Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 9º EF
Nome:___________________________________________
2º Bim- Semana de estudos intensivos 27.07 à 31.07
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Esta semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o 2º Bimestre relate para o professor por e-mail o que gostou e não gostou da eletiva? E caso não tenha enviado atividades anteriores este é o momento de mandá-las
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 9º EF
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
||
DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA: JIU
JITSU |
|||
CONTEÚDOS:
JIU JITSU: UM
ESTILO DE VIDA |
|||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
Reconhecer a
importância do Lazer para o bem estar e saúde |
|||
Aula
I: Revisão do conteúdo: Reflita sobre o que torna o Jiu
Jitsu um estilo de vida.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Revisão do conteúdo: Reflita sobre as atitudes que você se
identifica no estilo de vida Jiu Jitsu.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|||
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da
escola. |
|||
AVALIAÇÃO:
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google
Classroom: 7°Anos: uvqfwhj Código da turma no Google
Classroom: 9°Anos: e6m4yd4 Código da turma no Google
Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy
DATA: 27 á 31/07/2020 |
|||
|
|
|
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade
1-Realizar um painel ou um trabalho de exposição de todas as atividades de
Esporte e Lazer que realizou até o momento;
·
Atividade
2- Fotografar o painel ou trabalho realizado e enviar por e-mail; (pode ser
feito em aplicativo ou programas);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 06/08/2020
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Experiências
Corporais e coletiva na Dança Semana de
Estudos Intensivos |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR15)Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para a ampliação
de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para
o desenvolvimento da atividade. Estereótipo: significa definir e limitar
pessoas quanto à aparência, à naturalidade e ao comportamento, tendo um
conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo
senso comum, sem conhecimento profundo sobre algo ou alguém. Preconceito:
significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem fundamento
sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados
objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de
julgamento ou generalizações apressadas. O encontro com o
outro pode abrir caminhos para novas possibilidades de aprender, viver e
conviver distintos dos que cada um está acostumado. Esse encontro com as
diferenças amplia possibilidades de convivência, empatia e respeito, e propõe
que os estudantes repensem as relações entre as pessoas em sociedade. 1.Se você fosse
o diretor ou o bailarino de uma companhia de dança, qual seria o tema do seu
espetáculo? 2.Como seriam os
bailarinos? 3.Para você, o
que significa algo “fora do padrão de beleza corporal”? 4.Após a
abordagem desse tema, você acha que existe algum padrão de beleza corporal que
se sobreponha o outro?
|
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 27/07 a 31/07
__ |
|
|
|
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 27/07/2020
à 31/07 /2020
Habilidades: Investigar
como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso,
transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre
outros).
Atividade: ( Retomada de conteúdo).
Pesquise no texto anterior ou na internet e
responda:
1-O
que é radiação?
2-Cite alguns exemplos de
radiação:
3-As radiações são
prejudiciais à saúde? Explique:
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades Blog (27 a 31 de Julho)
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física,
Projeto de Vida
Eletiva
(Esporte e Lazer)
Horário
de atendimento: 9h00 às 14h00
Data
de entrega até:06/08/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
·
Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte
de combate;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir à aula de Educação Física
no Centro de Mídias dia 30/07/20 as 14h45;
·
Relatar como foi a aula do Centro de Mídias;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:06/08/2020
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 27/07/20 a 31/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: Para finalizarmos esse tema sobre artes, pesquise
na internet obras que retratam momentos de pandemias, doenças e outras
proliferações de vírus que assolaram a humanidade.
2ª aula: Copie em seu caderno a pesquisa. Pesquise 5
quadros e 3 filmes que tratam desses assuntos.
Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
27/07/2020 A 31/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA - 9º A, B e C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
Aula 1 e 2 - Tema: Leitura do Livro "Harry Potter e a
Pedra Filosofal"
Orientação da
atividade: Encaminhar a resenha
do livro para o email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto
do caderno.
Aula 3 e 4 - Tema: Pesquisa
Orientação da
atividade: Pesquisar a
biografia de JK Rowling, autora do livro do Harry Potter e enviar para o
email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto do caderno.
Aula 5 e 6 - Tema: Registro no caderno.
Orientação da
atividade: Registrar e responder
os exercícios abaixo no caderno:
1- Qual é o nome do
primeiro feitiço que a Hermione usa?
2- Qual a desculpa que
Harry Potter dá para o professor Quirrell ao olhar para o espelho?
3- Por que Harry Potter
quando encosta Quirrell ele se queima?
4- Qual é o nome completo de Harry Potter?
5- Qual o presente que
Harry Potter ganha de Natal?
6- Qual é o nome que
Harry Potter da a sua coruja?
7- Quantos pontos no
TOTAL são adicionados a Griffindor no final ?
8-De qual
animal Voldemort aparece bebendo o sangue ?
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Semana 27/07/2020
a 31/07/2020
ATIVIDADES PARA RECUPERAR
REFORÇAR E AVANÇAR
2º BIMESTRE
NOTAÇÃO CIENTIFICA
1)Complete
o quadro a seguir com os valores que estão faltando. Você pode observar que na
linha de cima estão as potências com expoentes inteiros e, na segunda, os
resultados dessas potências.
8,3. 10² |
|
|
|
|
|
830 |
0,000023 |
0,2 |
0,325 |
0,0000009 |
0,333 |
2)Escreva os números abaixo
em notação científica.
a)
75 000 = b) 0,00000008 = c) 0,00004 = d) 3 400 = e) 0,2 =
3)Na Química e na
Física, por exemplo, existem valores que fazem parte do dia a
dia desses profissionais. Escreva na forma de notação científica.
PARTICULA |
MASSA REAL (GRAMA ) |
NOTAÇÃO
CIENTIFICA |
Prótons |
0,000 000 000 000 000 000 000 001 672 52 |
|
Elétrons |
0,000 000 000 000 000 000 000 001 674 53 |
|
Nêutrons |
0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 910 91 |
|
PRODUTOS NOTÁVEIS
4)
Associe cada igualdade a uma das afirmações, escrevendo a letra e o símbolo
romano correspondentes.
I. (x + y)2 = x 2 + 2xy + y2
II. (x – y)2 = x 2 – 2xy + y2
III. (x + y) · (x – y)
= x2 – 2 a)
a)O
quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, menos
duas vezes o 1º termo vezes o 2º, mais o quadrado do 2º termo. ( )
b)
O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, mais duas
vezes o 1º termo vezes o 2º termo, mais o quadrado do 2º termo. ( )
c)
O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo
menos o quadrado do 2º termo.( )
a)
Determine as áreas I, II, III e IV.
b)
Determine a área da figura toda.
c)
Calcule (x + 5)² e compare com a área da figura.
7) A
figura abaixo representa um quadrado. As partes pintadas também são quadrados.
a)
Determine as áreas I e II.
b)
Determine a área da figura toda.
c) Determine a medida do lado do quadrado.
d) Calcule (a + 9)2 e compare com a área da
figura.
9)Escreva
uma expressão simplificada para a área de cada uma das figuras:
10)Em um terreno em
forma de quadrado será construído um edifício como representado no esquema.
a) Escreva o polinômio que representa a área do terreno que não será ocupado pelo edifício.
b) Sabendo que x = 80 metros e x – y = 50 metros, qual a área da
parte do terreno que será ocupada pelo edifício? E a área da parte que não será
ocupada?
11)(Escola Técnica Federal-RJ)
Considere as expressões:
Então:
a) São todas falsas.
b) São todas verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e III são verdadeiras.
VÍDEO AULAS SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS - CENTRO DE MÍDIAS
30/06- 9º ano EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s
01/07 - 9º ano EF - Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc
06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos:
Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s
07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24
08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois
termos: Parte V
https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25
27julho |
segunda-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
28julho |
terça-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
29/julho |
quarta-feira |
9º ano do EF II |
00:14:45 |
00:15:30 |
Duração 45min |
Matemática |
Programação
das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO
CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e
disponibilizando meu Watts.
Nossa turma de
matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do
Watts
Turma |
Código |
9º ano A |
6pdwcxx |
9º ano B |
25equ6b |
9º ano C |
3euxje6 |
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
9ºA, 9ºC
Nome:___________________________________________
2º
Bimestre- Semana de estudos Intensivos 27.07 à 31.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 9
Ano:
Esta
semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o
2º Bimestre relate no seu Diário de
Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência;
Empatia; Organização; Foco;
Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 9ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Semana de estudos intensivos 20.07 à 24.07
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
Esta semana é o momento de refletir
sobre todas as atividades realizadas
durante o 2º Bimestre relate para o professor por e-mail o que aprendeu
em tecnologia, e caso tenha atividades não realizadas por gentileza enviá-las.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Experiências
Corporais e coletiva na Dança Semana de
Estudos Intensivos |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR15)Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para a ampliação
de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para
o desenvolvimento da atividade. Estereótipo: significa definir e limitar
pessoas quanto à aparência, à naturalidade e ao comportamento, tendo um
conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo
senso comum, sem conhecimento profundo sobre algo ou alguém. Preconceito:
significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem fundamento
sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados
objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de
julgamento ou generalizações apressadas. O encontro com o
outro pode abrir caminhos para novas possibilidades de aprender, viver e
conviver distintos dos que cada um está acostumado. Esse encontro com as
diferenças amplia possibilidades de convivência, empatia e respeito, e propõe
que os estudantes repensem as relações entre as pessoas em sociedade. 1.Se você fosse
o diretor ou o bailarino de uma companhia de dança, qual seria o tema do seu
espetáculo? 2.Como seriam os
bailarinos? 3.Para você, o
que significa algo “fora do padrão de beleza corporal”? 4.Após a
abordagem desse tema, você acha que existe algum padrão de beleza corporal que
se sobreponha o outro?
|
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 27/07 a 31/07
__ |
|
|
|
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 27/07/2020
à 31/07 /2020
Habilidades: Investigar
como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso,
transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre
outros).
Atividade: ( Retomada de conteúdo).
Pesquise no texto anterior ou na internet e
responda:
1-O
que é radiação?
2-Cite alguns exemplos de
radiação:
3-As radiações são
prejudiciais à saúde? Explique:
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
· Atividade 1- Assistir à aula de Educação Física no Centro de Mídias dia 30/07/20 as 14h45;
· Relatar como foi a aula do Centro de Mídias;
E-mail para devolutiva
Data de entrega até:06/08/2020
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 27 de julho a 31 de julho
Semana de estudo intensivo
TEMAS: Primeira Guerra, Revolução Russa e Grande
depressão
HABILIDADES:
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas
do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos
vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS
DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.
Atividades desenvolvidas neste período deverão ser apresentadas ao professor quando retornar as aulas presenciais.
OBS.: Conteúdos disponíveis no Caderno do Aluno, volume II e livro didático “História sociedade & cidadania” 9º ano.
Aula 1 e 2 – Fazendo uso do Caderno do Aluno, volume II e livro didático, responder as questões propostas abaixo:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.:
Editora FTD, 2018. p. 92, 105 e 117.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 27/07/20 a 31/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: Para finalizarmos esse tema sobre artes, pesquise
na internet obras que retratam momentos de pandemias, doenças e outras
proliferações de vírus que assolaram a humanidade.
2ª aula: Copie em seu caderno a pesquisa. Pesquise 5
quadros e 3 filmes que tratam desses assuntos.
Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
27/07/2020 A 31/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA - 9º A, B e C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
Aula 1 e 2 - Tema: Leitura do Livro "Harry Potter e a
Pedra Filosofal"
Orientação da
atividade: Encaminhar a resenha
do livro para o email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto
do caderno.
Aula 3 e 4 - Tema: Pesquisa
Orientação da
atividade: Pesquisar a
biografia de JK Rowling, autora do livro do Harry Potter e enviar para o
email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto do caderno.
Aula 5 e 6 - Tema: Registro no caderno.
Orientação da
atividade: Registrar e responder
os exercícios abaixo no caderno:
1- Qual é o nome do
primeiro feitiço que a Hermione usa?
2- Qual a desculpa que
Harry Potter dá para o professor Quirrell ao olhar para o espelho?
3- Por que Harry Potter
quando encosta Quirrell ele se queima?
4- Qual é o nome completo de Harry Potter?
5- Qual o presente que
Harry Potter ganha de Natal?
6- Qual é o nome que
Harry Potter da a sua coruja?
7- Quantos pontos no
TOTAL são adicionados a Griffindor no final ?
8-De qual
animal Voldemort aparece bebendo o sangue ?
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Semana 27/07/2020 a 31/07/2020
ATIVIDADES PARA RECUPERAR REFORÇAR E AVANÇAR
2º BIMESTRE
NOTAÇÃO CIENTIFICA
1)Complete o quadro a seguir com os valores que estão faltando. Você pode observar que na linha de cima estão as potências com expoentes inteiros e, na segunda, os resultados dessas potências.
8,3. 10² |
|
|
|
|
|
830 | 0,000023 | 0,2 | 0,325 | 0,0000009 | 0,333 |
2)Escreva os números abaixo em notação científica.
a) 75 000 = b) 0,00000008 = c) 0,00004 = d) 3 400 = e) 0,2 =
3)Na Química e na Física, por exemplo, existem valores que fazem parte do dia a
dia desses profissionais. Escreva na forma de notação científica.
PARTICULA | MASSA REAL (GRAMA ) | NOTAÇÃO CIENTIFICA |
Prótons | 0,000 000 000 000 000 000 000 001 672 52 |
|
Elétrons | 0,000 000 000 000 000 000 000 001 674 53 |
|
Nêutrons | 0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 910 91 |
|
PRODUTOS NOTÁVEIS
4) Associe cada igualdade a uma das afirmações, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.
I. (x + y)2 = x 2 + 2xy + y2
II. (x – y)2 = x 2 – 2xy + y2
III. (x + y) · (x – y) = x2 – 2 a)
a)O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, menos duas vezes o 1º termo vezes o 2º, mais o quadrado do 2º termo. ( )
b) O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, mais duas vezes o 1º termo vezes o 2º termo, mais o quadrado do 2º termo. ( )
c) O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo menos o quadrado do 2º termo.( )
a) Determine as áreas I, II, III e IV.
b) Determine a área da figura toda.
c) Calcule (x + 5)² e compare com a área da figura.
7) A figura abaixo representa um quadrado. As partes pintadas também são quadrados.
a) Determine as áreas I e II.
b) Determine a área da figura toda.
c) Determine a medida do lado do quadrado.
d) Calcule (a + 9)2 e compare com a área da figura.
9)Escreva uma expressão simplificada para a área de cada uma das figuras:
10)Em um terreno em forma de quadrado será construído um edifício como representado no esquema.
a) Escreva o polinômio que representa a área do terreno que não será ocupado pelo edifício.
b) Sabendo que x = 80 metros e x – y = 50 metros, qual a área da parte do terreno que será ocupada pelo edifício? E a área da parte que não será ocupada?
11)(Escola Técnica Federal-RJ) Considere as expressões:
Então:
a) São todas falsas.
b) São todas verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e III são verdadeiras.
VÍDEO AULAS SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS - CENTRO DE MÍDIAS
30/06- 9º ano EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s
01/07 - 9º ano EF - Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc
06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos: Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s
07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24
08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte V
https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25
27julho | segunda-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
28julho | terça-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
29/julho | quarta-feira | 9º ano do EF II | 00:14:45 | 00:15:30 | Duração 45min | Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.
Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts
Turma | Código |
9º ano A | 6pdwcxx |
9º ano B | 25equ6b |
9º ano C | 3euxje6 |
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão
|
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida
|
||||
4.
CONTEÚDOS: Semana de estudo
intensivo.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Foco,
determinação e responsabilidade.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Neste
momento os alunos deverão revisar o conteúdo e colocar em dia a matéria. OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
27
a 31/07/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 27/07/2020 |
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º B
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 30/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Faça a atividade do Caderno do Aluno, página 57 atividade 2, Fato ou Boato, responda o passo 1 e passo 2.
Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Experiências
Corporais e coletiva na Dança Semana de
Estudos Intensivos |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR15)Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Para a ampliação
de seu repertório pessoal, foram elencados alguns conceitos importantes para
o desenvolvimento da atividade. Estereótipo: significa definir e limitar
pessoas quanto à aparência, à naturalidade e ao comportamento, tendo um
conceito ou imagem preconcebida, padronizada e generalizada estabelecida pelo
senso comum, sem conhecimento profundo sobre algo ou alguém. Preconceito:
significa ter uma ideia ou conceito formado antecipadamente, sem fundamento
sério ou imparcial. Esta opinião desfavorável não é baseada em dados
objetivos, mas unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de
julgamento ou generalizações apressadas. O encontro com o
outro pode abrir caminhos para novas possibilidades de aprender, viver e
conviver distintos dos que cada um está acostumado. Esse encontro com as
diferenças amplia possibilidades de convivência, empatia e respeito, e propõe
que os estudantes repensem as relações entre as pessoas em sociedade. 1.Se você fosse
o diretor ou o bailarino de uma companhia de dança, qual seria o tema do seu
espetáculo? 2.Como seriam os
bailarinos? 3.Para você, o
que significa algo “fora do padrão de beleza corporal”? 4.Após a
abordagem desse tema, você acha que existe algum padrão de beleza corporal que
se sobreponha o outro?
|
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 27/07 a 31/07
__ |
|
|
|
CIÊNCIAS/PROFº ANA PAULA
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 27/07/2020
à 31/07 /2020
Habilidades: Investigar
como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso,
transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre
outros).
Atividade: ( Retomada de conteúdo).
Pesquise no texto anterior ou na internet e
responda:
1-O
que é radiação?
2-Cite alguns exemplos de
radiação:
3-As radiações são
prejudiciais à saúde? Explique:
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA
DE 27 Á
31/07/2020 AULA 1 E 2 - TEMA: LUTAS/ESPORTES/DANÇA EDUCAÇÃO FÍSICA
- EF II -
9º ANO C PROFESSOR : DONIZETI
|
1ª AULA
Assista o vídeo indicado abaixo, e descreva no seu caderno os comentários
sobre técnicas e táticas.
https://youtu.be/EpdkkWx_x7Y
|
2ª AULA
Conforme aulas anteriores, vimos que Esporte de Combate são
aqueles que existe um contato direto com o adversário. Sendo assim, responda
no seu caderno: ·
Quais os jogos de combate que você
conhece? ·
Qual jogo de combate que você mais
gosta? ·
E qual jogo de combate que você não
conhece mas gostaria de praticar?
|
ORIENTAÇÕES
Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver
acesso a computador. Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de
Mídias de São Paulo. Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou
Internet e registrada no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota.
|
REGISTRO
Quem
não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades
registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais
|
DEVOLUÇÃO
doniz6@hotmail.com ou Google Classroom
|
ATIVIDADE
DE GEOGRAFIA (27 a 31 de julho)
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
GEOGRAFIA
TURMA:
9ºC
DURAÇÃO:
4 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
LEIA O TEXTO ABAIXO, GRIFANDO OS ASPECTOS QUE MAIS CHAMOU A SUA ATENÇÃO.
BIODIVERSIDADE
Biodiversidade significa
a variedade de vida e engloba a riqueza das espécies, dos genes que contém e
dos ecossistemas que constituem o meio ambiente.
O conceito foi inicialmente conhecido por Diversidade
Biológica. Porém, a partir da década de 80, ficou mais comum utilizar
biodiversidade como sinônimo para o termo.
"a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".
Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:
Diversidade
de espécies: É a riqueza de espécies existentes. Inclui
todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.
Diversidade
genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos
de uma espécie.
Diversidade
de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais
as comunidades biológicas habitam e interagem.
Todos os níveis são fundamentais para a
sobrevivência das espécies, incluindo da espécie humana.
Os ambientes mais ricos em quantidade de
espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os
grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.
Biodiversidade Brasileira
A biodiversidade brasileira é uma das mais
ricas do planeta. Os números de espécies da fauna e flora do Brasil
impressionam:
5.000 espécies de fungos filamentosos e
leveduras - 10% da diversidade mundial;
22% da diversidade de briófitas do mundo;
Cerca de 1.400 espécies de pteridófitas - 12%
da diversidade mundial;
Maior diversidade de plantas angiospermas do
mundo. Estima-se mais de 45 mil espécies;
Entre 90 a 120 mil espécies de insetos - 10% da
diversidade mundial;
Maior diversidade de peixes do mundo. Mais de
3.500 espécies;
A fauna mais rica do mundo para o grupo dos
anfíbios;
Cerca de 1.800 espécies de aves;
Mais de 650 espécies de mamíferos.
Isso faz com que o Brasil seja considerado o
país da mega diversidade.
Atividade de História 9C, 2°TB.
Após a leitura do texto responda:
1. A Rússia estava preparada para enfrentar o exército alemão? Justifique.
2. Aponte as consequências que A Grande Guerra (I Guerra Mundial) trouxe para a Rússia.
3. Quais foram os motivos que contribuíram para a Revolução de fevereiro?
4. Pesquise a diferença entre revolução e revolta
https://youtu.be/poNh1QTLZH8?t=1991
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 27/07/20 a 31/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: Para finalizarmos esse tema sobre artes, pesquise
na internet obras que retratam momentos de pandemias, doenças e outras
proliferações de vírus que assolaram a humanidade.
2ª aula: Copie em seu caderno a pesquisa. Pesquise 5
quadros e 3 filmes que tratam desses assuntos.
Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
27/07/2020 A 31/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA - 9º A, B e C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
Aula 1 e 2 - Tema: Leitura do Livro "Harry Potter e a
Pedra Filosofal"
Orientação da
atividade: Encaminhar a resenha
do livro para o email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto
do caderno.
Aula 3 e 4 - Tema: Pesquisa
Orientação da
atividade: Pesquisar a
biografia de JK Rowling, autora do livro do Harry Potter e enviar para o
email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto do caderno.
Aula 5 e 6 - Tema: Registro no caderno.
Orientação da
atividade: Registrar e responder
os exercícios abaixo no caderno:
1- Qual é o nome do
primeiro feitiço que a Hermione usa?
2- Qual a desculpa que
Harry Potter dá para o professor Quirrell ao olhar para o espelho?
3- Por que Harry Potter
quando encosta Quirrell ele se queima?
4- Qual é o nome completo de Harry Potter?
5- Qual o presente que
Harry Potter ganha de Natal?
6- Qual é o nome que
Harry Potter da a sua coruja?
7- Quantos pontos no
TOTAL são adicionados a Griffindor no final ?
8-De qual
animal Voldemort aparece bebendo o sangue ?
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Semana 27/07/2020 a 31/07/2020
ATIVIDADES PARA RECUPERAR REFORÇAR E AVANÇAR
2º BIMESTRE
NOTAÇÃO CIENTIFICA
1)Complete o quadro a seguir com os valores que estão faltando. Você pode observar que na linha de cima estão as potências com expoentes inteiros e, na segunda, os resultados dessas potências.
8,3. 10² |
|
|
|
|
|
830 | 0,000023 | 0,2 | 0,325 | 0,0000009 | 0,333 |
2)Escreva os números abaixo em notação científica.
a) 75 000 = b) 0,00000008 = c) 0,00004 = d) 3 400 = e) 0,2 =
3)Na Química e na Física, por exemplo, existem valores que fazem parte do dia a
dia desses profissionais. Escreva na forma de notação científica.
PARTICULA | MASSA REAL (GRAMA ) | NOTAÇÃO CIENTIFICA |
Prótons | 0,000 000 000 000 000 000 000 001 672 52 |
|
Elétrons | 0,000 000 000 000 000 000 000 001 674 53 |
|
Nêutrons | 0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 910 91 |
|
PRODUTOS NOTÁVEIS
4) Associe cada igualdade a uma das afirmações, escrevendo a letra e o símbolo romano correspondentes.
I. (x + y)2 = x 2 + 2xy + y2
II. (x – y)2 = x 2 – 2xy + y2
III. (x + y) · (x – y) = x2 – 2 a)
a)O quadrado da diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, menos duas vezes o 1º termo vezes o 2º, mais o quadrado do 2º termo. ( )
b) O quadrado da soma de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo, mais duas vezes o 1º termo vezes o 2º termo, mais o quadrado do 2º termo. ( )
c) O produto da soma pela diferença de dois termos é igual ao quadrado do 1º termo menos o quadrado do 2º termo.( )
a) Determine as áreas I, II, III e IV.
b) Determine a área da figura toda.
c) Calcule (x + 5)² e compare com a área da figura.
7) A figura abaixo representa um quadrado. As partes pintadas também são quadrados.
a) Determine as áreas I e II.
b) Determine a área da figura toda.
c) Determine a medida do lado do quadrado.
d) Calcule (a + 9)2 e compare com a área da figura.
9)Escreva uma expressão simplificada para a área de cada uma das figuras:
10)Em um terreno em forma de quadrado será construído um edifício como representado no esquema.
a) Escreva o polinômio que representa a área do terreno que não será ocupado pelo edifício.
b) Sabendo que x = 80 metros e x – y = 50 metros, qual a área da parte do terreno que será ocupada pelo edifício? E a área da parte que não será ocupada?
11)(Escola Técnica Federal-RJ) Considere as expressões:
Então:
a) São todas falsas.
b) São todas verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e III são verdadeiras.
VÍDEO AULAS SOBRE PRODUTOS NOTÁVEIS - CENTRO DE MÍDIAS
30/06- 9º ano EF - Matemática - Expressões algébricas e seus mistérios: Parte I https://www.youtube.com/watch?v=n3_Gid-d_7s
01/07 - 9º ano EF - Matemática - Produto da soma de dois termos: Parte II
https://www.youtube.com/watch?v=1dsocX9BJmc
06/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da diferença de dois termos: Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=LcAOuRnKj2U&list=PLAbRprP4phEgAl2Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24&t=0s
07/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=1PkL-ceACzk&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=24
08/07 - 9° ano EF - Matemática - Produto da soma e da diferença de dois termos: Parte V
https://www.youtube.com/watch?v=8LNhyaXr2ok&list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&index=25
27julho | segunda-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
28julho | terça-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
29/julho | quarta-feira | 9º ano do EF II | 00:14:45 | 00:15:30 | Duração 45min | Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.
Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts
Turma | Código |
9º ano A | 6pdwcxx |
9º ano B | 25equ6b |
9º ano C | 3euxje6 |
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
9ºC
Nome:___________________________________________
2º
Bimestre- Semana de estudos Intensivos 27.07 à 31.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 9
Ano:
Esta
semana é o momento de refletir sobre todas as atividades realizadas durante o
2º Bimestre relate no seu Diário de
Práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência;
Empatia; Organização; Foco;
Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 30/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Faça a atividade do Caderno do Aluno, página 57 atividade 2, Fato ou Boato, responda o passo 1 e passo 2.
Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário