segunda-feira, 20 de julho de 2020

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20 A 24 DE JULHO
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ELETIVAS/PROFº DAYANE

DISCIPLINA/TURMA:


              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)


CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

·         Atividade 1- Pesquisar quais Parques e Academias está funcionando em seu bairro;

·         Atividade 2- Pesquisar a opinião de 10 pessoas sobre o retorno das atividades em Parques e Academias;

             E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 31/07/2020


ELETIVAS/PROFº SANDRA

E. E. Salim Fara Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 3º A

Eletiva

Período 20 A 24/07 Duração de 90 minutos

Empreendedorismo/Profissões

1. Pesquise sobre a profissão que você escolheu e como ela é vista no mercado de trabalho.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.





3ºA
ARTE/PROFºEDLENNE

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                                  

                                                        Sobre o Pintor

Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos. Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década, produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.

 Olá alunos quero que vocês faz uma pesquisa das obra do artista   Vicente willem van Gogh  e retrata o desenho  no caderno  com lápis de cor ou tinta. 



BIOLOGIA/PROFºISMAEL

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Elabore uma pesquisa de 25 linhas sobre as Briófitas.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 




      

 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 20/07/2020 a 24/07/2020.

                                    

                                          

Atividade

  Elabore uma pesquisa de 25 linhas sobre as Briófitas.

                                             

                                     

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

ED. FÍSICA/PROFº DENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          LAZER E TRABALHO/ PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

 

Aula I: Após toda a análise que você fez, e da proposição feita para melhorar a postura das diversas pessoas que trabalham na escola, será que só nos momentos de trabalho formal temos problemas de postura? Reflita sobre a postura de seus (suas) colegas e a sua própria postura, em seguida, proponha soluções para melhorar a postura da sua turma.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Caso você não conheça, pesquise imagens ou vídeos para observar sobre os esportes: Skate; Escalada; Surf; Rafting.

 

(Observação: Não precisa copiar textos, apenas conhecer os esportes citados).

 

Agora é o momento de analisar de forma crítica, qual a relação dessas práticas com a sociedade atual. Responda ás questões:

 

        Como os esportistas radicais são vistos dentro da sociedade? Eles são respeitados?

        Descreva o perfil e estilo dos praticantes de esportes de aventura.

        Você pratica ou já praticou algum esporte radical?

        Em sua comunidade, há espaços que favorecem os esportes de aventura? Comente!

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

           RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google, Youtube e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Código da turma no Google Classroom: 3°A: mymqt6g

 

DATA: 20 Á 24/07/2020



FILOSOFIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (20 a 24 DE julho)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após ASSISTIR O VIDEO indicado, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

RACISMO ESTRUTURAL

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, em 1888. Mas mesmo livres, um milhão e meio de pessoas negras foram colocados na sociedade brasileira sem nenhum suporte. E por conta dessa herança histórica vinda de centenas de anos de escravidão é que nasce o que chamamos de racismo estrutural.

ATIVIDADE

Assistir no youtube o vídeo:

RACISMO ESTRUTURAL/DESENHANDO (5:07 minutos)

Quebrando tabu.

Após assistir o vídeo, faça um breve resumo do seu entendimento sobre o tema.

SOCIOLOGIA/PROFºHOSANA

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (20 a 24 DE julho)

PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após ASSISTIR O VIDEO indicado, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

APROPRIAÇÃO CULTURAL

Apropriação cultural é uma bobagem de militantes chatos do movimento negro ou é um problema sério? Branco pode usar trança, turbante e cantar samba? Entenda um pouco mais sobre isso nesse vídeo que reúne minha pesquisa sobre o tema.

ATIVIDADE

Assistir no youtube o vídeo:

APROPRIAÇÃO CULTURAL (Spartakus Santiago)

8:00 minutos

Após assistir o vídeo, faça um breve resumo do seu entendimento sobre o tema.

FISICA/PROFº: ROMEU

  • DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  20/07  a  24/07//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

 

CONTEÚDOS:

Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais

Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica

 

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                            Atividade de recuperação

 

                1°) Utilizamos vários componentes elétricos diariamente e todos eles diferentes uns  dos outros  ,  indique

         Pelo menos três tipos de cada um abaixo.

 

A)     Aparelhos Resistores ?

 

B)     Aparelhos Elétricos ?

 

C)     Aparelhos  comunicadores ?

 

D)    Fontes de energia ?

                            

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

 

             OBS: são os mesmos exercícios da semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre         

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 












 































































 QUIMICA/PROFºLUCILENE

QUÍMICA

E.E.SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 20/07 Á 24/07

 

Prof°:Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3°A                                                         2 aulas semanais (90 minutos)

Tema: testar para crer

Desenvolvimento:

- Revisar o conteúdo da aula anterior, atividade 2.H. Realizar a leitura do texto “Eletrolise da água”. Fonte: Brasil Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-agua.htm

- Reflita sobre os questionamentos a seguir:

a) Defina ‘“eletrolise” e em que condições ele se ocorre.

b) Descreva as semi-reações e a equação global.

- Realize uma pesquisa sobre escala industrial, considerando a obtenção de:

·         Produtos a partir da água do mar.

·         Gás cloro e sódio metálico por eletrolise ígnea.

·         Hidróxido de sódio e gás cloro por eletrolise da salmoura.

·         Carbonato de sódio.

Atividade 2.J retome suas hipóteses construídas nas atividades 2.B, e verifique e/ou reelabore suas ideias para construção das considerações finais do quadro do caderno do aluno.

Resolva a situação a seguir:

1-    A produção de aço envolve o aquecimento do minério de ferro, com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma serie de oxirredução. O produto e chamado de ferro-gusa e contem cerca de 3% de carbono. Uma forma de eliminar o excesso de carbono é oxidação a partir do aquecimento do ferro-gusa com gás oxigênio puro: os dois principais formados são aço doce (ligação de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gás carbônico. As massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são, respectivamente 12 g/mol e 16 g/mol.

Considerando que um forno foi alimentado com 2,5 toneladas de ferro-gusa, a massa de gás carbônico formada em quilogramas, na produção de aço doce, é mais próxima de:

a)    28              c)175      e) 303

b)    75              d) 275      f)105     

 

- Ao término da realização da pesquisa você devera encaminhar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com


GEOGRAFIA/PROFº DJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    

Atividades da semana de 20 a 24 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: : Leitura, pesquisa e compreensão do texto anterior e resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar elementos histórico-geográficos que permitem diagnosticar diferentes argumentações socioculturais para explicar o conceito de América Latina.

GEOGRAFIA : América Latina /  Choque de Civilizações  2 de 2, resposta as questões relacionadas.

EXERCÍCIOS SOBRE AMÉRICA LATINA.

Com estes exercícios sobre América Latina, você pode verificar seus conhecimentos sobre essa importante porção do continente americano.

QUESTÃO 1

A respeito das características que diferenciam a América Latina da América Anglo-saxônica, avalie as proposições abaixo:

I) A América Anglo-saxônica, além de ter tido um passado colonial diferente dos países da América Latina, possui o Inglês como língua oficial.

II) A maior parte dos países latino-americanos teve, no período colonial, suas economias destinadas ao abastecimento da metrópole, característica comum em colônias de exploração.

III) Os países da América latina possuem um passado comum. A maior parte de seus países foi colônia de exploração de países europeus, como Espanha, Portugal e França.

IV) Ao avaliar o passado dos países da América Anglo-saxônica e da América Latina, torna-se difícil compreender como países com períodos e história de colonização tão semelhantes tenham hoje um panorama social e econômico tão distintos.

Estão corretas as alternativas:

    a) __ I, II e III.                 b) __ II e IV.            c) __ Apenas a IV.

 

    d) __ Todas as alternativas.                       e) __ Nenhuma das alternativas.

QUESTÃO 2

A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

a) ___ A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).

b) ___ A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.

c) ___ A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.

d) ___ A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

e) ___ O México, embora tenha proximidade com os países da América Anglo-saxônica, é um país que possui mais semelhanças históricas e culturais com os países que compõem a América Latina.

QUESTÃO 3

A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:

    a) __ Desertos         b) __ Floresta Amazônica        c) __ Cerrado

 

                  d) __ Tundra                   e) __ Pampa ou Estepes

QUESTÃO 4

(UFSC-1999 - Adaptada)

Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-saxônica e América Latina. Identifique a proposição que caracteriza INCORRETAMENTE a América Latina.

a)    __ A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais    a excessiva concentração de terras.

    b)  __ O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.

    c) __ A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas

também atuem na formação econômico-social.

   d) __ Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.

   e) __ O Espanhol e o Português são as línguas oficiais dominantes, embora existam alguns países que falam inglês e francês.

Publicado por: Amarolina Ribeiro

 

Registre no caderno e guarde a atividade realizada, com tema e data e as respostas numeradas.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

“ APRENDA A LUTAR SOZINHO, NEM SEMPRE VOCÊ TERÁ PESSOAS TE APOIANDO.

HÁ LUTAS QUE SÓ VOCÊ PODE ENFRENTAR  ! “



HISTÓRIA/PROFºSILVIO

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO

3A; 3TA; 3TB; 3TC; 3TD

ATENÇÃO

AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO SEMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS.

 

Semana de 20 a 24 de julho.

 

Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

 

Quantidade de aulas: 2 aulas

 

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

 

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

Crise de 1929 e seus efeitos mundiais

Introdução

Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.

A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.

Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.

 

 

Contexto histórico

Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.

Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.

Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.

Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.

Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.

Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.

concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.

Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.

Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.

 

 

A Grande Depressão

Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.

O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).

Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.

Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.

Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.

No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.

aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.

O New Deal

Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.

O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.

Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.

Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.

 

 Otávio Spinace – https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/crise-de-1929

 

ATIVIDADE 1

 

A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

 


SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.

1)      Qual a mensagem da foto acima?

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2)      Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?

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Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS

O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.

O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.

Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.

A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.

Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.

O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.

Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.

Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.

Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.

ATIVIDADE 2


Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.

 

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INGLÊS/PROFº - SILVANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 20/07 à 24/07/2020

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação d o texto: Cyberbullying

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Leia o texto e assinale a alternativa correta:

                                                      Cyberbullying

           Cyberbullying is harassment through electronic means such as telephone text messages, social media such as Facebook and Twitter or online blogs and bulletin boards. In normal bullying, students are given a daily break from the torment as bully and victim each go to their separate homes. But for victims of cyberbullying, there is no reprieve, as the abuse enters into their private lives. In the US, there are at least 44 states that have anti-bullying laws on the books. While only six of them use the actual word “cyberbullying”, 31 others have laws that specifically mention “electronic harassment”.

  Prosecution in the UK is a little more difficult. While all schools are required to have anti-bullying policies in place, cyberbullying itself is not named as a criminal offence. Offenders in the UK would have to be charged under various other laws, including the Protection from Harassment Act of 2003. This makes prosecution much more difficult.

  Authorities agree that in order to stop cyberbullying, there has to be parental involvement. Parents need to be vigilant about their children’s access to technology. They should monitor their children’s use of social media, especially children under the age of 14. Bullies are not going to simply disappear, but parents can go a long way in protecting their children from being bullied.

                                                                                     Go! English, ano II, n. 14 (fragmento).

De acordo com o texto, nos Estados Unidos, alguns estados têm leis específicas para assédio via meios eletrônicos. Já no Reino Unido, a instauração de processos contra praticantes de cyberbullying é mais difícil porque:

A- as vítimas precisam recorrer a outras leis existentes, pois o cyberbullying não é considerado crime.

B- as leis que regulamentam o uso da internet e dos meios eletrônicos de comunicação são inexistentes.

C- os pais das vítimas não têm interesse em denunciar os agressores de seus filhos às autoridades competentes.

D- os estudantes com idade inferior a 18 anos não podem sofrer acusações de prática de cyberbullying ou bullying.

E- as leis como a de Proteção contra Atos de Assédio de 2003 estabelecem que o cyberbullying não é crime.

 

Período da Realização: 20/07 à 24/07/2020.



 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºSILVIA

Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 20 a 24/07/2020

 Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno e na próxima semana postarei atividades sobre o tema.

 

                            Gênero textual:  Resenha crítica

   A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. A resenha ideal é composta não apenas pela crítica direta, mas também por momentos de descrição, e esses dois elementos devem estar em perfeito equilíbrio em seu texto. Por ser uma síntese, muitas pessoas acabam caindo na armadilha da superficialidade, utilizando expressões como “eu gostei” ou “eu não gostei”, esquecendo-se de que é preciso também argumentar para justificar as críticas positivas ou negativas que constarem na resenha. Tudo isso deve ser feito através do emprego de um vocabulário simples, porém preciso, prezando a concisão e impessoalidade. Além disso, observe alguns pontos que não devem faltar no seu texto:

·        Imparcialidade: Ser imparcial significa deixar as emoções de lado e escrever sem tomar partido, isto é, sem deixar que motivos pessoais contaminem a escrita. Assim como um bom juiz, você deve ponderar, apresentando aspectos positivos e negativos sobre o tema resenhado. Se a resenha tiver como assunto uma obra literária, não permita que motivos externos à obra, como a falta de simpatia pelo escritor ou pela editora, transpareçam em sua opinião. Isso, definitivamente, não é conveniente, certo?

·        Cientificidade: Por ser um trabalho de cunho acadêmico, a resenha deve ter cunho científico, ou seja, ela deve ser racional (prezar a objetividade e impessoalidade), sistemática (apresentar um sistema de ideias ordenadas de maneira lógica) e verificável (afirmações que podem ser comprovadas através da observação);

·        Objetividade: Na resenha deve constar aquilo que for estritamente essencial, respeitando a característica principal do gênero, que é a brevidade. Detalhes e subjetividades não são elementos bem-vindos, pois o leitor que busca uma resenha busca também uma análise sintética sobre o assunto.

   Agora que você já conhece as principais características da resenha, acompanhe como deve ser a preparação para o início da produção textual:

1.      Se o professor solicitar uma resenha sobre um filme, livro, palestra ou outros assuntos, é essencial que você conheça o tema a ser resenhado antes de começar a escrever. Parece uma informação óbvia, mas acredite: muitas pessoas arriscam-se a omitir opiniões sobre aquilo que elas desconhecem. Muitas pessoas aproveitam-se do fato de ser a resenha um gênero sintético para “trapacear”, confundindo objetividade com superficialidade. Não é muito honesto tecer críticas sobre um livro que você não leu, não é verdade?

2.      A primeira leitura, seja ela de um filme ou de um livro, deve ser feita de maneira a conhecer a obra como um todo. Esse primeiro contato é fundamental para que seja quebrado o estranhamento, o que é muito comum quando somos introduzidos a um determinado assunto;

3.      Feito o primeiro contato, quebrado o estranhamento, é hora de reler ou rever. A segunda leitura é fundamental para captar detalhes que passaram despercebidos. É desejável que você sublinhe ou que faça esquemas que contemplem as ideias principais do objeto a ser resenhado, estabelecendo relações entre elas;

4.      Antes de começar a escrever sua resenha, reserve um tempinho para pensar sobre o assunto, sem imediatismos. Esse intervalo entre conhecer/analisar o objeto e começar a escrever é essencial para que você possa emitir opiniões mais apropriadas e, se possível, busque outras fontes que possam lhe ajudar a embasar seus argumentos.

   Aparentemente, escrever uma resenha é um exercício fácil, mas ser objetivo sem parecer superficial pode ser um verdadeiro desafio. Não subestime o gênero — que geralmente é utilizado como um guia para iniciantes em determinados assuntos — e lembre-se de que esse tipo de texto é muito importante e extremamente útil para aqueles que buscam informações eficientes e bem elaboradas sobre determinado conteúdo.

                                   Exemplo de resenha crítica

  O exemplo abaixo é fictício e muito resumido. Veja:

 

   Em A Sinhá e o Escravo, de Assis de Brandão, conhecemos a história de Dora. A filha de um senhor de engenho se apaixona por Samuel, escravo da fazenda.

  Trata-se de um romance epistolar. O livro é narrado por cartas escritas pela protagonista. Pelas datas (entre 1875 e 1879), nota-se que o processo de abolição da escravatura já estava em curso, no Brasil. À época, já existia a Lei do Ventre Livre, que postulava que os filhos das negras não nasceriam escravos.

  Talvez isso explique a afeição de Dora aos trabalhadores da senzala. Em tempos mais remotos, provavelmente uma “sinhazinha” não se misturaria a uma classe considerada inferior. Com o progresso da sociedade, porém, os mais jovens perceberam que qualquer pessoa, no fim das contas, é apenas humana.

  Essa descoberta e o conflito entre os valores familiares e os sentimentos íntimos são descritos pela personagem. Apesar de ser um romance situado no século XIX, a obra foi escrita nos anos 2000, voltada a um público adolescente. As frases curtas e simples ajudam a entender melhor o contexto, sem floreios de linguagem.

  Por isso, A Sinhá e o Escravo explica bem uma época vergonhosa de nosso passado. Pode ser uma boa introdução a esse tema histórico, já que tem uma maneira quase didática de conduzir a trama.

 

Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida, chamar no grupo de whatsapp ou no privado.

 


 

MATEMÁTICA/PROFºROSELIA

ATIVIDADES SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSORA: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

20 Á 24/07/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ª A   Ensino Médio

             

CONTEÚDOS:

·       SEMANA DE RECUPERAÇÃO.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

          AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

          OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

          ASSISTIR AS AULAS DO CMSP E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·       Avaliação Processual.   

·       Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 20 Á 24/07/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 

 

 

DATA: 24/07/2020.

 

 

PROJETO DE VIDA/PROFºROSELIA

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSOR

ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA DO DIA 20 Á 24/072020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA   3ºA

CONTEÚDOS:

·       RETOMADA DOS CONTEÚDOS TRABALHADO NO 1º  e 2º BIMESTRE

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

·       CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP.

• AS ATIVIDADES DESSA SEMANA DESTINAM-SE AOS ESTUDANTES QUE AINDA NÃO AS REALIZARAM NA TOTALIDADE OU PARCIALMENTE. ESTAMOS NOS APROXIMANDO DO FINAL DO 2º BIMESTRE E PRECISAMOS FECHAR AS NOTAS.

•        OS ALUNOS QUE JÁ REALIZARAM AS ATIVIDADES PODEM SE DEDICAR ÀS OUTRAS MATÉRIAS .

  • ASSISTIR AS AULAS DO CMSP E FAZER O MAPA MENTAL DAS AULAS ABORDADAS E REGISTRAR SUAS DÚVIDAS NO CADERNO PARA RETOMADAS NO CLASSROON.

RECURSOS:

·       T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

·       Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

·        Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS  e acesso à plataforma, realização da atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

 

DATA:24/7/ 2020.

TEC. E INOVAÇÃO/PROFº SANDRA 

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 3º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

2º Bimestre

Atividade 23/07 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Influenciadores Digitais. Quem são e o que fazem?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


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3ºB
ARTE/PROFºEDLENNE

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                                  

                                                        Sobre o Pintor

Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de flores e objetos. Desenhava desde a infância, mas deu início às atividades de pintura somente ao fim dos seus vinte anos. Muitos de seus trabalhos mais conhecidos foram finalizados durante os dois últimos anos de vida. Em pouco mais de uma década, produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 telas a óleo e cerca de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.

 Olá alunos quero que vocês faz uma pesquisa das obra do artista   Vicente willem van Gogh  e retrata o desenho  no caderno  com lápis de cor ou tinta. 



BIOLOGIA/PROFºRENE

PLANO DE AULA SEMANAL

DISCIPLINA – BIOLOGIA

PROF – RENE

TURMAS  3 B e 3 C

PERIODO – NOTURNO

SEMANA –de 20/07 a 24/07

Tema – OS REINOS BIOLOGICOS

REINO MONERA

ATIVIDADE – citar a funções principais das bactérias para o solo e indústria farmaceutica

MATERIAL DIDATICO – LIVRO DIDATICO BIOLOGIA TERCEIRO ANO DO ENS. MEDIO OU INTERNET (EM AMBOS OS CASOS CITAR A FONTE DE PESQUISA )

HABILIDADE : CONCEITUAR E ENTENDER A UTILIDADE DAS BACTERIAS PARA ser humano




FILOSOFIA/PROFº: ISLILIA

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 1ºTA / 1ºTB / 1ºTC - 2ºTA / 2ºTB / 2ºTC - 3ºTA / 3ºTB - 3ºB / 3ºC

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 20 a 24 de Julho

RECUPERAÇÃO BIMESTRAL: DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO ENVIARAM AS ATIVIDADES SOLICITADAS AO LONGO DO BIMESTRE.

 

ATIVIDADE SOLICITADA: Enviar via e-mail todas as atividades solicitadas ao longo do bimestre. Contendo o nome da escola, tema da atividade solicitada, nome completo e série do aluno para identificação.  

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 3TA, 3TB e 3° C e 3° B E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 20 a 24 de Julho

Assistir o vídeo e responder.

O que é felicidade para você?

https://youtu.be/JMubiA99ze8

SOCIOLOGIA/PROFº JOYCE

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

 

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Artigo de opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião

 

Esta atividade é para os alunos que não entregaram nada neste bimestre.

 

 

Faça um Artigo de opinião Sobre “ Os direitos Humanos”.

Lei os artigos, e faça por escrito a sua opinião com base na Lei, não o que você já ouviu sobre a lei direitos humanos.

 

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.



FISICA/PROFº CARLOS
1) Responda: certo ou errado.
     Campo elétrico é a região do espaço que fica ao redor de uma carga elétrica.

2) Como podemos definir os condutores?

3)Qual é a unidade de Carga elétrica?

4) Dois corpos carregados, ambos positivamente, eles irão se atraírem ou repelirem (afasta)?

5) como podemos definir a Lei de Coulomb?

6) Como podemos definir o trabalho realizado por uma força?


               Boa Sorte.
QUIMICA/PROFºPATRICIA
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Reações de |Neutralização
Desenvolvimento e estratégias:  site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm;  https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-agua.htm ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e responder as questões no caderno
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 23/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Reações de Neutralização
1- O que acontece na reação de neutralização?
2- Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3- Como o antiácido age no estômago?
4- Explique o que é um deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre.
5-  Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico? Explique cada um deles.
6- Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.

GEOGRAFIA/PROFºERICA

DISCIPLINA/TURMA:  GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDOS: CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES

ÚLTIMA ATIVIDADE AVALIATIVA DO 2º BIMESTRE FOI POSTADA NA SEMANA ANTERIOR, PORTANTO TODAS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES ATÉ O DIA 24/07 PARA FECHAMENTO DE NOTAS.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


HISTÓRIA/PROFº: SÉRGIO

Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana de 20 a 24/07/2020   

   Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno                               

 

                                 Corrida Espacial e Corrida Armamentista

 

   A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da corrida espacial foi a chegada do homem à Lua.

  Uma série de acontecimentos marcou os quase vinte anos de corrida espacial, mas alguns desses acontecimentos ganharam maior notoriedade e contaremos abaixo um resumo destes.

  O primeiro grande marco da corrida espacial foi um feito soviético. No dia 4 de outubro de 1957, às 22h28m, no horário de Moscou, foi lançado o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra. Alguns minutos depois, o satélite começou a emitir os primeiros sinais de rádio e o Sputnik 1 permaneceu em órbita por 22 dias.

 O feito foi ressaltado tanto na imprensa soviética, quanto na imprensa internacional – incluindo a americana. O satélite soviético era uma esfera metálica feita de alumínio, que possuía 58 de centímetros de diâmetro e pesava 83,6 kg. O segundo satélite enviado pelos soviéticos trouxe outra grande inovação: o envio do primeiro ser vivo para o espaço.

  Em 4 de novembro de 1957, foi lançado o Sputnik 2 que possuía 508 kg e transportou a cadela Laika para o espaço. A cadela foi encontrada nas ruas de Moscou e morreu 10 dias depois, em resultado do superaquecimento da estrutura. Ao todo, os soviéticos enviaram dez satélites sob a designação de Sputnik.

   Nasa e Explorer

  O lançamento do primeiro satélite pelos soviéticos ressoou negativamente para o governo americano, que logo procurou lançar seu próprio satélite. Isso aconteceu, de fato, em 31 de janeiro de 1958, quando aconteceu o lançamento do Explorer 1. O satélite americano acabou descobrindo a existência de uma região radioativa ao redor da Terra – o Cinturão de Van Allen.

  Depois de quatro meses, o Explorer 1 parou de emitir sinais e retornou à atmosfera 12 anos depois. Logo após, os americanos criaram a National Aeronautics Space Administration, mais conhecida como NASA.

  Homem no espaço

 Os soviéticos foram os primeiros a enviarem um satélite para o espaço, os primeiros a enviarem um ser vivo e os primeiros a enviarem uma sonda que orbitou o Sol. Depois de tudo isso, os soviéticos ainda foram os primeiros a enviarem um homem ao espaço. A seleção para isso aconteceu em janeiro de 1961 e selecionou dois homens: Yuri Alekseyevich Gagarin e German Stepanovich Titov.

  Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser enviado para o espaço e a espaçonave que o transportou chamava-se Vostok 1. O lançamento aconteceu no dia 12 de abril de 1961, e a nave em que Gagarin estava ficou na órbita durante 108 minutos. Uma vez no espaço, Gagarin pronunciou a frase “a Terra é azul”.

   A nave que Gagarin estava não era manobrável e, por isso, quando retornou à atmosfera, o cosmonauta soviético ejetou quando estava a mais ou menos 8 mil metros de altura e terminou sua descida de paraquedas. Os soviéticos ainda foram os responsáveis por enviarem a primeira mulher ao espaço, Vladimirovna Tereshkova, em 16 de junho de 1963.

  Depois da ida de Gagarin para o espaço, os americanos enviaram Alan Barlett Shepard Jr. na espaçonave Freedom 7, em 5 de maio de 1961. O astronauta americano esteve durante 15 minutos em uma trajetória suborbital – o que caracterizou o feito americano bem menos expressivo que o soviético.

  O último grande acontecimento da corrida espacial foi o envio de expedições tripuladas para a Lua. Esse foi um feito dos americanos, e o projeto foi anunciado pelo presidente americano John F. Kennedy, em 1961. O envio de expedições tripuladas à Lua eram uma obsessão americana, uma vez que as maiores inovações da corrida espacial haviam sido realizadas pelos soviéticos.

  Para viabilizar esse objetivo, a NASA criou o Programa Apollo, nome que homenageava um deus grego. Esse programa contou com apoio irrestrito do governo americano e consumiu bilhões de dólares, ao longo da década de 1960. Ao longo dessa década, uma série de expedições Apollo foram realizadas como forma de teste até o momento que de fato a expedição tripulada fosse enviada.

  Um desses momentos foi a expedição Apollo 8 que enviou uma tripulação para orbitar a Lua, em 1968. A missão que de fato enviou o homem ao solo lunar foi a Apollo 11, formada por Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Eles foram enviados à Lua no dia 16 de julho de 1969. No dia 19, chegaram à Lua e, no dia 20, iniciaram a descida.

  A alunissagem (pouso na Lua), aconteceu às 17h17 de 20 de julho de 1969 e seis horas depois, Neil Armstrong pisou no solo da Lua. Quando pisou na Lua, Armstrong soltou disse a frase, hoje internacionalmente conhecida: “este é um pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade”.

  Somente Armstrong e Aldrin exploraram a superfície lunar e o fizeram em cerca de 2h30. A espaçonave da missão Apollo 11, amerissaram (pouso no mar) no Oceano Pacífico, no dia 24 de julho de 1969. Trouxeram consigo 21 kg de rochas lunares, que foram utilizadas em inúmeros estudos científicos. Ao todo, foram realizadas 17 missões Apollo, que foram responsáveis por trazer 380 kg de rochas lunares.

                        Fim da corrida espacial

  O fim da corrida espacial aconteceu em 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos americanos e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos. Essa missão cooperativa marcou o fim da disputa espacial e deu início a uma fase de cooperação científica entre EUA e URSS.

 

                                   Corrida Armamentista

 

  Na Guerra Fria o uso das armas tinha outro propósito. Não serviam para atingir fisicamente o inimigo, mas sim para lhe colocar medo. O objetivo da corrida armamentista era investir na pesquisa e criação de armas. Quando os Estados Unidos lançavam um armamento, a União Soviética respondia com outro ainda mais potente. E assim foi seguindo por diversos anos.

   Entretanto, com o passar do tempo, as criações estavam cada vez mais pesadas. A constante atualização de arsenal desencadeou em um material bélico, que conforme diziam à época, tinha a capacidade de destruição muito maior do que a Terra poderia suportar. Se acionadas as bombas atômicas, criadas pelos países adversários, colocaria fim a vida humana no Planeta.

 Além dos avanços tecnológicos e nucleares, a corrida armamentista também estava condicionada na busca por parceiros territoriais. Os quais também serviriam de base para suportar os novos arsenais. Mesmo com base na ameaça, EUA e URSS investiram em muitos militares, em armas convencionais e mortais, e em mísseis, que estavam voltados ao inimigo para servir de ataque ou defesa a qualquer momento.

                                        O fim do conflito armamentista

   Os países envolvidos na corrida armamentista estavam cientes do caos que poderiam provocar com suas poderosas armas de destruição. Mesmo durando décadas, a corrida armamentista teve um fim marcado com assinatura de dois Tratados de Redução de Armas Estratégicas, conhecidos como Start I e II, nos anos de 1991 e 1993.

 

      Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

 

 

INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês 

Atividade para a semana: 20 de julho à 24 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: PRESENT PERFECT-PART II

Objetivo Aprendizagem: Identificar e reconhecer PRESENT PERFECT.

Atividade: 
1. Acesse o link  https://www.youtube.com/watch?v=Nt7O2w1Fpxc
2. Assista o vídeo;
3. Observe as legendas;
4. Escreva o assunto da aula;
5. Selecione as frases que exemplificam o tempo verbal "PRESENT PERFECT" (PRESENTE PERFEITO);
6. Escreva-os em seu caderno e utilize o google tradutor para escrever o signicado;
6. Envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com, apenas os exemplos selecionadas e os significados.
 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 20/07/2020 a 24/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Sequência de atividades:

 

Leitura em áudio:

 

Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link

 

https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 5:30:00)

 

Análise literária:

 

1)      Considerando a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).

 

2)      Selecione mais um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).

 

3)      Cite os principais personagens da narrativa.

 

4)      Descreva as principais características de Pedro Bala. Considere as características físicas (aspectos físicos descritos na narrativa, por exemplo, negro, alto, etc.) e características psicológicas (aspectos relacionados à personalidade do personagem que podem ser interpretados, por exemplo, corajoso, esperto, etc.).

 

MATEMÁTICA/PROFº: MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 20/07/2020 / a 24/07/2020 (4 aulas)

2º BIMESTRE

Coeficientes e raízes

Vamos fazer uma retomada ok !

Lembram da famosa equação do 2º grau !

     SOMA DAS RAÍZES                                      

 
                  

     
  PRODUTO DAS RAÍZES

 

Com a utilização dessas expressões podemos determinar as raízes de uma equação do 2º grau sem aplicar a resolução de Bháskara, respeitando a formação dessa equação com base na soma e no produto das raízes: x² – Sx + P = 0.

 

A equação x² + 9x + 14 = 0 possui as seguintes raízes de acordo com as expressões da soma e do produto:

 

Lembrando que !   a=1  ; b =9    e c= 14


Soma das raízes                                     

                                        

 

Produtos das raízes



Com base nesses valores, devemos determinar quais os dois números em que a soma seja -9 e o produto 14. Observe:

 

7 e 2                                                     
S = –7 + 2 = – 5
P = –7 * 2 = – 14

não serve

 

 

-7 e 2
S = 7 + 2 = 9                          
P = 7 * 2 = 14             

não serve

 

 

7 e –2
S = 7 + (–2) = 5                                                   
P = 7 * (–2) = –14

não serve

 

–7 e –2
S = –7 + (–2) =
–9
P = –7 * (–2) =
14

Correto

 

Veja que o par de números em que a soma resulta em –9 e o produto em 14 é (–2, –7). Portanto as raízes da equação x² + 9x + 14 = 0 possui como resultado o par ordenado, os números –2 e –7.

Agora é sua vez !!!

Nome _______________________________ Turma 3ªsérie _____ data 24/07/2020

 

1)Encontre as raízes da equação do segundo grau x² + 5x + 4 = 0 através da soma e produto.

 

2) Resolva a equação 2x² – 6x – 8 = 0 através da soma e produto.

 

 

3) Encontre as raízes da equação x² – 5x + 6 = 0 através da soma e produto

  

 


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3ºC
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

 

Texturas Visuais

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

A investigação das propriedades táteis dos objetos compreende a criação das mais ricas visualidades.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisarugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.

Quanto ao aspecto visual podemos agrupar as texturas em:

Texturas naturais:

Aquelas que resultam da intervenção natural do meio ambiente ou que caracterizam o aspecto exterior das formas e coisas existentes na Natureza Ex.: Cascas de troncos de árvoresmadeirafolhasrochosa folha é uma textura muito diferente porque ela pode ser tirado em folha (sufite) e fica em alto relevo.



Quanto à execução gráfica para obter texturas artificiais, pode-se utilizar os seguintes processos: fricçãoimpressão, decalque e construção.

Exemplos de textura visuais ou gráficas

Texturas Artificiais:

São aquelas que resultam da intervenção humana através da utilização de materiais e instrumentos devidamente manipulados. O Homem desde sempre tenta criar nas superfícies/objetos, texturas idênticas às criadas na Natureza, logo elas são o reflexo do modo como expressamos o nosso entendimento do mundo que nos rodeia. Dependem da manipulação das matérias e das técnicas utilizadas e do modo como utilizamos as linguagens plásticas.
Por meio de elementos lineares, pontuais, de manchas, incisões, etc, podemos criar texturas com características ornamentais ou funcionais.

Textura gráfica

Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar.

A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado.

Veja alguns exemplo:


Em seu caderno de artes, crie uma composição visual a qual os interiores das formas sejam preenchidos com texturas visuais usando somente a cor preta em contraste com o fundo branco.

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 20/07  a 24/07

 

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BIOLOGIA/PROFºRENE


PLANO DE AULA SEMANAL

DISCIPLINA – BIOLOGIA

PROF – RENE

TURMAS  3 B e 3 C

PERIODO – NOTURNO

SEMANA –de 20/07 a 24/07

Tema – OS REINOS BIOLOGICOS

REINO MONERA

ATIVIDADE – citar a funções principais das bactérias para o solo e indústria farmaceutica

MATERIAL DIDATICO – LIVRO DIDATICO BIOLOGIA TERCEIRO ANO DO ENS. MEDIO OU INTERNET (EM AMBOS OS CASOS CITAR A FONTE DE PESQUISA )

HABILIDADE : CONCEITUAR E ENTENDER A UTILIDADE DAS BACTERIAS PARA ser humano



FILOSOFIA/PROFº: ISLILIA

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 1ºTA / 1ºTB / 1ºTC - 2ºTA / 2ºTB / 2ºTC - 3ºTA / 3ºTB - 3ºB / 3ºC

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 20 a 24 de Julho

RECUPERAÇÃO BIMESTRAL: DESTINADA AOS ALUNOS QUE NÃO ENVIARAM AS ATIVIDADES SOLICITADAS AO LONGO DO BIMESTRE.

 

ATIVIDADE SOLICITADA: Enviar via e-mail todas as atividades solicitadas ao longo do bimestre. Contendo o nome da escola, tema da atividade solicitada, nome completo e série do aluno para identificação.  

ATIVIDADES DO BLOG

São Paulo, 20 de Julho de 2020

Professora: Islilia Coutinho

Disciplina: Filosofia

Ano/Série: 3TA, 3TB e 3° C e 3° B E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

2º BIMESTRE

Semana – 20 a 24 de Julho

Assistir o vídeo e responder.

O que é felicidade para você?

https://youtu.be/JMubiA99ze8

SOCIOLOGIA/PROFº JOYCE

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

 

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Artigo de opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião

 Esta atividade é para os alunos que não entregaram nada neste bimestre.

 Faça um Artigo de opinião Sobre “ Os direitos Humanos”.

Lei os artigos, e faça por escrito a sua opinião com base na Lei, não o que você já ouviu sobre a lei direitos humanos.

  

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.



FISICA/PROFº: CARLOS
1) Responda: certo ou errado.
     Campo elétrico é a região do espaço que fica ao redor de uma carga elétrica.

2) Como podemos definir os condutores?

3)Qual é a unidade de Carga elétrica?

4) Dois corpos carregados, ambos positivamente, eles irão se atraírem ou repelirem (afasta)?

5) como podemos definir a Lei de Coulomb?

6) Como podemos definir o trabalho realizado por uma força?


               Boa Sorte.
QUIMICA/PROFºPATRICIA
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Reações de |Neutralização
Desenvolvimento e estratégias:  site: : https://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-neutralizacao.htm;  https://brasilescola.uol.com.br/quimica/eletrolise-agua.htm ; caderno do aluno e centro de mídias. Pesquisar, assistir o vídeo e responder as questões no caderno
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 23/07/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades sobre Reações de Neutralização
1- O que acontece na reação de neutralização?
2- Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3- Como o antiácido age no estômago?
4- Explique o que é um deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre.
5-  Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico? Explique cada um deles.
6- Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Conteúdo de geografia do Professor Edivaldo para trabalhar com alunos dos 3º anos do Ensino Médio

Durante o período de 20 a 24/07/20

             Astronomia (Estação do Ano)

Solstícios → desequilíbrio

Equinócios → equilíbrio

Afélio → afastamento

Periélio → proximidade

As estações do ano têm a ver com os movimentos que a terra faz em torno do Astro Rei (Sol). E ao redor do Sol temos uns conjuntos de Movimento que fazem que existam dia e noite período de afastamento e período de aproximação e vai interferir no balanceamento de temperatura e outros.

Em relação às Estações temos 4 expressões importantes que se refere a estação do ano.

·         Solstícios: a palavra no plural exprime que existem (quer dizer mais de um) vários desequilíbrios, ela quer dizer que em algum momento o solstício pode estar para o norte ou para o sul. Exemplo: se o Sol está de frente com o Sul, o Brasil receberia o Sol E a Região Norte não, ou seja, um estaria recebendo energia solar e o outro não.

·         Equinócio: equilíbrio; a terra recebe aproximadamente a mesma quantidade de luz num hemisfério quanto o outro.

·         Afélio: afastamento; à Terra mais afastada do Sol.

·         Periélio; proximidade; A Terra mais próximo do Sol.

→ Perguntas comuns:

Porque o outono é sempre igual?

·         Porque as folhas caem no quintal?

·         Porque existem dias e noites?

·         Porque animais reproduzem em determinados períodos?

Estas perguntas podemos entender a partir da dinâmica da terra ao redor do espaço, já que a terra não é um objeto estático, pois ela se movimenta constantemente, e produzem dias e noites intermináveis, e também produzem efeitos sobre os climas, vidas: como mudanças climáticas como exemplo. E para isso precisamos entender a Incidência Solar e os movimentos terrestres como os movimentos de Translação   que tem a ver com a Radiação Solar.

 O Sol: Uma esfera de plasma gigantesca que emite que produz uma quantidade enorme de energia quase 100% da massa do Sistema com diâmetro aproximadamente de 1 milhão de quilômetros, portanto devido a sua magnificência sobre nós ele no submete as suas interferências como a gravidade, porque somos atraídos pelo Sol, e essa atração vai gerar como consequência como o movimento eclíptico, semelhante a um elíptico que tem a ver com o afastamento que vão dar direção do movimento terrestre que gira aproximadamente 365 dias sobre o sol ( plano orbital) eclíptica. E esse movimento em torno Sol que também possui uma excentricidade que as vezes a terra fica mais próxima e às vezes mais afastada do Sol. Que quando fica afastada do Sol perde a velocidade e quando fica mais próxima ela ganha velocidade e temos denominação com:  o afastamento maior em relação ao Sol: chamado de Afélio; A terra fica afastada aproximadamente 152 milhões de quilômetro do Sol. E o período de: Periélio com maior aproximação do Sol aproximadamente 147 milhões de quilômetro sempre no final do ano, e começo do ano entre Janeiro e o Afélio se afasta aproximadamente no mês de julho , fazendo com que nosso inverno seja mais alongado; este fenômenos ligado  a dinâmica da terra ao redor do espaço. A Terra também através de sua rotação girando em torno do se próprio eixo semelhante a um pião que gira e faz suas balanceada e assim a terra de forma inclinada em relação ao seu eixo aproximadamente 23° (Obliquidade) produzindo efeitos diferente sobre o planeta como exemplo: durante sua movimentação em torno do sol observamos que  tem momentos que recebemos mais luz e tem momentos mais equilibrado e esse nome denominamos de Equinócios que vai acontecer entre 20 e 22 de Março, Para nós período de verão  e início do outono e para os europeus  e os norte Americanos   o Equinócios  no período de final de inverno e o início de primavera porque a luz está igualmente  distribuída e quando é junho em função dessa obliquidade da terra temos o período de Solstícios entre aproximadamente 22 de junho temos o solstícios de inverno para nós e solstício de verão para quem está no hemisfério  norte.  E em setembro temos o Equinócio para nós primavera e para os moradores do hemisfério norte entrando no outono e depois entrando no inverno e também vai acontecer outra situação de solstícios de inverno para o hemisfério norte e para nós uns solstícios de verão

 

Uma grande incidência solar voltado para a América do Sul

Visualização da imagem

Atividade de geografia do professor Edivaldo de geografia para o 3º ano:  C - Noturno. Durante a semana de 20 a 24/07/20

E-mail do professor Edivaldo: ediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Com relação à figura abaixo, podemos afirmar:

A Translação, movimento no qual a Terra gira ao redor do Sol, dá origem às estações do ano.

→ 1ª O Movimento de translação é aquele em que a Terra, junto com os outros planetas, gira ao redor do Sol. A Translação define, assim, os dias e as noites, percorrendo um caminho que tem forma elíptica.

→ 2ª Ela representa o movimento da Terra em um período de 365 dias (um ano), definindo as estações do ano.

→ 3ª Os Equinócios são demarcados pelos dias 21 de março e 23 de setembro.

→ 4ª O Solstício é um período em que as noites são iguais os dias.
→ 5ª No verão do hemisfério Sul, é possível considerar que a incidência dos raios solares na superfície da Terra é praticamente perpendicular.

Estão corretas:

a)   (  ) 2, 3 e 5.

b)   (  ) 1,2,3,4 e 5.

c)    (  ) 2, 3 e 4.

d)   (  ) 1, 2 e 3.

e)   (  ) 2, 4, e 5.

 

2ª questão:

As estações do ano ocorrem por meio de um movimento realizado pela Terra que faz com que a incidência de raios solares seja diferente nos hemisférios Norte e Sul. Assinale a alternativa que representa esse movimento:

a)   (  ) Movimento de rotação.

b)   (  ) Eclíptica.

c)    (  ) Movimentação de Translação.

d)   (  ) Movimentação de revolução.

 

3ª questão:

A respeito das quatro estações do ano, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

→ (  ) O Solstício marca o início da primavera e do outono, já o Equinócio marca o início do verão e do inverno.

→ (  ) O Movimento da Terra que possibilita a existência das estações do ano é o movimento de rotação.

   → (  ) Enquanto no Hemisfério Norte é verão, no Hemisfério Sul é inverno.

→ (  ) Enquanto no Hemisfério Norte é primavera, no hemisfério Sul é outono.

a)   (  ) VVFV.

b)   (  ) FFVV.

c)    (  ) FVVV.

d)   (  ) CFVV.

 

4ª questão:

Esta estação do ano caracteriza-se por representar uma transição entre um período bastante úmido e um período com baixa umidade relativa do ar. Ao longo dela, as temperaturas apresentam uma queda e há uma mudança na paisagem, notada principalmente em relação às folhas das árvores.

Assinale a alternativa que representa a estação do ano descrita no texto acima:

a)   (  ) Outono.

b)   (  ) Primavera.

c)    (  ) Verão.

d)   (  ) primavera.

HISTÓRIA/PROFº: SÉRGIO

Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana de 20 a 24/07/2020   

   Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno                               

 

                                 Corrida Espacial e Corrida Armamentista

 

   A corrida espacial foi um dos episódios que marcaram a segunda metade do século XX e foi resultado direto da Guerra Fria. Ocorrida entre os anos de 1957 e 1975, a corrida espacial ficou caracterizada pela intensa exploração no espaço realizada por americanos e soviéticos. Um dos momentos de maior relevância da corrida espacial foi a chegada do homem à Lua.

  Uma série de acontecimentos marcou os quase vinte anos de corrida espacial, mas alguns desses acontecimentos ganharam maior notoriedade e contaremos abaixo um resumo destes.

  O primeiro grande marco da corrida espacial foi um feito soviético. No dia 4 de outubro de 1957, às 22h28m, no horário de Moscou, foi lançado o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a ficar na órbita da Terra. Alguns minutos depois, o satélite começou a emitir os primeiros sinais de rádio e o Sputnik 1 permaneceu em órbita por 22 dias.

 O feito foi ressaltado tanto na imprensa soviética, quanto na imprensa internacional – incluindo a americana. O satélite soviético era uma esfera metálica feita de alumínio, que possuía 58 de centímetros de diâmetro e pesava 83,6 kg. O segundo satélite enviado pelos soviéticos trouxe outra grande inovação: o envio do primeiro ser vivo para o espaço.

  Em 4 de novembro de 1957, foi lançado o Sputnik 2 que possuía 508 kg e transportou a cadela Laika para o espaço. A cadela foi encontrada nas ruas de Moscou e morreu 10 dias depois, em resultado do superaquecimento da estrutura. Ao todo, os soviéticos enviaram dez satélites sob a designação de Sputnik.

   Nasa e Explorer

  O lançamento do primeiro satélite pelos soviéticos ressoou negativamente para o governo americano, que logo procurou lançar seu próprio satélite. Isso aconteceu, de fato, em 31 de janeiro de 1958, quando aconteceu o lançamento do Explorer 1. O satélite americano acabou descobrindo a existência de uma região radioativa ao redor da Terra – o Cinturão de Van Allen.

  Depois de quatro meses, o Explorer 1 parou de emitir sinais e retornou à atmosfera 12 anos depois. Logo após, os americanos criaram a National Aeronautics Space Administration, mais conhecida como NASA.

  Homem no espaço

 Os soviéticos foram os primeiros a enviarem um satélite para o espaço, os primeiros a enviarem um ser vivo e os primeiros a enviarem uma sonda que orbitou o Sol. Depois de tudo isso, os soviéticos ainda foram os primeiros a enviarem um homem ao espaço. A seleção para isso aconteceu em janeiro de 1961 e selecionou dois homens: Yuri Alekseyevich Gagarin e German Stepanovich Titov.

  Yuri Gagarin foi o primeiro homem a ser enviado para o espaço e a espaçonave que o transportou chamava-se Vostok 1. O lançamento aconteceu no dia 12 de abril de 1961, e a nave em que Gagarin estava ficou na órbita durante 108 minutos. Uma vez no espaço, Gagarin pronunciou a frase “a Terra é azul”.

   A nave que Gagarin estava não era manobrável e, por isso, quando retornou à atmosfera, o cosmonauta soviético ejetou quando estava a mais ou menos 8 mil metros de altura e terminou sua descida de paraquedas. Os soviéticos ainda foram os responsáveis por enviarem a primeira mulher ao espaço, Vladimirovna Tereshkova, em 16 de junho de 1963.

  Depois da ida de Gagarin para o espaço, os americanos enviaram Alan Barlett Shepard Jr. na espaçonave Freedom 7, em 5 de maio de 1961. O astronauta americano esteve durante 15 minutos em uma trajetória suborbital – o que caracterizou o feito americano bem menos expressivo que o soviético.

  O último grande acontecimento da corrida espacial foi o envio de expedições tripuladas para a Lua. Esse foi um feito dos americanos, e o projeto foi anunciado pelo presidente americano John F. Kennedy, em 1961. O envio de expedições tripuladas à Lua eram uma obsessão americana, uma vez que as maiores inovações da corrida espacial haviam sido realizadas pelos soviéticos.

  Para viabilizar esse objetivo, a NASA criou o Programa Apollo, nome que homenageava um deus grego. Esse programa contou com apoio irrestrito do governo americano e consumiu bilhões de dólares, ao longo da década de 1960. Ao longo dessa década, uma série de expedições Apollo foram realizadas como forma de teste até o momento que de fato a expedição tripulada fosse enviada.

  Um desses momentos foi a expedição Apollo 8 que enviou uma tripulação para orbitar a Lua, em 1968. A missão que de fato enviou o homem ao solo lunar foi a Apollo 11, formada por Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Eles foram enviados à Lua no dia 16 de julho de 1969. No dia 19, chegaram à Lua e, no dia 20, iniciaram a descida.

  A alunissagem (pouso na Lua), aconteceu às 17h17 de 20 de julho de 1969 e seis horas depois, Neil Armstrong pisou no solo da Lua. Quando pisou na Lua, Armstrong soltou disse a frase, hoje internacionalmente conhecida: “este é um pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade”.

  Somente Armstrong e Aldrin exploraram a superfície lunar e o fizeram em cerca de 2h30. A espaçonave da missão Apollo 11, amerissaram (pouso no mar) no Oceano Pacífico, no dia 24 de julho de 1969. Trouxeram consigo 21 kg de rochas lunares, que foram utilizadas em inúmeros estudos científicos. Ao todo, foram realizadas 17 missões Apollo, que foram responsáveis por trazer 380 kg de rochas lunares.

                        Fim da corrida espacial

  O fim da corrida espacial aconteceu em 17 de julho de 1975, quando uma missão espacial foi realizada em conjunto por americanos e soviéticos. Nessa missão, participaram as naves Apollo (conhecida popularmente como Apollo 18) enviada pelos americanos e a Soyuz 19, enviada pelos soviéticos. Essa missão cooperativa marcou o fim da disputa espacial e deu início a uma fase de cooperação científica entre EUA e URSS.

 

                                   Corrida Armamentista

 

  Na Guerra Fria o uso das armas tinha outro propósito. Não serviam para atingir fisicamente o inimigo, mas sim para lhe colocar medo. O objetivo da corrida armamentista era investir na pesquisa e criação de armas. Quando os Estados Unidos lançavam um armamento, a União Soviética respondia com outro ainda mais potente. E assim foi seguindo por diversos anos.

   Entretanto, com o passar do tempo, as criações estavam cada vez mais pesadas. A constante atualização de arsenal desencadeou em um material bélico, que conforme diziam à época, tinha a capacidade de destruição muito maior do que a Terra poderia suportar. Se acionadas as bombas atômicas, criadas pelos países adversários, colocaria fim a vida humana no Planeta.

 Além dos avanços tecnológicos e nucleares, a corrida armamentista também estava condicionada na busca por parceiros territoriais. Os quais também serviriam de base para suportar os novos arsenais. Mesmo com base na ameaça, EUA e URSS investiram em muitos militares, em armas convencionais e mortais, e em mísseis, que estavam voltados ao inimigo para servir de ataque ou defesa a qualquer momento.

                                        O fim do conflito armamentista

   Os países envolvidos na corrida armamentista estavam cientes do caos que poderiam provocar com suas poderosas armas de destruição. Mesmo durando décadas, a corrida armamentista teve um fim marcado com assinatura de dois Tratados de Redução de Armas Estratégicas, conhecidos como Start I e II, nos anos de 1991 e 1993.

 

      Obs.: Tirar foto do caderno e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

 

 


INGLÊS/PROFºMªANTONIA
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês 

Atividade para a semana: 20 de julho à 24 de julho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: PRESENT PERFECT-PART II

Objetivo Aprendizagem: Identificar e reconhecer PRESENT PERFECT.

Atividade: 
1. Acesse o link  https://www.youtube.com/watch?v=Nt7O2w1Fpxc
2. Assista o vídeo;
3. Observe as legendas;
4. Escreva o assunto da aula;
5. Selecione as frases que exemplificam o tempo verbal "PRESENT PERFECT" (PRESENTE PERFEITO);
6. Escreva-os em seu caderno e utilize o google tradutor para escrever o signicado;
6. Envie para o email professorainglesmariaantonia@yahoo.com apenas os exemplos selecionadas e os significados.
 LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºCINTIA

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 20/07/2020 a 24/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

Sequência de atividades:

 

Leitura em áudio:

 

Audiolivro da obra Capitães de Areia, de Jorge Amado – disponível no link

 

https://www.youtube.com/watch?v=AyHBS-as9mo (ouvir o áudio até 5:30:00)

 

Análise literária:

 

1)      Considerando a narrativa lida até o momento, selecione mais dois conflitos (problema que precisa ser resolvido na história).

 

2)      Selecione mais um momento clímax da obra (ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão).

 

3)      Cite os principais personagens da narrativa.

 

4)      Descreva as principais características de Pedro Bala. Considere as características físicas (aspectos físicos descritos na narrativa, por exemplo, negro, alto, etc.) e características psicológicas (aspectos relacionados à personalidade do personagem que podem ser interpretados, por exemplo, corajoso, esperto, etc.).

 

MATEMÁTICA/PROFº: MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 20/07/2020 / a 24/07/2020 (4 aulas)

2º BIMESTRE

Coeficientes e raízes

Vamos fazer uma retomada ok !

Lembram da famosa equação do 2º grau !

     SOMA DAS RAÍZES                                      

 
                  

     
  PRODUTO DAS RAÍZES

 

Com a utilização dessas expressões podemos determinar as raízes de uma equação do 2º grau sem aplicar a resolução de Bháskara, respeitando a formação dessa equação com base na soma e no produto das raízes: x² – Sx + P = 0.

 

A equação x² + 9x + 14 = 0 possui as seguintes raízes de acordo com as expressões da soma e do produto:

 

Lembrando que !   a=1  ; b =9    e c= 14


Soma das raízes                                     

                                        

 

Produtos das raízes



Com base nesses valores, devemos determinar quais os dois números em que a soma seja -9 e o produto 14. Observe:

 

7 e 2                                                        
S = –7 + 2 = – 5
P = –7 * 2 = – 14

não serve

 

 

-7 e 2
S = 7 + 2 = 9                           
P = 7 * 2 = 14              

não serve

 

 

7 e –2
S = 7 + (–2) = 5                                                    
P = 7 * (–2) = –14

não serve

 

–7 e –2
S = –7 + (–2) = 
–9
P = –7 * (–2) = 
14

Correto

 

Veja que o par de números em que a soma resulta em –9 e o produto em 14 é (–2, –7). Portanto as raízes da equação x² + 9x + 14 = 0 possui como resultado o par ordenado, os números –2 e –7.

Agora é sua vez !!!

Nome _______________________________ Turma 3ªsérie _____ data 24/07/2020

 

1)Encontre as raízes da equação do segundo grau x² + 5x + 4 = 0 através da soma e produto.

 

2) Resolva a equação 2x² – 6x – 8 = 0 através da soma e produto.

 

 

3) Encontre as raízes da equação x² – 5x + 6 = 0 através da soma e produto



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