segunda-feira, 17 de agosto de 2020

4ºANOS INICIAIS SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

  ATIVIDADE DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

-------------------------------------------------------------------------------


4ºA
PROFESSORA/CLAUDIA

Segunda-feira, 17/08/2020.


Leitura inicial: Livro Abraço Apertado.  Escritor: Celso Sizto

Português

Sequência didática, pontuação.

Atividade 1 – Fragmentação do texto em frases e parágrafos. Páginas 133, volume 2 - Ler e escrever, caderno do aluno.

Leitura do trecho da fábula “o Rato da cidade e o rato do campo” observando o que há de estranho.

Atividade 2 – Leitura e reflexão sobre usos de sinais pontuação. Texto “Joãozinho-sem-medo”

Páginas 134, 135. Ler e escrever caderno do aluno. Volume 2.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF35LP07 EF04LP05A EF04LP05B

 

Matemática

Atividade: 16.3, Atividade propõe ao aluno analisar um desenho em malha quadriculada para indicar espaços organizados par grupos de crianças de diferentes anos que participarão de um mostra cultural em uma escola.

Atividade: 16.4 e 16.5 Atividade propõe ao aluno a situação de movimentação em que será necessário dar instruções as pessoas para chegar ao local destinado. E a observação do mapa da cidade de São Paulo em que está localizado o MASP e que auxiliem dois amigos, que não conhecem a região, a chegarem ao endereço do museu a partir de suas localizações.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade:

 

 

Terça- feira, 18/08/2020.

Leitura inicia:  Palavras, palavrinhas e palavrões.  Escritora: Ana Maria Machado.

Projeto didático

Etapa 1 – apresentação do projeto.

Atividade 1- Conversa com os alunos, Após a apresentação do jornal, preencha o quadro da página 173. Caderno do aluno ler e escrever, Volume 2.

Etapa 2 Conhecendo a estrutura do telejornal.

Atividade 2A- conhecendo a estrutura organizacional do telejornal. Página 174. Caderno do aluno ler e escrever. Volume 2.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04LP14

Matemática

EMAI

Sequência 17.1 - A atividade tem por objetivo determinar o número desconhecido, que torna verdadeira uma igualdade, envolve as operações de adição e subtração com números naturais.

Sequência 17.2 - Sequência Esta atividade tem por objetivo propor que as crianças reflitam sobre problemas do Campo Multiplicativo, em que o foco é a comparação de quantidades e que, para resolvê-los, por meio do cálculo mental, pode-se utilizar a multiplicação e a divisão de números naturais. Serão apresentadas várias situações-problema, envolvendo ideias do Campo Multiplicativo.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04MAMA15 EF04MA06B EF04MA09A EF04MA09B

 

Quarta-feira, 19/08/2020.

Leitura inicial: Poesias para crianças amizade,  Escritora: Ângela Finzetto

 

Português

Sequência didática: pontuação.

Atividade 3- Pontuar um texto (em que a pontuação dos diálogos foi omitida).  E copiar em seu caderno não esquecendo de inserir os sinais de pontuação e as letras maiúsculas sempre que necessário. Atividade individual. Página 136, Caderno do aluno ler e escrever, Volume 2.

Atividade 4- Reflexão sobre o uso da pontuação. o aluno deverá fazer a leitura da fábula “o burro e o leão”. Páginas 137 Após a leitura responder ao questionário da página 138.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF35LP07 EF04LP05A EF04LP05B

 

Matemática

EMAI

Sequência: 17.3- No primeiro momento da atividade a proposta é que as crianças, observem o quadro de números e verifiquem que relações existem entre os números das três colunas, situados na mesma linha e se essas relações se repetem com os demais números de mesmas linhas no quadro. E após a observação das regularidades, que elas coloquem os títulos faltantes da primeira e da terceira coluna. (“metade do número” e “dobro do número”). O segundo momento, tem por objetivo fazer com que as crianças descubram o que os números de um quadro têm em comum e, após, terminem o seu preenchimento. Em seguida, que utilizem ideia de dobro e de metade para resolver alguns problemas do item 2.

Sequência: 17.4- A atividade tem por objetivo propor às crianças que, verifiquem como representar numericamente a metade de um inteiro, em uma situação em que uma criança reparte seu lanche em duas partes iguais. Em seguida, é apresentada uma situação em que se reparte um inteiro em três partes iguais e é solicitada a representação numérica para cada uma dessas partes. Além disso, a atividade também propõe a discussão sobre números racionais em seu significado parte-todo, ou seja, está sendo proposta uma situação em que se reparte um lanche (todo) em dois pedaços iguais (partes), e cabe às crianças descobrirem como podem representar numericamente essa metade.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04MAMA15 EF04MA06B EF04MA09A EF04MA09B

INTERDISCIPLINAR

Livro Ápis, Capítulo 5, unidade 2- Mudanças e conflitos, Com a chegada dos portugueses, aconteceu muitas mudanças na vida dos indígenas, Leitura do texto 1 e texto 2 Os indígenas e a resistência a escravidão. E responder ao questionário 1 e 2 Página 105.

 

 Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04HI11

 

Quinta-feira, 20/08/2020.

Leitura inicial. Papa Capim,  Escritor: Mauricio de Souza.

Português

Projeto Didático.

Atividade 2B – Conhecendo a estrutura de apresentação do telejornal.

Para essa atividade, seu(sua) professor(a) preparou um telejornal para vocês assistirem, com a intencionalidade de observarem fazer levantamento sobre o que e quais aspectos compõem um telejornal. Todos os assuntos tratados serão registrados em seu caderno.  Após   retomar a pesquisa realizada, anteriormente, para compararem os dois telejornais. Página 175 Caderno ler e escrever, volume 2.

 

Atividade 2C- Estabelecendo relações entre as notícias.

Registre as semelhança e diferenças encontradas nos jornais apresentados. Páginas 175, caderno do Aluno ler e escrever.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04LP15A EF04LP15B

 

Matemática

 

EMAI

Sequência: 17.5 - A atividade tem por objetivo, propor que as crianças analisem dois relatos de amigos, sobre como foi o consumo de pizzas em suas casas e como representam numericamente as partes em que foram divididas as pizzas.

 

Sequência: 17.6 - A atividade tem por objetivo propor que a turma análise situações de divisão de algumas folhas entre dois colegas, os registros que são feitos por elas e reflitam sobre outras formas de registrar numericamente essas situações.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04MAMA15 EF04MA06B EF04MA09A EF04MA09B

INTERDISCIPLINAR

Livro Ápis, Capítulo 5 - unidade2 - Desafio, para essa aula iremos observar o mapa elaborado por Lopo Homem com diversos aspectos do litoral Brasileiro, com desenhos relacionados ao território. Página 106

 

Responda as questões:

 

Quais animais estão representados no mapa?

Como os indígenas estão representados no desenho?

Quais outros elementos você consegue identificar no mapa?

 

Sexta-feira, 21/08/2020.

Leitura inicial: A escola de Marcelo, Escritora Ruth Rocha.

 

Português

Atividade Habitual

Leitura: O aluno escolherá uma leitura de sua preferência.

 

Projeto Didático: Jornal

Etapa 1- Apresentação do projeto “Jornal”

Atividade 1A – Apresentação do projeto, objetivos e etapas.

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04LP14 EF04LP15A

INTERDISCIPLINAR

Livro Ápis, Capítulo 5 - unidade2 – Continuação da aula anterior, para esta aula iremos comparar o mapa elaborado por Lopo Homem e Brasil: divisão política atual. Respondendo as questões dois e três. Página 107

 

Uma aula de cinquenta minutos.

Habilidade: EFO4GE10 EF04HI11



ARTE/PROFº: FLÁVIA

Roteiro de estudo online

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: (EF03AR19) DESCOBRIR TEATRALIDADES NA VIDA COTIDIANA, IDENTIFICANDO VARIADAS FISICALIDADES E FIGURINOS EM DIFERENTES PERSONAGENS.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 

Com a ajuda dos pais ou responsáveis, leia o texto e responda as perguntas e, depois faça um desenho de sua criatividade como pede a atividade usando lápis de cor e caderno de desenho ou caderno normal da sala.




 


ED.FISICA/PROFºDONIZETI

                                   EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                      TURMA: 4º ANO  A 

                        ATIVIDADES   SEMANA    17   Á   21/08/2020

1ª AULA (50 minutos)

Essa semana vamos praticar o “pular corda”, pode ser em grupo ou sozinho, você vai precisar de um cordão de varal ou de um roupão ou até um barbante grosso

 


2ª AULA (50 minutos)

Hoje vamos brincar de aumenta-aumenta e abaixa-abaixa. Duas pessoas seguram um cordão ou barbante enquanto as outras pessoas vão passando por baixo enquanto a corda vai abaixando ou subindo.


ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar uma corda ou um cordão qualquer (varal, roupão, barbante)

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o Whatssapp da sua professora de sala.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário