domingo, 12 de julho de 2020

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

ATIVIDADE DA SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO
-----------------------------------------------------------------------------------

ELETIVAS/PROFªDAYANE
ESPORTE E LAZER

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º e 3º (Ensino Médio)

CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos Eletronicos e de app;

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 23/07/2020
ATIVIDADES
·          Atividade 1-  TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;
·       Praticar esses jogos com amigos e família;
·       Escrever como foi a experiência;

Séries de TV
Desafio para adivinhar títulos de séries de TV através de emojis — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes





Gabarito:
1.     Orange is the New Black
2.     La Casa de Papel
3.     Vampire Diares
4.     Stranger Things
5.     13 Reasons Why
6.     Once Upon a Time
7.     Teen Wolf
8.     The Flash
9.     Pretty Little Liars

Times de futebol
Desafio para adivinhar nomes de times de futebol do mundo através de emojis — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes


Gabarito:
1.     América de Natal
2.     Universidad Católica - (Chile)
3.     Boca Juniors (Argentina)
4.     Náutico
5.     Ponte Preta
6.     Real Madrid (Espanha)
7.     Palmeiras
8.     Newell's Old Boys (Argentina)
9.     Internazionale de Milão (Itália)
10. Atlético Mineiro
11. Paris Saint-Germain (França)
12. Estudiantes (Argentina)
13. Tigres (México)
14. Arsenal (Inglaterra)
15. Cruzeiro
16. Botafogo



             E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 23/07/2020

ELETIVAS /PROFªSANDRA

Matéria de Eletivas

2º Bimestre

Atividade do período 14/07 Duração de 90 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. Pesquise sobre as 5 características de base para ser um empreendedor.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

ARTE/PROFªEDLENNE

 ARTES

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                                         

                                                  Luz e Sombra

 

 

Dificilmente paramos para observar a sombra e luz na natureza, nos objetos ou nos seres. Ela é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte. Desenhos, pinturas, fotografias e outros objetos artísticos naturalmente em duas dimensões, necessitam de sombra e luz para passarem a ideia de volume, além da perspectiva.

Sombra e luz são os mais básicos elementos para darmos volume em desenhos.

O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

A definição correta do volume num objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.

 

   

 

Então vocês vão aproveita a luz do sol  colocar um objeto no sol e desenha 

 

Qualquer objeto  Qualquer cossa que vocês tiver em casa  que da luz e sombra

 Como garrafa ou coisa 

BIOLOGIA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, reino Plantae I (Algas).

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 

  




      

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 13/07/2020 a 17/07/2020.

                                    

          

                                               Atividade

  Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Reino Plantae I (Algas).

                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

ED.FISICA/PROFºDENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          LAZER E TRABALHO

 

Aula I: De posse das informações, escolham uma função/cargo (merendeiro (a), faxineiro (a), diretor (a), professor (a), etc.) e verifiquem as possíveis posturas inadequadas ou os movimentos realizados com maior frequência, identificando quais regiões do corpo estão mais sujeitas a dores em função de sua sobrecarga.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Agora que você já identificou quais regiões do corpo são mais utilizadas em determinadas funções/cargos dentro da sua escola, e estudou sobre os benefícios da ginástica laboral, pesquise quais movimentos podem contribuir para prevenção das doenças causadas pelo esforço repetitivo e por posturas inadequadas.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

           RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

 

Código da turma no Google Classroom: 3°A: mymqt6g

 

Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com

 

DATA: 13 Á 17/07/2020

 

FILOSOFIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (13 a 17 de julho)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

POLITICA

Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto.

A palavra política tem sua origem da palavra grega “polis” que significa “cidade”. Neste sentido, determinava a ação empreendida pelas cidades-estados gregas para normalizar a convivência entre seus habitantes e com as cidades-estados vizinhas.

Definição

A política busca um consenso para a convivência pacífica em comunidade. Por isso, ela é necessária porque vivemos em sociedade e porque nem todos os seus membros pensam igual.

A política exercida dentro de um mesmo Estado chama-se política interna e entre Estados diferentes, se denomina política externa. Um dos primeiros a explicar o conceito de política foi o filósofo Aristóteles. No seu livro "Política" ele define que esta é um meio para alcançar a felicidade dos cidadãos. Para isso, o governo deve ser justo e as leis, obedecidas.

ATIVIDADE

Um dos grandes problemas políticos do Brasil é a CORRUPÇÃO. Por que você acha que isso ocorre?

SOCIOLOGIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (13 a 17 de julho)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após a LEITURA do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Liberalismo

Liberalismo foi uma doutrina de pensamento econômico, político e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia.

Liberalismo Político

As bases do liberalismo político foram lançadas pelo filósofo inglês, representante do Iluminismo, John Locke (1632-1704), em sua obra “Segundo Tratado do Governo Civil”.

Nela, ele negava a origem divina do poder e defendia a ideia de que os cidadãos tinham o direito natural de liberdade, propriedade privada e resistência contra governos tiranos. John Locke propunha a substituição do absolutismo por uma relação “contratual” entre governadores, devendo as bases desse relacionamento serem estabelecidas por um conjunto de leis escritas, a constituição.

Liberalismo Econômico O liberalismo econômico ganhou contornos definitivos com o economista escocês Adam Smith (1723-1790), considerado o criador do liberalismo econômico.

Em sua obra “A Riqueza das Nações”, mostrava a divisão do trabalho como

elemento essencial para o crescimento da produção e do mercado.

Esse modelo dependia da livre concorrência, que forçaria o empresariado a ampliar a produção, buscando novas técnicas, aumentando a qualidade do produto e baixando ao máximo os custos da produção. Isso favoreceria a lei natural da oferta e da procura, viabilizando o sucesso econômico geral e a prosperidade de todos.

No Brasil, um dos partidos que mais defendeu o liberalismo foi a União Democrática Nacional, surgida em 1945

ATIVIDADE

De acordo com o texto acima, faça um breve comentário do seu entendimento sobre o Regime Libe

FISICA/PROFº ROMEU

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  13/07  a  17/07//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

 

CONTEÚDOS:

Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação

 

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais

Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                            ATIVIDADE  2

 

            Ler os textos da apostila do 1 bimestre das pagina  28 a 29 e fazer o que se pede

           

           

 

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

 

             OBS: são os mesmos exercícios da semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre

         

 

         

     

 

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 



QUIMICA/PROFºLUCILENE

          SEMANA  DE  13/07  Á  17/07

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3ºA                                2 aulas semanais (90 minutos )

Tema: Reações de neutralização

Desenvolvimento:

Resolva a atividade 2.E do caderno do aluno considerando a tabela para responder os itens a/b.

Atividade 2.F leia o texto Deslocamento de Equilíbrio o site esta indicado no caderno do aluno e registre as principais ideias em seu caderno e responda os itens a/b.

Atividade 2.G  você devera realizar uma pesquisa e encaminhar ao e-mail seguindo o cronograma abaixo:

- Quais são os processos de obtenção do cloreto de sódio por evaporação.

-Registre as principais etapas desse processo da captação da água do mar até o produto final.

-Monte um fluxograma no caderno.

Agora responda as questões de acordo com a proposta do ENEM.

1)    É habitual a ingestão de um antiácido para se combater a acidez estomacal, ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico. Assinale a opção que tem uma substancia, encontrada no dia a dia das pessoas, mais recomendada para enfrentar a acidez

(A) leite de magnésia.

(B) vinagre.

(C) água com limão.

(D) suco de laranja.

2)    Sobre o carbonato de lítio, usado na medicina como antidepressivo, analise as afirmativas abaixo:

I-Pode ser obtido da reação entre uma base e um ácido.

II-Apresenta fórmula NaHCO3.

III-Conduz corrente elétrica quando fundido.

IV-Apresenta somente ligações iônicas.

A alternativa que contém as duas afirmativas corretas é:

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.

.

 

3)    O bicarbonato de sódio é um composto químico usado em fermentos para bolo, como antiácido estomacal e em alguns, extintores de incêndio. A sua formula molecular é

(A) NaCO3

(B) Na2CO3

(C) NaOHCO3

(D) Na(HCO3)2

(E) Na2HCO3

4)    O hidróxido de cálcio (cal), utilizado na caiação (pintura) de  paredes, é obtido a partir do dióxido de cálcio, conforme a equação balanceada que esta na alternativa

(A)
CaO + 2HCl                       -CaCl2 + H2O

(B)
CaO + H2O                        -Ca(OH)2

(C)
CaO + H2                           -Ca(OH)2

(D)
CaO + O2                           -Ca(OH)2

(E)
CaO + H2SO4                               -CaSO4

5)    Assinale a alternativa que apresenta correspondência das fórmulas químicas das seguintes substancias: hidróxido ferroso, ácido sulfídrico, ácido sulfúrico e oxido de carbono.

(A) FeOH; H2S; H2SO4; CO2.

(B) Fe(OH)3; H2S; H2SO4; CO2.

(C) Fe(OH)3; H2SO4; H2S; CO.

(D) Fe(OH)2; H2S; H2SO4; CO.

(E) Fe(OH)2; H2S; H2SO4; CO2.

6)    Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater, a acidez, ocasionado pelo excesso de ácido clorídrico no estomago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia, que ira reagir com esse ácido.

A equação que representa a reação é:

(A)
Mg(OH)2 + 2 HClO                       Mg(ClO)2 + 2 H2O

(B)
Mg(OH)2 + 2 HCl                          MgCl2 + 2 H2O

(C)
Mg(OH)2 + 2 HCl3                         Mg(ClO3)2 + 2 H2O

(D)
Mn(OH)2 +2 HClO2                                   Mn(ClO)2 + 2 H2O

(E)
Mn(OH)2 + 2 HCl                           2 MnCl2 + 2 H2O

Ao terminar as atividades você devera encaminha-la para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto você devera colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada

Plantão de duvidas é na quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã, eu aguardo vocês.

 

 

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 13 a  17 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: SEMANA DE RECUPERAÇÃO CONTINUADA.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  São diversas e estão descritas individualmente em cada atividade.

 GEOGRAFIA : O objetivo da Recuperação Continuada é, retornar ás atividades não realizadas em Março, Maio e Junho de 2020, fazer as leituras e realizar todas as atividades, garantindo assim a PRESENÇA e as NOTAS do 1º e 2º BIMESTRES, 2º Bimestre que termina em 31/07/2020.

 

Reforçando: Esta semana não será enviada uma  nova atividade, vocês deverão acessar ao Blog e ao grupo de whatsApp, e realizar todas as atividades ainda não feitas, ressalto que somente após a realização, envio, recebimento e correção destas atividades, as PRESENÇAS as aulas e as NOTAS serão lançadas na SED – Secretaria Escolar Digital.

 

Bons Estudos.

 

 BLOG DO SALIM:  <  https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/  >

    Acesso em 13/07/2020.

 

 REFLEXÃO:  VOCÊ PODE ADIAR MUITAS COISAS NA SUA VIDA,

 MÁS NÃO A DECISÃO DE SER AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.

HISTÓRIA/PROFºSILVIO

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

3A; 3TA; 3TB; 3TC; 3TD

ATENÇÃO

AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO SEMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS.

 

Semana de 13 a 17 de julho.

 

Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

 

Quantidade de aulas: 2 aulas

 

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

Crise de 1929 e seus efeitos mundiais

Introdução

Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.

A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.

Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.

 

 

Contexto histórico

Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.

Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.

Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.

Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.

Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.

Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.

concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.

Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.

Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.

 

 

A Grande Depressão

Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.

O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).

Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.

Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.

Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.

No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.

aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.

O New Deal

Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.

O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.

Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.

Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.

 

 Otávio Spinace – https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/crise-de-1929

 

ATIVIDADE 1

 

A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

 


SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.

1)      Qual a mensagem da foto acima?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)      Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS

O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.

O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.

Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.

A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.

Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.

O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.

Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.

Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.

Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.

ATIVIDADE 2


Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS/PROFª SILVANA

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 13/07 à 17/07/2020

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação d o texto: Slumdog  Millionaire

,

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Leia o texto e assinale a alternativa correta:

                                          Slumdog Millionaire

 

           Danny Boyle’s “Slumdog Millionaire” hits the ground running. This is a breathless, exciting story, heartbreaking and exhilarating at the same time, about a Mumbai orphan who rises from rags to riches on the strength of his lively intelligence. The film’s universal appeal presents the real India to millions of moviegoers for the first time.

  The real India, supercharged with a plot as reliable and eternal as the hills. The film’s surface is so dazzling that you hardly realize how traditional it is underneath. But it’s the buried structure that pulls us through the story like a big engine on a short train. By the real India, I don’t mean an unblinking documentary like Louis Malle’s “Calcutta” or the recent “Born Into Brothels.” I mean the real India of social levels that seem to be separated by centuries. What do people think of when they think of India? On the one hand, Mother Teresa, “Salaam Bombay!” and the wretched of the earth. On the other, the “Masterpiece Theater”-style images of “A Passage to India,” “Gandhi” and “The Jewel in the Crown.”

  The film uses dazzling cinematography, breathless editing, driving music and headlong momentum to explode with narrative force, stirring in a romance at the same time.

EBERT, R. Disponível em: http://rogerebert.suntimes.com. Acesso em: 11 abr. 2011 (adaptado).

 

O texto trata do premiado filme indiano “Slumdog Millionaire”. Segundo a resenha apresentada, a história retrata uma Índia real, uma vez que:

A- retrata sentimentos universais compartilhados por algumas culturas.

B- revela a tradicional separação de classes sociais em um cenário inovador.

C- se assemelha a documentários anteriormente produzidos por outros cineastas.

D- representa o caráter romântico da cultura indiana expressa em suas produções.

E- aproxima a nova cinematografia indiana de filmes grandiosos produzidos em outros países.

 

Período da Realização: 13/07 à 17/07/2020.


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºSILVIA

Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 13 a 17/07/2020 

 

     Escolher uma música atual, uma charge, um provérbio, um comercial ou uma cena de filme e criar uma paródia. Se optar por uma cena de filme ou comercial, a paródia terá que ser em forma de vídeo. Não copie a paródia da internet, e sim, use a sua criatividade na elaboração dos textos e vídeos.

 

    Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo de WhatsApp ou no privado.

MATEMÁTICA/PROFºROSELIA

ATIVIDADES SEMANAL DO PROFESSOR

 

PROFESSORA: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

13á 17/07/2020.

 

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ª A   Ensino Médio

             

 

CONTEÚDOS:

·       Equações polinomiais.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

https://youtu.be/tuqlArb4j9Y (Equações algébricas: Parte III)

https://youtu.be/DFxjqvh_uEs (Equações algébricas: Parte IV)

·       Caderno do Aluno(volume 2) realizar atividades páginas 16 á18 com devolução via email ou no Class roon (foto).

·       Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 13 á 17/07/2020 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon.

 

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·       Avaliação Processual.   

·       Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 13 á  17/07/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 

 

 

 

DATA: 17/07/2020.

 

 

 

 

PROJETO DE VIDA /PROFºROSELIA

PLANO SEMANAL  DO PROFESSOR

PROFESSOR

ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

3º A (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

DATA   13 á 17/07/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA   3ºA

CONTEÚDOS:

Analisando as suas forças

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP

https://youtu.be/W8hocwTz-08

Realizar a leitura do texto- 158 e 159.

•         Realizar uma síntese do texto trabalhado e enviar (foto) para o E-mail ou no Google Class.

Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações quando retornarmos.

RECURSOS:

·       T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, filmes Netflix, internet e caderno do aluno.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

·       Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

·        Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma GOOGLE CLASS realização da atividade no caderno do aluno etc.

 

DATA.DE ENTREGA: 17/07/2020

 

  DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 TEC.E INOVAÇÃO/PROFºSANDRA

Matéria de Tecnologia e Inovação

2º Bimestre

Atividade 13 A 17 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que é um pensamento computacional e por que isso é importante?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

-----------------------------------------------------------------------------------
3ºB 
ARTE/PROFª Edlenne
 ARTES

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                                         

                                                  Luz e Sombra

 

 

Dificilmente paramos para observar a sombra e luz na natureza, nos objetos ou nos seres. Ela é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte. Desenhos, pinturas, fotografias e outros objetos artísticos naturalmente em duas dimensões, necessitam de sombra e luz para passarem a ideia de volume, além da perspectiva.

Sombra e luz são os mais básicos elementos para darmos volume em desenhos.

O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.

A definição correta do volume num objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.

 

   

 

Então vocês vão aproveita a luz do sol  colocar um objeto no sol e desenha 

 

Qualquer objeto  Qualquer cossa que vocês tiver em casa  que da luz e sombra

 Como garrafa ou coisa 

BIOLOGIA/PROFº

FILOSOFIA/PROFºISLILIA

Professora: Islilia

Disciplina: Filosofia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Atividades semanal dia 13/07/2020 a 18/07/2020 para 3B e 3C Anos .

1}Responder o questionário:

Obs. : Entregar atividades anteriores.

 

questões de vestibulares, Enem e concursos sobre o filósofo Nicolau Maquiavel.
Ler artigo Nicolau Maquiavel.

Exercício 1: (Enem 2013)

Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser:

A)

Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.

B)

Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.

C)

Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.

D)

Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.

E)

Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

Exercício 2: (Enem 2012)

Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao

A)

Valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo

B)

Rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.

C)

Afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.

D)

Romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.

E)

Redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.

Exercício 3: (UNICAMP 2016)

Quanto seja louvável a um príncipe manter a fé, aparentar virtudes e viver com integridade, não com astúcia, todos o compreendem; contudo, observa-se, pela experiência, em nossos tempos, que houve príncipes que fizeram grandes coisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, e souberam, pela astúcia, transtornar a cabeça dos homens, superando, enfim, os que foram leais (...). Um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir.
(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 73-85.)

A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, é correto afirmar que:

A)

O jogo das aparências e a lógica da força são algumas das principais artimanhas da política moderna explicitadas por Maquiavel.

B)

A prudência, para ser vista como uma virtude, não depende dos resultados, mas de estar de acordo com os princípios da fé.

C)

Os princípios e não os resultados é que definem o julgamento que as pessoas fazem do governante, por isso é louvável a integridade do príncipe.

D)

A questão da manutenção do poder é o principal desafio ao príncipe e, por isso, ele não precisa cumprir a palavra dada, desde que autorizado pela Igreja.

Exercício 4: (Unespar 2016)

Maquiavel, pensador político do período moderno, faz severas críticas ao modo de se fazer política no período grego e, sobretudo, no período moderno, isso porque, de acordo com esse pensador político, a política do seu tempo era tomada no sentido aristotélico, ou seja, pensava a partir do que se denomina de dever-ser, em outros termos, pensando o homem, a partir da visão aristotélica, como um animal político, isto é, nascido para a política, uma espécie de o homem como ser comunitário. Por essa razão, Maquiavel, em 1513, escreveu sua famosa obra O Príncipe e, no contexto dessa obra, o autor apresenta a seguinte discussão:

“Necessitando, portanto, um príncipe saber usar bem o animal, desse deve tomar como modelos a raposa e o leão, porque o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não tem defesa contra os lobos. É preciso, portanto, ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para aterrorizar os lobos. Aqueles que usam apenas os modos do leão, nada entendem dessa arte”
(MAQUIAVEL. O Príncipe. São Paulo: abril cultural, 978, p. 108. Coleção os pensadores)

Desse modo:

I. Para Maquiavel, a noção de lobo representa o uso da força e, nesse sentido, deve demonstrar coragem e, acima de tudo, poder para aniquilar os lobos.
II. Raposa é, no sentido apresentado na assertiva, uma figura metafórica que representa astúcia, sutileza e esperteza para lidar com os adversários.
III. A arte política é, no sentido apresentado por Maquiavel, uma forma ética de lidar com os adversários, pois, para esse autor, o homem é um animal político e por isso se traduz como um ser comunitário.

Assinale a alternativa correta, com relação aos enunciados acima:

A)

Apenas a alternativa I está correta;

B)

Apenas a alternativa II está correta;

C)

Apenas a alternativa III está correta;

D)

Todas as alternativas estão corretas;

E)

As alternativas I e II estão corretas.

SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Na aula anterior foi solicitado, uma pesquisa sobre o Aro Institucional AI-5.

Com Base na sua pesquisa responda:

Em relação a lei AI-5, qual artigo desta lei, que mais prejudicou a população brasileira? Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº Marcelo Andrade

ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim

Semana de 13/07 à 17/07

Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.

Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre.

Email do professor profmarcelomaua@gmail.com

Telefone e zap 947274315

Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

QUIMICA/PROFºPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa; Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas;  Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.
Desenvolvimento e estratégias:  site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm; caderno do aluno e centro de mídias
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
1- Nós podemos beber a água do mar?
2- Existe outra fonte de água potável?
3- Existe água no deserto?
4- O que nós devemos tomar para melhorar a azia?
5- É possível usar a água do mar como matéria-prima?
6- De onde vem o sal de cozinha?
7- Existem outras utilidades para o NaCl?

GEOGRAFIA/PROFºERICA

DISCIPLINA/TURMA:  GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)


CONTEÚDOS: Améria Latina - CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES


ATIVIDADE

Trabalhando ainda com o tema  choque de civilização, um tema muito importante e que cai nos vestibulares é o tema Xenofobia. Pensando nisso compartilho um vídeo com vocês e peço que vejam e façam uma síntese sobre o tema e sua importância na vida social das vítimas.

Mínimo de 15 linhas.



ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana 13 a 17/07


HISTÓRIA/PROFºSERGIO

Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 17/07/2020

1) Quando se iniciou a Guerra Fria e por quê?

2) Por que o Estados Unidos não conflitou a União Soviética?

3) O que foi o Plano Marshal?

4) Qual era o objetivo da Otan?

5) Qual era o objetivo do Pacto de Varsóvia?

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFºMªANTONIA

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês 

Atividade para a semana: de 13 de julho à 17 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: PRESENT PERFECT

Objetivo Aprendizagem: Identificar e reconhecer PRESENT PERFECT.

Atividade: 
1. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=o1_0Gz4uRKo
2. Assista o vídeo;
3. Observe as legendas;
4. Escreva o assunto da aula e a definição em seu caderno;
5. Selecione as frases que exemplificam o tempo verbal "PRESENT PERFECT" (PRESENTE PERFEITO);
6. Escreva-os em seu caderno e utilize o google tradutor para escrever o signicado;
6. Envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com
 apenas os exemplos selecionadas e os significados.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Sequência de atividades:

 

Leitura em áudio:

 

Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link

 

https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 3:19:38)

 

Análise literária:

 

1)     Considerando a narrativa lida até o momento, selecione dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).

 

2)     Selecione um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).

 

3)     Em que tempo e espaços acontecem a narrativa até o presente momento?

 

4)     Considerando a leitura em áudio realizada da obra Capitães da Areia, até agora, analise mais um aspecto da relação entre essa narrativa e as características do Modernismo.

MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 13/07/2020 / a 17/07/2020 (4 aulas)

2º BIMESTRE

Tema 2: Das fórmulas à análise quantitativa – coeficientes e raízes

Como combinei com vocês vamos retomar as atividades do tema 2 e assistir os vídeos aulas

Resolver a atividade 5 página 14

atividades 1 até a 9 páginas 16,17e 18

As aulas que abordaram esse tema são as dos dias 22 e 24 de junho caso tenham perdido

Vídeo aulas 2º bimestre

22/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=tuqlArb4j9Y&list=UUJF8dn7OAkMgnHeRxj-yRNA&index=9

 

24/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV

https://www.youtube.com/watch?v=DFxjqvh_uEs

              

29/06 - 3ª série EM - Matemática - Equação algébrica – Redução do grau: Parte v

https://www.youtube.com/watch?v=RlZ7Du5CiGM

                     

01/07 - 3ª série EM - Matemática - Plano de argand-gauss: Parte VI

                                                             https://www.youtube.com/watch?v=6WoC297itSE

 

06/07 - 3ª série EM - Matemática - Números complexos – Forma trigonométrica e conjugado: Parte VII

https://www.youtube.com/watch?v=2uU97ZwW9mY&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=18

 

08/07 3ª série EM - Matemática - Representações geométricas das operações números complexos

https://www.youtube.com/watch?v=KkK0sdnVZzE&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=19

 

 

Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts

 

Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou acompanhando!

 

13dejulho

segunda-feira

3ª série do EM

18:30h

19:15h

Matemática

15dejulho

quarta-feira

3ª série do EM

18:30h

19:15h

Matemática

 

 

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------
3ºC
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

 

O Teatro de Revista

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

O TEATRO DE REVISTA

O teatro de revista tornou-se um gênero popular no Brasil a partir do final do século XIX.

 Entre os principais escritores de revista estava Arthur Azevedo. Em uma de suas revistas, intitulada A Fantasia (1896), ele apresenta a seguinte definição para o gênero:

"Pimenta sim, muita pimenta

E quatro, ou cinco, ou seis lundus,

Chalaças velhas, bolorentas,

Pernas à mostra e seios nus"....

 

Pode-se então caracterizar o teatro de revista como um veículo de difusão de modos e costumes, como um retrato sociológico, ou como um estimulador de riso e alegria através de falas irônicas e de duplo sentido, canções "apimentadas" e hinos picarescos.

A questão visual era uma grande preocupação em peças deste gênero, pois fazia-se necessário manter o "clima" alegre, descontraído, ao mesmo tempo em que se revelava, em última instância, a hipocrisia da sociedade. Para isso, os cenários criados eram fantasiados e multicoloridos, afim de apresentar uma realidade superdimensionada. O corpo, neste contexto, era muito valorizado, fosse pelo uso de roupas exóticas, pelo desnudamento opulento ou pelas danças.

O acompanhamento musical também era uma de suas características marcantes. Seus autores acreditavam que comentar a realidade cotidiana com a ajuda da música tornava mais agradável e eficiente a transmissão das mensagens.

Além disso, destacavam-se como elementos composicionais de uma revista o texto em verso, a presença da opereta, da comédia musicada, das representações folclóricas - o pastoril e fandango -, e da dança.

Importante ressaltar que o teatro de revista visava a agradar a diferentes segmentos da sociedade. Os elementos que a caracterizam são demonstrativos disso. A forma popular de representação abrangia a opereta, a ópera-cômica, o vandeville (interpretação de canções ligeiras e satíricas) e a revista, equivalentes para a pequena burguesia; e a forma aristocrática, exclusiva da nobreza, equivalia à ópera.

No conteúdo, a crítica de costumes. Essa mistura da sátira e crítica resultou, no Brasil, no que se convencionou chamar de burleta, gênero do qual Arthur Azevedo mais se apropriou para criar os enredos de suas revistas.

Referência: PAIVA, S. C. Viva o Rebolado! Vida e Morte do Teatro de Revista Brasileiro Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1991.

O teatro de revista além de chamar atenção pelo exagero no cenário, no figurino, os textos sempre traziam a realidade cotidiana da sociedade, sabendo disso crie um texto (pode ser cômico, trágico) utilizando acontecimentos atual do país, da cidade, do bairro, até mesmo da escola.

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade, internet.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07  a 17/07

 

__

 

 

 

 

BIOLOGIA/PROFº

FILOSOFIA/PROFºISLILIA

Professora: Islilia

Disciplina: Filosofia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Atividades semanal dia 13/07/2020 a 18/07/2020 para 3B e 3C Anos .

1}Responder o questionário:

Obs. : Entregar atividades anteriores.

 

questões de vestibulares, Enem e concursos sobre o filósofo Nicolau Maquiavel.
Ler artigo Nicolau Maquiavel.

Exercício 1: (Enem 2013)

Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser:

A)

Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.

B)

Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.

C)

Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.

D)

Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.

E)

Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

Exercício 2: (Enem 2012)

Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).

Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao

A)

Valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo

B)

Rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.

C)

Afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.

D)

Romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.

E)

Redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.

Exercício 3: (UNICAMP 2016)

Quanto seja louvável a um príncipe manter a fé, aparentar virtudes e viver com integridade, não com astúcia, todos o compreendem; contudo, observa-se, pela experiência, em nossos tempos, que houve príncipes que fizeram grandes coisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, e souberam, pela astúcia, transtornar a cabeça dos homens, superando, enfim, os que foram leais (...). Um príncipe prudente não pode nem deve guardar a palavra dada quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas que o determinaram cessem de existir.
(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p. 73-85.)

A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, é correto afirmar que:

A)

O jogo das aparências e a lógica da força são algumas das principais artimanhas da política moderna explicitadas por Maquiavel.

B)

A prudência, para ser vista como uma virtude, não depende dos resultados, mas de estar de acordo com os princípios da fé.

C)

Os princípios e não os resultados é que definem o julgamento que as pessoas fazem do governante, por isso é louvável a integridade do príncipe.

D)

A questão da manutenção do poder é o principal desafio ao príncipe e, por isso, ele não precisa cumprir a palavra dada, desde que autorizado pela Igreja.

Exercício 4: (Unespar 2016)

Maquiavel, pensador político do período moderno, faz severas críticas ao modo de se fazer política no período grego e, sobretudo, no período moderno, isso porque, de acordo com esse pensador político, a política do seu tempo era tomada no sentido aristotélico, ou seja, pensava a partir do que se denomina de dever-ser, em outros termos, pensando o homem, a partir da visão aristotélica, como um animal político, isto é, nascido para a política, uma espécie de o homem como ser comunitário. Por essa razão, Maquiavel, em 1513, escreveu sua famosa obra O Príncipe e, no contexto dessa obra, o autor apresenta a seguinte discussão:

“Necessitando, portanto, um príncipe saber usar bem o animal, desse deve tomar como modelos a raposa e o leão, porque o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não tem defesa contra os lobos. É preciso, portanto, ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para aterrorizar os lobos. Aqueles que usam apenas os modos do leão, nada entendem dessa arte”
(MAQUIAVEL. O Príncipe. São Paulo: abril cultural, 978, p. 108. Coleção os pensadores)

Desse modo:

I. Para Maquiavel, a noção de lobo representa o uso da força e, nesse sentido, deve demonstrar coragem e, acima de tudo, poder para aniquilar os lobos.
II. Raposa é, no sentido apresentado na assertiva, uma figura metafórica que representa astúcia, sutileza e esperteza para lidar com os adversários.
III. A arte política é, no sentido apresentado por Maquiavel, uma forma ética de lidar com os adversários, pois, para esse autor, o homem é um animal político e por isso se traduz como um ser comunitário.

Assinale a alternativa correta, com relação aos enunciados acima:

A)

Apenas a alternativa I está correta;

B)

Apenas a alternativa II está correta;

C)

Apenas a alternativa III está correta;

D)

Todas as alternativas estão corretas;

E)

As alternativas I e II estão corretas.


SOCIOLOGIA/PROFºJOYCE

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Na aula anterior foi solicitado, uma pesquisa sobre o Aro Institucional AI-5.

Com Base na sua pesquisa responda:

Em relação a lei AI-5, qual artigo desta lei, que mais prejudicou a população brasileira? Explique!

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFº Marcelo Andrade

ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim

Semana de 13/07 à 17/07

Os alunos que já entregaram todas as atividades de 1º e 2º Bimestres deverá acompanhar as aulas pelo CMSP, na impossibilidade por falta de equipamento eletrônico, poderá ainda acompanhar as aulas por Facebook ou Youtube ou ainda pela TV e desenvolver a as atividades do caderno de aluno mandado pelo Secretaria Estadual de Educação sem a necessidade de mandar foto para o professor, mas podendo entrar em contato para tirar dúvidas dessas aulas.

Alunos que por ventura não puderam entregar alguma atividade do 1º ou 2º Bimestre deverá fazer a busca das mesmas no blog da escola e realizar mandar no email do professor com nome completo, se é atividade 1, 2 , 3 etc , a semana que a mesma se refere e o bimestre.

Email do professor profmarcelomaua@gmail.com

Telefone e zap 947274315

Blog da escola http://eesalimfarahmaluf.blogspot.com

QUIMICA/PROFºPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Cíentifica: Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa; Reconhecer que se podem obter soluções neutras e a formação de sais a partir de reações entre soluções ácidas e básicas;  Interpretar a constante de equilíbrio como uma relação que indica as concentrações relativas de reagente e produtos que coexistem em equilíbrio dinâmico.
Desenvolvimento e estratégias:  site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm; caderno do aluno e centro de mídias
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 16/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Neutralização, eletrólise e usos da água do mar
1- Nós podemos beber a água do mar?
2- Existe outra fonte de água potável?
3- Existe água no deserto?
4- O que nós devemos tomar para melhorar a azia?
5- É possível usar a água do mar como matéria-prima?
6- De onde vem o sal de cozinha?
7- Existem outras utilidades para o NaCl?

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para os 3º anos durante o período 13/07 a 17/07/20

            Problemas Ambientais:

Os problemas das cidades segundos os analistas profissionais da educação são os grandes norteadores das questões do exame: inversão térmica, chuva ácida, ilhas de calor, lixo, poluição de rios, crise hídrica e falta de d'água são contextos ligados à urbanização típica das grandes metrópoles. O professor de biologia do cursinho Poliedro Luís Gustavo Megiolaro destaca que as questões são interdisciplinares e sempre transitam entre os conteúdos de biologia e geografia.

Além disso, ele lembra que os estudantes devem ficar bastante atentos às formas de poluição, um dos assuntos que mais aparece nos enunciados do ENEM. Existem três TIPOS centrais de POLUIÇÃO que podem aparecer na Prova: AQUÁTICA, a ATMOSFÉRICA e a do SOLO.

Ø  Poluição aquática

Dentro da poluição aquática encontramos o processo de Eutrofização (concentração de matéria orgânica) de rios e lagos, além de perguntas que tratam, por exemplo, do despejo de esgoto doméstico e industrial nos cursos d’água.

Outro processo é a Magnificação Trófica (acúmulo de substâncias tóxicas, como metais pesados). “Esse problema volta à tona especialmente com o acidente de Mariana (MG), ocorrido no fim de 2015”.  

Na ocasião a barragem construída pela mineradora Samarco se rompeu e espalhou os rejeitos pelo distrito de Bento Rodrigues e pelo leito do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, o que causou uma concentração de metais pesados no corpo dos seres vivos.

Ø  Poluição atmosférica

Efeito estufa e chuva ácida são provocados pela poluição atmosférica e tivemos alguns tratados internacionais que buscaram alternativas para amenizar estes efeitos catastróficos possivelmente nos futuros e alguns já presenciado e sentido nos fenômenos naturais ocorridas durantes estes últimos anos, Tivemos os Protocolo de Kyoto, firmado entre países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) para emissão de gases que potencializam o efeito estufa, e a Rio 92 ( Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento) são temáticas recorrentes.

Observamos o aquecimento Global que vem causando danos às vidas marinhas e diminuição dos recursos hídricos, floras e espécies (biodiversidades) que estão entrando em extinção. E o efeito estufa por meio de emissões de gases motivado pela poluição atmosférica: indústria, queimadas e outros poluentes provocado pelo homem.

Ø  Poluição do solo

O lixo produzido no planeta apresenta um quadro irreversível e aponta caminhos que levam a reciclar de forma sustentável como converter em energia ou renovar uma energia a partir de resíduos sólidos e reaproveitamento para que explorem menos a natureza e assim evitando poluição do solo com produtos que levam anos para ser desgastado pela natureza.   


Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para turma do 3º ano sobre:

Durante a semana de 13 a 17/07/20

“Problemas ambientais”

1ª Questão: “As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o   CO2 , o principal gás causador do efeito estufa. Isso por causa da quantidade de combustíveis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas-de-calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Responda ao ler o enunciado acima: Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas-de-calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica.

–(  ) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.

– (  ) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.

–(  ) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.

–(  ) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residência.

–(  ) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

2ª questão: leiam o texto a seguir: Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

A) (  )- aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.

B) (  )- fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.

C) (  )- aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados aos processos.

D) (  )- fomentar a coleta seletiva de lixos nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado

E) (  )- diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica.

3ª questão: Os despejos de dejetos de esgotos doméstico e industriais vem causando sérios problemas dos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

               A)- (   ) aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade da decomposição dos dejetos.

             B)- (  ) retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

             C) – (  ) adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio.

            D)- (  ) substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os  nutrientes.

           E)- (  ) aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias

HISTÓRIA/PROFºSERGIO

Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 13 a 17/07/2020

1) Quando se iniciou a Guerra Fria e por quê?

2) Por que o Estados Unidos não conflitou a União Soviética?

3) O que foi o Plano Marshal?

4) Qual era o objetivo da Otan?

5) Qual era o objetivo do Pacto de Varsóvia?

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFº Maria Antõnia

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês 

Atividade para a semana: de 13 de julho à 17 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: PRESENT PERFECT

Objetivo Aprendizagem: Identificar e reconhecer PRESENT PERFECT.

Atividade: 
1. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=o1_0Gz4uRKo
2. Assista o vídeo;
3. Observe as legendas;
4. Escreva o assunto da aula e a definição em seu caderno;
5. Selecione as frases que exemplificam o tempo verbal "PRESENT PERFECT" (PRESENTE PERFEITO);
6. Escreva-os em seu caderno e utilize o google tradutor para escrever o signicado;
6. Envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com
 apenas os exemplos selecionadas e os significados.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 06/07/2020 a 10/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Sequência de atividades:

 

Leitura em áudio:

 

Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link

 

https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 3:19:38)

 

Análise literária:

 

1)     Considerando a narrativa lida até o momento, selecione dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).

 

2)     Selecione um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).

 

3)     Em que tempo e espaços acontecem a narrativa até o presente momento?

 

4)     Considerando a leitura em áudio realizada da obra Capitães da Areia, até agora, analise mais um aspecto da relação entre essa narrativa e as características do Modernismo.


MATEMÁTICA/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 13/07/2020 / a 17/07/2020 (4 aulas)

2º BIMESTRE

Tema 2: Das fórmulas à análise quantitativa – coeficientes e raízes

Como combinei com vocês vamos retomar as atividades do tema 2 e assistir os vídeos aulas

Resolver a atividade 5 página 14

atividades 1 até a 9 páginas 16,17e 18

As aulas que abordaram esse tema são as dos dias 22 e 24 de junho caso tenham perdido

Vídeo aulas 2º bimestre

22/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III

https://www.youtube.com/watch?v=tuqlArb4j9Y&list=UUJF8dn7OAkMgnHeRxj-yRNA&index=9

 

24/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV

https://www.youtube.com/watch?v=DFxjqvh_uEs

              

29/06 - 3ª série EM - Matemática - Equação algébrica – Redução do grau: Parte v

https://www.youtube.com/watch?v=RlZ7Du5CiGM

                     

01/07 - 3ª série EM - Matemática - Plano de argand-gauss: Parte VI

                                                             https://www.youtube.com/watch?v=6WoC297itSE

 

06/07 - 3ª série EM - Matemática - Números complexos – Forma trigonométrica e conjugado: Parte VII

https://www.youtube.com/watch?v=2uU97ZwW9mY&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=18

 

08/07 3ª série EM - Matemática - Representações geométricas das operações números complexos

https://www.youtube.com/watch?v=KkK0sdnVZzE&list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&index=19

 

 

Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts

 

Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou acompanhando!

 

13dejulho

segunda-feira

3ª série do EM

18:30h

19:15h

Matemática

15dejulho

quarta-feira

3ª série do EM

18:30h

19:15h

Matemática

 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário