domingo, 26 de julho de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO
---------------------------------------------------------------------------------
2ºTA
ARTE/PROFº JORGE

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB

CONTEÚDO:

          Todo o conteúdo do primeiro e do segundo bimestre (Semana de Recuperação).

 

1ª aula e 2ª aula

 

Nesta nova semana, nossas duas aulas estão voltadas a retomada e fixação de tudo o que foi passado no primeiro e segundo bimestre, e para quem tem alguma atividade não entregue esta é a oportunidade de recuperação. Bons estudos e fiquem com Deus!

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 27/07/2020 a 31/07/2020

BIOLOGIA/PROFº BENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 

Habilidades:  Auto avaliação

 

Atividade:  Relato Pessoal

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 27/07 até 31/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 










Atividade Semana de Recuperação Intensiva

 Após realizar as atividades proposta durante o 2º Bimestre, faça um relato pessoal dos pontos positivos e negativos sobre o seu processo de aprendizagem à distância. Neste relato, descreva qual foi o conteúdo que você teve maior dificuldade e qual conteúdo que você conseguiu assimilar com facilidade. Comente um pouco sobre os filmes que foram   indicados para complementar a sua aprendizagem. (Atividade para todos).

 

 

Neste período de 27/07 à 31/07 serão aceitas as atividades anteriores, caso não tenham sido enviadas nas datas corretas. (APENAS QUEM NÃO ENVIOU)

OBSERVAÇÂO: Entregar o relato e as atividades pendentes via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br


FILOSOFIA/PROFº ISLILIA

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 2TA, TB e TC E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 27 a 29 de Julho

Assistir o vídeo e responder.

O que é felicidade para você?

https://youtu.be/JMubiA99ze8


SOCIOLOGIA/PROFº
FÍSICA/PROFº
QUÍMICA/PROFº EDJANE

Professora Edjane – Química

Turmas: 2Termos A e B                               

  Prazo de entrega: até 31/07/20020 no e mail proedjane @outlook.com

 

Relacione as propriedades dos compostos formados por ligação Iônica.

Relacione as propriedades dos compostos formados por ligação covalente.

Relacione as propriedades dos compostos formados por ligação metálica.


GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA 2TA.

A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO

 Uma das principais regionalizações do continente americano tem como base a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países. Essa proposta divide o continente em América Latina e América Anglo-Saxônica.

 América Latina

 Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua oficial dominante tem origem no latim, como é o caso do português e do espanhol. Portugueses e espanhóis foram os principais colonizadores da América continental, cujo território compreende desde o México até o sul da América do Sul.

  A expressão América Latina, contudo, refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério passou a levar em conta outros aspectos, tais como predominância da religião católica e desequilíbrio das condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.

 Os países da América Latina caracterizam-se, em geral, pelo baixo nível de desenvolvimento econômico. Muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para países considerados mais desenvolvidos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada. Em contrapartida, países como Haiti, Honduras e Nicarágua têm economia baseada em produtos primários, como minérios e itens agropecuários. 



LALAISSE, François-Hippolyte. Século XIX. Gravura. Ordre National des Pharmaciens, Paris. Na América Latina prevaleceu a colonização pautada na escravização de povos indígenas da América e de africanos trazidos à força pelos colonizadores; na extração abusiva de recursos minerais e vegetais; e na utilização de extensas propriedades rurais monocultoras para o  plantio de produtos destinados ao mercado externo. A gravura retrata a preparação da farinha de mandioca nas Antilhas                                                                   

Conforme leitura do texto, e análise da gravura, responda:

1.  Que critérios de regionalização e usado para dividir o continente em América Latina e América Anglo Saxônica?

 

2. Por que países como Jamaica ( fala se inglês) e Suriname (fala se holandês), refere se como países da América Latina ?

 

3. Que tipo de colonização é retratado na gravura?

EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFº
INGLÊS/PROFº JOSENEIDE

IRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

30 e 31/07/2020

Apenas para alunos que estão com pendências de atividades, quem já entregou tudo, pode se dedicar às outras matérias.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B

             

CONTEÚDOS:

Last year


I visited my mother and studied French. I didn’t have many problems and I made a lot of friends. I went to the USA and learned English a lot too. I saw different places and had time to take pictures. I didn’t drink beer, I drank only soda. I ate barbecue and slept late on weekends. I started a business and worked a lot. My business helped me learn and understand things. I didn’t want to live in the USA because I love Brazil. My life changed and I had many things to do every day. I also finished what I started in 2003: an English course. I didn’t lose anything, I only won. This was the best year of my lifeEverything went fine.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

1. Reescreva aqui todos os verbos no tempo passado

2. Traduza as frases abaixo:

a) I didn’t drink beer.

b) I didn’t want to live in the USA.

c) I didn’t lose anything.

3. O que todas as frases da questão 2 têm em comum?

RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº CLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

 



ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO REALiZARAM ATIVIDADES (total ou parcial).

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.

  

TEXTO I

1-ENEM/2019.

       O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.

       Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.

       Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.




Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...

 

(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.

(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.

(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.

(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.


 

2-ENEM/2016.                           TEXTO I

 

      Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.

                                                          TEXTO II

 

     Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.

BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.

 

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito

(A) desperta o desejo de ascensão social.

(B) provoca mudanças nos valores sociais.

(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.

(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.


(E) resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.


MATEMÁTICA/PROFºMARCELO

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim

Semana de 27/07 à 31/07

Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.

Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre. Email do professor profmarcelomaua@gmail.com

Telefone e zap 947274315

Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

--------------------------------------------------------------
2ºTB
ARTE/PROFº JORGE

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB

CONTEÚDO:

          Todo o conteúdo do primeiro e do segundo bimestre (Semana de Recuperação).

 

1ª aula e 2ª aula

 

Nesta nova semana, nossas duas aulas estão voltadas a retomada e fixação de tudo o que foi passado no primeiro e segundo bimestre, e para quem tem alguma atividade não entregue esta é a oportunidade de recuperação. Bons estudos e fiquem com Deus!

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 27/07/2020 a 31/07/2020



BIOLOGIA/PROFº BENEDITA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 

Habilidades:  Auto avaliação

 

Atividade:  Relato Pessoal

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 27/07 até 31/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 










Atividade Semana de Recuperação Intensiva

 Após realizar as atividades proposta durante o 2º Bimestre, faça um relato pessoal dos pontos positivos e negativos sobre o seu processo de aprendizagem à distância. Neste relato, descreva qual foi o conteúdo que você teve maior dificuldade e qual conteúdo que você conseguiu assimilar com facilidade. Comente um pouco sobre os filmes que foram   indicados para complementar a sua aprendizagem. (Atividade para todos).

 Neste período de 27/07 à 31/07 serão aceitas as atividades anteriores, caso não tenham sido enviadas nas datas corretas. (APENAS QUEM NÃO ENVIOU)

OBSERVAÇÂO: Entregar o relato e as atividades pendentes via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br


FILOSOFIA/PROFº ISLILIA

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 2TA, TB e TC E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 27 a 29 de Julho

Assistir o vídeo e responder.

O que é felicidade para você?

https://youtu.be/JMubiA99ze8


SOCIOLOGIA/PROFº:NANCIO


EE SALIN FAHAR MALUF

 

 Aulas Interativas Semanal para o Blog da Escola – 2° BIMESTRE

 

NOME DO PROFESSOR:  Nancio Nã

DISCIPLINA:  SOCIOLOGIA

 

TURMA: 2TB

 

PERIODOS DAS ATIVIDADES: de 27/07 a 31/07 – Noite - 1 aula Semanal

 

Atividade – Titulo:

                                        A Metodologia e a Neutralidade Cientifica

 

Habilidades e Competências Necessárias:

Compreender de que maneiras a sociedade se comporta diante da questão patológica
Estabelecer uma reflexão crítica sobre o anonimato

 

Explicação/Tarefa/Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:

O Alunos vai Pesquisar  a Atividade – Titulo  em site de Pesquisa: GOOGLE. O aluno poderá usar  além das pesquisas outros recursos como: Livros, Jornais etc.. Após a pesquisa

o aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o E-mail do Professor com nome completo, serie, sala e o nome da Escola.

 

Sistema de Avalição e Acompanhamento:

Para o aluno obter nota satisfatória neste Trabalho, é necessário que o trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.

 

Email para entregar os Trabalhos

 

pastornancio@gmail.com ou

nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br

FÍSICA/PROFº
QUÍMICA/PROFº EDJANE

Professora Edjane – Química

Turmas: 2Termos A e B                               

  Prazo de entrega: até 31/07/20020 no e mail proedjane @outlook.com

 

 

Relacione as propriedades dos compostos formados por ligação Iônica.

Relacione as propriedades dos compostos formados por ligação covalente.

Relacione as propriedades dos compostos formados por ligação metálica.


GEOGRAFIA/PROFº: EDIVALDO

Atividade de geografia do professor Edivaldo como Avaliação Diagnóstica para ser trabalhado com alunos dos 2º anos noturno. EJA; . Durante a semana de 27 a 31 de julho de 2020

E-mail do professor: ediliberato@hotmail.com

→Observação:

 Serão aplicadas 10 questões com alternativas onde alunos farão o possível em responder sem consulta de texto e apostila e contamos com sua sinceridade em responder onde vamos exercer um voto de confiança para avaliar seu:

↔ Conhecimento → Concentração → Contribuição → Habilidade → Competência.

1ª questão:

↔. Os problemas urbanos afetam tanto a natureza como a sociedade. Compreendê-los é a única forma de combatê-los.

·         Das alternativas abaixo, todas representam problemas vivenciados no espaço urbano, EXCETO:

A) - (  ) Ilhas de Calor      B) – (  ) Inversão Térmica      C) – (  ) Favelização

D) – (  ) segregação Espacial                E) – (  ) Concentração Fundiária

2ª questão:

↔ (ENEM/2011) O fenômeno de ilha-de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V.R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: Edusp, 2005.

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre

A)- (  ) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d'água antes canalizados.

B) – (  )  pela reconstrução de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos.

C) – (  ) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios.

D) – (  ) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades.

E) (  ) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

3ª questão:

↔. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrial no Brasil.

A)     – (  ) investimentos nacionais e predominâncias de empresas estatais.

B)     – (  ) investimentos estrangeiros e desconcentração industrial.

C)      – (  ) instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mão de obra.

D)     – (  ) predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capital externo.

4ª questão:

↔. ( UFAM) – O período comumente de “anos dourados” marcou uma etapa da recente história brasileira associada ao desenvolvimentismo (abertura de rodovias, expansão da rede hidrelétrica, implantação da indústria automobilística , descentralização da capital) e à atmosfera cultural marcada pelo surgimento da Bossa Nova. A que governo tal período está associado:

A)     – (  ) Juscelino Kubistchek       B) – João Goulart      C) – (  ) Getúlio Vargas

D)     -  (  ) Eurico Gaspar Dutra        E) – Jânio da Silva Quadros

 

5ª questão:

↔. A industrialização é um dos principais agentes de transformação do meio e de construção das bases da sociedade. Entre os efeitos desse processo sobre o espaço geográfico, podemos assinalar:

A)     – (  ) a ruralização das sociedades.

B)     – (  ) a contenção da migração pendular.

C)      – (  ) o recuo na oferta de matérias-primas.

D)     – (  ) o aumento da migração campo-cidade.

E)      – (  ) a descaracterização da hierarquia urbana.

6ª questão:

↔. Qual o nome do furacão que atingiu o litoral sul do Brasil em 2004?

A)- (  ) Furacão Katrina        B) – (  ) Furacão Catarina      C) – (  ) Furacão Maria       D) – (  ) Furacão Irmã

7ª questão:

↔. Sobre o ciclone Bomba que ocorreu recentemente no Sul do Brasil. Assinale a alternativa incorreta;

A)     – (  ) um ciclone bomba nada mais é do que uma área de baixa pressão, que apresenta uma queda rápida na pressão atmosférica

B)     – (  )  este ciclone representa um sistema de baixa pressão, ou seja, áreas que apresentam pressão atmosférica menor que a áreas vizinhas

C)      – (  ) o fenômeno é comumente relacionado a grandes tempestades, ventanias e ressacas marítimas.

D)     – (  ) com este tipo de ciclone  podemos classificar como tropical, sub tropical e extratropical.

8ª questão:

↔. O Legislativo, o Executivo e o Judiciário são:

A)     –(  ) poderes governamentais.

B)     – (  ) Órgão da Administração Pública.

C)      – (  ) Poderes da União.

D)     – (  ) Órgão Executores das políticas públicas Estatais.

E)      –(  )  órgãos Soberanos do Estado

9ª questão:

↔. Indique qual poder pertence aos nomes citados a direita:

 

                                                                                            (  ) Presidente

                                                                                            (  ) Deputado Federal

(A)- poder executivo                                                       (  ) Juiz federal

                                                                                             (   ) Vereador

                                                                                             (   ) Senador

(B)- Poder Legislativo                                                      (   ) Governador

(C) Poder judiciário                                                          (   ) Prefeito

                                                                                             (   ) Deputado Federal

                                                                                                      (   ) Deputado Estadual

10ª questão:

(UNIRIO-RJ) A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida juntos às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:

A)      – (  ) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.

B)      – (  ) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.

C)    – (  ) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento  econômico dos povos.

D)    – (  )   deve-se buscar uma forma de progresso  socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos  nele disponíveis.

E)      – (  ) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízos das antigas colônias durantes a expansão colonial, que devem , hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.

HISTÓRIA/PROFºVANILDO

Atividade de História  2°TB.



 

Após a leitura do texto responda:

1. A Rússia estava preparada para enfrentar o exército alemão? Justifique.

 

2. Aponte as consequências que A Grande Guerra (I Guerra Mundial) trouxe para a Rússia.

 

3. Quais foram os motivos que contribuíram para a Revolução de fevereiro?                  

 

4. Pesquise a diferença entre revolução e revolta

 

https://youtu.be/poNh1QTLZH8?t=1991

 

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

INGLÊS/PROFº JOSENEIDE

IRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

30 e 31/07/2020

Apenas para alunos que estão com pendências de atividades, quem já entregou tudo, pode se dedicar às outras matérias.

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B

             

CONTEÚDOS:

Last year


I visited my mother and studied French. I didn’t have many problems and I made a lot of friends. I went to the USA and learned English a lot too. I saw different places and had time to take pictures. I didn’t drink beer, I drank only soda. I ate barbecue and slept late on weekends. I started a business and worked a lot. My business helped me learn and understand things. I didn’t want to live in the USA because I love Brazil. My life changed and I had many things to do every day. I also finished what I started in 2003: an English course. I didn’t lose anything, I only won. This was the best year of my lifeEverything went fine.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

1. Reescreva aqui todos os verbos no tempo passado

2. Traduza as frases abaixo:

a) I didn’t drink beer.

b) I didn’t want to live in the USA.

c) I didn’t lose anything.

3. O que todas as frases da questão 2 têm em comum?

RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº CLÁUDIA


E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

 



ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO REALiZARAM ATIVIDADES (total ou parcial).

Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.

  

TEXTO I

1-ENEM/2019.

       O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.

       Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.

       Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.




Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...

 

(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.

(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.

(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.

(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.


 

2-ENEM/2016.                           TEXTO I

 

      Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.

                                                          TEXTO II

 

     Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.

BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.

 

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito

(A) desperta o desejo de ascensão social.

(B) provoca mudanças nos valores sociais.

(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.

(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.


(E) resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.

 

 


MATEMÁTICA/PROFºMARCELO

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim

Semana de 27/07 à 31/07

Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.

Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre. Email do professor profmarcelomaua@gmail.com

Telefone e zap 947274315

Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

--------------------------------------------------------------
2ºTC
ARTE/PROFº EDLENNE

ARTES

 

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

EJA 2TC

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                                  

                                                        Sobre o Pintor

Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos. Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década, produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.

 Olá alunos quero que vocês faz uma pesquisa das obra do artista   Vicente willem van Gogh  e retrata o desenho  no caderno  com lápis de cor ou tinta.


 


BIOLOGIA/PROFº BIOLOGIA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 27/07/2020 a 31/07/2020.

                                    

                                             Atividade 


E.E. Salim Farah Maluf.

 

2°Tc – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Retomada de conteúdos, releitura da atividade da aula anterior, Interação Gênica.

Tempo para realização: Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)






  Retomada de conteúdos, releitura da atividade da aula anterior, Interação Gênica.                                            

 

  Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

FILOSOFIA/PROFº ISLILIA

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 2TA, TB e TC E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 27 a 29 de Julho

Assistir o vídeo e responder.

O que é felicidade para você?

https://youtu.be/JMubiA99ze8


SOCIOLOGIA/PROFº
FÍSICA/PROFº: JOSÉ ARMANDO

2º termo C, Física, Professor: José Armando

     Na semana de 27 a 31 de julho, receberei as atividades de Física, para realizar o fechamento das notas e encerramento deste semestre do EJA. É importante que vocês demostrem interesse na continuidade dos estudos, compreendo que a dificuldades no ensino não presencial, mas como avaliar sem que haja retorno, desta forma necessito que enviem as atividades do 2º bimestre afim de atribuir uma nota justa a medida dos seus esforços.

QUÍMICA/PROFº ROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

 

2.      TURMA

 

2° Termo - C

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, química

 

4.      CONTEÚDOS:

 

Semana de estudo intensivo.

 

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Foco, determinação e responsabilidade.

 

6.    RECURSOS UTILIZADOS:

Neste momento os alunos deverão revisar o conteúdo e colocar em dia a matéria.

Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.

 

7.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

8.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

9.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

27/07/2020 a 31/07/2020

10.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

11.  VALIDADO EM

27/07/2020


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de recuperação para quem não entregou atividade segundo bimestre.

Whatsapp 11 983394030

Globalização

.A origem da Globalização

Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.

De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.

Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.

Aspectos positivos e negativos da globalização

Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.

Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.

Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se,

segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.

Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.

É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.

Questões

1 Quando se inicia o processo de globalização e quais os fatores levaram a esse início.

2 Como o capitalismo desenvolveu o processo de globalização.

3 Quais são as características da globalização?

4 Quais os aspectos positivos da globalização?

5 Quais os aspectos negativoa da globalização?

HISTÓRIA/PROFºEVERTON

Atividade

Professor Everton – História

2º Bimestre

2ªC / 2TC

Revolução Inglesa e o fim do reinado

· Assistir a vídeo aula disponível no link

· https://www.youtube.com/watch?v=Ln5yyJC49CI

· Faça 3 questões sobre a vídeo aula

· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.

INGLÊS/PROFº: RENE CRUZ

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 27/07/2020 A 31/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

6ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 2º TC - EJA - NOTURNO

 

Por que Aprender Inglês é Importante?

Se, há alguns séculos, o latim era o idioma usado para todos os acordos e comunicações internacionais, o inglês é a bola da vez.

Muitas pessoas não veem por que estudar inglês e acham que a língua é necessária em todos os segmentos, mas isso não é verdade. O conceito de “língua franca”, que é o de um idioma falado por todos e que permite a comunicação efetiva entre pessoas de todos os lugares, se aproxima ao máximo do papel que o inglês desempenha hoje em dia e sua utilização é cada vez mais recorrente.

 

Por que estudar inglês?

Quem viveu nos anos 1990 sabe que a popularização dos computadores e da internet inseriu em nosso contexto uma imensa quantidade de palavras em inglês – do game over dos videogames até o Windows que aparece nos sistemas operacionais.

De lá para cá, a grande quantidade de informações e de produtos culturais que chegaram dos Estados Unidos e de outros países só fez aumentar a incidência dessa língua sobre o português, o que tornou um aprendizado ainda mais necessário.

Além disso, as redes sociais estreitaram relações entre os continentes e é cada vez mais comum que haja interação entre pessoas de vários países para discutir cinema, séries, assuntos do cotidiano, moda e tudo o mais que se pode imaginar.

Saber a língua tradicionais é, nesses casos, um excelente motivo por que estudar inglês, já que é sempre interessante entender bem o que está acontecendo ao redor do mundo e ganhando destaque nas redes sociais.

Ainda não está convencido de que é preciso estudar esse idioma? Confira cinco razões por que aprender inglês!

 

Viajar

Se você gosta de viajar ou pretende ir para o exterior em um momento, saber inglês é fundamental. Afinal de contas, como você vai conversar com as pessoas, pedir informações, ler dados gerais e fazer novas amizades se não entender o que está se passando?

Mesmo que você não vá para um país de língua inglesa, o inglês é principal forma pela qual as pessoas conversam e até mesmo hotéis e hostels possuem funcionários que falem inglês para atender e orientar os turistas que não falam a língua oficial do local.

 

Estudar

Complementar a formação é uma necessidade crescente no mercado de trabalho e estudar em uma universidade fora do país pode fazer toda a diferença. Existem diversos programas de intercâmbio que aceitam alunos estrangeiros, mas a grande parte deles requer o domínio da língua inglesa.

 

Morar fora

Dar uma pausa na vida rotineira e ir para o exterior é o sonho de muita gente, mas pode faltar coragem de viver a esmo por um tempo em muita gente.

Quer um motivo para fazer isso e ainda tirar algo de proveitoso de sua experiência? Vá morar fora em um país que fale o idioma e entenda por que estudar inglês pode ser o empurrão que você precisa para colocar seus planos em prática.

 

Carreira

Cada vez mais empresas possuem negócios no exterior e saber conversar, negociar e trabalhar com colaboradores internacionais é essencial. Não vale deixar uma boa oportunidade passar só porque você não faz isso com excelência, não é mesmo?

Aprender inglês pode ser o que falta em sua carreira para garantir uma promoção e o emprego dos sonhos. Além disso, oportunidades fora do país também não são raras e, nesse caso, dominar o idioma é ainda mais importante.

Em qualquer que seja a sua área, saber inglês também é fundamental para poder entender livros e obras importantes e que podem ajudar em muito o seu desempenho profissional.

 

Sonho

Quem não sonha com o momento em que vai poder cantar sua música favorita e entender tudo o que está sendo falado? Assistir a um filme sem legenda?

Saber inglês faz parte dos sonhos de muitas pessoas, já que temos contato com filmes, séries e vários outros itens culturais da língua inglesa. Não adie isso! Aprenda inglês e veja como um mundo de conteúdos vai estar disponível para você.

 

Clique no link e assista o vídeo para obter mais conhecimento sobre tema: https://youtu.be/Jxnp2hrtL5g

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof/.edu- caca/o..sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Recado importante: Aproveita esta última semana de fechamento de notas para colocar em ordens as atividades dadas. ( Inclusive as do 1º Bimestre).

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº SANDRA

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                       Série: 2º Termo C

Matéria de Português

2º Bimestre.

Atividade do período  28, 29, 30/07 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

Atividade

1.    Complete as frases com: Menor, pior, maior, melhor.

a)    O _____ cego é aquele que não quer ver.

b)    Ser rico é bom, ser feliz é ainda ______.

c)    O_____ descuido pode ser fatal.

d)    O_____ Bem desde mundo é a saúde.

2.    Observe o modelo e faça o mesmo, utilizando o super relativo.

a)    Minha professora é a pessoa mais bondosa que conheço.

Exemplos.

Ela é bondosíssima.

b)    O Nilo é o rio mais cumprido do mundo.

c)    Jorge é o colega mais divertido que conheço.

d)    Aquele foi o dia mais triste de minha vida.

e)    Este é o relógio mais caro da loja.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


MATEMÁTICA/PROFºMANOEL

E.E.Salim Farah Maluf.

Professor: Manoel J. Silva.

Matéria: Matemática.

Série: 2°Termo C

Conteúdo: Área e comprimento de um circunferência.

Aulas Referentes: 27/07 a 31/07 de 2020

Aula 1 e 2: 28/07 de 2020

1) Qual o comprimento de uma circunferência cujo raio é 7 mt ?

Aula 3 e 4: 30/07 de 2020.

1) Qual a área de uma circunferência cujo o raio é dado abaixo ?

a) r= 4 decímetros

b) r= 6 centímetros

Nenhum comentário:

Postar um comentário