Matéria de Eletivas
2º Bimestre
Atividade do período 14/07 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise sobre as 5 características de base para ser um empreendedor.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
ARTE/PROFªEDLENNE
ESCOLA E.E.
Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Luz e Sombra
Dificilmente
paramos para observar a sombra e luz na natureza, nos objetos ou nos seres. Ela
é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do
exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte. Desenhos,
pinturas, fotografias e outros objetos artísticos naturalmente em duas
dimensões, necessitam de sombra e luz para passarem a ideia de volume, além da
perspectiva.
Sombra
e luz são os mais básicos elementos para darmos volume em desenhos.
O
volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos
que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras
que este produz.
A
definição correta do volume num objeto se consegue através da valorização exata
das intensidades das suas sombras.
Então
vocês vão aproveita a luz do sol colocar
um objeto no sol e desenha
Qualquer
objeto Qualquer cossa que vocês tiver em
casa que da luz e sombra
Como garrafa ou coisa
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A –
Professor
Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Elabore 03
questões com respostas sobre o tema da aula anterior, reino Plantae I
(Algas). |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 13/07/2020 a 17/07/2020.
Atividade
Elabore 03 questões com respostas sobre o
tema da aula anterior, Reino Plantae I (Algas).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS
02 |
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
LAZER E
TRABALHO |
|
Aula I: De posse das informações, escolham
uma função/cargo (merendeiro (a), faxineiro (a), diretor (a), professor (a),
etc.) e verifiquem as possíveis posturas inadequadas ou os movimentos realizados
com maior frequência, identificando quais regiões do corpo estão mais
sujeitas a dores em função de sua sobrecarga.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Agora que você já identificou quais
regiões do corpo são mais utilizadas em determinadas funções/cargos dentro da
sua escola, e estudou sobre os benefícios da ginástica laboral, pesquise
quais movimentos podem contribuir para prevenção das doenças causadas pelo
esforço repetitivo e por posturas inadequadas. Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da
escola. |
|
AVALIAÇÃO:
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem
ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso,
realizar no próprio caderno.
Código da turma no Google Classroom:
3°A: mymqt6g
Email:
atividadesprofessoradenise@gmail.com
DATA: 13 Á 17/07/2020 |
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (13 a 17 de julho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
POLITICA
Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto.
A palavra política tem sua origem da palavra grega “polis” que significa “cidade”. Neste sentido, determinava a ação empreendida pelas cidades-estados gregas para normalizar a convivência entre seus habitantes e com as cidades-estados vizinhas.
Definição
A política busca um consenso para a convivência pacífica em comunidade. Por isso, ela é necessária porque vivemos em sociedade e porque nem todos os seus membros pensam igual.
A política exercida dentro de um mesmo Estado chama-se política interna e entre Estados diferentes, se denomina política externa. Um dos primeiros a explicar o conceito de política foi o filósofo Aristóteles. No seu livro "Política" ele define que esta é um meio para alcançar a felicidade dos cidadãos. Para isso, o governo deve ser justo e as leis, obedecidas.
ATIVIDADE
Um dos grandes problemas políticos do Brasil é a CORRUPÇÃO. Por que você acha que isso ocorre?
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (13 a 17 de julho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Liberalismo
Liberalismo foi uma doutrina de pensamento econômico, político e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia.
Liberalismo Político
As bases do liberalismo político foram lançadas pelo filósofo inglês, representante do Iluminismo, John Locke (1632-1704), em sua obra “Segundo Tratado do Governo Civil”.
Nela, ele negava a origem divina do poder e defendia a ideia de que os cidadãos tinham o direito natural de liberdade, propriedade privada e resistência contra governos tiranos. John Locke propunha a substituição do absolutismo por uma relação “contratual” entre governadores, devendo as bases desse relacionamento serem estabelecidas por um conjunto de leis escritas, a constituição.
Liberalismo Econômico O liberalismo econômico ganhou contornos definitivos com o economista escocês Adam Smith (1723-1790), considerado o criador do liberalismo econômico.
Em sua obra “A Riqueza das Nações”, mostrava a divisão do trabalho como
elemento essencial para o crescimento da produção e do mercado.
Esse modelo dependia da livre concorrência, que forçaria o empresariado a ampliar a produção, buscando novas técnicas, aumentando a qualidade do produto e baixando ao máximo os custos da produção. Isso favoreceria a lei natural da oferta e da procura, viabilizando o sucesso econômico geral e a prosperidade de todos.
No Brasil, um dos partidos que mais defendeu o liberalismo foi a União Democrática Nacional, surgida em 1945
ATIVIDADE
De acordo com o texto acima, faça um breve comentário do seu entendimento sobre o Regime Libe
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|
|||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
13/07 a 17/07//2020 |
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
|
|||||
CONTEÚDOS: Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas
especificações elétricas como potencia e tensão de operação
|
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Analisar as especificações elétricas dos aparelhos
em etiquetas ou manuais Reconhecer grandezas associadas ao estudo da
eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia
eletrica
|
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: ATIVIDADE 2
Ler os textos da apostila do 1 bimestre das
pagina 28 a 29 e fazer o que se pede
OBS: são os mesmos exercícios da
semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre
|
|
|||||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
|
|
|||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
|||
SEMANA DE
13/07 Á 17/07
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Química
Turma:
3ºA 2
aulas semanais (90 minutos )
Tema:
Reações de neutralização
Desenvolvimento:
Resolva
a atividade 2.E do caderno do aluno considerando a tabela para responder os
itens a/b.
Atividade
2.F leia o texto Deslocamento de Equilíbrio o site esta indicado no caderno do
aluno e registre as principais ideias em seu caderno e responda os itens a/b.
Atividade
2.G você devera realizar uma pesquisa e
encaminhar ao e-mail seguindo o cronograma abaixo:
-
Quais são os processos de obtenção do cloreto de sódio por evaporação.
-Registre
as principais etapas desse processo da captação da água do mar até o produto
final.
-Monte
um fluxograma no caderno.
Agora
responda as questões de acordo com a proposta do ENEM.
1) É
habitual a ingestão de um antiácido para se combater a acidez estomacal,
ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico. Assinale a opção que tem uma
substancia, encontrada no dia a dia das pessoas, mais recomendada para
enfrentar a acidez
(A) leite
de magnésia.
(B) vinagre.
(C) água
com limão.
(D) suco
de laranja.
2) Sobre
o carbonato de lítio, usado na medicina como antidepressivo, analise as
afirmativas abaixo:
I-Pode
ser obtido da reação entre uma base e um ácido.
II-Apresenta
fórmula NaHCO3.
III-Conduz
corrente elétrica quando fundido.
IV-Apresenta
somente ligações iônicas.
A
alternativa que contém as duas afirmativas corretas é:
(A) I e
II.
(B) I e
III.
(C) II e
III.
(D) II e
IV.
(E) III e
IV.
.
3) O
bicarbonato de sódio é um composto químico usado em fermentos para bolo, como
antiácido estomacal e em alguns, extintores de incêndio. A sua formula
molecular é
(A) NaCO3
(B) Na2CO3
(C) NaOHCO3
(D) Na(HCO3)2
(E) Na2HCO3
4) O
hidróxido de cálcio (cal), utilizado na caiação (pintura) de paredes, é obtido a partir do dióxido de
cálcio, conforme a equação balanceada que esta na alternativa
(A)
CaO +
2HCl -CaCl2
+ H2O
(B)
CaO +
H2O
-Ca(OH)2
(C)
CaO +
H2
-Ca(OH)2
(D)
CaO +
O2
-Ca(OH)2
(E)
CaO +
H2SO4 -CaSO4
5) Assinale
a alternativa que apresenta correspondência das fórmulas químicas das seguintes
substancias: hidróxido ferroso, ácido sulfídrico, ácido sulfúrico e oxido de
carbono.
(A) FeOH;
H2S; H2SO4; CO2.
(B) Fe(OH)3; H2S; H2SO4;
CO2.
(C) Fe(OH)3; H2SO4;
H2S; CO.
(D) Fe(OH)2; H2S; H2SO4;
CO.
(E) Fe(OH)2; H2S; H2SO4;
CO2.
6) Ao
participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando
sinais de má digestão ou azia. Para combater, a acidez, ocasionado pelo excesso
de ácido clorídrico no estomago, seria bom ingerir uma colher de leite de
magnésia, que ira reagir com esse ácido.
A
equação que representa a reação é:
(A)
Mg(OH)2
+ 2 HClO Mg(ClO)2
+ 2 H2O
(B)
Mg(OH)2
+ 2 HCl MgCl2
+ 2 H2O
(C)
Mg(OH)2
+ 2 HCl3
Mg(ClO3)2 + 2 H2O
(D)
Mn(OH)2
+2 HClO2
Mn(ClO)2 + 2 H2O
(E)
Mn(OH)2
+ 2 HCl 2 MnCl2
+ 2 H2O
Ao
terminar as atividades você devera encaminha-la para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no
assunto você devera colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada
Plantão
de duvidas é na quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã, eu aguardo
vocês.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 13 a 17 do 07 de
2020.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: SEMANA DE RECUPERAÇÃO CONTINUADA.
Quantidade
de aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
São diversas e estão descritas individualmente
em cada atividade.
GEOGRAFIA : O
objetivo da Recuperação Continuada é, retornar ás atividades não realizadas em
Março, Maio e Junho de 2020, fazer as leituras e realizar todas as atividades,
garantindo assim a PRESENÇA e as NOTAS do 1º e 2º BIMESTRES, 2º Bimestre que
termina em 31/07/2020.
Reforçando: Esta semana não será enviada uma nova atividade, vocês deverão acessar ao Blog
e ao grupo de whatsApp, e realizar todas as atividades ainda não feitas,
ressalto que somente após a realização, envio, recebimento e correção destas
atividades, as PRESENÇAS as aulas e as NOTAS serão lançadas na SED – Secretaria
Escolar Digital.
Bons Estudos.
BLOG DO SALIM: < https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ >
Acesso em
13/07/2020.
REFLEXÃO: VOCÊ PODE ADIAR MUITAS COISAS NA SUA VIDA,
MÁS NÃO A DECISÃO DE SER AUTOR DA SUA
PRÓPRIA HISTÓRIA.
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO
3A; 3TA; 3TB; 3TC; 3TD
ATENÇÃO
AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE
AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO
DO FINAL DO SEMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.
OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS
OUTRAS MATÉRIAS.
Semana de 13 a 17 de julho.
Habilidades
envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais,
mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Quantidade de aulas:
2 aulas
Avaliação: Atividade
proposta ao final do texto
Endereço para
entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o
capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu
nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal
economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o
mundo todo.
A crise de 1929,
marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma
grande depressão econômica que resultou na falência de
diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise
econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder
de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências
da Grande Guerra.
Contexto histórico
Apesar de ter
entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917,
os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter
sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou
como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como
industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter
consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson,
após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande
crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação
dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito
durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse
período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza
o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e
utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década
de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela
exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista.
O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo
econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os
investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação
no mercado financeiro.
Contudo, apesar do
cenário favorável, gradativamente o processo de boom na
produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz
de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
A concentração
de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios
e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre
os trabalhadores americanos.
Em paralelo,
a mecanização dos processos de produção e as dificuldades
vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados
Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da
mesma forma.
Esse processo
gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou
seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado,
processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.
A Grande Depressão
Junto com o
crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos
Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares
de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar
receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de
pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova
York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em
inglês, Black Thursday).
Com a quebra
da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise
econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande
Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente
lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários
perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão
da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos
EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre
trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da
interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se
espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente
da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não
havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasil, houve
uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências
políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que
desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
O aumento
da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e
a chegada de Hitler ao poder em
1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de
1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de
sua economia.
O New Deal
Depois do impacto
imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os
Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano
de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado
pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico,
desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes,
se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha
um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para
criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia
capitalista.
Desse modo, apesar
de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o
liberalismo econômico), o new deal não rompia com o
capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de
Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos
trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção
agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos
trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para
recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se
dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a
reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados
Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência
do mundo capitalista.
Otávio Spinace – https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/crise-de-1929
ATIVIDADE 1
A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO
SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)
Qual
a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Qual
comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no
Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Habilidades:
Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade
brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço
para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
DADOS DO
DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O
desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre,
significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno
de um milhão de trabalhadores.
O PIB
brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV
aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em
relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira
catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências
desastrosas.
A renda
das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o
consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB
evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da
renda/emprego.
Outro
número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de
pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois
vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE
não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão
em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%.
Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando
somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar
emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a
um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos
esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do
cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de
aumento da violência.
Mais do
que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda,
com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas
a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE
Salim Farah Maluf.
Comente a
charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 13/07 à 17/07/2020 Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
Interpretação d o texto: Slumdog Millionaire , |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Leia o texto e
assinale a alternativa correta: Slumdog Millionaire
Danny Boyle’s “Slumdog Millionaire”
hits the ground running. This is a breathless, exciting story, heartbreaking
and exhilarating at the same time, about a Mumbai orphan who rises from rags
to riches on the strength of his lively intelligence. The film’s universal
appeal presents the real India to millions of moviegoers for the first time. The real India,
supercharged with a plot as reliable and eternal as the hills. The film’s
surface is so dazzling that you hardly realize how traditional it is
underneath. But it’s the buried structure that pulls us through the story
like a big engine on a short train. By the real India, I don’t mean an
unblinking documentary like Louis Malle’s “Calcutta” or the recent “Born Into
Brothels.” I mean the real India of social levels that seem to be separated
by centuries. What do people think of when they think of India? On the one
hand, Mother Teresa, “Salaam Bombay!” and the wretched of the earth. On the
other, the “Masterpiece Theater”-style images of “A Passage to India,”
“Gandhi” and “The Jewel in the Crown.” The film uses
dazzling cinematography, breathless editing, driving music and headlong
momentum to explode with narrative force, stirring in a romance at the same
time. EBERT,
R. Disponível em: http://rogerebert.suntimes.com. Acesso em:
O texto trata do
premiado filme indiano “Slumdog Millionaire”. Segundo a resenha apresentada,
a história retrata uma Índia real, uma vez que: A-
retrata
sentimentos universais compartilhados por algumas culturas. B-
revela a
tradicional separação de classes sociais em um cenário inovador. C-
se assemelha a
documentários anteriormente produzidos por outros cineastas. D-
representa o
caráter romântico da cultura indiana expressa em suas produções. E-
aproxima a nova
cinematografia indiana de filmes grandiosos produzidos em outros países.
Período
da Realização: 13/07 à 17/07/2020. |
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia -
semana de 13 a 17/07/2020
Escolher uma música
atual, uma charge, um provérbio, um comercial ou uma cena de filme e criar uma
paródia. Se optar por uma cena de filme ou comercial, a paródia terá que ser em
forma de vídeo. Não copie a paródia da internet, e sim, use a sua criatividade
na elaboração dos textos e vídeos.
Obs.: Enviar a
atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida entrar em
contato pelo grupo de WhatsApp ou no privado.
ATIVIDADES SEMANAL DO
PROFESSOR |
|
||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
13á 17/07/2020. |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
|
||||
CONTEÚDOS: ·
Equações
polinomiais. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
https://youtu.be/tuqlArb4j9Y (Equações
algébricas: Parte III) https://youtu.be/DFxjqvh_uEs (Equações
algébricas: Parte IV) ·
Caderno do Aluno(volume 2) realizar
atividades páginas 16 á18 com devolução via email ou no Class roon (foto). ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 13 á 17/07/2020 e fazer os registros
no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das
aulas semanais ou enviar no Class roon.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: · Avaliação Processual. · Faça um relato sobre
as aulas dadas do dia 13 á 17/07/2020
e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
|
||||
|
DATA: 17/07/2020. |
|
|
||
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 3º A (2 AULAS) DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA DATA 13
á 17/07/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO
DE VIDA 3ºA |
|
CONTEÚDOS: Analisando
as suas forças |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
CADERNO DO ALUNO e as
Aulas do CMSP Realizar
a leitura do texto- 158 e 159. • Realizar uma síntese do texto
trabalhado e enviar (foto) para o E-mail ou no Google Class. Para as
aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para
verificações quando retornarmos. |
|
RECURSOS: · T.V,
CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, filmes Netflix, internet
e caderno do aluno.
|
|
· Processual
( continuada), atividades em grupo e individual; · Registro escrito, mapa
conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à
plataforma GOOGLE CLASS realização da atividade no caderno do aluno etc.
DATA.DE ENTREGA: 17/07/2020
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com |
TEC.E INOVAÇÃO/PROFºSANDRA
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 13 A 17 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que é um pensamento computacional e por que isso é importante?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Luz e Sombra
Dificilmente paramos para observar a sombra e luz na natureza, nos objetos ou nos seres. Ela é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte. Desenhos, pinturas, fotografias e outros objetos artísticos naturalmente em duas dimensões, necessitam de sombra e luz para passarem a ideia de volume, além da perspectiva.
Sombra e luz são os mais básicos elementos para darmos volume em desenhos.
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.
A definição correta do volume num objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.
Então vocês vão aproveita a luz do sol colocar um objeto no sol e desenha
Qualquer objeto Qualquer cossa que vocês tiver em casa que da luz e sombra
Como garrafa ou coisa
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia
13/07/2020 a 18/07/2020 para 3B e 3C Anos .
1}Responder o
questionário:
Obs. : Entregar
atividades anteriores.
questões de vestibulares, Enem e concursos sobre o filósofo Nicolau
Maquiavel.
Ler artigo Nicolau
Maquiavel.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Na aula anterior foi solicitado, uma pesquisa sobre o Aro Institucional AI-5.
Com Base na sua pesquisa responda:
Em relação a lei AI-5, qual artigo desta lei, que mais prejudicou a população brasileira? Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
ATIVIDADE
DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 13/07 à 17/07
Os alunos que já entregaram
todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP,
na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar
as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades
do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a
necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para
tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não
puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das
mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome
completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o
bimestre.
Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola
http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa; Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas; Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.
Desenvolvimento e estratégias: site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm; caderno do aluno e centro de mídias
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
1- Nós podemos beber a água do mar?
2- Existe outra fonte de água potável?
3- Existe água no deserto?
4- O que nós devemos tomar para melhorar a azia?
5- É possível usar a água do mar como matéria-prima?
6- De onde vem o sal de cozinha?
7- Existem outras utilidades para o NaCl?
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDOS: Améria Latina - CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES
ATIVIDADE
Trabalhando ainda com o tema choque de civilização, um tema muito importante e que cai nos vestibulares é o tema Xenofobia. Pensando nisso compartilho um vídeo com vocês e peço que vejam e façam uma síntese sobre o tema e sua importância na vida social das vítimas.
Mínimo de 15 linhas.
PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINYAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana 13 a 17/07
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 17/07/2020
1) Quando se iniciou a Guerra Fria e por quê?
2) Por que o Estados Unidos não conflitou a União Soviética?
3) O que foi o Plano Marshal?
4) Qual era o objetivo da Otan?
5) Qual era o objetivo do Pacto de Varsóvia?
Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Leitura
em áudio:
Audiolivro da obra Capitães de Areia, de
Jorge Amado – disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 3:19:38)
Análise
literária:
1)
Considerando
a narrativa lida até o momento, selecione dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2)
Selecione
um momento clímax da obra (ponto em que a ação
atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3)
Em
que tempo e espaços acontecem a narrativa até o presente momento?
4)
Considerando
a leitura em áudio realizada da obra Capitães da Areia, até agora, analise mais
um aspecto da relação entre essa narrativa e as características do Modernismo.
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 13/07/2020 / a 17/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
Tema 2: Das fórmulas à análise
quantitativa – coeficientes e raízes
Como combinei com vocês
vamos retomar as atividades do tema 2 e assistir os vídeos aulas
Resolver a atividade 5
página 14
atividades 1 até a 9 páginas
16,17e 18
As aulas que abordaram
esse tema são as dos dias 22 e 24 de junho caso tenham perdido
Vídeo aulas 2º bimestre
22/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=tuqlArb4j9Y&list=UUJF8dn7OAkMgnHeRxj-yRNA&index=9
24/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=DFxjqvh_uEs
29/06 - 3ª série EM -
Matemática - Equação algébrica – Redução do grau: Parte v
https://www.youtube.com/watch?v=RlZ7Du5CiGM
01/07 - 3ª série EM -
Matemática - Plano de argand-gauss: Parte VI
https://www.youtube.com/watch?v=6WoC297itSE
06/07 - 3ª série EM -
Matemática - Números complexos – Forma trigonométrica e conjugado: Parte VII
https://www.youtube.com/watch?v=2uU97ZwW9mY&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=18
08/07 3ª série EM -
Matemática - Representações geométricas das operações números complexos
https://www.youtube.com/watch?v=KkK0sdnVZzE&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=19
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
13dejulho |
segunda-feira |
3ª série do EM |
18:30h |
19:15h |
Matemática |
|||
15dejulho |
quarta-feira |
3ª série do EM |
18:30h |
19:15h |
Matemática |
|
||
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS:
O Teatro de Revista |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva
|
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: O TEATRO DE REVISTA O
teatro de revista tornou-se um gênero popular no Brasil a partir do final do
século XIX. Entre os principais escritores de revista
estava Arthur Azevedo. Em uma de suas revistas, intitulada A Fantasia
(1896), ele apresenta a seguinte definição para o gênero: "Pimenta
sim, muita pimenta E
quatro, ou cinco, ou seis lundus, Chalaças
velhas, bolorentas, Pernas
à mostra e seios nus".... Pode-se
então caracterizar o teatro de revista como um veículo de difusão de modos e
costumes, como um retrato sociológico, ou como um estimulador de riso e
alegria através de falas irônicas e de duplo sentido, canções
"apimentadas" e hinos picarescos. A
questão visual era uma grande preocupação em peças deste gênero, pois
fazia-se necessário manter o "clima" alegre, descontraído, ao mesmo
tempo em que se revelava, em última instância, a hipocrisia da sociedade.
Para isso, os cenários criados eram fantasiados e multicoloridos, afim de
apresentar uma realidade superdimensionada. O corpo, neste contexto, era
muito valorizado, fosse pelo uso de roupas exóticas, pelo desnudamento
opulento ou pelas danças. O
acompanhamento musical também era uma de suas características marcantes. Seus
autores acreditavam que comentar a realidade cotidiana com a ajuda da música
tornava mais agradável e eficiente a transmissão das mensagens. Além
disso, destacavam-se como elementos composicionais de uma revista o texto em
verso, a presença da opereta, da comédia musicada, das representações
folclóricas - o pastoril e fandango -, e da dança. Importante
ressaltar que o teatro de revista visava a agradar a diferentes segmentos da
sociedade. Os elementos que a caracterizam são demonstrativos disso. A forma
popular de representação abrangia a opereta, a ópera-cômica, o vandeville
(interpretação de canções ligeiras e satíricas) e a revista, equivalentes
para a pequena burguesia; e a forma aristocrática, exclusiva da nobreza,
equivalia à ópera. No conteúdo, a
crítica de costumes. Essa mistura da sátira e crítica resultou, no Brasil, no
que se convencionou chamar de burleta, gênero do qual Arthur Azevedo
mais se apropriou para criar os enredos de suas revistas. Referência: PAIVA,
S. C. Viva o Rebolado! Vida e Morte do Teatro de Revista Brasileiro
Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1991. O teatro de revista além de chamar
atenção pelo exagero no cenário, no figurino, os textos sempre traziam a
realidade cotidiana da sociedade, sabendo disso crie um texto (pode ser
cômico, trágico) utilizando acontecimentos atual do país, da cidade, do
bairro, até mesmo da escola.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade, internet.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 13/07 a 17/07
__ |
|
|
||
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia
13/07/2020 a 18/07/2020 para 3B e 3C Anos .
1}Responder o
questionário:
Obs. : Entregar
atividades anteriores.
questões de vestibulares, Enem e concursos sobre o filósofo Nicolau
Maquiavel.
Ler artigo Nicolau
Maquiavel.
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Na aula anterior foi solicitado, uma pesquisa sobre o Aro Institucional AI-5.
Com Base na sua pesquisa responda:
Em relação a lei AI-5, qual artigo desta lei, que mais prejudicou a população brasileira? Explique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
ATIVIDADE
DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 13/07 à 17/07
Os alunos que já entregaram
todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP,
na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar
as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades
do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a
necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para
tirar dúvidas dessas aulas.
Alunos que por ventura não
puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das
mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome
completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o
bimestre.
Email do professor profmarcelomaua@gmail.com
Telefone e zap 947274315
Blog da escola
http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa; Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas; Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.
Desenvolvimento e estratégias: site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm; caderno do aluno e centro de mídias
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
1- Nós podemos beber a água do mar?
2- Existe outra fonte de água potável?
3- Existe água no deserto?
4- O que nós devemos tomar para melhorar a azia?
5- É possível usar a água do mar como matéria-prima?
6- De onde vem o sal de cozinha?
7- Existem outras utilidades para o NaCl?
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para os 3º anos durante o período 13/07 a 17/07/20
Problemas Ambientais:
Os problemas das cidades segundos os analistas profissionais da educação são os grandes norteadores das questões do exame: inversão térmica, chuva ácida, ilhas de calor, lixo, poluição de rios, crise hídrica e falta de d'água são contextos ligados à urbanização típica das grandes metrópoles. O professor de biologia do cursinho Poliedro Luís Gustavo Megiolaro destaca que as questões são interdisciplinares e sempre transitam entre os conteúdos de biologia e geografia.
Além disso, ele lembra que os estudantes devem ficar bastante atentos às formas de poluição, um dos assuntos que mais aparece nos enunciados do ENEM. Existem três TIPOS centrais de POLUIÇÃO que podem aparecer na Prova: AQUÁTICA, a ATMOSFÉRICA e a do SOLO.
Ø Poluição aquática
Dentro da poluição aquática encontramos o processo de Eutrofização (concentração de matéria orgânica) de rios e lagos, além de perguntas que tratam, por exemplo, do despejo de esgoto doméstico e industrial nos cursos d’água.
Outro processo é a Magnificação Trófica (acúmulo de substâncias tóxicas, como metais pesados). “Esse problema volta à tona especialmente com o acidente de Mariana (MG), ocorrido no fim de 2015”.
Na ocasião a barragem construída pela mineradora Samarco se rompeu e espalhou os rejeitos pelo distrito de Bento Rodrigues e pelo leito do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o que causou uma concentração de metais pesados no corpo dos seres vivos.
Ø Poluição atmosférica
Efeito estufa e chuva ácida são provocados pela poluição atmosférica e tivemos alguns tratados internacionais que buscaram alternativas para amenizar estes efeitos catastróficos possivelmente nos futuros e alguns já presenciado e sentido nos fenômenos naturais ocorridas durantes estes últimos anos, Tivemos os Protocolo de Kyoto, firmado entre países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para emissão de gases que potencializam o efeito estufa, e a Rio 92 ( Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) são temáticas recorrentes.
Observamos o aquecimento Global que vem causando danos às vidas marinhas e diminuição dos recursos hídricos, floras e espécies (biodiversidades) que estão entrando em extinção. E o efeito estufa por meio de emissões de gases motivado pela poluição atmosférica: indústria, queimadas e outros poluentes provocado pelo homem.
Ø Poluição do solo
O lixo produzido no planeta apresenta um quadro irreversível e aponta caminhos que levam a reciclar de forma sustentável como converter em energia ou renovar uma energia a partir de resíduos sólidos e reaproveitamento para que explorem menos a natureza e assim evitando poluição do solo com produtos que levam anos para ser desgastado pela natureza.
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para turma do 3º ano sobre:
Durante a semana de 13 a 17/07/20
“Problemas ambientais”
1ª Questão: “As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2 , o principal gás causador do efeito estufa. Isso por causa da quantidade de combustíveis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas-de-calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.
Responda ao ler o enunciado acima: Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas-de-calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica.
–( ) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.
– ( ) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.
–( ) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.
–( ) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residência.
–( ) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.
2ª questão: leiam o texto a seguir: Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.
Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é
A) ( )- aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.
B) ( )- fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.
C) ( )- aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados aos processos.
D) ( )- fomentar a coleta seletiva de lixos nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado
E) ( )- diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.
3ª questão: Os despejos de dejetos de esgotos doméstico e industriais vem causando sérios problemas dos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.
Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
A)- ( ) aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade da decomposição dos dejetos.
B)- ( ) retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
C) – ( ) adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio.
D)- ( ) substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
E)- ( ) aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 17/07/2020
1) Quando se iniciou a Guerra Fria e por quê?
2) Por que o Estados Unidos não conflitou a União Soviética?
3) O que foi o Plano Marshal?
4) Qual era o objetivo da Otan?
5) Qual era o objetivo do Pacto de Varsóvia?
Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Leitura
em áudio:
Audiolivro da obra Capitães de Areia, de
Jorge Amado – disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 3:19:38)
Análise
literária:
1)
Considerando
a narrativa lida até o momento, selecione dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2)
Selecione
um momento clímax da obra (ponto em que a ação
atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3)
Em
que tempo e espaços acontecem a narrativa até o presente momento?
4)
Considerando
a leitura em áudio realizada da obra Capitães da Areia, até agora, analise mais
um aspecto da relação entre essa narrativa e as características do Modernismo.
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 13/07/2020 / a 17/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
Tema 2: Das fórmulas à análise
quantitativa – coeficientes e raízes
Como combinei com vocês
vamos retomar as atividades do tema 2 e assistir os vídeos aulas
Resolver a atividade 5
página 14
atividades 1 até a 9 páginas
16,17e 18
As aulas que abordaram
esse tema são as dos dias 22 e 24 de junho caso tenham perdido
Vídeo aulas 2º bimestre
22/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
https://www.youtube.com/watch?v=tuqlArb4j9Y&list=UUJF8dn7OAkMgnHeRxj-yRNA&index=9
24/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV
https://www.youtube.com/watch?v=DFxjqvh_uEs
29/06 - 3ª série EM -
Matemática - Equação algébrica – Redução do grau: Parte v
https://www.youtube.com/watch?v=RlZ7Du5CiGM
01/07 - 3ª série EM -
Matemática - Plano de argand-gauss: Parte VI
https://www.youtube.com/watch?v=6WoC297itSE
06/07 - 3ª série EM -
Matemática - Números complexos – Forma trigonométrica e conjugado: Parte VII
https://www.youtube.com/watch?v=2uU97ZwW9mY&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=18
08/07 3ª série EM -
Matemática - Representações geométricas das operações números complexos
https://www.youtube.com/watch?v=KkK0sdnVZzE&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=19
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
13dejulho |
segunda-feira |
3ª série do EM |
18:30h |
19:15h |
Matemática |
|||
15dejulho |
quarta-feira |
3ª série do EM |
18:30h |
19:15h |
Matemática |
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário