segunda-feira, 17 de agosto de 2020

3º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 17 A 21 DE AGOSTO

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3ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 3º TA, 3ºTB.

3º bimestre

CONTEÚDOS:

A arte moderna

Assista aos vídeos nos link’s :

https://www.youtube.com/watch?v=RFSEGTYMXA0

Faça anotações de tudo que você acha necessário sobre informações contidas no vídeo do link acima.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 17/08/2020 a 21/08/2020.

BIOLOGIA/PROFºBENÊ

E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

Escrever e reconhecer nomes científicos;

Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos.

Criar sistema de classificação com base em características dos seres vivos.

Caracterizar espécies.

Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados.

 

Atividades:

 Faça uma pesquisa sobre Taxonomia dos Seres Vivos e um resumo de cada vídeo abaixo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 17/08 até 21/08 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.













Atividade Semana 17/08 a 21/08

Conteúdos:

Diversidade da vida – O desafio da classificação biológica Bases biológicas da classificação

• Critérios de classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas

 • Taxonomia e conceito de espécie

• Os cinco reinos – níveis de organização, obtenção de energia, estruturas, importância econômica e ecológica

Vídeos:

Bio é vida - A diversidade de seres vivos

https://www.youtube.com/watch?v=mr45_Yu2xos

TAXONOMIA - CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS - Biologia com o Prof. Kennedy Ramos

https://www.youtube.com/watch?v=gcrn43B5HK8

Nomenclatura Binomial - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=2GmHBhgioWg

Classificação dos Seres Vivos em Cinco Reinos - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=30eHKy9wqeQ

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h00min.

FILOSOFIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – Filosofia

3º Bimestre

3TA, TB

Concepção de Liberdade

· Ler o texto disponível no link

· Link: https://www.infoescola.com/filosofia/libertarianismo/

· Fazer um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base em sua pesquisa anterior responda:

1)Cite quais são os deveres do cidadão ?Explique!

2) Quais são os direitos do Cidadão ?Explique!

3) Com base na sua pesquisa, o que você entendeu deste tema?Explique!

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

FISICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES DE INSTRUÇÃO

17/08/2020 / a 21/08/2020

 

Caros alunos nesse bimestre vamos abordar o tema é eletricidade.

Vamos  estudar que a origem da
eletricidade e as interações elétricas têm a ver com a própria estrutura da matéria
e com partículas chamadas prótons e elétrons.

 

ELETRICIDADE:

                                             Tema 1: De onde vem a eletricidade.

Introdução
A humanidade tornou-se dependente da energia elétrica. Principalmente nos
centros urbanos, é impossível pensar a organização das cidades e das pessoas sem
a utilização desse tipo de energia.
Civilizações antigas já haviam observado algumas propriedades elétricas da

matéria. O termo eletricidade se origina da palavra grega elektron, nome dado ao
âmbar – um tipo de resina parecido com plástico –, que, ao ser atritado com a lã,
tornava-se capaz de atrair pequenos pedaços de palha, penas, poeira etc. Contudo,
foi somente a partir do século XVIII que os fenômenos elétricos começaram a ser
entendidos e explicados.


1)    Atividade testando  conhecimentos prévios.

Observe a imagem e responda ,a figura mostra uma família numa casa rústica.

a)Você acha que eles utilizam a energia elétrica? Onde?

b)De onde viria essa energia?

c)Durante a noite, essa família pode iluminar a casa? Como?

d)seria possível as pessoas dessa família utilizarem aparelhos celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos?

          Meus queridos as atividades devem ser encaminhadas para meu e-mail ok!

                                   Estou aguardando a atividade anterior !!!


QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (17 a 21/08/2020)

Turmas: 3 termos A, B e C

 Essa atividade é apenas para leitura, como revisão de conteúdo do 2 Termo. É apenas para colar ou copiar no caderno. Não é para enviar de volta no e mail.

 

Íon, Cátion e Ânion

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons. Já o cátion e o ânion são considerados íons.

Cátion

Os cátions, são normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica.

Eles apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.

Tipos de Cátions

Os cátions que apresentam carga +1 são chamados de monopositivos;

Os cátions que possuem a carga +2 são denominados de dipositivos;

Os cátions que apresentam carga +3 recebem o nome de tripositivos;

Os cátions que apresentam carga +4 são os tetrapositivos.

Exemplos de Cátions:

Na+1 (sódio)

K+1 (potássio)

Mg+2 (magnésio)

Ca+2 (cálcio)

Zn+2 (zinco)

Al+3 (alumínio)

Pb+4 (chumbo)

Ânion

Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.

Tipos de Ânions

Os ânions monovalentes possuem carga -1;

Os ânions bivalentes possuem carga -2;

Os ânions trivalentes possuem carga -3;

Os ânions tetravalentes possuem carga -4.

Exemplos de Ânions

Cl-1 (cloro)

Br-1(Bromo)

F-1(flúor)

O-2 (oxigênio)

S-2 (enxofre)

N-3 (nitrogênio)

Veja também: Átomo

Teoria do Octeto

Segundo a “Teoria do Octeto”, os átomos possuem a tendência de se estabilizarem e ficarem neutros (mesma quantidade de prótons e nêutrons). Ou seja, com oito elétrons na última camada eletrônica (camada de valência).

Para isso, os íons, se unem à outros átomos a fim de buscar a neutralidade.

Exemplo

Na ligação iônica que ocorre entre íons positivos e negativos, o Na+1 (cátion) quer doar um elétron e o Cl-1 (ânion) quer receber um elétron.

Ao se ligarem, formam o cloreto de sódio, NaCl (sal de cozinha).



                   


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO

Semana 17 a 21 de agosto

Professor Ricardo José dos Santos email ricardosantosgeo@gmail.com

Whatsapp 11 983394030

Lê o texto e responder as questões

A REVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

A Revolução das Comunicações, também chamada de Globalização das Comunicações, tem sua face mais visível na Internet, viabilizada a partir de acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem precedentes na história da humanidade. Se anteriormente uma pessoa estava limitada à imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e conhecer as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.

Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso aos meios de comunicação, graças ao barateamento dos equipamentos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças aos avanços tecnológicos. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso de mercado.

As redes de televisão e a imprensa multimídia sofreram um grande impacto com a globalização, em função do surgimento dos canais de sinal fechado (TV por assinatura), que ocuparam, rapidamente, um grande espaço no mercado.

Pode-se dizer que este incremento no acesso à comunicação em massa, acionado pela globalização, tem impactado até mesmo as estruturas de poder estabelecidas, com forte conotação a democracia, ajudando pessoas antes alienadas a um pequeno grupo de radiodifusão de informação a terem acesso à informações de todo Planeta, mostrando como o mundo é e se comporta.

Por outro lado, este mesmo livre fluxo de informações é visto como uma ameaça para determinados governos ou entidades religiosas com poderes na sociedade, que tem gasto enorme quantidade de recursos para limitar o tipo de informação que seus cidadãos têm acesso.

Na China, onde a Internet tem registrado crescimento espetacular, já contando com mais de 136 milhões de usuários, graças à evolução iniciada em 1978, de uma economia centralmente planejada para uma nova economia socialista de mercado, é outro exemplo de nação notória por tentar limitar a visualização de certos conteúdos considerados “sensíveis” pelo governo, como do Protesto na Praça Tiananmem em 1989.

No Irã, Arábia Saudita e outros países islâmicos, com grande influência da religião nas esferas governamentais, a Internet sofre uma enorme pressão do Estado, que tenta implementar diversas barreiras e dificuldades para o acesso à rede mundial.

Questão

As novas redes de comunicação fortaleceu o processo de globalização e mudou a sociedade. Explique como a globalização mudou a forma de se comunicar na cultural no trabalho e estudo.

HISTÓRIA/PROFºSILVIO


TERCEIRO ANO A ENSINO MÉDIO, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES: Desenvolver compreensão do período Vargas, sua importância para nossa história. Compreender a importância da política em nossas vidas.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

PERÍODO: De 17 a 21 de agosto (continuidade da semana anterior)

Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa

SOMENTE LEITURA

 

 

Era Vargas

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:

Governo Provisório -1930-1934

Governo Constitucional – 1934-1937

Estado Novo – 1937-1945

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O Golpe do Exército

Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.  Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude.

Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada.  A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco.

Como os motivos dessa morte foram duvidosos, a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.

Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.

Estado Novo (1937 - 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.  A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.

Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

 

 

PROFESSOR SILVIO


INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 20 e 21/08

DISCIPLINA/TURMA:

Inglês 3ºs Termos A, B e C

Sustainable

We hear the words 'sustainable' and 'sustainability' almost every day. But what does it mean exactly? Is it about people and culture, our environment, or jobs and money? Is it about cities or the country? Is it about you and me or is it something for other people to worry about?

Sustainability is about all of these things and more. Sustainability could be defined as an ability or capacity of something to be maintained or to sustain itself. It’s about taking what we need to live now, without harming the potential for people in the future to meet their needs. If an activity is said to be sustainable, it should be able to continue forever. Living sustainably is about living within the means of our natural systems (environment) and ensuring that our lifestyle doesn’t harm other people (society and culture). [Texto adaptado de 'www.landlearnnsw.org.au']https://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-texto-em-ingles-sobre-sustentabilidade-t31438.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.     Escolha a tradução correta para as frases e coloque na frente de cada uma:

a.     But what does it mean exactly?

b.     We hear the words 'sustainable' and 'sustainability'

c.      Sustainability could be defined as an ability or capacity

d.     Is it about cities or the country?

É sobre cidades ou país? - Sustentabilidade pode ser definida como uma habilidade - Mas o que isso significa exatamente? - Ouvimos as palavras 'sustentável' e 'sustentabilidade

 

2.     Responda T (true) ou F (false) para cada questão:

a.      Sustentabilidade não tem a ver com cultura, meio ambiente nem dinheiro (   )

b.      Viver de forma sustentável é viver dentro dos meios de nossos sistemas naturais (   )

c.      Ser sustentável é garantir que nosso estilo de vida não prejudique outras pessoas (   )

d.      A atividade sustentável não pode durar para sempre. (   )

 

3.     Qual é a sua opinião sobre a sustentabilidade?

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LINGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO

Língua Portuguesa  -  3º (TA, TB e TC) EJA

ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA 17 a 21/08 e 31/08 a 04/09

Essas atividades deverão ser entregues até 05/09 (impreterivelmente)

GÊNEROS TEXTUAIS      

(SEMANA 17/08 A 21/08)       lER E rESUMIR O texto

Classificação dos textos quanto ao contexto, à finalidade e ao papel dos interlocutores

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo. Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.

O processo de comunicação se dá através dos gêneros textuais, pois eles estão intimamente ligados à história da comunicação e da linguagem. Cada gênero textual apresenta especificidades que permitem identificar a sua classificação. Os gêneros possuem estruturas e características próprias, no entanto, vale ressaltar que eles são flexíveis e não possuem estrutura fixa. Desse modo, os gêneros textuais estão em permanente evolução. Isso significa que dependendo da necessidade de comunicação, novos gêneros podem surgir. A linguagem aparece nos textos de forma diversa. Alguns textos podem apresentar mais de um tipo de linguagem, em outros a linguagem pode aparecer de forma mesclada. Portanto, para identificar o gênero de um texto, é preciso observar qual a linguagem predominante. Para isso, o primeiro passo é conhecer quais são os tipos de gêneros textuais.

Como os gêneros se inserem dentro de cada tipo textual

Os gêneros textuais possuem características específicas que diferenciam um texto do outro. Porém, os textos não são, necessariamente, exclusivos de um gênero específico. Por isso, ao analisar um texto se faz necessário observar as características predominantes, para assim identificar qual o gênero. Cabe ressaltar que o gênero textual não exclui o tipo textual, pelo contrário, as características dos tipos textuais são apresentadas de forma mais ampla, pois elas passam a ser analisadas com base no contexto nas quais são usadas.

 

Conheça alguns gêneros textuais inseridos em cada tipo textual:


Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.

Importante ressaltar que não é o fato de pertencer a um determinado gênero que fará com que o texto seja rigorosamente imutável, ou seja, é uma inverdade dizer que todos os artigos de opinião serão iguais. A estrutura do texto e o que ele enuncia sempre dependerão das condições de produção: quem diz, por que diz, para quem, como, por meio de qual veículo, com qual intenção e em que contexto.

Para entendermos melhor o contexto dos gêneros textuais, podemos construir a seguinte imagem: os gêneros são elementos constitutivos de grandes conjuntos, uma vez que reúnem determinadas sequências linguísticas em sua composição, mas se diferem com relação à intencionalidade, e trazem também outras características que se desenvolvem considerando o contexto cultural e temporal a que estão submetidos.

Vejamos: se pensarmos em um grande conjunto chamado tipo narrativo, poderemos ver dentro dele diversos elementos: fábula, conto, crônica narrativa, diário, romance etc. O que esses textos têm em comum? Todos eles contam histórias, narram, relatam... No entanto, todos eles realizam isso da mesma forma? Não.

Se observarmos os gêneros fábula e conto, veremos imediatamente que, embora pertençam ao tipo narrativo, são textos que se diferenciam, por exemplo, com relação à construção das personagens e à intenção discursiva, tanto que a fábula, de maneira alegórica, provoca, por meio da narrativa, a reflexão sobre um ensinamento, uma moral, algo que não pertence ao universo composicional do conto.

 

Diferença entre gênero e tipo textual

Enquanto os gêneros são formas flexíveis de textos, os tipos, por sua vez,  caracterizam-se pela rigidez, pela estruturação pautada em sequências linguísticas, pelo uso de vocabulário específico, por relações lógico-semânticas com propriedades mais fixas, sendo os grandes conjuntos nos quais estão contidos os gêneros textuais.

Os estudos linguísticos, em sua maioria, reconhecem pelo menos os seguintes tipos ou tipologias textuais: narração, argumentaçãodescriçãoinjunção e exposição. Quando conseguimos reconhecer os tipos textuais, temos mais condições de interpretá-los com eficácia, uma vez que os efeitos de sentido produzidos pelos textos estão também relacionados à forma como estruturam-se.

Veja, a seguir, um quadro comparativo |1| bastante didático que elenca as diferenças entre tipos e gêneros textuais.

 

 

 

 

Tipos textuais

Gêneros textuais

Constructos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas.

Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas.

Constituem sequências linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos.

Constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas.

Sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas e tempo verbal.

Sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função.

Designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

Exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo virtual, aulas virtuais etc.

 

Elementos dos gêneros

Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.

Com relação ao tema, é importante dizer que não se trata apenas do assunto que será tratado no texto, mas é aquilo que parte também de um determinado ponto de vista ou intencionalidade de quem diz ou escreve. Assim, o tema será o conteúdo trabalhado com base em um determinado valor ou ideologia, de acordo com estudiosos da área.

Já a forma composicional e o estilo ligam-se às escolhas com relação ao vocabulário, estrutura e registro, ou seja, à forma como o texto irá organizar-se para que cumpra com seu papel de intervir socialmente.

Esses elementos demonstram, portanto, que os textos, de acordo com as condições de produção que são dadas no momento da fala e da escrita, observando-se os papéis sociais dos envolvidos nos atos

 

Exemplos

·         Tipo narrativo

·         Conto

·         Crônica narrativa

·         Fábula

·         Diário

·         Romance

·         Tipo argumentativo

·         Artigo de opinião

·         Tipo descritivo

·         Relatos de viagem

·         Folhetos turísticos

·         Currículo

·         Cardápios de restaurante

Tipo expositivo

·         Seminários

·         Palestras

·         Enciclopédia

·         Verbetes de dicionários

·         Tipo injuntivo

·         Propaganda

·         Receita culinária

·         Bula de remédio

·         Manual de instruções

·         Regulamento

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB  e 3ºTC

3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam as questões pelo link

 

https://forms.gle/EEZdq2a7W9CG7eUA9

 


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3ºTB/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 3º TA, 3ºTB.

3º bimestre

CONTEÚDOS:

A arte moderna

Assista aos vídeos nos link’s :

https://www.youtube.com/watch?v=RFSEGTYMXA0

Faça anotações de tudo que você acha necessário sobre informações contidas no vídeo do link acima.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 17/08/2020 a 21/08/2020.

BIOLOGIA/PROFºBENÊ

Disciplina: Biologia

Professora: Benê

Turmas: 2ºTA; 2ºTB; 2ºTC; 3ºTA e 3ºTB

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 17/08/2020 a 21/08/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

  

Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5CvN50NuKlPf8lFwUz0pTycZRG_NKkPK2QfEFMDXefqamHQ/viewform?usp=sf_link


FILOSOFIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton –Filosofia

3º Bimestre

3TA, TB

Concepção de Liberdade

· Ler o texto disponível no link

· Link: https://www.infoescola.com/filosofia/libertarianismo/

· Fazer um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base em sua pesquisa anterior responda:

1)Cite quais são os deveres do cidadão ?Explique!

2) Quais são os direitos do Cidadão ?Explique!

3) Com base na sua pesquisa, o que você entendeu deste tema?Explique!

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

FISICA/PROFºPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°Ta e 3°TB
Conteúdo: Os aparelhos elétricos e suas especificações
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de midias, copiar as questões no caderno  e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 25/08/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre Os aparelhos elétricos e suas especificações
É importante reconhecer as grandezas físicas presentes nesses aparelhos, pois seu bom funcionamento depende dessas especificações.
1) Observe  a etiqueta de um  chuveiro elétrico e responda aos itens:
 
a) Quais são as especificações apresentadas nesta etiqueta?
b) O que é potência nominal e potência econômica?
c) O que é eficiência energética?
2) Observe os dados da tabela abaixo e responda aos itens:
Equipamento Tensão (V)       Potência (W)      Consumo mensal máximo (kWh/mês)
                          127 V              3500                              15,5
                          127 V              4600                               20,6
Chuveiro            127 V              5000                               22,3
                          220 V              3500                                15,3
                          220 V              4800                                21,6
                          220 V              5500                                 24,5
                                         Fone: INMETRO
a) O que você observa em relação à potência e ao consumo mensal deste chuveiro quando se mantém a mesma tensão?
b) Observando as informações da tabela, responda: entre as tensões 127V e 220V, qual é mais vantajosa para um aparelho com a mesma potência?

QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (17 a 21/08/2020)

Turmas: 3 termos A, B e C

 Essa atividade é apenas para leitura, como revisão de conteúdo do 2 Termo. É apenas para colar ou copiar no caderno. Não é para enviar de volta no e mail.

 

Íon, Cátion e Ânion

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons. Já o cátion e o ânion são considerados íons.

Cátion

Os cátions, são normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica.

Eles apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.

Tipos de Cátions

Os cátions que apresentam carga +1 são chamados de monopositivos;

Os cátions que possuem a carga +2 são denominados de dipositivos;

Os cátions que apresentam carga +3 recebem o nome de tripositivos;

Os cátions que apresentam carga +4 são os tetrapositivos.

Exemplos de Cátions:

Na+1 (sódio)

K+1 (potássio)

Mg+2 (magnésio)

Ca+2 (cálcio)

Zn+2 (zinco)

Al+3 (alumínio)

Pb+4 (chumbo)

Ânion

Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.

Tipos de Ânions

Os ânions monovalentes possuem carga -1;

Os ânions bivalentes possuem carga -2;

Os ânions trivalentes possuem carga -3;

Os ânions tetravalentes possuem carga -4.

Exemplos de Ânions

Cl-1 (cloro)

Br-1(Bromo)

F-1(flúor)

O-2 (oxigênio)

S-2 (enxofre)

N-3 (nitrogênio)

Veja também: Átomo

Teoria do Octeto

Segundo a “Teoria do Octeto”, os átomos possuem a tendência de se estabilizarem e ficarem neutros (mesma quantidade de prótons e nêutrons). Ou seja, com oito elétrons na última camada eletrônica (camada de valência).

Para isso, os íons, se unem à outros átomos a fim de buscar a neutralidade.

Exemplo

Na ligação iônica que ocorre entre íons positivos e negativos, o Na+1 (cátion) quer doar um elétron e o Cl-1 (ânion) quer receber um elétron.

Ao se ligarem, formam o cloreto de sódio, NaCl (sal de cozinha).



GEOGRAFIA/PROFºRICARDO

emana 17 a 21 de agosto

Professor Ricardo José dos Santos email ricardosantosgeo@gmail.com

Whatsapp 11 983394030

Lê o texto e responder as questões

A REVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

A Revolução das Comunicações, também chamada de Globalização das Comunicações, tem sua face mais visível na Internet, viabilizada a partir de acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo. Isto permitiu um fluxo de troca de ideias e informações sem precedentes na história da humanidade. Se anteriormente uma pessoa estava limitada à imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e conhecer as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística.

Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso aos meios de comunicação, graças ao barateamento dos equipamentos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças aos avanços tecnológicos. Hoje uma inovação criada no Japão pode aparecer no mercado português ou brasileiro em poucos dias e virar sucesso de mercado.

As redes de televisão e a imprensa multimídia sofreram um grande impacto com a globalização, em função do surgimento dos canais de sinal fechado (TV por assinatura), que ocuparam, rapidamente, um grande espaço no mercado.

Pode-se dizer que este incremento no acesso à comunicação em massa, acionado pela globalização, tem impactado até mesmo as estruturas de poder estabelecidas, com forte conotação a democracia, ajudando pessoas antes alienadas a um pequeno grupo de radiodifusão de informação a terem acesso à informações de todo Planeta, mostrando como o mundo é e se comporta.

Por outro lado, este mesmo livre fluxo de informações é visto como uma ameaça para determinados governos ou entidades religiosas com poderes na sociedade, que tem gasto enorme quantidade de recursos para limitar o tipo de informação que seus cidadãos têm acesso.

Na China, onde a Internet tem registrado crescimento espetacular, já contando com mais de 136 milhões de usuários, graças à evolução iniciada em 1978, de uma economia centralmente planejada para uma nova economia socialista de mercado, é outro exemplo de nação notória por tentar limitar a visualização de certos conteúdos considerados “sensíveis” pelo governo, como do Protesto na Praça Tiananmem em 1989.

No Irã, Arábia Saudita e outros países islâmicos, com grande influência da religião nas esferas governamentais, a Internet sofre uma enorme pressão do Estado, que tenta implementar diversas barreiras e dificuldades para o acesso à rede mundial.

Questão

As novas redes de comunicação fortaleceu o processo de globalização e mudou a sociedade. Explique como a globalização mudou a forma de se comunicar na cultural no trabalho e estudo.

HISTÓRIA/PROFºSILVIO

TERCEIRO ANO A ENSINO MÉDIO, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES: Desenvolver compreensão do período Vargas, sua importância para nossa história. Compreender a importância da política em nossas vidas.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

PERÍODO: De 17 a 21 de agosto (continuidade da semana anterior)

Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa

SOMENTE LEITURA

 

 

Era Vargas

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:

Governo Provisório -1930-1934

Governo Constitucional – 1934-1937

Estado Novo – 1937-1945

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O Golpe do Exército

Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.  Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude.

Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada.  A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco.

Como os motivos dessa morte foram duvidosos, a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.

Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.

Estado Novo (1937 - 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.  A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.

Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

 

 

PROFESSOR SILVIO

INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 20 e 21/08

DISCIPLINA/TURMA:

Inglês 3ºs Termos A, B e C

Sustainable

We hear the words 'sustainable' and 'sustainability' almost every day. But what does it mean exactly? Is it about people and culture, our environment, or jobs and money? Is it about cities or the country? Is it about you and me or is it something for other people to worry about?

Sustainability is about all of these things and more. Sustainability could be defined as an ability or capacity of something to be maintained or to sustain itself. It’s about taking what we need to live now, without harming the potential for people in the future to meet their needs. If an activity is said to be sustainable, it should be able to continue forever. Living sustainably is about living within the means of our natural systems (environment) and ensuring that our lifestyle doesn’t harm other people (society and culture). [Texto adaptado de 'www.landlearnnsw.org.au']https://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-texto-em-ingles-sobre-sustentabilidade-t31438.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.     Escolha a tradução correta para as frases e coloque na frente de cada uma:

a.     But what does it mean exactly?

b.     We hear the words 'sustainable' and 'sustainability'

c.      Sustainability could be defined as an ability or capacity

d.     Is it about cities or the country?

É sobre cidades ou país? - Sustentabilidade pode ser definida como uma habilidade - Mas o que isso significa exatamente? - Ouvimos as palavras 'sustentável' e 'sustentabilidade

 

2.     Responda T (true) ou F (false) para cada questão:

a.      Sustentabilidade não tem a ver com cultura, meio ambiente nem dinheiro (   )

b.      Viver de forma sustentável é viver dentro dos meios de nossos sistemas naturais (   )

c.      Ser sustentável é garantir que nosso estilo de vida não prejudique outras pessoas (   )

d.      A atividade sustentável não pode durar para sempre. (   )

 

3.     Qual é a sua opinião sobre a sustentabilidade?

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LINGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO

Língua Portuguesa  -  3º (TA, TB e TC) EJA

ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA 17 a 21/08 e 31/08 a 04/09

Essas atividades deverão ser entregues até 05/09 (impreterivelmente)

GÊNEROS TEXTUAIS      

(SEMANA 17/08 A 21/08)       lER E rESUMIR O texto

Classificação dos textos quanto ao contexto, à finalidade e ao papel dos interlocutores

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo. Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.

O processo de comunicação se dá através dos gêneros textuais, pois eles estão intimamente ligados à história da comunicação e da linguagem. Cada gênero textual apresenta especificidades que permitem identificar a sua classificação. Os gêneros possuem estruturas e características próprias, no entanto, vale ressaltar que eles são flexíveis e não possuem estrutura fixa. Desse modo, os gêneros textuais estão em permanente evolução. Isso significa que dependendo da necessidade de comunicação, novos gêneros podem surgir. A linguagem aparece nos textos de forma diversa. Alguns textos podem apresentar mais de um tipo de linguagem, em outros a linguagem pode aparecer de forma mesclada. Portanto, para identificar o gênero de um texto, é preciso observar qual a linguagem predominante. Para isso, o primeiro passo é conhecer quais são os tipos de gêneros textuais.

Como os gêneros se inserem dentro de cada tipo textual

Os gêneros textuais possuem características específicas que diferenciam um texto do outro. Porém, os textos não são, necessariamente, exclusivos de um gênero específico. Por isso, ao analisar um texto se faz necessário observar as características predominantes, para assim identificar qual o gênero. Cabe ressaltar que o gênero textual não exclui o tipo textual, pelo contrário, as características dos tipos textuais são apresentadas de forma mais ampla, pois elas passam a ser analisadas com base no contexto nas quais são usadas.

 

Conheça alguns gêneros textuais inseridos em cada tipo textual:


Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.

Importante ressaltar que não é o fato de pertencer a um determinado gênero que fará com que o texto seja rigorosamente imutável, ou seja, é uma inverdade dizer que todos os artigos de opinião serão iguais. A estrutura do texto e o que ele enuncia sempre dependerão das condições de produção: quem diz, por que diz, para quem, como, por meio de qual veículo, com qual intenção e em que contexto.

Para entendermos melhor o contexto dos gêneros textuais, podemos construir a seguinte imagem: os gêneros são elementos constitutivos de grandes conjuntos, uma vez que reúnem determinadas sequências linguísticas em sua composição, mas se diferem com relação à intencionalidade, e trazem também outras características que se desenvolvem considerando o contexto cultural e temporal a que estão submetidos.

Vejamos: se pensarmos em um grande conjunto chamado tipo narrativo, poderemos ver dentro dele diversos elementos: fábula, conto, crônica narrativa, diário, romance etc. O que esses textos têm em comum? Todos eles contam histórias, narram, relatam... No entanto, todos eles realizam isso da mesma forma? Não.

Se observarmos os gêneros fábula e conto, veremos imediatamente que, embora pertençam ao tipo narrativo, são textos que se diferenciam, por exemplo, com relação à construção das personagens e à intenção discursiva, tanto que a fábula, de maneira alegórica, provoca, por meio da narrativa, a reflexão sobre um ensinamento, uma moral, algo que não pertence ao universo composicional do conto.

 

Diferença entre gênero e tipo textual

Enquanto os gêneros são formas flexíveis de textos, os tipos, por sua vez,  caracterizam-se pela rigidez, pela estruturação pautada em sequências linguísticas, pelo uso de vocabulário específico, por relações lógico-semânticas com propriedades mais fixas, sendo os grandes conjuntos nos quais estão contidos os gêneros textuais.

Os estudos linguísticos, em sua maioria, reconhecem pelo menos os seguintes tipos ou tipologias textuais: narração, argumentaçãodescriçãoinjunção e exposição. Quando conseguimos reconhecer os tipos textuais, temos mais condições de interpretá-los com eficácia, uma vez que os efeitos de sentido produzidos pelos textos estão também relacionados à forma como estruturam-se.

Veja, a seguir, um quadro comparativo |1| bastante didático que elenca as diferenças entre tipos e gêneros textuais.

 

 

 

 

Tipos textuais

Gêneros textuais

Constructos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas.

Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas.

Constituem sequências linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos.

Constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas.

Sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas e tempo verbal.

Sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função.

Designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

Exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo virtual, aulas virtuais etc.

 

Elementos dos gêneros

Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.

Com relação ao tema, é importante dizer que não se trata apenas do assunto que será tratado no texto, mas é aquilo que parte também de um determinado ponto de vista ou intencionalidade de quem diz ou escreve. Assim, o tema será o conteúdo trabalhado com base em um determinado valor ou ideologia, de acordo com estudiosos da área.

Já a forma composicional e o estilo ligam-se às escolhas com relação ao vocabulário, estrutura e registro, ou seja, à forma como o texto irá organizar-se para que cumpra com seu papel de intervir socialmente.

Esses elementos demonstram, portanto, que os textos, de acordo com as condições de produção que são dadas no momento da fala e da escrita, observando-se os papéis sociais dos envolvidos nos atos

 

Exemplos

·         Tipo narrativo

·         Conto

·         Crônica narrativa

·         Fábula

·         Diário

·         Romance

·         Tipo argumentativo

·         Artigo de opinião

·         Tipo descritivo

·         Relatos de viagem

·         Folhetos turísticos

·         Currículo

·         Cardápios de restaurante

Tipo expositivo

·         Seminários

·         Palestras

·         Enciclopédia

·         Verbetes de dicionários

·         Tipo injuntivo

·         Propaganda

·         Receita culinária

·         Bula de remédio

·         Manual de instruções

·         Regulamento

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB  e 3ºTC

3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam as questões pelo link

 

https://forms.gle/EEZdq2a7W9CG7eUA9

 


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3ºTC /NOTURNO
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T. C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Interpretação texto e imagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Interpretar e analisar gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente.

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade desenvolvida tem como o objetivo a interpretação de texto e imagem, obra de Tarsila do Amaral.

A Lua / Tarsila do Amaral

Tarsila fez grande sucesso com suas obras. Ela fez parte do movimento modernista brasileiro. O quadro ‘Operários’ dá início à pintura social no Brasil, depois ela pintou outros quadros que ficaram famosos. A sua vida virou bons filmes que fizeram sucesso no cinema e na televisão.

Com a evolução do cinema, a arte passou a ser vista de forma diferente por todas as pessoas que não achavam a arte interessante e consideravam os pintores pessoas esquizofrênicas incapazes de pensar.

Os quadros de Tarsila já fizeram a volta ao mundo contando suas histórias e são usados como exemplos de pintura nas escolas para educação das crianças em relação as artes.

A pequena figura humana está sozinha, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua. A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral reelabora em 1928, em sua tela “A Lua”, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas.

Este quadro era preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até a sua morte (mesmo já separado de Tarsila).

Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964.

 



1-Como é a paisagem da obra ‘A lua’?

2- Em que ano essa pintura foi reelaborada?

3-De quais eventos, Tarsila do Amaral participou?

4-Qual de seus quadros deu origem a pintura social brasileira?

5-Qual o quadro preferido de Oswald de Andrade?

6- Qual gênero da pintura ficou presente nas obras de Tarsila do Amaral?

7- O que acontece com a parte superior da tela ‘A lua’?

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 17/08  a 21/08

 

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BIOLOGIA/PROFºRENE

Plano de aula semanal:

Período :de 17/08/ a 21/08/08

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C e 3ºTC


Tema : sistema digestivo

Atividade : como ocorre a digestão

Responder : o que é digestão

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema digestório e obtenção de nutrientes

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br


FILOSOFIA/PROFºEDISON

A FELICIDADE E AS ESCOLHAS

FILOSOFIA 3TC EJA

PROFESSOR   EDISON

ENTREGA : 17 a 21 agosto

edison.v24@yahoo.com


As diferentes posições sobre a felicidade e como ser feliz em meio às escolhas?
Em nosso cotidiano, ouvimos falar constantemente sobre o tema da felicidade. Muitas pessoas afirmam que desejam ser felizes, que querem alcançar a felicidade, ou que estão infelizes. Isso nos leva a refletir sobre as seguintes questões: a felicidade é um conceito objetivo ou subjetivo? Existe "a" felicidade ou cada um tem seu conceito sobre o que é ser feliz? Frente a estas dúvidas, a tendência é tentar negar a existência da felicidade. Perigosa tentação, pois às vezes é mais fácil negar a felicidade do que aceitar que ela existe e reconhecer que não a possuímos... Estamos frente a uma situação limite... pouco discutida e que quase não é refletida em nosso cotidiano corrido... Você já parou para pensar sobre o que é a felicidade? Você já se perguntou um dia por que todo mundo a deseja ou acredita na sua existência?

Desde a Grécia Antiga os filósofos já se ocupavam sobre a questão da felicidade. Em especial, um grande filósofo chamado Aristóteles já postulava importantes considerações sobre esse tema. Segundo ele, todas as coisas que existem tendem para um fim. O homem, por sua vez, também existe para uma finalidade: “ser feliz”. Nesse sentido, Aristóteles constata que existe um grande consenso entre os homens: “todos querem ser felizes”; mas também há um grande descenso entre eles: “O que é a Felicidade?”. Como o próprio autor afirma em sua obra Ética a Nicômaco: “Todos estão de acordo e dizem ser o fim do homem a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir com o ser feliz. Diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade, o homem limitado não a concebe da mesma forma que o sábio”. Sendo assim, nem todos os homens compreendem a felicidade de maneira semelhante.

 

Para resolver esse dilema, Aristóteles afirma que o homem verdadeiramente feliz é aquele que age segundo sua própria natureza, isto é, que age racionalmente e visa ser virtuoso, visto que para esse filósofo grego, a essência do homem é sua razão, pois todos tendem ao saber. Mas qual é de fato a nossa natureza? Muitos dizem que somos seres essencialmente bons, outros dizem que somos naturalmente maus e egoístas. Mas podemos acreditar também que somos seres inacabados... incompletos... que ao invés de nascerem com uma essência pré-estabelecida, buscam construir esta suposta essência na própria existência, na vida real, no cotidiano. Assim sendo, podemos ser tanto anjos como demônios. Nossa natureza depende de nossas escolhas, e devido a isso, nossa felicidade também dependerá delas.

É o que afirma o filósofo francês Jean-Paul Sarte em sua obra “O Existencialismo é um Humanismo” : “Se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço é o de pôr todo homem no domínio que ele é, de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens”. Dessa maneira, eliminando uma natureza pré-definida que nos dirá o que é ser feliz, podemos analisar uma outra perspectiva sobre o tema, afirmando que a felicidade se encontra na forma como fazemos nossas escolhas, ou seja, encarando a vida da maneira como ela realmente se apresenta, vivendo-a intensamente com responsabilidade.

 

Ora, encarar a vida tal como ela se apresenta não é tarefa fácil. Somos seres jogados na existência e estamos condenados a fazer escolhas. Cada possibilidade de existência assumida significa a renúncia de outro modo de vida. Dessa maneira, podemos acertar ou errar, ganhar ou perder. Tudo depende de nossas escolhas. A angústia é a disposição emocional que nos acompanha neste drama da existência. Como então ser feliz em uma realidade tão dura como essa?

 

A felicidade não é uma disposição emocional. Ser feliz não é estar sempre alegre. O sofrimento e a angústia também fazem parte da vida e da própria felicidade. Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam real valor a felicidade... Às vezes, é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir... é preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém... Às vezes, quando temos tudo, nada parece ter valor. A vida é constante movimento, ela é um antes, um durante e um depois. Por isso, devemos viver o momento, sem deixar de olhar para nosso passado e nos projetar para o futuro. Os momentos difíceis são parte integrante da vida e deles não podemos escapar. No entanto, estes momentos são necessários para que possamos valorizar os acontecimentos felizes e encontrarmos a felicidade. É partindo desse ponto de vista, que o filósofo Karl Jaspers ressalta: "Os problemas e conflitos podem ser a fonte de uma derrota, uma limitação para a nossa potencialidade, mas também podem dar lugar a uma maior compreensão da vida e o nascimento de uma unidade que se fortalece com o tempo."

 

Frente a estes pontos de vista, esse artigo chega a conclusão de que a felicidade não deve ser entendida como um objetivo ditado por uma essência pré-definida existente no homem, ou como um sentimento. A felicidade pode ser entendida como a própria vida sendo vivida de maneira intensa e responsável nas próprias escolhas do dia-a-dia, seja nas alegrias ou nos sofrimentos, buscando sempre tirar um aprendizado para aquilo que ocorre conosco. Como afirma Erich Fromm: “buscar a felicidade é como caçar borboletas: quanto mais você tenta, mais ela foge. No entanto, se você deixar a borboleta voar e se preocupar com outras coisas, ela pode até pousar em seus ombros”.

Arnin Braga

 

Responda:


1-Quais são os principais problemas filosóficos levantados logo ao início do texto a respeito do tema da felicidade?

2-Desde que período os filósofos tratam do tema da felicidade e o qual o principal filósofo a abordar este tema?

3-O que Aristóteles afirmava em relação à finalidade última do homem?

4-Qual a principal divergência entre os homens quando o assunto é a busca pela felicidade?

5-O que Aristóteles afirma em relação ao homem verdadeiramente feliz?

6-Para Aristóteles qual a essência do homem?

7-O que o texto afirma em relação à natureza humana?

8-O que o filósofo Sartre afirma sobre a responsabilidade?


SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS / EJA – 3TA-3TB-3TC

Habilidades: Compreender o significado e as origens das palavras “cidadão” e “cidadania”, Estabelecer uma reflexão crítica sobre os direitos e os deveres do cidadão

Atividade: PESQUISA

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Com base em sua pesquisa anterior responda:

1)Cite quais são os deveres do cidadão ?Explique!

2) Quais são os direitos do Cidadão ?Explique!

3) Com base na sua pesquisa, o que você entendeu deste tema?Explique!

Atividade deve ser entregue no e-mail joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online das 13h as 15h, todas as terças feiras e quintas feiras para esclarecimento de duvidas.

FISICA/PROFºPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°Ta e 3°TB
Conteúdo: Os aparelhos elétricos e suas especificações
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de midias, copiar as questões no caderno  e responde-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 25/08/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre Os aparelhos elétricos e suas especificações
É importante reconhecer as grandezas físicas presentes nesses aparelhos, pois seu bom funcionamento depende dessas especificações.
1) Observe  a etiqueta de um  chuveiro elétrico e responda aos itens:
 
a) Quais são as especificações apresentadas nesta etiqueta?
b) O que é potência nominal e potência econômica?
c) O que é eficiência energética?
2) Observe os dados da tabela abaixo e responda aos itens:
Equipamento Tensão (V)       Potência (W)      Consumo mensal máximo (kWh/mês)
                          127 V              3500                              15,5
                          127 V              4600                               20,6
Chuveiro            127 V              5000                               22,3
                          220 V              3500                                15,3
                          220 V              4800                                21,6
                          220 V              5500                                 24,5
                                         Fone: INMETRO
a) O que você observa em relação à potência e ao consumo mensal deste chuveiro quando se mantém a mesma tensão?
b) Observando as informações da tabela, responda: entre as tensões 127V e 220V, qual é mais vantajosa para um aparelho com a mesma potência?
QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (17 a 21/08/2020)

Turmas: 3 termos A, B e C

 Essa atividade é apenas para leitura, como revisão de conteúdo do 2 Termo. É apenas para colar ou copiar no caderno. Não é para enviar de volta no e mail.

 

Íon, Cátion e Ânion

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons. Já o cátion e o ânion são considerados íons.

Cátion

Os cátions, são normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica.

Eles apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.

Tipos de Cátions

Os cátions que apresentam carga +1 são chamados de monopositivos;

Os cátions que possuem a carga +2 são denominados de dipositivos;

Os cátions que apresentam carga +3 recebem o nome de tripositivos;

Os cátions que apresentam carga +4 são os tetrapositivos.

Exemplos de Cátions:

Na+1 (sódio)

K+1 (potássio)

Mg+2 (magnésio)

Ca+2 (cálcio)

Zn+2 (zinco)

Al+3 (alumínio)

Pb+4 (chumbo)

Ânion

Os ânions, por sua vez, possuem carga negativa, pois recebem um ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons.

Tipos de Ânions

Os ânions monovalentes possuem carga -1;

Os ânions bivalentes possuem carga -2;

Os ânions trivalentes possuem carga -3;

Os ânions tetravalentes possuem carga -4.

Exemplos de Ânions

Cl-1 (cloro)

Br-1(Bromo)

F-1(flúor)

O-2 (oxigênio)

S-2 (enxofre)

N-3 (nitrogênio)

Veja também: Átomo

Teoria do Octeto

Segundo a “Teoria do Octeto”, os átomos possuem a tendência de se estabilizarem e ficarem neutros (mesma quantidade de prótons e nêutrons). Ou seja, com oito elétrons na última camada eletrônica (camada de valência).

Para isso, os íons, se unem à outros átomos a fim de buscar a neutralidade.

Exemplo

Na ligação iônica que ocorre entre íons positivos e negativos, o Na+1 (cátion) quer doar um elétron e o Cl-1 (ânion) quer receber um elétron.

Ao se ligarem, formam o cloreto de sódio, NaCl (sal de cozinha).


GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

3º BIMESTRE EJA         ATIVIDADE GEOGRAFIA  3TC                PROF. VANILDO

 

O Índice de desenvolvimento Humano (IdH)

As insuficiências das classificações regionais derivam também dos critérios adotados. Tradicionalmente, eles se baseiam apenas em critérios econômicos, como o PIB ou o PIB per capita, ou seja, o valor total do PIB a cada ano dividido pelo número  de habitantes de um país. Vale lembrar que o PIB é a soma (em valores monetários) de tudo o que um país produz em um dado período.

Em 1990, o PNUD lançou um novo conjunto de indicadores, traduzido pelo Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH. Calculado e publicado anualmente, o IDH vai além dos resultados econômicos de cada sociedade. Medido de zero a um (quanto mais próximo de um, maior é o desenvolvimento humano), ele leva  em conta:

•             uma vida longa e saudável (saúde), medida pela expectativa de vida;

•             o acesso ao conhecimento e à educação, medido por: a) média de anos da escolarização dos adultos, realizada durante a vida por pessoas a partir de 25 anos; b) expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar, ou seja, o número total de anos de escolaridade que uma criança pode esperar receber;

•             o padrão de vida (renda), medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita convertida para dólares internacionais usando as taxas de Paridade de Poder de Compra (PPC). A PPC é utilizada para efetuar comparações internacionais entre o nível de poder das diferentes moedas nacionais.

Vista de Alesund, na Noruega, país com o maior IdH em 2013.



Os países que lideram o ranking do IDH alcançaram equilíbrio entre desempenho econômico e condições de vida da população, como Noruega, Austrália, Holanda e Nova Zelândia, além, é claro, de potências como Estados Unidos,  Alemanha e Japão. Entre os  que apresentam baixo IDH – revelando a persistência de um fosso profundo entre os países – estão Chade, Moçambique, Níger e República Democrática do Congo (RDC).

Mais que uma proposta de divisão regional, o IDH pretende oferecer subsídios a fim de que os países desenvolvam políticas para melhorar a vida da população e persigam as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), elaborados pela ONU em 2000. Mas nem mesmo o IDH abrange todos os itens que levariam ao desenvolvimento humano, como se pode observar no texto a seguir.

Países desenvolvidos, países industrializados.

Os países desenvolvidos são aqueles em que a maioria da população tem acesso à satisfação de todas as necessidades vitais, bem como a certo conforto e à educação. O termo aproxima-se do de países industrializados, que designa os países cuja economia baseia-se principalmente nas atividades industriais (em oposição às economias dependentes da produção agrícola e de matérias-primas).  Essa noção não é isenta de arbitrariedade, dado que serve, sobretudo, para  designar “os países mais industrializados do mundo” que se reúnem no G-8. Se o critério principal discriminador, por muito tempo utilizado para qualificar os países desenvolvidos, foi o Produto Interno Bruto (PIB), hoje convém raciocinar principalmente em função do nível de desenvolvimento humano. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) [...] considera que os países desenvolvidos são aqueles cujo IDH é superior ou igual a 0,8. Em 2007, havia, de acordo com essa definição, 70 países desenvolvidos no mundo (principalmente os países da Europa, da América do Norte, do Leste asiático e da Oceania). [...]

DUrand, Marie-Françoise et al. atlas da mundialização : compreender o espaço mundial contemporâneo. são paulo: saraiva, 2009, p. 156.

Glossário:                                                                                                                                                     Arbitrariedade

 De arbitrário; o que não tem fundamento lógico, não segue regras ou normas; que depende apenas da vontade ou do arbítrio daquele que age.                                                                                     G-8 Grupo dos países mais ricos e industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e, desde 1998, Rússia). Reúnem-se para traçar estratégias comuns em questões econômicas e políticas. Em 2014, a Rússia anexou a Península da Crimeia, que integrava o território da Ucrânia. Em função disso, a Rússia não foi convidada a participar desse fórum econômico no ano em questão.                                                                                     ATIVIDADE:

Qual o significado de PIB per capita?

Cite a diferença entre países desenvolvidos e países industrializados.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

 

HISTÓRIA/PROFºSILVIO

TERCEIRO ANO A ENSINO MÉDIO, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES: Desenvolver compreensão do período Vargas, sua importância para nossa história. Compreender a importância da política em nossas vidas.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

PERÍODO: De 17 a 21 de agosto (continuidade da semana anterior)

Atividades relativas às aulas apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa

SOMENTE LEITURA

 

 

Era Vargas

Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Getúlio Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.

A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930, onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:

Governo Provisório -1930-1934

Governo Constitucional – 1934-1937

Estado Novo – 1937-1945

Revolução de 1930

Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha, conhecida hoje como o primeiro período republicano brasileiro. Como característica principal centralizava o poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha como base a economia cafeeira e, portanto, mantinha fortes vínculos com grandes proprietários de terras.

De acordo com as políticas do "café-com-leite", existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas Gerais. Os presidentes de um partido eram influenciados pelo outro partido, assim, dizia-se: nada mais conservador, que um liberal no poder.

O Golpe do Exército

Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República.  Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes não tomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos e paraibanos) recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude.

Além disso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram o reconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada.  A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato a vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco.

Como os motivos dessa morte foram duvidosos, a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seu favor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise econômica acentuada pela crise de 1929; a indignação, deste modo, aumentou, e o Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigente desde o tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta por generais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país. Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal).

Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo e por esta razão foram designados representantes do governo para assumirem o controle dos estados, tal medida tinha como finalidade anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional.

Esta medida consolidou-se em clima de tensão entre as velhas oligarquias e os militares interventores. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo, onde as oligarquias locais, sob o apelo da autonomia política e um discurso de conteúdo regionalista, convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. No processo eleitoral, devido o desgaste gerado pelos conflitos paulistas, as principais figuras militares do governo perderam espaço político e, em 1934 uma nova constituição foi promulgada.

A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Além disso, sancionou o voto secreto e o voto feminino. Por meio dessa resolução e o apoio da maioria do Congresso, Vargas garantiu mais um mandato.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, a altercação política se deu em volta de dois ideais primordiais: o fascista – conjunto de ideias e preceitos político-sociais totalitário introduzidos na Itália por Mussolini –, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB), e o democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.

A ANL aproveitando-se desse espírito revolucionário e com as orientações dos altos escalões do comunismo soviético, promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista, foi facilmente controlada pelo governo.

Getúlio Vargas, no entanto, cultivava uma política de centralização do poder e, após a experiência frustrada de golpe por parte da esquerda utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, com essa medida, Vargas, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Mediante a “ameaça comunista”, Getúlio Vargas conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Anunciando outra calamitosa tentativa de golpe comunista, conhecida como Plano Cohen, Getúlio Vargas anulou a constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. A partir daquele ano, Getúlio passou a governar com amplos poderes, inaugurando o chamado Estado Novo.

Estado Novo (1937 - 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã.  A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra.

Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

 

 

PROFESSOR SILVIO

INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 20 e 21/08

DISCIPLINA/TURMA:

Inglês 3ºs Termos A, B e C

Sustainable

We hear the words 'sustainable' and 'sustainability' almost every day. But what does it mean exactly? Is it about people and culture, our environment, or jobs and money? Is it about cities or the country? Is it about you and me or is it something for other people to worry about?

Sustainability is about all of these things and more. Sustainability could be defined as an ability or capacity of something to be maintained or to sustain itself. It’s about taking what we need to live now, without harming the potential for people in the future to meet their needs. If an activity is said to be sustainable, it should be able to continue forever. Living sustainably is about living within the means of our natural systems (environment) and ensuring that our lifestyle doesn’t harm other people (society and culture). [Texto adaptado de 'www.landlearnnsw.org.au']https://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-texto-em-ingles-sobre-sustentabilidade-t31438.html

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.     Escolha a tradução correta para as frases e coloque na frente de cada uma:

a.     But what does it mean exactly?

b.     We hear the words 'sustainable' and 'sustainability'

c.      Sustainability could be defined as an ability or capacity

d.     Is it about cities or the country?

É sobre cidades ou país? - Sustentabilidade pode ser definida como uma habilidade - Mas o que isso significa exatamente? - Ouvimos as palavras 'sustentável' e 'sustentabilidade

 

2.     Responda T (true) ou F (false) para cada questão:

a.      Sustentabilidade não tem a ver com cultura, meio ambiente nem dinheiro (   )

b.      Viver de forma sustentável é viver dentro dos meios de nossos sistemas naturais (   )

c.      Ser sustentável é garantir que nosso estilo de vida não prejudique outras pessoas (   )

d.      A atividade sustentável não pode durar para sempre. (   )

 

3.     Qual é a sua opinião sobre a sustentabilidade?

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LINGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO

Língua Portuguesa  -  3º (TA, TB e TC) EJA

ATIVIDADES REFERENTES A SEMANA 17 a 21/08 e 31/08 a 04/09

Essas atividades deverão ser entregues até 05/09 (impreterivelmente)

GÊNEROS TEXTUAIS      

(SEMANA 17/08 A 21/08)       lER E rESUMIR O texto

Classificação dos textos quanto ao contexto, à finalidade e ao papel dos interlocutores

Os gêneros textuais são as classificações usadas para determinar os textos de acordo com suas características em relação a um contexto. O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo. Assim, os gêneros textuais exercem uma função social dentro de um processo de comunicação.

O processo de comunicação se dá através dos gêneros textuais, pois eles estão intimamente ligados à história da comunicação e da linguagem. Cada gênero textual apresenta especificidades que permitem identificar a sua classificação. Os gêneros possuem estruturas e características próprias, no entanto, vale ressaltar que eles são flexíveis e não possuem estrutura fixa. Desse modo, os gêneros textuais estão em permanente evolução. Isso significa que dependendo da necessidade de comunicação, novos gêneros podem surgir. A linguagem aparece nos textos de forma diversa. Alguns textos podem apresentar mais de um tipo de linguagem, em outros a linguagem pode aparecer de forma mesclada. Portanto, para identificar o gênero de um texto, é preciso observar qual a linguagem predominante. Para isso, o primeiro passo é conhecer quais são os tipos de gêneros textuais.

Como os gêneros se inserem dentro de cada tipo textual

Os gêneros textuais possuem características específicas que diferenciam um texto do outro. Porém, os textos não são, necessariamente, exclusivos de um gênero específico. Por isso, ao analisar um texto se faz necessário observar as características predominantes, para assim identificar qual o gênero. Cabe ressaltar que o gênero textual não exclui o tipo textual, pelo contrário, as características dos tipos textuais são apresentadas de forma mais ampla, pois elas passam a ser analisadas com base no contexto nas quais são usadas.

 

Conheça alguns gêneros textuais inseridos em cada tipo textual:


Os gêneros textuais podem ser definidos como unidades formadoras de sentido, com determinados propósitos ou intencionalidades discursivas. Nesse sentido, a vontade do emissor (locutor) poderá ser revelada por meio do discurso: informar, convencer, contar uma história, persuadir, posicionar-se, opinar etc.

Importante ressaltar que não é o fato de pertencer a um determinado gênero que fará com que o texto seja rigorosamente imutável, ou seja, é uma inverdade dizer que todos os artigos de opinião serão iguais. A estrutura do texto e o que ele enuncia sempre dependerão das condições de produção: quem diz, por que diz, para quem, como, por meio de qual veículo, com qual intenção e em que contexto.

Para entendermos melhor o contexto dos gêneros textuais, podemos construir a seguinte imagem: os gêneros são elementos constitutivos de grandes conjuntos, uma vez que reúnem determinadas sequências linguísticas em sua composição, mas se diferem com relação à intencionalidade, e trazem também outras características que se desenvolvem considerando o contexto cultural e temporal a que estão submetidos.

Vejamos: se pensarmos em um grande conjunto chamado tipo narrativo, poderemos ver dentro dele diversos elementos: fábula, conto, crônica narrativa, diário, romance etc. O que esses textos têm em comum? Todos eles contam histórias, narram, relatam... No entanto, todos eles realizam isso da mesma forma? Não.

Se observarmos os gêneros fábula e conto, veremos imediatamente que, embora pertençam ao tipo narrativo, são textos que se diferenciam, por exemplo, com relação à construção das personagens e à intenção discursiva, tanto que a fábula, de maneira alegórica, provoca, por meio da narrativa, a reflexão sobre um ensinamento, uma moral, algo que não pertence ao universo composicional do conto.

 

Diferença entre gênero e tipo textual

Enquanto os gêneros são formas flexíveis de textos, os tipos, por sua vez,  caracterizam-se pela rigidez, pela estruturação pautada em sequências linguísticas, pelo uso de vocabulário específico, por relações lógico-semânticas com propriedades mais fixas, sendo os grandes conjuntos nos quais estão contidos os gêneros textuais.

Os estudos linguísticos, em sua maioria, reconhecem pelo menos os seguintes tipos ou tipologias textuais: narração, argumentaçãodescriçãoinjunção e exposição. Quando conseguimos reconhecer os tipos textuais, temos mais condições de interpretá-los com eficácia, uma vez que os efeitos de sentido produzidos pelos textos estão também relacionados à forma como estruturam-se.

Veja, a seguir, um quadro comparativo |1| bastante didático que elenca as diferenças entre tipos e gêneros textuais.

 

 

 

 

Tipos textuais

Gêneros textuais

Constructos teóricos definidos por propriedades linguísticas intrínsecas.

Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas.

Constituem sequências linguísticas ou sequências de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos.

Constituem textos empiricamente realizados cumprindo funções em situações comunicativas.

Sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas determinadas por aspectos lexicais, sintáticos, relações lógicas e tempo verbal.

Sua nomeação abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designações concretas determinadas pelo canal, estilo, conteúdo, composição e função.

Designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.

Exemplos de gêneros: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de condomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, instruções de uso, outdoor, inquérito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversação espontânea, conferência, carta eletrônica, bate-papo virtual, aulas virtuais etc.

 

Elementos dos gêneros

Podemos dizer que existem três elementos básicos na formação dos gêneros textuais, os quais são formadores do discurso: tema, forma composicional e estilo.

Com relação ao tema, é importante dizer que não se trata apenas do assunto que será tratado no texto, mas é aquilo que parte também de um determinado ponto de vista ou intencionalidade de quem diz ou escreve. Assim, o tema será o conteúdo trabalhado com base em um determinado valor ou ideologia, de acordo com estudiosos da área.

Já a forma composicional e o estilo ligam-se às escolhas com relação ao vocabulário, estrutura e registro, ou seja, à forma como o texto irá organizar-se para que cumpra com seu papel de intervir socialmente.

Esses elementos demonstram, portanto, que os textos, de acordo com as condições de produção que são dadas no momento da fala e da escrita, observando-se os papéis sociais dos envolvidos nos atos

 

Exemplos

·         Tipo narrativo

·         Conto

·         Crônica narrativa

·         Fábula

·         Diário

·         Romance

·         Tipo argumentativo

·         Artigo de opinião

·         Tipo descritivo

·         Relatos de viagem

·         Folhetos turísticos

·         Currículo

·         Cardápios de restaurante

Tipo expositivo

·         Seminários

·         Palestras

·         Enciclopédia

·         Verbetes de dicionários

·         Tipo injuntivo

·         Propaganda

·         Receita culinária

·         Bula de remédio

·         Manual de instruções

·         Regulamento

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO

Atividade de Matemática 3ºTA, 3ºTB  e 3ºTC

3º semana de 17/08/2020 à 21/08/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam as questões pelo link

 

https://forms.gle/EEZdq2a7W9CG7eUA9

 


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