domingo, 30 de agosto de 2020

9ºANOS FINAIS SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

                                                 ATIVIDADE DA SEMANA 

                    31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

--------------------------------------------------------------
ELETIVA/PROFº DAYANE

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

 

 

 

·         Atividade 1- Autoconfiança- Psicologia do Esporte;

           Assistir o vídeo;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=cplSE6rCeME

·         Atividade 2- Descrever pontos principais da matéria do vídeo;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 10/09/2020

ELETIVA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 31/08 a 04/09/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        SISTEMA DE GRADUAÇÃO

Aula I: Acesse o link abaixo e analise o sistema de graduação da IBJJ:

 

https://cbjj.com.br/wp-content/uploads/2016/05/2016-IBJJF-Gradua%C3%A7%C3%A3o-Poster.pdf

 

Após analisar o tempo de graduação para cada faixa no Jiu Jitsu, reflita e explique o porquê as graduações são dividas por idades.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Agora, acesse o link e analise as categorias que são dividas as lutas no Jiu jitsu :

 

http://fpjjcompetidor.com.br/tabela-de-pesos/

 

Após análise e reflexão, escreva o que você acha sobre essa divisão e justifique sua resposta.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

ELETIVA/PROFºDENIS

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

3º Bim- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

Hoje veremos sobre Renda Fixa, segue abaixo um link do Canal Me poupe desenvolvido pela educadora financeira Nathalia Arcuri, que mostra de forma descontraída tudo sobre renda fixa, espero que gostem, https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=ysm9ZJ6O67w&feature=emb_titlenao-te-conta/ .

Reflita dobre o link acima e envie sua resposta sobre o que conhecia e o que aprendeu de novo?? Mande no e-mail do professor.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;       Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

9ºA
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR27):Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Continuação da pesquisa da semana anterior, escolha um grupo de pesquisa e seguindo o roteiro faça sua pesquisa no caderno.

Grupo 1. Grupos de teatro paulista: Grupo Garagem 21, Grupo de Teatro Mambembe etc.

Grupo 2. Grupos de teatro brasileiro: Grupo Gira Mundo, Grupo Galpão etc.

Grupo 3. Grupos de teatro estrangeiro: Grupo argentino Fuerza Bruta, Grupo argentino Timbre 4 etc.

Roteiro de Pesquisa

1.Buscar por informações de como acontece o processo de criação e produção artística (concepção da peça, criação coletiva e/ou colaborativa, seleção/criação de roteiro, fontes de inspiração etc.).

2.Elencar quantos e quem são os integrantes das companhias, e funções exercidas;

3.Indicar as páginas em Sites e/ou Redes sociais, onde as Companhias de Teatro fazem divulgação e circulação do trabalho artístico.

4.Identificar qual a localização desses Grupos de Teatro (cidade, Estado, Pais).

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 31/08/2020 à 04/09/2020

Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

Atividade: 1- Explique , com suas palavras, quais eram as principais ideias de Lamarck sobre a evolução dos seres vivos.

2- Pesquise e descreva no caderno sobre a evolução e adaptação das espécies.

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº DAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula Como a psicologia do Esporte pode ser Aplicada no Treinamento Desportivo?

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=DsOUBPE7FCM

·         Atividade 2- Relatar pontos principais da aula Psicologia do Esporte;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:10/09/2020

GEOGRAFIA/PROFº DJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 31 do 08 a 04 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

GEOGRAFIA :Questões sobre Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial (2 / 2).



QUESTÃO 1- (UFRGS-RS) Observe o mapa a seguir, que representa as principais regiões industriais do mundo.

 

Considere as seguintes afirmações a respeito da industrialização mundial.

I. No século XX, entre os principais fatores locacionais das regiões industriais estão a existência de um mercado consumidor e a presença de telecomunicações.

II. Os países do Primeiro Mundo foram os pioneiros no processo de industrialização e continuam líderes pela quantidade e qualidade de suas indústrias.

III. As novas regiões industriais são representadas por indústrias de informações ou biotecnologias e coincidem, em parte, com as velhas regiões industriais, tais como Paris, Londres e Milão.

Quais estão CORRETAS?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

QUESTÃO 2 - (UCPel-RS) Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semiacabados (matérias-primas para outros produtos) ou em produtos acabados. Nos dias atuais, essa atividade é muito importante, pois quase tudo que consumimos e utilizamos é processado ou produzido industrialmente.

Com relação à industrialização, analise as seguintes afirmativas.

I. O surgimento da máquina a vapor na Inglaterra, em 1750, fez com que se desencadeasse a Primeira Revolução Industrial, que transformou as relações entre sociedade e natureza, projetando os artesãos da época a grandes industriais, que já produziam em suas oficinas de manufaturas com organizadas linhas de montagens de seus produtos e divisão do trabalho.

II. Na Europa e nos Estados Unidos, começa uma nova fase da Revolução Industrial com o surgimento de novos meios de transportes e novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade; as siderurgias passam a fornecer chapas de aço. Também contribuiu com essa nova fase o aparecimento do rádio, TV, telefone, telégrafo, cinema, entre outros, inventos que modificaram o cotidiano e o consumo das pessoas.

III. Podemos chamar de Terceira Revolução Industrial a fase marcada pelo avanço tecnológico da pesquisa científica, que permitiu a sofisticação e o conhecimento utilizado em empresas de alta tecnologia como as de microbiologia, informática, microeletrônica, robótica, farmacêutica e aeroespacial, onde o conhecimento se tornou uma das ferramentas mais valiosas.

Considerando as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.

a) Somente a afirmativa III está correta.

b) As afirmativas I e II estão corretas.

c) As afirmativas I e III estão corretas.

d) As afirmativas II e III estão corretas.

e) Somente a afirmativa I está correta.

 

QUESTÃO 3 - Nas antigas sociedades agrárias, a ocupação agrícola chegou a representar quatro em cada cinco postos de trabalho. Com a passagem para a sociedade urbana e industrial, a partir do século 19, o emprego da mão de obra no setor secundário das economias (construção civil e manufatura) chegou a alcançar quase dois quintos do total da ocupação, especialmente nos países de industrialização madura.

E desde a segunda metade do século passado a nova transição da sociedade industrial aponta para a concentração dos postos de trabalho no setor terciário (serviços e comércio). Nas economias desenvolvidas, o setor de serviços responde por 83% do emprego da mão de obra [...]

(POCHMANN, M. O desafio do emprego no novo mundo dos serviços. Rede Brasil Atual, 15/08/2014. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br)

O esvaziamento progressivo da mão de obra do setor secundário mencionado pelo texto deve-se principalmente:

a) ao processo de constituição da revolução verde.

b) ao caráter especulativo do capital financeiro.

c) à queda da qualidade dos serviços manufatureiros.

d) à ampliação do desemprego estrutural nas indústrias.

e) à retração das leis trabalhistas nas fábricas.

QUESTÃO 4



Tirinha sobre a linha de produção industrial

Na tirinha acima, faz-se referência a um modelo industrial que predominou por muito tempo no setor secundário da economia. Tal modelo representa:

a) a procura por conhecimento pelos trabalhadores

b) a produção em massa com trabalho alienado

c) a necessidade de conter os gastos nas fábricas

d) o estímulo à curiosidade nas linhas de montagem

e) a aglutinação dos trabalhadores em ideais revolucionários

Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “


HISTÓRIA/PROFº SILVIO

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 9A

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o que foi o fascismo e suas implicações para a segunda guerra mundial, desenvolver vocabulário para debater sobre o neofascismo atual.

SEMANA: 31 de agosto a 04 de setembro

Quantidade de aulas: 04

 

ATIVIDADE DE LEITURA E REFLEXÃO

 



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO

Totalitarismo

Os fascistas acreditavam que a nação devia ficar sob o comando de um único líder, sendo que ele não teria limites para o poder em mãos. Isto é, as decisões tomadas e as ordens dadas pelo líder fascista eram inquestionáveis.

Praticamente todos os aspectos da vida pública e privada deveriam ser regulamentados pelo Estado.

Nacionalismo

Da mesma forma que o nazismo, a ideia de nacionalismo era muito enraizada no fascismo. Os fascistas lutavam pela “preservação da nação”, mesmo que isto fosse feito através de medidas violentas, que deveriam ter o apoio da população.

O nacionalismo dos fascistas era militante. Todos os cidadãos do país deveriam participar desde a infância dos movimentos nacionais, por bem ou por mal.

Populismo

Para que o sentimento de nacionalismo fosse implantado na mente dos cidadãos, o regime fascista criava propagandas políticas e populistas para enaltecer o povo.

Além disso, era uma ideologia extremamente contra intelectuais e suas pesquisas. O anti-intelectualismo era incutido na mente dos cidadãos para que rejeitassem ideias e conceitos que não fossem promovidos pelo Estado.

Antiliberalismo

Apesar de aceitar algumas ideias capitalistas, como a propriedade privada, o fascismo acreditava que o Estado devia intervir na economia. Isto a fim de impedir “desequilíbrios” econômicos e sociais.

Há algumas outras características, como o militarismo, em que a sociedade estaria sempre preparada para a guerra e o expansionismo.

Por fim, muitas vezes, a palavra “nazismo” e “fascismo” são tratadas como sinônimos. Mas as semelhanças são concentradas na questão do nacionalismo, da unidade territorial e certos aspectos da teoria econômica.

O fascismo liderado por Mussolini não tinha um viés racista ou antissemita até que o chefe de Estado, Mussolini, se aliou a Hitler.

O nazismo, entretanto, desde que surgiu, já tinha em suas diretrizes o racismo e o antissemitismo. Foi até incluída uma cláusula no documento que fundava o Partido Nazista, assinado em 1920, que diz: “Nenhum judeu [...] pode ser cidadão.”

 

 



INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A,B,C

Atividade semanal: 17/08/20 a 21/08/20

TEMA DA AULA: Como falar as horas em Inglês

 

CONTEÚDO:

Diferentes expressões para perguntar as horas em inglês.

 

Orientação da atividade:

 

Continuação da aula passada

 

1ª aula:

 

 Na aula passada nós vimos como alguns exemplos de como perguntar as horas em inglês, certo? Agora vamos aprender mais expressões que marcam o tempo em inglês. Copie a explicação no caderno e envie para o meu e-mail.

 

As horas em inglês podem vir acompanhadas de algumas expressões de tempo, por exemplo:

  • Today: hoje
  • Yesterday: ontem
  • The day before yesterday: anteontem
  • Tomorrow: amanhã
  • The day after tomorrow: depois de amanhã
  • Morning: manhã
  • Afternoon: tarde
  • Evening: noite

 

  • Night: noite
  • Tonight: esta noite
  • Midday: meio-dia
  • At noon: ao meio-dia
  • Midnight: meia noite
  • At midnight: à meia-noite

 

 

2ª aula: Regras e Exemplos

Como perguntar as horas em inglês?

Para perguntar as horas em inglês utilizamos as seguintes expressões:

  • What time is it? (Que horas são?)
  • What is the time? (Qual é a hora?)
  • Have you got the time? (Você tem hora?)
  • Do you have the time? (Você tem horas?)
  • Could you tell me the time? (Você poderia me dizer as horas?)

 

Como falar as horas em inglês?

Para informar as horas em inglês usa-se o “it is” ou “it's” e os números correspondentes (da hora e dos minutos):

 

Exemplos:

 

4:35 – It is four thirty-five. - São 4:35

7:20 – It is seven twenty. -  São 7:20

2:10 – It’s two tem.  - São 2:10.

 

 

Copie a explicação em seu caderno e envie para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 9° A, B e C

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Leitura

(Duração – 6 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:

 Audiobook – Vinte mil léguas submarinas – Júlio Verne https://youtu.be/5zWTEryQ42YOb

 

Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

MATEMATICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 31/08/2020  a 04/09/2020 (6 aulas)

3º BIMESTRE

Continuação caderno do aluno 2ºbimestre

Caros ,alunos chegamos ao final da apostila do 2º bimestre com a situação de aprendizagem 5

Vamos resolver as atividades propostas 

                                          

                                       Sugestão de vídeo : Cada gráfico no seu galho

 

https://www.youtube.com/watch?v=cN1l2te79Ck&feature=youtu.be

20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29

21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30

22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas

https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31

Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!

Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok! 



PROJETO DE VIDA /PROFº DENIS

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar as atividades 1 e 2 do caderno do estudante do 3º bimestre relacionadas ao tema Sonho e a Fantasia. Após realizar as atividades em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  8º Ano: 

Prezados alunos leiam o Conto: A maior flor do mundo, de Jose Saramago. Disponível em: <http://escolas.madeiraedu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782>. Acesso em: 10 fev. 2020. Reflita sobre o conto e faça uma relação com o consumo consciente em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da atividade 1  de projeto de vida do 3º bimestre do caderno do estudante, que tem como tema “Ser adolescente hoje”, reflitam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da Atividade: Todo caminho é diferente leiam os textos 1 e 2. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa social; Autoconfiança; Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico; Organização e Determinação

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFºDENIS

Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

ATIVIDADE 1 – EM BUSCA DE INFORMAÇÕES

8º ano – Caderno do Aluno página 43 / 9º ano – Caderno do Aluno página 42

Leiam a proposta da atividade 1 solicitada no caderno do estudante respectivo de sua série, e envie a atividade por e-mail do professor.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas:

EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

EF89TEC19: Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar produções digitais (blog, sites, redes sociais e outros).

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

--------------------------------------------------------------
9ºB
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR27):Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Continuação da pesquisa da semana anterior, escolha um grupo de pesquisa e seguindo o roteiro faça sua pesquisa no caderno.

Grupo 1. Grupos de teatro paulista: Grupo Garagem 21, Grupo de Teatro Mambembe etc.

Grupo 2. Grupos de teatro brasileiro: Grupo Gira Mundo, Grupo Galpão etc.

Grupo 3. Grupos de teatro estrangeiro: Grupo argentino Fuerza Bruta, Grupo argentino Timbre 4 etc.

Roteiro de Pesquisa

1.Buscar por informações de como acontece o processo de criação e produção artística (concepção da peça, criação coletiva e/ou colaborativa, seleção/criação de roteiro, fontes de inspiração etc.).

2.Elencar quantos e quem são os integrantes das companhias, e funções exercidas;

3.Indicar as páginas em Sites e/ou Redes sociais, onde as Companhias de Teatro fazem divulgação e circulação do trabalho artístico.

4.Identificar qual a localização desses Grupos de Teatro (cidade, Estado, Pais).

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 31/08/2020 à 04/09/2020

Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

Atividade: 1- Explique , com suas palavras, quais eram as principais ideias de Lamarck sobre a evolução dos seres vivos.

2- Pesquise e descreva no caderno sobre a evolução e adaptação das espécies.

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº DAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula Como a psicologia do Esporte pode ser Aplicada no Treinamento Desportivo?

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=DsOUBPE7FCM

·         Atividade 2- Relatar pontos principais da aula Psicologia do Esporte;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:10/09/2020


GEOGRAFIA/PROFº DJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 31 do 08 a 04 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

GEOGRAFIA :Questões sobre Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial (2 / 2).



QUESTÃO 1- (UFRGS-RS) Observe o mapa a seguir, que representa as principais regiões industriais do mundo.

 

Considere as seguintes afirmações a respeito da industrialização mundial.

I. No século XX, entre os principais fatores locacionais das regiões industriais estão a existência de um mercado consumidor e a presença de telecomunicações.

II. Os países do Primeiro Mundo foram os pioneiros no processo de industrialização e continuam líderes pela quantidade e qualidade de suas indústrias.

III. As novas regiões industriais são representadas por indústrias de informações ou biotecnologias e coincidem, em parte, com as velhas regiões industriais, tais como Paris, Londres e Milão.

Quais estão CORRETAS?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

QUESTÃO 2 - (UCPel-RS) Indústria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matéria-prima em produtos semiacabados (matérias-primas para outros produtos) ou em produtos acabados. Nos dias atuais, essa atividade é muito importante, pois quase tudo que consumimos e utilizamos é processado ou produzido industrialmente.

Com relação à industrialização, analise as seguintes afirmativas.

I. O surgimento da máquina a vapor na Inglaterra, em 1750, fez com que se desencadeasse a Primeira Revolução Industrial, que transformou as relações entre sociedade e natureza, projetando os artesãos da época a grandes industriais, que já produziam em suas oficinas de manufaturas com organizadas linhas de montagens de seus produtos e divisão do trabalho.

II. Na Europa e nos Estados Unidos, começa uma nova fase da Revolução Industrial com o surgimento de novos meios de transportes e novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade; as siderurgias passam a fornecer chapas de aço. Também contribuiu com essa nova fase o aparecimento do rádio, TV, telefone, telégrafo, cinema, entre outros, inventos que modificaram o cotidiano e o consumo das pessoas.

III. Podemos chamar de Terceira Revolução Industrial a fase marcada pelo avanço tecnológico da pesquisa científica, que permitiu a sofisticação e o conhecimento utilizado em empresas de alta tecnologia como as de microbiologia, informática, microeletrônica, robótica, farmacêutica e aeroespacial, onde o conhecimento se tornou uma das ferramentas mais valiosas.

Considerando as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.

a) Somente a afirmativa III está correta.

b) As afirmativas I e II estão corretas.

c) As afirmativas I e III estão corretas.

d) As afirmativas II e III estão corretas.

e) Somente a afirmativa I está correta.

 

QUESTÃO 3 - Nas antigas sociedades agrárias, a ocupação agrícola chegou a representar quatro em cada cinco postos de trabalho. Com a passagem para a sociedade urbana e industrial, a partir do século 19, o emprego da mão de obra no setor secundário das economias (construção civil e manufatura) chegou a alcançar quase dois quintos do total da ocupação, especialmente nos países de industrialização madura.

E desde a segunda metade do século passado a nova transição da sociedade industrial aponta para a concentração dos postos de trabalho no setor terciário (serviços e comércio). Nas economias desenvolvidas, o setor de serviços responde por 83% do emprego da mão de obra [...]

(POCHMANN, M. O desafio do emprego no novo mundo dos serviços. Rede Brasil Atual, 15/08/2014. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br)

O esvaziamento progressivo da mão de obra do setor secundário mencionado pelo texto deve-se principalmente:

a) ao processo de constituição da revolução verde.

b) ao caráter especulativo do capital financeiro.

c) à queda da qualidade dos serviços manufatureiros.

d) à ampliação do desemprego estrutural nas indústrias.

e) à retração das leis trabalhistas nas fábricas.

QUESTÃO 4



Tirinha sobre a linha de produção industrial

Na tirinha acima, faz-se referência a um modelo industrial que predominou por muito tempo no setor secundário da economia. Tal modelo representa:

a) a procura por conhecimento pelos trabalhadores

b) a produção em massa com trabalho alienado

c) a necessidade de conter os gastos nas fábricas

d) o estímulo à curiosidade nas linhas de montagem

e) a aglutinação dos trabalhadores em ideais revolucionários

Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “




HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 31 de agosto a 04 de setembro

  

TEMA: A linha dura no poder

 HABILIDADES: (EF09HI19)   Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humanos.

.FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br   

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 Aula 1 e 2 – Leia o textos “A linha dura no poder ”,  “Governo Médici (1969  - 1974) “ e “ A luta armada” disponível no livro didático História sociedade & cidadania: 9º, páginas 199 a 2002.





Aula 3 e 4 Responder às questões propostas:

 

 

1)     Como era dividido o grupo de militares que lideraram o golpe de 1964 que impôs a ditadura civil-militar?

2)    Quem promoveu a Passeata dos Cem Mil?

3)    Qual foi o motivo imediato da Passeata dos Cem mil?

4)    O que os manifestantes exigiam?

5)    Qual foi o desfecho do 30º Congresso de Ibiúna?

6)    Relacione os poderes que o presidente da República passava a ter com o (AI-5).

7)    O que é estado de sítio?

8)    O que é habeas corpus?

9)    Quais foram os órgãos de repressão aperfeiçoados no governo Médici e quais eram as suas práticas?

10) Qual o contexto que surge a luta armada no Brasil e quais foram as principais organizações?

 

   Fontes:

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018.  p. 199, 200, 201, 202 e 216



INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A,B,C

Atividade semanal: 17/08/20 a 21/08/20

TEMA DA AULA: Como falar as horas em Inglês

 

CONTEÚDO:

Diferentes expressões para perguntar as horas em inglês.

 

Orientação da atividade:

 

Continuação da aula passada

 

1ª aula:

 

 Na aula passada nós vimos como alguns exemplos de como perguntar as horas em inglês, certo? Agora vamos aprender mais expressões que marcam o tempo em inglês. Copie a explicação no caderno e envie para o meu e-mail.

 

As horas em inglês podem vir acompanhadas de algumas expressões de tempo, por exemplo:

  • Today: hoje
  • Yesterday: ontem
  • The day before yesterday: anteontem
  • Tomorrow: amanhã
  • The day after tomorrow: depois de amanhã
  • Morning: manhã
  • Afternoon: tarde
  • Evening: noite

 

  • Night: noite
  • Tonight: esta noite
  • Midday: meio-dia
  • At noon: ao meio-dia
  • Midnight: meia noite
  • At midnight: à meia-noite

 

 

2ª aula: Regras e Exemplos

Como perguntar as horas em inglês?

Para perguntar as horas em inglês utilizamos as seguintes expressões:

  • What time is it? (Que horas são?)
  • What is the time? (Qual é a hora?)
  • Have you got the time? (Você tem hora?)
  • Do you have the time? (Você tem horas?)
  • Could you tell me the time? (Você poderia me dizer as horas?)

 

Como falar as horas em inglês?

Para informar as horas em inglês usa-se o “it is” ou “it's” e os números correspondentes (da hora e dos minutos):

 

Exemplos:

 

4:35 – It is four thirty-five. - São 4:35

7:20 – It is seven twenty. -  São 7:20

2:10 – It’s two tem.  - São 2:10.

 

 

Copie a explicação em seu caderno e envie para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 9° A, B e C

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Leitura

(Duração – 6 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:

 Audiobook – Vinte mil léguas submarinas – Júlio Verne https://youtu.be/5zWTEryQ42YOb

 

Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

MATEMATICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 31/08/2020  a 04/09/2020 (6 aulas)

3º BIMESTRE

Continuação caderno do aluno 2ºbimestre

Caros ,alunos chegamos ao final da apostila do 2º bimestre com a situação de aprendizagem 5

Vamos resolver as atividades propostas 

                                          

                                       Sugestão de vídeo : Cada gráfico no seu galho

 

https://www.youtube.com/watch?v=cN1l2te79Ck&feature=youtu.be

20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29

21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30

22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas

https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31

Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!

Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok!


PROJETO DE VIDA /PROFº ROSIANE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Nós: hoje e no futuro.

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Imaginação criativa e interesse artístico.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    O que é ser adolescente hoje?

2-    Como a realidade em que vivemos influência que nós somos?

3-    Qual relação temos com o futuro e nossos projetos de vida?

 

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

31a 04/09/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

31/08/2020

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº SANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 27/07 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia de transistores?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

-------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade de Ação Expressiva

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR27):Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Continuação da pesquisa da semana anterior, escolha um grupo de pesquisa e seguindo o roteiro faça sua pesquisa no caderno.

Grupo 1. Grupos de teatro paulista: Grupo Garagem 21, Grupo de Teatro Mambembe etc.

Grupo 2. Grupos de teatro brasileiro: Grupo Gira Mundo, Grupo Galpão etc.

Grupo 3. Grupos de teatro estrangeiro: Grupo argentino Fuerza Bruta, Grupo argentino Timbre 4 etc.

Roteiro de Pesquisa

1.Buscar por informações de como acontece o processo de criação e produção artística (concepção da peça, criação coletiva e/ou colaborativa, seleção/criação de roteiro, fontes de inspiração etc.).

2.Elencar quantos e quem são os integrantes das companhias, e funções exercidas;

3.Indicar as páginas em Sites e/ou Redes sociais, onde as Companhias de Teatro fazem divulgação e circulação do trabalho artístico.

4.Identificar qual a localização desses Grupos de Teatro (cidade, Estado, Pais).

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 31/08/2020 à 04/09/2020

Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

Atividade: 1- Explique , com suas palavras, quais eram as principais ideias de Lamarck sobre a evolução dos seres vivos.

2- Pesquise e descreva no caderno sobre a evolução e adaptação das espécies.

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº DONI

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     31/08        Á     04/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: ESPORTES

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                        PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

Desporte ou esporte é uma atividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. ... Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para uma inclusão social.

Na sua opinião de que forma pode acontecer a inclusão social na pratica do esporte?

 

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 41

Atividade 2

 

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

 

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

 

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom

 


GEOGRAFIA/PROFº HOSANA

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (31/8 a 04/9)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Realizar a leitura do tema abaixo para desenvolver atividades na próxima semana.

ENERGIA NUCLEAR

Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível.

O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da fissão dos átomos de urânio.

O urânio é um recurso mineral não renovável encontrado na natureza, que também é utilizado na produção de material radioativo para uso na medicina.

Além do uso para fins pacíficos, o urânio pode também ser utilizado na produção de armamentos, como a bomba atômica.

VANTAGENS DO USO DA ENERGIA NUCLEAR

Apesar dos perigos, há vários pontos positivos na geração de energia nuclear.

Um dos primeiros pontos a destacar é que a usina não é poluente durante seu funcionamento normal e se cumpre as normas de segurança.

Igualmente, não é necessário uma grande área para sua construção. Em comparação, basta lembrar quanto espaço necessita uma hidrelétrica para fazer

uma barragem e o tamanho do terreno inundado. Também o urânio é um material relativamente abundante na natureza que garantiria o abastecimento das usinas por muito tempo. As principais reservas estão na Índia, Austrália e Cazaquistão.

DESVANTAGENS DO USO DA ENERGIA NUCLEAR

Entretanto, os riscos da utilização da energia nuclear são imensos. Além de sua utilização para fins não pacíficos, como a produção de bomba atômica, os resíduos gerados pela produção desta energia representam um perigo para a humanidade. Também existe o risco de acidentes nucleares e o problema do descarte do lixo nuclear (resíduos compostos de elementos radioativos, gerados nos processos de produção de energia). Além disso, a contaminação do meio ambiente que provocam danos irreversíveis à saúde, como o câncer, a leucemia, deformidades genéticas, etc.

Acidentes Nucleares

Desde o primeiro acidente, registrado em 1952 em Chalh River, no Canadá, ocorreram muitos outros. Um dos mais graves foi o Acidente de Chernobyl, que ocorreu na Ucrânia em 1986, que explodiu devido a uma falha do sistema de refrigeração.

O mais recente foi em 2011 na usina Fukushima 1, na costa leste do Japão, que foi atingida pelo terremoto e pelo tsunami que abalou a região. Houve explosão nos prédios que abrigavam dois reatores o que provocou a liberação da radiação.

Também o Brasil enfrentou o pior acidente nuclear de sua história quando o material Césio-137 não foi descartado corretamente. Calcula-se que 1600 pessoas tenham sido contaminadas e 4 pessoas morreram neste episódio.


HISTÓRIA/PROFº VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção). OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

Assistam ao vídeo aula da cmsp https://youtu.be/xCMP4rg0OW0?list=TLPQMTcwODIwMjClOOrBRTWkvw&t=1410

O SPI era o órgão do Estado brasileiro que cuidava das políticas indigenistas durante a era Vargas. Leia o texto a seguir, que fala sobre ele.

Algumas contradições básicas existiram no âmbito do SPI: enquanto se propunha a respeitar as terras e a cultura indígena, agia transferindo índios e liberando territórios indígenas para colonização, ao mesmo tempo em que reprimia práticas tradicionais e impunha uma pedagogia que alterava o sistema produtivo indígena. [...] É no entrecruzamento dessas causas e motivações que deve ser buscada a chave para a compreensão do indigenismo brasileiro, um regime tutelar estabelecido para as populações autóctones que foi hegemônico de 1910 até a Constituição de 1988, perdurando em certa medida até os dias atuais em decorrência da força de inércia dos aparelhos de poder e de estruturas governativas.

OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. p. 114-115

Levando em consideração os argumentos do texto, responda:

a)       O que havia de positivo e o que havia de negativo para os indígenas na política praticada pelo SPI?

  

b)      Não havia representantes dos indígenas no SPI.  Registrem suas conclusões:

 Quais foram as consequências disso para a formulação das políticas indigenistas?

 

 


INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A,B,C

Atividade semanal: 17/08/20 a 21/08/20

TEMA DA AULA: Como falar as horas em Inglês

 

CONTEÚDO:

Diferentes expressões para perguntar as horas em inglês.

 

Orientação da atividade:

 

Continuação da aula passada

 

1ª aula:

 

 Na aula passada nós vimos como alguns exemplos de como perguntar as horas em inglês, certo? Agora vamos aprender mais expressões que marcam o tempo em inglês. Copie a explicação no caderno e envie para o meu e-mail.

 

As horas em inglês podem vir acompanhadas de algumas expressões de tempo, por exemplo:

  • Today: hoje
  • Yesterday: ontem
  • The day before yesterday: anteontem
  • Tomorrow: amanhã
  • The day after tomorrow: depois de amanhã
  • Morning: manhã
  • Afternoon: tarde
  • Evening: noite

 

  • Night: noite
  • Tonight: esta noite
  • Midday: meio-dia
  • At noon: ao meio-dia
  • Midnight: meia noite
  • At midnight: à meia-noite

 

 

2ª aula: Regras e Exemplos

Como perguntar as horas em inglês?

Para perguntar as horas em inglês utilizamos as seguintes expressões:

  • What time is it? (Que horas são?)
  • What is the time? (Qual é a hora?)
  • Have you got the time? (Você tem hora?)
  • Do you have the time? (Você tem horas?)
  • Could you tell me the time? (Você poderia me dizer as horas?)

 

Como falar as horas em inglês?

Para informar as horas em inglês usa-se o “it is” ou “it's” e os números correspondentes (da hora e dos minutos):

 

Exemplos:

 

4:35 – It is four thirty-five. - São 4:35

7:20 – It is seven twenty. -  São 7:20

2:10 – It’s two tem.  - São 2:10.

 

 

Copie a explicação em seu caderno e envie para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – 9° A, B e C

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Leitura

(Duração – 6 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:

 Audiobook – Vinte mil léguas submarinas – Júlio Verne https://youtu.be/5zWTEryQ42YOb

 

Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.


MATEMATICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 31/08/2020  a 04/09/2020 (6 aulas)

3º BIMESTRE

Continuação caderno do aluno 2ºbimestre

Caros ,alunos chegamos ao final da apostila do 2º bimestre com a situação de aprendizagem 5

Vamos resolver as atividades propostas 

                                          

                                       Sugestão de vídeo : Cada gráfico no seu galho

 

https://www.youtube.com/watch?v=cN1l2te79Ck&feature=youtu.be

20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29

21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30

22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas

https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31

Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!

Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok!



PROJETO DE VIDA /PROFº DENIS

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar as atividades 1 e 2 do caderno do estudante do 3º bimestre relacionadas ao tema Sonho e a Fantasia. Após realizar as atividades em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  8º Ano: 

Prezados alunos leiam o Conto: A maior flor do mundo, de Jose Saramago. Disponível em: <http://escolas.madeiraedu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782>. Acesso em: 10 fev. 2020. Reflita sobre o conto e faça uma relação com o consumo consciente em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da atividade 1  de projeto de vida do 3º bimestre do caderno do estudante, que tem como tema “Ser adolescente hoje”, reflitam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da Atividade: Todo caminho é diferente leiam os textos 1 e 2. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa social; Autoconfiança; Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico; Organização e Determinação

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº SANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º C

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 27/07 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia de transistores?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário