ATIVIDADES DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO
------------------------------------------------------------------
E. E.
Salim Fara Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Eletiva
3°
Bimestre
Período
18/08 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
1.
Pesquise o que é empreendedorismo juvenil.
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Separar livros, quadrinhos, games, séries ou filmes do seu momento de lazer, fotografar esses itens;
· Atividade 2- Enviar as fotografias dos itens escolhidos na atividade anterior;
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 27/08/2020
ARTES
ESCOLA E.E.
Salim Farah Maluf
Professora
Edlenne Cristina
Disciplina
artes
Ensino médio
3ªA, 3B
E-mail
Edlenne190@gmail.com
Watts
11993670617
3 bimestre
No século
XlX , surgiu na França uma corrente de
pintores chamados neoimpressionistas. Utilizaram como elemento base de suas
pinturas, o ponto,. Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis
ópticas, segundo as quais na visão, a forma e a corsão compostas de luz e
outros elementos. A técnica do pontilhismo consiste em dividir a massa cor
mediante pequenas pinceladas de tons
puro. Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros
o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos
observados. O movimento pontilista foi fundado em 1885 por GEORGES SEURAT e
PAULSIGNAC; e seguido por CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc. Suas ações
se estenderam às escolas pós-impressionistas.
Pergunta
01 Onde surgiu o pontilhismo? Em que século?
02 Quem criou essa técnica de pintura ?
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 17/08/2020 a 21/08/2020.
E.E.
Salim Farah Maluf. |
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma atividade com três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas. |
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45
minutos cada ). |
Atividade
Realize uma atividade com três questões com
respostas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 17 Á 21/08/2020 |
||||||||||||
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|||||||||||||
CONTEÚDOS:
MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS - O SAMBA |
|||||||||||||
Aula
I:
Caderno do aluno v.3. Página 118/119 (atividade 1).
VAI
DAR SAMBA... O termo “samba”
tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo
religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi
registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um
estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros,
percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.
A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns
estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais
em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos
engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca
remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação
original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A
cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação. (São Paulo,
Caderno do Professor, Educação Física 2014). Neste momento, desafiamos
você a buscar em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo
ilustrar os estilos de samba existentes, de acordo com o quadro a seguir:
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II:
Caderno do aluno v.3. Página 119 (Atividade 2)
No samba de roda,
destacam-se os instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque,
o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau. Tocado por um grupo de músicos e
acompanhado por palmas das pessoas presentes, forma-se uma roda e uma pessoa de
cada vez entra nela para dançar. Normalmente, são as mulheres que entram na
roda, enquanto os homens cantam, batem palma e tocam os instrumentos. Músicas
do samba de roda: O repertório do samba de roda é muito extenso.
Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o
ritmo. Para completar esse momento, pesquise vários tipos de sambas. Ouça a melodia, a batida, a evolução
histórica e as mudanças, e verifique do que tratavam as letras, que histórias
elas traziam. (escreva)
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos |
|||||||||||||
RECURSOS:
Google
Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola. |
|||||||||||||
Você
pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por
email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos,
arquivos ou no corpo do email) Caso
não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o
seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google Classroom: 3°A: mymqt6g
DATA: 17 á 21/08/2020 |
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA (17 a 21 de agosto)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADE
Após realizar a leitura do tema abordado no texto da
aula passada, responda as questões abaixo:
“Tá vendo aquele
edifício, moço, ajudei a levantar.
Foi um tempo de
aflição, eram quatro condução,
Duas pra ir, duas
pra voltar.
Hoje depois dele
pronto, olho pra cima e fico tonto,
Mas chega um cidadão
e me diz desconfiado:
Tu tá aí admirado,
ou tá querendo roubar.
Meu domingo tá
perdido, vou pra casa entristecido,
eu nem posso olhar
pro prédio,
Que eu ajudei a
fazer.
Tá vendo aquele
colégio, moço, eu também trabalhei lá.
Lá eu quase me
arrebento, pus massa, fiz cimento,
Ajudei a rebocar.
Minha filha,
inocente, vem pra mim toda contente
Pai quero estudar.
Mas me diz um
cidadão:
Criança de pé no
chão aqui não pode estudar.
Esta dor doeu mais
forte.
Porque eu deixei o
Norte, lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava,
Tinha direito de
comer.
Tá vendo aquela
Igreja, moço, onde o padre diz amém.
Pus o sino e o
badalo, enchi minha mão de calo,
Lá eu trabalhei
também.
Lá sim, valeu a
pena, tem quermesse, tem novena,
E o padre me deixa
entrar.
Foi lá que Cristo me
disse:
Rapaz, deixe de
tolice, não se deixe amedrontar.
Fui eu que criei a
terra, enchi os rios, fiz a serra, não deixei nada faltar.
Hoje o homem criou
asas, e na maioria das casas,
Eu também não posso
entrar”.
O capitalismo vê a força de trabalho como
mercadoria, mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é
capaz de gerar valor. [...] O operário é o indivíduo que, nada possuindo, é
obrigado a sobreviver da sua força de trabalho”
Comente a sua visão sobre esta exploração
Capitalista(Alienante)
ATIVIDADE
DE SOCIOLOGIA (17 a 21 de agosto)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADE
Após realizar a leitura do tema abordado no texto da
aula passada, responda as questões abaixo:
“Muitas pessoas
acreditam que os pobres estão mais pobres porque as pessoas ricas estão mais
ricas. Não é assim que a economia funciona, ela não é um jogo de soma-zero, de
modo que, a riqueza dos mais ricos foi alcançada tirando algo dos mais pobres”.
“Riqueza é a soma do que se chama “patrimônio
ativo”, ou seja, dinheiro, imóveis, terras, carros e outros bens, menos o
patrimônio passivo, que são: dívidas em geral e contas a pagar. A riqueza é o que sobra considerando o que
você tem, depois de tirar o que você deve.”
Analise as frases
acima e faça um breve comentário expondo sua opinião sobre o assunto.
ANO LETIVO 2020 – 2º
BIMESTRE
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
||||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS 2 aulas por semana
17/08 a 21/08//2020 |
|||||
DISCIPLINA Física Turma 3° A |
||||||
CONTEÚDOS: Aparelhos e dispositivos Domésticos e suas
especificações elétricas como potencia e tensão de operação |
||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Analisar as especificações elétricas dos aparelhos
em etiquetas ou manuais Reconhecer grandezas associadas ao estudo da
eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia
eletrica |
||||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 3 ) Faça o experimento se a Madeira e a Agua
são penetrável ou não. Pega uma madeira qualquer e um
prego e com um martelo bata o prego na madeira,e Depois tire o prego e observe o
furo e responda ? Com a agua pegue um recipiente graduado e
coloque agua ate a marca de 200 ml ,e depois Coloque um objeto que caiba
dentro e vê o que acontece e responda ?
OBS: são os mesmos exercícios da
semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre |
||||||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.) |
||||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla |
||||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
|
GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.
EE SALIM FARAH
MALUF. Atividades
da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.
Série: 3º Ano : A.
– Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Ler, interpretar
e correlacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre o clima, vegetação
e hidrografia do continente africano, de modo a fazer associação ou determinar
relação entre clima e vegetação. ( Somente leitura )
Quantidade de aulas: 2 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar,
em textos e/ou mapas, características do clima e/ou vegetação do continente
africano.
GEOGRAFIA : Aspectos
Naturais da África – Clima e Vegetação 1 / 2.
Aspectos Naturais da
África – Clima e Vegetação
Entre os aspectos naturais da
África, destacam-se o clima e a vegetação que recebem uma grande influência das
variações de latitude.
O Continente Africano é reconhecido por sua vasta área territorial, além de uma posição
geográfica que torna esse continente o único a localizar-se em todos os
hemisférios terrestres. A Linha do Equador, principal paralelo da Terra, passa
pela África praticamente em seu centro, trazendo profundas diferenciações
naturais no que diz respeito ao seu clima e à sua vegetação.
O Clima da
África
A diversidade climática do continente africano é muito influenciada
pelas diferenças de latitude e, em menor grau, pela maritimidade e
continentalidade, além de, em alguns pontos, a altitude também determinar
alguns tipos climáticos, como o de Frio de Montanha. No mapa a seguir, temos
uma classificação genérica dos climas africanos.
Mapa dos tipos climáticos no continente
africano *
Muitos autores colocam que o clima africano é aparentemente “espelhado”,
ou seja, com uma repetição de boa parte das faixas climáticas ao norte e ao sul
do Equador, embora haja diferenças, como a menor proporção de ocupação do clima
desértico, além de uma menor atuação do semiárido. O Deserto do Saara, ao norte, ocupa uma
ampla área, caracterizando o clima da chamada África do Norte, enquanto o
Deserto do Kalahari ocupa uma área menor no extremo sul.
Paisagem do
Deserto do Kalahari, em um ponto no norte da África do Sul
Apesar de o
Saara ser o maior deserto quente do mundo e trazer uma ampla influência para a
atmosfera continental, a maior parte do continente africano é ocupada pelo
clima tropical (semelhante ao que ocorre no Brasil), com um clima seco e frio
no inverno e quente e chuvoso no verão. Essa faixa climática interrompe-se em alguns
trechos de clima equatorial, que é mais quente e úmido em função da presença da
floresta do Congo na porção central da África.
A Vegetação da
África
Se observarmos o mapa a seguir, onde há a indicação
genérica dos principais biomas africanos, podemos notar que existe uma relação
de equilíbrio entre o clima e a vegetação da África, com as grandes faixas
desérticas já mencionadas, além da presença de Estepes na maioria das regiões
semiáridas.
Mapa dos tipos de
vegetação da África *
As Savanas, um tipo de
vegetação muito semelhante ao Cerrado brasileiro e que
ocupa a maior parte do continente, encontram-se quase que totalmente nas faixas
de clima tropical. A floresta equatorial, responsável pelas maiores umidades do
continente, encontra-se nas zonas de baixas latitudes e mantém-se cercada por
uma floresta tropical úmida, enquanto nos extremos norte e sul habita a
vegetação mediterrânea.
Paisagem das savanas africanas
É importante destacar, contudo, que as fronteiras entre um tipo natural
e outro não são completamente claras e bem definidas, havendo áreas de
transição entre um tipo e outro. Um exemplo é a vegetação de estepe, que vai se
tornando mais rala, com áreas de campo, à medida que sua posição geográfica se
aproxima das zonas desérticas.
* Base cartográfica
dos mapas: Eric Gaba / Wikimedia Commons. Mapas elaborados
pelo autor do texto.
Paisagem da Cordilheira de Drakensberg,
África do Sul.
Veja: PENA, Rodolfo F. Alves. "Aspectos Naturais da
África – Clima e Vegetação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm. Acesso em 10 de agosto de 2020.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se
enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema
da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES
SÃO NECESSÁRIAS PARA,
LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE
REALMENTE IMPORTA ! “
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA |
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 17/08 à 21/08/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
interpretação: Turn
Off Your TV! |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
By Alice Park
AUGUST 17, 2011 Sitting in front of the
television may be relaxing, but spending too much time in front of the tube
may take years off your life. That’s what Australian
researchers found when they collected TV viewing information from more than
11,000 people older than 25. The study found that people who watched an
average six hours of TV a day lived an average 4.8 years less than those who
didn’t watch any television. Also, every hour of TV that participants watched
after age 25 was associated with a 22-minute reduction in their life
expectancy.
PARK, A. Disponível em: www.timeforkids.com. Acesso em: 5 dez. 2012. A televisão faz parte da vida
diária de boa parte das pessoas em todo o mundo. O texto, cujo título traz um
conselho ao leitor, centra-se em A- promover um grupo de pesquisadores que desenvolvem
novas TVs. B- apresentar estatística do número de TVs nos lares
australianos. C- recomendar a TV como forma de relaxamento para
maiores de 25. D- divulgar pesquisa que associa
o uso da televisão à longevidade. E- informar que assistir TV causa mais prejuízos em
jovens adultos. |
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 17 a 21/08/2020
1) (PUC/SP-2001)
A
Questão é Começar
Coçar e
comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar,
mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização
apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar
conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No
escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como
conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso
encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na
lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada.
Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para
pensar, uma outra forma de conversar.
Assim
fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde
o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um
desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o
começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando
entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato
inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi
pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O
escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não
consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me
deixe falando sozinho.”
Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma
conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer
imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar
conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos.
Termina-se sabe Deus onde.
(MARQUES,
M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).
Observe a seguinte afirmação feita pelo
autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não
funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou
de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar
o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.
a) Função
emotiva
b)
Função referencial
c)
Função fática
d)
Função conativa
e) Função poética
2) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se
desenvolvem os seres vivos, divide-se em unidades menores chamadas
ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um
ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro
dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O
guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem:
a)
emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b)
fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética,
porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d)
conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e)
referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
3) Assinale a
alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:
a)
Trago no meu peito um sentimento de solidão.
b) Não
discuto com o destino o que pintar eu assino.
c) Machado de Assis é um dos maiores escritores
brasileiros.
d) Conheça você também a obra desse autor.
e) Semântica é o estudo da significação das palavras.
4) Identifique a frase em que a função da linguagem
predominante é a função referencial.
a) Siga
o meu exemplo. Você se sentirá melhor!
b)
Estou muito animada com o meu novo emprego.
c) Existem
três acentos gráficos na língua portuguesa.
d)
Sim... Sei… estou ouvindo, claro.
e) - Alô! Quem é?
5) Qual a função da linguagem presente na frase:
“Ligue agora! Não perca esta oportunidade!”
a)
Função expressiva
b)
Função apelativa
c) Função
metalinguística
d) Função
fática
e) Função poética
Enviar a atividade para o e-mail:
silviasline@outlook.com
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA |
AULAS PREVISTAS 5 AULAS 17á 21/08/2020. |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
||||
CONTEÚDOS: ESTUDO
DAS FUNÇÕES |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Realizar
atividades da apostila página 9 é 10 (volume3) ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 17 Á 21/08/2020 e fazer os registros
no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas
semanais ou enviar no Class roon. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual. ·
Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 17 á 21/08/2020
e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com |
||||
|
DATA: 21/08/2020. |
|
|
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO DE VIDA 2ºB/3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
Unidade
Temática: Competências Socioemocionais;
ATIVIDADES
Caderno
do Aluno
·
Atividade 1- A vida é um projeto;
·
Leitura do texto: Todo Caminho é Diferente (pg:
137)
·
Atividade 2 – É preciso traçar o caminho;
·
Responder o questionério (pg: 137)
E-mail para
devolutiva
roselia.scardelato044@gmail.com
Data
de entrega até: 21/08/2020
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 20/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é tecnologia da informação e comunicação?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
ARTES
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 bimestre
No século XlX , surgiu na França uma corrente de pintores chamados neoimpressionistas. Utilizaram como elemento base de suas pinturas, o ponto,. Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis ópticas, segundo as quais na visão, a forma e a corsão compostas de luz e outros elementos. A técnica do pontilhismo consiste em dividir a massa cor mediante pequenas pinceladas de tons puro. Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos observados. O movimento pontilista foi fundado em 1885 por GEORGES SEURAT e PAULSIGNAC; e seguido por CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc. Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.
Pergunta
01 Onde surgiu o pontilhismo? Em que século?
02 Quem criou essa técnica de pintura ?
Plano de aula semanal:
Período :de 17/08/ a 21/08/08
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C e 3ºTC
Tema : sistema digestivo
Atividade : como ocorre a digestão
Responder : o que é digestão
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base na sua pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Médici responda:
1) Como foi a gestão deste Presidente?Explique!
2) Cite pontos positivo dentro do período de mandato?Explique!
3) Cite pontos negativos, do período em que ele foi presidente?
4) Qual é seu ponto de vista, em relação ao Presidente Emilio Garrastazu? Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
https://forms.gle/XP5trX2HyYUNdwJJA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Petróleo e gás natural como fontes de materiais
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw; Pesquisar em livros didáticos, centro de midias e caderno do aluno. Copiar as questões no caderno e respondê-las
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 25/08/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Petróleo e gás natural como fontes de materiais
1- De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.
2- Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.
b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.
c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.
d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.
e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
3- No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Como essa área é denominada?
4- Onde estão as reservas mundiais e porque há petróleo nestes lugares?
5-O que significa a cotação do barril de petróleo?
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: África - Distribuição regional e espacial dos países
Na aula do dia 07.08 foi proposto uma pesquisa ao qual eu estendo como nota para vocês. Portanto a atividade desta semana será:
Uma pesquisa sobre os conflitos no período da Neocolonização do continente africano. Obs.: Deve conter capa, introdução, conteúdo, conclusão e bibliografia.
Como vocês terão um recesso do dia 24 a 28, vou deixar um filme como dica, ela contribuirá para o trabalho de vocês.
Filme: Um Reino Unido, disponível no Netflix. (OPCIONAL)
Apoio CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=ccD5tsIXqW8
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 17 à 21 de agosto de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Mercado de Trabalho Conteúdo: Gêneros Textuais Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Gêneros Textuais no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Gêneros Textuais Os textos que circulam socialmente são classificados em gêneros de acordo com as características que apresentam (formato, assunto, destinatário, função, intencionalidade...). Existe uma diversidade de gêneros textuais. Eis alguns exemplos: 1.e-mail, 2.blog, 3.crônica, 4.artigo de opinião, 5.carta pessoal, 6.bilhete, 7.manual de instrução, 8.biografia, 9.receita culinária, 10.dissertação escolar, 11.resenha, 12.fábula, 13.conto, 14.história em quadrinhos, 15.tirinha, etc. Tipos Textuais (Sequências Tipológicas ou Discursivas) Dá-se o nome de sequências tipológicas ou discursivas às formas de organização das estruturas lingüísticas internas do texto oral ou escrito de acordo com sua função e intencionalidade. Assim cada forma de organização textual é marcada por determinadas características linguísticas, como a predominância de certas estruturas sintáticas, classes gramaticais, tempos e modos verbais, expressões, relações lógicas, etc. Dependendo dessas características temos diferentes tipos textuais: narrativo, descritivo, expositivo ou explicativo, argumentativo, conversacional ou dialogal, instrucional ou injuntivo e preditivo. Um gênero textual pode estruturar-se com base em uma ou mais de uma sequência discursiva, entretanto, geralmente uma delas é predominante. Características das sequências discursivas e alguns exemplos de gêneros em que elas costumam predominar Sequências Discursiva Narrativa Definição/Características: 1.Conta algo, apresenta os fatos e as ações dos personagens dentro de uma lógica espaço-temporal. 2.Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. 3.Predominância de verbos de ação. 4.Presença de circunstâncias espaço-temporais. 5.Foco no fato e na ação. Gêneros em que predominam: Fábula; Conto; Crônica; Novela; Romance; Depoimento; Piada; Relato, etc. Sequências Discursiva Descritiva Definição/Características: 1.Caracteriza com atributos; diz como é o objeto a ser descrito, de modo que o leitor o visualize em virtude dos detalhes apresentados. 2.Foco no ser; 3.Predominância de verbos de estado, adjetivos e circunstancias espaciais. Gêneros em que predominam: Relato de experiências vividas; Resenha; Reportagem; Anúncio classificado; Cardápio; Lista de compras; Folheto turístico, etc. Sequências Discursiva Expositiva ou explicativa Definição/Características: 1.Apresenta um saber já construído e legitimado socialmente ou um saber teórico. 2.Conceitua e transmite informações de modo objetivo. 3.A intenção é esclarecer, informar. Gêneros em que predominam: Textos de divulgação científica, de manuais, de revistas especializadas, de cadernos, de jornais, de livros didáticos, de verbetes de dicionários e enciclopédias; Resumo; Carta pessoal. Sequências Discursiva Argumentativa Definição/Características: 1.Faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou se questiona um fato de forma a persuadir, ou seja, convencer o leitor ou ouvinte. 2.Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa. Gêneros em que predominam: Sermão, Ensaio, Editorial de Jornal ou revista, Crítica, Manifesto, Monografia, Tese de mestrado, Redação dissertativa, Carta argumentativa, Blog, Artigo de opinião. Sequências Discursiva Conversacional Definição/Características: 1.Estabelece diálogo entre os interlocutores. Gêneros em que predominam: Entrevista, Seminário; Peças teatrais; Conversa telefônica; MSN, Chat, etc. Sequências Discursiva Instrucional ou Injuntivo Definição/Características: 1.Direciona, orienta o leitor e o instrui sobre como fazer algo. 2.A marca fundamental é o verbo no imperativo ou outras formas que indicam ordem, orientação. OBS: injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”. Gêneros em que predominam: Receita culinária (modo de fazer); Manual de instruções de um aparelho; Receita médica; Bula de remédio; Livro de autoajuda; Propaganda; Horóscopo. Sequências Discursiva Preditivo Definição/Características: 1.Como o próprio nome indica, caracteriza-se por predizer alguma coisa ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer. 2.Uso de tempos verbais no futuro. Gêneros em que predominam: Previsões astrológicas; Horóscopo; Previsões meteorológicas. Suporte Textual Chamamos de suportes textuais os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais. Exemplos: 1. O livro é um suporte textual, 2. O jornal é um suporte textual, 3. O computador é um suporte textual, 4. O cartaz é um suporte textual, 5. O folder é um suporte textual, 6. O outdoor é um suporte, etc. Numa concepção ampla de texto, sob o ponto de vista da semiótica, a televisão, o cinema, o rádio também podem ser considerados como suportes textuais. DICAS DE ESTUDO 1. Leia, mas escreva também O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e tê-lo por mais tempo na mente. 2. Escreva à mão Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem maior do que se ela estivesse digitando. 3. Afaste interferências A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no silencioso aparelhos telefônicos, feche páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o material de estudo e concentre-se nele. 4. Mapas mentais e uso de cores No tópico sobre escrever a mão, relatamos a importância dessa prática, mas não se trata de sair escrevendo todo trecho dito importante, pois, dessa forma, você escreveria outro livro, só que menor. O ideal é utilizar esquemas, os ditos mapas mentais: informações sucintas que se inter-relacionam com outras. E mais: usar cores. Setas coloridas, palavras grifadas em outro tom, “caixas de atenção”, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em destaque. 5. Estude sozinho Estudar em grupo pode até parecer interessante no sentido de compartilhar saberes, mas, em um primeiro momento, é melhor que o estudante opte por realizar a atividade sozinho. Afinal, com os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas, e a qualidade do aprendizado, prejudicada. Para os professores, uma boa ideia é explicar a matéria para si mesmo, como se estivesse dando uma aula. PERGUNTAS 1. Quais são os assuntos do texto? 2. Na língua inglesa são encontrados gêneros textuais? E, quais são eles? 3. Quais são as dicas para estudar em casa? 4. O que você aprendeu após a leitura dos textos? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 17/08/2020 a 21/08/2020. Os alunos
deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual
será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao
formulário para realização da atividade e envio das respostas:
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 17/08/2020 / a 21/08/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Tema 1: Estudo das Funções
Aulas de revisão
03/08 - 3ª série EM - Matemática - Função do 1º grau
https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=27
05/08 - 3ª série EM - Matemática - Funções do 1º Grau: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=26
ATIVIDADE 1
Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado ao seu perímetro.
ATIVIDADE 2
Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado com a sua área.
ATIVIDADE 3
Complete a tabela com algumas relações entre os valores dos exercícios anteriores.
LADO (X) | 1 | 2 | 3 |
PERÍMETRO | |||
ÁREA |
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS 2 aulas E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Atividade de Ação
Expressiva |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Pesquisar
Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música. . |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Atividade será uma Escolher 3 profissionais e profissões e
pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre os temas
indicados: 1.Uso da tecnologia e das mídias
digitais em produções de espetáculos musicais; 2.Profissionais e profissões
contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música: ●Regente (maestro) -Rege orquestras ou
bandas, criando composições, melodias arranjos, dirigir grupos vocais,
instrumentais ou eventos musicais. ●Produtor Musical –Profissional responsável
por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores e participar
de todo o processo da produção; ●Professor de Música –Ministra aulas teóricas
e práticas de Música na Rede Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos
sociais; ●Pesquisador Musical –Realiza pesquisas acadêmicas,
de investigação e de resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias
científicas e culturais; ●Desenvolvedores de instrumentos ou designers
de instrumentos musicais ou luthieres - Profissional que conserta ou
constrói instrumentos musicais; ●Cantor ou vocalista –É um músico que canta,
ou seja, usa a voz como seu instrumento musical; ●Musicoterapeuta-Profissional que seutiliza
da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação
física, mental e social de indivíduos ou grupos●Instrumentista –Integra conjuntos
vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos. ●Crítico musical –Profissional que escreve
e publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa,
apresentações, gravações e Shows musicais; ●DJ ou disc jockey-Artista responsável
por transmitir música (muitas vezes de sua autoria) na rádio, televisão ou em
qualquer local onde se ouça música (baladas, shows etc.). O uso da tecnologia
e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam estilos
diferentes para atender a diferentes tipos de público. ●Cantor de jingle-Profissional que tem conhecimento
sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue interpretar
a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao
público". |
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade e internet. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br |
|
||||
|
DATA 17/08 a 21/08 __ |
|
|
||
Plano de aula semanal:
Período :de 17/08/ a 21/08/08
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C e 3ºTC
Tema : sistema digestivo
Atividade : como ocorre a digestão
Responder : o que é digestão
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base na sua pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Médici responda:
1) Como foi a gestão deste Presidente?Explique!
2) Cite pontos positivo dentro do período de mandato?Explique!
3) Cite pontos negativos, do período em que ele foi presidente?
4) Qual é seu ponto de vista, em relação ao Presidente Emilio Garrastazu? Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
https://forms.gle/XP5trX2HyYUNdwJJA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Petróleo e gás natural como fontes de materiais
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw; Pesquisar em livros didáticos, centro de midias e caderno do aluno. Copiar as questões no caderno e respondê-las
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 25/08/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Petróleo e gás natural como fontes de materiais
1- De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.
2- Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.
b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.
c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.
d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.
e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
3- No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Como essa área é denominada?
4- Onde estão as reservas mundiais e porque há petróleo nestes lugares?
5-O que significa a cotação do barril de petróleo?
Conteúdos de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino médio durante a semana de 17 a 21/08/20.
E-mail do professor para devolutiva da atividade: ediliberato@hotmail.com
Tema: Continente Africano: aspectos gerais.
Geralmente o continente africano é associado a fome, miséria, guerra e pobreza.
Existem países africano que possuem desenvolvimento até razoáveis, a pobreza não afeta diretamente a todo os países africanos.
↔. Aspectos gerais:
→. Superfície 30.000.000 km (quadrado).
→. População: 1 bilhão de pessoas (2010).
→. Existem na África 55 nações independente e um território colonizado, o Saara ocidental.
→. Próximo ao litoral africano, há também uns grandes números de ilhas que pertencem a países de outros continentes. Arquipélagos de Açores, Ilha da Madeira que pertence a Portugal, a ilha Canárias que pertence a Espanha.
↔. Relevo:
Predominam os Planaltos (altitudes de 700 metro) e planícies (litorâneas ou fluviais) com exceção planaltos da Etiópia e dos grandes lagos que apresentam altitudes acima de 1.000 metros.
→. Costuma-se dividir o relevo africano em 3 diversos Planalto: Setentrional, Centro – meridional e Oriental.
→. A África é o mais cortado dos continentes, porque basicamente o Continente africano é cortado pelas Linha do Equador, Linha dos Trópicos de Câncer e do Capricórnio.
→. E as terras do continente africano são relativamente quentes, as formações do relevo são homogêneas (Centro até o Sul)
→. Planaltos Setentrional: localiza-se ao norte do continente africano e nele situa-se o Deserto do Saara, o Oeste surge a planície Costeira Setentrional, incluindo a cadeias dos Atlas (estende-se do litoral do Marrocos até a Tunísia),
→. Planalto Centro Meridional: predomina-se do Centro, Sul ao continente, com Temperaturas média nas altas que o Planalto Setentrional, começa da bacia do Congo até o extremo Sul da África. Incluindo o deserto o deserto de Kalahari.
→. Planalto Oriental: localiza-se na parte Centro-Oeste do Continente, caracterizado por altitude elevadas (origem vulcânica) com depressões ou fossas tectônica que deram origem aos lagos; Tanganica, Vitória e o Niassa.
↔. Hidrografia: os rios africanos mais importantes são: Nilo e o Congo.
→. Os maiores lagos são: Vitória, Tanganica e o Niassa.
↔. Vegetação: na África encontramos diversos tipos de vegetação, adaptação às variações climáticas, como a floresta do Congo (mata equatorial) e o tipo de vegetação mais característico desse continente são as Savanas;(predominante).
→. Há dois desertos no Continentes africano: Saara com extensão acima de 9 Milhões de km (quadrado) que chega a ser maior que o território do Brasil que é de 8 milhões de km (quadrado) e o Kalahari de aproximadamente de 650 mil km (quadrado).
↔. Climas. Equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, climático (árido), semiárido, frio da montanha
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato sobre o Continente Africano para trabalhar com a turma do 3º ano durante a semana de 17 a 21/08/20:
E-mail do professor para a devolutiva: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Com uma régua e um lápis faça um traço no mapa apontando as linhas imaginárias (equador, capricórnio e trópicos de câncer).
2ª questão: pintar o mapa de acordo com a legenda; identificando a divisão da África de cores diferentes e
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 17 à 21 de agosto de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Mercado de Trabalho Conteúdo: Gêneros Textuais Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Gêneros Textuais no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Gêneros Textuais Os textos que circulam socialmente são classificados em gêneros de acordo com as características que apresentam (formato, assunto, destinatário, função, intencionalidade...). Existe uma diversidade de gêneros textuais. Eis alguns exemplos: 1.e-mail, 2.blog, 3.crônica, 4.artigo de opinião, 5.carta pessoal, 6.bilhete, 7.manual de instrução, 8.biografia, 9.receita culinária, 10.dissertação escolar, 11.resenha, 12.fábula, 13.conto, 14.história em quadrinhos, 15.tirinha, etc. Tipos Textuais (Sequências Tipológicas ou Discursivas) Dá-se o nome de sequências tipológicas ou discursivas às formas de organização das estruturas lingüísticas internas do texto oral ou escrito de acordo com sua função e intencionalidade. Assim cada forma de organização textual é marcada por determinadas características linguísticas, como a predominância de certas estruturas sintáticas, classes gramaticais, tempos e modos verbais, expressões, relações lógicas, etc. Dependendo dessas características temos diferentes tipos textuais: narrativo, descritivo, expositivo ou explicativo, argumentativo, conversacional ou dialogal, instrucional ou injuntivo e preditivo. Um gênero textual pode estruturar-se com base em uma ou mais de uma sequência discursiva, entretanto, geralmente uma delas é predominante. Características das sequências discursivas e alguns exemplos de gêneros em que elas costumam predominar Sequências Discursiva Narrativa Definição/Características: 1.Conta algo, apresenta os fatos e as ações dos personagens dentro de uma lógica espaço-temporal. 2.Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. 3.Predominância de verbos de ação. 4.Presença de circunstâncias espaço-temporais. 5.Foco no fato e na ação. Gêneros em que predominam: Fábula; Conto; Crônica; Novela; Romance; Depoimento; Piada; Relato, etc. Sequências Discursiva Descritiva Definição/Características: 1.Caracteriza com atributos; diz como é o objeto a ser descrito, de modo que o leitor o visualize em virtude dos detalhes apresentados. 2.Foco no ser; 3.Predominância de verbos de estado, adjetivos e circunstancias espaciais. Gêneros em que predominam: Relato de experiências vividas; Resenha; Reportagem; Anúncio classificado; Cardápio; Lista de compras; Folheto turístico, etc. Sequências Discursiva Expositiva ou explicativa Definição/Características: 1.Apresenta um saber já construído e legitimado socialmente ou um saber teórico. 2.Conceitua e transmite informações de modo objetivo. 3.A intenção é esclarecer, informar. Gêneros em que predominam: Textos de divulgação científica, de manuais, de revistas especializadas, de cadernos, de jornais, de livros didáticos, de verbetes de dicionários e enciclopédias; Resumo; Carta pessoal. Sequências Discursiva Argumentativa Definição/Características: 1.Faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou se questiona um fato de forma a persuadir, ou seja, convencer o leitor ou ouvinte. 2.Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa. Gêneros em que predominam: Sermão, Ensaio, Editorial de Jornal ou revista, Crítica, Manifesto, Monografia, Tese de mestrado, Redação dissertativa, Carta argumentativa, Blog, Artigo de opinião. Sequências Discursiva Conversacional Definição/Características: 1.Estabelece diálogo entre os interlocutores. Gêneros em que predominam: Entrevista, Seminário; Peças teatrais; Conversa telefônica; MSN, Chat, etc. Sequências Discursiva Instrucional ou Injuntivo Definição/Características: 1.Direciona, orienta o leitor e o instrui sobre como fazer algo. 2.A marca fundamental é o verbo no imperativo ou outras formas que indicam ordem, orientação. OBS: injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”. Gêneros em que predominam: Receita culinária (modo de fazer); Manual de instruções de um aparelho; Receita médica; Bula de remédio; Livro de autoajuda; Propaganda; Horóscopo. Sequências Discursiva Preditivo Definição/Características: 1.Como o próprio nome indica, caracteriza-se por predizer alguma coisa ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer. 2.Uso de tempos verbais no futuro. Gêneros em que predominam: Previsões astrológicas; Horóscopo; Previsões meteorológicas. Suporte Textual Chamamos de suportes textuais os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais. Exemplos: 1. O livro é um suporte textual, 2. O jornal é um suporte textual, 3. O computador é um suporte textual, 4. O cartaz é um suporte textual, 5. O folder é um suporte textual, 6. O outdoor é um suporte, etc. Numa concepção ampla de texto, sob o ponto de vista da semiótica, a televisão, o cinema, o rádio também podem ser considerados como suportes textuais. DICAS DE ESTUDO 1. Leia, mas escreva também O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e tê-lo por mais tempo na mente. 2. Escreva à mão Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem maior do que se ela estivesse digitando. 3. Afaste interferências A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no silencioso aparelhos telefônicos, feche páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o material de estudo e concentre-se nele. 4. Mapas mentais e uso de cores No tópico sobre escrever a mão, relatamos a importância dessa prática, mas não se trata de sair escrevendo todo trecho dito importante, pois, dessa forma, você escreveria outro livro, só que menor. O ideal é utilizar esquemas, os ditos mapas mentais: informações sucintas que se inter-relacionam com outras. E mais: usar cores. Setas coloridas, palavras grifadas em outro tom, “caixas de atenção”, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em destaque. 5. Estude sozinho Estudar em grupo pode até parecer interessante no sentido de compartilhar saberes, mas, em um primeiro momento, é melhor que o estudante opte por realizar a atividade sozinho. Afinal, com os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas, e a qualidade do aprendizado, prejudicada. Para os professores, uma boa ideia é explicar a matéria para si mesmo, como se estivesse dando uma aula. PERGUNTAS 1. Quais são os assuntos do texto? 2. Na língua inglesa são encontrados gêneros textuais? E, quais são eles? 3. Quais são as dicas para estudar em casa? 4. O que você aprendeu após a leitura dos textos? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 17/08/2020 a 21/08/2020. Os alunos
deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual
será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao
formulário para realização da atividade e envio das respostas:
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 17/08/2020 / a 21/08/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Tema 1: Estudo das Funções
Aulas de
revisão
03/08 - 3ª série EM -
Matemática - Função do 1º grau
https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=27
05/08 - 3ª série EM -
Matemática - Funções do 1º Grau: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=26
ATIVIDADE 1
Determine a lei da
função que relaciona o lado x de um quadrado ao seu perímetro.
ATIVIDADE 2
Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado
com a sua área.
ATIVIDADE 3
Complete
a tabela com algumas relações entre os valores dos exercícios anteriores.
LADO
(X) |
1 |
2 |
3 |
PERÍMETRO |
|
|
|
ÁREA |
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário