segunda-feira, 20 de julho de 2020

5ºANOS INICIAIS SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
---------------------------------------------------------------------------------
5ºA
PROFESSOR/JOÃO

ROTINA    5  ANO A      PROFESSOR   JOÃO  

DO DIA 20  de  julho a 24 de julho 

LIVROS  LER E ESCREVER,EMAI,BURITI MAIS  PORTUGUÊS  BURITI MAIS  MATEMÁTICA

ENVIO DE ATIVIDADES e contato: whatsapp 96303 1446   almeidabina@htmail.com

SEGUNDA FEIRA

20/7/2020

TERÇA FEIRA

21/7/2020

QUARTA FEIRA

22/7/2020

QUINTA FEIRA

23/7/2020

SEXTA FEIRA

24/7/2020

 

Matemática

 EMAI ATIVIDADE 7.2

Pág. 50

 

 

LER E ESCREVER  pag198 e199

 A possibilidade  uso das aspas

 

EDUCAÇÃO FISICA

LER E ESCREVER

Contos de assombração  pg 203 a207

EMAI  7.1 ATIVIDADE   Pag  49

 

 

Artes

PORTUGUES

LIVRO BURITI

Ortografia 68 e 69

BURITI  MATEMÁTICA 

Pág 68 a69

BURITI Português pg 74 ,75 preposição e locução prepositiva

 

LER E ESCREVER

ATIVIDADE  3b construindo esquema gráfico pg 207,208

 

 

Português

Livro BURITI Pag 66 E 67pronome possessivo

HISTORIA leia o texto abaixo e responda o que é ser solidário

 

EMAI  7.4

Página52

 

 BURITI MATEMÁTICA  PAG

Pratica de produção

 

 

Faça uma pesquisa no celular ou tablete conto de mistério

Escolha uma historia e copie no caderno 

Geografia

Pergunte a um  parente  que já morou na região norte nordeste

O que tem de diferente da região sudeste

PORTUGUES BURITI PORTUGUES

Pag 70 a 73 sinais que falam

EMAI  

ATIVIDADE

7.5   pagina

53

CIENCIAS

  Pesquisa

O que é epidemia e o que é pandemia ?

 

 

LER E ESCREVER   ATIVIDADE pg 197e 198 marcas gráficas  do discurso direto 

MATEMÁTICA

EMAI  7.3

ATIVIDADE pg 51

 

LER E ESCREVER

ATIVIDADE   PG 200 a 202

EDUCAÇÃO FISICA

 

ARTE

 

HABILIDADE MATEMÁTICA.

EF05MA08- Resolver e elaborar situações- problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA11-Resolver e elaborar situações-problema cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.

 EF05MA02- Ler, escrever e ordenar números racionais positivos na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

EF05MA03- Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

EF05MA16 Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

EF05MA13- Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão da ideia de razão entre as partes e delas com o todo.

EF05MA09- Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

 Português

 

EF35LP12- consultar o dicionário para o esclarecimento de dúvidas sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de irregularidades ortográficas.

EF35LP13- grafar corretamente palavras irregulares de uso frequente, inclusive aquelas com a letra h inicial. EF35LP30-Diferenciar os efeitos de sentido decorrentes do  uso de discurso direto e indireto e de diferentes verbos de dizer, na leitura De textos de diferentes gêneros EF05LP05 compreender, na leitura de diferentes textos, os efeitos de sentido do uso de verbos nos tempos presente, passado e futuro, do modo indicativo.

EF05HI02- Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social. EF05HI01 Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

EF05CI04 Identificar os usos da água nas atividades cotidianas, do campo, no transporte, na indústria, no lazer e na geração de energia, para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desse recurso

 ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

Ser Solidário: Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Fazer o bem aos semelhantes e ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter. Uma das ferramentas mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

Ter Respeito: Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus. Respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não se esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

Ser Sincero: Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos: em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade das outras pessoas.

Dizer sempre a Verdade: Dizendo a verdade, ganha-se confiança dos outros. Com a confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, e muito, dessa qualidade.

Cooperar: Participar é sempre fundamental. A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

Não agredir seu semelhante: Seja por palavras, seja fisicamente. Violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência ou agressão.

Ter bondade, educação e responsabilidade: Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá, com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações e com todas as nossas responsabilidades.

Perdoar: Ao permanecermos ressentidos com alguém, nunca teremos o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar algum, apenas serve para criar mais problemas.

 

 

 

ARTE/PROFºFLAVIA

Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e maaterial para fazer as texturas.

 

 

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Texturas naturais

Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos deárvoresmadeirafolhasrochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.Textura gráfica

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricçãoimpressão, decalque e construção.

 

Texturas Artificiais:

 

São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.






ED. FISICA/PROFºDONIZETI

                                 EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                      TURMAS: 5º ANOS     A

 

                         ATIVIDADES   SEMANA    20   Á   24/07/2020

 

1ª AULA (50 minutos)

Essa semana vamos lembrar e fazer uma brincadeira que fazíamos na escola:

 

Estátua: você escolhe uma pessoa que dará o sinal, quando todos deveram pular e dançar, pode usar música, a um novo sinal todos deveram virar estátua. E a pessoa que deu o sinal irá escolher a melhor estátua, a qual ocupará o seu lugar e função.

 

2ª AULA (50 minutos)

 

Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, um desenho da quadra da sua escola, com a brincadeira que você mais gostava de participar.


 

ORIENTAÇÕES

 

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Para fazer o desenho pode usar seu caderno de desenho.

Coloque uma música, que vai ajudar na brincadeira.

Assistir as aulas no CMSP.

 

REGISTRO

 

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 

 

5ºB
PROFESSORA /PROFºROSANGELA

E.E. Salim Farah Maluf

Professora: Rosângela- Turma: 5 ano B

(Semana 4) de 20/07 À 24/07/2020

ROTINA DE ATIVIDADES

 

SegundaTerça   Quarta  Quinta Sexta

 

13h/13h50

13h/13h50

13h/13h50

13h/13h50

13h/13h50

LP-Livro Ler e escrever.

Planilha de  autoavaliaçãoProjeto” Contos de Assombração”

Nessa atividade será observdo os aspectos a serem na produção textual responder

pág.217

LP-Livro Buriti

A memória de cores das abelhas”

Faça a leitura do artigo de divulgação científica escrito por alunos de 8 a 10 anos e descubra como chegaram a essa descoberta, gravar o áudio pág 137

CIÊNCIAS

Como conservar os alimentos.

Faça a leitura do texto em anexo  “ Como conservar os alimentos” e responda no caderno as questões. 6 e 7.

LP- livro Buriti

Memória visual

 

Nessa atividade  responda as 7 questões com as tiras , observando que apenas uma tem todas as respostas corretas.

pág.144/145

 

LP- livro Buriti

Comunicação escrita (exposição de pesquisa).

Faça a leitura com atenção o resultado de uma pesquisa sobre o uso da internet e responda a questões da pág.146

13h50/14h40

13h50/14h40

13h50/14h40

13h50/14h40

13h30/14h40

LP-Livro Buriti

A memória de cores das abelhas”

Faça a leitura do artigo de divulgação científica escrito por alunos de 8 a 10 anos e descubra como chegaram a essa descoberta, gravar o áudio pág 137

LP-Livro Buriti

A memória de cores das abelhas”.

Após leitura responda as questões páginas 138/139.

 

GEOGRAFIA

O negro as histórias da educação ao Brasil ou a história da educação do branco brasileiro?

Faça a leitura do texto em anexo e responda no caderno as questões.

  MA-EMAI

Atividade 8.5

Localizar e representar uma reta numérica os seguintes números 0.5;1,5;2,5;4,5;5,5.

Pág.61

 

LP- livro Buriti

Analise o gráfico e responda as questões da página 147

14h40/15h30

14h40/15h30

14h40/15h30

14h40/15h30

14h40/15h30

ARTES

ED. FÍSICA

HISTÓRIA

Ocupações humanas na Àfrica e no Oriente”.

Faça a leitura do texto em anexo e responda as questões no caderno.

MA-EMAI

Atividade 8.6

Faça leitura do contexto e observe as duas tabelas e responda pág.62

ARTES

15h30/15h50h

Pausa para lanche

15h30/15h50

Pausa para lanche

15h30/15h50

Pausa para lanche

15h30/15h50h

Pausa para lanche

15h30/15h50h

Pausa para lanche

15h30/15h50h

MA-EMAI

Sequência 3

Resolução de problemas

Antes de resolver, verifique qual a pergunta a ser respondida?

Como pode ser encontrado a solução? E como podemos saber se a solução está correta? Pág.56/57

15h30/15h50h

MA-EMAI

Atividade 8.2

Pegue uma calculadora e a utilize para completar os resultados das divisões indicadas. Copie o número que aparecer no visor da calculadora. Págs.58/59.

 

15h30/15h50h

LP- livro Buriti

Ortografia

Mal e Mau

Nessa atividade  será trabalhado o adjetivo mau e o advérbio de modo mal.

Após entendimento responda a pág.142

 

15h30/15h50h

MA-EMAI

Atividade 9.1

Faça a leitura das frações da página 63 e responda o solicitado.

 

15h30/15h50h

LP- livro Buriti

Após analisar o gráfico reúna as informações  e escreva um texto no caderno.

 página 147

16h40/17h30

MA-EMAI

Sequência 3

Resolução de problemas

Antes de resolver, verifique qual a pergunta a ser respondida?

Como pode ser encontrado a solução? E como podemos saber se a solução está correta? Pág.56/57

16h40/17h30

MA-EMAI

Atividade 8.2

Pegue uma calculadora e a utilize para completar os resultados das divisões indicadas. Copie o número que aparecer no visor da calculadora. Págs.58/59.

 

16h40/17h30

LP- livro Buriti

Nessa atividade  faça a leitura da tira de Fernando Gonsales e observe como ele brinca com os significados das palavras mal e mau-olhado, e responda as questões.

pág.143

 

16h40/17h30

EDUCAÇÃO FÍSICA

16h40/17h30

MA-EMAI

Atividade 9.2

Recorte as sete figuras circulares do anexo 5 da atividade,depois represente as partes por escrito.

Pág.64

‘ Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

                          

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

 

 

 

Aula de apoio

Centro de Mídia, assistir no canal Univesp 2.2(TV)

17h/17h30

Artes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Habilidades trabalhadas em Língua Portuguesa

·         F0RLP03- acentuar corretamente palavras, oxítonas, monossílabos tônicos e paroxítonas

·         EF25LP12 -Consultar o dicionário para esclarecimento de dúvidas sobre a escrita de palavras

·         EF35LP12-Consultar o dicionário para dúvidas sobre escritas de palavras

·         EF35LP07- Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal verbal, pontuação.

·         EF05LP04- Diferenciar na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, reticências, aspas e parênteses, reconhecendo seus efeitos de sentido.

·         EF35LP30- Diferenciar os efeitos de sentido decorrentes do uso de discurso direto e indireto e de diferentes verbos se dizer

·         EF05LP26- Utilizar, na produção escrita de diferentes textos, conhecimentos linguísticos, regras de concordância nominal, verba,convenções de escrita, citação.

·         EF35LP22- Reconhecer o uso de diálogos em textos do campo artisticoliterário, ( contos, crônicas, fábulas).

Habilidades trabalhadas em Matemática

·         EF05MA08- Resolver e elaborar situações-problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais.

·         EF05MA13- Resolver situações- problema envolvendo a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

·         EF05MA08- Resolver e elaborar situações-problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e racionais, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativas, cálculo mental e algoritmos.

·         EF05MA09- Resolver e elaborar situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamento possíveis. E frações.

·         Ef05ma03- Identificar e representar frações  ( menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à idéia de parte de um todo.

·         EF06MA07- Compreender, comparar e ordenar frações associadas às idéias de partes de inteiros e resultado de divisão,identificando frações equivalententes.

Habilidade trabalhada em Ciências

·         EF04CI09- Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais ( como a obesidade) entre crianças e jovens, a partir de análise de seus hábitos, tipos de alimentos ingerido, prática de atividades física, etc).

 

Habilidade trabalhada em Geografia

·         EF05GE17– Reconhecer em diferentes lugares e regiões brasileira, as desigualdades de acesso, da mulher no mercado de trabalho.



Habilidade trabalhada em História

·         EF05HI03- analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos amigos.




ARTE/PROFºFLAVIA

Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e maaterial para fazer as texturas.

 

 

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Texturas naturais

Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos deárvoresmadeirafolhasrochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.Textura gráfica

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricçãoimpressão, decalque e construção.

 

Texturas Artificiais:

 

São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.





ED. FISICA/PROFºDONIZETI

                                 EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                      TURMAS: 5º ANOS B

 

                         ATIVIDADES   SEMANA    20   Á   24/07/2020

 

1ª AULA (50 minutos)

Essa semana vamos lembrar e fazer uma brincadeira que fazíamos na escola:

 

Estátua: você escolhe uma pessoa que dará o sinal, quando todos deveram pular e dançar, pode usar música, a um novo sinal todos deveram virar estátua. E a pessoa que deu o sinal irá escolher a melhor estátua, a qual ocupará o seu lugar e função.

 

2ª AULA (50 minutos)

 

Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, um desenho da quadra da sua escola, com a brincadeira que você mais gostava de participar.

 

ORIENTAÇÕES

 

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Para fazer o desenho pode usar seu caderno de desenho.

Coloque uma música, que vai ajudar na brincadeira.

Assistir as aulas no CMSP.

 

REGISTRO

 

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário