ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO
ELETIVA
E. E. SALIM
FARH MALUF
SEMANA DE 17/08 A 21/08/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)
Tuma: 8ºD
2 aulas semanais (90 minutos)
Tema: Mãos na massa!
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior
Agora você deverá fazer a montagem de um prato, ou seja,
uma receita utilizando alimentos saudáveis e vá registrando as etapas e me
envie por e-mail as imagens e anexe a receita que você utilizou.
Ao termino de sua receita, você irá saboreá-la e em seguida
irá me enviar as imagens juntamente com a receita no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:50 as 10:35
horas da manhã via e-mail.
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Separar livros, quadrinhos ou games do seu momento de lazer, fotografar esses itens;
· Atividade 2- Enviar as fotografias dos itens escolhidos na atividade anterior;
E-mail para devolutiva
SEMANA DE
17/08/2020 A 21/08/2020.
ELETIVA ESPORTE E LAZER - 8º ano A
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: Tom Waddell
DURAÇÃO - 2 AULAS
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Fazer a pesquisa da biografia abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o e-mail.
Ø Quem foi Tom Waddell, ativista da diversidade sexual no esporte?
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim-
Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Meus
queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas
de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade
relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Aulas
Previstas: 2 Aulas
Público:
8º
ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades
envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;
Saber digital; Empreendedorismo;
Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS
MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS 2 aulas 8º A, B, C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Apreciação em Teatro |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28)
Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista,
aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor,
diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico
coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de
trabalho. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi
possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a
apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes
elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que
criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações
cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e
faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção. 1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural
da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural.
/2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276.
Acesso em: 04/02/2020”; 2. Alunos caracterizados para apresentação do
Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São
Paulo/ 2011 “Disponível em:
https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020 3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de
D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra
de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em:
https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn
. Acesso em: 11/02/2020”. |
||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br |
||||
|
DATA 17/08 a 21/08 __ |
|
|
CIÊNCIAS FISICAS E
BIOLÓGICAS
E. E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
17/08 A 21/08/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e
Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 4 aulas
semanais (90 minutos)
Tema: Gravidez na adolescência
e métodos contraceptivos
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior.
Leia o texto abaixo e reflita
sobre o assunto abordado
Gravidez na
adolescência
Todos sabem que a adolescência
é um período de crescimento e desenvolvimento. Você não é mais uma criança, mas
não se tornou adulto.
Você quer experimentar, pertencer
a um grupo, se apaixonar por alguém e testar os próprios limites.
É nessa fase que muitos
adolescentes começam a pensar na sua vida sexual.
Por isso é importante
entender, desde já, que o sexo inseguro traz riscos, e um deles é uma gravidez
não planejada na adolescência.
A família e a escola podem te
orientar, mas sua ação é primordial para evitar para evitar a gravidez. Afinal,
você tem um futuro pela frente, planos e desejos.
Responda:
1)
Será que ter um filho, agora, é o que você
realmente quer?
2)
“Ser adolescente é deixar de ser criança, sem
ser adulto...É ter muitas dúvidas e certezas... confusão, rebeldia, amor, sexo,
diversão...Um turbilhão”(M, 15 anos).
E para
você, o que é ser adolescente?
3)
Quais são os motivos que levam o adolescente a
engravidar?
4)
Essa gravidez normalmente é planejada/desejada?
5)
Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez
na adolescência?
6)
Imagine um casal de adolescentes de 15 anos que
engravida. Como essa gravidez pode afetar o projeto de vida dos envolvidos?
7)
A interrupção dos estudos é muito frequente nas
gestantes? Isso ocorre por quê?
Bom
agora é a sua vez registre as suas perguntas, ou seja as suas dúvidas para que
eu possa orientá-los da melhor forma.
Ao
terminar envie para o e-mail:
entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome
completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvida é na quarta-feira da
08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.
LEMBRE-SE A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 17 Á 21/08/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
|
|
Aula I: Aula transmitida
no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá
assistir através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y Agora responda:
Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios
propostos na aula? Qual o tipo de ginástica apresentado? Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização
corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha uma das
ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.
Tempo para realização da
atividade: 45 minutos |
|
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da
escola. |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google
Classroom: 8°A: hezgfmt Código da turma no Google
Classroom: 8°B: qvu5t24 Código da turma no Google
Classroom: 8°C: j3hzd4b Código da turma no Google Classroom:
8°D: dwapobj
DATA: 17 á 21/08/2020 |
GEOGRAFIA / PROF.
DJAIR.
EE SALIM FARAH
MALUF. Atividades
da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.
Série: 8º Anos : A
e B. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa e compreensão do texto. ( Apenas leitura )
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar os padrões
econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos
agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados
Unidos da América e os países denominados de
Brics (Brasil,
Rússia,
Índia, China e África do Sul).
GEOGRAFIA : Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição 1 / 2.
Qual
é a relevância dos Brics - E quais são seus desafios para o futuro.
Juntos,
os Brics ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do
planeta.
Os números são astronômicos: juntos,
os Brics - o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem
42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.
Mas, na medida
em que crescem em importância, suas diferenças acabam se tornando mais
pronunciadas desde que o termo foi criado, há 16 anos.
Naquela
ocasião, o britânico Jim O'Neill, então diretor de pesquisas econômicas do
banco de investimentos Goldman Sachs, cunhou a sigla ao assinalar a importância
cada vez maior desses países, sobretudo, da China, para o crescimento da
economia mundial.
Mas, hoje, no campo econômico, os Brics têm tido desempenhos muito
diferentes. A Índia é a única que continua a crescer. A China
ainda mantém uma taxa de crescimento bem maior do que a média mundial, mas
menos vigorosa do que no passado. Já Brasil e Rússia se revelaram
"grandes decepções", como afirmou O'Neill em entrevista à BBC Brasil.
Já no campo
político, disputas territoriais entre China e Índia elevaram as
tensões entre os dois países.
Como
resultado, o futuro do grupo vem sendo colocado em xeque.
Neste domingo,
os Brics se encontram pela 9ª vez - apesar de o termo ter sido criado em 2001,
a primeira reunião do grupo só aconteceu em 2009 em Yakateriburgo, na Rússia.
A cúpula deste ano acontece em Xiamen, no sudeste da China. Cinco países
foram convidados pela China como observadores: México, Tailândia,
Tajiquistão, Egito e Guiné.
A BBC Brasil
conversou com especialistas para entender se os Brics perderam relevância e
quais são seus principais desafios.
Eles disseram acreditar
que o grupo evoluiu significativamente desde sua criação, deixando de ser
meramente um agrupamento de economias emergentes com forte crescimento para se
tornar um agrupamento político.
No entanto,
destacaram que ainda há um "longo caminho a percorrer" para os Brics
façam frente aos países hoje considerados desenvolvidos.
Relevância
Segundo Oliver Stuenkel, coordenador do MBA de Relações Internacionais
da FGV-SP, "o fato de não haver concordância em tudo não inviabiliza a
utilidade política dos Brics, especialmente para o Brasil".
"Se não
houvesse essa cúpula, dificilmente o Temer conseguiria encontrar os presidentes
de todos esses países em único lugar. Trata-se de um momento importante para a
assinatura de acordos bilaterais, para a coordenação de políticas comuns e
demais interesses econômicos", diz ele à BBC Brasil.
Para Sérgio
Veloso, professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Brics ( Brics
Policy Center), os Brics "nunca surgiram como um agrupamento cuja força
residia na capacidade individual de cada país".
"Trata-se,
ao fim e ao cabo, de um agrupamento político, embora tenha levado algum tempo
para que eles pudessem desenvolver uma agenda política conjunta. Os Brics nunca
estiveram tão sólidos", diz.
Marcos Troyjo,
diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos,
concorda. Ele destaca a diferença do que chama de "Brics 1.0" e
"Brics 2.0".
"O
significado de 'Brics' muda em função do interlocutor. Estão se consolidando ao
menos duas formas com que a comunidade internacional enxerga o grupo",
diz.
"A
primeira avalia momento atual e perspectivas dos quatro gigantes (sem África
do Sul), como 'mercados em crescimento'. Ou seja, chamar a atenção do mundo
para seu potencial como propulsores do crescimento foi a essência dos
"Brics 1.0", destaca.
"A
segunda concentra-se no impacto da construção institucional dos Brics (com África
do Sul) nas relações internacionais dos próximos 25 anos. Tal enfoque mede
o impacto da articulação do grupo em organizações multilaterais existentes, no
surgimento de novos instrumentos plurilaterais e, portanto, em novas alianças e
polos de poder. É o que podemos chamar de 'Brics 2.0', acrescenta.
Segundo Troyjo, enquanto houve decepção com a primeira, por causa do
desempenho econômico abaixo das expectativas e da urgência de agenda
reformadora "em sua natureza, essencialmente liberal", a segunda - a
de que os Brics constituem um "polo alternativo de poder nas relações
internacionais" - vem ganhando cada vez mais força.
Brasil e Rússia vivem momentos ruins na economia, enquanto China
se mantém na crescente e Índia tem aumentado seu crescimento ano a ano.
"Passou a
fase em que Brics eram apenas, nas finanças, sinônimo de 'elite dos
emergentes'. De agora em diante, ganha ainda mais força o conceito de
"Brics 2.0", diz.
"Hoje os
cinco países mantêm grupos de trabalho em áreas como cooperação espacial,
combate ao terrorismo, saúde pública", acrescenta.
Os
especialistas citam como exemplos do estreitamento das relações entre esses
países não só o estabelecimento de um fundo de US$ 100 bilhões à disposição de
qualquer membro do grupo no caso crises de liquidez, como também o Novo
Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de "Banco dos
Brics", voltado para o financiamento de projetos em países em
desenvolvimento.
"Os Brics
são excelente veículo para Pequim se movimentar geoeconomicamente para além de
sua vizinhança asiática. Daí os primeiros projetos financiados pelo NBD
centrarem-se em energia limpa. A China investe mais em tecnologia eólica
e fotovoltaica do que todo o resto do mundo", diz Troyjo.
"A
construção institucional dos 'Brics 2.0' não é pouca coisa. Agrupamentos como o
G7 jamais foram além de declarações sobre a conjuntura global",
acrescenta.
Desafios
Para Stuenkel,
o principal desafio dos Brics é "reduzir as barreiras econômicas e
fortalecer sua posição no sistema econômico internacional".
"Os Brics
precisam continuar e aprofundar o processo de reforma do sistema internacional
para que ele se adeque cada vez mais à distribuição de poder, que hoje é muito
diferente daquela do final da 2ª Guerra Mundial, quando grande parte dessas
instituições foram criadas", defende.
Já Veloso
alerta para o risco de que a China acabe sendo hegemônica sobre o grupo.
"Os Brics
vão ter de aprender a lidar com a própria China. Essa agenda de
desenvolvimento chinês cria rusgas com a Índia. O protagonismo chinês é
indisputável, mas até que medida a China usará os Brics como sua própria
plataforma de projeção?", questiona.
Para Troyjo, o
principal desafio para os Brics é tentar aumentar o comércio "num contexto
global de protecionismo e avançar em projetos voltados ao financiamento do
desenvolvimento".
Neste sentido,
o futuro do grupo passaria pela adesão de novos membros, o chamado "Brics
+" ("Brics Plus"), ideia apoiada pela China, mas
rejeitada pelos demais, que temem perder relevância.
Troyjo lembra
que um indício disso foi o convite feito pela China para que cinco países
participassem da cúpula deste ano como observadores.
"Talvez
essa ideia faça sentido no âmbito do banco. É por isso ele se chama "Novo
Banco de Desenvolvimento", e não Banco do Brics, o que deixa a porta
aberta a novos membros. É uma aposta arriscada aumentar demais o número de
membros. A China gosta da ideia, mas Índia e Brasil têm ressalvas, pois
acham que isso diluiria a efetividade do agrupamento", explica.
O especialista
também destaca que os Brics ainda apresentam "pouca coesão" em
"temas mais nevrálgicos do cenário internacional".
"Não
consta da agenda dos Brics certas pautas, que agradam à Rússia, por
exemplo, como a atuação do Ocidente na crise síria. A questão é demasiado
sensível, e países como o Brasil entendem que a ONU é o fórum adequado.
Tampouco pode-se esperar atuações mais incisivas em outros temas espinhosos que
afetam os Brics, individual ou coletivamente —como a tensão geopolítica em
torno do mar do Sul da China, a Crimeia, ou as seguidas rusgas entre Índia
e Paquistão, e mesmo no recente atrito fronteiriço Índia-China em
Doklam", exemplifica.
"A
verdade é que os Brics só progredirão como aliança em áreas, como o
financiamento do desenvolvimento, onde seus interesses são claramente
coincidentes", ressalva.
Fonte: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41115877 > Acesso em 15 / 08 /2020.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se
enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema
da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES
SÃO NECESSÁRIAS PARA,
LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE
REALMENTE IMPORTA ! “
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano:
8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
Carga horária: 04 aulas
Semana
de 17 de agosto a 21 de agosto
TEMA: Confederação do Equador
HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
ACESSE PELO CENTRO DE
MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.
DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Anote as palavras
desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
1) Qual o
papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente
que antecede a Confederação do Equador?
2) Relacione
as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.
3) Qual
foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e
proclamassem uma república?
4) Quais
grupos sociais participaram da Confederação do Equador?
5) Como a
escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?
6) Como
se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?
7) Após o
período de resistência qual foi o
desfecho da Confederação do Equador?
8) Como
era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.
9) Qual é
o nome da pintura reproduzida na página 144?
Quando foi produzida?
10) Quem
foi o autor da obra?
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania: 8º: ensino
fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142,
143 e144.
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero
Textual
Ø Assunto
abordado: Anúncio Publicitário
Atividades
Sondagem: (3:40)
Na sua opinião,
qual a importância de um título para a produção de um texto?
Levantamentos prévios: (7:30)
a) Todos os gêneros textuais têm títulos?
b)
Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos
título? Justifique sua resposta.
Analisa a imagem -responda abaixo-:
(12:10)
1. Que gênero textual é este?
2. Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?
Conceituando -reescreva-
: (18:05)
Anúncio Publicitário ⇛
Slogan ⇛
campanha publicitária.
a) Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)
b) Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)
Analise textual (32:00)
1. Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?
2. O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?
Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)
Texto 1
Artigo Cientifico - Titulo: "A
importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";
Texto 2
Anúncio Publicitário - Slogan "A
educação ambiental iluminará o planeta!".
b) A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?
c) A qual público se destina os dois textos? Porquê?
"As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/pIP785rPI9s “
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA:
Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 17/08 a 21/08
.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Expressões Algébricas/ Equações lineares com
duas incógnitas
Competências e
habilidades/Objetivos
(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º
grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
Obs: O
link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está
diretamente voltado aos objetivo desta aula.
https://youtu.be/DBXklXUfJTo https://youtu.be/yccwvwmyVLY
Observação: É imprescindível visualizar os
vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais
para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida
pode entrar em contato comigo (professor Josivan)
- Após visualizar os vídeos responder os
seguintes exercícios: pág 65, 66 e 67 até o exercício 2.3.
Pesquisar e anotar no caderno o conceito de
sistema cartesiano e observar as características do eixo vertical e horizontal.
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531 ou Google Classroom
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER
REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega
das atividades.
Entregar em 24/08/20
Enviar para o email:
josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
7º
Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Meus
queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas
de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade
relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência;
Empatia; Organização; Foco;
Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo;
Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS 2 aulas 8º A, B, C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Apreciação em Teatro | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção. 1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”; 2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020 3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”. | ||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. | ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br | ||||
DATA 17/08 a 21/08 __ |
CIÊNCIAS FISICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 17/08 A 21/08/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 4 aulas semanais (90 minutos)
Tema: Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior.
Leia o texto abaixo e reflita sobre o assunto abordado
Gravidez na adolescência
Todos sabem que a adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento. Você não é mais uma criança, mas não se tornou adulto.
Você quer experimentar, pertencer a um grupo, se apaixonar por alguém e testar os próprios limites.
É nessa fase que muitos adolescentes começam a pensar na sua vida sexual.
Por isso é importante entender, desde já, que o sexo inseguro traz riscos, e um deles é uma gravidez não planejada na adolescência.
A família e a escola podem te orientar, mas sua ação é primordial para evitar para evitar a gravidez. Afinal, você tem um futuro pela frente, planos e desejos.
Responda:
1) Será que ter um filho, agora, é o que você realmente quer?
2) “Ser adolescente é deixar de ser criança, sem ser adulto...É ter muitas dúvidas e certezas... confusão, rebeldia, amor, sexo, diversão...Um turbilhão”(M, 15 anos).
E para você, o que é ser adolescente?
3) Quais são os motivos que levam o adolescente a engravidar?
4) Essa gravidez normalmente é planejada/desejada?
5) Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência?
6) Imagine um casal de adolescentes de 15 anos que engravida. Como essa gravidez pode afetar o projeto de vida dos envolvidos?
7) A interrupção dos estudos é muito frequente nas gestantes? Isso ocorre por quê?
Bom agora é a sua vez registre as suas perguntas, ou seja as suas dúvidas para que eu possa orientá-los da melhor forma.
Ao terminar envie para o e-mail:
entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.
Plantão de dúvida é na quarta-feira da 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.
LEMBRE-SE A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!
PROFESSORA DENISE
| AULAS PREVISTAS 02
DATA: 17 Á 21/08/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA | |
CONTEÚDOS:
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
| |
Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y Agora responda:
Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula? Qual o tipo de ginástica apresentado? Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos | |
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola. | |
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24 Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj
DATA: 17 á 21/08/2020 |
GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.
Série: 8º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto. ( Apenas leitura )
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
GEOGRAFIA : Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição 1 / 2.
Qual é a relevância dos Brics - E quais são seus desafios para o futuro.
Juntos, os Brics ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.
Os números são astronômicos: juntos, os Brics - o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.
Mas, na medida em que crescem em importância, suas diferenças acabam se tornando mais pronunciadas desde que o termo foi criado, há 16 anos.
Naquela ocasião, o britânico Jim O'Neill, então diretor de pesquisas econômicas do banco de investimentos Goldman Sachs, cunhou a sigla ao assinalar a importância cada vez maior desses países, sobretudo, da China, para o crescimento da economia mundial.
Mas, hoje, no campo econômico, os Brics têm tido desempenhos muito diferentes. A Índia é a única que continua a crescer. A China ainda mantém uma taxa de crescimento bem maior do que a média mundial, mas menos vigorosa do que no passado. Já Brasil e Rússia se revelaram "grandes decepções", como afirmou O'Neill em entrevista à BBC Brasil.
Já no campo político, disputas territoriais entre China e Índia elevaram as tensões entre os dois países.
Como resultado, o futuro do grupo vem sendo colocado em xeque.
Neste domingo, os Brics se encontram pela 9ª vez - apesar de o termo ter sido criado em 2001, a primeira reunião do grupo só aconteceu em 2009 em Yakateriburgo, na Rússia. A cúpula deste ano acontece em Xiamen, no sudeste da China. Cinco países foram convidados pela China como observadores: México, Tailândia, Tajiquistão, Egito e Guiné.
A BBC Brasil conversou com especialistas para entender se os Brics perderam relevância e quais são seus principais desafios.
Eles disseram acreditar que o grupo evoluiu significativamente desde sua criação, deixando de ser meramente um agrupamento de economias emergentes com forte crescimento para se tornar um agrupamento político.
No entanto, destacaram que ainda há um "longo caminho a percorrer" para os Brics façam frente aos países hoje considerados desenvolvidos.
Relevância
Segundo Oliver Stuenkel, coordenador do MBA de Relações Internacionais da FGV-SP, "o fato de não haver concordância em tudo não inviabiliza a utilidade política dos Brics, especialmente para o Brasil".
"Se não houvesse essa cúpula, dificilmente o Temer conseguiria encontrar os presidentes de todos esses países em único lugar. Trata-se de um momento importante para a assinatura de acordos bilaterais, para a coordenação de políticas comuns e demais interesses econômicos", diz ele à BBC Brasil.
Para Sérgio Veloso, professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Brics ( Brics Policy Center), os Brics "nunca surgiram como um agrupamento cuja força residia na capacidade individual de cada país".
"Trata-se, ao fim e ao cabo, de um agrupamento político, embora tenha levado algum tempo para que eles pudessem desenvolver uma agenda política conjunta. Os Brics nunca estiveram tão sólidos", diz.
Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, concorda. Ele destaca a diferença do que chama de "Brics 1.0" e "Brics 2.0".
"O significado de 'Brics' muda em função do interlocutor. Estão se consolidando ao menos duas formas com que a comunidade internacional enxerga o grupo", diz.
"A primeira avalia momento atual e perspectivas dos quatro gigantes (sem África do Sul), como 'mercados em crescimento'. Ou seja, chamar a atenção do mundo para seu potencial como propulsores do crescimento foi a essência dos "Brics 1.0", destaca.
"A segunda concentra-se no impacto da construção institucional dos Brics (com África do Sul) nas relações internacionais dos próximos 25 anos. Tal enfoque mede o impacto da articulação do grupo em organizações multilaterais existentes, no surgimento de novos instrumentos plurilaterais e, portanto, em novas alianças e polos de poder. É o que podemos chamar de 'Brics 2.0', acrescenta.
Segundo Troyjo, enquanto houve decepção com a primeira, por causa do desempenho econômico abaixo das expectativas e da urgência de agenda reformadora "em sua natureza, essencialmente liberal", a segunda - a de que os Brics constituem um "polo alternativo de poder nas relações internacionais" - vem ganhando cada vez mais força.
Brasil e Rússia vivem momentos ruins na economia, enquanto China se mantém na crescente e Índia tem aumentado seu crescimento ano a ano.
"Passou a fase em que Brics eram apenas, nas finanças, sinônimo de 'elite dos emergentes'. De agora em diante, ganha ainda mais força o conceito de "Brics 2.0", diz.
"Hoje os cinco países mantêm grupos de trabalho em áreas como cooperação espacial, combate ao terrorismo, saúde pública", acrescenta.
Os especialistas citam como exemplos do estreitamento das relações entre esses países não só o estabelecimento de um fundo de US$ 100 bilhões à disposição de qualquer membro do grupo no caso crises de liquidez, como também o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de "Banco dos Brics", voltado para o financiamento de projetos em países em desenvolvimento.
"Os Brics são excelente veículo para Pequim se movimentar geoeconomicamente para além de sua vizinhança asiática. Daí os primeiros projetos financiados pelo NBD centrarem-se em energia limpa. A China investe mais em tecnologia eólica e fotovoltaica do que todo o resto do mundo", diz Troyjo.
"A construção institucional dos 'Brics 2.0' não é pouca coisa. Agrupamentos como o G7 jamais foram além de declarações sobre a conjuntura global", acrescenta.
Desafios
Para Stuenkel, o principal desafio dos Brics é "reduzir as barreiras econômicas e fortalecer sua posição no sistema econômico internacional".
"Os Brics precisam continuar e aprofundar o processo de reforma do sistema internacional para que ele se adeque cada vez mais à distribuição de poder, que hoje é muito diferente daquela do final da 2ª Guerra Mundial, quando grande parte dessas instituições foram criadas", defende.
Já Veloso alerta para o risco de que a China acabe sendo hegemônica sobre o grupo.
"Os Brics vão ter de aprender a lidar com a própria China. Essa agenda de desenvolvimento chinês cria rusgas com a Índia. O protagonismo chinês é indisputável, mas até que medida a China usará os Brics como sua própria plataforma de projeção?", questiona.
Para Troyjo, o principal desafio para os Brics é tentar aumentar o comércio "num contexto global de protecionismo e avançar em projetos voltados ao financiamento do desenvolvimento".
Neste sentido, o futuro do grupo passaria pela adesão de novos membros, o chamado "Brics +" ("Brics Plus"), ideia apoiada pela China, mas rejeitada pelos demais, que temem perder relevância.
Troyjo lembra que um indício disso foi o convite feito pela China para que cinco países participassem da cúpula deste ano como observadores.
"Talvez essa ideia faça sentido no âmbito do banco. É por isso ele se chama "Novo Banco de Desenvolvimento", e não Banco do Brics, o que deixa a porta aberta a novos membros. É uma aposta arriscada aumentar demais o número de membros. A China gosta da ideia, mas Índia e Brasil têm ressalvas, pois acham que isso diluiria a efetividade do agrupamento", explica.
O especialista também destaca que os Brics ainda apresentam "pouca coesão" em "temas mais nevrálgicos do cenário internacional".
"Não consta da agenda dos Brics certas pautas, que agradam à Rússia, por exemplo, como a atuação do Ocidente na crise síria. A questão é demasiado sensível, e países como o Brasil entendem que a ONU é o fórum adequado. Tampouco pode-se esperar atuações mais incisivas em outros temas espinhosos que afetam os Brics, individual ou coletivamente —como a tensão geopolítica em torno do mar do Sul da China, a Crimeia, ou as seguidas rusgas entre Índia e Paquistão, e mesmo no recente atrito fronteiriço Índia-China em Doklam", exemplifica.
"A verdade é que os Brics só progredirão como aliança em áreas, como o financiamento do desenvolvimento, onde seus interesses são claramente coincidentes", ressalva.
Fonte: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41115877 > Acesso em 15 / 08 /2020.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,
LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
Carga horária: 04 aulas
Semana de 17 de agosto a 21 de agosto
TEMA: Confederação do Equador
HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.
DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
1) Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?
2) Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.
3) Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?
4) Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?
5) Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?
6) Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?
7) Após o período de resistência qual foi o desfecho da Confederação do Equador?
8) Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.
9) Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144? Quando foi produzida?
10) Quem foi o autor da obra?
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.
INGLÊS/PROFº
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero Textual
Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário
Atividades
Sondagem: (3:40)
Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?
Levantamentos prévios: (7:30)
a) Todos os gêneros textuais têm títulos?
b) Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.
Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)
1. Que gênero textual é este?
2. Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?
Conceituando -reescreva- : (18:05)
Anúncio Publicitário ⇛
Slogan ⇛
campanha publicitária.
a) Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)
b) Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)
Analise textual (32:00)
1. Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?
2. O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?
Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)
Texto 1
Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";
Texto 2
Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".
b) A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?
c) A qual público se destina os dois textos? Porquê?
"As atividades deste conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/pIP785rPI9s “
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 17/08 a 21/08 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Expressões Algébricas/ Equações lineares com duas incógnitas
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.
https://youtu.be/DBXklXUfJTo https://youtu.be/yccwvwmyVLY
Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)
- Após visualizar os vídeos responder os seguintes exercícios: pág 65, 66 e 67 até o exercício 2.3.
Pesquisar e anotar no caderno o conceito de sistema cartesiano e observar as características do eixo vertical e horizontal.
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom
· RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.
Entregar em 24/08/20
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS 2 aulas 8º A, B, C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Apreciação em Teatro | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção. 1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”; 2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020 3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”. | ||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. | ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br | ||||
DATA 17/08 a 21/08 __ |
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 8º C
e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 17/08/2020
à 21/08/2020
Habilidades: Identificar
e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e
justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na
utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de
infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Atividade: assistir
o vídeo aula e responder as questões:
https://youtu.be/3BFovRk3CR0 ( o mesmo vídeo da outra atividade).
1-
Qual o nome
da célula reprodutora feminina? E
o que é ovulação?
2-Qual o nome da célula reprodutora masculina?
3-Escolha a alternativa correta:
-As pílulas anticoncepcionais
combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e
promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais
combinadas são:
a) Testosterona e progesterona
b) Testosterona e adrenalina
c) Adrenalina e noradrenalina
d) Progesterona e estrogênio
e) Estrogênio e adrenalina
Observação:
entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
PROFESSORA DENISE
| AULAS PREVISTAS 02
DATA: 17 Á 21/08/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA | |
CONTEÚDOS:
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
| |
Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y Agora responda:
Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula? Qual o tipo de ginástica apresentado? Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos | |
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola. | |
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24 Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj
DATA: 17 á 21/08/2020 |
Regiões por uso dos recursos hídricos
A água é fundamental para as atividades agrárias e
industriais e, sobretudo, para a sobrevivência do ser humano. A distribuição
dos recursos hídricos pela superfície terrestre é irregular. Alguns países têm menor
disponibilidade de água do que outros. O aumento do consumo e a contaminação
aumentam a vulnerabilidade hídrica de muitos países. Segundo relatório de 2016
da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO),
atualmente cerca de 70% da água disponível para consumo é usada na irrigação.
Para suprir o aumento da demanda por água, aumenta-se a captação e muitos rios
passam a ser desviados. Para quantificar a escassez de água de um país, também
chamada de estresse hídrico, é utilizada uma taxa determinada pela relação
entre o uso, a disponibilidade e a capacidade de reposição- de água pelo
ambiente. Nos países em condição de estresse hídrico extremamente alto, o uso
de recursos hídricos é superior a 80% da disponibilidade anual. No mapa abaixo,
podemos observar a regionalização dos países de acordo com sua vulnerabilidade
em relação ao estresse hídrico. Ressalta-se uma grande área de países que
apresentam estresse hídrico alto e extremamente alto.
Ler o mapa para responder a questão:
1 Como é possível avaliar a
América Latina, no que se refere à disponibilidade de água doce?
2 Na sua opinião, como deve ser realizada
a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?
3 De acordo com a reportagem
apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou
global?
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
OBS: disponibilizarei o horário
das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta
feira.
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
Carga horária: 04 aulas
Semana de 17 de agosto a 21 de agosto
TEMA: Confederação do Equador
HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.
DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
1) Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?
2) Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.
3) Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?
4) Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?
5) Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?
6) Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?
7) Após o período de resistência qual foi o desfecho da Confederação do Equador?
8) Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.
9) Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144? Quando foi produzida?
10) Quem foi o autor da obra?
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.
INGLÊS/PROFº
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero Textual
Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário
Atividades
Sondagem: (3:40)
Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?
Levantamentos prévios: (7:30)
a) Todos os gêneros textuais têm títulos?
b) Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.
Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)
1. Que gênero textual é este?
2. Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?
Conceituando -reescreva- : (18:05)
Anúncio Publicitário ⇛
Slogan ⇛
campanha publicitária.
a) Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)
b) Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)
Analise textual (32:00)
1. Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?
2. O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?
Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)
Texto 1
Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";
Texto 2
Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".
b) A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?
c) A qual público se destina os dois textos? Porquê?
"As atividades deste conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/pIP785rPI9s “
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8 A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 17/08 a 21/08 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Expressões Algébricas/ Equações lineares com duas incógnitas
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.
https://youtu.be/DBXklXUfJTo https://youtu.be/yccwvwmyVLY
Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)
- Após visualizar os vídeos responder os seguintes exercícios: pág 65, 66 e 67 até o exercício 2.3.
Pesquisar e anotar no caderno o conceito de sistema cartesiano e observar as características do eixo vertical e horizontal.
-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom
· RECURSOS
- blog - internet
- e-mail - Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS ( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.
Entregar em 24/08/20
Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS 2 aulas 8º A, B, C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Apreciação em Teatro | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção. 1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”; 2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020 3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”. | ||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. | ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br | ||||
DATA 17/08 a 21/08 __ |
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 8º C e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 17/08/2020 à 21/08/2020
Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Atividade: assistir o vídeo aula e responder as questões:
https://youtu.be/3BFovRk3CR0 ( o mesmo vídeo da outra atividade).
1- Qual o nome da célula reprodutora feminina? E o que é ovulação?
2-Qual o nome da célula reprodutora masculina?
3-Escolha a alternativa correta:
-As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:
a) Testosterona e progesterona
b) Testosterona e adrenalina
c) Adrenalina e noradrenalina
d) Progesterona e estrogênio
e) Estrogênio e adrenalina
Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
PROFESSORA DENISE
| AULAS PREVISTAS 02
DATA: 17 Á 21/08/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA | |
CONTEÚDOS:
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
| |
Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y Agora responda:
Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula? Qual o tipo de ginástica apresentado? Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos | |
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola. | |
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24 Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj
DATA: 17 á 21/08/2020 |
Regiões por uso dos recursos hídricos
A água é fundamental para as atividades agrárias e industriais e, sobretudo, para a sobrevivência do ser humano. A distribuição dos recursos hídricos pela superfície terrestre é irregular. Alguns países têm menor disponibilidade de água do que outros. O aumento do consumo e a contaminação aumentam a vulnerabilidade hídrica de muitos países. Segundo relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente cerca de 70% da água disponível para consumo é usada na irrigação. Para suprir o aumento da demanda por água, aumenta-se a captação e muitos rios passam a ser desviados. Para quantificar a escassez de água de um país, também chamada de estresse hídrico, é utilizada uma taxa determinada pela relação entre o uso, a disponibilidade e a capacidade de reposição- de água pelo ambiente. Nos países em condição de estresse hídrico extremamente alto, o uso de recursos hídricos é superior a 80% da disponibilidade anual. No mapa abaixo, podemos observar a regionalização dos países de acordo com sua vulnerabilidade em relação ao estresse hídrico. Ressalta-se uma grande área de países que apresentam estresse hídrico alto e extremamente alto.
Ler o mapa para responder a questão:
1 Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de água doce?
2 Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?
3 De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
Carga horária: 04 aulas
Semana de 17 de agosto a 21 de agosto
TEMA: Confederação do Equador
HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.
DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
1) Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?
2) Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.
3) Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?
4) Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?
5) Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?
6) Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?
7) Após o período de resistência qual foi o desfecho da Confederação do Equador?
8) Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.
9) Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144? Quando foi produzida?
10) Quem foi o autor da obra?
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.
INGLÊS/PROFº
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Gênero Textual
Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário
Atividades
Sondagem: (3:40)
Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?
Levantamentos prévios: (7:30)
a) Todos os gêneros textuais têm títulos?
b) Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.
Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)
1. Que gênero textual é este?
2. Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?
Conceituando -reescreva- : (18:05)
Anúncio Publicitário ⇛
Slogan ⇛
campanha publicitária.
a) Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)
b) Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)
Analise textual (32:00)
1. Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?
2. O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?
Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)
Texto 1
Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";
Texto 2
Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".
b) A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?
c) A qual público se destina os dois textos? Porquê?
"As atividades deste conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/pIP785rPI9s “
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 03/08/2020 / a
07/08/2020 (6 aulas)
INICIANDO O 3º BIMESTRE
terça-feira |
quarta-feira |
sexta-feira |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nas :
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
ATIVIDADE 1 - ESTUDANDO AS GRANDEZAS DIRETA E
INVERSAMENTE
PROPORCIONAIS
Páginas
68, 69 e 70
Aulas
do centro do centro de mídias que abordaram o tema.
29/06 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa:
Parte I
https://www.youtube.com/watch?v=BC6o-dNp5ek&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=21
30/06 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa:
Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=2pIaEJTFurE&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=22
01/07 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa:
Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=QiZiZwnB1lI&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=23
06/07 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa:
Parte IV
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1. PROFESSOR Rosiane
Ap. Dias Quintão |
2.
TURMA
8° ANO - D |
|||
3. DISCIPLINA: Professor
especialista, projeto de vida. |
||||
4. CONTEÚDOS: Mão na massa. |
||||
5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Foco empatia e
determinação. |
||||
6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Pensando
em sua estratégia para a realização do seu projeto de vida, faça um breve
texto indicando as pessoas que apoiam, o seu projeto de vida e de que forma
ela, apoia a realização do mesmo. OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.
|
||||
7. RECURSOS UTILIZADOS: Os
alunos iram utilizar o caderno. |
||||
8. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou
via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 17/08/2020 a 21/08/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane |
12. VALIDADO EM: 17/08/2020 |
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
Meus
queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas
de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade
relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
Nenhum comentário:
Postar um comentário