PROFESSORA DENISE
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DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.
ELETIVA: JIU JITSU | |||
CONTEÚDOS:
ASPECTOS TÁTICOS E TÉCNICOS REGRAS GERAIS | |||
Aula I: Pesquise e escreva as regras do Jiu Jitsu esportivo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Descreva quais regras você acredita serem de extrema importância para que a luta aconteça de forma esportiva?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos | |||
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola. | |||
AVALIAÇÃO:
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.
Código da turma no Google Classroom: 7°Anos: uvqfwhj
Código da turma no Google Classroom: 9°Anos: e6m4yd4
Código da turma no Google Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com
DATA: 13 á 17/07/2020 | |||
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Carros
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
2º Bim- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07
à 17.07
Essas últimas 3 semanas finalizará a
Grana no Bolso por se tratar de uma eletiva que tem como objetivo aguçar vocês
para aprender e buscar conhecer um pouco sobre educação financeira, abaixo irá
um pouco sobre as profissões relacionadas ao mercados financeiro para que vocês busquem sobre cada uma dela uma
descrição simples de cada uma delas e envie um e-mail para o professor.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Brincadeiras e
brinquedos culturais.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR13) Investigar brincadeiras,
jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de
diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas
e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças
autorais, individualmente e em grupo. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Brincadeiras e brinquedos culturais. Existem
brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em
geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do
desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura
do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui
vividos. Os índios que viviam
no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de
folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de
jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi
significa bater. De origem
francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A
brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com
semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve
obedecer às paredes de cada bloco. Cerca de 1000
anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao
chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma
forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma
corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa. A ciranda, que é
a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas
logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É
bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as
brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua
importância folclórica e cultural. O jogo do osso
de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós.
Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um
jogo de malabarismo. Realização de
uma sondagem por meio dos questionamentos indicados a seguir, verificando
quais conhecimentos prévios os estudantes possuem sobre improvisação de
movimentos, vocabulários de movimentos, brincadeiras da dança contemporânea,
jogos da dança contemporânea, danças coletivas contemporâneas, matrizes
estéticas e culturais da dança contemporânea. 1. Quais brincadeiras e jogos de diferentes
matrizes estéticas culturais vocês conhecem? Deem exemplos. 2. De quais brincadeiras e jogos de diferentes
matrizes estéticas culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em
casa ou em projetos culturais? 3.Quais
danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes
matrizes estéticas e culturais vocês conhecem? Deem exemplos. 4.De quais danças coletivas ou
outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas
e culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos
culturais? 5.Vocês já estudaram sobre as matrizes
estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura
brasileira? Comente. 6.Vocês já participaram de
algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte
(teatro, dança, música, artes visuais)? Comentem sobre suas experiências.
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RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 13/07 a 17/07
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Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 13/07/2020 à 17/07 /2020
Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).
Atividade:
Pesquise no texto anterior ou na internet e responda:
1-O que é radiação?
2-Cite alguns exemplos de radiação:
3-As radiações são prejudiciais à saúde? Explique:
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
· Atividade 2- Lutas, artes Marciais, Esportes de Combate será que há diferenças? (pg: 46 e 47);
· Leitura do texto;
· Atividade 3- OSS! (pg:47 e 48);
· Acesso ao link da apostila.
· Part 1: Adaptar a atividade prática com outra pessoa que esteja em casa;
· Parte 2: Continuidade da atividade prática;
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com
Data de entrega até:24/07/2020
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 13 a 17 do 07 de
2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: SEMANA DE RECUPERAÇÃO CONTINUADA.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
São diversas e estão descritas individualmente
em cada atividade.
GEOGRAFIA : O
objetivo da Recuperação Continuada é, retornar ás atividades não realizadas em
Março, Maio e Junho de 2020, fazer as leituras e realizar todas as atividades,
garantindo assim a PRESENÇA e as NOTAS do 1º e 2º BIMESTRES, 2º Bimestre que
termina em 31/07/2020.
Reforçando: Esta semana não será enviada uma nova atividade, vocês deverão acessar ao Blog
e ao grupo de whatsApp, e realizar todas as atividades ainda não feitas,
ressalto que somente após a realização, envio, recebimento e correção destas
atividades, as PRESENÇAS as aulas e as NOTAS serão lançadas na SED – Secretaria
Escolar Digital.
Bons Estudos.
BLOG DO SALIM:
< https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ >
Acesso em
13/07/2020.
REFLEXÃO: VOCÊ PODE ADIAR MUITAS COISAS NA SUA VIDA,
MÁS NÃO A DECISÃO DE SER AUTOR DA SUA
PRÓPRIA HISTÓRIA.
ATIVIDADE DE
HISTÓRIA
PROFESSOR
SILVIO
Semana de 13 a 17 de julho
Quantidade de aulas: 04
Habilidades: Construção de criticidade sobre o momento
histórico. Capacidade de argumentação em relação a um determinado fato.
Turma: 9A
Descreva nas linhas abaixo como
você tem passado esses dias de isolamento social, qual sua rotina, o que mudou
em sua vida, como tem estudado, quais suas maiores dificuldades, do que sente
falta, como tem sido onde mora, etc.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Brincar com crianças não é perder tempo, é
ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los
sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação do homem.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 13/07/20 a 17/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: vamos falar sobre “Shape” = Formas. Leia
atentamente o texto a seguir. (Faça a tradução se for necessário)
A Shape
is a two–dimensional area. Shapes have height and
width but not depth. There are two types of shape:
- Organic – Organic shapes are ones that can be
found in nature. For example fruit, vegetables, flowers and shells all
have organic shapes.
- Geometric – geometric shapes are mathematical
shapes, such as squares and circles. They are perfect and regular.
Tradução:
Uma Forma é uma área
bidimensional. As formas têm altura e largura, mas não profundidade. Existem
dois tipos de forma:
• Orgânico - Formas orgânicas são
aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, frutas, legumes, flores e conchas
têm formas orgânicas.
• Geométrico - formas geométricas
são formas matemáticas, como quadrados e círculos. Eles são perfeitos e
regulares.
2ª aula: pesquise na internet algumas obras de arte com as
formas (shapes) orgânicas e geométricas. Em seguida, desenhe uma obra de arte
nas formas orgânica e geométrica. Só depende da sua criatividade. Capriche!!
Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA
DE 13/07/2020 A 17/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA 1 E 2
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou
imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as
palavras presentes na nossa língua.
Palavras de
origem indígena
Existem
diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente.
Aquando da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, havia mais de mil
línguas diferentes faladas pelas tribos indígenas que viviam no território
brasileiro.
Houve
então um ensinamento lexical feito pelos índios aos portugueses, que
desconheciam a fauna e flora brasileira. Assim, a maioria das palavras de
indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena,
nomeadamente do Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de
línguas indígenas.
Existem
200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 são ainda faladas
atualmente.
Nomes de fauna de origem indígena
- araponga (do tupi wira-pónga)
- arara (do tupi arára)
- baiacu (do tupi wambaiakú)
- capivara (do tupi kapii-wára)
- cupim (do tupi kupií)
- cutia (do tupi akutí)
- gambá (do tupi wa-ambá)
- guará (do tupi awará)
- jabuti (do tupi iawotí)
- jacaré (do tupi iakaré)
- jararaca (do tupi iararáka)
- jiboia (do tupi iuy-mbóia)
- maracanã (do tupi maraka'na)
- perereca (do tupi pereréka)
- piranha (do tupi pira-ãia)
- pirarucu (do tupi pira-urukú)
- sabiá (do tupi sawiá)
- sagui (do tupi sawín)
- saúva (do tupi ysaúwa)
- siri (do tupi sirí)
- tamanduá (do tupi tamanduá)
- tucano (do tupi tukána)
Nomes de flora de origem indígena
- abacaxi (do tupi ywa-katí)
- açaí (do tupi ywa-saí)
- aipim (do tupi aipĩ)
- bacuri (do tupi ywa-kurí)
- caatinga (do tupi kaa-tínga)
- cajá (do tupi akaiá)
- caju (do tupi akaiú)
- capim (do tupi kapíi)
- cipó (do tupi ysypó)
- cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
- ipê (do tupi ypé)
- jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
- jenipapo (do tupi iandypáwa)
- jerimum (do tupi iurumún)
- mandioca (do tupi mandióka)
- pitanga (do tupi pytánga)
- samambaia (do tupi sama-mbái)
- tapioca (do tupi typyóka)
Outros nomes de origem indígena
- arapuca (do tupi wira-púka)
- biboca (do tupi ymby-mbóka)
- caipora (do tupi kaa-póra)
- carioca (do tupi kariwóka)
- catapora (do tupi tata-póra)
- curumim (do tupi kunumín)
- jururu (do tupi yuru-ru)
- maniçoba (do tupi mandisówa)
- paçoca (do tupi pasóka)
- pereba (do tupi peréwa)
- pipoca (do tupi pipóka)
Nomes de localidades de origem
indígena
- Amapá
- Copacabana
- Curitiba
- Goiás
- Grajaú
- Guarujá
- Iguaçu
- Ipanema
- Itapuã
- Macapá
- Maceió
- Maranhão
- Morumbi
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Sapucaí
- Sergipe
AULA 3
E 4
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou
imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as
palavras presentes na nossa língua.
Palavras de
origem africana
Existem
diversas palavras de origem africana no português falado atualmente. Com a
entrada de escravos africanos no Brasil, houve o contato com diversas línguas
africanas, nomeadamente o quimbundo, o quicongo, o iorubá e o umbundo,
pertencentes ao grupo linguístico banto.
Os
africanos trouxeram para o Brasil as suas raízes culturais, mesclando os seus
costumes, manifestações culturais, religião, culinária,... com os hábitos e
tradições dos indígenas e dos europeus.
A
maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma
vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso
contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso
maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes
finais das palavras.
Palavras de origem africana na religião
- axé (do iorubá àse);
- Exu (do iorubá èsu);
- Iemanjá (do iorubá yè m-ndja);
- macumba (do quimbundo makumba);
- orixá (do iorubá òrisà);
- umbanda (do quimbundo umbanda);
- Xangô (do iorubá sàngó).
Palavras de origem africana em danças, músicas,
jogos,...
- berimbau (do quimbundo mbirimbau);
- calango (do quimbundo kalanga);
- caxixi (do quimbundo kaxaxi);
- ganzá (do quimbundo nganza);
- maculelê (do quicongo makalele);
- samba (do quicongo samba).
Palavras de origem africana na culinária
- acarajé (do iorubá akarà-jẹ);
- bobó (do jeje bobó);
- farofa (do quimbundo falofa);
- fubá (do quimbundo fuba);
- jabá (do iorubá jàbàjábá);
- moqueca (do quimbundo mukéka);
- quibebe (do quimbundo kibebe);
- quitute (do quicongo kilute).
Palavras de origem africana na flora e fauna
- camundongo (do quimbundo kamundongo);
- caxinguelê (do quimbundo kaxijiangele);
- dendê (do quimbundo ndende);
- marimbondo (do quimbundo marimbondo);
- mutambo (do quimbundo mutamba);
- quiabo (do quimbundo kingombo).
Outras
palavras de origem africana
- bambambã (do quimbundo mbamba mbamba);
- borocoxô (do quicongo bolokotó);
- bunda (do quimbundo mbunda);
- caçamba (do quimbundo kisambu);
- cacimba (do quimbundo kixíma);
- caçula (do quimbundo kasule);
- cafuné (do quimbundo kafundu);
- capanga (do quimbundo kapanga);
- cochilar (do quimbundo koxila);
- moleque (do quimbundo muleke);
- muvuca (do quicongo mvuka);
- quilombo (do quimbundo kilombo);
- quitanda (do quimbundo kitanda);
- senzala
(do quimbundo sanzala);
- tanga
(do quimbundo ntanga);
AULA 5
E 6
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou
imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as
palavras presentes na nossa língua.
Origem da
língua portuguesa: um resumo da sua história
Com cerca de 250 milhões de falantes,
a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo
sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma
língua neolatina, também chamada de língua românica.
O
latim na península Ibérica
O
latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade
usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor
cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o
latim espalhou-se por toda a península Ibérica.
Além
dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros
germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.
No século VIII, a península Ibérica foi
invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística,
principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de
reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.
Com
a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica
consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se
iniciou Portugal.
O
português como língua oficial
Estima-se que o português terá surgido
entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do
século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei
de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em
todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa,
assim, a haver um português historicamente documentado.
Fases do português
- Português
arcaico:
do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a
realidade galego-portuguesa.
- Português
arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século
XVI.
- Português
moderno:
da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
- Português
contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.
O
português no Brasil
Com
a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias
portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.
Com a presença da língua portuguesa em
território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias
línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram,
contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como
o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes
do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua.
No
século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do
Brasil.
O
português no mundo
O português é, atualmente,
a língua oficial de nove países:
- Brasil;
- Portugal;
- Angola;
- Moçambique;
- Cabo Verde;
- Timor-Leste;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- São Tomé e Príncipe.
Estes
países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção
e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de
português.
Tendo
como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a
língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua
Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório
em janeiro de 2016.
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 13/07/2020 a 17 /07/2020
(6 aulas)
RETOMADA!!!
CAROS
ALUNOS ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO 2ºBIMESTRE PARA AS PRÓXIMAS AULAS IREMOS
REALIZAR ATIVIDADES AVALIATIVAS, FOQUEM NOS VÍDEOS AULAS, PARA COMPREENDER E
RESOLVER AS ATIVIDADES, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO DE VOCÊS!
Situação de
Aprendizagem 2- Produtos Notáveis página 66
Roteiro para o desenvolvimento da aula
1ºpasso
:Ter
em mãos o livro didático e o caderno do aluno e seu caderno para anotações
2º
passo :assistir
as aulas do centro de mídias disponível nos links abaixo.
3ºpasso :resolver as atividades propostas no
caderno do aluno atividade
4ºpasso:entrar em contato com a professora no
caso de dúvidas.
ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS
ATIVIDADE
2 – FATORAÇÃO
ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA
SOMA DE
ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA
DIFERENÇA
DE DOIS TERMOS
DOIS TERMOS.
ATIVIDADE
5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA
DIFERENÇA DE DOIS TERMOS
Aulas
do centro de mídias Produtos Notáveis
30/06 - 9º ano
EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I
https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s
01/07 - 9º ano EF -
Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc
06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos:
Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s
07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24
08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte V
https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25
13julho |
segunda-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
14julho |
terça-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
15/julho |
quarta-feira |
9º ano do EF II |
00:14:45 |
00:15:30 |
Duração 45min |
Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO
CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e
disponibilizando meu Watts.
Estou implantando o
google sala de aula
Nossa turma de
matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores
informações em nosso grupo do Watts
Turma |
Código |
9º ano A |
6pdwcxx |
9º ano B |
25equ6b |
9º ano C |
3euxje6 |
Para essa semana a presença de vocês será através da
participação das discussões no watts logo após de assistirmos nossas aulas do
centro de mídias
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
6ºA,
7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º
Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:
ü 6º
Ano:
Baseado
na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado
e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços
que você freqüenta e irá freqüentar durante sua
trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie
para o professor por e-mail;
ü 7º
Ano:
Leia
Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS
OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele
tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 8º
Ano:
Leia
Atividade 6- EU GOSTARIA
QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de
práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9
Ano:
Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS
ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, reflitam em seus Diários de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 1º
EM:
Leia Atividade
8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários
de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança,
Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco,
Responsabilidade.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 6- Semana
Quarentena 13.07 à 17.07
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
No caderno do aluno entenda a
proposta da atividade, responda e envie para e-mail
para o professor. ATIVIDADE 6 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO página
63 do caderno do aluno.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Brincadeiras e
brinquedos culturais.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR13) Investigar brincadeiras,
jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de
diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas
e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças
autorais, individualmente e em grupo. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Brincadeiras e brinquedos culturais. Existem
brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em
geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do
desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura
do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui
vividos. Os índios que viviam
no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de
folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de
jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi
significa bater. De origem
francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A
brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com
semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve
obedecer às paredes de cada bloco. Cerca de 1000
anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao
chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma
forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma
corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa. A ciranda, que é
a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas
logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É
bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as
brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua
importância folclórica e cultural. O jogo do osso
de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós.
Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um
jogo de malabarismo. Realização de
uma sondagem por meio dos questionamentos indicados a seguir, verificando
quais conhecimentos prévios os estudantes possuem sobre improvisação de
movimentos, vocabulários de movimentos, brincadeiras da dança contemporânea,
jogos da dança contemporânea, danças coletivas contemporâneas, matrizes
estéticas e culturais da dança contemporânea. 1. Quais brincadeiras e jogos de diferentes
matrizes estéticas culturais vocês conhecem? Deem exemplos. 2. De quais brincadeiras e jogos de diferentes
matrizes estéticas culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em
casa ou em projetos culturais? 3.Quais
danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes
matrizes estéticas e culturais vocês conhecem? Deem exemplos. 4.De quais danças coletivas ou
outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas
e culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos
culturais? 5.Vocês já estudaram sobre as matrizes
estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura
brasileira? Comente. 6.Vocês já participaram de
algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte
(teatro, dança, música, artes visuais)? Comentem sobre suas experiências.
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RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 13/07 a 17/07
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Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 13/07/2020 à 17/07 /2020
Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).
Atividade:
Pesquise no texto anterior ou na internet e responda:
1-O que é radiação?
2-Cite alguns exemplos de radiação:
3-As radiações são prejudiciais à saúde? Explique:
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
· Atividade 2- Lutas, artes Marciais, Esportes de Combate será que há diferenças? (pg: 46 e 47);
· Leitura do texto;
· Atividade 3- OSS! (pg:47 e 48);
· Acesso ao link da apostila.
· Part 1: Adaptar a atividade prática com outra pessoa que esteja em casa;
· Parte 2: Continuidade da atividade prática;
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com
Data de entrega até:24/07/2020
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano B
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 13 de julho a 17 de julho
TEMA: A Grande Depressão
HABILIDADES:
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas
do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos
vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS
PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS
O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Atividades desenvolvidas neste período
deverão ser apresentadas ao professor quando retornar as aulas presenciais.
Aula
1 e 2 – Leia
com atenção o texto que segue abaixo, “Razões da Grande Depressão”, procure no
dicionário palavras desconhecidas e faça suas anotações.
Aula 3 e 4 – Responda as questões relacionadas
ao texto:
1)
O
Que provocou a elevada produção no campo nos anos 1920 nos Estados Unidos da
América?
2)
Com
estava dividida a riqueza nos Estados Unidos da América em 1929?
3)
Qual
o papel desempenhado pelos países europeus a partir de 1924 e as consequências
para os Estados Unidos da América?
4)
Quais
foram as principais causas da Grande Depressão?
5)
Como
é classificada a crise que levou à Grande Depressão?
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 7, p.108.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 13/07/20 a 17/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: vamos falar sobre “Shape” = Formas. Leia
atentamente o texto a seguir. (Faça a tradução se for necessário)
A Shape
is a two–dimensional area. Shapes have height and
width but not depth. There are two types of shape:
- Organic – Organic shapes are ones that can be
found in nature. For example fruit, vegetables, flowers and shells all
have organic shapes.
- Geometric – geometric shapes are mathematical
shapes, such as squares and circles. They are perfect and regular.
Tradução:
Uma Forma é uma área
bidimensional. As formas têm altura e largura, mas não profundidade. Existem
dois tipos de forma:
• Orgânico - Formas orgânicas são
aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, frutas, legumes, flores e conchas
têm formas orgânicas.
• Geométrico - formas geométricas
são formas matemáticas, como quadrados e círculos. Eles são perfeitos e
regulares.
2ª aula: pesquise na internet algumas obras de arte com as
formas (shapes) orgânicas e geométricas. Em seguida, desenhe uma obra de arte
nas formas orgânica e geométrica. Só depende da sua criatividade. Capriche!!
Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;
v As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;
POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA 1 E 2
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.
Palavras de origem indígena
Existem diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente. Aquando da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, havia mais de mil línguas diferentes faladas pelas tribos indígenas que viviam no território brasileiro.
Houve então um ensinamento lexical feito pelos índios aos portugueses, que desconheciam a fauna e flora brasileira. Assim, a maioria das palavras de indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena, nomeadamente do Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de línguas indígenas.
Existem 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 são ainda faladas atualmente.
Nomes de fauna de origem indígena
- araponga (do tupi wira-pónga)
- arara (do tupi arára)
- baiacu (do tupi wambaiakú)
- capivara (do tupi kapii-wára)
- cupim (do tupi kupií)
- cutia (do tupi akutí)
- gambá (do tupi wa-ambá)
- guará (do tupi awará)
- jabuti (do tupi iawotí)
- jacaré (do tupi iakaré)
- jararaca (do tupi iararáka)
- jiboia (do tupi iuy-mbóia)
- maracanã (do tupi maraka'na)
- perereca (do tupi pereréka)
- piranha (do tupi pira-ãia)
- pirarucu (do tupi pira-urukú)
- sabiá (do tupi sawiá)
- sagui (do tupi sawín)
- saúva (do tupi ysaúwa)
- siri (do tupi sirí)
- tamanduá (do tupi tamanduá)
- tucano (do tupi tukána)
Nomes de flora de origem indígena
- abacaxi (do tupi ywa-katí)
- açaí (do tupi ywa-saí)
- aipim (do tupi aipĩ)
- bacuri (do tupi ywa-kurí)
- caatinga (do tupi kaa-tínga)
- cajá (do tupi akaiá)
- caju (do tupi akaiú)
- capim (do tupi kapíi)
- cipó (do tupi ysypó)
- cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
- ipê (do tupi ypé)
- jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
- jenipapo (do tupi iandypáwa)
- jerimum (do tupi iurumún)
- mandioca (do tupi mandióka)
- pitanga (do tupi pytánga)
- samambaia (do tupi sama-mbái)
- tapioca (do tupi typyóka)
Outros nomes de origem indígena
- arapuca (do tupi wira-púka)
- biboca (do tupi ymby-mbóka)
- caipora (do tupi kaa-póra)
- carioca (do tupi kariwóka)
- catapora (do tupi tata-póra)
- curumim (do tupi kunumín)
- jururu (do tupi yuru-ru)
- maniçoba (do tupi mandisówa)
- paçoca (do tupi pasóka)
- pereba (do tupi peréwa)
- pipoca (do tupi pipóka)
Nomes de localidades de origem indígena
- Amapá
- Copacabana
- Curitiba
- Goiás
- Grajaú
- Guarujá
- Iguaçu
- Ipanema
- Itapuã
- Macapá
- Maceió
- Maranhão
- Morumbi
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Sapucaí
- Sergipe
AULA 3 E 4
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.
Palavras de origem africana
Existem diversas palavras de origem africana no português falado atualmente. Com a entrada de escravos africanos no Brasil, houve o contato com diversas línguas africanas, nomeadamente o quimbundo, o quicongo, o iorubá e o umbundo, pertencentes ao grupo linguístico banto.
Os africanos trouxeram para o Brasil as suas raízes culturais, mesclando os seus costumes, manifestações culturais, religião, culinária,... com os hábitos e tradições dos indígenas e dos europeus.
A maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes finais das palavras.
Palavras de origem africana na religião
- axé (do iorubá àse);
- Exu (do iorubá èsu);
- Iemanjá (do iorubá yè m-ndja);
- macumba (do quimbundo makumba);
- orixá (do iorubá òrisà);
- umbanda (do quimbundo umbanda);
- Xangô (do iorubá sàngó).
Palavras de origem africana em danças, músicas, jogos,...
- berimbau (do quimbundo mbirimbau);
- calango (do quimbundo kalanga);
- caxixi (do quimbundo kaxaxi);
- ganzá (do quimbundo nganza);
- maculelê (do quicongo makalele);
- samba (do quicongo samba).
Palavras de origem africana na culinária
- acarajé (do iorubá akarà-jẹ);
- bobó (do jeje bobó);
- farofa (do quimbundo falofa);
- fubá (do quimbundo fuba);
- jabá (do iorubá jàbàjábá);
- moqueca (do quimbundo mukéka);
- quibebe (do quimbundo kibebe);
- quitute (do quicongo kilute).
Palavras de origem africana na flora e fauna
- camundongo (do quimbundo kamundongo);
- caxinguelê (do quimbundo kaxijiangele);
- dendê (do quimbundo ndende);
- marimbondo (do quimbundo marimbondo);
- mutambo (do quimbundo mutamba);
- quiabo (do quimbundo kingombo).
Outras palavras de origem africana
- bambambã (do quimbundo mbamba mbamba);
- borocoxô (do quicongo bolokotó);
- bunda (do quimbundo mbunda);
- caçamba (do quimbundo kisambu);
- cacimba (do quimbundo kixíma);
- caçula (do quimbundo kasule);
- cafuné (do quimbundo kafundu);
- capanga (do quimbundo kapanga);
- cochilar (do quimbundo koxila);
- moleque (do quimbundo muleke);
- muvuca (do quicongo mvuka);
- quilombo (do quimbundo kilombo);
- quitanda (do quimbundo kitanda);
- senzala (do quimbundo sanzala);
- tanga (do quimbundo ntanga);
AULA 5 E 6
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.
Origem da língua portuguesa: um resumo da sua história
Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.
O latim na península Ibérica
O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.
Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.
No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.
Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.
O português como língua oficial
Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.
Fases do português
- Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
- Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
- Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
- Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.
O português no Brasil
Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.
Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua.
No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.
O português no mundo
O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:
- Brasil;
- Portugal;
- Angola;
- Moçambique;
- Cabo Verde;
- Timor-Leste;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- São Tomé e Príncipe.
Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.
Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 13/07/2020 a 17 /07/2020
(6 aulas)
RETOMADA!!!
CAROS
ALUNOS ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO 2ºBIMESTRE PARA AS PRÓXIMAS AULAS IREMOS
REALIZAR ATIVIDADES AVALIATIVAS, FOQUEM NOS VÍDEOS AULAS, PARA COMPREENDER E
RESOLVER AS ATIVIDADES, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO DE VOCÊS!
Situação de
Aprendizagem 2- Produtos Notáveis página 66
Roteiro para o desenvolvimento da aula
1ºpasso
:Ter
em mãos o livro didático e o caderno do aluno e seu caderno para anotações
2º
passo :assistir
as aulas do centro de mídias disponível nos links abaixo.
3ºpasso :resolver as atividades propostas no
caderno do aluno atividade
4ºpasso:entrar em contato com a professora no
caso de dúvidas.
ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS
ATIVIDADE
2 – FATORAÇÃO
ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA
SOMA DE
ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA
DIFERENÇA
DE DOIS TERMOS
DOIS TERMOS.
ATIVIDADE
5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA
DIFERENÇA DE DOIS TERMOS
Aulas
do centro de mídias Produtos Notáveis
30/06 - 9º ano
EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I
https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s
01/07 - 9º ano EF -
Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc
06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos:
Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s
07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24
08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte V
https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25
13julho |
segunda-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
14julho |
terça-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
15/julho |
quarta-feira |
9º ano do EF II |
00:14:45 |
00:15:30 |
Duração 45min |
Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO
CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e
disponibilizando meu Watts.
Estou implantando o
google sala de aula
Nossa turma de
matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores
informações em nosso grupo do Watts
Turma |
Código |
9º ano A |
6pdwcxx |
9º ano B |
25equ6b |
9º ano C |
3euxje6 |
Para essa semana a presença de vocês será através da
participação das discussões no watts logo após de assistirmos nossas aulas do
centro de mídias
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão
|
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor especialista,
Projeto de vida
|
||||
4.
CONTEÚDOS: Papo reto.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Organização, foco, determinação, persistência.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: 1-Cite
qual tema você gostaria que seja o nosso diálogo como papo reto? 2-Por
que você escolheu esse tema? 3- Qual
seu objetivo para a discursão do seu tema? OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs as 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
13
a 17/07/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 13/07/2020 |
|
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 13 A 17 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é um pensamento computacional e por que isso é importante?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Brincadeiras e
brinquedos culturais.
|
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR13) Investigar brincadeiras,
jogos, danças coletivas e outras manifestações da dança contemporânea de
diferentes matrizes estéticas e culturais, como também fatos, notícias, temáticas
e situações atuais, como referência para a criação e a composição de danças
autorais, individualmente e em grupo. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Brincadeiras e brinquedos culturais. Existem
brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em
geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do
desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura
do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui
vividos. Os índios que viviam
no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de
folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de
jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi
significa bater. De origem
francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A
brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com
semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve
obedecer às paredes de cada bloco. Cerca de 1000
anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao
chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma
forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma
corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa. A ciranda, que é
a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas
logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É
bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as
brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua
importância folclórica e cultural. O jogo do osso
de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós.
Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um
jogo de malabarismo. Realização de
uma sondagem por meio dos questionamentos indicados a seguir, verificando
quais conhecimentos prévios os estudantes possuem sobre improvisação de
movimentos, vocabulários de movimentos, brincadeiras da dança contemporânea,
jogos da dança contemporânea, danças coletivas contemporâneas, matrizes
estéticas e culturais da dança contemporânea. 1. Quais brincadeiras e jogos de diferentes
matrizes estéticas culturais vocês conhecem? Deem exemplos. 2. De quais brincadeiras e jogos de diferentes
matrizes estéticas culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em
casa ou em projetos culturais? 3.Quais
danças coletivas ou outras manifestações da dança contemporânea de diferentes
matrizes estéticas e culturais vocês conhecem? Deem exemplos. 4.De quais danças coletivas ou
outras manifestações da dança contemporânea de diferentes matrizes estéticas
e culturais vocês já participaram? Onde foi: na escola, em casa ou em projetos
culturais? 5.Vocês já estudaram sobre as matrizes
estéticas e culturais (indígena, africana, europeia) que formaram a cultura
brasileira? Comente. 6.Vocês já participaram de
algum projeto temático na escola envolvendo diferentes linguagens da arte
(teatro, dança, música, artes visuais)? Comentem sobre suas experiências.
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RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 13/07 a 17/07
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Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 13/07/2020 à 17/07 /2020
Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).
Atividade:
Pesquise no texto anterior ou na internet e responda:
1-O que é radiação?
2-Cite alguns exemplos de radiação:
3-As radiações são prejudiciais à saúde? Explique:
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA
DE 13 Á
17/07/2020 AULA 1 E 2 - TEMA: LUTAS/ESPORTES/DANÇA EDUCAÇÃO FÍSICA
- EF II -
9º ANO C PROFESSOR : DONIZETI
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1ª AULA Faça uma pesquisa sobre curiosidade do Muay Thai e responda no seu
caderno: Por que a cobra Naja (sudeste asiático) é considerada o símbolo do Muay
Thai?
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2ª AULA
Caderno do aluno. Página 54. Ler e responder a atividade nº 07
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ORIENTAÇÕES
Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou
Internet e registrada no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota.
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REGISTRO
Quem
não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades
registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais
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DEVOLUÇÃO
doniz6@hotmail.com ou Google Classroom
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ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (13 a 17 de julho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Principais desastres ambientais causados pelo homem no Brasil
Os desastres ambientais causados pelo homem no Brasil são vários, destacando-se como mais recente o acidente em Mariana (MG). Frequentemente o homem é responsável por causar danos ao meio ambiente, danos esses que não atingem apenas plantas e animais, causando impacto negativo também na água, no solo e no ar. Quando realizamos uma atividade, estamos cientes de que ela pode trazer impacto negativo ao ambiente e é por isso que medidas de prevenção de acidentes são necessárias. O problema ocorre quando essas medidas falham.
Os desastres ambientais que ocorreram no Brasil e no mundo são consequência, principalmente, da estrutura precária de algumas instalações e falta de manutenção constante para evitar o risco de acidentes. Isso poderia ser resolvido com leis mais severas e maior consciência por parte das empresas.
ATIVIDADE
Após a leitura do texto acima, faça uma breve pesquisa de um desastre ambiental no Brasil causado pela ação do homem.
SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.
Atividade de Geografia:
8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA História: 9C, 2TB
Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as
atividades em atrazo (aqueles que ainda não
fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a leitura do ultimo texto para realizarem
atividades futuras.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 13/07/20 a 17/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: vamos falar sobre “Shape” = Formas. Leia
atentamente o texto a seguir. (Faça a tradução se for necessário)
A Shape
is a two–dimensional area. Shapes have height and
width but not depth. There are two types of shape:
- Organic – Organic shapes are ones that can be
found in nature. For example fruit, vegetables, flowers and shells all
have organic shapes.
- Geometric – geometric shapes are mathematical
shapes, such as squares and circles. They are perfect and regular.
Tradução:
Uma Forma é uma área
bidimensional. As formas têm altura e largura, mas não profundidade. Existem
dois tipos de forma:
• Orgânico - Formas orgânicas são
aquelas encontradas na natureza. Por exemplo, frutas, legumes, flores e conchas
têm formas orgânicas.
• Geométrico - formas geométricas
são formas matemáticas, como quadrados e círculos. Eles são perfeitos e
regulares.
2ª aula: pesquise na internet algumas obras de arte com as
formas (shapes) orgânicas e geométricas. Em seguida, desenhe uma obra de arte
nas formas orgânica e geométrica. Só depende da sua criatividade. Capriche!!
Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;
v As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;
POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA 1 E 2
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.
Palavras de origem indígena
Existem diversas palavras de origem indígena no português falado atualmente. Aquando da chegada dos colonizadores portugueses no Brasil, havia mais de mil línguas diferentes faladas pelas tribos indígenas que viviam no território brasileiro.
Houve então um ensinamento lexical feito pelos índios aos portugueses, que desconheciam a fauna e flora brasileira. Assim, a maioria das palavras de indicam conceitos de fauna, flora e localidades têm uma origem indígena, nomeadamente do Tupi, o tronco linguístico que engloba o maior número de línguas indígenas.
Existem 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo que 180 são ainda faladas atualmente.
Nomes de fauna de origem indígena
- araponga (do tupi wira-pónga)
- arara (do tupi arára)
- baiacu (do tupi wambaiakú)
- capivara (do tupi kapii-wára)
- cupim (do tupi kupií)
- cutia (do tupi akutí)
- gambá (do tupi wa-ambá)
- guará (do tupi awará)
- jabuti (do tupi iawotí)
- jacaré (do tupi iakaré)
- jararaca (do tupi iararáka)
- jiboia (do tupi iuy-mbóia)
- maracanã (do tupi maraka'na)
- perereca (do tupi pereréka)
- piranha (do tupi pira-ãia)
- pirarucu (do tupi pira-urukú)
- sabiá (do tupi sawiá)
- sagui (do tupi sawín)
- saúva (do tupi ysaúwa)
- siri (do tupi sirí)
- tamanduá (do tupi tamanduá)
- tucano (do tupi tukána)
Nomes de flora de origem indígena
- abacaxi (do tupi ywa-katí)
- açaí (do tupi ywa-saí)
- aipim (do tupi aipĩ)
- bacuri (do tupi ywa-kurí)
- caatinga (do tupi kaa-tínga)
- cajá (do tupi akaiá)
- caju (do tupi akaiú)
- capim (do tupi kapíi)
- cipó (do tupi ysypó)
- cupuaçu (do tupi kupu-wasú)
- ipê (do tupi ypé)
- jabuticaba (do tupi iawotikáwa)
- jenipapo (do tupi iandypáwa)
- jerimum (do tupi iurumún)
- mandioca (do tupi mandióka)
- pitanga (do tupi pytánga)
- samambaia (do tupi sama-mbái)
- tapioca (do tupi typyóka)
Outros nomes de origem indígena
- arapuca (do tupi wira-púka)
- biboca (do tupi ymby-mbóka)
- caipora (do tupi kaa-póra)
- carioca (do tupi kariwóka)
- catapora (do tupi tata-póra)
- curumim (do tupi kunumín)
- jururu (do tupi yuru-ru)
- maniçoba (do tupi mandisówa)
- paçoca (do tupi pasóka)
- pereba (do tupi peréwa)
- pipoca (do tupi pipóka)
Nomes de localidades de origem indígena
- Amapá
- Copacabana
- Curitiba
- Goiás
- Grajaú
- Guarujá
- Iguaçu
- Ipanema
- Itapuã
- Macapá
- Maceió
- Maranhão
- Morumbi
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Sapucaí
- Sergipe
AULA 3 E 4
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.
Palavras de origem africana
Existem diversas palavras de origem africana no português falado atualmente. Com a entrada de escravos africanos no Brasil, houve o contato com diversas línguas africanas, nomeadamente o quimbundo, o quicongo, o iorubá e o umbundo, pertencentes ao grupo linguístico banto.
Os africanos trouxeram para o Brasil as suas raízes culturais, mesclando os seus costumes, manifestações culturais, religião, culinária,... com os hábitos e tradições dos indígenas e dos europeus.
A maior parte das palavras de origem africana apresenta um caráter informal, uma vez que a transmissão dos vocábulos foi feita através da oralidade. Isso contribuiu também para influenciar a pronúncia utilizada no Brasil, como o uso maioritário de vogais abertas e a tendência para a supressão das consoantes finais das palavras.
Palavras de origem africana na religião
- axé (do iorubá àse);
- Exu (do iorubá èsu);
- Iemanjá (do iorubá yè m-ndja);
- macumba (do quimbundo makumba);
- orixá (do iorubá òrisà);
- umbanda (do quimbundo umbanda);
- Xangô (do iorubá sàngó).
Palavras de origem africana em danças, músicas, jogos,...
- berimbau (do quimbundo mbirimbau);
- calango (do quimbundo kalanga);
- caxixi (do quimbundo kaxaxi);
- ganzá (do quimbundo nganza);
- maculelê (do quicongo makalele);
- samba (do quicongo samba).
Palavras de origem africana na culinária
- acarajé (do iorubá akarà-jẹ);
- bobó (do jeje bobó);
- farofa (do quimbundo falofa);
- fubá (do quimbundo fuba);
- jabá (do iorubá jàbàjábá);
- moqueca (do quimbundo mukéka);
- quibebe (do quimbundo kibebe);
- quitute (do quicongo kilute).
Palavras de origem africana na flora e fauna
- camundongo (do quimbundo kamundongo);
- caxinguelê (do quimbundo kaxijiangele);
- dendê (do quimbundo ndende);
- marimbondo (do quimbundo marimbondo);
- mutambo (do quimbundo mutamba);
- quiabo (do quimbundo kingombo).
Outras palavras de origem africana
- bambambã (do quimbundo mbamba mbamba);
- borocoxô (do quicongo bolokotó);
- bunda (do quimbundo mbunda);
- caçamba (do quimbundo kisambu);
- cacimba (do quimbundo kixíma);
- caçula (do quimbundo kasule);
- cafuné (do quimbundo kafundu);
- capanga (do quimbundo kapanga);
- cochilar (do quimbundo koxila);
- moleque (do quimbundo muleke);
- muvuca (do quicongo mvuka);
- quilombo (do quimbundo kilombo);
- quitanda (do quimbundo kitanda);
- senzala (do quimbundo sanzala);
- tanga (do quimbundo ntanga);
AULA 5 E 6
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto no caderno de português, ou imprimir e colar, faça a leitura com atenção para ficar mais informado sobre as palavras presentes na nossa língua.
Origem da língua portuguesa: um resumo da sua história
Com cerca de 250 milhões de falantes, a língua portuguesa é, atualmente, a quinta língua mais falada do mundo. Tendo sua origem no latim, mais propriamente no latim vulgar, o português é uma língua neolatina, também chamada de língua românica.
O latim na península Ibérica
O latim era a língua oficial do império romano. O latim vulgar era a modalidade usada pelo povo, ou seja, pelas classes mais baixas e pelas pessoas de menor cultura. Com a expansão do império romano, no início do século III a.C., o latim espalhou-se por toda a península Ibérica.
Além dos romanos, outros povos invadiram a península Ibérica, como os bárbaros germânicos, que influenciaram também o desenvolvimento da língua.
No século VIII, a península Ibérica foi invadida pelos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística, principalmente a nível lexical. A invasão árabe ocasionou um processo de reconquista cristã, que partiu do norte para o sul da península Ibérica.
Com a expulsão dos árabes, o galego-português, falado no Condado da Galiza, fica consolidado como a língua falada no Condado Portucalense, território onde se iniciou Portugal.
O português como língua oficial
Estima-se que o português terá surgido entre os séculos IX e XII. Existem documentos escritos em português, datados do século XIII, como o Testamento de Afonso II. Foi nesse século que D. Dinis, rei de Portugal, oficializou o português como a língua que deveria ser usada em todos os documentos administrativos do reino, em detrimento do latim. Passa, assim, a haver um português historicamente documentado.
Fases do português
- Português arcaico: do século XIII ao final do século XIV. Neste período está incluída a realidade galego-portuguesa.
- Português arcaico médio: da 1.ª metade do século XV à 1.ª metade do século XVI.
- Português moderno: da 2.ª metade do século XVI ao final do século XVII.
- Português contemporâneo: do início do século XVIII aos dias atuais.
O português no Brasil
Com a expansão marítima portuguesa, o português é levado a todas as colônias portuguesas, chegando, assim, ao Brasil em 1500.
Com a presença da língua portuguesa em território brasileiro e com a catequização dos índios pelos jesuítas, várias línguas indígenas perderam força, chegando mesma a desaparecer. Não deixaram, contudo, de influenciar grandemente o português atualmente falado no Brasil, como o tupinambá, da família tupi-guarani. Também as línguas africanas provenientes do tráfico de escravos influenciaram grandemente a língua.
No século XVIII, a língua portuguesa foi declarada como a língua oficial do Brasil.
O português no mundo
O português é, atualmente, a língua oficial de nove países:
- Brasil;
- Portugal;
- Angola;
- Moçambique;
- Cabo Verde;
- Timor-Leste;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- São Tomé e Príncipe.
Estes países formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que visa à promoção e difusão da língua, bem como à cooperação entre os países falantes de português.
Tendo como objetivo unificar a escrita da língua e, consequentemente, preservar a língua portuguesa, foi assinado em 1990 o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório em janeiro de 2016.
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 13/07/2020 a 17 /07/2020
(6 aulas)
RETOMADA!!!
CAROS
ALUNOS ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DO 2ºBIMESTRE PARA AS PRÓXIMAS AULAS IREMOS
REALIZAR ATIVIDADES AVALIATIVAS, FOQUEM NOS VÍDEOS AULAS, PARA COMPREENDER E
RESOLVER AS ATIVIDADES, ESTOU AGUARDANDO O RETORNO DE VOCÊS!
Situação de
Aprendizagem 2- Produtos Notáveis página 66
Roteiro para o desenvolvimento da aula
1ºpasso
:Ter
em mãos o livro didático e o caderno do aluno e seu caderno para anotações
2º
passo :assistir
as aulas do centro de mídias disponível nos links abaixo.
3ºpasso :resolver as atividades propostas no
caderno do aluno atividade
4ºpasso:entrar em contato com a professora no
caso de dúvidas.
ATIVIDADE 1 – PRODUTOS NOTÁVEIS
ATIVIDADE
2 – FATORAÇÃO
ATIVIDADE 3 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA
SOMA DE
ATIVIDADE 4 – PRODUTOS NOTÁVEIS: QUADRADO DA
DIFERENÇA
DE DOIS TERMOS
DOIS TERMOS.
ATIVIDADE
5 – PRODUTOS NOTÁVEIS: PRODUTO DA SOMA PELA
DIFERENÇA DE DOIS TERMOS
Aulas
do centro de mídias Produtos Notáveis
30/06 - 9º ano
EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I
https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s
01/07 - 9º ano EF -
Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc
06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos:
Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s
07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24
08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte V
https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25
13julho |
segunda-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
14julho |
terça-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
15/julho |
quarta-feira |
9º ano do EF II |
00:14:45 |
00:15:30 |
Duração 45min |
Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO
CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e
disponibilizando meu Watts.
Estou implantando o
google sala de aula
Nossa turma de
matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores
informações em nosso grupo do Watts
Turma |
Código |
9º ano A |
6pdwcxx |
9º ano B |
25equ6b |
9º ano C |
3euxje6 |
Para essa semana a presença de vocês será através da
participação das discussões no watts logo após de assistirmos nossas aulas do
centro de mídias
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
6ºA,
7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º
Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:
ü 6º
Ano:
Baseado
na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado
e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços
que você freqüenta e irá freqüentar durante sua
trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie
para o professor por e-mail;
ü 7º
Ano:
Leia
Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS
OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele
tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 8º
Ano:
Leia
Atividade 6- EU GOSTARIA
QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de
práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9
Ano:
Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS ESCOLAS
DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL,
reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por
e-mail;
ü 1º
EM:
Leia Atividade
8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários
de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança,
Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco,
Responsabilidade.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 13 A 17 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é um pensamento computacional e por que isso é importante?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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