ATIVIDADES DA SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºSANDRA
Empreendedorismo/Profissões
ARTE/PROFªEDLENNE
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
FILOSOFIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (06/07 a 10/7)
QUÍMICA/PROFªLUCILENE
GEOGRAFIA
Aspectos físicos da América Latina
A Cordilheira dos Andes é uma extensa cadeia montanhosa que abrange sete países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina
A América Latina é rica em recursos hídricos e possui extensas bacias hidrográficas, como a Bacia do Orinoco, a Bacia Amazônica e a Bacia Platina.
O Rio Amazonas é o maior da América Latina. Sua bacia compreende Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil
Por Amarolina Ribeiro / Graduada em Geografia
semelhantes.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
Gênero Textual: Paródia
PROJETO DE VIDA
TEC.E INOVACÃO/PROFªSANDRA
Sandra Ferraz
3ºB NOTURNO
ARTE/PROFªEDLENNE
BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
ELETIVAS/PROFºSANDRA
Empreendedorismo/Profissões
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Eletiva
Período 12/05 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
1. Pesquise sobre a profissão que você escolheu e como ela é vista no mercado de trabalho.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
ELETIVAS/PROFªDAYANE
3ºA MANHAELETIVAS/PROFªDAYANE
ESPORTE E LAZER
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º e 3º (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
· Atividade 1- TechTudo
· Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;
· Praticar esses jogos com amigos e família;
· Escrever como foi a experiência;
Séries de TV
Desafio para adivinhar títulos de séries de TV através de emojis — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Gabarito:
1. Orange is the New Black
2. La Casa de Papel
3. Vampire Diares
4. Stranger Things
5. 13 Reasons Why
6. Once Upon a Time
7. Teen Wolf
8. The Flash
9. Pretty Little Liars
Times de futebol
Desafio para adivinhar nomes de times de futebol do mundo através de emojis — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Gabarito:
1. América de Natal
2. Universidad Católica - (Chile)
3. Boca Juniors (Argentina)
4. Náutico
5. Ponte Preta
6. Real Madrid (Espanha)
7. Palmeiras
8. Newell's Old Boys (Argentina)
9. Internazionale de Milão (Itália)
10. Atlético Mineiro
11. Paris Saint-Germain (França)
12. Estudiantes (Argentina)
13. Tigres (México)
14. Arsenal (Inglaterra)
15. Cruzeiro
16. Botafogo
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 17/07/2020
ARTE/PROFªEDLENNE
Professora
Edlenne Cristina
Disciplina
artes
Ensino médio
3ªA, 3B
Watts
11993670617
Sobre o Pintor
Vincent
Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui
retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos.
Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao
fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram
finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década,
produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de
1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.
Olá
alunos quero que vocês faz uma pesquisa das obra do artista Vicente willem van Gogh e retrata o desenho no caderno
com lápis de cor ou tinta.BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
|
Atividade: Realize uma conclusão
de 05 linhas sobre o tema da aula anterior, reino Plantae I (Algas).
|
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).
|
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 06/07/2020 a 10/07/2020.
Atividade
Realize uma conclusão de 05 linhas sobre o
tema da aula anterior, Reino Plantae I (Algas).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA
|
|
CONTEÚDOS:
LAZER E
TRABALHO
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
• Identificar as reações do próprio corpo diante das demandas
ocupacionais.
• Reconhecer motivos pelos quais a ginástica laboral contribui para a
prevenção de doenças relativas ao seu trabalho.
• Identificar as possibilidades de atividades na ginástica laboral.
|
|
Aula I: Identifique em seu trabalho e/ou
escola, e descreva os movimentos repetitivos e posturas inadequadas. Reflita
criticamente e escreva o que é possível fazer para melhorar essa situação.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Leia o texto abaixo:
Ginástica Laboral
A
ginástica laboral, como indica o nome, é uma ginástica para ser feita antes,
durante ou depois do expediente de trabalho. Essa prática tem o objetivo de
prevenir as doenças causadas pelo esforço repetitivo, conhecidas como LER
(lesões por esforços repetitivos), DORT (distúrbios osteomusculares
relacionados ao trabalho) e, mais recentemente, AMERT (afecções musculoesqueléticas
relacionadas ao trabalho).
Ela
é ministrada durante 10 a 15 minutos, em geral, com alongamento e
relaxamento. Por um tempo, essa prática foi criticada pela vinculação que se
fez, quando considerada apenas sua utilização nas empresas, apenas ao aumento
da produtividade – e não ao bem-estar do trabalhador.
Entretanto,
estudos revelam que a ginástica laboral pode contribuir para a prevenção das doenças
causadas pelo esforço repetitivo, além de beneficiar o trabalhador nos
seguintes aspectos: diminuição de dores corporais, redução do cansaço,
aumento da atenção e concentração, entre outros fatores. Porém, o trabalhador
tem outras sobrecargas no ambiente de trabalho. A crescente competitividade dentro
das empresas e fora delas vem aumentando a insegurança em relação à conservação
do emprego (para quem está empregado) ou à inserção no mercado de trabalho.
Esse
tipo de insegurança é um fator que induz os trabalhadores a permanecerem mais
tempo no trabalho, com medo de perder o emprego. Hoje, fala-se em
workaholics, pessoas viciadas em trabalho. Na verdade, elas sempre existiram,
mas as circunstâncias da vida moderna têm contribuído para que as pessoas
fiquem conectadas ao trabalho por muito mais tempo. Ou estão no local de
trabalho, ou o trabalho as acompanha quando saem de lá, com seus
computadores, seus celulares empresariais ou outros meios de comunicação. As
pessoas estão tão viciadas que não percebem que a falta de lazer (para
descansar e espairecer) também é um fator de diminuição de produtividade, o
que as coloca na zona de risco de perderem seus postos de trabalho. (SPFAZ
ESCOLA, 2014)
Após
a leitura, responda as questões abaixo:
•
Qual é o principal assunto do texto?
•
Quais são as palavras-chave encontradas a partir da leitura?
•
Qual é a finalidade do texto?
• Quais são os benefícios da ginástica laboral?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
|
|
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da
escola.
|
|
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem
ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso,
realizar no próprio caderno.
Código da turma no Google Classroom: 3°A:
mymqt6g
DATA: 06 Á 10/07/2020
|
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (06/07 a 10/7)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após assistir o vídeo indicado, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
TEMA: ARISTÓTELES
Assista no You Tube o vídeo do Professor de Filosofia FRANCISCO PORFÍRIO, de aproximadamente 7:57 minutos sobre quem foi e o pensamento do filósofo ARISTÓTELES.
Em seguida faça um breve resumo sobre o seu entendimento do tema.
SOCIOLOGIA/PROFªHOSANAATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (06/07 a 10/7)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Meios de comunicação de massa, indústria cultural e mudança social
Apesar desse teor crítico direcionado à indústria cultural, os meios de comunicação que a promovem são também produtores culturais – e não podem ser desprezados em qualquer processo de mudança social, afinal são veículos poderosos, com abrangência de público de massa.
Esta capacidade comunicativa, a depender de seu uso, pode ser fonte de mobilização em prol de causas pensadas justas pela sociedade civil organizada. Por isso, alguns autores defendem que a democratização de tais meios (rádio e TV, em especial) deve ser uma diretriz das ações governamentais. Tal democratização torna aptos os cidadãos comuns a produzirem conteúdos culturais em massa, alterando, de certa maneira, a lógica capitalista que preside a indústria cultural.
Os meios de comunicação de massa e da indústria cultural são importantes para qualquer mudança significativa na sociedade, mas há uma limitação intrínseca a esse modelo, que estaria no seu caráter eminentemente capitalista, assinala o estudioso Teixeira Coelho.
RESPONDA:
1) Qual a influência dos meios de comunicação no incentivo à compra de produtos não necessários?
2) O que leva muitas pessoas a comprar algo sem ter
necessidade, somente para acumular coisas, mesmo sabendo que mal vai usar no dia-a dia?
FÍSICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR
|
||||||
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
06/07 a 10/07//2020
|
|||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A
|
||||||
CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas
especificações elétricas como potencia e tensão de operação
|
||||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar as especificações elétricas dos aparelhos
em etiquetas ou manuais
Reconhecer grandezas associadas ao estudo da
eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia
eletrica
|
||||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE 2
Ler os textos da apostila do 1 bimestre das
pagina 25 a 27 e fazer o que se pede
OBS: são os mesmos exercícios da
semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre
|
||||||
RECURSOS:
Caderno do
aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
||||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa
,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
||||||
DATA: ___/__/_
__
|
||||||
SEMANA DE 06/07
A 10/07
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Turma:3ºA 2 aulas semanais (90
minutos)
Tema:
Concentrações de pH e OH
Desenvolvimento:
No caderno do aluno você devera fazer a
atividade 2 –Neutralização, eletrolise e usos da água do mar
Atividade
2.A reflita sobre as situações-problema e responda os itens a seguir: 1 / 2/ 3
/ 4 / 5 /6 /7.
Faça
uma síntese sobre as questões acima.
Resolva:
1) Foi
efetuada a seguinte reação química:
H2SO4
+ X NaSO4
+ 2H2O
Foram
reagidos 98g de ácido sulfúrico, sendo obtidos 142gde sulfato de sódio e 36 de
água.
Pergunta-se:
Dados:
H=1, O=16, Na=23, S=32
(A) Qual o
nome da substancia faltante no processo?
(B) Qual a sua fórmula química?
(C) Qual foi a massa de hidróxido de sódio que
reagiu?
2) Quando
um objeto de ferro enferruja ao ar, sua massa aumenta. Quando um palito de
fosforo é aceso, sua massa diminui. Essas observações violam a lei das
conservações das massas? Justifique sua resposta.
3) Em um experimento, Lavoisier o grande químico
francês, realizou a combustão de grafite, carbono puro, em sistema fechado.
Queimando 12g de grafite, foram obtidos 44g de dióxido de carbono, após
combustão completa. Pergunta-se:
A) Por
que não aplicou-se a Lei de conservação de massas neste caso?
B) Qual a
substancia que não foi citada na descrição do processo?
Ao
resolver as atividades envia-las para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no
assunto do e-mail colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada.
Plantão
de duvidas é na quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 04 a 08 do 07 de 2020.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que
aborda o assunto.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar elementos histórico-geográficos que
permitem diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o
conceito de América Latina.
GEOGRAFIA :
América
Latina / Choque de Civilizações 1/2.
A América Latina é constituída por países que possuem um
passado colonial em comum e que possuem idiomas originados do latim.
A América Latina é uma porção do continente
americano localizada entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados
Unidos e o México) e a Terra do Fogo (conjunto de ilhas
situado no extremo sul da América do Sul). Nessa porção do
continente americano, vivem cerca de 586 milhões de pessoas*. A área total é de
21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8
habitantes por km2 .
Essa regionalização leva em conta a história e as
características culturais. O continente americano fica então dividido em
América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) e América Latina, que recebe
esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que
derivam do latim, como português, espanhol e francês. Por essa razão, o México
também está incluído nessa divisão.
Os países da América Latina possuem um passado
colonial em comum. A colonização de exploração foi a marca do
passado desses países. A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles
e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um
mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias
atuais. Essa característica também diferencia expressivamente a América Latina
da América Anglo-saxônica.
Outra característica histórica que é comum aos países da
América Latina é a concentração de terras nas mãos da elite, mesmo após a
descolonização. Esse fator é um dos responsáveis pelas marcantes desigualdades
sociais e econômicas presentes nesses países. Todavia, apesar de muitas semelhanças,
esse conjunto de países possui diferenças que nos permitem agrupá-los em
grandes conjuntos regionais: México.
América Central e Guianas
A América Central é a região formada por
dois conjuntos de países: a porção ístmica (ligada ao continente) e a
porção insular (composta por ilhas).
Suriname e Guiana – países independentes – e Guiana
Francesa (departamento ultramarino francês), embora estejam na América do Sul,
possuem características socioeconômicas mais parecidas com as dos países
caribenhos (América Central).
América do Sul:
→ América Andina
É marcada pela presença da Cordilheira dos Andes. São
chamados andinos os países que compõem essa sub-região latino-americana:
Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Chile.
→ América Platina
Os países platinos são aqueles banhados pela Bacia do Prata
(Plata, em espanhol), que é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Os
países que constituem essa sub-região são: Argentina, Paraguai e Uruguai.
→ Brasil
É o país mais extenso da América Latina e com maior
população. O Brasil é o único país que tem a língua portuguesa como idioma
oficial. Faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, com exceção
do Chile e do Equador.
Aspectos físicos da América Latina
A Cordilheira dos Andes é uma extensa cadeia montanhosa que abrange sete países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina
Os principais elementos do relevo da América
Latina são: A Serra Madre Ocidental, no planalto mexicano; a Cordilheira
Montanhosa dos Andes, situada na porção oeste da América do Sul; o Planalto das
Guianas e o Planalto Brasileiro; e as Planície do Orinoco, Planície Amazônica e
Planície Platina, localizadas na porção central da América do Sul.
A América Latina é rica em recursos hídricos e possui extensas bacias hidrográficas, como a Bacia do Orinoco, a Bacia Amazônica e a Bacia Platina.
O Rio Amazonas é o maior da América Latina. Sua bacia compreende Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil
A América Latina está situada na zona intertropical, onde
predominam os climas quentes, com exceção do extremo sul (Argentina e
Chile) e das áreas montanhosas (Andes).
Sua grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes
latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme
diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens:
Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pampa ou Estepes e desertos (México,
Atacama e Patagônia).
* Dados da ONU 2016 (Excluindo os países
caribenhos)
Por Amarolina Ribeiro / Graduada em Geografia
Os países da América Latina apresentam características
históricas, sociais e culturais
semelhantes.
Referência : RIBEIRO, Amarolina. "América
Latina"; Brasil Escola. Disponível
em : <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-latina.htm. >
Acesso em 29 de junho de 2020.
Atividade: Leitura, reflexão e
pesquisa sobre o tema, Somente na próxima atividade, serão enviadas a perguntas
relacionadas ao texto.
Registre no caderno e guarde a
atividade realizada, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
“ NÃO VENCEMOS TODAS AS VEZES QUE
LUTAMOS,
MAS PERDEMOS TODAS AS VEZES QUE DEIXAMOS
DE LUTAR ! “
Autor: MARCIO KUHNE.
HISTORIA/PROFºSILVIO
TURMAS: 3A, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 06 à 10 de julho de 2020
Habilidades: Analisar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais.
Assistir o vídeo como parte introdutória das próximas atividades.
Quem ainda não entregou alguma atividade ainda dá tempo.
https://youtu.be/bbi-OzMtslc
Professor Sílvio
INGLÊS/PROFªSILVANA
LÍNGUA INGLESA
|
|
PROFESSORA: SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com
Período
de Entrega: 06/07 à 10/07/2020
Nome-
Número – Série e data da realização da atividade na apostila e enviem as fotos por e-mail.
|
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02
|
|
CONTEÚDOS:
Atividade da Apostila Aprender Sempre páginas 122,123 e 124.
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler,
compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de
orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
|
|
Atividade – 4
a) Encontre palavras na nuvem relacionadas às principais
necessidades das pessoas que vivem.
b) Existem diferentes tipos de ocupação para cada área
destacada no exercício anterior.
Descubra alguns deles nas palavras cruzadas abaixo: em
desastre áreas ameaçadas.
c) Em pares, em seu caderno, liste os deveres de cada
ocupação da Atividade - 4b (você pode incluir outras opções).
Destaque alguns aspectos positivos e negativos de cada um deles. Em
seguida, selecione três deles e justifique suas escolhas. Compartilhe suas
escolhas com seu parceiro. EXEMPLOS:
|
|
Período
da Realização: 06/07 à 10/07/2020.
|
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A -
Profª.: Sílvia - semana de 06 a 10/07/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno. Na próxima semana terão atividades sobre o tema.
Gênero Textual: Paródia
Trata-se de uma
imitação, engraçada ou não, de alguma composição anterior, de obras de arte,
imagens, músicas, textos literários, filmes e outros. Ou seja, A paródia é a
recriação de um texto, geralmente célebre, conhecido, uma reescritura de
caráter contestador, irônico, zombeteiro, crítico, satírico, humorístico,
jocoso.
Na maioria das
vezes caracterize-se pela comédia, com a utilização de recursos como ironia e
deboche. Também podem assumir outras características, como as de reflexão e
crítica, por exemplo, sem buscar o riso como efeito.
A paródia
popular consiste em manter um intertexto superficial com o texto original,
sem manter uma ligação com a temática. A função desse tipo de paródia muitas
vezes é a mera diversão, sem um aprofundamento nos assuntos discutidos entre os
textos em questão.
A paródia
literária requer um requinte em sua produção, pois consiste em manter um
intertexto temático com o texto original, de forma clara e objetiva. Nesse tipo
de paródia há crítica e/ou oposição de ideias.
A paródia musical é uma versão diferente da música original,
coloca-se humor na letra e/ou na coreografia apresentada. Os principais alvos
dos compositores de paródias são as músicas que estão fazendo sucesso no
momento.
A paródia pode
ser usada em diversos meios. Confira alguns dos que mais usam esse recurso:
·
livros
·
filmes
·
canções
·
pinturas
·
Propagandas
Exemplos de paródias:
Canção do
Exílio
(Gonçalves Dias)
Minha terra
tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem
mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.
Em cismar,
sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Minha terra
tem primores,
Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Não permita
Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu’inda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabiá. |
Canção do
Exílio às avessas
(Jô Soares)
Minha Dinda
tem cascatas
Onde canta o curió Não permita Deus que eu tenha De voltar pra Maceió.
[..]
O meu céu tem
mais estrelas
Minha várzea tem mais cores. Este bosque reduzido deve ter custado horrores.
[...]
Minha Dinda
tem piscina,
Heliporto e tem jardim feito pela Brasil's Garden: Não foram pagos por mim. Em cismar sozinho à noite sem gravata e paletó Olho aquelas cachoeiras Onde canta o curió.
[...]
Minha Dinda
tem primores
De floresta tropical. Tudo ali foi transplantado, Nem parece natural. Olho a jabuticabeira dos tempos da minha avó. Não permita Deus que eu tenha De voltar pra Maceió.
[...]
Finalmente,
aqui na Dinda,
Sou tratado a pão-de-ló. Só faltava envolver tudo Numa nuvem de ouro em pó. E depois de ser cuidado Pelo PC, com xodó, Não permita Deus que eu tenha De acabar no xilindró. |
O poema
de Gonçalves Dias reflete a respeito da saudade que sente de
sua terra natal, destacando suas características ambientais,
naturais, e revelando seu desejo de retornar a ela. Nesse poema, Gonçalves Dias, que
se encontrava em Coimbra, Portugal, cursando a Faculdade de Direito, reflete
sobre as belezas de sua terra, no momento da recém-adquirida independência
do Brasil em relação a Portugal.
A Paródia de Jô Soares,
entretanto, faz exatamente o contrário: por meio da ironia (figura de
pensamento bastante recorrente em paródias), o eu lírico enaltece a
região em que se encontra no presente e não deseja retornar à sua terra natal, Maceió.
Jô Soares transforma a poesia de Gonçalves Dias em uma paródia
na qual denuncia os escândalos políticos do ex-presidente da República,
Fernando Collor de Melo, entre os anos de 1990 a 1992, o qual sofreu um
processo de impeachment.
Como
você pôde observar, de modo crítico e bem-humorado, a paródia de Jô
Soares reflete sobre os confortos, regalias e modernidades desfrutados
devido ao cargo que Collor ocupava e sobre o horror que o eu lírico
(Collor) sentia sobre voltar à sua terra natal.
Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o
e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo
de whatsapp ou no privado.
MATEMÁTICA
PLANO DE AULA SEMANAL
DO PROFESSOR
|
|
PROFESSORA
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
5 AULAS
06 Á.10/07/2020.
|
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA
3ª
A Ensino Médio
|
|
CONTEÚDOS:
·
Equações polinomiais.
|
|
HABILIDADES
·
Compreender a
história das equações, com o deslocamento das atenções das fórmulas para as
análises qualitativas.
·
Conhecer as relações entre os coeficientes e as raízes de
uma equação algébrica.
|
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
• https://youtu.be/tuqlArb4j9Y
(Equações algébricas: Parte III)
https://youtu.be/DFxjqvh_uEs
(Equações algébricas: Parte IV)
• Caderno do Aluno(volume 2) realizar
atividades páginas 12 á15 com
devolução via email ou no Class roon (foto).
• Assistir as aulas do CMSP e TV
Cultura da semana do dia 06 á
10/07/2020 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar
via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon.
|
|
RECURSOS:
·
Blog, Centro de Mídia,
Caderno do Aluno e Pesquisas no YouTube.
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·
Avaliação Processual.
·
Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 06 Á 10/07/2020
e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
ou no grupo do whats AAp da Sala( das 9:00 ás 12:00)
|
PROJETO DE VIDA
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR
|
|
PROFESSOR
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
3º A (2 AULAS)
DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA
DEVOLUTIVAS/DATA 06 á 10/07/2020.
|
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO
DE VIDA 3ºA
|
|
CONTEÚDOS:
NÓS
E AS REDES DOMUNDO DO TRABALHO
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Organização, Foco, Responsabilidades
,Determinação ,Iniciativa Social, Assertividade, Imaginação Criativa,
Curiosidade para aprender e Tolerância a Frustração.
|
|
https://youtu.be/5LHXaQW5pXo
https://youtu.be/kHsudHwP7hE
Realizar
a leitura do texto- 149 á 152
• Realizar uma síntese do texto
trabalhado e enviar (foto) para o E-mail ou no Google Class.
Para as
aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações
quando retornarmos.
|
|
RECURSOS:
·
T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de
estudos, pesquisas, filmes Netflix, internet e caderno do aluno.
|
|
·
Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual;
·
Registro escrito, mapa conceitual,
anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma GOOGLE
CLASS realização da atividade no caderno do aluno etc.
DATA.DE ENTREGA: 10/07/2020
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
|
Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 09/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Crie um slogan sobre o racismo.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3ºB NOTURNO
ARTE/PROFªEDLENNE
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
Watts 11993670617
Sobre o Pintor
Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos. Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década, produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.
Olá alunos quero que vocês faz uma pesquisa das obra do artista Vicente willem van Gogh e retrata o desenho no caderno com lápis de cor ou tinta.BIOLOGIA
FILOSOFIA
São
Paulo,06 de junho 2020
Professora:
Islilia
Disciplina:
Filosofia
E-mail:
isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades
semanal dia 03 a 11/07 para 3º B e C.
EXPLIQUE, DE FORMA CLARA E OBJETIVA, O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO:
SOCIOLOGIA
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
A aula passada, vimos o que é Direitos humanos, mas sabemos
que para chegar, o que a lei diz, precisa ser feita muita coisa no nosso pais.
Mas para dar continuidade em nossa matéria, vamos fazer uma
pesquisa com o tema:
AI-5 o que foi esta lei durante sua vigência em nosso pais.
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
ATIVIDADE
DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 06/07 à 10/07
Pesquise na Internet
Como funciona o sistema de energia elétrica que abastece nossas
residências ?
QUÍMICA/PROFªPATRICIAProf.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Conceito de dissociação iônica e de ionização, e a extensão das transformações químicas
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/historia.pdf e https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 08/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre a Teoria de Arrhenius e a Rapidez das Transformações
1- O que é a Teoria de Arrhenius?
2- Qual é o ácido de Arrhenius?
3- Por que essa substância é uma base de acordo com a teoria de Arrhenius?
4- Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando o ácido é dissolvido em água?
5- O que você observa ao adicionarmos água oxigenada em um machucado?
6- Por que precisamos da geladeira?
7- Por que precisamos guardar alguns alimentos na geladeira?
8- Por que carnes salgadas não necessitam de refrigeração?
GEOGRAFIA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDOS: Améria Latina - CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES
ATIVIDADE
- Revisão de conteúdo. Assistir a aula do dia 26.06 no Centro de mídias, o link está abaixo, pois ela aborda a nossa temática de CHoque de Civilizações. Nesta aula vocês terão boas explicações e muitos exercícios. Anotem no caderno.
- PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nessa semana não é necessário envio de atividades.
Atividade de História - 3ªs séries B, C –
Prof.: Sérgio - semana de 06 a 10/07/2020
Conteúdo para copiar ou imprimir e colar no
caderno. Na próxima semana terão atividades sobre o tema.
Guerra Fria
A
Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a
extinção da União Soviética (1991), é a designação atribuída ao período
histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados
Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e
militar no mundo.
Causas
A
União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que
pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido
único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os
Estados Unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema
capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade
privada.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o
contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política,
ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar
outros países, os Estados Unidos não conflitaram a União Soviética (e
vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande
quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim
dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em
outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o
presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um
oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países
arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A
partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era
uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados
socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo
político.
A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall
para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as
rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada
pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando
maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha
Oriental e Alemanha Ocidental.
Em 1949, os Estados Unidos juntamente com
seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha
como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em
casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o
Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares
de toda a Europa Oriental.
Entre
os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica,
Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra,
Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União
Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte,
Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.
Origem
do nome
É
chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as
superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Envolvimentos
Indiretos
Guerra da Coreia: Entre os anos
de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções.
Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar
o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e,
com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura
dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia
do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a
Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a
intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo
aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues
(apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de
pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram
derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa
em 1975. O Vietnã passou a ser
socialista.
Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a
crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no
final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são
reunificadas.
No
começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev
começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas
econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se
enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e
militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos
países socialistas.
Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
INGLÊS/PROFªMªANTONIASérie: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Atividade para a semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: Construção de Opinião Objetivo Aprendizagem: Ler, escrever e memorizar vocabulário. Atividade: Acesse seu site de busca preferido, escreva as palavras: "classifieds jobs", escolha cinco (5) anúncios de emprego, escreva em seu caderno e escolha um dos anúncios para enviar escrito para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de atividades:
Leitura em áudio:
Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 1:08:46)
Análise literária:
1) Qual a situação inicial?
2) Quem é o narrador da obra? Ou seja, quem narra os fatos? O narrador é personagem, onisciente ou observador? Justifique.
3) Quem são os principais personagens da narrativa, até o momento?
4) Considerando a leitura em áudio realizada da obra Capitães da Areia, até o momento, analise a relação entre essa narrativa e as características do Modernismo
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºC
|
3ºC
|
||
3ºB
|
|||
3ºB
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 06/07/2020 / a 10/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
Tema 2: Das fórmulas à análise
quantitativa – coeficientes e raízes
Resolver a atividade 5
página 14
atividades 1 até a 9
páginas 16,17e 18
As aulas que abordaram
esse tema são as dos dias 22 e 24 de junho caso tenham perdido
Vídeo aulas 2º bimestre
22/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
24/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV
29/06
- 3ª série EM - Matemática - Equação algébrica – Redução do grau: Parte v
01/07 - 3ª série EM -
Matemática - Plano de argand-gauss: Parte VI
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
06dejulho
|
segunda-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
08dejulho
|
quarta-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC NOTURNO
ARTE
BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA /PROFªJOYCE
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Conceito de dissociação iônica e de ionização, e a extensão das transformações químicas
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/historia.pdf e https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 08/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre a Teoria de Arrhenius e a Rapidez das Transformações
1- O que é a Teoria de Arrhenius?
2- Qual é o ácido de Arrhenius?
3- Por que essa substância é uma base de acordo com a teoria de Arrhenius?
4- Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando o ácido é dissolvido em água?
5- O que você observa ao adicionarmos água oxigenada em um machucado?
6- Por que precisamos da geladeira?
7- Por que precisamos guardar alguns alimentos na geladeira?
8- Por que carnes salgadas não necessitam de refrigeração?
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
HISTORIA/PROFºSERGIO
Guerra Fria
Causas
Origem do nome
Envolvimentos Indiretos
Fim da Guerra Fria
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
ARTE
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Teatro de
Sombras
|
|||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Investigar novas possibilidades como
videodança e performance em dança.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade 5 Ação Expressiva III página
96, faz parte do caderno do aluno volume 2, (para quem está sem o caderno do
aluno a atividade está a seguir, assista ao vídeo How to do a shadow dance (Look behind the cloth). Fonte: IvoYT. “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gzAUIXu7-pY>.
Acesso em: 05 nov. 2019.
Vocês consideram os recursos
apresentados possíveis de serem utilizados? Outros materiais poderiam servir
como material de apoio para a dança? Quais?
Cite alguns elementos que foram
desenvolvidos no teatro de sombras
|
|||||
RECURSOS:
Caderno para registro e realização da
atividade, internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 06/07 a 10/07
__
|
|||||
FILOSOFIA
São Paulo,06 de junho 2020
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 03 a 11/07 para 3º B e C.
EXPLIQUE, DE FORMA CLARA E OBJETIVA, O MITO DA CAVERNA DE PLATÃO:
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
A aula passada, vimos o que é Direitos humanos, mas sabemos que para chegar, o que a lei diz, precisa ser feita muita coisa no nosso pais.
Mas para dar continuidade em nossa matéria, vamos fazer uma pesquisa com o tema:
AI-5 o que foi esta lei durante sua vigência em nosso pais.
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 06/07 à 10/07
Pesquise na Internet
Como funciona o sistema de energia elétrica que abastece nossas residências ?
QUÍMICA/PROFªPATRICIAProf.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Conceito de dissociação iônica e de ionização, e a extensão das transformações químicas
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc09/historia.pdf e https://brasilescola.uol.com.br/quimica/calculos-envolvendo-ph-solucoes.htm
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 08/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre a Teoria de Arrhenius e a Rapidez das Transformações
1- O que é a Teoria de Arrhenius?
2- Qual é o ácido de Arrhenius?
3- Por que essa substância é uma base de acordo com a teoria de Arrhenius?
4- Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando o ácido é dissolvido em água?
5- O que você observa ao adicionarmos água oxigenada em um machucado?
6- Por que precisamos da geladeira?
7- Por que precisamos guardar alguns alimentos na geladeira?
8- Por que carnes salgadas não necessitam de refrigeração?
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com a turma do 3º.C durante a semana de 06/07 a 10/07/20
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com
Conteúdo:
Quais as camadas da terra.
Quais as camadas da terra? O planeta em que vivemos possui três camadas: a Crosta terrestre, o Manto e o Núcleo. Cada uma dessas camadas tem características distintas.
Além disso, quanto mais próximo do núcleo, mas altas são as temperaturas.
Quais são as Camadas da terra?
Durante muito tempo, os seres humanos acreditaram que a parte de dentro do planeta terra era maciça, composta basicamente por rochas. Atualmente, sabe-se que, na verdade, apenas uma camada muito fina da superfície apresenta essa característica.
A Terra é formada por três camada: a Crista Terrestre, o Manto e o Núcleo. Cada uma dessas camadas apresenta características e temperaturas diferentes. A medida que se aproxima do núcleo, as temperaturas aumentam.
O ser humano nunca foi capaz de chegar ao manto e ao núcleo da Terra, porém o estudo da estrutura interna do nosso planeta é possível devido aos estudos dos geofísicos-que se dedicam ao estudo da sismologia.
Através do estudo da sismologia, os geofísicos observam os fenômenos das ondas sísmicas e, com a ajuda de alguns aparelhos especializados, conseguem definir as características de cada camada.
Além das três camadas principais já citadas, há também duas continuidades são estruturais encontradas entre uma camada e outra.
O que é a crosta Terrestre?
A Crosta terrestre é a parte mais externa da terra e envolve toda a parte em que vivemos. É a menor das estruturas do planeta, porém é a mais importante para as atividades humanas. Essa camada é composta fundamentalmente por rochas leves. Essas rochas têm como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio.
Essa camada pode ter até 40 Km de espessura, variando entre as partes continentais e oceânicas. Além disso, a Crosta é formada por grandes porções sólidas chamadas placas tectônicas, que se movam lentamente sobre o Manto Terrestre.
É importante ressaltar que Crosta Terrestre e as placas tectônicas não são a mesma coisa. Existem 12 placas tectônicas na formação continental atual da Terra. As placas flutuam sobre o magma pastoso e devido ao formato geóide do planeta, se encontram muitas vezes. O deslocamento resulta das forças que provém do núcleo terrestre.
A parte oceânica da Crosta Terrestre recobre cerca de 60% da superfície de nosso planeta e possui menos 180 milhões de anos. É a parte mais jovem das camadas da Terra. A sua espessura não ultrapassa 20Km em direção ao núcleo, sendo formada, principalmente por basalto.
Já a parte continental é formada principalmente por granito. Sua espessura chega a pelo menos 50Km em direção ao núcleo.
Abaixo da Crosta Terrestre encontra-se a Descontinuidade de Mohorovicic ou, simplesmente Moho.
Nessa parte, as variações sísmicas costumam ser mais rápidas e mais fluidas em relação à sua composição externa. Essa parte separa a Crosta do Manto Terrestre.
O que é Manto?
O Manto é a camada mais extensa da Terra, localizado abaixo da Crosta Terrestre. Essa camada é formada por diferentes tipos de rocha, como silício e magnésio, que permanecem em estado pastoso, quase líquido devido ao calor emanado pelo Núcleo.
O Manto apresenta profundidades que vão dos 30Km abaixo da superfície da terra até 2900Km, ocupando 80% do volume total do planeta. As temperaturas internas podem alcançar os 2000 ºC e é por isso que as rochas possuem liquidez e se transformam em magma.
O Manto Terrestre é composto por silicatos de ferro e de magnésio. No Externo, o material magmático é mais pastoso.
Abaixo do Manto encontra-se outra descontinuidade. A descontinuidade de Wiecher-Gutemberg, também conhecida somente como Descontinuidade de Gutenberg, encontra-se totalmente em estado líquido e apresenta temperaturas maiores que as do Manto.
O que é Núcleo?
A terceira e última camada da Terra é o Núcleo. O Núcleo corresponde à quase um terço de vida a massa terrestre. Não se sabe ao certo qual a composição dessa camada, mas há fortes indícios de que ele seja composto por uma liga de ferro e níquel. Por isso, o Núcleo também pode ser chamado de NIFE devido a essa combinação.
Essa camada é dividida entre Núcleo Interno e Núcleo Externo. O Núcleo Externo apresenta entre 2900 e 5100 Km, suas temperaturas variam entre 3000ºC e 3800ºC. Ele se encontra no estado líquido.
Já o Núcleo Interno possui entre 5100 e 6370 Km. Apesar da parte interna do Núcleo possuir temperaturas mais elevadas, ele é sólido devido à influência da pressão interna do planeta sobre ele.
Apenas em 2013 os cientistas foram capazes de medir com precisão a temperatura da parte interna do Núcleo da Terra. Essas temperaturas podem chegar até a 6000ºC, a mesma temperatura do Sol.
Segundo os cientistas, a temperatura do núcleo terrestre é tão alta que o ferro pode ser levado ao estado líquido. Porém, o material volta para o estado sólido em decorrência da pressão, que o faz se agrupar novamente.
Atualmente também é possível saber que o Núcleo terrestre gira a uma velocidade maior do que o próprio movimento de rotação do planeta. Isso ocorre pois, como o Núcleo Externo é líquido, o Núcleo Interno fica imerso nessa verdadeira “câmara” de magma derretido, que o isola das camadas restantes. O fato de ele girar em grandes velocidades indica que o planeta também girava mais rápido em tempos remotos.
Como o estudo do interior da Terra é feito?
O ser humano nunca foi capaz de chegar ao interior do nosso planeta. O ponto mais profundo já escavado foram 12 km de profundidade. Esse ponto foi nomeado de Poço Superprofundo de Kola, na Rússia.
Atualmente, há um trabalho em desenvolvimento que fará uma perfuração que tem como objetivo alcançar o Manto da Terra. As informações que existem atualmente sobre as camadas internas da Terra são provenientes de estudos das propagações sísmicas.
As propagações sísmicas que ocorrem nas camadas internas são captadas por um aparelho chamado sismógrafo- o mesmo que mede a intensidade dos terremotos.
A precisão do sismógrafo é muito alta e torna-se cada vez melhor à medida que os avanços tecnológicos acontecem. Esses estudos nos oferecem dados cada vez mais precisos sobre como as camadas internas da Terra funcionam e quais as suas características.
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para ser aplicado a turma do 3º ano do Ensino Médio sobre o conteúdo que provavelmente caíram nos vestibulares:
“As camadas da Terra”.
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com
>1ª questão- (UFJF) - Leiam o fragmento de texto a seguir:
Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderiam nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
(Benjamin Francklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbè J.J. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4.ed. Porto Alegre: Bookman. 2006).
Ø Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se afirmar que:
A) - ( ) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica dividida em duas seções.
B) – ( ) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.
C) – ( ) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas “descontinuidades”.
D) - ( ) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.
E) – ( ) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.
>2º questão (UTFPR) –Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na sequência qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas
A) ( )- Núcleo interno, II- Núcleo externo, III-Manto e IV-Crosta,
A) ( ) I- Núcleo interno, II- Núcleo externo, III-Manto e IV-Crosta.
B) ( ) I- Núcleo externo, II- Núcleo interno, III- Manto e IV-Crosta.
C) ( ) I- Crosta, II Núcleo externo, III-Manto e IV- Núcleo interno.
D) ( ) I- Núcleo interno, II-Manto, III-Núcleo externo e IV- Crosta.
E) ( )- Crosta, II- Manto, III-Núcleo externo e IV-Núcleo Interno.
3ª questão:
4ª questão: - (UTC) - A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separam a partir de um bloco único denominado Pangeia. O perfil do Litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.
A) ( ) – Oceania e América do Norte.
B) ( ) – Europa e Oceania.
C) ( ) – América do Sul e África.
D) ( )- África e América do Norte
E) ( ) – Antártica e Europa.
5ª questão- (EsPCEX) –Terremotos são fenômenos naturais que causam sérios transtornos à vida na Terra. O homem estuda-os há muito tempo, não conseguindo ainda os prevês com confiabilidade, e muitos menos controlá-los. A ciência já chegou a algumas conclusões, como, por exemplo, a de que os terremotos mais violentos são decorrentes de:
A) ( )-desmoronamento intensos da crosta terrestre.
B) ( )- tectonismos.
C) ( )-vulcanismos.
D) ( )-epicentrismos.
HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 06 a 10/07/2020
Conteúdo para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana terão atividades sobre o tema.
Guerra Fria
A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Causas
A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendiam a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitaram a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.
A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que provocou a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.
Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.
Origem do nome
É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Envolvimentos Indiretos
Guerra da Coreia: Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.
Fim da Guerra Fria
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas.
No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Atividade para a semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: Construção de Opinião Objetivo Aprendizagem: Ler, escrever e memorizar vocabulário. Atividade: Acesse seu site de busca preferido, escreva as palavras: "classifieds jobs", escolha cinco (5) anúncios de emprego, escreva em seu caderno e escolha um dos anúncios para enviar escrito para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de atividades:
Leitura em áudio:
Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 1:08:46)
Análise literária:
1) Qual a situação inicial?
2) Quem é o narrador da obra? Ou seja, quem narra os fatos? O narrador é personagem, onisciente ou observador? Justifique.
3) Quem são os principais personagens da narrativa, até o momento?
4) Considerando a leitura em áudio realizada da obra Capitães da Areia, até o momento, analise a relação entre essa narrativa e as características do Modernismo
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºC
|
3ºC
|
||
3ºB
|
|||
3ºB
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 06/07/2020 / a 10/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
Tema 2: Das fórmulas à análise
quantitativa – coeficientes e raízes
Resolver a atividade 5
página 14
atividades 1 até a 9
páginas 16,17e 18
As aulas que abordaram
esse tema são as dos dias 22 e 24 de junho caso tenham perdido
Vídeo aulas 2º bimestre
22/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
24/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV
29/06
- 3ª série EM - Matemática - Equação algébrica – Redução do grau: Parte v
01/07 - 3ª série EM -
Matemática - Plano de argand-gauss: Parte VI
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
06dejulho
|
segunda-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
08dejulho
|
quarta-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário