domingo, 26 de julho de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO
---------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFº DENIS

Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º,ANOS

Nome:___________________________________________

2º Bim- Semana de estudos intensivos 27.07 à 31.07

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

Esta semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o 2º Bimestre relate para o professor por e-mail o que gostou e não gostou da eletiva? E caso não tenha enviado atividades anteriores este é o momento de mandá-las

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ANOS EF 

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


ELETIVAS /PROFº DAYANE

 

                                            DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1-Realizar um painel ou um trabalho de exposição de todas as atividades de Esporte e Lazer que realizou até o momento;

·         Atividade 2- Fotografar o painel ou trabalho realizado e enviar por e-mail; (pode ser feito em aplicativo ou programas);

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 06/08/2020


ELETIVAS/PROFºLUCILENE

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva( Alimentação Saudável)

Turma: 8º                                                  2 aulas semanais(90 minutos)

Tema:

È muito importante revisar os conteúdos.

Desenvolvimento:

Revisem os conteúdos enviados anteriormente e (ou) realizem alguma atividade que por ventura não tenha sido realizada anteriormente. Além disso, continue acompanhando as aulas do CMSP, com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos.

Vamos rever.

O que  você faria com:

-Frutas bem maduras ( bananas, laranjas, acerola e morangos) em uma quantidade considerável, lembrando  que não podemos desperdiçar.

-Tomates bem maduros

-Cebola

-Alho

-Salsa com cebolinha

Ao resolver as atividades atrasadas você devera enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  e essa atividade encaminha deverá ficar registrada no seu caderno.

Bons estudos e até a próxima aula.

Plantão de duvidas é na quarta-feira das 09:50 as 10:35 horas da manhã no e-mail.

 

 


ELETIVAS /PROFº JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 27/07/2020 A 31/07/2020.

 

ELETIVA - ESPORTE E LAZER 8º ano A

  PROFESSORA: JOBIANE REIS

 v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

Aula 1 e 2 - Tema: Pesquisa

 

Orientação da atividade: Assistir o documentário sobre o jogador Cristiano Ronaldo.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=43wwVTG34_U&feature=emb_logo

Atividade: Enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto do caderno os pontos que você mais achou interessante e justificar suas respostas.

8ºA
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Patrimônio Cultural

Semana de Estudos Intensivos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Patrimônio Cultural (Material, Imaterial e Arqueológico) – é o conjunto de bens móveis e imóveis existentes em um país, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico e/ou artístico. O Artigo nº 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, e nessa redefinição promovida pela Constituição estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Realizar a atividade, identificando o que vocês sabem sobre as diversas culturas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

1.Vocês gostam de dançar? Quais estilos musicais vocês conhecem? Quais estilos de dança são usados nessas músicas?

2.Vocês sabem o que é uma dança tradicional? Já dançaram ou conhecem alguma dança tradicional?

3.A dança é considerada um patrimônio material ou imaterial? Por quê?

4.Sua comunidade possui alguma tradição voltada à dança que se realiza em determinados períodos do ano, como por exemplo nas Festas Juninas?

5.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de origem indígena? E africana? Quais?

6.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros estados? Conhecem suas origens? Comente. 7.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros países? Quais?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 27/07  a 31/07

 

__

 

 



CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

                                 SEMANA  DE 27/07  A  31/07

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências físicas e biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                 4 aulas semanais (180 minutos )

Tema: Transformações ocorridas na fase da puberdade.

Desenvolvimento:

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente.

Assista a aula no youtube  de Rafaela Lima sobre Puberdade e suas mudanças:  -Sistema reprodutor masculino;-Sistema reprodutor feminino.

Registre as principais informações no seu caderno e responda as questões para serem enviadas ao e-mail.

1)    Quais são as transformações ocorridas na puberdade?

2)    Descreva como ocorre a puberdade feminina.

3)    Descreva como ocorre a puberdade masculina.

4)    Quais são as alterações comuns na puberdade?

5)    O que é puberdade precoce? Quais são as suas consequências? Qualé o tratamento?

Ao termino da atividade ela devera ser encaminhada ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto de e-mail escrever seu nome completo,  serie,  turma idade e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de duvidas é na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã no e-mail.

 

 


ED.FISÍCA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

 

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

 

Aula I: Revisão de conteúdo. Releitura do texto sobre o Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Revisão de conteúdo. Pratique uma das atividades práticas propostas nas aulas anteriores, se exercite.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 27 á 31/07/2020


GEOGRAFIA/PROFº 

HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 27 de julho a 31 de julho

 

Semana de estudo intensivo

 

TEMA: A chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 – Revisão de  conteúdo “A Chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil”.  Conteúdo já trabalhado ao longo do bimestre Livro didático História sociedade & cidadania, páginas de 120 a 129 e Caderno do Aluno volume 2.

    

     Aula 3 e 4 – Respondas as questões  de número 4, 5 e 6, propostas abaixo


Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 120 – 129.


INGLÊS/PROFº MONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 27/07/20 a 31/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Copie no caderno:

 

Usos do imperativo em inglês

Existem diversas situações do dia a dia em que encontramos frases no imperativo. Por exemplo, em placas de sinalização: Stop (pare), Push (empurre), Insert the coin (insira a moeda). Os manuais de instrução e receitas culinárias, por exemplo, também são cheios deles. E, se você estiver falando sobre processos que devem seguir uma ordem, use palavras como: “first” (primeiro), “then” (então, daí) e “next” (em seguida, depois). First, break the egg. (Primeiro, quebre o ovo.) Then, add the flour. (Então, adicione a farinha)

2ª aula:

 

1)      Crie frases com os verbos e palavras destacadas na 1ª aula:

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 27/07 - 31/07 / 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero Intuitivo

Ø Assunto abordado: Leitura Instrutiva

 

Como estudar em casa?

O início de 2020 tem sido difícil para qualquer pessoa, já que em tempos da pandemia do coronavírus, ficar em casa e evitar aglomerações são recomendações essenciais para a não proliferação da doença.

Por consequência disso, diversas escolas tiveram que suspender suas aulas com o objetivo de proteger os alunos e, com isso, milhares de crianças e adolescentes estão em processo de adaptação ao novo modelo de estudos que é estudar em casa.

Se você precisa de dicas de como estudar online em casa e como organizar melhor sua rotina de estudos, leia este até o final e aprenda como fazer isso de uma forma eficiente e disciplinada.

1. Escolha um local para estudar

O primeiro passo para uma boa rotina de estudos em casa é escolher um bom lugar para estudar. Esse local precisa ser bem iluminado, arejado, silencioso e bem equipado para que a sua produtividade seja melhor.

É importante também que você estude todos os dias no mesmo lugar, assim você passa a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos, além disso esse espaço sempre vai ter uma destinação única: estudar.

2. Estabeleça horários fixos

Para combater uma possível procrastinação é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos.

O ideal é separar sempre os mesmos horários para estudar. Uma boa dica é você continuar estudando nos mesmos horários que está acostumado na escola e definir o tempo que você vai dedicar em cada matéria. Siga esses horários todos os dias que logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.

3. Monte um cronograma de estudos

Uma das diferenças de ir à escola e de estudar em casa é que agora você mesmo que deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias vai estudar em dias específicos.

Montar um cronograma de estudos é fundamental para sua disciplina em estudar em casa. Para fazer isso, você pode selecionar quais conteúdos você quer estudar na semana e distribuí-los no seu cronograma.

Coloque essas informações em uma tabela para seguir na sua rotina e também faça anotações sobre quais matérias você já está mandando bem e quais precisa dedicar um tempo maior para compreender mais a fundo essa matéria.

4. Faça anotações

Enquanto você assiste as videoaulas e faz exercícios, é muito importante ir fazendo anotações no seu caderno.

Separe sempre essas anotações por matérias, assim, caso você precisar revisá-las, ficará muito mais fácil de encontrar no caderno. Além disso, com as anotações, também fica mais fácil de entender e fixar o conteúdo passado pelo professor.

5. Mantenha-se organizado

Por um lado, estudar online em casa é possível ter muito mais liberdade e flexibilidade, já que não há a presença do professor ali o tempo todo, certo? Mas por outro, fica mais difícil manter a organização nos estudos e o foco sem pensar no próximo episódio da série favorita.

Mas se você deseja ser produtivo e organizado, precisa começar a repensar a forma como você está organizando seus estudos.

Vamos começar pelo lugar em que você está estudando: Ele é bem iluminado? A mesa está organizada e sem distrações, como o celular, por exemplo? Esse lugar é realmente silencioso?

Comece a observar essas pequenas coisas e vá ajustando seu cantinho de estudos para que a organização sempre esteja em primeiro lugar. Além disso, verifique se o seu material está todo no mesa, assim você pode evitar se locomover para buscar algum livro ou material e se distrair com outras coisas.

Com tudo isso pronto, é hora de colocar a mão na massa e partir para os estudos!

6. Afaste-se de distrações

Por muitas vezes se concentrar já é difícil, ainda mais estando em casa que é um lugar cheio de distrações como a televisão, videogame, celular, as pessoas que moram com você e por aí vai.

Com tantas coisas favoráveis à distração, a única solução é se afastar ao máximo delas (por isso é tão importante escolher um bom cantinho de estudos).

Comece deixando o celular em outro cômodo, evite deixar as redes sociais abertas no computador enquanto você estuda e não deixe a televisão ligada. Se você gostar e preferir, pode deixar um som ligado (não muito alto), mas só se isso não te atrapalhar, ok?

Seguindo essas dicas, garantimos que sua produtividade e foco aumentarão muito mais!

7. Reserve um tempo para descansar

Para uma maior eficiência em estudar em casa é importante que haja um equilíbrio para que o aprendizado seja mais proveitoso. 

Para isso, defina um tempo de descanso entre as matérias e evite pular de uma matéria para a outra sem antes ter tirado uns 10 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água.

Quando você começar a desenvolver esse hábito de pausas e descansos durante os estudos, vai perceber que sua rotina de estudos ficará mais fácil e que você vai conseguir assimilar os conteúdos muito mais rápido do que se não tirasse esse tempinho para você relaxar.

Afinal de contas, ninguém consegue fazer nada sem saúde mental!

Clique no link e assista o vídeo para obter mais compreensão sobre tema: https://youtu.be/tAOu5cGbx8s

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof/.edu- caca/o..sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Recado importante: Aproveita está última semana do 2º Bimestre para colocar em ordens as atividades dadas. ( Inclusive as do 1º Bimestre).


MATEMÁTICA/PROFº JOSIVAN

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 27/07 a 31/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:     - Notação científica (operações com notação científica)- (retomada de conteúdo)

                                - Dízimas periódicas: fração geratriz (retomada de conteúdo)

                                    

Competências e habilidades/Objetivos

- (EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

- Conhecer as diferentes representações de grandezas na resolução de Problemas.

- Resolver operações que envolvam a notação científica

 

- (EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

 - Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  sobre as Propriedades das potências (revisão)

- Pesquisar sobre Dízimas periódicas

 

-Resolver os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2 pág 60 e 61:Atividade 4 e Atividade 5: ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for insuficiente, resolva no caderno.

 Resolver os exercícios da Situação de Aprendizagem 2, no caderno volume 2 São Paulo faz Escola Pág: 62,63 e 64.

 Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula, a maioria são vídeos muito curtos e os referentes as aulas do centro de mídia (CMSP) quem já assistiu a aula não precisa ver o vídeo novamente.

 

https://youtu.be/xj-U7YKvSbA        

https://youtu.be/1j-KNzD2Wfo

https://youtu.be/bF_NnC8MOWo

https://youtu.be/AN7OmIR2Tgs                                  

https://youtu.be/AN7OmIR2Tgs                     

https://youtu.be/6OREgCL_3Mo

https://youtu.be/l0QViBd-vuM                  

https://youtu.be/y38zd7xdx4c

https://youtu.be/bF_NnC8MOWo


                     Exercícios Complementares

1)    Determine as frações geratrizes das dízimas periódicas Simples:

a)    0,1515....                 d) 20,2020.....

b)    0,416416....             e) 8,1212....

c)    2,111....

   

2)    Represente em notação científica os números abaixo:

a)    0,002                    d) 700000

b)    0,000000007        e) 90000        

c)    0,000000673         f) 15000

Obs: Resolver os exercícios e entregar por do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

Obs: Esta atividade é de retomada ou recuperação. Os alunos que não fizeram devem fazer e estar tirando dúvidas, para assim eu (professor) está ajudando-os  na compreensão.

Não é preciso visualizar todos os vídeos. Veja apenas o que julgar necessário.

 O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados nessa atividade.

 

·         RECURSOS

  blog  / internet / e-mail    /  Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries:  8ºA, 8ºB, 8ºC

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Semana de estudos Intensivos 27.07 à 31.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:


ü  8º Ano: 

Esta semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o 2º Bimestre relate no seu  Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC.E INOVAÇÃO /PROFº MARCELA

    PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 27/07/2020 a 31/07/2020

8º ano: A, B & C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA 65

ATIVIDADE 8 – PROGRAMAÇÃO PLUGADA!

 

Para essa atividade leia atentamente as comandas vamos lá !

 

A “Hora do Código” é uma linguagem de programação visual que permite criar jogos animações e histórias interativas através de blocos de programação. Sua dinâmica de funcionamento é intuitiva, pois, trabalha com blocos para montar. Nesta atividade vamos trabalhar a linguagem de programação através da resolução da trilha: sTaR WaRs.
Acesse o link e assista  ao video “star Wars with Blockly - Hour of Code: introduction”:

Disponível em <https://studio.code.org/s/starwarsblocks/stage/1/puzzle/1?utm_source=
programae&utm_campaign=HoraDoCodigo&utm_term=StarWarsBlocos>
Acesso em 17 dez. 2019.

                                                            

             

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

-----------------------------------------------------------------------------------
8ºB
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Patrimônio Cultural

Semana de Estudos Intensivos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Patrimônio Cultural (Material, Imaterial e Arqueológico) – é o conjunto de bens móveis e imóveis existentes em um país, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico e/ou artístico. O Artigo nº 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, e nessa redefinição promovida pela Constituição estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Realizar a atividade, identificando o que vocês sabem sobre as diversas culturas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

1.Vocês gostam de dançar? Quais estilos musicais vocês conhecem? Quais estilos de dança são usados nessas músicas?

2.Vocês sabem o que é uma dança tradicional? Já dançaram ou conhecem alguma dança tradicional?

3.A dança é considerada um patrimônio material ou imaterial? Por quê?

4.Sua comunidade possui alguma tradição voltada à dança que se realiza em determinados períodos do ano, como por exemplo nas Festas Juninas?

5.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de origem indígena? E africana? Quais?

6.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros estados? Conhecem suas origens? Comente. 7.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros países? Quais?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 27/07  a 31/07

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

                                 SEMANA  DE 27/07  A  31/07

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências físicas e biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                 4 aulas semanais (180 minutos )

Tema: Transformações ocorridas na fase da puberdade.

Desenvolvimento:

Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente.

Assista a aula no youtube  de Rafaela Lima sobre Puberdade e suas mudanças:  -Sistema reprodutor masculino;-Sistema reprodutor feminino.

Registre as principais informações no seu caderno e responda as questões para serem enviadas ao e-mail.

1)    Quais são as transformações ocorridas na puberdade?

2)    Descreva como ocorre a puberdade feminina.

3)    Descreva como ocorre a puberdade masculina.

4)    Quais são as alterações comuns na puberdade?

5)    O que é puberdade precoce? Quais são as suas consequências? Qualé o tratamento?

Ao termino da atividade ela devera ser encaminhada ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto de e-mail escrever seu nome completo,  serie,  turma idade e a semana em que a atividade foi postada.

Plantão de duvidas é na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã no e-mail.

 

 


ED.FISÍCA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

 

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

 

Aula I: Revisão de conteúdo. Releitura do texto sobre o Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Revisão de conteúdo. Pratique uma das atividades práticas propostas nas aulas anteriores, se exercite.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 27 á 31/07/2020



GEOGRAFIA/PROFº
HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 27 de julho a 31 de julho

 Semana de estudosintensivo

 TEMA: A chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 – Revisão de  conteúdo “A Chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil”.  Conteúdo já trabalhado ao longo do bimestre Livro didático História sociedade & cidadania, páginas de 120 a 129 e Caderno do Aluno volume 2.

    

     Aula 3 e 4 – Respondas as questões  de número 4, 5 e 6, propostas abaixo


Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 120 – 129.



INGLÊS/PROFº MONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 27/07/20 a 31/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Copie no caderno:

 

Usos do imperativo em inglês

Existem diversas situações do dia a dia em que encontramos frases no imperativo. Por exemplo, em placas de sinalização: Stop (pare), Push (empurre), Insert the coin (insira a moeda). Os manuais de instrução e receitas culinárias, por exemplo, também são cheios deles. E, se você estiver falando sobre processos que devem seguir uma ordem, use palavras como: “first” (primeiro), “then” (então, daí) e “next” (em seguida, depois). First, break the egg. (Primeiro, quebre o ovo.) Then, add the flour. (Então, adicione a farinha)

2ª aula:

 

1)      Crie frases com os verbos e palavras destacadas na 1ª aula:

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 27/07 - 31/07 / 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero Intuitivo

Ø Assunto abordado: Leitura Instrutiva

 

Como estudar em casa?

O início de 2020 tem sido difícil para qualquer pessoa, já que em tempos da pandemia do coronavírus, ficar em casa e evitar aglomerações são recomendações essenciais para a não proliferação da doença.

Por consequência disso, diversas escolas tiveram que suspender suas aulas com o objetivo de proteger os alunos e, com isso, milhares de crianças e adolescentes estão em processo de adaptação ao novo modelo de estudos que é estudar em casa.

Se você precisa de dicas de como estudar online em casa e como organizar melhor sua rotina de estudos, leia este até o final e aprenda como fazer isso de uma forma eficiente e disciplinada.

1. Escolha um local para estudar

O primeiro passo para uma boa rotina de estudos em casa é escolher um bom lugar para estudar. Esse local precisa ser bem iluminado, arejado, silencioso e bem equipado para que a sua produtividade seja melhor.

É importante também que você estude todos os dias no mesmo lugar, assim você passa a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos, além disso esse espaço sempre vai ter uma destinação única: estudar.

2. Estabeleça horários fixos

Para combater uma possível procrastinação é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos.

O ideal é separar sempre os mesmos horários para estudar. Uma boa dica é você continuar estudando nos mesmos horários que está acostumado na escola e definir o tempo que você vai dedicar em cada matéria. Siga esses horários todos os dias que logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.

3. Monte um cronograma de estudos

Uma das diferenças de ir à escola e de estudar em casa é que agora você mesmo que deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias vai estudar em dias específicos.

Montar um cronograma de estudos é fundamental para sua disciplina em estudar em casa. Para fazer isso, você pode selecionar quais conteúdos você quer estudar na semana e distribuí-los no seu cronograma.

Coloque essas informações em uma tabela para seguir na sua rotina e também faça anotações sobre quais matérias você já está mandando bem e quais precisa dedicar um tempo maior para compreender mais a fundo essa matéria.

4. Faça anotações

Enquanto você assiste as videoaulas e faz exercícios, é muito importante ir fazendo anotações no seu caderno.

Separe sempre essas anotações por matérias, assim, caso você precisar revisá-las, ficará muito mais fácil de encontrar no caderno. Além disso, com as anotações, também fica mais fácil de entender e fixar o conteúdo passado pelo professor.

5. Mantenha-se organizado

Por um lado, estudar online em casa é possível ter muito mais liberdade e flexibilidade, já que não há a presença do professor ali o tempo todo, certo? Mas por outro, fica mais difícil manter a organização nos estudos e o foco sem pensar no próximo episódio da série favorita.

Mas se você deseja ser produtivo e organizado, precisa começar a repensar a forma como você está organizando seus estudos.

Vamos começar pelo lugar em que você está estudando: Ele é bem iluminado? A mesa está organizada e sem distrações, como o celular, por exemplo? Esse lugar é realmente silencioso?

Comece a observar essas pequenas coisas e vá ajustando seu cantinho de estudos para que a organização sempre esteja em primeiro lugar. Além disso, verifique se o seu material está todo no mesa, assim você pode evitar se locomover para buscar algum livro ou material e se distrair com outras coisas.

Com tudo isso pronto, é hora de colocar a mão na massa e partir para os estudos!

6. Afaste-se de distrações

Por muitas vezes se concentrar já é difícil, ainda mais estando em casa que é um lugar cheio de distrações como a televisão, videogame, celular, as pessoas que moram com você e por aí vai.

Com tantas coisas favoráveis à distração, a única solução é se afastar ao máximo delas (por isso é tão importante escolher um bom cantinho de estudos).

Comece deixando o celular em outro cômodo, evite deixar as redes sociais abertas no computador enquanto você estuda e não deixe a televisão ligada. Se você gostar e preferir, pode deixar um som ligado (não muito alto), mas só se isso não te atrapalhar, ok?

Seguindo essas dicas, garantimos que sua produtividade e foco aumentarão muito mais!

7. Reserve um tempo para descansar

Para uma maior eficiência em estudar em casa é importante que haja um equilíbrio para que o aprendizado seja mais proveitoso. 

Para isso, defina um tempo de descanso entre as matérias e evite pular de uma matéria para a outra sem antes ter tirado uns 10 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água.

Quando você começar a desenvolver esse hábito de pausas e descansos durante os estudos, vai perceber que sua rotina de estudos ficará mais fácil e que você vai conseguir assimilar os conteúdos muito mais rápido do que se não tirasse esse tempinho para você relaxar.

Afinal de contas, ninguém consegue fazer nada sem saúde mental!

Clique no link e assista o vídeo para obter mais compreensão sobre tema: https://youtu.be/tAOu5cGbx8s

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof/.edu- caca/o..sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Recado importante: Aproveita está última semana do 2º Bimestre para colocar em ordens as atividades dadas. ( Inclusive as do 1º Bimestre).


MATEMÁTICA/PROFº JOSIVAN


                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 27/07 a 31/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:     - Notação científica (operações com notação científica)- (retomada de conteúdo)

                                - Dízimas periódicas: fração geratriz (retomada de conteúdo)

                                    

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Conhecer as diferentes representações de grandezas na resolução de Problemas.

- Resolver operações que envolvam a notação científica

 

- (EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

 Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  sobre as Propriedades das potências (revisão)

- Pesquisar sobre Dízimas periódicas

 

-Resolver os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2 pág 60 e 61:Atividade 4 e Atividade 5: ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for insuficiente, resolva no caderno.

 Resolver os exercícios da Situação de Aprendizagem 2, no caderno volume 2 São Paulo faz Escola Pág: 62,63 e 64.

 Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula, a maioria são vídeos muito curtos e os referentes as aulas do centro de mídia (CMSP) quem já assistiu a aula não precisa ver o vídeo novamente.

 

https://youtu.be/xj-U7YKvSbA        

https://youtu.be/1j-KNzD2Wfo

https://youtu.be/bF_NnC8MOWo

https://youtu.be/AN7OmIR2Tgs                                  

https://youtu.be/AN7OmIR2Tgs                     

https://youtu.be/6OREgCL_3Mo

https://youtu.be/l0QViBd-vuM                  

https://youtu.be/y38zd7xdx4c

https://youtu.be/bF_NnC8MOWo


                     Exercícios Complementares

1)    Determine as frações geratrizes das dízimas periódicas Simples:

a)    0,1515....                 d) 20,2020.....

b)    0,416416....             e) 8,1212....

c)    2,111....

   

2)    Represente em notação científica os números abaixo:

a)    0,002                    d) 700000

b)    0,000000007        e) 90000        

c)    0,000000673         f) 15000

Obs: Resolver os exercícios e entregar por do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

Obs: Esta atividade é de retomada ou recuperação. Os alunos que não fizeram devem fazer e estar tirando dúvidas, para assim eu (professor) está ajudando-os  na compreensão.

Não é preciso visualizar todos os vídeos. Veja apenas o que julgar necessário.

 O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados nessa atividade.

 

·         RECURSOS

  blog  / internet / e-mail    /  Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries:  8ºB 

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Semana de estudos Intensivos 27.07 à 31.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:


ü  8º Ano: 

Esta semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o 2º Bimestre relate no seu  Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010



TEC.E INOVAÇÃO /PROFº MARCELA

    PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 27/07/2020 a 31/07/2020

8º ano: A, B & C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA 65

ATIVIDADE 8 – PROGRAMAÇÃO PLUGADA!

 

Para essa atividade leia atentamente as comandas vamos lá !

 

A “Hora do Código” é uma linguagem de programação visual que permite criar jogos animações e histórias interativas através de blocos de programação. Sua dinâmica de funcionamento é intuitiva, pois, trabalha com blocos para montar. Nesta atividade vamos trabalhar a linguagem de programação através da resolução da trilha: sTaR WaRs.
Acesse o link e assista  ao video “star Wars with Blockly - Hour of Code: introduction”:

Disponível em <https://studio.code.org/s/starwarsblocks/stage/1/puzzle/1?utm_source=
programae&utm_campaign=HoraDoCodigo&utm_term=StarWarsBlocos>
Acesso em 17 dez. 2019.

                                                                  

             

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

-----------------------------------------------------------------------------------
8ºC
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Patrimônio Cultural

Semana de Estudos Intensivos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Patrimônio Cultural (Material, Imaterial e Arqueológico) – é o conjunto de bens móveis e imóveis existentes em um país, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico e/ou artístico. O Artigo nº 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, e nessa redefinição promovida pela Constituição estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Realizar a atividade, identificando o que vocês sabem sobre as diversas culturas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

1.Vocês gostam de dançar? Quais estilos musicais vocês conhecem? Quais estilos de dança são usados nessas músicas?

2.Vocês sabem o que é uma dança tradicional? Já dançaram ou conhecem alguma dança tradicional?

3.A dança é considerada um patrimônio material ou imaterial? Por quê?

4.Sua comunidade possui alguma tradição voltada à dança que se realiza em determinados períodos do ano, como por exemplo nas Festas Juninas?

5.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de origem indígena? E africana? Quais?

6.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros estados? Conhecem suas origens? Comente. 7.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros países? Quais?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 27/07  a 31/07

 

__

 

 

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

Período: 27/07/2020 à 31/07/2020

Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Atividade:  Responda as questões utilizando o texto do livro didático ( retomada de atividade ).

 

1- Descreva  duas formas de reprodução nos vegetais:

2- Diferencie os dois tipos de reprodução:

3- Defina meiose:

4- Defina fecundação:

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISÍCA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

 

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

 

Aula I: Revisão de conteúdo. Releitura do texto sobre o Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Revisão de conteúdo. Pratique uma das atividades práticas propostas nas aulas anteriores, se exercite.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 27 á 31/07/2020


GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA, 8C, D

A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO

 Uma das principais regionalizações do continente americano tem como base a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países. Essa proposta divide o continente em América Latina e América Anglo-Saxônica.

 América Latina

 Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua oficial dominante tem origem no latim, como é o caso do português e do espanhol. Portugueses e espanhóis foram os principais colonizadores da América continental, cujo território compreende desde o México até o sul da América do Sul.

  A expressão América Latina, contudo, refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério passou a levar em conta outros aspectos, tais como predominância da religião católica e desequilíbrio das condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.

 Os países da América Latina caracterizam-se, em geral, pelo baixo nível de desenvolvimento econômico. Muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para países considerados mais desenvolvidos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada. Em contrapartida, países como Haiti, Honduras e Nicarágua têm economia baseada em produtos primários, como minérios e itens agropecuários. 



LALAISSE, François-Hippolyte. Século XIX. Gravura. Ordre National des Pharmaciens, Paris. Na América Latina prevaleceu a colonização pautada na escravização de povos indígenas da América e de africanos trazidos à força pelos colonizadores; na extração abusiva de recursos minerais e vegetais; e na utilização de extensas propriedades rurais monocultoras para o  plantio de produtos destinados ao mercado externo. A gravura retrata a preparação da farinha de mandioca nas Antilhas                                                                   

Conforme leitura do texto, e análise da gravura, responda:

1.  Que critérios de regionalização e usado para dividir o continente em América Latina e América Anglo Saxônica?

 

2. Por que países como Jamaica ( fala se inglês) e Suriname (fala se holandês), refere se como países da América Latina ?

 

3. Que tipo de colonização é retratado na gravura?

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 27 de julho a 31 de julho

 Semana de estudosintensivo

 TEMA: A chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 – Revisão de  conteúdo “A Chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil”.  Conteúdo já trabalhado ao longo do bimestre Livro didático História sociedade & cidadania, páginas de 120 a 129 e Caderno do Aluno volume 2.

    

     Aula 3 e 4 – Respondas as questões  de número 4, 5 e 6, propostas abaixo


Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 120 – 129.


INGLÊS/PROFº MONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 27/07/20 a 31/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Copie no caderno:

 

Usos do imperativo em inglês

Existem diversas situações do dia a dia em que encontramos frases no imperativo. Por exemplo, em placas de sinalização: Stop (pare), Push (empurre), Insert the coin (insira a moeda). Os manuais de instrução e receitas culinárias, por exemplo, também são cheios deles. E, se você estiver falando sobre processos que devem seguir uma ordem, use palavras como: “first” (primeiro), “then” (então, daí) e “next” (em seguida, depois). First, break the egg. (Primeiro, quebre o ovo.) Then, add the flour. (Então, adicione a farinha)

2ª aula:

 

1)      Crie frases com os verbos e palavras destacadas na 1ª aula:

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 27/07 - 31/07 / 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero Intuitivo

Ø Assunto abordado: Leitura Instrutiva

 

Como estudar em casa?

O início de 2020 tem sido difícil para qualquer pessoa, já que em tempos da pandemia do coronavírus, ficar em casa e evitar aglomerações são recomendações essenciais para a não proliferação da doença.

Por consequência disso, diversas escolas tiveram que suspender suas aulas com o objetivo de proteger os alunos e, com isso, milhares de crianças e adolescentes estão em processo de adaptação ao novo modelo de estudos que é estudar em casa.

Se você precisa de dicas de como estudar online em casa e como organizar melhor sua rotina de estudos, leia este até o final e aprenda como fazer isso de uma forma eficiente e disciplinada.

1. Escolha um local para estudar

O primeiro passo para uma boa rotina de estudos em casa é escolher um bom lugar para estudar. Esse local precisa ser bem iluminado, arejado, silencioso e bem equipado para que a sua produtividade seja melhor.

É importante também que você estude todos os dias no mesmo lugar, assim você passa a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos, além disso esse espaço sempre vai ter uma destinação única: estudar.

2. Estabeleça horários fixos

Para combater uma possível procrastinação é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos.

O ideal é separar sempre os mesmos horários para estudar. Uma boa dica é você continuar estudando nos mesmos horários que está acostumado na escola e definir o tempo que você vai dedicar em cada matéria. Siga esses horários todos os dias que logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.

3. Monte um cronograma de estudos

Uma das diferenças de ir à escola e de estudar em casa é que agora você mesmo que deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias vai estudar em dias específicos.

Montar um cronograma de estudos é fundamental para sua disciplina em estudar em casa. Para fazer isso, você pode selecionar quais conteúdos você quer estudar na semana e distribuí-los no seu cronograma.

Coloque essas informações em uma tabela para seguir na sua rotina e também faça anotações sobre quais matérias você já está mandando bem e quais precisa dedicar um tempo maior para compreender mais a fundo essa matéria.

4. Faça anotações

Enquanto você assiste as videoaulas e faz exercícios, é muito importante ir fazendo anotações no seu caderno.

Separe sempre essas anotações por matérias, assim, caso você precisar revisá-las, ficará muito mais fácil de encontrar no caderno. Além disso, com as anotações, também fica mais fácil de entender e fixar o conteúdo passado pelo professor.

5. Mantenha-se organizado

Por um lado, estudar online em casa é possível ter muito mais liberdade e flexibilidade, já que não há a presença do professor ali o tempo todo, certo? Mas por outro, fica mais difícil manter a organização nos estudos e o foco sem pensar no próximo episódio da série favorita.

Mas se você deseja ser produtivo e organizado, precisa começar a repensar a forma como você está organizando seus estudos.

Vamos começar pelo lugar em que você está estudando: Ele é bem iluminado? A mesa está organizada e sem distrações, como o celular, por exemplo? Esse lugar é realmente silencioso?

Comece a observar essas pequenas coisas e vá ajustando seu cantinho de estudos para que a organização sempre esteja em primeiro lugar. Além disso, verifique se o seu material está todo no mesa, assim você pode evitar se locomover para buscar algum livro ou material e se distrair com outras coisas.

Com tudo isso pronto, é hora de colocar a mão na massa e partir para os estudos!

6. Afaste-se de distrações

Por muitas vezes se concentrar já é difícil, ainda mais estando em casa que é um lugar cheio de distrações como a televisão, videogame, celular, as pessoas que moram com você e por aí vai.

Com tantas coisas favoráveis à distração, a única solução é se afastar ao máximo delas (por isso é tão importante escolher um bom cantinho de estudos).

Comece deixando o celular em outro cômodo, evite deixar as redes sociais abertas no computador enquanto você estuda e não deixe a televisão ligada. Se você gostar e preferir, pode deixar um som ligado (não muito alto), mas só se isso não te atrapalhar, ok?

Seguindo essas dicas, garantimos que sua produtividade e foco aumentarão muito mais!

7. Reserve um tempo para descansar

Para uma maior eficiência em estudar em casa é importante que haja um equilíbrio para que o aprendizado seja mais proveitoso. 

Para isso, defina um tempo de descanso entre as matérias e evite pular de uma matéria para a outra sem antes ter tirado uns 10 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água.

Quando você começar a desenvolver esse hábito de pausas e descansos durante os estudos, vai perceber que sua rotina de estudos ficará mais fácil e que você vai conseguir assimilar os conteúdos muito mais rápido do que se não tirasse esse tempinho para você relaxar.

Afinal de contas, ninguém consegue fazer nada sem saúde mental!

Clique no link e assista o vídeo para obter mais compreensão sobre tema: https://youtu.be/tAOu5cGbx8s

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof/.edu- caca/o..sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Recado importante: Aproveita está última semana do 2º Bimestre para colocar em ordens as atividades dadas. ( Inclusive as do 1º Bimestre).


MATEMÁTICA/PROFº JOSIVAN


                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 27/07 a 31/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA:     - Notação científica (operações com notação científica)- (retomada de conteúdo)

                                - Dízimas periódicas: fração geratriz (retomada de conteúdo)

                                    

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Conhecer as diferentes representações de grandezas na resolução de Problemas.

- Resolver operações que envolvam a notação científica

 

- (EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

 Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  sobre as Propriedades das potências (revisão)

- Pesquisar sobre Dízimas periódicas

 

-Resolver os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2 pág 60 e 61:Atividade 4 e Atividade 5: ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for insuficiente, resolva no caderno.

 Resolver os exercícios da Situação de Aprendizagem 2, no caderno volume 2 São Paulo faz Escola Pág: 62,63 e 64.

 Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula, a maioria são vídeos muito curtos e os referentes as aulas do centro de mídia (CMSP) quem já assistiu a aula não precisa ver o vídeo novamente.

 

https://youtu.be/xj-U7YKvSbA        

https://youtu.be/1j-KNzD2Wfo

https://youtu.be/bF_NnC8MOWo

https://youtu.be/AN7OmIR2Tgs                                  

https://youtu.be/AN7OmIR2Tgs                     

https://youtu.be/6OREgCL_3Mo

https://youtu.be/l0QViBd-vuM                  

https://youtu.be/y38zd7xdx4c

https://youtu.be/bF_NnC8MOWo


                     Exercícios Complementares

1)    Determine as frações geratrizes das dízimas periódicas Simples:

a)    0,1515....                 d) 20,2020.....

b)    0,416416....             e) 8,1212....

c)    2,111....

   

2)    Represente em notação científica os números abaixo:

a)    0,002                    d) 700000

b)    0,000000007        e) 90000        

c)    0,000000673         f) 15000

Obs: Resolver os exercícios e entregar por do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

Obs: Esta atividade é de retomada ou recuperação. Os alunos que não fizeram devem fazer e estar tirando dúvidas, para assim eu (professor) está ajudando-os  na compreensão.

Não é preciso visualizar todos os vídeos. Veja apenas o que julgar necessário.

 O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados nessa atividade.

 

·         RECURSOS

  blog  / internet / e-mail    /  Google Classroom       

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries:  8ºC

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Semana de estudos Intensivos 27.07 à 31.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:


ü  8º Ano: 

Esta semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o 2º Bimestre relate no seu  Diário de Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010



TEC.E INOVAÇÃO /PROFº MARCELA

    PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 27/07/2020 a 31/07/2020

8º ano: A, B & C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA 65

ATIVIDADE 8 – PROGRAMAÇÃO PLUGADA!

 

Para essa atividade leia atentamente as comandas vamos lá !

 

A “Hora do Código” é uma linguagem de programação visual que permite criar jogos animações e histórias interativas através de blocos de programação. Sua dinâmica de funcionamento é intuitiva, pois, trabalha com blocos para montar. Nesta atividade vamos trabalhar a linguagem de programação através da resolução da trilha: sTaR WaRs.
Acesse o link e assista  ao video “star Wars with Blockly - Hour of Code: introduction”:

Disponível em <https://studio.code.org/s/starwarsblocks/stage/1/puzzle/1?utm_source=
programae&utm_campaign=HoraDoCodigo&utm_term=StarWarsBlocos>
Acesso em 17 dez. 2019.

                                                                

             

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

-----------------------------------------------------------------------------------
8ºD
ARTE/PROFº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Patrimônio Cultural

Semana de Estudos Intensivos

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Patrimônio Cultural (Material, Imaterial e Arqueológico) – é o conjunto de bens móveis e imóveis existentes em um país, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico e/ou artístico. O Artigo nº 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”, e nessa redefinição promovida pela Constituição estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Realizar a atividade, identificando o que vocês sabem sobre as diversas culturas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias.

1.Vocês gostam de dançar? Quais estilos musicais vocês conhecem? Quais estilos de dança são usados nessas músicas?

2.Vocês sabem o que é uma dança tradicional? Já dançaram ou conhecem alguma dança tradicional?

3.A dança é considerada um patrimônio material ou imaterial? Por quê?

4.Sua comunidade possui alguma tradição voltada à dança que se realiza em determinados períodos do ano, como por exemplo nas Festas Juninas?

5.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de origem indígena? E africana? Quais?

6.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros estados? Conhecem suas origens? Comente. 7.Vocêsconhecemalguma dança tradicional de outros países? Quais?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 27/07  a 31/07

 

__

 

 


CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

Período: 27/07/2020 à 31/07/2020

Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Atividade:  Responda as questões utilizando o texto do livro didático ( retomada de atividade ).

 

1- Descreva  duas formas de reprodução nos vegetais:

2- Diferencie os dois tipos de reprodução:

3- Defina meiose:

4- Defina fecundação:

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED.FISÍCA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

 

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

 

Aula I: Revisão de conteúdo. Releitura do texto sobre o Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Revisão de conteúdo. Pratique uma das atividades práticas propostas nas aulas anteriores, se exercite.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 27 á 31/07/2020



GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA, 8C, D

A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO

 Uma das principais regionalizações do continente americano tem como base a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países. Essa proposta divide o continente em América Latina e América Anglo-Saxônica.

 América Latina

 Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua oficial dominante tem origem no latim, como é o caso do português e do espanhol. Portugueses e espanhóis foram os principais colonizadores da América continental, cujo território compreende desde o México até o sul da América do Sul.

  A expressão América Latina, contudo, refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério passou a levar em conta outros aspectos, tais como predominância da religião católica e desequilíbrio das condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.

 Os países da América Latina caracterizam-se, em geral, pelo baixo nível de desenvolvimento econômico. Muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para países considerados mais desenvolvidos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada. Em contrapartida, países como Haiti, Honduras e Nicarágua têm economia baseada em produtos primários, como minérios e itens agropecuários. 



LALAISSE, François-Hippolyte. Século XIX. Gravura. Ordre National des Pharmaciens, Paris. Na América Latina prevaleceu a colonização pautada na escravização de povos indígenas da América e de africanos trazidos à força pelos colonizadores; na extração abusiva de recursos minerais e vegetais; e na utilização de extensas propriedades rurais monocultoras para o  plantio de produtos destinados ao mercado externo. A gravura retrata a preparação da farinha de mandioca nas Antilhas                                                                   

Conforme leitura do texto, e análise da gravura, responda:

1.  Que critérios de regionalização e usado para dividir o continente em América Latina e América Anglo Saxônica?

 

2. Por que países como Jamaica ( fala se inglês) e Suriname (fala se holandês), refere se como países da América Latina ?

 

3. Que tipo de colonização é retratado na gravura?

EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 Carga horária: 04 aulas

Semana de 27 de julho a 31 de julho

 Semana de estudosintensivo

 TEMA: A chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

          Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

         ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 – Revisão de  conteúdo “A Chegada da Família Real e a emancipação política do Brasil”.  Conteúdo já trabalhado ao longo do bimestre Livro didático História sociedade & cidadania, páginas de 120 a 129 e Caderno do Aluno volume 2.

    

     Aula 3 e 4 – Respondas as questões  de número 4, 5 e 6, propostas abaixo


Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 120 – 129.


INGLÊS/PROFº MONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 27/07/20 a 31/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Copie no caderno:

 

Usos do imperativo em inglês

Existem diversas situações do dia a dia em que encontramos frases no imperativo. Por exemplo, em placas de sinalização: Stop (pare), Push (empurre), Insert the coin (insira a moeda). Os manuais de instrução e receitas culinárias, por exemplo, também são cheios deles. E, se você estiver falando sobre processos que devem seguir uma ordem, use palavras como: “first” (primeiro), “then” (então, daí) e “next” (em seguida, depois). First, break the egg. (Primeiro, quebre o ovo.) Then, add the flour. (Então, adicione a farinha)

2ª aula:

 

1)      Crie frases com os verbos e palavras destacadas na 1ª aula:

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 27/07 - 31/07 / 2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Gênero Intuitivo

Ø Assunto abordado: Leitura Instrutiva

 

Como estudar em casa?

O início de 2020 tem sido difícil para qualquer pessoa, já que em tempos da pandemia do coronavírus, ficar em casa e evitar aglomerações são recomendações essenciais para a não proliferação da doença.

Por consequência disso, diversas escolas tiveram que suspender suas aulas com o objetivo de proteger os alunos e, com isso, milhares de crianças e adolescentes estão em processo de adaptação ao novo modelo de estudos que é estudar em casa.

Se você precisa de dicas de como estudar online em casa e como organizar melhor sua rotina de estudos, leia este até o final e aprenda como fazer isso de uma forma eficiente e disciplinada.

1. Escolha um local para estudar

O primeiro passo para uma boa rotina de estudos em casa é escolher um bom lugar para estudar. Esse local precisa ser bem iluminado, arejado, silencioso e bem equipado para que a sua produtividade seja melhor.

É importante também que você estude todos os dias no mesmo lugar, assim você passa a reconhecê-lo como um local de foco e concentração nos seus estudos, além disso esse espaço sempre vai ter uma destinação única: estudar.

2. Estabeleça horários fixos

Para combater uma possível procrastinação é muito importante que você estabeleça horários fixos e metas nos seus estudos.

O ideal é separar sempre os mesmos horários para estudar. Uma boa dica é você continuar estudando nos mesmos horários que está acostumado na escola e definir o tempo que você vai dedicar em cada matéria. Siga esses horários todos os dias que logo você conseguirá construir uma rotina de estudos eficiente.

3. Monte um cronograma de estudos

Uma das diferenças de ir à escola e de estudar em casa é que agora você mesmo que deve montar o seu cronograma de estudos e definir quais matérias vai estudar em dias específicos.

Montar um cronograma de estudos é fundamental para sua disciplina em estudar em casa. Para fazer isso, você pode selecionar quais conteúdos você quer estudar na semana e distribuí-los no seu cronograma.

Coloque essas informações em uma tabela para seguir na sua rotina e também faça anotações sobre quais matérias você já está mandando bem e quais precisa dedicar um tempo maior para compreender mais a fundo essa matéria.

4. Faça anotações

Enquanto você assiste as videoaulas e faz exercícios, é muito importante ir fazendo anotações no seu caderno.

Separe sempre essas anotações por matérias, assim, caso você precisar revisá-las, ficará muito mais fácil de encontrar no caderno. Além disso, com as anotações, também fica mais fácil de entender e fixar o conteúdo passado pelo professor.

5. Mantenha-se organizado

Por um lado, estudar online em casa é possível ter muito mais liberdade e flexibilidade, já que não há a presença do professor ali o tempo todo, certo? Mas por outro, fica mais difícil manter a organização nos estudos e o foco sem pensar no próximo episódio da série favorita.

Mas se você deseja ser produtivo e organizado, precisa começar a repensar a forma como você está organizando seus estudos.

Vamos começar pelo lugar em que você está estudando: Ele é bem iluminado? A mesa está organizada e sem distrações, como o celular, por exemplo? Esse lugar é realmente silencioso?

Comece a observar essas pequenas coisas e vá ajustando seu cantinho de estudos para que a organização sempre esteja em primeiro lugar. Além disso, verifique se o seu material está todo no mesa, assim você pode evitar se locomover para buscar algum livro ou material e se distrair com outras coisas.

Com tudo isso pronto, é hora de colocar a mão na massa e partir para os estudos!

6. Afaste-se de distrações

Por muitas vezes se concentrar já é difícil, ainda mais estando em casa que é um lugar cheio de distrações como a televisão, videogame, celular, as pessoas que moram com você e por aí vai.

Com tantas coisas favoráveis à distração, a única solução é se afastar ao máximo delas (por isso é tão importante escolher um bom cantinho de estudos).

Comece deixando o celular em outro cômodo, evite deixar as redes sociais abertas no computador enquanto você estuda e não deixe a televisão ligada. Se você gostar e preferir, pode deixar um som ligado (não muito alto), mas só se isso não te atrapalhar, ok?

Seguindo essas dicas, garantimos que sua produtividade e foco aumentarão muito mais!

7. Reserve um tempo para descansar

Para uma maior eficiência em estudar em casa é importante que haja um equilíbrio para que o aprendizado seja mais proveitoso. 

Para isso, defina um tempo de descanso entre as matérias e evite pular de uma matéria para a outra sem antes ter tirado uns 10 minutinhos para descansar, se alongar e beber uma água.

Quando você começar a desenvolver esse hábito de pausas e descansos durante os estudos, vai perceber que sua rotina de estudos ficará mais fácil e que você vai conseguir assimilar os conteúdos muito mais rápido do que se não tirasse esse tempinho para você relaxar.

Afinal de contas, ninguém consegue fazer nada sem saúde mental!

Clique no link e assista o vídeo para obter mais compreensão sobre tema: https://youtu.be/tAOu5cGbx8s

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof/.edu- caca/o..sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Recado importante: Aproveita está última semana do 2º Bimestre para colocar em ordens as atividades dadas. ( Inclusive as do 1º Bimestre).

MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

   Atividades proposta para o período de 27/07/2020 / a 31/07/2020 (6 aulas)

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

Caderno do aluno 2º Bimestre

                   

                                                   DIVISÃO

Para dividir números na forma de notação científica devemos dividir os números, repetir a base 10 e subtrair os expoentes.

Soma e Subtração Para efetuar a soma ou a subtração com números em notação científica devemos somar ou subtrair os números e repetir a potência de 10. Por isso, para fazer essas operações, é necessário que as potências de 10 apresentem o mesmo expoente.

                                                 Agora vamos exercitar !!!

 

1) Escreva os números abaixo como potências de base 10:

 

   a) 1                                        b) 10                                   c) 100                         d) 1000

   e) 10000                                f) 100000                            g) 1000000                h) 0,1

    i) 0,01                                    j) 0,0001                            k) 0,0000001

 

3)Escreva os números na forma de notação científica :




  4) A massa do Sol é de 1 980 000 000 000 000 000 000 000 000 toneladas e a massa da Terra é de 5 980 000 000 000 000 000 000 000 kg.

 a) Escreva em notação científica a massa do Sol e a massa da Terra em quilos.

 b) Quantas vezes a massa do Sol é maior que a massa da Terra?

 

 5) A velocidade da luz, é de cerca de 300000 km por segundo ,vamos escrever em notação cientifica ,qual distância percorre em 1 minuto ?

               

6)O raio da Terra, no equador, é de aproximadamente 6400000 metros, e a distância aproximada da Terra à Lua é de 384000000 metros. Podemos também apresentar corretamente o raio da Terra e a distância da Terra à Lua, respectivamente, por :

 

a) 6,4 · 103 metros, e 3,84 · 105 metros                         

b) 6,4 · 10-6 metros, e 3,84 · 10-8metros

c) 6,4 · 106 metros, e 3,84 · 108 metros                         

d) 6,4 · 108 metros, e 3,84 · 1010metros

 

7)Dê o resultado de cada alternativa abaixo com base nas propriedades da potenciação:

a)    Qual é a metade de 222 ?  _____________________________

b)    2.2.2.2.2.2 = 2x ,portanto x vale? ___________________

c)    O triplo da expressão(32)2 é igual a: ____________________

d)    Para o resultado da expressão (-5).(-5)3÷ (-5)x ser é igual a 1, x deve valer?_______     

 

8) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):

(     ) 5 – 6 . 5 6 = 1                                                  

(           )

(     ) 6 -2 . 6 -5 = 6 10                                               (     ) 7² + 7³ = 7 5

(     ) 7³ : 7 5 = 7³. 7 -5                                              (     ) (3 5)² = 3 7

(     ) 2 5 : 2³ = 2²                                                     (     ) 3³ . 3 5 = 9 8

 

                                               DIZIMAS PERIÓDICAS

                           

9) Considere as frações a seguir. Utilize uma calculadora para obter a representação
decimal das frações dadas no quadro abaixo. A partir desses resultados, preencha o
quadro.

FRAÇÕES

                     CLASSIFICAÇÃO

PERÍODO

1/3

0,3333333    DIZIMA PERIODICA SIMPLES

         3

22/15

 

 

2/3

 

 

53/11

 

 

322/45

 

 

14/9

 

 

 

 1) Obtenha as frações geratrizes das seguintes dízimas periódicas:

a) 0,222...            b) 2,777...           c) 8,101010...          d) 5,1666...             e)

                             Programação das aulas de matemática para os dias:

27julho

SEG

8º ano do EF II

09:45

10:30

Duração da aula 45m

Matemática

28junho

TER

8º ano do EF II

09:45

10:30

Duração da aula 45m

Matemática

29Julho

QUA

8º ano do EF II

10:30

11 :15

Duração da aula 45m

Matemática

 

Pessoal já formei nossas turmas no google sala de aula vou colocar o código de nossa turma aqui para vocês acessarem.

8º ano D código xs6dr4o

 

Atenção: Aqueles alunos que não têm acesso ao Watts vão realizando as atividades no caderno e se possível encaminhar as atividades avaliativas para meu e-mail.

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA


PROJETO DE VIDA/PROFº ROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

 

2.    TURMA

 

8° ANO - D

3.    DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

 

4.    CONTEÚDOS:

Semana de estudo intensivo.

 

5.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Foco e responsabilidade.

6.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Neste momento os alunos deverão revisar o conteúdo e colocar em dia a matéria.

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

7.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

8.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

27/07/2020 a 31/07/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane

12.  VALIDADO EM:

   27/07/2020


TEC.E INOVAÇÃO /PROFº DENIS

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD

Nome:___________________________________________

 

2º Bimestre- Semana de estudos intensivos  20.07 à 24.07

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

Esta semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas  durante o 2º Bimestre relate para o professor por e-mail o que aprendeu em tecnologia, e caso tenha atividades não realizadas por gentileza enviá-las.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

  

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Nenhum comentário:

Postar um comentário