ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Separar livros, quadrinhos ou games do seu momento de lazer, fotografar esses itens;
·
Atividade
2- Enviar as fotografias dos itens escolhidos na atividade anterior;
E-mail
para devolutiva
PROFESSORA DENISE
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA: JIU
JITSU |
|||
CONTEÚDOS:
SISTEMA DE REGRAS NO JIU JITSU
|
|||
Aula
I: Descreva pelo menos 5 regras do Jiu Jitsu esportivo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Escreva quais são as principais condutas que o atleta de Jiu
Jitsu precisa ter? Explique.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|||
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da
escola. |
|||
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google
Classroom: 7°Anos: uvqfwhj Código da turma no Google
Classroom: 9°Anos: e6m4yd4 Código da turma no Google
Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy
DATA: 17 á 21/08/2020 |
|||
|
|
|
ELETIVAS/PROFº DENIS
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS 2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade de
Apreciação |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR24)
Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do
teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os
modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação
e organização da atuação profissional em teatro |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana, vocês
farão uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de textos e imagens
sobre artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro
contemporâneo paulista, brasileiros e estrangeiros, e seu processo de
criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional
em teatro. |
||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br |
||||
|
DATA 17/08 a 21/08 __ |
|
|
|
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 17/08/2020
à 21/08/2020
Habilidades: Comparar
as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos
e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua
importância para explicar a diversidade
biológica.
Atividade: Assistir o vídeo ( o mesmo vídeo da aula anterior ) e responder
as questões?
1 -Quando falamos em evolução,
referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de
anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da
teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão
da ação de duas leis:
a) Mutação e seleção natural.
b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.
c) Ancestralidade comum e seleção natural.
d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.
e)
Recombinação genética e uso e desuso.
2- Após estudar sobre evolução na escola,
Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são
verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece
sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por
predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta
por:
a) Lamarck.
b) Mendel.
c) Darwin.
d) Crick.
e) Pasteur.
https://youtu.be/0D1NRusC-QU (
Link do vídeo).
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades Blog (17 a 21 de Agosto)
3º Bimestre
Dayane de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas: Ed. Física,
Projeto de Vida
Eletiva (Esporte e Lazer)
Horário de atendimento: 7h00 às 12h35
Data de entrega até: 27/08/2020
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
· Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física no CMSP do dia 13/08/20 às 14:45;
· Atividade 2- Relatar pontos principais da aula do CMSP;
E-mail para devolutiva
Data de entrega até:27/08/2020
GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.
EE SALIM FARAH
MALUF. Atividades
da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.
Série: 9º Anos : A
e B. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura;
Pesquisa e compreensão do texto. ( Apenas leitura ).
Quantidade de aulas: 4 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar o
papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia
e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as
economias dos países europeus e asiáticos.
GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade
urbano-industrial ( 1 / 2 ) .( LEITURA ).
A organização do espaço
geográfico europeu
A Europa é constituída por 50 países, sendo o segundo menor continente do mundo,
maior apenas que a Oceania. Ao longo dos séculos, sofreu várias transformações em seu espaço geográfico.
Esse continente abriga vários países bem pequenos, como o Vaticano (menor do
mundo), Mônaco, Andorra e Luxemburgo, e países altamente industrializados, como
o Reino Unido, Alemanha e França. Geograficamente, seu território é recortado
por golfos, ilhas, penínsulas, estreitos e mares.
Possui atividades econômicas distintas e dinâmicas,
com alto emprego de tecnologia, do campo às indústrias. Apresenta também os mais sofisticados sistemas de transportes do mundo,
além de ser alvo das migrações internacionais. Conta com uma área urbana bem
desenvolvida, densa e preocupada em dar à sua população qualidade de vida. Por
esse motivo, a questão ambiental emerge como discurso, prática e uma obrigação
dos governantes europeus.
A Europa é um
dos menores continentes do mundo e um dos mais dinâmicos na atualidade.
Desenvolvimento industrial
O desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira
Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como
Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália,
Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros. A indústria
passou a se desenvolver de maneira a atingir todos os países do continente.
Atualmente
a atividade industrial corresponde a cerca de 30% de todo o Produto
Interno Bruto (PIB) europeu. Em alguns países, isso
representa maior quantidade de pessoas no setor, como na Itália, França e
Polônia. O setor industrial também apresenta maior nível de desenvolvimento
produtivo, pois representa, em muitos casos, a importação e a
exportação europeia no cenário mundial. A Europa tem cerca de 45% das
suas exportações, a nível global, ligadas à atividade industrial. Isso
significa que a participação europeia é a maior entre os continentes quando se
consideram os produtos industrializados.
“Feito na Europa”, em tradução livre. O continente europeu tem grande
participação na exportação de produtos a nível global.
As atividades da
indústria concentram-se na Europa Ocidental.
Em geral, são indústrias com grande emprego de tecnologia de ponta e mão
de obra bastante qualificada. Há também uma preocupação ambiental muito
forte, com indústrias e leis ligadas à proteção do meio ambiente. A
legislação ambiental prevê altíssimas multas às indústrias que poluem ou causam
danos ambientais, portanto as empresas acompanham essas demandas e buscam
diminuir impactos ambientais por meio da produção de energia limpa, controle de
emissão de poluentes e uso de tecnologias ligadas à informática, robótica e
telecomunicação para gerar menores impactos ao meio ambiente.
Urbanização na Europa
Em 2017
a população da Europa era de 742 milhões de habitantes, e
a densidade demográfica do continente era de
aproximadamente 34 habitantes/km². Sua população encontra-se distribuída de
maneira irregular, com as maiores concentrações de pessoas em regiões
urbano-industriais, como na Alemanha, Itália, Reino Unido e França. Cerca
de 75% da população do continente vive em cidades.
Em países como
San Marino, Luxemburgo, Países Baixos e Mônaco, o índice de população habitando
áreas urbanas supera os 90%. Os países que apresentam pouca taxa de urbanização,
em torno de 40%, são Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia,
Moldávia, Montenegro e Romênia.
A urbanização europeia ganhou impulso a partir de 1750 com
a Revolução Industrial, fato que se explica devido às cidades concentrarem a
geração de emprego e renda da maior parte da população economicamente ativa
(PEA), que estava empregada até então na indústria. Esse crescimento ocorreu
até meados do século XX, quando a população urbana começou a declinar, e
estabilizou-se entre 1990 e 2005.
Atividades econômicas
europeias / Agricultura na Europa
O continente europeu é um dos mais produtivos e dinâmicos do mundo,
é altamente industrializado e emprega bastante tecnologia no campo para o
desenvolvimento da agricultura e pecuária.
O espaço agrário europeu caracteriza-se por pequenas e médias
propriedades, as quais utilizam maquinário agrícola sofisticado, seleção de
sementes e sistemas de irrigação, o que garante alta
produtividade. Apesar de possuir um clima frio no norte, a produção
agrícola europeia é significativa, destacando-se produtos como beterraba,
batata, cereais e madeira. No Sul destaca-se a produção de tomates, azeitonas e
frutas (uva, limão, cidra, tangerina e laranja).
Vinhedos na
Áustria – Europa
pecuária também ocorre com equipamentos e técnicas modernas e com rigoroso
controle de qualidade. Os países do Oeste Europeu destacam-se na produção de bovinos, suínos, ovinos e
aves.
A
produção da carne não é suficiente para atender ao mercado interno, sendo
necessária a importação de produtos de outros países, como Brasil e Argentina.
Produção de
carne e leite na Holanda.
Indústria na Europa
A atividade industrial na Europa está concentrada na
Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países
Baixos. Esses países concentram indústrias de base (petroquímicas
e metalúrgicas), de bens de consumo (automobilísticas,
farmacêuticas, têxteis e alimentos) e de ponta, com
emprego de alta tecnologia (informática, biotecnologia, telecomunicações e
robótica.)
Produção
industrial de azeite na Itália
Questão ambiental na Europa
As questões
ambientais na Europa, desde a virada do século, tornaram-se agenda para vários
países, com planos de metas e ações práticas. Dentre essas ações, podemos
destacar a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, que está sendo feita por meio de
leis e projetos ambientais com grupos industriais, uso cada vez menor de combustíveis fósseis, diminuição do desmatamento e incentivo ao reflorestamento.
Para diminuir
o uso dos combustíveis fósseis, estão sendo realizadas
substituições de modais de energia considerados “sujos” pelas chamadas energias renováveis Há
reflexo disso até mesmo na indústria, com a criação de automóveis elétricos e
produção com energia limpa pelas grandes empresas.
Um dos grandes
desafios dos países é uma política eficiente de controle
e descarte de resíduos sólidos. Existem poucas ações a nível
global eficientes quando se trata de tal assunto. A reciclagem até agora é a
mais eficiente, projeto que precisa ser visto e estudado por muitos países.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se
enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema
da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES
SÃO NECESSÁRIAS PARA,
LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE
REALMENTE IMPORTA ! “
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 9A
HABILIDADES
ENVOLVIDAS: DESENVOLVER COMPREENSÃO DOS HORRORES DA 2ª GUERRA, PROTAGONISMO
JUVENIL.
SEMANA:
17 a 21 de agosto – continuidade da semana anterior
Avaliação:
Questões ao final do texto
Quantidade
de aulas: 04
Endereço
para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
O Diário de Anne Frank foi
composto pela então adolescente Anne Frank, no período que se estende de 1942 a
1º de agosto de 1944. Este poderia ser um diário escrito por qualquer garota de
13 anos, nos tempos atuais, com todas as inquietudes e preocupações de uma
jovem, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais
difíceis da história da Humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Ela tinha apenas 13 anos e, de repente, viu sua
existência sofrer uma transformação radical. Subitamente Anne estava vivendo
com sua família e outros judeus, companheiros da mesma sina, ocultos em
Amsterdam, na Holanda, na época em que este país foi invadido pelos nazistas alemães.
Em
palavras singelas e de fácil entendimento, a garota narra a rotina desta
pequena comunidade durante o período em que seus integrantes permaneceram
refugiados no porão do gabinete em que seu pai trabalhara, para onde o grupo se
dirige ao tomar conhecimento do destino que lhes estaria reservado se fossem
capturados pelas forças da Alemanha.
Neste
recanto abrigam-se a família de Anne – a adolescente, os pais e a irmã -, e a
do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se torna o melhor amigo
da garota, e por quem ela se encanta cada vez mais. A autora deste diário
registra a vivência destas pessoas sob a ameaça constante da morte e sua visão
pessoal sobre este terrível confronto bélico.
Anne tem
a ideia de escrever um diário que pudesse realmente ser publicado após ouvir
uma transmissão radiofônica que incentivava as pessoas a documentar os eventos
ligados à guerra, pois este material teria, futuramente, um alto significado.
Ela inscreve em seus escritos tudo o que se passa no cotidiano dos fugitivos,
inclusive sua notória predileção pelo pai, que considerava amoroso e nobre, ao
contrário da mãe, com quem a menina estava sempre em confronto.
Depois de
tempos difíceis, oficiais da Gestapo descobrem o esconderijo, em
4 de agosto de 1944, prendem os refugiados e os conduzem para diversos campos
de concentração. Neste mesmo dia o pai, Otto Heinrich Frank, recebe o diário da
filha e, como é o único remanescente do período transcorrido como prisioneiro,
luta pela publicação de seus textos, realizando finalmente o sonho de Anne. Com
o auxílio da escritora Mirjam Pressler, ele alcança o seu objetivo e lança o
diário em 1947.
Na
primeira versão muitos trechos foram censurados pelo próprio pai, que tinha
consciência do quanto seria controvertido, nesta época, divulgar os conflitos
entre mãe e filha, bem como revelar aspectos da sexualidade emergente de Anne.
Em edição posterior o diário foi publicado integralmente.
Anne morreu em pleno campo de
concentração, em Bergen-Belsen, em fins de fevereiro de 1945. O Diário original
está preservado no Instituto Holandês para a Documentação da Guerra. Os
direitos autorais da obra de Anne estão reservados ao Fundo Anne Frank,
localizado na Suíça, uma vez que Otto Frank faleceu em 1980.
Fontes:
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_43217.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diário_de_Anne_Frank
RESPONDA
1. Quem foi
Anne Frank
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Por quais
motivos ela foi perseguida
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como era
sua rotina no esconderijo
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Como
surgiu a ideia do diário
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Qual a
importância de Anne Frank para a história
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
17/08/2020 A 21/08/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, 9ºB E
9ºC
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: ATIVISMO
DURAÇÃO 6 AULAS
ORIENTAÇÃO DA
ATIVIDADE: Fazer as pesquisas dos
temas abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail
jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o
e-mail.
Ø O que é e o que faz um ativista?
Ø O que é um ativista denunciante?
Ø O que é um ativista feminista?
Ø O que é um ativista LGBT?
Ø O que é ativista ambiental?
Ø O que é consumidor ativista?
Ø O que é marca ativista?
Ø O que é funcionário ativista?
Ø O que é um ativista porta-voz?
Ø O que é mídia ativista?
Ø O que é um ativista racial?
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 17/08/2020 a 21/08/2020 (6 aulas)
3º BIMESTRE
Continuação
caderno do aluno 2ºbimestre
Caros
,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar
continuidade nos temas :
Situação de aprendizagem 4
Atividade 1 – a importância dos gráficos
Atividade 2 – principais tipos de gráficos e suas
características
Atividade 3 – os diferentes tipos de gráficos
Atividade 4 – gráfico de setores ou gráfico circular
ATIVIDADE 5 – GRÁFICO DE LINHA
20/07 - 9° ano EF -
Matemática - Importância dos gráficos
https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29
21/07 - 9° ano EF -
Matemática - Os diferentes tipos de gráficos
https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30
22/07 - 9° ano EF -
Matemática - Explorando gráficos e tabelas
https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31
Estou
aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!
Atenção
assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo
para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok!
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
Meus
queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas
de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade
relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS 2 aulas 9º A, B e C | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Atividade de Apreciação | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana, vocês farão uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. | ||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. | ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br | ||||
DATA 17/08 a 21/08 __ | ||||
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 17/08/2020 à 21/08/2020
Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Atividade: Assistir o vídeo ( o mesmo vídeo da aula anterior ) e responder as questões?
1 -Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:
a) Mutação e seleção natural.
b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.
c) Ancestralidade comum e seleção natural.
d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.
e) Recombinação genética e uso e desuso.
2- Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:
a) Lamarck.
b) Mendel.
c) Darwin.
d) Crick.
e) Pasteur.
https://youtu.be/0D1NRusC-QU ( Link do vídeo).
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades Blog (17 a 21 de Agosto)
3º Bimestre
Dayane de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas: Ed. Física,
Projeto de Vida
Eletiva (Esporte e Lazer)
Horário de atendimento: 7h00
às 12h35
Data de entrega até: 27/08/2020
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO
FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO
DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física
no CMSP do dia 13/08/20 às 14:45;
·
Atividade 2- Relatar pontos principais da aula
do CMSP;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:27/08/2020
GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 17 a 21 do 08 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto. ( Apenas leitura ).
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar o papel dos setores primário, secundário e terciário na economia da Europa, Ásia e Oceania e discutir a relevância do desenvolvimento tecnológico para as economias dos países europeus e asiáticos.
GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial ( 1 / 2 ) .( LEITURA ).
A organização do espaço geográfico europeu
A Europa é constituída por 50 países, sendo o segundo menor continente do mundo, maior apenas que a Oceania. Ao longo dos séculos, sofreu várias transformações em seu espaço geográfico. Esse continente abriga vários países bem pequenos, como o Vaticano (menor do mundo), Mônaco, Andorra e Luxemburgo, e países altamente industrializados, como o Reino Unido, Alemanha e França. Geograficamente, seu território é recortado por golfos, ilhas, penínsulas, estreitos e mares.
Possui atividades econômicas distintas e dinâmicas, com alto emprego de tecnologia, do campo às indústrias. Apresenta também os mais sofisticados sistemas de transportes do mundo, além de ser alvo das migrações internacionais. Conta com uma área urbana bem desenvolvida, densa e preocupada em dar à sua população qualidade de vida. Por esse motivo, a questão ambiental emerge como discurso, prática e uma obrigação dos governantes europeus.
A Europa é um dos menores continentes do mundo e um dos mais dinâmicos na atualidade.
Desenvolvimento industrial
O desenvolvimento industrial da Europa iniciou-se com a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, por volta de 1750. Países como Reino Unido e França foram pioneiros nesse processo, seguidos por Itália, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Noruega, entre outros. A indústria passou a se desenvolver de maneira a atingir todos os países do continente.
Atualmente a atividade industrial corresponde a cerca de 30% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) europeu. Em alguns países, isso representa maior quantidade de pessoas no setor, como na Itália, França e Polônia. O setor industrial também apresenta maior nível de desenvolvimento produtivo, pois representa, em muitos casos, a importação e a exportação europeia no cenário mundial. A Europa tem cerca de 45% das suas exportações, a nível global, ligadas à atividade industrial. Isso significa que a participação europeia é a maior entre os continentes quando se consideram os produtos industrializados.
“Feito na Europa”, em tradução livre. O continente europeu tem grande participação na exportação de produtos a nível global.
As atividades da indústria concentram-se na Europa Ocidental.
Em geral, são indústrias com grande emprego de tecnologia de ponta e mão de obra bastante qualificada. Há também uma preocupação ambiental muito forte, com indústrias e leis ligadas à proteção do meio ambiente. A legislação ambiental prevê altíssimas multas às indústrias que poluem ou causam danos ambientais, portanto as empresas acompanham essas demandas e buscam diminuir impactos ambientais por meio da produção de energia limpa, controle de emissão de poluentes e uso de tecnologias ligadas à informática, robótica e telecomunicação para gerar menores impactos ao meio ambiente.
Urbanização na Europa
Em 2017 a população da Europa era de 742 milhões de habitantes, e a densidade demográfica do continente era de aproximadamente 34 habitantes/km². Sua população encontra-se distribuída de maneira irregular, com as maiores concentrações de pessoas em regiões urbano-industriais, como na Alemanha, Itália, Reino Unido e França. Cerca de 75% da população do continente vive em cidades.
Em países como San Marino, Luxemburgo, Países Baixos e Mônaco, o índice de população habitando áreas urbanas supera os 90%. Os países que apresentam pouca taxa de urbanização, em torno de 40%, são Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslováquia, Moldávia, Montenegro e Romênia.
A urbanização europeia ganhou impulso a partir de 1750 com a Revolução Industrial, fato que se explica devido às cidades concentrarem a geração de emprego e renda da maior parte da população economicamente ativa (PEA), que estava empregada até então na indústria. Esse crescimento ocorreu até meados do século XX, quando a população urbana começou a declinar, e estabilizou-se entre 1990 e 2005.
Atividades econômicas europeias / Agricultura na Europa
O continente europeu é um dos mais produtivos e dinâmicos do mundo, é altamente industrializado e emprega bastante tecnologia no campo para o desenvolvimento da agricultura e pecuária.
O espaço agrário europeu caracteriza-se por pequenas e médias propriedades, as quais utilizam maquinário agrícola sofisticado, seleção de sementes e sistemas de irrigação, o que garante alta produtividade. Apesar de possuir um clima frio no norte, a produção agrícola europeia é significativa, destacando-se produtos como beterraba, batata, cereais e madeira. No Sul destaca-se a produção de tomates, azeitonas e frutas (uva, limão, cidra, tangerina e laranja).
Vinhedos na Áustria – Europa
pecuária também ocorre com equipamentos e técnicas modernas e com rigoroso controle de qualidade. Os países do Oeste Europeu destacam-se na produção de bovinos, suínos, ovinos e aves.
A produção da carne não é suficiente para atender ao mercado interno, sendo necessária a importação de produtos de outros países, como Brasil e Argentina.
Produção de carne e leite na Holanda.
Indústria na Europa
A atividade industrial na Europa está concentrada na Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos. Esses países concentram indústrias de base (petroquímicas e metalúrgicas), de bens de consumo (automobilísticas, farmacêuticas, têxteis e alimentos) e de ponta, com emprego de alta tecnologia (informática, biotecnologia, telecomunicações e robótica.)
Produção industrial de azeite na Itália
Questão ambiental na Europa
As questões ambientais na Europa, desde a virada do século, tornaram-se agenda para vários países, com planos de metas e ações práticas. Dentre essas ações, podemos destacar a diminuição da emissão de gases tóxicos na atmosfera, que está sendo feita por meio de leis e projetos ambientais com grupos industriais, uso cada vez menor de combustíveis fósseis, diminuição do desmatamento e incentivo ao reflorestamento.
Para diminuir o uso dos combustíveis fósseis, estão sendo realizadas substituições de modais de energia considerados “sujos” pelas chamadas energias renováveis Há reflexo disso até mesmo na indústria, com a criação de automóveis elétricos e produção com energia limpa pelas grandes empresas.
Um dos grandes desafios dos países é uma política eficiente de controle e descarte de resíduos sólidos. Existem poucas ações a nível global eficientes quando se trata de tal assunto. A reciclagem até agora é a mais eficiente, projeto que precisa ser visto e estudado por muitos países.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“ ÀS VEZES ALGUMAS TEMPESTADES SÃO NECESSÁRIAS PARA,
LIMPAR A NOSSA VISÃO SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA ! “
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º
Ano
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO
DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga
horária: 04 aulas
Semana
de 17 de agosto a 21 de agosto
TEMA:
A resistência indígena e negra durante a ditadura civil-militar
HABILIDADES:
(EF09HI21) Identificar e relacionar as demandas indígenas e quilombolas como forma
de contestação ao modelo desenvolvimentista da ditadura.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE
REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos
com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO
DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
ACESSE PELO CENTRO DE
MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES.
DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Aula 1 e 2 – Leia
o texto “ Resistência indígena e negra durante a ditadura civil-militar” disponível
no livro didático História sociedade & cidadania: 9º, página
206, e a matéria “O negro na ditadura militar”, Revista Raça, clicando no link https://revistaraca.com.br/o-negro-na-ditadura-militar/ acessado em13/08/2020.
Anote as palavras desconhecidas
e procure significado no dicionário.
Aula 3 e 4 – Responder às questões propostas:
1)
Qual
foi a ação dos militares contra os Waimiri-Atroari para construir a estrada que
liga Manaus a Boa Vista?
2)
A
Funai, Fundação nacional do índio foi criada com o objetivo de proteger os
povos indígenas. De acordo com o relato do documento ela cumpria esse papel ou
não? Justifique sua resposta.
3)
Qual
o nome do índio que faz o relato sobre o projeto do governo? A que povo ele faz
parte?
4)
Quando
nasceu o Movimento Negro Unificado?
5)
Qual
foi o fato que gerou a Manifestação dos negros culminando com a criação do MNU?
6)
Relacione
as pautas defendidas pelo Movimento Negro Unificado (MNU).
7)
De
acordo com o a matéria “O negro na ditadura militar”, autor deixa claro que discriminação
racial está na escrita da História. Localize a parte do texto que justifica
esse argumento.
8)
Qual
dos militantes negros tornou-se símbolo da luta e resistência contra a
repressão política?
9)
Quais
os argumentos utilizados pela ditadura civil-militar para acabar com o
Movimento Negro Unificado (UNU)?
10) Quando
a escravidão teve fim o governo tomou alguma medida para tornar o negro
cidadão?
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.:
Editora FTD, 2018. p. 206.
Revista Raça, disponível em : https://revistaraca.com.br/o-negro-na-ditadura-militar/ acessado em 13/08/2020.
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
17/08/2020 A 21/08/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, 9ºB E
9ºC
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: ATIVISMO
DURAÇÃO 6 AULAS
ORIENTAÇÃO DA
ATIVIDADE: Fazer as pesquisas dos
temas abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail
jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o
e-mail.
Ø O que é e o que faz um ativista?
Ø O que é um ativista denunciante?
Ø O que é um ativista feminista?
Ø O que é um ativista LGBT?
Ø O que é ativista ambiental?
Ø O que é consumidor ativista?
Ø O que é marca ativista?
Ø O que é funcionário ativista?
Ø O que é um ativista porta-voz?
Ø O que é mídia ativista?
Ø O que é um ativista racial?
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 17/08/2020 a 21/08/2020 (6 aulas)
3º BIMESTRE
Continuação caderno do aluno 2ºbimestre
Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nos temas :
Situação de aprendizagem 4
Atividade 1 – a importância dos gráficos
Atividade 2 – principais tipos de gráficos e suas
características
Atividade 3 – os diferentes tipos de gráficos
Atividade 4 – gráfico de setores ou gráfico circular
ATIVIDADE 5 – GRÁFICO DE LINHA
20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos
https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29
21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos
https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30
22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas
https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31
Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!
Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
E.E.
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA 9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: Mão na massa. |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Foco empatia e
determinação |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Faça
uma entrevista com as pessoas, que apoiam seu projeto de vida, indicando como
elas te apoiam de exemplo de como ocorre esses incentivos. OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs. |
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp. |
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS 02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 17
a 21/08/2020 |
11.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 17/08/2020 |
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º B/C
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 20/08 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é tecnologia da informação e comunicação?
Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS 2 aulas 9º A, B e C | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Atividade de Apreciação | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro | ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Essa semana, vocês farão uma pesquisa em livros, revistas, internet etc. de textos e imagens sobre artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e estrangeiros, e seu processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. | ||||
RECURSOS: Caderno para anotações e internet. | ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br | ||||
DATA 17/08 a 21/08 __ | ||||
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 17/08/2020 à 21/08/2020
Habilidades: Comparar as idéias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentados em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
Atividade: Assistir o vídeo ( o mesmo vídeo da aula anterior ) e responder as questões?
1 -Quando falamos em evolução, referimo-nos às mudanças que ocorreram nos organismos ao longo de milhares de anos. Existem diferentes teorias que explicam essas mudanças, como é o caso da teoria proposta por Lamarck. Para esse pesquisador, a evolução ocorre em razão da ação de duas leis:
a) Mutação e seleção natural.
b) Uso e desuso e caracteres adquiridos.
c) Ancestralidade comum e seleção natural.
d) Caracteres adquiridos e fluxo gênico.
e) Recombinação genética e uso e desuso.
2- Após estudar sobre evolução na escola, Michele resolveu explicar para sua mãe o motivo pelo qual algumas lagartas são verdes. Segundo a aluna, algumas lagartas são verdes porque essa cor favorece sua sobrevivência em folhas, uma vez que são mais dificilmente avistadas por predadores. A explicação de Michele obedece à teoria evolucionista proposta por:
a) Lamarck.
b) Mendel.
c) Darwin.
d) Crick.
e) Pasteur.
https://youtu.be/0D1NRusC-QU ( Link do vídeo).
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EE SALIM FARH MALUF PROFESSOR DONIZETI
PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO FUNDAMENTAL
II
TURMA : 9º ANO C
AULAS PREVISTAS : 02 |
3º BIMESTRE SEMANA 17
Á 21/08/2020 |
Conteúdos: Esportes |
Habilidades e Competências
Gerais: (EF09EF02) Praticar um ou mais
esportes de invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas. (EF09EF04) Identificar os
elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais, combinações táticas,
sistema de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como
diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: invasão e combate. |
Desenvolvimento: Atividade: pesquisas sobre o
tema “Esporte”, (histórico, principais
regras) exercícios do caderno do aluno ou questionário, caça-palavras,
cruzadinhas. Assistir vídeos no youtube ou
mesmo jogos pela televisão. Quem não tiver acesso a e-mail,
acessar o Google Classroom ou deverá apresentar as atividades no caderno
quando do retorno das aulas presenciais. Tempo para atividade: 45
minutos (cada aula) |
Recurso Caderno do Aluno; Livros;
App CMSP, Blog da Escola, Internet, Google Classroom, retirar na escola
atividades impressas para quem não tiver acesso a computador. |
Avaliação/Sistematização: Participação dos alunos na
entrega das atividades bem como sua participação no Centro de Mídias de São
Paulo. |
Devolução das Atividades
e-mail: doniz6@hotmail.com/ Google Classroom |
ATIVIDADE
DE GEOGRAFIA (17 a 21de agosto)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
GEOGRAFIA
TURMA:
9ºC
DURAÇÃO:
4 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADE
Após realizar a leitura do
tema abordado no texto da aula passada, responda as questões abaixo:
1) Como
ocorre o processo de formação e quais os principais tipos de combustíveis fósseis existentes?
2)
Explique o processo de formação
do Petróleo?
3) Quais
são os principais problemas ambientais causados pela queima de combustíveis
fósseis?
4) São exemplos de
fontes energéticas de origem fóssil:
a) carvão mineral, solar,
petróleo
b) eólica, petróleo, gás natural
c) hidrelétrica, gás natural,
nuclear
d) petróleo, carvão mineral, gás
natural
e) nuclear, carvão mineral,
petróleo
5) A
maior parte da energia usada hoje no planeta é proveniente da queima de
combustíveis fósseis. O protocolo de Kyoto, acordo internacional que inclui a redução
da emissão de CO2 e de outros gases, demonstra a grande preocupação atual
com o meio ambiente. O excesso de queima de combustíveis fósseis pode ter como
consequências:
(A)
maior produção de chuvas ácidas e aumento da camada de ozônio.
(B)
aumento do efeito estufa e dos níveis dos oceanos.
(C) maior
resfriamento global e aumento dos níveis dos oceanos.
(D)
destruição da camada de ozônio e diminuição do efeito estufa.
E) maior
resfriamento global e aumento da incidência de câncer de pele?
ATIVIDADE 3º BIMESTRE HISTÓRIA 9C
PROF. VANILDO
3 O cartaz abaixo está relacionado a um conteúdo
que estudamos no vídeo aula anterior. Analise a imagem e responda:
Que tipo de campanha ou propaganda está sendo feita com o cartaz? Como chegaram
a essa conclusão?
A
CONQUISTA DO VOTO FEMININO
Com o código eleitoral de 1932, elaborado para organizar
a eleição para a Assembleia Constituinte de 1933, as mulheres brasileiras
conquistaram o direito ao voto. Esse fato aqueceu as discussões em torno do
papel social da mulher, e um jornal pernambucano entrevistou algumas mulheres
para conhecer a opinião delas. Leia o trecho de um artigo que comenta as
opiniões dessas mulheres.
Para muitos, inclusive mulheres, as recentes conquistas
femininas na política, no direito, no trabalho, representavam uma ameaça. Mais
que uma possível e indesejada concorrência com o elemento masculino nos
domínios agora compartilhados, temiam que as novas ocupações as fizessem
desinteressar-se pelos assuntos domésticos. Temiam a desestruturação da
família, célula mater da sociedade, a desintegração do lar, a
desmoralização dos costumes, o abandono dos princípios éticos e religiosos
católicos. As próprias mulheres, porém, ao menos aquelas que participaram da
enquete de 1933, as mais e as menos empolgadas com a luta e as conquistas da
mulher, com o seu direito ao voto e participação na política, afirmavam
que as mudanças não significavam uma ruptura brusca e completa com o passado,
com a forma de organização da vida social e com os valores tradicionais que
nortearam suas existências até então. Não viam incompatibilidade entre ter uma
casa, marido e filhos e exercer a cidadania política, materializada pelo
exercício do voto livre, ou atuar profissionalmente fora do lar. Contestavam o
modo de pensar dos que se assustavam com as perspectivas de mudanças [...].
[...]
A mulher brasileira, portanto,
pertencente às camadas sociais mais favorecidas, deveria atuar no mundo moderno
capitalista acumulando uma dupla função: a de dona de casa e educadora dos
filhos e a de cidadã consciente de seus deveres e responsável pelo destino da
pátria. Conciliar razão e sentimento, colocar à disposição da coletividade a
intuição, dom natural atribuído ao sexo e do qual as mulheres não davam mostras
de quererem desvencilhar-se.
ARAÚJO, Rita de Cássia Barbosa de. O voto de saias: a Constituinte
de 1934 e a participação das mulheres na política. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, set./dez. 2003.
1 Identifique no texto os principais receios de parte da sociedade da
época em relação à participação feminina na política.
2 A
luta das mulheres por liberdade e igualdade tinha um adversário muito
mais difícil de ser vencido do que as instituições. Era a força da tradição.
a) Quais as funções sociais tradicionalmente
atribuídas às mulheres?
b) Segundo o texto, ao
conquistar o direito de voto, as mulheres brasileiras pretendiam romper com
todas as tradições da sociedade? Justifique.
3 A
principal reivindicação dos movimentos feministas, naquele período, era
a participação na vida pública do país.
Faça uma pesquisa na internet, buscando páginas de entidades que lutam
pelos direitos das mulheres, e responda: quais
as principais reivindicações do movimento feminista atualmente?
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda
aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei
o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda
quarta feira.
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
17/08/2020 A 21/08/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, 9ºB E
9ºC
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: ATIVISMO
DURAÇÃO 6 AULAS
ORIENTAÇÃO DA
ATIVIDADE: Fazer as pesquisas dos
temas abaixo e enviar em documento Word ou PDF da foto do caderno para o e-mail
jobiane.reis@hotmail.com, colocar número, nome, série e escola ao enviar o
e-mail.
Ø O que é e o que faz um ativista?
Ø O que é um ativista denunciante?
Ø O que é um ativista feminista?
Ø O que é um ativista LGBT?
Ø O que é ativista ambiental?
Ø O que é consumidor ativista?
Ø O que é marca ativista?
Ø O que é funcionário ativista?
Ø O que é um ativista porta-voz?
Ø O que é mídia ativista?
Ø O que é um ativista racial?
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 17/08/2020 a 21/08/2020 (6 aulas)
3º BIMESTRE
Continuação caderno do aluno 2ºbimestre
Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nos temas :
Situação de aprendizagem 4
Atividade 1 – a importância dos gráficos
Atividade 2 – principais tipos de gráficos e suas
características
Atividade 3 – os diferentes tipos de gráficos
Atividade 4 – gráfico de setores ou gráfico circular
ATIVIDADE 5 – GRÁFICO DE LINHA
20/07 - 9° ano EF - Matemática - Importância dos gráficos
https://www.youtube.com/watch?v=eZps7SIUOuc&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=29
21/07 - 9° ano EF - Matemática - Os diferentes tipos de gráficos
https://www.youtube.com/watch?v=1SDuLRAeRqk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=30
22/07 - 9° ano EF - Matemática - Explorando gráficos e tabelas
https://www.youtube.com/watch?v=sJBc_jXz0YE&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=31
Estou aguardando vocês para esclarecimentos de dúvidas !!!
Atenção assistam os vídeos realizem as atividades propostas entrem em contato comigo para eu explicar a próxima atividade que será realizada em outro formato ok
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 3 (17.08 à 21.08)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
7º Ano; 8º Ano; 9 Ano; 1º EM:
Meus queridos, essa semana será o momento de colocar em dia as atividades deixadas de serem feitas para serem entreguei via e-mail. Coloquem a data da atividade relacionada, assim fica mais fácil identificá-las.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º B/C
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 20/08 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é tecnologia da informação e comunicação?
Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário