domingo, 30 de agosto de 2020

1º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

 

                                 ATIVIDADE DA SEMANA 

                    31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

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1ºTA/NOTURNO

ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                 E.JA  1º T.A e B

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade Patrimônio Cultural

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade deverá ser respondida consultando o texto que foi passado na semana anterior o texto se encontra no blog.

                                          1. O que é Patrimônio Cultural Material?

      2. Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Material Móvel

    3. Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Material Imóvel

4..Qual é o órgão federal responsável pela preservação de bens patrimoniais tombados, no Brasil? (nome por extenso)

6. Ao visitar um museu, uma exposição temporária de arte, conhecer a história de imóveis tombados e sua importância Qual é a diferença entre ‘reformar’ e ‘restaurar’?

O que se pratica em um bem cultural tombado?

7. O que significa ‘preservar’ um bem cultural?

8. O que significa ‘conservar’ um bem cultural?

 9.    O carnaval é um bem de que tipo?

Manter viva a memória das sociedades, divulgando suas práticas artísticas, seus fazeres cotidianos em geral, festas, brincadeiras, história, nos enriquece culturalmente. Justifique esta afirmação.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08  a 04/09

 

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BIOLOGIA/PROFºBENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

1º Termo A,                                                                     – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

         

 Avaliação -  Semana 31/08 a 04/09

                                                    

avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.


 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdc0UHsuJOmqTxgD2JOKIWInG2kykHdg5rF547u1CcmmIQVAA/viewform?usp=pp_url

 

FILOSOFIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades: Conceitos e suas habilidades

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião

Então dando seguimento

A filosofia da ciência busca ser a questionadora maior das hipóteses que abrangem o método científico. Ela reflete, questiona e provoca o saber científico, de modo a desenvolvê-lo.

Enquanto a ciência se posiciona em estudar problemas específicos de fenômenos naturais, a filosofia busca o estudo mais abrangente e geral. Em última análise, porém, o estudo de ambos em conjunto não é algo que se torna contraditório, e sim os complementa.

Dessa maneira, a filosofia da ciência busca questões que norteiam as hipóteses, teorias e a própria ciência como saber. Isso se dá como forma de instigar, provocar e auxiliar no próprio desenvolvimento da ciência.

Enfim, deste modo a maioria dos leigos acredita que todo filosofo é ateu, claro que temos um grande numero de pessoas nessa situação.

Mas a filosofia acredita que tudo tem uma explicação, “toda ação, tem uma reação”

Exemplo:

Se você esta procurando emprego, e claro que você ira encontrar, se você tem uma doença e esta se tratando, a chances de curar e bem maior.

Mas quero saber de vocês, qual a sua opinião sobre isto.

A filosofia esta certa, ou errada ou mais ou menos rsrs.

Será que o que acontece na vida do cidadão e divino, ou uma reação de uma ação.

Qual é sua opinião?

Enviar atividade para o e-mail Joycedancy@yahoo.com.br

Estarei disponível de terças e quintas no horário das 13h as 15h

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA- Noturno

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, produção de textos contínuos e expressão oral.

Atividade: Artigo de opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião

Com base na aula passada, a sociologia e muito importante para entender os dias de hoje.

Com esta afirmação responda.

Toda via, tentamos entender o ser humano, em algumas situações, ou atitudes.Por que as pessoas agem, pensam de uma forma e não de outra?Explique!

Obs:Estarei respondendo as duvidadas das 13h as 15h, nos dias 12 /05 e 14/05 para tirar as duvidas que surgirem, sobre o tema.

e-mail joycedancy@yahoo.com.br

FISICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, 1ºTB  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)





        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 31/08/2020 a 04/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com 

respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento 

com Velocidade Constante.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: 

ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR 

DIFICULDADE PARA REALIZAR A 

ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

QUIMICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, TB  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior,, Propriedades Gerais da Matéria.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)





        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 31/08/2020 a 04/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com 

respostas sobre o tema da aula anteriopr, 

Propriedades Gerais da Matéria.

Entregar as respostas via e-mail: 

ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, 

número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR 

DIFICULDADE PARA REALIZAR A 

ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
image.png

Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos durante a semana de 31/08 a 04/09/20

e-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

De acordo com as características dos planaltos, assinale a alternativa correta:

A) (  )  superfície pouco acidentada e situada a poucos metros do nível do mar.

b) (  ) apresentam as superfícies mais elevadas do relevo e encostas íngremes.

c) (  ) são unidades de relevo que apresentam altitudes mais baixas que as regiões ao seu redor.

d) (  ) superfícies irregulares, levemente onduladas e geralmente acima dos 300 metros altitude.

e) (  ) são formas de relevo de superfície irregular situadas geralmente próximas ao nível do mar.

 

 

2ª Questão

Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:

a) (  )  Montanhas e planaltos

b) (  ) Planícies e depressões

c) (  ) Planícies e planaltos

d) (  ) Montanhas e planícies

e) (  ) Planaltos e depressões


HISTÓRIA/PROFºSERGIO

Atividades de História - 1º TA – Eja – Prof.: Sérgio

Boa tarde! Sou o professor Sérgio. Darei aulas de História. Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.

Período Paleolítico

Conhecido como o mais extenso período da história humana, o Período Paleolítico abrange uma datação bastante variada que vai de 2,7 milhões de anos até 10.000 a.C. Desprovido de técnicas muito sofisticadas, os grupos humanos dessa época desenvolviam hábitos e técnicas que facilitavam sua sobrevivência em meio às hostilidades impostas pela natureza.

Nesse período, as baixas temperaturas da Terra obrigavam o homem do Paleolítico a viver sob a proteção das cavernas. Uma das mais importantes descobertas dessa época foi o fogo. Com esse poderoso instrumento, os homens pré-históricos alcançaram melhores condições de sobrevivência mediante as severas condições climáticas. Além disso, o domínio do fogo modificou os hábitos alimentares humanos, com a introdução da caça e vegetais cozidos.

Sem contar com técnicas de produção agrícola, o homem vivia deslocando-se por diversos territórios. Praticantes do nomadismo, os grupos paleolíticos utilizavam dos recursos naturais à sua volta. Depois de consumi-los, migravam para regiões que apresentavam maior disponibilidade de frutas, caça e pesca. Para fabricar suas armas e utensílios, os homens faziam uso de osso, madeira, marfim e pedra. Em razão dessas características da cultura material do período, também costumamos chamar o Paleolítico de Período da Pedra Lascada.

Por volta de 40 mil anos, os povos do paleolítico começaram a viver em grupos mais populosos. Ao mesmo tempo, começaram a criar novas moradias feitas a partir de gravetos e peles de animais. Uma das grandes fontes de compreensão desse período é encontrada nas paredes das cavernas, onde se situam as chamadas pinturas rupestres. Nelas temos informações sobre o homem pré-histórico referente à suas ações cotidianas.

No fim do Paleolítico, uma série de glaciações transformou as condições climáticas do mundo. As temperaturas tornaram-se mais amenas e, a partir de então, foi possível o processo de fixação dos grupos humanos. Com isso, uma série de mudanças marcou a passagem do período Paleolítico para o Neolítico.

Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020

1) Explique o que foi o Período Paleolítico.

2) Qual foi a mais importante descoberta dessa época?

3) Explique “nomadismo”.

4) Como também é chamado o Período Paleolítico?

5) Como eram as novas moradias dos povos do paleolítico?

Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020

Período Neolítico

Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África.

A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o consequente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais. Novas formas de organização social surgiam e, assim, as primeiras instituições políticas do homem podem ter sido formadas nessa mesma época. A criação e o abandono de formas coletivas de organização socioeconômicas podem ser vislumbrados no Neolítico. Conforme alguns pesquisadores, as primeiras sociedades complexas, criadas em torno da emergência de líderes tribais ou a organização de um Estado, são frutos dessas transformações. No fim do período Neolítico também ocorreu a chamada Idade dos Metais. Nessa época, o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze e, posteriormente, de ferro se tornaram usuais. Com o desenvolvimento dos primeiros Estados e o aparecimento da escrita, o período Neolítico finalizou o recorte de tempo da Pré-História e abriu portas para o estudo das primeiras civilizações da Antiguidade.

Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020

1) Explique Período Neolítico.

2) Por que a prática da caça e da coleta se tornaram mais difíceis nesse período?

3) O que pode ter sido formado nessa época?

4) Como também era conhecido o Período Neolítico?

5) O que ocorreu no final do Período Neolítico?

Obs.: Os conteúdos poderão ser impressos e colados no caderno ou copiados. Tirar foto e encaminhar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br.

INGLÊS/PROFºMªANTONIA

Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio
Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de31/08 à 04/09 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Informação no mundo globalizado Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia o texto. Em seguida resuma e escreva no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning” Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context. Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto. There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine,which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura. E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas. The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming. A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming. A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday! Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias! Scanning – Leitura específica This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming. Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming. Skimming – Leitura Rápida The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma ] leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal. One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information. Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada. An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal. Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final. Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura! PERGUNTAS 1. Qual é o assunto do texto? 2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas? 3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"? 4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"? 4. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Semana de 31/08 até 04/09.




   Primeiramente pesquise a diferença entre linguagem Padrão/Culta   e   Não Padrão/Coloquial. (não é necessário enviar a pesquisa)

 

 

1-    Que variedade linguística (culta/Padrão ou coloquial/Não Padrão) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais:

 

a)   Falando sobre política num canal de televisão.

b)   Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.

c)   Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português.

d)   Numa carta de reclamação para o presidente.

e)   Numa conversa na praça entre amigos.

f)    Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente.

g)   Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.

h)   Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje.

i)     Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português.

j)    Na redação do ENEM.

 

 

2-    Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:  

 

“Iscute o que to dizeno,

Seu  dotor, seu coroné:

De fome tão padeceno

Meus fio e minha muiér.

Sem briga, questão nem guerra,

Meça desta grande terra

Umas tarefas pra eu!

Tenha pena do agregado

Não me dexe deserdado

Daquilo que Deus me deu”.

(Patativa do Assaré)

 

Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como: (escolha uma alternativa)

 

a)  Escolarizado proveniente de uma metrópole.

b)  Sertanejo de uma área rural.

c)  Idoso que habita uma comunidade urbana.

d)  Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país.

e)  Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

 

 

 

3-(ENEM 2014)

 

Só há  uma  saída para a escola se ela quiser ser  mais bem-sucedida: aceitar a  mudança da  língua como um fato. Isso deve significar que a  escola deve aceitar qualquer forma de  língua em  suas  atividades escritas? Não deve mais  corrigir?  Não!

Há  outra dimensão a ser  considerada:  de fato, no  mundo real da escrita,  não existe  apenas  um português correto,  que  valeria para todas  as  ocasiões: o estilo dos  contratos não  é  o  mesmo dos  manuais de  instrução; o dos  juízes do  Supremo não  é  o  mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos  jornais  não  é  o mesmo dos dos cadernos de  cultura dos  mesmos  jornais. Ou  do de  seus  colunistas.

 

(POSSENTI,  S.  Gramática  na cabeça. Língua  Portuguesa,  ano 5, n. 67,  maio 2011 – adaptado).

 

Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber:

 

a)   descartar  as  marcas de informalidade do texto.

b)   reservar o  emprego da  norma  padrão aos textos de  circulação ampla.

c)   moldar  a  norma  padrão do português pela   linguagem do discurso jornalístico.

d)   adequar as  formas  da língua a diferentes tipos de  texto e contexto.

e)   desprezar as formas  da língua  previstas pelas  gramáticas e  manuais divulgados  pela escola.

 

 

MATEMÁTICA/PROFºADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termos – Periodo 31/08 a 04/09 de maio

Atividade Matemática

Realize uma pesquisa sobre Plano Cartesiano e suas aplicações.

Dê exemplos

CONTATO PARA DÚVIDAS: avelonisqui@gmail.com

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1ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                 E.JA  1º T.A e B

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade Patrimônio Cultural

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana..

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade deverá ser respondida consultando o texto que foi passado na semana anterior o texto se encontra no blog.

                                          1. O que é Patrimônio Cultural Material?

      2. Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Material Móvel

    3. Escreva três exemplos de bens do patrimônio cultural Material Imóvel

4..Qual é o órgão federal responsável pela preservação de bens patrimoniais tombados, no Brasil? (nome por extenso)

6. Ao visitar um museu, uma exposição temporária de arte, conhecer a história de imóveis tombados e sua importância Qual é a diferença entre ‘reformar’ e ‘restaurar’?

O que se pratica em um bem cultural tombado?

7. O que significa ‘preservar’ um bem cultural?

8. O que significa ‘conservar’ um bem cultural?

 9.    O carnaval é um bem de que tipo?

Manter viva a memória das sociedades, divulgando suas práticas artísticas, seus fazeres cotidianos em geral, festas, brincadeiras, história, nos enriquece culturalmente. Justifique esta afirmação.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08  a 04/09

 

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BIOLOGIA/PROFºISMAEL

      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 31/08/2020 a 04/09/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°TB – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Desequilíbrio Ambiental (Poluentes).

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                          


          


           Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre desequilíbrio Ambiental (Poluentes).

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


FILOSOFIA/PROFº
SOCIOLOGIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – História

1º Bimestre

1TB

Semana 31/08 a 04/09

O que é sociologia

· Ler o texto disponível no link:

· Link: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia

· Fazer um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

· Entregar ate 18 de setembro

FISICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, 1ºTB  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

       





DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 31/08/2020 a 04/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Movimento com Velocidade Constante.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

QUIMICA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, TB  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior,, Propriedades Gerais da Matéria.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)






        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 31/08/2020 a 04/09/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anteriopr, Propriedades Gerais da Matéria.

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
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Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 1º anos durante a semana de 31/08 a 04/09/20

e-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

De acordo com as características dos planaltos, assinale a alternativa correta:

A) (  )  superfície pouco acidentada e situada a poucos metros do nível do mar.

b) (  ) apresentam as superfícies mais elevadas do relevo e encostas íngremes.

c) (  ) são unidades de relevo que apresentam altitudes mais baixas que as regiões ao seu redor.

d) (  ) superfícies irregulares, levemente onduladas e geralmente acima dos 300 metros altitude.

e) (  ) são formas de relevo de superfície irregular situadas geralmente próximas ao nível do mar.

 

 

2ª Questão

Assinale a alternativa que indica as formas de relevo onde predominam os processos de erosão em detrimento do acúmulo da sedimentação:

a) (  )  Montanhas e planaltos

b) (  ) Planícies e depressões

c) (  ) Planícies e planaltos

d) (  ) Montanhas e planícies

e) (  ) Planaltos e depressões



HISTÓRIA/PROFºVANILDO

ATIVIDADE  EJA 1TB                         HISTÓRIA                                          PROF. VANILDO

Ler o texto para responderem os questionamentos na próxima atividade

Fontes históricas e o trabalho do historiador

Contar histórias faz parte da vida das pessoas. O tempo todo elas compartilham experiências, narram acontecimentos por elas vividos, lembram-se de um encontro, lamentam um desencontro, contam uma mudança, justificam uma atitude, explicam uma reação, enfim, organizam as informações que fazem parte da vida, tentando dar um significado para todos esses momentos.

Mas você já parou para pensar que a sua história faz parte de uma história maior? Você, na sua condição de ser humano, vive em sociedade, portanto, sua história pessoal está profundamente relacionada com a história da sua família, da comunidade, do bairro, da escola, do local de trabalho, da cidade, do país e até mesmo do mundo! Todos fazem parte de diferentes grupos sociais e, ao mesmo tempo  que são influenciados por eles, também ajudam a construir suas histórias.

A história é construída pelas relações estabelecidas entre os seres humanos, em um tempo e espaço determinados. Assim, os acontecimentos estão relacionados às ações humanas, de acordo com as condições existentes e os interesses que estão em jogo. Cabe ao historiador buscar informações que o ajudem a montar um “quebra-cabeça” sobre o passado e a dar um significado a ele. Como é possível fazer essa investigação?

O ofício do historiador, como todos os outros, tem suas “ferramentas” e seus métodos. Esse profissional precisa de fontes históricas para sua pesquisa. O que são fontes históricas?

Por muito tempo, apenas os registros escritos foram considerados documentos confiáveis. Até o início do século XX,  acreditava-se que apenas os textos escritos eram registros fiéis do passado, pois contariam o que aconteceu, sem o perigo de interpretações variadas ou conflitantes. Os historiadores pensavam que existia uma única verdade e que ela estava documentada nos registros escritos. Bastaria que eles lessem e contassem o que haviam encontrado.

Mas essa ideia mudou. Há algumas décadas, as fontes históricas foram ampliadas e novos registros passaram a ser considerados documentos. Como resultado, os historiadores da atualidade interpretam não só textos escritos, mas também fotografias, filmes, ruínas de edificações, vestimentas, músicas, depoimentos orais, objetos variados (joias, moedas, brinquedos, ferramentas de trabalho etc.).

Essa nova postura diante dos documentos permitiu aos historiadores conhecer outros aspectos das sociedades estudadas, pois novas informações surgiram a respeito da vida em outras épocas e lugares. Se antes interessavam apenas os acordos diplomáticos e a história dos heróis nacionais, com as novas fontes, temas antes desconsiderados passaram a ser pesquisados e as pessoas que não eram valorizadas pela História começaram a ser ouvidas. Por exemplo. Ofício Tarefa ou missão da qual alguém se encarrega; trabalho, profissão, ocupação, atividade que requer um saber específico. Fonte histórica Todo tipo de vestígio produzido pelos seres humanos ao longo do tempo e que informa ao historiador aspectos sobre a história das sociedades. Portanto, são consideradas fontes históricas os registros escritos (cartas, tratados, contratos, livros etc.) e visuais (fotografias, desenhos, pinturas, filmes, entre outros), objetos (vestimentas, utensílios, móveis, ruínas de edificações e muitos outros) e também músicas, depoimentos de pessoas, mitos, tradições etc. Muitos historiadores utilizam o termo “documento” como sinônimo de fonte histórica. Diplomático Referente à diplomacia, isto é, à prática de negociação entre países ou nações, realizada por seus governos ou representantes, com o objetivo de estabelecer acordos ou resolver conflitos.

Pesquisadores começaram a escrever a história das mulheres, das crianças, dos escravos, dos soldados, dos imigrantes, dos trabalhadores etc. Eles deram voz a pessoas comuns que fizeram e fazem a história.

Alguns dos estudiosos das sociedades antigas e dos grupos humanos sem escritas são os arqueólogos. A Arqueologia é uma ciência que estuda o passado humano por meio dos vestígios deixados pelos povos que habitaram a Terra desde o início da humanidade (por volta de 2 milhões de anos atrás). Entre esses vestígios estão pontas de flechas, cacos de cerâmica e vidro, urnas funerárias, colares de conchas, ossos de animais, pinturas rupestres (pinturas feitas geralmente em paredes de cavernas por povos antigos), vestígios de fogueira, ruínas de construções etc.

Todo tipo de vestígio produzido pelo ser humano pode se tornar fonte de informação desde que analisado criticamente. Ao historiador cabe investigá-lo, por meio de perguntas, como: o que é, do que é feito, como foi feito, quem o fez, quando foi feito, para que servia, como era usado, quem usava, por que usava, onde foi encontrado, entre outras. A pesquisa histórica parte dessas indagações para conhecer e interpretar o passado.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

 

INGLÊS/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

2ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

 1º TB - EJA - NOTURNO

 

Estudar Inglês é importante?

Não é necessário responder agora!

Você verificará que a resposta está em todos os lugares, no shorts que você veste, no hot dog e no hamburger que você saboreia, além da comida light e diet da lanchonete self-service, no rock que você ouve no walkman; no vídeo game e no skate da criançada; no shopping center que você passeia e faz compras; na moda fashion das vitrines, no show que você assiste nada televisão.

Você sabia que o Inglês é a língua oficial de mais de 50 países distribuídos em todos os continentes? Como exemplo, podemos citar Jamaica, África do Sul, Austrália, Canadá e Escócia.

Sem contar que, com tantos avanços da ciência e da tecnologia você está fazendo parte desse mundo cada vez mais informatizado, lidando com tantos termos em Inglês, quer seja nos caixas e terminais eletrônicos dos bancos, nos produtos com códigos de barras, nas lojas e supermercados, nos manuais e eletrodomésticos de nossa casa, nos computadores, como o endereço do correio eletrônico, o e-mail, através da lnternet, a Rede Mundial de Informações via computador.

Saber Inglês hoje significa muito mais do que conhecer uma língua estrangeira. num mundo globalizado como o nosso, a língua assume uma importância cada vez maior. É condição para que você possa sentir-se inserido na realidade e dela participar ativamente.

Então que tal aprender um pouco mais dessa língua que você já começou a vivenciar e a falar?

 

WHAT’S A DICTIONARY? (O que é um dicionário?)

Você sabe usar o dicionário?

 Apesar da popularização da internet,  os dicionários continuam úteis. Eles não foram substituídos pelo Google Tradutor,  mas sim, complementados. Um estudante de Inglês tem que consumir tods ferramentas disponíveis para o seu aprendizado.

Mas afinal,  o que é um dicionário?

O dicionário é um livro no qual procuramos as palavras que não conhecemos. Nele as palavras aparecem em ordem alfabética. Na letra D, encontramos, por exemplo, a palavra Dicionário e todas as suas definições.

E o que é um dicionário bilíngue?

É aquele que, em vez de apresentar a definição da palavra, apresenta a palavra traduzida na outra língua.

Um dicionário bilingue normalmente tem duas partes, que podem ser, por exemplo, uma parte inglês/português, na qual procuramos palavras que não sabemos em inglês, e outra parte em português/inglês.

Todo dicionário tem um índice logo nas primeiras páginas. Convém, sempre olhar esse índice, pois assim, você ficará sabendo o que mais ele contém, que muito poderá ajudá-lo, como por exemplo, lista de números ordinais e cardinais, listas de verbos irregulares, países e nacionalidades, etc... Isso varia de dicionário para dicionário.

Outro item muito importante é verificarmos sempre as abreviações que aparecem antes da tradução, como s, adj, adv, v, entre outros.

Para que elas servem?

Servem para classificar a palavra ou identificá-la no universo a que pertence, por exemplo, a palavra manga .

Temos manga de camisa e manga fruta (Botânica) então, no dicionário está identificada como mango (BOT) e sleeve (de camisa), ou seja, nos dois sentidos.

Antes de verificar se você é um craque na procura de palavras num dicionário, ainda tem uma outra dica importante.

Quando a palavra procurada está em inglês, você observará que, depois dessa palavra que normalmente está em negrito/destaque, há a pronúncia entre duas barras.

Veja o exemplo da palavra dog, veja que ela tem 1,2,3, e mais significados: dog/ da:g/ s 1 cão, cachorro.2 macho da raposa, do lobo 3 patife. 4...

Existem mais algumas coisas que devemos lembrar sempre, quando procuramos palavras no dicionário bilíngue:

ü  as palavras estão sempre em ordem alfabética.

 

ü  você pode procurar do inglês para português ou vice-versa.

 

ü  o dicionário bilíngue traz traduções, não explicações.

 

ü  os verbos aparecem sempre no infinitivo.

 

ü  muitas palavras podem ter mais de um significado.

 

 

EXERCISES

Agora é a sua vez. (faça no seu caderno)

01. Pesquise no dicionário a tradução do inglês para o português das seguintes palavras:

a) show

b) happy

c) wizard

d) sky

e) brother

f) clean

g) fashion

h) free

i) window

 

02. Usando o dicionário, passe as palavras do português para o inglês:

a) Eu

b) loja  

c) Ela

d) Trabalho

e) Nós  

f) Amiga

g)  Eles

 h) Mesa

i)  Casa

 

Para aprimorar o seu conhecimento sobre o tema, assista este vídeo: https://youtu.be/7y2yUDQvTSI

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 1197699168

LINGUA PORTUGUESA/PROFºSANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º Termo B

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período 31/08  a 04/09  Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. Além da Linguagem verbal, que outros meios o ser humano pode utilizar para comunicar suas idéias e sentimentos?

2. Qual a diferença entre Língua e Fala?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

MATEMÁTICA/PROFºADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termos – Periodo 31/08 a 04/09 de maio

Atividade Matemática

Realize uma pesquisa sobre Plano Cartesiano e suas aplicações.

Dê exemplos

CONTATO PARA DÚVIDAS: avelonisqui@gmail.com

Um comentário:

  1. ATENÇÃO ALUNOS DO EJA 1° TERMO B, FIZEMOS UM GRUPO NO WHATSAPP ONDE SERÁ NOSSO MEIO DE ESTUDOS, ENTREGA DE ATIVIDADES E ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS. ALÉM DE PODER UM AJUDAR O OUTRO CASO NÃO TENHAM ACHADO A MATÉRIA NO BLOG, JÁ QUE OS PROFESSORES ESTÃO NO GRUPO E IRÃO TAMBÉM COMPARTILHAR AS MATÉRIAS A SEREM FEITAS POR LÁ.
    QUEM TIVER INTERESSE EM ENTRAR PODE ME CHAMAR NO WHATSAPP: (11)96346 6862

    SOU A ALUNA LARISSA BELON.

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