segunda-feira, 6 de julho de 2020

1º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 06 A 10   DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


1ºTA NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           1ª TA, 1ºTB,  1ºTC

CONTEÚDOS:
O corpo como suporte físico na dança, Pina Bausch.
1ª e 2ª Aula:

Assista ao vídeo usando o link:


E defina com suas próprias palavras qual a importância de Pina Bausch para a história da dança.
Se necessário você poderá pesquisar mais sobre a artista.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.


DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
- Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez
- Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade.
- Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública.
          - Reconhecer situações de risco de contrair aids, propondo estratégias para redução  desse risco as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação
- Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre prevenção de  DSTs e aids
Atividade:
Pesquise e elabore um texto sobre os três tópicos abaixo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 06/07 até 03/10 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos






















Atividade Semana 06/07 `a 10/07
Pesquisar:
  • As principais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
  • Gravidez na adolescência como risco à saúde.
  • Medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Enviar a atividade   para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA


São Paulo, 06 de junho 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 06 a 11/07 a 1TA, B, C Anos EJA

ATIVIDADES SEMANAL: Responder e enviar por e-mail. (isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br)

No início dos tempos é provável que o homem, de modo geral, não tenha se questionado sobre a origem do Universo, do mundo?
a) Estava ocupado com a luta pela vida.
b) Em outros níveis, tinha alguma reflexão.
c) outra resposta
Existe hoje uma única definição aceita para o que é Filosofia?
a) Não, são várias as definições.
b) Sim, o tema foi unificado pela academia.
c) Sim, não pela academia, mas pelo senso comum.
 As narrativas mais remotas que levam à Filosofia tiveram como
 registro a oralidade?
a) Não, escritas.
b) Não, eram em forma de entrevistas.
c) Sim, orais.
Narrativas dos mitos, como nos antigos narradores Homero, Hesíodo, eram a expressão da Filosofia?
a) Provavelmente, não.
b) Sim, a Filosofia é mitologia.
c) outra resposta.


SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura,
Atividade: Artigo de Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa - Artigo de Opinião
Nas aulas anteriores, compreendemos como o respeito e importante em nossa sociedade .
Quando se fala em respeito, parece algo tão comum, obvio!!Mas se fosse algo tão simples, não precisaríamos de lei.
Porque precisamos de Lei em nossa sociedade?
Faça um Artigo de opinião sobre este tema
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online. 

FÍSICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)
CONTEÚDOS: ENERGIA MECÂNICA
ATIVIDADES
  • Revisão de conteúdo. Sugiro que assistam a aula do dia 01.07 no Centro de mídias, o link está abaixo, pois ela aborda a nossa temática de Energia Mecânica. Nesta aula vocês terão boas explicações e muitos exercícios.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: nessa semana não é necessário envio de atividades.

QUÍMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane: Química
Turmas: 1Termo A, B e C

Densidade
Densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
                                             d =  m/v
d:densidade
m:massa
v:Volume
Unidades de medida para a densidade
A unidade de medida da densidade, no Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, ela costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Interpretação da expressão matemática da densidade
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Para entendermos como isso ocorreu na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, ou seja, o “peso” deles é o mesmo. A diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo concentra-se em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena porque sua massa espalha-se em um grande volume.
Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No entanto, no estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará – ela diminuirá para 0,92 g/cm3.
Note que a densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.
Para compararmos essa questão, veja a figura abaixo, na qual temos um copo com água e gelo e outro copo com uma bebida alcoólica e gelo:

Observe que o gelo flutua quando colocado na água e afunda quando colocado em bebidas alcoólicas. A densidade é a grandeza que explica esse fato. Conforme já dito, a densidade do gelo (0,92 g/cm3) é menor que a da água (1,0 g/cm3); já a densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, o que significa que é menor que a densidade do gelo, por isso, o gelo afunda.
Outra questão que pode ser observada na ilustração é que o gelo não fica totalmente acima da superfície da água. Isso ocorre porque, comparando a densidade do gelo com a da água, podemos calcular pela diferença entre elas que é necessário apenas 92% do volume do gelo para igualar a massa de água que ele desloca. Dessa forma, 92% do volume do gelo fica abaixo da superfície da água e apenas 8% fica acima da superfície. É por isso que os icebergs são tão perigosos para a navegação.


É em razão disso que várias espécies animais e vegetais sobrevivem, pois, em épocas frias, a água da superfície de mares e lagos congela-se. Quando a temperatura aumenta, esse gelo derrete. No entanto, se o gelo formado afundasse, ficando no fundo dos lagos e mares, o resultado seria que dificilmente esse gelo derreteria e, em pouco tempo, as vidas das espécies nessas regiões estariam comprometidas.
Densidades de alguns materiais
Leite integral...........................1,03 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3


Atividade para leitura, como continuidade do conteúdo.    Não é para entregar.



GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Geografia 8°C, D EJA 1TA, TB, TC, 2°TA
Regionalização do Continente americano
  A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIO GEOGRÁFICO
   Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
   Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
  A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas: a América do Norte, a América Central e a América do Sul.



Conforme leitura do texto, e do mapa, responda:
1. Do ponto de vista geográfico como está dividido o continente americano?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são os dois critérios de regionalização da América?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Que país europeu, administra uma possessão de terra na parte sul do continente americano?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Cite três países da parte central do continente americano, que estão no Caribe (insulares).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Podemos afirmar que a Dinamarca (Europa), tem influência geográfica na parte norte da América? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC (EJA) - Prof.: Sérgio - noite – semana de 06 a 10/07/2020

   Conteúdo para ser copiado ou impresso e colado no caderno. Na próxima semana terão atividades sobre o tema.

A Civilização Romana e as Migrações Bárbaras


Por Pedro August

  Que o império romano era gigantesco todos nós sabemos. Porém isso acarretou uma série de dificuldades ligadas a manutenção de seus territórios. Terras férteis e clima ameno foram alguns dos fatores que interessaram povos vizinhos a adentrar o território Romano. Além desse interesse, não tiveram outra saída, pois estavam sendo ameaçados e pressionados por outros povos, sendo a única alternativa fugir e entrar em terras romanas. Naquele período, os romanos tinham o costume de chamar invasores de bárbaros, o que era uma herança grega, pois eles designavam bárbaros aqueles estrangeiros que não eram gregos ou não tinham como língua materna a língua grega. As invasões desses povos bárbaros foram de grande importância para que se desencadeie uma crise no Império Romano.
 Primeiramente pelo intercâmbio cultural que isso desencadeava, trazendo influências estrangeiras para dentro do Império do Romano. Fato que se comprova na Idade Média quando há uma mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.
  Era normal declarar guerra a um povo que invadisse seu território, mas o Império Romano acabou lidando com isso de outra maneira. Muitos dos bárbaros, que estavam fugindo das pressões de outros povos decidiram pedir ajuda ao Império Romano, que aceitou ajudá-los, com a condição de garantir a proteção das fronteiras de determinadas regiões. Um desses povos foram os visigodos, que se hospedaram na região com a autorização das autoridades e logo em seguida se tornaram uma ameaça pois poderiam tentar controlar politicamente a região. Essa ideia de poder controlar algum território do Império não foi ideia apenas dos visigodos, isso acabou sendo frequente no imaginário desses povos. Se todos os bárbaros que estavam residindo dentro do império resolvessem tomar o poder, o estado romano certamente não daria conta de tantas revoltas.
  O império Romano então passou a sofrer com várias incursões bárbaras para dentro de seus territórios e protege-lo estava ficando cada vez mais difícil. Os visigodos por exemplo conquistaram a península ibérica e a Gália. Os vândalos chegaram a conquistar o norte da África e formaram seu reino. Já os francos conquistaram uma porção da Gália. Os Anglo e Saxões conquistaram a ilha da Bretanha.
  Dessa maneira o Império ia se mostrando cada vez mais desfigurado e fragilizado com a formação de pequenos reinos bárbaros que estavam surgindo na Europa. E dessa maneira com a invasão de um povo bárbaro chamados de Hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Romulo Augusto.

       Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br




INGLÊS/PROFªMªANTONIA

1o. Termo "A" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo:Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais

Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva
"what are the sections of a printed newspaper" (Quais são as seções de um jornal impresso).
Leia e escreva em seu caderno em inglês quais são as seções de um jornal impresso e selecione as palavras inglesas semelhantes à língua 
portuguesa e quais são as seções do jornal que lhe despertam interesse.
 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA
1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.
    06/07 até 10/7 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.





ATIVIDADE –NOTÍCIA 1.

Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.
É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser acessado no endereço
indicado no box abaixo.

Utilizando-se da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise em materiais diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às questões a seguir:
(Notícia 1 é a desta atividade,pesquise outras duas notícias para preencher o quadro)

a)    Identificar informações de diferentes fontes.

O quê?
Onde?
Como?
Quando?
Por quê?
Notícia 1





Notícia 2





Notícia 3






MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Período 06 a 10 de julho.
Atividades Matemática
1- Calcule o 101º termo da PA cujo a2 = 3 e n = 2
2- Calcule o 501º termo da PA (5,10,15...)

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºTB NOTUTNO
ARTE/PROFºJORGE

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           1ª TA, 1ºTB,  1ºTC

CONTEÚDOS:
O corpo como suporte físico na dança, Pina Bausch.
1ª e 2ª Aula:

Assista ao vídeo usando o link:


E defina com suas próprias palavras qual a importância de Pina Bausch para a história da dança.
Se necessário você poderá pesquisar mais sobre a artista.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.


DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
- Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez
- Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade.
- Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública.
          - Reconhecer situações de risco de contrair aids, propondo estratégias para redução  desse risco as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação
- Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre prevenção de  DSTs e aids
Atividade:
Pesquise e elabore um texto sobre os três tópicos abaixo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 06/07 até 03/10 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos






















Atividade Semana 06/07 `a 10/07
Pesquisar:
  • As principais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
  • Gravidez na adolescência como risco à saúde.
  • Medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Enviar a atividade   para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.


FILOSOFIA
São Paulo, 06 de junho 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 06 a 11/07 a 1TA, B, C Anos EJA

ATIVIDADES SEMANAL: Responder e enviar por e-mail. (isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br)

No início dos tempos é provável que o homem, de modo geral, não tenha se questionado sobre a origem do Universo, do mundo?
a) Estava ocupado com a luta pela vida.
b) Em outros níveis, tinha alguma reflexão.
c) outra resposta
Existe hoje uma única definição aceita para o que é Filosofia?
a) Não, são várias as definições.
b) Sim, o tema foi unificado pela academia.
c) Sim, não pela academia, mas pelo senso comum.
 As narrativas mais remotas que levam à Filosofia tiveram como
 registro a oralidade?
a) Não, escritas.
b) Não, eram em forma de entrevistas.
c) Sim, orais.
Narrativas dos mitos, como nos antigos narradores Homero, Hesíodo, eram a expressão da Filosofia?
a) Provavelmente, não.
b) Sim, a Filosofia é mitologia.
c) outra resposta.


SOCIOLOGIA / PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura,
Atividade: Artigo de Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa - Artigo de Opinião
Nas aulas anteriores, compreendemos como o respeito e importante em nossa sociedade .
Quando se fala em respeito, parece algo tão comum, obvio!!Mas se fosse algo tão simples, não precisaríamos de lei.
Porque precisamos de Lei em nossa sociedade?
Faça um Artigo de opinião sobre este tema
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.
FÍSICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)
CONTEÚDOS: ENERGIA MECÂNICA
ATIVIDADES
  • Revisão de conteúdo. Sugiro que assistam a aula do dia 01.07 no Centro de mídias, o link está abaixo, pois ela aborda a nossa temática de Energia Mecânica. Nesta aula vocês terão boas explicações e muitos exercícios.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: nessa semana não é necessário envio de atividades.

QUÍMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane: Química
Turmas: 1Termo A, B e C

Densidade
Densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
                                             d =  m/v
d:densidade
m:massa
v:Volume
Unidades de medida para a densidade
A unidade de medida da densidade, no Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, ela costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Interpretação da expressão matemática da densidade
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Para entendermos como isso ocorreu na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, ou seja, o “peso” deles é o mesmo. A diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo concentra-se em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena porque sua massa espalha-se em um grande volume.
Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No entanto, no estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará – ela diminuirá para 0,92 g/cm3.
Note que a densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.
Para compararmos essa questão, veja a figura abaixo, na qual temos um copo com água e gelo e outro copo com uma bebida alcoólica e gelo:

Observe que o gelo flutua quando colocado na água e afunda quando colocado em bebidas alcoólicas. A densidade é a grandeza que explica esse fato. Conforme já dito, a densidade do gelo (0,92 g/cm3) é menor que a da água (1,0 g/cm3); já a densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, o que significa que é menor que a densidade do gelo, por isso, o gelo afunda.
Outra questão que pode ser observada na ilustração é que o gelo não fica totalmente acima da superfície da água. Isso ocorre porque, comparando a densidade do gelo com a da água, podemos calcular pela diferença entre elas que é necessário apenas 92% do volume do gelo para igualar a massa de água que ele desloca. Dessa forma, 92% do volume do gelo fica abaixo da superfície da água e apenas 8% fica acima da superfície. É por isso que os icebergs são tão perigosos para a navegação.


É em razão disso que várias espécies animais e vegetais sobrevivem, pois, em épocas frias, a água da superfície de mares e lagos congela-se. Quando a temperatura aumenta, esse gelo derrete. No entanto, se o gelo formado afundasse, ficando no fundo dos lagos e mares, o resultado seria que dificilmente esse gelo derreteria e, em pouco tempo, as vidas das espécies nessas regiões estariam comprometidas.
Densidades de alguns materiais
Leite integral...........................1,03 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3


Atividade para leitura, como continuidade do conteúdo.    Não é para entregar.

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Geografia 8°C, D EJA 1TA, TB, TC, 2°TA
Regionalização do Continente americano
  A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIO GEOGRÁFICO
   Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
   Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
  A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas: a América do Norte, a América Central e a América do Sul.



Conforme leitura do texto, e do mapa, responda:
1. Do ponto de vista geográfico como está dividido o continente americano?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são os dois critérios de regionalização da América?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Que país europeu, administra uma possessão de terra na parte sul do continente americano?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Cite três países da parte central do continente americano, que estão no Caribe (insulares).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Podemos afirmar que a Dinamarca (Europa), tem influência geográfica na parte norte da América? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC (EJA) - Prof.: Sérgio - noite – semana de 06 a 10/07/2020

   Conteúdo para ser copiado ou impresso e colado no caderno. Na próxima semana terão atividades sobre o tema.

A Civilização Romana e as Migrações Bárbaras


Por Pedro August

  Que o império romano era gigantesco todos nós sabemos. Porém isso acarretou uma série de dificuldades ligadas a manutenção de seus territórios. Terras férteis e clima ameno foram alguns dos fatores que interessaram povos vizinhos a adentrar o território Romano. Além desse interesse, não tiveram outra saída, pois estavam sendo ameaçados e pressionados por outros povos, sendo a única alternativa fugir e entrar em terras romanas. Naquele período, os romanos tinham o costume de chamar invasores de bárbaros, o que era uma herança grega, pois eles designavam bárbaros aqueles estrangeiros que não eram gregos ou não tinham como língua materna a língua grega. As invasões desses povos bárbaros foram de grande importância para que se desencadeie uma crise no Império Romano.
 Primeiramente pelo intercâmbio cultural que isso desencadeava, trazendo influências estrangeiras para dentro do Império do Romano. Fato que se comprova na Idade Média quando há uma mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.
  Era normal declarar guerra a um povo que invadisse seu território, mas o Império Romano acabou lidando com isso de outra maneira. Muitos dos bárbaros, que estavam fugindo das pressões de outros povos decidiram pedir ajuda ao Império Romano, que aceitou ajudá-los, com a condição de garantir a proteção das fronteiras de determinadas regiões. Um desses povos foram os visigodos, que se hospedaram na região com a autorização das autoridades e logo em seguida se tornaram uma ameaça pois poderiam tentar controlar politicamente a região. Essa ideia de poder controlar algum território do Império não foi ideia apenas dos visigodos, isso acabou sendo frequente no imaginário desses povos. Se todos os bárbaros que estavam residindo dentro do império resolvessem tomar o poder, o estado romano certamente não daria conta de tantas revoltas.
  O império Romano então passou a sofrer com várias incursões bárbaras para dentro de seus territórios e protege-lo estava ficando cada vez mais difícil. Os visigodos por exemplo conquistaram a península ibérica e a Gália. Os vândalos chegaram a conquistar o norte da África e formaram seu reino. Já os francos conquistaram uma porção da Gália. Os Anglo e Saxões conquistaram a ilha da Bretanha.
  Dessa maneira o Império ia se mostrando cada vez mais desfigurado e fragilizado com a formação de pequenos reinos bárbaros que estavam surgindo na Europa. E dessa maneira com a invasão de um povo bárbaro chamados de Hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Romulo Augusto.

       Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFªMªANTONIA

1o. Termo "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo:Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais

Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva
"what are the sections of a printed newspaper" (Quais são as seções de um jornal impresso).
Leia e escreva em seu caderno em inglês quais são as seções de um jornal impresso e selecione as palavras inglesas semelhantes à língua 
portuguesa e quais são as seções do jornal que lhe despertam interesse.
 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
1º TERMO( B / C)  1º EM( E e F)
PROFESSOR  THIAGO GOMES SOARES .  Disciplina: Língua Portuguesa.            
E-mail: thiagomhz@gmail.com

Tempo para realização: Uma semana.
    06/07 até 10/7 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.







ATIVIDADE –NOTÍCIA 1.

Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.
É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser acessado no endereço
indicado no box abaixo.

Noticia 2

Depois de um expediente especial de 75 dias dedicado exclusivamente à verificação de conteúdos suspeitos sobre o novo coronavírus e a covid-19, o Projeto Comprova começa nesta quarta-feira, 10 de junho, a terceira fase de suas operações de combate à desinformação e a conteúdos enganosos na internet.
Coordenada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a coalizão, que tem apoio do Facebook e do Google News Initiative, foi ampliada em 2020 para 28 organizações de mídia de todo o Brasil. Seis novos veículos de comunicação ingressam no projeto: Gazeta do Sul (RS), Correio do Estado (MS), Correio de Carajás (PA), Diário do Nordeste (CE), Estado de Minas (MG) e O Popular (GO).
Notícia 3

Sem máscaras, Bolsonaro, filho e ministros comemoram a independência dos EUA em Brasília

Presidente participou de almoço em celebração da data. Nesta semana, ele vetou trecho de lei que obrigava máscaras em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas.

Por G1 — Brasília
04/07/2020 14h32  Atualizado há uma hora

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado de ministros e do filho Eduardo Bolsonaro, em almoço de comemoração da independência dos Estados Unidos — Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro, ministros do governo e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comemoram o dia da independência dos Estados Unidos em um almoço neste sábado (4), em Brasília, com o embaixador norte-americano, Todd Chapmann.


Responda às questões a seguir:

a)    Identificar informações de diferentes fontes.


O quê?
Onde?
Como?
Quando?
Por quê?
Notícia 1





Notícia 2





Notícia 3







MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Período 06 a 10 de julho.
Atividades Matemática
1- Calcule o 101º termo da PA cujo a2 = 3 e n = 2
2- Calcule o 501º termo da PA (5,10,15...)


CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºTC NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           1ª TA, 1ºTB,  1ºTC

CONTEÚDOS:
O corpo como suporte físico na dança, Pina Bausch.
1ª e 2ª Aula:

Assista ao vídeo usando o link:


E defina com suas próprias palavras qual a importância de Pina Bausch para a história da dança.
Se necessário você poderá pesquisar mais sobre a artista.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.


DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.

BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
- Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez
- Identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade.
- Reconhecer a gravidez na adolescência como um risco à saúde individual e como um problema de saúde pública.
          - Reconhecer situações de risco de contrair aids, propondo estratégias para redução  desse risco as diferentes formas de preconceito contra portadores do vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), propondo estratégias para minimizar essa situação
- Reconhecer ambiguidades e imprecisões em textos explicativos sobre prevenção de  DSTs e aids
Atividade:
Pesquise e elabore um texto sobre os três tópicos abaixo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 06/07 até 03/10 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos






















Atividade Semana 06/07 `a 10/07
Pesquisar:
  • As principais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
  • Gravidez na adolescência como risco à saúde.
  • Medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Enviar a atividade   para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
São Paulo, 06 de junho 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 06 a 11/07 a 1TA, B, C Anos EJA

ATIVIDADES SEMANAL: Responder e enviar por e-mail. (isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br)

No início dos tempos é provável que o homem, de modo geral, não tenha se questionado sobre a origem do Universo, do mundo?
a) Estava ocupado com a luta pela vida.
b) Em outros níveis, tinha alguma reflexão.
c) outra resposta
Existe hoje uma única definição aceita para o que é Filosofia?
a) Não, são várias as definições.
b) Sim, o tema foi unificado pela academia.
c) Sim, não pela academia, mas pelo senso comum.
 As narrativas mais remotas que levam à Filosofia tiveram como
 registro a oralidade?
a) Não, escritas.
b) Não, eram em forma de entrevistas.
c) Sim, orais.
Narrativas dos mitos, como nos antigos narradores Homero, Hesíodo, eram a expressão da Filosofia?
a) Provavelmente, não.
b) Sim, a Filosofia é mitologia.
c) outra resposta.

SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIM FARAH MALUF PROFESSOR
Aulas Interativas Semanal para o Blog da Escola – 2° BIMESTRE
NOME DO PROFESSOR: Nancio Nã
DISCIPLINA: Sociologia
TURMA: 1TC
PERIODOS DAS ATIVIDADES: de 06/07 a 10/07 – Noite - 2 aulas Semanais
Atividade – Titulo:
Classes Sociais e Luta de Classe
Habilidades e Competências Necessárias:
Compreender as Classes Sociais e as Lutas de classe Produzir uma reflexão sobre o processo de socialização
Explicação/Tarefa/Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O Alunos vai Pesquisar a Atividade – Titulo em site de Pesquisa: GOOGLE. O aluno poderá usar além das pesquisas outros recursos como: Livros, Jornais etc.. Após a pesquisa
O aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o Email do Professor com nome completo, serie e sala e o nome da Escola.
Sistema de Avalição e Acompanhamento:
Para o aluno obter nota satisfatória neste Trabalho, é necessário que o trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.
Professor: Professor Coordenador:
Nancio Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com 

FÍSICA/PROFºCARLOS
1) Como vc definiria velocidade instantânea?

2) A velocidade poderá ser positiva ou negativa:
Certo.       Ou         errado?

3) uma hora corresponde a quantos segundos?
1hora =.            Segundos.


4) No sistema internacional de unidades (SI). Qual é a unidade da velocidade?

5)38km/h corresponde a quantos m/s?
A) 105.        B)1,05.     C) 10,5       D)1055.

                   Boa sorte.

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Geografia 8°C, D EJA 1TA, TB, TC, 2°TA
Regionalização do Continente americano
  A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIO GEOGRÁFICO
   Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
   Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
  A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas: a América do Norte, a América Central e a América do Sul.



Conforme leitura do texto, e do mapa, responda:
1. Do ponto de vista geográfico como está dividido o continente americano?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são os dois critérios de regionalização da América?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Que país europeu, administra uma possessão de terra na parte sul do continente americano?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Cite três países da parte central do continente americano, que estão no Caribe (insulares).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Podemos afirmar que a Dinamarca (Europa), tem influência geográfica na parte norte da América? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

QUÍMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane: Química
Turmas: 1Termo A, B e C

Densidade
Densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado.
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:
A densidade (ou massa específica) é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material (sólido, líquido ou gasoso).
Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:
                                             d =  m/v
d:densidade
m:massa
v:Volume
Unidades de medida para a densidade
A unidade de medida da densidade, no Sistema Internacional de Unidades, é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, ela costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
Interpretação da expressão matemática da densidade
Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.
Para entendermos como isso ocorreu na prática, pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
Na realidade, eles possuem a mesma massa, ou seja, o “peso” deles é o mesmo. A diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo concentra-se em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena porque sua massa espalha-se em um grande volume.
Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
Um exemplo que nos mostra isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0 g/cm3. No entanto, no estado sólido, isto é, em temperaturas abaixo de 0ºC, ao nível do mar, a sua densidade mudará – ela diminuirá para 0,92 g/cm3.
Note que a densidade da água no estado sólido é menor que no estado líquido. Isso explica o fato de o gelo flutuar na água, pois outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.
Para compararmos essa questão, veja a figura abaixo, na qual temos um copo com água e gelo e outro copo com uma bebida alcoólica e gelo:

Observe que o gelo flutua quando colocado na água e afunda quando colocado em bebidas alcoólicas. A densidade é a grandeza que explica esse fato. Conforme já dito, a densidade do gelo (0,92 g/cm3) é menor que a da água (1,0 g/cm3); já a densidade do álcool é de 0,79 g/cm3, o que significa que é menor que a densidade do gelo, por isso, o gelo afunda.
Outra questão que pode ser observada na ilustração é que o gelo não fica totalmente acima da superfície da água. Isso ocorre porque, comparando a densidade do gelo com a da água, podemos calcular pela diferença entre elas que é necessário apenas 92% do volume do gelo para igualar a massa de água que ele desloca. Dessa forma, 92% do volume do gelo fica abaixo da superfície da água e apenas 8% fica acima da superfície. É por isso que os icebergs são tão perigosos para a navegação.


É em razão disso que várias espécies animais e vegetais sobrevivem, pois, em épocas frias, a água da superfície de mares e lagos congela-se. Quando a temperatura aumenta, esse gelo derrete. No entanto, se o gelo formado afundasse, ficando no fundo dos lagos e mares, o resultado seria que dificilmente esse gelo derreteria e, em pouco tempo, as vidas das espécies nessas regiões estariam comprometidas.
Densidades de alguns materiais
Leite integral...........................1,03 g/cm3
Alumínio ................................ 2,70 g/cm3
Diamante .................................3,5 g/cm3
Chumbo...................................11,3 g/cm3
Mercúrio .................................13,6 g/cm3


Atividade para leitura, como continuidade do conteúdo.    Não é para entregar.
HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC (EJA) - Prof.: Sérgio - noite – semana de 06 a 10/07/2020

   Conteúdo para ser copiado ou impresso e colado no caderno. Na próxima semana terão atividades sobre o tema.

A Civilização Romana e as Migrações Bárbaras


Por Pedro August

  Que o império romano era gigantesco todos nós sabemos. Porém isso acarretou uma série de dificuldades ligadas a manutenção de seus territórios. Terras férteis e clima ameno foram alguns dos fatores que interessaram povos vizinhos a adentrar o território Romano. Além desse interesse, não tiveram outra saída, pois estavam sendo ameaçados e pressionados por outros povos, sendo a única alternativa fugir e entrar em terras romanas. Naquele período, os romanos tinham o costume de chamar invasores de bárbaros, o que era uma herança grega, pois eles designavam bárbaros aqueles estrangeiros que não eram gregos ou não tinham como língua materna a língua grega. As invasões desses povos bárbaros foram de grande importância para que se desencadeie uma crise no Império Romano.
 Primeiramente pelo intercâmbio cultural que isso desencadeava, trazendo influências estrangeiras para dentro do Império do Romano. Fato que se comprova na Idade Média quando há uma mistura de instituições e costumes de origem romana e germânica.
  Era normal declarar guerra a um povo que invadisse seu território, mas o Império Romano acabou lidando com isso de outra maneira. Muitos dos bárbaros, que estavam fugindo das pressões de outros povos decidiram pedir ajuda ao Império Romano, que aceitou ajudá-los, com a condição de garantir a proteção das fronteiras de determinadas regiões. Um desses povos foram os visigodos, que se hospedaram na região com a autorização das autoridades e logo em seguida se tornaram uma ameaça pois poderiam tentar controlar politicamente a região. Essa ideia de poder controlar algum território do Império não foi ideia apenas dos visigodos, isso acabou sendo frequente no imaginário desses povos. Se todos os bárbaros que estavam residindo dentro do império resolvessem tomar o poder, o estado romano certamente não daria conta de tantas revoltas.
  O império Romano então passou a sofrer com várias incursões bárbaras para dentro de seus territórios e protege-lo estava ficando cada vez mais difícil. Os visigodos por exemplo conquistaram a península ibérica e a Gália. Os vândalos chegaram a conquistar o norte da África e formaram seu reino. Já os francos conquistaram uma porção da Gália. Os Anglo e Saxões conquistaram a ilha da Bretanha.
  Dessa maneira o Império ia se mostrando cada vez mais desfigurado e fragilizado com a formação de pequenos reinos bárbaros que estavam surgindo na Europa. E dessa maneira com a invasão de um povo bárbaro chamados de Hérulos, em 476, houve a deposição do último imperador romano, Romulo Augusto.

       Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFªMªANTONIA

1o. Termo "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 06 de julho à 10 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo:Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais

Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva
"what are the sections of a printed newspaper" (Quais são as seções de um jornal impresso).
Leia e escreva em seu caderno em inglês quais são as seções de um jornal impresso e selecione as palavras inglesas semelhantes à língua 
portuguesa e quais são as seções do jornal que lhe despertam interesse.
 
Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
1º TERMO( B / C)  1º EM( E e F)
PROFESSOR  THIAGO GOMES SOARES .  Disciplina: Língua Portuguesa.            
E-mail: thiagomhz@gmail.com

Tempo para realização: Uma semana.
    06/07 até 10/7 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.








ATIVIDADE –NOTÍCIA 1.

Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.
É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser acessado no endereço
indicado no box abaixo.

Noticia 2

Depois de um expediente especial de 75 dias dedicado exclusivamente à verificação de conteúdos suspeitos sobre o novo coronavírus e a covid-19, o Projeto Comprova começa nesta quarta-feira, 10 de junho, a terceira fase de suas operações de combate à desinformação e a conteúdos enganosos na internet.
Coordenada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a coalizão, que tem apoio do Facebook e do Google News Initiative, foi ampliada em 2020 para 28 organizações de mídia de todo o Brasil. Seis novos veículos de comunicação ingressam no projeto: Gazeta do Sul (RS), Correio do Estado (MS), Correio de Carajás (PA), Diário do Nordeste (CE), Estado de Minas (MG) e O Popular (GO).
Notícia 3

Sem máscaras, Bolsonaro, filho e ministros comemoram a independência dos EUA em Brasília

Presidente participou de almoço em celebração da data. Nesta semana, ele vetou trecho de lei que obrigava máscaras em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas.

Por G1 — Brasília
04/07/2020 14h32  Atualizado há uma hora

O presidente Jair Bolsonaro, ao lado de ministros e do filho Eduardo Bolsonaro, em almoço de comemoração da independência dos Estados Unidos — Foto: Reprodução
O presidente Jair Bolsonaro, ministros do governo e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) comemoram o dia da independência dos Estados Unidos em um almoço neste sábado (4), em Brasília, com o embaixador norte-americano, Todd Chapmann.


Responda às questões a seguir:

a)    Identificar informações de diferentes fontes.


O quê?
Onde?
Como?
Quando?
Por quê?
Notícia 1





Notícia 2





Notícia 3






MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Período 06 a 10 de julho.
Atividades Matemática
1- Calcule o 101º termo da PA cujo a2 = 3 e n = 2
2- Calcule o 501º termo da PA (5,10,15...)

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário