terça-feira, 4 de agosto de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO
-----------------------------------------------------------------------------ELETIVAS / PROFº DENIS

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 3º Bim- Semana 1 (03.08 à 07.08)

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

            Para aquele que estavam triste com o fim da eletiva grana no bolso, não se preocupe por conta da pandemia terá continuidade as aulas, mesmo distante ficaremos próximos e sempre incentivando você para desenvolverem uma educação financeira com bases sólidas. Quero ouvir de vocês qual sua expectativa em relação à eletiva? Quais conhecimentos você acredita ser importantes par investir e viver do mercado?

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;           Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


ELETIVAS/PROFºJOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 03/08/2020 A 07/08/2020.

 

ELETIVA - ESPORTE E LAZER 8º ANO

PROFESSORA: JOBIANE REIS

 

v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

 

AULA 1 e 2

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o filme "Jogos Vorazes" para as atividades da próxima semana:

 

LINK : https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=eeQNpDAtQr0&feature=emb_logo

ELETIVAS/PROFºDAYANE

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Escolher uma atividade de lazer:

1.    Escrever música ou poesia

2.    Ler livro

3.    Jogos e games

4.    Esporte Individual

5.    Programas de TV

 

·         Atividade 2- Realizar a atividade escohida e enviar fotos (com autorização de imagem) ou relatos que comprovem que realizou a atividade;

 

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 14/08/2020

 

ELETIVAS/PROFºLUCILENE

                                                          ELETIVAS

                                                              E.E.SALIM FARAH MALUF

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva ( Alimentação Saudável)

Turma: 8ºD                                                  2 aulas semanais (90 minutos )

Tema: Mente consciente

Desenvolvimento:

Leia o texto a seguir e responda as questões.

 

                                   TEXTO: - AMANDA NO PAÍS DAS VITAMINAS   

Amanda era uma dessas meninas magricelas que viviam brigando por não quererem se alimentar direito. Não gostava de carnes, nem de frutas, nem de verduras.

Só comia baboseiras, dessas que são vendidas em saquinhos, cheias de corantes, conservantes e outros produtos químicos. Ela era muito inteligente, porém não estava indo bem nos estudos. Vivia com desânimo, dores nas pernas e, por vezes, não tinha sequer o ânimo de ficar em pé por muito tempo. Um certo dia, ela chegou da escola com um livro novo de Ciências e pôs-se ler. Mas adormeceu, ali mesmo, no sofá, e começou a sonhar. No sonho, ela foi até a geladeira procurar um lanche, quando, de repente, escorregou e caiu dentro da gaveta de frutas e verduras. Ela gritou bastante, até que caiu sobre uma enorme e macia folhagem verde.

-Ai! - Quem ousa desmanchar minha cabeleira? - perguntou nervoso um enorme pé de alface. - Meu Deus, quem está falando comigo?  -  Perguntou a menina assustada. Ora, como quem?  Você cai sobre minha cabeça bagunça todo meu penteado e ainda me ignora? - falou ainda mais zangado o repolhudo vegetal. Mas alfaces não falam !!! - disse espantada. Bem, vocês humanos é que não têm o hábito de nos escutar; no entanto, falamos com vocês o tempo todo! - disse a verdura bem mais calma. Parecia mais uma daquelas alucinações do tipo “Alice no país das maravilhas”.  A pobre  criança  já  nem  tinha  mais  certeza  se  estava  mesmo  sonhando ou se estava acordada.- Olha , seu ... seu Pé de alface, como eu faço para voltar lá pra cima ?Eu quero ir embora ! - disse quase chorando.- Basta apenas que dê um pulo bem alto e forte e você chegará num instante ! - Ora, mas como pular alto e forte?

A criaturinha vivia desanimada, sem forças, às vezes nem sequer conseguia parar em pé por muito tempo. É, seu Pé de alface, assim não vai ter jeito mesmo. O senhor não vê como estou fraquinha? - disse, desanimada. Mas isso foi escolha sua. Você nunca quis se alimentar direito e só vive comendo basteiradas. É nisso que dá! - respondeu-lhe a alface. Nisso, passou um limãozinho, correndo e gritando, achando-se atrasado. Más atrasadas para quê? Aonde você vai com tanta pressa? Me espera! - Amanda saiu correndo também. É, a pobrezinha estava mesmo fraca. Nem bem correu por alguns metros e já estava toda suada e com um cansaço terrível. Ora,  ora  !  Mas não é a Amanda, aquela menina que me detesta?  -Perguntou uma vistosa beterraba. Olha dona Beterraba, eu já estou me convencendo da importância de todos os bons alimentos, mas, por favor, me ajude a voltar lá para cima! – suplicou a menina.

 Amanda, só há um jeito de voltar. Você precisa recuperar suas forças com uma alimentação rica em proteínas, ferro e principalmente vitaminas – disse a beterraba. Vários são os componentes que possuímos e que irão lhe ajudar. Por isso é importante diversificarmos a alimentação. E, de preferência, devemos ser comidos crus - continuou. Eu, por exemplo, sou rica em ferro e vou protegê-la, junto com a couve, o espinafre e o fígado, contra a anemia - explicou.- Aquele  limãozinho  que  você  perseguia  é  rico  em  vitamina  C,  que  irá ajudá-la a vencer essa indisposição, dores nas pernas - falou com ares de sábia a beterraba. Amanda já ia saindo quando, de repente, o limão trombou com ela. Puxa, para que tanta pressa? - Ora, como para quê? Para ajudá-la, é claro! - exclamou a fruta.

Todo esse tempo corri para reunir um pouco de cada um de nós para alimentá-la e com isso recuperar lhe as forças para que você possa voltar lá para cima! E assim foi feito. Amanda comeu cada pedacinho de verdura e legume e bebeu cada gole de suco de fruta, como se nada mais gostoso existisse. Não precisou muito tempo pra que ela se fortalecesse. Despediu-se de todos os novos amigos e num salto só se pôs a caminho de seu lar. De repente, Amanda acordou aos pulos, com sua mãe lhe chamando para o jantar. A mãe da menina nunca havia visto Amanda alimentar-se tão bem. E, no prato, as verduras e legumes pareciam sorrir-lhe o tempo todo. 

 

A – Leia o texto e reflita sobre seus hábitos alimentares.

1) Destaque no texto quais eram os legumes que você não comeria?

2) Por que os hábitos alimentares da Amanda eram errados?

3) Com essa alimentação errada, Amanda já estava sentindo, no seu dia a dia, alguns sintomas. Quais?

4) No sonho de Amanda, ela teve contato com frutas e verduras. Com quem ela conversou?

5) Qual o conselho dado pela beterraba?

6) Depois de nossas aulas de eletivas construímos uma pirâmide alimentar e lá muito de vocês perceberam que a pirâmide se divide em categoria e que todos os alimentos são importantes para nossa saúde. Você estaria disposto a mudar seus hábitos alimentares para o bem de sua saúde? Reflita e responda.

Ao terminar de responder as questões você deverá enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto não esqueça de colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:50 as 10:35 horas da manhã via e-mail.

 

 8º A

ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

A Linguagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Neste bimestre vamos trabalhar a linguagem do teatro e vamos iniciar com alguns conceitos que você deve copiar no caderno.

A Linguagem Teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

  • Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).
  • Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.
  • Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

Estrutura dos Textos Teatrais

Os textos teatrais são constituídos por dois textos:

  • Texto Principal: que apresenta a fala das personagens (monólogo, diálogo, apartes).
  • Texto Secundário: que inclui o cenário, figurino e rubricas.

Quando produzidos, são divididos de maneira linear em:

  • Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  • Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  • Clímax: momento de maior tensão do drama.
  • Desfecho: desenlace da ação dramática.

Gêneros Teatrais

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

  • Tragédia
  • Comédia
  • Tragicomédia

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/08 a 07/08

 

__

 

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

                          Disciplina: Ciências físicas e biológicas

                         Turmas: 8ºA e 8ºB                                 4 aulas semanais (180 minutos )

Tema: Conhecendo melhor o nosso corpo.

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

Retorne ao conteúdo do livro didático e faça a leitura dos seguintes textos:

- O controle das funções do corpo;

-Glândulas: exócrinas e endócrinas;

-Sistema endócrino;

-Exemplo de atuação hormonal;

-A tireoide e o bócio;

-O pâncreas e o controle da glicose no sangue;

-Hormônios sexuais e mudanças na puberdade.

Após a leitura responda as 8 questões da página 157 do seu livro didático de ciências e enviá-las para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de duvidas é na quarta-feira da 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.

ED.FISICA/PROFº: Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

         ESPORTES PARALÍMPICOS

Aula I: Faça uma pesquisa sobre esportes paralímpicos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link abaixo:

https://diversa.org.br/estudos-de-caso/o-caso-de-educacao-fisica-inclusiva-brasil/

 

Após assistir ao vídeo, responda às questões:

 

1.      Qual escola você quer para todos?

 

2.      Qual é a diferença entre a “Educação Física Inclusiva” e a “Educação Física Adaptada”?

 

3.      Quais são as principais mudanças que podem ser feitas nas regras, materiais e espaços para que todos possam participar?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 03 á 07/08/2020

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 03 a 07 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura e compreensão do texto que, possibilite identificar recursos minerais utilizados no cotidiano. ( Somente leitura ).

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou iconografias, os diferentes recursos minerais utilizados no cotidiano.

GEOGRAFIA : A crise ambiental –  A apropriação desigual dos recursos minerais. 

 

Recursos minerais são substâncias naturais inorgânicas que foram descobertas a partir do século XVII quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais.
Os recursos minerais podem ser:
Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.
Não-metálicos: Como cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.
As indústrias de transformação mineral ocupam um importante papel na economia brasileira. O ferro, por exemplo, é o principal minério em se tratando de exportação, e no ranking geral de exportações só perde para a soja, sendo o segundo mais exportado.
Apesar de seu importante auxílio na economia brasileira, a exploração mineral causa um grande risco ambiental e social, pois resulta num processo de desmatamento, destruição e contaminação de ecossistemas, além de agredir a sociedade com invasões em áreas indígenas, terras particulares e exploração ao trabalhador.

Observando a nossa escola, a partir da sala de aula encontraremos os minerais assim divididos: PISO, tem como matéria prima a Cerâmica e os prováveis recursos são: Argilas, Feldspato e Sílica; No FORRO E PISO encontraremos como Matéria Prima o: Calcário, Argila e Gipsita; No TELHADO temos as seguintes Matérias Primas Isolantes e Metal Leve não Ferroso como: ISOLANTES: Amianto e a Mica e o  LEVE: Alumínio; NAS CARTEIRAS: Ferroligas que são: Ferro e o vegetal Madeira; QUADRO DE GIZ, temos de Madeira e Pigmentos como o Ocre, e os de Cimento com Pigmentos também; OS CADERNOS são de Celulose da polpa da madeira e talco que é um mineral do grupo das cerâmicas; BORRACHAS, no gral são de Látex extraído da árvore Seringueira e Sílica, quanto mais, mais áspera; As CANETAS, no geral, um tubo de plástico que vem do mineral não metálico, o Petróleo, a tinta que vem do grupo dos Pigmentos e a ponta, no geral metálica que vem dos grupo das Ferroligas e o LAPIS, no geral de Madeira e o Grafite misturado com Argila. A dureza do lápis é determinada pela quantidade de Argila misturada no Grafite.

 

Esta atividade é, somente de leitura, não é preciso enviar respostas.

 

Registre no caderno, com tema e data .

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 “ SE VOCÊ NÃO LUTAR POR ALGUMA COISA, SERÁ VENCIDO POR QUALQUER COISA ! “

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de agosto a 07 de agosto

 

 

 TEMA: Revolta dos Malês (1835): Bahia

 

HABILIDADES: ((EF08HI28*) Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente.

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 - Assista o vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

      Aula 2, 3  e 4 - Leia o texto “Revolta dos Malês (1835) Bahia, História sociedade & 

      cidadania:   8º ano, páginas 164 e 165, e responda as perguntas a), b) e c) propostas     

      abaixo em dialogando.

 

 

       - Responda às 7 perguntas propostas sobre o vídeo.

 

       

 


 

               Perguntas sobre o vídeo:

1)    Quantas pessoas moravam em Salvador e qual era a porcentagem de negros?

2)    Quais os países fazem parte da região dos nagôs?

3)    Os Malês eram alfabetizados?

4)    O que é o Ramadã?

5)    Qual o nome do líder muçulmano liberto pelos Malês?

6)    Quem foi Luisa Mahin?

7)    Qual foi o desfecho da revolta?

            

    

  Fontes:    

Vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 164 – 165.

INGLÊS/PROFº: Mônica

Prof.ª Monica – Inglês  - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 03/08/20 a 07/08/20

TEMA DA AULA: Verbos no Modo Imperativo em Inglês

 

CONTEÚDO: Verbos e substantivos

 

Orientação da atividade

Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula:

 

Mas afinal, o que é imperativo? Na aula passada eu passei alguns exemplos de quando usamos o verbo no modo imperativo em inglês. Anote em seu caderno mais essa explicação:

 

- Sabe quando você precisa fazer um pedido, dar uma sugestão, um conselho, uma orientação ou até uma ordem para alguém? Então, nesses casos é que vamos usar o que chamamos de imperativo. O que o torna bem simples de usar é o fato de que nós não precisamos fazer alterações para usarmos no plural. Por exemplo, usamos o imperativo do mesmo jeito para falarmos com uma ou com várias pessoas.

É muito simples: tudo o que você precisa fazer é falar o verbo em inglês sem o 

 

2ª aula:

1)Copie os exemplos em seu caderno, depois pratique a pronúncia das frases com alguém de sua família.

 

Go fast! – 

Come here. – 

Fill in the blanks. – 

Listen carefully. –

Sit down. –

Close the door. –

Look! –

Be careful. – 

Complete the sentences. – 

Clean up your bedroom. – 

Help me! –

Stop doing this. – 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO DE 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Continuação da "5ª Atividade"  do 2º Bimestre da semana 20 a 24 de Julho.

 

Os exercícios deste conteúdo será referente à vídeoaula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Atividades

1.      Acolhimento:

Qual é o nível de amor pela gramática?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Releia o anúncio publicitário na vídeoaula (6:45) e responda:

 

a)       O que iluminará o planeta?

 

b)      O que a educação ambiental fará?

 

c)       A educação ambiental iluminará o quê?

 

            Explicando...

            Veja as explicações dos termos essenciais da oração e termos integrantes da oração na vídeoaula a partir do 11:40 e faça a leitura do texto explicativo da 5ª atividades do 2º bimestre.

3.       Em qual das orações abaixo temos um VERBO TRANSITIVO INDIRETO? (29:30)

 

a)      Júlia sempre obedece ao seu pai.

b)      Lucas pintou o cabelo de azul.

 

4.      Leia as orações abaixo e assinale no quadro os complementos verbais de cada uma, classificando-os como objeto direto ou objeto indireto. (31:40)

 

a)      O Ministério da Educação elaborou em 1997 uma nova proposta curricular conhecida como Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

b)      [...] a educação ambiental integra questões socioambientais [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

c)      Essa harmonia, por sua vez, depende da instauração de valores includentes e construtivos.

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

d)     A educação ambiental iluminará o planeta!

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

 

Fixação (37:15)

 

·         O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração;

·         Existem verbos transitivos e eles precisam de outros termos que complementem seu sentido;

·         Alguns destes verbos exigem complemento introduzido por preposição;

·         O objeto direto é o complemento verbal sem preposição; Já o objeto indireto é o complemento do verbo e apresenta preposição.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/08 a 07/08 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:  Valor numérico de Expressões Algébricas- Estudo e Características de Monômios e operações com Monômios.

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de monômio, anotar a diferença entre coeficiente e parte literal. Pesquisar sobre as operações com monômios e descrever as principais características de cada operação.

Pesquisar o que ao monômios semelhantes e anotar no caderno.

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e estão diretamente voltadas aos objetivo da aula.

https://youtu.be/yw4buv1-1cM        https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik

 

Exercícios

 

1-Dados os monômios a seguir, Identifique qual é o coeficiente e qual é a parte literal.

a)    3M

b)    -16x²Y

c)    – ab

d)    25x²

e)    -11xz

 

 

2-Faça o agrupamento, separando os monômios semelhantes, em seguida resolva as operações:

 

a) 3ax + 5bx – 12 ax – 15 bx + 4x =

b) 15y – 4z + 3x + 12y – 20z =

c) 24aw + 6x – 12aw – 6x =

3- resolva as multiplicações e divisões de Monômios:

a)     (25x²) . (-3x)

b)    (-2ab²) . (- 6ab)

c)     (55n) . (2n³)

d)    (-35a²b³) : ( 7ab²)

e)     (-128a³) : ( -4a³)                    

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 10/08/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 1 03.08 à 07.08

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano:  

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC.E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 03/08/2020 a 07/08/2020

8º ano: A, B & C

INICIANDO O 3º BIMESTRE

Finalizando o caderno do aluno Tecnologia e Inovação

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

          PÁGINA 68

                               ATIVIDADE 9 – PROGRAME

 


A proposta dessa atividade seria desenvolver um jogo de tabuleiro em grupo ,mas como sabemos ,que não será possível ,mas peçam ajuda a seus familiares que moram com você ok !

 

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------
8º B
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

A Linguagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Neste bimestre vamos trabalhar a linguagem do teatro e vamos iniciar com alguns conceitos que você deve copiar no caderno.

A Linguagem Teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

  • Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).
  • Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.
  • Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

Estrutura dos Textos Teatrais

Os textos teatrais são constituídos por dois textos:

  • Texto Principal: que apresenta a fala das personagens (monólogo, diálogo, apartes).
  • Texto Secundário: que inclui o cenário, figurino e rubricas.

Quando produzidos, são divididos de maneira linear em:

  • Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  • Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  • Clímax: momento de maior tensão do drama.
  • Desfecho: desenlace da ação dramática.

Gêneros Teatrais

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

  • Tragédia
  • Comédia
  • Tragicomédia

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/08 a 07/08

 

__

 

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

                          Disciplina: Ciências físicas e biológicas

                         Turmas: 8ºA e 8ºB                                 4 aulas semanais (180 minutos )

Tema: Conhecendo melhor o nosso corpo.

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

Retorne ao conteúdo do livro didático e faça a leitura dos seguintes textos:

- O controle das funções do corpo;

-Glândulas: exócrinas e endócrinas;

-Sistema endócrino;

-Exemplo de atuação hormonal;

-A tireoide e o bócio;

-O pâncreas e o controle da glicose no sangue;

-Hormônios sexuais e mudanças na puberdade.

Após a leitura responda as 8 questões da página 157 do seu livro didático de ciências e enviá-las para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de duvidas é na quarta-feira da 08:00 as 08:45 horas da manhã via e-mail.

ED.FISICA/PROFº: Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

         ESPORTES PARALÍMPICOS

Aula I: Faça uma pesquisa sobre esportes paralímpicos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link abaixo:

https://diversa.org.br/estudos-de-caso/o-caso-de-educacao-fisica-inclusiva-brasil/

 

Após assistir ao vídeo, responda às questões:

 

1.      Qual escola você quer para todos?

 

2.      Qual é a diferença entre a “Educação Física Inclusiva” e a “Educação Física Adaptada”?

 

3.      Quais são as principais mudanças que podem ser feitas nas regras, materiais e espaços para que todos possam participar?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 03 á 07/08/2020

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 03 a 07 do 08 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura e compreensão do texto que, possibilite identificar recursos minerais utilizados no cotidiano. ( Somente leitura ).

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou iconografias, os diferentes recursos minerais utilizados no cotidiano.

GEOGRAFIA : A crise ambiental –  A apropriação desigual dos recursos minerais. 

 

Recursos minerais são substâncias naturais inorgânicas que foram descobertas a partir do século XVII quando os colonizadores encontraram ouro em Minas Gerais.
Os recursos minerais podem ser:
Metálicos: Como ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.
Não-metálicos: Como cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.
As indústrias de transformação mineral ocupam um importante papel na economia brasileira. O ferro, por exemplo, é o principal minério em se tratando de exportação, e no ranking geral de exportações só perde para a soja, sendo o segundo mais exportado.
Apesar de seu importante auxílio na economia brasileira, a exploração mineral causa um grande risco ambiental e social, pois resulta num processo de desmatamento, destruição e contaminação de ecossistemas, além de agredir a sociedade com invasões em áreas indígenas, terras particulares e exploração ao trabalhador.

Observando a nossa escola, a partir da sala de aula encontraremos os minerais assim divididos: PISO, tem como matéria prima a Cerâmica e os prováveis recursos são: Argilas, Feldspato e Sílica; No FORRO E PISO encontraremos como Matéria Prima o: Calcário, Argila e Gipsita; No TELHADO temos as seguintes Matérias Primas Isolantes e Metal Leve não Ferroso como: ISOLANTES: Amianto e a Mica e o  LEVE: Alumínio; NAS CARTEIRAS: Ferroligas que são: Ferro e o vegetal Madeira; QUADRO DE GIZ, temos de Madeira e Pigmentos como o Ocre, e os de Cimento com Pigmentos também; OS CADERNOS são de Celulose da polpa da madeira e talco que é um mineral do grupo das cerâmicas; BORRACHAS, no gral são de Látex extraído da árvore Seringueira e Sílica, quanto mais, mais áspera; As CANETAS, no geral, um tubo de plástico que vem do mineral não metálico, o Petróleo, a tinta que vem do grupo dos Pigmentos e a ponta, no geral metálica que vem dos grupo das Ferroligas e o LAPIS, no geral de Madeira e o Grafite misturado com Argila. A dureza do lápis é determinada pela quantidade de Argila misturada no Grafite.

 

Esta atividade é, somente de leitura, não é preciso enviar respostas.

 

Registre no caderno, com tema e data .

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 “ SE VOCÊ NÃO LUTAR POR ALGUMA COISA, SERÁ VENCIDO POR QUALQUER COISA ! “

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de agosto a 07 de agosto

 

 

 TEMA: Revolta dos Malês (1835): Bahia

 

HABILIDADES: ((EF08HI28*) Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente.

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 - Assista o vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

      Aula 2, 3  e 4 – Leia o texto “Revolta dos Malês (1835) Bahia, História sociedade & 

      cidadania:   8º ano, páginas 164 e 165, e responda as perguntas a), b) e c) propostas     

      abaixo em dialogando.

 

 

       - Responda às 7 perguntas propostas sobre o vídeo.

 

       

 


 

               Perguntas sobre o vídeo:

1)    Quantas pessoas moravam em Salvador e qual era a porcentagem de negros?

2)    Quais os países fazem parte da região dos nagôs?

3)    Os Malês eram alfabetizados?

4)    O que é o Ramadã?

5)    Qual o nome do líder muçulmano liberto pelos Malês?

6)    Quem foi Luisa Mahin?

7)    Qual foi o desfecho da revolta?

            

    

  Fontes:    

Vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 164 – 165

INGLÊS/PROFº: Mônica

Prof.ª Monica – Inglês  - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 03/08/20 a 07/08/20

TEMA DA AULA: Verbos no Modo Imperativo em Inglês

 

CONTEÚDO: Verbos e substantivos

 

Orientação da atividade

Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula:

 

Mas afinal, o que é imperativo? Na aula passada eu passei alguns exemplos de quando usamos o verbo no modo imperativo em inglês. Anote em seu caderno mais essa explicação:

 

- Sabe quando você precisa fazer um pedido, dar uma sugestão, um conselho, uma orientação ou até uma ordem para alguém? Então, nesses casos é que vamos usar o que chamamos de imperativo. O que o torna bem simples de usar é o fato de que nós não precisamos fazer alterações para usarmos no plural. Por exemplo, usamos o imperativo do mesmo jeito para falarmos com uma ou com várias pessoas.

É muito simples: tudo o que você precisa fazer é falar o verbo em inglês sem o 

 

2ª aula:

1)Copie os exemplos em seu caderno, depois pratique a pronúncia das frases com alguém de sua família.

 

Go fast! – 

Come here. – 

Fill in the blanks. – 

Listen carefully. –

Sit down. –

Close the door. –

Look! –

Be careful. – 

Complete the sentences. – 

Clean up your bedroom. – 

Help me! –

Stop doing this. – 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO DE 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Continuação da "5ª Atividade"  do 2º Bimestre da semana 20 a 24 de Julho.

 

Os exercícios deste conteúdo será referente à vídeoaula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Atividades

1.      Acolhimento:

Qual é o nível de amor pela gramática?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Releia o anúncio publicitário na vídeoaula (6:45) e responda:

 

a)       O que iluminará o planeta?

 

b)      O que a educação ambiental fará?

 

c)       A educação ambiental iluminará o quê?

 

            Explicando...

            Veja as explicações dos termos essenciais da oração e termos integrantes da oração na vídeoaula a partir do 11:40 e faça a leitura do texto explicativo da 5ª atividades do 2º bimestre.

3.       Em qual das orações abaixo temos um VERBO TRANSITIVO INDIRETO? (29:30)

 

a)      Júlia sempre obedece ao seu pai.

b)      Lucas pintou o cabelo de azul.

 

4.      Leia as orações abaixo e assinale no quadro os complementos verbais de cada uma, classificando-os como objeto direto ou objeto indireto. (31:40)

 

a)      O Ministério da Educação elaborou em 1997 uma nova proposta curricular conhecida como Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

b)      [...] a educação ambiental integra questões socioambientais [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

c)      Essa harmonia, por sua vez, depende da instauração de valores includentes e construtivos.

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

d)     A educação ambiental iluminará o planeta!

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

 

Fixação (37:15)

 

·         O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração;

·         Existem verbos transitivos e eles precisam de outros termos que complementem seu sentido;

·         Alguns destes verbos exigem complemento introduzido por preposição;

·         O objeto direto é o complemento verbal sem preposição; Já o objeto indireto é o complemento do verbo e apresenta preposição.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/08 a 07/08 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:  Valor numérico de Expressões Algébricas- Estudo e Características de Monômios e operações com Monômios.

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de monômio, anotar a diferença entre coeficiente e parte literal. Pesquisar sobre as operações com monômios e descrever as principais características de cada operação.

Pesquisar o que ao monômios semelhantes e anotar no caderno.

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e estão diretamente voltadas aos objetivo da aula.

https://youtu.be/yw4buv1-1cM        https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik

 

Exercícios

 

1-Dados os monômios a seguir, Identifique qual é o coeficiente e qual é a parte literal.

a)    3M

b)    -16x²Y

c)    – ab

d)    25x²

e)    -11xz

 

 

2-Faça o agrupamento, separando os monômios semelhantes, em seguida resolva as operações:

 

a) 3ax + 5bx – 12 ax – 15 bx + 4x =

b) 15y – 4z + 3x + 12y – 20z =

c) 24aw + 6x – 12aw – 6x =

3- resolva as multiplicações e divisões de Monômios:

a)     (25x²) . (-3x)

b)    (-2ab²) . (- 6ab)

c)     (55n) . (2n³)

d)    (-35a²b³) : ( 7ab²)

e)     (-128a³) : ( -4a³)                    

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 10/08/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 1 03.08 à 07.08

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano:  

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 03/08/2020 a 07/08/2020

8º ano: A, B & C

INICIANDO O 3º BIMESTRE

Finalizando o caderno do aluno Tecnologia e Inovação

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

          PÁGINA 68

                               ATIVIDADE 9 – PROGRAME

 


A proposta dessa atividade seria desenvolver um jogo de tabuleiro em grupo ,mas como sabemos ,que não será possível ,mas peçam ajuda a seus familiares que moram com você ok !

 

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

 


-----------------------------------------------------------------------------------
8º C
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

A Linguagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Neste bimestre vamos trabalhar a linguagem do teatro e vamos iniciar com alguns conceitos que você deve copiar no caderno.

A Linguagem Teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

  • Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).
  • Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.
  • Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

Estrutura dos Textos Teatrais

Os textos teatrais são constituídos por dois textos:

  • Texto Principal: que apresenta a fala das personagens (monólogo, diálogo, apartes).
  • Texto Secundário: que inclui o cenário, figurino e rubricas.

Quando produzidos, são divididos de maneira linear em:

  • Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  • Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  • Clímax: momento de maior tensão do drama.
  • Desfecho: desenlace da ação dramática.

Gêneros Teatrais

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

  • Tragédia
  • Comédia
  • Tragicomédia

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/08 a 07/08

 

__

 

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

 

Período: 03/08/2020 à 07/08/2020

Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Atividade: assistir o vídeo aula e responder as questões:

https://youtu.be/3BFovRk3CR0 

1)    Cite três métodos contraceptivos eficazes:

 

2)    Cite três métodos contraceptivos não eficazes:

 

 

 Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFº: Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

         ESPORTES PARALÍMPICOS

Aula I: Faça uma pesquisa sobre esportes paralímpicos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Assista ao vídeo através do link abaixo:

https://diversa.org.br/estudos-de-caso/o-caso-de-educacao-fisica-inclusiva-brasil/

 

Após assistir ao vídeo, responda às questões:

 

1.      Qual escola você quer para todos?

 

2.      Qual é a diferença entre a “Educação Física Inclusiva” e a “Educação Física Adaptada”?

 

3.      Quais são as principais mudanças que podem ser feitas nas regras, materiais e espaços para que todos possam participar?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias SP, Google e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

DATA: 03 á 07/08/2020


GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

Atividade de Geografia 3ºbimestre                 Prof. Vanildo             turma 8C, 8D  

      Compare os mapas esquemáticos (croquis) abaixo, um representando as linhas do metrô da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e o outro representando o metrô de São Paulo. Em seguida, responda às questões.



Questão  1

Comparando os dois croquis e considerando a população residente em cada cidade, isto é, 12 milhões de pessoas em São Paulo e 8 milhões em Nova York (dados de 2017), é possível afirmar que ambas apresentam uma rede metroviária adequada?  Justifique

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão  2

A cidade que possui mais pessoas supera em quantos, o numero de habitantes da cidade menos populosa?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 3

Qual é adição da população das duas cidades?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de agosto a 07 de agosto

 

 

 TEMA: Revolta dos Malês (1835): Bahia

 

HABILIDADES: ((EF08HI28*) Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente.

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 - Assista o vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

      Aula 2, 3  e 4 – Leia o texto “Revolta dos Malês (1835) Bahia, História sociedade & 

      cidadania:   8º ano, páginas 164 e 165, e responda as perguntas a), b) e c) propostas     

      abaixo em dialogando.

 

 

       - Responda às 7 perguntas propostas sobre o vídeo.

 

       

 


 

               Perguntas sobre o vídeo:

1)    Quantas pessoas moravam em Salvador e qual era a porcentagem de negros?

2)    Quais os países fazem parte da região dos nagôs?

3)    Os Malês eram alfabetizados?

4)    O que é o Ramadã?

5)    Qual o nome do líder muçulmano liberto pelos Malês?

6)    Quem foi Luisa Mahin?

7)    Qual foi o desfecho da revolta?

            

    

  Fontes:    

Vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 164 – 165

INGLÊS/PROFº: Mônica

Prof.ª Monica – Inglês  - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 03/08/20 a 07/08/20

TEMA DA AULA: Verbos no Modo Imperativo em Inglês

 

CONTEÚDO: Verbos e substantivos

 

Orientação da atividade

Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula:

 

Mas afinal, o que é imperativo? Na aula passada eu passei alguns exemplos de quando usamos o verbo no modo imperativo em inglês. Anote em seu caderno mais essa explicação:

 

- Sabe quando você precisa fazer um pedido, dar uma sugestão, um conselho, uma orientação ou até uma ordem para alguém? Então, nesses casos é que vamos usar o que chamamos de imperativo. O que o torna bem simples de usar é o fato de que nós não precisamos fazer alterações para usarmos no plural. Por exemplo, usamos o imperativo do mesmo jeito para falarmos com uma ou com várias pessoas.

É muito simples: tudo o que você precisa fazer é falar o verbo em inglês sem o 

 

2ª aula:

1)Copie os exemplos em seu caderno, depois pratique a pronúncia das frases com alguém de sua família.

 

Go fast! – 

Come here. – 

Fill in the blanks. – 

Listen carefully. –

Sit down. –

Close the door. –

Look! –

Be careful. – 

Complete the sentences. – 

Clean up your bedroom. – 

Help me! –

Stop doing this. – 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO DE 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Continuação da "5ª Atividade"  do 2º Bimestre da semana 20 a 24 de Julho.

 

Os exercícios deste conteúdo será referente à vídeoaula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Atividades

1.      Acolhimento:

Qual é o nível de amor pela gramática?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Releia o anúncio publicitário na vídeoaula (6:45) e responda:

 

a)       O que iluminará o planeta?

 

b)      O que a educação ambiental fará?

 

c)       A educação ambiental iluminará o quê?

 

            Explicando...

            Veja as explicações dos termos essenciais da oração e termos integrantes da oração na vídeoaula a partir do 11:40 e faça a leitura do texto explicativo da 5ª atividades do 2º bimestre.

3.       Em qual das orações abaixo temos um VERBO TRANSITIVO INDIRETO? (29:30)

 

a)      Júlia sempre obedece ao seu pai.

b)      Lucas pintou o cabelo de azul.

 

4.      Leia as orações abaixo e assinale no quadro os complementos verbais de cada uma, classificando-os como objeto direto ou objeto indireto. (31:40)

 

a)      O Ministério da Educação elaborou em 1997 uma nova proposta curricular conhecida como Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

b)      [...] a educação ambiental integra questões socioambientais [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

c)      Essa harmonia, por sua vez, depende da instauração de valores includentes e construtivos.

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

d)     A educação ambiental iluminará o planeta!

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

 

Fixação (37:15)

 

·         O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração;

·         Existem verbos transitivos e eles precisam de outros termos que complementem seu sentido;

·         Alguns destes verbos exigem complemento introduzido por preposição;

·         O objeto direto é o complemento verbal sem preposição; Já o objeto indireto é o complemento do verbo e apresenta preposição.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 03/08 a 07/08 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:  Valor numérico de Expressões Algébricas- Estudo e Características de Monômios e operações com Monômios.

                     

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de monômio, anotar a diferença entre coeficiente e parte literal. Pesquisar sobre as operações com monômios e descrever as principais características de cada operação.

Pesquisar o que ao monômios semelhantes e anotar no caderno.

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessas aulas, Foram  produzidas no centro de mídia (CMSP) e estão diretamente voltadas aos objetivo da aula.

https://youtu.be/yw4buv1-1cM        https://youtu.be/q9m0iAfx2Ik

 

Exercícios

 

1-Dados os monômios a seguir, Identifique qual é o coeficiente e qual é a parte literal.

a)    3M

b)    -16x²Y

c)    – ab

d)    25x²

e)    -11xz

 

 

2-Faça o agrupamento, separando os monômios semelhantes, em seguida resolva as operações:

 

a) 3ax + 5bx – 12 ax – 15 bx + 4x =

b) 15y – 4z + 3x + 12y – 20z =

c) 24aw + 6x – 12aw – 6x =

3- resolva as multiplicações e divisões de Monômios:

a)     (25x²) . (-3x)

b)    (-2ab²) . (- 6ab)

c)     (55n) . (2n³)

d)    (-35a²b³) : ( 7ab²)

e)     (-128a³) : ( -4a³)                    

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar em 10/08/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 1 03.08 à 07.08

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano:  

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Esta semana é o momento para você o descreverem suas expectativas para o 3º Bimestre fale sobre o que você espera e quais suas estratégias de aprendizado no seu Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 03/08/2020 a 07/08/2020

8º ano: A, B & C

INICIANDO O 3º BIMESTRE

Finalizando o caderno do aluno Tecnologia e Inovação

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

          PÁGINA 68

                               ATIVIDADE 9 – PROGRAME

 


A proposta dessa atividade seria desenvolver um jogo de tabuleiro em grupo ,mas como sabemos ,que não será possível ,mas peçam ajuda a seus familiares que moram com você ok !

 

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

 

-----------------------------------------------------------------------------------
8º D
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

A Linguagem Teatral

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição de manifestações cênicas

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Neste bimestre vamos trabalhar a linguagem do teatro e vamos iniciar com alguns conceitos que você deve copiar no caderno.

A Linguagem Teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Observe que em grande parte a linguagem teatral é dialógica, no entanto, quando encenada por somente um personagem é chamado de monólogo, donde expressa pensamentos e sentimentos da pessoa que está atuando.

Elementos da Linguagem Teatral

Os principais elementos que constituem os textos teatrais são:

  • Tempo: o tempo teatral é classificado em "tempo real" (que indica o da representação), "tempo dramático" (quando acontece os fatos narrados) e o "tempo da escrita" (indica quando foi produzida a obra).
  • Espaço: o chamado “espaço cênico” determina o local em que será apresentado a história. Já o “espaço dramático” corresponde ao local em que serão desenvolvidas as ações dos personagens.
  • Personagens: segundo a importância, os personagens dos textos teatrais são classificados em: personagens principais (protagonistas), personagens secundários e figurantes.

Estrutura dos Textos Teatrais

Os textos teatrais são constituídos por dois textos:

  • Texto Principal: que apresenta a fala das personagens (monólogo, diálogo, apartes).
  • Texto Secundário: que inclui o cenário, figurino e rubricas.

Quando produzidos, são divididos de maneira linear em:

  • Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  • Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  • Clímax: momento de maior tensão do drama.
  • Desfecho: desenlace da ação dramática.

Gêneros Teatrais

Os gêneros teatrais mais conhecidos são:

  • Tragédia
  • Comédia
  • Tragicomédia

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 03/08 a 07/08

 

__

 

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

 

Período: 03/08/2020 à 07/08/2020

Habilidades: Identificar e comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método adequado à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

 

Atividade: assistir o vídeo aula e responder as questões:

https://youtu.be/3BFovRk3CR0 

1)    Cite três métodos contraceptivos eficazes:

 

2)    Cite três métodos contraceptivos não eficazes:

 

 

 Observação: entregar no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br 


ED.FISICA/PROFº
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

Atividade de Geografia 3ºbimestre                 Prof. Vanildo             turma 8C, 8D  

      Compare os mapas esquemáticos (croquis) abaixo, um representando as linhas do metrô da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e o outro representando o metrô de São Paulo. Em seguida, responda às questões.



Questão  1

Comparando os dois croquis e considerando a população residente em cada cidade, isto é, 12 milhões de pessoas em São Paulo e 8 milhões em Nova York (dados de 2017), é possível afirmar que ambas apresentam uma rede metroviária adequada?  Justifique

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão  2

A cidade que possui mais pessoas supera em quantos, o numero de habitantes da cidade menos populosa?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 3

Qual é adição da população das duas cidades?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 03 de agosto a 07 de agosto

 

 

 TEMA: Revolta dos Malês (1835): Bahia

 

HABILIDADES: ((EF08HI28*) Identificar as características das revoltas negras no Brasil do século XIX, principalmente a Revolta dos Malês, e analisar os seus impactos na ordem escravocrata então vigente.

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 - Assista o vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

      Aula 2, 3  e 4 – Leia o texto “Revolta dos Malês (1835) Bahia, História sociedade & 

      cidadania:   8º ano, páginas 164 e 165, e responda as perguntas a), b) e c) propostas     

      abaixo em dialogando.

 

 

       - Responda às 7 perguntas propostas sobre o vídeo.

 

       

 


 

               Perguntas sobre o vídeo:

1)    Quantas pessoas moravam em Salvador e qual era a porcentagem de negros?

2)    Quais os países fazem parte da região dos nagôs?

3)    Os Malês eram alfabetizados?

4)    O que é o Ramadã?

5)    Qual o nome do líder muçulmano liberto pelos Malês?

6)    Quem foi Luisa Mahin?

7)    Qual foi o desfecho da revolta?

            

    

  Fontes:    

Vídeo “Os malês e resistência negra na Bahia” apresentado por

      Lilia Schwarcz disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RVRrIrvTNs4 >     

      Acessado em     30/07/2020.

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 10, p. 164 – 165

INGLÊS/PROFº: Mônica

Prof.ª Monica – Inglês  - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 03/08/20 a 07/08/20

TEMA DA AULA: Verbos no Modo Imperativo em Inglês

 

CONTEÚDO: Verbos e substantivos

 

Orientação da atividade

Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula:

 

Mas afinal, o que é imperativo? Na aula passada eu passei alguns exemplos de quando usamos o verbo no modo imperativo em inglês. Anote em seu caderno mais essa explicação:

 

- Sabe quando você precisa fazer um pedido, dar uma sugestão, um conselho, uma orientação ou até uma ordem para alguém? Então, nesses casos é que vamos usar o que chamamos de imperativo. O que o torna bem simples de usar é o fato de que nós não precisamos fazer alterações para usarmos no plural. Por exemplo, usamos o imperativo do mesmo jeito para falarmos com uma ou com várias pessoas.

É muito simples: tudo o que você precisa fazer é falar o verbo em inglês sem o 

 

2ª aula:

1)Copie os exemplos em seu caderno, depois pratique a pronúncia das frases com alguém de sua família.

 

Go fast! – 

Come here. – 

Fill in the blanks. – 

Listen carefully. –

Sit down. –

Close the door. –

Look! –

Be careful. – 

Complete the sentences. – 

Clean up your bedroom. – 

Help me! –

Stop doing this. – 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 03 A 07 DE AGOSTO DE 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Continuação da "5ª Atividade"  do 2º Bimestre da semana 20 a 24 de Julho.

 

Os exercícios deste conteúdo será referente à vídeoaula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Atividades

1.      Acolhimento:

Qual é o nível de amor pela gramática?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      Releia o anúncio publicitário na vídeoaula (6:45) e responda:

 

a)       O que iluminará o planeta?

 

b)      O que a educação ambiental fará?

 

c)       A educação ambiental iluminará o quê?

 

            Explicando...

            Veja as explicações dos termos essenciais da oração e termos integrantes da oração na vídeoaula a partir do 11:40 e faça a leitura do texto explicativo da 5ª atividades do 2º bimestre.

3.       Em qual das orações abaixo temos um VERBO TRANSITIVO INDIRETO? (29:30)

 

a)      Júlia sempre obedece ao seu pai.

b)      Lucas pintou o cabelo de azul.

 

4.      Leia as orações abaixo e assinale no quadro os complementos verbais de cada uma, classificando-os como objeto direto ou objeto indireto. (31:40)

 

a)      O Ministério da Educação elaborou em 1997 uma nova proposta curricular conhecida como Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

b)      [...] a educação ambiental integra questões socioambientais [...]

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

c)      Essa harmonia, por sua vez, depende da instauração de valores includentes e construtivos.

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

d)     A educação ambiental iluminará o planeta!

 

Objeto Direto __________________________________________________

 

Objeto Indireto _________________________________________________

 

 

Fixação (37:15)

 

·         O sujeito e o predicado são os termos essenciais da oração;

·         Existem verbos transitivos e eles precisam de outros termos que complementem seu sentido;

·         Alguns destes verbos exigem complemento introduzido por preposição;

·         O objeto direto é o complemento verbal sem preposição; Já o objeto indireto é o complemento do verbo e apresenta preposição.

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 03/08/2020 / a 07/08/2020 (6 aulas)

 

INICIANDO O 3º BIMESTRE

 

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

 

 

 

Caros ,alunos ainda não terminamos os temas propostos para o 2º bimestre vamos dar continuidade nas :

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – AMPLIANDO O CONHECIMENTO SOBRE SEQUÊNCIAS

  Nesta situação de aprendizagem, o estudo terá
como foco as sequências numéricas ou figurais recursivas e não recursivas.
vamos lá

Assista as vídeo aulas ,onde o tema abordado  sequências numéricas ou figuras recursivas e não recursiva

       16/06 - 8º ano EF - Matemática - Sequência recursiva e não recursiva: Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=rOTmsgkQhWs&list=PLSP3TdMpLABupVvJVG8HqqmHv-hXjcgfV&index=81&t=0s

           17/06 - 8º ano EF - Matemática - Sequência recursiva e não recursiva: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=ema_tSEKvi8&list=PLSP3TdMpLABupVvJVG8HqqmHv-hXjcgfV&index=84

         22/06 - 8º ano EF - Matemática - Sequência recursiva e não recursiva: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=cBTEvgRB2WE&list=PLSP3TdMpLABupVvJVG8HqqmHv-hXjcgfV&index=92

Agora que você assistiu as aulas resolva as atividades das páginas 65 a 67

Possíveis dúvidas me chamem em nosso grupo do WhatsApp !

PROJETO DE VIDA/PROFºROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.    TURMA

 

8° ANO - D

3.    DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

4.    CONTEÚDOS:

Que bem posso fazer hoje para o meio ambiente?

5.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Foco e responsabilidade.

6.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Reflita sobre qual maneira você pode contribuir para o meio ambiente?

2-    O que o meio ambiente representa para você?

3-    Qual é a importância do meio ambiente?

4-    O que você acha da coleta seletiva?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

7.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

8.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

03/08/2020 a 07/08/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane

12.  VALIDADO EM:

   03/08/2020

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFº DENIS

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 1  03.08 à 07.08

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Esta semana é o momento para planejar o 3º Bimestre relate para o professor por e-mail o que quais suas expectativas, assim como, estratégias para estudo da disciplina de tecnologia.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Nenhum comentário:

Postar um comentário