segunda-feira, 6 de julho de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 06 A 10   DE JULHO
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2ºTA NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB

CONTEÚDO:

          A dança e suas modalidades

 1º aula  e 2ª aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;




Após assistir aos vídeos crie três perguntas sobre a dança e suas respectivas respostas.



Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.


DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
  •  Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
Atividades:

Faça um resumo dos temas abordados em cada vídeo aula.

Tempo para realização: Uma semana.       De 06/07 até 10/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 06/07 `a 10/07
Vídeos:

·       Células-Tronco, Clonagem, Transgênicos e Teste de DNA –

 Biologia - Prof. Paulo Jubilut

 

·       Células Tronco, Clonagem Terapêutica



Envie o resumo  para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
São Paulo,06 de junho 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 03 a 11/07 para 2TA, B, e C Anos EJA


ATIVIDADES SEMANAL: Disserte e enviar por e-mail. (isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br)



SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Desigualdade Social-Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Aula anterior, aprendemos sobre desigualdade de gênero, mas como sabemos, a desigualdade no Brasil, não é só de gênero, mas também social.
Faça uma pesquisa com o tema Desigualdade Social no Brasil
.
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FÍSICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TA e 2°TB
Conteúdo: Propriedades Térmicas
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/maquina-termicaaplicacao-segunda-lei-termodinamica.htm e https://aprendafisica.wordpress.com/2016/03/11/revolucao-industrial/
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 08/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Propriedades Térmicas - Máquinas Térmicas
1) O que foi a primeira Revolução Industrial? Qual foi seu contexto histórico-social?
2) Qual foi a grande dificuldade técnica da época?
3) Quais eram os tipos de máquina térmica mais utilizados na Revolução Industrial?
4) Algumas dessas máquinas ainda são utilizadas? Elas foram aperfeiçoadas? Explique.
5) Quais máquinas térmicas você possui em sua casa? Exemplos: micro-ondas, geladeira, aquecedor.
6) Descreva como funciona cada máquina térmica que você possui em casa.

QUÍMICA/PROFªEDJANE
Professora: Edjane – Química
Turmas 2 termo A e B

Retomada do assunto sobre concentração comum.

O que é concentração comum?
A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução.      
A medida da quantidade de um determinado soluto dissolvido em certo volume de solução é denominada de concentração comum. Assim, esse tipo de concentração é uma das formas de se trabalhar a quantidade ou teor dos componentes de uma solução (mistura formada por um soluto e um solvente).
Como se trata de uma medida, a concentração comum nada mais é do que a relação matemática estabelecida entre a massa do soluto dissolvida em certo volume de solução, sendo representada pela seguinte expressão matemática:
C = m1/ V
m1 = massa do soluto
V = volume da solução
C = concentração comum
As unidades de medida que rotineiramente estão relacionadas com a concentração comum estão listadas abaixo. Vale destacar que a primeira letra refere-se à massa do soluto, e a segunda, ao volume da solução:
g/L (massa em gramas e volume em litros). Trata-se da unidade mais utilizada;
mg/L (massa em miligramas e volume em litros);
g/mL (massa em gramas e volume em mililitros);
mg/ mL (massa em miligramas e volume em mililitros);
A concentração comum está muito presente no nosso dia a dia, como quando utilizamos uma solução nasal para desentupir as narinas, na preparação do soro caseiro ou ainda quando fazemos a medida da quantidade de glicose no nosso sangue. Em todos esses casos, há algo em comum: a dosagem da quantidade de soluto dissolvida em certa quantidade de volume de solução.
Veja outros exemplos de aplicação da concentração comum em algumas situações cotidianas.
Exemplo 1: Se prepararmos uma solução utilizando 20 gramas de sacarose (açúcar) em 500 mL de água, qual será a concentração comum, em g/L, dessa solução após o fim do procedimento?

Dados:
m1 = 20 gramas
V = 500 mL de solução
C = ?
Devemos, inicialmente, transformar a unidade mL para litro, pois a unidade da concentração é em litros. Para isso, basta dividir o 500 por 1000:
V = 500/  1000           
V = 0,5 L
Por fim, basta aplicar a fórmula da concentração comum:
C = m1/  V
C = 20 ÷0,5   
C = 40 g/L

Essa atividade é para revisar o conteúdo sobre concentração comum. Quem não fez a atividade anterior sobre os 5 exercícios sobre a concentração comum, esse texto vai ajudar.
Ou, se preferir, veja uma aula sobre concentração comum no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=vhgBFn8sra8



GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Geografia 8°C, D EJA 1TA, TB, TC, 2°TA
Regionalização do Continente americano
  A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIO GEOGRÁFICO
   Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
   Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
  A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas: a América do Norte, a América Central e a América do Sul.



Conforme leitura do texto, e do mapa, responda:
1. Do ponto de vista geográfico como está dividido o continente americano?
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2. Quais são os dois critérios de regionalização da América?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Que país europeu, administra uma possessão de terra na parte sul do continente americano?
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4. Cite três países da parte central do continente americano, que estão no Caribe (insulares).
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5. Podemos afirmar que a Dinamarca (Europa), tem influência geográfica na parte norte da América? Justifique.
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTORIA/PROFºSILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 2TA
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 06 a 10 de julho de 2020
Habilidades: Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
ASSISTIR AO VÍDEO SOBRE COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA. https://youtu.be/tMSGEtohSVA

Atividades atrasadas ainda podem ser entregues silviosouzacs@hotmail.com
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
09 e 10/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – triedCry – cried - Study – studiedApply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou ED, vejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumpedLove – lovedHate – hatedSmail – smailedPlay – playedWatch – watchedAsk – askedBelieve – believedCall – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, biografia.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Dê uma olhada na lista de verbos irregulares em https://www.aluralingua.com.br/artigos/lista-completa-dos-verbos-irregulares-em-ingles , tem listas que aparecem apenas os verbos mais usados, outras são mais completas, fique à vontade para procurar. Lembre-se, a maioria dos verbos são regulares, já os irregulares são limitados a uma lista,
2. Encontre na Biografia abaixo os verbos no passado, faça uma lista separando os regulares dos irregulares
Ayrton Senna da Silva was a famous Formula 1 racing driver. Considered for many the best racing driver of all times,he was born on March 21st 1960 and died on May 1st 1994.
He started racing for Toleman team in 1984, in 1985 he moved to Lotus wich he represented until 1987. In 1988 he moved to MacLaren where he won all his Championships and stayed until the day of his death.
He was a three times World Champion in 1988, 1990 and 1991. and he unfortunately died in a car accident while he was leading a race in Inmola, Italy.
Rest in Peace Ayrton and thank you so much for all the joins you gave us.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/409782#readmore
3. Complete as frases abaixo com os verbos dos parênteses no passado:
a) Where he ________ all his Championships (Win)
 b) He ____________ racing for Toleman team in 1984 (start)
c) He ___________ on May 1st 1994 (die)
d) he _______ leading a race (be)
4. Faça uma frase sobre você no passado

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    06/07 até 10/07. (Quatro aulas de 45 minutos cada)
  




O anúncio publicitário é um gênero textual cuja finalidade é promover um produto ou uma ideia; é veiculado por diferentes meios de comunicação – a mídia impressa, jornalística, radiofônica e virtual.
Uma das características desse gênero é o convencimento do consumidor para a compra de determinados produtos, serviços ou ideias. Assim, são utilizadas variadas ferramentas discursivas – recursos expressivos – como o uso de imagens, de linguagem simples, de humor e ironia, verbos no imperativo, os quais funcionam como aspectos persuasivos.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/propaganda/>.

Você deve ter observado que alguns anúncios publicitários utilizam a criatividade com escolhas lexicais, textos verbais e não verbais visando a disseminação de ideias com o objetivo de influenciar a opinião pública, motivando mudança de comportamento, como no texto apresentado a seguir.






a) Observe atentamente o texto não verbal(imagem). O que você vê nessa imagem?
b) O verbo deletar é amplamente utilizado na esfera virtual. No anúncio publicitário, ele foi empregado com o mesmo sentido?
c) Você pensa que o uso exagerado dos aparelhos tecnológicos influencia nas relações interpessoais? Como deveriam ser usados?
d) A dependência do uso do celular e outras tecnologias pode provocar uma doença chamada Nomofobia. Você conhece essa síndrome? Sabe o que ela pode provocar?


Faça uma breve pesquisa a respeito para o seu conhecimento.
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 06/07 à 10/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO  profmarcelomaua@gmail.com
Responda as questões
1)    Qual a área de um quadrado de lado 8 m ?
2)    Qual a área de um retângulo de lado maior 10 m e lado menor 6 m?
3)    Qual a área de um triãngulo de base 8 m e altura de 5 m?
4)    Qual o perímetro do quadrado do primeiro exercício?
5)    Qual o perímetro do retângulo do segundo exercício?



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2ºTB NOTUTNO
ARTE/PROFºJORGE
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB

CONTEÚDO:

          A dança e suas modalidades

 1º aula  e 2ª aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;




Após assistir aos vídeos crie três perguntas sobre a dança e suas respectivas respostas.



Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.


DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020.

BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
  •  Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
Atividades:

Faça um resumo dos temas abordados em cada vídeo aula.

Tempo para realização: Uma semana.       De 06/07 até 10/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 06/07 `a 10/07
Vídeos:

·       Células-Tronco, Clonagem, Transgênicos e Teste de DNA –

 Biologia - Prof. Paulo Jubilut

 

·       Células Tronco, Clonagem Terapêutica



Envie o resumo  para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
São Paulo,06 de junho 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 03 a 11/07 para 2TA, B, e C Anos EJA


ATIVIDADES SEMANAL: Disserte e enviar por e-mail. (isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br)




SOCIOLOGIA /PROFºNANCIO
EE SALIM FARAH MALUF PROFESSOR
Aulas Interativas Semanal para o Blog da Escola – 2° BIMESTRE
NOME DO PROFESSOR: Nancio Nã
DISCIPLINA: Sociologia
TURMA: 2TB
PERIODOS DAS ATIVIDADES: de 06/07 a 10/07 – Noite - 1 aulas Semanal
Atividade – Titulo:
A divisão do Trabalho e a Solidariedade
Habilidades e Competências Necessárias:
Compreender a noção de cultura do Trabalho Desenvolver habilidades de solidariedade entre as pessoas
Explicação/Tarefa/Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O Alunos vai Pesquisar a Atividade – Titulo em site de Pesquisa: GOOGLE. O aluno poderá usar além das pesquisas outros recursos como: Livros, Jornais etc.. Após a pesquisa
O aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o Email do Professor com nome completo, serie e sala e o nome da Escola.
Sistema de Avalição e Acompanhamento:
Para o aluno obter nota satisfatória neste Trabalho, é necessário que o trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.
Professor: Professor Coordenador:
Nancio Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br

pastornancio@gmail.com

FÍSICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TA e 2°TB
Conteúdo: Propriedades Térmicas
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/maquina-termicaaplicacao-segunda-lei-termodinamica.htm e https://aprendafisica.wordpress.com/2016/03/11/revolucao-industrial/
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 08/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Propriedades Térmicas - Máquinas Térmicas
1) O que foi a primeira Revolução Industrial? Qual foi seu contexto histórico-social?
2) Qual foi a grande dificuldade técnica da época?
3) Quais eram os tipos de máquina térmica mais utilizados na Revolução Industrial?
4) Algumas dessas máquinas ainda são utilizadas? Elas foram aperfeiçoadas? Explique.
5) Quais máquinas térmicas você possui em sua casa? Exemplos: micro-ondas, geladeira, aquecedor.
6) Descreva como funciona cada máquina térmica que você possui em casa.


QUÍMICA/PROFªEDJANE

Professora: Edjane – Química
Turmas 2 termo A e B

Retomada do assunto sobre concentração comum.

O que é concentração comum?
A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução.      
A medida da quantidade de um determinado soluto dissolvido em certo volume de solução é denominada de concentração comum. Assim, esse tipo de concentração é uma das formas de se trabalhar a quantidade ou teor dos componentes de uma solução (mistura formada por um soluto e um solvente).
Como se trata de uma medida, a concentração comum nada mais é do que a relação matemática estabelecida entre a massa do soluto dissolvida em certo volume de solução, sendo representada pela seguinte expressão matemática:
C = m1/ V
m1 = massa do soluto
V = volume da solução
C = concentração comum
As unidades de medida que rotineiramente estão relacionadas com a concentração comum estão listadas abaixo. Vale destacar que a primeira letra refere-se à massa do soluto, e a segunda, ao volume da solução:
g/L (massa em gramas e volume em litros). Trata-se da unidade mais utilizada;
mg/L (massa em miligramas e volume em litros);
g/mL (massa em gramas e volume em mililitros);
mg/ mL (massa em miligramas e volume em mililitros);
A concentração comum está muito presente no nosso dia a dia, como quando utilizamos uma solução nasal para desentupir as narinas, na preparação do soro caseiro ou ainda quando fazemos a medida da quantidade de glicose no nosso sangue. Em todos esses casos, há algo em comum: a dosagem da quantidade de soluto dissolvida em certa quantidade de volume de solução.
Veja outros exemplos de aplicação da concentração comum em algumas situações cotidianas.
Exemplo 1: Se prepararmos uma solução utilizando 20 gramas de sacarose (açúcar) em 500 mL de água, qual será a concentração comum, em g/L, dessa solução após o fim do procedimento?

Dados:
m1 = 20 gramas
V = 500 mL de solução
C = ?
Devemos, inicialmente, transformar a unidade mL para litro, pois a unidade da concentração é em litros. Para isso, basta dividir o 500 por 1000:
V = 500/  1000           
V = 0,5 L
Por fim, basta aplicar a fórmula da concentração comum:
C = m1/  V
C = 20 ÷0,5   
C = 40 g/L

Essa atividade é para revisar o conteúdo sobre concentração comum. Quem não fez a atividade anterior sobre os 5 exercícios sobre a concentração comum, esse texto vai ajudar.
Ou, se preferir, veja uma aula sobre concentração comum no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=vhgBFn8sra8

GEOGRAFIA/ PROFºEDIVALDO
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para ser aplicado a turma do 2ºTB: durante o período de 06 a10/
Ciclone Bomba
Ciclone Bomba:
Formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente.
Com rajadas de vento que ultrapassaram 130 Km/h, estragos em mais de 135 munícipios e pelo menos nove mortos, o fenômeno que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira (30) é chamado de Ciclone Bomba.
A formação ganha esse nome pois é um tipo de ciclone que se intensifica rapidamente, explica o meteorologista da NSC Comunicação Leandro Puchalki.
Sempre que um ciclone ganha intensidade em poucas horas, é chamado de ciclone bomba, segundo Puchalki. O ciclone bomba que atingiu Santa Catarina essa semana se formou no Rio Grande do Sul.

A explicação para a formação de um ciclone é que o ar quente e úmido (menos denso), vai para as camadas superiores da atmosfera. Enquanto isso, o ar fresco e seco (mais denso) é rebaixado para a superfície, o que gera a redução da pressão atmosférica. A condensação do ar quente libera calor e gera instabilidade na área. Por consequência, o ciclone se forma, explica puchalski.
Os fenômenos climáticos que atingiram os municípios catarinenses ainda estão sob análise da Epagri/ciram, que vai emitir um comunicado sobre o que aconteceu no Estado. A meteorologista Laura Rodrigues ressalta que, embora os fenômenos possam ser vistos como uma coisa só, houve também a formação de vários temporais.

·        Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
Além do ciclone, a frente fria que estava no Estado também gerou temporais. Foi a junção dessas duas coisas que fez com que o estrago fosse maior, segundo Laura. Ela explica que a ação do ciclone ficou mais concentrada na parte Sul do Estado, e que o Norte e no Oeste, os danos foram causados pela ação dos temporais.
Ø O vento do ciclone é o vento Sul que se mantém. O temporal é aquele rapidinho, associado a nuvens de chuvas. Em geral, os ventos de temporal que causam mais estragos. Em alguns locais, temporais acabaram resultando em micro-explosões-explica Laura.
-O ciclone prejudicou o fornecimento de energia em toda Santa Catarina, e 1,5 milhões de unidades consumidoras da Celesc chegaram a ficar sem luz. Atém a manhã desta quinta-feira, o fornecimento ainda não tinha sido restabelecido em mais de 200 mil unidades.

*-O meteorologista também explica a diferença entre alguns outros fenômenos. Entenda:
Ø Vendaval e tempestade: são sinônimos para determinar uma região que sofra com vento extremo.
Vendaval está relacionado só com vento muito forte, já a tempestade inclui chuva, granizo, além da rajada de vento. Mas são termos mais populares e não técnicos.
Ø Tornado e ciclone: ambos têm a capacidade de gerar ventos acima de 100 Km/h, aqui em Santa Catarina normalmente podem chegar até 200Km/h. A diferença é que o tornado é o funil que vem da base da nuvem em direção ao solo com uma área de abrangência pequena e de curta duração-minutos. O ciclone é um sistema mais abrangente que pode provocar vento em várias regiões do Estado e que pode levar horas. Uma diferença entre os dois é que o tornado mais leve gera ventos de 80 Km/h ou mais, já o ciclone pode passar por Santa Catarina com ventos de menos de 20 Km/h.
Ø Tufão: podemos dizer que tufão é igual a furacão, mas é uma nomenclatura usada mais naquela região do Japão.

·        Outras informações sobre o ciclone Bomba:

Como o próprio nome já diz, o ciclone extratropical se forma fora das regiões tropicais do globo. Não é a primeira vez que um ciclone desse tipo atinge o país. Na verdade, sua chegada é até comum no outono e inverno. O Instituto Nacional de meteorológico (Inmet) explicou à BBC Brasil que, há um mês, outro ciclone também atingiu o Rio Grande do Sul, mas não de forma direta como ocorreu dessa vez. Os ventos foram mais fracos, como os ocorridos agora em são Paulo e Rio de Janeiro. Na América do Sul, os ciclones extratropicais costumam ter origem no oceano, perto do Litoral da Argentina e do Uruguai. O episódio observado ontem teve início próximo ao Paraguai e seguiu pela Costa sul brasileira. Agora, o ciclone continuar sua trajetória até perder força e dissipar no oceano. Funciona assim: primeiro, a temperatura do mar supera os 27ºC. Devido a essa temperatura, a água começa a evaporar, o que gera umidade e colabora para que
Surge a formação de nuvens. Temos aí um centro de baixa pressão. Ao chegar lá em cima, esse ar que evapora se depara com um vento seco, sem umidade, aquilo que chamamos de frente fria.
Essa representa um centro de alta pressão, que resfria o ar e joga-o novamente para baixo. Então, o ar fica preso em um grande vai e vem: esquentar e sobe, esfria e desce. Esse movimento repetitivo, chamado de convecção, acaba gerando uma queda da pressão atmosférica no centro do sistema.
Normalmente, a pressão de um ciclone costuma-se manter entre 980 e 1005 hPa (sigla para hectopascais, unidade usada para medir a pressão no centro do ciclone).
·        A meteorologista Dóris Palma explicou, ao site Tempo agora, que “um ciclone bomba nada mais é do que uma área de baixa pressão, que apresenta uma queda rápida na pressão atmosférica, de 24 hPa ou mais, em um período de 24 horas”, ou seja, a queda de um hectopascal por hora é o que diferencia o ciclone bomba de outros ciclones. Quando a pressão cai abaixo de 980 hPa, o ciclone pode ter intensidade semelhante à de um furacão. Foi o que aconteceu em 1919, no Canadá, quando um ciclone chegou a 928 hPa- e foi tão forte quanto um furacão da categoria 4 na escala de Saffir-Simpson. O fenômeno é comumente relacionado a grandes tempestades, ventanias e ressacas marítimas.
·        Essas ressacas caracterizam o movimento anormal das ondas em conjunto ao aumento do nível do mar. No sul do Brasil, os ventos chegaram a atingir a velocidade de 120 Km/h, derrubando a árvores e arrancado telhados de casas e estabelecimentos.


Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para as turmas dos 2º anos do Ensino Médio. C, D, E noturno durante a semana de 06/07 a 10/07/20
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com
Sobre o conteúdo o “furacão Bomba”
1ª questão dissertativa:
A)     – Define o que foi o Furacão Bomba.

B)     – O que provocou o Furacão Bomba?

C)      –Onde se dá os ciclones subtropicais e como se forma segundos os meteorologistas?

D)     -Segundo o texto o que diferencia o ciclone Bomba de outros ciclones? Explique conforme os enunciados do texto.

E)      – Houve prejuízos e danos durante a passagem do furacão Bomba? Se sim quais foram? Descreva em poucas linhas.

HISTÓRIA/PROFºVANILDO
ATV. História, 9C, 2°TB                                          
                    Antes da Revolução Russa de 1917






Após leitura ou acesso ao CMSP (link acima) responda as questões:
1. Na monarquia Russa que vigorou do sec. XVI até o Sec. XX(1917), quem era a autoridade máxima, e que eram seus apoiadores?

2. Quais foram os contrastes evidentes após iniciadas as reformas do Czar Alexandre II?


3. Como eram as condições de trabalho enfrentadas pelo operariado, e qual foi a reação deles?


4. Como estava composto o Partido Operário Social – Democrata Russo?


EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
09 e 10/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – triedCry – cried - Study – studiedApply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou ED, vejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumpedLove – lovedHate – hatedSmail – smailedPlay – playedWatch – watchedAsk – askedBelieve – believedCall – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares no passado, biografia.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Dê uma olhada na lista de verbos irregulares em https://www.aluralingua.com.br/artigos/lista-completa-dos-verbos-irregulares-em-ingles , tem listas que aparecem apenas os verbos mais usados, outras são mais completas, fique à vontade para procurar. Lembre-se, a maioria dos verbos são regulares, já os irregulares são limitados a uma lista,
2. Encontre na Biografia abaixo os verbos no passado, faça uma lista separando os regulares dos irregulares
Ayrton Senna da Silva was a famous Formula 1 racing driver. Considered for many the best racing driver of all times,he was born on March 21st 1960 and died on May 1st 1994.
He started racing for Toleman team in 1984, in 1985 he moved to Lotus wich he represented until 1987. In 1988 he moved to MacLaren where he won all his Championships and stayed until the day of his death.
He was a three times World Champion in 1988, 1990 and 1991. and he unfortunately died in a car accident while he was leading a race in Inmola, Italy.
Rest in Peace Ayrton and thank you so much for all the joins you gave us.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/409782#readmore
3. Complete as frases abaixo com os verbos dos parênteses no passado:
a) Where he ________ all his Championships (Win)
 b) He ____________ racing for Toleman team in 1984 (start)
c) He ___________ on May 1st 1994 (die)
d) he _______ leading a race (be)
4. Faça uma frase sobre você no passado

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    06/07 até 10/07. (Quatro aulas de 45 minutos cada)
  




anúncio publicitário é um gênero textual cuja finalidade é promover um produto ou uma ideia; é veiculado por diferentes meios de comunicação – a mídia impressa, jornalística, radiofônica e virtual.
Uma das características desse gênero é o convencimento do consumidor para a compra de determinados produtos, serviços ou ideias. Assim, são utilizadas variadas ferramentas discursivas – recursos expressivos – como o uso de imagens, de linguagem simples, de humor e ironia, verbos no imperativo, os quais funcionam como aspectos persuasivos.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/propaganda/>.

Você deve ter observado que alguns anúncios publicitários utilizam a criatividade com escolhas lexicais, textos verbais e não verbais visando a disseminação de ideias com o objetivo de influenciar a opinião pública, motivando mudança de comportamento, como no texto apresentado a seguir.






a) Observe atentamente o texto não verbal(imagem). O que você vê nessa imagem?
b) O verbo deletar é amplamente utilizado na esfera virtual. No anúncio publicitário, ele foi empregado com o mesmo sentido?
c) Você pensa que o uso exagerado dos aparelhos tecnológicos influencia nas relações interpessoais? Como deveriam ser usados?
d) A dependência do uso do celular e outras tecnologias pode provocar uma doença chamada Nomofobia. Você conhece essa síndrome? Sabe o que ela pode provocar?


Faça uma breve pesquisa a respeito para o seu conhecimento.
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 06/07 à 10/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO  profmarcelomaua@gmail.com
Responda as questões
1)    Qual a área de um quadrado de lado 8 m ?
2)    Qual a área de um retângulo de lado maior 10 m e lado menor 6 m?
3)    Qual a área de um triãngulo de base 8 m e altura de 5 m?
4)    Qual o perímetro do quadrado do primeiro exercício?
5)    Qual o perímetro do retângulo do segundo exercício?




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2ºTC NOTURNO

ARTE/PROFªEDLENNE

Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
2ºTC
 E-mail Edlenne190@gmail.com   
Watts 11993670617                                  
                               Xilogravura
                                                                                            
Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado.
    Técnica usada pelos Egípcios e conhecida pelos chineses. Sua exploração se deu na Europa em meados do século XV, quando a xilogravura cumpriu o papel de grande veículo de imagens e textos. A arte da gravura marca e se impõe, substitui o manuscrito e a iluminura, privilégio da nobreza e do clero, abrindo novos caminhos de divulgação e democratização do conhecimento.
    No Ocidente a xilogravura inova por contribuir com o figurativo. Com o passar dos séculos, a xilo conquista sua importância nas obras de grandes artistas do século XX, como Valloton, Gauguin e Much
    A xilogravura chegou ao  Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi  utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. Os primeiros poetas populares que narravam as sagas da literatura de cordel começaram a surgir a partir de 1750. Analfabetos em sua grande maioria, eles recitavam suas histórias nas feiras ou nas praças, às vezes, acompanhadas por música de violas, muito similar à tradição européia. A xilogravura incorporou-se e manteve sua tradição popular no Nordeste do Brasil, ilustrando a literatura de cordel. Os folhetos de Cordel foram trazidos ao país pelos colonizadores portugueses.






  
                                atividade
olá alunos nesse atividade de Xilogravura, ocês vai utilizar isopor, tinta, lápis e uma folha de sulfite, se caso não tiver isopor pode utilizar papelão para fazer a matriz.
Matriz é o isopor ou papelão       
O link a baixo mostra como vocês vão fazer atividade   
assim que realizar atividade tira uma foto e manda para meu e-mail.


BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

2°Tc – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Realize uma conclusão de 05 linhas sobre o tema da aula anterior, Daltonismo.
Tempo para realização: Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)







        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 06/07/2020 a 10/07/2020.
                                    
                                             Atividade
 
  Realize uma conclusão de 05 sobre o tema da aula anterior, Daltonismo.                                            

  Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

FILOSOFIA
São Paulo,06 de junho 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 03 a 11/07 para 2TA, B, e C Anos EJA


ATIVIDADES SEMANAL: Disserte e enviar por e-mail. (isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br)



SOCIOLOGIA /PROFºALASON
SALA DE AULA INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER
Sociologia
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: Sociologia
Turma envolvida: 2TC
Atividade e Conteúdo
Título: Fake News
Objetivo:
Pesquisar, analisar, conversar e refletir sobre as relações e os significados do termo fake news, que são características das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização junto com o crescimento das redes sociais dentro da internet.
Explicação do Professor:
As fake news são construídas a partir da interação humana dentro das redes sociais na internet.
O Senado aprovou na terça-feira 30 de Junho de 2020, o texto-base do "PL das fake news", o projeto de lei 2630/20, o documento foi aprovado por 44 votos dos senadores, enquanto 32 votaram contra e dois se abstiveram.
Atividade do Aluno (Tarefa):
Responder as seguintes questões abaixo:
Você sabe o que é uma fake news, por algum momento já recebeu esse tipo de informação?
Qual a sua opinião sobre esse projeto de lei que foi votado no Senado e agora será votado na Câmara dos Deputados?
Na sua concepção hoje em dia falta algum tipo de lei para combater crimes que ocorrem na internet?
Você confia que seus dados pessoais estão protegidos nas redes sociais?
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelhos eletrônicos que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1

Período da realização da atividade:_6_/_07_/2020 a 10_/_07_/2020

FÍSICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°T e 2°TB
Conteúdo: Propriedades Térmicas
Aulas previstas: 4
Desenvolvimento e estratégias: Site: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/maquina-termicaaplicacao-segunda-lei-termodinamica.htm e https://aprendafisica.wordpress.com/2016/03/11/revolucao-industrial/
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 08/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Propriedades Térmicas - Máquinas Térmicas
1) O que foi a primeira Revolução Industrial? Qual foi seu contexto histórico-social?
2) Qual foi a grande dificuldade técnica da época?
3) Quais eram os tipos de máquina térmica mais utilizados na Revolução Industrial?
4) Algumas dessas máquinas ainda são utilizadas? Elas foram aperfeiçoadas? Explique.
5) Quais máquinas térmicas você possui em sua casa? Exemplos: micro-ondas, geladeira, aquecedor.
6) Descreva como funciona cada máquina térmica que você possui em casa.

QUÍMICA/PROFªROSIANE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

2° Termo - C
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, química

4.     CONTEÚDOS:

           Modelo de Bahr.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Bahr.

6.     RECURSOS UTILIZADOS:
1-    Qual a proposta do modelo de Bahr?
2-    Como o modelo de Bahr é conhecido?
Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.

7.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

8.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
9.     PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
06/07/2020 a 10/07/2020
10.  PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão
11.  VALIDADO EM
06/07/2020


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
Desmatamento na Terra Indígena Karipuna (RO) © Rogério Assis / Greenpeace

O desmatamento e a Covid-19 avançam sobre a floresta e os povos que vivem nela e dela com velocidade avassaladora e previsões catastróficas. Uma análise dos dados do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que nos quatro primeiros meses de 2020, os alertas de desmatamento em terras indígenas da Amazônia brasileira aumentaram 64%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Este é o maior índice dos últimos quatro anos. Isso significa que 1.360 hectares de floresta – o que equivale a 1.865 campos de futebol – foram desmatados dentro de territórios indígenas de janeiro a abril de 2020. No mesmo período do ano passado este número foi de 827 hectares.
Esses dados reforçam o alerta de que madeireiros, grileiros e garimpeiros não fazem home office e, pior, essas invasões podem ser a porta de entrada para que o coronavírus chegue nas comunidades indígenas.

Na contramão da busca por soluções, o governo que, até o momento, não tomou ações eficazes para proteger os povos indígenas, nem as florestas brasileiras, enfraquece ainda mais a fiscalização ambiental, com a exoneração de profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsáveis por recentes e importantes operações contra garimpeiros e madeireiros ilegais na Amazônia.

Além disso, estimula a invasão de terras indígenas ainda em processo de demarcação, através da Instrução Normativa 09 da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Medida Provisória (MP) 910/2019, mais conhecida como “MP da Grilagem” – que promete a regularização de terras públicas que foram invadidas até 2018. Como esta MP “caduca” no dia 19 de maio, o governo federal tem atuado ostensivamente para forçar a sua votação no Congresso o quanto antes. 

“Estamos testemunhando a pandemia se alastrar pela Amazônia de maneira bastante rápida, o que pode, de fato, causar um novo genocídio indígena. Enquanto isso, o governo fecha os olhos para os crimes que estão aumentando na floresta. Isso é inaceitável! Precisamos agir –  com a urgência que se faz necessária –  para cuidar de quem cuida da floresta.  Diante da ausência do Estado vamos continuar monitorando e denunciando, juntamente com o movimento indígena e outros parceiros, as atividades que colocam em risco a saúde e os territórios dos habitantes originários deste país”, informa Carolina Marçal, da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil.



Questão

Quais são os riscos do desmatamento da Amazônia e, qual a participação do governo nesse processo, quais são os risco em plena pandemia desse avanço no desmatamento.


HISTORIA/PROFºEVERTON
Atividade
Professor Everton – História
2º Bimestre
2ªC / 2TC
Revolução Inglesa
· Assistir a vídeo aula
· https://www.youtube.com/watch?v=Wzy3EhiO7eo
· Fazer um breve comentário da aula
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
INGLÊS/PROFºRENE
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
2º TERMO C  - LÍNGUA INGLESA  - EJA 
Personal Pronouns
Exercício:
Complete os espaços com o Subject Pronoun (Pronome Sujeito)
1.     Jessica is my friend.                 ____ is my friend
2.     Paulo works for Apple.           ____ works for Apple
3.     John and Mark live in New York.          ____ live in new york
4.     The house is a new house.            ____ is a new house
5.     Anna and I work together.            ____ work together
6.     The books are cheap.                     ____ are cheap
7.     The boy likes video games.             ____ likes video games
8.     Carmem and Mary are sisters.         ____ are sisters
9.     You and Josh can come with us.          ____ can come with us
10.  The table is very long.             ____ is very long
Use somente: She, He, You, They ou We
1.     (Mary and Carla) ________________go to school together.
2.     – Are______________ Brazilian too?
- No, I'm from Portugal.
3.     (Julia and Mike)_________________are good friends.
4.     Anthony is a student, but____________________goes to a different school.
5.     (My family and I)_____________________ live in Ohio.
6.     (Claudia and her friends)__________________ are from Germany.
7.     - I'm a teacher. What about__________________?
- I'm a teacher too.
8.     (Jane, Steve and I)___________________go to the movies every weekend
 See you later!

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

Whatsapp: 11976991682
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSANDRA
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º Termo C
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 07, 08 e 09/07 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Quando teve origem o Realismo no Brasil?
2. O Realismo surgiu como reação a quais aspectos do Romantismo?
3. Como os realistas procuram retratar o homem e a sociedade?
4. Como o ser humano é considerado pelo Naturalismo?
5. Qual foi o primeiro grande romance naturalista brasileiro?
6. Quais são as características do Parnasianismo?
7. Qual foram nossos principais poetas parnasianos?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
MATEMÁTICA/PROFºMANOEL

Professor: Manoel J. Silva.

Matéria: Matemática.

Série: 2°Termo C

Conteúdo: Área de uma circunferência.

Aulas Referentes: 06/07 a 10/07 de 2020

Aula 1 e 2: 07/07 de /2020

1) Qual o volume de uma Circunferência de altura 5 mt e raio 2 mt.

Aula 3 e 4: 09/07 de 2020.

1) Qual o volume de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo e a altura de ( a e b) são 4 centímetros?

a) 8 centímetros

b) 2 centímetros


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