ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO
Segunda-feira, 17/08/2020.
Leitura inicial: Livro Abraço Apertado. Escritor: Celso Sizto
Português
Sequência didática, pontuação.
Atividade 1 – Fragmentação do
texto em frases e parágrafos. Páginas 133, volume 2 - Ler e escrever, caderno
do aluno.
Leitura do trecho da fábula “o
Rato da cidade e o rato do campo” observando o que há de estranho.
Atividade 2 – Leitura e reflexão
sobre usos de sinais pontuação. Texto “Joãozinho-sem-medo”
Páginas 134, 135. Ler e escrever
caderno do aluno. Volume 2.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade:
EF35LP07 EF04LP05A EF04LP05B
Matemática
Atividade: 16.3, Atividade propõe
ao aluno analisar um desenho em malha quadriculada para indicar espaços
organizados par grupos de crianças de diferentes anos que participarão de um
mostra cultural em uma escola.
Atividade: 16.4 e 16.5 Atividade
propõe ao aluno a situação de movimentação em que será necessário dar
instruções as pessoas para chegar ao local destinado. E a observação do mapa da
cidade de São Paulo em que está localizado o MASP e que auxiliem dois amigos,
que não conhecem a região, a chegarem ao endereço do museu a partir de suas
localizações.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade:
Terça- feira, 18/08/2020.
Leitura inicia: Palavras,
palavrinhas e palavrões. Escritora: Ana
Maria Machado.
Projeto didático
Etapa 1 – apresentação do
projeto.
Atividade 1- Conversa com os
alunos, Após a apresentação do jornal, preencha o quadro da página 173. Caderno
do aluno ler e escrever, Volume 2.
Etapa 2 Conhecendo a estrutura do
telejornal.
Atividade 2A- conhecendo a
estrutura organizacional do telejornal. Página 174. Caderno do aluno ler e
escrever. Volume 2.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade: EF04LP14
Matemática
EMAI
Sequência 17.1 - A atividade tem
por objetivo determinar o número desconhecido, que torna verdadeira uma
igualdade, envolve as operações de adição e subtração com números naturais.
Sequência 17.2 - Sequência Esta
atividade tem por objetivo propor que as crianças reflitam sobre problemas do
Campo Multiplicativo, em que o foco é a comparação de quantidades e que, para
resolvê-los, por meio do cálculo mental, pode-se utilizar a multiplicação e a
divisão de números naturais. Serão apresentadas várias situações-problema,
envolvendo ideias do Campo Multiplicativo.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade: EF04MAMA15 EF04MA06B
EF04MA09A EF04MA09B
Quarta-feira, 19/08/2020.
Leitura inicial: Poesias para crianças amizade, Escritora: Ângela Finzetto
Português
Sequência didática: pontuação.
Atividade 3- Pontuar um texto (em
que a pontuação dos diálogos foi omitida).
E copiar em seu caderno não esquecendo de inserir os sinais de pontuação
e as letras maiúsculas sempre que necessário. Atividade individual. Página 136,
Caderno do aluno ler e escrever, Volume 2.
Atividade 4- Reflexão sobre o uso
da pontuação. o aluno deverá fazer a leitura da fábula “o burro e o leão”.
Páginas 137 Após a leitura responder ao questionário da página 138.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade:
EF35LP07 EF04LP05A EF04LP05B
Matemática
EMAI
Sequência: 17.3- No primeiro
momento da atividade a proposta é que as crianças, observem o quadro de números
e verifiquem que relações existem entre os números das três colunas, situados
na mesma linha e se essas relações se repetem com os demais números de mesmas
linhas no quadro. E após a observação das regularidades, que elas coloquem os
títulos faltantes da primeira e da terceira coluna. (“metade do número” e
“dobro do número”). O segundo momento, tem por objetivo fazer com que as
crianças descubram o que os números de um quadro têm em comum e, após, terminem
o seu preenchimento. Em seguida, que utilizem ideia de dobro e de metade para
resolver alguns problemas do item 2.
Sequência: 17.4- A atividade tem
por objetivo propor às crianças que, verifiquem como representar numericamente
a metade de um inteiro, em uma situação em que uma criança reparte seu lanche
em duas partes iguais. Em seguida, é apresentada uma situação em que se reparte
um inteiro em três partes iguais e é solicitada a representação numérica para
cada uma dessas partes. Além disso, a atividade também propõe a discussão sobre
números racionais em seu significado parte-todo, ou seja, está sendo proposta
uma situação em que se reparte um lanche (todo) em dois pedaços iguais (partes),
e cabe às crianças descobrirem como podem representar numericamente essa
metade.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade: EF04MAMA15 EF04MA06B
EF04MA09A EF04MA09B
INTERDISCIPLINAR
Livro Ápis, Capítulo
5, unidade 2- Mudanças e conflitos, Com a chegada dos portugueses, aconteceu
muitas mudanças na vida dos indígenas, Leitura do texto 1 e texto 2 Os
indígenas e a resistência a escravidão. E responder ao questionário 1 e 2
Página 105.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Habilidade: EF04HI11
Quinta-feira, 20/08/2020.
Leitura inicial. Papa Capim,
Escritor: Mauricio de Souza.
Português
Projeto Didático.
Atividade 2B – Conhecendo a
estrutura de apresentação do telejornal.
Para essa
atividade, seu(sua) professor(a) preparou um telejornal para vocês assistirem, com
a intencionalidade de observarem fazer levantamento sobre o que e quais
aspectos compõem um telejornal. Todos os assuntos tratados serão registrados em
seu caderno. Após retomar a pesquisa realizada, anteriormente,
para compararem os dois telejornais. Página 175 Caderno ler e escrever, volume
2.
Atividade 2C-
Estabelecendo relações entre as notícias.
Registre as
semelhança e diferenças encontradas nos jornais apresentados. Páginas 175,
caderno do Aluno ler e escrever.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade:
EF04LP15A EF04LP15B
Matemática
EMAI
Sequência: 17.5
- A atividade tem por objetivo, propor que as crianças analisem dois relatos de
amigos, sobre como foi o consumo de pizzas em suas casas e como representam
numericamente as partes em que foram divididas as pizzas.
Sequência: 17.6
- A atividade tem por objetivo propor que a turma análise situações de divisão
de algumas folhas entre dois colegas, os registros que são feitos por elas e
reflitam sobre outras formas de registrar numericamente essas situações.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade: EF04MAMA15 EF04MA06B
EF04MA09A EF04MA09B
INTERDISCIPLINAR
Livro Ápis,
Capítulo 5 - unidade2 - Desafio, para essa aula iremos observar o mapa
elaborado por Lopo Homem com diversos aspectos do litoral Brasileiro, com
desenhos relacionados ao território. Página 106
Responda as
questões:
Quais animais
estão representados no mapa?
Como os
indígenas estão representados no desenho?
Quais outros
elementos você consegue identificar no mapa?
Sexta-feira, 21/08/2020.
Leitura inicial: A
escola de Marcelo, Escritora Ruth Rocha.
Português
Atividade
Habitual
Leitura: O
aluno escolherá uma leitura de sua preferência.
Projeto Didático: Jornal
Etapa 1- Apresentação do projeto
“Jornal”
Atividade 1A – Apresentação do
projeto, objetivos e etapas.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade: EF04LP14 EF04LP15A
INTERDISCIPLINAR
Livro Ápis, Capítulo
5 - unidade2 – Continuação da aula anterior, para esta aula iremos comparar o
mapa elaborado por Lopo Homem e Brasil: divisão política atual. Respondendo as
questões dois e três. Página 107
Uma aula de
cinquenta minutos.
Habilidade:
EFO4GE10 EF04HI11
Roteiro de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: (EF03AR19) DESCOBRIR TEATRALIDADES NA VIDA COTIDIANA, IDENTIFICANDO VARIADAS FISICALIDADES E FIGURINOS EM DIFERENTES PERSONAGENS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.
Com a ajuda dos pais ou responsáveis, leia o texto e responda as perguntas e, depois faça um desenho de sua criatividade como pede a atividade usando lápis de cor e caderno de desenho ou caderno normal da sala.
EE SALIM
FARAH MALUF
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR
DONIZETI TURMA:
4º ANO A |
ATIVIDADES SEMANA 17
Á 21/08/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Essa semana vamos praticar o “pular corda”, pode ser em
grupo ou sozinho, você vai precisar de um cordão de varal ou de um roupão ou
até um barbante grosso
|
2ª AULA (50 minutos) Hoje vamos brincar de aumenta-aumenta e abaixa-abaixa.
Duas pessoas seguram um cordão ou barbante enquanto as outras pessoas vão
passando por baixo enquanto a corda vai abaixando ou subindo. |
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a
criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar uma corda ou um cordão qualquer (varal,
roupão, barbante) Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as
brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o Whatssapp da
sua professora de sala. |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário