domingo, 26 de julho de 2020

4ºANOS INICIAIS SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 27 A 31 DE JULHO
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4ºA 
PROFESSORA/CLAUDIA

Segunda feira -27/03/2020 -  Estudos intensivo.

https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

 

Português

 

  

Atividade caderno do aluno, aprender sempre.

Continuação da atividade. Reunião dos planetas.

O aluno deverá escrever suas hipóteses observando a orelha do livro. Atividade anterior.

 

e. A orelha do livro antecipa algumas informações sobre qual corpo celeste? O que chamou sua atenção no breve “retrato astronômico”?

 

 

 

 


f. No nosso cotidiano, existem vários tipos de reunião, como as reuniões de familiares na escola ou reuniões de condomínio em nossas casas e apartamentos. Procure explicar, conforme o texto da orelha do livro, qual será o tipo de reunião que irá acontecer entre os corpos celestes. Em seguida, procure significados para corpos celestes e tente explicar, com mais detalhes, o que irá acontecer no livro.

  

g. Marque um “X” no tipo de informação que você encontrou na orelha do livro “A Reunião dos Planetas”:

 

( ) Conhecimentos detalhados sobre vários corpos celestes, personagens da história.

 ( ) Dados sobre o autor do livro, breve biografia.

 ( ) Conhecimentos sobre o final da história para alertar o leitor sobre a narrativa.

 ( ) Dados sobre os onze capítulos da obra.

 ( ) Dados sobre o ilustrador do livro, breve biografia.

 ( ) Informação de que Júpiter convocou uma assembleia e de o problema envolve os SPTs - Seres Problemáticos da Terra.

 

2. Laura, antes de começar a leitura do livro, percebeu que outras informações estavam presentes na contra capa da obra. Faça a leitura atenta, procurando comparar as informações com o que você já sabe sobre a história. Além disso, sublinhe informações novas sobre o enredo da narrativa.



a.       Conforme a contracapa, qual seria o motivo da reunião dos planetas?

 

b.      A assembleia irá votar sobre a possibilidade de eliminar a Terra do Sistema Solar. O que você acha de tal atitude? Por que será que os corpos celestes chegaram a tal conclusão?

 

c.       Observe a ilustração do planeta Terra. Como você poderia descrevê-la?

 

3. Leia, atentamente, dois trechos e compare as informações:

“Os terráqueos - ou uma parte deles – pelo menos - realmente não pareciam confiáveis. Mais um pouco e ameaçariam até a liberdade dos outros membros do Sistema Solar”. (Contracapa)

“Quem começa a confusão é o nosso planeta, ou melhor: são os SPTs – os Seres Problemáticos da Terra. Eles têm inteligência, mas parece que não têm. ” (Orelha do livro).

 

a.    Nos dois trechos, circule palavras ou expressões referentes a alguns habitantes da Terra (e não de outros planetas) que teriam causado algum dano ou estrago. 

 

b.    O que será que eles fizeram para ameaçar a “liberdade dos outros membros do Sistema Solar”?

 

https://forms.gle/DhtCSovgM7Eysbqw9

 

HABILIDADE:  EF35LP26  EF35LP11  EF35LP03

Duração: duas aulas de 50 minutos.

 

 

 

Matemática

 

             ATIVIDADE 3

1. Cauã e Tainá fizeram a multiplicação de 32 por 12 de duas maneiras diferentes. Veja só:






Use os procedimentos de Cauã, resolva as multiplicações e confira os resultados com calculadora.

 

a. 22 x 15=

b. 73 x 12=

 

Use os procedimentos de Tainá, resolva as multiplicações e valide os resultados com calculadora.

 

a.       12 x 17 =

b.       34 x  22=

 

LEMBRE-SE: Tainá usou a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Mas é possível também fazer multiplicação pela propriedade distributiva em relação à subtração. Multiplicar 12 por 29 é o mesmo que multiplicar 12 por 30 e depois subtrair 12

 

 ATIVIDADE 4

1.    Ubiratan desafiou Cauã para fazer multiplicações e divisões por 10, 100 e  1000. Ajude Cauã a completar esses cálculos:

  

a. 4 x 1 = 4

    4 x 10 = 40

    4 x 100 =

    4 x 1 000 =

b. 47 x 1 =

    47 x 10 =

    47 x 100 =

    47 x 1 000 =

c. 5 x 1 = 5

    5 x 10 =

    5 x 100 =

    5 x 1 000 =

d. 14 : 1 =

     140 : 10 =

     1400 : 100 =

     14 000 : 1 000 =

 2.       Você observou alguma regularidade? Qual ou quais?

 3. Observe se essa regra vale para qualquer número:

 

a. 109 x 10 =

    109 x 100 =

     109 x 1 000 =

b. 50 x 10 =

    50 x 100 =

    50 x 1 000 =

c. 1 050 : 10 =

    10 500 : 100 =

    105 000 : 1 000 =

d. 800 : 10 =

    80 000 : 100 =

    800 000 : 1 000=

 

Habilidade: EF04MA04B EF04MA05 EF04MA07

Duração duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

 

Terça-feira – 28/07/2020 -Semana de estudos intensivos.

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Português

 

 

O aluno fará uma leitura após responder de acordo com suas hipótese.

O livro Reunião dos Planetas é uma narrativa – uma novela infantil – que trata, com humor, da aventura de diferentes corpos celestes. Vários planetas e outros astros se reúnem para uma assembleia deliberativa, ou seja, uma reunião com várias pessoas para discutir e chegar a uma determinada conclusão.

        Leia trechos do capítulo 8 (Na sala de reuniões) e do capítulo 9 (Reunião) para compreender o motivo da

reunião dos planetas.

        No capítulo 08 – Na sala de reuniões - diversos planetas e corpos celestes se reuniam aos poucos: Saturno, Vênus, Marte, Titã, Urano, entre outros. Ao chegar, formavam grupos e conversavam sobre como resolveriam o problema...

 

Na sala de reunião

[...]

Caríssimo general, apraz-me vê-lo em pleno vigor da forma física e mental! – Urano, que estava na companhia de Netuno e Mercúrio, saudou Marte. – Bom... Bom... Precisamos, sem dúvida, de seus serviços e de seu conhecimento da nobre arte da guerra!

– Guerra? Haverá guerra? – Marte indagou com um brilho nos olhos.

– Segundo informações extraoficiais, trazidas até aqui pelo companheiro Mercúrio, a Terra quer, simplesmente, destruir o Sistema Solar.

– N-não foi isso que... que eu disse! – corrigiu Mercúrio.

Netuno gesticulou concordando.

– Ora, você não disse que alguma coisa na Terra quer nos destruir...

– N-não – interrompeu Mercúrio.

Netuno concordou novamente.

– ... ou que alguma coisa na Terra pode nos destruir? – continuou Urano.

– Isso eu di-disse! – Mercúrio respondeu.

Netuno balançou afirmativamente a cabeça.

– Para mim, se alguma coisa que se encontra num planeta resolve destruir o Sistema, a culpa é do planeta.  Que planeta é esse que não controla o que produz? - argumentou Urano, o qual estava de mau humor por causa das fortes dores que, ultimamente, vinha sentindo em seu eixo de rotação.

– Acho um pouco mais compl-compl-compl... – Mercúrio tentava falar. –

– O senhor concorda, general? – prosseguiu Urano, sem dar atenção a Mercúrio. – Se um planeta não tem autocontrole, obviamente ele se torna perigoso e deve, então, ser afastado do convívio com os outros planetas.

– Sabe o que faço com planetas assim? – perguntou Marte. E ele mesmo respondeu: - Prendo e arrebento!

– Eu sou um planeta da paz, senhor general – continuou Urano. – Mas tenho para mim que, se a situação é violenta, só pode ser resolvida com violência.

Mercúrio e Netuno entreolharam-se. Não estavam de acordo com aquilo. Mas não tinham meios de argumentar. Enquanto Mercúrio gaguejava uma frase, Marte dizia várias, curtas e grossas. E Netuno, mudo, não conseguia enfrentar Urano. [...]

O clima desagradável que se instalara no salão desapareceu com a chegada de Júpiter. Todos confiavam nele, em seu equilíbrio e bom senso. Estava acompanhado de dois “satélites” extras. É que a Terra e a Lua

aproveitaram para entrar junto com ele.

Pouco depois, Vênus e Saturno retornaram e Júpiter deu início à reunião.

 

OLIVEIRA, Marcelo. A reunião dos planetas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000, p. 54-57.

 

 

4. Após a leitura do capítulo 08 responda:

 a.    Qual era o problema que precisavam resolver na assembleia?

 b.    Como você descreve o comportamento de Mercúrio com base em sua fala? Como era a sua voz?

 c.    Como Urano sugeriu resolver tal problemática? Por quê? outros personagens concordaram com a sua opinião?

 

4º ano – Fonte/Adaptação: São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Caderno da cidade: saberes e aprendizagens: Língua

Portuguesa – 4º ano. – São Paulo: SME / COPED, 2019.

 

https://forms.gle/zZcN1QVRD4qR1R1R8

 

Habilidade: EF35LP26  EF35LP11  EF35LP03

Duração duas aulas de 50 minutos.

 

 

Matemática

Sequência 2 – Artesanato da mãe de Cauã e de Tainá

 ATIVIDADE 1

 

As mães de Cauã e Tainá são artesãs. Muitas vezes elas combinam suas peças para formar alguns conjuntos para vender.

 1.    Dona Nina, mãe de Tainá, precisa fazer um levantamento de quantas contas precisa comprar para fazer três tipos de pulseiras. Tainá separa as quantidades para ela e calcula o total de contas a serem compradas. Ajude Tainá a realizar o levantamento.

 a. A pulseira que ela irá fazer precisa de 12 contas grandes e entre cada uma delas, 3 menores intercaladas. Ela produzirá 25 pulseiras desse tipo. Quantas contas grandes ela precisará comprar?

 b. Quantas contas pequenas ela precisará para as 25 pulseiras?

c. Quantas contas ela vai precisar no total?

 

           2. Dona Nina fez outro tipo de pulseira, com 15 contas coloridas e de mesmo tamanho. Dona Nina entrega120 pulseiras desse tipo por semana. Ela tem 68 pacotes dessas contas com 100 unidades cada. Você acha que o material é suficiente para uma semana?

 

a. Quantas contas ela gasta em uma semana?

b. Por quantas semanas ela terá material e não precisará comprar? Explique como você pensou.

c. Sabendo que um mês tem 4 semanas, quantos pacotes de contas ela precisará para produzir pulseiras por um mês?

 ATIVIDADE 2

 Dona Isis, a mãe de Cauã, faz pulseiras e colares, mas trabalha com outro estilo artístico. Ela também compra pacotes com 100 contas.

 

1.    Ela tem que fazer 15 pulseiras com esse padrão, sendo que cada quadradinho representa uma conta. As 4 primeiras carreiras, em laranja, serão de contas grandes e as 3 últimas, em branco, contas pequenas.

 



a.   Quantas contas grandes você acha que ela vai usar para uma pulseira? E quantas pequenas?

b.   Faça os cálculos para encontrar o total de contas grandes e pequenas para as 15 pulseiras.

 

 

Habilidade: EF04MA04B EF04MA05 EF04MA07

Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

 

Quarta- feira 29/07/2020 – Semana de estudos intensivos.

https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

  

Português

 

 

Atividade de estudos intensivos, Leitura e comparação de fábulas, e atividade de sistematização.

Com resgate de episódios?

Quais são os personagens?

 Como cada uma e descrita?

 O que aconteceu com elas?

O que você entendeu da moral da história?

 Caderno do aluno, Ler e escrever, Páginas 176  e centro de mídias de são Paulo        como recurso.

https://youtu.be/1VaId09MjyM

https://youtu.be/rUS43a74F3I

 

Duração: duas aulas de 50 minutos.

Habilidade:EF15LP01, EF35LP03 , EF35LP26, EF35LP21, EF35LP29A.

 

Matemática

        ATIVIDADE 3

 

1. Dona Isis vai fazer um colar e quer combinar contas nas cores preta, azul, branca e verde com peças de cristais, de prata e douradas

a.       Quantas combinações ela consegue fazer?

 

 2.Dona Isis tem um pote com 185 contas de pérola, outro com 76 e comprou mais 3 pacotes de 100 cada um. Com quantas contas de pérolas ela ficou?

 3. Ela quer fazer pulseiras com 18 pérolas cada uma. Quantas pulseiras você estima que será possível? Explique como você fez.

 

ATIVIDADE 4

 Tainá tinha alguns problemas para resolver como lição de casa. Veja com ela resolveu. Faça os cálculos e verifique se os resultados apresentados por Tainá estão corretos.

 

1. Na nossa escola tem 1 501 alunos, desses 853 são meninas. Quantos são os meninos?

 

Tainá gosta de estimar resultados antes de fazer o cálculo. Faça como ela: primeiro estime, depois calcule e, por último, confira as respostas com a calculadora.

                                    

a. Se as parcelas são 354 e 647, você acha que a soma dá menos ou mais de mil?

Estimativa:

 

 

Cálculo:

 

b. Qual a diferença entre 1 002 e 248? Mais ou menos de 800?

Estimativa:

 

 

Cálculo:

  Habilidade: EF04MA04B EF04MA05 EF04MA07 EF04MA28

  Duração: duas aulas de cinquenta minutos.

 https://forms.gle/MXb4Z3P9gwhk7X1u9

  

INTERDISCIPLINAR

.

 

Continuação: As migrações da história

Nesta atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da sociedade. Portugueses no Brasil independente.  Destaca momentos significativos do  para o  Brasil. Onde os portugueses também trouxeram a maneira de cultivar a cana – de - açúcar, a laranja, a couve, o trigo e muitos temperos além do hábito de criar galinhas para  obter carne e ovos e de comer carne de carneiro e de cabrito. Página  92,93.

Habilidade: (EF04CI05) (EF04GE02) (EF04HI01) (EF04HI02) (EF04HI11)

Duração: Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Quinta-feira 30/07/2020 - Semana de estudos intensivos.

https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

 

Português

 

 Semana de estudos intensivos, recapitulando A compreensão textos de divulgação cientifica, a atividade propõe ao aluno desenvolver procedimentos de leitura, e consequentemente aprender com os textos, possibilitando ao acesso a uma rica variedade de textos, buscando respostas para suas perguntas, procurando informações que confirmem suas hipóteses iniciais ou que foram construídas ao longo da leitura. Como recurso,  iremos usar as aulas do Centro de Mídias de São Paulo.

https://youtu.be/FFH7n7syTxg

https://youtu.be/t-NMEmSBQjE

https://forms.gle/uZvBG541dMFUnxyB8

  

Duração: duas aulas de 50 minutos.

             HABILIDADE: EF04LP19, EF04LP10

Matemática

         Sequência 3 - Medir e “pesar”, é só praticar.

ATIVIDADE 1

1. Cauã e Ubiratan leram que alguns povos indígenas costumam sair para caçar animais e que muitas vezes passam várias horas caminhando, até encontrarem a caça para sua alimentação. Os meninos resolveram andar no parque que fica perto da casa de Tainá para descobrir, observar e mapear algumas aves que vivem lá. Eles não vão caçar, mas gostariam de saber na caminhada quais “bichinhos” têm ali. Esse parque tem 1500 metros de contorno e eles deram 2 voltas para realizar suas primeiras observações. Quantos metros eles percorreram?

 2.  O quilômetro é um dos múltiplos do metro. 1 quilômetro equivale a 1 000 metros. Como os meninos percorreram 3 000 metros, isso corresponde a quantos quilômetros (km)? Utilize o quadro das unidades para descobrir.

1.    O que aconteceu na transformação?

 ATIVIDADE 2

 

Após a investigação nos dois parques - o de perto da casa de Tainá e o da Cantareira - Cauã e Ubiratan descobriram que há pelo menos 3 aves em comum nos dois lugares: a garça, o tuim e o macuco. A garça mede aproximadamente 1 m de altura; do macuco 52 cm e o tuim 12 cm. Indique em centímetros (cm) a altura da Garça, no quadro de medidas



ATIVIDADE 3

 

1. Após a caminhada, Ubiratan e Cauã foram à casa de Tainá. Ela percebeu que eles estavam cansados e ofereceu-lhes um suco de melancia. A jarra que ela colocou na mesa tinha 850 ml. Se cada um dos três tomar um copo de 250 ml, vai sobrar ou faltar suco? Quanto?

 2. Cauã gostou muito do suco servido por Tainá e pediu a receita para ela. Tainá disse que para cada 2 xícaras de suco de melancia (400 ml), usava 1 de água (200 ml). Essa receita equivale a um litro, mais de um litro ou menos de um litro?

 3. Quantos litros correspondem 2 000 ml? Sabendo que 1 000 ml,  corresponde a 1 litro, então 2 000 ml corresponde a _______ litros.

  

ATIVIDADE 4

Cauã disse para a família que havia aprendido a fazer um suco muito gostoso na casa da amiga. Falou das quantidades necessárias para fazê-lo e que prepararia o suco para todos. Seu pai percebeu que ele estava empolgado com as medidas necessárias para fazer o suco, aproveitou e perguntou-lhe se conhecia outras unidades de medida. Ele respondeu: “Conheço algumas”. “Você conhece a tonelada”? - perguntou o pai?

 

LEMBRE-SE:

Tonelada é utilizada para medir massa de cargas muito pesadas

como as transportadas por caminhões, navios, aviões e trens.

Uma tonelada (t) equivale a 1 000 kg.

 

Vamos ver se você consegue transformar as medidas a seguir em tonelada?

1. Transforme as medidas de massa dos caminhões em toneladas:




Habilidade: EF04MA20

https://forms.gle/TNA77btjx9a7ScV56

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

INTERDISCIPLINAR

 

Continuação: As migrações da história

Nesta atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da sociedade. Muitos povos, uma terra. Leitura sobre o processo migratório e sua contribuição econômica   Página  94,95.

Habilidade: (EF04CI05) (EF04GE02) (EF04HI01) (EF04HI02) (EF04HI11)

Duração: Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Sexta-feira 31/07/2020 - Semana de estudos intensivos.

https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600

  

Português

 

 

Semana de estudos intensivos, construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagem e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).. Será utilizado como recurso centro de mídias de São Paulo e atividade avaliativa. Identificando a compreensão global da história e compreensão de leitura.

              https://youtu.be/RyKxwFu15tQ

              https://youtu.be/2n38kR06u8Y

               https://forms.gle/1J3zqLquaYgAy95M8

                Duração: duas aulas de 50 minutos.

             Habilidade: EF15LP14 , EF15LP03, EF35LP04

INTERDISCIPLINAR

 

 

Continuação: As migrações da história

Nesta atividade iremos reconhecer a história, como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao longo do tempo na vida da sociedade. Muitos povos, uma terra. Leitura sobre o processo migratório e sua contribuição econômica   Página  94,95.

Habilidade: (EF04CI05) (EF04GE02) (EF04HI01) (EF04HI02) (EF04HI11)

Duração: Uma aula de cinquenta minutos.


ARTE/PROFº FLÁVIA


Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: (EF15AR23)Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artisticas.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 Essa semana será a Semana de Estudos Intensivos (SEI), pensando nisso, o aluno vai escolher a atividade que mais gostou realizada no bimestre e fazer novamente.

 


ED.FISICA /PROFºDONIZETI

                                 EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                      TURMA: 4º ANO  A 

 

              ATIVIDADES   SEMANA    27   Á   31/07/2020

 

1ª AULA (50 minutos)

Marque com um X  o nome dessa luta no desenho abaixo:

(   ) Judô

(   ) Caratê

(   ) Boxe

 


Faça uma breve pesquisa sobre essa luta: sua origem, quais os lutadores mais conhecidos do Brasil.

2ª AULA (50 minutos)


Qual o nome dessa brincadeira?

Convide sua família para realizar essa brincadeira com voce, em vez de cadeira voce pode usar almofadas no chão.


ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Para fazer o desenho pode usar seu caderno de desenho.

Coloque uma música, que vai ajudar na brincadeira.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 

 


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