domingo, 12 de julho de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

ATIVIDADE DA SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO
-----------------------------------------------------------------------------------


2ºTA 
ARTE/PROFºJORGE

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB

CONTEÚDO:

O festival e o salão como modo de mostrar a produção.

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=PcMVoyEI60s

https://www.youtube.com/watch?v=UTK49x6wkas

Após assistir aos vídeos diga com suas próprias palavras qual a importância dos salões de exposições?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 13/07/2020 a 17/07/2020.

BIOLOGIA/PROFºBENE

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 

Habilidades:  

  • Genética, hereditariedade, engenharia genética, bioética e avanço das pesquisas científicas.

Atividades:

 Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.

Tempo para realização: Uma semana.       De 13/07 até 17/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 












Atividade Semana 13/07 à 17/07


ASSISTIR O FILME GATTACA

Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para  o  e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.



FILOSOFIA/PROFºISLILIA

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia13 /06/2020 a18 /07/2020 para 2TA ,2TB, e 2TC Anos Eja.

 

Objetivo Fazer a leitura sobre Thomas Hobbes e responder as questões.

Obs  Entregar Atividades anteriores.

Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas Hobbes.
Ler artigo
Thomas Hobbes.

Parte superior do formulário

Exercício 1: (UFF 2010)

De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.

A)

Monarquia censitária

B)

Monarquia absoluta

C)

Sistema parlamentar

D)

Despotismo esclarecido

E)

Sistema republicano

Exercício 2: (Unespar 2015)

Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta:

A)

A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza;

B)

A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.

C)

A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.

D)

A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.

E)

Nenhuma das alternativas.

 

“A leitura transforma o ser social”!!

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

 

 

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social

Atividade: Pergunta

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Na aula anterior foi solicitado uma pesquisa sobre desigualdade social no brasil.

Com base nesta pesquisa responda:

 

Com base em sua pesquisa, qual grupo de nossa sociedade, sofre mais com a questão da Desigualdade Social no Brasil? Explique!

 

.E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

 

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFºPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°Ta e 2°TB
Conteúdo: Máquinas Térmicas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo; analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas; ler e interpretar gráficos que sintetizem informações obtidas em diferentes fontes sobre potência e rendimento de máquinas diversas.
Desenvolvimento e estratégias: Site: <https://www.youtube.com/watch?v=Ul1XuiJE0Dw; Assistir o video, pesquisar, analisar e registrar no caderdo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre  COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
Pesquisar e registra no caderno. Tema: COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora Edjane – Química 07/07/2020

Turmas: 2º termos A e B

 

MOL OU QUANTIDADE DE MATÉRIA

“O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 Kg de carbono 12.”

 

A quantidade de matéria (n), contida numa determinada massa (m) de uma certa substância cuja massa molar é MM, é dada pela relação:

n = m ÷ MM

n: número de mols

m: massa da amostra em gramas

MM: massa molecular

 

Exemplo: Quantos mols estão presentes em 80 gramas de NaOH?

Dados: Na: 23u   O: 16u   H: 1u

1)    Calcular a massa molecular (MM) do NaOH: 23+16+1 = 40

2)    Achar a quantidade de matéria:   n= m/MM

N= 80÷40 = 2 mols

 

 

Exercícios:

a)    Calcule o número de mols contidos em 365 g de HCL. Dados

 H:1u   Cl:35,5u

b)    Determine o número de mols presentes em 74g de Ca(OH)2.

Dados: Ca: 40u    O:16u  e H: 1u

c)    Quantos mols estão presentes em 32g de O2? Dados: O:16u

 

d)    Quantos mols estão presentes em 90g de H2O? Dados: O:16u

H: 1u

e)    Calcule o número de mols contidos em 4g de MgO. Dados: Mg:24u

O: 16u

 

 

 Esses exercícios devem ser respondidos e enviados para o email

proedjane@outlook.com até o dia 17/07.    

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.

Atividade de Geografia: 8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA    História:  9C, 2TB

Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as atividades em atrazo (aqueles que ainda não fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a  leitura do ultimo texto para realizarem atividades futuras.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFºSILVIO

 

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

2 ANO A; 2 ANO B, 2 TA (EJA)

ATENÇÃO

AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO SEMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS.

 

América Colonial Espanhola, Francesa, Inglesa e Holandesa

 

Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

 

Semana de 13 a 17 de julho

 

Quantidade de aulas: 2 aulas

 

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.

 

OBSERVE O MAPA ABAIXO SOBRE A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA. PODEMOS PERCEBER QUE DIFERENTES NAÇÕES EUROPEIAS OCUPARAM, EXPLORARAM E POVOARAM A AMÉRICA.

A PARTIR DA OBSERVAÇÃO RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2 e 3.



ATIVIDADE 1

 

1.       Qual nação possuía o maior número de colônias na América e como era possível manter esses territórios dominados?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2.       O que aconteceu com os povos que habitavam e eram os donos desses territórios?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.       A maioria das colônias tornaram-se independentes no começo do século XIX e passados aproximadamente 200 anos, podemos dizer que esses países são independentes de fato?  Justifique sua resposta.

 

 

 

 

 

 

 

Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS

O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.

O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.

Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.

A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.

Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.

O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.

Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.

Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.

Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.

ATIVIDADE 2




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

16 e 17/07/2020

Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B

             

CONTEÚDOS:

Simple past

Did you know?


Leonardo da Vinci wrote from right to left - you needed a mirror to read his handwriting.

He was a genius - he could write one sentence with his right hand and a different sentence with his left hand.

He invented scissors.

He drew architect's plans but never built a building.

He lost most of the paintings and drawings he did in Milan.

He had many talents. He made models and in his notebooks there were plans for a tank, a helicopter and a submarine.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

1. Dê uma olhada na lista de verbos irregulares em https://www.aluralingua.com.br/artigos/lista-completa-dos-verbos-irregulares-em-ingles , tem listas que aparecem apenas os verbos mais usados, outras são mais completas, fique à vontade para procurar. Lembre-se, a maioria dos verbos são regulares, já os irregulares são limitados a uma lista.

2. Encontre a tradução correta para cada frase e escreva a resposta na frente de cada uma:

Ele era um gênio- Você precisava de um espelho para ler a caligrafia dele - Ele inventou a tesoura - Leonardo da Vinci escrevia da direita para a esquerda - Ele perdeu a maioria das pinturas e desenhos

a) Leonardo da Vinci wrote from right to left -

b) He was a genius -

c) He invented scissors. -

d) He lost most of the paintings and drawings. -

e) you needed a mirror to read his handwriting –

3. Complete com o simple past, use o verbo do parêntese:

a) We _______________________ English last year (study)

b) You ______________________ On Saturday night (work)

c) I didn’t  ___________________ well last night (sleep)

d) He _______________________ Annelise (love)

 

RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Tempo para realização: Uma semana.    13/07 até 17/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

 



 

RETOMADA DE ATIVIDADE PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO PERTICIPARAM DAS AULAS EAD.

 

    O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira.

 

ATIVIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ROMANTISMO

Pesquise sobre o Romantismo brasileiro e português

Faça um levantamento sobre as personagens femininas presentes nas obras românticas, no que se refere aos aspectos físicos, psicológicos e ao papel social a elas destinado.

Comparar o perfil feminino do século XIX representado nas obras da época, com o perfil das mulheres do século XXI.

(Pesquisa curta, para deixar em seu caderno, não é necessário entregar)

 

LEITURA

 

TEXTO 1 : Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.

Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.

Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa.

Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.

Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?

Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.

Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.

Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...] ALENCAR, José de. Senhora.

 

TEXTO 2 [...] Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

 O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto.

 Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.

A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.

Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.

Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.

 De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida.

O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.

A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida: deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.

O guerreiro falou:

— Quebras comigo a flecha da paz?

— Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu?

— Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.

— Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. [...]

ALENCAR, José de. Iracema.

 

INTERPRETAÇÃO

 

1.A produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura idealizada. Identifique nos trechos retirados das obras Senhora e Iracema, características que comprovem essa afirmação.

2. No trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?

 

PRODUÇÃO ESCRITA

 

No século XIX, os casamentos por interesse e aqueles arranjados pela família eram muito comuns. Nos dias atuais, essas práticas não são tão recorrentes, porém ainda ocorrem.

 

1. Qual a sua opinião em relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.

2. Você acredita que se não há dinheiro, não há amor? Por quê?

 

“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira”.

                                        

                                

                                   Pesquise e Responda (resumidamente).

 

1.    Com base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.

2.    O Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?

3.    Qual obra marcou o início das produções românticas?

4.    Quais as principais características desse período?

5.    Sobre os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior destaque?


MATEMÁTICA/PROFº Marcelo Andrade

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim

Semana de 13/07 à 17/07

Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.

Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre.

Email do professor profmarcelomaua@gmail.com

Telefone e zap 947274315

Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

 

 

 


-----------------------------------------------------------------------------------
2ºTB 
ARTE/PROFºJORGE

ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB

CONTEÚDO:

O festival e o salão como modo de mostrar a produção.

1º aula e 2ª aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;

https://www.youtube.com/watch?v=PcMVoyEI60s

https://www.youtube.com/watch?v=UTK49x6wkas

Após assistir aos vídeos diga com suas próprias palavras qual a importância dos salões de exposições?

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 13/07/2020 a 17/07/2020.

BIOLOGIA/PROFºBENE

E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 

Habilidades:  

  • Genética, hereditariedade, engenharia genética, bioética e avanço das pesquisas científicas.

Atividades:

 Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética.

Tempo para realização: Uma semana.       De 13/07 até 17/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 












Atividade Semana 13/07 à 17/07


ASSISTIR O FILME GATTACA

Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para  o  e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.



FILOSOFIA/PROFºISLILIA

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia13 /06/2020 a18 /07/2020 para 2TA ,2TB, e 2TC Anos Eja.

 

Objetivo Fazer a leitura sobre Thomas Hobbes e responder as questões.

Obs  Entregar Atividades anteriores.

Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas Hobbes.
Ler artigo
Thomas Hobbes.

Parte superior do formulário

Exercício 1: (UFF 2010)

De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.

A)

Monarquia censitária

B)

Monarquia absoluta

C)

Sistema parlamentar

D)

Despotismo esclarecido

E)

Sistema republicano

Exercício 2: (Unespar 2015)

Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta:

A)

A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza;

B)

A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.

C)

A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.

D)

A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.

E)

Nenhuma das alternativas.

 

“A leitura transforma o ser social”!!

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

 

 

SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO

Aulas Interativas Semanal para o Blog da Escola – 2° BIMESTRE

NOME DO PROFESSOR: Nancio Nã

DISCIPLINA: Sociologia

TURMA: 2TB

PERIODOS DAS ATIVIDADES: de 13/07 a 17/07 – Noite - 1 aulas Semanal

Atividade – Titulo:

Solidariedade Mecânica e Orgânica

Habilidades e Competências Necessárias:

Distinguir a ideia de sociedade do conceito da Solidariedade Mecânica e Orgânica

Refletir criticamente a respeito dos dois conceitos Questionar a respeito dos mesmos

Explicação/Tarefa/Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:

O Alunos vai Pesquisar a Atividade – Titulo em site de Pesquisa: GOOGLE. O aluno poderá usar além das pesquisas outros recursos como: Livros, Jornais etc.. Após a pesquisa

O aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o Email do Professor com nome completo, serie e sala e o nome da Escola.

Sistema de Avalição e Acompanhamento:

Para o aluno obter nota satisfatória neste Trabalho, é necessário que o trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.

Professor: Professor Coordenador:

Nancio Robson

Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br

pastornancio@gmail.com

FISICA/PROFºPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°Ta e 2°TB
Conteúdo: Máquinas Térmicas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo; analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas; ler e interpretar gráficos que sintetizem informações obtidas em diferentes fontes sobre potência e rendimento de máquinas diversas.
Desenvolvimento e estratégias: Site: <https://www.youtube.com/watch?v=Ul1XuiJE0Dw; Assistir o video, pesquisar, analisar e registrar no caderdo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre  COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
Pesquisar e registra no caderno. Tema: COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO

QUIMICA/PROFºEDJANE

Professora Edjane – Química 07/07/2020

Turmas: 2º termos A e B

 

MOL OU QUANTIDADE DE MATÉRIA

“O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 Kg de carbono 12.”

 

A quantidade de matéria (n), contida numa determinada massa (m) de uma certa substância cuja massa molar é MM, é dada pela relação:

n = m ÷ MM

n: número de mols

m: massa da amostra em gramas

MM: massa molecular

 

Exemplo: Quantos mols estão presentes em 80 gramas de NaOH?

Dados: Na: 23u   O: 16u   H: 1u

1)    Calcular a massa molecular (MM) do NaOH: 23+16+1 = 40

2)    Achar a quantidade de matéria:   n= m/MM

N= 80÷40 = 2 mols

 

 

Exercícios:

a)    Calcule o número de mols contidos em 365 g de HCL. Dados

 H:1u   Cl:35,5u

b)    Determine o número de mols presentes em 74g de Ca(OH)2.

Dados: Ca: 40u    O:16u  e H: 1u

c)    Quantos mols estão presentes em 32g de O2? Dados: O:16u

 

d)    Quantos mols estão presentes em 90g de H2O? Dados: O:16u

H: 1u

e)    Calcule o número de mols contidos em 4g de MgO. Dados: Mg:24u

O: 16u

 

Esses exercícios devem ser respondidos e enviados para o email

proedjane@outlook.com até o dia 17/07.    

GEOGRAFIA/PROFº
HISTÓRIA/PROFºVANILDO

SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.

Atividade de Geografia: 8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA    História:  9C, 2TB

Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as atividades em atrazo (aqueles que ainda não fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a  leitura do ultimo texto para realizarem atividades futuras.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

INGLÊS/PROFºJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

16 e 17/07/2020

Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B

             

CONTEÚDOS:

Simple past

Did you know?


Leonardo da Vinci wrote from right to left - you needed a mirror to read his handwriting.

He was a genius - he could write one sentence with his right hand and a different sentence with his left hand.

He invented scissors.

He drew architect's plans but never built a building.

He lost most of the paintings and drawings he did in Milan.

He had many talents. He made models and in his notebooks there were plans for a tank, a helicopter and a submarine.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

1. Dê uma olhada na lista de verbos irregulares em https://www.aluralingua.com.br/artigos/lista-completa-dos-verbos-irregulares-em-ingles , tem listas que aparecem apenas os verbos mais usados, outras são mais completas, fique à vontade para procurar. Lembre-se, a maioria dos verbos são regulares, já os irregulares são limitados a uma lista.

2. Encontre a tradução correta para cada frase e escreva a resposta na frente de cada uma:

Ele era um gênio- Você precisava de um espelho para ler a caligrafia dele - Ele inventou a tesoura - Leonardo da Vinci escrevia da direita para a esquerda - Ele perdeu a maioria das pinturas e desenhos

a) Leonardo da Vinci wrote from right to left -

b) He was a genius -

c) He invented scissors. -

d) He lost most of the paintings and drawings. -

e) you needed a mirror to read his handwriting –

3. Complete com o simple past, use o verbo do parêntese:

a) We _______________________ English last year (study)

b) You ______________________ On Saturday night (work)

c) I didn’t  ___________________ well last night (sleep)

d) He _______________________ Annelise (love)

 

RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Tempo para realização: Uma semana.    13/07 até 17/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

  





RETOMADA DE ATIVIDADE PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO PERTICIPARAM DAS AULAS EAD.

 

    O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira.

 

ATIVIDADE 1 INTRODUÇÃO AO ROMANTISMO

Pesquise sobre o Romantismo brasileiro e português

Faça um levantamento sobre as personagens femininas presentes nas obras românticas, no que se refere aos aspectos físicos, psicológicos e ao papel social a elas destinado.

Comparar o perfil feminino do século XIX representado nas obras da época, com o perfil das mulheres do século XXI.

(Pesquisa curta, para deixar em seu caderno, não é necessário entregar)

 

LEITURA

 

TEXTO 1 : Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.

Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.

Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. Era rica e formosa.

Duas opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.

Quem não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira o seu fulgor?

Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.

Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.

Aurélia era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...] ALENCAR, José de. Senhora.

 

TEXTO 2 [...] Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

 O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto.

 Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.

A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.

Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.

Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.

Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.

 De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida.

O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.

A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida: deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.

O guerreiro falou:

— Quebras comigo a flecha da paz?

— Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu?

— Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.

— Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. [...]

ALENCAR, José de. Iracema.

 

INTERPRETAÇÃO

 

1.A produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a mulher como figura idealizada. Identifique nos trechos retirados das obras Senhora e Iracema, características que comprovem essa afirmação.

2. No trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem Aurélia, por meio de sua descrição?

 

PRODUÇÃO ESCRITA

 

No século XIX, os casamentos por interesse e aqueles arranjados pela família eram muito comuns. Nos dias atuais, essas práticas não são tão recorrentes, porém ainda ocorrem.

 

1. Qual a sua opinião em relação ao casamento por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.

2. Você acredita que se não há dinheiro, não há amor? Por quê?

 

“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira”.

                                        

                                

                                   Pesquise e Responda (resumidamente).

 

1.    Com base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.

2.    O Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?

3.    Qual obra marcou o início das produções românticas?

4.    Quais as principais características desse período?

5.    Sobre os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior destaque?

MATEMÁTICA/PROFº Marcelo Andrade

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim

Semana de 13/07 à 17/07

Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.

Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre.

Email do professor profmarcelomaua@gmail.com

Telefone e zap 947274315

Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

 

 

 


-----------------------------------------------------------------------------------
2ºTC
ARTE/PROFª Edlenne
 ARTES

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                                         

                                                  Luz e Sombra

 

 

Dificilmente paramos para observar a sombra e luz na natureza, nos objetos ou nos seres. Ela é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte. Desenhos, pinturas, fotografias e outros objetos artísticos naturalmente em duas dimensões, necessitam de sombra e luz para passarem a ideia de volume, além da perspectiva.

Sombra e luz são os mais básicos elementos para darmos volume em desenhos.

O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

A definição correta do volume num objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.

 

   

 

Então vocês vão aproveita a luz do sol  colocar um objeto no sol e desenha 

 

Qualquer objeto  Qualquer cossa que vocês tiver em casa  que da luz e sombra

 Como garrafa ou coisa 

BIOLOGIA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2°Tc – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Daltonismo.

Tempo para realização: Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)






        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 13/07/2020 a 17/07/2020.

                                    

                                             Atividade

 

  Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Daltonismo.                                            

 

  Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


FILOSOFIA/PROFºISLILIA

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia13 /06/2020 a18 /07/2020 para 2TA ,2TB, e 2TC Anos Eja.

 

Objetivo Fazer a leitura sobre Thomas Hobbes e responder as questões.

Obs  Entregar Atividades anteriores.

Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas Hobbes.
Ler artigo
Thomas Hobbes.

Parte superior do formulário

Exercício 1: (UFF 2010)

De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.

A)

Monarquia censitária

B)

Monarquia absoluta

C)

Sistema parlamentar

D)

Despotismo esclarecido

E)

Sistema republicano

Exercício 2: (Unespar 2015)

Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os Pensadores. 1973, p. 78.

Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da assertiva acima, marque a alternativa correta:

A)

A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de natureza;

B)

A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a natureza política do homem em seu estado de natureza.

C)

A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a saber, o homem é um animal político.

D)

A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao fortalecimento do estado de natureza.

E)

Nenhuma das alternativas.

 

“A leitura transforma o ser social”!!

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

SOCIOLOGIA/PROFº Alason

SALA DE AULA INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER

 

Sociologia

 

Nome do Professor: Alason Santos Silva

 

Disciplina: Sociologia

 

Turma envolvida: 2TC

 

Atividade e Conteúdo

 

Título: A importância do trabalho

Objetivo:

Pesquisar e refletir sobre as transformações do trabalho de um modo geral, e o impacto na vida social das pessoas.

 

Explicação do Professor:

Trabalho é um fator econômico onde uma pessoa dedica tempo e emprega a força, a criatividade, o saber ou a habilidade durante determinado tempo a fim de ser remunerado. Em outro sentido a palavra trabalho também pode ser usada nas atividades escolares e acadêmicas, como é o caso do famoso TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. O termo “trabalho” pode ter vários significados a depender do enfoque utilizado. Basicamente, pode-se utilizar a noção da física, em que trabalho indica a medida de esforço feito pelos seres humanos. A partir desse conceito, pode-se pensar o trabalho como toda atividade realizada, independentemente de haver ou não um retorno por ela ou uma expectativa de resultado final.

Fonte: https://www.guiatrabalho.com.br/o-que-e-trabalho.html

 

Atividade do Aluno (Tarefa):

Responder as seguintes questões abaixo:

 

 

Qual a importância do trabalho na vida social brasileira?

 

O que você acha das transformações no mercado de trabalho?

 

 

 

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola 

                

                prof2012alason@gmail.com

 

Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

 

Quantidade de Aulas: 1

Período da realização da atividade:_13_/_07_/2020 a 17_/_07_/2020

FISICA/PROFºJOSE ARMANDO

Nesta semana o texto é para complementar o conteúdo fazendo leitura e responder as atividades anteriores

Reflexão para espelhos esféricos

    O espelho esférico é uma calota cortada de uma esfera, onde a parte interna sendo refletora é um espelho côncavo e se a parte externa for refletora é convexa.





Onde:

Eixo imaginário é uma reta que passa pelo centro da esfera no meio do espelho esférico

Corte linha reta onde a esfera foi cortada

N linha conhecida como normal, parte do centro da esfera até o espelho formando com este um ângulo de 90º graus.

Os pequenos traços que fica em um dos lados do espelho indica o lado opaco (na mostra a imagem)

C centro da esfera ou centro de curvatura do espelho

F foco do espelho, está no meio do caminho entre o centro de curvatura e o vértice do espelho

V vértice do espelho (centro do espelho)




    As leis da reflexão para espelhos planos também são validas para espelhos esféricos.



PROPRIEDADES FÍSICAS IMPORTANTES

1)      Todo raio de luz que incide sobre o espelho numa direção que passa pelo centro de curvatura reflete sobre si mesma.



2)      Os raios de luz que incidem sobre o espelho esférico paralelamente ao eixo principal, são refletidos passando pelo foco.



    Foco secundário: surge quando os raios que incidem sobre o espelho são paralelas à um eixo secundário, o foco secundário fica fora do eixo principal.

3)     Todo raio de luz que incide numa direção que passa pelo foco principal é refletido paralelamente ao eixo principal.


 


4)      Todo raio de luz que incide sobre o vértice do espelho é refletido simetricamente em relação ao eixo principal



    Exemplos:

1)     Uma seta foi colocada na frente de um espelho côncavo, sua imagem é fletida pelo espelho aparecendo abaixo do eixo principal, invertida e maior, devido estar entre o centro de curvatura e o foco do espelho.



A imagem é:

Invertida (está virada para o lado contrário ao do objeto)

Real (aparece fora do espelho)

Menor (que o objeto)

2)     Uma seta foi colocada na frente de um espelho côncavo, sua imagem é refletida pelo espelho aparecendo abaixo do eixo principal, invertida e menor, devido estar antes do centro de curvatura do espelho.



A imagem é:

Invertida (está virada para o lado contrário ao do objeto)

Real (aparece fora do espelho)

Menor (que o objeto)

3)     Uma seta foi colocada na frente de um espelho côncavo, sua imagem é fletida pelo espelho aparecendo no eixo principal, dentro do espelho e menor, virada para cima, devido estar entre o foco e o vértice do espelho.



Note que as linhas azuis não se cruzam do seu lado esquerdo, por isso deve se esticar as linhas para dentro do espelho e até utilizar outras leis para determinar onde as linhas se tocam, pois é ali que a imagem do objeto aparece.

A imagem é:

Direita (tem o mesmo sentido do objeto)

Virtual (aparece dentro do espelho)

igual (o tamanho do objeto)

4)     Com espelhos convexos conforme o objeto se aproxima do espelho a imagem aumenta, é sempre virtual (dentro do espelho), direita (segui a mesma orientação do espelho) e menor que o objeto.






QUIMICA/PROFºROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.     PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

 

2.     TURMA

 

2° Termo - C

3.     DISCIPLINA:

Professor especialista, química

 

4.     CONTEÚDOS:

 

Identificação dos átomos. 

 

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Identificar estrutura atômica.

 

6.     RECURSOS UTILIZADOS:

 

1-    Como os átomos são formados?

2-    Qual a classificação dos átomos?

3-    De exemplo dos seguintes átomos, isoeletrônicos, isótopos, isótopos.

Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.

 

7.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

8.     Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

9.     PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

13/07/2020 a 17/07/2020

10.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

11.  VALIDADO EM

13/07/2020

 

GEOGRAFIA/PROFºRICARDO

Professor Ricardo José dos Santos             email ricardosantosgeo@gmail.com

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO

GEOGRAFIA

 

Leitura do texto e responder as questões.

Colocar o nome legível na atividade.

 

São muitas as diferenças entre o capitalismo e o socialismo, uma vez que se trata de dois distintos sistemas político-econômicos.

O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.

 



1 O embate político ideológico entre dois sistema econômico, capitalismo e socialismo, levou e traz até hoje muitos debates no mundo. Destaque as ideias do capitalismo e socialismo.

2 Pesquisar,  os fatores que levaram ao fim a União Soviética.

3 No Brasil, a muito distúrbios das ideias entre capitalismo e socialismo, faça uma pesquisa entre os principais partidos políticos e relacionar com a ideia de capitalismo e socialismo.

 

 

HISTÓRIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – História

2º Bimestre

2ªC / 2TC

Revolução Inglesa e o fim do reinado

· Ler o te4xto disponível no link

· https://www.politize.com.br/revolucao-inglesa/

· Fazer um resumo sobre o texto

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

INGLÊS/PROFº Rene Cruz

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

4ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 2º TC - EJA - NOTURNO

 

Object Pronouns (Personal Pronouns – pronomes objeto)

 

O que são os Object Pronouns do inglês?

Os object pronouns (pronomes objeto) são um tipo de personal pronoun (pronome pessoal) em inglês. O outro tipo é subject pronoun. Sendo personal pronouns, os object pronouns servem para substituir alguém, ou melhor… O nome de alguém – ou de uma coisa – na frase.

 

 

Só que, diferentemente dos subject pronouns, os object pronouns substituem nomes de pessoas ou coisas que tem a função de objeto direto ou indireto na frase, e não de sujeito.

 

Veja estes exemplos:

·                     My cousin called you yesterday [Minha prima te ligou ontem]

·                     My friend Mara is in town. I saw her last night   [Minha amiga Mara está na cidade. Eu a vi ontem à noite]

 

Nas frases acima, “you” e “her” são object pronouns (you e it são os únicos casos de object pronoun iguais aos respectivos subject pronouns). Perceba que tanto you

quanto her são objetos diretos nas frases (veja revisão sobre Objetos abaixo).

 

 

Obs.: Os object pronouns nunca são usados como sujeito da frase, já que a função deles é a de objeto – a não ser as palavras you e it, como já mencionado. Os object pronouns podem aparecer em casos onde o sujeito da frase é, na verdade, uma expressão, como “ The earrings you gave me are beautiful” (Os brincos que você me deu são bonitos). Nesse caso, o sujeito da frase é uma frase subordinada adjetiva que inclui o object pronoun “me” e é por isso que “me” aparece no meio do sujeito, apesar de ele não ser o sujeito em si.

 

Tabela dos Object Pronouns

em inglês

em português

me

me

you

você

him

“o”, a ele, para ele

her

“a”, a ela, para ela

it

    “o”, “a”, a ele, a ela (indefinido)

us

“a nós, para a gente”

you

vocês

them

a eles, para elas, “os”, “as”

 

           

Como usar os Object Pronouns

Os object pronouns são usados para substituir nomes de pessoas, animais ou coisas que são objetos diretos ou indiretos em uma frase. Para compreender bem como usar os object pronouns, é preciso entender o que são os objetos direto e

indireto em frases. Por isso, aqui vai uma revisão – veja este exemplo: Meu pai me

 deu um presente no meu aniversário.

 

Nesta sentença, o sujeito é “meu pai” (QUEM me deu um presente no meu aniversário?), e o predicado é todo o resto, tirando o sujeito – “me deu um presente no meu aniversário”.

 

Agora, faça esta pergunta mentalmente: meu pai me deu o quê? A resposta é o objeto direto da frase: um presente.

 

Faça esta outra pergunta: meu pai deu um presente a quem, ou para quem? A resposta é “para mim”, o que nesta sentença aparece como o pronome objeto “me”. Neste caso, “me” é o objeto indireto da frase.

 

Veja estes outros exemplos, onde os objetos diretos estão em negrito e os objetos indiretos estão em itálico:

 

Eu contei a história a ela.

 

Minha mãe fez um bolo ontem.

 

A gente encontrou o tesouro.

 

Eu vou comprar um livro.

 

A Maria ligou pra você hoje de manhã.

 

Faça as perguntas contei o que? (para descobrir o objeto direto) e contei a quem? (para descobrir o objeto indireto) para a primeira frase, e continue com as

seguintes para identificar os objetos.

Assim, a tradução dos object pronouns para o português depende de como eles estiverem sendo usados. Veja nos exemplos abaixo o uso de object pronouns, e como são traduzidos para o português:

 

I’m happy for them [Estou feliz por eles]

 

That guy is looking at you! [Aquele cara está olhando pra você!]

 

This is our house and we built it in 2010 [Essa é nossa casa e nós a construímos em 2010]

 

Veja que no exemplo acima “it” vira o pronome oblíquo “a” do português. Em linguagem falada informal, muitas vezes nós usamos ela, ele, elas e eles também como pronome objeto: “nós construímos ela”.

 

She gave us the tickets [Ela nos deu as entradas / Ela deu as entradas pra gente]

 

Who’s at the door? It’s me. [Quem está à porta? Sou eu]

 

Did you give him your phone number? [Você deu seu número de telefone pra ele?]

 

I don’t know them [Eu não os conheço / Não conheço “eles“]

 

We prepared this dinner specially for her [Nós preparamos esse jantar especialmente para ela]

 

A explicação deste conteúdo está abrangido na vídeo aula 》》》 Clique aqui 《《《

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºSANDRA

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período 14, 15, 16/07 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299 1. Quais as diferenças dos Por que, Por quê, Porque ou Porquê? 2. Qual a diferença de mal e mau? 3. Qual a diferença de mais e mas?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

MATEMÁTICA/PROFºMANOEL

E.E.Salim Farah Maluf.

Professor: Manoel J. Silva.

Matéria: Matemática.

Série: 2°Termo C

Conteúdo: Volume de uma circunferência.

Aulas Referentes: 13/07 a 17/07 de 2020

Aula 1 e 2: 14/07 de /2020

1) Qual o volume de uma Circunferência de altura 4 mt e raio 2 mt ?

Aula 3 e 4: 16/07 de 2020.

1) Qual o volume de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo e a altura de ( a e b) são 6 centímetros?

a) 8 centímetros

b) 2 centímetros



Nenhum comentário:

Postar um comentário