ATIVIDADE DE FILOSOFIA (06/07 a 10/7)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 2ºA/B
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após assistir o vídeo indicado, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
TEMA: PLATÃO
Assista no You Tube o vídeo do Professor de Filosofia FRANCISCO PORFÍRIO, de aproximadamente 6:27 minutos sobre quem foi e o pensamento do filósofo PLATÃO.
Em seguida faça um breve resumo sobre o seu entendimento do tema.
SOCIOLOGIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (06/07 a 10/7)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 2ºA/B
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Meios de comunicação de massa, indústria cultural e mudança social
Apesar desse teor crítico direcionado à indústria cultural, os meios de comunicação que a promovem são também produtores culturais – e não podem ser desprezados em qualquer processo de mudança social, afinal são veículos poderosos, com abrangência de público de massa.
Esta capacidade comunicativa, a depender de seu uso, pode ser fonte de mobilização em prol de causas pensadas justas pela sociedade civil organizada. Por isso, alguns autores defendem que a democratização de tais meios (rádio e TV, em especial) deve ser uma diretriz das ações governamentais. Tal democratização torna aptos os cidadãos comuns a produzirem conteúdos culturais em massa, alterando, de certa maneira, a lógica capitalista que preside a indústria cultural.
Os meios de comunicação de massa e da indústria cultural são importantes para qualquer mudança significativa na sociedade, mas há uma limitação intrínseca a esse modelo, que estaria no seu caráter eminentemente capitalista, assinala o estudioso Teixeira Coelho.
RESPONDA:
1) Qual a influência dos meios de comunicação no incentivo à compra de produtos não necessários?
FÍSICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR
|
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana 06/07 a 10/07/2020
|
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 2° A e B
|
CONTEÚDOS:
*Calor Temperatura e Fontes
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Estimar a ordem de grandezas de
temperaturas de elementos cotidiano.
Propor procedimentos em que sejam
realizadas medidas de temperatura.
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE ( 2 )
Ler o texto da apostila do 1°
Bimestre da pagina 25 e 27, e fazer o que
se pede
As aulas deverão ser registradas no caderno e as
pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email
.
|
|
|
RECURSOS:
Caderno
do aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
(
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
QUÍMICA/PROFªLUCILENE
SEMANA DE
06/07 A 10/07
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Quimica
Turmas:
2ªA e 2ºB
Tema:
Revisão de exercícios e a história do átomo
Desenvolvimento:
Resolva
as questões a seguir :
1) Numa
rodovia pavimentada, ocorreu um tombamento de um caminhão que transportava
ácido sulfúrico concentrado. Parte de sua carga fluiu para um curso d’agua não
poluído que deve ter sofrido, como consequência:
I
– mortalidade de peixes acima da normalidade no local do derrame do ácido e em
suas proximidades.
III
– danos permanentes na qualidade de suas águas.
IV
– aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.
È
correto afirmar que, dessas consequências, apenas podem ocorrer:
(
A ) I e II
( D ) I , II e IV
(
B ) II e III
(E ) I ,III e IV
(
C ) II e IV (F) I, II,
III e IV
2) Calculados
os valores dos coeficientes a, b, x, y e z das reações a seguir, verificamos
que a soma desses coeficientes é:
a MnO2
+ b HCl x MnCl2 + y H2O
+ zCl2
(
A ) 5 ( B ) 9 ( C ) 8
(
D ) 15 ( E )
12 ( F ) 10
3) Dados
as reações químicos:
(1 )
MnO2 + HCl MnCl2
+ H2O + Cl2
(2 )
NiSO4 + H2SO4 + HNO3 Ni2(SO4)3
+ NO + H2O
É possível afirmar:
I – Os agentes oxidantes são MnO2
para 1 e o HNO3 para 2.
II – Os coeficientes estequiométricos são
1:4:1:2:1 e 2:1:2:1:2:4, respectivamente, para
1 e 2 .
III – O número de elétrons trocados na reação
de 1 é de 2 elétrons e na reação 2 é de 6 elétrons.
IV – Em ambas as reações o hidrogênio e o
oxigênio não sofrem alterações em seus números de oxidação.
Assinale a alternativa correta:
(A) Somente
as afirmativas I, II e IV são verdadeiros.
(B) Somente
as afirmativas I, II e III são
verdadeiras.
(C) Somente
as afirmativas II e III são verdadeiras.
(D) Somente
as afirmativas I,III e IV são verdadeiras.
(E) Todas
as afirmativas são verdadeiras.
Agora
vamos para o caderno do aluno na pagina 42 na atividade 3.B Assista ao vídeo
“Teoria Atomica de Dalton-Brasil Escola” e registre em seu caderno as
principais ideias dando ênfase aos postulados de Dalton. Atividade 3.C a partir
das representações que estão no caderno do aluno responda as questões a/ b/
c/d.
Plantão
de duvida é na sexta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã.
2ºA e 2ºB GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 04 a 08 do 07 de 2020.
Série: 2º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que aborda o assunto.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira.
GEOGRAFIA : Fases da industrialização brasileira I/II, leitura e pesquisa.
O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor, como Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outros.
As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX.
O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.
Engenhos de açúcar primeira etapa da indústria no país.
• Primeira etapa: essa ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
• Segunda etapa: corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%, denominada de tarifa Alves Branco.
Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial, que prometia grandes perspectivas de prosperidade. As primeiras empresas limitavam-se à produção de alimentos, de tecidos, além de velas e sabão.
Em suma, tratava-se de produtos sem grandes tecnologias empregadas.
A atividade industrial no Brasil teve início no período colonial.
• Terceira etapa: período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais). Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS.
• Quarta etapa: teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com o ingresso dos militares no governo do país, no ano de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.
Publicado por: Eduardo de Freitas.
É fundamental considerar os elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira, reconhecendo os fatores histórico-geográficos responsáveis inclusive pela concentração da atividade industrial no Sudeste brasileiro. E com base em dados e informações expressos em diferentes linguagens reconhecer as principais características da atividade industrial no Brasil. Outro ponto que requer atenção refere-se aos fatores relacionados ao impacto das novas tecnologias no processo industrial brasileiro e o processo de desterritorialização, e a questão do trabalho e o mercado de trabalho.
Responda no caderno e guarde as questões com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Autor: MARCIO KUHNE ->
“ NÃO VENCEMOS TODAS AS VEZES QUE LUTAMOS,
MAS PERDEMOS TODAS AS VEZES QUE DEIXAMOS DE LUTAR ! “
HISTORIA
INGLÊS/PROFªSILVANA
LÍNGUA INGLESA
|
PROFESSORA: SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com
Período
de Entrega: 06/07 à 10/06/2020
Nome-
Número – Série e data da realização da atividade na apostila e enviem as fotos por e-mail.
|
DISCIPLINA/TURMA:
2º A
AULAS
PREVISTAS: 02
|
CONTEÚDOS: Atividade da Apostila: Poluição, Consumo e
Consumismo páginas 124,125 e 126.
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidades:
Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas
publicitárias. Inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais.
|
Atividade 3
a) Leia as entradas do
dicionário retiradas do dicionário Cambridge e compare as palavras
abaixo.
b) Combine as palavras da ATIVIDADE 3 com as situações
abaixo, de acordo com o seguinte identificação (A) / (B) /
(C):
c) Compare suas respostas com outros colegas de classe.
Atividade
4
a) Em pares, converse com seus amigos sobre seus hábitos
relacionados ao consumo.
b) Agora, compare suas experiências e faça anotações das
diferenças e semelhanças
entre eles na grade abaixo.
|
Período
da Realização: 06/07 à 10/07/2020.
|
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
SEMANA DE
06/07/2020 A 10/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA
1, 2 , 3 e 4 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:
Assistir o filme "Palmeiras na Neve"
AULA 5
- TEMA: RACISMO
Ø
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Fazer o resumo do filme e enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com em documento WORD ou PDF da foto do
caderno, não esqueça de colocar o nome. número e série e indicar a semana da
atividade.
MATEMÁTICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR
|
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
5 aulas por semana 06/07 a 10/07/2020
|
DISCIPLINA/TURMA:
Matematica 2°
A
|
CONTEÚDOS:*
Matrizes * Determinantes * Sistemas Lineares
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Utilizar
elementos de matries para organizar e justificar a resolução de situações
problemas baseadas em contextos do cotidiano.
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Fazer
as atividades da apositila do 2° Bimestre
Ler
o texto da pagina 6 Tema 1 ( MATRIZES )
Fazer
as atividades 1 , 2 e 3 ate a pagina 8
As aulas deverão ser registradas no caderno e as
pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email
.
|
|
|
RECURSOS:
Caderno
do aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
(
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
DATA
----/----/----
|
PROJETO DE VIDA/PROFªROSIANE
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA
|
1.
PROFESSOR
Rosiane
Ap. Dias Quintão
|
2.
TURMA
2ª Série
- A
|
3.
DISCIPLINA:
Professor
especialista, projeto de vida
|
4.
CONTEÚDOS:
Representação
visual (continuação).
|
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Foco e imaginação
criativa.
|
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1-
Em sua opinião como deve ser o componente curricular?
2-
Você observou se dentro do componente curricular existe
uma sequência se sim de um exemplo.
OBS. Gostaria de
ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei a disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 8hs as 9hs.
|
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os
alunos iram utilizar o caderno.
|
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
06/07/2020 a 10/07/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane
|
12. VALIDADO EM:
06/07/2020
|
|
|
|
|
|
TEC.E INOVACÃO/PROFªSANDRA
Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º A, B
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 09/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Crie um slogan sobre o racismo.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ºB MANHA
ARTE/PROFºPAULOATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (06/07 a 10/7)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 2ºA/B
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Meios de comunicação de massa, indústria cultural e mudança social
Apesar desse teor crítico direcionado à indústria cultural, os meios de comunicação que a promovem são também produtores culturais – e não podem ser desprezados em qualquer processo de mudança social, afinal são veículos poderosos, com abrangência de público de massa.
Esta capacidade comunicativa, a depender de seu uso, pode ser fonte de mobilização em prol de causas pensadas justas pela sociedade civil organizada. Por isso, alguns autores defendem que a democratização de tais meios (rádio e TV, em especial) deve ser uma diretriz das ações governamentais. Tal democratização torna aptos os cidadãos comuns a produzirem conteúdos culturais em massa, alterando, de certa maneira, a lógica capitalista que preside a indústria cultural.
Os meios de comunicação de massa e da indústria cultural são importantes para qualquer mudança significativa na sociedade, mas há uma limitação intrínseca a esse modelo, que estaria no seu caráter eminentemente capitalista, assinala o estudioso Teixeira Coelho.
RESPONDA:
1) Qual a influência dos meios de comunicação no incentivo à compra de produtos não necessários?
FÍSICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR
|
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana 06/07 a 10/07/2020
|
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 2° A e B
|
CONTEÚDOS:
*Calor Temperatura e Fontes
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Estimar a ordem de grandezas de
temperaturas de elementos cotidiano.
Propor procedimentos em que sejam
realizadas medidas de temperatura.
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE ( 2 )
Ler o texto da apostila do 1°
Bimestre da pagina 25 e 27, e fazer o que
se pede
As aulas deverão ser registradas no caderno e as
pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email
.
|
|
|
RECURSOS:
Caderno
do aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
(
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
QUÍMICA/PROFªLUCILENE
SEMANA DE
06/07 A 10/07
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Quimica
Turmas:
2ªA e 2ºB
Tema:
Revisão de exercícios e a história do átomo
Desenvolvimento:
Resolva
as questões a seguir :
1) Numa
rodovia pavimentada, ocorreu um tombamento de um caminhão que transportava
ácido sulfúrico concentrado. Parte de sua carga fluiu para um curso d’agua não
poluído que deve ter sofrido, como consequência:
I
– mortalidade de peixes acima da normalidade no local do derrame do ácido e em
suas proximidades.
III
– danos permanentes na qualidade de suas águas.
IV
– aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.
È
correto afirmar que, dessas consequências, apenas podem ocorrer:
(
A ) I e II
( D ) I , II e IV
(
B ) II e III
(E ) I ,III e IV
(
C ) II e IV (F) I, II,
III e IV
2) Calculados
os valores dos coeficientes a, b, x, y e z das reações a seguir, verificamos
que a soma desses coeficientes é:
a MnO2
+ b HCl x MnCl2 + y H2O
+ zCl2
(
A ) 5 ( B ) 9 ( C ) 8
(
D ) 15 ( E )
12 ( F ) 10
3) Dados
as reações químicos:
(1 )
MnO2 + HCl MnCl2
+ H2O + Cl2
(2 )
NiSO4 + H2SO4 + HNO3 Ni2(SO4)3
+ NO + H2O
É possível afirmar:
I – Os agentes oxidantes são MnO2
para 1 e o HNO3 para 2.
II – Os coeficientes estequiométricos são
1:4:1:2:1 e 2:1:2:1:2:4, respectivamente, para
1 e 2 .
III – O número de elétrons trocados na reação
de 1 é de 2 elétrons e na reação 2 é de 6 elétrons.
IV – Em ambas as reações o hidrogênio e o
oxigênio não sofrem alterações em seus números de oxidação.
Assinale a alternativa correta:
(A) Somente
as afirmativas I, II e IV são verdadeiros.
(B) Somente
as afirmativas I, II e III são
verdadeiras.
(C) Somente
as afirmativas II e III são verdadeiras.
(D) Somente
as afirmativas I,III e IV são verdadeiras.
(E) Todas
as afirmativas são verdadeiras.
Agora
vamos para o caderno do aluno na pagina 42 na atividade 3.B Assista ao vídeo
“Teoria Atomica de Dalton-Brasil Escola” e registre em seu caderno as
principais ideias dando ênfase aos postulados de Dalton. Atividade 3.C a partir
das representações que estão no caderno do aluno responda as questões a/ b/
c/d.
Plantão
de duvida é na sexta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã.
2ºA e 2ºB GEOGRAFIA / PROF. DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 04 a 08 do 07 de 2020.
Série: 2º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que aborda o assunto.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira.
GEOGRAFIA : Fases da industrialização brasileira I/II, leitura e pesquisa.
O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor, como Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outros.
As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX.
O conjunto de mudanças aconteceu especialmente nas relações de trabalho, com a expansão do emprego remunerado que resultou em aumento do consumo de mercadorias, a abolição do trabalho escravo e o ingresso de estrangeiros no Brasil como italianos, alemães, japoneses, dentre muitas outras nacionalidades, que vieram para compor a mão de obra, além de contribuir no povoamento do país, como ocorreu na região Sul. Um dos maiores acontecimentos no campo político foi a proclamação da República. Diante desses acontecimentos históricos, o processo industrial brasileiro passou por quatro etapas.
Engenhos de açúcar primeira etapa da indústria no país.
• Primeira etapa: essa ocorreu entre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
• Segunda etapa: corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para a implantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%, denominada de tarifa Alves Branco.
Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industrial, que prometia grandes perspectivas de prosperidade. As primeiras empresas limitavam-se à produção de alimentos, de tecidos, além de velas e sabão.
Em suma, tratava-se de produtos sem grandes tecnologias empregadas.
A atividade industrial no Brasil teve início no período colonial.
• Terceira etapa: período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de produtos para várias regiões do país (muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, nessa etapa passaram a servir os interesses industriais). Foi instalada no país a Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa de extrema importância no sistema produtivo industrial, uma vez que abastecia as indústrias com matéria-prima, principalmente metais. No ano de 1953, foi instituída uma das mais promissoras empresas estatais: a PETROBRAS.
• Quarta etapa: teve início em 1955, e segue até os dias de hoje. Essa fase foi promovida inicialmente pelo presidente Juscelino Kubitschek, que promoveu a abertura da economia e das fronteiras produtivas, permitindo a entrada de recursos em forma de empréstimos e também em investimentos com a instalação de empresas multinacionais. Com o ingresso dos militares no governo do país, no ano de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira comprometendo o crescimento autônomo do país, que resultou no incremento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias consolidadas. No fim do século XX houve um razoável crescimento econômico no país, promovendo uma melhoria na qualidade de vida da população brasileira, além de maior acesso ao consumo. Houve também a estabilidade da moeda, além de outros fatores que foram determinantes para o progresso gradativo do país.
Publicado por: Eduardo de Freitas.
É fundamental considerar os elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira, reconhecendo os fatores histórico-geográficos responsáveis inclusive pela concentração da atividade industrial no Sudeste brasileiro. E com base em dados e informações expressos em diferentes linguagens reconhecer as principais características da atividade industrial no Brasil. Outro ponto que requer atenção refere-se aos fatores relacionados ao impacto das novas tecnologias no processo industrial brasileiro e o processo de desterritorialização, e a questão do trabalho e o mercado de trabalho.
Responda no caderno e guarde as questões com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Autor: MARCIO KUHNE ->
“ NÃO VENCEMOS TODAS AS VEZES QUE LUTAMOS,
MAS PERDEMOS TODAS AS VEZES QUE DEIXAMOS DE LUTAR ! “
HISTORIA
INGLÊS/PROFªSILVANA
LÍNGUA INGLESA
|
PROFESSORA: SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com
Período
de Entrega: 06/07 à 10/06/2020
Nome-
Número – Série e data da realização da atividade na apostila e enviem as fotos por e-mail.
|
DISCIPLINA/TURMA:
2º B
AULAS
PREVISTAS: 02
|
CONTEÚDOS: Atividade da Apostila: Poluição, Consumo e
Consumismo páginas 124,125 e 126.
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidades:
Ler, compreender, analisar e interpretar: roteiros, anúncios ou propagandas
publicitárias. Inferindo seus traços característicos, bem como suas
finalidades e usos sociais.
|
Atividade 3
a) Leia as entradas do
dicionário retiradas do dicionário Cambridge e compare as palavras
abaixo.
b) Combine as palavras da ATIVIDADE 3 com as situações
abaixo, de acordo com o seguinte identificação (A) / (B) /
(C):
c) Compare suas respostas com outros colegas de classe.
Atividade
4
a) Em pares, converse com seus amigos sobre seus hábitos
relacionados ao consumo.
b) Agora, compare suas experiências e faça anotações das
diferenças e semelhanças
entre eles na grade abaixo.
|
Período
da Realização: 06/07 à 10/07/2020.
|
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRUBERVALROSÉLIA
| AULAS PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA DO DIA 06 à 10/07/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 2ºB |
CONTEÚDO |
· O DESAFIO DOS SUPERPODERES. |
· Realizar a leitura do texto- 155 e 157. · Realizar uma síntese do texto trabalhado e enviar no E-mail ou Google Class(foto) Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações quando retornarmos.
|
RECURSOS: · T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
· Processual ( continuada), atividades em grupo e individual; · Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma GOOGLE CLASS realização da atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA: 10/07/2020. |
TEC.E INOVACÃO/PROFªSANDRA
Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º A,B
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 09/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Crie um slogan sobre o racismo.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ºC NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª C, D
CONTEÚDOS:
A operação poética com as transformações da Música e Tecnologia
1ª e 2ª aula
Assista ao vídeo do link’ abaixo;
Relate o que mais lhe chamou a atenção ou aprendeu neste documentário sobre música e tecnologia.
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.
2ºC ,2ºD e 2ºE SOCIOLOGIA /JOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Desigualdade Social-Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Aula anterior, aprendemos sobre desigualdade de gênero, mas como sabemos, a desigualdade no Brasil, não é só de gênero, mas também social.
Faça uma pesquisa com o tema Desigualdade Social no Brasil
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2º Ano
C, 2º Ano D e 2º Ano E – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
|
Habilidades:
- Relacionar as técnicas usadas em
Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular.
- Reconhecer as aplicações da engenharia
genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
- Reconhecer a importância dos testes de
DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na
identificação de indivíduos
|
Atividades:
Realizar a pesquisa sobre DNA – Tecnologias
de manipulação e uma conclusão sobre o tema abordado.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 06/07 até 10/07 (Duas
aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 06/07 à10/07
Pesquisar:
DNA – Tecnologias de manipulação
Tecnologias de manipulação do DNA –
Biotecnologia
•
Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e clonagem
molecular;
• Engenharia genética e produtos geneticamente
modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos, hormônios;
•
Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação
brasileira.
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA 2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TAHabilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Desigualdade Social-Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Aula anterior, aprendemos sobre desigualdade de gênero, mas como sabemos, a desigualdade no Brasil, não é só de gênero, mas também social.
Faça uma pesquisa com o tema Desigualdade Social no Brasil
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
Física: 2ª Séries C, D e E
Atividades proposta para o período de 06/07/2020
/ a 10/07/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvida
segunda-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
2ªsérie C
|
2ªsérie E
|
2ªsérie D
|
2ªsérie C
|
2ªsérie E
|
2ªsérie D
|
Quartas feiras (19:00h as 20:30h)
2º bimestre
TEMA 4 – CALOR COMO ENERGIA
Caderno do aluno página 32
Agora que você realizou os
experimentos responda as atividades 1,2,3 e 4
Vamos Pesquisar :Desde a Antiguidade, os gregos discutiam sobre
a natureza do calor. Esse debate intensificou-se após
os séculos XV e XVI, período do
Renascimento. No século XVIII, o calor já era um velho conhecido do pensamento
científico. Benjamin Thompson, o Conde
de Rumford, colaborou para estabelecer a teoria física incluindo a revolução do
século XIX em termodinâmica. Sob
orientação do seu professor, pesquise juntamente com um colega,
qual era a dúvida
de Rumford e como o trabalho com os canhões o auxiliou a
discordar do modelo do calórico. Apresente aos colegas as
conclusões da dupla.
Nessa pesquisa vocês percebem que poderá ser
realizada em dupla ok
Orientação façam a pesquisa individualmente e
troquem informação com seu colega e encaminhem a conclusão da dupla para nossa
discussão no grupo e avaliação.
Utilize o livro didático caso
necessário
Fique
ligado aulas de física no centro de Mídias
01/julho
|
quarta-feira
|
2ª série do EM
|
00:17:45
|
00:18:30
|
Física
|
Perdeu a aula dos dias!
17/06 - 2ª série EM - Física - Calor e trabalho: parte I
24/06 - 2ª série EM - Física - Calor e
trabalho: Parte II
01/07 - 2ª série EM - Física -
Energia e trabalho: Parte III
QUÍMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2ºB, C, D e E
Conteúdo: Evolução dos Modelos Atômicos e Tabela Periodica Moderna
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretação
Habilidade Cíentifica: Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem; Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera; Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons; Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr; Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementos.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 24/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Exercícios sobre Evolução dos Modelos Atômicos e Tabela Periodica Moderna
1- Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:
I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).
II- O átomo é uma esfera maciça (1808).
III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).
a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.
b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.
c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.
d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.
e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.
2- Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:
“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”
a) neutra, prótons, positiva e núcleo.
b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.
c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera.
d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.
e) negativa, prótons, negativa, núcleo.
3- Na elaboração das primeiras classificações periódicas, quais os critérios mais importantes para agrupar elementos numa mesma coluna?
4- A imagem abaixo representa qual modelo atômico?
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para ser aplicado a turma do 2ºano: C,D,E: durante o período de 06 a10/
Ciclone Bomba
Ciclone Bomba:
Formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente.
Com rajadas de vento que ultrapassaram 130 Km/h, estragos em mais de 135 munícipios e pelo menos nove mortos, o fenômeno que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira (30) é chamado de Ciclone Bomba.
A formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente, explica o meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalki.
Sempre que um ciclone ganha intensidade em poucas horas, é chamado de ciclone bomba, segundo Puchalki. O ciclone bomba que atingiu Santa Catarina essa semana se formou no Rio Grande do Sul.
A explicação para a formação de um ciclone é que o ar quente e úmido (menos denso), vai para as camadas superiores da atmosfera. Enquanto isso, o ar fresco e seco (mais denso) é rebaixado para a superfície, o que gera a redução da pressão atmosférica. A condensação do ar quente libera calor e gera instabilidade na área. Por consequência, o ciclone se forma, explica puchalski.
Os fenômenos climáticos que atingiram os municípios catarinenses ainda estão sob análise da Epagri/ciram, que vai emitir um comunicado sobre o que aconteceu no Estado. A meteorologista Laura Rodrigues ressalta que, embora os fenômenos possam ser vistos como uma coisa só, houve também a formação de vários temporais.
· Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
Além do ciclone, a frente fria que estava no Estado também gerou temporais. Foi a junção dessas duas coisas que fez com que o estrago fosse maior, segundo Laura. Ela explica que a ação do ciclone ficou mais concentrada na parte Sul do Estado, e que o Norte e no Oeste, os danos foram causados pela ação dos temporais.
Ø O vento do ciclone é o vento Sul que se mantém. O temporal é aquele rapidinho, associado a nuvens de chuvas. Em geral, os ventos de temporal que causam mais estragos. Em alguns locais, temporais acabaram resultando em micro-explosões-explica Laura.
-O ciclone prejudicou o fornecimento de energia em toda Santa Catarina, e 1,5 milhões de unidades consumidoras da Celesc chegaram a ficar sem luz. Atém a manhã desta quinta-feira, o fornecimento ainda não tinha sido restabelecido em mais de 200 mil unidades.
*-O meteorologista também explica a diferença entre alguns outros fenômenos. Entenda:
Ø Vendaval e tempestade: são sinônimos para determinar uma região que sofra com vento extremo.
Vendaval está relacionado só com vento muito forte, já a tempestade inclui chuva, granizo, além da rajada de vento. Mas são termos mais populares e não técnicos.
Ø Tornado e ciclone: ambos têm a capacidade de gerar ventos acima de 100 Km/h, aqui em Santa Catarina normalmente podem chegar até 200Km/h. A diferença é que o tornado é o funil que vem da base da nuvem em direção ao solo com uma área de abrangência pequena e de curta duração-minutos. O ciclone é um sistema mais abrangente que pode provocar vento em várias regiões do Estado e que pode levar horas. Uma diferença entre os dois é que o tornado mais leve gera ventos de 80 Km/h ou mais, já o ciclone pode passar por Santa Catarina com ventos de menos de 20 Km/h.
Ø Tufão: podemos dizer que tufão é igual a furacão, mas é uma nomenclatura usada mais naquela região do Japão.
· Outras informações sobre o ciclone Bomba:
Como o próprio nome já diz, o ciclone extratropical se forma fora das regiões tropicais do globo. Não é a primeira vez que um ciclone desse tipo atinge o país. Na verdade, sua chegada é até comum no outono e inverno. O Instituto Nacional de meteorológico (Inmet) explicou à BBC Brasil que, há um mês, outro ciclone também atingiu o Rio Grande do Sul, mas não de forma direta como ocorreu dessa vez. Os ventos foram mais fracos, como os ocorridos agora em são Paulo e Rio de Janeiro. Na América do Sul, os ciclones extratropicais costumam ter origem no oceano, perto do Litoral da Argentina e do Uruguai. O episódio observado ontem teve início próximo ao Paraguai e seguiu pela Costa sul brasileira. Agora, o ciclone continuar sua trajetória até perder força e dissipar no oceano. Funciona assim: primeiro, a temperatura do mar supera os 27ºC. Devido a essa temperatura, a água começa a evaporar, o que gera umidade e colabora para que
Surge a formação de nuvens. Temos aí um centro de baixa pressão. Ao chegar lá em cima, esse ar que evapora se depara com um vento seco, sem umidade, aquilo que chamamos de frente fria.
Essa representa um centro de alta pressão, que resfria o ar e joga-o novamente para baixo. Então, o ar fica preso em um grande vai e vem: esquentar e sobe, esfria e desce. Esse movimento repetitivo, chamado de convecção, acaba gerando uma queda da pressão atmosférica no centro do sistema.
Normalmente, a pressão de um ciclone costuma-se manter entre 980 e 1005 hPa (sigla para hectopascais, unidade usada para medir a pressão no centro do ciclone).
· A meteorologista Dóris Palma explicou, ao site Tempo agora, que “um ciclone bomba nada mais é do que uma área de baixa pressão, que apresenta uma queda rápida na pressão atmosférica, de 24 hPa ou mais, em um período de 24 horas”, ou seja, a queda de um hectopascal por hora é o que diferencia o ciclone bomba de outros ciclones. Quando a pressão cai abaixo de 980 hPa, o ciclone pode ter intensidade semelhante à de um furacão. Foi o que aconteceu em 1919, no Canadá, quando um ciclone chegou a 928 hPa- e foi tão forte quanto um furacão da categoria 4 na escala de Saffir-Simpson. O fenômeno é comumente relacionado a grandes tempestades, ventanias e ressacas marítimas.
· Essas ressacas caracterizam o movimento anormal das ondas em conjunto ao aumento do nível do mar. No sul do Brasil, os ventos chegaram a atingir a velocidade de 120 Km/h, derrubando a árvores e arrancado telhados de casas e estabelecimentos.
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para as turmas dos 2º anos do Ensino Médio. C, D, E noturno durante a semana de 06/07 a 10/07/20
Sobre o conteúdo o “furacão Bomba”
1ª questão dissertativa:
A) – Define o que foi o Furacão Bomba.
B) – O que provocou o Furacão Bomba?
C) –Onde se dá os ciclones subtropicais e como se forma segundos os meteorologistas?
D) -Segundo o texto o que diferencia o ciclone Bomba de outros ciclones? Explique conforme os enunciados do texto.
E) – Houve prejuízos e danos durante a passagem do furacão Bomba? Se sim quais foram? Descreva em poucas linhas.
HISTORIA/PROF
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
Série: 2o. Ano "C" - Ensino Médio
Professora: Maria Antonia Marcantonio
Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020.
Bimestre: 2o. Bimestre
Período: Noturno
Tema:Intertextualidade e cinema
Conteúdo:Filmes e programas de TV
Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar gêneros textuais.
Atividade: Selecione seu site de busca escreva "BEST PICTURE NOMINATIONS OSCARS 2020",
selecione um dos filmes e localize a sinopse em inglês, escreva em seu caderno e envie
para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas:
Directed by:
Writing Credits:
Cast (in credits order):
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina:
Língua Portuguesa
Professora:
Cintia Sena
Turmas:
2º ano C, 2º ano D, 2º ano E
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de
atividades:
Leitura
A leitura deverá ser
realizada do capítulo IX e X (páginas 21 a 27).
Análise
literária:
1)
Considerando
a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2)
Selecione
mais um momento clímax da obra (ponto em que a
ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3)
Comente
o desfecho da obra Cinco Minutos, ou seja, o final te surpreendeu? Foi
convincente? O final teve coerência com as características do Romantismo?
4)
Opinião
pessoal sobre a obra:
a)
Você
gostou da narrativa? Justifique.
b)
Você
recomendaria esse livro para alguém? Quem? Por quê?
c)
Qual
o conhecimento construído pela leitura da obra Cinco Minutos?
MATEMÁTICA E. E .SALIM FARAH MALUF
PROF; APARECIDA MATEMÁTICA NOTURNO
ATIVIDADES 2 ANO ENSINO MÉDIO (C, D, E)
DURAÇÃO: 4 HORAS
PERÍODO DE 06 á 09/07/2020
1) Na confecção de três modelos de camisas (A, B e C) são usados botões grandes (G) e pequenos (P). O número de botões por modelos é dado pela tabela:
| CAMISA A | CAMISA B | CAMISA C |
Botões P | 3 | 1 | 3 |
Botões G | 6 | 5 | 5 |
O número de camisas fabricadas, de cada modelo, nos meses de maio e junho, é dado pela tabela:
| MAIO | JUNHO |
CAMISA A | 100 | 50 |
CAMISA B | 50 | 100 |
CAMISA C | 50 | 50 |
Nestas condições, obtenha a tabela que dá o total de botões usados em maio e junho é a matriz :
2) (FATEC SP) João, Sílvia e Pedro são funcionários de uma empresa. Considere as matrizes: A= ( 10 12 8 ) e B= 25 40 12 32
15 22 30 30
30 25 25 18
} A matriz A representa o valor, em reais, recebido por hora trabalhada de João, Sílvia e Pedro, respectivamente; } A matriz B representa a quantidade de horas trabalhadas por semana dos mesmos funcionários, em cada uma das quatro primeiras semanas no mês de julho de 2018; } Na matriz B, as linhas 1 a 3 são para João, Sílvia e Pedro, respectivamente; e as colunas de 1 a 4 são, nessa ordem, para as quatro primeiras semanas do mês de julho, de modo que, por exemplo, o elemento b13 é a quantidade de horas que João trabalhou na terceira semana deste mês.
O valor pago pela empresa pelas horas trabalhadas por esses três funcionários na segunda semana de julho de 2018 será:
A) RS 670,00
B) RS 680,00
C) RS 864,00
D) RS 980,00
E) RS 984,00
ATENÇÃO: ASSISTIR AS AULAS DO CMSP
ACESSAR YUTUBE EM MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ºD MANHA
ARTE PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ª C, D
CONTEÚDOS:
A operação poética com as transformações da Música e Tecnologia
1ª e 2ª aula
Assista ao vídeo do link’ abaixo;
Relate o que mais lhe chamou a atenção ou aprendeu neste documentário sobre música e tecnologia.
Tirar dúvidas com o professor usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.
2ºC ,2ºD e 2ºE SOCIOLOGIA /JOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Desigualdade Social-Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Aula anterior, aprendemos sobre desigualdade de gênero, mas como sabemos, a desigualdade no Brasil, não é só de gênero, mas também social.
Faça uma pesquisa com o tema Desigualdade Social no Brasil
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
2º Ano C, 2º Ano D e 2º Ano E – Professora Benedita. Disciplina: Biologia.
|
Habilidades:
- Relacionar as técnicas usadas em Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular.
- Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
- Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos
|
Atividades:
Realizar a pesquisa sobre DNA – Tecnologias de manipulação e uma conclusão sobre o tema abordado.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 06/07 até 10/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 06/07 à10/07
Pesquisar:
DNA – Tecnologias de manipulação
Tecnologias de manipulação do DNA – Biotecnologia
• Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular;
• Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos, hormônios;
• Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação brasileira.
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Desigualdade Social-Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Aula anterior, aprendemos sobre desigualdade de gênero, mas como sabemos, a desigualdade no Brasil, não é só de gênero, mas também social.
Faça uma pesquisa com o tema Desigualdade Social no Brasil
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
Física: 2ª Séries C, D e E
Atividades proposta para o período de 06/07/2020 / a 10/07/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvida
segunda-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
2ªsérie C
|
2ªsérie E
|
2ªsérie D
|
2ªsérie C
|
2ªsérie E
|
2ªsérie D
|
Quartas feiras (19:00h as 20:30h)
2º bimestre
TEMA 4 – CALOR COMO ENERGIA
Caderno do aluno página 32
Agora que você realizou os experimentos responda as atividades 1,2,3 e 4
Vamos Pesquisar :Desde a Antiguidade, os gregos discutiam sobre a natureza do calor. Esse debate intensificou-se após
os séculos XV e XVI, período do Renascimento. No século XVIII, o calor já era um velho conhecido do pensamento
científico. Benjamin Thompson, o Conde de Rumford, colaborou para estabelecer a teoria física incluindo a revolução do
século XIX em termodinâmica. Sob orientação do seu professor, pesquise juntamente com um colega, qual era a dúvida
de Rumford e como o trabalho com os canhões o auxiliou a discordar do modelo do calórico. Apresente aos colegas as
conclusões da dupla.
Nessa pesquisa vocês percebem que poderá ser realizada em dupla ok
Orientação façam a pesquisa individualmente e troquem informação com seu colega e encaminhem a conclusão da dupla para nossa discussão no grupo e avaliação.
Utilize o livro didático caso necessário
Fique ligado aulas de física no centro de Mídias
01/julho
|
quarta-feira
|
2ª série do EM
|
00:17:45
|
00:18:30
|
Física
|
Perdeu a aula dos dias!
17/06 - 2ª série EM - Física - Calor e trabalho: parte I
24/06 - 2ª série EM - Física - Calor e trabalho: Parte II
01/07 - 2ª série EM - Física - Energia e trabalho: Parte III
QUÍMICAE.E. Salim Farah MalufProf.ª PatriciaDisciplina: QuimicaTurma: 2ºB, C, D e EConteúdo: Evolução dos Modelos Atômicos e Tabela Periodica ModernaAulas previstas: 4Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretaçãoHabilidade Cíentifica: Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem; Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera; Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons; Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr; Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementos.Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitadoData de Entrega: 24/06/2020Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.comExercícios sobre Evolução dos Modelos Atômicos e Tabela Periodica Moderna1- Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).II- O átomo é uma esfera maciça (1808).III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.2- Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”a) neutra, prótons, positiva e núcleo.b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera.d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.e) negativa, prótons, negativa, núcleo.3- Na elaboração das primeiras classificações periódicas, quais os critérios mais importantes para agrupar elementos numa mesma coluna?4- A imagem abaixo representa qual modelo atômico?
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para ser aplicado a turma do 2ºano: C,D,E: durante o período de 06 a10/
Ciclone Bomba
Ciclone Bomba:
Formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente.
Com rajadas de vento que ultrapassaram 130 Km/h, estragos em mais de 135 munícipios e pelo menos nove mortos, o fenômeno que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira (30) é chamado de Ciclone Bomba.
A formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente, explica o meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalki.
Sempre que um ciclone ganha intensidade em poucas horas, é chamado de ciclone bomba, segundo Puchalki. O ciclone bomba que atingiu Santa Catarina essa semana se formou no Rio Grande do Sul.
A explicação para a formação de um ciclone é que o ar quente e úmido (menos denso), vai para as camadas superiores da atmosfera. Enquanto isso, o ar fresco e seco (mais denso) é rebaixado para a superfície, o que gera a redução da pressão atmosférica. A condensação do ar quente libera calor e gera instabilidade na área. Por consequência, o ciclone se forma, explica puchalski.
Os fenômenos climáticos que atingiram os municípios catarinenses ainda estão sob análise da Epagri/ciram, que vai emitir um comunicado sobre o que aconteceu no Estado. A meteorologista Laura Rodrigues ressalta que, embora os fenômenos possam ser vistos como uma coisa só, houve também a formação de vários temporais.
· Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
Além do ciclone, a frente fria que estava no Estado também gerou temporais. Foi a junção dessas duas coisas que fez com que o estrago fosse maior, segundo Laura. Ela explica que a ação do ciclone ficou mais concentrada na parte Sul do Estado, e que o Norte e no Oeste, os danos foram causados pela ação dos temporais.
Ø O vento do ciclone é o vento Sul que se mantém. O temporal é aquele rapidinho, associado a nuvens de chuvas. Em geral, os ventos de temporal que causam mais estragos. Em alguns locais, temporais acabaram resultando em micro-explosões-explica Laura.
-O ciclone prejudicou o fornecimento de energia em toda Santa Catarina, e 1,5 milhões de unidades consumidoras da Celesc chegaram a ficar sem luz. Atém a manhã desta quinta-feira, o fornecimento ainda não tinha sido restabelecido em mais de 200 mil unidades.
*-O meteorologista também explica a diferença entre alguns outros fenômenos. Entenda:
Ø Vendaval e tempestade: são sinônimos para determinar uma região que sofra com vento extremo.
Vendaval está relacionado só com vento muito forte, já a tempestade inclui chuva, granizo, além da rajada de vento. Mas são termos mais populares e não técnicos.
Ø Tornado e ciclone: ambos têm a capacidade de gerar ventos acima de 100 Km/h, aqui em Santa Catarina normalmente podem chegar até 200Km/h. A diferença é que o tornado é o funil que vem da base da nuvem em direção ao solo com uma área de abrangência pequena e de curta duração-minutos. O ciclone é um sistema mais abrangente que pode provocar vento em várias regiões do Estado e que pode levar horas. Uma diferença entre os dois é que o tornado mais leve gera ventos de 80 Km/h ou mais, já o ciclone pode passar por Santa Catarina com ventos de menos de 20 Km/h.
Ø Tufão: podemos dizer que tufão é igual a furacão, mas é uma nomenclatura usada mais naquela região do Japão.
· Outras informações sobre o ciclone Bomba:
Como o próprio nome já diz, o ciclone extratropical se forma fora das regiões tropicais do globo. Não é a primeira vez que um ciclone desse tipo atinge o país. Na verdade, sua chegada é até comum no outono e inverno. O Instituto Nacional de meteorológico (Inmet) explicou à BBC Brasil que, há um mês, outro ciclone também atingiu o Rio Grande do Sul, mas não de forma direta como ocorreu dessa vez. Os ventos foram mais fracos, como os ocorridos agora em são Paulo e Rio de Janeiro. Na América do Sul, os ciclones extratropicais costumam ter origem no oceano, perto do Litoral da Argentina e do Uruguai. O episódio observado ontem teve início próximo ao Paraguai e seguiu pela Costa sul brasileira. Agora, o ciclone continuar sua trajetória até perder força e dissipar no oceano. Funciona assim: primeiro, a temperatura do mar supera os 27ºC. Devido a essa temperatura, a água começa a evaporar, o que gera umidade e colabora para que
Surge a formação de nuvens. Temos aí um centro de baixa pressão. Ao chegar lá em cima, esse ar que evapora se depara com um vento seco, sem umidade, aquilo que chamamos de frente fria.
Essa representa um centro de alta pressão, que resfria o ar e joga-o novamente para baixo. Então, o ar fica preso em um grande vai e vem: esquentar e sobe, esfria e desce. Esse movimento repetitivo, chamado de convecção, acaba gerando uma queda da pressão atmosférica no centro do sistema.
Normalmente, a pressão de um ciclone costuma-se manter entre 980 e 1005 hPa (sigla para hectopascais, unidade usada para medir a pressão no centro do ciclone).
· A meteorologista Dóris Palma explicou, ao site Tempo agora, que “um ciclone bomba nada mais é do que uma área de baixa pressão, que apresenta uma queda rápida na pressão atmosférica, de 24 hPa ou mais, em um período de 24 horas”, ou seja, a queda de um hectopascal por hora é o que diferencia o ciclone bomba de outros ciclones. Quando a pressão cai abaixo de 980 hPa, o ciclone pode ter intensidade semelhante à de um furacão. Foi o que aconteceu em 1919, no Canadá, quando um ciclone chegou a 928 hPa- e foi tão forte quanto um furacão da categoria 4 na escala de Saffir-Simpson. O fenômeno é comumente relacionado a grandes tempestades, ventanias e ressacas marítimas.
· Essas ressacas caracterizam o movimento anormal das ondas em conjunto ao aumento do nível do mar. No sul do Brasil, os ventos chegaram a atingir a velocidade de 120 Km/h, derrubando a árvores e arrancado telhados de casas e estabelecimentos.
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para as turmas dos 2º anos do Ensino Médio. C, D, E noturno durante a semana de 06/07 a 10/07/20
Sobre o conteúdo o “furacão Bomba”
1ª questão dissertativa:
A) – Define o que foi o Furacão Bomba.
B) – O que provocou o Furacão Bomba?
C) –Onde se dá os ciclones subtropicais e como se forma segundos os meteorologistas?
D) -Segundo o texto o que diferencia o ciclone Bomba de outros ciclones? Explique conforme os enunciados do texto.
E) – Houve prejuízos e danos durante a passagem do furacão Bomba? Se sim quais foram? Descreva em poucas linhas.
HISTORIA/PROFºODIRLEI
NOME DO PROFESSOR: Odirlei |
EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com |
DISCIPLINA: Historia |
ANO/SÉRIE: 2 serie D E |
NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 07/07 |
HABILIDADE (S): ORGANIZAÇÃO ESCOLAR |
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: |
PRAZO PARA ENTREGA: 30 de JULHO |
Boa dia, está semana não teve atividades para entregar de história para que todos os alunos consigam entregar as atividades propostas no mês de junho, para quem ainda não entregou tem até a próxima terça dia 14/07 para entregar, pois a partir dessa data haverá novas atividades. Após Assistir o vídeo |
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
Série: 2o. Ano "D" - Ensino Médio
Professora: Maria Antonia Marcantonio
Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020.
Bimestre: 2o. Bimestre
Período: Noturno
Tema:Intertextualidade e cinema
Conteúdo:Filmes e programas de TV
Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar gêneros textuais.
Atividade: Selecione seu site de busca escreva "BEST PICTURE NOMINATIONS OSCARS 2020",
selecione um dos filmes e localize a sinopse em inglês, escreva em seu caderno e envie
para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas:
Directed by:
Writing Credits:
Cast (in credits order):
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º ano C, 2º ano D, 2º ano E
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de atividades:
Leitura
A leitura deverá ser realizada do capítulo IX e X (páginas 21 a 27).
Análise literária:
1) Considerando a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2) Selecione mais um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3) Comente o desfecho da obra Cinco Minutos, ou seja, o final te surpreendeu? Foi convincente? O final teve coerência com as características do Romantismo?
4) Opinião pessoal sobre a obra:
a) Você gostou da narrativa? Justifique.
b) Você recomendaria esse livro para alguém? Quem? Por quê?
c) Qual o conhecimento construído pela leitura da obra Cinco Minutos?
MATEMÁTICA
E. E .SALIM FARAH MALUF
PROF; APARECIDA MATEMÁTICA NOTURNO
ATIVIDADES 2 ANO ENSINO MÉDIO (C, D, E)
DURAÇÃO: 4 HORAS
PERÍODO DE 06 á 09/07/2020
1) Na confecção de três modelos de camisas (A, B e C) são usados botões grandes (G) e pequenos (P). O número de botões por modelos é dado pela tabela:
| CAMISA A | CAMISA B | CAMISA C |
Botões P | 3 | 1 | 3 |
Botões G | 6 | 5 | 5 |
O número de camisas fabricadas, de cada modelo, nos meses de maio e junho, é dado pela tabela:
| MAIO | JUNHO |
CAMISA A | 100 | 50 |
CAMISA B | 50 | 100 |
CAMISA C | 50 | 50 |
Nestas condições, obtenha a tabela que dá o total de botões usados em maio e junho é a matriz :
2) (FATEC SP) João, Sílvia e Pedro são funcionários de uma empresa. Considere as matrizes: A= ( 10 12 8 ) e B= 25 40 12 32
15 22 30 30
30 25 25 18
} A matriz A representa o valor, em reais, recebido por hora trabalhada de João, Sílvia e Pedro, respectivamente; } A matriz B representa a quantidade de horas trabalhadas por semana dos mesmos funcionários, em cada uma das quatro primeiras semanas no mês de julho de 2018; } Na matriz B, as linhas 1 a 3 são para João, Sílvia e Pedro, respectivamente; e as colunas de 1 a 4 são, nessa ordem, para as quatro primeiras semanas do mês de julho, de modo que, por exemplo, o elemento b13 é a quantidade de horas que João trabalhou na terceira semana deste mês.
O valor pago pela empresa pelas horas trabalhadas por esses três funcionários na segunda semana de julho de 2018 será:
A) RS 670,00
B) RS 680,00
C) RS 864,00
D) RS 980,00
E) RS 984,00
ATENÇÃO: ASSISTIR AS AULAS DO CMSP
ACESSAR YUTUBE EM MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ºE NOITE
ARTE
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
2º Ano C, 2º Ano D e 2º Ano E – Professora Benedita. Disciplina: Biologia.
|
Habilidades:
- Relacionar as técnicas usadas em Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular.
- Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
- Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos
|
Atividades:
Realizar a pesquisa sobre DNA – Tecnologias de manipulação e uma conclusão sobre o tema abordado.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 06/07 até 10/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 06/07 à10/07
Pesquisar:
DNA – Tecnologias de manipulação
Tecnologias de manipulação do DNA – Biotecnologia
• Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular;
• Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos, hormônios;
• Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação brasileira.
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Desigualdade Social-Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Aula anterior, aprendemos sobre desigualdade de gênero, mas como sabemos, a desigualdade no Brasil, não é só de gênero, mas também social.
Faça uma pesquisa com o tema Desigualdade Social no Brasil
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
Física: 2ª Séries C, D e E
Atividades proposta para o período de 06/07/2020 / a 10/07/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvida
segunda-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
2ªsérie C
|
2ªsérie E
|
2ªsérie D
|
2ªsérie C
|
2ªsérie E
|
2ªsérie D
|
Quartas feiras (19:00h as 20:30h)
2º bimestre
TEMA 4 – CALOR COMO ENERGIA
Caderno do aluno página 32
Agora que você realizou os experimentos responda as atividades 1,2,3 e 4
Vamos Pesquisar :Desde a Antiguidade, os gregos discutiam sobre a natureza do calor. Esse debate intensificou-se após
os séculos XV e XVI, período do Renascimento. No século XVIII, o calor já era um velho conhecido do pensamento
científico. Benjamin Thompson, o Conde de Rumford, colaborou para estabelecer a teoria física incluindo a revolução do
século XIX em termodinâmica. Sob orientação do seu professor, pesquise juntamente com um colega, qual era a dúvida
de Rumford e como o trabalho com os canhões o auxiliou a discordar do modelo do calórico. Apresente aos colegas as
conclusões da dupla.
Nessa pesquisa vocês percebem que poderá ser realizada em dupla ok
Orientação façam a pesquisa individualmente e troquem informação com seu colega e encaminhem a conclusão da dupla para nossa discussão no grupo e avaliação.
Utilize o livro didático caso necessário
Fique ligado aulas de física no centro de Mídias
01/julho
|
quarta-feira
|
2ª série do EM
|
00:17:45
|
00:18:30
|
Física
|
Perdeu a aula dos dias!
17/06 - 2ª série EM - Física - Calor e trabalho: parte I
24/06 - 2ª série EM - Física - Calor e trabalho: Parte II
01/07 - 2ª série EM - Física - Energia e trabalho: Parte III
QUÍMICA E.E. Salim Farah MalufProf.ª PatriciaDisciplina: QuimicaTurma: 2ºB, C, D e EConteúdo: Evolução dos Modelos Atômicos e Tabela Periodica ModernaAulas previstas: 4Habilidade Geral: Incentivo à leitura, pesquisa e interpretaçãoHabilidade Cíentifica: Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem; Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera; Relacionar o número atômico com o número de prótons e o número de massa com o número de prótons e nêutrons; Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford e de Bohr; Compreender a tabela periódica a partir dos números atômicos dos elementos.Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitadoData de Entrega: 24/06/2020Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.comExercícios sobre Evolução dos Modelos Atômicos e Tabela Periodica Moderna1- Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis:I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897).II- O átomo é uma esfera maciça (1808).III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911).a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson.b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford.c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford.d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton.e) I - Thomson, II - Rutherford, III - Dalton.2- Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo:“O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica ..., que seria equilibrado por …, de carga elétrica …, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada ...”a) neutra, prótons, positiva e núcleo.b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera.c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera.d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera.e) negativa, prótons, negativa, núcleo.3- Na elaboração das primeiras classificações periódicas, quais os critérios mais importantes para agrupar elementos numa mesma coluna?4- A imagem abaixo representa qual modelo atômico?
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para ser aplicado a turma do 2ºano: C,D,E: durante o período de 06 a10/
Ciclone Bomba
Ciclone Bomba:
Formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente.
Com rajadas de vento que ultrapassaram 130 Km/h, estragos em mais de 135 munícipios e pelo menos nove mortos, o fenômeno que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira (30) é chamado de Ciclone Bomba.
A formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente, explica o meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalki.
Sempre que um ciclone ganha intensidade em poucas horas, é chamado de ciclone bomba, segundo Puchalki. O ciclone bomba que atingiu Santa Catarina essa semana se formou no Rio Grande do Sul.
A explicação para a formação de um ciclone é que o ar quente e úmido (menos denso), vai para as camadas superiores da atmosfera. Enquanto isso, o ar fresco e seco (mais denso) é rebaixado para a superfície, o que gera a redução da pressão atmosférica. A condensação do ar quente libera calor e gera instabilidade na área. Por consequência, o ciclone se forma, explica puchalski.
Os fenômenos climáticos que atingiram os municípios catarinenses ainda estão sob análise da Epagri/ciram, que vai emitir um comunicado sobre o que aconteceu no Estado. A meteorologista Laura Rodrigues ressalta que, embora os fenômenos possam ser vistos como uma coisa só, houve também a formação de vários temporais.
· Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
Além do ciclone, a frente fria que estava no Estado também gerou temporais. Foi a junção dessas duas coisas que fez com que o estrago fosse maior, segundo Laura. Ela explica que a ação do ciclone ficou mais concentrada na parte Sul do Estado, e que o Norte e no Oeste, os danos foram causados pela ação dos temporais.
Ø O vento do ciclone é o vento Sul que se mantém. O temporal é aquele rapidinho, associado a nuvens de chuvas. Em geral, os ventos de temporal que causam mais estragos. Em alguns locais, temporais acabaram resultando em micro-explosões-explica Laura.
-O ciclone prejudicou o fornecimento de energia em toda Santa Catarina, e 1,5 milhões de unidades consumidoras da Celesc chegaram a ficar sem luz. Atém a manhã desta quinta-feira, o fornecimento ainda não tinha sido restabelecido em mais de 200 mil unidades.
*-O meteorologista também explica a diferença entre alguns outros fenômenos. Entenda:
Ø Vendaval e tempestade: são sinônimos para determinar uma região que sofra com vento extremo.
Vendaval está relacionado só com vento muito forte, já a tempestade inclui chuva, granizo, além da rajada de vento. Mas são termos mais populares e não técnicos.
Ø Tornado e ciclone: ambos têm a capacidade de gerar ventos acima de 100 Km/h, aqui em Santa Catarina normalmente podem chegar até 200Km/h. A diferença é que o tornado é o funil que vem da base da nuvem em direção ao solo com uma área de abrangência pequena e de curta duração-minutos. O ciclone é um sistema mais abrangente que pode provocar vento em várias regiões do Estado e que pode levar horas. Uma diferença entre os dois é que o tornado mais leve gera ventos de 80 Km/h ou mais, já o ciclone pode passar por Santa Catarina com ventos de menos de 20 Km/h.
Ø Tufão: podemos dizer que tufão é igual a furacão, mas é uma nomenclatura usada mais naquela região do Japão.
· Outras informações sobre o ciclone Bomba:
Como o próprio nome já diz, o ciclone extratropical se forma fora das regiões tropicais do globo. Não é a primeira vez que um ciclone desse tipo atinge o país. Na verdade, sua chegada é até comum no outono e inverno. O Instituto Nacional de meteorológico (Inmet) explicou à BBC Brasil que, há um mês, outro ciclone também atingiu o Rio Grande do Sul, mas não de forma direta como ocorreu dessa vez. Os ventos foram mais fracos, como os ocorridos agora em são Paulo e Rio de Janeiro. Na América do Sul, os ciclones extratropicais costumam ter origem no oceano, perto do Litoral da Argentina e do Uruguai. O episódio observado ontem teve início próximo ao Paraguai e seguiu pela Costa sul brasileira. Agora, o ciclone continuar sua trajetória até perder força e dissipar no oceano. Funciona assim: primeiro, a temperatura do mar supera os 27ºC. Devido a essa temperatura, a água começa a evaporar, o que gera umidade e colabora para que
Surge a formação de nuvens. Temos aí um centro de baixa pressão. Ao chegar lá em cima, esse ar que evapora se depara com um vento seco, sem umidade, aquilo que chamamos de frente fria.
Essa representa um centro de alta pressão, que resfria o ar e joga-o novamente para baixo. Então, o ar fica preso em um grande vai e vem: esquentar e sobe, esfria e desce. Esse movimento repetitivo, chamado de convecção, acaba gerando uma queda da pressão atmosférica no centro do sistema.
Normalmente, a pressão de um ciclone costuma-se manter entre 980 e 1005 hPa (sigla para hectopascais, unidade usada para medir a pressão no centro do ciclone).
· A meteorologista Dóris Palma explicou, ao site Tempo agora, que “um ciclone bomba nada mais é do que uma área de baixa pressão, que apresenta uma queda rápida na pressão atmosférica, de 24 hPa ou mais, em um período de 24 horas”, ou seja, a queda de um hectopascal por hora é o que diferencia o ciclone bomba de outros ciclones. Quando a pressão cai abaixo de 980 hPa, o ciclone pode ter intensidade semelhante à de um furacão. Foi o que aconteceu em 1919, no Canadá, quando um ciclone chegou a 928 hPa- e foi tão forte quanto um furacão da categoria 4 na escala de Saffir-Simpson. O fenômeno é comumente relacionado a grandes tempestades, ventanias e ressacas marítimas.
· Essas ressacas caracterizam o movimento anormal das ondas em conjunto ao aumento do nível do mar. No sul do Brasil, os ventos chegaram a atingir a velocidade de 120 Km/h, derrubando a árvores e arrancado telhados de casas e estabelecimentos.
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para as turmas dos 2º anos do Ensino Médio. C, D, E noturno durante a semana de 06/07 a 10/07/20
Sobre o conteúdo o “furacão Bomba”
1ª questão dissertativa:
A) – Define o que foi o Furacão Bomba.
B) – O que provocou o Furacão Bomba?
C) –Onde se dá os ciclones subtropicais e como se forma segundos os meteorologistas?
D) -Segundo o texto o que diferencia o ciclone Bomba de outros ciclones? Explique conforme os enunciados do texto.
E) – Houve prejuízos e danos durante a passagem do furacão Bomba? Se sim quais foram? Descreva em poucas linhas.
HISTÓRIA/PROFºODIRLEI
NOME DO PROFESSOR: Odirlei |
EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com |
DISCIPLINA: Historia |
ANO/SÉRIE: 2 serie D E |
NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 07/07 |
HABILIDADE (S): ORGANIZAÇÃO ESCOLAR |
INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM: |
PRAZO PARA ENTREGA: 30 de JULHO |
Boa dia, está semana não teve atividades para entregar de história para que todos os alunos consigam entregar as atividades propostas no mês de junho, para quem ainda não entregou tem até a próxima terça dia 14/07 para entregar, pois a partir dessa data haverá novas atividades. Após Assistir o vídeo |
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
Série: 2o. Ano "E" - Ensino Médio
Professora: Maria Antonia Marcantonio
Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês
Semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020.
Bimestre: 2o. Bimestre
Período: Noturno
Tema:Intertextualidade e cinema
Conteúdo:Filmes e programas de TV
Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar gêneros textuais.
Atividade: Selecione seu site de busca escreva "BEST PICTURE NOMINATIONS OSCARS 2020",
selecione um dos filmes e localize a sinopse em inglês, escreva em seu caderno e envie
para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas:
Directed by:
Writing Credits:
Cast (in credits order):
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º ano C, 2º ano D, 2º ano E
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de atividades:
Leitura
A leitura deverá ser realizada do capítulo IX e X (páginas 21 a 27).
Análise literária:
1) Considerando a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2) Selecione mais um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3) Comente o desfecho da obra Cinco Minutos, ou seja, o final te surpreendeu? Foi convincente? O final teve coerência com as características do Romantismo?
4) Opinião pessoal sobre a obra:
a) Você gostou da narrativa? Justifique.
b) Você recomendaria esse livro para alguém? Quem? Por quê?
c) Qual o conhecimento construído pela leitura da obra Cinco Minutos?
MATEMÁTICAE. E .SALIM FARAH MALUF
PROF; APARECIDA MATEMÁTICA NOTURNO
ATIVIDADES 2 ANO ENSINO MÉDIO (C, D, E)
DURAÇÃO: 4 HORAS
PERÍODO DE 06 á 09/07/2020
1) Na confecção de três modelos de camisas (A, B e C) são usados botões grandes (G) e pequenos (P). O número de botões por modelos é dado pela tabela:
| CAMISA A | CAMISA B | CAMISA C |
Botões P | 3 | 1 | 3 |
Botões G | 6 | 5 | 5 |
O número de camisas fabricadas, de cada modelo, nos meses de maio e junho, é dado pela tabela:
| MAIO | JUNHO |
CAMISA A | 100 | 50 |
CAMISA B | 50 | 100 |
CAMISA C | 50 | 50 |
Nestas condições, obtenha a tabela que dá o total de botões usados em maio e junho é a matriz :
2) (FATEC SP) João, Sílvia e Pedro são funcionários de uma empresa. Considere as matrizes: A= ( 10 12 8 ) e B= 25 40 12 32
15 22 30 30
30 25 25 18
} A matriz A representa o valor, em reais, recebido por hora trabalhada de João, Sílvia e Pedro, respectivamente; } A matriz B representa a quantidade de horas trabalhadas por semana dos mesmos funcionários, em cada uma das quatro primeiras semanas no mês de julho de 2018; } Na matriz B, as linhas 1 a 3 são para João, Sílvia e Pedro, respectivamente; e as colunas de 1 a 4 são, nessa ordem, para as quatro primeiras semanas do mês de julho, de modo que, por exemplo, o elemento b13 é a quantidade de horas que João trabalhou na terceira semana deste mês.
O valor pago pela empresa pelas horas trabalhadas por esses três funcionários na segunda semana de julho de 2018 será:
A) RS 670,00
B) RS 680,00
C) RS 864,00
D) RS 980,00
E) RS 984,00
ATENÇÃO: ASSISTIR AS AULAS DO CMSP
ACESSAR YUTUBE EM MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES
Nenhum comentário:
Postar um comentário