MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Apresentação |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
.
|
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Olá,
sou a professora Adriana de Arte, trabalharemos com as quatro linguagens da
arte, visuais, música, teatro e dança. As
atividades serão postadas no blog da escola toda a semana, vocês deverão
envia-las para o meu email com o nome e a série, perguntas e dúvidas também,
as devolutivas são feitas sempre na semana seguinte do recebimento da
atividade.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 03/08 a 07/08
__ |
|
|
||
ARTE/PROFºADRIANA/ATIVIDADE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 1º T.A |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação de obra |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Desenvolver
habilidade de leitura de imagem e escrita.
|
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Vamos
dar início ao bimestre trabalhando o artista Cândido Portinari Cândido Portinari foi um dos pintores brasileiros
mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do
estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas
de poesia e política. Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de
Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha,
a França e a Itália, onde finalizou seus estudos. No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova
Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra
passou a ser mundialmente conhecida. Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira
Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes".
Seus retratos mais famosos são: seu autorretrato, o retrato de sua mãe e o do
famoso escritor brasileiro Mário de Andrade. No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu
um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte,
muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A
morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por
elementos químicos presentes em certas tintas. Características principais de suas obras (estilo
artístico): - Retratou questões sociais do Brasil; - Utilizou alguns elementos artísticos da arte
moderna europeia; - Suas obras de arte refletem influências do
surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos; - Arte figurativa, valorizando as tradições da
pintura.
Observe a pintura com atenção e responda as
perguntas abaixo:
Café (1935), obra de Cândido Portinari. 1.Quantas pessoas você consegue ver na imagem? 2. Todos têm liberdade? 3. O que as pessoas estão fazendo? 4. Que intenção teria o pintor ao retratar negros
na imagem? 5. O que você sente ao ver essa imagem?
|
|
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 10/08 a 14/08
__ |
|
|
||
E.E. Salim Farah
Maluf. |
1º
Termo A – Professora
Benedita. Disciplina: Biologia.
E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br |
Semana de 03 a 07/08
“Acreditar que é possível é motivo suficiente para não
desistir.”
Olá sejam todos bem vindos a Escola
Salim Farah Maluf, meu nome é Benedita professora de Biologia, mas podem me
chamar de Professora Benê.
Estamos iniciando o 1º Bimestre/2020
para que possamos nos organizar em relação a entrega das atividades, estou
enviando meu e-mail para o recebimento das atividades.
Toda semana será enviada atividades e
a presença de vocês será feita através da entrega dessas atividades.
Nada melhor que as aulas presenciais,
mas no momento o melhor para a nossa saúde e ter esse distanciamento, aproveite
os links e o material de estudo, as dúvidas podem mandar pelo e-mail que assim
que possível respondo. Vou ficar online 2ª,3ª,
5ª e 6ª feira a partir das 19:30 até as 21:00, podemos fazer chamadas pelo
Google Meet e esclarecer dúvidas.
Esta semana
faça a leitura do texto abaixo, o objetivo dessa leitura é a Reflexão.
Aproveite e uma ótima leitura.
Quais janelas foram
fechadas e quais janelas estão abertas ou podemos abrir?
Isolamento social é necessário! E por isso estamos
impedidos de circular, aglomerar, abraçar, beijar, pegar no colo, visitar,
encontrar pessoalmente, etc. Somos seres de contato, do convívio pessoal. Nós
seres humanos, somos seres grupais!
E neste momento, uma de nossas principais características
encontra-se suspensa, em stand by, fazendo-nos repensar quem somos.
Afinal, o que está acontecendo? Por que está acontecendo? Para onde tudo isso
nos levará? Quanto tempo isso irá durar? E tantas outras perguntas.
Já sabemos que ninguém está imune ao coronavírus, mas que alguns grupos serão mais vulneráveis a ele, podendo levar a
consequências fatais. A forma de nos defendermos passou a ser um exercício
coletivo de proteção. Estamos todos sendo instruídos a nos unirmos para melhor
enfrentarmos o vírus, fazê-lo circular o mínimo possível até que surjam formas
efetivas de eliminá-lo, como vacina e medicamentos.
Com isso em mente, proteger a nós mesmos passou a ser proteger o
outro. Os cuidados são inúmeros, a ponto de ficarmos perdidos nesse “novo
normal”. Pois, em geral, nosso processo de aprendizagem parte da busca de
registros já existentes, porém na atual situação, esse método não está sendo
muito eficaz, já que nunca vivemos nada parecido e estamos tendo que adaptar
toda uma realidade de forma extremamente rápida.
As pandemias se caracterizam pelo caos social e mudanças de
comportamento, e no caso da Covid-19, a rápida disseminação de informações sem
discriminação do que é verdadeiro e factível, daquilo que é falso ou não comprovado
cientificamente, vem de todos os lados e fontes. Com
isso podemos dizer que estamos rodeados de informações místicas, religiosas e
também científicas.
Todos
tentando encontrar uma explicação que determine “nossa salvação” ou ainda
alguém ou algo que assuma aquela posição tão conhecida das crianças, de
encarregar uma autoridade – como os pais – para darem conta. Na vida adulta
tendemos a repetir essa busca, mas hoje está difícil que esse papel seja
ocupado. Nosso desejo seria que a ciência pudesse ocupar esse papel de
autoridade, porém nem mesmo ela está sendo tão efetiva e rápida como estamos
desejando. O fato é que percebemos que um vírus pode ser maior do que nós,
apesar de seu tamanho microscópico. Temos aprendido durante o
processo, e conjuntamente com os cientistas. Suas tentativas estão acontecendo
mundo afora e, enquanto isso, estamos seguindo algumas novas normas de convívio
e higiene, buscando minimizar os efeitos e perdas. Perdas não só de entes
queridos e conhecidos, mas perdas em geral, de espaço, de tempo, de planos e de
certezas.
Como
devemos nos posicionar diante do momento atual? Qual nossa parte?
Temos que pensar e nos reprogramar, olhar e buscar a garantia de
conquistas fundamentais. Algo como encontrar novos significados, reconfigurar
parâmetros, redefinir metas e aprender novas formas de convivência.
O tempo passou a ser, aparentemente, algo a ser reconsiderado a
partir de agora. Teremos que buscar através da criatividade outras formas de
configurá-lo. Algo novo, respostas novas! Parece fácil, não é? Mas só parece!
Mudar, readaptar-se à situação exige alternativas, e muitas vezes
não queremos a mudança, queremos voltar ao jeito anterior. Se existe algo que
já aprendemos com tudo isso, além de que precisamos contar uns com os outros, é
que não voltaremos para o mesmo lugar. Talvez isso gere desconforto, porém
também estamos nos dando conta que tudo isso poderá nos levar a um lugar melhor.
Querendo ou não, as mudanças estão acontecendo!
Dizem que o planeta está melhor. Que nosso afastamento tem gerado
frutos importantes na vida dos outros seres que aqui habitam. Mares, rios,
florestas, animais, ar, todos estão demonstrando aspectos positivos. Ganhos
nossos indiretos, pelo simples fato de nos afastarmos!
Os artistas que tão bem encontram alternativa para sublimar
conflitos estão, a partir de suas casas, entrando nas nossas, para nos
proporcionar espetáculos nunca vividos antes. Outros têm levado sua arte em
caminhões que cruzam as ruas desertas e enchem as varandas e janelas de
espectadores. As pessoas passaram a se relacionar de suas sacadas, ou fazem
reuniões virtuais, encontrando assim possibilidades de reencontros. Todos
encontrando um jeito de se reinventar, de casa!
Trabalhos voluntários estão fazendo chegar àqueles que tinham
pouco ou nenhum acesso, alimento, vestuário, atendimento médico, psicológico.
Nós mesmas, estamos participando de atendimentos voluntários, na modalidade
remota.
As famílias estão convivendo, como muitas vezes não tinham
oportunidade de fazer, e descobrindo que nem sempre é fácil estar junto no
mesmo ambiente por tanto tempo. Pais e mães estão tendo que agregar
trabalhos home office, com aulas online dos filhos, brincadeiras,
afazeres domésticos; tudo ao mesmo tempo e em um mesmo espaço. Outras famílias
estão se unindo para encontrar formas de suprir o desemprego com alguma
atividade extra. E, junto a tudo isso, todos administrando as dificuldades
oriundas dos relacionamentos, naturais do convívio.
Estamos nos reservando a falar sobre os problemas mais comuns, mas
temos ainda problemas extremos, aqueles que deflagram a violência doméstica, o
aumento da ingestão de álcool e drogas ― problemas que se intensificaram com o
isolamento. E as redes sociais que estão à disposição para nos ajudar a suprir
parte importante das perdas, estão também colocando nossas crianças diante de
mais riscos.
Enfim, há um grande exercício de tolerância e esforço de todos.
Nossa consciência deve estar atenta, pois somente ficar em casa não nos garante
cuidados absolutos! Nunca estivemos tão próximos e empenhados numa tarefa
conjunta. Contamos com a solidariedade e a praticamos.
Atentemos aos avós que antes eram, além de figuras amorosas, também
muito úteis como “braços” na ajuda de dar conta das necessidades dos netos.
Hoje estão resguardados em suas casas, recebendo visitas virtuais. E os que
moram sozinhos, talvez nunca tenham estado nas chamadas online, como
atualmente.
E
seguimos pensando no tempo! Quanto tempo? Como ocupá-lo, como organizá-lo?
Cada um terá que descobrir, mas isso nos fez lembrar do
filme Feitiço do Tempo (1993), no qual o personagem principal
acorda sempre no mesmo dia. No início resistiu a acreditar, irritou-se muito,
brigou com todos e principalmente com ele mesmo, até que resolveu aproveitar
para fazer algo diferente e desta forma, algum tempo depois acordou no dia
seguinte.
Esse simbolismo pode ser a mensagem central: “O que podemos fazer
enquanto não acordamos no dia seguinte?”, ou ainda: “O que podemos fazer para
conseguirmos acordar no dia seguinte?”.
Apesar desta pergunta estar clara agora, podemos dizer que algumas
citações acima demonstram que já começamos a aproveitar estes novos tempos.
Afinal, estamos quebrando alguns tabus e como tal sempre se abrem muitas
perguntas. Algumas respostas somente virão com o tempo, a partir de muito
estudo, investigação e reflexão.
Entretanto, acreditamos que a saúde mental poderá contribuir muito
para este “acordar”. Um dos aspectos para este enfrentamento necessitará da
condição mental de cada um. Momentos de crise como este, onde muitas emoções se
acumulam, fica mais complicado lidarmos sozinhos. Os adultos estão mais
aparelhados para administrarem tais momentos, porém muitos precisam dar conta
de seus filhos, que por sua vez necessitam de um ambiente acolhedor.
Para tanto, esses adultos precisam
estar bem. Todos estamos expostos às consequências do que estamos vivendo.
Afinal, estamos diante da consciência de uma finitude possível e de
ameaças reais, com isso temos que lidar com medos, ansiedades, preocupações e
incertezas, nossas e de outros. As emoções estão em estado de ebulição, novos
pensares, novas constatações vão ocupando ou se juntando a espaços antigos.
Sabemos que estamos vivendo algo comum a todos e podemos comprovar
à medida que olhamos de longe, porque ao olharmos de perto veremos que a
intensidade e o sentir desse novo momento podem ser distintos. Os barcos são
vários, apresentam diferentes tamanhos, velocidades etc., mas com certeza
estamos todos na mesma tempestade!
Para tanto, nós profissionais da Psicologia, que também estamos
juntos vivendo essa pandemia, precisamos igualmente nos reinventar e nos
adaptar para podermos continuar ajudando os nossos pacientes e seus familiares.
Nossas consultas presenciais, tão conhecidas por todos, nesse momento, não
estão recomendadas, e, portanto, nossa atividade profissional está acontecendo
através da modalidade online.
Modalidade esta que não é novidade, a própria Psicologia Viva está
aí para comprovar o dito e também a necessidade. No entanto, o momento atual
abre e amplia este formato: podemos dizer que estamos chegando mais longe, na
casa de muitos.
Juntos chegaremos num lugar novo, aliás ele está aí, teremos
baixas, teremos desacomodações, teremos descobertas e precisaremos uns dos
outros. As crianças, que muito mais futuro têm pela frente, precisam ser
cuidadas e acompanhadas nessas vivências, para poderem entender, segundo sua
linguagem, o que estamos passando. Sem muita exposição às angústias,
mas sem negações. Pois serão elas as que no futuro terão que ser capazes de
lidar com o novo. Algo dos registros que estamos fazendo será importante para
que as gerações seguintes estejam habilitadas a enfrentar os novos momentos que
virão.
Como civilização, teremos que estar conscientes do nosso tamanho,
nosso papel, nossas capacidades como habitantes de um espaço onde outros também
habitam. Além desta percepção também saberemos que juntos somos mais fortes e
que pensar no próximo é também a garantia de ter um lugar no pensamento do
outro.
Serve lembrar que conforto, aconchego, colo, carinho, abraço
seguem sendo “alimentos” fundamentais da alma, sejam eles físicos ou virtuais.
Por isso, cuidar da nossa saúde e da dos demais é cuidar do corpo
e da mente, eles são elementos de um ser!
Então, quais janelas estão abertas e quais novas janelas podemos
abrir? Como vamos acordar no dia seguinte? Vamos pensar juntos.
Autoras do artigo:
Andréa Etzberger, CRP 07/03426 – Psicóloga clínica. Link
para o perfil: https://www.psicologiaviva.com.br/psicologos/andreaetzberger
Laura Verissimo, CRP 07/03284 – Psicóloga clínica. Link
para o perfil: https://www.psicologiaviva.com.br/psicologos/lauraverissimo
E-mail para entrega das atividades:
Disciplina: Biologia
Professora: Benê
Turma: 1 TA
Atividade Semana 10 a 14/08
Conhecer um pouco os meus novos alunos.
Sejam todos bem Vindos!!!!!!
Link para acesso ao
formulário para realização da atividade inicial de Biologia e envio das
respostas:
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Filosofia
1 ANOS EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução
Atividade:--------
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento
Ola Caros Alunos,
Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.
Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.
Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.
Esta semana será de interação e conhecimento.
Como vai funcionar as aulas?
Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.
Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.
Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.
As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.
Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.
Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.
Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.
Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.
Cuidem se, e ate a próxima semana.
Prof Joyce
Filosofia
FILOSOFIA/PROFºJOYCE/ATIVIDADE
ATIVIDADE
Professora:
Joyce Filosofia
1 ANOS
EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos e suas habilidades
Atividade:
Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Sejam todos bem vindo as aulas
de Filosofia,
Para entendermos,o que é
filosofia, primeiro vou apresentar o significado da palavra;
Filosofia significa,
amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano
consciente de sua própria ignorância.
Mas só este conceito, não explica o que é
Filosofia.
Então segue a atividade
Faça uma pesquisa sobre
O que é Filosofia?
Enviar atividade para o e-mail
Estarei
disponível de terças e quintas no
horário das 13h as 15h
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS EJA -1TA Noturno
Habilidades: Conceitos de sociedade e sua evolução
Atividade:--------
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Acolhimento
Ola Caros Alunos,
Meu nome é Joyce, sou a professora de Sociologia e filosofia da turma de vocês.
Sejam todos bem vindos, a nossa escola Salim Farah Maluf.
Nesta semana, como será de acolhimento, gostaria de conhecer vocês, mas como nesse momento não é possível, peço que vocês mande um e-mail, se apresentando, com o Nome, Idade, e o seu objetivo para este ano.
Esta semana será de interação e conhecimento.
Como vai funcionar as aulas?
Nossa interação será através do meu E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
e para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h, online para tirar todas as duvidas.
Toda semana estarei deixando alguma atividade, ou texto, vocês iram responder, e encaminhar para o meu e-mail.
Pode ficar tranquilos, que vocês terão resposta do email que vocês encaminharam.
As faltas serão contabilizadas, conforme a entrega das atividades, tente não perder o prazo.
Pode fazer atividade no caderno, e tirar foto e mandar para o meu e-mail, tente colocar a foto no melhor ângulo para que eu possa ler.
Notas: cada atividade terá um valor, mas agora neste momento de pandemia, serei generosa na medida do possível.
Atividades erradas, pedirei que refaçam, não podemos deixar que o conhecimento fique prejudicado.
Contudo, quero agradecer a todos, e pedir paciência para este momento, vamos conseguir superar juntos.
Cuidem se, e ate a próxima semana.
Prof Joyce / Sociologia
SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE/ATIVIDADE
ATIVIDADE
Professora:
Joyce Sociologia
1 TA
/EJA Noturno
Habilidades:
Compreender o que faz um sociólogo, Desenvolver habilidades de leitura,
produção de textos contínuos e expressão oral.
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Atividade de Pesquisa
Sejam bem vindos, ao mundo da sociologia.
Para começarmos a falar de
sociologia, vamos entender o significado da palavra sociologia;
Sociologia e o estudo da
sociedade.
Vamos estudar como o ser
humano se comporta na nossa sociedade, quem o influencia em suas decisões e
etc...
Mas somente esta definição ,
não explica totalmente o que é sociologia.
Atividade
Faça uma pesquisa com o tema
O que é Sociologia?
Enviar
para o e-mail joycedancy@yahoo.com.br
o Apresentação
Física. ·
Prof. – Ismael – Disciplina Física. ·
Faremos uma atividade por semana, sendo,
a que na primeira semana faremos uma pesquisa do tema sugerido, na segunda
semana uma conclusão deste mesmo tema e na terceira semana, realizaremos uma
atividade com três questões com respostas. ·
Todas as atividades serão entregues no
email fornecido juntamente com as atividades. ·
Qualquer duvida que possa surgir, poderá
ser postada no email fornecido. ·
No final do bimestre serão avaliados pela
quantidade e qualidade das atividades fornecidas. ·
Retirar as atividades no Blog da escola.
·
Entregar
as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br ·
Não
se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
|
· |
· |
· |
· |
· |
· |
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1° Ta – Professor
Ismael. Disciplina: Física. E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre Movimento com Velocidade Constante. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 10/08/2020 a 14/08/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre
movimento com Velocidade Constante.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE
PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ANO
LETIVO 2020 – 1° Bi. Química – 1° Ta.
03/08/2020 a 07/08/2020.
|
Apresentação Química. Prof. – Ismael – Disciplina
Química. Faremos atividades em forma
de pesquisas na primeira semana, faremos uma conclusão deste mesmo tema na
segunda semana e na terceira semana fechamos este conteúdo com a realização
de uma atividade com três questões com respostas do tema trabalhado. Toda atividade será entregue
no emaiI, que será postado juntamente com as atividades. Duvidas que possam surgir,
poderá ser enviada pelo email postado. No fechamento do bimestre
serão avaliados pela quantidade e qualidade das atividades entregues. Retirar as atividades no Blog
da escola.
Entregar as respostas via
e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br Não se esqueça de colocar seu
nome completo, número, série e nome da escola.
|
E.E. Salim Farah
Maluf. |
1° TA –
Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de 25 linhas sobre Propriedades Gerais da Matéria. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 10/08/2020 a 14/08/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre
Propriedades Gerais da Matéria.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos dos 1º anos do ensino Médio durante a semana de 10 a 14/0820.
E-mail do professor ; ediliberato@hotmail.com
Tema: Definição, Elementos que compõem Bacias Hidrográficas e Classificação:
. Definição:
→. Bacias Hidrográficas: Áreas de drenagem composta por um rio principal e seus afluentes.
→. É alimentado por águas das chuvas, das montanhas e subterrâneos que escoa para o curso d’água.
→. O escoamento da água é favorecido pelo relevo da área da baixa hidrografia. Assim os desníveis na superfície dão a direção para a água.
→. Bacias Hidrográficas são separadas pelos divisores de água, como por exemplo: uma montanha.
→. Uma Bacia pode ser classificada de acordo com a sua grandeza ou segundo a fluidez de suas águas.
→. Cada rio possui sua bacia. Quando ele deságua em outros rios, forma-se uma bacia maior.
→. Bacias maiores agrupam bacias menores, formando a chamada rede hidrográficas.
Elementos que compõem as Bacias hidrográficas.
→. Divisor de água: ponto mais alta da bacia hidrográfica. Define o limite da Bacia Hidrográfica.
→. Rio Principal: rio coletor que faz a drenagem de todos de todos os afluentes (rios secundários), e também do escoamento de sub- superfície.
→. Afluentes: coletor de escoamento superficial e de rios subafluentes. Despeja no rio principal.
→. Sub-afluentes: coleta o escoamento superficial e despeja água em um rio afluentes.
Classificação:
→. Em Geografia, existe uma classificação para a forma como as águas fluem dentro de uma bacia.
As águas Exorreicas correm para o mar;
→. Endorreicas, quando as águas caem em um em um lago ou mar fechado;
→. Criptorreicas, quando as águas desaguam no interior de rochas calcárias (porosas) e geram lagos subterrâneos (grutas), além de formar Lençóis freáticos;
→. Arreicas quando o curso d'água seca ao longo do seu percurso.Atividade de geografia do professor Edivaldo para a turma dos 1º anos do ensino médio durante a semana de 10 a 14/08/20
E-mail do professor : ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Define o que uma rede hidrográfica e o que é uma bacia hidrográfica:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª questão:
A bacia amazônica é a maior do Brasil e explique a importância da bacia econômica para a economia da região Norte do Brasil:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O ensino de língua estrangeira como um código de diferentes estruturas lingüísticas, com ênfase na oralidade, leitura e escrita como veículos de compreensão do mundo.
APRESENTAÇÃO DA DISCPLINA
O ensino de língua estrangeira, no Ensino Médio, não é só um exercício intelectual em aprendizagem de formas e estruturas linguísticas em um código diferente, é, sim, uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades de agir discursivamente no mundo. O papel educacional da Língua Estrangeira é importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do individuo, devendo seu ensino proporcionar ao aluno essa nova experiência de vida. Essa experiência deve significar uma abertura para o mundo próximo, fora de si mesmo, tanto quanto ao mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui para a construção e para o cultivo, pelo aluno, de uma competência, não só no uso de línguas estrangeiras, mas também na compreensão de outras culturas. O inglês vem se mostrando como importante meio de comunicação neste mundo globalizado e está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Conhecer inglês hoje é condição para que se possa sentir inserido nessa realidade e dela participar ativamente. A Língua Inglesa deve contribuir para o desenvolvimento do cidadão levando-o a questionar e refletir sobre assuntos da atualidade e de seu interesse e deve se apresentar como um espaço para ampliar o contato com outras formas de conhecer, com outros procedimentos interpretativos de construção da realidade. O ensino deve ser dinâmico e renovador, desse modo, propõe-se estratégias voltadas para a compreensão da realidade garantindo uma melhor interpretação da sociedade e do mundo globalizado em que o aluno vive e atua como cidadão participante.
OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA
1. Os objetivos gerais do ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio são:
2. Possibilitar aos alunos maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos.
3. Contribuir para uma reflexão sobre sua própria língua por meio de comparações.
4. Colaborar na ampliação da visão de mundo do aluno, tornando-o mais crítico e reflexivo.
5. Possibilitar o uso da língua em situações de comunicação oral e escrita.
6. Compreender que os significados são social e historicamente construídos e passiveis de transformação na pratica social.
7. Tenha maior consciência sobre o papel das língua na sociedade.
Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Atividade para a semana: de 10 à 14 de agosto de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Anglofonia Conteúdo:Informação no mundo globalizado Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre a importância do aprendizado da Língua Inglesa e o Tempo Escolar. Atividade:Leia o texto abaixo e escreva no seu caderno e responda no seu caderno as perguntas a seguir: OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA 1.Os objetivos gerais do ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio são: 2.Possibilitar aos alunos maior percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da cultura de outros povos. 3.Contribuir para uma reflexão sobre sua própria língua por meio de comparações. 4.Colaborar na ampliação da visão de mundo do aluno, tornando-o mais crítico e reflexivo. 5.Possibilitar o uso da língua em situações de comunicação oral e escrita. 6.Compreender que os significados são social e historicamente construídos e passiveis de transformação na pratica social. 7.Tenha maior consciência sobre o papel da língua inglesa na sociedade. TEMPO ESCOLAR O tempo escolar é representado pelo calendário, que regula a duração das atividades que acontecem nas unidades escolares. O calendário é peça central na organização e na dinâmica de funcionamento da escola. Reflete o que a escola é, o que ela faz e a que se propõe, ditando seu ritmo. O aluno traz para a escola o seu histórico de vida, seu conhecimento de mundo, seu ritmo psíquico, para interagir com outros alunos e professores, que na convivência, resultarão em ritmos que se combinam, tensionam, conflitam, complementam e associam, compondo o ritmo do mundo escolar. O papel do professor nesse emaranhado de interações, do qual faz parte, é compartilhar, o tempo e a vivência, promover situações que permitam aos alunos construir significados, se envolverem, perceberem a ideia de pertencimento e o sentimento de coletividade. Construírem formas próprias de ver, de sentir e pensar o mundo escolar, e o mundo social. Construírem formas próprias de ver, de sentir, de pensar e de estar na escola. A vivência docente e discente esta intrinsecamente ligada ao tempo escolar, e social. É a experiência humana seguindo seu curso, percorrendo o caminho para a evolução da raça humana. PERGUNTAS 1. Quais são os assuntos do texto? 2. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo Fique em casa e cuide-se bem.
2º Semestre de 2020.
E.J.A
1º termo A, 2º termo A, 2º termo B, 2º termo C e 2º termo D.
Apresentação da Disciplina: O objeto de estudo da disciplina é a Língua e o conteúdo estruturante de Língua Portuguesa e Literatura é o discurso, concebido como pratica social, desdobrado em três práticas: leitura, escrita e oralidade. O ensino de Língua Portuguesa focaliza a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania, visto que as práticas de linguagem são uma totalidade e que o sujeito expande sua capacidade de uso da linguagem e de reflexão sobre ela em diferentes situações significativas de interlocução.
Metodologia da disciplina: Quanto maior o contato com a linguagem, na diversidade textual, mais possibilidades se tem de entender o texto como material verbal carregado de intenções e de visões de mundo.
Avaliação: A avaliação será contínua, acumulativa e permanente, prevalecendo os aspectos qualitativos. Os resultados serão expressos de 0(zero) a 10(dez), obedecendo os seguintes critérios: serão computados somativamente, considerando a participação do aluno, interesse e responsabilidade na realização de trabalhos, tarefas e pesquisas.
Para que eu possa conhecê-los um pouco, deixo vocês à vontade para responderem ou não este link abaixo: (basta clicar e responder, as respostas chegarão para mim automaticamente).
https://forms.gle/MjSqMsju4eWCuAp48
Apresentação do Professor: Claudia Ferrareis,
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Professora da rede pública do Estado de São Paulo.
Ensino Fundamental: E.E. Salim Farah Maluf.
Ensino Médio: E.E Dona Clara Mantelli (Supletivo).
Letras: Português e Inglês; Unicastelo.
Pedagogia: Universidade Cruzeiro do Sul.
História: Universidade Cruzeiro do Sul (Formação prevista: 07/2021).
Sustentabilidade: FGV.
Direito Constitucional, Diversidade Sexual e Cidadania LGBT: Escola de Governo e Administração Pública - EGAP.
Pós-graduação: Especialização em Língua Portuguesa: Universidade Cruzeiro do Sul.
LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA/ATIVIDADE
E.E. Salim Farah Maluf.
|
1º
TERMO A –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
|
Atividade:
Notícia, Informação, exposição de ideias e mídia
impressa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. 10/08 até 14/08 (Quatro
aulas de 45 minutos cada)
|
Aluna é condenada a indenizar professor em R$ 5 mil
por danos morais
O professor entrou com uma ação
contra a aluna e a mãe dela por danos morais após discussão em sala de aula
Uma ex-aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Apolônio
Sales, localizada no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife-PE, foi condenada a
pagar uma indenização no valor de R$ 5 mil a um professor. Jeff Kened Barbosa
de Melo, professor da instituição, processou a aluna e a mãe dela por danos
morais. Em 2016, a aluna, que cursava o 2º ano do ensino médio, entrou com uma
ação contra o docente por ele a ter trocado de lugar durante uma aula em que
ela e alguns colegas atrapalhavam a disciplina com conversas paralelas.
O
caso aconteceu em 11 de abril de 2016, durante uma aula de Física. De acordo
com o professor, a aluna estava conversando durante a explicação e por isso ele
pediu para que ela se sentasse em outro local, a fim de diminuir as conversas.
A jovem, que na época era menor de idade, discutiu com ele e afirmou que o
mesmo não tinha autoridade para trocá-la de cadeira. No dia seguinte, a garota
e a mãe compareceram à escola informando que processariam o docente por danos
morais, alegando que o constrangimento sofrido por ela teria causado prejuízos
psicológicos. O professor ainda informou que chegou a pedir desculpas à aluna,
mas ela não aceitou.
Jeff
Kened foi acionado pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público de Pernambuco
(MPPE) e pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul. Após o caso ser
analisado, todos os pareceres foram favoráveis ao professor, que leciona Física
e Matemática há oito anos na escola e atua como docente há 25.
Ainda
no mesmo ano, Jeff processou mãe e filha por danos morais. No documento,
assinado pelo juíz Auziênio de Carvalho Cavalcanti, fica claro que o
constrangimento que a aluna relatou não pode ser classificado como dano moral.
“O constrangimento que ela alega haver sofrido, encontra-se fora da órbita do
dano moral, que configura a dor, vexame, sofrimento ou humilhação que, de forma
anormal, interfira no comportamento psicológico do indivíduo, logo o pedido
contraposto resta improcedente”, esclarece a sentença publicada no último dia
20 de fevereiro de 2018.
O professor ainda
informou que essa não foi uma vitória só dele e que recebeu apoio
de docentes de todo o país. “Essa luta, essa batalha toda que houve não é
uma vitória minha, mas de toda a classe dos professores”, comentou.
(https://jconline.ne10.uol.com.br - Publicado em 27/02/2018, às 12h27)
1-Responda
a) Pela estrutura e pela
linguagem utilizada, como é nome de textos como esse?
b) Qual é a finalidade
deste tipo de gênero textual?
c) Com suas palavras explique o
assunto tratado no texto.
2- Para uma notícia ser clara e
completa, precisa responder as seguintes perguntas: o que? Quem? Onde? Quando?
Como? Sendo assim, retire deste texto as respostas para esses questionamentos.
a) o que aconteceu?
b) onde?
c) quando?
d) como?
Entregar
as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome e série.
E E SALIM FARAH MALUF
ACOLHIMENTO
Professor Adilson Velonisqui Rodrigues – Matemática
2º Semestre de 2020 – Turmas: 1º TA – 2º TC – 2º TD
Muito Prazer.
Neste semestre , sou o responsável por ministrar as aulas de Matemática .
Teremos 4 aulas semanais. O conteúdo pedagógico será de acordo com o previamente estabelecido no currículo.
Usaremos como ferramenta os recursos de internet , livros ou qualquer outro meio de consulta e pesquisa.
Como primeiro contato , gostaria que me mandassem um e-mail com nome , idade , objetivos , sugestões e principais dificuldades nos estudos , só para que possamos interagir neste momento.
Espero que em breve , possamos ter um contato mais pessoal , com o fim da pandemia. Por hora , nossos contatos serão via e-mail: avelonisqui@gmail.com
Forte abraço
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A – Período 10 a 14 de agosto
Atividades Matemática
Elaborar uma pesquisa sobre os conjuntos numéricos e suas respectivas utilizações:
Conjuntos:
Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais , Reais e Complexos
Contextualizar as definições de cada conjunto e exemplificar os mesmos.
CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário