ATIVIDADE DA SEMANA
31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO
ATIVIDADE
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos
cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD
SEMANA DE 31/08 A 04/09
CONTEÚDOS:
-Espaços
expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
1ª e
2ª aula.
Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se
espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e
mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural
diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas
exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e
música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e
o Notas Contemporâneas,
que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com
apresentação aberta ao público.
-Pesquise
mais dois espaços expositivos.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS
ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.
Para sanar qualquer dúvida sobre
conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B e 2º Termo C – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Avaliação
- Semana 31/08 a 04/09 A avaliação escolar é
tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi
absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar
a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.
|
Atividade
Professor Everton – História
3º Bimestre
2TA,B,C
Filosofia, Política e Ética: Humilhação social
· Assistir a vídeo aula disponível no link para segunda parte da atividade
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FrgoHp8xQQ
· Elabore 3 questões e responda.
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.
Faça Uma pesquisa
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)
Turmas: 2 termos A, B, C e D
De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:
a) Existe diferença entre água pura e água potável?
b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?
c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?
d) Como a água chega até a sua casa?
e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?
f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?
g) Que atitudes você toma para economizar água?
h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com
Leitura como base de apoio, e responder as questões. Não precisa copiar o texto. Atenção deixe claro o seu nome na atividade.
Nova Ordem Mundial
Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. Portanto, ao falar de uma nova ordem mundial, estamos nos referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.
Durante a Guerra Fria, existiam duas nações principais que dominavam e polarizavam as relações de poder no globo: Estados Unidos e União Soviética. Essa ordem mundial era notadamente marcada pelas corridas armamentista e espacial e pelas disputas geopolíticas no que se refere ao grau de influência de cada uma no plano internacional. Este era o mundo bipolar.
A partir do final da década de 1980 e início dos anos 1990, mais especificamente após a queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da União Soviética, o mundo passou a conhecer apenas uma grande potência econômica e, principalmente, militar: os EUA. Analistas e cientistas políticos passaram a nomear a então ordem mundial vigente como unipolar.
Entretanto, tal nomeação não era consenso. Alguns analistas enxergavam que tal soberania pudesse não ser tão notável assim, até porque a ordem mundial deixava de ser medida pelo poderio bélico e espacial de uma nação e passava a ser medida pelo poderio político e econômico.
Nesse contexto, nos últimos anos, o mundo assistiu às sucessivas crescentes econômicas da União Europeia e do Japão, apesar das crises que estas frentes de poder sofreram no final dos anos 2000. De outro lado, também vêm sendo notáveis os índices de crescimento econômico que colocaram a China como a segunda maior nação do mundo em tamanho do PIB (Produto Interno Bruto). Por esse motivo, muitos cientistas políticos passaram a denominar a Nova Ordem Mundial como mundo multipolar.
Mas é preciso lembrar que não há no mundo nenhuma nação que possua o poderio bélico e nuclear dos EUA. Esse país possui bombas e ogivas nucleares que, juntas, seriam capazes de destruir todo o planeta várias vezes. A Rússia, grande herdeira do império soviético, mesmo possuindo tecnologia nuclear e um elevado número de armamentos, vem perdendo espaço no campo bélico em virtude da falta de investimentos na manutenção de seu arsenal, em razão das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país após a Guerra Fria.
É por esse motivo que a maior parte dos especialistas em Geopolítica e Relações Internacionais, atualmente, nomeia a Nova Ordem Mundial como mundo unimultipolar. “Uni” no sentido militar, pois os Estados Unidos é líder incontestável. “Multi” em razão das diversas crescentes econômicas de novos polos de poder, sobretudo a União Europeia, o Japão e a China.
A Divisão do Mundo entre Norte e Sul
Durante a ordem geopolítica bipolar, o mundo era rotineiramente dividido entre leste e oeste. O Oeste era a representação do Capitalismo liderado pelos EUA, enquanto o Leste demarcava o mundo Socialista representado pela URSS. Essa divisão não era necessariamente fiel aos critérios cartográficos, pois no Oeste havia nações socialistas (a exemplo de Cuba) e no leste havia nações capitalistas.
Contudo, esse modelo ruiu. Atualmente, o mundo é dividido entre Norte e Sul, de modo que no Norte encontram-se as nações desenvolvidas e, ao sul, encontram-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes. Tal divisão também segue os ditames da Nova Ordem Mundial, em considerar preferencialmente os critérios econômicos em detrimento do poderio bélico.
Em vermelho, os países do sul subdesenvolvido e, em azul, os países do norte desenvolvido
Observa-se que também nessa nova divisão do mundo não há uma total fidelidade aos critérios cartográficos, uma vez que alguns poucos países localizados ao sul pertencem ao “Norte” (como a Austrália) e alguns países do norte pertencem ao “Sul”
Responder as questões.
1 O embate político ideológico entre dois sistema econômico, capitalismo e socialismo, levou e traz até hoje muitos debates no mundo. Destaque as ideias do capitalismo e socialismo.
2 Quais são as principais características da velha e da nova ordem mundial?
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
2TA, 2TB
SEMANA DE 31 DE AGOSTO À 04 DE SETEMBRO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar dados referentes ao
desemprego e suas consequências. Compreender as razões do desemprego e
subemprego. Desmistificar a questão do empreendedorismo.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
IMPORTANTE: Ao
encaminhar a atividade colocar nome, número e série.
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO
CATASTRÓFICOS
O
desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre,
significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno
de um milhão de trabalhadores.
O PIB
brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta
que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em
relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira
catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências
desastrosas.
A renda
das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o
consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB
evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da
renda/emprego.
Outro
número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de
pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois
vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE
não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão
em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%.
Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando
somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar
emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a
um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos
esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do
cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de
aumento da violência.
Mais do
que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda,
com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas
a barbárie.
Professor
Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
ATIVIDADE
Faça um
texto nas linhas abaixo sobre a questão do desemprego, suas consequências,
comparando com a charge (desenho) acima.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A primeira condição para modificar a realidade
consiste em conhecê-la.
Série: 2o. TERMO "A" E.J.A. Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 31/08 à 04/09 de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning” Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context. Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto. There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine, which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura. E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas. The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming. A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming. A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday! Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias! Scanning – Leitura específica This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming. Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming. Skimming – Leitura Rápida The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal. One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information. Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada. An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal. Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final. Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura! PERGUNTAS 1. Qual é o assunto do texto? 2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas? 3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"? 4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"? 4. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º
TERMO A, B, C e D –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br |
Artigo de opinião
A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.
Drogas e
o discurso proibitivo
Cezar
Bueno
O
endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e
política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as
instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia
dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham
da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho
norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo
industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados
exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram
tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os
irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros
hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e
costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que
alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as
exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados
na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas
arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de
saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos
sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de
propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais
produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam
fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos
infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas
supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por
exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai
sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se,
no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de
drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos
da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave,
consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o
noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates
mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de
políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por
antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das
senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da
produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos
debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas
preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de
drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que
tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e
na PUC-PR, campus Londrina.
*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o artigo com
atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor do texto e seu papel social:
b) Os interlocutores e representação social
c) Finalidade ou objetivo:
d) Época e meio de circulação:
2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual argumento mais
convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
Respondam as questões pelo link https://forms.gle/Ko8r22xvC22oBGiF8
ATIVIDADE
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD
SEMANA DE 31/08 A 04/09
CONTEÚDOS:
-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
1ª e 2ª aula.
Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.
-Pesquise mais dois espaços expositivos.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.
Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B e 2º Termo C – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Avaliação
- Semana 31/08 a 04/09 A avaliação escolar é
tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi
absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar
a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.
|
Atividade
Professor Everton – História
3º Bimestre
2TA,B,C
Filosofia, Política e Ética: Humilhação social
· Assistir a vídeo aula disponível no link para segunda parte da atividade
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FrgoHp8xQQ
· Elabore 3 questões e responda.
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.JA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.
Faça Uma pesquisa
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)
Turmas: 2 termos A, B, C e D
De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:
a) Existe diferença entre água pura e água potável?
b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?
c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?
d) Como a água chega até a sua casa?
e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?
f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?
g) Que atitudes você toma para economizar água?
h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com
Leitura como base de apoio, e responder as questões. Não precisa copiar o texto. Atenção deixe claro o seu nome na atividade.
Nova Ordem Mundial
Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. Portanto, ao falar de uma nova ordem mundial, estamos nos referindo ao atual contexto das relações políticas e econômicas internacionais de poder.
Durante a Guerra Fria, existiam duas nações principais que dominavam e polarizavam as relações de poder no globo: Estados Unidos e União Soviética. Essa ordem mundial era notadamente marcada pelas corridas armamentista e espacial e pelas disputas geopolíticas no que se refere ao grau de influência de cada uma no plano internacional. Este era o mundo bipolar.
A partir do final da década de 1980 e início dos anos 1990, mais especificamente após a queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da União Soviética, o mundo passou a conhecer apenas uma grande potência econômica e, principalmente, militar: os EUA. Analistas e cientistas políticos passaram a nomear a então ordem mundial vigente como unipolar.
Entretanto, tal nomeação não era consenso. Alguns analistas enxergavam que tal soberania pudesse não ser tão notável assim, até porque a ordem mundial deixava de ser medida pelo poderio bélico e espacial de uma nação e passava a ser medida pelo poderio político e econômico.
Nesse contexto, nos últimos anos, o mundo assistiu às sucessivas crescentes econômicas da União Europeia e do Japão, apesar das crises que estas frentes de poder sofreram no final dos anos 2000. De outro lado, também vêm sendo notáveis os índices de crescimento econômico que colocaram a China como a segunda maior nação do mundo em tamanho do PIB (Produto Interno Bruto). Por esse motivo, muitos cientistas políticos passaram a denominar a Nova Ordem Mundial como mundo multipolar.
Mas é preciso lembrar que não há no mundo nenhuma nação que possua o poderio bélico e nuclear dos EUA. Esse país possui bombas e ogivas nucleares que, juntas, seriam capazes de destruir todo o planeta várias vezes. A Rússia, grande herdeira do império soviético, mesmo possuindo tecnologia nuclear e um elevado número de armamentos, vem perdendo espaço no campo bélico em virtude da falta de investimentos na manutenção de seu arsenal, em razão das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país após a Guerra Fria.
É por esse motivo que a maior parte dos especialistas em Geopolítica e Relações Internacionais, atualmente, nomeia a Nova Ordem Mundial como mundo unimultipolar. “Uni” no sentido militar, pois os Estados Unidos é líder incontestável. “Multi” em razão das diversas crescentes econômicas de novos polos de poder, sobretudo a União Europeia, o Japão e a China.
A Divisão do Mundo entre Norte e Sul
Durante a ordem geopolítica bipolar, o mundo era rotineiramente dividido entre leste e oeste. O Oeste era a representação do Capitalismo liderado pelos EUA, enquanto o Leste demarcava o mundo Socialista representado pela URSS. Essa divisão não era necessariamente fiel aos critérios cartográficos, pois no Oeste havia nações socialistas (a exemplo de Cuba) e no leste havia nações capitalistas.
Contudo, esse modelo ruiu. Atualmente, o mundo é dividido entre Norte e Sul, de modo que no Norte encontram-se as nações desenvolvidas e, ao sul, encontram-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes. Tal divisão também segue os ditames da Nova Ordem Mundial, em considerar preferencialmente os critérios econômicos em detrimento do poderio bélico.
Em vermelho, os países do sul subdesenvolvido e, em azul, os países do norte desenvolvido
Observa-se que também nessa nova divisão do mundo não há uma total fidelidade aos critérios cartográficos, uma vez que alguns poucos países localizados ao sul pertencem ao “Norte” (como a Austrália) e alguns países do norte pertencem ao “Sul”
Responder as questões.
1 O embate político ideológico entre dois sistema econômico, capitalismo e socialismo, levou e traz até hoje muitos debates no mundo. Destaque as ideias do capitalismo e socialismo.
2 Quais são as principais características da velha e da nova ordem mundial?
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
2TA, 2TB
SEMANA DE 31 DE AGOSTO À 04 DE SETEMBRO
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Analisar dados referentes ao desemprego e suas consequências. Compreender as razões do desemprego e subemprego. Desmistificar a questão do empreendedorismo.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
AVALIAÇÃO: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
IMPORTANTE: Ao encaminhar a atividade colocar nome, número e série.
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
ATIVIDADE
Faça um texto nas linhas abaixo sobre a questão do desemprego, suas consequências, comparando com a charge (desenho) acima.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la.
Série: 2o. TERMO "B" E.J.A. Ensino Médio Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM Professora: Maria Antonia Semana: de 31/08 à 04/09 de 2020. Bimestre: 1o. Bimestre Período: Noturno Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre Estratégias de Leitura no aprendizado da Língua Inglesa. Atividade:Primeiro,leia e escreva o texto abaixo no seu caderno. Em seguida,responda as questões: Estratégias de Leitura “Skimming” e “Scanning” Skimming and scanning are English's expressions which means read superficially and read quickly respectively. These techniques can help the reader to obtain more quickly the information from the book, newspaper, magazine, websites, don't being necessary to read each word of their context. Skimming e scanning são expressões do inglês que significam ler superficialmente e ler rapidamente, respectivamente. Essas técnicas podem ajudar o leitor a obter mais rapidamente a informação de um livro, jornal, revista, website, não sendo necessário ler cada palavra contida em seu contexto. There are many kinds of reading, its a wide world in front of us. In almost everything that we are going to do we face the need to read. For each kind of reading we have one different way to read. For example, we have newspaper and magazine, which has, most of the time, different goals for reading it. And the Books? We have all kind of reading came from the books, and one technique for each of them. Existem muitos tipos de leitura, esse é um mundo amplo diante de nós. Em quase todas as coisas que fazemos, deparamo-nos com a necessidade da leitura. Para cada tipo de leitura, temos diferentes maneiras de realizá-la. Por exemplo, temos o jornal e a revista que têm, na maioria das vezes, objetivos diferentes para sua leitura. E os livros? Temos todo o tipo de leitura nos livros, e uma técnica para cada uma delas. The technique that you'll use for your reading will be choose by your need for the goal that you have. For example, if you are reading for work, for College, for school or for pleasure, what are you waiting for this book? What are your needs? You are reading just for obtain information, to do some exercises, or just for fun? Scanning and skimming are different kinds of reading if you want just know a specific information, you must use the scanning for a specific word, on the other hand, if you are exploring, rereading or reviewing a text or a document you must use the skimming. A técnica que você usará para realizar a leitura deverá ser escolhida de acordo com o objetivo que você possui. Por exemplo, se você está lendo algo para o trabalho, para a Universidade, para a escola ou por prazer, o que você espera desse livro? Quais são suas necessidades? Você está lendo apenas para obter informação, para fazer algum exercício ou apenas por diversão? Scanning e skimming são diferentes tipos de leitura. Se você deseja saber sobre uma informação específica, você precisa usar o scanning para uma palavra específica; por outro lado, se você está explorando, relendo ou revendo um texto ou um documento, você deve usar o skimming. A good text's comprehension depend on the reader capability of make interferences, deduction, liking ideas and identify words in the text that shows some idea, so, the reader has to be a grammar and linguistic knowledge to do the best reading and for full comprehension of the ideas express in the text. Read well is an exercise that you can practice everyday! Uma boa compreensão de texto depende da capacidade do leitor de fazer interveniências, deduções, ligar as ideias e identificar as palavras no texto que mostram alguma ideia, ou seja, o leitor precisa ter um conhecimento de gramática e linguística para fazer a melhor leitura e ter uma compreensão geral das ideias expressas no texto. Ler bem é um exercício que você pode praticar todos os dias! Scanning – Leitura específica This technique helps the reader obtain information from the text without need reading all text. It is a quick preview of the text, you just read the information contained in that space. You do the scanning moving your eyes from up to down and vice-verse, looking for the main words, or specific phrases or key words, etc. When you are doing the scanning pay attention to the punctuations of the author, such us, marks with numbers, letters, asterisk, etc. Look for underlined word, words in bold, in italic, different sizes of letters or words. This process is useful, like already said, for whom wants to find specific information, such as, a name, a date of birth, a phone number in a list, a word in a dictionary and so on. After doing that you pass for the next stage: The skimming. Essa técnica ajuda o leitor a obter informação de um texto sem precisar lê-lo todo. É uma rápida visualização do texto, você lê apenas a informação contida naquele espaço. Você realiza essa leitura (scanning) movendo seus olhos para cima e para baixo e vice-versa, procurando as principais palavras, sentenças específicas, palavras-chave etc. Quando você está fazendo o scanning, preste atenção nas pontuações feitas pelo autor, como marcações com números, letras, asterisco etc. Procure por palavras sublinhadas, palavras em negrito e itálico, bem como diferentes tamanhos de letras ou palavras. Esse processo é muito útil, como já mencionado, para quem deseja achar uma informação específica, como um nome, uma data de nascimento, um número de telefone em uma lista, uma palavra em um dicionário e assim por diante. Depois de fazer essa leitura, passe para a próxima etapa: O skimming. Skimming – Leitura Rápida The skimming allows the reader identify quickly the main idea of the text. It 's more embracing than scanning, and the reader need to has more knowledge about the text organization, perception of the vocabulary, ability to infer, decode, understand and interpret the ideas of the text. The skimming is more use when you have a lot of things to read and not much time, so this is a technique that helps a lot, because with it the reading is made with the speed three to four times higher than a normal reading. nA leitura rápida (skimming) permite ao leitor identificar rapidamente a ideia principal do texto. Ela é mais abrangente do que a scanning, e o leitor precisa ter mais conhecimentos sobre a organização do texto, percepção do vocabulário e habilidades para inferir, decodificar, compreender e interpretar as ideias do texto. O skimming é mais usado quando você tem várias coisas para ler e não tem muito tempo para isso. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que em uma leitura normal. One of the function of this technique is detach aspects from the text. From this part on, the reading can be a little more complex, you can need for information about some person or some subject. This type of reading requires attention and carefulness to make the right punctuations and don't get lost in the middle of the ideas from the text, just as well, don't found the wrong information. Uma das funções dessa técnica é destacar aspectos do texto. Dessa parte em diante, a leitura pode ser um pouco mais complexa, pois você pode precisar de informações sobre uma pessoa ou um assunto. Esse tipo de leitura requer atenção e cuidado para fazer as pontuações certas e não se perder no meio das ideias do texto e, assim, encontrar a informação errada. An important thing to do in this reading in find out the subject of the text (the context), and then the verb and if there is a direct object. When you identify the subject all the things that following become easy to understand. It make you discover the main function of the text and not the hole idea. You don't need to worry about the details of the text, just keep your focus on the mainly and specific thing that you need, the information you are looking for, reading the title and the subtitle, the first and the last paragraph to reach your ultimate goal. Uma coisa importante a se fazer nessa leitura é encontrar o sujeito do texto (do contexto) e então encontrar o verbo e se há um objeto direto. Quando você identifica o sujeito, todas as coisas que se seguem se tornam mais fáceis de se entender. Isso faz com que você descubra a função principal do texto e não a ideia geral. Você não precisa se preocupar com os detalhes do texto, apenas continue focado nas coisas principais que você precisa, as informações que está procurando, lendo o título e subtítulos, primeiros e últimos parágrafos para chegar ao seu objetivo final. Remember that those techniques help a lot when you are reading in English! Have a great reading! Lembre-se de que essas técnicas ajudam bastante quando você está lendo em inglês! Tenha uma ótima leitura! PERGUNTAS 1. Qual é o assunto do texto? 2. O que significa Estratégia de Leitura ? E, quais são elas? 3. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Scanning"? 4. Quais são as dicas para praticar a Leitura "Skimming"? 4. O que você aprendeu após a leitura do texto? Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º
TERMO A, B, C e D –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br |
Artigo de opinião
A circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em relação a uma questão controversa.
Drogas e
o discurso proibitivo
Cezar
Bueno
O
endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e
política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as
instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia
dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham
da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho
norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo
industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados
exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram
tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os
irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros
hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e
costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que
alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as
exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados
na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas
arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de
saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos
sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de
propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais
produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam
fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos
infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas
supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por
exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai
sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se,
no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de
drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos
da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave,
consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o
noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates
mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de
políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por
antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das
senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da
produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos
debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas
preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de
drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que
tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e
na PUC-PR, campus Londrina.
*Texto extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o artigo com
atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor do texto e seu papel social:
b) Os interlocutores e representação social
c) Finalidade ou objetivo:
d) Época e meio de circulação:
2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual argumento mais
convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB
4º semana de 31/08/2020 à 04/09/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva
Respondam as questões pelo link https://forms.gle/Ko8r22xvC22oBGiF8
ATIVIDADE
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD
SEMANA DE 31/08 A 04/09
CONTEÚDOS:
-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
1ª e 2ª aula.
Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.
-Pesquise mais dois espaços expositivos.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.
Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Termo A, 2 Termo B e 2º Termo C – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Avaliação
- Semana 31/08 a 04/09 A avaliação escolar é
tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi
absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar
a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.
|
Atividade
Professor Everton – História
3º Bimestre
2TA,B,C
Filosofia, Política e Ética: Humilhação social
· Assistir a vídeo aula disponível no link para segunda parte da atividade
· Link: https://www.youtube.com/watch?v=6FrgoHp8xQQ
· Elabore 3 questões e responda.
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.JA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.
Faça Uma pesquisa
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)
Turmas: 2 termos A, B, C e D
De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:
a) Existe diferença entre água pura e água potável?
b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?
c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?
d) Como a água chega até a sua casa?
e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?
f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?
g) Que atitudes você toma para economizar água?
h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos dos 2º anos do ensino médio durante a semana de 31/08 a 04/09/20
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com
Transição demográfica:
↔. A transição demográfica relaciona-se ás variações nas taxas de mortalidade e natalidade em uma dada sociedade.
→. Entende-se por transição demográfica a oscilação das taxas de crescimento e variações populacionais. Esse conceito foi elaborado no ano de 1929 por Warren Thompson (1887-1973) para contestar matemáticamente a Teoría Demográfica Malthusiana, por definir que não há um crescimento acelerado da população, mas sim oscilações periódicas, que alternam crescimentos e desacelerações demográficos, podendo envolver, inclusive, estágios de estabilidade.
→. Para melhor compreender o conceito de transição demográfica, é necessário ter noção de alguns conceitos demográficos, tais como a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
A principal referência histórica para a elaboração dessa teoria foi a Revolução Industrial e a consequente constituição da sociedade moderna de consumo. Em tempos anteriores a esse, as taxas de natalidade e mortalidade eram continuamente elevadas, demarcando um período de relativa estabilidade demográfica. →. Porém, com a modernização dos países hoje considerados desenvolvidos, houve uma melhoria significativa nos padrões sociais de desenvolvimento, elevando a expectativa de vida e, consequentemente, declinando as taxas de mortalidade, o que foi responsável por um súbito aumento da população em um curto espaço de tempo.
→. Dividiu-se as oscilações entre mortalidade e natalidade, considerando o desenvolvimento das sociedades industriais, em quatro estágios principais. Para melhor compreendê-los, observe o gráfico abaixo:
↔. Gráfico esquemático das quatro etapas do crescimento populacional e transição demográfica*
→. O primeiro estágio: No primeiro, observa-se a característica de crescimento das sociedades tradicionais, em que a natalidade e a mortalidade são elevadas, o que contribui para um tímido, quase nulo, crescimento demográfico. Essa característica é predominante em países essencialmente rurais, existindo atualmente apenas em algumas nações subdesenvolvidas.
→. O segundo estágio assinala o desenvolvimento industrial, econômico e social das populações. É o estágio característico da modernidade, quando há o rápido decrescimento das taxas de mortalidade, enquanto as taxas de natalidade demoram a cair. Graças a isso, nesse período, o crescimento populacional é acelerado. Esse segundo estágio corresponde à primeira fase da transição demográfica destacada no gráfico acima.
→. Já o terceiro estágio demarca o desenvolvimento urbano, a difusão de métodos contraceptivos e a queda das taxas de natalidade, que se relacionam, sobretudo, à inclusão da mulher no mercado de trabalho. Com isso, a fecundidade diminui e o crescimento demográfico mantém-se em um nível moderado. Podemos dizer que o Brasil se encontra nesse período de sua evolução populacional, assinalada pela segunda fase da transição demográfica do gráfico.
→. Por fim, no quarto estágio, observa-se um regime demográfico considerado moderno, com baixas taxas de natalidade e mortalidade, com um crescimento demográfico próximo a zero. É o atual período da maioria dos países desenvolvidos da atualidade.
→. A geração do Baby-boom: um exemplo de transição demográfica
↔. Após o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as Forças Aliadas venceram os alemães, os italianos e os japoneses. Os Estados Unidos, como vencedores, conheceram uma elevada evolução político-financeira e conseguiram elevar as condições de vida de sua população.
→. Com um período de guerra terminado, a população começou a produzir uma grande quantidade de filhos, sobretudo entre os anos de 1946 e 1964, fenômeno denominado de geração do baby-boom ou baby-boomers. Muitos demógrafos consideraram esse período como uma forma espontânea da sociedade de repor as perdas das pessoas mortas durante os conflitos internacionais.
Assim, da mesma forma que aconteceu nos estágios acima mencionados, esse rápido crescimento demográfico ocasionado pelo aumento da natalidade e pela baixa mortalidade foi seguido por um período de queda dos números de gravidez e a consequente redução das taxas de crescimento populacional nas gerações seguintes. Observa-se, desse modo, mais um exemplo de transição demográfica, em que um período de explosão no número de pessoas é sequenciado por um período de estabilização demográfica.
_________________________
* Gráfico adaptado de: LUCCI, E. A., et al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. p.317.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 2º anos do ensino médio durante a semana de 31/08 a 04/09/20.
E-mail do professor Edivaldo; ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
É inegável, atualmente, que há uma dinâmica de desaceleração do crescimento da população brasileira. Entre as causas e consequências, respectivamente, desse processo, podemos citar:
a) ( ) inserção da mulher no mercado de trabalho – envelhecimento demográfico
b) ( ) aumento da população rural – alargamento da pirâmide etária
c) ( ) aceleração da urbanização no país – redução dos problemas socioeconômicos
d) ( ) retração da economia brasileira – diminuição do consumo familiar
e) ( ) difusão de políticas neomalthusianos – expansão da população ativa
2ª questão:
(UEL) Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes (IBGE - Popclock em 23 jun. 2010).
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil ao longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.
a) ( ) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.
b) ( ) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
c) ( ) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira estabilizaram-se em razão do comportamento do saldo migratório.
d) ( ) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.
e) ( ) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período deve-se ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.
Atividades de História - 2ºTC, 2ºTD - Prof.: Sérgio
Boa tarde! Sou o professor Sérgio. Darei aulas de História. Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.
Renascimento Cultural
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.
Origem do Renascimento
No final da Idade Média, a burguesia, ou seja, os comerciantes e artesãos se enriqueceram e se tornaram mecenas, patrocinando a construção de palácios e igrejas. Suas encomendas poderiam ser individuais ou realizadas através dos grêmios profissionais que demandavam esculturas e pinturas para exibir sua prosperidade.
As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.
Características do Renascimento
Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. Já na Idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.
No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo. Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, se tentava compreender o universo de forma calculada e matemática. Um elemento crucial foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita do Criador. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
A filosofia de Platão foi reinterpretada e ganha o nome de neoplatonismo. Este defendia a elevação espiritual, a aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.
Renascimento artístico
As primeiras manifestações artísticas surgiram com Giotto di Bondoni (1266-1337). Suas obras representavam figuras humanas com grande naturalismo, inclusive Cristo e os santos.
O Quattrocento (1400), segundo período do renascimento italiano, surge em Florença com o pintor Masaccio (1401-1429), um mestre da perspectiva. Igualmente é preciso mencionar Sandro Botticelli (1445-1510), que acreditava que a arte era mesmo tempo uma representação espiritual, religiosa e simbólica. Ele é o autor do primeiro nu feminino realizado desde a Antiguidade, "O Nascimento de Vênus" (1483).
Destacou-se também o arquiteto Felippo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, o escultor Donatello e os pintores Paolo Uccello, Andrea Mantegna e Fra Angelico.
Outros pintores renascentistas são: · Leonardo da Vinci (1452-1519), autor de obras como a "Mona Lisa" e a "A Santa Ceia";
· Rafael Sanzio (1483-1520) conhecido como o "pintor das madonas";
· Ticiano, o mestre da cor, que imprimiu sua marca na escola de Veneza;
· Michelangelo, escultor e pintor conhecido como "o gigante do Renascimento", responsável pelos monumentais Afrescos da Capela Sistina. São também dele as esculturas de "Davi", "Moisés" e a "Pietá".
Renascimento literário
A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século XIV, período conhecido com Trecento, ou seja, nos anos 1300.
Um grande precursor do Renascimento literário na Itália foi Dante Alighieri (1265-1321), autor da "A Divina Comédia". Apesar de criticar a Igreja, sua obra ainda apresenta forte influência medieval.
Na literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da língua italiana contemporânea. Mas foi Francesco Petrarca (1304-1374) o "pai do humanismo e da literatura italiana". Foi ele o autor de "África" e "Odes a Laura", conciliando a inspiração greco-romana com a religiosidade medieval.
Outro grande nome do Trecento foi Bocaccio e sua obra "Decameron", onde seus contos satíricos criticavam o ascetismo medieval. No terceiro período, o Cinquecento (1500), Roma passou a ser o principal centro da arte renascentista. Foi construída a basílica de São Pedro, no Vaticano, projeto do arquiteto Donato Bramante.
Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020
1) O que foi o Renascimento Cultural?
2) Quais as características do Renascimento?
3) Como surgiram as primeiras manifestações do Renascimento Artístico?
4) Quem foi o precursor do Renascimento Literário na Itália?
5) Cite alguns pintores renascentistas.
Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020
Renascimento Urbano
A Idade Média europeia foi marcada por uma organização social e econômica predominantemente rural. As invasões bárbaras do século V levaram ao declínio das cidades do Império Romano, aumentando a importância dos campos para a habitação e produção econômica. Essa situação iria mudar a partir do século XI quando teve início o chamado Renascimento Urbano.
A ruralização da sociedade medieval não significou a extinção das cidades. Apenas resultou na diminuição de sua importância no conjunto da sociedade, mudando ainda seu caráter se comparadas às funções desempenhadas pela cidade durante a Antiguidade romana.
A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder. Além disso, habitavam as cidades principalmente os nobres, reis, bispos e comerciantes, mostrando que era também espaço de concentração do poder político e religioso. Geralmente ao centro das cidades encontravam-se mercados e igrejas.
Os senhores conseguiam exercer influência sobre as cidades ao enviar os excedentes da produção agrícola das terras sob seu domínio e comercializá-los nesse espaço urbano. Estabeleciam ainda relações de dependência entre si e o conjunto dos moradores das cidades, principalmente através da cobrança de tributos.
A partir do século XI, teve início uma expansão do comércio em decorrência das Cruzadas e da acumulação de excedentes agrícolas. Esses excedentes foram possibilitados pelas inovações técnicas adotadas na agricultura, como a charrua, novas formas de atrelamento dos animais ao arado e também com a adoção da rotação de cultura. Dessa forma, o comércio com o Oriente possibilitado pelas Cruzadas e as trocas de excedentes levaram paulatinamente as cidades a crescerem de importância no mundo feudal.
Para realizar as transações comerciais foram criadas feiras, dais quais se destacaram a de Champagne e de Brie, na atual França. Por serem fortificadas e se localizarem próximas às rotas de comércio, as cidades eram consideradas locais seguros, principalmente para manter as estruturas bancárias necessárias à realização dos negócios. Uma classe de comerciantes foi se formando internamente aos burgos e também enriquecendo, dando origem aos burgueses.
Por outro lado, foram se formando grupos de artesãos que também vendiam sua produção nas feiras. Eles passaram a se organizar nas corporações de ofício, que eram organizações que reuniam pessoas que exerciam a mesma profissão. Dentro das corporações havia uma rígida divisão, tendo ao cimo o mestre-artesão, abaixo dele estavam os jornaleiros e, por fim, os aprendizes. Havia regras na adoção das técnicas de produção que buscavam uniformizar as formas de trabalho e os próprios produtos, criando, dessa forma, uma tradição de produção. Era papel do mestre-artesão garantir o cumprimento dessas regras.
Com o aumento de sua importância econômica, as cidades foram se expandindo. Mais pessoas passaram a morar nas cidades, resultando na ampliação dos muros que demarcavam seus limites. Porém, esse crescimento gerou uma grande aglomeração de pessoas para os números da época. Paris chegou a ter cerca de 100 mil habitantes no período, número considerável se for levado em consideração o fato das demais cidades não chegarem a ter mais de 20 mil habitantes.
Mas não havia práticas de salubridade nesses burgos. O saneamento básico, como o conhecemos hoje, não existia, tornando as cidades um local propício à propagação de epidemias. Foi o que ocorreu no século XIV, quando as pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis foram transportadas por roedores e peles de animais do Oriente para as cidades europeias. As pulgas infectadas pela bactéria, ao picarem os seres humanos, transmitem a peste bubônica. Nas condições insalubres das cidades europeias, a peste bubônica transformou-se em uma epidemia que dizimou cerca de um terço da população europeia.
As cidades sobreviveram à peste negra, outro nome dado à epidemia. O patriciado que controlava politicamente os burgos fortaleceu-se com o desenvolvimento urbano, gerando uma crescente autonomia frente aos senhores feudais. A comuna eram as cidades que se tornavam livres e organizavam-se a partir de relações distintas das que caracterizavam a dependência dos senhores da nobreza rural.
Essas diferenças foram se tornando maiores ao longo do tempo e opondo a burguesia urbana à nobreza rural. Tal situação iria se resolver apenas ao fim da Idade Moderna, quando a burguesia já havia acumulado um considerável poder econômico para também se impor politicamente à nobreza.
Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020
1) Explique o que foi o Renascimento Urbano.
2) Como era conhecida também a cidade medieval?
3) Que, habitava nas cidades?
4) O que eram e quais eram as regras das corporações de ofício?
5) Qual foi a epidemia que ocorreu nesta época?
Obs.: Os conteúdos podem ser impressos e colados no caderno ou copiado. Enviar as atividades e fotos dos conteúdos para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br.
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 03 e 04/09 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS: When will we have a coronavirus vaccine? A vaccine
would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to
achieve the same amount of work in only a few months. Most
experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021,
about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first
emerged. How do I protect myself? The best
thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water. Coronavirus
spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed
with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an
infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or
mouth. People will
be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus
even before they are sick. What are the symptoms? A new,
continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three
or more coughing episodes in 24 hours Fever -
where your temperature is above 37.8C Loss of
smell or taste If you, or
someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home
to stop the risk of giving coronavirus to others. The US Centers
for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills,
repeated shaking, muscle pain and sore throat. It takes
five days on average to start showing the symptoms, but some people will get
them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14
days. https://www.bbc.com/news/health-51665497 |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS 1. Complete as frases com os verbos do
texto: a. A
vaccine would normally _________________ years b. Coronavirus
_____________when an infected person coughs or sneezes c. When
will we ________________ a coronavirus vaccine? d. People
will _______________most infectious 2. Em um dicionário online, ouça as
palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o
significado de cada uma: a.
Think - b.
Cough - c.
Breath - d.
Muscle – e.
Throat - 3. Você acredita na eficácia de uma
vacina liberada em tão pouco tempo de pesquisa? 4. A liberação da vacina é motivo para
desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º
TERMO A, B, C e D –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br |
Artigo de opinião
A
circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou
on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em
relação a uma questão controversa.
Drogas e
o discurso proibitivo
Cezar
Bueno
O
endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e
política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as
instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia
dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham
da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho
norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo
industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados
exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram
tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os
irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros
hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e
costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que
alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as
exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados
na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas
arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de
saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos
sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de
propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais
produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam
fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos
infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas
supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por
exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai
sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se,
no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de
drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos
da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave,
consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o
noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates
mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de
políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por
antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das
senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da
produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos
debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas
preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de
drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que
tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e
na PUC-PR, campus Londrina.
*Texto
extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o artigo com
atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor do texto e seu papel social:
b) Os interlocutores e representação social
c) Finalidade ou objetivo:
d) Época e meio de circulação:
2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual argumento mais
convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termos – Periodo 31/08 a 04/09 de maio
Atividade Matemática
Realize uma pesquisa sobre multiplicação de Matrizes.
Dê exemplos
CONTATO PARA DÚVIDAS: avelonisqui@gmail.com
ATIVIDADE
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 2ºTA, 2ºTB,2º TC, 2º TD
SEMANA DE 31/08 A 04/09
CONTEÚDOS:
-Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.
1ª e 2ª aula.
Museu da Imagem e do Som – Os mais de 200 mil itens do acervo se espalham entre fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Além de exposições e mostras de cinema regulares, o MIS possui uma programação cultural diversificada voltada para todos os públicos e abre espaço para novos artistas exibirem seus trabalhos dentro de programas de fotografia, cinema, dança e música. Além disso, o espaço também traz em sua programação fixa o Cinematographo, o Dança no MIS, o Estéreo MIS e o Notas Contemporâneas, que coleta registros orais de artistas da música erudita contemporânea com apresentação aberta ao público.
-Pesquise mais dois espaços expositivos.
Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com.
Para sanar qualquer dúvida sobre conteúdo e/ou atividades usar o mesmo e-mail.
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º Termo D – Professora Benedita. Disciplina: Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Avaliação - Semana 31/08 a 04/09 A avaliação escolar é tida como uma forma de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, sua função é verificar o quanto do conteúdo foi absorvido pelos alunos. Vamos verificar se vocês estão conseguindo acompanhar a programação curricular, faça a avaliação pelo link abaixo e boa sorte.
|
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 31/08/2020 a 04 /09 /2020 para 2TD Ano Eja.
Fazer pesquisa do surgimento do Estado brasileiro.
Objetivo: Entender a filosofia do Estado.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS EJA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, habilidade de leitura.
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Existe vários tipos de cultura , e nesta semana vamos apreender sobre a cultura Relativista e Cultura etnocentrismo.
Faça Uma pesquisa
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
Professora: Edjane – QUÍMICA (31/08 A 04/09 /2020)
Turmas: 2 termos A, B, C e D
De acordo com o texto “Água Pura e Água Potável”, responda:
a) Existe diferença entre água pura e água potável?
b) Cite alguns usos da água. Qual gasta maior quantidade de água?
c) Qual a porcentagem de água no planeta? Quanto sobra para o nosso consumo?
d) Como a água chega até a sua casa?
e) Quais represas estão interligadas na Sabesp e como funcionam?
f) A água é um recurso ilimitado? Por quê?
g) Que atitudes você toma para economizar água?
h) A Matriz energética brasileira funciona à base de água? Explique.
Essa atividade deverá ser entregue até o dia 30/08/2020 pelo e mail proedjane@outlook.com
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).OBS: disponibilizarei o horário
das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta
feira.
Brasil, celeiro agrícola: benefícios, controvérsias, desafios.
Diferentemente do período colonial, em que havia dependência
de apenas um grande bem de exportação, fosse o açúcar ou o café, direcionado
para alguns países da Europa, o Brasil é, na atualidade, um celeiro agrícola
mundial. O País é líder na venda de diversos produtos, como açúcar, feijão,
café e laranja. Destaca-se também na produção de soja e carne bovina. Os
resultados atuais estão associados ao
intenso processo de modernização do
campo no País, em que os cultivos passaram a contar com insumos industriais
diversos, como fertilizantes, defensivos, sementes melhoradas e a introdução de
máquinas agrícolas sofisticadas (tratores, semeadeiras, colheitadeiras,
ordenhadeiras mecânicas, equipamentos para irrigação etc.).
O trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
(Embrapa) é fundamental para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária
brasileira. Com unidades espalhadas pelo território, ela desenvolveu espécies
adaptadas às condições de cada local, estudos sobre correção de solos (como no
Cerrado), projetos de máquinas e instrumentos agrícolas e muitas outras
atividades.
No Brasil, desenvolveu-se e consolidou-se um importante
setor de processamento industrial dos bens produzidos no campo. São as
agroindústrias, que processam, entre outros produtos, laranja, cana-de-açúcar,
soja, carne bovina, suína e de frango, couro e outros.
O resultado foi a adoção de novas tecnologias nos cultivos,
com altos ganhos de produtividade. Segundo um informe do ano de 2013 da
Embrapa, a produção de grãos cresceu por volta de 400%, enquanto a área
cultivada aumentou aproximadamente 80% entre os anos de 1972 e 2013.
Assim como em outros setores, a maior parte das inovações
beneficiou, sobretudo, os produtores capitalizados (grandes produtores,
empresas rurais, o chamado agronegócio e os que participam da comercialização
das safras), que têm condições de cultivar grãos e outros bens de exportação em
extensas áreas e com forte mecanização. A modernização tem, assim, um lado
perverso. A expansão dos cultivos deu-se sobre uma estrutura fundiária
(distribuição e propriedade das terras) profundamente marcada pela concentração
nas mãos de poucos proprietários. Muitos pequenos agricultores enfrentam dificuldades
para escoar a produção ou para obter financiamentos. Com isso, são obrigados a
vender suas propriedades ou a se tornar assalariados rurais ou urbanos,
reforçando ainda mais a concentração fundiária.
O avanço dos cultivos também vem causando impactos em biomas
importantes como o Cerrado (estima-se em 40% a perda de suas coberturas
naturais) e a Amazônia. Isso tem se dado apesar de haver um imenso estoque de
outras terras disponíveis no País que poderiam levar ao aumento da produção,
sem que se avançasse um palmo de terra sequer sobre essas áreas de grande
biodiversidade.
Além disso, são frequentes os conflitos de terra no País,
vitimando pequenos agricultores, indígenas ou quilombolas. Não é por outra
razão que proliferaram nas últimas décadas movimentos sociais organizados no
campo, que ocupam fazendas e terras improdutivas e exigem reforma agrária
(basicamente, distribuir terras e dar ao agricultor condições de produzir).
A violência e o trabalho escravo, seja em condições
rudimentares como em certas carvoarias no Mato Grosso do Sul ou na produção
moderna em São Paulo, ainda são frequentes no campo, quase sempre com
exploração ou morte de trabalhadores rurais e líderes sindicais.
Mesmo em um quadro de extrema desigualdade social, a
agricultura familiar, entendida aqui como aquela que se desenvolve em pequenas
propriedades e que utiliza principalmente a força de trabalho da própria
família, tem sido muito produtiva. Ela responde pela maior parte (74,4%) do
pessoal ocupado no campo e, apesar de utilizar apenas 24,3% das áreas rurais
produtivas, é a que mais produz alimentos no País.
Observe a tabela a
seguir. Para realizar sua leitura, examine os tipos de dados apresentados e os
resultados para cada produto. Depois, responda às questões.
a) Observe os três principais bens de exportação do País em
2013, segundo o volume arrecadado em milhões de dólares. A qual setor da
economia eles se referem e em qual tipo de espaço são produzidos originalmente?
b) Cite dois exemplos de bens da agropecuária presentes na
tabela que passam por algum tipo de processamento industrial nas chamadas
agroindústrias antes de serem exportados.
c) Cite um setor industrial que se destaca nas exportações
brasileiras, excluindo-se os que processam bens da agropecuária.
Atividades de História - 2ºTC, 2ºTD - Prof.: Sérgio
Boa tarde! Sou o professor Sérgio. Darei aulas de História. Desculpe-me o atraso na postagem das atividades, tive alguns problemas que não vêm ao caso agora. Vou encaminhar alguns conteúdos e atividades para que vocês realizem e tenham notas no mês de agosto. Uma semana será de conteúdo e outra de atividade. O conteúdo pode ser impresso e colado no caderno ou copiado. O primeiro será o conteúdo referente à semana de 03 a 07/08/2020.
Renascimento Cultural
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.
Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
Os artistas e pensadores renascentistas expressavam em suas obras a nova visão de mundo trazida com o Humanismo e a revalorização da Antiguidade Clássica.
Origem do Renascimento
No final da Idade Média, a burguesia, ou seja, os comerciantes e artesãos se enriqueceram e se tornaram mecenas, patrocinando a construção de palácios e igrejas. Suas encomendas poderiam ser individuais ou realizadas através dos grêmios profissionais que demandavam esculturas e pinturas para exibir sua prosperidade.
As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.
Características do Renascimento
Os renascentistas rejeitavam os valores feudais como o teocentrismo, o misticismo, o geocentrismo e o coletivismo. Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à religião. Já na Idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.
No entanto, isto não quer dizer que a religião foi desvalorizada, mas sim questionada. Por isso, surgiram novas formas de devoção neste período e houve grande renovação das ordens religiosas, por exemplo. Um dos traços marcantes do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, se tentava compreender o universo de forma calculada e matemática. Um elemento crucial foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita do Criador. Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.
A filosofia de Platão foi reinterpretada e ganha o nome de neoplatonismo. Este defendia a elevação espiritual, a aproximação com Deus através de uma interiorização em detrimento de qualquer busca material.
Renascimento artístico
As primeiras manifestações artísticas surgiram com Giotto di Bondoni (1266-1337). Suas obras representavam figuras humanas com grande naturalismo, inclusive Cristo e os santos.
O Quattrocento (1400), segundo período do renascimento italiano, surge em Florença com o pintor Masaccio (1401-1429), um mestre da perspectiva. Igualmente é preciso mencionar Sandro Botticelli (1445-1510), que acreditava que a arte era mesmo tempo uma representação espiritual, religiosa e simbólica. Ele é o autor do primeiro nu feminino realizado desde a Antiguidade, "O Nascimento de Vênus" (1483).
Destacou-se também o arquiteto Felippo Brunelleschi, autor da cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, o escultor Donatello e os pintores Paolo Uccello, Andrea Mantegna e Fra Angelico.
Outros pintores renascentistas são: · Leonardo da Vinci (1452-1519), autor de obras como a "Mona Lisa" e a "A Santa Ceia";
· Rafael Sanzio (1483-1520) conhecido como o "pintor das madonas";
· Ticiano, o mestre da cor, que imprimiu sua marca na escola de Veneza;
· Michelangelo, escultor e pintor conhecido como "o gigante do Renascimento", responsável pelos monumentais Afrescos da Capela Sistina. São também dele as esculturas de "Davi", "Moisés" e a "Pietá".
Renascimento literário
A consolidação do Renascimento na Itália ocorreu basicamente no século XIV, período conhecido com Trecento, ou seja, nos anos 1300.
Um grande precursor do Renascimento literário na Itália foi Dante Alighieri (1265-1321), autor da "A Divina Comédia". Apesar de criticar a Igreja, sua obra ainda apresenta forte influência medieval.
Na literatura generalizou-se a utilização do dialeto toscano, que seria matriz da língua italiana contemporânea. Mas foi Francesco Petrarca (1304-1374) o "pai do humanismo e da literatura italiana". Foi ele o autor de "África" e "Odes a Laura", conciliando a inspiração greco-romana com a religiosidade medieval.
Outro grande nome do Trecento foi Bocaccio e sua obra "Decameron", onde seus contos satíricos criticavam o ascetismo medieval. No terceiro período, o Cinquecento (1500), Roma passou a ser o principal centro da arte renascentista. Foi construída a basílica de São Pedro, no Vaticano, projeto do arquiteto Donato Bramante.
Atividade referente à semana de 10 a 14/08/2020
1) O que foi o Renascimento Cultural?
2) Quais as características do Renascimento?
3) Como surgiram as primeiras manifestações do Renascimento Artístico?
4) Quem foi o precursor do Renascimento Literário na Itália?
5) Cite alguns pintores renascentistas.
Conteúdo referente à semana de 17 a 21/08/2020
Renascimento Urbano
A Idade Média europeia foi marcada por uma organização social e econômica predominantemente rural. As invasões bárbaras do século V levaram ao declínio das cidades do Império Romano, aumentando a importância dos campos para a habitação e produção econômica. Essa situação iria mudar a partir do século XI quando teve início o chamado Renascimento Urbano.
A ruralização da sociedade medieval não significou a extinção das cidades. Apenas resultou na diminuição de sua importância no conjunto da sociedade, mudando ainda seu caráter se comparadas às funções desempenhadas pela cidade durante a Antiguidade romana.
A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder. Além disso, habitavam as cidades principalmente os nobres, reis, bispos e comerciantes, mostrando que era também espaço de concentração do poder político e religioso. Geralmente ao centro das cidades encontravam-se mercados e igrejas.
Os senhores conseguiam exercer influência sobre as cidades ao enviar os excedentes da produção agrícola das terras sob seu domínio e comercializá-los nesse espaço urbano. Estabeleciam ainda relações de dependência entre si e o conjunto dos moradores das cidades, principalmente através da cobrança de tributos.
A partir do século XI, teve início uma expansão do comércio em decorrência das Cruzadas e da acumulação de excedentes agrícolas. Esses excedentes foram possibilitados pelas inovações técnicas adotadas na agricultura, como a charrua, novas formas de atrelamento dos animais ao arado e também com a adoção da rotação de cultura. Dessa forma, o comércio com o Oriente possibilitado pelas Cruzadas e as trocas de excedentes levaram paulatinamente as cidades a crescerem de importância no mundo feudal.
Para realizar as transações comerciais foram criadas feiras, dais quais se destacaram a de Champagne e de Brie, na atual França. Por serem fortificadas e se localizarem próximas às rotas de comércio, as cidades eram consideradas locais seguros, principalmente para manter as estruturas bancárias necessárias à realização dos negócios. Uma classe de comerciantes foi se formando internamente aos burgos e também enriquecendo, dando origem aos burgueses.
Por outro lado, foram se formando grupos de artesãos que também vendiam sua produção nas feiras. Eles passaram a se organizar nas corporações de ofício, que eram organizações que reuniam pessoas que exerciam a mesma profissão. Dentro das corporações havia uma rígida divisão, tendo ao cimo o mestre-artesão, abaixo dele estavam os jornaleiros e, por fim, os aprendizes. Havia regras na adoção das técnicas de produção que buscavam uniformizar as formas de trabalho e os próprios produtos, criando, dessa forma, uma tradição de produção. Era papel do mestre-artesão garantir o cumprimento dessas regras.
Com o aumento de sua importância econômica, as cidades foram se expandindo. Mais pessoas passaram a morar nas cidades, resultando na ampliação dos muros que demarcavam seus limites. Porém, esse crescimento gerou uma grande aglomeração de pessoas para os números da época. Paris chegou a ter cerca de 100 mil habitantes no período, número considerável se for levado em consideração o fato das demais cidades não chegarem a ter mais de 20 mil habitantes.
Mas não havia práticas de salubridade nesses burgos. O saneamento básico, como o conhecemos hoje, não existia, tornando as cidades um local propício à propagação de epidemias. Foi o que ocorreu no século XIV, quando as pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis foram transportadas por roedores e peles de animais do Oriente para as cidades europeias. As pulgas infectadas pela bactéria, ao picarem os seres humanos, transmitem a peste bubônica. Nas condições insalubres das cidades europeias, a peste bubônica transformou-se em uma epidemia que dizimou cerca de um terço da população europeia.
As cidades sobreviveram à peste negra, outro nome dado à epidemia. O patriciado que controlava politicamente os burgos fortaleceu-se com o desenvolvimento urbano, gerando uma crescente autonomia frente aos senhores feudais. A comuna eram as cidades que se tornavam livres e organizavam-se a partir de relações distintas das que caracterizavam a dependência dos senhores da nobreza rural.
Essas diferenças foram se tornando maiores ao longo do tempo e opondo a burguesia urbana à nobreza rural. Tal situação iria se resolver apenas ao fim da Idade Moderna, quando a burguesia já havia acumulado um considerável poder econômico para também se impor politicamente à nobreza.
Atividade referente à semana de 31/08 a 04/09/2020
1) Explique o que foi o Renascimento Urbano.
2) Como era conhecida também a cidade medieval?
3) Que, habitava nas cidades?
4) O que eram e quais eram as regras das corporações de ofício?
5) Qual foi a epidemia que ocorreu nesta época?
Obs.: Os conteúdos podem ser impressos e colados no caderno ou copiado. Enviar as atividades e fotos dos conteúdos para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br.
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 03 e 04/09 Nome do aluno: |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 2º Termos C e D |
|
CONTEÚDOS: When will we have a coronavirus vaccine? A vaccine
would normally take years, if not decades, to develop. Researchers hope to
achieve the same amount of work in only a few months. Most
experts think a vaccine is likely to become widely available by mid-2021,
about 12-18 months after the new virus, known officially as Sars-CoV-2, first
emerged. How do I protect myself? The best
thing is regular and thorough hand washing, preferably with soap and water. Coronavirus
spreads when an infected person coughs or sneezes small droplets - packed
with the virus - into the air. These can be breathed in, or cause an
infection if you touch a surface they have landed on, then your eyes, nose or
mouth. People will
be most infectious when they have symptoms, but some may spread the virus
even before they are sick. What are the symptoms? A new,
continuous cough, where you cough a lot for more than an hour, or have three
or more coughing episodes in 24 hours Fever -
where your temperature is above 37.8C Loss of
smell or taste If you, or
someone you live with, has any of these symptoms the advice is stay at home
to stop the risk of giving coronavirus to others. The US Centers
for Disease Control and Prevention's list of symptoms also includes chills,
repeated shaking, muscle pain and sore throat. It takes
five days on average to start showing the symptoms, but some people will get
them much later. The World Health Organization says incubation lasts up to 14
days. https://www.bbc.com/news/health-51665497 |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS 1. Complete as frases com os verbos do
texto: a. A
vaccine would normally _________________ years b. Coronavirus
_____________when an infected person coughs or sneezes c. When
will we ________________ a coronavirus vaccine? d. People
will _______________most infectious 2. Em um dicionário online, ouça as
palavras, escreva ao lado a forma como você ouve (pronúncia) e encontre o
significado de cada uma: a.
Think - b.
Cough - c.
Breath - d.
Muscle – e.
Throat - 3. Você acredita na eficácia de uma
vacina liberada em tão pouco tempo de pesquisa? 4. A liberação da vacina é motivo para
desprezar os cuidados contra o vírus? Por quê? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º
TERMO A, B, C e D –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br |
Artigo de opinião
A
circulação do artigo de opinião ocorre em jornais e revistas impressos ou
on-line, e tem o objetivo de influenciar o posicionamento dos leitores em
relação a uma questão controversa.
Drogas e
o discurso proibitivo
Cezar
Bueno
O
endurecimento atual das políticas antidrogas busca fundamentação moral e
política no passado recente. Desde o início do século XIX, nos EUA, as
instituições oficiais e setores da sociedade civil, tendo à frente a supremacia
dos homens brancos, desconfiavam dos hábitos exóticos das minorias que vinham
da África e do Oriente Médio fazer concorrência no mercado de trabalho
norte-americano, impulsionado pelo rápido desenvolvimento do capitalismo
industrial. A entrada de grupos humanos, com usos e costumes considerados
exóticos, não demorou cais na mira do etiquetamento penal nos EUA. Os negros foram
tachados como consumidores de cocaína; os chineses como viciados em ópio; os
irlandeses como gambás humanos movidos a álcool; os mexicanos e outros
hispânicos como indolentes, libidinosos e fumadores de maconha. Os usos e
costumes desses grupos marginais, envolvidos com o uso de substâncias que
alteram o estado de funcionamento da mente, entravam em confronto com as
exigências econômicas, os 12 interesses políticos e os valores morais cultuados
na América do Norte. A influência histórica das políticas proibicionistas
arquitetadas pelo governo norte-americano contaminou uma pluralidade de
saberes. Hoje, sociólogos, assistentes sociais, promotores, juízes e técnicos
sociais dão a entender que a miséria das drogas parece superar, em termos de
propensão à prática de atos anti-sociais graves, as misérias materiais
produzidas pelo capitalismo selvagem. Discursos oficiais e acadêmicos costumam
fazer associações mecânicas entre o consumo de drogas e a prática de atos
infracionais violentos. Uma leitura ingênua e superficial acerca das drogas
supõe fazer acreditar que o perigo social do crime e da violência exclui, por
exemplo, os jovens filhos drogados e medicalizados da classe média e recai
sobre os ombros dos jovens miseráveis e brutalizados das periferias. Sabe-se,
no entanto, que não é possível fazer uma associação mecânica entre o consumo de
drogas e a prática de agressões físicas violentas. Muitos adolescentes, filhos
da classe média brasileira e de outros países, divertem-se nas festas rave,
consomem álcool ou substâncias entorpecentes, porém, raramente ocupam o
noticiário na mídia registrando tragédias e mortes prematuras. Faltam debates
mais amplos e atualizados acerca das drogas. A insistência na formulação de
políticas legislativas demagógicas e penalizadoras contribuem para rotular, por
antecipação, milhares de jovens e famílias que habitam os cinturões urbanos das
senzalas urbanas. O debate e as possíveis soluções para enfrentar a escala da
produção, da distribuição e do consumo de drogas devem ocupar o centro dos
debates políticos e acadêmicos sem rótulos ou ideologias políticas
preestabelecidas. As saídas eficazes para enfrentar o aumento do consumo de
drogas já não podem ignorar os interesses econômicos e apelos culturais que
tornam o mercado ilegal das drogas atraente e promissor.
*CEZAR BUENO é professor de Sociologia na Unifil e
na PUC-PR, campus Londrina.
*Texto
extraído do jornal Folha de Londrina de 19/08/2007.
1 - Leia o artigo com
atenção e encontre os elementos do contexto de produção:
a) Autor do texto e seu papel social:
b) Os interlocutores e representação social
c) Finalidade ou objetivo:
d) Época e meio de circulação:
2 - Qual o posicionamento do autor sobre o tema abordado?
3 – Qual argumento mais
convincente, na sua opinião, que o autor utiliza?
Adilson Velonisqui Rodrigues
2° termos – Periodo 31/08 a 04/09 de maio
Atividade Matemática
Realize uma pesquisa sobre multiplicação de Matrizes.
Dê exemplos
CONTATO PARA DÚVIDAS: avelonisqui@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário