ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDO:
O festival e o salão como modo de mostrar a produção.
1º aula e 2ª aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=PcMVoyEI60s
https://www.youtube.com/watch?v=UTK49x6wkas
Após assistir aos vídeos diga com suas próprias palavras qual a importância dos salões de exposições?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 13/07/2020 a 17/07/2020.
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º Termo A e 2º Termo B – Professora Benedita. Disciplina: Biologia. E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
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Atividades: Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética. |
Tempo para realização: Uma semana. De 13/07 até 17/07 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 13/07 à 17/07
ASSISTIR O FILME GATTACA
Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia13 /06/2020 a18 /07/2020 para 2TA ,2TB, e 2TC Anos
Eja.
Objetivo Fazer a leitura sobre Thomas Hobbes e responder as questões.
Obs Entregar Atividades
anteriores.
Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas
Hobbes.
Ler artigo Thomas
Hobbes.
Exercício 1: (UFF 2010)
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado
natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm
em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um
ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade
submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear
entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original
e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável.
Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia
Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
A) |
Monarquia censitária |
B) |
Monarquia absoluta |
C) |
Sistema parlamentar |
D) |
Despotismo esclarecido |
E) |
Sistema republicano |
Exercício 2: (Unespar 2015)
Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos
outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder
capaz de manter a todos em respeito.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os
Pensadores. 1973, p. 78.
Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como
alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da
assertiva acima, marque a alternativa correta:
A) |
A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de
natureza; |
B) |
A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a
natureza política do homem em seu estado de natureza. |
C) |
A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a
saber, o homem é um animal político. |
D) |
A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao
fortalecimento do estado de natureza. |
E) |
Nenhuma das alternativas.
“A leitura transforma o ser social”!! |
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2
ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver
habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade:
Pergunta
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Na aula anterior foi solicitado uma pesquisa sobre
desigualdade social no brasil.
Com base nesta pesquisa responda:
Com base em sua pesquisa, qual grupo de nossa sociedade,
sofre mais com a questão da Desigualdade Social no Brasil? Explique!
.E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para
esclarecer quaisquer duvidas.
Disciplina: Fisica
Turma: 2°Ta e 2°TB
Conteúdo: Máquinas Térmicas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo; analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas; ler e interpretar gráficos que sintetizem informações obtidas em diferentes fontes sobre potência e rendimento de máquinas diversas.
Desenvolvimento e estratégias: Site: <https://www.youtube.com/watch?v=Ul1XuiJE0Dw; Assistir o video, pesquisar, analisar e registrar no caderdo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
Pesquisar e registra no caderno. Tema: COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
Professora Edjane –
Química 07/07/2020
Turmas: 2º termos A e
B
MOL OU QUANTIDADE DE
MATÉRIA
“O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém
tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 Kg de
carbono 12.”
A quantidade de matéria (n), contida numa determinada massa
(m) de uma certa substância cuja massa molar é MM, é dada pela relação:
n = m ÷ MM
n: número de mols
m: massa da amostra em gramas
MM: massa molecular
Exemplo: Quantos mols estão presentes em 80 gramas de NaOH?
Dados: Na: 23u O:
16u H: 1u
1) Calcular
a massa molecular (MM) do NaOH: 23+16+1 = 40
2) Achar
a quantidade de matéria: n= m/MM
N= 80÷40 = 2 mols
Exercícios:
a) Calcule
o número de mols contidos em 365 g de HCL. Dados
H:1u Cl:35,5u
b) Determine
o número de mols presentes em 74g de Ca(OH)2.
Dados: Ca: 40u O:16u
e H: 1u
c) Quantos
mols estão presentes em 32g de O2? Dados: O:16u
d) Quantos
mols estão presentes em 90g de H2O? Dados: O:16u
H: 1u
e) Calcule
o número de mols contidos em 4g de MgO. Dados: Mg:24u
O: 16u
proedjane@outlook.com até
o dia 17/07.
SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.
Atividade de Geografia:
8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA História: 9C, 2TB
Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as
atividades em atrazo (aqueles que ainda não
fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a leitura do ultimo texto para realizarem
atividades futuras.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO
2 ANO A; 2 ANO B, 2 TA (EJA)
ATENÇÃO
AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO SEMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.
OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS.
América Colonial Espanhola, Francesa, Inglesa e Holandesa
Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
Semana de 13 a 17 de julho
Quantidade de aulas: 2 aulas
Avaliação: Atividade proposta ao final do texto
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
OBSERVE O MAPA ABAIXO SOBRE A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA. PODEMOS PERCEBER QUE DIFERENTES NAÇÕES EUROPEIAS OCUPARAM, EXPLORARAM E POVOARAM A AMÉRICA.
A PARTIR DA OBSERVAÇÃO RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2 e 3.
ATIVIDADE 1
1. Qual nação possuía o maior número de colônias na América e como era possível manter esses territórios dominados?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que aconteceu com os povos que habitavam e eram os donos desses territórios?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. A maioria das colônias tornaram-se independentes no começo do século XIX e passados aproximadamente 200 anos, podemos dizer que esses países são independentes de fato? Justifique sua resposta.
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
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MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 16 e 17/07/2020 Aluno: Coloque seu nome |
|
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 2º Termos A e
B |
||
CONTEÚDOS: Simple past Did you know?
He was a genius - he could write one sentence with his right hand and
a different sentence with his left hand. He invented scissors. He drew architect's plans but never built a building. He lost most of the paintings and drawings he did in Milan. He had many talents. He made models and in his notebooks there were
plans for a tank, a helicopter and a submarine.
|
||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical
relativo a verbos regulares e irregulares no passado. |
||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
|
||
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/
|
||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º
TERMO A e 2º TERMO B – Professora
Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. |
Tempo
para realização:
Uma semana. 13/07 até 17/07 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
RETOMADA
DE ATIVIDADE PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO PERTICIPARAM DAS AULAS EAD.
O Romantismo iniciou-se em 1836, logo
após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da
Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao
colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento
literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida
como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira,
Condoreira.
ATIVIDADE
1
INTRODUÇÃO AO ROMANTISMO
Pesquise sobre o Romantismo brasileiro e
português
Faça um levantamento sobre as personagens
femininas presentes nas obras românticas, no que se refere aos aspectos
físicos, psicológicos e ao papel social a elas destinado.
Comparar o perfil feminino do século XIX
representado nas obras da época, com o perfil das mulheres do século XXI.
(Pesquisa
curta, para deixar em seu caderno, não é necessário entregar)
LEITURA
TEXTO 1 : Há
anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.
Desde
o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha
dos salões.
Tornou-se
a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.
Duas
opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores
que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
Quem
não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como
brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que
produzira o seu fulgor?
Tinha
ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam;
e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
Dizia-se
muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem
os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
Aurélia
era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina
Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...] ALENCAR, José de. Senhora.
TEXTO
2
[...] Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu
Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros
que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo
da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como
seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena
virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da
grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um
claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que
o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os
úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto.
Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda
a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa,
empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da
mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.
A graciosa ará, sua companheira e amiga,
brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem
pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus
perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e
as tintas de que matiza o algodão.
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da
sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
Diante dela e todo a contemplá-la, está um
guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem
nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das
águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.
Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema.
A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do
desconhecido.
De
primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O
moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de
ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida.
O sentimento que ele pôs nos olhos e no
rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu
para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
A mão que rápida ferira, estancou mais rápida
e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida:
deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.
O guerreiro falou:
— Quebras comigo a flecha da paz?
— Quem te ensinou, guerreiro branco, a
linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro
guerreiro como tu?
— Venho de bem longe, filha das florestas.
Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.
— Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos
tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. [...]
ALENCAR,
José de. Iracema.
INTERPRETAÇÃO
1.A
produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a
mulher como figura idealizada. Identifique nos trechos retirados das obras
Senhora e Iracema, características que comprovem essa afirmação.
2. No
trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem
Aurélia, por meio de sua descrição?
PRODUÇÃO
ESCRITA
No século XIX, os casamentos por interesse e
aqueles arranjados pela família eram muito comuns. Nos dias atuais, essas
práticas não são tão recorrentes, porém ainda ocorrem.
1. Qual a sua opinião em relação ao casamento
por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.
2. Você acredita que se não há dinheiro, não
há amor? Por quê?
“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política
do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da
Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e
buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três
diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a
segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira”.
Pesquise e
Responda (resumidamente).
1. Com
base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.
2. O
Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?
3. Qual
obra marcou o início das produções românticas?
4. Quais
as principais características desse período?
5.
Sobre os escritores do Romantismo no Brasil,
quais foram os que tiveram maior destaque?
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 13/07 à 17/07
Os alunos que já entregaram
todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP,
na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar
as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades
do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a
necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para
tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não
puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das
mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome
completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o
bimestre.
Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola
http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDO:
O festival e o salão como modo de mostrar a produção.
1º aula e 2ª aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=PcMVoyEI60s
https://www.youtube.com/watch?v=UTK49x6wkas
Após assistir aos vídeos diga com suas próprias palavras qual a importância dos salões de exposições?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 13/07/2020 a 17/07/2020.
E.E. Salim Farah Maluf. |
3º Termo A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina: Biologia. E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
|
Atividades: Faça uma resenha sobre o filme, relacionando-o ao conteúdo de genética. |
Tempo para realização: Uma semana. De 13/07 até 17/07 (Duas aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 13/07 à 17/07
ASSISTIR O FILME GATTACA
Faça uma resenha do filme, relacionando-o ao conteúdo de genética, encaminhe para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia13 /06/2020 a18 /07/2020 para 2TA ,2TB, e 2TC Anos
Eja.
Objetivo Fazer a leitura sobre Thomas Hobbes e responder as questões.
Obs Entregar Atividades
anteriores.
Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas
Hobbes.
Ler artigo Thomas
Hobbes.
Exercício 1: (UFF 2010)
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado
natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm
em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um
ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade
submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear
entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original
e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável.
Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia
Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
A) |
Monarquia censitária |
B) |
Monarquia absoluta |
C) |
Sistema parlamentar |
D) |
Despotismo esclarecido |
E) |
Sistema republicano |
Exercício 2: (Unespar 2015)
Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos
outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder
capaz de manter a todos em respeito.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os
Pensadores. 1973, p. 78.
Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como
alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da
assertiva acima, marque a alternativa correta:
A) |
A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de
natureza; |
B) |
A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a
natureza política do homem em seu estado de natureza. |
C) |
A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a
saber, o homem é um animal político. |
D) |
A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao
fortalecimento do estado de natureza. |
E) |
Nenhuma das alternativas.
“A leitura transforma o ser social”!! |
SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
Aulas Interativas Semanal para o Blog da Escola – 2° BIMESTRE
NOME DO PROFESSOR: Nancio Nã
DISCIPLINA: Sociologia
TURMA: 2TB
PERIODOS DAS ATIVIDADES: de 13/07 a 17/07 – Noite - 1 aulas Semanal
Atividade – Titulo:
Solidariedade Mecânica e Orgânica
Habilidades e Competências Necessárias:
Distinguir a ideia de sociedade do conceito da Solidariedade Mecânica e Orgânica
Refletir criticamente a respeito dos dois conceitos Questionar a respeito dos mesmos
Explicação/Tarefa/Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O Alunos vai Pesquisar a Atividade – Titulo em site de Pesquisa: GOOGLE. O aluno poderá usar além das pesquisas outros recursos como: Livros, Jornais etc.. Após a pesquisa
O aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o Email do Professor com nome completo, serie e sala e o nome da Escola.
Sistema de Avalição e Acompanhamento:
Para o aluno obter nota satisfatória neste Trabalho, é necessário que o trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.
Professor: Professor Coordenador:
Nancio Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
Disciplina: Fisica
Turma: 2°Ta e 2°TB
Conteúdo: Máquinas Térmicas
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: reconhecer os limites e possibilidades de uma máquina térmica que opera em ciclo; analisar e interpretar os diagramas P x V de diferentes ciclos das máquinas térmicas; ler e interpretar gráficos que sintetizem informações obtidas em diferentes fontes sobre potência e rendimento de máquinas diversas.
Desenvolvimento e estratégias: Site: <https://www.youtube.com/watch?v=Ul1XuiJE0Dw; Assistir o video, pesquisar, analisar e registrar no caderdo.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
Pesquisar e registra no caderno. Tema: COMO FUNCIONA O MOTOR DO CARRO
Professora Edjane –
Química 07/07/2020
Turmas: 2º termos A e
B
MOL OU QUANTIDADE DE
MATÉRIA
“O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém
tantas entidades elementares quanto são os átomos contidos em 0,012 Kg de
carbono 12.”
A quantidade de matéria (n), contida numa determinada massa
(m) de uma certa substância cuja massa molar é MM, é dada pela relação:
n = m ÷ MM
n: número de mols
m: massa da amostra em gramas
MM: massa molecular
Exemplo: Quantos mols estão presentes em 80 gramas de NaOH?
Dados: Na: 23u O:
16u H: 1u
1) Calcular
a massa molecular (MM) do NaOH: 23+16+1 = 40
2) Achar
a quantidade de matéria: n= m/MM
N= 80÷40 = 2 mols
Exercícios:
a) Calcule
o número de mols contidos em 365 g de HCL. Dados
H:1u Cl:35,5u
b) Determine
o número de mols presentes em 74g de Ca(OH)2.
Dados: Ca: 40u O:16u
e H: 1u
c) Quantos
mols estão presentes em 32g de O2? Dados: O:16u
d) Quantos
mols estão presentes em 90g de H2O? Dados: O:16u
H: 1u
e) Calcule
o número de mols contidos em 4g de MgO. Dados: Mg:24u
O: 16u
Esses exercícios devem ser respondidos e enviados para o email
proedjane@outlook.com até
o dia 17/07.
SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.
Atividade de Geografia:
8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA História: 9C, 2TB
Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as
atividades em atrazo (aqueles que ainda não
fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a leitura do ultimo texto para realizarem
atividades futuras.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
||
PROFESSOR:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 16 e 17/07/2020 Aluno: Coloque seu nome |
|
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 2º Termos A e
B |
||
CONTEÚDOS: Simple past Did you know?
He was a genius - he could write one sentence with his right hand and
a different sentence with his left hand. He invented scissors. He drew architect's plans but never built a building. He lost most of the paintings and drawings he did in Milan. He had many talents. He made models and in his notebooks there were
plans for a tank, a helicopter and a submarine.
|
||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical
relativo a verbos regulares e irregulares no passado. |
||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
|
||
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de Mídias
https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/
|
||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
E.E. Salim Farah Maluf. |
2º
TERMO A e 2º TERMO B – Professora
Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa. |
Tempo
para realização:
Uma semana. 13/07 até 17/07 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
RETOMADA
DE ATIVIDADE PARA ALUNOS QUE AINDA NÃO PERTICIPARAM DAS AULAS EAD.
O Romantismo iniciou-se em 1836, logo
após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da
Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao
colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento
literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida
como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira,
Condoreira.
ATIVIDADE
1
INTRODUÇÃO AO ROMANTISMO
Pesquise sobre o Romantismo brasileiro e
português
Faça um levantamento sobre as personagens
femininas presentes nas obras românticas, no que se refere aos aspectos
físicos, psicológicos e ao papel social a elas destinado.
Comparar o perfil feminino do século XIX
representado nas obras da época, com o perfil das mulheres do século XXI.
(Pesquisa
curta, para deixar em seu caderno, não é necessário entregar)
LEITURA
TEXTO 1 : Há
anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.
Desde
o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha
dos salões.
Tornou-se
a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.
Era rica e formosa.
Duas
opulências, que se realçam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores
que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.
Quem
não se recorda da Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da Corte como
brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que
produzira o seu fulgor?
Tinha
ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam;
e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia.
Dizia-se
muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem
os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
Aurélia
era órfã; e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina
Mascarenhas, que sempre a acompanhava na sociedade. [...] ALENCAR, José de. Senhora.
TEXTO
2
[...] Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu
Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros
que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo
da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como
seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena
virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da
grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde
pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Um dia, ao pino do Sol, ela repousava em um
claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que
o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os
úmidos cabelos. Escondidos na folhagem, os pássaros ameigavam o canto.
Iracema saiu do banho: o aljôfar d’água ainda
a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa,
empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da
mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.
A graciosa ará, sua companheira e amiga,
brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem
pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus
perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e
as tintas de que matiza o algodão.
Rumor suspeito quebra a doce harmonia da
sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
Diante dela e todo a contemplá-la, está um
guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem
nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das
águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.
Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema.
A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do
desconhecido.
De
primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz da espada; mas logo sorriu. O
moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de
ternura e amor. Sofreu mais d’alma que da ferida.
O sentimento que ele pôs nos olhos e no
rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu
para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
A mão que rápida ferira, estancou mais rápida
e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida:
deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.
O guerreiro falou:
— Quebras comigo a flecha da paz?
— Quem te ensinou, guerreiro branco, a
linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro
guerreiro como tu?
— Venho de bem longe, filha das florestas.
Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.
— Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos dos
tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema. [...]
ALENCAR,
José de. Iracema.
INTERPRETAÇÃO
1.A
produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a
mulher como figura idealizada. Identifique nos trechos retirados das obras
Senhora e Iracema, características que comprovem essa afirmação.
2. No
trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da personagem
Aurélia, por meio de sua descrição?
PRODUÇÃO
ESCRITA
No século XIX, os casamentos por interesse e
aqueles arranjados pela família eram muito comuns. Nos dias atuais, essas
práticas não são tão recorrentes, porém ainda ocorrem.
1. Qual a sua opinião em relação ao casamento
por interesse financeiro, de poder, por status ou prestígio social? Comente.
2. Você acredita que se não há dinheiro, não
há amor? Por quê?
“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política
do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da
Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e
buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três
diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a
segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira”.
Pesquise e
Responda (resumidamente).
1. Com
base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.
2. O
Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?
3. Qual
obra marcou o início das produções românticas?
4. Quais
as principais características desse período?
5.
Sobre os escritores do Romantismo no Brasil,
quais foram os que tiveram maior destaque?
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 13/07 à 17/07
Os alunos que já entregaram
todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP,
na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar
as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades
do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a
necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para
tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não
puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das
mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome
completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o
bimestre.
Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola
http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Luz e Sombra
Dificilmente paramos para observar a sombra e luz na natureza, nos objetos ou nos seres. Ela é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte. Desenhos, pinturas, fotografias e outros objetos artísticos naturalmente em duas dimensões, necessitam de sombra e luz para passarem a ideia de volume, além da perspectiva.
Sombra e luz são os mais básicos elementos para darmos volume em desenhos.
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.
A definição correta do volume num objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.
Então vocês vão aproveita a luz do sol colocar um objeto no sol e desenha
Qualquer objeto Qualquer cossa que vocês tiver em casa que da luz e sombra
Como garrafa ou coisa
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2°Tc
– Professor
Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Elabore 03
questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Daltonismo. |
Tempo
para realização:
Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 13/07/2020 a 17/07/2020.
Atividade
Elabore 03 questões com respostas sobre o
tema da aula anterior, Daltonismo.
Entregar
as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia13 /06/2020 a18 /07/2020 para 2TA ,2TB, e 2TC Anos
Eja.
Objetivo Fazer a leitura sobre Thomas Hobbes e responder as questões.
Obs Entregar Atividades
anteriores.
Lista de questões de concursos e vestibulares acerca do filósofo Thomas
Hobbes.
Ler artigo Thomas
Hobbes.
Exercício 1: (UFF 2010)
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado
natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm
em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um
ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade
submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear
entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original
e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável.
Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia
Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
A) |
Monarquia censitária |
B) |
Monarquia absoluta |
C) |
Sistema parlamentar |
D) |
Despotismo esclarecido |
E) |
Sistema republicano |
Exercício 2: (Unespar 2015)
Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos
outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder
capaz de manter a todos em respeito.
HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo: Abril Cultural. Coleção Os
Pensadores. 1973, p. 78.
Thomas Hobbes (1588-1679), filósofo Inglês, defende o contrato como
alternativa política para um Estado forte e eficaz. Dessa maneira, a partir da
assertiva acima, marque a alternativa correta:
A) |
A assertiva reflete o caráter bondoso do homem em seu estado de
natureza; |
B) |
A assertiva busca reafirmar, semelhante a filosofia aristotélica, a
natureza política do homem em seu estado de natureza. |
C) |
A assertiva faz uma radical oposição ao pensamento aristotélico, a
saber, o homem é um animal político. |
D) |
A teoria hobbesiana de política é articulada com vistas ao
fortalecimento do estado de natureza. |
E) |
Nenhuma das alternativas.
“A leitura transforma o ser social”!! |
SOCIOLOGIA/PROFº Alason
SALA DE AULA
INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER
Sociologia
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: Sociologia
Turma envolvida: 2TC
Atividade e Conteúdo
Título: A
importância do trabalho
Objetivo:
Pesquisar e refletir
sobre as transformações do trabalho de um modo geral, e o impacto na vida
social das pessoas.
Explicação do Professor:
Trabalho é um fator econômico onde uma pessoa dedica tempo e
emprega a força, a criatividade, o saber ou a habilidade durante determinado
tempo a fim de ser remunerado. Em outro sentido a palavra trabalho também pode
ser usada nas atividades escolares e acadêmicas, como é o caso do famoso TCC –
Trabalho de Conclusão de Curso. O termo “trabalho” pode ter vários significados
a depender do enfoque utilizado. Basicamente, pode-se utilizar a noção da
física, em que trabalho indica a medida de esforço feito pelos seres humanos. A
partir desse conceito, pode-se pensar o trabalho como toda atividade realizada,
independentemente de haver ou não um retorno por ela ou uma expectativa de
resultado final.
Fonte: https://www.guiatrabalho.com.br/o-que-e-trabalho.html
Atividade do Aluno (Tarefa):
Responder as seguintes questões abaixo:
Qual
a importância do trabalho na vida social brasileira?
O
que você acha das transformações no mercado de trabalho?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar
duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos
eletrônicos que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas,
apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1
Período da
realização da atividade:_13_/_07_/2020 a 17_/_07_/2020
Nesta
semana o texto é para complementar o conteúdo fazendo leitura e responder as
atividades anteriores
Reflexão
para espelhos esféricos
O espelho esférico é uma calota cortada de
uma esfera, onde a parte interna sendo refletora é um espelho côncavo e se a
parte externa for refletora é convexa.
Onde:
Eixo
imaginário é uma reta que passa pelo centro da esfera no meio do
espelho esférico
Corte linha
reta onde a esfera foi cortada
N linha
conhecida como normal, parte do centro da esfera até o espelho formando com
este um ângulo de 90º graus.
Os
pequenos traços que fica em um dos lados do espelho indica o lado opaco
(na mostra a imagem)
C
centro da esfera ou centro de curvatura do espelho
F foco
do espelho, está no meio do caminho entre o centro de curvatura e o vértice do
espelho
V
vértice do espelho (centro do espelho)
As leis da reflexão para espelhos planos
também são validas para espelhos esféricos.
PROPRIEDADES FÍSICAS IMPORTANTES
1)
Todo raio de luz que incide sobre o espelho numa
direção que passa pelo centro de curvatura reflete sobre si mesma.
2) Os raios de luz que incidem sobre o
espelho esférico paralelamente ao eixo principal, são refletidos passando pelo
foco.
Foco secundário: surge quando os raios que incidem sobre o espelho são
paralelas à um eixo secundário, o foco secundário fica fora do eixo principal.
3)
Todo
raio de luz que incide numa direção que passa pelo foco principal é refletido
paralelamente ao eixo principal.
4) Todo raio de luz que incide sobre o
vértice do espelho é refletido simetricamente em relação ao eixo principal
Exemplos:
1) Uma seta foi colocada na frente de um
espelho côncavo, sua imagem é fletida pelo espelho aparecendo abaixo do eixo
principal, invertida e maior, devido estar entre o centro de curvatura e o foco
do espelho.
A imagem é:
Invertida (está virada para o lado
contrário ao do objeto)
Real (aparece fora do espelho)
Menor (que o objeto)
2) Uma seta foi colocada na frente de um
espelho côncavo, sua imagem é refletida pelo espelho aparecendo abaixo do eixo
principal, invertida e menor, devido estar antes do centro de curvatura do
espelho.
A imagem é:
Invertida (está virada para o lado
contrário ao do objeto)
Real (aparece fora do espelho)
Menor (que o objeto)
3) Uma seta foi colocada na frente de um
espelho côncavo, sua imagem é fletida pelo espelho aparecendo no eixo
principal, dentro do espelho e menor, virada para cima, devido estar entre o
foco e o vértice do espelho.
Note que as linhas azuis não se cruzam
do seu lado esquerdo, por isso deve se esticar as linhas para dentro do espelho
e até utilizar outras leis para determinar onde as linhas se tocam, pois é ali
que a imagem do objeto aparece.
A imagem é:
Direita (tem o mesmo sentido do objeto)
Virtual (aparece dentro do espelho)
igual (o tamanho do objeto)
4) Com espelhos convexos conforme o objeto
se aproxima do espelho a imagem aumenta, é sempre virtual (dentro do espelho),
direita (segui a mesma orientação do espelho) e menor que o objeto.
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias Quintão
|
2.
TURMA
2° Termo - C |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, química
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Identificação dos átomos.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Identificar estrutura
atômica.
|
||||
6.
RECURSOS UTILIZADOS:
1-
Como os átomos são formados? 2-
Qual a classificação dos átomos? 3-
De exemplo dos seguintes átomos, isoeletrônicos, isótopos,
isótopos. Obs: Gostaria de ressaltar
que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão
de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.
|
||||
7. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
8.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
9.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 13/07/2020 a 17/07/2020 |
10.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias
Quintão |
11. VALIDADO EM 13/07/2020 |
|
Professor Ricardo
José dos Santos email
ricardosantosgeo@gmail.com
PRINCIPAIS
DIFERENÇAS ENTRE CAPITALISMO E SOCIALISMO
GEOGRAFIA
Leitura do texto e
responder as questões.
Colocar o nome
legível na atividade.
São muitas as diferenças entre o capitalismo e o socialismo,
uma vez que se trata de dois distintos sistemas político-econômicos.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos
distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética
existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma
representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o
capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se
identificavam com os respectivos sistemas.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de
produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já
o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do
lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira
a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.
1 O embate político ideológico entre dois sistema econômico,
capitalismo e socialismo, levou e traz até hoje muitos debates no mundo.
Destaque as ideias do capitalismo e socialismo.
2 Pesquisar, os
fatores que levaram ao fim a União Soviética.
3 No Brasil, a muito distúrbios das ideias entre capitalismo
e socialismo, faça uma pesquisa entre os principais partidos políticos e
relacionar com a ideia de capitalismo e socialismo.
Atividade
Professor Everton – História
2º Bimestre
2ªC / 2TC
Revolução Inglesa e o fim do reinado
· Ler o te4xto disponível no link
· https://www.politize.com.br/revolucao-inglesa/
· Fazer um resumo sobre o texto
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA
4ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE
2º TC - EJA - NOTURNO
Object Pronouns (Personal
Pronouns – pronomes objeto)
O que são os Object Pronouns do
inglês?
Os object pronouns (pronomes objeto) são um tipo de personal pronoun (pronome
pessoal) em inglês. O outro tipo é subject pronoun. Sendo personal pronouns, os
object pronouns servem para substituir alguém, ou melhor… O nome de alguém – ou
de uma coisa – na frase.
Só que, diferentemente dos subject pronouns, os object
pronouns substituem nomes de pessoas ou coisas que tem a função de objeto
direto ou indireto na frase, e não de sujeito.
Veja estes exemplos:
·
My cousin called you yesterday [Minha prima te ligou
ontem]
·
My friend Mara is in town. I saw her last
night [Minha amiga Mara está na cidade.
Eu a vi ontem à noite]
Nas frases acima, “you” e “her” são object pronouns (you
e it são os únicos casos de object pronoun iguais aos respectivos subject pronouns).
Perceba que tanto you
quanto her são objetos diretos nas frases (veja revisão
sobre Objetos abaixo).
Obs.: Os object pronouns nunca são usados como sujeito da
frase, já que a função deles é a de objeto – a não ser as palavras you e it, como
já mencionado. Os object pronouns podem aparecer em casos onde o sujeito da
frase é, na verdade, uma expressão, como “ The earrings you gave me are
beautiful” (Os brincos que você me deu são bonitos). Nesse caso, o sujeito da
frase é uma frase subordinada adjetiva que inclui o object pronoun “me” e é por
isso que “me” aparece no meio do sujeito, apesar de ele não ser o sujeito em
si.
Tabela dos Object Pronouns
em inglês |
em português |
me |
me |
you |
você |
him |
“o”, a ele, para ele |
her |
“a”, a ela, para ela |
it |
“o”, “a”, a
ele, a ela (indefinido) |
us |
“a nós, para a gente” |
you |
vocês |
them |
a eles, para elas, “os”, “as” |
Como usar os Object Pronouns
Os object pronouns são usados para substituir nomes de
pessoas, animais ou coisas que são objetos diretos ou indiretos em uma frase.
Para compreender bem como usar os object pronouns, é preciso entender o que são
os objetos direto e
indireto em frases. Por isso, aqui vai uma revisão – veja
este exemplo: Meu pai me
deu um presente no
meu aniversário.
Nesta sentença, o sujeito é “meu pai” (QUEM me deu
um presente no meu aniversário?), e o predicado é todo o resto, tirando
o sujeito – “me deu um presente no meu aniversário”.
Agora, faça esta pergunta mentalmente: meu pai me deu o
quê? A resposta é o objeto direto da frase: um presente.
Faça esta outra pergunta: meu pai deu um presente a quem,
ou para quem? A resposta é “para mim”, o que nesta sentença aparece como o
pronome objeto “me”. Neste caso, “me” é o objeto indireto da frase.
Veja estes outros exemplos, onde os objetos diretos estão
em negrito e os objetos indiretos estão em itálico:
Eu contei a história a ela.
Minha mãe fez um bolo ontem.
A gente encontrou o tesouro.
Eu vou comprar um livro.
A Maria ligou pra você hoje de manhã.
Faça as perguntas contei o que? (para descobrir o objeto
direto) e contei a quem? (para descobrir o objeto indireto) para a primeira
frase, e continue com as
seguintes para identificar os objetos.
Assim, a tradução dos object pronouns para o português
depende de como eles estiverem sendo usados. Veja nos exemplos abaixo o uso de
object pronouns, e como são traduzidos para o português:
I’m happy for them [Estou feliz por eles]
That guy is looking at you! [Aquele cara está
olhando pra você!]
This is our house and we built it in 2010 [Essa é
nossa casa e nós a construímos em 2010]
Veja que no exemplo acima “it” vira o pronome oblíquo “a”
do português. Em linguagem falada informal, muitas vezes nós usamos ela, ele,
elas e eles também como pronome objeto: “nós construímos ela”.
She gave us the tickets [Ela nos deu as
entradas / Ela deu as entradas pra gente]
Who’s at the door? It’s me. [Quem está à porta?
Sou eu]
Did you give him your phone number? [Você deu seu
número de telefone pra ele?]
I don’t know them [Eu não os conheço / Não conheço
“eles“]
We prepared this dinner specially for her [Nós
preparamos esse jantar especialmente para ela]
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para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
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Whatsapp: 11976991682
Obs: Foi solucionado o
problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as
atividades recebidas pelo mesmo foram
preservadas.
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 14, 15, 16/07 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299 1. Quais as diferenças dos Por que, Por quê, Porque ou Porquê? 2. Qual a diferença de mal e mau? 3. Qual a diferença de mais e mas?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
E.E.Salim Farah Maluf.
Professor: Manoel J. Silva.
Matéria: Matemática.
Série: 2°Termo C
Conteúdo: Volume de uma circunferência.
Aulas Referentes: 13/07 a 17/07 de 2020
Aula 1 e 2: 14/07 de /2020
1) Qual o volume de uma Circunferência de altura 4 mt e raio 2 mt ?
Aula 3 e 4: 16/07 de 2020.
1) Qual o volume de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo e a altura de ( a e b) são 6 centímetros?
a) 8 centímetros
b) 2 centímetros
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