Segunda feira -27/03/2020 - Estudos intensivo.
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Português
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Atividade caderno do
aluno, aprender sempre.
Continuação da atividade. Reunião dos planetas.
O aluno deverá escrever suas hipóteses observando a
orelha do livro. Atividade anterior.
e. A orelha do livro antecipa
algumas informações sobre qual corpo celeste? O que chamou sua atenção no breve
“retrato astronômico”?
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f. No nosso cotidiano,
existem vários tipos de reunião, como as reuniões de familiares na escola ou
reuniões de condomínio em nossas casas e apartamentos. Procure explicar,
conforme o texto da orelha do livro, qual será o tipo de reunião que irá
acontecer entre os corpos celestes. Em seguida, procure significados para corpos
celestes e tente explicar, com mais detalhes, o que irá acontecer no livro.
g. Marque um “X” no tipo de
informação que você encontrou na orelha do livro “A Reunião dos Planetas”:
( ) Conhecimentos detalhados sobre vários
corpos celestes, personagens da história.
( ) Dados sobre o autor do livro, breve biografia.
( ) Conhecimentos sobre o final da história para alertar o leitor sobre a narrativa.
( ) Dados sobre os onze capítulos da obra.
( ) Dados sobre o ilustrador do livro, breve biografia.
( ) Informação de que Júpiter convocou uma assembleia e de o problema envolve os SPTs - Seres Problemáticos da Terra.
2. Laura, antes de começar a leitura do livro, percebeu que outras informações estavam presentes na contra capa da obra. Faça a leitura atenta, procurando comparar as informações com o que você já sabe sobre a história. Além disso, sublinhe informações novas sobre o enredo da narrativa.
a.
Conforme a contracapa, qual seria o motivo da reunião dos
planetas?
b.
A assembleia irá votar sobre a possibilidade de eliminar a Terra
do Sistema Solar. O que você acha de tal atitude? Por que será que os corpos
celestes chegaram a tal conclusão?
c.
Observe a ilustração do planeta Terra. Como você poderia
descrevê-la?
3. Leia, atentamente, dois trechos e compare as informações:
• “Os terráqueos - ou uma
parte deles – pelo menos - realmente não pareciam confiáveis. Mais um pouco e ameaçariam
até a liberdade dos outros membros do Sistema Solar”. (Contracapa)
• “Quem começa a confusão é
o nosso planeta, ou melhor: são os SPTs – os Seres Problemáticos da Terra. Eles
têm inteligência, mas parece que não têm. ” (Orelha do livro).
a. Nos dois trechos, circule
palavras ou expressões referentes a alguns habitantes da Terra (e não de outros
planetas) que teriam causado algum dano ou estrago.
b. O que será que eles
fizeram para ameaçar a “liberdade dos outros membros do Sistema Solar”?
https://forms.gle/DhtCSovgM7Eysbqw9
HABILIDADE:
EF35LP26
EF35LP11 EF35LP03
Duração:
duas aulas de 50 minutos.
Matemática
ATIVIDADE 3
1. Cauã e Tainá fizeram a multiplicação de 32 por 12 de duas
maneiras diferentes. Veja só:
Use os procedimentos de Cauã, resolva as
multiplicações e confira os resultados com calculadora.
a. 22 x 15=
b. 73 x 12=
Use os procedimentos de Tainá, resolva as
multiplicações e valide os resultados com calculadora.
a.
12 x 17 =
b.
34 x 22=
LEMBRE-SE: Tainá usou a propriedade
distributiva da multiplicação em relação à adição. Mas é possível também fazer multiplicação pela propriedade
distributiva em relação à subtração. Multiplicar 12 por 29 é o mesmo que multiplicar 12 por 30 e
depois subtrair 12
ATIVIDADE 4
1. Ubiratan desafiou Cauã
para fazer multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000. Ajude Cauã a completar esses cálculos:
a. 4 x 1 = 4 4 x 10 = 40 4 x 100 = 4 x 1 000 = |
b. 47 x 1 = 47 x 10 = 47 x 100 = 47 x 1 000 = |
c. 5 x 1 = 5 5 x 10 = 5 x 100 = 5 x 1 000 = |
d. 14 : 1 = 140 : 10 = 1400 : 100 = 14 000 : 1 000 = |
2. Você observou alguma regularidade? Qual ou quais?
3. Observe se essa regra vale para qualquer número:
a. 109 x 10 = 109 x 100 = 109 x 1 000 = |
b. 50 x 10 = 50 x 100 = 50 x 1 000 = |
c. 1 050 : 10 = 10 500 : 100 = 105 000 : 1 000 = |
d. 800 : 10 = 80 000 : 100 = 800 000 : 1 000= |
Habilidade: EF04MA04B EF04MA05 EF04MA07
Duração
duas aulas de cinquenta minutos.
Terça-feira – 28/07/2020 -Semana de estudos
intensivos.
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Português
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O
aluno fará uma leitura após responder de acordo com suas hipótese.
O livro
Reunião dos Planetas é uma narrativa – uma novela infantil – que trata, com
humor, da aventura de diferentes corpos celestes. Vários planetas e outros
astros se reúnem para uma assembleia deliberativa, ou seja, uma reunião
com várias pessoas para discutir e chegar a uma determinada conclusão.
Leia trechos do capítulo 8 (Na sala de
reuniões) e do capítulo 9 (Reunião) para compreender o motivo da
reunião
dos planetas.
No capítulo 08 – Na sala de reuniões -
diversos planetas e corpos celestes se reuniam aos poucos: Saturno, Vênus,
Marte, Titã, Urano, entre outros. Ao chegar, formavam grupos e conversavam
sobre como resolveriam o problema...
Na sala de reunião
[...]
Caríssimo general, apraz-me vê-lo em pleno vigor da forma física
e mental! – Urano, que estava na companhia de Netuno e Mercúrio, saudou Marte.
– Bom... Bom... Precisamos, sem dúvida, de seus serviços e de seu conhecimento
da nobre arte da guerra!
– Guerra? Haverá guerra? – Marte indagou com um brilho nos
olhos.
– Segundo informações extraoficiais, trazidas até aqui pelo
companheiro Mercúrio, a Terra quer, simplesmente, destruir o Sistema Solar.
– N-não foi isso que... que eu disse! – corrigiu Mercúrio.
Netuno gesticulou
concordando.
– Ora, você não disse que alguma coisa na Terra quer nos
destruir...
– N-não – interrompeu Mercúrio.
Netuno concordou novamente.
– ... ou que alguma coisa na Terra pode nos destruir? –
continuou Urano.
– Isso eu di-disse! – Mercúrio respondeu.
Netuno balançou afirmativamente a cabeça.
– Para mim, se alguma coisa que se encontra num planeta resolve
destruir o Sistema, a culpa é do planeta.
Que planeta é esse que não controla o que produz? - argumentou Urano, o
qual estava de mau humor por causa das fortes dores que, ultimamente, vinha
sentindo em seu eixo de rotação.
– Acho um pouco mais compl-compl-compl... – Mercúrio tentava
falar. –
– O senhor concorda, general? – prosseguiu Urano, sem dar
atenção a Mercúrio. – Se um planeta não tem autocontrole, obviamente ele se
torna perigoso e deve, então, ser afastado do convívio com os outros planetas.
– Sabe o que faço com planetas assim? – perguntou Marte. E ele
mesmo respondeu: - Prendo e arrebento!
– Eu sou um planeta da paz, senhor general – continuou Urano. –
Mas tenho para mim que, se a situação é violenta, só pode ser resolvida com
violência.
Mercúrio e Netuno entreolharam-se. Não estavam de acordo com
aquilo. Mas não tinham meios de argumentar. Enquanto Mercúrio gaguejava uma
frase, Marte dizia várias, curtas e grossas. E Netuno, mudo, não conseguia
enfrentar Urano. [...]
O clima desagradável que se instalara no salão desapareceu com a
chegada de Júpiter. Todos confiavam nele, em seu equilíbrio e bom senso. Estava
acompanhado de dois “satélites” extras. É que a Terra e a Lua
aproveitaram
para entrar junto com ele.
Pouco depois, Vênus e Saturno retornaram e Júpiter deu início à
reunião.
OLIVEIRA,
Marcelo. A reunião dos planetas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000, p.
54-57.
4. Após a
leitura do capítulo 08 responda:
a. Qual era o problema que precisavam resolver na assembleia?
b. Como você descreve o comportamento de Mercúrio com base em sua fala? Como era a sua voz?
c. Como Urano sugeriu resolver tal problemática? Por quê? outros personagens concordaram com a sua opinião?
4º ano – Fonte/Adaptação: São Paulo (SP). Secretaria Municipal
de Educação. Caderno da cidade: saberes e aprendizagens: Língua
Portuguesa – 4º ano. – São Paulo: SME / COPED,
2019.
https://forms.gle/zZcN1QVRD4qR1R1R8
Habilidade:
EF35LP26 EF35LP11 EF35LP03
Duração
duas aulas de 50 minutos.
Matemática
Sequência 2 – Artesanato da mãe de Cauã e de Tainá
ATIVIDADE 1
As mães de Cauã e Tainá são artesãs. Muitas
vezes elas combinam suas peças para formar alguns conjuntos para vender.
1. Dona Nina, mãe de Tainá, precisa fazer um levantamento de quantas contas precisa comprar para fazer três tipos de pulseiras. Tainá separa as quantidades para ela e calcula o total de contas a serem compradas. Ajude Tainá a realizar o levantamento.
a. A pulseira que ela irá fazer precisa de 12 contas grandes e entre cada uma delas, 3 menores intercaladas. Ela produzirá 25 pulseiras desse tipo. Quantas contas grandes ela precisará comprar?
b. Quantas contas pequenas ela precisará para as 25 pulseiras?
c. Quantas contas ela vai precisar no total?
2. Dona Nina fez outro tipo
de pulseira, com 15 contas coloridas e de mesmo tamanho. Dona Nina entrega120
pulseiras desse tipo por semana. Ela tem 68 pacotes dessas contas com 100
unidades cada. Você acha que o material é suficiente para uma semana?
a. Quantas contas ela gasta em uma semana?
b. Por quantas semanas ela terá material e não precisará comprar? Explique como você pensou.
c. Sabendo que um mês tem 4 semanas, quantos pacotes de contas ela precisará para produzir pulseiras por um mês?
ATIVIDADE 2
Dona Isis, a mãe de Cauã, faz pulseiras e colares, mas trabalha com outro estilo artístico. Ela também compra pacotes com 100 contas.
a. Quantas contas grandes
você acha que ela vai usar para uma pulseira? E quantas pequenas?
b. Faça os cálculos para encontrar o total de contas grandes e
pequenas para as 15 pulseiras.
Habilidade: EF04MA04B EF04MA05 EF04MA07
Duração: duas aulas de cinquenta minutos.
Quarta- feira 29/07/2020 – Semana de
estudos intensivos.
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Português
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Atividade
de estudos intensivos, Leitura e comparação de fábulas, e atividade de
sistematização.
Com
resgate de episódios?
Quais
são os personagens?
Como cada uma e descrita?
O que aconteceu com elas?
O
que você entendeu da moral da história?
Caderno do
aluno, Ler e escrever, Páginas 176 e
centro de mídias de são Paulo como
recurso.
Duração: duas aulas de
50 minutos.
Habilidade:EF15LP01, EF35LP03 , EF35LP26, EF35LP21, EF35LP29A.
Matemática
ATIVIDADE 3
1. Dona Isis vai fazer um colar e quer combinar contas nas cores preta, azul, branca e verde com peças de cristais, de prata e douradas
a. Quantas combinações ela
consegue fazer?
2.Dona Isis tem um pote com 185 contas de
pérola, outro com 76 e comprou mais 3 pacotes de 100 cada um. Com quantas
contas de pérolas ela ficou?
3. Ela quer fazer pulseiras com 18 pérolas cada uma. Quantas pulseiras você estima que será possível? Explique como você fez.
ATIVIDADE
4
Tainá tinha alguns problemas para resolver como lição de casa. Veja com ela resolveu. Faça os cálculos e verifique se os resultados apresentados por Tainá estão corretos.
1. Na nossa
escola tem 1 501 alunos, desses 853 são meninas. Quantos são os meninos?
Tainá gosta de estimar resultados antes de fazer o cálculo. Faça como ela: primeiro estime, depois calcule e, por último, confira as respostas com a calculadora.
a. Se as parcelas são 354 e 647, você acha que a
soma dá menos ou mais de mil?
Estimativa:
Cálculo: |
b. Qual a diferença entre 1 002 e 248? Mais ou menos de 800?
Estimativa:
Cálculo: |
Habilidade: EF04MA04B
EF04MA05 EF04MA07 EF04MA28
Duração: duas aulas de
cinquenta minutos.
https://forms.gle/MXb4Z3P9gwhk7X1u9
INTERDISCIPLINAR . |
Continuação: As migrações da história
Nesta atividade iremos reconhecer a história,
como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao
longo do tempo na vida da sociedade. Portugueses no Brasil independente. Destaca momentos significativos do para o
Brasil. Onde os portugueses também trouxeram a maneira de cultivar a
cana – de - açúcar, a laranja, a couve, o trigo e muitos temperos além do
hábito de criar galinhas para obter
carne e ovos e de comer carne de carneiro e de cabrito. Página 92,93.
Habilidade: (EF04CI05)
(EF04GE02) (EF04HI01) (EF04HI02) (EF04HI11)
Duração: Uma aula de cinquenta minutos.
Quinta-feira 30/07/2020 - Semana de estudos
intensivos.
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Português
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Semana de estudos intensivos, recapitulando A compreensão textos de divulgação cientifica, a atividade propõe ao aluno desenvolver procedimentos de leitura, e consequentemente aprender com os textos, possibilitando ao acesso a uma rica variedade de textos, buscando respostas para suas perguntas, procurando informações que confirmem suas hipóteses iniciais ou que foram construídas ao longo da leitura. Como recurso, iremos usar as aulas do Centro de Mídias de São Paulo.
https://forms.gle/uZvBG541dMFUnxyB8
Duração: duas aulas de
50 minutos.
HABILIDADE: EF04LP19, EF04LP10
Matemática
Sequência 3 - Medir e “pesar”, é só praticar.
ATIVIDADE 1
1. Cauã e Ubiratan leram que
alguns povos indígenas costumam sair para caçar animais e que muitas vezes passam
várias horas caminhando, até encontrarem a caça para sua alimentação. Os
meninos resolveram andar no parque que fica perto da casa de Tainá para
descobrir, observar e mapear algumas aves que vivem lá. Eles não vão caçar, mas
gostariam de saber na caminhada quais “bichinhos” têm ali. Esse parque tem 1500
metros de contorno e eles deram 2 voltas para realizar suas primeiras observações.
Quantos metros eles percorreram?
2. O quilômetro é um dos múltiplos do metro. 1 quilômetro equivale a 1 000 metros. Como os meninos percorreram 3 000 metros, isso corresponde a quantos quilômetros (km)? Utilize o quadro das unidades para descobrir.
ATIVIDADE 2
Após a investigação nos dois parques - o de perto da casa de Tainá e o da Cantareira - Cauã e Ubiratan descobriram que há pelo menos 3 aves em comum nos dois lugares: a garça, o tuim e o macuco. A garça mede aproximadamente 1 m de altura; do macuco 52 cm e o tuim 12 cm. Indique em centímetros (cm) a altura da Garça, no quadro de medidas
ATIVIDADE 3
1. Após a caminhada, Ubiratan
e Cauã foram à casa de Tainá. Ela percebeu que eles estavam cansados e ofereceu-lhes
um suco de melancia. A jarra que ela colocou na mesa tinha 850 ml. Se cada um
dos três tomar um copo de 250 ml, vai sobrar ou faltar suco? Quanto?
2. Cauã gostou muito do suco servido por Tainá e pediu a receita para ela. Tainá disse que para cada 2 xícaras de suco de melancia (400 ml), usava 1 de água (200 ml). Essa receita equivale a um litro, mais de um litro ou menos de um litro?
3. Quantos litros correspondem 2 000 ml? Sabendo que 1 000 ml, corresponde a 1 litro, então 2 000 ml corresponde a _______ litros.
ATIVIDADE 4
Cauã disse para a família
que havia aprendido a fazer um suco muito gostoso na casa da amiga. Falou das quantidades
necessárias para fazê-lo e que prepararia o suco para todos. Seu pai percebeu
que ele estava empolgado com as medidas necessárias para fazer o suco,
aproveitou e perguntou-lhe se conhecia outras unidades de medida. Ele
respondeu: “Conheço algumas”. “Você conhece a tonelada”? - perguntou o pai?
LEMBRE-SE:
Tonelada é
utilizada para medir massa de cargas muito pesadas
como as
transportadas por caminhões, navios, aviões e trens.
Uma tonelada (t) equivale a 1 000 kg.
Vamos ver se você consegue transformar as medidas a seguir em tonelada?
1. Transforme as medidas de massa dos caminhões em toneladas:
https://forms.gle/TNA77btjx9a7ScV56
Duas
aulas de cinquenta minutos.
INTERDISCIPLINAR
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Continuação: As migrações da história
Nesta atividade iremos reconhecer a história,
como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao
longo do tempo na vida da sociedade. Muitos povos, uma terra. Leitura sobre o
processo migratório e sua contribuição econômica Página
94,95.
Habilidade: (EF04CI05)
(EF04GE02) (EF04HI01) (EF04HI02) (EF04HI11)
Duração: Uma aula de cinquenta minutos.
Sexta-feira 31/07/2020 - Semana de estudos
intensivos.
https://www.facebook.com/EE-Salim-Farah-Maluf-109888737441600
Português
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Semana de estudos intensivos, construir o sentido de histórias em
quadrinhos e tirinhas, relacionando imagem e palavras e interpretando recursos
gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).. Será utilizado como
recurso centro de mídias de São Paulo e atividade avaliativa. Identificando a
compreensão global da história e compreensão de leitura.
Habilidade: EF15LP14 , EF15LP03, EF35LP04
INTERDISCIPLINAR
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Continuação:
As migrações da história
Nesta atividade iremos reconhecer a história,
como resultado da ação humana, identificando as permanências e as mudanças ao
longo do tempo na vida da sociedade. Muitos povos, uma terra. Leitura sobre o
processo migratório e sua contribuição econômica Página 94,95.
Habilidade: (EF04CI05)
(EF04GE02) (EF04HI01) (EF04HI02) (EF04HI11)
Duração: Uma aula de cinquenta minutos.
ARTE/PROFº FLÁVIA
Roteiro
de estudo online
Professora:
Flávia Lima
Disciplina:
Artes
Ano/Series:
3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: (EF15AR23)Reconhecer
e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas
linguagens artisticas.
Duração:
2 aulas.
Orientação
para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais
para fazer a atividade escolhida.
EE SALIM
FARAH MALUF
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR
DONIZETI TURMA:
4º ANO A
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ATIVIDADES SEMANA
27 Á 31/07/2020
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1ª AULA
(50 minutos) Marque com um X o nome dessa luta no desenho abaixo: ( ) Judô ( ) Caratê ( ) Boxe
Faça
uma breve pesquisa sobre essa luta: sua origem, quais os lutadores mais
conhecidos do Brasil. |
2ª AULA (50 minutos) Qual o nome dessa brincadeira? Convide sua família para
realizar essa brincadeira com voce, em vez de cadeira voce pode usar
almofadas no chão. |
ORIENTAÇÕES Muito
importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para
aquelas que tem uma maior dificuldade. Para
fazer o desenho pode usar seu caderno de desenho. Coloque
uma música, que vai ajudar na brincadeira. Assistir
as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você
poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar
fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.
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