domingo, 30 de agosto de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO

                                                 ATIVIDADE DA SEMANA 

                    31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

--------------------------------------------------------------
ELETIVA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020.

 

 ELETIVA – ESPORTE E LAZER –

 8° ano A

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: Leitura

(Duração – 2 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:

 

Audiobook:Mentes brilhantes

 https://youtu.be/aV5B1ufDiP0

 

Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

ELETIVA /PROFº DAYANE

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

 

 

 

·         Atividade 1- Autoconfiança- Psicologia do Esporte;

           Assistir o vídeo;

·         Link: https://www.youtube.com/watch?v=cplSE6rCeME

·         Atividade 2- Descrever pontos principais da matéria do vídeo;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 10/09/2020

ELETIVA/PROFºLUCILENE

                                 SEMANA DE 31/08 A 04/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)

Turma: 8ºD                                                 2 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Entrevistar para saber e pesquisar para aprender

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos trabalhados anteriormente.

Se necessário for faça pesquisa.

Você deverá fazer uma entrevista sobre a alimentação de três pessoas em fases diferentes (infância, adulto e velhice) ao término da entrevista você deverá orientá-los sobre os seus hábitos alimentares. Se forem bons elogie-os e se não forem bons oriente-os de forma adequada.

Siga este roteiro:

Nome;

Idade;

Peso;

Quantidade de refeições diárias;

De quais alimentos mais gostam;

Quais são os alimentos que não gostam;

Se fazem algum tipo de atividade física;

Se tem algum problema de saúde;

O que ela (e) acha de mudar os seus hábitos alimentares, ou seja, consumir mais alimentos saudáveis e menos alimentos industrializados.

Faça uma orientação de forma adequada e a importância de se fazer a troca.

Ao término da atividade você devera envia para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto você devera colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de duvida é na quarta-feira das 09:50 as 10:35 horas da manhã via e-mail.

 


ELETIVA/PROFºDENIS

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

3º Bim- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

Hoje veremos sobre Renda Fixa, segue abaixo um link do Canal Me poupe desenvolvido pela educadora financeira Nathalia Arcuri, que mostra de forma descontraída tudo sobre renda fixa, espero que gostem, https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=ysm9ZJ6O67w&feature=emb_titlenao-te-conta/ .

Reflita dobre o link acima e envie sua resposta sobre o que conhecia e o que aprendeu de novo?? Mande no e-mail do professor.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;       Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


8ºA
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisa de elementos do teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR24):Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pesquise e copie no caderno os temas abaixo, iremos utiliza-los nas próximas aulas.

Tema 1 Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas de matriz indígena, africana, afro-brasileira de diferentes épocas.

Explicação: A pesquisa consiste em mapear, coletar dados e buscar informações sobre artistas, grupos e coletivos representativos da matriz indicada.

Tema 2. Elementos constitutivos do teatro -figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia.

 Explicação: A pesquisa consiste em definir e descrever esses conceitos, exemplificá-los e relacioná-los a manifestações cênicas de matriz indígena, africana, e afro-brasileira de diferentes épocas.

Tema 3. Organização da atuação profissional no teatro de artistas e grupos que desenvolvem trabalhos específicos com manifestações cênicas de matriz afro-brasileira de diferentes épocas. Explicação: A pesquisa consiste em buscar informações a respeito de profissões de atuação em manifestações cênicas e da evolução dessas profissões ao longo do tempo.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

                           CIÊNCIAS FISICAS E BIOLOGICAS

                                 E. E. SALIM FARAH MALUF

                            SEMANA DE 31/08 A 04/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências físicas e biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                  4 aulas semanais (180 minutos)

Tema: Dados sobre a gravidez na adolescência

Desenvolvimento:

Revise a aula anterior para responder as questões a seguir.

1)    O que é ser pai? O que é ser mãe?

2)    Quais mudanças uma gravidez pode trazer para a vida dos (das) adolescentes?

Leia, reflita e se necessário pesquise mais sobre o assunto

Atividade 2 do caderno do aluno do 3º bimestre páginas 6 e 7, responda as questões a seguir:

3)    De acordo com as informações apresentadas, podemos observar que a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é superior à da América Latina e à Mundial. Diante desses dados e de acordo com a sua opinião, quais são as causas para este alto índice de gravidez na adolescência?

4)    Que ações preventivas são necessárias para que possamos diminuir os casos de gravidez na adolescência?

5)    Você considera que prevenir a gravidez é responsabilidade do homem ou da mulher? Por quê?

 

Pense e reflita sobre os tópicos abordados a seguir:

Segundo a OMS, nessa fase, a probabilidade de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido aumenta, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.

Fatores que aumentam os riscos (biológicos):                                           - menor de 16 anos: ocorre competição mãe-feto por nutrientes;

- Altura inferior a 150 centímetros;

- Peso inferior a 45 quilogramas;

- Doenças crônicas;

-Infecções sexualmente transmissíveis;

- Doenças emergentes;

- Transtornos psiquiátricos.

Fatores que aumentam os riscos (psicossociais):

- Problemas familiares e falta de apoio;

- Situação de violência e pobreza;

- Uso de psicoativos (álcool e outras drogas);

-Gestação fruto de estupro/relação extraconjugal;

- Dificuldade de acesso a serviço de saúde;

- Início tardio do pré-natal.

Fatores que aumentam os riscos (obstétricos):

- Desproporção pélvico-fetal;

- Pre-eclampsia;

- Complicação durante o parto;

- Cesariana emergencial;

- Infecções durante e após o parto;

- Falta de programas especiais para gestante-adolescente.

 

A TAXA DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NO BRASIL É 68,4%.

Observe esse total dividido em regiões brasileiras.

NORDESTE 32%

SUDESTE 32%

NORTE 14%

SUL 11%

CENTRO-OESTE 8%

São 430 mil bebês/ano com mães de idade entre 10 e 19 anos de idade.

 

ESPERO QUE VOCÊS NÃO FAÇAM PARTE DESSA ESTÁTISTICA, PARA QUE ISSO NÃO OCORRA ORIENTE-SE E NÃO VÁ NA CONVERSA DE COLEGAS, SEJA ESPERTO PENSE NO SEU FUTURO.

 

A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!

 

Ao terminar seus deveres envia-los ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto você devera colocar nome completo, ano, turma e a semana em que  a atividade foi postada no blog.

 

Plantão de duvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.

 

ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 31/08 a 04/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

Aula I: Responda ás questões abaixo: (Caderno do aluno volume3, página 51).

 

  1. Quais são os tipos de ginástica que você conhece?
  2. Você já teve a oportunidade de praticá-la(s)? Onde?
  3. Você pratica regularmente algum tipo de ginástica? Qual?
  4. Se você já praticou ou pratica regularmente algum tipo de ginástica, percebeu alguma diferença com o passar do tempo em relação à melhora de sua saúde física e mental?
  5. Em sua opinião, é importante à prática regular de algum tipo de Ginástica para a saúde, tanto física quanto mental? Explique.
  6. Você conhece algum tipo de ginástica de conscientização corporal? Quais?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link : https://www.youtube.com/watch?v=8-q5XxdFRPI e tente realizar os exercícios propostos. Caso não possa acessar o Youtube, faça os exercícios propostos na aula transmitida no CMSP sobre o Yoga.

 

Após vivenciar alguns movimentos de ginástica, responda as questões a seguir:

 

  • Esses movimentos pertencem a qual ginástica de conscientização corporal?
  • Quais capacidades físicas foram predominantes nas atividades?
  • Quais atividades foram fáceis fazer? E quais foram difíceis? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 


GEOGRAFIA/PROFº DJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 31 do 08 a 04 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

GEOGRAFIA :  Questões sobre : Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição  2 / 2.

BRICS - órgão composto por países de economias emergentes.  Por: Rodolfo F. Alves Pena

 QUESTÃO 1

Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO:

a) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia.

b) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes.

c) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul no grupo.

d) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, paralelo ao FMI e ao Banco Mundial.

 QUESTÃO 2

Há dez anos, no dia 30 de novembro, criei o acrônimo Bric para descrever a provável expansão vigorosa das economias do Brasil, Rússia, Índia e China. Comparada às minhas previsões na época, a história dos Brics se mostrou um sucesso muito maior do que eu podia imaginar. No quadro mais otimista, sugeria que os Brics chegariam talvez a representar coletivamente 14% do Produto Interno Bruto (PIB) global, em relação aos seus então 8%. Na realidade, alcançaram cerca de 19%.

Há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha. No entanto, ela chegou ao dobro do tamanho da Alemanha e passou à frente do Japão. O Brasil superou a Itália e é hoje a 7ª maior economia mundial, muito mais do que eu calculara (na semana passada, divulgou-se que o Brasil passou a Grã-Bretanha e já é a sexta economia do mundo) [...].

O'NEILL, Jim. 10 anos de Brics, muito para comemorar.

Estadão, 01/01/12. Disponível em: estadão.com.br

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o grupo dos Brics, julgue as afirmações abaixo, assinalando V (para verdadeiro) ou F (para falso).

1. (  ) O autor do texto, Jim O’Neill, foi o criador da expressão “BRIC” para designar o grupo de países emergentes até então: Brasil, Rússia, Índia e China.

2. (  ) Pode-se afirmar que a participação acima do esperado dos Brics no PIB global se deveu às sucessivas crises nos países desenvolvidos na década de 2000 associadas ao crescimento econômico dos países emergentes.

3. (  ) Entre os BRICS, o país que apresentou as maiores taxas de crescimento nos últimos anos foi a China, seguida pela Índia.

4. (  ) Quando o acrônico “BRIC” foi criado, não se imaginava que ele pudesse se transformar em um agrupamento internacional formado pelos mais novos países desenvolvidos do mundo.

5. (  ) No trecho “há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha”, fica evidente que o autor não previa que a China se tornaria a economia com o maior PIB do mundo, o que ocorreu em 2010.

 QUESTÃO 3

Trata-se de um país que faz parte dos chamados BRICS e que sofreu com uma profunda crise ao longo dos anos 1990, superando as suas dificuldades econômicas a partir das exportações de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo. Apesar de não ser uma nação desenvolvida, é respeitada e temida por muitos países em razão de seu poderio militar.

O país ao qual o texto faz referência é:

a) Brasil

b) Rússia

c) Índia

d) China

e) África do Sul

 QUESTÃO 4

(UERJ)

Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.                              

    (Adaptado de O Globo, 15/04/2011).

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

 

a) afirmação da multipolaridade

b) proliferação de armas atômicas

c) hegemonia econômica dos EUA.

d) diversificação dos fluxos de capitais

QUESTÃO 5 (FATEC)



É correto afirmar que as regiões destacadas em preto no mapa representam os países que:

a) formam os BRICS, conjunto de países emergentes que possuem características comuns como, por exemplo, relevante crescimento econômico.

b) priorizam a energia nuclear como matriz energética e, por esse motivo, investem no enriquecimento de urânio para abastecer suas usinas.

c) são os maiores exportadores de produtos primários, como a cana-de-açúcar, banana e soja, por serem países de solo fértil.

d) formam o bloco econômico NAFTA, que tem como finalidade eliminar as barreiras alfandegárias entre seus membros.

e) formam o bloco denominado G5, que se caracteriza pela desaceleração da industrialização e pela crise econômica.

 

Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “


HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 31 de agosto a 04 de setembro

 

TEMAS: Sabinada e Balaiada

 HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

       Aula 1 e 2 - - Leia os textos “Sabinada  (1837 - 1838): Bahia” e “Balaiada (1838 – 1841): Maranhão e Piauí”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 166,167 e 168. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

      Como já estudamos a Revolta dos Malês ocorreu em 1835, não tardaria a acontecer uma nova revolta.






Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 166, 167, 168 e 172.


INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 31/08/20 a 04/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês

 

 

1ª aula:

 

Como falar sobre esportes em inglês?

 

A prática de esportes está presente na nossa vida desde a infância. Mas você sabe como falar sobre eles em inglês? Vamos estudar um pouco sobre os nomes de cada atividade e os verbos que devem ser usados na hora de falarmos em esportes. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Individual Sports - Esportes Individuais

Athletics - Atletismo

Automobilism - Automobilismo

Artistic Gymnastics - Ginástica Artística  

Jiujitsu Jiu-Jítsu

Judo – Judô

Karate - Caratê

Motorcycling - Motociclismo

Mountaineering - Alpinismo

Olympic Diving - Salto Ornamental

Skiing - Esqui

Sumo - Sumô

Surfing - Surfe

Swimming - Natação

 

Team Sports - Esportes Coletivos

Baseball - Beisebol

Basketball - Basquete

Beach Soccer - Futebol de Areia

Beach Volleyball Vôlei de Praia

Football – Futebol Americano

Footvolley Futevôlei

Futsal Futsal

Handball Handebol

Hockey Hóquei

Polo - Polo

Rhythmic Gymnastics - Ginástica Rítmica

Rugby - Rúgbi

Soccer - Futebol    

Synchronized Swimming - Nado Sincronizado

 

2ª aula: Agora que já vimos alguns nomes de esportes, crie 5 frases com os nomes dos seus esportes favoritos em inglês. Capriche na sua criatividade

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 Tema: Análise Textual e Tipos de Discurso

Ø  Assunto abordado:  Entre labirintos e discursos (leitura)

Faça a leitura do texto junto com áudio 《 Ouça aqui 》para compreender melhor.  Deixe-o no caderno (Manuscrito ou Impresso).

Este conteúdo é referente a vídeoaula dos Centro Mídia:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8  (Leitura do texto  a partir 8:30). 

 No labirinto de Creta

Foram despertar na ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse nunca mais conseguiria sair - e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.

Diante do labirinto, os três “pica-paus" pararam para refletir.

- Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro - disse Pedrinho. - Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel...

Pois eu trouxe três! - gritou Emília, triunfalmente. - E dos grandes, número 50. Desça a mala, Visconde, abra-a.

A mala foi descida e aberta. Emília tirou os carretéis e deu um a Pedrinho, outro ao Visconde, ficando com o terceiro.

Entraram no Labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou, desenrolaram o segundo; e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro. Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível, de propósito, para que quem entrasse não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim, Emília "sentiu" a aproximação de qualquer coisa.

Percebo uma catinga no ar - disse ela baixinho, farejando. - O monstro deve ter seus aposentos por aqui...

Uns passos mais e pronto: lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente qualquer coisa que havia numa grande cesta.

- Mas como está gordo! - cochichou Emília. - Muito mais que aquele célebre cevado que Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono.

De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava dentro do tronco. Que teria acontecido?

Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que, novamente, Emília recorreu ao Visconde.

- Vá lá, meu bem, chegue-se ao "gordo" e, com muito cuidado, peça informações sobre a tia Nastácia.

- E se ele me devorar?

- Não há perigo. Nem a Esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram os sabugos.

- Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos.

- Menos este, que é antropófago. Vá sem medo.

O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara.

-E então? - perguntou Pedrinho.

- Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado, sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta - "isto" e mostrou o que havia na cesta.

Emília arrancou-lhe o "isto" da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta de que tia Nastácia estava lá - e viva! Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um.

Vamos procurá-la com o resto de linha que ainda temos - disse Emília examinando o carretel. - Há de dar. [...]

 "As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias e serão realizadas na próxima semana:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


MATEMATICA/PROFº JOSIVAN

PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 31/08 a 04/09 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

1 – TEMA: - Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano.

- Sistema de equações de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula. https://youtu.be/zckgvKD3WrE https://youtu.be/-dgs2Jb_Roo

https://youtu.be/h-l1tGVunrA

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)

- Após visualizar os vídeos, responder os seguintes exercícios: pág 68, 69 e 70.

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

· RECURSOS

- blog - internet

- e-mail - Google Classroom - whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO

( ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 07/09/20

Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA /PROFº DENIS

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar as atividades 1 e 2 do caderno do estudante do 3º bimestre relacionadas ao tema Sonho e a Fantasia. Após realizar as atividades em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  8º Ano: 

Prezados alunos leiam o Conto: A maior flor do mundo, de Jose Saramago. Disponível em: <http://escolas.madeiraedu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782>. Acesso em: 10 fev. 2020. Reflita sobre o conto e faça uma relação com o consumo consciente em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da atividade 1  de projeto de vida do 3º bimestre do caderno do estudante, que tem como tema “Ser adolescente hoje”, reflitam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da Atividade: Todo caminho é diferente leiam os textos 1 e 2. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa social; Autoconfiança; Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico; Organização e Determinação

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 10/08/2020 a 14/08/2020

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

AQUI É NOSSA CASA

ATIVIDADE 2 – UMA CAMPANHA PARA O USO CONSCIENTE
8º ano – Caderno do Aluno página 45

Para essa atividade você poderá realizar Plugada utilizando plataformas digitais por exemplo a www.canca.com ou Desplugada realizando no caderno de arte por exemplo,   sulfites ou  cartolinas use sua imaginação!  

 

ATENÇÃO O FORMULARIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO

Lembrando Que !!!

Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

Código do Google sala de aula

8ºano A

zmxcrwu

8ºano B

3zyvqvq

8ºano C

uuqxqfb

 

 

 


--------------------------------------------------------------
8ºB
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisa de elementos do teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR24):Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pesquise e copie no caderno os temas abaixo, iremos utiliza-los nas próximas aulas.

Tema 1 Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas   de matriz indígena, africana, afro-brasileira de diferentes épocas.

Explicação: A pesquisa consiste em mapear, coletar dados e buscar informações sobre artistas, grupos e coletivos representativos da matriz indicada.

Tema 2. Elementos constitutivos do teatro -figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia.

 Explicação: A pesquisa consiste em definir e descrever esses conceitos, exemplificá-los e relacioná-los a manifestações cênicas de matriz indígena, africana, e afro-brasileira de diferentes épocas.

Tema 3. Organização da atuação profissional no teatro de artistas e grupos que desenvolvem trabalhos específicos com manifestações cênicas de matriz afro-brasileira de diferentes épocas. Explicação: A pesquisa consiste em buscar informações a respeito de profissões de atuação em manifestações cênicas e da evolução dessas profissões ao longo do tempo.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

                          CIÊNCIAS FISICAS E BIOLOGICAS

                                 E. E. SALIM FARAH MALUF

                            SEMANA DE 31/08 A 04/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências físicas e biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                  4 aulas semanais (180 minutos)

Tema: Dados sobre a gravidez na adolescência

Desenvolvimento:

Revise a aula anterior para responder as questões a seguir.

1)    O que é ser pai? O que é ser mãe?

2)    Quais mudanças uma gravidez pode trazer para a vida dos (das) adolescentes?

Leia, reflita e se necessário pesquise mais sobre o assunto

Atividade 2 do caderno do aluno do 3º bimestre páginas 6 e 7, responda as questões a seguir:

3)    De acordo com as informações apresentadas, podemos observar que a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é superior à da América Latina e à Mundial. Diante desses dados e de acordo com a sua opinião, quais são as causas para este alto índice de gravidez na adolescência?

4)    Que ações preventivas são necessárias para que possamos diminuir os casos de gravidez na adolescência?

5)    Você considera que prevenir a gravidez é responsabilidade do homem ou da mulher? Por quê?

 

Pense e reflita sobre os tópicos abordados a seguir:

Segundo a OMS, nessa fase, a probabilidade de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido aumenta, além de agravar problemas socioeconômicos existentes.

Fatores que aumentam os riscos (biológicos):                                           - menor de 16 anos: ocorre competição mãe-feto por nutrientes;

- Altura inferior a 150 centímetros;

- Peso inferior a 45 quilogramas;

- Doenças crônicas;

-Infecções sexualmente transmissíveis;

- Doenças emergentes;

- Transtornos psiquiátricos.

Fatores que aumentam os riscos (psicossociais):

- Problemas familiares e falta de apoio;

- Situação de violência e pobreza;

- Uso de psicoativos (álcool e outras drogas);

-Gestação fruto de estupro/relação extraconjugal;

- Dificuldade de acesso a serviço de saúde;

- Início tardio do pré-natal.

Fatores que aumentam os riscos (obstétricos):

- Desproporção pélvico-fetal;

- Pre-eclampsia;

- Complicação durante o parto;

- Cesariana emergencial;

- Infecções durante e após o parto;

- Falta de programas especiais para gestante-adolescente.

 

A TAXA DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NO BRASIL É 68,4%.

Observe esse total dividido em regiões brasileiras.

NORDESTE 32%

SUDESTE 32%

NORTE 14%

SUL 11%

CENTRO-OESTE 8%

São 430 mil bebês/ano com mães de idade entre 10 e 19 anos de idade.

 

ESPERO QUE VOCÊS NÃO FAÇAM PARTE DESSA ESTÁTISTICA, PARA QUE ISSO NÃO OCORRA ORIENTE-SE E NÃO VÁ NA CONVERSA DE COLEGAS, SEJA ESPERTO PENSE NO SEU FUTURO.

 

A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!

 

Ao terminar seus deveres envia-los ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  no assunto você devera colocar nome completo, ano, turma e a semana em que  a atividade foi postada no blog.

 

Plantão de duvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.

ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 31/08 a 04/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

Aula IResponda ás questões abaixo: (Caderno do aluno volume3, página 51).

 

  1. Quais são os tipos de ginástica que você conhece?
  2. Você já teve a oportunidade de praticá-la(s)? Onde?
  3. Você pratica regularmente algum tipo de ginástica? Qual?
  4. Se você já praticou ou pratica regularmente algum tipo de ginástica, percebeu alguma diferença com o passar do tempo em relação à melhora de sua saúde física e mental?
  5. Em sua opinião, é importante à prática regular de algum tipo de Ginástica para a saúde, tanto física quanto mental? Explique.
  6. Você conhece algum tipo de ginástica de conscientização corporal? Quais?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link : https://www.youtube.com/watch?v=8-q5XxdFRPI e tente realizar os exercícios propostos. Caso não possa acessar o Youtube, faça os exercícios propostos na aula transmitida no CMSP sobre o Yoga.

 

Após vivenciar alguns movimentos de ginástica, responda as questões a seguir:

 

  • Esses movimentos pertencem a qual ginástica de conscientização corporal?
  • Quais capacidades físicas foram predominantes nas atividades?
  • Quais atividades foram fáceis fazer? E quais foram difíceis? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 



GEOGRAFIA/PROFº DJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 31 do 08 a 04 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul).

GEOGRAFIA :  Questões sobre : Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição  2 / 2.

BRICS - órgão composto por países de economias emergentes.  Por: Rodolfo F. Alves Pena

 QUESTÃO 1

Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO:

a) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia.

b) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes.

c) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul no grupo.

d) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, paralelo ao FMI e ao Banco Mundial.

 QUESTÃO 2

Há dez anos, no dia 30 de novembro, criei o acrônimo Bric para descrever a provável expansão vigorosa das economias do Brasil, Rússia, Índia e China. Comparada às minhas previsões na época, a história dos Brics se mostrou um sucesso muito maior do que eu podia imaginar. No quadro mais otimista, sugeria que os Brics chegariam talvez a representar coletivamente 14% do Produto Interno Bruto (PIB) global, em relação aos seus então 8%. Na realidade, alcançaram cerca de 19%.

Há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha. No entanto, ela chegou ao dobro do tamanho da Alemanha e passou à frente do Japão. O Brasil superou a Itália e é hoje a 7ª maior economia mundial, muito mais do que eu calculara (na semana passada, divulgou-se que o Brasil passou a Grã-Bretanha e já é a sexta economia do mundo) [...].

O'NEILL, Jim. 10 anos de Brics, muito para comemorar.

Estadão, 01/01/12. Disponível em: estadão.com.br

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre o grupo dos Brics, julgue as afirmações abaixo, assinalando V (para verdadeiro) ou F (para falso).

1. (  ) O autor do texto, Jim O’Neill, foi o criador da expressão “BRIC” para designar o grupo de países emergentes até então: Brasil, Rússia, Índia e China.

2. (  ) Pode-se afirmar que a participação acima do esperado dos Brics no PIB global se deveu às sucessivas crises nos países desenvolvidos na década de 2000 associadas ao crescimento econômico dos países emergentes.

3. (  ) Entre os BRICS, o país que apresentou as maiores taxas de crescimento nos últimos anos foi a China, seguida pela Índia.

4. (  ) Quando o acrônico “BRIC” foi criado, não se imaginava que ele pudesse se transformar em um agrupamento internacional formado pelos mais novos países desenvolvidos do mundo.

5. (  ) No trecho “há 10 anos, eu pensava que a China poderia se tornar tão grande quanto à Alemanha”, fica evidente que o autor não previa que a China se tornaria a economia com o maior PIB do mundo, o que ocorreu em 2010.

 QUESTÃO 3

Trata-se de um país que faz parte dos chamados BRICS e que sofreu com uma profunda crise ao longo dos anos 1990, superando as suas dificuldades econômicas a partir das exportações de combustíveis fósseis, sobretudo o petróleo. Apesar de não ser uma nação desenvolvida, é respeitada e temida por muitos países em razão de seu poderio militar.

O país ao qual o texto faz referência é:

a) Brasil

b) Rússia

c) Índia

d) China

e) África do Sul

 QUESTÃO 4

(UERJ)

Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.                              

    (Adaptado de O Globo, 15/04/2011).

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

 

a) afirmação da multipolaridade

b) proliferação de armas atômicas

c) hegemonia econômica dos EUA.

d) diversificação dos fluxos de capitais

QUESTÃO 5 (FATEC)



É correto afirmar que as regiões destacadas em preto no mapa representam os países que:

a) formam os BRICS, conjunto de países emergentes que possuem características comuns como, por exemplo, relevante crescimento econômico.

b) priorizam a energia nuclear como matriz energética e, por esse motivo, investem no enriquecimento de urânio para abastecer suas usinas.

c) são os maiores exportadores de produtos primários, como a cana-de-açúcar, banana e soja, por serem países de solo fértil.

d) formam o bloco econômico NAFTA, que tem como finalidade eliminar as barreiras alfandegárias entre seus membros.

e) formam o bloco denominado G5, que se caracteriza pela desaceleração da industrialização e pela crise econômica.

 

Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “



HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 31 de agosto a 04 de setembro

 

TEMAS: Sabinada e Balaiada

 HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

       Aula 1 e 2 - Leia os textos “Sabinada  (1837 - 1838): Bahia” e “Balaiada (1838 – 1841): Maranhão e Piauí”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 166,167 e 168. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

      Como já estudamos a Revolta dos Malês ocorreu em 1835, não tardaria a acontecer uma nova revolta.






Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 166, 167, 168 e 172.

INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 31/08/20 a 04/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês

 

 

1ª aula:

 

Como falar sobre esportes em inglês?

 

A prática de esportes está presente na nossa vida desde a infância. Mas você sabe como falar sobre eles em inglês? Vamos estudar um pouco sobre os nomes de cada atividade e os verbos que devem ser usados na hora de falarmos em esportes. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Individual Sports - Esportes Individuais

Athletics - Atletismo

Automobilism - Automobilismo

Artistic Gymnastics - Ginástica Artística  

Jiujitsu Jiu-Jítsu

Judo – Judô

Karate - Caratê

Motorcycling - Motociclismo

Mountaineering - Alpinismo

Olympic Diving - Salto Ornamental

Skiing - Esqui

Sumo - Sumô

Surfing - Surfe

Swimming - Natação

 

Team Sports - Esportes Coletivos

Baseball - Beisebol

Basketball - Basquete

Beach Soccer - Futebol de Areia

Beach Volleyball Vôlei de Praia

Football – Futebol Americano

Footvolley Futevôlei

Futsal Futsal

Handball Handebol

Hockey Hóquei

Polo - Polo

Rhythmic Gymnastics - Ginástica Rítmica

Rugby - Rúgbi

Soccer - Futebol    

Synchronized Swimming - Nado Sincronizado

 

2ª aula: Agora que já vimos alguns nomes de esportes, crie 5 frases com os nomes dos seus esportes favoritos em inglês. Capriche na sua criatividade

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 Tema: Análise Textual e Tipos de Discurso

Ø  Assunto abordado:  Entre labirintos e discursos (leitura)

Faça a leitura do texto junto com áudio 《 Ouça aqui 》para compreender melhor.  Deixe-o no caderno (Manuscrito ou Impresso).

Este conteúdo é referente a vídeoaula dos Centro Mídia:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8  (Leitura do texto  a partir 8:30). 

 No labirinto de Creta

Foram despertar na ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse nunca mais conseguiria sair - e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.

Diante do labirinto, os três “pica-paus" pararam para refletir.

- Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro - disse Pedrinho. - Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel...

Pois eu trouxe três! - gritou Emília, triunfalmente. - E dos grandes, número 50. Desça a mala, Visconde, abra-a.

A mala foi descida e aberta. Emília tirou os carretéis e deu um a Pedrinho, outro ao Visconde, ficando com o terceiro.

Entraram no Labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou, desenrolaram o segundo; e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro. Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível, de propósito, para que quem entrasse não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim, Emília "sentiu" a aproximação de qualquer coisa.

Percebo uma catinga no ar - disse ela baixinho, farejando. - O monstro deve ter seus aposentos por aqui...

Uns passos mais e pronto: lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente qualquer coisa que havia numa grande cesta.

- Mas como está gordo! - cochichou Emília. - Muito mais que aquele célebre cevado que Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono.

De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava dentro do tronco. Que teria acontecido?

Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que, novamente, Emília recorreu ao Visconde.

- Vá lá, meu bem, chegue-se ao "gordo" e, com muito cuidado, peça informações sobre a tia Nastácia.

- E se ele me devorar?

- Não há perigo. Nem a Esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram os sabugos.

- Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos.

- Menos este, que é antropófago. Vá sem medo.

O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara.

-E então? - perguntou Pedrinho.

- Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado, sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta - "isto" e mostrou o que havia na cesta.

Emília arrancou-lhe o "isto" da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta de que tia Nastácia estava lá - e viva! Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um.

Vamos procurá-la com o resto de linha que ainda temos - disse Emília examinando o carretel. - Há de dar. [...]

 "As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias e serão realizadas na próxima semana:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

MATEMATICA/PROFº JOSIVAN

PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 31/08 a 04/09 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

1 – TEMA: - Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano.

- Sistema de equações de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula. https://youtu.be/zckgvKD3WrE https://youtu.be/-dgs2Jb_Roo

https://youtu.be/h-l1tGVunrA

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)

- Após visualizar os vídeos, responder os seguintes exercícios: pág 68, 69 e 70.

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

· RECURSOS

- blog - internet

- e-mail - Google Classroom - whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO

( ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 07/09/20

Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA /PROFº DENIS

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar as atividades 1 e 2 do caderno do estudante do 3º bimestre relacionadas ao tema Sonho e a Fantasia. Após realizar as atividades em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  8º Ano: 

Prezados alunos leiam o Conto: A maior flor do mundo, de Jose Saramago. Disponível em: <http://escolas.madeiraedu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782>. Acesso em: 10 fev. 2020. Reflita sobre o conto e faça uma relação com o consumo consciente em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da atividade 1  de projeto de vida do 3º bimestre do caderno do estudante, que tem como tema “Ser adolescente hoje”, reflitam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da Atividade: Todo caminho é diferente leiam os textos 1 e 2. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa social; Autoconfiança; Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico; Organização e Determinação

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 10/08/2020 a 14/08/2020

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

AQUI É NOSSA CASA

ATIVIDADE 2 – UMA CAMPANHA PARA O USO CONSCIENTE
8º ano – Caderno do Aluno página 45

Para essa atividade você poderá realizar Plugada utilizando plataformas digitais por exemplo a www.canca.com ou Desplugada realizando no caderno de arte por exemplo,   sulfites ou  cartolinas use sua imaginação!  

 

ATENÇÃO O FORMULARIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO

Lembrando Que !!!

Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

Código do Google sala de aula

8ºano A

zmxcrwu

8ºano B

3zyvqvq

8ºano C

uuqxqfb

 

 



--------------------------------------------------------------
8ºC
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisa de elementos do teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR24):Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pesquise e copie no caderno os temas abaixo, iremos utiliza-los nas próximas aulas.

Tema 1 Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas   de matriz indígena, africana, afro-brasileira de diferentes épocas.

Explicação: A pesquisa consiste em mapear, coletar dados e buscar informações sobre artistas, grupos e coletivos representativos da matriz indicada.

Tema 2. Elementos constitutivos do teatro -figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia.

 Explicação: A pesquisa consiste em definir e descrever esses conceitos, exemplificá-los e relacioná-los a manifestações cênicas de matriz indígena, africana, e afro-brasileira de diferentes épocas.

Tema 3. Organização da atuação profissional no teatro de artistas e grupos que desenvolvem trabalhos específicos com manifestações cênicas de matriz afro-brasileira de diferentes épocas. Explicação: A pesquisa consiste em buscar informações a respeito de profissões de atuação em manifestações cênicas e da evolução dessas profissões ao longo do tempo.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 31/08/2020 à 04/09/2020

 

Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Atividade:

1-    Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

2-    Escolha três tipos de infecções sexualmente transmissíveis e responda:

a)    O que é?

b)    Quais são os sintomas?

  

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 31/08 a 04/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

Aula IResponda ás questões abaixo: (Caderno do aluno volume3, página 51).

 

  1. Quais são os tipos de ginástica que você conhece?
  2. Você já teve a oportunidade de praticá-la(s)? Onde?
  3. Você pratica regularmente algum tipo de ginástica? Qual?
  4. Se você já praticou ou pratica regularmente algum tipo de ginástica, percebeu alguma diferença com o passar do tempo em relação à melhora de sua saúde física e mental?
  5. Em sua opinião, é importante à prática regular de algum tipo de Ginástica para a saúde, tanto física quanto mental? Explique.
  6. Você conhece algum tipo de ginástica de conscientização corporal? Quais?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link : https://www.youtube.com/watch?v=8-q5XxdFRPI e tente realizar os exercícios propostos. Caso não possa acessar o Youtube, faça os exercícios propostos na aula transmitida no CMSP sobre o Yoga.

 

Após vivenciar alguns movimentos de ginástica, responda as questões a seguir:

 

  • Esses movimentos pertencem a qual ginástica de conscientização corporal?
  • Quais capacidades físicas foram predominantes nas atividades?
  • Quais atividades foram fáceis fazer? E quais foram difíceis? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 


GEOGRAFIA/PROFº VANILDO

AGROPECUÁRIA

A produção agropecuária é bastante diversificada no continente americano. Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se destaca como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater pragas.

 O alto grau de mecanização contribui para reduzir o número de trabalhadores rurais, mas favorece a produtividade, como acontece nos chamados belts, ou cinturões agrícolas, dos Estados Unidos. Entre os principais belts destacam-se o wheat belt (trigo), o corn belt (milho) e o cotton belt (algodão).  O investimento em tecnologia torna os países da América Anglo- -Saxônica grandes produtores agrícolas, principalmente de trigo, soja, centeio e cevada, com produção voltada para o mercado interno.

 Na pecuária, são adotadas tecnologias avançadas que aumentam a produtividade, como inseminação artificial e modificação genética, técnicas também empregadas no circuito de carnes nos pampas argentinos e no Brasil, na América Latina.                                                          Atividades.

Cite as tecnologias avançadas adotadas na pecuária, que aumentam a produtividade?


Ler o mapa 1. 

Quais são as características produtivas nos pampas argentinos e no sul do Brasil?                                            Quais são as características produtivas nas Antilhas?

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção). OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFº WILSON


E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 31 de agosto a 04 de setembro

 

TEMAS: Sabinada e Balaiada

 HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

       Aula 1 e 2 - Leia os textos “Sabinada  (1837 - 1838): Bahia” e “Balaiada (1838 – 1841): Maranhão e Piauí”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 166,167 e 168. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

      Como já estudamos a Revolta dos Malês ocorreu em 1835, não tardaria a acontecer uma nova revolta.






Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 166, 167, 168 e 172.


INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 31/08/20 a 04/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês

 

 

1ª aula:

 

Como falar sobre esportes em inglês?

 

A prática de esportes está presente na nossa vida desde a infância. Mas você sabe como falar sobre eles em inglês? Vamos estudar um pouco sobre os nomes de cada atividade e os verbos que devem ser usados na hora de falarmos em esportes. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Individual Sports - Esportes Individuais

Athletics - Atletismo

Automobilism - Automobilismo

Artistic Gymnastics - Ginástica Artística  

Jiujitsu Jiu-Jítsu

Judo – Judô

Karate - Caratê

Motorcycling - Motociclismo

Mountaineering - Alpinismo

Olympic Diving - Salto Ornamental

Skiing - Esqui

Sumo - Sumô

Surfing - Surfe

Swimming - Natação

 

Team Sports - Esportes Coletivos

Baseball - Beisebol

Basketball - Basquete

Beach Soccer - Futebol de Areia

Beach Volleyball Vôlei de Praia

Football – Futebol Americano

Footvolley Futevôlei

Futsal Futsal

Handball Handebol

Hockey Hóquei

Polo - Polo

Rhythmic Gymnastics - Ginástica Rítmica

Rugby - Rúgbi

Soccer - Futebol    

Synchronized Swimming - Nado Sincronizado

 

2ª aula: Agora que já vimos alguns nomes de esportes, crie 5 frases com os nomes dos seus esportes favoritos em inglês. Capriche na sua criatividade

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 Tema: Análise Textual e Tipos de Discurso

Ø  Assunto abordado:  Entre labirintos e discursos (leitura)

Faça a leitura do texto junto com áudio 《 Ouça aqui 》para compreender melhor.  Deixe-o no caderno (Manuscrito ou Impresso).

Este conteúdo é referente a vídeoaula dos Centro Mídia:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8  (Leitura do texto  a partir 8:30). 

 No labirinto de Creta

Foram despertar na ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse nunca mais conseguiria sair - e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.

Diante do labirinto, os três “pica-paus" pararam para refletir.

- Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro - disse Pedrinho. - Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel...

Pois eu trouxe três! - gritou Emília, triunfalmente. - E dos grandes, número 50. Desça a mala, Visconde, abra-a.

A mala foi descida e aberta. Emília tirou os carretéis e deu um a Pedrinho, outro ao Visconde, ficando com o terceiro.

Entraram no Labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou, desenrolaram o segundo; e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro. Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível, de propósito, para que quem entrasse não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim, Emília "sentiu" a aproximação de qualquer coisa.

Percebo uma catinga no ar - disse ela baixinho, farejando. - O monstro deve ter seus aposentos por aqui...

Uns passos mais e pronto: lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente qualquer coisa que havia numa grande cesta.

- Mas como está gordo! - cochichou Emília. - Muito mais que aquele célebre cevado que Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono.

De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava dentro do tronco. Que teria acontecido?

Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que, novamente, Emília recorreu ao Visconde.

- Vá lá, meu bem, chegue-se ao "gordo" e, com muito cuidado, peça informações sobre a tia Nastácia.

- E se ele me devorar?

- Não há perigo. Nem a Esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram os sabugos.

- Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos.

- Menos este, que é antropófago. Vá sem medo.

O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara.

-E então? - perguntou Pedrinho.

- Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado, sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta - "isto" e mostrou o que havia na cesta.

Emília arrancou-lhe o "isto" da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta de que tia Nastácia estava lá - e viva! Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um.

Vamos procurá-la com o resto de linha que ainda temos - disse Emília examinando o carretel. - Há de dar. [...]

 "As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias e serão realizadas na próxima semana:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

MATEMATICA/PROFº JOSIVAN

PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 31/08 a 04/09 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

1 – TEMA: - Associação de uma equação linear de 1º grau a uma reta no plano cartesiano.

- Sistema de equações de 1º grau: resolução algébrica e representação no plano cartesiano.

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

(EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula. https://youtu.be/zckgvKD3WrE https://youtu.be/-dgs2Jb_Roo

https://youtu.be/h-l1tGVunrA

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)

- Após visualizar os vídeos, responder os seguintes exercícios: pág 68, 69 e 70.

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

· RECURSOS

- blog - internet

- e-mail - Google Classroom - whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO

( ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 07/09/20

Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA /PROFº DENIS

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar as atividades 1 e 2 do caderno do estudante do 3º bimestre relacionadas ao tema Sonho e a Fantasia. Após realizar as atividades em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  8º Ano: 

Prezados alunos leiam o Conto: A maior flor do mundo, de Jose Saramago. Disponível em: <http://escolas.madeiraedu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=yW03Tc0WodE%3D&tabid=11500&mid=27782>. Acesso em: 10 fev. 2020. Reflita sobre o conto e faça uma relação com o consumo consciente em seu diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  Ano: 

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da atividade 1  de projeto de vida do 3º bimestre do caderno do estudante, que tem como tema “Ser adolescente hoje”, reflitam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, desenvolvam a proposta da Atividade: Todo caminho é diferente leiam os textos 1 e 2. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa social; Autoconfiança; Curiosidade para aprender; Imaginação criativa; Interesse artístico; Organização e Determinação

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 10/08/2020 a 14/08/2020

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

AQUI É NOSSA CASA

ATIVIDADE 2 – UMA CAMPANHA PARA O USO CONSCIENTE
8º ano – Caderno do Aluno página 45

Para essa atividade você poderá realizar Plugada utilizando plataformas digitais por exemplo a www.canca.com ou Desplugada realizando no caderno de arte por exemplo,   sulfites ou  cartolinas use sua imaginação!  

 

ATENÇÃO O FORMULARIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO

Lembrando Que !!!

Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

Código do Google sala de aula

8ºano A

zmxcrwu

8ºano B

3zyvqvq

8ºano C

uuqxqfb

 

 


-------------------------------------------------------------------------------
8ºD
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisa de elementos do teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR24):Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pesquise e copie no caderno os temas abaixo, iremos utiliza-los nas próximas aulas.

Tema 1 Artistas, grupos e coletivos cênicos que trabalham com manifestações cênicas   de matriz indígena, africana, afro-brasileira de diferentes épocas.

Explicação: A pesquisa consiste em mapear, coletar dados e buscar informações sobre artistas, grupos e coletivos representativos da matriz indicada.

Tema 2. Elementos constitutivos do teatro -figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia.

 Explicação: A pesquisa consiste em definir e descrever esses conceitos, exemplificá-los e relacioná-los a manifestações cênicas de matriz indígena, africana, e afro-brasileira de diferentes épocas.

Tema 3. Organização da atuação profissional no teatro de artistas e grupos que desenvolvem trabalhos específicos com manifestações cênicas de matriz afro-brasileira de diferentes épocas. Explicação: A pesquisa consiste em buscar informações a respeito de profissões de atuação em manifestações cênicas e da evolução dessas profissões ao longo do tempo.

 

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 31/08 a 04/09

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

Período: 31/08/2020 à 04/09/2020

 

Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Atividade:

1-    Quais são as principais infecções sexualmente transmissíveis?

2-    Escolha três tipos de infecções sexualmente transmissíveis e responda:

a)    O que é?

b)    Quais são os sintomas?

  

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 31/08 a 04/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

Aula IResponda ás questões abaixo: (Caderno do aluno volume3, página 51).

 

  1. Quais são os tipos de ginástica que você conhece?
  2. Você já teve a oportunidade de praticá-la(s)? Onde?
  3. Você pratica regularmente algum tipo de ginástica? Qual?
  4. Se você já praticou ou pratica regularmente algum tipo de ginástica, percebeu alguma diferença com o passar do tempo em relação à melhora de sua saúde física e mental?
  5. Em sua opinião, é importante à prática regular de algum tipo de Ginástica para a saúde, tanto física quanto mental? Explique.
  6. Você conhece algum tipo de ginástica de conscientização corporal? Quais?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link : https://www.youtube.com/watch?v=8-q5XxdFRPI e tente realizar os exercícios propostos. Caso não possa acessar o Youtube, faça os exercícios propostos na aula transmitida no CMSP sobre o Yoga.

 

Após vivenciar alguns movimentos de ginástica, responda as questões a seguir:

 

  • Esses movimentos pertencem a qual ginástica de conscientização corporal?
  • Quais capacidades físicas foram predominantes nas atividades?
  • Quais atividades foram fáceis fazer? E quais foram difíceis? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 


GEOGRAFIA/PROFº VANILDO

AGROPECUÁRIA

A produção agropecuária é bastante diversificada no continente americano. Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se destaca como uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater pragas.

 O alto grau de mecanização contribui para reduzir o número de trabalhadores rurais, mas favorece a produtividade, como acontece nos chamados belts, ou cinturões agrícolas, dos Estados Unidos. Entre os principais belts destacam-se o wheat belt (trigo), o corn belt (milho) e o cotton belt (algodão).  O investimento em tecnologia torna os países da América Anglo- -Saxônica grandes produtores agrícolas, principalmente de trigo, soja, centeio e cevada, com produção voltada para o mercado interno.

 Na pecuária, são adotadas tecnologias avançadas que aumentam a produtividade, como inseminação artificial e modificação genética, técnicas também empregadas no circuito de carnes nos pampas argentinos e no Brasil, na América Latina.                                                          Atividades.

Cite as tecnologias avançadas adotadas na pecuária, que aumentam a produtividade?


Ler o mapa 1. 

Quais são as características produtivas nos pampas argentinos e no sul do Brasil?                                            Quais são as características produtivas nas Antilhas?

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção). OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 31 de agosto a 04 de setembro

 

TEMAS: Sabinada e Balaiada

 HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

       Aula 1 e 2 - Leia os textos “Sabinada  (1837 - 1838): Bahia” e “Balaiada (1838 – 1841): Maranhão e Piauí”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 166,167 e 168. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

      Como já estudamos a Revolta dos Malês ocorreu em 1835, não tardaria a acontecer uma nova revolta.






Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 166, 167, 168 e 172.


INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 31/08/20 a 04/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês

 

 

1ª aula:

 

Como falar sobre esportes em inglês?

 

A prática de esportes está presente na nossa vida desde a infância. Mas você sabe como falar sobre eles em inglês? Vamos estudar um pouco sobre os nomes de cada atividade e os verbos que devem ser usados na hora de falarmos em esportes. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Individual Sports - Esportes Individuais

Athletics - Atletismo

Automobilism - Automobilismo

Artistic Gymnastics - Ginástica Artística  

Jiujitsu Jiu-Jítsu

Judo – Judô

Karate - Caratê

Motorcycling - Motociclismo

Mountaineering - Alpinismo

Olympic Diving - Salto Ornamental

Skiing - Esqui

Sumo - Sumô

Surfing - Surfe

Swimming - Natação

 

Team Sports - Esportes Coletivos

Baseball - Beisebol

Basketball - Basquete

Beach Soccer - Futebol de Areia

Beach Volleyball Vôlei de Praia

Football – Futebol Americano

Footvolley Futevôlei

Futsal Futsal

Handball Handebol

Hockey Hóquei

Polo - Polo

Rhythmic Gymnastics - Ginástica Rítmica

Rugby - Rúgbi

Soccer - Futebol    

Synchronized Swimming - Nado Sincronizado

 

2ª aula: Agora que já vimos alguns nomes de esportes, crie 5 frases com os nomes dos seus esportes favoritos em inglês. Capriche na sua criatividade

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 31/08/2020 A 04/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 Tema: Análise Textual e Tipos de Discurso

Ø  Assunto abordado:  Entre labirintos e discursos (leitura)

Faça a leitura do texto junto com áudio 《 Ouça aqui 》para compreender melhor.  Deixe-o no caderno (Manuscrito ou Impresso).

Este conteúdo é referente a vídeoaula dos Centro Mídia:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8  (Leitura do texto  a partir 8:30). 

 No labirinto de Creta

Foram despertar na ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse nunca mais conseguiria sair - e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.

Diante do labirinto, os três “pica-paus" pararam para refletir.

- Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro - disse Pedrinho. - Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel...

Pois eu trouxe três! - gritou Emília, triunfalmente. - E dos grandes, número 50. Desça a mala, Visconde, abra-a.

A mala foi descida e aberta. Emília tirou os carretéis e deu um a Pedrinho, outro ao Visconde, ficando com o terceiro.

Entraram no Labirinto e foram desenrolando o primeiro carretel; quando a linha acabou, desenrolaram o segundo; e quando a linha do segundo acabou, começaram a desenrolar o terceiro. Eram corredores e mais corredores, construídos da maneira mais atrapalhada possível, de propósito, para que quem entrasse não pudesse sair. Antes do terceiro carretel chegar ao fim, Emília "sentiu" a aproximação de qualquer coisa.

Percebo uma catinga no ar - disse ela baixinho, farejando. - O monstro deve ter seus aposentos por aqui...

Uns passos mais e pronto: lá estava o Minotauro, numa espécie de trono, a mastigar lentamente qualquer coisa que havia numa grande cesta.

- Mas como está gordo! - cochichou Emília. - Muito mais que aquele célebre cevado que Dona Benta comprou do Elias Turco. Parece que nem pode erguer-se do trono.

De fato, o monstro estava gordíssimo, quase obeso, com três papadas caídas; o seu corpanzil afundava dentro do tronco. Que teria acontecido?

Mesmo assim, era perigoso aproximar-se, de modo que, novamente, Emília recorreu ao Visconde.

- Vá lá, meu bem, chegue-se ao "gordo" e, com muito cuidado, peça informações sobre a tia Nastácia.

- E se ele me devorar?

- Não há perigo. Nem a Esfinge o devorou, quanto mais o Minotauro. Só as vacas devoram os sabugos.

- Mas ele é um touro, e os touros também comem sabugos.

- Menos este, que é antropófago. Vá sem medo.

O Visconde arriou a maletinha e foi. Instantes depois, voltara.

-E então? - perguntou Pedrinho.

- Não fala, não responde. Perguntei por tia Nastácia e ele só me olhou com um olho parado, sempre a mastigar umas coisas que tira daquela cesta - "isto" e mostrou o que havia na cesta.

Emília arrancou-lhe o "isto" da mão. Era um bolinho. Era um bolinho de tia Nastácia. Que alegria! Aquele bolinho era a prova mais absoluta de que tia Nastácia estava lá - e viva! Pedrinho comeu o bolinho inteiro e lamentou que o Visconde só tivesse trazido um.

Vamos procurá-la com o resto de linha que ainda temos - disse Emília examinando o carretel. - Há de dar. [...]

 "As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias e serão realizadas na próxima semana:  https://youtu.be/-8hnt0dHjV8

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


MATEMATICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 31/08/2020 / a 04/09/2020

(6 aulas)

INICIANDO O 3º BIMESTRE

Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade:

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 ATIVIDADE 1 – DESCOBRINDO MEDIDAS DE ÁREA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 ATIVIDADE 1 – COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA

Aulas do centro do centro de mídias que abordaram o tema.

07/07 - 8º ano EF - Matemática - Descobrindo medidas de área: Parte I https://www.youtube.com/watch?v=Y0g5LC1Xzn4

08/07 - 8° ano EF - Matemática - Descobrindo medidas de área: Parte II https://www.youtube.com/watch?v=sDfAjop-xEo

13/07 - 8º ano EF - Matemática - Descobrindo medidas de área: Parte III https://youtu.be/OaL8ImJbi0I

14/07 - 8° ano EF - Matemática - Descobrindo medidas de área: Parte IV https://youtu.be/UOhztGmxuGo

Para essa semana assistir caso não tenham perdido alguma aula ,resolver as atividades propostas no caderno do aluno .

Para próxima semana vamos realizar uma atividade avaliativa utilizando a ferramenta Googleforms.

terça-feira

PROJETO DE VIDA /PROFº ROSIANE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

               ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.    TURMA

 

8° ANO - D

2.DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

3.CONTEÚDOS:

O consumo consciente.

3.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Curiosidade para aprender e iniciativa social.

4.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Quem foi o escritor português Jose Saramago? Quais foram as contribuições das suas obras para nossa sociedade?

2-    Em que as obras de Jose Saramago interagem com a sustentabilidade e o consumo?

3-    Cite 3 coisas que fazemos no dia a dia para o consumo consciente?

 

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

5.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

6.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

7.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

8.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

31/08/2020 a 04/09/2020

9.      PROFESSOR

 

Rosiane

10.  VALIDADO EM:

   31/08/2020


TEC. E INOVAÇÃO/PROFºDENIS

Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 4 (31.08 à 04.09)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

ATIVIDADE 1 – EM BUSCA DE INFORMAÇÕES

8º ano – Caderno do Aluno página 43 / 9º ano – Caderno do Aluno página 42

Leiam a proposta da atividade 1 solicitada no caderno do estudante respectivo de sua série, e envie a atividade por e-mail do professor.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas:

EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

EF89TEC19: Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar produções digitais (blogsites, redes sociais e outros).

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário