PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
3º TA
Conteúdo:
Todo o conteúdo do primeiro e do segundo bimestre (Semana de
Recuperação).
1ª aula e
2ª aula
Nesta nova
semana, nossas duas aulas estão voltadas a retomada e fixação de tudo o que foi
passado no primeiro e segundo bimestre, e para quem tem alguma atividade não
entregue esta é a oportunidade de recuperação. Bons estudos e fiquem com Deus!
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail,
assim que possível receberá o retorno.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
TERMO A e 3º TERMO B – Professora Benedita.
Disciplina: Biologia. E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades: Auto avaliação
|
Atividade: Relato Pessoal
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 27/07 até 31/07 (Duas
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Atividade Semana de Recuperação Intensiva
Após realizar as atividades proposta durante o 2º Bimestre, faça um relato pessoal dos pontos positivos e negativos sobre o seu processo de aprendizagem à distância. Neste relato, descreva qual foi o conteúdo que você teve maior dificuldade e qual conteúdo que você conseguiu assimilar com facilidade. Comente um pouco sobre os filmes que foram indicados para complementar a sua aprendizagem. (Atividade para todos).
Neste período de 27/07 à 31/07
serão aceitas as atividades anteriores, caso não tenham sido enviadas nas datas
corretas. (APENAS QUEM NÃO ENVIOU)
OBSERVAÇÂO:
Entregar o relato e as atividades pendentes via
e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
ATIVIDADES DO BLOG
São Paulo, 20 de Julho de 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3TA, 3TB e 3° C e 3° B
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
2º BIMESTRE
Semana – 27 a 29 de Julho
Assistir o vídeo e responder.
O que é felicidade para você?
RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Esta atividade e para os alunos que não entregaram nenhuma atividade proposta neste bimestre.
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:
Questões
1- Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2- Esta lei esta protegendo a quem?
3- Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4- Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Professora Edjane – Química
Turmas 3 termos A e B
De acordo com a tabela 1.2, compare o poder calorífico do
álcool combustível e da gasolina, com 20% de álcool transformando kcal/kg em
kcal/L. Dados: densidade do álcool combustível: 0,79 kg/L; densidade da
gasolina com 20% de álcool: 0,74 kg/L.
a) Pesquise nos postos de combustível o custo por litro da
gasolina e do etanol. Relacione o custo de cada combustível com o seu poder
calorífico.
b) Pesquise as vantagens e desvantagens sobre a produção e
uso dos combustíveis álcool e gasolina. Registre as respostas no seu caderno.
c) Conforme seus estudos, como vc faria a escolha do melhor
combustível?
d) Em química orgânica, qual o grupo funcional da gasolina?
E Qual o grupo funcional do Etanol, do álcool combustível e do álcool de
limpeza?
Atividade de geografia do professor Edivaldo como Avaliação Diagnóstica para ser trabalhado com alunos dos 3º anos EJA; dos termos: A, B, C, D. Durante a semana de 27 a 31 de julho de 2020
E-mail do professor: ediliberato@hotmail.com
→Observação:
Serão aplicadas 10 questões com alternativas onde alunos farão o possível em responder sem consulta de texto e apostila e contamos com sua sinceridade em responder onde vamos exercer um voto de confiança para avaliar seu:
↔ Conhecimento → Concentração → Contribuição → Habilidade → Competência.
1ª questão:
↔. O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão. Assinale a alternativa correta:
A) – ( ) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois Hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos ( majoritariamente localizados no Sul.
B) – ( ) O Norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados,
C) – ( ) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul .
D) – ( ) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população do globo terrestre.
E) – ( ) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa
2ª questão
↔ leia com cuidado o texto abaixo:
“Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram nacionalizadas ou estatizadas”, Ele se refere ao:
A) - ( ) Socialismo B) – ( ) Capitalismo C) – ( ) Capitalismo Financeiro
D) – ( ) Capitalismo Industrial E) – ( ) Feudalismo
3ª questão: Sou consumidor ou consumista?!
↔. Fazer compras é normal até determinado ponto, as vezes há pessoas que são movidas por uma compulsão por comprar. Assim devemos saber distinguir um consumidor de um consumista.
→. Numere as afirmativas abaixo, definindo as características da seguinte forma:
( 1 ) consumista ( 2 ) consumidor
A) – ( ) compra produtos e serviços necessários para sua vida, sem exageros.
B) - ( ) Tem compulsão por compras, caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.
C) – ( ) Compra produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.
D) - ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
E) ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
4ª questão.
↔. “O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS”, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social”.
→. Explique a afirmação acima↑
→ (Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente).
5ª questão:
↔. “As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfalo, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.
SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em:<http://WWW.ambito-juridíco.com.br. Acesso em: 19 jun. 2015
→. As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:
A) – ( ) o Conselho de Segurança e a Assembleia geral.
B) – ( ) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros.
C) – ( ) a Corte Internacional de justiça e o Conselho de Segurança.
D) – ( ) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social.
E) – ( ) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas.
6ª questões:
↔. Estão previstos na declaração Universal dos direitos Humanos a observância e o respeito aos seguintes direitos, exceto:
A) – ( ) A declaração prevê o direito de contrair matrimônio e fundar uma família, desde que seja de livre consentimento dos nubentes
B) – ( ) De acordo com o artigo, toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
C) – ( ) O artigo VII versa sobre o direito de todos à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
D) – ( ) No artigo III está previsto o direito à liberdade e à segurança pessoal.
E) – ( ) Todos os direitos anteriormente listados, ainda que contrariem os objetivos e princípios das Nações Unidas.
7ª questão:
↔. Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) – ( ) Óleo diesel. B) – ( ) Gasolina. C) – ( ) Carvão mineral. D) – ( ) Gás natural E) – ( ) Vento.
8ª questão:
↔. Instrução: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O --------------------------foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no Hemisfério ----------------. É um dos principais responsáveis pela--------------------------, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A) – ( ) carvão mineral – norte – chuva ácidas.
B) – ( ) petróleo – sul- poluição dos oceanos.
C) – ( ) petróleo – sul – chuvas ácidas.
D) – ( ) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos.
E) – ( ) petróleo – norte- - chuva ácidas.
9ª questão:
↔. O interior da Terra é dividido em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, Qual(is) dela(s) pode(m) ser consideradas(s) sólida(s).
A) – ( ) somente a crosta terrestre.
B) – ( ) somente o manto.
C) – ( ) a crosta e o núcleo.
D) – ( ) a crosta e o núcleo interno.
E) – ( ) o manto externo e a crosta.
10ª questão:
↔. A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):
A) –( ) Magma
B) – ( ) Litosfera
C) – ( ) troposfera
D) – ( ) criosfera
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 30 e 31/07/2020 Apenas para alunos que estão
com pendências de atividades, quem já entregou tudo, pode se dedicar às
outras matérias. |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 3º Termos A, B
e C |
|
CONTEÚDOS:
Last year
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical
relativo a verbos regulares e irregulares no passado. |
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1. Reescreva aqui todos os verbos no tempo
passado 2. Traduza as frases
abaixo: a) I didn’t drink beer. b) I
didn’t want to live in the USA. c) I didn’t lose anything. 3. O que todas as frases da questão 2 têm em
comum? |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf.
|
3º TERMO A, B e C – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.. |
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO REALiZARAM ATIVIDADES (total ou parcial).
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.
TEXTO I
1-ENEM/2019.
O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.
Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...
(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.
2-ENEM/2016. TEXTO I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
TEXTO II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 27/07 à 31/07
Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre. Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T. B,C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Representação da Natureza Semana de Estudos Intensivos | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conhecer, explorar e analisar diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A seguir, vamos conhecer alguns artistas que representaram ou interagiram com a natureza. Em suas obras, eles refletiram sobre a relação do ser humano com outras espécies e com o planeta de modo geral.
Claude Monet, Ninfeias, 1916. (Óleo sobre tela 200,5cm x201cm, Museu Nacional de Arte Ocidental, Toquio
O pintor francês Claude Monet (1840-1926), um dos mais importantes artistas impressionistas, cultivava plantas de espécies variadas no jardim de sua casa em Giverny, no interior da França. A obra apresentada acima pertence a uma série de pinturas em que representou as ninfeias, um tipo de planta aquática que existia no lago de sua propriedade. Nessas pinturas, não há linha do horizonte e as manchas de cores e pinceladas chamam mais a atenção do que sua própria paisagem. 1. Você observou quantas cores diferentes Monet usou para representar a água e as plantas? Cite algumas. 2. Observando a obra o que mais chamou a sua atenção? 3. Crie sua releitura da obra.
| ||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das atividades.
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 27/07 a 31/07
__ |
|
|
E.E. Salim Farah Maluf.
|
3º TERMO A e 3º TERMO B – Professora Benedita. Disciplina: Biologia. E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades: Auto avaliação
|
Atividade: Relato Pessoal
|
Tempo para realização: Uma semana. De 27/07 até 31/07 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Atividade Semana de Recuperação Intensiva
Após realizar as atividades proposta durante o 2º Bimestre, faça um relato pessoal dos pontos positivos e negativos sobre o seu processo de aprendizagem à distância. Neste relato, descreva qual foi o conteúdo que você teve maior dificuldade e qual conteúdo que você conseguiu assimilar com facilidade. Comente um pouco sobre os filmes que foram indicados para complementar a sua aprendizagem. (Atividade para todos).
Neste período de 27/07 à 31/07 serão aceitas as atividades anteriores, caso não tenham sido enviadas nas datas corretas. (APENAS QUEM NÃO ENVIOU)
OBSERVAÇÂO: Entregar o relato e as atividades pendentes via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
ATIVIDADES DO BLOG
São Paulo, 20 de Julho de 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3TA, 3TB e 3° C e 3° B
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
2º BIMESTRE
Semana – 27 a 29 de Julho
Assistir o vídeo e responder.
O que é felicidade para você?
RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Esta atividade e para os alunos que não entregaram nenhuma atividade proposta neste bimestre.
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:
Questões
1- Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2- Esta lei esta protegendo a quem?
3- Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4- Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Turmas 3 termos A e B
De acordo com a tabela 1.2, compare o poder calorífico do álcool combustível e da gasolina, com 20% de álcool transformando kcal/kg em kcal/L. Dados: densidade do álcool combustível: 0,79 kg/L; densidade da gasolina com 20% de álcool: 0,74 kg/L.
a) Pesquise nos postos de combustível o custo por litro da gasolina e do etanol. Relacione o custo de cada combustível com o seu poder calorífico.
b) Pesquise as vantagens e desvantagens sobre a produção e uso dos combustíveis álcool e gasolina. Registre as respostas no seu caderno.
c) Conforme seus estudos, como vc faria a escolha do melhor combustível?
d) Em química orgânica, qual o grupo funcional da gasolina? E Qual o grupo funcional do Etanol, do álcool combustível e do álcool de limpeza?
Atividade de geografia do professor Edivaldo como Avaliação Diagnóstica para ser trabalhado com alunos dos 3º anos EJA; dos termos: A, B, C, D. Durante a semana de 27 a 31 de julho de 2020
E-mail do professor: ediliberato@hotmail.com
→Observação:
Serão aplicadas 10 questões com alternativas onde alunos farão o possível em responder sem consulta de texto e apostila e contamos com sua sinceridade em responder onde vamos exercer um voto de confiança para avaliar seu:
↔ Conhecimento → Concentração → Contribuição → Habilidade → Competência.
1ª questão:
↔. O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão. Assinale a alternativa correta:
A) – ( ) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois Hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos ( majoritariamente localizados no Sul.
B) – ( ) O Norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados,
C) – ( ) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul .
D) – ( ) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população do globo terrestre.
E) – ( ) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa
2ª questão
↔ leia com cuidado o texto abaixo:
“Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram nacionalizadas ou estatizadas”, Ele se refere ao:
A) - ( ) Socialismo B) – ( ) Capitalismo C) – ( ) Capitalismo Financeiro
D) – ( ) Capitalismo Industrial E) – ( ) Feudalismo
3ª questão: Sou consumidor ou consumista?!
↔. Fazer compras é normal até determinado ponto, as vezes há pessoas que são movidas por uma compulsão por comprar. Assim devemos saber distinguir um consumidor de um consumista.
→. Numere as afirmativas abaixo, definindo as características da seguinte forma:
( 1 ) consumista ( 2 ) consumidor
A) – ( ) compra produtos e serviços necessários para sua vida, sem exageros.
B) - ( ) Tem compulsão por compras, caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.
C) – ( ) Compra produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.
D) - ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
E) ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
4ª questão.
↔. “O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS”, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social”.
→. Explique a afirmação acima↑
→ (Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente).
5ª questão:
↔. “As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfalo, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.
SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em:<http://WWW.ambito-juridíco.com.br. Acesso em: 19 jun. 2015
→. As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:
A) – ( ) o Conselho de Segurança e a Assembleia geral.
B) – ( ) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros.
C) – ( ) a Corte Internacional de justiça e o Conselho de Segurança.
D) – ( ) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social.
E) – ( ) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas.
6ª questões:
↔. Estão previstos na declaração Universal dos direitos Humanos a observância e o respeito aos seguintes direitos, exceto:
A) – ( ) A declaração prevê o direito de contrair matrimônio e fundar uma família, desde que seja de livre consentimento dos nubentes
B) – ( ) De acordo com o artigo, toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
C) – ( ) O artigo VII versa sobre o direito de todos à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
D) – ( ) No artigo III está previsto o direito à liberdade e à segurança pessoal.
E) – ( ) Todos os direitos anteriormente listados, ainda que contrariem os objetivos e princípios das Nações Unidas.
7ª questão:
↔. Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) – ( ) Óleo diesel. B) – ( ) Gasolina. C) – ( ) Carvão mineral. D) – ( ) Gás natural E) – ( ) Vento.
8ª questão:
↔. Instrução: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O --------------------------foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no Hemisfério ----------------. É um dos principais responsáveis pela--------------------------, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A) – ( ) carvão mineral – norte – chuva ácidas.
B) – ( ) petróleo – sul- poluição dos oceanos.
C) – ( ) petróleo – sul – chuvas ácidas.
D) – ( ) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos.
E) – ( ) petróleo – norte- - chuva ácidas.
9ª questão:
↔. O interior da Terra é dividido em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, Qual(is) dela(s) pode(m) ser consideradas(s) sólida(s).
A) – ( ) somente a crosta terrestre.
B) – ( ) somente o manto.
C) – ( ) a crosta e o núcleo.
D) – ( ) a crosta e o núcleo interno.
E) – ( ) o manto externo e a crosta.
10ª questão:
↔. A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):
A) –( ) Magma
B) – ( ) Litosfera
C) – ( ) troposfera
D) – ( ) criosfera
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 30 e 31/07/2020 Apenas para alunos que estão
com pendências de atividades, quem já entregou tudo, pode se dedicar às
outras matérias. |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 3º Termos A, B
e C |
|
CONTEÚDOS:
Last year
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical
relativo a verbos regulares e irregulares no passado. |
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1. Reescreva aqui todos os verbos no tempo
passado 2. Traduza as frases
abaixo: a) I didn’t drink beer. b) I
didn’t want to live in the USA. c) I didn’t lose anything. 3. O que todas as frases da questão 2 têm em
comum? |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf.
|
3º TERMO A, B e C – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.. |
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO REALiZARAM ATIVIDADES (total ou parcial).
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.
TEXTO I
1-ENEM/2019.
O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.
Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...
(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.
2-ENEM/2016. TEXTO I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
TEXTO II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 27/07 à 31/07
Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre. Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR | ||||
PROFESSOR Adriana | AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T. B,C e D | |||
DISCIPLINA/TURMA: Arte | ||||
CONTEÚDOS: Representação da Natureza Semana de Estudos Intensivos | ||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conhecer, explorar e analisar diferentes modalidades das artes visuais, explorando materialidades.
| ||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A seguir, vamos conhecer alguns artistas que representaram ou interagiram com a natureza. Em suas obras, eles refletiram sobre a relação do ser humano com outras espécies e com o planeta de modo geral.
Claude Monet, Ninfeias, 1916. (Óleo sobre tela 200,5cm x201cm, Museu Nacional de Arte Ocidental, Toquio
O pintor francês Claude Monet (1840-1926), um dos mais importantes artistas impressionistas, cultivava plantas de espécies variadas no jardim de sua casa em Giverny, no interior da França. A obra apresentada acima pertence a uma série de pinturas em que representou as ninfeias, um tipo de planta aquática que existia no lago de sua propriedade. Nessas pinturas, não há linha do horizonte e as manchas de cores e pinceladas chamam mais a atenção do que sua própria paisagem. 1. Você observou quantas cores diferentes Monet usou para representar a água e as plantas? Cite algumas. 2. Observando a obra o que mais chamou a sua atenção? 3. Crie sua releitura da obra.
| ||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das atividades.
| ||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
|
DATA 27/07 a 31/07
__ |
|
|
RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Esta atividade e para os alunos que não entregaram nenhuma atividade proposta neste bimestre.
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:
Questões
1- Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2- Esta lei esta protegendo a quem?
3- Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4- Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi - 27/07/2020 a 31/07/2020.
Atividade
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3° Tc e
3° Td – Professor Ismael. Disciplina: Química
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Retomada de
conteúdos, releitura da atividade da aula anterior, Os Fenóis. |
Tempo
para realização:
Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
Atividade de geografia do professor Edivaldo como Avaliação Diagnóstica para ser trabalhado com alunos dos 3º anos EJA; dos termos: A, B, C, D. Durante a semana de 27 a 31 de julho de 2020
E-mail do professor: ediliberato@hotmail.com
→Observação:
Serão aplicadas 10 questões com alternativas onde alunos farão o possível em responder sem consulta de texto e apostila e contamos com sua sinceridade em responder onde vamos exercer um voto de confiança para avaliar seu:
↔ Conhecimento → Concentração → Contribuição → Habilidade → Competência.
1ª questão:
↔. O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão. Assinale a alternativa correta:
A) – ( ) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois Hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos ( majoritariamente localizados no Sul.
B) – ( ) O Norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados,
C) – ( ) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul .
D) – ( ) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população do globo terrestre.
E) – ( ) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa
2ª questão
↔ leia com cuidado o texto abaixo:
“Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram nacionalizadas ou estatizadas”, Ele se refere ao:
A) - ( ) Socialismo B) – ( ) Capitalismo C) – ( ) Capitalismo Financeiro
D) – ( ) Capitalismo Industrial E) – ( ) Feudalismo
3ª questão: Sou consumidor ou consumista?!
↔. Fazer compras é normal até determinado ponto, as vezes há pessoas que são movidas por uma compulsão por comprar. Assim devemos saber distinguir um consumidor de um consumista.
→. Numere as afirmativas abaixo, definindo as características da seguinte forma:
( 1 ) consumista ( 2 ) consumidor
A) – ( ) compra produtos e serviços necessários para sua vida, sem exageros.
B) - ( ) Tem compulsão por compras, caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.
C) – ( ) Compra produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.
D) - ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
E) ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
4ª questão.
↔. “O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS”, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social”.
→. Explique a afirmação acima↑
→ (Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente).
5ª questão:
↔. “As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfalo, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.
SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em:<http://WWW.ambito-juridíco.com.br. Acesso em: 19 jun. 2015
→. As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:
A) – ( ) o Conselho de Segurança e a Assembleia geral.
B) – ( ) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros.
C) – ( ) a Corte Internacional de justiça e o Conselho de Segurança.
D) – ( ) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social.
E) – ( ) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas.
6ª questões:
↔. Estão previstos na declaração Universal dos direitos Humanos a observância e o respeito aos seguintes direitos, exceto:
A) – ( ) A declaração prevê o direito de contrair matrimônio e fundar uma família, desde que seja de livre consentimento dos nubentes
B) – ( ) De acordo com o artigo, toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
C) – ( ) O artigo VII versa sobre o direito de todos à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
D) – ( ) No artigo III está previsto o direito à liberdade e à segurança pessoal.
E) – ( ) Todos os direitos anteriormente listados, ainda que contrariem os objetivos e princípios das Nações Unidas.
7ª questão:
↔. Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) – ( ) Óleo diesel. B) – ( ) Gasolina. C) – ( ) Carvão mineral. D) – ( ) Gás natural E) – ( ) Vento.
8ª questão:
↔. Instrução: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O --------------------------foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no Hemisfério ----------------. É um dos principais responsáveis pela--------------------------, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A) – ( ) carvão mineral – norte – chuva ácidas.
B) – ( ) petróleo – sul- poluição dos oceanos.
C) – ( ) petróleo – sul – chuvas ácidas.
D) – ( ) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos.
E) – ( ) petróleo – norte- - chuva ácidas.
9ª questão:
↔. O interior da Terra é dividido em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, Qual(is) dela(s) pode(m) ser consideradas(s) sólida(s).
A) – ( ) somente a crosta terrestre.
B) – ( ) somente o manto.
C) – ( ) a crosta e o núcleo.
D) – ( ) a crosta e o núcleo interno.
E) – ( ) o manto externo e a crosta.
10ª questão:
↔. A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):
A) –( ) Magma
B) – ( ) Litosfera
C) – ( ) troposfera
D) – ( ) criosfera
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre
3TC
· Ler o texto disponível no Link: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-conceito-animal-politico-aristoteles.htm
Faça um resumo sobre o texto.
· Texto no Word, letra Arial 12
· Entrega via e-mail; evertonvono503@gmail.com
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 30 e 31/07/2020 Apenas para alunos que estão
com pendências de atividades, quem já entregou tudo, pode se dedicar às
outras matérias. |
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 3º Termos A, B
e C |
|
CONTEÚDOS:
Last year
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical
relativo a verbos regulares e irregulares no passado. |
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1. Reescreva aqui todos os verbos no tempo
passado 2. Traduza as frases
abaixo: a) I didn’t drink beer. b) I
didn’t want to live in the USA. c) I didn’t lose anything. 3. O que todas as frases da questão 2 têm em
comum? |
|
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf.
|
3º TERMO A, B e C – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.. |
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO REALiZARAM ATIVIDADES (total ou parcial).
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.
TEXTO I
1-ENEM/2019.
O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.
Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...
(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.
2-ENEM/2016. TEXTO I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
TEXTO II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 27/07 à 31/07
Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre. Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T. B,C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Representação da Natureza Semana de Estudos Intensivos |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Conhecer,
explorar e analisar diferentes modalidades das artes visuais, explorando
materialidades.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: A
seguir, vamos conhecer alguns artistas que representaram ou interagiram com a
natureza. Em suas obras, eles refletiram sobre a relação do ser humano com
outras espécies e com o planeta de modo geral.
Claude Monet, Ninfeias, 1916. (Óleo sobre tela
200,5cm x201cm, Museu Nacional de Arte Ocidental, Toquio
O
pintor francês Claude Monet (1840-1926), um dos mais importantes artistas
impressionistas, cultivava plantas de espécies variadas no jardim de sua casa
em Giverny, no interior da França. A
obra apresentada acima pertence a uma série de pinturas em que representou as
ninfeias, um tipo de planta aquática que existia no lago de sua propriedade.
Nessas pinturas, não há linha do horizonte e as manchas de cores e pinceladas
chamam mais a atenção do que sua própria paisagem. 1.
Você observou quantas cores
diferentes Monet usou para representar a água e as plantas? Cite algumas. 2.
Observando a obra o que mais chamou
a sua atenção? 3.
Crie sua releitura da obra.
|
||||
RECURSOS: Caderno anotações e registro das
atividades.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 27/07 a 31/07
__ |
|
|
RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Esta atividade e para os alunos que não entregaram nenhuma atividade proposta neste bimestre.
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:
Questões
1- Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2- Esta lei esta protegendo a quem?
3- Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4- Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
PROFESSORA: MARCELA
Física: 3 º termo D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO ENCERRAMENTO DO SEMESTRE !
Esta
atividade é somente para aqueles alunos que não realizaram !
27/07/2020
/ a 31/07/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvidas
segundas feiras (19:00h as 20:30h)
Por e-mail e WhatsApp
1º Bimestre
Processos
de eletrização
1) Respondendo às perguntas a seguir:
a) Como eletrizar um corpo?
b) A eletrização pode ocorrer de três formas: por atrito,
contato ou indução, descreva cada processo.
2) Fazer uma breve pesquisa sobre condutores e isolantes.
3) O que são fontes de energias renováveis e não
renováveis.
Questão 4- Choque elétrico
a) Quais são as consequências da passagem de corrente elétrica
com diferentes intensidades pelo corpo humano?
b) Analise a
seguinte situação: um eletricista relata que, mesmo calçado com uma bota de
borracha, tomou um choque ao fazer a manutenção na rede elétrica residencial.
Explique por que isso ocorreu.
c) Quais são os
fatores que mais influenciam em um choque?
Atividades de recuperação 2º
bimestre
Atividade1 – Analisando um
circuito elétrico
A iluminação artificial, considerada um dos maiores
efeitos da revolução causada pelo descobrimento da eletricidade, ocorre pela
transformação da corrente elétrica em calor e luz.
·
Você já parou para pensar o que
faz uma lâmpada elétrica funcionar?
·
Por que quando retiramos uma
lâmpada do “pisca-pisca” algumas outras lâmpadas se apagam?
O que acontece se ligarmos um equipamento na “voltagem” incorreta?
1) Observe a imagem abaixo, de um experimento realizado
pelos alunos de uma escola e responda:
a) O que pode ter acontecido com a lâmpada que não está
com luminosidade?
b) Quais são os componentes deste circuito elétrico?
c) Você saberia dizer qual tipo de circuito foi montado?
Esse movimento que realizamos nesta atividade
foi para relacionar as nossas práticas no cotidiano a conceitos físicos agora
vamos fazer uma pesquisa sobre CIRCUITOS ELÉTRICOS
Embora a origem do termo magnetismo seja atribuída à
observação das “pedras de Magnésia” (magnetitas), vários textos antigos indicam
que chineses, hindus, persas, hebreus e egípcios já conheciam algo sobre o
magnetismo há milhares de anos. Entre esses povos, os materiais magnéticos eram
utilizados em várias práticas místicas e terapêuticas. Com mais de 4 mil anos
de existência, o livro Huang Di Nei Jing Su Wen (Tratado de Medicina Interna do
Imperador Amarelo) já fazia referência ao uso de rochas magnéticas (magnetitas)
junto com agulhas na acupuntura. Atualmente, comercializam-se muitos objetos
magnéticos que se pretendem benéficos à saúde: braceletes, colchões etc., mas
sem evidência científica de que esses tratamentos de fato de em resultado.
Neste TEMA, você vai estudar o que são ímãs e quais são
suas propriedades, além de iniciar seus estudos sobre o magnetismo terrestre, a
relação entre eletricidade e magnetismo e algumas de suas aplicações.
ÍMÃS E MAGNETISMO
Desde a invenção da bússola, as interações magnéticas entre
ímãs e diferentes materiais são estudadas, e novas aplicações do magnetismo vêm
sendo desenvolvidas. Neste tema, você vai estudar o que são ímãs e como eles
interagem com a matéria.
Observe a imagem e responda:
a) Você reconhece o instrumento mostrado na imagem? ________________________________
b) Como
se pode fazer para saber em que direção e sentido está o Norte?
___________________________________
c) Os Ímãs são capazes de atrair qualquer tipo de metal?
_________________________________________
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi - 27/07/2020 a 31/07/2020.
Atividade
E.E. Salim Farah Maluf.
|
3° Tc e 3° Td – Professor Ismael. Disciplina: Química E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Retomada de conteúdos, releitura da atividade da aula anterior, Os Fenóis. |
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
Atividade de geografia do professor Edivaldo como Avaliação Diagnóstica para ser trabalhado com alunos dos 3º anos EJA; dos termos: A, B, C, D. Durante a semana de 27 a 31 de julho de 2020
E-mail do professor: ediliberato@hotmail.com
→Observação:
Serão aplicadas 10 questões com alternativas onde alunos farão o possível em responder sem consulta de texto e apostila e contamos com sua sinceridade em responder onde vamos exercer um voto de confiança para avaliar seu:
↔ Conhecimento → Concentração → Contribuição → Habilidade → Competência.
1ª questão:
↔. O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão. Assinale a alternativa correta:
A) – ( ) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois Hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos ( majoritariamente localizados no Sul.
B) – ( ) O Norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados,
C) – ( ) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul .
D) – ( ) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população do globo terrestre.
E) – ( ) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa
2ª questão
↔ leia com cuidado o texto abaixo:
“Sistema socioeconômico baseado numa economia planificada em que, teoricamente, não há classes sociais, pois as empresas em geral foram nacionalizadas ou estatizadas”, Ele se refere ao:
A) - ( ) Socialismo B) – ( ) Capitalismo C) – ( ) Capitalismo Financeiro
D) – ( ) Capitalismo Industrial E) – ( ) Feudalismo
3ª questão: Sou consumidor ou consumista?!
↔. Fazer compras é normal até determinado ponto, as vezes há pessoas que são movidas por uma compulsão por comprar. Assim devemos saber distinguir um consumidor de um consumista.
→. Numere as afirmativas abaixo, definindo as características da seguinte forma:
( 1 ) consumista ( 2 ) consumidor
A) – ( ) compra produtos e serviços necessários para sua vida, sem exageros.
B) - ( ) Tem compulsão por compras, caracterizada pela busca incessante de objetos novos sem que haja necessidade dos mesmos.
C) – ( ) Compra produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência.
D) - ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
E) ( ) É descontrolado e se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
4ª questão.
↔. “O CONSUMO NO MEIO ADOLESCENTE NÃO É MOTIVADO POR NECESSIDADES REAIS”, mas pelo simples prazer e perspectiva da aceitação pelo grupo social”.
→. Explique a afirmação acima↑
→ (Lembre-se de escrever um texto com uma linguagem adequada, letra legível, e explicar detalhadamente).
5ª questão:
↔. “As Nações Unidas, sendo uma organização internacional de caráter universalista, com um número muito grande de estados-membros, tenta equilibrar na sua estrutura o peso das grandes potências com o princípio da maioria. Por esse motivo, sua estrutura é chamada de bicéfalo, contendo duas câmaras principais com poderes distintos”.
SILVEIRA, C. E. Âmbito Jurídico. Disponível em:<http://WWW.ambito-juridíco.com.br. Acesso em: 19 jun. 2015
→. As duas câmaras principais mencionadas pelo texto são:
A) – ( ) o Conselho de Segurança e a Assembleia geral.
B) – ( ) o Secretariado das Nações Unidas e a Instância dos Países-membros.
C) – ( ) a Corte Internacional de justiça e o Conselho de Segurança.
D) – ( ) a Assembleia Geral e o Conselho Econômico Social.
E) – ( ) o Banco Mundial e o Secretariado das Nações Unidas.
6ª questões:
↔. Estão previstos na declaração Universal dos direitos Humanos a observância e o respeito aos seguintes direitos, exceto:
A) – ( ) A declaração prevê o direito de contrair matrimônio e fundar uma família, desde que seja de livre consentimento dos nubentes
B) – ( ) De acordo com o artigo, toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
C) – ( ) O artigo VII versa sobre o direito de todos à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
D) – ( ) No artigo III está previsto o direito à liberdade e à segurança pessoal.
E) – ( ) Todos os direitos anteriormente listados, ainda que contrariem os objetivos e princípios das Nações Unidas.
7ª questão:
↔. Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) – ( ) Óleo diesel. B) – ( ) Gasolina. C) – ( ) Carvão mineral. D) – ( ) Gás natural E) – ( ) Vento.
8ª questão:
↔. Instrução: Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O --------------------------foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no Hemisfério ----------------. É um dos principais responsáveis pela--------------------------, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A) – ( ) carvão mineral – norte – chuva ácidas.
B) – ( ) petróleo – sul- poluição dos oceanos.
C) – ( ) petróleo – sul – chuvas ácidas.
D) – ( ) carvão mineral – sul – poluição dos oceanos.
E) – ( ) petróleo – norte- - chuva ácidas.
9ª questão:
↔. O interior da Terra é dividido em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura interna do nosso planeta, Qual(is) dela(s) pode(m) ser consideradas(s) sólida(s).
A) – ( ) somente a crosta terrestre.
B) – ( ) somente o manto.
C) – ( ) a crosta e o núcleo.
D) – ( ) a crosta e o núcleo interno.
E) – ( ) o manto externo e a crosta.
10ª questão:
↔. A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):
A) –( ) Magma
B) – ( ) Litosfera
C) – ( ) troposfera
D) – ( ) criosfera
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA
DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
E.E.
Professor Salim Farah Maluf
RUA
Jardim Tamoio, 100- Conjunto Residencial Jose Bonifácio.
São
Paulo – SP CEP: 08255-010 Fone: (011) 2521-0892
DIRETORIA
DE ENSINO REGIÃO LESTE 3
PLANO DE AULA |
||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS TURMA:
3TD - EJA |
||||
CONTEÚDOS:TRANSLATE |
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF06LI01), (EF06LI04), (EF06LI05), (EF06LI07), (EF06LI08), (EF06LI09), Nesta
atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o
assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio
de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema cotidiano. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
-Desenvolvimento
das Atividades:
·
Parte 1: Translate the music: Have
you ever (Brandy) 1. Leia o texto com atenção, observe as palavras; 2. Traduzir o texto com o tradutor online ou
dicionário; 3. Entra no link abaixo e responda. 4. Link: https://forms.gle/SpbNGjDnXhex8o9f9 5. Translate
the music
Have You Ever? Brandy Have you ever loved
somebody so much it makes you cry? Have you ever needed
something so bad you can't sleep at night? Have you ever tried to
find the words, but they don't come out right? Have you ever, have you
ever?
Have you ever been in love Been in love so bad You'd do anything to make
them understand? Have you ever had someone
steal your heart away You'd give anything to
make them feel the same? Have you ever searched for
words to get you in their heart? But you don't know what to
say And you don't know where
to start
Have you ever found the
one You've dreamed of all your
life? You'd do just about
anything to look into their eyes Have you finally found the
one you've given your heart to Only to find that one
won't give their heart to you Have you ever closed your
eyes and Dreamed that they were
there And all you can do is wait
for the day when they will care
What do I gotta do to get
you in my arms, baby? What do I gotta say to get
to your heart? To make you understand how
I need you next to me Gotta get you in my world Cuz, baby, I can't sleep |
||||
RECURSOS: ·
Internet, ·
Dicionário, ·
Tradutor
on-line. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Os
alunos serão avaliados por meio de participação na realização das atividades
propostas. |
||||
|
DATA: 20/07/2020 |
|
|
|
E.E. Salim Farah Maluf.
|
3º
TERMO D
– Professor Thiago . Disciplina: Língua Portuguesa.. E-mail: thiagomhz@gmail.com |
|
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO.
ALUNOS QUE NÃO REALIZARAM
ATIVIDADES.
Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois
textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo
texto.
TEXTO I
1-ENEM/2019.
O
Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque
100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
Para
especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência
do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode
refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias
famílias.
Políticas
públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve
estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração
que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os
desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde
pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos
dependentes.
Na
comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...
(A) apresentam
vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas
pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a
qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser
revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam
com as condições de vida proporcionadas pelo País.
2-ENEM/2016.
TEXTO I
Nesta época do
ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da
população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na
propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado.
No clássico livro O capital, Karl
Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam
a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são
personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de
luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas
marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e
visibilidade social a um indivíduo.
TEXTO II
Todos os dias,
em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e
rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz
gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e
aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de
desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a
nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio
pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma,
lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje
reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G.
A alma do consumo.Disponível
em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.
Esses
textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto
de vista de que esse hábito
(A)
desperta o desejo de ascensão social.
(B)
provoca mudanças nos valores sociais.
(C)
advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D)
deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
(E)
resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA (3 TERMO D - NOITE)
CONTEÚDOS: Princípios da matemática financeira
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
(PARA QUEM DEIXOU DE ENTREGAR UMA ATIVIDADE)
1) Calcule os juros simples aplicado a um capital de R$ 23.000,00, durante 16 meses, a uma taxa de 2% ao mês.
2)Quanto tempo precisamos deixar um capital de R$ 5.600,00 aplicado a juros simples, para termos um rendimento de R$ 1.100,00, a uma taxa mensal de 3%?
3)Determine o valor do capital que, aplicado durante 6 meses a uma taxa de 4%, rendeu juros de R$ 8.288,00.
EMAIL ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br
Orientação de envio: NOME DO ALUNO + TURMA + SEMANA XXXXXX
Nenhum comentário:
Postar um comentário