segunda-feira, 17 de agosto de 2020

9ºANOS FINAIS SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

 ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

-------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFº DAYANE

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           ·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

·         Atividade 1- Separar livros, quadrinhos ou games do seu momento de lazer, fotografar esses itens;

·         Atividade 2- Enviar as fotografias dos itens escolhidos na atividade anterior;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 27/08/2020

ELETIVAS/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

SISTEMA DE REGRAS NO JIU JITSU

 

Aula I: Descreva pelo menos 5 regras do Jiu Jitsu esportivo.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Escreva quais são as principais condutas que o atleta de Jiu Jitsu precisa ter? Explique.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

          RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola.

      

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 7°Anos: uvqfwhj

Código da turma no Google Classroom: 9°Anos: e6m4yd4

Código da turma no Google Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy

 

DATA: 17 á 21/08/2020

 

 

 

ELETIVAS/PROFº DENIS

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;           Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010




9ºA
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade de Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana, vocês farão uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 17/08/2020 à 21/08/2020

Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade  biológica.

 

Atividade: Assistir o vídeo  ( o mesmo vídeo da aula anterior ) e responder as questões?

 1 -Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:

a) Mutação e seleção natural.

b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.

c) Ancestralidade comum e seleção natural.

d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.

e) Recombinação genética e uso e desuso.

 

 2- Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:

a) Lamarck.

b) Mendel.

c) Darwin.

d) Crick.

e) Pasteur.

 

https://youtu.be/0D1NRusC-QU ( Link do vídeo).

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº DAYANE

 Atividades Blog (17 a 21 de Agosto)

3º Bimestre

Dayane de Araújo Arruda Rojas

Disciplinas: Ed. Física,

 Projeto de Vida

Eletiva (Esporte e Lazer)

Horário de atendimento: 7h00 às 12h35

Data de entrega até: 27/08/2020

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física no CMSP do dia 13/08/20 às 14:45;

·         Atividade 2- Relatar pontos principais da aula do CMSP;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:27/08/2020

 


GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.   ( Apenas leitura ).   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial ( 1 / 2 )  .( LEITURA ).

A organização do espaço geográfico europeu

Europa é constituída por 50 países, sendo o segundo menor continente do mundo, maior apenas que a Oceania. Ao longo dos séculos, sofreu várias transformações em seu espaço geográfico. Esse continente abriga vários países bem pequenos, como o Vaticano (menor do mundo), Mônaco, Andorra e Luxemburgo, e países altamente industrializados, como o Reino Unido, Alemanha e França. Geograficamente, seu território é recortado por golfos, ilhas, penínsulas, estreitos e mares.



Possui atividades econômicas distintas e dinâmicas, com alto emprego de tecnologia, do campo às indústrias. Apresenta também os mais sofisticados sistemas de transportes do mundo, além de ser alvo das migrações internacionais. Conta com uma área urbana bem desenvolvida, densa e preocupada em dar à sua população qualidade de vida. Por esse motivo, a questão ambiental emerge como discurso, prática e uma obrigação dos governantes europeus.

A Europa é um dos menores continentes do mundo e um dos mais dinâmicos na atualidade. 

 

 

Desenvolvimento industrial

desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros. A indústria passou a se desenvolver de maneira a atingir todos os países do continente.

Atualmente a atividade industrial corresponde a cerca de 30% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) europeu. Em alguns países, isso representa maior quantidade de pessoas no setor, como na Itália, França e Polônia. O setor industrial também apresenta maior nível de desenvolvimento produtivo, pois representa, em muitos casos, a importação e a exportação europeia no cenário mundial. A Europa tem cerca de 45% das suas exportações, a nível global, ligadas à atividade industrial. Isso significa que a participação europeia é a maior entre os continentes quando se consideram os produtos industrializados.


“Feito na Europa”, em tradução livre. O continente europeu tem grande participação na exportação de produtos a nível global.

As atividades da indústria concentram-se na Europa Ocidental.

 Em geral, são indústrias com grande emprego de tecnologia de ponta e mão de obra bastante qualificada. Há também uma preocupação ambiental muito forte, com indústrias e leis ligadas à proteção do meio ambiente. A legislação ambiental prevê altíssimas multas às indústrias que poluem ou causam danos ambientais, portanto as empresas acompanham essas demandas e buscam diminuir impactos ambientais por meio da produção de energia limpa, controle de emissão de poluentes e uso de tecnologias ligadas à informática, robótica e telecomunicação para gerar menores impactos ao meio ambiente.

 

Urbanização na Europa

Em 2017 a população da Europa era de 742 milhões de habitantes, e a densidade demográfica do continente era de aproximadamente 34 habitantes/km². Sua população encontra-se distribuída de maneira irregular, com as maiores concentrações de pessoas em regiões urbano-industriais, como na Alemanha, Itália, Reino Unido e França. Cerca de 75% da população do continente vive em cidades.

Em países como San Marino, Luxemburgo, Países Baixos e Mônaco, o índice de população habitando áreas urbanas supera os 90%. Os países que apresentam pouca taxa de urbanização, em torno de 40%, são Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Moldávia, Montenegro e Romênia.

urbanização europeia ganhou impulso a partir de 1750 com a Revolução Industrial, fato que se explica devido às cidades concentrarem a geração de emprego e renda da maior parte da população economicamente ativa (PEA), que estava empregada até então na indústria. Esse crescimento ocorreu até meados do século XX, quando a população urbana começou a declinar, e estabilizou-se entre 1990 e 2005.

 

Atividades econômicas europeias  /  Agricultura na Europa

continente europeu é um dos mais produtivos e dinâmicos do mundo, é altamente industrializado e emprega bastante tecnologia no campo para o desenvolvimento da agricultura e pecuária.


O espaço agrário europeu caracteriza-se por pequenas e médias propriedades, as quais utilizam maquinário agrícola sofisticado, seleção de sementes e sistemas de irrigação, o que garante alta produtividade. Apesar de possuir um clima frio no norte, a produção agrícola europeia é significativa, destacando-se produtos como beterraba, batata, cereais e madeira. No Sul destaca-se a produção de tomates, azeitonas e frutas (uva, limão, cidra, tangerina e laranja).

Vinhedos na Áustria – Europa

 pecuária também ocorre com equipamentos e técnicas modernas e com rigoroso controle de qualidade. Os países do Oeste Europeu destacam-se na produção de bovinos, suínos, ovinos e aves.  


A produção da carne não é suficiente para atender ao mercado interno, sendo necessária a importação de produtos de outros países, como Brasil e Argentina.

Produção de carne e leite na Holanda.

Indústria na Europa


atividade industrial na Europa está concentrada na Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos. Esses países concentram indústrias de base (petroquímicas e metalúrgicas), de bens de consumo (automobilísticas, farmacêuticas, têxteis e alimentos) e de ponta, com emprego de alta tecnologia (informática, biotecnologia, telecomunicações e robótica.)

Produção industrial de azeite na Itália

Questão ambiental na Europa

As questões ambientais na Europa, desde a virada do século, tornaram-se agenda para vários países, com planos de metas e ações práticas. Dentre essas ações, podemos destacar a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, que está sendo feita por meio de leis e projetos ambientais com grupos industriais, uso cada vez menor de combustíveis fósseis, diminuição do desmatamento e incentivo ao reflorestamento.

Para diminuir o uso dos combustíveis fósseis, estão sendo realizadas substituições de modais de energia considerados “sujos” pelas chamadas energias renováveis Há reflexo disso até mesmo na indústria, com a criação de automóveis elétricos e produção com energia limpa pelas grandes empresas.

Um dos grandes desafios dos países é uma política eficiente de controle e descarte de resíduos sólidos. Existem poucas ações a nível global eficientes quando se trata de tal assunto. A reciclagem até agora é a mais eficiente, projeto que precisa ser visto e estudado por muitos países.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “




HISTÓRIA/PROFºSILVIO

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 9A

HABILIDADES ENVOLVIDAS: DESENVOLVER COMPREENSÃO DOS HORRORES DA 2ª GUERRA, PROTAGONISMO JUVENIL.

SEMANA: 17 a 21 de agosto – continuidade da semana anterior

Avaliação: Questões ao final do texto

Quantidade de aulas: 04

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diário de Anne Frank foi composto pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 1942 a 1º de agosto de 1944. Este poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma jovem, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais difíceis da história da Humanidade, a Segunda Guerra Mundial.

Ela tinha apenas 13 anos e, de repente, viu sua existência sofrer uma transformação radical. Subitamente Anne estava vivendo com sua família e outros judeus, companheiros da mesma sina, ocultos em Amsterdam, na Holanda, na época em que este país foi invadido pelos nazistas alemães.

Em palavras singelas e de fácil entendimento, a garota narra a rotina desta pequena comunidade durante o período em que seus integrantes permaneceram refugiados no porão do gabinete em que seu pai trabalhara, para onde o grupo se dirige ao tomar conhecimento do destino que lhes estaria reservado se fossem capturados pelas forças da Alemanha.

Neste recanto abrigam-se a família de Anne – a adolescente, os pais e a irmã -, e a do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se torna o melhor amigo da garota, e por quem ela se encanta cada vez mais. A autora deste diário registra a vivência destas pessoas sob a ameaça constante da morte e sua visão pessoal sobre este terrível confronto bélico.

Anne tem a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos ligados à guerra, pois este material teria, futuramente, um alto significado. Ela inscreve em seus escritos tudo o que se passa no cotidiano dos fugitivos, inclusive sua notória predileção pelo pai, que considerava amoroso e nobre, ao contrário da mãe, com quem a menina estava sempre em confronto.

Depois de tempos difíceis, oficiais da Gestapo descobrem o esconderijo, em 4 de agosto de 1944, prendem os refugiados e os conduzem para diversos campos de concentração. Neste mesmo dia o pai, Otto Heinrich Frank, recebe o diário da filha e, como é o único remanescente do período transcorrido como prisioneiro, luta pela publicação de seus textos, realizando finalmente o sonho de Anne. Com o auxílio da escritora Mirjam Pressler, ele alcança o seu objetivo e lança o diário em 1947.

Na primeira versão muitos trechos foram censurados pelo próprio pai, que tinha consciência do quanto seria controvertido, nesta época, divulgar os conflitos entre mãe e filha, bem como revelar aspectos da sexualidade emergente de Anne. Em edição posterior o diário foi publicado integralmente.

Anne morreu em pleno campo de concentração, em Bergen-Belsen, em fins de fevereiro de 1945. O Diário original está preservado no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. Os direitos autorais da obra de Anne estão reservados ao Fundo Anne Frank, localizado na Suíça, uma vez que Otto Frank faleceu em 1980.

Fontes:
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_43217.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diário_de_Anne_Frank

 

 

RESPONDA

1.  Quem foi Anne Frank

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.  Por quais motivos ela foi perseguida

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.  Como era sua rotina no esconderijo

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4.  Como surgiu a ideia do diário

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.  Qual a importância de Anne Frank para a história

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS/PROFº
LINGUA PORTUGUESA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, 9ºB E 9ºC

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: ATIVISMO

DURAÇÃO 6 AULAS

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Fazer as pesquisas dos temas abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o e-mail.

 

Ø  O que é e o que faz um ativista?

Ø  O que é um ativista denunciante?

Ø  O que é um ativista feminista?

Ø  O que é um ativista LGBT?

Ø  O que é ativista ambiental?

Ø  O que é consumidor ativista?

Ø  O que é marca ativista?

Ø  O que é funcionário ativista?

Ø  O que é um ativista porta-voz?

Ø  O que é mídia ativista?

Ø  O que é um ativista racial?


MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 17/08/2020  a 21/08/2020 (6 aulas)

3º BIMESTRE

Continuação caderno do aluno 2ºbimestre

Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nos temas :

Situação de aprendizagem 4

Atividade 1 – a importância dos gráficos

Atividade 2 – principais tipos de gráficos e suas
características

Atividade 3 – os diferentes tipos de gráficos

Atividade 4 – gráfico de setores ou gráfico circular

ATIVIDADE 5 – GRÁFICO DE LINHA

20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29

21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30

22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas

https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31

Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!

Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok! 


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFº DENIS

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
-----------------------------------------------------------------------------------
9ºB
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade de Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana, vocês farão uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 17/08/2020 à 21/08/2020

Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade  biológica.

 

Atividade: Assistir o vídeo  ( o mesmo vídeo da aula anterior ) e responder as questões?

 1 -Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:

a) Mutação e seleção natural.

b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.

c) Ancestralidade comum e seleção natural.

d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.

e) Recombinação genética e uso e desuso.

 

 2- Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:

a) Lamarck.

b) Mendel.

c) Darwin.

d) Crick.

e) Pasteur.

 

https://youtu.be/0D1NRusC-QU ( Link do vídeo).

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br



ED.FISICA/PROFº DAYANE

 Atividades Blog (17 a 21 de Agosto)

3º Bimestre

Dayane de Araújo Arruda Rojas

Disciplinas: Ed. Física,

 Projeto de Vida

Eletiva (Esporte e Lazer)

Horário de atendimento: 7h00 às 12h35

Data de entrega até: 27/08/2020

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física no CMSP do dia 13/08/20 às 14:45;

·         Atividade 2- Relatar pontos principais da aula do CMSP;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:27/08/2020

 

GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.   ( Apenas leitura ).   

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.

GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial ( 1 / 2 )  .( LEITURA ).

A organização do espaço geográfico europeu

Europa é constituída por 50 países, sendo o segundo menor continente do mundo, maior apenas que a Oceania. Ao longo dos séculos, sofreu várias transformações em seu espaço geográfico. Esse continente abriga vários países bem pequenos, como o Vaticano (menor do mundo), Mônaco, Andorra e Luxemburgo, e países altamente industrializados, como o Reino Unido, Alemanha e França. Geograficamente, seu território é recortado por golfos, ilhas, penínsulas, estreitos e mares.



Possui atividades econômicas distintas e dinâmicas, com alto emprego de tecnologia, do campo às indústrias. Apresenta também os mais sofisticados sistemas de transportes do mundo, além de ser alvo das migrações internacionais. Conta com uma área urbana bem desenvolvida, densa e preocupada em dar à sua população qualidade de vida. Por esse motivo, a questão ambiental emerge como discurso, prática e uma obrigação dos governantes europeus.

A Europa é um dos menores continentes do mundo e um dos mais dinâmicos na atualidade. 

 

 

Desenvolvimento industrial

desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros. A indústria passou a se desenvolver de maneira a atingir todos os países do continente.

Atualmente a atividade industrial corresponde a cerca de 30% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) europeu. Em alguns países, isso representa maior quantidade de pessoas no setor, como na Itália, França e Polônia. O setor industrial também apresenta maior nível de desenvolvimento produtivo, pois representa, em muitos casos, a importação e a exportação europeia no cenário mundial. A Europa tem cerca de 45% das suas exportações, a nível global, ligadas à atividade industrial. Isso significa que a participação europeia é a maior entre os continentes quando se consideram os produtos industrializados.


“Feito na Europa”, em tradução livre. O continente europeu tem grande participação na exportação de produtos a nível global.

As atividades da indústria concentram-se na Europa Ocidental.

 Em geral, são indústrias com grande emprego de tecnologia de ponta e mão de obra bastante qualificada. Há também uma preocupação ambiental muito forte, com indústrias e leis ligadas à proteção do meio ambiente. A legislação ambiental prevê altíssimas multas às indústrias que poluem ou causam danos ambientais, portanto as empresas acompanham essas demandas e buscam diminuir impactos ambientais por meio da produção de energia limpa, controle de emissão de poluentes e uso de tecnologias ligadas à informática, robótica e telecomunicação para gerar menores impactos ao meio ambiente.

 

Urbanização na Europa

Em 2017 a população da Europa era de 742 milhões de habitantes, e a densidade demográfica do continente era de aproximadamente 34 habitantes/km². Sua população encontra-se distribuída de maneira irregular, com as maiores concentrações de pessoas em regiões urbano-industriais, como na Alemanha, Itália, Reino Unido e França. Cerca de 75% da população do continente vive em cidades.

Em países como San Marino, Luxemburgo, Países Baixos e Mônaco, o índice de população habitando áreas urbanas supera os 90%. Os países que apresentam pouca taxa de urbanização, em torno de 40%, são Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Moldávia, Montenegro e Romênia.

urbanização europeia ganhou impulso a partir de 1750 com a Revolução Industrial, fato que se explica devido às cidades concentrarem a geração de emprego e renda da maior parte da população economicamente ativa (PEA), que estava empregada até então na indústria. Esse crescimento ocorreu até meados do século XX, quando a população urbana começou a declinar, e estabilizou-se entre 1990 e 2005.

 

Atividades econômicas europeias  /  Agricultura na Europa

continente europeu é um dos mais produtivos e dinâmicos do mundo, é altamente industrializado e emprega bastante tecnologia no campo para o desenvolvimento da agricultura e pecuária.


O espaço agrário europeu caracteriza-se por pequenas e médias propriedades, as quais utilizam maquinário agrícola sofisticado, seleção de sementes e sistemas de irrigação, o que garante alta produtividade. Apesar de possuir um clima frio no norte, a produção agrícola europeia é significativa, destacando-se produtos como beterraba, batata, cereais e madeira. No Sul destaca-se a produção de tomates, azeitonas e frutas (uva, limão, cidra, tangerina e laranja).

Vinhedos na Áustria – Europa

 pecuária também ocorre com equipamentos e técnicas modernas e com rigoroso controle de qualidade. Os países do Oeste Europeu destacam-se na produção de bovinos, suínos, ovinos e aves.  


A produção da carne não é suficiente para atender ao mercado interno, sendo necessária a importação de produtos de outros países, como Brasil e Argentina.

Produção de carne e leite na Holanda.

Indústria na Europa


atividade industrial na Europa está concentrada na Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos. Esses países concentram indústrias de base (petroquímicas e metalúrgicas), de bens de consumo (automobilísticas, farmacêuticas, têxteis e alimentos) e de ponta, com emprego de alta tecnologia (informática, biotecnologia, telecomunicações e robótica.)

Produção industrial de azeite na Itália

Questão ambiental na Europa

As questões ambientais na Europa, desde a virada do século, tornaram-se agenda para vários países, com planos de metas e ações práticas. Dentre essas ações, podemos destacar a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, que está sendo feita por meio de leis e projetos ambientais com grupos industriais, uso cada vez menor de combustíveis fósseis, diminuição do desmatamento e incentivo ao reflorestamento.

Para diminuir o uso dos combustíveis fósseis, estão sendo realizadas substituições de modais de energia considerados “sujos” pelas chamadas energias renováveis Há reflexo disso até mesmo na indústria, com a criação de automóveis elétricos e produção com energia limpa pelas grandes empresas.

Um dos grandes desafios dos países é uma política eficiente de controle e descarte de resíduos sólidos. Existem poucas ações a nível global eficientes quando se trata de tal assunto. A reciclagem até agora é a mais eficiente, projeto que precisa ser visto e estudado por muitos países.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,

 LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “

HISTÓRIA/PROFº:WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 17 de agosto a 21 de agosto

 

TEMA: A resistência indígena e negra durante a ditadura civil-militar

 

HABILIDADES: (EF09HI21)   Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br   

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

       ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.  

       DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

             Aula 1 e 2 – Leia o texto “ Resistência indígena e negra durante a ditadura civil-militar” disponível no livro didático História sociedade & cidadania: 9º, página 206, e a matéria “O negro na ditadura militar”, Revista Raça, clicando no link https://revistaraca.com.br/o-negro-na-ditadura-militar/ acessado em13/08/2020.

Anote as palavras desconhecidas e procure significado no dicionário.

 




Aula 3 e 4 Responder às questões propostas:

 

1)    Qual foi a ação dos militares contra os Waimiri-Atroari para construir a estrada que liga Manaus a Boa Vista?

2)    A Funai, Fundação nacional do índio foi criada com o objetivo de proteger os povos indígenas. De acordo com o relato do documento ela cumpria esse papel ou não? Justifique sua resposta.

3)    Qual o nome do índio que faz o relato sobre o projeto do governo? A que povo ele faz parte?

4)    Quando nasceu o Movimento Negro Unificado?

5)    Qual foi o fato que gerou a Manifestação dos negros culminando com a criação do MNU?

6)    Relacione as pautas defendidas pelo Movimento Negro Unificado (MNU).

7)    De acordo com o a matéria “O negro na ditadura militar”, autor deixa claro que discriminação racial está na escrita da História. Localize a parte do texto que justifica esse argumento.

8)    Qual dos militantes negros tornou-se símbolo da luta e resistência contra a repressão política?

9)    Quais os argumentos utilizados pela ditadura civil-militar para acabar com o Movimento Negro Unificado (UNU)?

10)  Quando a escravidão teve fim o governo tomou alguma medida para tornar o negro cidadão?

 

Fontes:

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018.  p. 206.

Revista Raça, disponível em : https://revistaraca.com.br/o-negro-na-ditadura-militar/ acessado em 13/08/2020.

 


INGLÊS/PROFº

LINGUA PORTUGUESA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, 9ºB E 9ºC

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: ATIVISMO

DURAÇÃO 6 AULAS

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Fazer as pesquisas dos temas abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o e-mail.

 

Ø  O que é e o que faz um ativista?

Ø  O que é um ativista denunciante?

Ø  O que é um ativista feminista?

Ø  O que é um ativista LGBT?

Ø  O que é ativista ambiental?

Ø  O que é consumidor ativista?

Ø  O que é marca ativista?

Ø  O que é funcionário ativista?

Ø  O que é um ativista porta-voz?

Ø  O que é mídia ativista?

Ø  O que é um ativista racial?

MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 17/08/2020  a 21/08/2020 (6 aulas)

3º BIMESTRE

Continuação caderno do aluno 2ºbimestre

Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nos temas :

Situação de aprendizagem 4

Atividade 1 – a importância dos gráficos

Atividade 2 – principais tipos de gráficos e suas
características

Atividade 3 – os diferentes tipos de gráficos

Atividade 4 – gráfico de setores ou gráfico circular

ATIVIDADE 5 – GRÁFICO DE LINHA

20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29

21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30

22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas

https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31

Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!

Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok


PROJETO DE VIDA/PROFº ROSIANE

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Mão na massa.

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Foco empatia e determinação

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Faça uma entrevista com as pessoas, que apoiam seu projeto de vida, indicando como elas te apoiam de exemplo de como ocorre esses incentivos.

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

17 a 21/08/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

17/08/2020

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº SANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B/C

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 20/08 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia da informação e comunicação?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


-----------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade de Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana, vocês farão uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 17/08 a 21/08

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 17/08/2020 à 21/08/2020

Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade  biológica.

 

Atividade: Assistir o vídeo  ( o mesmo vídeo da aula anterior ) e responder as questões?

 1 -Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:

a) Mutação e seleção natural.

b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.

c) Ancestralidade comum e seleção natural.

d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.

e) Recombinação genética e uso e desuso.

 

 2- Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:

a) Lamarck.

b) Mendel.

c) Darwin.

d) Crick.

e) Pasteur.

 

https://youtu.be/0D1NRusC-QU ( Link do vídeo).

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br



ED.FISICA/PROFº DONI

EE SALIM FARH MALUF

PROFESSOR DONIZETI                                                                                                                                                            PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO FÍSICA                                                                ENSINO FUNDAMENTAL II                                                                              TURMA : 9º ANO C                                                                                             AULAS PREVISTAS : 02

                   3º BIMESTRE          SEMANA         17    Á    21/08/2020

Conteúdos: Esportes

Habilidades e Competências Gerais:

(EF09EF02) Praticar um ou mais esportes de invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF09EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais, combinações táticas, sistema de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: invasão e combate.

Desenvolvimento:

Atividade: pesquisas sobre o tema “Esporte”,  (histórico, principais regras) exercícios do caderno do aluno ou questionário, caça-palavras, cruzadinhas.

Assistir vídeos no youtube ou mesmo jogos pela televisão.

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou deverá apresentar as atividades no caderno quando do retorno das aulas presenciais.

Tempo para atividade: 45 minutos (cada aula)

Recurso

Caderno do Aluno; Livros; App CMSP, Blog da Escola, Internet, Google Classroom, retirar na escola atividades impressas para quem não tiver acesso a computador.

Avaliação/Sistematização:

Participação dos alunos na entrega das atividades bem como sua participação no Centro de Mídias de São Paulo.

Devolução das Atividades e-mail:

doniz6@hotmail.com/        Google Classroom

 

 



GEOGRAFIA/PROFº HOSANA

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (17 a 21de agosto)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

ATIVIDADE

Após realizar a leitura do tema abordado no texto da aula passada, responda as questões abaixo:

 

1)    Como ocorre o processo de formação e quais os principais tipos de combustíveis fósseis existentes?

2)    Explique o processo de formação do Petróleo?

3) Quais são os principais problemas ambientais causados pela queima de combustíveis fósseis?

4) São exemplos de fontes energéticas de origem fóssil:

a) carvão mineral, solar, petróleo

b) eólica, petróleo, gás natural

c) hidrelétrica, gás natural, nuclear

d) petróleo, carvão mineral, gás natural

e) nuclear, carvão mineral, petróleo

5) A maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como consequências:

(A) maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.

(B) aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.

(C) maior resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.

(D) destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.

E) maior resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele?


HISTÓRIA/PROFº VANILDO

ATIVIDADE 3º BIMESTRE                          HISTÓRIA 9C                                           PROF. VANILDO

3 O  cartaz abaixo está relacionado a um conteúdo que estudamos no vídeo aula anterior. Analise a imagem e responda:




Que tipo de campanha ou propaganda está sendo feita com o cartaz? Como chegaram a essa conclusão?

 

A CONQUISTA DO VOTO FEMININO

Com o código eleitoral de 1932, elaborado para organizar a eleição para a Assembleia Constituinte de 1933, as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto. Esse fato aqueceu as discussões em torno do papel social da mulher, e um jornal pernambucano entrevistou algumas mulheres para conhecer a opinião delas. Leia o trecho de um artigo que comenta as opiniões dessas mulheres.

Para muitos, inclusive mulheres, as recentes conquistas femininas na política, no direito, no trabalho, representavam uma ameaça. Mais que uma possível e indesejada concorrência com o elemento masculino nos domínios agora compartilhados, temiam que as novas ocupações as fizessem desinteressar-se pelos assuntos domésticos. Temiam a desestruturação da família, célula mater da sociedade, a desintegração do lar, a desmoralização dos costumes, o abandono dos princípios éticos e religiosos católicos. As próprias mulheres, porém, ao menos aquelas que participaram da enquete de 1933, as mais e as menos empolgadas com a luta e as conquistas da mulher, com o seu direito ao voto e participação na política,  afirmavam que as mudanças não significavam uma ruptura brusca e completa com o passado, com a forma de organização da vida social e com os valores tradicionais que nortearam suas existências até então. Não viam incompatibilidade entre ter uma casa, marido e filhos e exercer a cidadania política, materializada pelo exercício do voto livre, ou atuar profissionalmente fora do lar. Contestavam o modo de pensar dos que se assustavam com as perspectivas de mudanças [...]. [...]

A mulher brasileira, portanto, pertencente às camadas sociais mais favorecidas, deveria atuar no mundo moderno capitalista acumulando uma dupla função: a de dona de casa e educadora dos filhos e a de cidadã consciente de seus deveres e responsável pelo destino da pátria. Conciliar razão e sentimento, colocar à disposição da coletividade a intuição, dom natural atribuído ao sexo e do qual as mulheres não davam mostras de quererem desvencilhar-se.

                                                                          ARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa de. O voto de saias:                                    a Constituinte de 1934 e a participação das mulheres na política.  Estudos Avançados, São  Paulo, v. 17, n. 49, set./dez. 2003.

 

1 Identifique no texto os principais receios de parte da sociedade da época em relação à participação feminina na política.

 2 A   luta das mulheres por liberdade e igualdade tinha um adversário muito mais difícil de ser vencido do que as instituições. Era a força da tradição.

 a)  Quais as funções sociais tradicionalmente atribuídas às mulheres?

 b) Segundo o texto, ao conquistar o direito de voto, as mulheres brasileiras pretendiam romper com todas as tradições da sociedade? Justifique.

 3 A   principal reivindicação dos movimentos feministas, naquele período, era a participação na vida pública do país.  Faça uma pesquisa na internet, buscando páginas de entidades que lutam pelos direitos das mulheres, e responda: quais as principais reivindicações do movimento feminista atualmente?

 

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

 



INGLÊS/PROFº
LINGUA PORTUGUESA/PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 17/08/2020 A 21/08/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, 9ºB E 9ºC

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: ATIVISMO

DURAÇÃO 6 AULAS

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Fazer as pesquisas dos temas abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o e-mail.

 

Ø  O que é e o que faz um ativista?

Ø  O que é um ativista denunciante?

Ø  O que é um ativista feminista?

Ø  O que é um ativista LGBT?

Ø  O que é ativista ambiental?

Ø  O que é consumidor ativista?

Ø  O que é marca ativista?

Ø  O que é funcionário ativista?

Ø  O que é um ativista porta-voz?

Ø  O que é mídia ativista?

Ø  O que é um ativista racial?

MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 17/08/2020  a 21/08/2020 (6 aulas)

3º BIMESTRE

Continuação caderno do aluno 2ºbimestre

Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nos temas :

Situação de aprendizagem 4

Atividade 1 – a importância dos gráficos

Atividade 2 – principais tipos de gráficos e suas
características

Atividade 3 – os diferentes tipos de gráficos

Atividade 4 – gráfico de setores ou gráfico circular

ATIVIDADE 5 – GRÁFICO DE LINHA

20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29

21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos

https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30

22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas

https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31

Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!

Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:

Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFº SANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B/C

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 20/08 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia da informação e comunicação?

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário