segunda-feira, 20 de julho de 2020

4ºANOS INICIAIS SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
---------------------------------------------------------------------------------
4ºA
PROFESSORA/PROFªCLAUDIA

SEGUNDA-FEIRA  20/07/2020.

( Língua Portuguesa)

 

Continuação caderno do Aluno Aprender Sempre.  O aluno deverá copiar a atividade em seu caderno

3. Leia a letra de uma canção mais recente que também apresenta características da personagem Emília.

Canção 2

                                                             *Li Emi Ali Emília

Jorge Foques e Tony King Brown

 

Emília está aprendendo a falar

Ela se atrapalha e não consegue pronunciar

E, além do mais, ela inventa muita estória

É tagarela (a bonequinha), faz de conta e tem memória

Das palavras que inventa, ela mesma acha importante

E só ficou assim porque tomou a pílula falante

 

Ela conta a estória de um polvo que se aproximou e a atacou

Ficando muito brava ela quis lutar com o polvo que,

com tantos outros braços ele a apertou

Como era de pano ela tentava se esquivar

dos tentáculos que via se movimentar e apertava, apertava,

apertava

E aí ! Se liga no sítio, mano

Como é que pode alguém ser feito de pano?

Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca

Emília!

Se-ia-ga-no-li-tio- si-no-ma !!!

A-s-es-a-e-ca-ne-bo-foi-que-ta-fei-no de-pa !!!

Que rima com filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca Emília!

Muito assustada, a boneca apavorada desmaiou, deixando todo

mundo sem saber o que rolou

Foi aí que o Dr. Cara de Coruja resolveu, medicou

Emília então, acordou, falando sem parar do sonho ou da estória que inventou ou contou

Só que desse jeito ninguém entende nada

Falando assim errado é melhor parar

 

Ela gosta de falar, ela gosta de contar estórias e também gosta de mandar

Tio Barnabé, Tia Anastácia e o Visconde o Saci, que vem lá não sei de onde, fica  desorientados com a pequena atrevida

Brincando de esconde-esconde encara todo mundo, qualquer ser

humano, mesmo sendo uma bonequinha de pano

 

Li emi ali Emília! Boneca inteligente, que pensa como a gente

Li emi ali Emília! É todinha de pano, não entra pelo cano,

eu não me engano

É Emília e ela quer falar

 

Segue a rima no sítio da vovó

Dona Benta não aguenta, em sua cabeça dá um nó

A boneca exigiu não ficar só e casou com um porquinho que se

chama Rabicó

Pedrinho e Narizinho concordaram com a morada da boneca que

agora é Marquesa

E com três estrelinhas de Condessa, com certeza, o sítio é a sua realeza.

*Procure na internet o videoclipe da música.

 

a.         A canção 2 “Li Emi Ali Emília”, interpretada no ritmo do rap, traz vários episódios da história da vida de Emília. Esses episódios foram escolhidos para caracterizar a personagem Emília e alguns elementos da sua “biografia”. Indique, no quadro a seguir, 4 episódios da vida de Emília que aparecem na canção:

 

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

 

 

 

 

 b.     Há alguma informação nova sobre a personagem Emília que você descobriu ouvindo a letra da canção? Qual?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c.    Se você fosse ler uma biografia da “boneca de pano falante”, o que gostaria de saber sobre      sua vida?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d.   Como Emília é caracterizada na Canção 2? Indique algumas palavras e expressões que caracterizam a personagem ao longo da canção:



Duas: Aulas de 50 minutos.

Habilidade:

 

EMAI sequência, 13.4 e 13.5   páginas 83, 84

 

 13.4 A proposta para essa atividade é que as crianças relacionem uma representação geométrica da multiplicação com suas escritas numéricas na forma decomposta, para que explorem diferentes registros da multiplicação.

13.5 A atividade propõe que as crianças analisem procedimentos para o cálculo de multiplicação de dois números naturais.

Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11

Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

 

TERÇA-FEIRA 21/07/2020.

Continuação caderno do Aluno Aprender Sempre.  O aluno deverá copiar a atividade em seu caderno

 

Você sabia que a personagem Emília era muda no início da sua história de vida?

Monteiro Lobato, criador do livro Reinações de Narizinho, descreve Emília como “uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo”. A boneca pertencia a Lúcia, uma menina com sete anos e do narizinho arrebitado, por isso conhecida como “Narizinho”. Narizinho levava a boneca para todas as situações e brincadeiras possíveis, inclusive para passear à beira d’água. Um dia, ao conhecer o príncipe-rei. Escamado, rei do Reino das Águas Claras na beira do riacho, Narizinho falou que Emília era “muda de nascença”, mas ela procurava um doutor para curá-la. Foi aí que o Príncipe indicou o Doutor Caramujo que usava umas pílulas que resolvem todos os problemas... Quer saber mais sobre o nascimento da Emília? Que tal ler um trecho da biografia não autorizada escrita por Socorro Acioli?!

 

4 Relacione o trecho lido acima e as canções lidas nas atividades anteriores e responda:

 

 A.  O que você aprendeu da vida de Emília, lendo um trecho da biografia não autorizada da Marquesa de Rabicó?  

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1.  Como o trecho da biografia explica como Emília começou a falar?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  1.  Há semelhanças com duas canções ouvidas e discutidas anteriormente? Quais?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

  1. Leia atentamente três falas de personagens  da obra “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato e relacione-as com a biografia escrita por Socorro Acioli. Quem será que está falando?

 

  • - “Prefiro que Emília fique muda toda a vida a sacrificar uma pobre ave que não tem culpa coisa nenhuma”

               _______________________________________________

  • -”Foi saindo com ela debaixo do COBERTOR  e eu vi e pulei para cima dela. Mas a coroca me unhou a cara e me bateu com a casca na cabeça, com tanta força que dormi. Só acordei quando o doutor cara de Coruja…” ajudaram a vocês a descobrir?________________

 

  • - “Não é pedra, não! -[...] É uma das minhas queridas pílulas! Mas como teria ela ido parar na barriga deste sapo?...”   ________________________________

   

    

  1. Como vocês descobriram qual personagem está falando? Quais palavras ou expressões ajudaram vocês a descobrir?

 

     Duração: duas aulas de 00:50 minutos.

 

 

EMAI Sequências , 13.6 e 14.1   Páginas 85, 86

 

13.6 -  A atividade tem como objetivo que as crianças identifiquem regularidade em sequências numéricas compostas por ideias aditivas e multiplicativas. ( atividade individual).

14.1 -  Está atividade tem por objetivo possibilitar que as crianças observem embalagens de diversos produtos de uso diário de famílias, existentes em supermercados, nas escolas, na cantina, identifiquem quais números aparecem e quais as unidades de medida que os acompanham.

Para está atividade gostaria que respondessem,  previamente as perguntas.

-Oque vocês observam nessas embalagens?

-Além dos nomes dos produtos, existem números escritos nas embalagens?

-E oque eles representam? Existem unidades de medida escritas com os números?

Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11

Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

QUARTA-FEIRA 22/07/2020

Ortografia

Atividade 6A-  adjetivos e derivados de substantivos.

Está atividade também trata de  observar a grafia de alguns adjetivos, derivados de substantivos, com o final –OSO/-OSA. É importante que o aluno perceba que quando temos adjetivos derivados de substantivos, a grafia é sempre com S, seja com final –ÊS/-ESA, seja com final –OSO/-OSA. Atividade individual.

Ler e escrever ortografia. Páginas, 157,158 e 159. (Finalizando a atividade 6A).

Habilidade: EF04LP02

Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

EMAI sequência 14.2 e 14.3 Páginas 87, 88

 

14.2- A atividade propõe  a resolução de diversas situações problemas envolvendo unidades de medida de capacidade e estabelecendo relação entre elas.

14.3- A atividade propõe que as crianças relacionem e comparem diferentes unidades de medida de capacidade, as não padronizadas, como xícara copo americano, colher de sopa, colher de chá, como as padronizadas. -Litro e mililitro

 

Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11

Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

 

Interdisciplinar

Capitulo: 4 Chegar ao Brasil, identificar permanência e transformações sociais na vida daqueles que migram e sua colaboração para a sociedade à qual se integram.  Página: 86,87

Recurso: CMSP   https://youtu.be/pZ7DRLkwcfg

Duração: uma aula de 50 Minutos.

QUINTA-FEIRA 23/07/2020.

 Atividade 2 – Reunião dos Planetas!

Para reconhecer mais sobre o Plante Terra, Joyce, Joaquim e Laura encontra na Sala de leitura da sua escola alguns exemplares do livro “a Reunião dos Planetas”, de Marcelo Oliveira, Publicado pela companhia das Letrinhas. Os estudantes leram na “orelha do livro” que o autor é professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) e trabalha na área de química. Além disso, tem outros livros publicados para criança. Por que será que os planetas decidiram fazer uma reunião? Escreva sua hipótese observando quadro abaixo:


Atividade Habitual de Leitura




Aprender Sempre de Matemática. 4º Ano.

 

Sequência 1- A população indígena 

 

Atividade 1

 

 A escola de Cauã,  Tainá,  Ubiratan  convidou alguns indígenas da etnia Guarani para fazer uma visita e relatar para as crianças sobre suas tradições,  hábitos  e costumes.  eles contaram que sempre ao final da tarde,  costumam  reunir as crianças e contar histórias sobre a sua que foram ouvidas também por  seus pais e avós.

Cauã,  Tainá,  Ubiratan  interessados em saber mais sobre as várias etnias indígenas,  realizaram pesquisas que registraram os dados coletados.

 

1.            Cauã descobriu que,  em 2010, viviam 12977 indígenas nas cidades de São Paulo,  no bairro de Parelheiros e outros; é nós cidades do litoral Paulista, 24918 (IBGE 2010). Estime o total da população indígena distribuída na capital e litoral de São Paulo na época. calcule Esse total e depois valide o resultado com a calculadora.

.

2.             Ubiratan contou para os amigos que no município de São Paulo, em 2010, mor na urbana 11918 em indígenas.  como o total de indígena era nessa época 12977, quantos moravam em aldeias? (IBGE 2010). Confira o resultado com a ajuda da calculadora.

 

3.             Tainá descobriu dados atualizados em 2016, mostrando o aumento da população indígena  em terras demarcadas em todo o Estado de São Paulo.  Muitas famílias desta população estão escritas nos polos do CRPSP - Centro Regional de psicologia de São Paulo.

 

Polo  do CRPSP

Indígenas inscritos

Bauru

 946

 São Paulo

 4211

 Peruíbe

 123

 Mongaguá

 623

 Registro

 291

 

a.            Quantos indígenas estão inscritos no CRPSP? Quantos têm suas terras demarcadas em zonas litorâneas?

 

Atividade 2 

 

Ubiratan e Tainá gostam de fazer cálculos de formas diferentes e depois Compare os resultados.  Observe como eles resolvem a adição  326 + 298:

 

 

 

Tainá

 Ubiratan

300    +    20 +    6

200    +    90 +    8

________________

500     + 110 +   14  = 624

                            11

326

298

__+_______

624

 

Lembre-se

Na adição

Os números 326 e 298 são chamados de PARCELAS;

O resultado 624 é chamado de SOMA ou TOTAL.

 

1.               Escolhas um  dos procedimentos- de Tainá ou de Ubiratan - e resolva as adições. Confira  o resultado com a ajuda da calculadora.

a.            2 514 +  5 500 =

b.                  5 731 + 999 =

 

Agora, veja os procedimentos dos dois amigos para a subtração 782 - 273:


Tainá

700 + 70 + 12

                                          - ( 200 + 70  + 3)

                                           ______________

                                         500 +   0   + 9 = 509

O resultado foi o mesmo, ou seja, 509, mas os procedimentos para a realização do cálculo foram diferentes.

 

Lembre-se

Na subtração

Os números 782 é chamado MINUENDO;

 273 é o SUBTRAENDO;

509 é chamado de DIFERENÇA ou RESTO;

 2.Escolha um dos procedimentos, de Tainá ou Ubiratan, e resolva as subtrações. Confira o resultado utilizando a calculadora.

a.  2  514 – 5 500 =

b.   5 731 – 999  =

 

 

Agora, Tainá faz multiplicação por estimativa e Ubiratan faz pela técnica operatória. Veja como fizeram o cálculo de 225 x 19:

Tainá

Ubiratan

225  x  20= 4 500

4 500  - 225 =

4 275

                  225

                    19

          ________

                    45

          +      180

                1 800  

                2 250

          _  ______

                4 275 

 

 

LEMBRE_SE:

Na multiplicação:

O número 225 e o 19 são chamados de FATORES;

O resultado 4 275 é o PRODUTO DOS FATORES.

 

 

Escolha um dos procedimentos – Tainá ou de Ubiratan – e resolva as multiplicações. Verifique o resultado utilizando a calculadora.

a.   789x11 =

             b.  123 x 99 =

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Está atividade deverá ser copiada  e respondida no caderno.

 Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11

 Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

Interdisciplinar

As migrações da história

Nesta atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da sociedade.  Páginas 88,89

Habilidade:  EF04HI01 EF04GE02 EF04HI02 EF04GE01

Duração: uma aula de 50 Minutos.

 

Sexta-feira  14/07/2020

Aprender Sempre

1.Assim como os três estudantes, faça a leitura da orelha do livro “A Reunião dos Planetas” e procure descobrir oque ocorreu para os planetas se reunirem e outras informações sobre a história. Utilize um lápis para sublinhar as informações que lhe ajudarão a responder os dois questionários.





a.  Você costuma ler as orelhas dos livros e as contracapas? Por quê?

 

___________________________________________________________________________

b.   O que você descobriu ao ler a orelha do livro A Reunião dos Planetas?

 

___________________________________________________________________________

c.   Segundo o texto da orelha do livro , quais informações lhe ajudam a compreender a história?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

d.   Corpo celeste é qualquer objeto situado no espaço. Segundo a orelha do livro, o que acontece quando os corpos celestes viram personagens desta história? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Habilidade:

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

INTERDISCIPLINAR

Continuação: As migrações da história

Nesta atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da sociedade. O Brasil Português.  Destaca momentos significativos do período da colonização das terras que hoje formam o Brasil. Página  90,91

Recurso CMSP: https://youtu.be/rKQO-pi0m3w

Habilidade: EF04HI01 EF04GE02 EF04HI02 EF04GE01 EF04GE13*

 

 

          EF15LP02B EF15LP03 EF35LP03


ARTE/ PROFª: FLÁVIA

Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e maaterial para fazer as texturas.

 

 

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Texturas naturais

Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos deárvoresmadeirafolhasrochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.Textura gráfica

Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricçãoimpressão, decalque e construção.

 

Texturas Artificiais:

 

São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.






ED. FISICA/PROFºDONIZETI

                                 EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                      TURMA: 4º ANO  A 

 

                ATIVIDADES   SEMANA    20   Á   24/07/2020

 

1ª AULA (50 minutos)

Essa semana vamos lembrar e fazer uma brincadeira que fazíamos na escola:

 

Estátua: você escolhe uma pessoa que dará o sinal, quando todos deveram pular e dançar, pode usar música, a um novo sinal todos deveram virar estátua. E a pessoa que deu o sinal irá escolher a melhor estátua, a qual ocupará o seu lugar e função.

 

2ª AULA (50 minutos)

 

Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, um desenho da quadra da sua escola, com a brincadeira que você mais gostava de participar.


 

ORIENTAÇÕES

 

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Para fazer o desenho pode usar seu caderno de desenho.

Coloque uma música, que vai ajudar na brincadeira.

Assistir as aulas no CMSP.

 

REGISTRO

 

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário