domingo, 16 de agosto de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

  ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

--------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFº LUCILENE

                                               ELETIVA

                                  E. E. SALIM FARH MALUF

                           SEMANA DE 17/08 A 21/08/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva (Alimentação Saudável)

Tuma: 8ºD                                                  2 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Mãos na massa!

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior

Agora você deverá fazer a montagem de um prato, ou seja, uma receita utilizando alimentos saudáveis e vá registrando as etapas e me envie por e-mail as imagens e anexe a receita que você utilizou.

Ao termino de sua receita, você irá saboreá-la e em seguida irá me enviar as imagens juntamente com a receita no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:50 as 10:35 horas da manhã via e-mail.


ELETIVAS/PROFº DAYANE

            DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           ·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

·         Atividade 1- Separar livros, quadrinhos ou games do seu momento de lazer, fotografar esses itens;

·         Atividade 2- Enviar as fotografias dos itens escolhidos na atividade anterior;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 27/08/2020

ELETIVAS/PROFº JOBIANE

 E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020.

 

 ELETIVA ESPORTE E LAZER - 8º ano A

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

TEMA: Tom Waddell

DURAÇÃO - 2 AULAS

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Fazer a pesquisa da biografia abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o e-mail.

 

Ø  Quem foi Tom Waddell, ativista da diversidade sexual no esporte? 


 ELETIVAS/PROFº DENIS

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;           Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

8ºA
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Apreciação em Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção.

1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”;

2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020

3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”.

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFº LUCILENE

                    CIÊNCIAS FISICAS E BIOLÓGICAS

                               E. E. SALIM FARAH MALUF

                                 SEMANA DE 17/08 A 21/08/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                  4 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

Leia o texto abaixo e reflita sobre o assunto abordado

                        Gravidez na adolescência

Todos sabem que a adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento. Você não é mais uma criança, mas não se tornou adulto.

Você quer experimentar, pertencer a um grupo, se apaixonar por alguém e testar os próprios limites.

É nessa fase que muitos adolescentes começam a pensar na sua vida sexual.

Por isso é importante entender, desde já, que o sexo inseguro traz riscos, e um deles é uma gravidez não planejada na adolescência.

A família e a escola podem te orientar, mas sua ação é primordial para evitar para evitar a gravidez. Afinal, você tem um futuro pela frente, planos e desejos.

Responda:

1)    Será que ter um filho, agora, é o que você realmente quer?

2)    “Ser adolescente é deixar de ser criança, sem ser adulto...É ter muitas dúvidas e certezas... confusão, rebeldia, amor, sexo, diversão...Um turbilhão”(M, 15 anos).

E para você, o que é ser adolescente?

3)    Quais são os motivos que levam o adolescente a engravidar?

4)    Essa gravidez normalmente é planejada/desejada?

5)    Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência?

6)    Imagine um casal de adolescentes de 15 anos que engravida. Como essa gravidez pode afetar o projeto de vida dos envolvidos?

7)    A interrupção dos estudos é muito frequente nas gestantes? Isso ocorre por quê?

Bom agora é a sua vez registre as suas perguntas, ou seja as suas dúvidas para que eu possa orientá-los da melhor forma.

Ao terminar envie para o e-mail:

 entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com   no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de dúvida é na quarta-feira da 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.

LEMBRE-SE A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!


ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 17 Á 21/08/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

 

Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y

 

Agora responda:

 

Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula?

Qual o tipo de ginástica apresentado?

Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola.

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 17 á 21/08/2020

GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto. ( Apenas leitura )

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

GEOGRAFIA :  Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição  1 / 2.


Qual é a relevância dos Brics - E quais são seus desafios para o futuro.

   Juntos, os Brics ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população   mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.

Os números são astronômicos: juntos, os Brics - o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.

Mas, na medida em que crescem em importância, suas diferenças acabam se tornando mais pronunciadas desde que o termo foi criado, há 16 anos.

Naquela ocasião, o britânico Jim O'Neill, então diretor de pesquisas econômicas do banco de investimentos Goldman Sachs, cunhou a sigla ao assinalar a importância cada vez maior desses países, sobretudo, da China, para o crescimento da economia mundial.

Mas, hoje, no campo econômico, os Brics têm tido desempenhos muito diferentes. A Índia é a única que continua a crescer. A China ainda mantém uma taxa de crescimento bem maior do que a média mundial, mas menos vigorosa do que no passado. Já Brasil e Rússia se revelaram "grandes decepções", como afirmou O'Neill em entrevista à BBC Brasil.

Já no campo político, disputas territoriais entre China e Índia elevaram as tensões entre os dois países.

Como resultado, o futuro do grupo vem sendo colocado em xeque.

Neste domingo, os Brics se encontram pela 9ª vez - apesar de o termo ter sido criado em 2001, a primeira reunião do grupo só aconteceu em 2009 em Yakateriburgo, na Rússia. A cúpula deste ano acontece em Xiamen, no sudeste da China. Cinco países foram convidados pela China como observadores: México, Tailândia, Tajiquistão, Egito e Guiné.

A BBC Brasil conversou com especialistas para entender se os Brics perderam relevância e quais são seus principais desafios.

Eles disseram acreditar que o grupo evoluiu significativamente desde sua criação, deixando de ser meramente um agrupamento de economias emergentes com forte crescimento para se tornar um agrupamento político.

No entanto, destacaram que ainda há um "longo caminho a percorrer" para os Brics façam frente aos países hoje considerados desenvolvidos.

Relevância

Segundo Oliver Stuenkel, coordenador do MBA de Relações Internacionais da FGV-SP, "o fato de não haver concordância em tudo não inviabiliza a utilidade política dos Brics, especialmente para o Brasil".

"Se não houvesse essa cúpula, dificilmente o Temer conseguiria encontrar os presidentes de todos esses países em único lugar. Trata-se de um momento importante para a assinatura de acordos bilaterais, para a coordenação de políticas comuns e demais interesses econômicos", diz ele à BBC Brasil.

Para Sérgio Veloso, professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Brics ( Brics Policy Center), os Brics "nunca surgiram como um agrupamento cuja força residia na capacidade individual de cada país".

"Trata-se, ao fim e ao cabo, de um agrupamento político, embora tenha levado algum tempo para que eles pudessem desenvolver uma agenda política conjunta. Os Brics nunca estiveram tão sólidos", diz.

Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, concorda. Ele destaca a diferença do que chama de "Brics 1.0" e "Brics 2.0".

"O significado de 'Brics' muda em função do interlocutor. Estão se consolidando ao menos duas formas com que a comunidade internacional enxerga o grupo", diz.

"A primeira avalia momento atual e perspectivas dos quatro gigantes (sem África do Sul), como 'mercados em crescimento'. Ou seja, chamar a atenção do mundo para seu potencial como propulsores do crescimento foi a essência dos "Brics 1.0", destaca.

"A segunda concentra-se no impacto da construção institucional dos Brics (com África do Sul) nas relações internacionais dos próximos 25 anos. Tal enfoque mede o impacto da articulação do grupo em organizações multilaterais existentes, no surgimento de novos instrumentos plurilaterais e, portanto, em novas alianças e polos de poder. É o que podemos chamar de 'Brics 2.0', acrescenta.


Segundo Troyjo, enquanto houve decepção com a primeira, por causa do desempenho econômico abaixo das expectativas e da urgência de agenda reformadora "em sua natureza, essencialmente liberal", a segunda - a de que os Brics constituem um "polo alternativo de poder nas relações internacionais" - vem ganhando cada vez mais força.

                                                                               

 Brasil e Rússia vivem momentos ruins na economia, enquanto China se mantém na crescente e Índia tem aumentado seu crescimento ano a ano.

"Passou a fase em que Brics eram apenas, nas finanças, sinônimo de 'elite dos emergentes'. De agora em diante, ganha ainda mais força o conceito de "Brics 2.0", diz.

"Hoje os cinco países mantêm grupos de trabalho em áreas como cooperação espacial, combate ao terrorismo, saúde pública", acrescenta.

Os especialistas citam como exemplos do estreitamento das relações entre esses países não só o estabelecimento de um fundo de US$ 100 bilhões à disposição de qualquer membro do grupo no caso crises de liquidez, como também o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de "Banco dos Brics", voltado para o financiamento de projetos em países em desenvolvimento.

"Os Brics são excelente veículo para Pequim se movimentar geoeconomicamente para além de sua vizinhança asiática. Daí os primeiros projetos financiados pelo NBD centrarem-se em energia limpa. A China investe mais em tecnologia eólica e fotovoltaica do que todo o resto do mundo", diz Troyjo.

"A construção institucional dos 'Brics 2.0' não é pouca coisa. Agrupamentos como o G7 jamais foram além de declarações sobre a conjuntura global", acrescenta.

 

Desafios

Para Stuenkel, o principal desafio dos Brics é "reduzir as barreiras econômicas e fortalecer sua posição no sistema econômico internacional".

"Os Brics precisam continuar e aprofundar o processo de reforma do sistema internacional para que ele se adeque cada vez mais à distribuição de poder, que hoje é muito diferente daquela do final da 2ª Guerra Mundial, quando grande parte dessas instituições foram criadas", defende.

Já Veloso alerta para o risco de que a China acabe sendo hegemônica sobre o grupo.

"Os Brics vão ter de aprender a lidar com a própria China. Essa agenda de desenvolvimento chinês cria rusgas com a Índia. O protagonismo chinês é indisputável, mas até que medida a China usará os Brics como sua própria plataforma de projeção?", questiona.

Para Troyjo, o principal desafio para os Brics é tentar aumentar o comércio "num contexto global de protecionismo e avançar em projetos voltados ao financiamento do desenvolvimento".

Neste sentido, o futuro do grupo passaria pela adesão de novos membros, o chamado "Brics +" ("Brics Plus"), ideia apoiada pela China, mas rejeitada pelos demais, que temem perder relevância.

Troyjo lembra que um indício disso foi o convite feito pela China para que cinco países participassem da cúpula deste ano como observadores.

"Talvez essa ideia faça sentido no âmbito do banco. É por isso ele se chama "Novo Banco de Desenvolvimento", e não Banco do Brics, o que deixa a porta aberta a novos membros. É uma aposta arriscada aumentar demais o número de membros. A China gosta da ideia, mas Índia e Brasil têm ressalvas, pois acham que isso diluiria a efetividade do agrupamento", explica.

O especialista também destaca que os Brics ainda apresentam "pouca coesão" em "temas mais nevrálgicos do cenário internacional".

"Não consta da agenda dos Brics certas pautas, que agradam à Rússia, por exemplo, como a atuação do Ocidente na crise síria. A questão é demasiado sensível, e países como o Brasil entendem que a ONU é o fórum adequado. Tampouco pode-se esperar atuações mais incisivas em outros temas espinhosos que afetam os Brics, individual ou coletivamente —como a tensão geopolítica em torno do mar do Sul da China, a Crimeia, ou as seguidas rusgas entre Índia e Paquistão, e mesmo no recente atrito fronteiriço Índia-China em Doklam", exemplifica.

"A verdade é que os Brics só progredirão como aliança em áreas, como o financiamento do desenvolvimento, onde seus interesses são claramente coincidentes", ressalva.

 

Fonte: <  https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41115877  > Acesso em 15 / 08 /2020.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “





HISTÓRIA/PROFº: WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

Carga horária: 04 aulas

Semana de 17 de agosto a 21 de agosto

TEMA: Confederação do Equador

HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

       ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.   

       DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

       Aula 1 e 2 - - Leia os textos “Confederação do Equador” e “A execução de Frei Caneca”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 142, 143 e 144. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

 



      Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?

2)    Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.

3)    Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?

4)    Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?

5)    Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?

6)    Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?

7)    Após o período de  resistência qual foi o desfecho  da Confederação do Equador?

8)    Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.

9)    Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144?  Quando foi produzida?

10) Quem foi o autor da obra?

        Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.

 


INGLÊS/PROFº
LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero  Textual

Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário

Atividades  

Sondagem: (3:40)

Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?

 Levantamentos prévios: (7:30)

 

a)      Todos os gêneros textuais têm títulos?

b)      Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.

 

Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)

1.      Que gênero textual é este?

2.      Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?

 

Conceituando -reescreva- : (18:05)

Anúncio Publicitário

Slogan

 A frase "A educação ambiental iluminará o planeta!" é o slogan de uma

 campanha publicitária.

a)      Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)

b)      Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)

             Analise textual (32:00)

1.      Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?

2.      O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?

Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)

Texto 1

Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";

Texto 2

Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".

 a)      Há alguma coisa em comum entre o texto 1 e o 2?

b)      A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?

c)      A qual público se destina os dois textos? Porquê?

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:  https://youtu.be/pIP785rPI9s

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


MATEMÁTICA/PROFº JOSIVAN

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 17/08 a 21/08 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:   Expressões Algébricas/ Equações lineares com duas incógnitas

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.

https://youtu.be/DBXklXUfJTo     https://youtu.be/yccwvwmyVLY

https://youtu.be/aWhUu69AnSs

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)

- Após visualizar os vídeos responder os seguintes exercícios: pág 65, 66 e 67 até o exercício 2.3.

Pesquisar e anotar no caderno o conceito de sistema cartesiano e observar as características do eixo vertical e horizontal.

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 24/08/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFº
-----------------------------------------------------------------------------------
8ºB
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Apreciação em Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção.

1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”;

2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020

3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”.

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 



CIÊNCIAS/PROFº LUCILENE

   CIÊNCIAS FISICAS E BIOLÓGICAS

                               E. E. SALIM FARAH MALUF

                                 SEMANA DE 17/08 A 21/08/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                  4 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Gravidez na adolescência e métodos contraceptivos

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

Leia o texto abaixo e reflita sobre o assunto abordado

                        Gravidez na adolescência

Todos sabem que a adolescência é um período de crescimento e desenvolvimento. Você não é mais uma criança, mas não se tornou adulto.

Você quer experimentar, pertencer a um grupo, se apaixonar por alguém e testar os próprios limites.

É nessa fase que muitos adolescentes começam a pensar na sua vida sexual.

Por isso é importante entender, desde já, que o sexo inseguro traz riscos, e um deles é uma gravidez não planejada na adolescência.

A família e a escola podem te orientar, mas sua ação é primordial para evitar para evitar a gravidez. Afinal, você tem um futuro pela frente, planos e desejos.

Responda:

1)    Será que ter um filho, agora, é o que você realmente quer?

2)    “Ser adolescente é deixar de ser criança, sem ser adulto...É ter muitas dúvidas e certezas... confusão, rebeldia, amor, sexo, diversão...Um turbilhão”(M, 15 anos).

E para você, o que é ser adolescente?

3)    Quais são os motivos que levam o adolescente a engravidar?

4)    Essa gravidez normalmente é planejada/desejada?

5)    Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência?

6)    Imagine um casal de adolescentes de 15 anos que engravida. Como essa gravidez pode afetar o projeto de vida dos envolvidos?

7)    A interrupção dos estudos é muito frequente nas gestantes? Isso ocorre por quê?

Bom agora é a sua vez registre as suas perguntas, ou seja as suas dúvidas para que eu possa orientá-los da melhor forma.

Ao terminar envie para o e-mail:

 entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com   no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de dúvida é na quarta-feira da 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.

LEMBRE-SE A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO!

ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 17 Á 21/08/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

 

Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y

 

Agora responda:

 

Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula?

Qual o tipo de ginástica apresentado?

Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola.

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 17 á 21/08/2020


GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto. ( Apenas leitura )

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Analisar os padrões econômicos mundiais de produção, distribuição e intercâmbio dos produtos agrícolas e industrializados, tendo como referência os Estados Unidos da América e os países denominados de Brics (BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul).

GEOGRAFIA :  Padrões econômicos mundiais de produção e distribuição  1 / 2.


Qual é a relevância dos Brics - E quais são seus desafios para o futuro.

   Juntos, os Brics ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população   mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.

Os números são astronômicos: juntos, os Brics - o grupo formado por BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul - ocupam 26,46% da área total da Terra, reúnem 42,58% da população mundial e respondem por 22,53% do PIB do planeta.

Mas, na medida em que crescem em importância, suas diferenças acabam se tornando mais pronunciadas desde que o termo foi criado, há 16 anos.

Naquela ocasião, o britânico Jim O'Neill, então diretor de pesquisas econômicas do banco de investimentos Goldman Sachs, cunhou a sigla ao assinalar a importância cada vez maior desses países, sobretudo, da China, para o crescimento da economia mundial.

Mas, hoje, no campo econômico, os Brics têm tido desempenhos muito diferentes. A Índia é a única que continua a crescer. A China ainda mantém uma taxa de crescimento bem maior do que a média mundial, mas menos vigorosa do que no passado. Já Brasil e Rússia se revelaram "grandes decepções", como afirmou O'Neill em entrevista à BBC Brasil.

Já no campo político, disputas territoriais entre China e Índia elevaram as tensões entre os dois países.

Como resultado, o futuro do grupo vem sendo colocado em xeque.

Neste domingo, os Brics se encontram pela 9ª vez - apesar de o termo ter sido criado em 2001, a primeira reunião do grupo só aconteceu em 2009 em Yakateriburgo, na Rússia. A cúpula deste ano acontece em Xiamen, no sudeste da China. Cinco países foram convidados pela China como observadores: México, Tailândia, Tajiquistão, Egito e Guiné.

A BBC Brasil conversou com especialistas para entender se os Brics perderam relevância e quais são seus principais desafios.

Eles disseram acreditar que o grupo evoluiu significativamente desde sua criação, deixando de ser meramente um agrupamento de economias emergentes com forte crescimento para se tornar um agrupamento político.

No entanto, destacaram que ainda há um "longo caminho a percorrer" para os Brics façam frente aos países hoje considerados desenvolvidos.

Relevância

Segundo Oliver Stuenkel, coordenador do MBA de Relações Internacionais da FGV-SP, "o fato de não haver concordância em tudo não inviabiliza a utilidade política dos Brics, especialmente para o Brasil".

"Se não houvesse essa cúpula, dificilmente o Temer conseguiria encontrar os presidentes de todos esses países em único lugar. Trata-se de um momento importante para a assinatura de acordos bilaterais, para a coordenação de políticas comuns e demais interesses econômicos", diz ele à BBC Brasil.

Para Sérgio Veloso, professor e pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Brics ( Brics Policy Center), os Brics "nunca surgiram como um agrupamento cuja força residia na capacidade individual de cada país".

"Trata-se, ao fim e ao cabo, de um agrupamento político, embora tenha levado algum tempo para que eles pudessem desenvolver uma agenda política conjunta. Os Brics nunca estiveram tão sólidos", diz.

Marcos Troyjo, diretor do BRICLab, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, concorda. Ele destaca a diferença do que chama de "Brics 1.0" e "Brics 2.0".

"O significado de 'Brics' muda em função do interlocutor. Estão se consolidando ao menos duas formas com que a comunidade internacional enxerga o grupo", diz.

"A primeira avalia momento atual e perspectivas dos quatro gigantes (sem África do Sul), como 'mercados em crescimento'. Ou seja, chamar a atenção do mundo para seu potencial como propulsores do crescimento foi a essência dos "Brics 1.0", destaca.

"A segunda concentra-se no impacto da construção institucional dos Brics (com África do Sul) nas relações internacionais dos próximos 25 anos. Tal enfoque mede o impacto da articulação do grupo em organizações multilaterais existentes, no surgimento de novos instrumentos plurilaterais e, portanto, em novas alianças e polos de poder. É o que podemos chamar de 'Brics 2.0', acrescenta.


Segundo Troyjo, enquanto houve decepção com a primeira, por causa do desempenho econômico abaixo das expectativas e da urgência de agenda reformadora "em sua natureza, essencialmente liberal", a segunda - a de que os Brics constituem um "polo alternativo de poder nas relações internacionais" - vem ganhando cada vez mais força.

                                                                               

 Brasil e Rússia vivem momentos ruins na economia, enquanto China se mantém na crescente e Índia tem aumentado seu crescimento ano a ano.

"Passou a fase em que Brics eram apenas, nas finanças, sinônimo de 'elite dos emergentes'. De agora em diante, ganha ainda mais força o conceito de "Brics 2.0", diz.

"Hoje os cinco países mantêm grupos de trabalho em áreas como cooperação espacial, combate ao terrorismo, saúde pública", acrescenta.

Os especialistas citam como exemplos do estreitamento das relações entre esses países não só o estabelecimento de um fundo de US$ 100 bilhões à disposição de qualquer membro do grupo no caso crises de liquidez, como também o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de "Banco dos Brics", voltado para o financiamento de projetos em países em desenvolvimento.

"Os Brics são excelente veículo para Pequim se movimentar geoeconomicamente para além de sua vizinhança asiática. Daí os primeiros projetos financiados pelo NBD centrarem-se em energia limpa. A China investe mais em tecnologia eólica e fotovoltaica do que todo o resto do mundo", diz Troyjo.

"A construção institucional dos 'Brics 2.0' não é pouca coisa. Agrupamentos como o G7 jamais foram além de declarações sobre a conjuntura global", acrescenta.

 

Desafios

Para Stuenkel, o principal desafio dos Brics é "reduzir as barreiras econômicas e fortalecer sua posição no sistema econômico internacional".

"Os Brics precisam continuar e aprofundar o processo de reforma do sistema internacional para que ele se adeque cada vez mais à distribuição de poder, que hoje é muito diferente daquela do final da 2ª Guerra Mundial, quando grande parte dessas instituições foram criadas", defende.

Já Veloso alerta para o risco de que a China acabe sendo hegemônica sobre o grupo.

"Os Brics vão ter de aprender a lidar com a própria China. Essa agenda de desenvolvimento chinês cria rusgas com a Índia. O protagonismo chinês é indisputável, mas até que medida a China usará os Brics como sua própria plataforma de projeção?", questiona.

Para Troyjo, o principal desafio para os Brics é tentar aumentar o comércio "num contexto global de protecionismo e avançar em projetos voltados ao financiamento do desenvolvimento".

Neste sentido, o futuro do grupo passaria pela adesão de novos membros, o chamado "Brics +" ("Brics Plus"), ideia apoiada pela China, mas rejeitada pelos demais, que temem perder relevância.

Troyjo lembra que um indício disso foi o convite feito pela China para que cinco países participassem da cúpula deste ano como observadores.

"Talvez essa ideia faça sentido no âmbito do banco. É por isso ele se chama "Novo Banco de Desenvolvimento", e não Banco do Brics, o que deixa a porta aberta a novos membros. É uma aposta arriscada aumentar demais o número de membros. A China gosta da ideia, mas Índia e Brasil têm ressalvas, pois acham que isso diluiria a efetividade do agrupamento", explica.

O especialista também destaca que os Brics ainda apresentam "pouca coesão" em "temas mais nevrálgicos do cenário internacional".

"Não consta da agenda dos Brics certas pautas, que agradam à Rússia, por exemplo, como a atuação do Ocidente na crise síria. A questão é demasiado sensível, e países como o Brasil entendem que a ONU é o fórum adequado. Tampouco pode-se esperar atuações mais incisivas em outros temas espinhosos que afetam os Brics, individual ou coletivamente —como a tensão geopolítica em torno do mar do Sul da China, a Crimeia, ou as seguidas rusgas entre Índia e Paquistão, e mesmo no recente atrito fronteiriço Índia-China em Doklam", exemplifica.

"A verdade é que os Brics só progredirão como aliança em áreas, como o financiamento do desenvolvimento, onde seus interesses são claramente coincidentes", ressalva.

 

Fonte: <  https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41115877  > Acesso em 15 / 08 /2020.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “



HISTÓRIA/PROFº: WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

Carga horária: 04 aulas

Semana de 17 de agosto a 21 de agosto

TEMA: Confederação do Equador

HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

       ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.   

       DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

       Aula 1 e 2 - Leia os textos “Confederação do Equador” e “A execução de Frei Caneca”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 142, 143 e 144. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

 



      Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?

2)    Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.

3)    Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?

4)    Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?

5)    Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?

6)    Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?

7)    Após o período de  resistência qual foi o desfecho  da Confederação do Equador?

8)    Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.

9)    Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144?  Quando foi produzida?

10) Quem foi o autor da obra?

        Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.

 


INGLÊS/PROFº

LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero  Textual

Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário

Atividades  

Sondagem: (3:40)

Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?

 Levantamentos prévios: (7:30)

 

a)      Todos os gêneros textuais têm títulos?

b)      Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.

 

Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)

1.      Que gênero textual é este?

2.      Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?

 

Conceituando -reescreva- : (18:05)

Anúncio Publicitário 

Slogan 

 A frase "A educação ambiental iluminará o planeta!" é o slogan de uma

 campanha publicitária.

a)      Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)

b)      Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)

             Analise textual (32:00)

1.      Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?

2.      O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?

Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)

Texto 1

Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";

Texto 2

Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".

 a)      Há alguma coisa em comum entre o texto 1 e o 2?

b)      A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?

c)      A qual público se destina os dois textos? Porquê?

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:  https://youtu.be/pIP785rPI9s “

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


MATEMÁTICA/PROFº JOSIVAN

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 17/08 a 21/08 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:   Expressões Algébricas/ Equações lineares com duas incógnitas

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.

https://youtu.be/DBXklXUfJTo     https://youtu.be/yccwvwmyVLY

https://youtu.be/aWhUu69AnSs

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)

- Após visualizar os vídeos responder os seguintes exercícios: pág 65, 66 e 67 até o exercício 2.3.

Pesquisar e anotar no caderno o conceito de sistema cartesiano e observar as características do eixo vertical e horizontal.

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 24/08/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº
-----------------------------------------------------------------------------------
8ºC
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Apreciação em Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção.

1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”;

2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020

3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”.

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 



CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

Período: 17/08/2020 à 21/08/2020

 

Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Atividade: assistir o vídeo aula e responder as questões:

https://youtu.be/3BFovRk3CR0  ( o mesmo vídeo da outra atividade).

 

1-    Qual o nome  da célula reprodutora feminina?  E o que é ovulação?

      2-Qual o nome da célula reprodutora masculina?

      3-Escolha a alternativa correta:

-As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:

a) Testosterona e progesterona

b) Testosterona e adrenalina

c) Adrenalina e noradrenalina

d) Progesterona e estrogênio

e) Estrogênio e adrenalina

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 17 Á 21/08/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

 

Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y

 

Agora responda:

 

Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula?

Qual o tipo de ginástica apresentado?

Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola.

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 17 á 21/08/2020


GEOGRAFIA/PROFº VANILDO

Regiões por uso dos recursos hídricos

A água é fundamental para as atividades agrárias e industriais e, sobretudo, para a sobrevivência do ser humano. A distribuição dos recursos hídricos pela superfície terrestre é irregular. Alguns países têm menor disponibilidade de água do que outros. O aumento do consumo e a contaminação aumentam a vulnerabilidade hídrica de muitos países. Segundo relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente cerca de 70% da água disponível para consumo é usada na irrigação. Para suprir o aumento da demanda por água, aumenta-se a captação e muitos rios passam a ser desviados. Para quantificar a escassez de água de um país, também chamada de estresse hídrico, é utilizada uma taxa determinada pela relação entre o uso, a disponibilidade e a capacidade de reposição- de água pelo ambiente. Nos países em condição de estresse hídrico extremamente alto, o uso de recursos hídricos é superior a 80% da disponibilidade anual. No mapa abaixo, podemos observar a regionalização dos países de acordo com sua vulnerabilidade em relação ao estresse hídrico. Ressalta-se uma grande área de países que apresentam estresse hídrico alto e extremamente alto.

Ler o mapa para responder a questão:

Que regiões do mundo se destacam pela baixa disponibilidade de água ( estresse extremamente alta, mais de 80%) para consumo?





1 Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de água doce?

2 Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?

3 De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFº: WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

Carga horária: 04 aulas

Semana de 17 de agosto a 21 de agosto

TEMA: Confederação do Equador

HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

       ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.   

       DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

       Aula 1 e 2 - Leia os textos “Confederação do Equador” e “A execução de Frei Caneca”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 142, 143 e 144. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

 



      Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?

2)    Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.

3)    Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?

4)    Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?

5)    Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?

6)    Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?

7)    Após o período de  resistência qual foi o desfecho  da Confederação do Equador?

8)    Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.

9)    Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144?  Quando foi produzida?

10) Quem foi o autor da obra?

        Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.

 

INGLÊS/PROFº

LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero  Textual

Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário

Atividades  

Sondagem: (3:40)

Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?

 Levantamentos prévios: (7:30)

 

a)      Todos os gêneros textuais têm títulos?

b)      Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.

 

Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)

1.      Que gênero textual é este?

2.      Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?

 

Conceituando -reescreva- : (18:05)

Anúncio Publicitário 

Slogan 

 A frase "A educação ambiental iluminará o planeta!" é o slogan de uma

 campanha publicitária.

a)      Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)

b)      Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)

             Analise textual (32:00)

1.      Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?

2.      O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?

Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)

Texto 1

Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";

Texto 2

Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".

 a)      Há alguma coisa em comum entre o texto 1 e o 2?

b)      A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?

c)      A qual público se destina os dois textos? Porquê?

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:  https://youtu.be/pIP785rPI9s “

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


MATEMÁTICA/PROFº JOSIVAN

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 17/08 a 21/08 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:   Expressões Algébricas/ Equações lineares com duas incógnitas

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA07) Associar uma equação linear do 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.

 

Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e está diretamente voltado aos objetivo desta aula.

https://youtu.be/DBXklXUfJTo     https://youtu.be/yccwvwmyVLY

https://youtu.be/aWhUu69AnSs

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se ainda estiver com dúvida pode entrar em contato comigo (professor Josivan)

- Após visualizar os vídeos responder os seguintes exercícios: pág 65, 66 e 67 até o exercício 2.3.

Pesquisar e anotar no caderno o conceito de sistema cartesiano e observar as características do eixo vertical e horizontal.

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 24/08/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFº
-----------------------------------------------------------------------------------
8ºD
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Apreciação em Teatro

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A seguir e assista aos vídeos apresentados. Foi possível perceber os elementos que compõem o fazer teatral durante a apreciação? Converse com seus familiares e colegas sobre os diferentes elementos constitutivos de teatro: os artistas, grupos, coletivos cênicos que criam, produzem, divulgam e organizam a atuação profissional de manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas e faça um texto sobre o que mais chamou a sua atenção.

1. Alunos caracterizados para a Exposição Cultural da EE Eugenio Prisco, 2011. Fonte: Sérgio Andrade/Flickr. Exposição Cultural. /2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/page276. Acesso em: 04/02/2020”;

2. Alunos caracterizados para apresentação do Simpósio Ambiental de Ciências, 2011. Fonte: Sergio Andrade/Flickr. São Paulo/ 2011 “Disponível em: https://www.flickr.com/photos/educacaosp/6506460569/ . Acesso em: 04/02/2020

3. Cena do Espetáculo Odara. 5° Mostra de Teatro de D.E. EE Prof. Cyro Barreiro. Fonte: Marcelo Baldoíno/Google Photos. 5ª Mostra de Teatro de D.E. Guarulhos Norte “Disponível em: https://photos.google.com/share/AF1QipNcTAufIxfnBt_YvarPeQYhF6WkZMuSnBeM8MfsHBtHU0-38931Du9WajN1wNNY5w/photo/AF1QipMf1Rnk86sJaC2ShwjEgUwnlWTKLJu2DZ7Wv4fg?key=VXJHbVNqcFZxR0pjT2xLM1BadnVPYTBWTXBJdkhn . Acesso em: 11/02/2020”.

RECURSOS:

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 



CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

Período: 17/08/2020 à 21/08/2020

 

Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Atividade: assistir o vídeo aula e responder as questões:

https://youtu.be/3BFovRk3CR0  ( o mesmo vídeo da outra atividade).

 

1-    Qual o nome  da célula reprodutora feminina?  E o que é ovulação?

      2-Qual o nome da célula reprodutora masculina?

      3-Escolha a alternativa correta:

-As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:

a) Testosterona e progesterona

b) Testosterona e adrenalina

c) Adrenalina e noradrenalina

d) Progesterona e estrogênio

e) Estrogênio e adrenalina

 

Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 17 Á 21/08/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL

 

 

Aula I: Aula transmitida no Centro de Mídias Sp em 06/08/2020, caso você tenha perdido, poderá assistir através do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=4UwG66dwp1Y

 

Agora responda:

 

Quais foram as suas sensações ao realizar os exercícios propostos na aula?

Qual o tipo de ginástica apresentado?

Cite alguns exemplos de ginásticas de conscientização corporal.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Escolha uma das ginásticas de conscientização corporal e escreva um pouco sobre ela.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Youtube e Blog da escola.

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 17 á 21/08/2020



GEOGRAFIA/PROFº VANILDO

Regiões por uso dos recursos hídricos

A água é fundamental para as atividades agrárias e industriais e, sobretudo, para a sobrevivência do ser humano. A distribuição dos recursos hídricos pela superfície terrestre é irregular. Alguns países têm menor disponibilidade de água do que outros. O aumento do consumo e a contaminação aumentam a vulnerabilidade hídrica de muitos países. Segundo relatório de 2016 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), atualmente cerca de 70% da água disponível para consumo é usada na irrigação. Para suprir o aumento da demanda por água, aumenta-se a captação e muitos rios passam a ser desviados. Para quantificar a escassez de água de um país, também chamada de estresse hídrico, é utilizada uma taxa determinada pela relação entre o uso, a disponibilidade e a capacidade de reposição- de água pelo ambiente. Nos países em condição de estresse hídrico extremamente alto, o uso de recursos hídricos é superior a 80% da disponibilidade anual. No mapa abaixo, podemos observar a regionalização dos países de acordo com sua vulnerabilidade em relação ao estresse hídrico. Ressalta-se uma grande área de países que apresentam estresse hídrico alto e extremamente alto.

Ler o mapa para responder a questão:

Que regiões do mundo se destacam pela baixa disponibilidade de água ( estresse extremamente alta, mais de 80%) para consumo?





1 Como é possível avaliar a América Latina, no que se refere à disponibilidade de água doce?

2 Na sua opinião, como deve ser realizada a gestão das bacias hidrográficas quando estão inseridas em países diferentes?

3 De acordo com a reportagem apresentada, como um impacto local no meio ambiente pode se tornar regional ou global?

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFº: WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

Carga horária: 04 aulas

Semana de 17 de agosto a 21 de agosto

TEMA: Confederação do Equador

HABILIDADES: ((EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado, durante o período regencial do Brasil.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

       ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.   

       DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

       Aula 1 e 2 - Leia os textos “Confederação do Equador” e “A execução de Frei Caneca”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 142, 143 e 144. 

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.

 



      Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Qual o papel dos jornais A Sentinela da Liberdade e o Tiphys Pernambucano no ambiente que antecede a Confederação do Equador?

2)    Relacione as causas da crise econômico-financeira pela qual passava o nordeste.

3)    Qual foi a gota de água que fez com que os pernambucanos rompessem com D. Pedro I e proclamassem uma república?

4)    Quais grupos sociais participaram da Confederação do Equador?

5)    Como a escravidão foi tratada no ambiente da Confederação do Equador?

6)    Como se deu a participação inglesa na Confederação do Equador?

7)    Após o período de  resistência qual foi o desfecho  da Confederação do Equador?

8)    Como era a relação de Frei Caneca com a população da cidade de Recife. Justifique.

9)    Qual é o nome da pintura reproduzida na página 144?  Quando foi produzida?

10) Quem foi o autor da obra?

        Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 9, p.142, 143 e144.

 


INGLÊS/PROFº

LINGUA PORTUGUESA/PROFº RENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero  Textual

Ø Assunto abordado: Anúncio Publicitário

Atividades  

Sondagem: (3:40)

Na sua opinião, qual a importância de um título para a produção de um texto?

 Levantamentos prévios: (7:30)

 

a)      Todos os gêneros textuais têm títulos?

b)      Em Anúncio Publicitário, por exemplo, usamos título? Justifique sua resposta.

 

Analisa a imagem -responda abaixo-: (12:10)

1.      Que gênero textual é este?

2.      Que elementos sustentam a sua opinião da resposta acima?

 

Conceituando -reescreva- : (18:05)

Anúncio Publicitário 

Slogan 

 A frase "A educação ambiental iluminará o planeta!" é o slogan de uma

 campanha publicitária.

a)      Para construí-la, o autor escolheu palavras e as combinou, buscando uma intenção: conscientizar as pessoas a respeito da importância da educação ambiental. Você acredita que ele conseguiu transmitir essa ideia? (20:30)

b)      Descreva a lâmpada que está sobre o gramado. (22:50)

             Analise textual (32:00)

1.      Em sua opinião, é possível associar a lâmpada no gramado à frase "A educação ambiental iluminará o planeta!"? Qual foi a possível intenção pretendida pelo autor?

2.      O cartaz ilustra uma lâmpada incandescente. Atualmente, é possível encontrá-la facilmente no mercado, se quisermos comprá-la? Qual é a tendência de mercado do ramo de venda de lâmpadas?

Aproximando as ideias - Retomando conceitos (37:35)

Texto 1

Artigo Cientifico - Titulo: "A importância da educação ambiental na proteção da biodiversidade do Brasil";

Texto 2

Anúncio Publicitário - Slogan "A educação ambiental iluminará o planeta!".

 a)      Há alguma coisa em comum entre o texto 1 e o 2?

b)      A linguagem dos textos 1 e 2 é verbal ou não verbal?

c)      A qual público se destina os dois textos? Porquê?

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:  https://youtu.be/pIP785rPI9s “

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682


MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 03/08/2020 / a 07/08/2020 (6 aulas)

 

INICIANDO O 3º BIMESTRE

 

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nas :

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

ATIVIDADE 1 - ESTUDANDO AS GRANDEZAS DIRETA E
INVERSAMENTE PROPORCIONAIS

Páginas 68, 69 e 70

Aulas do centro do centro de mídias que abordaram o tema.

29/06 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa: Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=BC6o-dNp5ek&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=21

30/06 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=2pIaEJTFurE&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=22

01/07 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=QiZiZwnB1lI&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=23

06/07 - 8º ano EF - Matemática - Proporcionalidade direta e inversa: Parte IV

https://www.youtube.com/watch?v=Puj9dgrznCs&list=PLSP3TdMpLABuEYTgckqsgSCvxLbGH54KS&index=24

PROJETO DE VIDA/PROFº ROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.    TURMA

 

8° ANO - D

3.    DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

4.    CONTEÚDOS:

Mão na massa.

5.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Foco empatia e determinação.

6.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pensando em sua estratégia para a realização do seu projeto de vida, faça um breve texto indicando as pessoas que apoiam, o seu projeto de vida e de que forma ela, apoia a realização do mesmo.

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

7.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

8.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

17/08/2020 a 21/08/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane

12.  VALIDADO EM:

   17/08/2020

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº DENIS

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Nenhum comentário:

Postar um comentário