SEGUNDA-FEIRA
20/07/2020.
( Língua Portuguesa)
Continuação
caderno do Aluno Aprender Sempre. O
aluno deverá copiar a atividade em seu caderno
3. Leia a letra de uma canção mais recente que também apresenta
características da personagem Emília.
Canção 2
*Li Emi Ali Emília
Jorge Foques e Tony King Brown
Emília está aprendendo a falar
Ela se
atrapalha e não consegue pronunciar
E, além do
mais, ela inventa muita estória
É tagarela
(a bonequinha), faz de conta e tem memória
Das palavras
que inventa, ela mesma acha importante
E só ficou
assim porque tomou a pílula falante
Ela conta a
estória de um polvo que se aproximou e a atacou
Ficando
muito brava ela quis lutar com o polvo que,
com tantos
outros braços ele a apertou
Como era de
pano ela tentava se esquivar
dos
tentáculos que via se movimentar e apertava, apertava,
apertava
E aí ! Se
liga no sítio, mano
Como é que
pode alguém ser feito de pano?
Que rima com
filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca
Emília!
Se-ia-ga-no-li-tio-
si-no-ma !!!
A-s-es-a-e-ca-ne-bo-foi-que-ta-fei-no
de-pa !!!
Que rima com
filha, com lentilha e com baunilha...É a boneca Emília!
Muito
assustada, a boneca apavorada desmaiou, deixando todo
mundo sem
saber o que rolou
Foi aí que o
Dr. Cara de Coruja resolveu, medicou
Emília
então, acordou, falando sem parar do sonho ou da estória que inventou ou contou
Só que desse
jeito ninguém entende nada
Falando
assim errado é melhor parar
Ela gosta de
falar, ela gosta de contar estórias e também gosta de mandar
Tio Barnabé,
Tia Anastácia e o Visconde o Saci, que vem lá não sei de onde, fica desorientados com a pequena atrevida
Brincando de
esconde-esconde encara todo mundo, qualquer ser
humano,
mesmo sendo uma bonequinha de pano
Li emi ali
Emília! Boneca inteligente, que pensa como a gente
Li emi ali
Emília! É todinha de pano, não entra pelo cano,
eu não me
engano
É Emília e
ela quer falar
Segue a rima
no sítio da vovó
Dona Benta
não aguenta, em sua cabeça dá um nó
A boneca
exigiu não ficar só e casou com um porquinho que se
chama Rabicó
Pedrinho e
Narizinho concordaram com a morada da boneca que
agora é
Marquesa
E com três
estrelinhas de Condessa, com certeza, o sítio é a sua realeza.
*Procure na internet o videoclipe da
música.
a.
A canção 2 “Li Emi Ali Emília”, interpretada no
ritmo do rap, traz vários episódios da história da vida de Emília. Esses
episódios foram escolhidos para caracterizar a personagem Emília e alguns
elementos da sua “biografia”. Indique, no quadro a seguir, 4 episódios da vida
de Emília que aparecem na canção:
Episódio 1 |
Episódio 2 |
Episódio 3 |
Episódio 4 |
|
|
|
|
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c. Se você fosse ler uma
biografia da “boneca de pano falante”, o que gostaria de saber sobre sua vida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. Como Emília é caracterizada na Canção 2?
Indique algumas palavras e expressões que caracterizam a personagem ao longo da
canção:
Duas: Aulas de 50 minutos.
Habilidade:
EMAI sequência, 13.4 e
13.5 páginas 83, 84 |
13.4 A proposta para
essa atividade é que as crianças relacionem uma representação geométrica da
multiplicação com suas escritas numéricas na forma decomposta, para que
explorem diferentes registros da multiplicação.
13.5 A atividade propõe que as crianças analisem
procedimentos para o cálculo de multiplicação de dois números naturais.
Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11
Duração: duas aulas de cinquenta minutos.
TERÇA-FEIRA 21/07/2020.
Continuação
caderno do Aluno Aprender Sempre. O
aluno deverá copiar a atividade em seu caderno
Você sabia que a
personagem Emília era muda no início da sua história de vida? Monteiro Lobato, criador do livro Reinações de
Narizinho, descreve Emília como “uma boneca de pano bastante desajeitada de
corpo”. A boneca pertencia a Lúcia, uma menina com sete anos e do narizinho
arrebitado, por isso conhecida como “Narizinho”. Narizinho levava a boneca
para todas as situações e brincadeiras possíveis, inclusive para passear à
beira d’água. Um dia, ao conhecer o príncipe-rei. Escamado, rei do Reino das
Águas Claras na beira do riacho, Narizinho falou que Emília era “muda de
nascença”, mas ela procurava um doutor para curá-la. Foi aí que o Príncipe
indicou o Doutor Caramujo que usava umas pílulas que resolvem todos os problemas...
Quer saber mais sobre o nascimento da Emília? Que tal ler um trecho da
biografia não autorizada escrita por Socorro Acioli?! |
4 Relacione o trecho lido acima e as canções lidas nas atividades
anteriores e responda:
A. O que você aprendeu da vida de Emília, lendo
um trecho da biografia não autorizada da Marquesa de Rabicó?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Como
o trecho da biografia explica como Emília começou a falar?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Há
semelhanças com duas canções ouvidas e discutidas anteriormente? Quais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Leia
atentamente três falas de personagens da obra “Reinações de Narizinho”
de Monteiro Lobato e relacione-as com a biografia escrita por Socorro
Acioli. Quem será que está falando?
- -
“Prefiro que Emília fique muda toda a vida a sacrificar uma pobre ave que
não tem culpa coisa nenhuma”
_______________________________________________
- -”Foi
saindo com ela debaixo do COBERTOR e eu vi e pulei para cima dela.
Mas a coroca me unhou a cara e me bateu com a casca na cabeça, com tanta
força que dormi. Só acordei quando o doutor cara de Coruja…” ajudaram a
vocês a descobrir?________________
- -
“Não é pedra, não! -[...] É uma das minhas queridas pílulas! Mas como
teria ela ido parar na barriga deste sapo?...” ________________________________
- Como
vocês descobriram qual personagem está falando? Quais palavras ou
expressões ajudaram vocês a descobrir?
Duração: duas aulas de 00:50 minutos.
EMAI Sequências , 13.6 e
14.1 Páginas 85, 86 |
13.6 - A atividade
tem como objetivo que as crianças identifiquem regularidade em sequências
numéricas compostas por ideias aditivas e multiplicativas. ( atividade
individual).
14.1 - Está atividade
tem por objetivo possibilitar que as crianças observem embalagens de diversos
produtos de uso diário de famílias, existentes em supermercados, nas escolas,
na cantina, identifiquem quais números aparecem e quais as unidades de medida
que os acompanham.
Para está atividade gostaria que respondessem, previamente as perguntas.
-Oque vocês observam nessas embalagens?
-Além dos nomes dos produtos, existem números escritos nas
embalagens?
-E oque eles representam? Existem unidades de medida
escritas com os números?
Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11
Duração: duas aulas de cinquenta minutos.
QUARTA-FEIRA 22/07/2020
Ortografia
Atividade 6A- adjetivos e
derivados de substantivos.
Está atividade também trata
de observar a grafia de alguns
adjetivos, derivados de substantivos, com o final –OSO/-OSA. É importante que o
aluno perceba que quando temos adjetivos derivados de substantivos, a grafia é
sempre com S, seja com final –ÊS/-ESA, seja com final –OSO/-OSA. Atividade individual.
Ler e escrever ortografia. Páginas, 157,158 e 159. (Finalizando a
atividade 6A).
Habilidade: EF04LP02
Duração:
duas aulas de cinquenta minutos.
EMAI sequência 14.2 e 14.3
Páginas 87, 88 |
14.2- A atividade propõe a resolução de diversas situações problemas
envolvendo unidades de medida de capacidade e estabelecendo relação entre elas.
14.3- A atividade propõe que as crianças relacionem e
comparem diferentes unidades de medida de capacidade, as não padronizadas, como
xícara copo americano, colher de sopa, colher de chá, como as padronizadas.
-Litro e mililitro
Habilidade: EF04MA04A EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11
Duração: duas aulas de cinquenta minutos.
Interdisciplinar
Capitulo:
4 Chegar ao Brasil, identificar permanência e transformações sociais na vida
daqueles que migram e sua colaboração para a sociedade à qual se integram. Página: 86,87
Recurso:
CMSP https://youtu.be/pZ7DRLkwcfg
Duração: uma aula de 50 Minutos.
QUINTA-FEIRA 23/07/2020.
Atividade 2 – Reunião dos Planetas!
Para
reconhecer mais sobre o Plante Terra, Joyce, Joaquim e Laura encontra na Sala
de leitura da sua escola alguns exemplares do livro “a Reunião dos Planetas”,
de Marcelo Oliveira, Publicado pela companhia das Letrinhas. Os estudantes
leram na “orelha do livro” que o autor é professor da Universidade Federal de
Viçosa (MG) e trabalha na área de química. Além disso, tem outros livros
publicados para criança. Por que será que os planetas decidiram fazer uma
reunião? Escreva sua hipótese observando quadro abaixo:
Atividade Habitual de Leitura
Aprender Sempre de Matemática. 4º Ano. |
Sequência 1- A população indígena
Atividade 1
A escola de Cauã, Tainá, Ubiratan convidou
alguns indígenas da etnia Guarani para fazer uma visita e relatar para as
crianças sobre suas tradições, hábitos e costumes. eles
contaram que sempre ao final da tarde, costumam reunir as crianças
e contar histórias sobre a sua que foram ouvidas também por seus pais e
avós.
Cauã, Tainá, Ubiratan interessados em saber mais sobre
as várias etnias indígenas, realizaram pesquisas que registraram os dados
coletados.
1.
Cauã descobriu que, em 2010, viviam 12977 indígenas nas cidades de
São Paulo, no bairro de Parelheiros e outros; é nós cidades do litoral
Paulista, 24918 (IBGE 2010). Estime o total da população indígena distribuída
na capital e litoral de São Paulo na época. calcule Esse total e depois valide
o resultado com a calculadora.
.
2.
Ubiratan contou para os amigos que no município de São Paulo, em
2010, mor na urbana 11918 em indígenas. como o total de indígena era
nessa época 12977, quantos moravam em aldeias? (IBGE 2010). Confira o resultado
com a ajuda da calculadora.
3.
Tainá descobriu dados atualizados em 2016, mostrando o aumento da
população indígena em terras demarcadas em todo o Estado de São
Paulo. Muitas famílias desta população estão escritas nos polos do CRPSP
- Centro Regional de psicologia de São Paulo.
Polo do CRPSP |
Indígenas inscritos |
Bauru |
946 |
São Paulo |
4211 |
Peruíbe |
123 |
Mongaguá |
623 |
Registro |
291 |
a.
Quantos indígenas estão inscritos no CRPSP? Quantos têm suas terras
demarcadas em zonas litorâneas?
Atividade 2
Ubiratan e Tainá gostam de fazer cálculos de formas diferentes e depois
Compare os resultados. Observe como eles resolvem a adição 326 +
298:
Tainá |
Ubiratan |
300 + 20 + 6 200 + 90 + 8 ________________ 500 + 110 + 14 = 624 |
11 326 298 __+_______ 624 |
Lembre-se Na adição Os números 326 e 298 são chamados de PARCELAS; O resultado 624 é chamado de SOMA ou TOTAL. |
1.
Escolhas um dos procedimentos- de Tainá ou de Ubiratan - e resolva
as adições. Confira o resultado com a ajuda da calculadora.
a.
2 514 + 5 500 = |
b.
5 731 + 999 = |
Agora, veja os procedimentos dos dois amigos para a subtração 782 -
273:
Tainá |
700 + 70 + 12 -
( 200 + 70 + 3) ______________ 500
+ 0 + 9 = 509 |
O resultado foi o mesmo, ou seja, 509, mas os procedimentos para a realização do cálculo foram diferentes.
Lembre-se Na subtração Os números 782 é chamado MINUENDO; 273 é o SUBTRAENDO; 509 é chamado de DIFERENÇA ou RESTO; |
a. 2
514 – 5 500 = |
b. 5 731 – 999 = |
Agora, Tainá faz multiplicação por estimativa e Ubiratan faz
pela técnica operatória. Veja como fizeram o cálculo de 225 x 19:
Tainá |
Ubiratan |
225 x
20= 4 500 4 500 - 225 = 4 275 |
225 19 ________ 45 + 180 1 800 2 250 _ ______ 4 275 |
LEMBRE_SE: Na multiplicação: O número 225 e o 19 são chamados de FATORES; O resultado 4 275 é o PRODUTO DOS FATORES. |
Escolha um dos procedimentos – Tainá ou de Ubiratan – e
resolva as multiplicações. Verifique o resultado utilizando a calculadora.
a. 789x11 = |
b. 123 x 99 = |
Está atividade deverá ser copiada e respondida no caderno.
Habilidade: EF04MA04A
EF04MA05 EF04MA06A EF04MA11
Duração: duas aulas
de cinquenta minutos.
Interdisciplinar
As
migrações da história
Nesta
atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana,
identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da
sociedade. Páginas 88,89
Habilidade: EF04HI01 EF04GE02 EF04HI02 EF04GE01
Duração: uma
aula de 50 Minutos.
Sexta-feira
14/07/2020
Aprender Sempre
1.Assim como os três estudantes,
faça a leitura da orelha do livro “A Reunião dos Planetas” e procure descobrir
oque ocorreu para os planetas se reunirem e outras informações sobre a
história. Utilize um lápis para sublinhar as informações que lhe ajudarão a
responder os dois questionários.
a. Você
costuma ler as orelhas dos livros e as contracapas? Por quê?
___________________________________________________________________________
b. O que você descobriu ao ler
a orelha do livro A Reunião dos Planetas?
___________________________________________________________________________
c. Segundo o texto da orelha
do livro , quais informações lhe ajudam a compreender a história?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
d. Corpo celeste é qualquer objeto situado no
espaço. Segundo a orelha do livro, o que acontece quando os corpos celestes
viram personagens desta história? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Habilidade:
Duas aulas de cinquenta minutos.
INTERDISCIPLINAR
Continuação:
As migrações da história
Nesta
atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana,
identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da
sociedade. O Brasil Português. Destaca
momentos significativos do período da colonização das terras que hoje formam o
Brasil. Página 90,91
Recurso
CMSP: https://youtu.be/rKQO-pi0m3w
Habilidade: EF04HI01 EF04GE02 EF04HI02
EF04GE01 EF04GE13*
EF15LP02B
EF15LP03 EF35LP03
Roteiro de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e maaterial para fazer as texturas.
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.
Texturas naturais
Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos deárvores, madeira, folhas, rochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.Textura gráfica
Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricção, impressão, decalque e construção.
Texturas Artificiais:
São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.
EE SALIM
FARAH MALUF
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR
DONIZETI TURMA:
4º ANO A
|
ATIVIDADES SEMANA
20 Á 24/07/2020
|
1ª AULA
(50 minutos) Essa
semana vamos lembrar e fazer uma brincadeira que fazíamos na escola:
Estátua:
você escolhe uma pessoa que dará o sinal, quando todos deveram pular e
dançar, pode usar música, a um novo sinal todos deveram virar estátua. E a
pessoa que deu o sinal irá escolher a melhor estátua, a qual ocupará o seu
lugar e função.
|
2ª AULA (50 minutos)
Hora
do Desenho - Faça no seu caderno, um
desenho da quadra da sua escola, com a brincadeira que você mais gostava de
participar.
|
ORIENTAÇÕES
Muito
importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para
aquelas que tem uma maior dificuldade. Para
fazer o desenho pode usar seu caderno de desenho. Coloque
uma música, que vai ajudar na brincadeira. Assistir
as aulas no CMSP.
|
REGISTRO
Você
poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar
fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário