domingo, 30 de agosto de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

                                                      ATIVIDADE DA SEMANA 

                    31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO

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2ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:

            Arte       2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD

SEMANA DE 31/08 A 04/09

CONTEÚDOS:

 

-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.

1ª e 2ª aula.

 

Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.




-Pesquise mais dois espaços expositivos.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.




BIOLOGIA/PROFºBENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  e 2º Termo C     – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

           Avaliação  -  Semana 31/08 a 04/09

                                                    

avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo  e boa sorte.

 

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3a1lWK-GPZxzimvsXCAWKdiZb7FDKtOQa9jAnY5sGvbJJig/viewform?usp=pp_url

 

 


















FILOSOFIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – História

3º Bimestre

2TA,B,C

Filosofia, Política e Ética: Humilhação social

· Assistir a vídeo aula disponível no link para segunda parte da atividade

· Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FrgoHp8xQQ

· Elabore 3 questões e responda.

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.

Faça Uma pesquisa

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº ERICA






QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)

Turmas: 2 termos A, B, C e D

De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:

a) Existe diferença entre água pura e água potável?

b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?

c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?

d) Como a água chega até a sua casa?

e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?

f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?

g) Que atitudes você toma para economizar água?

h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.

Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
 ricardosantosgeo@gmail.com

Leitura como base de apoio, e responder as questões. Não precisa copiar o texto. Atenção deixe claro o seu nome na atividade.

Nova Ordem Mundial

Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. Portanto, ao falar de uma nova ordem mundial, estamos nos referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.

Durante a Guerra Fria, existiam duas nações principais que dominavam e polarizavam as relações de poder no globo: Estados Unidos e União Soviética. Essa ordem mundial era notadamente marcada pelas corridas armamentista e espacial e pelas disputas geopolíticas no que se refere ao grau de influência de cada uma no plano internacional. Este era o mundo bipolar.

A partir do final da década de 1980 e início dos anos 1990, mais especificamente após a queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da União Soviética, o mundo passou a conhecer apenas uma grande potência econômica e, principalmente, militar: os EUA. Analistas e cientistas políticos passaram a nomear a então ordem mundial vigente como unipolar.

Entretanto, tal nomeação não era consenso. Alguns analistas enxergavam que tal soberania pudesse não ser tão notável assim, até porque a ordem mundial deixava de ser medida pelo poderio bélico e espacial de uma nação e passava a ser medida pelo poderio político e econômico.

Nesse contexto, nos últimos anos, o mundo assistiu às sucessivas crescentes econômicas da União Europeia e do Japão, apesar das crises que estas frentes de poder sofreram no final dos anos 2000. De outro lado, também vêm sendo notáveis os índices de crescimento econômico que colocaram a China como a segunda maior nação do mundo em tamanho do PIB (Produto Interno Bruto). Por esse motivo, muitos cientistas políticos passaram a denominar a Nova Ordem Mundial como mundo multipolar.

Mas é preciso lembrar que não há no mundo nenhuma nação que possua o poderio bélico e nuclear dos EUA. Esse país possui bombas e ogivas nucleares que, juntas, seriam capazes de destruir todo o planeta várias vezes. A Rússia, grande herdeira do império soviético, mesmo possuindo tecnologia nuclear e um elevado número de armamentos, vem perdendo espaço no campo bélico em virtude da falta de investimentos na manutenção de seu arsenal, em razão das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país após a Guerra Fria.

É por esse motivo que a maior parte dos especialistas em Geopolítica e Relações Internacionais, atualmente, nomeia a Nova Ordem Mundial como mundo unimultipolar. “Uni” no sentido militar, pois os Estados Unidos é líder incontestável. “Multi” em razão das diversas crescentes econômicas de novos polos de poder, sobretudo a União Europeia, o Japão e a China.

A Divisão do Mundo entre Norte e Sul

Durante a ordem geopolítica bipolar, o mundo era rotineiramente dividido entre leste e oeste. O Oeste era a representação do Capitalismo liderado pelos EUA, enquanto o Leste demarcava o mundo Socialista representado pela URSS. Essa divisão não era necessariamente fiel aos critérios cartográficos, pois no Oeste havia nações socialistas (a exemplo de Cuba) e no leste havia nações capitalistas.

Contudo, esse modelo ruiu. Atualmente, o mundo é dividido entre Norte e Sul, de modo que no Norte encontram-se as nações desenvolvidas e, ao sul, encontram-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes. Tal divisão também segue os ditames da Nova Ordem Mundial, em considerar preferencialmente os critérios econômicos em detrimento do poderio bélico.

Em vermelho, os países do sul subdesenvolvido e, em azul, os países do norte desenvolvido

Observa-se que também nessa nova divisão do mundo não há uma total fidelidade aos critérios cartográficos, uma vez que alguns poucos países localizados ao sul pertencem ao “Norte” (como a Austrália) e alguns países do norte pertencem ao “Sul”

Responder as questões.

1 O embate político ideológico entre dois sistema econômico, capitalismo e socialismo, levou e traz até hoje muitos debates no mundo. Destaque as ideias do capitalismo e socialismo.

2 Quais são as principais características da velha e da nova ordem mundial?

HISTÓRIA/PROFº SILVIO

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

 

2TA, 2TB

 

SEMANA DE 31 DE AGOSTO À 04 DE SETEMBRO

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar dados referentes ao desemprego e suas consequências. Compreender as razões do desemprego e subemprego. Desmistificar a questão do empreendedorismo.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

IMPORTANTE: Ao encaminhar a atividade colocar nome, número e série.

 

 

 

 

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS

 

O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.

O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.

Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.

A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.

Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.

O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.

Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.

Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.

 

 

Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




 

ATIVIDADE

Faça um texto nas linhas abaixo sobre a questão do desemprego, suas consequências, comparando com a charge (desenho) acima.

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A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.

 

Eduardo Galeano


INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 2o. TERMO "A" E.J.A. Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 31/08 à 04/09 de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura

no aprendizado da Língua Inglesa.


Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura

no aprendizado da Língua Inglesa.

Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning”
Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context.
Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto.
There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine, which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura.  E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas.
The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming.   A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday!  Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias!
Scanning – Leitura específica
This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming.  Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming.
Skimming – Leitura Rápida
The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal.
One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information.  Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada.
An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal.  Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final.
Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura!



PERGUNTAS
1. Qual é o assunto do texto?

2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas?

3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"?

4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"?

4. O que você aprendeu após a leitura do texto?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Fique em casa e cuide-se bem.
LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia. 

Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  




Artigo de opinião

 A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.

Drogas e o discurso proibitivo

Cezar Bueno

 O endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.

*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na PUC-PR, campus Londrina.

*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.

1 - Leia o artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:

a) Autor do texto e seu papel social:

b) Os interlocutores e representação social

c) Finalidade ou objetivo:

d) Época e meio de circulação:

2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?

3 – Qual argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?


MATEMÁTICA/PROFºMARCELO

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam as questões pelo link https://forms.gle/Ko8r22xvC22oBGiF8

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2ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:

            Arte       2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD

SEMANA DE 31/08 A 04/09

CONTEÚDOS:

 

-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.

1ª e 2ª aula.

 

Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.




-Pesquise mais dois espaços expositivos.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.


BIOLOGIA/PROFºBENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  e 2º Termo C     – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

           Avaliação  -  Semana 31/08 a 04/09

                                                    

avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo  e boa sorte.

 

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3a1lWK-GPZxzimvsXCAWKdiZb7FDKtOQa9jAnY5sGvbJJig/viewform?usp=pp_url

 

 


















FILOSOFIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – História

3º Bimestre

2TA,B,C

Filosofia, Política e Ética: Humilhação social

· Assistir a vídeo aula disponível no link para segunda parte da atividade

· Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FrgoHp8xQQ

· Elabore 3 questões e responda.

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.JA 

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.

Faça Uma pesquisa

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº ERICA





QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)

Turmas: 2 termos A, B, C e D

De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:

a) Existe diferença entre água pura e água potável?

b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?

c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?

d) Como a água chega até a sua casa?

e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?

f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?

g) Que atitudes você toma para economizar água?

h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.

Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com



GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
 ricardosantosgeo@gmail.com

Leitura como base de apoio, e responder as questões. Não precisa copiar o texto. Atenção deixe claro o seu nome na atividade.

Nova Ordem Mundial

Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. Portanto, ao falar de uma nova ordem mundial, estamos nos referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.

Durante a Guerra Fria, existiam duas nações principais que dominavam e polarizavam as relações de poder no globo: Estados Unidos e União Soviética. Essa ordem mundial era notadamente marcada pelas corridas armamentista e espacial e pelas disputas geopolíticas no que se refere ao grau de influência de cada uma no plano internacional. Este era o mundo bipolar.

A partir do final da década de 1980 e início dos anos 1990, mais especificamente após a queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da União Soviética, o mundo passou a conhecer apenas uma grande potência econômica e, principalmente, militar: os EUA. Analistas e cientistas políticos passaram a nomear a então ordem mundial vigente como unipolar.

Entretanto, tal nomeação não era consenso. Alguns analistas enxergavam que tal soberania pudesse não ser tão notável assim, até porque a ordem mundial deixava de ser medida pelo poderio bélico e espacial de uma nação e passava a ser medida pelo poderio político e econômico.

Nesse contexto, nos últimos anos, o mundo assistiu às sucessivas crescentes econômicas da União Europeia e do Japão, apesar das crises que estas frentes de poder sofreram no final dos anos 2000. De outro lado, também vêm sendo notáveis os índices de crescimento econômico que colocaram a China como a segunda maior nação do mundo em tamanho do PIB (Produto Interno Bruto). Por esse motivo, muitos cientistas políticos passaram a denominar a Nova Ordem Mundial como mundo multipolar.

Mas é preciso lembrar que não há no mundo nenhuma nação que possua o poderio bélico e nuclear dos EUA. Esse país possui bombas e ogivas nucleares que, juntas, seriam capazes de destruir todo o planeta várias vezes. A Rússia, grande herdeira do império soviético, mesmo possuindo tecnologia nuclear e um elevado número de armamentos, vem perdendo espaço no campo bélico em virtude da falta de investimentos na manutenção de seu arsenal, em razão das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país após a Guerra Fria.

É por esse motivo que a maior parte dos especialistas em Geopolítica e Relações Internacionais, atualmente, nomeia a Nova Ordem Mundial como mundo unimultipolar. “Uni” no sentido militar, pois os Estados Unidos é líder incontestável. “Multi” em razão das diversas crescentes econômicas de novos polos de poder, sobretudo a União Europeia, o Japão e a China.

A Divisão do Mundo entre Norte e Sul

Durante a ordem geopolítica bipolar, o mundo era rotineiramente dividido entre leste e oeste. O Oeste era a representação do Capitalismo liderado pelos EUA, enquanto o Leste demarcava o mundo Socialista representado pela URSS. Essa divisão não era necessariamente fiel aos critérios cartográficos, pois no Oeste havia nações socialistas (a exemplo de Cuba) e no leste havia nações capitalistas.

Contudo, esse modelo ruiu. Atualmente, o mundo é dividido entre Norte e Sul, de modo que no Norte encontram-se as nações desenvolvidas e, ao sul, encontram-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes. Tal divisão também segue os ditames da Nova Ordem Mundial, em considerar preferencialmente os critérios econômicos em detrimento do poderio bélico.

Em vermelho, os países do sul subdesenvolvido e, em azul, os países do norte desenvolvido

Observa-se que também nessa nova divisão do mundo não há uma total fidelidade aos critérios cartográficos, uma vez que alguns poucos países localizados ao sul pertencem ao “Norte” (como a Austrália) e alguns países do norte pertencem ao “Sul”

Responder as questões.

1 O embate político ideológico entre dois sistema econômico, capitalismo e socialismo, levou e traz até hoje muitos debates no mundo. Destaque as ideias do capitalismo e socialismo.

2 Quais são as principais características da velha e da nova ordem mundial?


HISTÓRIA/ PROFº SILVIO

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

 

2TA, 2TB

 

SEMANA DE 31 DE AGOSTO À 04 DE SETEMBRO

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar dados referentes ao desemprego e suas consequências. Compreender as razões do desemprego e subemprego. Desmistificar a questão do empreendedorismo.

 

QUANTIDADE DE AULAS: 02

 

AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

IMPORTANTE: Ao encaminhar a atividade colocar nome, número e série.

 

 

 

 

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS

 

O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.

O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.

Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.

A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.

Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.

O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.

Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.

Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.

 

 

Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




 

ATIVIDADE

Faça um texto nas linhas abaixo sobre a questão do desemprego, suas consequências, comparando com a charge (desenho) acima.

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A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.

 

Eduardo Galeano



INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 2o. TERMO "B" E.J.A. Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 31/08 à 04/09 de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Intertextualidade e cinema

Conteúdo:Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura

no aprendizado da Língua Inglesa.


Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura

no aprendizado da Língua Inglesa.

Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões:

Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning”
Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context.
Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto.
There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine, which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura.  E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas.
The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming.   A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming.
A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday!  Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias!
Scanning – Leitura específica
This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming.  Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming.
Skimming – Leitura Rápida
The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal.
One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information.  Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada.
An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal.  Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final.
Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura!



PERGUNTAS
1. Qual é o assunto do texto?

2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas?

3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"?

4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"?

4. O que você aprendeu após a leitura do texto?

Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para
o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com


Fique em casa e cuide-se bem.
LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia. 

Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  




Artigo de opinião

 A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.

 

Drogas e o discurso proibitivo

Cezar Bueno

 O endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.

*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na PUC-PR, campus Londrina.

*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.

1 - Leia o artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:

a) Autor do texto e seu papel social:

b) Os interlocutores e representação social

c) Finalidade ou objetivo:

d) Época e meio de circulação:

2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?

3 – Qual argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?


MATEMÁTICA/PROFº MARCELO

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Respondam as questões pelo link https://forms.gle/Ko8r22xvC22oBGiF8


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2ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:

            Arte       2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD

SEMANA DE 31/08 A 04/09

CONTEÚDOS:

 

-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.

1ª e 2ª aula.

 

Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.




-Pesquise mais dois espaços expositivos.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.


BIOLOGIA/PROFºBENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  e 2º Termo C     – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

           Avaliação  -  Semana 31/08 a 04/09

                                                    

avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo  e boa sorte.

 

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3a1lWK-GPZxzimvsXCAWKdiZb7FDKtOQa9jAnY5sGvbJJig/viewform?usp=pp_url

 

 


















FILOSOFIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – História

3º Bimestre

2TA,B,C

Filosofia, Política e Ética: Humilhação social

· Assistir a vídeo aula disponível no link para segunda parte da atividade

· Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FrgoHp8xQQ

· Elabore 3 questões e responda.

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.JA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.

Faça Uma pesquisa

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº ERICA






QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)

Turmas: 2 termos A, B, C e D

De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:

a) Existe diferença entre água pura e água potável?

b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?

c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?

d) Como a água chega até a sua casa?

e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?

f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?

g) Que atitudes você toma para economizar água?

h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.

Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos dos 2º anos do ensino médio durante a semana de 31/08 a 04/09/20

E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com

Transição demográfica:

↔. A transição demográfica relaciona-se ás variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade.

 

→. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais. Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matemáticamente a Teoría Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.

→. Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de alguns conceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

A principal referência histórica para a elaboração dessa teoria foi a Revolução Industrial e a consequente constituição da sociedade moderna de consumo. Em tempos anteriores a esse, as taxas de natalidade e mortalidade eram continuamente elevadas, demarcando um período de relativa estabilidade demográfica. →. Porém, com a modernização dos países hoje considerados desenvolvidos, houve uma melhoria significativa nos padrões sociais de desenvolvimento, elevando a expectativa de vida e, consequentemente, declinando as taxas de mortalidade, o que foi responsável por um súbito aumento da população em um curto espaço de tempo.

→. Dividiu-se as oscilações entre mortalidade e natalidade, considerando o desenvolvimento das sociedades industriais, em quatro estágios principais. Para melhor compreendê-los, observe o gráfico abaixo:

image.png



↔. Gráfico esquemático das quatro etapas do crescimento populacional e transição demográfica*

→. O primeiro estágio:  No primeiro, observa-se a característica de crescimento das sociedades tradicionais, em que a natalidade e a mortalidade são elevadas, o que contribui para um tímido, quase nulo, crescimento demográfico. Essa característica é predominante em países essencialmente rurais, existindo atualmente apenas em algumas nações subdesenvolvidas.

→. O segundo estágio assinala o desenvolvimento industrial, econômico e social das populações. É o estágio característico da modernidade, quando há o rápido decrescimento das taxas de mortalidade, enquanto as taxas de natalidade demoram a cair. Graças a isso, nesse período, o crescimento populacional é acelerado. Esse segundo estágio corresponde à primeira fase da transição demográfica destacada no gráfico acima.

→. Já o terceiro estágio demarca o desenvolvimento urbano, a difusão de métodos contraceptivos e a queda das taxas de natalidade, que se relacionam, sobretudo, à inclusão da mulher no mercado de trabalho. Com isso, a fecundidade diminui e o crescimento demográfico mantém-se em um nível moderado. Podemos dizer que o Brasil se encontra nesse período de sua evolução populacional, assinalada pela segunda fase da transição demográfica do gráfico.

→. Por fim, no quarto estágio, observa-se um regime demográfico considerado moderno, com baixas taxas de natalidade e mortalidade, com um crescimento demográfico próximo a zero. É o atual período da maioria dos países desenvolvidos da atualidade.

→. A geração do Baby-boom: um exemplo de transição demográfica

↔. Após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as Forças Aliadas venceram os alemães, os italianos e os japoneses. Os Estados Unidos, como vencedores, conheceram uma elevada evolução político-financeira e conseguiram elevar as condições de vida de sua população.

→. Com um período de guerra terminado, a população começou a produzir uma grande quantidade de filhos, sobretudo entre os anos de 1946 e 1964, fenômeno denominado de geração do baby-boom ou baby-boomers. Muitos demógrafos consideraram esse período como uma forma espontânea da sociedade de repor as perdas das pessoas mortas durante os conflitos internacionais.

Assim, da mesma forma que aconteceu nos estágios acima mencionados, esse rápido crescimento demográfico ocasionado pelo aumento da natalidade e pela baixa mortalidade foi seguido por um período de queda dos números de gravidez e a consequente redução das taxas de crescimento populacional nas gerações seguintes. Observa-se, desse modo, mais um exemplo de transição demográfica, em que um período de explosão no número de pessoas é sequenciado por um período de estabilização demográfica.

_________________________

* Gráfico adaptado de: LUCCI, E. A., et al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. p.317.

Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos do ensino médio durante a semana de 31/08 a 04/09/20.

E-mail do professor Edivaldo; ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

É inegável, atualmente, que há uma dinâmica de desaceleração do crescimento da população brasileira. Entre as causas e consequências, respectivamente, desse processo, podemos citar:

a)  (  ) inserção da mulher no mercado de trabalho – envelhecimento demográfico

b)  (  ) aumento da população rural – alargamento da pirâmide etária

c)  (  ) aceleração da urbanização no país – redução dos problemas socioeconômicos

d)  (  ) retração da economia brasileira – diminuição do consumo familiar

e)  (  ) difusão de políticas neomalthusianos – expansão da população ativa

2ª questão:

(UEL) Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes (IBGE - Popclock em 23 jun. 2010).

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.

a)  (  ) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.

b) (  ) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.

c)  (  ) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira estabilizaram-se em razão do comportamento do saldo migratório.

d)  (  ) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.

e)  (  ) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período deve-se ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.

  

 

HISTÓRIA/PROFºSERGIO

Atividades de História - 2ºTC, 2ºTD - Prof.: Sérgio

Boa tarde! Sou o professor Sérgio. Darei aulas de História. Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.

Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.

Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.

Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.

Origem do Renascimento

No final da Idade Média, a burguesia, ou seja, os comerciantes e artesãos se enriqueceram e se tornaram mecenas, patrocinando a construção de palácios e igrejas. Suas encomendas poderiam ser individuais ou realizadas através dos grêmios profissionais que demandavam esculturas e pinturas para exibir sua prosperidade.

As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

Características do Renascimento

Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. Já na Idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.

No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo. Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, se tentava compreender o universo de forma calculada e matemática. Um elemento crucial foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita do Criador. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.

A filosofia de Platão foi reinterpretada e ganha o nome de neoplatonismo. Este defendia a elevação espiritual, a aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.

Renascimento artístico

As primeiras manifestações artísticas surgiram com Giotto di Bondoni (1266-1337). Suas obras representavam figuras humanas com grande naturalismo, inclusive Cristo e os santos.

O Quattrocento (1400), segundo período do renascimento italiano, surge em Florença com o pintor Masaccio (1401-1429), um mestre da perspectiva. Igualmente é preciso mencionar Sandro Botticelli (1445-1510), que acreditava que a arte era mesmo tempo uma representação espiritual, religiosa e simbólica. Ele é o autor do primeiro nu feminino realizado desde a Antiguidade, "O Nascimento de Vênus" (1483).

Destacou-se também o arquiteto Felippo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, o escultor Donatello e os pintores Paolo Uccello, Andrea Mantegna e Fra Angelico.

Outros pintores renascentistas são: · Leonardo da Vinci (1452-1519), autor de obras como a "Mona Lisa" e a "A Santa Ceia";

· Rafael Sanzio (1483-1520) conhecido como o "pintor das madonas";

· Ticiano, o mestre da cor, que imprimiu sua marca na escola de Veneza;

· Michelangelo, escultor e pintor conhecido como "o gigante do Renascimento", responsável pelos monumentais Afrescos da Capela Sistina. São também dele as esculturas de "Davi", "Moisés" e a "Pietá".

Renascimento literário

A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século XIV, período conhecido com Trecento, ou seja, nos anos 1300.

Um grande precursor do Renascimento literário na Itália foi Dante Alighieri (1265-1321), autor da "A Divina Comédia". Apesar de criticar a Igreja, sua obra ainda apresenta forte influência medieval.

Na literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da língua italiana contemporânea. Mas foi Francesco Petrarca (1304-1374) o "pai do humanismo e da literatura italiana". Foi ele o autor de "África" e "Odes a Laura", conciliando a inspiração greco-romana com a religiosidade medieval.

Outro grande nome do Trecento foi Bocaccio e sua obra "Decameron", onde seus contos satíricos criticavam o ascetismo medieval. No terceiro período, o Cinquecento (1500), Roma passou a ser o principal centro da arte renascentista. Foi construída a basílica de São Pedro, no Vaticano, projeto do arquiteto Donato Bramante.

Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020

1) O que foi o Renascimento Cultural?

2) Quais as características do Renascimento?

3) Como surgiram as primeiras manifestações do Renascimento Artístico?

4) Quem foi o precursor do Renascimento Literário na Itália?

5) Cite alguns pintores renascentistas.

Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020

Renascimento Urbano

A Idade Média europeia foi marcada por uma organização social e econômica predominantemente rural. As invasões bárbaras do século V levaram ao declínio das cidades do Império Romano, aumentando a importância dos campos para a habitação e produção econômica. Essa situação iria mudar a partir do século XI quando teve início o chamado Renascimento Urbano.

A ruralização da sociedade medieval não significou a extinção das cidades. Apenas resultou na diminuição de sua importância no conjunto da sociedade, mudando ainda seu caráter se comparadas às funções desempenhadas pela cidade durante a Antiguidade romana.

A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder. Além disso, habitavam as cidades principalmente os nobres, reis, bispos e comerciantes, mostrando que era também espaço de concentração do poder político e religioso. Geralmente ao centro das cidades encontravam-se mercados e igrejas.

Os senhores conseguiam exercer influência sobre as cidades ao enviar os excedentes da produção agrícola das terras sob seu domínio e comercializá-los nesse espaço urbano. Estabeleciam ainda relações de dependência entre si e o conjunto dos moradores das cidades, principalmente através da cobrança de tributos.

A partir do século XI, teve início uma expansão do comércio em decorrência das Cruzadas e da acumulação de excedentes agrícolas. Esses excedentes foram possibilitados pelas inovações técnicas adotadas na agricultura, como a charrua, novas formas de atrelamento dos animais ao arado e também com a adoção da rotação de cultura. Dessa forma, o comércio com o Oriente possibilitado pelas Cruzadas e as trocas de excedentes levaram paulatinamente as cidades a crescerem de importância no mundo feudal.

Para realizar as transações comerciais foram criadas feiras, dais quais se destacaram a de Champagne e de Brie, na atual França. Por serem fortificadas e se localizarem próximas às rotas de comércio, as cidades eram consideradas locais seguros, principalmente para manter as estruturas bancárias necessárias à realização dos negócios. Uma classe de comerciantes foi se formando internamente aos burgos e também enriquecendo, dando origem aos burgueses.

Por outro lado, foram se formando grupos de artesãos que também vendiam sua produção nas feiras. Eles passaram a se organizar nas corporações de ofício, que eram organizações que reuniam pessoas que exerciam a mesma profissão. Dentro das corporações havia uma rígida divisão, tendo ao cimo o mestre-artesão, abaixo dele estavam os jornaleiros e, por fim, os aprendizes. Havia regras na adoção das técnicas de produção que buscavam uniformizar as formas de trabalho e os próprios produtos, criando, dessa forma, uma tradição de produção. Era papel do mestre-artesão garantir o cumprimento dessas regras.

Com o aumento de sua importância econômica, as cidades foram se expandindo. Mais pessoas passaram a morar nas cidades, resultando na ampliação dos muros que demarcavam seus limites. Porém, esse crescimento gerou uma grande aglomeração de pessoas para os números da época. Paris chegou a ter cerca de 100 mil habitantes no período, número considerável se for levado em consideração o fato das demais cidades não chegarem a ter mais de 20 mil habitantes.

Mas não havia práticas de salubridade nesses burgos. O saneamento básico, como o conhecemos hoje, não existia, tornando as cidades um local propício à propagação de epidemias. Foi o que ocorreu no século XIV, quando as pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis foram transportadas por roedores e peles de animais do Oriente para as cidades europeias. As pulgas infectadas pela bactéria, ao picarem os seres humanos, transmitem a peste bubônica. Nas condições insalubres das cidades europeias, a peste bubônica transformou-se em uma epidemia que dizimou cerca de um terço da população europeia.

As cidades sobreviveram à peste negra, outro nome dado à epidemia. O patriciado que controlava politicamente os burgos fortaleceu-se com o desenvolvimento urbano, gerando uma crescente autonomia frente aos senhores feudais. A comuna eram as cidades que se tornavam livres e organizavam-se a partir de relações distintas das que caracterizavam a dependência dos senhores da nobreza rural.

Essas diferenças foram se tornando maiores ao longo do tempo e opondo a burguesia urbana à nobreza rural. Tal situação iria se resolver apenas ao fim da Idade Moderna, quando a burguesia já havia acumulado um considerável poder econômico para também se impor politicamente à nobreza.

Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020

1) Explique o que foi o Renascimento Urbano.

2) Como era conhecida também a cidade medieval?

3) Que, habitava nas cidades?

4) O que eram e quais eram as regras das corporações de ofício?

5) Qual foi a epidemia que ocorreu nesta época?

Obs.: Os conteúdos podem ser impressos e colados no caderno ou copiado. Enviar as atividades e fotos dos conteúdos para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br.

INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 03 e 04/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:



When will we have a coronavirus vaccine?

A vaccine would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to achieve the same amount of work in only a few months.

Most experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021, about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first emerged.

How do I protect myself?

The best thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water.

Coronavirus spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or mouth.

People will be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus even before they are sick.

What are the symptoms?

A new, continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three or more coughing episodes in 24 hours

Fever - where your temperature is above 37.8C

Loss of smell or taste

If you, or someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home to stop the risk of giving coronavirus to others.

The US Centers for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills, repeated shaking, muscle pain and sore throat.

It takes five days on average to start showing the symptoms, but some people will get them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14 days.

https://www.bbc.com/news/health-51665497

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.    Complete as frases com os verbos do texto:

a.     A vaccine would normally ­­­­­­­_________________ years

b.     Coronavirus _____________when an infected person coughs or sneezes

c.      When will we ________________ a coronavirus vaccine?

d.     People will _______________most infectious

2.    Em um dicionário online, ouça as palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o significado de cada uma:

a.      Think -

b.      Cough -

c.      Breath -

d.      Muscle –

e.      Throat -

3.    Você acredita na eficácia de uma vacina liberada em tão pouco tempo de pesquisa?

4.    A liberação da vacina é motivo para desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê?


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia. 

Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  




Artigo de opinião

 A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.

 

Drogas e o discurso proibitivo

Cezar Bueno

 O endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.

*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na PUC-PR, campus Londrina.

*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.

 

1 - Leia o artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:

a) Autor do texto e seu papel social:

b) Os interlocutores e representação social

c) Finalidade ou objetivo:

d) Época e meio de circulação:

2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?

3 – Qual argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?


MATEMÁTICA/PROFºADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termos – Periodo 31/08 a 04/09 de maio

Atividade Matemática

Realize uma pesquisa sobre multiplicação de Matrizes.

Dê exemplos

CONTATO PARA DÚVIDAS: avelonisqui@gmail.com

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2ºTD/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

ATIVIDADE

PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:

            Arte       2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD

SEMANA DE 31/08 A 04/09

CONTEÚDOS:

 

-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.

1ª e 2ª aula.

 

Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.




-Pesquise mais dois espaços expositivos.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.

Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.


BIOLOGIA/PROFºBENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo D    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

           Avaliação  -  Semana 31/08 a 04/09

                                                    

avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo  e boa sorte.

 

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3a1lWK-GPZxzimvsXCAWKdiZb7FDKtOQa9jAnY5sGvbJJig/viewform?usp=pp_url

 



























FILOSOFIA/PROFºISLILIA


Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 31/08/2020 a 04 /09 /2020 para 2TD Ano Eja.

Fazer pesquisa do surgimento do Estado brasileiro.

Objetivo: Entender a filosofia do Estado.

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS EJA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.

Faça Uma pesquisa

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº ERICA






QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)

Turmas: 2 termos A, B, C e D

De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:

a) Existe diferença entre água pura e água potável?

b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?

c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?

d) Como a água chega até a sua casa?

e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?

f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?

g) Que atitudes você toma para economizar água?

h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.

Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

Brasil, celeiro agrícola: benefícios, controvérsias, desafios.

Diferentemente do período colonial, em que havia dependência de apenas um grande bem de exportação, fosse o açúcar ou o café, direcionado para alguns países da Europa, o Brasil é, na atualidade, um celeiro agrícola mundial. O País é líder na venda de diversos produtos, como açúcar, feijão, café e laranja. Destaca-se também na produção de soja e carne bovina. Os resultados atuais  estão associados ao intenso  processo de modernização do campo no País, em que os cultivos passaram a contar com insumos industriais diversos, como fertilizantes, defensivos, sementes melhoradas e a introdução de máquinas agrícolas sofisticadas (tratores, semeadeiras, colheitadeiras, ordenhadeiras mecânicas, equipamentos para irrigação etc.).

O trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é fundamental para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária brasileira. Com unidades espalhadas pelo território, ela desenvolveu espécies adaptadas às condições de cada local, estudos sobre correção de solos (como no Cerrado), projetos de máquinas e instrumentos agrícolas e muitas outras atividades.

No Brasil, desenvolveu-se e consolidou-se um importante setor de processamento industrial dos bens produzidos no campo. São as agroindústrias, que processam, entre outros produtos, laranja, cana-de-açúcar, soja, carne bovina, suína e de frango, couro e outros.

O resultado foi a adoção de novas tecnologias nos cultivos, com altos ganhos de produtividade. Segundo um informe do ano de 2013 da Embrapa, a produção de grãos cresceu por volta de 400%, enquanto a área cultivada aumentou aproximadamente 80% entre os anos de 1972 e 2013.

Assim como em outros setores, a maior parte das inovações beneficiou, sobretudo, os produtores capitalizados (grandes produtores, empresas rurais, o chamado agronegócio e os que participam da comercialização das safras), que têm condições de cultivar grãos e outros bens de exportação em extensas áreas e com forte mecanização. A modernização tem, assim, um lado perverso. A expansão dos cultivos deu-se sobre uma estrutura fundiária (distribuição e propriedade das terras) profundamente marcada pela concentração nas mãos de poucos proprietários. Muitos pequenos agricultores enfrentam dificuldades para escoar a produção ou para obter financiamentos. Com isso, são obrigados a vender suas propriedades ou a se tornar assalariados rurais ou urbanos, reforçando ainda mais a concentração fundiária.

O avanço dos cultivos também vem causando impactos em biomas importantes como o Cerrado (estima-se em 40% a perda de suas coberturas naturais) e a Amazônia. Isso tem se dado apesar de haver um imenso estoque de outras terras disponíveis no País que poderiam levar ao aumento da produção, sem que se avançasse um palmo de terra sequer sobre essas áreas de grande biodiversidade.

Além disso, são frequentes os conflitos de terra no País, vitimando pequenos agricultores, indígenas ou quilombolas. Não é por outra razão que proliferaram nas últimas décadas movimentos sociais organizados no campo, que ocupam fazendas e terras improdutivas e exigem reforma agrária (basicamente, distribuir terras e dar ao agricultor condições de produzir).

A violência e o trabalho escravo, seja em condições rudimentares como em certas carvoarias no Mato Grosso do Sul ou na produção moderna em São Paulo, ainda são frequentes no campo, quase sempre com exploração ou morte de trabalhadores rurais e líderes sindicais.

Mesmo em um quadro de extrema desigualdade social, a agricultura familiar, entendida aqui como aquela que se desenvolve em pequenas propriedades e que utiliza principalmente a força de trabalho da própria família, tem sido muito produtiva. Ela responde pela maior parte (74,4%) do pessoal ocupado no campo e, apesar de utilizar apenas 24,3% das áreas rurais produtivas, é a que mais produz alimentos no País.

Observe a tabela a seguir. Para realizar sua leitura, examine os tipos de dados apresentados e os resultados para cada produto. Depois, responda às questões.




a) Observe os três principais bens de exportação do País em 2013, segundo o volume arrecadado em milhões de dólares. A qual setor da economia eles se referem e em qual tipo de espaço são produzidos originalmente?

b) Cite dois exemplos de bens da agropecuária presentes na tabela que passam por algum tipo de processamento industrial nas chamadas agroindústrias antes de serem exportados.

c) Cite um setor industrial que se destaca nas exportações brasileiras, excluindo-se os que processam bens da agropecuária.

HISTÓRIA/PROFºSERGIO

Atividades de História - 2ºTC, 2ºTD - Prof.: Sérgio

Boa tarde! Sou o professor Sérgio. Darei aulas de História. Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.

Renascimento Cultural

O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.

Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.

Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.

Origem do Renascimento

No final da Idade Média, a burguesia, ou seja, os comerciantes e artesãos se enriqueceram e se tornaram mecenas, patrocinando a construção de palácios e igrejas. Suas encomendas poderiam ser individuais ou realizadas através dos grêmios profissionais que demandavam esculturas e pinturas para exibir sua prosperidade.

As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

Características do Renascimento

Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. Já na Idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.

No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo. Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, se tentava compreender o universo de forma calculada e matemática. Um elemento crucial foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita do Criador. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.

A filosofia de Platão foi reinterpretada e ganha o nome de neoplatonismo. Este defendia a elevação espiritual, a aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.

Renascimento artístico

As primeiras manifestações artísticas surgiram com Giotto di Bondoni (1266-1337). Suas obras representavam figuras humanas com grande naturalismo, inclusive Cristo e os santos.

O Quattrocento (1400), segundo período do renascimento italiano, surge em Florença com o pintor Masaccio (1401-1429), um mestre da perspectiva. Igualmente é preciso mencionar Sandro Botticelli (1445-1510), que acreditava que a arte era mesmo tempo uma representação espiritual, religiosa e simbólica. Ele é o autor do primeiro nu feminino realizado desde a Antiguidade, "O Nascimento de Vênus" (1483).

Destacou-se também o arquiteto Felippo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, o escultor Donatello e os pintores Paolo Uccello, Andrea Mantegna e Fra Angelico.

Outros pintores renascentistas são: · Leonardo da Vinci (1452-1519), autor de obras como a "Mona Lisa" e a "A Santa Ceia";

· Rafael Sanzio (1483-1520) conhecido como o "pintor das madonas";

· Ticiano, o mestre da cor, que imprimiu sua marca na escola de Veneza;

· Michelangelo, escultor e pintor conhecido como "o gigante do Renascimento", responsável pelos monumentais Afrescos da Capela Sistina. São também dele as esculturas de "Davi", "Moisés" e a "Pietá".

Renascimento literário

A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século XIV, período conhecido com Trecento, ou seja, nos anos 1300.

Um grande precursor do Renascimento literário na Itália foi Dante Alighieri (1265-1321), autor da "A Divina Comédia". Apesar de criticar a Igreja, sua obra ainda apresenta forte influência medieval.

Na literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da língua italiana contemporânea. Mas foi Francesco Petrarca (1304-1374) o "pai do humanismo e da literatura italiana". Foi ele o autor de "África" e "Odes a Laura", conciliando a inspiração greco-romana com a religiosidade medieval.

Outro grande nome do Trecento foi Bocaccio e sua obra "Decameron", onde seus contos satíricos criticavam o ascetismo medieval. No terceiro período, o Cinquecento (1500), Roma passou a ser o principal centro da arte renascentista. Foi construída a basílica de São Pedro, no Vaticano, projeto do arquiteto Donato Bramante.

Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020

1) O que foi o Renascimento Cultural?

2) Quais as características do Renascimento?

3) Como surgiram as primeiras manifestações do Renascimento Artístico?

4) Quem foi o precursor do Renascimento Literário na Itália?

5) Cite alguns pintores renascentistas.

Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020

Renascimento Urbano

A Idade Média europeia foi marcada por uma organização social e econômica predominantemente rural. As invasões bárbaras do século V levaram ao declínio das cidades do Império Romano, aumentando a importância dos campos para a habitação e produção econômica. Essa situação iria mudar a partir do século XI quando teve início o chamado Renascimento Urbano.

A ruralização da sociedade medieval não significou a extinção das cidades. Apenas resultou na diminuição de sua importância no conjunto da sociedade, mudando ainda seu caráter se comparadas às funções desempenhadas pela cidade durante a Antiguidade romana.

A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder. Além disso, habitavam as cidades principalmente os nobres, reis, bispos e comerciantes, mostrando que era também espaço de concentração do poder político e religioso. Geralmente ao centro das cidades encontravam-se mercados e igrejas.

Os senhores conseguiam exercer influência sobre as cidades ao enviar os excedentes da produção agrícola das terras sob seu domínio e comercializá-los nesse espaço urbano. Estabeleciam ainda relações de dependência entre si e o conjunto dos moradores das cidades, principalmente através da cobrança de tributos.

A partir do século XI, teve início uma expansão do comércio em decorrência das Cruzadas e da acumulação de excedentes agrícolas. Esses excedentes foram possibilitados pelas inovações técnicas adotadas na agricultura, como a charrua, novas formas de atrelamento dos animais ao arado e também com a adoção da rotação de cultura. Dessa forma, o comércio com o Oriente possibilitado pelas Cruzadas e as trocas de excedentes levaram paulatinamente as cidades a crescerem de importância no mundo feudal.

Para realizar as transações comerciais foram criadas feiras, dais quais se destacaram a de Champagne e de Brie, na atual França. Por serem fortificadas e se localizarem próximas às rotas de comércio, as cidades eram consideradas locais seguros, principalmente para manter as estruturas bancárias necessárias à realização dos negócios. Uma classe de comerciantes foi se formando internamente aos burgos e também enriquecendo, dando origem aos burgueses.

Por outro lado, foram se formando grupos de artesãos que também vendiam sua produção nas feiras. Eles passaram a se organizar nas corporações de ofício, que eram organizações que reuniam pessoas que exerciam a mesma profissão. Dentro das corporações havia uma rígida divisão, tendo ao cimo o mestre-artesão, abaixo dele estavam os jornaleiros e, por fim, os aprendizes. Havia regras na adoção das técnicas de produção que buscavam uniformizar as formas de trabalho e os próprios produtos, criando, dessa forma, uma tradição de produção. Era papel do mestre-artesão garantir o cumprimento dessas regras.

Com o aumento de sua importância econômica, as cidades foram se expandindo. Mais pessoas passaram a morar nas cidades, resultando na ampliação dos muros que demarcavam seus limites. Porém, esse crescimento gerou uma grande aglomeração de pessoas para os números da época. Paris chegou a ter cerca de 100 mil habitantes no período, número considerável se for levado em consideração o fato das demais cidades não chegarem a ter mais de 20 mil habitantes.

Mas não havia práticas de salubridade nesses burgos. O saneamento básico, como o conhecemos hoje, não existia, tornando as cidades um local propício à propagação de epidemias. Foi o que ocorreu no século XIV, quando as pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis foram transportadas por roedores e peles de animais do Oriente para as cidades europeias. As pulgas infectadas pela bactéria, ao picarem os seres humanos, transmitem a peste bubônica. Nas condições insalubres das cidades europeias, a peste bubônica transformou-se em uma epidemia que dizimou cerca de um terço da população europeia.

As cidades sobreviveram à peste negra, outro nome dado à epidemia. O patriciado que controlava politicamente os burgos fortaleceu-se com o desenvolvimento urbano, gerando uma crescente autonomia frente aos senhores feudais. A comuna eram as cidades que se tornavam livres e organizavam-se a partir de relações distintas das que caracterizavam a dependência dos senhores da nobreza rural.

Essas diferenças foram se tornando maiores ao longo do tempo e opondo a burguesia urbana à nobreza rural. Tal situação iria se resolver apenas ao fim da Idade Moderna, quando a burguesia já havia acumulado um considerável poder econômico para também se impor politicamente à nobreza.

Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020

1) Explique o que foi o Renascimento Urbano.

2) Como era conhecida também a cidade medieval?

3) Que, habitava nas cidades?

4) O que eram e quais eram as regras das corporações de ofício?

5) Qual foi a epidemia que ocorreu nesta época?

Obs.: Os conteúdos podem ser impressos e colados no caderno ou copiado. Enviar as atividades e fotos dos conteúdos para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br.

INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 03 e 04/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

When will we have a coronavirus vaccine?

A vaccine would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to achieve the same amount of work in only a few months.

Most experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021, about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first emerged.

How do I protect myself?

The best thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water.

Coronavirus spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or mouth.

People will be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus even before they are sick.

What are the symptoms?

A new, continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three or more coughing episodes in 24 hours

Fever - where your temperature is above 37.8C

Loss of smell or taste

If you, or someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home to stop the risk of giving coronavirus to others.

The US Centers for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills, repeated shaking, muscle pain and sore throat.

It takes five days on average to start showing the symptoms, but some people will get them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14 days.

https://www.bbc.com/news/health-51665497

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.    Complete as frases com os verbos do texto:

a.     A vaccine would normally ­­­­­­­_________________ years

b.     Coronavirus _____________when an infected person coughs or sneezes

c.      When will we ________________ a coronavirus vaccine?

d.     People will _______________most infectious

2.    Em um dicionário online, ouça as palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o significado de cada uma:

a.      Think -

b.      Cough -

c.      Breath -

d.      Muscle –

e.      Throat -

3.    Você acredita na eficácia de uma vacina liberada em tão pouco tempo de pesquisa?

4.    A liberação da vacina é motivo para desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê?


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

LINGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B, C e D – Professora Claudia. 

Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  




Artigo de opinião

 A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.

 

Drogas e o discurso proibitivo

Cezar Bueno

 O endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se, no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave, consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.

*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e na PUC-PR, campus Londrina.

*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.

 

1 - Leia o artigo com atenção e encontre os elementos do contexto de produção:

a) Autor do texto e seu papel social:

b) Os interlocutores e representação social

c) Finalidade ou objetivo:

d) Época e meio de circulação:

2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?

3 – Qual argumento mais convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?


MATEMÁTICA/PROFºADILSON

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termos – Periodo 31/08 a 04/09 de maio

Atividade Matemática

Realize uma pesquisa sobre multiplicação de Matrizes.

Dê exemplos

CONTATO PARA DÚVIDAS: avelonisqui@gmail.com

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