já deixa claro seu posicionamento
político e social, é a origem da palavra. Anarquismo originou-se da palavra
grega anarkhia, que significa "sem governo".
As
principais características da ideologia anarquista são:
- Estabelecimento de uma
sociedade sem classes, formada por livres e iguais;
- Condena a existência da
polícia e forças armadas;
- Acredita que os partidos
políticos devem ser extintos;
- Defendem uma sociedade
baseada na liberdade total, porém responsável;
- É contra qualquer tipo de
dominação, seja ela religiosa, econômica, política ou social;
- É a favor da igualdade, seja
ela de raça, gênero, político, econômico e social;
- Não acredita que o Estado
deva ser extinto, mas luta para que ele não represente a vontade do povo.
Os
adeptos da ideologia anarquista buscam uma revolução social, que seja feita
principalmente pelos trabalhadores que sintam dominados e oprimidos por algum
tipo de autoridade.
Símbolo da Ideologia Anarquista.
Ideologia Nacionalista
É uma
ideologia baseada na premissa de que a lealdade e a devoção do indivíduo ao
Estado-nação superam outros interesses, sejam eles individuais ou de grupo.
As
principais características do nacionalismo são:
- Enaltece o país, sua
cultura, história e povo;
- Os interesses da nação estão
acima dos interesses do indivíduo;
- Defende a cultura de
pertencimento e a identificação com a pátria;
- Acredita na preservação da
nação e no cuidado das fronteiras do país;
- Manutenção da língua nativa
e das manifestações culturais.
No
Brasil, o movimento nacionalista ficou conhecido pelos slogans "Brasil,
ame-o ou deixe-o" e "Quem não vive para servir ao Brasil, não
serve para viver no Brasil", ambos criados durante a ditadura militar
de 1964.
Atividade
1- As
principais características da ideologia liberal clássica ?
2- As
principais características da ideologia fascista ?
3- As
principais características da ideologia comunista ?
4- As
principais características da Ideologia Democrática ?
5- As
principais características da ideologia capitalista ?
6- As
principais características da ideologia anarquista ?
7- As
principais características do nacionalismo ?
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC
Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão
Atividade: PESQUISA
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opiniao
Continuando sobre o assunto de Cidadão, hoje em dia esta muito complicado viver entre grupos de pessoas.
Com essa afirmação responda:
Por que a maioria das pessoas , tem uma certa dificuldade de seguir as leis? Existe tantas leis no Brasil, mas para que, se elas nunca são respeitadas!
De sua opinião
Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.
Disciplina: Física
Turma: 3°TC
Conteúdo: Analisando um circuito elétrico
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 09/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Analisando um circuito elétrico
1- Você já parou para pensar o que faz uma lâmpada elétrica funcionar?
2- Por que quando retiramos uma lâmpada do “pisca-pisca” algumas outras lâmpadas se apagam?
3- O que acontece se ligarmos um equipamento na “voltagem incorreta?
4- O que acontece com a luminosidade das lâmpadas quando você insere outras lâmpadas no circuito?
5- Cite, relacione e defina as principais grandezas envolvidas nos circuitos.
Professora Edjane – Química Turmas: 3Termos A, B e C ( 31/08 a 04/09/2020)
LIGAÇÕES QUÍMICAS
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas.
Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.
Para isso, o elemento doa, recebe ou compartilha elétrons da sua camada mais externa, realizando, portanto, ligações químicas de caráter iônico, covalente ou metálico. Os gases nobres são os únicos átomos que já possuem oito elétrons na sua camada mais externa e é por isso que pouco reagem com outros elementos.
Para obter os oito elétrons na camada de valência como previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e também com a natureza dos átomos ligantes.
Ligações iônicas
Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos (ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).
Os compostos iônicos são duros e quebradiços, possuem alto ponto de ebulição e conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido ou diluídos em água. Exemplo: Sal de Cozinha ou NaCl
Atividade apenas para aplicação do conteúdo. Não entregar.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
Brasil, celeiro agrícola: benefícios, controvérsias, desafios.
Diferentemente do período colonial, em que havia dependência de apenas um grande bem de exportação, fosse o açúcar ou o café, direcionado para alguns países da Europa, o Brasil é, na atualidade, um celeiro agrícola mundial. O País é líder na venda de diversos produtos, como açúcar, feijão, café e laranja. Destaca-se também na produção de soja e carne bovina. Os resultados atuais estão associados ao intenso processo de modernização do campo no País, em que os cultivos passaram a contar com insumos industriais diversos, como fertilizantes, defensivos, sementes melhoradas e a introdução de máquinas agrícolas sofisticadas (tratores, semeadeiras, colheitadeiras, ordenhadeiras mecânicas, equipamentos para irrigação etc.).
O trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é fundamental para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária brasileira. Com unidades espalhadas pelo território, ela desenvolveu espécies adaptadas às condições de cada local, estudos sobre correção de solos (como no Cerrado), projetos de máquinas e instrumentos agrícolas e muitas outras atividades.
No Brasil, desenvolveu-se e consolidou-se um importante setor de processamento industrial dos bens produzidos no campo. São as agroindústrias, que processam, entre outros produtos, laranja, cana-de-açúcar, soja, carne bovina, suína e de frango, couro e outros.
O resultado foi a adoção de novas tecnologias nos cultivos, com altos ganhos de produtividade. Segundo um informe do ano de 2013 da Embrapa, a produção de grãos cresceu por volta de 400%, enquanto a área cultivada aumentou aproximadamente 80% entre os anos de 1972 e 2013.
Assim como em outros setores, a maior parte das inovações beneficiou, sobretudo, os produtores capitalizados (grandes produtores, empresas rurais, o chamado agronegócio e os que participam da comercialização das safras), que têm condições de cultivar grãos e outros bens de exportação em extensas áreas e com forte mecanização. A modernização tem, assim, um lado perverso. A expansão dos cultivos deu-se sobre uma estrutura fundiária (distribuição e propriedade das terras) profundamente marcada pela concentração nas mãos de poucos proprietários. Muitos pequenos agricultores enfrentam dificuldades para escoar a produção ou para obter financiamentos. Com isso, são obrigados a vender suas propriedades ou a se tornar assalariados rurais ou urbanos, reforçando ainda mais a concentração fundiária.
O avanço dos cultivos também vem causando impactos em biomas importantes como o Cerrado (estima-se em 40% a perda de suas coberturas naturais) e a Amazônia. Isso tem se dado apesar de haver um imenso estoque de outras terras disponíveis no País que poderiam levar ao aumento da produção, sem que se avançasse um palmo de terra sequer sobre essas áreas de grande biodiversidade.
Além disso, são frequentes os conflitos de terra no País, vitimando pequenos agricultores, indígenas ou quilombolas. Não é por outra razão que proliferaram nas últimas décadas movimentos sociais organizados no campo, que ocupam fazendas e terras improdutivas e exigem reforma agrária (basicamente, distribuir terras e dar ao agricultor condições de produzir).
A violência e o trabalho escravo, seja em condições rudimentares como em certas carvoarias no Mato Grosso do Sul ou na produção moderna em São Paulo, ainda são frequentes no campo, quase sempre com exploração ou morte de trabalhadores rurais e líderes sindicais.
Mesmo em um quadro de extrema desigualdade social, a agricultura familiar, entendida aqui como aquela que se desenvolve em pequenas propriedades e que utiliza principalmente a força de trabalho da própria família, tem sido muito produtiva. Ela responde pela maior parte (74,4%) do pessoal ocupado no campo e, apesar de utilizar apenas 24,3% das áreas rurais produtivas, é a que mais produz alimentos no País.
Observe a tabela a seguir. Para realizar sua leitura, examine os tipos de dados apresentados e os resultados para cada produto. Depois, responda às questões.
a) Observe os três principais bens de exportação do País em 2013, segundo o volume arrecadado em milhões de dólares. A qual setor da economia eles se referem e em qual tipo de espaço são produzidos originalmente?
b) Cite dois exemplos de bens da agropecuária presentes na tabela que passam por algum tipo de processamento industrial nas chamadas agroindústrias antes de serem exportados.
c) Cite um setor industrial que se destaca nas exportações brasileiras, excluindo-se os que processam bens da agropecuária.
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
3TA, 3TB, 3TC
SEMANA DE 31/08 A 04/09 DE AGOSTO
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
IMPORTANTE: Ao encaminhar a atividade colocar nome, número e série.
ESCRAVIDÃO NO BRASIL
O tráfico negreiro no Brasil perdurou do século XVI ao XIX. Nosso país recebeu a maior parte de africanos escravizados no período (quase 40% do total) e foi a nação da América a mais tardar a abolição do cativeiro (1888). Era uma atividade lucrativa e praticada pelos portugueses antes do descobrimento do Brasil.
As embarcações utilizadas para o transporte desses escravos da África para o Brasil eram as mesmas anteriormente usadas para o transporte de mercadorias da Índia. Assim, podemos levantar dúvidas sobre o estado de conservação e a segurança dos navios negreiros.
No início desse “comércio” eram utilizadas para o tráfico negreiro desde as charruas até as caravelas, com arqueações que variavam entre 100 e 1000 toneladas. Mas com o passar do tempo os navios negreiros começaram a ser escolhidos com mais especificidade, indo de naus com apenas uma cobertura (os escravos eram transportados sem distinção nos porões) a naus com três coberturas (separando-se homens, mulheres, crianças e mulheres grávidas). Àquela época, esses navios eram apelidados de “tumbeiros”, pois devido às condições precárias muitos escravos morriam. Os negros que não sobreviviam à viagem tinham seus corpos jogados ao mar.
Os negros que aqui chegavam pertenciam, grosso modo, a dois grupos étnicos: os bantos, vindos do Congo, da Angola e de Moçambique (distribuídos em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro) e os sudaneses, da Nigéria, Daomé (Benim) e Costa do Marfim (cuja mão-de-obra era utilizada no Nordeste, principalmente na Bahia).
A saudade da terra natal (banzo) e o descontentamento com as condições de vidas impostas eram a principal razão das fugas, revoltas e até mesmo dos suicídios dos escravos. A “rebeldia” era punida pelos feitores com torturas que variavam entre chicotadas, privação de alimento e bebida e o “tronco”. Durante essas punições, os negros tinham seus ferimentos salgados para provocar mais dor.
O motivo para o início do tráfico negreiro no Brasil foi a produção de cana-de-açúcar. Os escravos eram utilizados como mão-de-obra no Nordeste. Comercializados, escravos jovens e saudáveis eram vendidos pelo dobro do preço de escravos mais velhos ou de saúde frágil. Vistos como um bem material, eles podiam ser trocados, leiloados ou vendidos em caso de necessidade.
O Tráfico Negreiro foi extinto pela Lei Eusébio de Queirós, em 1850. A escravidão no Brasil, no entanto, somente teve fim em 1888, com a Lei Áurea.
QUILOMBOS
O quilombo, que na língua banto significa “povoação”, era o espaço físico de resistência à escravidão. Fugidos dos cafezais e das plantações de cana-de-açúcar, os negros que se recusavam à submissão, à exploração e à violência do sistema colonial escravista aglomeravam-se nas matas e formavam núcleos habitacionais com relativo grau de organização e desenvolvimento social, econômico e político.
Eram agrupamentos criados em locais de difícil acesso, e que dispunham de armas e estratégias de defesa contra a invasão de milícias e tropas governamentais. O Brasil colonial conviveu com centenas de comunidades quilombolas, espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia (BA), Pernambuco (PE), Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG) e Alagoas (AL).
PALMARES
No Brasil, a mais famosa comunidade quilombola foi Palmares, fundada no século XVI pela princesa congolesa Aqualtune, mãe do lendário Ganga-Zumba, e instalada na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares (AL). Integra, ao lado dos povoados de Ambrósio (MG) e Campo Grande (SP/MG), o grupo dos maiores núcleos de resistência negra do País.
Criado no final de 1590, o Quilombo dos Palmares transformou-se num estado autônomo, resistindo por quase cem anos aos ataques holandeses, luso-brasileiros e de bandeirantes paulistas. Em 1695, foi totalmente destruído, um ano após a morte de Zumbi, assassinado por Domingos Jorge Velho, bandeirante contratado com a incumbência de sufocar Palmares e outros quilombos próximos a ele.
Nas Américas, em cada região onde o regime escravagista se instalou, registraram-se movimentos de rebelião contra este sistema de dominação, sendo que o primeiro deles data de 1522, na ilha de Hispaniola (Haiti e República Dominicana).
OUTROS QUILOMBOS BRASILEIROS
· Quilombo Ambrósio (MG) – População de 15 mil pessoas. Destruído no ano de 1759 pela expedição do governador-comandante, capitão Bartolomeu Bueno do Prado;
· Quilombo de Campo Grande (MG/SP) – População de 10 mil pessoas. Destruído entre os anos de 1759 e 1760;
· Quilombo Buraco do Tatu (BA) – Os chefes eram Antonio de Sousa, um capitão de guerra, e Teodoro, com suas companheiras, que tinham o título de rainhas. Fundado em 1744 Tatu durou 20 anos, até que a comunidade foi exterminada pelo capitão-mor da conquista Joaquim da Costa Cardoso, em 1764;
· Quilombo de Catucá (PE) – Fundado em 1817. Liderado por Malunguinho, foi dizimado no final da década de 1830.
CAIFAZES
Durante a década de 1880, a luta pelo fim da abolição conheceu certa radicalização de alguns de seus setores, conformando o que viria a ser conhecido como movimento abolicionista popular. Apoiando as fugas em massa e as rebeliões de escravos nas fazendas, essa vertente do movimento abolicionista aproximava-se das ações autônomas desenvolvidas pelos cativos, fortalecendo a luta contra a escravidão no Brasil.
Um desses grupos que ganharam destaque foi o dos Caifazes. Formado inicialmente por Antônio Bento de Souza e Castro (1843-1898), o grupo expandiu-se entre os setores populares da sociedade paulista na década final do Império, criando uma extensa rede de solidariedade à luta dos escravos.
LEI DO VENTRE LIVRE
A Lei do Ventre Livre, também conhecida como “Lei Rio Branco” foi uma lei abolicionista, promulgada em 28 de setembro de 1871 (assinada pela Princesa Isabel). Esta lei considerava livre todos os filhos de mulher escravas nascidos a partir da data da lei.
Como seus pais continuariam escravos (a abolição total da escravidão só ocorreu em 1888 com a Lei Áurea), a lei estabelecia duas possibilidades para as crianças que nasciam livres. Poderiam ficar aos cuidados dos senhores até os 21 anos de idade ou entregues ao governo. O primeiro caso foi o mais comum e beneficiaria os senhores que poderiam usar a mão-de-obra destes “livres” até os 21 anos de idade.
A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.
A LEI DOS SEXAGENÁRIOS
Também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, foi promulgada em 28 de setembro de 1885. Essa lei concedia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.
A lei beneficiou poucos escravos, pois eram raros os que atingiam esta idade, devido a vida sofrida que levavam. Os que chegavam aos 60 anos de idade já não tinham mais condições de trabalho. Portanto, era uma lei que acabava por beneficiar mais os proprietários, pois podiam libertar os escravos pouco produtivos. Sem contar que a lei apresentava um artigo que determinava que o escravo, ao atingir os 60 anos, deveria trabalhar por mais 3 anos, de forma gratuita, para seu proprietário.
RESPONDA
1. O que era o tráfico negreiro
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que eram navios negreiros
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Por que os navios negreiros também eram chamados de tumbeiros
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. O que era o banzo e por que ocorria
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. O que acontecia com os negros rebeldes
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. O que eram Quilombos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Qual a importância dos Quilombos
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. O que era caifazes
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Ocorreu abolição de fato
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Você é favorável à política de cotas para negros nas universidades públicas
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 03 e 04/09 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
|
CONTEÚDOS: When will we have a coronavirus vaccine? A vaccine
would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to
achieve the same amount of work in only a few months. Most
experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021,
about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first
emerged. How do I protect myself? The best
thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water. Coronavirus
spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed
with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an
infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or
mouth. People will
be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus
even before they are sick. What are the symptoms? A new,
continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three
or more coughing episodes in 24 hours Fever -
where your temperature is above 37.8C Loss of
smell or taste If you, or
someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home
to stop the risk of giving coronavirus to others. The US Centers
for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills,
repeated shaking, muscle pain and sore throat. It takes
five days on average to start showing the symptoms, but some people will get
them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14
days. https://www.bbc.com/news/health-51665497 |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS 1. Complete as frases com os verbos do
texto: a. Researchers
hope to __________________ same amount of work b. If
you __________ a surface c. How
do I ______________ myself? d. People
will _______________most infectious 2. Em um dicionário online, ouça as
palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o
significado de cada uma: a.
Achieve - b.
Think - c.
Breath - d.
Muscle – e.
Throat - 3. O Brasil foi escolhido para testar
algumas vacinas, o que você acha disso? 4. A liberação da vacina é motivo para
desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
· O aluno deverá Realizar a leitura desse Material , e resumi-lo no caderno.
· Responder: O que são gêneros textuais e o que são Tipologias Textuais?
· O aluno deverá produzir dois gêneros textuais (diferentes) de sua autoria
· Qualquer dúvida deverá ser encaminhada por esse E-mail:
· E-MAIL : thiagomhz@gmail.com
· As atividades podem ser entregues por foto, ou digitalizadas em WORD
· Pesquisar quem foi Mikhail Bakhtin
Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB e 3ºTC
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
Respondam as questões pelo link
https://forms.gle/t65vUBQwR9TU1dqq6
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