domingo, 16 de agosto de 2020

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

------------------------------------------------------------------


ELETIVAS/PROFº SANDRA

E. E. Salim Fara Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                                   Série: 3º A

Eletiva

3° Bimestre

Período 18/08 Duração de 90 minutos

Empreendedorismo/Profissões

1.    Pesquise o que é empreendedorismo juvenil.

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


ELETIVAS/PROFºDAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Separar livros, quadrinhos, games, séries ou filmes do seu momento de lazer, fotografar esses itens;

·         Atividade 2- Enviar as fotografias dos itens escolhidos na atividade anterior;

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 27/08/2020



3º A/MANHÃ
ARTE/PROFºEDLENNE

                             ARTES

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617

3 bimestre             

                                                            

 

No século XlX  , surgiu na França uma corrente de pintores chamados neoimpressionistas. Utilizaram como elemento base de suas pinturas, o ponto,. Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis ópticas, segundo as quais na visão, a forma e a corsão compostas de luz e outros elementos. A técnica do pontilhismo consiste em dividir a massa cor mediante pequenas pinceladas de  tons puro. Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos observados. O movimento pontilista foi fundado em 1885 por GEORGES SEURAT e PAULSIGNAC; e seguido por CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc. Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.     

                         Pergunta                           

 01       Onde surgiu o pontilhismo? Em que século? 

02 Quem criou essa técnica de pintura ?

BIOLOGIA/PROFº ISMAEL

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 17/08/2020 a 21/08/2020.

                        

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

            

          

                                              


Atividade

  Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Pteridófitas.

                                                             

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


ED.FISICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

 

DATA: 17 Á 21/08/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          MANIFESTAÇÕES RÍTMICAS - O SAMBA

 

Aula I: Caderno do aluno v.3. Página 118/119 (atividade 1).

 

VAI DAR SAMBA... 

 

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança. Ao identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados.  A forte influência do samba pode ser percebida, predominantemente, em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Nesse sentido, tanto o samba baiano como o carioca remetem ao samba de roda. É provável que o samba de roda seja uma ramificação original da Bahia, presente nas rodas de capoeira, em forma de dança. A cantoria acompanhada por palmas é essencial nessa manifestação. (São Paulo, Caderno do Professor, Educação Física 2014).  Neste momento, desafiamos você a buscar em revistas, internet, jornais, livros e até mesmo ilustrar os estilos de samba existentes, de acordo com o quadro a seguir:

 

Samba de roda

 

 

Samba-enredo

Samba exaltação

 

Samba de gafieira

 

Pagode

Samba de breque

 

Samba de partido alto

 

Samba rock

Samba-reggae

 

Bossa nova

 

Samba carnavalesco

Sambalanço

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Caderno do aluno v.3. Página 119 (Atividade 2)

 

No samba de roda, destacam-se os instrumentos como a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o ganzá, o reco-reco, o agogô e o berimbau. Tocado por um grupo de músicos e acompanhado por palmas das pessoas presentes, forma-se uma roda e uma pessoa de cada vez entra nela para dançar. Normalmente, são as mulheres que entram na roda, enquanto os homens cantam, batem palma e tocam os instrumentos. Músicas do samba de roda: O repertório do samba de roda é muito extenso. Diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o ritmo.  Para completar esse momento, pesquise vários tipos de sambas. Ouça a melodia, a batida, a evolução histórica e as mudanças, e verifique do que tratavam as letras, que histórias elas traziam. (escreva)

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

           RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola.

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 3°A: mymqt6g

 

DATA: 17 á 21/08/2020


FILOSOFIA/PROFº HOSANA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (17 a 21 de agosto)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADE

Após realizar a leitura do tema abordado no texto da aula passada, responda as questões abaixo:

 

“Tá vendo aquele edifício, moço, ajudei a levantar.

Foi um tempo de aflição, eram quatro condução,

Duas pra ir, duas pra voltar.

Hoje depois dele pronto, olho pra cima e fico tonto,

Mas chega um cidadão e me diz desconfiado:

Tu tá aí admirado, ou tá querendo roubar.

Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido,

eu nem posso olhar pro prédio,

Que eu ajudei a fazer.

Tá vendo aquele colégio, moço, eu também trabalhei lá.

Lá eu quase me arrebento, pus massa, fiz cimento,

Ajudei a rebocar.

Minha filha, inocente, vem pra mim toda contente

Pai quero estudar.

Mas me diz um cidadão:

Criança de pé no chão aqui não pode estudar.

Esta dor doeu mais forte.

Porque eu deixei o Norte, lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava,

Tinha direito de comer.

Tá vendo aquela Igreja, moço, onde o padre diz amém.

Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo,

Lá eu trabalhei também.

Lá sim, valeu a pena, tem quermesse, tem novena,

E o padre me deixa entrar.

Foi lá que Cristo me disse:

Rapaz, deixe de tolice, não se deixe amedrontar.

Fui eu que criei a terra, enchi os rios, fiz a serra, não deixei nada faltar.

Hoje o homem criou asas, e na maioria das casas,

Eu também não posso entrar”.

O capitalismo vê a força de trabalho como mercadoria, mas é claro que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é capaz de gerar valor. [...] O operário é o indivíduo que, nada possuindo, é obrigado a sobreviver da sua força de trabalho”

 

Comente a sua visão sobre esta exploração Capitalista(Alienante)


SOCIOLOGIA/PROFº HOSANA

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (17 a 21 de agosto)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

ATIVIDADE

Após realizar a leitura do tema abordado no texto da aula passada, responda as questões abaixo:

Muitas pessoas acreditam que os pobres estão mais pobres porque as pessoas ricas estão mais ricas. Não é assim que a economia funciona, ela não é um jogo de soma-zero, de modo que, a riqueza dos mais ricos foi alcançada tirando algo dos mais pobres”.

 

“Riqueza é a soma do que se chama “patrimônio ativo”, ou seja, dinheiro, imóveis, terras, carros e outros bens, menos o patrimônio passivo, que são: dívidas em geral e contas a pagar. A riqueza é o que sobra considerando o que você tem, depois de tirar o que você deve.”

 

Analise as frases acima e faça um breve comentário expondo sua opinião sobre o assunto.


FISICA/PROFº ROMEU

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  17/08  a 21/08//2020

DISCIPLINA

             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS:

Aparelhos e dispositivos Domésticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais

Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica

 

                        DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                        Atividade de estudos ( 3 )

 

                       

                   Faça o experimento se a Madeira e a Agua são penetrável ou não.

 

               Pega uma madeira qualquer e um prego e com um martelo bata o prego na madeira,e

              Depois tire o prego e observe o furo e responda ?

               Com a agua pegue um recipiente graduado e coloque agua ate a marca de 200 ml ,e depois

              Coloque um objeto que caiba dentro e vê o que acontece e responda ?

         

               

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

 

             OBS: são os mesmos exercícios da semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre

            

              

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 


















































QUIMICA/PROFº

GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 3º Ano : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Ler, interpretar e correlacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre o clima, vegetação e hidrografia do continente africano, de modo a fazer associação ou determinar relação entre clima e vegetação. (  Somente leitura  )

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar, em textos e/ou mapas, características do clima e/ou vegetação do continente africano.

GEOGRAFIA :  Aspectos Naturais da África – Clima e Vegetação 1 / 2.

 

Aspectos Naturais da África – Clima e Vegetação

Entre os aspectos naturais da África, destacam-se o clima e a vegetação que recebem uma grande influência das variações de latitude.

Continente Africano é reconhecido por sua vasta área territorial, além de uma posição geográfica que torna esse continente o único a localizar-se em todos os hemisférios terrestres. A Linha do Equador, principal paralelo da Terra, passa pela África praticamente em seu centro, trazendo profundas diferenciações naturais no que diz respeito ao seu clima e à sua vegetação.

O Clima da África


A diversidade climática do continente africano é muito influenciada pelas diferenças de latitude e, em menor grau, pela maritimidade e continentalidade, além de, em alguns pontos, a altitude também determinar alguns tipos climáticos, como o de Frio de Montanha. No mapa a seguir, temos uma classificação genérica dos climas africanos.

Mapa dos tipos climáticos no continente africano *

 


Muitos autores colocam que o clima africano é aparentemente “espelhado”, ou seja, com uma repetição de boa parte das faixas climáticas ao norte e ao sul do Equador, embora haja diferenças, como a menor proporção de ocupação do clima desértico, além de uma menor atuação do semiárido. O Deserto do Saara, ao norte, ocupa uma ampla área, caracterizando o clima da chamada África do Norte, enquanto o Deserto do Kalahari ocupa uma área menor no extremo sul.

Paisagem do Deserto do Kalahari, em um ponto no norte da África do Sul

 

Apesar de o Saara ser o maior deserto quente do mundo e trazer uma ampla influência para a atmosfera continental, a maior parte do continente africano é ocupada pelo clima tropical (semelhante ao que ocorre no Brasil), com um clima seco e frio no inverno e quente e chuvoso no verão. Essa faixa climática interrompe-se em alguns trechos de clima equatorial, que é mais quente e úmido em função da presença da floresta do Congo na porção central da África.

 

A Vegetação da África

Se observarmos o mapa a seguir, onde há a indicação genérica dos principais biomas africanos, podemos notar que existe uma relação de equilíbrio entre o clima e a vegetação da África, com as grandes faixas desérticas já mencionadas, além da presença de Estepes na maioria das regiões semiáridas.


Mapa dos tipos de vegetação da África *

 


As Savanas, um tipo de vegetação muito semelhante ao Cerrado brasileiro e que ocupa a maior parte do continente, encontram-se quase que totalmente nas faixas de clima tropical. A floresta equatorial, responsável pelas maiores umidades do continente, encontra-se nas zonas de baixas latitudes e mantém-se cercada por uma floresta tropical úmida, enquanto nos extremos norte e sul habita a vegetação mediterrânea.

 

Paisagem das savanas africanas

É importante destacar, contudo, que as fronteiras entre um tipo natural e outro não são completamente claras e bem definidas, havendo áreas de transição entre um tipo e outro. Um exemplo é a vegetação de estepe, que vai se tornando mais rala, com áreas de campo, à medida que sua posição geográfica se aproxima das zonas desérticas.


* Base cartográfica dos mapas: Eric Gaba / Wikimedia Commons. Mapas elaborados pelo autor do texto.

 

Paisagem da Cordilheira de Drakensberg, África do Sul.

 

 Veja: PENA, Rodolfo F. Alves. "Aspectos Naturais da África – Clima e Vegetação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm.  Acesso em 10 de agosto de 2020.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

Registre no caderno, com tema e data.

 

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para:  djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “

 






HISTÓRIA/PROFº
INGLÊS/PROFº SILVANA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 17/08 à 21/08/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Leitura e interpretação: Turn Off Your TV!

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

By Alice Park

                                                                                                                                                  AUGUST 17, 2011

 

    Sitting in front of the television may be relaxing, but spending too much time in front of the tube may take years off your life.

    That’s what Australian researchers found when they collected TV viewing information from more than 11,000 people older than 25. The study found that people who watched an average six hours of TV a day lived an average 4.8 years less than those who didn’t watch any television. Also, every hour of TV that participants watched after age 25 was associated with a 22-minute reduction in their life expectancy.

                                                             

                                                                          PARK, A. Disponível em: www.timeforkids.com. Acesso em: 5 dez. 2012.

A televisão faz parte da vida diária de boa parte das pessoas em todo o mundo. O texto, cujo título traz um conselho ao leitor, centra-se em

A- promover um grupo de pesquisadores que desenvolvem novas TVs.

B- apresentar estatística do número de TVs nos lares australianos.

C- recomendar a TV como forma de relaxamento para maiores de 25.

D- divulgar pesquisa que associa o uso da televisão à longevidade.

E- informar que assistir TV causa mais prejuízos em jovens adultos.

 

 

 

 


LINGUA PORTUGUESA/PROFº SILVIA

Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 17 a 21/08/2020

 

1) (PUC/SP-2001)

                                          A Questão é Começar

  Coçar e comer é só começar. Conversar e escrever também. Na fala, antes de iniciar, mesmo numa livre conversação, é necessário quebrar o gelo. Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde, como vai?” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol. No escrever também poderia ser assim, e deveria haver para a escrita algo como conversa vadia, com que se divaga até encontrar assunto para um discurso encadeado. Mas, à diferença da conversa falada, nos ensinaram a escrever e na lamentável forma mecânica que supunha texto prévio, mensagem já elaborada. Escrevia-se o que antes se pensara. Agora entendo o contrário: escrever para pensar, uma outra forma de conversar.

  Assim fomos “alfabetizados”, em obediência a certos rituais. Fomos induzidos a, desde o início, escrever bonito e certo. Era preciso ter um começo, um desenvolvimento e um fim predeterminados. Isso estragava, porque bitolava, o começo e todo o resto. Tentaremos agora (quem? eu e você, leitor) conversando entender como necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural; não apenas transcrição do que tínhamos em mente, do que já foi pensado ou dito, mas inauguração do próprio pensar. “Pare aí”, me diz você. “O escrevente escreve antes, o leitor lê depois.” “Não!”, lhe respondo, “Não consigo escrever sem pensar em você por perto, espiando o que escrevo. Não me deixe falando sozinho.”

  Pois é; escrever é isso aí: iniciar uma conversa com interlocutores invisíveis, imprevisíveis, virtuais apenas, sequer imaginados de carne e ossos, mas sempre ativamente presentes. Depois é espichar conversas e novos interlocutores surgem, entram na roda, puxam assuntos. Termina-se sabe Deus onde.

                                                                                       (MARQUES, M.O. Escrever é Preciso, Ijuí, Ed. UNIJUÍ, 1997, p. 13).

   Observe a seguinte afirmação feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do tempo ou de futebol.” Ela faz referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. Indique a alternativa que explicita essa função.

 

a) Função emotiva

 b) Função referencial

 c) Função fática

 d) Função conativa

 e) Função poética

 

2) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, divide-se em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

                               DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

 

        Predomina no texto a função da linguagem:

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

 

3) Assinale a alternativa em que a função apelativa da linguagem é a que prevalece:


a) Trago no meu peito um sentimento de solidão.

b)  Não discuto com o destino o que pintar eu assino.

c) Machado de Assis é um dos maiores escritores brasileiros.

d) Conheça você também a obra desse autor.

e) Semântica é o estudo da significação das palavras.

 

4) Identifique a frase em que a função da linguagem predominante é a função referencial.

 

a) Siga o meu exemplo. Você se sentirá melhor!

 b) Estou muito animada com o meu novo emprego.

 c) Existem três acentos gráficos na língua portuguesa.

 d) Sim... Sei… estou ouvindo, claro.

e) - Alô! Quem é?

 

5) Qual a função da linguagem presente na frase: “Ligue agora! Não perca esta oportunidade!”

 

a) Função expressiva

 b) Função apelativa

 c) Função metalinguística

 d) Função fática

e) Função poética

 

   Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com

MATEMÁTICA/PROFº ROSÉLIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

PROFESSORA: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

17á 21/08/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ª A   Ensino Médio

             

CONTEÚDOS:

ESTUDO DAS FUNÇÕES

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Realizar atividades da apostila página 9 é 10 (volume3)

 

·        Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 17 Á 21/08/2020 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual.

·        Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 17 á 21/08/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 

 

 

DATA: 21/08/2020.

 

 


PROJETO DE VIDA/PROFº ROSÉLIA

DISCIPLINA/TURMA:

 

                        PROJETO DE VIDA 2ºB/3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

Unidade Temática: Competências Socioemocionais;

ATIVIDADES

 

Caderno do Aluno

 

·         Atividade 1- A vida é um projeto;

·         Leitura do texto: Todo Caminho é Diferente (pg: 137)

·         Atividade 2 – É preciso traçar o caminho;

·         Responder o questionério (pg: 137)

 

                                               E-mail para devolutiva

 

                                    roselia.scardelato044@gmail.com

 

Data de entrega até: 21/08/2020


TEC.E INOVAÇÃO/PROFº SANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 3º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 20/07 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia da informação e comunicação?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


-----------------------------------------------------------------------------------
3º B/NOTURNO
ARTE/PROFºEDLENNE

                       ARTES

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617

3 bimestre             

                                                            

 

No século XlX  , surgiu na França uma corrente de pintores chamados neoimpressionistas. Utilizaram como elemento base de suas pinturas, o ponto,. Esse movimento, baseado na sistematização científica e leis ópticas, segundo as quais na visão, a forma e a corsão compostas de luz e outros elementos. A técnica do pontilhismo consiste em dividir a massa cor mediante pequenas pinceladas de  tons puro. Por meio dos pontos unidos uns aos outros, os artistas exibem nos quadros o espaço atmosférico, a forma, a cor e as características dos objetos observados. O movimento pontilista foi fundado em 1885 por GEORGES SEURAT e PAULSIGNAC; e seguido por CAMILE PISSARO, HENRI EDMOND CROSS, etc. Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.     

                         Pergunta                           

 01       Onde surgiu o pontilhismo? Em que século? 

02 Quem criou essa técnica de pintura ?

BIOLOGIA/PROFºRENE

Plano de aula semanal:

Período :de 17/08/ a 21/08/08

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C e 3ºTC


Tema : sistema digestivo

Atividade : como ocorre a digestão

Responder : o que é digestão

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br


FILOSOFIA/PROFº
SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base na sua pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Médici responda:

1) Como foi a gestão deste Presidente?Explique!

2) Cite pontos positivo dentro do período de mandato?Explique!

3) Cite pontos negativos, do período em que ele foi presidente?

4) Qual é seu ponto de vista, em relação ao Presidente Emilio Garrastazu? Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFºMARCELO

Atividade de Física 3ºB e 3ºC

3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

https://forms.gle/XP5trX2HyYUNdwJJA

 

QUIMICA/PROFºPATRICIA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Petróleo e gás natural como fontes de materiais
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias:  Site:  https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw;  Pesquisar em livros didáticos, centro de midias e caderno do aluno. Copiar as questões no caderno e respondê-las
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 25/08/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Petróleo e gás natural como fontes de materiais
1- De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.
2- Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.
b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.
c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.
d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.
e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
 3- No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Como essa área é denominada?
4- Onde estão as reservas mundiais e porque há petróleo nestes lugares?
5-O que significa a cotação do barril de petróleo?
GEOGRAFIA/PROFºERICA

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: África - Distribuição regional e espacial dos países

Na aula do dia 07.08 foi proposto uma pesquisa ao qual eu estendo como nota para vocês. Portanto a atividade desta semana será:

Uma pesquisa sobre os conflitos no período da Neocolonização do continente africano. Obs.: Deve conter capa, introdução, conteúdo, conclusão e bibliografia.

Como vocês terão um recesso do dia 24 a 28, vou deixar um filme como dica, ela contribuirá para o trabalho de vocês.

Filme: Um Reino Unido, disponível no Netflix. (OPCIONAL)

Apoio CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=ccD5tsIXqW8

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


HISTÓRIA/PROFº
INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 17 à 21 de agosto de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Mercado de Trabalho

Conteúdo: Gêneros Textuais

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Gêneros Textuais

no aprendizado da Língua Inglesa.

Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Gêneros Textuais
Os textos que circulam socialmente são classificados em gêneros de acordo com as características
que apresentam (formato, assunto, destinatário, função, intencionalidade...). Existe uma diversidade
de gêneros textuais. Eis alguns exemplos:
1.e-mail,
2.blog,
3.crônica,
4.artigo de opinião,
5.carta pessoal,
6.bilhete,
7.manual de instrução,
8.biografia,
9.receita culinária,
10.dissertação escolar,
11.resenha,
12.fábula,
13.conto,
14.história em quadrinhos,
15.tirinha, etc.

Tipos Textuais (Sequências Tipológicas ou Discursivas)
Dá-se o nome de sequências tipológicas ou discursivas às formas de organização das estruturas lingüísticas
internas do texto oral ou escrito de acordo com sua função e intencionalidade. Assim cada forma de 
organização textual é marcada por determinadas características linguísticas, como a predominância
de certas estruturas sintáticas, classes gramaticais, tempos e modos verbais, expressões, relações
lógicas, etc. Dependendo dessas características temos diferentes tipos textuais: narrativo, descritivo,
expositivo ou explicativo, argumentativo, conversacional ou dialogal, instrucional ou injuntivo e preditivo.
Um gênero textual pode estruturar-se com base em uma ou mais de uma sequência discursiva, entretanto,
geralmente uma delas é predominante.

Características das sequências discursivas e alguns exemplos de gêneros em que elas costumam predominar

Sequências Discursiva Narrativa 
Definição/Características:
1.Conta algo, apresenta os fatos e as ações dos personagens dentro de uma lógica espaço-temporal.
2.Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses
  fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito.
3.Predominância de verbos de ação.
4.Presença de circunstâncias espaço-temporais.
5.Foco no fato e na ação.

Gêneros em que predominam: Fábula; Conto; Crônica; Novela; Romance; Depoimento; Piada; Relato, etc.


Sequências Discursiva Descritiva
Definição/Características:
1.Caracteriza com atributos; diz como é o objeto a ser descrito, de modo que o leitor o visualize
  em virtude dos detalhes apresentados.
2.Foco no ser;
3.Predominância de verbos de estado, adjetivos e circunstancias espaciais.	

Gêneros em que predominam: Relato de experiências vividas; Resenha; Reportagem; Anúncio classificado;
Cardápio; Lista de compras; Folheto turístico, etc.



Sequências Discursiva Expositiva ou explicativa
Definição/Características:
1.Apresenta um saber já construído e legitimado socialmente ou um saber teórico.
2.Conceitua e transmite informações de modo objetivo.
3.A intenção é esclarecer, informar.

Gêneros em que predominam: Textos de divulgação científica, de manuais, de revistas especializadas, de cadernos,
de jornais, de livros didáticos, de verbetes de dicionários e enciclopédias; Resumo; Carta pessoal.

Sequências Discursiva Argumentativa
Definição/Características:
1.Faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou se questiona um fato de forma a persuadir, ou seja,
  convencer o leitor ou ouvinte.
2.Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.
	
Gêneros em que predominam: Sermão, Ensaio, Editorial de Jornal ou revista, Crítica, Manifesto, Monografia,
Tese de mestrado, Redação dissertativa, Carta argumentativa, Blog, Artigo de opinião.


Sequências Discursiva Conversacional
Definição/Características:
1.Estabelece diálogo entre os interlocutores.

Gêneros em que predominam: Entrevista, Seminário; Peças teatrais; Conversa telefônica; MSN, Chat, etc.


Sequências Discursiva Instrucional ou Injuntivo
Definição/Características:
1.Direciona, orienta o leitor e o instrui sobre como fazer algo.
2.A marca fundamental é o verbo no imperativo ou outras formas que indicam ordem, orientação. 
OBS: injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”.

Gêneros em que predominam: Receita culinária (modo de fazer); Manual de instruções de um aparelho;
Receita médica; Bula de remédio; Livro de autoajuda; Propaganda; Horóscopo.


Sequências Discursiva Preditivo
Definição/Características:
1.Como o próprio nome indica, caracteriza-se por predizer alguma coisa ou levar o interlocutor a
  crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer.
2.Uso de tempos verbais no futuro.	

Gêneros em que predominam: Previsões astrológicas; Horóscopo; Previsões meteorológicas.


Suporte Textual
Chamamos de suportes textuais os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais.
Exemplos:
1. O livro é um suporte textual,
2. O jornal é um suporte textual,
3. O computador é um suporte textual,
4. O cartaz é um suporte textual,
5. O folder é um suporte textual,
6. O outdoor é um suporte, etc.  

Numa concepção ampla de texto, sob o ponto de vista da semiótica, a televisão, o cinema, o rádio também
podem ser considerados como suportes textuais.



DICAS DE ESTUDO

1. Leia, mas escreva também
O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar
facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva
partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e 
tê-lo por mais tempo na mente.

2. Escreva à mão
Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar
meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto
a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem
maior do que se ela estivesse digitando.

3. Afaste interferências
A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e 
desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no silencioso aparelhos telefônicos, feche
páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o
material de estudo e concentre-se nele.

4. Mapas mentais e uso de cores
No tópico sobre escrever a mão, relatamos a importância dessa prática, mas não se trata de 
sair escrevendo todo trecho dito importante, pois, dessa forma, você escreveria outro livro,
só que menor. O ideal é utilizar esquemas, os ditos mapas mentais: informações sucintas que
se inter-relacionam com outras. E mais: usar cores. Setas coloridas, palavras grifadas em 
outro tom, “caixas de atenção”, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em 
destaque.

5. Estude sozinho
Estudar em grupo pode até parecer interessante no sentido de compartilhar saberes, mas, em um
primeiro momento, é melhor que o estudante opte por realizar a atividade sozinho. Afinal, com
os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas, e a qualidade do aprendizado,
prejudicada. Para os professores, uma boa ideia é explicar a matéria para si mesmo, como se 
estivesse dando uma aula.

PERGUNTAS
1. Quais são os assuntos do texto?

2. Na língua inglesa são encontrados gêneros textuais? E, quais são eles?

3. Quais são as dicas para estudar em casa?

4. O que você aprendeu após a leitura dos textos?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Fique em casa e cuide-se bem.

LINGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 17/08/2020 a 21/08/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 

Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_NLJHodxG9D3JQO12d7r3jKfC9pYS2JPtMvrXpKssATMHJQ/viewform?usp=sf_link



MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br


PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 17/08/2020 / a 21/08/2020 (4aulas)

 

3º BIMESTRE

 

Tema 1: Estudo das Funções

Aulas de revisão

 

                     03/08 - 3ª série EM - Matemática - Função do 1º grau

https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=27

                    05/08 - 3ª série EM - Matemática - Funções do 1º Grau: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=26

       

 ATIVIDADE 1

 

         Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado ao seu perímetro.

                                              

                                                        ATIVIDADE 2

Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado com a sua área.

                                                   

                                                         ATIVIDADE 3
Complete a tabela com algumas relações entre os valores dos exercícios anteriores.

 

LADO (X)

1

2

3

PERÍMETRO

 

 

 

ÁREA

 

 

 

 


 

-----------------------------------------------------------------------------------
3º C/NOTURNO
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

 

Atividade de Ação Expressiva

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música.

.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

Atividade será uma

Escolher 3 profissionais e profissões e pesquisar em livros, revistas, internet etc., imagens e textos sobre os temas indicados:

1.Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos musicais;

2.Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da música:

●​Regente (​maestro) -Rege orquestras ou bandas, criando composições, melodias arranjos, ​dirigir grupos vocais, instrumentais ou eventos musicais.

●​Produtor Musical ​–Profissional responsável por controlar a sessão de gravação, guiar os músicos e cantores e participar de todo o processo da produção;

●Professor de Música –​Ministra aulas teóricas e práticas de Música na Rede Municipal, Estadual, Particular e/ ou Projetos sociais;

●Pesquisador Musical –Realiza pesquisas acadêmicas, de investigação e de resgate de cultura na área de música, a partir de metodologias científicas e culturais;

●Desenvolvedores de instrumentos ou designers de instrumentos musicais ou luthieres​ - Profissional que conserta ou constrói instrumentos musicais;

●Cantor ou vocalista ​–É um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical;

●​Musicoterapeuta​-Profissional que se​utiliza da música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para trabalhar a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos​●Instrumentista –​Integra conjuntos vocais e instrumentais, manipulando instrumentos melo-rítmicos.

●​Crítico musical –​Profissional que escreve e publica em livros, jornais ou internet, comentários sobre música impressa, apresentações, gravações e Shows musicais;

●​DJ ou​ disc jockey-Artista responsável por transmitir música (muitas vezes de sua autoria) na rádio, televisão ou em qualquer local onde se ouça música (baladas, shows etc.). O uso da tecnologia e mídias digitais permite que existam tipos diferentes de DJs que adotam estilos diferentes para atender a diferentes tipos de público.

●Cantor de jingle-​Profissional que tem conhecimento sobre música, técnica de criação de novos tons e vozes, e consegue interpretar a música de uma forma que agrade ao contratante e que dê o “recado ao público".

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade e internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 17/08  a 21/08

 

__

 

 

BIOLOGIA/PROFºRENE

Plano de aula semanal:

Período :de 17/08/ a 21/08/08

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C e 3ºTC


Tema : sistema digestivo

Atividade : como ocorre a digestão

Responder : o que é digestão

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br


FILOSOFIA/PROFº
SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base na sua pesquisa sobre o presidente Emilio Garrastazu Médici responda:

1) Como foi a gestão deste Presidente?Explique!

2) Cite pontos positivo dentro do período de mandato?Explique!

3) Cite pontos negativos, do período em que ele foi presidente?

4) Qual é seu ponto de vista, em relação ao Presidente Emilio Garrastazu? Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFºMARCELO

Atividade de Física 3ºB e 3ºC

3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

https://forms.gle/XP5trX2HyYUNdwJJA

 

QUIMICA/PROFºPATRICIA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Petróleo e gás natural como fontes de materiais
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias:  Site:  https://www.youtube.com/watch?v=icY-3JRXtiw;  Pesquisar em livros didáticos, centro de midias e caderno do aluno. Copiar as questões no caderno e respondê-las
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 25/08/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3º Bimestre sobre Petróleo e gás natural como fontes de materiais
1- De acordo com seus conhecimentos, explique as principais características da grande reserva de petróleo encontrada no território brasileiro, denominada pré-sal.
2- Analise as afirmativas sobre as características do petróleo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O petróleo é uma fonte energética renovável, e sua utilização não é nociva ao meio ambiente.
b) A formação do petróleo ocorre em milhões de anos, sendo um processo de alteração da matéria orgânica vegetal ou animal.
c) Principal fonte de energia da Primeira Revolução Industrial (século XVIII), o petróleo teve seu uso reduzido nos séculos posteriores.
d) Entre as várias utilidades do petróleo estão a produção de combustíveis (gasolina e diesel), além de produtos como o plástico.
e) As maiores reservas petrolíferas conhecidas estão localizadas nos países do Oriente Médio.
 3- No Brasil, no início do século XXI, foi descoberta uma grande reserva de petróleo localizada em camadas de 7 mil metros abaixo do nível do mar, podendo triplicar a produção nacional de petróleo e gás natural. Como essa área é denominada?
4- Onde estão as reservas mundiais e porque há petróleo nestes lugares?
5-O que significa a cotação do barril de petróleo?

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Conteúdos de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do 3º ano do ensino médio durante a semana de 17 a 21/08/20.

E-mail do professor para devolutiva da atividade: ediliberato@hotmail.com

Tema: Continente Africano: aspectos gerais.

Geralmente o continente africano é associado a fome, miséria, guerra e pobreza.

Existem países africano que possuem desenvolvimento até razoáveis, a pobreza não afeta diretamente a todo os países africanos.

↔. Aspectos gerais:

→. Superfície 30.000.000 km (quadrado).

→. População: 1 bilhão de pessoas (2010).

→. Existem na África 55 nações independente e um território colonizado, o Saara ocidental.

→. Próximo ao litoral africano, há também uns grandes números de ilhas que pertencem a países de outros continentes. Arquipélagos de Açores, Ilha da Madeira que pertence a Portugal, a ilha Canárias que pertence a Espanha.

↔. Relevo:

Predominam os Planaltos (altitudes de 700 metro) e planícies (litorâneas ou fluviais) com exceção planaltos da Etiópia e dos grandes lagos que apresentam altitudes acima de 1.000 metros.

→. Costuma-se dividir o relevo africano em 3 diversos Planalto: Setentrional, Centro – meridional e Oriental.

→. A África é o mais cortado dos continentes, porque basicamente o Continente africano é cortado pelas Linha do Equador, Linha dos Trópicos de Câncer e do Capricórnio.

→.  E as terras do continente africano são relativamente quentes, as formações do relevo são homogêneas (Centro até o Sul)

→. Planaltos Setentrional: localiza-se ao norte do continente africano e nele situa-se o Deserto do Saara, o Oeste surge a planície Costeira Setentrional, incluindo a cadeias dos Atlas (estende-se do litoral do Marrocos até a Tunísia),

→. Planalto Centro Meridional: predomina-se do Centro, Sul ao continente, com Temperaturas média nas altas que o Planalto Setentrional, começa da bacia do Congo até o extremo Sul da África. Incluindo o deserto o deserto de Kalahari.

→. Planalto Oriental: localiza-se na parte Centro-Oeste do Continente, caracterizado por altitude elevadas (origem vulcânica) com depressões ou fossas tectônica que deram origem aos lagos; Tanganica, Vitória e o Niassa.

↔. Hidrografia: os rios africanos mais importantes são: Nilo e o Congo.

→. Os maiores lagos são:  Vitória, Tanganica e o Niassa.

↔. Vegetação: na África encontramos diversos tipos de vegetação, adaptação às variações climáticas, como a floresta do Congo (mata equatorial) e o tipo de vegetação mais característico desse continente são as Savanas;(predominante).

→. Há dois desertos no Continentes africano: Saara com extensão acima de 9 Milhões de km (quadrado) que chega a ser maior que o território do Brasil que é de 8 milhões de km (quadrado) e o Kalahari de aproximadamente de 650 mil km (quadrado).

↔. Climas. Equatorial, tropical, subtropical, mediterrâneo, climático (árido), semiárido, frio da montanha

 

 Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato sobre o Continente Africano para trabalhar com a turma do 3º ano durante a semana de 17 a 21/08/20:

E-mail do professor para a devolutiva: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Com uma régua e um lápis faça um traço no mapa apontando as linhas imaginárias (equador, capricórnio e trópicos de câncer).

2ª questão: pintar o mapa de acordo com a legenda; identificando a divisão da África de cores diferentes e 

 

Visualização da imagem 


HISTÓRIA/PROFº
INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 17 à 21 de agosto de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Mercado de Trabalho

Conteúdo: Gêneros Textuais

Objetivo Aprendizagem: Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Gêneros Textuais

no aprendizado da Língua Inglesa.

Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Gêneros Textuais
Os textos que circulam socialmente são classificados em gêneros de acordo com as características
que apresentam (formato, assunto, destinatário, função, intencionalidade...). Existe uma diversidade
de gêneros textuais. Eis alguns exemplos:
1.e-mail,
2.blog,
3.crônica,
4.artigo de opinião,
5.carta pessoal,
6.bilhete,
7.manual de instrução,
8.biografia,
9.receita culinária,
10.dissertação escolar,
11.resenha,
12.fábula,
13.conto,
14.história em quadrinhos,
15.tirinha, etc.

Tipos Textuais (Sequências Tipológicas ou Discursivas)
Dá-se o nome de sequências tipológicas ou discursivas às formas de organização das estruturas lingüísticas
internas do texto oral ou escrito de acordo com sua função e intencionalidade. Assim cada forma de 
organização textual é marcada por determinadas características linguísticas, como a predominância
de certas estruturas sintáticas, classes gramaticais, tempos e modos verbais, expressões, relações
lógicas, etc. Dependendo dessas características temos diferentes tipos textuais: narrativo, descritivo,
expositivo ou explicativo, argumentativo, conversacional ou dialogal, instrucional ou injuntivo e preditivo.
Um gênero textual pode estruturar-se com base em uma ou mais de uma sequência discursiva, entretanto,
geralmente uma delas é predominante.

Características das sequências discursivas e alguns exemplos de gêneros em que elas costumam predominar

Sequências Discursiva Narrativa 
Definição/Características:
1.Conta algo, apresenta os fatos e as ações dos personagens dentro de uma lógica espaço-temporal.
2.Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses
  fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito.
3.Predominância de verbos de ação.
4.Presença de circunstâncias espaço-temporais.
5.Foco no fato e na ação.

Gêneros em que predominam: Fábula; Conto; Crônica; Novela; Romance; Depoimento; Piada; Relato, etc.


Sequências Discursiva Descritiva
Definição/Características:
1.Caracteriza com atributos; diz como é o objeto a ser descrito, de modo que o leitor o visualize
  em virtude dos detalhes apresentados.
2.Foco no ser;
3.Predominância de verbos de estado, adjetivos e circunstancias espaciais.	

Gêneros em que predominam: Relato de experiências vividas; Resenha; Reportagem; Anúncio classificado;
Cardápio; Lista de compras; Folheto turístico, etc.



Sequências Discursiva Expositiva ou explicativa
Definição/Características:
1.Apresenta um saber já construído e legitimado socialmente ou um saber teórico.
2.Conceitua e transmite informações de modo objetivo.
3.A intenção é esclarecer, informar.

Gêneros em que predominam: Textos de divulgação científica, de manuais, de revistas especializadas, de cadernos,
de jornais, de livros didáticos, de verbetes de dicionários e enciclopédias; Resumo; Carta pessoal.

Sequências Discursiva Argumentativa
Definição/Características:
1.Faz a defesa de um ponto de vista, de uma ideia, ou se questiona um fato de forma a persuadir, ou seja,
  convencer o leitor ou ouvinte.
2.Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias e requer uma linguagem mais sóbria, objetiva, denotativa.
	
Gêneros em que predominam: Sermão, Ensaio, Editorial de Jornal ou revista, Crítica, Manifesto, Monografia,
Tese de mestrado, Redação dissertativa, Carta argumentativa, Blog, Artigo de opinião.


Sequências Discursiva Conversacional
Definição/Características:
1.Estabelece diálogo entre os interlocutores.

Gêneros em que predominam: Entrevista, Seminário; Peças teatrais; Conversa telefônica; MSN, Chat, etc.


Sequências Discursiva Instrucional ou Injuntivo
Definição/Características:
1.Direciona, orienta o leitor e o instrui sobre como fazer algo.
2.A marca fundamental é o verbo no imperativo ou outras formas que indicam ordem, orientação. 
OBS: injuntivo é sinônimo de “obrigatório”, “imperativo”.

Gêneros em que predominam: Receita culinária (modo de fazer); Manual de instruções de um aparelho;
Receita médica; Bula de remédio; Livro de autoajuda; Propaganda; Horóscopo.


Sequências Discursiva Preditivo
Definição/Características:
1.Como o próprio nome indica, caracteriza-se por predizer alguma coisa ou levar o interlocutor a
  crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer.
2.Uso de tempos verbais no futuro.	

Gêneros em que predominam: Previsões astrológicas; Horóscopo; Previsões meteorológicas.


Suporte Textual
Chamamos de suportes textuais os espaços físicos e materiais onde estão grafados os gêneros textuais.
Exemplos:
1. O livro é um suporte textual,
2. O jornal é um suporte textual,
3. O computador é um suporte textual,
4. O cartaz é um suporte textual,
5. O folder é um suporte textual,
6. O outdoor é um suporte, etc.  

Numa concepção ampla de texto, sob o ponto de vista da semiótica, a televisão, o cinema, o rádio também
podem ser considerados como suportes textuais.



DICAS DE ESTUDO

1. Leia, mas escreva também
O estudo feito só por meio da leitura não é tão eficiente. O estudante pode se pegar
facilmente distraído no decorrer das páginas. Por isso, escreva! Faça esquemas, transcreva
partes importantes e organize resumos. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e 
tê-lo por mais tempo na mente.

2. Escreva à mão
Com as pessoas totalmente adaptadas aos teclados dos computadores, escrever à mão pode soar
meio arcaico ou ainda gerar um pouco de preguiça. No entanto, estudos mostram que, enquanto
a pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e a atenção naquilo que se escreve é bem
maior do que se ela estivesse digitando.

3. Afaste interferências
A hora do estudo deve ser sagrada, por isso, afaste tudo que possa lhe chamar a atenção e 
desviar o foco. Se possível, desligue ou mantenha no silencioso aparelhos telefônicos, feche
páginas da internet alheias ao conteúdo de estudo, desligue a televisão. Separe apenas o
material de estudo e concentre-se nele.

4. Mapas mentais e uso de cores
No tópico sobre escrever a mão, relatamos a importância dessa prática, mas não se trata de 
sair escrevendo todo trecho dito importante, pois, dessa forma, você escreveria outro livro,
só que menor. O ideal é utilizar esquemas, os ditos mapas mentais: informações sucintas que
se inter-relacionam com outras. E mais: usar cores. Setas coloridas, palavras grifadas em 
outro tom, “caixas de atenção”, que atraem o olhar do estudante para alguma informação em 
destaque.

5. Estude sozinho
Estudar em grupo pode até parecer interessante no sentido de compartilhar saberes, mas, em um
primeiro momento, é melhor que o estudante opte por realizar a atividade sozinho. Afinal, com
os colegas, o estudo pode ser desfocado por conversas paralelas, e a qualidade do aprendizado,
prejudicada. Para os professores, uma boa ideia é explicar a matéria para si mesmo, como se 
estivesse dando uma aula.

PERGUNTAS
1. Quais são os assuntos do texto?

2. Na língua inglesa são encontrados gêneros textuais? E, quais são eles?

3. Quais são as dicas para estudar em casa?

4. O que você aprendeu após a leitura dos textos?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Fique em casa e cuide-se bem.

LINGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 17/08/2020 a 21/08/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

  

Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_NLJHodxG9D3JQO12d7r3jKfC9pYS2JPtMvrXpKssATMHJQ/viewform?usp=sf_link


MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br


PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 17/08/2020 / a 21/08/2020 (4aulas)

 

3º BIMESTRE

 

Tema 1: Estudo das Funções

Aulas de revisão

 

                     03/08 - 3ª série EM - Matemática - Função do 1º grau

https://www.youtube.com/watch?v=DKwjrvtDtSA&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=27

                    05/08 - 3ª série EM - Matemática - Funções do 1º Grau: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=C_vTmnEic94&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=26

       

 ATIVIDADE 1

 

         Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado ao seu perímetro.

                                              

                                                        ATIVIDADE 2

Determine a lei da função que relaciona o lado x de um quadrado com a sua área.

                                                   

                                                         ATIVIDADE 3
Complete a tabela com algumas relações entre os valores dos exercícios anteriores.

 

LADO (X)

1

2

3

PERÍMETRO

 

 

 

ÁREA

 

 

 

 

 


 





Nenhum comentário:

Postar um comentário