segunda-feira, 20 de julho de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
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ELETIVAS/PROFºJOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020.

 

 ELETIVA - ESPORTE E LAZER - 8º ANO  A

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS

 

v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

 

AULA 1 E 2

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: O artesanato com palitos de sorvete. Seguir as orientações do vídeo para montar o nicho de palito de sorvete, tire uma foto do seu trabalho e envie para o email: jobiane.reis@hotmail.com.

LINK: https://youtu.be/18LYJ4iOaMQ

ELETIVAS/PROFº: DENIS

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

2º Bim- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07


 

            Bom agora é com vocês como esta pandemia não possibilitou aprendermos mais presencialmente deixarei abaixo um link em específico do curso The North, do qual recomendo pra que tenham uma boa noção e dêem um pontapé inicial na sua trajetória como futuros investidores da bolsa de valores independentemente de seu perfil, saber sobre finanças e investimentos é de suma importância. Alistem se no SST (Special Squad Traders) e sejam um traders (operadores da bolsa). Bons estudos!!! E se precisarem conte comigo.

Link do Esquadrão: https://app.sst.trade/

 

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;           Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

ELETIVAS /PROFº LUCILENE

E.E.SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 20/07 Á 24/07

Prof°:Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva (Alimentação saudável)

Turma: 8°D                                                                       2 aulas (90 minutos)

Tema: Nada se perde

 

Desenvolvimento:

Revisar os conteúdos estudados anteriormente.

- Pesquisar o que é reaproveitamento.

- Explique com suas palavras oque quer dizer: nada se perde tudo se transforma; Lixo vazio, barriga cheia; Descasque mais e abra menos; Agora mão na massa!!!

Utilize 2 frutas que há possibilidade de reaproveitar a casca e monte sua receita.

 

- Ao realizar sua atividade você devera encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

- Plantão de dúvidas è na quarta-feira das 9:50 ás 10:35 horas da manhã, espero vocês no e-mail.



ELETIVAS /PROFº DAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           Obs: Atividade estendida até 23/07/20

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1- Pesquisar quais Parques e Academias está funcionando em seu bairro;

·         Atividade 2- Pesquisar a opinião de 10 pessoas sobre o retorno das atividades em Parques e Academias;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 31/07/2020




8ºA
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nessa atividade os estudantes irão responder sobre seus conhecimentos em relação aos diferentes elementos da dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira, coreografias, figurinos, trilhas sonoras, cenários, iluminação e espaços convencionais e não convencionais.

1.Comente suas experiências com dança na escola.

2.Qual é sua impressão a respeito dos espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros que você já apreciou?

3.Qual é a importância do universo cênico para a coreografia? E qual a importância do figurino e do cenário na coreografia?

4.A luz interfere no espaço cênico? Como?

 5.As vestimentas interferem na interpretação da coreografia? Dê exemplos.

6.Quais são as tramas que a coreografia compõe, juntamente com figurinos, cenários, adereços, trilhas sonora e iluminação?

7.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais adereços?

8.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o papel da música na dança, ela sempre esteve presente?

9.Movimento corporal e música dialogam entre si?

10.O artista envolvido no processo é um colaborador no processo de criação dos movimentos?

11.As apresentações de dança só podem ocorrer no palco ou em outros lugares?

12.Em seu bairro, município ou na região existem grupos de dança afro ou indígena?

13.Existe preconceito em relação à linguagem de dança na escola? Quais?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 20/07  a 24/07

 

__

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFº LUCILENE

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

E.E.SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 20/07 Á 24/07

 

Prof°:Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turma: 8°A, 8°B                                                  4 aulas semanais (180 minutos)

Tema: Transformações ocorridas na puberdade.

 

Desenvolvimento:

1° Passo: Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente.

 2°Passo: Responda as questões.

      1-    O nosso corpo é o mesmo desde que nascemos.

      2-    Quais modificações foram acontecendo ao longo do tempo?

      3-    Essas modificações ocorreram de forma isolada ou acompanhada dos outros?

4°Passo: Ampliação do vocabulário de conceitos de:

Glândula pitoritário

Glândula tireoide

Glândula pineal

Timo

Pâncreas

Testículo

Ovário

      

 4-    O que é uma Glândula endócrina?

      5-    Quais são as mudanças no corpo dos meninos? 

      6-    Quais são as mudanças no corpo das meninas?

      7-    Qual é o hormônio que é secretado pelos testículos e pelos ovários?

     8-    O que acontece efetivamente com o nosso corpo para que ele se torne maduro com possibilidade de reproduzir-se?

     9-    É possível explicar cientificamente estas mudanças? Como? Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo? Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade? Este processo dura toda a adolescência? 

     10- Agora faça um acrostico com a palavra adolescência usando palavras que caracterize essa fase do individuo.

 - Ao termino das atividades você devera encaminha-los para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

  - O plantão de dúvida é realizado na quarta-feira das 08:00 ás 8:45 horas da manhã, espero por vocês no e-mail

ED. FÍSICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Responda às questões abaixo:

 

·         Qual é a relação entre o Jiu-Jitsu e o Judô?

·         2. Qual é a diferença entre o Jiu-Jitsu e Judô?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Hora de praticar!

 

Em sua casa, chame algum parente para fazer dupla com você. Essa atividade chama-se Arranca tênis. Em duplas, os dois devem estar sentados de costas um para o outro, ao iniciar dentro do tempo de 1 minuto, os participantes devem tentar tirar o tênis do oponente.

Aquele que tirar primeiro o tênis do oponente (dentro do tempo estipulado), vence.

Atenção para a regra: nenhum dos oponentes deve tirar seus glúteos do solo.

(Essa atividade também pode ser feita utilizando meias, sendo o objetivo tirar a meia do oponente).

 

Escreva um breve relato de como foi sua experiência nessa atividade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 20 á 24/07/2020



GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 20 a 24 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que aborda o assunto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

GEOGRAFIA :  Diversidade e dinâmica da população mundial e local II.

 

Entende-se por dinâmica populacional o estudo da variação na quantidade dos indivíduos de determinada população. Já o conceito população pode ser definido como o conjunto de pessoas que residem em determinado território, que pode estar constituído em uma cidade, um estado, um país ou mesmo o planeta como um todo.

 Tal população pode ser classificada ainda segundo sua religião, nacionalidade, local de moradia (urbana e rural), atividade econômica (ativa ou inativa), e os seus respectivos comportamentos são objeto dos denominados "indicadores sociais", estatística destinada a traduzir em uma grandeza quantitativa um conceito social abstrato e informar algo sobre certo aspecto da realidade social, como por exemplo taxas de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, índices de analfabetismo, entre outras variáveis.

É fundamental ao se analisar dinâmica populacional que não se confunda população com nação, conceito que é definido como o conjunto de pessoas que repartem a mesma história, estando, por isso, inseridas em um mesmo panorama cultural. De acordo com essa orientação, a população de um país pode estar dividida em várias nações, ao mesmo tempo em que uma nação pode estar dividida entre dois ou mais países.

No passado, a dinâmica populacional foi muito associada às ideias de explosão populacional, recebendo grande atenção os trabalhos de Thomas Malthus relacionados à problemática, que procuravam alertar sobre o crescimento desordenado da população e a inevitável escassez de alimentos e recursos que tal crescimento traria.

 Com o advento da Revolução Industrial, e o florescimento da tecnologia, especialmente nas áreas de produção, conservação e transporte de alimentos, os estudos de Malthus caíram por terra. Hoje, a discussão está em um ponto diametralmente oposto, o da "implosão populacional", pois em vários pontos do planeta assistimos a quedas de taxas de fecundidade, especialmente na Europa ocidental e Japão.

No Brasil, podemos afirmar que há uma melhora geral na qualidade de vida da população, contribuindo para seu constante aumento, resultante das melhorias médico-sanitárias decorrentes do pós-guerra e também dos movimentos migratórios ocorridos nos anos 60 e 70 da população rural em direção às cidades, melhor equipadas para atender a população em geral se comparado às áreas mais isoladas e rurais.

 

 

 Ao mesmo tempo em que a qualidade de vida melhora, há uma diminuição na taxa de fecundidade dos brasileiros, muito devido à participação efetiva da mulher no mercado de trabalho.

 Talvez não seja o único fator, mas é certamente o mais importante para explicar uma considerável mudança na pirâmide etária nacional, onde se reduz consideravelmente o número de jovens, aumentando por outro lado o número de idosos, o que acarretará um problema em relação à previdência brasileira, com menos jovens a custear o serviço do qual uma população cada vez maior de idosos deseja usufruir.

Bibliografia:
GOULART, Mário. Dinâmica populacional brasileira. Disponível em http://ochoqueeletrico.blogspot.com/2008/11/dinmica-populacional-brasileira.html. Acesso em 21/06/2011.

Dinâmica da População. Disponível em http://blogs.universia.com.br/elisabeth/dinamica-da-populacao/. Acesso em 21/06/2011.

ALVES, José Eustáquio Diniz. Mitos e Realidade da Dinâmica populacional. Disponível em http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/EDO-malthus8.PDF. Acesso em 21/06/2011.

 Tags: DemografiaGeografia    -      Texto originalmente publicado em :

https://www.infoescola.com/geografia/dinnmica-populacional/ > Acesso em 05/07/2020.

 

Nesse momento a atividade é somente de leitura e pesquisa, na próxima semana vocês responderão as questões relacionadas ao tema.

 

 

               Registre no caderno e guarde a atividade realizada, com tema e data e as respostas numeradas.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

 “ APRENDA A LUTAR SOZINHO, NEM SEMPRE VOCÊ TERÁ PESSOAS TE APOIANDO.

 HÁ LUTAS QUE SÓ VOCÊ PODE ENFRENTAR  ! “

 

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 20 de julho a 24 de julho

 

TEMA: A emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “A emancipação política do Brasil”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.





Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Pesquise na internet quem foi o autor da escultura do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e quando foi criada?

2)    Quando ocorreu o dia do fico?

3)    Os interesses das elites foram atendidos após a Independência?  Justifique.

4)    Os latifundiários do nordeste lideram o processo de independência? Justifique.

 Fontes: 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 129.




INGLÊS/PROFºMONICA

 

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 20/07/20 a 24/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: 1) Agora que você já aprendeu sobre verbos no modo imperativo em inglês, faça um desenho em quadrinhos usando esses verbos com o tema alimentação saudável. Escreva em inglês.

 

2ª aula: 2) Faça uma pesquisa sobre sobremesas saudáveis; copie a que você mais gostou e traduza para o inglês.

 

 

Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu corrijo essa atividade.

 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

5ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em:

·                     verbos transitivos diretos;

·                     verbos transitivos indiretos;

·                     verbos transitivos diretos e indiretos.

Verbos transitivos diretos estabelecem regência verbal com o objeto direto sem o auxílio de uma preposição, de modo a responder, principalmente, às perguntas o quê? e quem?.

 

Exemplos com verbos transitivos diretos:

·                     Fazer: A Paula fez o bolo.

·                     Ver: Vocês já viram este filme?

·                     Visitar: Ontem eu visitei minha avó.

·                     Atropelar: Aquele carro atropelou o cachorro.

 

Verbos transitivos indiretos estabelecem regência verbal através de uma preposição com o objeto indireto de modo a responder, principalmente, às perguntas: de quê? para quê? de quem? para quem? em quem?. 

 

Exemplos com verbos transitivos indiretos:

·                     Precisar: Estou precisando de ajuda.

·                     Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.

·                     Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.

·                     Saber: Eu já sei de tudo.

Verbos transitivos diretos e indiretos estabelecem regência verbal tanto com o objeto direto como com o objeto indireto. Antigamente eram chamados de verbos bitransitivos. Habitualmente, o objeto direto é utilizado na indicação de coisas (o quê?) e o objeto indireto é utilizado na indicação de pessoas (a quem? de quem? para quem?).

 

Exemplos com verbos transitivos diretos e indiretos:

·                     Emprestar: Emprestei meu livro à minha amiga.

·                     Dar: A mãe deu um presente ao filho.

·                     Agradecer: O convidado agradeceu o convite ao aniversariante.

·                     Pagar: Meu pai já pagou a conta ao funcionário.

 

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

 

Lista de verbos intransitivos

 

Verbo nascer;
Verbo morrer;
Verbo viver;
Verbo voltar;
Verbo chegar;
Verbo andar;
Verbo chorar;
Verbo cair;
Verbo dormir;
Verbo deitar;
Verbo sentar;
Verbo levantar;
Verbo sofrer;
Verbo casar;
Verbo suceder;
Verbo proceder.

 

Exemplos de frases com verbos intransitivos:

·                     Valentina nasceu!

·                     Só faço chorar...

·                     Meu pai ainda não voltou.

·                     O bebê caiu.

·                     Minha filha já casou.

·                     Estas razões não procedem.

Classificação de verbos

O mesmo verbo pode ser classificado como intransitivo e transitivo, dependendo do significado que apresenta numa determinada frase. Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.

O verbo namorar, por exemplo, pode ser um verbo intransitivo, um verbo transitivo direto, um verbo indireto ou um verbo pronominal:

Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador!
Verbo transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias…
Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos.
Verbo pronominal: Carlos namorou-se de Bruna desde a primeira vez que a viu.

 

Faremos os exercícios deste conteúdo na próxima aula, que será referente à vídeo aula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

 

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 20/07 a 24/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados.

 

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA23) Identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno as diferentes características dos seguintes tipos de gráficos: barras, colunas, linhas ou setores.

 

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas   77 a 80. Resolver no caderno do aluno impresso SP Faz Escola  ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar a  resolução por meio de e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores. Assista os vídeos para entender melhor os conceitos sobre cada gráfico.

https://youtu.be/UCnoijxwOFU 

                                                         https://youtu.be/1nXP9TCl8sg

https://youtu.be/E4FwgMlnHSU

 

·       RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO                           OUTROS: _____________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser enviados cópias das respostas pela ferramentas sugeridas e também permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: DÊNIS

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 9 do caderno do aluno, pesquisem sobre estratégias de estudo, como ela poderá te favorecer  em sua vida, reflita e responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 9: A HISTÓRIA DE EDÉLCIO do caderno do estudante, reflita sobre história proposta o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 7: ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA) entenda o que é pedido na atividade e construa uma campanha publicitária para o meio ambiente em sua comunidade que seja possível ser compartilhada em rede sociais, faça o rascunho em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia as atividades 16 e 17 relacionadas ao PAPO RETO, entenda qual é a proposta, desenvolva um roteiro de como seria montar um evento e o que precisariam para ele acontecer, rascunhe no seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 10 reflita sobre a mediação de conflitos, que ela nos tem a nos ensinar, escreva em seu Diário de práticas e Vivência ensinar e envie para o professor por e-mail;

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC. E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 20/07/2020 a 24/07/2020

8º ano: A

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA 64

ATIVIDADE 7 – PROGRAMANDO O COMPUTADOR

A proposta dessa atividade seria em grupo, mas sabemos que nesse momento não será possível, vamos realizar individualmente .

Na atividade anterior vimos a importância do comando independente da tarefa !

O comando tem que ser bem claro e objetivo.

Bora programar !


 

28/04 - 8º ano EF - Tecnologia e Inovação Primeiros passos na Programação

https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s

                                                                     

              Fique ligado nas aulas de tecnologia!

24/julho

sexta-feira

8º ano do EF II

11:15h

 

12:00h

Tecnologia

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

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8ºB
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nessa atividade os estudantes irão responder sobre seus conhecimentos em relação aos diferentes elementos da dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira, coreografias, figurinos, trilhas sonoras, cenários, iluminação e espaços convencionais e não convencionais.

1.Comente suas experiências com dança na escola.

2.Qual é sua impressão a respeito dos espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros que você já apreciou?

3.Qual é a importância do universo cênico para a coreografia? E qual a importância do figurino e do cenário na coreografia?

4.A luz interfere no espaço cênico? Como?

 5.As vestimentas interferem na interpretação da coreografia? Dê exemplos.

6.Quais são as tramas que a coreografia compõe, juntamente com figurinos, cenários, adereços, trilhas sonora e iluminação?

7.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais adereços?

8.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o papel da música na dança, ela sempre esteve presente?

9.Movimento corporal e música dialogam entre si?

10.O artista envolvido no processo é um colaborador no processo de criação dos movimentos?

11.As apresentações de dança só podem ocorrer no palco ou em outros lugares?

12.Em seu bairro, município ou na região existem grupos de dança afro ou indígena?

13.Existe preconceito em relação à linguagem de dança na escola? Quais?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 20/07  a 24/07

 

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 CIÊNCIAS/PROFº LUCILENE

CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

E.E.SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 20/07 Á 24/07

Prof°:Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turma: 8°A, 8°B                 4 aulas semanais (180 minutos)

Tema: Transformações ocorridas na puberdade.


Desenvolvimento:

1° Passo: Revisar o conteúdo trabalhado anteriormente.

 2°Passo: Responda as questões.

      1-    O nosso corpo é o mesmo desde que nascemos.

      2-    Quais modificações foram acontecendo ao longo do tempo?

      3-    Essas modificações ocorreram de forma isolada ou acompanhada dos outros?

4°Passo: Ampliação do vocabulário de conceitos de:

Glândula pitoritário

Glândula tireoide

Glândula pineal

Timo

Pâncreas

Testículo

Ovário

       4-    O que é uma Glândula endócrina?

      5-    Quais são as mudanças no corpo dos meninos? 

      6-    Quais são as mudanças no corpo das meninas?

      7-    Qual é o hormônio que é secretado pelos testículos e pelos ovários?

     8-    O que acontece efetivamente com o nosso corpo para que ele se torne maduro com possibilidade de reproduzir-se?

     9-    É possível explicar cientificamente estas mudanças? Como? Quais órgãos estão envolvidos diretamente neste processo? Todas as pessoas se desenvolvem com a mesma idade? Este processo dura toda a adolescência? 

     10- Agora faça um acrostico com a palavra adolescência usando palavras que caracterize essa fase do individuo.

 - Ao termino das atividades você devera encaminha-los para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

  - O plantão de dúvida é realizado na quarta-feira das 08:00 ás 8:45 horas da manhã, espero por vocês no e-mail

ED. FÍSICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Responda às questões abaixo:

 

·         Qual é a relação entre o Jiu-Jitsu e o Judô?

·         2. Qual é a diferença entre o Jiu-Jitsu e Judô?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Hora de praticar!

 

Em sua casa, chame algum parente para fazer dupla com você. Essa atividade chama-se Arranca tênis. Em duplas, os dois devem estar sentados de costas um para o outro, ao iniciar dentro do tempo de 1 minuto, os participantes devem tentar tirar o tênis do oponente.

Aquele que tirar primeiro o tênis do oponente (dentro do tempo estipulado), vence.

Atenção para a regra: nenhum dos oponentes deve tirar seus glúteos do solo.

(Essa atividade também pode ser feita utilizando meias, sendo o objetivo tirar a meia do oponente).

 

Escreva um breve relato de como foi sua experiência nessa atividade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 20 á 24/07/2020



GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 20 a 24 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que aborda o assunto.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

GEOGRAFIA :  Diversidade e dinâmica da população mundial e local II.

 

Entende-se por dinâmica populacional o estudo da variação na quantidade dos indivíduos de determinada população. Já o conceito população pode ser definido como o conjunto de pessoas que residem em determinado território, que pode estar constituído em uma cidade, um estado, um país ou mesmo o planeta como um todo.

 Tal população pode ser classificada ainda segundo sua religião, nacionalidade, local de moradia (urbana e rural), atividade econômica (ativa ou inativa), e os seus respectivos comportamentos são objeto dos denominados "indicadores sociais", estatística destinada a traduzir em uma grandeza quantitativa um conceito social abstrato e informar algo sobre certo aspecto da realidade social, como por exemplo taxas de natalidade, mortalidade, expectativa de vida, índices de analfabetismo, entre outras variáveis.

É fundamental ao se analisar dinâmica populacional que não se confunda população com nação, conceito que é definido como o conjunto de pessoas que repartem a mesma história, estando, por isso, inseridas em um mesmo panorama cultural. De acordo com essa orientação, a população de um país pode estar dividida em várias nações, ao mesmo tempo em que uma nação pode estar dividida entre dois ou mais países.

No passado, a dinâmica populacional foi muito associada às ideias de explosão populacional, recebendo grande atenção os trabalhos de Thomas Malthus relacionados à problemática, que procuravam alertar sobre o crescimento desordenado da população e a inevitável escassez de alimentos e recursos que tal crescimento traria.

 Com o advento da Revolução Industrial, e o florescimento da tecnologia, especialmente nas áreas de produção, conservação e transporte de alimentos, os estudos de Malthus caíram por terra. Hoje, a discussão está em um ponto diametralmente oposto, o da "implosão populacional", pois em vários pontos do planeta assistimos a quedas de taxas de fecundidade, especialmente na Europa ocidental e Japão.

No Brasil, podemos afirmar que há uma melhora geral na qualidade de vida da população, contribuindo para seu constante aumento, resultante das melhorias médico-sanitárias decorrentes do pós-guerra e também dos movimentos migratórios ocorridos nos anos 60 e 70 da população rural em direção às cidades, melhor equipadas para atender a população em geral se comparado às áreas mais isoladas e rurais.

 

 

 Ao mesmo tempo em que a qualidade de vida melhora, há uma diminuição na taxa de fecundidade dos brasileiros, muito devido à participação efetiva da mulher no mercado de trabalho.

 Talvez não seja o único fator, mas é certamente o mais importante para explicar uma considerável mudança na pirâmide etária nacional, onde se reduz consideravelmente o número de jovens, aumentando por outro lado o número de idosos, o que acarretará um problema em relação à previdência brasileira, com menos jovens a custear o serviço do qual uma população cada vez maior de idosos deseja usufruir.

Bibliografia:
GOULART, Mário. Dinâmica populacional brasileira. Disponível em http://ochoqueeletrico.blogspot.com/2008/11/dinmica-populacional-brasileira.html. Acesso em 21/06/2011.

Dinâmica da População. Disponível em http://blogs.universia.com.br/elisabeth/dinamica-da-populacao/. Acesso em 21/06/2011.

ALVES, José Eustáquio Diniz. Mitos e Realidade da Dinâmica populacional. Disponível em http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/EDO-malthus8.PDF. Acesso em 21/06/2011.

 Tags: DemografiaGeografia    -      Texto originalmente publicado em :

https://www.infoescola.com/geografia/dinnmica-populacional/ > Acesso em 05/07/2020.

 

Nesse momento a atividade é somente de leitura e pesquisa, na próxima semana vocês responderão as questões relacionadas ao tema.

 

 

               Registre no caderno e guarde a atividade realizada, com tema e data e as respostas numeradas.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

 “ APRENDA A LUTAR SOZINHO, NEM SEMPRE VOCÊ TERÁ PESSOAS TE APOIANDO.

 HÁ LUTAS QUE SÓ VOCÊ PODE ENFRENTAR  ! “

 

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas

Semana de 20 de julho a 24 de julho

 

TEMA: A emancipação política do Brasil

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “A emancipação política do Brasil”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.





Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Pesquise na internet quem foi o autor da escultura do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e quando foi criada?

2)    Quando ocorreu o dia do fico?

3)    Os interesses das elites foram atendidos após a Independência?  Justifique.

4)    Os latifundiários do nordeste lideram o processo de independência? Justifique.

 Fontes: 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 129.



INGLÊS/PROFºMONICA

 

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 20/07/20 a 24/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: 1) Agora que você já aprendeu sobre verbos no modo imperativo em inglês, faça um desenho em quadrinhos usando esses verbos com o tema alimentação saudável. Escreva em inglês.

 

2ª aula: 2) Faça uma pesquisa sobre sobremesas saudáveis; copie a que você mais gostou e traduza para o inglês.

 

 

Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu corrijo essa atividade.

 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

5ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em:

·                     verbos transitivos diretos;

·                     verbos transitivos indiretos;

·                     verbos transitivos diretos e indiretos.

Verbos transitivos diretos estabelecem regência verbal com o objeto direto sem o auxílio de uma preposição, de modo a responder, principalmente, às perguntas o quê? e quem?.

 

Exemplos com verbos transitivos diretos:

·                     Fazer: A Paula fez o bolo.

·                     Ver: Vocês já viram este filme?

·                     Visitar: Ontem eu visitei minha avó.

·                     Atropelar: Aquele carro atropelou o cachorro.

 

Verbos transitivos indiretos estabelecem regência verbal através de uma preposição com o objeto indireto de modo a responder, principalmente, às perguntas: de quê? para quê? de quem? para quem? em quem?. 

 

Exemplos com verbos transitivos indiretos:

·                     Precisar: Estou precisando de ajuda.

·                     Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.

·                     Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.

·                     Saber: Eu já sei de tudo.

Verbos transitivos diretos e indiretos estabelecem regência verbal tanto com o objeto direto como com o objeto indireto. Antigamente eram chamados de verbos bitransitivos. Habitualmente, o objeto direto é utilizado na indicação de coisas (o quê?) e o objeto indireto é utilizado na indicação de pessoas (a quem? de quem? para quem?).

 

Exemplos com verbos transitivos diretos e indiretos:

·                     Emprestar: Emprestei meu livro à minha amiga.

·                     Dar: A mãe deu um presente ao filho.

·                     Agradecer: O convidado agradeceu o convite ao aniversariante.

·                     Pagar: Meu pai já pagou a conta ao funcionário.

 

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

 

Lista de verbos intransitivos

 

Verbo nascer;
Verbo morrer;
Verbo viver;
Verbo voltar;
Verbo chegar;
Verbo andar;
Verbo chorar;
Verbo cair;
Verbo dormir;
Verbo deitar;
Verbo sentar;
Verbo levantar;
Verbo sofrer;
Verbo casar;
Verbo suceder;
Verbo proceder.

 

Exemplos de frases com verbos intransitivos:

·                     Valentina nasceu!

·                     Só faço chorar...

·                     Meu pai ainda não voltou.

·                     O bebê caiu.

·                     Minha filha já casou.

·                     Estas razões não procedem.

Classificação de verbos

O mesmo verbo pode ser classificado como intransitivo e transitivo, dependendo do significado que apresenta numa determinada frase. Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.

O verbo namorar, por exemplo, pode ser um verbo intransitivo, um verbo transitivo direto, um verbo indireto ou um verbo pronominal:

Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador!
Verbo transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias…
Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos.
Verbo pronominal: Carlos namorou-se de Bruna desde a primeira vez que a viu.

 

Faremos os exercícios deste conteúdo na próxima aula, que será referente à vídeo aula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

 

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 20/07 a 24/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados.

 

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA23) Identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno as diferentes características dos seguintes tipos de gráficos: barras, colunas, linhas ou setores.

 

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas   77 a 80. Resolver no caderno do aluno impresso SP Faz Escola  ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar a  resolução por meio de e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores. Assista os vídeos para entender melhor os conceitos sobre cada gráfico.

https://youtu.be/UCnoijxwOFU 

                                                         https://youtu.be/1nXP9TCl8sg

https://youtu.be/E4FwgMlnHSU

 

·       RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO                           OUTROS: _____________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser enviados cópias das respostas pela ferramentas sugeridas e também permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: DENIS

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 9 do caderno do aluno, pesquisem sobre estratégias de estudo, como ela poderá te favorecer  em sua vida, reflita e responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 9: A HISTÓRIA DE EDÉLCIO do caderno do estudante, reflita sobre história proposta o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 7: ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA) entenda o que é pedido na atividade e construa uma campanha publicitária para o meio ambiente em sua comunidade que seja possível ser compartilhada em rede sociais, faça o rascunho em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia as atividades 16 e 17 relacionadas ao PAPO RETO, entenda qual é a proposta, desenvolva um roteiro de como seria montar um evento e o que precisariam para ele acontecer, rascunhe no seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 10 reflita sobre a mediação de conflitos, que ela nos tem a nos ensinar, escreva em seu Diário de práticas e Vivência ensinar e envie para o professor por e-mail;

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 20/07/2020 a 24/07/2020

8º ano: B 

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA 64

ATIVIDADE 7 – PROGRAMANDO O COMPUTADOR

A proposta dessa atividade seria em grupo, mas sabemos que nesse momento não será possível, vamos realizar individualmente .

Na atividade anterior vimos a importância do comando independente da tarefa !

O comando tem que ser bem claro e objetivo.

Bora programar !


 

28/04 - 8º ano EF - Tecnologia e Inovação Primeiros passos na Programação

https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s

                                                                     

              Fique ligado nas aulas de tecnologia!

24/julho

sexta-feira

8º ano do EF II

11:15h

 

12:00h

Tecnologia

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

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8ºC
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nessa atividade os estudantes irão responder sobre seus conhecimentos em relação aos diferentes elementos da dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira, coreografias, figurinos, trilhas sonoras, cenários, iluminação e espaços convencionais e não convencionais.

1.Comente suas experiências com dança na escola.

2.Qual é sua impressão a respeito dos espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros que você já apreciou?

3.Qual é a importância do universo cênico para a coreografia? E qual a importância do figurino e do cenário na coreografia?

4.A luz interfere no espaço cênico? Como?

 5.As vestimentas interferem na interpretação da coreografia? Dê exemplos.

6.Quais são as tramas que a coreografia compõe, juntamente com figurinos, cenários, adereços, trilhas sonora e iluminação?

7.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais adereços?

8.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o papel da música na dança, ela sempre esteve presente?

9.Movimento corporal e música dialogam entre si?

10.O artista envolvido no processo é um colaborador no processo de criação dos movimentos?

11.As apresentações de dança só podem ocorrer no palco ou em outros lugares?

12.Em seu bairro, município ou na região existem grupos de dança afro ou indígena?

13.Existe preconceito em relação à linguagem de dança na escola? Quais?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 20/07  a 24/07

 

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CIÊNCIAS/PROFºANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

 

Período: 20/07/2020 à 24/07/2020

 

Habilidades: Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para adolescência.

Atividade: leia o texto abaixo e faça um relatório sobre o seu entendimento:

 

A puberdade é um período caracterizado por transformações físicas e psicossociais. Inicia em diferentes épocas entre os adolescentes, devido aos fatores genéticos etc.

 puberdade é uma fase que ocorre, geralmente, na adolescência e é marcada por diversas mudanças, desde físicas a psicossociais. Ela pode ser caracterizada como um período de maturação biológica, pois nessa fase ocorrem alterações que levam à transição para a fase adulta, ou também, para a fase reprodutiva.

Puberdade e adolescência

A puberdade, em geral, tem início na adolescência. Entre meninas, pode ocorrer entre os oito e treze anos e, em meninos, entre os nove e quatorze anos. O início da puberdade pode variar devido a fatores influenciadores, como a genética e o ambiente, nesse último um dos elementos que mais afetam nessa fase é a nutrição.

adolescência pode ser um período muito difícil, pois as diversas transformações biológicas que ocorrem nessa fase podem causar também mudanças psicossociais, afetando, assim, todo o organismo do indivíduo e suas relações sociais.

 Observação: entregar tividade email: palasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED. FÍSICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Responda às questões abaixo:

 

·         Qual é a relação entre o Jiu-Jitsu e o Judô?

·         2. Qual é a diferença entre o Jiu-Jitsu e Judô?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Hora de praticar!

 

Em sua casa, chame algum parente para fazer dupla com você. Essa atividade chama-se Arranca tênis. Em duplas, os dois devem estar sentados de costas um para o outro, ao iniciar dentro do tempo de 1 minuto, os participantes devem tentar tirar o tênis do oponente.

Aquele que tirar primeiro o tênis do oponente (dentro do tempo estipulado), vence.

Atenção para a regra: nenhum dos oponentes deve tirar seus glúteos do solo.

(Essa atividade também pode ser feita utilizando meias, sendo o objetivo tirar a meia do oponente).

 

Escreva um breve relato de como foi sua experiência nessa atividade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 20 á 24/07/2020



GEOGRAFIA/PROFº: VANILDO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA, 8C, D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA.

A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO

 Uma das principais regionalizações do continente americano tem como base a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países. Essa proposta divide o continente em América Latina e América Anglo-Saxônica.

 América Latina

 Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua oficial dominante tem origem no latim, como é o caso do português e do espanhol. Portugueses e espanhóis foram os principais colonizadores da América continental, cujo território compreende desde o México até o sul da América do Sul.

  A expressão América Latina, contudo, refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério passou a levar em conta outros aspectos, tais como predominância da religião católica e desequilíbrio das condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.

 Os países da América Latina caracterizam-se, em geral, pelo baixo nível de desenvolvimento econômico. Muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para países considerados mais desenvolvidos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada. Em contrapartida, países como Haiti, Honduras e Nicarágua têm economia baseada em produtos primários, como minérios e itens agropecuários. 


LALAISSE, François-Hippolyte. Século XIX. Gravura. Ordre National des Pharmaciens, Paris. Na América Latina prevaleceu a colonização pautada na escravização de povos indígenas da América e de africanos trazidos à força pelos colonizadores; na extração abusiva de recursos minerais e vegetais; e na utilização de extensas propriedades rurais monocultoras para o  plantio de produtos destinados ao mercado externo. A gravura retrata a preparação da farinha de mandioca nas Antilhas                                                                   

Conforme leitura do texto, e análise da gravura, responda:

1.  Que critérios de regionalização e usado para dividir o continente em América Latina e América Anglo Saxônica?

 

2. Por que países como Jamaica ( fala se inglês) e Suriname (fala se holandês), refere se como países da América Latina ?

 

3. Que tipo de colonização é retratado na gravura?

 

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 20 de julho a 24 de julho

 

TEMA: A emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “A emancipação política do Brasil”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.





Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Pesquise na internet quem foi o autor da escultura do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e quando foi criada?

2)    Quando ocorreu o dia do fico?

3)    Os interesses das elites foram atendidos após a Independência?  Justifique.

4)    Os latifundiários do nordeste lideram o processo de independência? Justifique.

 Fontes: 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 129.




INGLÊS/PROFºMONICA

 

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 20/07/20 a 24/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: 1) Agora que você já aprendeu sobre verbos no modo imperativo em inglês, faça um desenho em quadrinhos usando esses verbos com o tema alimentação saudável. Escreva em inglês.

 

2ª aula: 2) Faça uma pesquisa sobre sobremesas saudáveis; copie a que você mais gostou e traduza para o inglês.

 

 

Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu corrijo essa atividade.

 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

5ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em:

·                     verbos transitivos diretos;

·                     verbos transitivos indiretos;

·                     verbos transitivos diretos e indiretos.

Verbos transitivos diretos estabelecem regência verbal com o objeto direto sem o auxílio de uma preposição, de modo a responder, principalmente, às perguntas o quê? e quem?.

 

Exemplos com verbos transitivos diretos:

·                     Fazer: A Paula fez o bolo.

·                     Ver: Vocês já viram este filme?

·                     Visitar: Ontem eu visitei minha avó.

·                     Atropelar: Aquele carro atropelou o cachorro.

 

Verbos transitivos indiretos estabelecem regência verbal através de uma preposição com o objeto indireto de modo a responder, principalmente, às perguntas: de quê? para quê? de quem? para quem? em quem?. 

 

Exemplos com verbos transitivos indiretos:

·                     Precisar: Estou precisando de ajuda.

·                     Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.

·                     Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.

·                     Saber: Eu já sei de tudo.

Verbos transitivos diretos e indiretos estabelecem regência verbal tanto com o objeto direto como com o objeto indireto. Antigamente eram chamados de verbos bitransitivos. Habitualmente, o objeto direto é utilizado na indicação de coisas (o quê?) e o objeto indireto é utilizado na indicação de pessoas (a quem? de quem? para quem?).

 

Exemplos com verbos transitivos diretos e indiretos:

·                     Emprestar: Emprestei meu livro à minha amiga.

·                     Dar: A mãe deu um presente ao filho.

·                     Agradecer: O convidado agradeceu o convite ao aniversariante.

·                     Pagar: Meu pai já pagou a conta ao funcionário.

 

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

 

Lista de verbos intransitivos

 

Verbo nascer;
Verbo morrer;
Verbo viver;
Verbo voltar;
Verbo chegar;
Verbo andar;
Verbo chorar;
Verbo cair;
Verbo dormir;
Verbo deitar;
Verbo sentar;
Verbo levantar;
Verbo sofrer;
Verbo casar;
Verbo suceder;
Verbo proceder.

 

Exemplos de frases com verbos intransitivos:

·                     Valentina nasceu!

·                     Só faço chorar...

·                     Meu pai ainda não voltou.

·                     O bebê caiu.

·                     Minha filha já casou.

·                     Estas razões não procedem.

Classificação de verbos

O mesmo verbo pode ser classificado como intransitivo e transitivo, dependendo do significado que apresenta numa determinada frase. Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.

O verbo namorar, por exemplo, pode ser um verbo intransitivo, um verbo transitivo direto, um verbo indireto ou um verbo pronominal:

Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador!
Verbo transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias…
Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos.
Verbo pronominal: Carlos namorou-se de Bruna desde a primeira vez que a viu.

 

Faremos os exercícios deste conteúdo na próxima aula, que será referente à vídeo aula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

 

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 20/07 a 24/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores e seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados.

 

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA23) Identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno as diferentes características dos seguintes tipos de gráficos: barras, colunas, linhas ou setores.

 

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas   77 a 80. Resolver no caderno do aluno impresso SP Faz Escola  ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar a  resolução por meio de e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores. Assista os vídeos para entender melhor os conceitos sobre cada gráfico.

https://youtu.be/UCnoijxwOFU 

                                                         https://youtu.be/1nXP9TCl8sg

https://youtu.be/E4FwgMlnHSU

 

·       RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO                           OUTROS: _____________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser enviados cópias das respostas pela ferramentas sugeridas e também permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: DENIS

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 9 do caderno do aluno, pesquisem sobre estratégias de estudo, como ela poderá te favorecer  em sua vida, reflita e responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 9: A HISTÓRIA DE EDÉLCIO do caderno do estudante, reflita sobre história proposta o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 7: ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA) entenda o que é pedido na atividade e construa uma campanha publicitária para o meio ambiente em sua comunidade que seja possível ser compartilhada em rede sociais, faça o rascunho em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia as atividades 16 e 17 relacionadas ao PAPO RETO, entenda qual é a proposta, desenvolva um roteiro de como seria montar um evento e o que precisariam para ele acontecer, rascunhe no seu Diário de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 10 reflita sobre a mediação de conflitos, que ela nos tem a nos ensinar, escreva em seu Diário de práticas e Vivência ensinar e envie para o professor por e-mail;

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência; Empatia; Organização; Foco; Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC. E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 20/07/2020 a 24/07/2020

8º ano:  C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA 64

ATIVIDADE 7 – PROGRAMANDO O COMPUTADOR

A proposta dessa atividade seria em grupo, mas sabemos que nesse momento não será possível, vamos realizar individualmente .

Na atividade anterior vimos a importância do comando independente da tarefa !

O comando tem que ser bem claro e objetivo.

Bora programar !


 

28/04 - 8º ano EF - Tecnologia e Inovação Primeiros passos na Programação

https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s

                                                                     

              Fique ligado nas aulas de tecnologia!

24/julho

sexta-feira

8º ano do EF II

11:15h

 

12:00h

Tecnologia

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

-----------------------------------------------------------------------------------
8ºD
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Situação de Aprendizagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nessa atividade os estudantes irão responder sobre seus conhecimentos em relação aos diferentes elementos da dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira, coreografias, figurinos, trilhas sonoras, cenários, iluminação e espaços convencionais e não convencionais.

1.Comente suas experiências com dança na escola.

2.Qual é sua impressão a respeito dos espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros que você já apreciou?

3.Qual é a importância do universo cênico para a coreografia? E qual a importância do figurino e do cenário na coreografia?

4.A luz interfere no espaço cênico? Como?

 5.As vestimentas interferem na interpretação da coreografia? Dê exemplos.

6.Quais são as tramas que a coreografia compõe, juntamente com figurinos, cenários, adereços, trilhas sonora e iluminação?

7.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais adereços?

8.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o papel da música na dança, ela sempre esteve presente?

9.Movimento corporal e música dialogam entre si?

10.O artista envolvido no processo é um colaborador no processo de criação dos movimentos?

11.As apresentações de dança só podem ocorrer no palco ou em outros lugares?

12.Em seu bairro, município ou na região existem grupos de dança afro ou indígena?

13.Existe preconceito em relação à linguagem de dança na escola? Quais?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 20/07  a 24/07

 

__

 

 

CIÊNCIAS/PROFºANA PAULA

E E Salim Farah Maluf

 

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 8º C  e 8º D

 

Professora :  Ana Paula

 

Período: 20/07/2020 à 24/07/2020

 

Habilidades: Identificar as transformações que ocorrem na puberdade como fenômeno biológico e comportamental, que caracteriza um período de transição da infância para adolescência.

Atividade: leia o texto abaixo e faça um relatório sobre o seu entendimento:

 

A puberdade é um período caracterizado por transformações físicas e psicossociais. Inicia em diferentes épocas entre os adolescentes, devido aos fatores genéticos etc.

 puberdade é uma fase que ocorre, geralmente, na adolescência e é marcada por diversas mudanças, desde físicas a psicossociais. Ela pode ser caracterizada como um período de maturação biológica, pois nessa fase ocorrem alterações que levam à transição para a fase adulta, ou também, para a fase reprodutiva.

Puberdade e adolescência

A puberdade, em geral, tem início na adolescência. Entre meninas, pode ocorrer entre os oito e treze anos e, em meninos, entre os nove e quatorze anos. O início da puberdade pode variar devido a fatores influenciadores, como a genética e o ambiente, nesse último um dos elementos que mais afetam nessa fase é a nutrição.

adolescência pode ser um período muito difícil, pois as diversas transformações biológicas que ocorrem nessa fase podem causar também mudanças psicossociais, afetando, assim, todo o organismo do indivíduo e suas relações sociais.

 Observação: entregar tividade email: palasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


ED. FÍSICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

               LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Responda às questões abaixo:

 

·         Qual é a relação entre o Jiu-Jitsu e o Judô?

·         2. Qual é a diferença entre o Jiu-Jitsu e Judô?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Hora de praticar!

 

Em sua casa, chame algum parente para fazer dupla com você. Essa atividade chama-se Arranca tênis. Em duplas, os dois devem estar sentados de costas um para o outro, ao iniciar dentro do tempo de 1 minuto, os participantes devem tentar tirar o tênis do oponente.

Aquele que tirar primeiro o tênis do oponente (dentro do tempo estipulado), vence.

Atenção para a regra: nenhum dos oponentes deve tirar seus glúteos do solo.

(Essa atividade também pode ser feita utilizando meias, sendo o objetivo tirar a meia do oponente).

 

Escreva um breve relato de como foi sua experiência nessa atividade.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

 

DATA: 20 á 24/07/2020



GEOGRAFIA/PROFº: VANILDO

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA, 8C, D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA.

A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO

 Uma das principais regionalizações do continente americano tem como base a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países. Essa proposta divide o continente em América Latina e América Anglo-Saxônica.

 América Latina

 Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua oficial dominante tem origem no latim, como é o caso do português e do espanhol. Portugueses e espanhóis foram os principais colonizadores da América continental, cujo território compreende desde o México até o sul da América do Sul.

  A expressão América Latina, contudo, refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério passou a levar em conta outros aspectos, tais como predominância da religião católica e desequilíbrio das condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza.

 Os países da América Latina caracterizam-se, em geral, pelo baixo nível de desenvolvimento econômico. Muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para países considerados mais desenvolvidos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada. Em contrapartida, países como Haiti, Honduras e Nicarágua têm economia baseada em produtos primários, como minérios e itens agropecuários. 


LALAISSE, François-Hippolyte. Século XIX. Gravura. Ordre National des Pharmaciens, Paris. Na América Latina prevaleceu a colonização pautada na escravização de povos indígenas da América e de africanos trazidos à força pelos colonizadores; na extração abusiva de recursos minerais e vegetais; e na utilização de extensas propriedades rurais monocultoras para o  plantio de produtos destinados ao mercado externo. A gravura retrata a preparação da farinha de mandioca nas Antilhas                                                                   

Conforme leitura do texto, e análise da gravura, responda:

1.  Que critérios de regionalização e usado para dividir o continente em América Latina e América Anglo Saxônica?

 

2. Por que países como Jamaica ( fala se inglês) e Suriname (fala se holandês), refere se como países da América Latina ?

 

3. Que tipo de colonização é retratado na gravura?

 

EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 20 de julho a 24 de julho

 

TEMA: A emancipação política do Brasil

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “A emancipação política do Brasil”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.





Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Pesquise na internet quem foi o autor da escultura do Patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva e quando foi criada?

2)    Quando ocorreu o dia do fico?

3)    Os interesses das elites foram atendidos após a Independência?  Justifique.

4)    Os latifundiários do nordeste lideram o processo de independência? Justifique.

 Fontes: 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 129.





INGLÊS/PROFºMONICA

 

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 20/07/20 a 24/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: 1) Agora que você já aprendeu sobre verbos no modo imperativo em inglês, faça um desenho em quadrinhos usando esses verbos com o tema alimentação saudável. Escreva em inglês.

 

2ª aula: 2) Faça uma pesquisa sobre sobremesas saudáveis; copie a que você mais gostou e traduza para o inglês.

 

 

Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu corrijo essa atividade.

 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

SEMANA DE 20/07/2020 A 24/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

5ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Análise Sintática

Ø Assunto abordado:  Verbo Transitivo e Intransitivo

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Conforme o complemento verbal com o qual estabelecem transitividade, podem ser classificados em:

·                     verbos transitivos diretos;

·                     verbos transitivos indiretos;

·                     verbos transitivos diretos e indiretos.

Verbos transitivos diretos estabelecem regência verbal com o objeto direto sem o auxílio de uma preposição, de modo a responder, principalmente, às perguntas o quê? e quem?.

 

Exemplos com verbos transitivos diretos:

·                     Fazer: A Paula fez o bolo.

·                     Ver: Vocês já viram este filme?

·                     Visitar: Ontem eu visitei minha avó.

·                     Atropelar: Aquele carro atropelou o cachorro.

 

Verbos transitivos indiretos estabelecem regência verbal através de uma preposição com o objeto indireto de modo a responder, principalmente, às perguntas: de quê? para quê? de quem? para quem? em quem?. 

 

Exemplos com verbos transitivos indiretos:

·                     Precisar: Estou precisando de ajuda.

·                     Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.

·                     Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.

·                     Saber: Eu já sei de tudo.

Verbos transitivos diretos e indiretos estabelecem regência verbal tanto com o objeto direto como com o objeto indireto. Antigamente eram chamados de verbos bitransitivos. Habitualmente, o objeto direto é utilizado na indicação de coisas (o quê?) e o objeto indireto é utilizado na indicação de pessoas (a quem? de quem? para quem?).

 

Exemplos com verbos transitivos diretos e indiretos:

·                     Emprestar: Emprestei meu livro à minha amiga.

·                     Dar: A mãe deu um presente ao filho.

·                     Agradecer: O convidado agradeceu o convite ao aniversariante.

·                     Pagar: Meu pai já pagou a conta ao funcionário.

 

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

 

Lista de verbos intransitivos

 

Verbo nascer;
Verbo morrer;
Verbo viver;
Verbo voltar;
Verbo chegar;
Verbo andar;
Verbo chorar;
Verbo cair;
Verbo dormir;
Verbo deitar;
Verbo sentar;
Verbo levantar;
Verbo sofrer;
Verbo casar;
Verbo suceder;
Verbo proceder.

 

Exemplos de frases com verbos intransitivos:

·                     Valentina nasceu!

·                     Só faço chorar...

·                     Meu pai ainda não voltou.

·                     O bebê caiu.

·                     Minha filha já casou.

·                     Estas razões não procedem.

Classificação de verbos

O mesmo verbo pode ser classificado como intransitivo e transitivo, dependendo do significado que apresenta numa determinada frase. Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.

O verbo namorar, por exemplo, pode ser um verbo intransitivo, um verbo transitivo direto, um verbo indireto ou um verbo pronominal:

Verbo intransitivo: Meu irmão namora muito, é muito namorador!
Verbo transitivo direto: Estou namorando essa blusa há uns dias…
Verbo transitivo indireto: Namoro com Paulo há três anos.
Verbo pronominal: Carlos namorou-se de Bruna desde a primeira vez que a viu.

 

Faremos os exercícios deste conteúdo na próxima aula, que será referente à vídeo aula dos Centro de Mídias: https://youtu.be/whCZn7921Y4

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

 MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 20/07/2020 / a 24/07/2020 (6 aulas)

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2  (4aulas)

 

Caderno do aluno 2º Bimestre

                   

                Nas aulas anteriores vimos dizimas periódicas simples e compostas correto agora você sabe diferenciar ?

Valos lá

Dizima periódica simples : 1/9=0,1111111...

Dizima periódica composta :17/6=2,833333333333....

 

Também vimos que para transformar em decimal basta realizar a divisão.

E   temos  a dizima periódica ,como eu descubro qual é a fração que a gerou ?

 

                                                                  Valos lá !!!

                                          

                            ATIVIDADE 3 – ONDE ESTÃO AS FRAÇÕES?

 

Você deve ter notado que obtemos as dízimas periódicas a partir de uma fração. Essas
frações são chamadas de frações geratrizes.
Dada a dízima periódica 0,777…, é possível encontrar sua fração geratriz.
1º passo – Nomeie a dízima periódica de x: x = 0,777... (equação 1).
2º passo – Multiplique ambos os membros da igualdade por um número de base 10, conforme a quantidade de algarismos do período da dízima periódica:
- um algarismo no período – multiplicar por 10;
- dois algarismos no período – multiplicar por 100;
- três algarismos no período – multiplicar por 1000 e assim sucessivamente.
   10 x = 7,777... (equação 2).
    3º passo – Subtraía a equação 2 da equação 1:
10x = 7,777...
– x = 0,777...
_________________
      9x = 7
      x =7/9
Então, 7/9 é a fração geratriz da dízima periódica 0,777...

 

                            Agora vamos resolver a atividade 3.1 caderno do aluno página 64

 

Atenção! não se esqueçam de colocar as datas no caderno

 

                            RECUPERAÇÃO & REFORÇO  (1AULA)

 

                                                             Livro didático

Retomando o que aprendeu página 32 ;  atividades 1 e 2

 

Aula de leitura (1 aula)

Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan

https://www.youtube.com/watch?v=awXQsD7UTUQ

Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:

                                        Para essa aula vocês vão escutar o capítulo: 9                                                   

Nome do conto:_________________________

Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

Programação das aulas de matemática para os dias:

13julho

SEG

8º ano do EF II

09:45

10:30

Duração da aula 45m

Matemática

14junho

TER

8º ano do EF II

09:45

10:30

Duração da aula 45m

Matemática

15Julho

QUA

8º ano do EF II

10:30

11 :15

Duração da aula 45m

Matemática

 

Pessoal já formei nossas turmas no google sala de aula vou colocar o código de nossa turma aqui para vocês acessarem.

8º ano D código xs6dr4o

 

Atenção: Aqueles alunos que não têm acesso ao Watts vão realizando as atividades no caderno e se possível encaminhar as atividades avaliativas para meu e-mail.

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA

     Para essa semana vamos realizar uma atividade de verificação das aulas de leitura

 

                                                Roteiro da atividade

Quantos contos você escutou e  o nome do conto ,qual conhecimento matemático está inserido no conto e quem  eram os personagem .


PROJETO DE VIDA/PROFºROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.     PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

 

2.     TURMA

 

8° ANO - D

3.     DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

 

4.     CONTEÚDOS:

Atuando na comunidade.

 

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Assertividade e Empatia.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Crie uma campanha publicitaria para colaborar com o meio ambiente de sua comunidade:

Nesta atividade você irá[WDSQ1]  confeccionar um painel para apontar os serviços que sua comunidade oferece e que estão defasados ou que deveria existir.

 OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

7.     RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

 

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

20/07/2020 a 24/07/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane

12.  VALIDADO EM:

   20/07/2020

 


TEC. E INOVAÇÃO/PROFº: DENIS

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

2º Bimestre- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

No caderno do aluno entenda a proposta da atividade, responda e envie para e-mail para o professor.  ATIVIDADE 8 – PROGRAMAÇÃO PLUGADA!   página 65 do caderno do aluno. Entre no link  http://programae.org.br/horadocodigo/  e conte sobre sua experiência.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

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