domingo, 12 de julho de 2020

9ºANOS FINAIS SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

ATIVIDADE DA SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO
-----------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºDENISE
JIU JITSU

PROFESSORA DENISE

 

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

            ASPECTOS TÁTICOS E TÉCNICOS

            REGRAS GERAIS

Aula I: Pesquise e escreva as regras do Jiu Jitsu esportivo.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Descreva quais regras você acredita serem de extrema importância para que a luta aconteça de forma esportiva?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

          RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.

        AVALIAÇÃO:

 

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

 

Código da turma no Google Classroom: 7°Anos: uvqfwhj

 

Código da turma no Google Classroom: 9°Anos: e6m4yd4

 

Código da turma no Google Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy

Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com

 

DATA: 13 á 17/07/2020

 

 

ELETIVAS/PROFºDAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º

CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES

·          Atividade 1-  TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;
·       Praticar esses jogos com amigos e família;
·       Escrever como foi a experiência;

Filmes da Disney



Gabarito:
1.     Procurando Nemo; 2.     A Bela Adormecida
3.     Up – Altas Aventuras
4.     A Pequena Sereia
5.     O Rei Leão
6.     Mulan
7.     Mary Poppins
8.     Divertida Mente
9.     Frozen
10. Cinderela
11. Carros
12. Branca de Neve
13. Aladdin
14. Alice no País das Maravilhas
15. A Bela e a Fera

·          Atividade 2- TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;

Carros



Gabarito:
1.     Santa Fé
2.     Gol
3.     Idea
4.     Eco Esporte
5.     Audi
6.     Polo
7.     Amarok
8.     Fiat 500
9.     Up!
10. Bravo
11. City
12. Uno Mille


E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 23/07/2020

ELETIVAS /PROFº: Dênis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

2º Bim- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

 

            Essas últimas 3 semanas finalizará a Grana no Bolso por se tratar de uma eletiva que tem como objetivo aguçar vocês para aprender e buscar conhecer um pouco sobre educação financeira, abaixo irá um pouco sobre as profissões relacionadas ao mercados financeiro para  que vocês busquem sobre cada uma dela uma descrição simples de cada uma delas e envie um e-mail para o professor.


Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;           Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

9ºA 
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Brincadeiras e brinquedos culturais.

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Brincadeiras e brinquedos culturais.

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.

Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.

De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer às paredes de cada bloco.

Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

O jogo do osso de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós. Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um jogo de malabarismo.

Realização de uma sondagem por meio dos questionamentos indicados a seguir, verificando quais conhecimentos prévios os estudantes possuem sobre improvisação de movimentos, vocabulários de movimentos, brincadeiras da dança contemporânea, jogos da dança contemporânea, danças coletivas contemporâneas, matrizes estéticas e culturais da dança contemporânea.

1. Quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais vocês conhecem? Deem exemplos.

2. De quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

3.Quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais vocês conhecem? Deem exemplos.

4.De quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

5.Vocês já estudaram sobre as matrizes estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura brasileira? Comente.

6.Vocês já participaram de algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte (teatro, dança, música, artes visuais)? Comentem sobre suas experiências.

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações, internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07 a 17/07

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFºANA PAULA

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 13/07/2020 à 17/07 /2020

Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).

Atividade:

Pesquise no texto anterior ou na internet e responda:

1-O que é radiação?

2-Cite alguns exemplos de radiação:

3-As radiações são prejudiciais à saúde? Explique:

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISICA/PROFºDAYANE

EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

· Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;

ATIVIDADE

· Atividade 2- Lutas, artes Marciais, Esportes de Combate será que há diferenças? (pg: 46 e 47);

· Leitura do texto;

· Atividade 3- OSS! (pg:47 e 48);

· Acesso ao link da apostila.

· Part 1: Adaptar a atividade prática com outra pessoa que esteja em casa;

· Parte 2: Continuidade da atividade prática;

E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:24/07/2020

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 13 a  17 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: SEMANA DE RECUPERAÇÃO CONTINUADA.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  São diversas e estão descritas individualmente em cada atividade.

 GEOGRAFIA : O objetivo da Recuperação Continuada é, retornar ás atividades não realizadas em Março, Maio e Junho de 2020, fazer as leituras e realizar todas as atividades, garantindo assim a PRESENÇA e as NOTAS do 1º e 2º BIMESTRES, 2º Bimestre que termina em 31/07/2020.

 

Reforçando: Esta semana não será enviada uma  nova atividade, vocês deverão acessar ao Blog e ao grupo de whatsApp, e realizar todas as atividades ainda não feitas, ressalto que somente após a realização, envio, recebimento e correção destas atividades, as PRESENÇAS as aulas e as NOTAS serão lançadas na SED – Secretaria Escolar Digital.

 

Bons Estudos.

 

 

BLOG DO SALIM:  <  https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/  >

    Acesso em 13/07/2020.

 

 

 

REFLEXÃO:  VOCÊ PODE ADIAR MUITAS COISAS NA SUA VIDA,

 MÁS NÃO A DECISÃO DE SER AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.

 

HISTÓRIA/PROFºSILVIO

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 

PROFESSOR SILVIO

Semana de 13 a 17 de julho

Quantidade de aulas: 04

Habilidades: Construção de criticidade sobre o momento histórico. Capacidade de argumentação em relação a um determinado fato.

Turma: 9A

Descreva nas linhas abaixo como você tem passado esses dias de isolamento social, qual sua rotina, o que mudou em sua vida, como tem estudado, quais suas maiores dificuldades, do que sente falta, como tem sido onde mora, etc.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

 

Carlos Drummond de Andrade

 

INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 9º A,B,C

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA:  The Power of Art – O Poder da Arte

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.

1ª aula: vamos falar sobre “Shape” = Formas. Leia atentamente o texto a seguir. (Faça a tradução se for necessário)

 

A Shape is a two–dimensional area. Shapes have height and width but not depth. There are two types of shape:

  • Organic – Organic shapes are ones that can be found in nature. For example fruit, vegetables, flowers and shells all have organic shapes.
  • Geometric – geometric shapes are mathematical shapes, such as squares and circles. They are perfect and regular.

 

 

Tradução:

 

 

Uma Forma é uma área bidimensional. As formas têm altura e largura, mas não profundidade. Existem dois tipos de forma:

• Orgânico - Formas orgânicas são aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, frutas, legumes, flores e conchas têm formas orgânicas.

• Geométrico - formas geométricas são formas matemáticas, como quadrados e círculos. Eles são perfeitos e regulares.

 

 

 

2ª aula: pesquise na internet algumas obras de arte com as formas (shapes) orgânicas e geométricas. Em seguida, desenhe uma obra de arte nas formas orgânica e geométrica. Só depende da sua criatividade.  Capriche!!

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºJOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

PROFESSORA: JOBIANE REIS

 

v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

 

AULA 1 E 2

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

Palavras de origem indígena

 

            Existem diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente. Aquando da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, havia mais de mil línguas diferentes faladas pelas tribos indígenas que viviam no território brasileiro. 

            Houve então um ensinamento lexical feito pelos índios aos portugueses, que desconheciam a fauna e flora brasileira. Assim, a maioria das palavras de indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena, nomeadamente do Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de línguas indígenas.

            Existem 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 são ainda faladas atualmente.

Nomes de fauna de origem indígena

  • araponga (do tupi wira-pónga)
  • arara (do tupi arára)
  • baiacu (do tupi wambaiakú)
  • capivara (do tupi kapii-wára)
  • cupim (do tupi kupií)
  • cutia (do tupi akutí)
  • gambá (do tupi wa-ambá)
  • guará (do tupi awará)
  • jabuti (do tupi iawotí
  • jacaré (do tupi iakaré)
  • jararaca (do tupi iararáka)
  • jiboia (do tupi iuy-mbóia)
  • maracanã (do tupi maraka'na)
  • perereca (do tupi pereréka)
  • piranha (do tupi pira-ãia)
  • pirarucu (do tupi pira-urukú)
  • sabiá (do tupi sawiá)
  • sagui (do tupi sawín)
  • saúva (do tupi ysaúwa)
  • siri (do tupi sirí)
  • tamanduá (do tupi tamanduá)
  • tucano (do tupi tukána

Nomes de flora de origem indígena

  • abacaxi (do tupi ywa-katí)
  • açaí (do tupi ywa-saí)
  • aipim (do tupi aipĩ)
  • bacuri (do tupi ywa-kurí)
  • caatinga (do tupi kaa-tínga)
  • cajá (do tupi akaiá)
  • caju (do tupi akaiú)
  • capim (do tupi kapíi)
  • cipó (do tupi ysypó)
  • cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
  • ipê (do tupi ypé)
  • jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
  • jenipapo (do tupi iandypáwa)
  • jerimum (do tupi iurumún)
  • mandioca (do tupi mandióka)
  • pitanga (do tupi pytánga)
  • samambaia (do tupi sama-mbái)
  • tapioca (do tupi typyóka)

Outros nomes de origem indígena 

  • arapuca (do tupi wira-púka)
  • biboca (do tupi ymby-mbóka)
  • caipora (do tupi kaa-póra)
  • carioca (do tupi kariwóka)
  • catapora (do tupi tata-póra)
  • curumim (do tupi kunumín)
  • jururu (do tupi yuru-ru)
  • maniçoba (do tupi mandisówa)
  • paçoca (do tupi pasóka)
  • pereba (do tupi peréwa)
  • pipoca (do tupi pipóka)

 

Nomes de localidades de origem indígena

  • Amapá 
  • Copacabana
  • Curitiba 
  • Goiás 
  • Grajaú 
  • Guarujá 
  • Iguaçu 
  • Ipanema 
  • Itapuã 
  • Macapá 
  • Maceió 
  • Maranhão 
  • Morumbi 
  • Pará 
  • Paraíba
  • Pernambuco  
  • Piauí
  • Sapucaí
  • Sergipe

 

 

AULA 3 E 4

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

 

Palavras de origem africana

 

            Existem diversas palavras de origem africana no português falado atualmente. Com a entrada de escravos africanos no Brasil, houve o contato com diversas línguas africanas, nomeadamente o quimbundo, o quicongo, o iorubá e o umbundo, pertencentes ao grupo linguístico banto.

            Os africanos trouxeram para o Brasil as suas raízes culturais, mesclando os seus costumes, manifestações culturais, religião, culinária,... com os hábitos e tradições dos indígenas e dos europeus. 

            A maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes finais das palavras.

 

 

 

Palavras de origem africana na religião

  • axé (do iorubá àse);
  • Exu (do iorubá èsu);
  • Iemanjá (do iorubá yè m-ndja);
  • macumba (do quimbundo makumba);
  • orixá (do iorubá òrisà);
  • umbanda (do quimbundo umbanda);
  • Xangô (do iorubá sàngó).

Palavras de origem africana em danças, músicas, jogos,...

  • berimbau (do quimbundo mbirimbau);
  • calango (do quimbundo kalanga);
  • caxixi (do quimbundo kaxaxi);
  • ganzá (do quimbundo nganza);
  • maculelê (do quicongo makalele);
  • samba (do quicongo samba).

Palavras de origem africana na culinária

  • acarajé (do iorubá akarà-jẹ);
  • bobó (do jeje bobó);
  • farofa (do quimbundo falofa);
  • fubá (do quimbundo fuba);
  • jabá (do iorubá jàbàjábá);
  • moqueca (do quimbundo mukéka);
  • quibebe (do quimbundo kibebe);
  • quitute (do quicongo kilute).

Palavras de origem africana na flora e fauna

  • camundongo (do quimbundo kamundongo);
  • caxinguelê (do quimbundo kaxijiangele);
  • dendê (do quimbundo ndende);
  • marimbondo (do quimbundo marimbondo);
  • mutambo (do quimbundo mutamba);
  • quiabo (do quimbundo kingombo).

Outras palavras de origem africana

  • bambambã (do quimbundo mbamba mbamba);
  • borocoxô (do quicongo bolokotó);
  • bunda (do quimbundo mbunda);
  • caçamba (do quimbundo kisambu);
  • cacimba (do quimbundo kixíma);
  • caçula (do quimbundo kasule);
  • cafuné (do quimbundo kafundu);
  • capanga (do quimbundo kapanga);
  • cochilar (do quimbundo koxila);
  • moleque (do quimbundo muleke);
  • muvuca (do quicongo mvuka);
  • quilombo (do quimbundo kilombo);
  • quitanda (do quimbundo kitanda);
  • senzala (do quimbundo sanzala);
  • tanga (do quimbundo ntanga);

 

AULA 5 E 6

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

Origem da língua portuguesa: um resumo da sua história

 

            Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.

O latim na península Ibérica

            O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.

            Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.

No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.

            Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

O português como língua oficial

            Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.

Fases do português

  • Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
  • Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
  • Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
  • Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português no Brasil

            Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.

Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua. 

            No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.

O português no mundo

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:

  • Brasil;
  • Portugal;
  • Angola;
  • Moçambique;
  • Cabo Verde;
  • Timor-Leste;
  • Guiné-Bissau;
  • Guiné Equatorial;
  • São Tomé e Príncipe.

            Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.

            Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.





MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 13/07/2020 a 17 /07/2020 (6 aulas)

RETOMADA!!!

CAROS ALUNOS ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO 2ºBIMESTRE PARA AS PRÓXIMAS AULAS IREMOS REALIZAR ATIVIDADES AVALIATIVAS, FOQUEM NOS VÍDEOS AULAS, PARA COMPREENDER E RESOLVER AS ATIVIDADES, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO DE VOCÊS!

                        Situação de Aprendizagem 2- Produtos Notáveis página 66

Roteiro para o desenvolvimento da aula

1ºpasso :Ter em mãos o livro didático e o caderno do aluno e seu caderno   para anotações

2º passo :assistir as aulas do centro de mídias disponível nos links abaixo.

3ºpasso :resolver as atividades propostas no caderno do aluno atividade

4ºpasso:entrar em contato com a professora no caso de dúvidas.

                    ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS

ATIVIDADE 2 – FATORAÇÃO

   ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA SOMA DE
ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA DIFERENÇA
DE DOIS TERMOS
DOIS TERMOS.

ATIVIDADE 5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA
DIFERENÇA DE DOIS TERMOS

Aulas do centro de mídias Produtos Notáveis

 

30/06 - 9º ano EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s

 

01/07 - 9º ano EF - Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc

 

06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s

 

07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte IV

https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24

08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte V

https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25

13julho

segunda-feira

9º ano do EF II

00:14:00

00:14:45

Duração 45min

Matemática

14julho

terça-feira

9º ano do EF II

00:14:00

00:14:45

Duração 45min

Matemática

15/julho

quarta-feira

9º ano do EF II

00:14:45

00:15:30

Duração 45min

Matemática

                     




  Programação das aulas no centro de mídias

 

OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!

 

Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.

Estou implantando o google sala de aula

Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts

Turma

Código

9º ano A

6pdwcxx

9º ano B

25equ6b

9º ano C

3euxje6

Para essa semana a presença de vocês será através da participação das discussões no watts logo após de assistirmos nossas aulas do centro de mídias

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: Dênis

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços que você freqüenta e irá freqüentar durante sua  trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 6- EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança, Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco, Responsabilidade.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFº: Dênis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

No caderno do aluno entenda a proposta da atividade, responda e envie para e-mail para o professor.  ATIVIDADE 6 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO página 63 do caderno do aluno.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

-----------------------------------------------------------------------------------
9ºB
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Brincadeiras e brinquedos culturais.

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Brincadeiras e brinquedos culturais.

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.

Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.

De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer às paredes de cada bloco.

Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

O jogo do osso de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós. Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um jogo de malabarismo.

Realização de uma sondagem por meio dos questionamentos indicados a seguir, verificando quais conhecimentos prévios os estudantes possuem sobre improvisação de movimentos, vocabulários de movimentos, brincadeiras da dança contemporânea, jogos da dança contemporânea, danças coletivas contemporâneas, matrizes estéticas e culturais da dança contemporânea.

1. Quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais vocês conhecem? Deem exemplos.

2. De quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

3.Quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais vocês conhecem? Deem exemplos.

4.De quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

5.Vocês já estudaram sobre as matrizes estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura brasileira? Comente.

6.Vocês já participaram de algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte (teatro, dança, música, artes visuais)? Comentem sobre suas experiências.

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações, internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07 a 17/07

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFº/ANA PAULA

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 13/07/2020 à 17/07 /2020

Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).

Atividade:

Pesquise no texto anterior ou na internet e responda:

1-O que é radiação?

2-Cite alguns exemplos de radiação:

3-As radiações são prejudiciais à saúde? Explique:

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

ED.FISICA/PROFºDAYANE

EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

· Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;

ATIVIDADE

· Atividade 2- Lutas, artes Marciais, Esportes de Combate será que há diferenças? (pg: 46 e 47);

· Leitura do texto;

· Atividade 3- OSS! (pg:47 e 48);

· Acesso ao link da apostila.

· Part 1: Adaptar a atividade prática com outra pessoa que esteja em casa;

· Parte 2: Continuidade da atividade prática;

E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:24/07/2020

GEOGRAFIA/PROFº
HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano B

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de julho a 17 de julho

 

 

 

TEMA: A Grande Depressão

 

HABILIDADES: (EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

Atividades desenvolvidas neste período deverão ser apresentadas ao professor quando retornar as aulas presenciais.

 

 

Aula 1 e 2Leia com atenção o texto que segue abaixo, “Razões da Grande Depressão”, procure no dicionário palavras desconhecidas e faça suas anotações.



Aula 3 e 4 – Responda as questões relacionadas ao  texto:

 

 

1)    O Que provocou a elevada produção no campo nos anos 1920 nos Estados Unidos da América?

2)    Com estava dividida a riqueza nos Estados Unidos da América em 1929?

3)    Qual o papel desempenhado pelos países europeus a partir de 1924 e as consequências para os Estados Unidos da América?

4)    Quais foram as principais causas da Grande Depressão?

5)    Como é classificada a crise que levou à Grande Depressão?

 

 


BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 7, p.108.


INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 9º A,B,C

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA:  The Power of Art – O Poder da Arte

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.

1ª aula: vamos falar sobre “Shape” = Formas. Leia atentamente o texto a seguir. (Faça a tradução se for necessário)

 

A Shape is a two–dimensional area. Shapes have height and width but not depth. There are two types of shape:

  • Organic – Organic shapes are ones that can be found in nature. For example fruit, vegetables, flowers and shells all have organic shapes.
  • Geometric – geometric shapes are mathematical shapes, such as squares and circles. They are perfect and regular.

 

 

Tradução:

 

 

Uma Forma é uma área bidimensional. As formas têm altura e largura, mas não profundidade. Existem dois tipos de forma:

• Orgânico - Formas orgânicas são aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, frutas, legumes, flores e conchas têm formas orgânicas.

• Geométrico - formas geométricas são formas matemáticas, como quadrados e círculos. Eles são perfeitos e regulares.

 

 

 

2ª aula: pesquise na internet algumas obras de arte com as formas (shapes) orgânicas e geométricas. Em seguida, desenhe uma obra de arte nas formas orgânica e geométrica. Só depende da sua criatividade.  Capriche!!

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºJOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

PROFESSORA: JOBIANE REIS

 

v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

 

AULA 1 E 2

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADERegistrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

Palavras de origem indígena

 

            Existem diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente. Aquando da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, havia mais de mil línguas diferentes faladas pelas tribos indígenas que viviam no território brasileiro. 

            Houve então um ensinamento lexical feito pelos índios aos portugueses, que desconheciam a fauna e flora brasileira. Assim, a maioria das palavras de indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena, nomeadamente do Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de línguas indígenas.

            Existem 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 são ainda faladas atualmente.

Nomes de fauna de origem indígena

  • araponga (do tupi wira-pónga)
  • arara (do tupi arára)
  • baiacu (do tupi wambaiakú)
  • capivara (do tupi kapii-wára)
  • cupim (do tupi kupií)
  • cutia (do tupi akutí)
  • gambá (do tupi wa-ambá)
  • guará (do tupi awará)
  • jabuti (do tupi iawotí
  • jacaré (do tupi iakaré)
  • jararaca (do tupi iararáka)
  • jiboia (do tupi iuy-mbóia)
  • maracanã (do tupi maraka'na)
  • perereca (do tupi pereréka)
  • piranha (do tupi pira-ãia)
  • pirarucu (do tupi pira-urukú)
  • sabiá (do tupi sawiá)
  • sagui (do tupi sawín)
  • saúva (do tupi ysaúwa)
  • siri (do tupi sirí)
  • tamanduá (do tupi tamanduá)
  • tucano (do tupi tukána

Nomes de flora de origem indígena

  • abacaxi (do tupi ywa-katí)
  • açaí (do tupi ywa-saí)
  • aipim (do tupi aipĩ)
  • bacuri (do tupi ywa-kurí)
  • caatinga (do tupi kaa-tínga)
  • cajá (do tupi akaiá)
  • caju (do tupi akaiú)
  • capim (do tupi kapíi)
  • cipó (do tupi ysypó)
  • cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
  • ipê (do tupi ypé)
  • jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
  • jenipapo (do tupi iandypáwa)
  • jerimum (do tupi iurumún)
  • mandioca (do tupi mandióka)
  • pitanga (do tupi pytánga)
  • samambaia (do tupi sama-mbái)
  • tapioca (do tupi typyóka)

Outros nomes de origem indígena 

  • arapuca (do tupi wira-púka)
  • biboca (do tupi ymby-mbóka)
  • caipora (do tupi kaa-póra)
  • carioca (do tupi kariwóka)
  • catapora (do tupi tata-póra)
  • curumim (do tupi kunumín)
  • jururu (do tupi yuru-ru)
  • maniçoba (do tupi mandisówa)
  • paçoca (do tupi pasóka)
  • pereba (do tupi peréwa)
  • pipoca (do tupi pipóka)

 

Nomes de localidades de origem indígena

  • Amapá 
  • Copacabana
  • Curitiba 
  • Goiás 
  • Grajaú 
  • Guarujá 
  • Iguaçu 
  • Ipanema 
  • Itapuã 
  • Macapá 
  • Maceió 
  • Maranhão 
  • Morumbi 
  • Pará 
  • Paraíba
  • Pernambuco  
  • Piauí
  • Sapucaí
  • Sergipe

 

 

AULA 3 E 4

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADERegistrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

 

Palavras de origem africana

 

            Existem diversas palavras de origem africana no português falado atualmente. Com a entrada de escravos africanos no Brasil, houve o contato com diversas línguas africanas, nomeadamente o quimbundo, o quicongo, o iorubá e o umbundo, pertencentes ao grupo linguístico banto.

            Os africanos trouxeram para o Brasil as suas raízes culturais, mesclando os seus costumes, manifestações culturais, religião, culinária,... com os hábitos e tradições dos indígenas e dos europeus. 

            A maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes finais das palavras.

 

 

 

Palavras de origem africana na religião

  • axé (do iorubá àse);
  • Exu (do iorubá èsu);
  • Iemanjá (do iorubá yè m-ndja);
  • macumba (do quimbundo makumba);
  • orixá (do iorubá òrisà);
  • umbanda (do quimbundo umbanda);
  • Xangô (do iorubá sàngó).

Palavras de origem africana em danças, músicas, jogos,...

  • berimbau (do quimbundo mbirimbau);
  • calango (do quimbundo kalanga);
  • caxixi (do quimbundo kaxaxi);
  • ganzá (do quimbundo nganza);
  • maculelê (do quicongo makalele);
  • samba (do quicongo samba).

Palavras de origem africana na culinária

  • acarajé (do iorubá akarà-jẹ);
  • bobó (do jeje bobó);
  • farofa (do quimbundo falofa);
  • fubá (do quimbundo fuba);
  • jabá (do iorubá jàbàjábá);
  • moqueca (do quimbundo mukéka);
  • quibebe (do quimbundo kibebe);
  • quitute (do quicongo kilute).

Palavras de origem africana na flora e fauna

  • camundongo (do quimbundo kamundongo);
  • caxinguelê (do quimbundo kaxijiangele);
  • dendê (do quimbundo ndende);
  • marimbondo (do quimbundo marimbondo);
  • mutambo (do quimbundo mutamba);
  • quiabo (do quimbundo kingombo).

Outras palavras de origem africana

  • bambambã (do quimbundo mbamba mbamba);
  • borocoxô (do quicongo bolokotó);
  • bunda (do quimbundo mbunda);
  • caçamba (do quimbundo kisambu);
  • cacimba (do quimbundo kixíma);
  • caçula (do quimbundo kasule);
  • cafuné (do quimbundo kafundu);
  • capanga (do quimbundo kapanga);
  • cochilar (do quimbundo koxila);
  • moleque (do quimbundo muleke);
  • muvuca (do quicongo mvuka);
  • quilombo (do quimbundo kilombo);
  • quitanda (do quimbundo kitanda);
  • senzala (do quimbundo sanzala);
  • tanga (do quimbundo ntanga);

 

AULA 5 E 6

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADERegistrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

Origem da língua portuguesa: um resumo da sua história

 

            Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.

O latim na península Ibérica

            O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.

            Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.

No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.

            Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

O português como língua oficial

            Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.

Fases do português

  • Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
  • Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
  • Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
  • Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português no Brasil

            Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.

Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua. 

            No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.

O português no mundo

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:

  • Brasil;
  • Portugal;
  • Angola;
  • Moçambique;
  • Cabo Verde;
  • Timor-Leste;
  • Guiné-Bissau;
  • Guiné Equatorial;
  • São Tomé e Príncipe.

            Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.

            Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.





MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 13/07/2020 a 17 /07/2020 (6 aulas)

RETOMADA!!!

CAROS ALUNOS ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO 2ºBIMESTRE PARA AS PRÓXIMAS AULAS IREMOS REALIZAR ATIVIDADES AVALIATIVAS, FOQUEM NOS VÍDEOS AULAS, PARA COMPREENDER E RESOLVER AS ATIVIDADES, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO DE VOCÊS!

                        Situação de Aprendizagem 2- Produtos Notáveis página 66

Roteiro para o desenvolvimento da aula

1ºpasso :Ter em mãos o livro didático e o caderno do aluno e seu caderno   para anotações

2º passo :assistir as aulas do centro de mídias disponível nos links abaixo.

3ºpasso :resolver as atividades propostas no caderno do aluno atividade

4ºpasso:entrar em contato com a professora no caso de dúvidas.

                    ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS

ATIVIDADE 2 – FATORAÇÃO

   ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA SOMA DE
ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA DIFERENÇA
DE DOIS TERMOS
DOIS TERMOS.

ATIVIDADE 5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA
DIFERENÇA DE DOIS TERMOS

Aulas do centro de mídias Produtos Notáveis

 

30/06 - 9º ano EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s

 

01/07 - 9º ano EF - Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc

 

06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s

 

07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte IV

https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24

08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte V

https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25

13julho

segunda-feira

9º ano do EF II

00:14:00

00:14:45

Duração 45min

Matemática

14julho

terça-feira

9º ano do EF II

00:14:00

00:14:45

Duração 45min

Matemática

15/julho

quarta-feira

9º ano do EF II

00:14:45

00:15:30

Duração 45min

Matemática

                     




  Programação das aulas no centro de mídias

 

OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!

 

Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.

Estou implantando o google sala de aula

Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts

Turma

Código

9º ano A

6pdwcxx

9º ano B

25equ6b

9º ano C

3euxje6

Para essa semana a presença de vocês será através da participação das discussões no watts logo após de assistirmos nossas aulas do centro de mídias

 

PROJETO DE VIDA/PROFºROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.     PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

 

2.     TURMA

 

9° ANO - B

3.     DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

 

4.     CONTEÚDOS:

Papo reto.

 

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 Organização, foco, determinação, persistência.

 

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-Cite qual tema você gostaria que seja o nosso diálogo como papo reto?

2-Por que você escolheu esse tema?

3- Qual seu objetivo para a discursão do seu tema?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs as 11hs.

 

 

7.     RECURSOS UTILIZADOS:

 

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

 

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

13 a 17/07/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

13/07/2020

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºSANDRA

Matéria de Tecnologia e Inovação

2º Bimestre

Atividade 13 A 17 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que é um pensamento computacional e por que isso é importante?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

----------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Brincadeiras e brinquedos culturais.

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Brincadeiras e brinquedos culturais.

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.

Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.

De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer às paredes de cada bloco.

Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

O jogo do osso de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós. Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um jogo de malabarismo.

Realização de uma sondagem por meio dos questionamentos indicados a seguir, verificando quais conhecimentos prévios os estudantes possuem sobre improvisação de movimentos, vocabulários de movimentos, brincadeiras da dança contemporânea, jogos da dança contemporânea, danças coletivas contemporâneas, matrizes estéticas e culturais da dança contemporânea.

1. Quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais vocês conhecem? Deem exemplos.

2. De quais brincadeiras e jogos de diferentes matrizes estéticas culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

3.Quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais vocês conhecem? Deem exemplos.

4.De quais danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas e culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos culturais?

5.Vocês já estudaram sobre as matrizes estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura brasileira? Comente.

6.Vocês já participaram de algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte (teatro, dança, música, artes visuais)? Comentem sobre suas experiências.

 

 

RECURSOS:

 

Caderno para anotações, internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07 a 17/07

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFºANA PAULA

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora : Ana Paula

Período: 13/07/2020 à 17/07 /2020

Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).

Atividade:

Pesquise no texto anterior ou na internet e responda:

1-O que é radiação?

2-Cite alguns exemplos de radiação:

3-As radiações são prejudiciais à saúde? Explique:

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

ED.FISICA/PROFºDONIZETI

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     13        Á     17/07/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: LUTAS/ESPORTES/DANÇA

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

PROFESSOR : DONIZETI

 

1ª AULA

                               

Faça uma pesquisa sobre curiosidade do Muay Thai e responda no seu caderno:

Por que a cobra Naja (sudeste asiático) é considerada o símbolo do Muay Thai?

 

 

                                              

2ª AULA

 

Caderno do aluno.

Página 54.

Ler e responder a atividade nº 07

 

ORIENTAÇÕES

 

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

 

REGISTRO

 

 Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

 

DEVOLUÇÃO

 

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom

 

 

GEOGRAFIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (13 a 17 de julho)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil

Os desastres ambientais causados pelo homem no Brasil são vários, destacando-se como mais recente o acidente em Mariana (MG). Frequentemente o homem é responsável por causar danos ao meio ambiente, danos esses que não atingem apenas plantas e animais, causando impacto negativo também na água, no solo e no ar. Quando realizamos uma atividade, estamos cientes de que ela pode trazer impacto negativo ao ambiente e é por isso que medidas de prevenção de acidentes são necessárias. O problema ocorre quando essas medidas falham.

Os desastres ambientais que ocorreram no Brasil e no mundo são consequência, principalmente, da estrutura precária de algumas instalações e falta de manutenção constante para evitar o risco de acidentes. Isso poderia ser resolvido com leis mais severas e maior consciência por parte das empresas.

ATIVIDADE

Após a leitura do texto acima, faça uma breve pesquisa de um desastre ambiental no Brasil causado pela ação do homem.


HISTÓRIA/PROFºVANILDO

SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.

Atividade de Geografia: 8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA    História:  9C, 2TB

Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as atividades em atrazo (aqueles que ainda não fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a  leitura do ultimo texto para realizarem atividades futuras.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 9º A,B,C

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA:  The Power of Art – O Poder da Arte

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.

1ª aula: vamos falar sobre “Shape” = Formas. Leia atentamente o texto a seguir. (Faça a tradução se for necessário)

 

A Shape is a two–dimensional area. Shapes have height and width but not depth. There are two types of shape:

  • Organic – Organic shapes are ones that can be found in nature. For example fruit, vegetables, flowers and shells all have organic shapes.
  • Geometric – geometric shapes are mathematical shapes, such as squares and circles. They are perfect and regular.

 

 

Tradução:

 

 

Uma Forma é uma área bidimensional. As formas têm altura e largura, mas não profundidade. Existem dois tipos de forma:

• Orgânico - Formas orgânicas são aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, frutas, legumes, flores e conchas têm formas orgânicas.

• Geométrico - formas geométricas são formas matemáticas, como quadrados e círculos. Eles são perfeitos e regulares.

 

 

 

2ª aula: pesquise na internet algumas obras de arte com as formas (shapes) orgânicas e geométricas. Em seguida, desenhe uma obra de arte nas formas orgânica e geométrica. Só depende da sua criatividade.  Capriche!!

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºJOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

PROFESSORA: JOBIANE REIS

 

v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

 

AULA 1 E 2

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADERegistrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

Palavras de origem indígena

 

            Existem diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente. Aquando da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, havia mais de mil línguas diferentes faladas pelas tribos indígenas que viviam no território brasileiro. 

            Houve então um ensinamento lexical feito pelos índios aos portugueses, que desconheciam a fauna e flora brasileira. Assim, a maioria das palavras de indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena, nomeadamente do Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de línguas indígenas.

            Existem 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 são ainda faladas atualmente.

Nomes de fauna de origem indígena

  • araponga (do tupi wira-pónga)
  • arara (do tupi arára)
  • baiacu (do tupi wambaiakú)
  • capivara (do tupi kapii-wára)
  • cupim (do tupi kupií)
  • cutia (do tupi akutí)
  • gambá (do tupi wa-ambá)
  • guará (do tupi awará)
  • jabuti (do tupi iawotí
  • jacaré (do tupi iakaré)
  • jararaca (do tupi iararáka)
  • jiboia (do tupi iuy-mbóia)
  • maracanã (do tupi maraka'na)
  • perereca (do tupi pereréka)
  • piranha (do tupi pira-ãia)
  • pirarucu (do tupi pira-urukú)
  • sabiá (do tupi sawiá)
  • sagui (do tupi sawín)
  • saúva (do tupi ysaúwa)
  • siri (do tupi sirí)
  • tamanduá (do tupi tamanduá)
  • tucano (do tupi tukána

Nomes de flora de origem indígena

  • abacaxi (do tupi ywa-katí)
  • açaí (do tupi ywa-saí)
  • aipim (do tupi aipĩ)
  • bacuri (do tupi ywa-kurí)
  • caatinga (do tupi kaa-tínga)
  • cajá (do tupi akaiá)
  • caju (do tupi akaiú)
  • capim (do tupi kapíi)
  • cipó (do tupi ysypó)
  • cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
  • ipê (do tupi ypé)
  • jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
  • jenipapo (do tupi iandypáwa)
  • jerimum (do tupi iurumún)
  • mandioca (do tupi mandióka)
  • pitanga (do tupi pytánga)
  • samambaia (do tupi sama-mbái)
  • tapioca (do tupi typyóka)

Outros nomes de origem indígena 

  • arapuca (do tupi wira-púka)
  • biboca (do tupi ymby-mbóka)
  • caipora (do tupi kaa-póra)
  • carioca (do tupi kariwóka)
  • catapora (do tupi tata-póra)
  • curumim (do tupi kunumín)
  • jururu (do tupi yuru-ru)
  • maniçoba (do tupi mandisówa)
  • paçoca (do tupi pasóka)
  • pereba (do tupi peréwa)
  • pipoca (do tupi pipóka)

 

Nomes de localidades de origem indígena

  • Amapá 
  • Copacabana
  • Curitiba 
  • Goiás 
  • Grajaú 
  • Guarujá 
  • Iguaçu 
  • Ipanema 
  • Itapuã 
  • Macapá 
  • Maceió 
  • Maranhão 
  • Morumbi 
  • Pará 
  • Paraíba
  • Pernambuco  
  • Piauí
  • Sapucaí
  • Sergipe

 

 

AULA 3 E 4

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADERegistrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

 

Palavras de origem africana

 

            Existem diversas palavras de origem africana no português falado atualmente. Com a entrada de escravos africanos no Brasil, houve o contato com diversas línguas africanas, nomeadamente o quimbundo, o quicongo, o iorubá e o umbundo, pertencentes ao grupo linguístico banto.

            Os africanos trouxeram para o Brasil as suas raízes culturais, mesclando os seus costumes, manifestações culturais, religião, culinária,... com os hábitos e tradições dos indígenas e dos europeus. 

            A maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes finais das palavras.

 

 

 

Palavras de origem africana na religião

  • axé (do iorubá àse);
  • Exu (do iorubá èsu);
  • Iemanjá (do iorubá yè m-ndja);
  • macumba (do quimbundo makumba);
  • orixá (do iorubá òrisà);
  • umbanda (do quimbundo umbanda);
  • Xangô (do iorubá sàngó).

Palavras de origem africana em danças, músicas, jogos,...

  • berimbau (do quimbundo mbirimbau);
  • calango (do quimbundo kalanga);
  • caxixi (do quimbundo kaxaxi);
  • ganzá (do quimbundo nganza);
  • maculelê (do quicongo makalele);
  • samba (do quicongo samba).

Palavras de origem africana na culinária

  • acarajé (do iorubá akarà-jẹ);
  • bobó (do jeje bobó);
  • farofa (do quimbundo falofa);
  • fubá (do quimbundo fuba);
  • jabá (do iorubá jàbàjábá);
  • moqueca (do quimbundo mukéka);
  • quibebe (do quimbundo kibebe);
  • quitute (do quicongo kilute).

Palavras de origem africana na flora e fauna

  • camundongo (do quimbundo kamundongo);
  • caxinguelê (do quimbundo kaxijiangele);
  • dendê (do quimbundo ndende);
  • marimbondo (do quimbundo marimbondo);
  • mutambo (do quimbundo mutamba);
  • quiabo (do quimbundo kingombo).

Outras palavras de origem africana

  • bambambã (do quimbundo mbamba mbamba);
  • borocoxô (do quicongo bolokotó);
  • bunda (do quimbundo mbunda);
  • caçamba (do quimbundo kisambu);
  • cacimba (do quimbundo kixíma);
  • caçula (do quimbundo kasule);
  • cafuné (do quimbundo kafundu);
  • capanga (do quimbundo kapanga);
  • cochilar (do quimbundo koxila);
  • moleque (do quimbundo muleke);
  • muvuca (do quicongo mvuka);
  • quilombo (do quimbundo kilombo);
  • quitanda (do quimbundo kitanda);
  • senzala (do quimbundo sanzala);
  • tanga (do quimbundo ntanga);

 

AULA 5 E 6

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADERegistrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.

 

Origem da língua portuguesa: um resumo da sua história

 

            Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.

O latim na península Ibérica

            O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.

            Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.

No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.

            Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.

O português como língua oficial

            Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.

Fases do português

  • Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
  • Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
  • Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
  • Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.

O português no Brasil

            Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.

Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua. 

            No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.

O português no mundo

O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:

  • Brasil;
  • Portugal;
  • Angola;
  • Moçambique;
  • Cabo Verde;
  • Timor-Leste;
  • Guiné-Bissau;
  • Guiné Equatorial;
  • São Tomé e Príncipe.

            Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.

            Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.





MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 13/07/2020 a 17 /07/2020 (6 aulas)

RETOMADA!!!

CAROS ALUNOS ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO 2ºBIMESTRE PARA AS PRÓXIMAS AULAS IREMOS REALIZAR ATIVIDADES AVALIATIVAS, FOQUEM NOS VÍDEOS AULAS, PARA COMPREENDER E RESOLVER AS ATIVIDADES, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO DE VOCÊS!

                        Situação de Aprendizagem 2- Produtos Notáveis página 66

Roteiro para o desenvolvimento da aula

1ºpasso :Ter em mãos o livro didático e o caderno do aluno e seu caderno   para anotações

2º passo :assistir as aulas do centro de mídias disponível nos links abaixo.

3ºpasso :resolver as atividades propostas no caderno do aluno atividade

4ºpasso:entrar em contato com a professora no caso de dúvidas.

                    ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS

ATIVIDADE 2 – FATORAÇÃO

   ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA SOMA DE
ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA DIFERENÇA
DE DOIS TERMOS
DOIS TERMOS.

ATIVIDADE 5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA
DIFERENÇA DE DOIS TERMOS

Aulas do centro de mídias Produtos Notáveis

 

30/06 - 9º ano EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I

https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s

 

01/07 - 9º ano EF - Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II

https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc

 

06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s

 

07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte IV

https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24

08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte V

https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25

13julho

segunda-feira

9º ano do EF II

00:14:00

00:14:45

Duração 45min

Matemática

14julho

terça-feira

9º ano do EF II

00:14:00

00:14:45

Duração 45min

Matemática

15/julho

quarta-feira

9º ano do EF II

00:14:45

00:15:30

Duração 45min

Matemática

                     




  Programação das aulas no centro de mídias

 

OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!

 

Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.

Estou implantando o google sala de aula

Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts

Turma

Código

9º ano A

6pdwcxx

9º ano B

25equ6b

9º ano C

3euxje6

Para essa semana a presença de vocês será através da participação das discussões no watts logo após de assistirmos nossas aulas do centro de mídias

 

PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS

Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços que você freqüenta e irá freqüentar durante sua  trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 6- EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança, Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco, Responsabilidade.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºSANDRA

Matéria de Tecnologia e Inovação

2º Bimestre

Atividade 13 A 17 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que é um pensamento computacional e por que isso é importante?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário