DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Pesquisar quais Parques e
Academias está funcionando em seu bairro;
·
Atividade 2- Pesquisar a opinião de 10 pessoas
sobre o retorno das atividades em Parques e Academias;
E-mail
para devolutiva
E. E. Salim Fara Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Eletiva
Período 20 A 24/07 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
1. Pesquise sobre a profissão que você escolheu e como ela é vista no mercado de trabalho.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Professora
Edlenne Cristina
Disciplina
artes
Ensino médio
3ªA,
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts
11993670617
Sobre o Pintor
Vincent
Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui
retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos.
Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao
fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram
finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década,
produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de
1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.
Olá alunos quero que vocês faz uma pesquisa
das obra do artista Vicente willem van
Gogh e retrata o desenho no caderno
com lápis de cor ou tinta.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A –
Professor
Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Elabore uma
pesquisa de 25 linhas sobre as Briófitas. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 20/07/2020 a 24/07/2020.
Atividade
Elabore uma pesquisa de 25 linhas sobre as
Briófitas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
LAZER E
TRABALHO/ PRÁTICAS
CORPORAIS DE AVENTURA |
|
Aula I: Após toda a análise que você fez, e
da proposição feita para melhorar a postura das diversas pessoas que
trabalham na escola, será que só nos momentos de trabalho formal temos
problemas de postura? Reflita sobre a postura de seus (suas) colegas e a sua
própria postura, em seguida, proponha soluções para melhorar a postura da sua
turma.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Caso você não conheça, pesquise
imagens ou vídeos para observar sobre os esportes: Skate; Escalada; Surf; Rafting.
(Observação: Não precisa copiar textos, apenas conhecer os
esportes citados).
Agora
é o momento de analisar de forma crítica, qual a relação dessas práticas com
a sociedade atual. Responda ás questões:
•
Como os esportistas radicais são
vistos dentro da sociedade? Eles são respeitados? •
Descreva o perfil e estilo dos
praticantes de esportes de aventura. •
Você pratica ou já praticou algum
esporte radical? •
Em sua comunidade, há espaços que
favorecem os esportes de aventura? Comente!
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google, Youtube e
Blog da escola. |
|
AVALIAÇÃO:
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email
para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google Classroom: 3°A:
mymqt6g
DATA: 20 Á 24/07/2020 |
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (20 a 24 DE julho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após ASSISTIR O VIDEO indicado, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
RACISMO ESTRUTURAL
O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, em 1888. Mas mesmo livres, um milhão e meio de pessoas negras foram colocados na sociedade brasileira sem nenhum suporte. E por conta dessa herança histórica vinda de centenas de anos de escravidão é que nasce o que chamamos de racismo estrutural.
ATIVIDADE
Assistir no youtube o vídeo:
RACISMO ESTRUTURAL/DESENHANDO (5:07 minutos)
Quebrando tabu.
Após assistir o vídeo, faça um breve resumo do seu entendimento sobre o tema.
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (20 a 24 DE julho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após ASSISTIR O VIDEO indicado, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
APROPRIAÇÃO CULTURAL
Apropriação cultural é uma bobagem de militantes chatos do movimento negro ou é um problema sério? Branco pode usar trança, turbante e cantar samba? Entenda um pouco mais sobre isso nesse vídeo que reúne minha pesquisa sobre o tema.
ATIVIDADE
Assistir no youtube o vídeo:
APROPRIAÇÃO CULTURAL (Spartakus Santiago)
8:00 minutos
Após assistir o vídeo, faça um breve resumo do seu entendimento sobre o tema.
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|
|||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
20/07 a 24/07//2020 |
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
|
|||||
CONTEÚDOS: Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas
especificações elétricas como potencia e tensão de operação
|
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Analisar as especificações elétricas dos aparelhos
em etiquetas ou manuais Reconhecer grandezas associadas ao estudo da
eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia
eletrica
|
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Atividade de
recuperação
1°) Utilizamos vários componentes
elétricos diariamente e todos eles diferentes uns dos outros , indique Pelo menos três tipos de cada um abaixo.
A)
Aparelhos
Resistores ?
B)
Aparelhos
Elétricos ?
C)
Aparelhos comunicadores ?
D)
Fontes de energia ?
OBS: são os mesmos exercícios da
semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre |
|
|||||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
|
|
|||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
QUÍMICA
E.E.SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 20/07 Á 24/07
Prof°:Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3°A
2 aulas semanais (90
minutos)
Tema: testar para crer
Desenvolvimento:
- Revisar o conteúdo da aula anterior,
atividade 2.H. Realizar a leitura do texto “Eletrolise da água”. Fonte: Brasil
Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-agua.htm
- Reflita sobre os questionamentos a seguir:
a) Defina ‘“eletrolise” e em que condições ele
se ocorre.
b) Descreva as semi-reações e a equação global.
- Realize uma pesquisa sobre escala industrial,
considerando a obtenção de:
·
Produtos a partir da água do mar.
·
Gás cloro e sódio metálico por eletrolise
ígnea.
·
Hidróxido de sódio e gás cloro por eletrolise
da salmoura.
·
Carbonato de sódio.
Atividade 2.J retome suas hipóteses construídas
nas atividades 2.B, e verifique e/ou reelabore suas ideias para construção das
considerações finais do quadro do caderno do aluno.
Resolva a situação a seguir:
1-
A produção de aço envolve o aquecimento do
minério de ferro, com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma serie de
oxirredução. O produto e chamado de ferro-gusa e contem cerca de 3% de carbono.
Uma forma de eliminar o excesso de carbono é oxidação a partir do aquecimento
do ferro-gusa com gás oxigênio puro: os dois principais formados são aço doce
(ligação de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gás carbônico. As
massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são,
respectivamente 12 g/mol e 16 g/mol.
Considerando
que um forno foi alimentado com 2,5 toneladas de ferro-gusa, a massa de gás
carbônico formada em quilogramas, na produção de aço doce, é mais próxima de:
a) 28 c)175 e) 303
b) 75 d) 275 f)105
EE SALIM FARAH MALUF.
Atividades da semana de 20 a 24 do 07 de 2020.
Série: 3º Anos : A.
– Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: : Leitura,
pesquisa e compreensão do texto anterior e resposta as questões relacionadas.
Quantidade de aulas: 2 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar
elementos histórico-geográficos que permitem diagnosticar diferentes
argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina.
GEOGRAFIA : América Latina / Choque de Civilizações 2 de 2, resposta as questões relacionadas.
EXERCÍCIOS SOBRE AMÉRICA
LATINA.
Com estes exercícios sobre
América Latina, você pode verificar seus conhecimentos sobre essa importante
porção do continente americano.
QUESTÃO 1
A respeito das características
que diferenciam a América Latina da América
Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:
I) A América Anglo-saxônica,
além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina,
possui o Inglês como língua oficial.
II) A maior parte dos países
latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao
abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.
III) Os países da América
latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de
exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.
IV) Ao avaliar o passado dos
países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil
compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes
tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.
Estão corretas as
alternativas:
a) __ I, II e III. b) __ II e IV. c) __ Apenas a IV.
d) __ Todas as alternativas. e) __ Nenhuma das
alternativas.
QUESTÃO 2
A respeito das características
da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:
a) ___ A América Latina
representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio
Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo
(extremo sul do continente).
b) ___ A América Latina é
regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.
c) ___ A América Latina é
muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que
resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.
d) ___ A América Latina recebe
esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que
derivam do latim, como português, espanhol e francês.
e) ___ O México, embora tenha
proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais
semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.
QUESTÃO 3
A grande extensão no sentido
norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América
Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais
paisagens, exceto:
a) __ Desertos b) __ Floresta Amazônica c) __ Cerrado
d) __ Tundra e) __ Pampa ou Estepes
QUESTÃO 4
(UFSC-1999 - Adaptada)
Do ponto de vista
histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxônica e
América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a
América Latina.
a)
__ A colonização por exploração deixou marcas
profundas nessa parte da América, entre as quais a excessiva concentração de terras.
b) __ O colonizador fixou-se de imediato à terra,
criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento
industrial.
c) __ A dependência, em relação aos países
centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas
também atuem na formação econômico-social.
d) __ Países como o México, o Brasil e a
Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.
e) __ O Espanhol e o Português são as
línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e
francês.
Publicado por: Amarolina
Ribeiro
Registre no caderno e guarde a
atividade realizada, com tema e data e as respostas numeradas.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para:
djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ APRENDA A LUTAR SOZINHO, NEM SEMPRE
VOCÊ TERÁ PESSOAS TE APOIANDO.
HÁ LUTAS QUE SÓ VOCÊ PODE
ENFRENTAR ! “
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO
3A; 3TA; 3TB; 3TC; 3TD
ATENÇÃO
AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE
AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO
DO FINAL DO SEMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.
OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS
OUTRAS MATÉRIAS.
Semana de 20 a 24 de julho.
Habilidades
envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais,
mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Quantidade de aulas:
2 aulas
Avaliação: Atividade
proposta ao final do texto
Endereço para
entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o
capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu
nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal
economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o
mundo todo.
A crise de 1929,
marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma
grande depressão econômica que resultou na falência de
diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise
econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder
de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências
da Grande Guerra.
Contexto histórico
Apesar de ter
entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917,
os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter
sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou
como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como
industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter
consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson,
após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande
crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação
dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito
durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse
período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza
o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e
utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década
de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela
exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista.
O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo
econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os
investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação
no mercado financeiro.
Contudo, apesar do
cenário favorável, gradativamente o processo de boom na
produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz
de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
A concentração
de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios
e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre
os trabalhadores americanos.
Em paralelo,
a mecanização dos processos de produção e as dificuldades
vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados
Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da
mesma forma.
Esse processo
gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou
seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado,
processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.
A Grande Depressão
Junto com o
crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos
Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares
de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar
receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de
pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova
York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em
inglês, Black Thursday).
Com a quebra
da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise
econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande
Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente
lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários
perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão
da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos
EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre
trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da
interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se
espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente
da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não
havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasil, houve
uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências
políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que
desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
O aumento
da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e
a chegada de Hitler ao poder em
1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de
1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de
sua economia.
O New Deal
Depois do impacto
imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os
Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano
de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado
pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico,
desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes,
se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha
um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para
criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia
capitalista.
Desse modo, apesar
de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o
liberalismo econômico), o new deal não rompia com o
capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de
Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos
trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção
agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos
trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para
recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se
dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a
reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados
Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência
do mundo capitalista.
Otávio Spinace – https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/crise-de-1929
ATIVIDADE 1
A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO
SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)
Qual
a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Qual
comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no
Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Habilidades:
Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade
brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço
para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
DADOS DO
DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O
desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre,
significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno
de um milhão de trabalhadores.
O PIB
brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV
aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em
relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira
catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências
desastrosas.
A renda
das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o
consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB
evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da
renda/emprego.
Outro
número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de
pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois
vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE
não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão
em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%.
Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando
somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar
emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a
um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos
esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do
cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de
aumento da violência.
Mais do
que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda,
com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas
a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE
Salim Farah Maluf.
Comente a
charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 20/07 à 24/07/2020 Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Leitura e
Interpretação d o texto: Cyberbullying
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Leia o texto e
assinale a alternativa correta:
Cyberbullying Cyberbullying is harassment through
electronic means such as telephone text messages, social media such as
Facebook and Twitter or online blogs and bulletin boards. In normal bullying,
students are given a daily break from the torment as bully and victim each go
to their separate homes. But for victims of cyberbullying, there is no
reprieve, as the abuse enters into their private lives. In the US, there are
at least 44 states that have anti-bullying laws on the books. While only six
of them use the actual word “cyberbullying”, 31 others have laws that
specifically mention “electronic harassment”. Prosecution
in the UK is a little more difficult. While all schools are required to have
anti-bullying policies in place, cyberbullying itself is not named as a
criminal offence. Offenders in the UK would have to be charged under various
other laws, including the Protection from Harassment Act of 2003. This makes
prosecution much more difficult. Authorities
agree that in order to stop cyberbullying, there has to be parental
involvement. Parents need to be vigilant about their children’s access to
technology. They should monitor their children’s use of social media,
especially children under the age of 14. Bullies are not going to simply
disappear, but parents can go a long way in protecting their children from
being bullied. Go! English, ano II,
n. 14 (fragmento). De acordo com o
texto, nos Estados Unidos, alguns estados têm leis específicas para assédio
via meios eletrônicos. Já no Reino Unido, a instauração de processos contra
praticantes de cyberbullying é mais difícil porque: A-
as vítimas precisam recorrer a outras leis existentes, pois o cyberbullying
não é considerado crime. B-
as leis que
regulamentam o uso da internet e dos meios eletrônicos de comunicação são
inexistentes. C-
os pais das
vítimas não têm interesse em denunciar os agressores de seus filhos às
autoridades competentes. D-
os estudantes
com idade inferior a 18 anos não podem sofrer acusações de prática de cyberbullying
ou bullying. E-
as leis como a
de Proteção contra Atos de Assédio de 2003 estabelecem que o cyberbullying
não é crime.
Período da
Realização: 20/07 à 24/07/2020. |
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 20 a 24/07/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno e na próxima semana postarei atividades sobre o
tema.
Gênero
textual: Resenha crítica
A resenha é um gênero
textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma
crítica sobre determinado assunto. A resenha ideal é composta não apenas pela
crítica direta, mas também por momentos de descrição, e esses dois elementos
devem estar em perfeito equilíbrio em seu texto. Por ser uma síntese, muitas
pessoas acabam caindo na armadilha da superficialidade, utilizando expressões
como “eu gostei” ou “eu não gostei”, esquecendo-se de que é preciso também
argumentar para justificar as críticas positivas ou negativas que constarem na
resenha. Tudo isso deve ser feito através do emprego de um vocabulário simples,
porém preciso, prezando a concisão e impessoalidade. Além disso, observe alguns
pontos que não devem faltar no seu texto:
·
Imparcialidade: Ser imparcial significa deixar as emoções de lado e escrever
sem tomar partido, isto é, sem deixar que motivos pessoais contaminem a
escrita. Assim como um bom juiz, você deve ponderar, apresentando aspectos
positivos e negativos sobre o tema resenhado. Se a resenha tiver como assunto
uma obra literária, não permita que motivos externos à obra, como a falta de
simpatia pelo escritor ou pela editora, transpareçam em sua opinião. Isso,
definitivamente, não é conveniente, certo?
·
Cientificidade: Por ser um trabalho de cunho acadêmico, a resenha deve ter
cunho científico, ou seja, ela deve ser racional (prezar a objetividade e
impessoalidade), sistemática (apresentar um sistema de ideias ordenadas de
maneira lógica) e verificável (afirmações que podem ser comprovadas através da
observação);
·
Objetividade: Na resenha deve constar aquilo que for estritamente essencial,
respeitando a característica principal do gênero, que é a brevidade. Detalhes e
subjetividades não são elementos bem-vindos, pois o leitor que busca uma
resenha busca também uma análise sintética sobre o assunto.
Agora que você já
conhece as principais características da resenha, acompanhe como deve ser a
preparação para o início da produção textual:
1.
Se
o professor solicitar uma resenha sobre um filme, livro, palestra ou outros
assuntos, é essencial que você
conheça o tema a ser resenhado antes de começar a escrever. Parece uma
informação óbvia, mas acredite: muitas pessoas arriscam-se a omitir opiniões
sobre aquilo que elas desconhecem. Muitas pessoas aproveitam-se do fato de ser
a resenha um gênero sintético para “trapacear”, confundindo objetividade com
superficialidade. Não é muito honesto tecer críticas sobre um livro que você
não leu, não é verdade?
2.
A primeira leitura, seja ela de um
filme ou de um livro, deve ser feita de maneira a conhecer a obra como um todo. Esse primeiro contato é
fundamental para que seja quebrado o estranhamento, o que é muito comum quando
somos introduzidos a um determinado assunto;
3.
Feito
o primeiro contato, quebrado o estranhamento, é hora de reler ou rever. A segunda leitura é fundamental
para captar detalhes que passaram despercebidos. É desejável que você
sublinhe ou que faça esquemas que contemplem as ideias principais do objeto a ser resenhado,
estabelecendo relações entre elas;
4.
Antes
de começar a escrever sua resenha, reserve um tempinho para pensar sobre o
assunto, sem imediatismos. Esse
intervalo entre conhecer/analisar o objeto e começar a escrever é essencial
para que você possa emitir opiniões mais apropriadas e, se possível,
busque outras fontes que possam lhe ajudar a embasar seus argumentos.
Aparentemente, escrever uma resenha é um exercício fácil, mas ser
objetivo sem parecer superficial pode ser um verdadeiro desafio. Não subestime
o gênero — que geralmente é utilizado como um guia para iniciantes em
determinados assuntos — e lembre-se de que esse tipo de texto é muito
importante e extremamente útil para aqueles que buscam informações eficientes e
bem elaboradas sobre determinado conteúdo.
Exemplo de resenha crítica
O exemplo abaixo é fictício e muito resumido. Veja:
Em A Sinhá e o
Escravo, de Assis de Brandão, conhecemos a história de Dora. A filha de um
senhor de engenho se apaixona por Samuel, escravo da fazenda.
Trata-se de um romance epistolar. O livro é narrado por cartas escritas
pela protagonista. Pelas datas (entre 1875 e 1879), nota-se que o processo de
abolição da escravatura já estava em curso, no Brasil. À época, já existia a
Lei do Ventre Livre, que postulava que os filhos das negras não nasceriam
escravos.
Talvez isso explique a afeição de Dora aos trabalhadores da senzala. Em
tempos mais remotos, provavelmente uma “sinhazinha” não se misturaria a uma
classe considerada inferior. Com o progresso da sociedade, porém, os mais
jovens perceberam que qualquer pessoa, no fim das contas, é apenas humana.
Essa descoberta e o conflito entre os valores familiares e os
sentimentos íntimos são descritos pela personagem. Apesar de ser um romance
situado no século XIX, a obra foi escrita nos anos 2000, voltada a um público
adolescente. As frases curtas e simples ajudam a entender melhor o contexto,
sem floreios de linguagem.
Por isso, A Sinhá e o Escravo explica bem
uma época vergonhosa de nosso passado. Pode ser uma boa introdução a esse tema
histórico, já que tem uma maneira quase didática de conduzir a trama.
Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida, chamar no grupo de whatsapp ou no
privado.
ATIVIDADES SEMANAL DO
PROFESSOR |
||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
20 Á 24/07/2020. |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
||||
CONTEÚDOS: ·
SEMANA
DE RECUPERAÇÃO. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
AS ATIVIDADES DESSA
SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE
OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS
FECHAR AS NOTAS. OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS
ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS . ASSISTIR AS AULAS DO CMSP E FAZER O
MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA
RETOMADAS NO CLASSROON.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: · Avaliação Processual. · Faça um relato sobre
as aulas dadas do dia 20 Á 24/07/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
||||
|
DATA: 24/07/2020. |
|
|
ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR ROSÉLIA
|
AULAS
PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA DO
DIA 20 Á 24/072020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3ºA |
|
CONTEÚDOS: · RETOMADA
DOS CONTEÚDOS TRABALHADO NO 1º e 2º
BIMESTRE |
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
· CADERNO DO ALUNO e as
Aulas do CMSP. • AS
ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS
REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO
2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS. • OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS
ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS . • ASSISTIR AS AULAS DO CMSP E FAZER O MAPA
MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS
NO CLASSROON. |
|
RECURSOS: · T.V,
CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e
caderno do aluno.
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
· Processual
( continuada), atividades em grupo e individual; · Registro escrito, mapa
conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS e acesso à plataforma, realização da
atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA:24/7/ 2020. |
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
2º
Bimestre
Atividade
23/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Influenciadores
Digitais. Quem são e o que fazem?
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Sobre o Pintor
Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos. Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década, produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.
Olá alunos quero que vocês faz uma pesquisa das obra do artista Vicente willem van Gogh e retrata o desenho no caderno com lápis de cor ou tinta.
PLANO DE
AULA SEMANAL
DISCIPLINA –
BIOLOGIA
PROF – RENE
TURMAS 3 B e 3 C
PERIODO –
NOTURNO
SEMANA –de
20/07 a 24/07
Tema – OS
REINOS BIOLOGICOS
REINO MONERA
ATIVIDADE –
citar a funções principais das bactérias para o solo e indústria farmaceutica
MATERIAL
DIDATICO – LIVRO DIDATICO BIOLOGIA TERCEIRO ANO DO ENS. MEDIO OU INTERNET (EM
AMBOS OS CASOS CITAR A FONTE DE PESQUISA )
HABILIDADE :
CONCEITUAR E ENTENDER A UTILIDADE DAS BACTERIAS PARA ser humano
ATIVIDADES DO BLOG
São Paulo, 20 de Julho de 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ºTA / 1ºTB / 1ºTC - 2ºTA / 2ºTB / 2ºTC - 3ºTA /
3ºTB - 3ºB / 3ºC
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
2º BIMESTRE
Semana – 20 a 24 de Julho
RECUPERAÇÃO BIMESTRAL: DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO ENVIARAM
AS ATIVIDADES SOLICITADAS AO LONGO DO BIMESTRE.
ATIVIDADE SOLICITADA: Enviar via e-mail todas as atividades
solicitadas ao longo do bimestre. Contendo o nome da escola, tema da atividade
solicitada, nome completo e série do aluno para identificação.
ATIVIDADES DO BLOG
São Paulo, 20 de Julho de 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3TA, 3TB e 3° C e 3° B E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
2º BIMESTRE
Semana – 20 a 24 de Julho
Assistir o vídeo e responder.
O que é felicidade para você?
https://youtu.be/JMubiA99ze8
ATIVIDADE
DE RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Artigo
de opinião
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Esta atividade é para os alunos que não entregaram nada
neste bimestre.
Faça um Artigo de opinião Sobre “ Os direitos Humanos”.
Lei os artigos, e faça por escrito a sua opinião com base
na Lei, não o que você já ouviu sobre a lei direitos humanos.
Email:
joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Conteúdo: Reações de |Neutralização
Desenvolvimento e estratégias: site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm; https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-agua.htm ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e responder as questões no caderno
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 23/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Reações de Neutralização
1- O que acontece na reação de neutralização?
2- Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3- Como o antiácido age no estômago?
4- Explique o que é um deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre.
5- Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico? Explique cada um deles.
6- Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDOS: CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES
ÚLTIMA ATIVIDADE AVALIATIVA DO 2º BIMESTRE FOI POSTADA NA SEMANA ANTERIOR, PORTANTO TODAS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES ATÉ O DIA 24/07 PARA FECHAMENTO DE NOTAS.
- PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
Atividade de
História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana de 20 a
24/07/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno
Corrida
Espacial e Corrida Armamentista
A corrida espacial foi um dos episódios
que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e
1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço
realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da
corrida espacial foi a chegada do homem à Lua.
Uma série de acontecimentos marcou os quase vinte anos de corrida
espacial, mas alguns desses acontecimentos ganharam maior notoriedade e contaremos
abaixo um resumo destes.
O primeiro grande marco da corrida espacial foi um feito soviético. No
dia 4 de outubro de 1957, às 22h28m, no horário de Moscou, foi lançado o Sputnik
1, o primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra. Alguns
minutos depois, o satélite começou a emitir os primeiros sinais de rádio e o
Sputnik 1 permaneceu em órbita por 22 dias.
O feito foi ressaltado tanto na imprensa
soviética, quanto na imprensa internacional – incluindo a americana. O satélite
soviético era uma esfera metálica feita de alumínio, que possuía 58 de
centímetros de diâmetro e pesava 83,6 kg. O segundo satélite enviado pelos
soviéticos trouxe outra grande inovação: o envio do primeiro ser vivo para o
espaço.
Em 4 de novembro de
1957, foi lançado o Sputnik 2 que possuía 508 kg e transportou a cadela Laika
para o espaço. A cadela foi encontrada nas ruas de Moscou e morreu 10 dias
depois, em resultado do superaquecimento da estrutura. Ao todo, os soviéticos
enviaram dez satélites sob a designação de Sputnik.
Nasa e Explorer
O lançamento do primeiro satélite pelos soviéticos ressoou negativamente
para o governo americano, que logo procurou lançar seu próprio satélite. Isso
aconteceu, de fato, em 31 de janeiro de 1958, quando aconteceu o lançamento do Explorer
1. O satélite americano acabou descobrindo a existência de uma região
radioativa ao redor da Terra – o Cinturão de Van Allen.
Depois de quatro meses,
o Explorer 1 parou de emitir sinais e retornou à atmosfera 12 anos depois. Logo
após, os americanos criaram a National Aeronautics Space Administration,
mais conhecida como NASA.
Homem no espaço
Os soviéticos foram os primeiros a enviarem um
satélite para o espaço, os primeiros a enviarem um ser vivo e os primeiros a
enviarem uma sonda que orbitou o Sol. Depois de tudo isso, os soviéticos ainda
foram os primeiros a enviarem um homem ao espaço. A seleção para isso aconteceu
em janeiro de 1961 e selecionou dois homens: Yuri Alekseyevich Gagarin
e German Stepanovich Titov.
Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser enviado para o espaço e a
espaçonave que o transportou chamava-se Vostok 1. O lançamento aconteceu
no dia 12 de abril de 1961, e a nave em que Gagarin estava ficou na órbita
durante 108 minutos. Uma vez no espaço, Gagarin pronunciou a frase “a Terra
é azul”.
A nave que Gagarin estava não era manobrável e, por isso, quando
retornou à atmosfera, o cosmonauta soviético ejetou quando estava a mais ou
menos 8 mil metros de altura e terminou sua descida de paraquedas. Os
soviéticos ainda foram os responsáveis por enviarem a primeira mulher ao
espaço, Vladimirovna Tereshkova, em 16 de junho de 1963.
Depois da ida de Gagarin para o espaço, os americanos enviaram Alan
Barlett Shepard Jr. na espaçonave Freedom 7, em 5 de maio de 1961. O
astronauta americano esteve durante 15 minutos em uma trajetória suborbital – o
que caracterizou o feito americano bem menos expressivo que o soviético.
O último grande acontecimento da corrida espacial foi o envio de expedições
tripuladas para a Lua. Esse foi um feito dos americanos, e o projeto foi
anunciado pelo presidente americano John F. Kennedy, em 1961. O envio de
expedições tripuladas à Lua eram uma obsessão americana, uma vez que as maiores
inovações da corrida espacial haviam sido realizadas pelos soviéticos.
Para viabilizar esse objetivo, a NASA criou o Programa Apollo,
nome que homenageava um deus grego. Esse programa contou com apoio irrestrito
do governo americano e consumiu bilhões de dólares, ao longo da década de 1960.
Ao longo dessa década, uma série de expedições Apollo foram realizadas como
forma de teste até o momento que de fato a expedição tripulada fosse enviada.
Um desses momentos foi a expedição Apollo 8 que enviou uma tripulação
para orbitar a Lua, em 1968. A missão que de fato enviou o homem ao solo lunar
foi a Apollo 11, formada por Neil Armstrong, Edwin Aldrin
e Michael Collins. Eles foram enviados à Lua no dia 16 de julho
de 1969. No dia 19, chegaram à Lua e, no dia 20, iniciaram a descida.
A alunissagem (pouso na Lua), aconteceu às 17h17 de 20 de julho de 1969
e seis horas depois, Neil Armstrong pisou no solo da Lua. Quando pisou na Lua,
Armstrong soltou disse a frase, hoje internacionalmente conhecida: “este é um
pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade”.
Somente Armstrong e
Aldrin exploraram a superfície lunar e o fizeram em cerca de 2h30. A espaçonave
da missão Apollo 11, amerissaram (pouso no mar) no Oceano Pacífico, no dia 24
de julho de 1969. Trouxeram consigo 21 kg de rochas lunares, que foram
utilizadas em inúmeros estudos científicos. Ao todo, foram realizadas 17
missões Apollo, que foram responsáveis por trazer 380 kg de rochas lunares.
Fim da corrida espacial
O fim da corrida
espacial aconteceu em 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi
realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram
as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos
americanos e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos. Essa missão
cooperativa marcou o fim da disputa espacial e deu início a uma fase de
cooperação científica entre EUA e URSS.
Corrida
Armamentista
Na Guerra Fria o uso das armas tinha outro propósito. Não serviam para
atingir fisicamente o inimigo, mas sim para lhe colocar medo. O objetivo da
corrida armamentista era investir na pesquisa e criação de armas. Quando os
Estados Unidos lançavam um armamento, a União Soviética respondia com outro
ainda mais potente. E assim foi seguindo por diversos anos.
Entretanto, com o passar do tempo, as
criações estavam cada vez mais pesadas. A constante atualização de arsenal
desencadeou em um material bélico, que conforme diziam à época, tinha a
capacidade de destruição muito maior do que a Terra poderia suportar. Se
acionadas as bombas atômicas, criadas pelos países adversários, colocaria fim a
vida humana no Planeta.
Além dos avanços tecnológicos e nucleares, a
corrida armamentista também estava condicionada na busca por parceiros
territoriais. Os quais também serviriam de base para suportar os novos
arsenais. Mesmo com base na ameaça, EUA e URSS investiram em muitos militares,
em armas convencionais e mortais, e em mísseis, que estavam voltados ao inimigo
para servir de ataque ou defesa a qualquer momento.
O fim
do conflito armamentista
Os países envolvidos na corrida armamentista
estavam cientes do caos que poderiam provocar com suas poderosas armas de
destruição. Mesmo durando décadas, a corrida armamentista teve um fim marcado
com assinatura de dois Tratados de Redução de Armas Estratégicas, conhecidos
como Start I e II, nos anos de 1991 e 1993.
Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Atividade para a semana: 20 de julho à 24 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: PRESENT PERFECT-PART II Objetivo Aprendizagem: Identificar e reconhecer PRESENT PERFECT. Atividade: 1. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=Nt7O2w1Fpxc 2. Assista o vídeo; 3. Observe as legendas; 4. Escreva o assunto da aula; 5. Selecione as frases que exemplificam o tempo verbal "PRESENT PERFECT" (PRESENTE PERFEITO); 6. Escreva-os em seu caderno e utilize o google tradutor para escrever o signicado; 6. Envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com, apenas os exemplos selecionadas e os significados.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 20/07/2020 a 24/07/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência
de atividades:
Leitura
em áudio:
Audiolivro da obra Capitães de Areia,
de Jorge Amado – disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 5:30:00)
Análise
literária:
1)
Considerando
a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2)
Selecione
mais um momento clímax da obra (ponto em que a
ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3)
Cite
os principais personagens da narrativa.
4)
Descreva
as principais características de Pedro Bala. Considere as características
físicas (aspectos físicos descritos na narrativa, por exemplo, negro, alto,
etc.) e características psicológicas (aspectos relacionados à personalidade do
personagem que podem ser interpretados, por exemplo, corajoso, esperto, etc.).
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 20/07/2020 / a 24/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
Coeficientes e raízes
Vamos fazer uma retomada ok !
Lembram da
famosa equação do 2º grau !
A equação x² + 9x + 14 =
0 possui as seguintes raízes de acordo com as expressões da soma e do produto:
Lembrando
que ! a=1 ; b =9
e c= 14
Soma das raízes
Produtos das raízes
Com base nesses valores,
devemos determinar quais os dois números em que a soma seja -9 e o produto 14. Observe:
7 e 2
não serve
|
-7 e 2
|
7 e –2 não serve |
–7 e –2 Correto |
Veja que o par de
números em que a soma resulta em –9 e o produto em 14 é (–2, –7). Portanto as
raízes da equação x² + 9x + 14 = 0 possui como resultado o par ordenado, os
números –2 e –7.
Agora é sua vez !!!
Nome _______________________________
Turma 3ªsérie _____ data 24/07/2020
1)Encontre
as raízes da equação do segundo grau x² + 5x + 4 = 0 através da soma e produto.
2) Resolva a equação 2x²
– 6x – 8 = 0 através da soma e produto.
3) Encontre as raízes da equação
x² – 5x + 6 = 0 através da soma e produto
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS:
Texturas Visuais |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
A investigação
das propriedades táteis dos objetos compreende a criação das mais ricas
visualidades. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Textura é o
aspecto de uma superfície ou seja, a
"pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de
outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície
sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera
ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil. Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em: Texturas naturais: Aquelas que
resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o
aspecto exterior das formas
e coisas existentes na Natureza Ex.:
Cascas de troncos de árvores, madeira, folhas, rochosa folha é
uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e
fica em alto relevo. Quanto à
execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os
seguintes processos: fricção, impressão, decalque
e construção. Exemplos de
textura visuais ou gráficas Texturas
Artificiais: São aquelas que
resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e
instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas
superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são
o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos
rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do
modo como utilizamos as linguagens plásticas. Textura gráfica Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um
desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na
horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar. A textura é
utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de
fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto
que está sendo desenhado. Veja alguns exemplo: Em seu caderno de artes, crie uma
composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com
texturas visuais usando somente a cor preta em contraste com o fundo branco. |
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 20/07 a 24/07
__ |
|
|
||
PLANO DE
AULA SEMANAL
DISCIPLINA –
BIOLOGIA
PROF – RENE
TURMAS 3 B e 3 C
PERIODO –
NOTURNO
SEMANA –de
20/07 a 24/07
Tema – OS
REINOS BIOLOGICOS
REINO MONERA
ATIVIDADE –
citar a funções principais das bactérias para o solo e indústria farmaceutica
MATERIAL
DIDATICO – LIVRO DIDATICO BIOLOGIA TERCEIRO ANO DO ENS. MEDIO OU INTERNET (EM
AMBOS OS CASOS CITAR A FONTE DE PESQUISA )
HABILIDADE :
CONCEITUAR E ENTENDER A UTILIDADE DAS BACTERIAS PARA ser humano
ATIVIDADES DO BLOG
São Paulo, 20 de Julho de 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 1ºTA / 1ºTB / 1ºTC - 2ºTA / 2ºTB / 2ºTC - 3ºTA /
3ºTB - 3ºB / 3ºC
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
2º BIMESTRE
Semana – 20 a 24 de Julho
RECUPERAÇÃO BIMESTRAL: DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO ENVIARAM
AS ATIVIDADES SOLICITADAS AO LONGO DO BIMESTRE.
ATIVIDADE SOLICITADA: Enviar via e-mail todas as atividades
solicitadas ao longo do bimestre. Contendo o nome da escola, tema da atividade
solicitada, nome completo e série do aluno para identificação.
ATIVIDADES DO BLOG
São Paulo, 20 de Julho de 2020
Professora: Islilia Coutinho
Disciplina: Filosofia
Ano/Série: 3TA, 3TB e 3° C e 3° B E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
2º BIMESTRE
Semana – 20 a 24 de Julho
Assistir o vídeo e responder.
O que é felicidade para você?
https://youtu.be/JMubiA99ze8
ATIVIDADE
DE RECUPERAÇÃO
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Artigo
de opinião
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Lei os artigos, e faça por escrito a sua opinião com base
na Lei, não o que você já ouviu sobre a lei direitos humanos.
Email:
joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Conteúdo: Reações de |Neutralização
Desenvolvimento e estratégias: site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm; https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-agua.htm ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e responder as questões no caderno
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 23/07/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Reações de Neutralização
1- O que acontece na reação de neutralização?
2- Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3- Como o antiácido age no estômago?
4- Explique o que é um deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre.
5- Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico? Explique cada um deles.
6- Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.
Conteúdo de geografia do Professor Edivaldo para trabalhar com alunos dos 3º anos do Ensino Médio
Durante o período de 20 a 24/07/20
Astronomia (Estação do Ano)
Solstícios → desequilíbrio
Equinócios → equilíbrio
Afélio → afastamento
Periélio → proximidade
As estações do ano têm a ver com os movimentos que a terra faz em torno do Astro Rei (Sol). E ao redor do Sol temos uns conjuntos de Movimento que fazem que existam dia e noite período de afastamento e período de aproximação e vai interferir no balanceamento de temperatura e outros.
Em relação às Estações temos 4 expressões importantes que se refere a estação do ano.
· Solstícios: a palavra no plural exprime que existem (quer dizer mais de um) vários desequilíbrios, ela quer dizer que em algum momento o solstício pode estar para o norte ou para o sul. Exemplo: se o Sol está de frente com o Sul, o Brasil receberia o Sol E a Região Norte não, ou seja, um estaria recebendo energia solar e o outro não.
· Equinócio: equilíbrio; a terra recebe aproximadamente a mesma quantidade de luz num hemisfério quanto o outro.
· Afélio: afastamento; à Terra mais afastada do Sol.
· Periélio; proximidade; A Terra mais próximo do Sol.
→ Perguntas comuns:
Porque o outono é sempre igual?
· Porque as folhas caem no quintal?
· Porque existem dias e noites?
· Porque animais reproduzem em determinados períodos?
Estas perguntas podemos entender a partir da dinâmica da terra ao redor do espaço, já que a terra não é um objeto estático, pois ela se movimenta constantemente, e produzem dias e noites intermináveis, e também produzem efeitos sobre os climas, vidas: como mudanças climáticas como exemplo. E para isso precisamos entender a Incidência Solar e os movimentos terrestres como os movimentos de Translação que tem a ver com a Radiação Solar.
O Sol: Uma esfera de plasma gigantesca que emite que produz uma quantidade enorme de energia quase 100% da massa do Sistema com diâmetro aproximadamente de 1 milhão de quilômetros, portanto devido a sua magnificência sobre nós ele no submete as suas interferências como a gravidade, porque somos atraídos pelo Sol, e essa atração vai gerar como consequência como o movimento eclíptico, semelhante a um elíptico que tem a ver com o afastamento que vão dar direção do movimento terrestre que gira aproximadamente 365 dias sobre o sol ( plano orbital) eclíptica. E esse movimento em torno Sol que também possui uma excentricidade que as vezes a terra fica mais próxima e às vezes mais afastada do Sol. Que quando fica afastada do Sol perde a velocidade e quando fica mais próxima ela ganha velocidade e temos denominação com: o afastamento maior em relação ao Sol: chamado de Afélio; A terra fica afastada aproximadamente 152 milhões de quilômetro do Sol. E o período de: Periélio com maior aproximação do Sol aproximadamente 147 milhões de quilômetro sempre no final do ano, e começo do ano entre Janeiro e o Afélio se afasta aproximadamente no mês de julho , fazendo com que nosso inverno seja mais alongado; este fenômenos ligado a dinâmica da terra ao redor do espaço. A Terra também através de sua rotação girando em torno do se próprio eixo semelhante a um pião que gira e faz suas balanceada e assim a terra de forma inclinada em relação ao seu eixo aproximadamente 23° (Obliquidade) produzindo efeitos diferente sobre o planeta como exemplo: durante sua movimentação em torno do sol observamos que tem momentos que recebemos mais luz e tem momentos mais equilibrado e esse nome denominamos de Equinócios que vai acontecer entre 20 e 22 de Março, Para nós período de verão e início do outono e para os europeus e os norte Americanos o Equinócios no período de final de inverno e o início de primavera porque a luz está igualmente distribuída e quando é junho em função dessa obliquidade da terra temos o período de Solstícios entre aproximadamente 22 de junho temos o solstícios de inverno para nós e solstício de verão para quem está no hemisfério norte. E em setembro temos o Equinócio para nós primavera e para os moradores do hemisfério norte entrando no outono e depois entrando no inverno e também vai acontecer outra situação de solstícios de inverno para o hemisfério norte e para nós uns solstícios de verão
Uma grande incidência solar voltado para a América do Sul
Atividade de geografia do professor Edivaldo de geografia para o 3º ano: C - Noturno. Durante a semana de 20 a 24/07/20
E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Com relação à figura abaixo, podemos afirmar:
A Translação, movimento no qual a Terra gira ao redor do Sol, dá origem às estações do ano.
→ 1ª O Movimento de translação é aquele em que a Terra, junto com os outros planetas, gira ao redor do Sol. A Translação define, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica.
→ 2ª Ela representa o movimento da Terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano.
→ 3ª Os Equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.
→ 4ª O Solstício é um período em que as noites são iguais os dias.
→ 5ª No verão do hemisfério Sul, é possível considerar que a incidência dos raios solares na superfície da Terra é praticamente perpendicular.
Estão corretas:
a) ( ) 2, 3 e 5.
b) ( ) 1,2,3,4 e 5.
c) ( ) 2, 3 e 4.
d) ( ) 1, 2 e 3.
e) ( ) 2, 4, e 5.
2ª questão:
As estações do ano ocorrem por meio de um movimento realizado pela Terra que faz com que a incidência de raios solares seja diferente nos hemisférios Norte e Sul. Assinale a alternativa que representa esse movimento:
a) ( ) Movimento de rotação.
b) ( ) Eclíptica.
c) ( ) Movimentação de Translação.
d) ( ) Movimentação de revolução.
3ª questão:
A respeito das quatro estações do ano, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
→ ( ) O Solstício marca o início da primavera e do outono, já o Equinócio marca o início do verão e do inverno.
→ ( ) O Movimento da Terra que possibilita a existência das estações do ano é o movimento de rotação.
→ ( ) Enquanto no Hemisfério Norte é verão, no Hemisfério Sul é inverno.
→ ( ) Enquanto no Hemisfério Norte é primavera, no hemisfério Sul é outono.
a) ( ) VVFV.
b) ( ) FFVV.
c) ( ) FVVV.
d) ( ) CFVV.
4ª questão:
Esta estação do ano caracteriza-se por representar uma transição entre um período bastante úmido e um período com baixa umidade relativa do ar. Ao longo dela, as temperaturas apresentam uma queda e há uma mudança na paisagem, notada principalmente em relação às folhas das árvores.
Assinale a alternativa que representa a estação do ano descrita no texto acima:
a) ( ) Outono.
b) ( ) Primavera.
c) ( ) Verão.
d) ( ) primavera.
Atividade de
História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana de 20 a
24/07/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno
Corrida
Espacial e Corrida Armamentista
A corrida espacial foi um dos episódios
que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e
1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço
realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da
corrida espacial foi a chegada do homem à Lua.
Uma série de acontecimentos marcou os quase vinte anos de corrida
espacial, mas alguns desses acontecimentos ganharam maior notoriedade e contaremos
abaixo um resumo destes.
O primeiro grande marco da corrida espacial foi um feito soviético. No
dia 4 de outubro de 1957, às 22h28m, no horário de Moscou, foi lançado o Sputnik
1, o primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra. Alguns
minutos depois, o satélite começou a emitir os primeiros sinais de rádio e o
Sputnik 1 permaneceu em órbita por 22 dias.
O feito foi ressaltado tanto na imprensa
soviética, quanto na imprensa internacional – incluindo a americana. O satélite
soviético era uma esfera metálica feita de alumínio, que possuía 58 de
centímetros de diâmetro e pesava 83,6 kg. O segundo satélite enviado pelos
soviéticos trouxe outra grande inovação: o envio do primeiro ser vivo para o
espaço.
Em 4 de novembro de
1957, foi lançado o Sputnik 2 que possuía 508 kg e transportou a cadela Laika
para o espaço. A cadela foi encontrada nas ruas de Moscou e morreu 10 dias
depois, em resultado do superaquecimento da estrutura. Ao todo, os soviéticos
enviaram dez satélites sob a designação de Sputnik.
Nasa e Explorer
O lançamento do primeiro satélite pelos soviéticos ressoou negativamente
para o governo americano, que logo procurou lançar seu próprio satélite. Isso
aconteceu, de fato, em 31 de janeiro de 1958, quando aconteceu o lançamento do Explorer
1. O satélite americano acabou descobrindo a existência de uma região
radioativa ao redor da Terra – o Cinturão de Van Allen.
Depois de quatro meses,
o Explorer 1 parou de emitir sinais e retornou à atmosfera 12 anos depois. Logo
após, os americanos criaram a National Aeronautics Space Administration,
mais conhecida como NASA.
Homem no espaço
Os soviéticos foram os primeiros a enviarem um
satélite para o espaço, os primeiros a enviarem um ser vivo e os primeiros a
enviarem uma sonda que orbitou o Sol. Depois de tudo isso, os soviéticos ainda
foram os primeiros a enviarem um homem ao espaço. A seleção para isso aconteceu
em janeiro de 1961 e selecionou dois homens: Yuri Alekseyevich Gagarin
e German Stepanovich Titov.
Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser enviado para o espaço e a
espaçonave que o transportou chamava-se Vostok 1. O lançamento aconteceu
no dia 12 de abril de 1961, e a nave em que Gagarin estava ficou na órbita
durante 108 minutos. Uma vez no espaço, Gagarin pronunciou a frase “a Terra
é azul”.
A nave que Gagarin estava não era manobrável e, por isso, quando
retornou à atmosfera, o cosmonauta soviético ejetou quando estava a mais ou
menos 8 mil metros de altura e terminou sua descida de paraquedas. Os
soviéticos ainda foram os responsáveis por enviarem a primeira mulher ao
espaço, Vladimirovna Tereshkova, em 16 de junho de 1963.
Depois da ida de Gagarin para o espaço, os americanos enviaram Alan
Barlett Shepard Jr. na espaçonave Freedom 7, em 5 de maio de 1961. O
astronauta americano esteve durante 15 minutos em uma trajetória suborbital – o
que caracterizou o feito americano bem menos expressivo que o soviético.
O último grande acontecimento da corrida espacial foi o envio de expedições
tripuladas para a Lua. Esse foi um feito dos americanos, e o projeto foi
anunciado pelo presidente americano John F. Kennedy, em 1961. O envio de
expedições tripuladas à Lua eram uma obsessão americana, uma vez que as maiores
inovações da corrida espacial haviam sido realizadas pelos soviéticos.
Para viabilizar esse objetivo, a NASA criou o Programa Apollo,
nome que homenageava um deus grego. Esse programa contou com apoio irrestrito
do governo americano e consumiu bilhões de dólares, ao longo da década de 1960.
Ao longo dessa década, uma série de expedições Apollo foram realizadas como
forma de teste até o momento que de fato a expedição tripulada fosse enviada.
Um desses momentos foi a expedição Apollo 8 que enviou uma tripulação
para orbitar a Lua, em 1968. A missão que de fato enviou o homem ao solo lunar
foi a Apollo 11, formada por Neil Armstrong, Edwin Aldrin
e Michael Collins. Eles foram enviados à Lua no dia 16 de julho
de 1969. No dia 19, chegaram à Lua e, no dia 20, iniciaram a descida.
A alunissagem (pouso na Lua), aconteceu às 17h17 de 20 de julho de 1969
e seis horas depois, Neil Armstrong pisou no solo da Lua. Quando pisou na Lua,
Armstrong soltou disse a frase, hoje internacionalmente conhecida: “este é um
pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade”.
Somente Armstrong e
Aldrin exploraram a superfície lunar e o fizeram em cerca de 2h30. A espaçonave
da missão Apollo 11, amerissaram (pouso no mar) no Oceano Pacífico, no dia 24
de julho de 1969. Trouxeram consigo 21 kg de rochas lunares, que foram
utilizadas em inúmeros estudos científicos. Ao todo, foram realizadas 17
missões Apollo, que foram responsáveis por trazer 380 kg de rochas lunares.
Fim da corrida espacial
O fim da corrida
espacial aconteceu em 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi
realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram
as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos
americanos e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos. Essa missão
cooperativa marcou o fim da disputa espacial e deu início a uma fase de
cooperação científica entre EUA e URSS.
Corrida
Armamentista
Na Guerra Fria o uso das armas tinha outro propósito. Não serviam para
atingir fisicamente o inimigo, mas sim para lhe colocar medo. O objetivo da
corrida armamentista era investir na pesquisa e criação de armas. Quando os
Estados Unidos lançavam um armamento, a União Soviética respondia com outro
ainda mais potente. E assim foi seguindo por diversos anos.
Entretanto, com o passar do tempo, as
criações estavam cada vez mais pesadas. A constante atualização de arsenal
desencadeou em um material bélico, que conforme diziam à época, tinha a
capacidade de destruição muito maior do que a Terra poderia suportar. Se
acionadas as bombas atômicas, criadas pelos países adversários, colocaria fim a
vida humana no Planeta.
Além dos avanços tecnológicos e nucleares, a
corrida armamentista também estava condicionada na busca por parceiros
territoriais. Os quais também serviriam de base para suportar os novos
arsenais. Mesmo com base na ameaça, EUA e URSS investiram em muitos militares,
em armas convencionais e mortais, e em mísseis, que estavam voltados ao inimigo
para servir de ataque ou defesa a qualquer momento.
O fim
do conflito armamentista
Os países envolvidos na corrida armamentista
estavam cientes do caos que poderiam provocar com suas poderosas armas de
destruição. Mesmo durando décadas, a corrida armamentista teve um fim marcado
com assinatura de dois Tratados de Redução de Armas Estratégicas, conhecidos
como Start I e II, nos anos de 1991 e 1993.
Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Atividade para a semana: 20 de julho à 24 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Período: Noturno Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: PRESENT PERFECT-PART II Objetivo Aprendizagem: Identificar e reconhecer PRESENT PERFECT. Atividade: 1. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=Nt7O2w1Fpxc 2. Assista o vídeo; 3. Observe as legendas; 4. Escreva o assunto da aula; 5. Selecione as frases que exemplificam o tempo verbal "PRESENT PERFECT" (PRESENTE PERFEITO); 6. Escreva-os em seu caderno e utilize o google tradutor para escrever o signicado; 6. Envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com apenas os exemplos selecionadas e os significados.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 20/07/2020 a 24/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de atividades:
Leitura em áudio:
Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link
https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 5:30:00)
Análise literária:
1) Considerando a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).
2) Selecione mais um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).
3) Cite os principais personagens da narrativa.
4) Descreva as principais características de Pedro Bala. Considere as características físicas (aspectos físicos descritos na narrativa, por exemplo, negro, alto, etc.) e características psicológicas (aspectos relacionados à personalidade do personagem que podem ser interpretados, por exemplo, corajoso, esperto, etc.).
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 20/07/2020 / a 24/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
Coeficientes e raízes
Vamos fazer uma retomada ok !
Lembram da famosa equação do 2º grau !
A equação x² + 9x + 14 = 0 possui as seguintes raízes de acordo com as expressões da soma e do produto:
Lembrando que ! a=1 ; b =9 e c= 14
Soma das raízes
Produtos das raízes
Com base nesses valores, devemos determinar quais os dois números em que a soma seja -9 e o produto 14. Observe:
7 e 2 não serve
| -7 e 2
|
7 e –2 não serve | –7 e –2 Correto |
Veja que o par de números em que a soma resulta em –9 e o produto em 14 é (–2, –7). Portanto as raízes da equação x² + 9x + 14 = 0 possui como resultado o par ordenado, os números –2 e –7.
Agora é sua vez !!!
Nome _______________________________ Turma 3ªsérie _____ data 24/07/2020
1)Encontre as raízes da equação do segundo grau x² + 5x + 4 = 0 através da soma e produto.
2) Resolva a equação 2x² – 6x – 8 = 0 através da soma e produto.
3) Encontre as raízes da equação x² – 5x + 6 = 0 através da soma e produto
Nenhum comentário:
Postar um comentário