Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
2º Bim- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07
Bom agora é com vocês como esta pandemia não possibilitou aprendermos mais presencialmente deixarei abaixo um link em específico do curso The North, do qual recomendo pra que tenham uma boa noção e dêem um pontapé inicial na sua trajetória como futuros investidores da bolsa de valores independentemente de seu perfil, saber sobre finanças e investimentos é de suma importância. Alistem se no SST (Special Squad Traders) e sejam um traders (operadores da bolsa). Bons estudos!!! E se precisarem conte comigo.
Link do Esquadrão: https://app.sst.trade/
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA: JIU
JITSU |
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CONTEÚDOS:
JIU JITSU: UM
ESTILO DE VIDA |
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Aula
I: Realize a leitura da matéria da revista Tatame abaixo:
Coluna
da Arte Suave: o estilo de vida e a importância do Jiu-Jitsu em nossas vidas;
leia e opine.
Por
Luiz Dias O
Jiu-Jitsu tem uma influência cada vez maior na nossa cultura e modo de vida,
com treinos, preparação, roupa, suplementos e comida. E sua influência vai
sendo notada nas mídias sociais, com diversos perfis de Instagram focados em
técnicas. Perfis de atletas e professores se misturam com marcas de quimonos
e fightwears. O Jiu-Jitsu infantil vem surgindo nas escolas desde as séries
menores, já ensinando disciplina, foco e respeito. Mesmo
os que dizem “posso treinar mesmo velho?” começam a treinar e ficam
fascinados e felizes com a mudança do corpo e mente que o Jiu-Jitsu faz em
suas vidas. Os grandes campeonatos que movem multidões no mundo inteiro, não
só de competidores, mas de espectadores. Campeonatos sendo transmitidos pelas
mídias, o intercâmbio entre lutadores, a transição com o No-Gi também, onde
os campeonatos cada vez atraem maior número de inscritos e dinheiro. E a
vontade de treinar também o Jiu-Jitsu sem quimono. Assim
os treinos de Jiu-Jitsu nunca caem numa rotina, pelo contrário. Em uma hora
você está focado em um campeonato de Jiu-Jitsu tradicional, depois você pode
competir No-Gi. Eu vejo isso como uma grande vantagem. Essa capacidade de
transição entre Gi e No-GI. A preparação física também cada vez vem mais
sendo procurada e praticada pelos lutadores, competidores ou não, atrás de
sua própria evolução, sua própria qualidade de vida. Além
das amizades, que nem preciso comentar. Amizades nascidas no tatame, que
rapidamente ultrapassam os limites do dojo, indo para a vida. É comum vermos
nas ruas carros com adesivos de equipes de Jiu-Jitsu, em pranchas de Surfe
também, shapes de skates, etc. Cada lutador com orgulho leva seu escudo em
suas atividades. Fora aqueles que tatuam em seu corpo o escudo que defendem,
entre tantas outras homenagens. Eu
tenho muitos amigos trazidos pelo Jiu-Jitsu e hoje são amigos pessoais. E o
reflexo do Jiu-Jitsu na cultura carioca, que depois foi para o mundo, também
se reflete na criatividade carioca. Fui a um bar de um amigo, o faixa-preta
Zé Roberto, da Rio Jiu-Jitsu OldSchool, que teve uma ideia muito interessante
para montar o estilo do seu local de trabalho. Cada
prato em seu cardápio tem uma expressão vinda do nosso Jiu-Jitsu ou da luta.
Vejo isso como um grande momento do Jiu-Jitsu, levando sua imagem para
atitudes e práticas salutares, hábitos saudáveis, deixando outros momentos na
história da nossa arte suave. Na época, foi importante para a construção da imagem
e comprovação da eficiência da nossa arte, mas hoje o Jiu Jitsu já tem seu
espaço e precisamos, todos nós, sermos exemplos positivos da filosofia e
qualidade de vida que ele nos dá. Só o Jiu-Jitsu salva!
Fonte: https://tatame.com.br/2018/11/coluna-da-arte-suave-o-estilo-de-vida-e-a-importancia-do-jiu-jitsu-em-nossas-vidas-confira/.
Acesso em 14/07/2020 ás 14h45min.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Escreva um breve relato com sua opinião referente ao texto.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
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RECURSOS:
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da
escola. |
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AVALIAÇÃO:
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom ,se não puder,envie a atividade por email
para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
realize no próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
Código da turma no Google
Classroom: 7°Anos: uvqfwhj Código da turma no Google
Classroom: 9°Anos: e6m4yd4 Código da turma no Google
Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy
DATA: 20 á 24/07/2020 |
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DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
Obs: Atividade
estendida até 23/07/20
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Pesquisar quais Parques e
Academias está funcionando em seu bairro;
·
Atividade 2- Pesquisar a opinião de 10 pessoas
sobre o retorno das atividades em Parques e Academias;
E-mail
para devolutiva
Data de entrega até: 31/07/2020
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Elementos da
Dança |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR15)Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Os elementos que
compõem a linguagem da dança vão além de um modelo. Eles se relacionam de
acordo com as especificidades locais, pessoais, históricas e socioculturais
de um indivíduo”. 1.Você acha que
existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as
diferentes épocas? 2.Considerando
as características próprias de cada cultura, como você acha que se define os
movimentos da dança e a forma de se dançar? 3.Para você,
existe um corpo apto e outro inapto para a prática da dança? 4.Dança é só
para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo físico? 5.Qual é a idade
ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de impedir alguém de
dançar? 6.Você já sofreu
algum preconceito por ter participado de alguma atividade artística (dança,
teatro etc.)? 7.Já presenciou
algum colega sofrendo este tipo de preconceito? 8.Você já
desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo dança, teatro, artes
visuais e música? 9.Como foi a sua
experiência com dança na escola ou em outro ambiente?
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RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 20/07 a 24/07
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Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 20/07/2020
à 24/07 /2020
Habilidades: Associar
os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações
entre ancestrais e descendentes.
Atividade: fazer um relatório
sobre o seu entendimento.
Ler o Texto e assistir a vídeo aula sobre o assunto: teoria celular-
Link: https://youtu.be/9OxTfsc5Tds.
A teoria
celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e
baseia-se em três ideias básicas:
1. Todos os organismos vivos são formados por uma ou mais células e
pelas estruturas por elas produzidas;
2. As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais
de todas as formas de vida;
3. Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou
seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.
→ Problemas
relativos à Teoria Celular
Quando a teoria foi proposta,
ainda não se conhecia a estrutura dos vírus, que são seres acelulares. Por essa razão,
muitos autores não consideram os vírus como seres vivos, uma vez que estes não
obedecem ao primeiro ponto da Teoria Celular. Vale destacar, no entanto, que,
apesar de não possuírem células, os vírus necessitam dessas estruturas para
reproduzir-se.
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educaao.sp.gov.br
Atividades
Blog (20 a 24 de Julho)
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física,
Projeto de Vida
Eletiva
(Esporte e Lazer)
Horário
de atendimento: 9h00 às 14h00
Data
de entrega até:31/07/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
·
Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte
de combate;
ATIVIDADE
OBS: Atividade estendida até
30/07/20
·
Atividade 2- Lutas, artes Marciais, Esportes de
Combate será que há diferenças? (pg: 46 e 47);
·
Leitura do texto;
·
Atividade 3- OSS! (pg:47 e 48);
·
Acesso ao link da apostila.
·
Part 1: Adaptar a atividade prática com outra
pessoa que esteja em casa;
·
Parte 2: Continuidade da atividade prática;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:30/07/2020
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 20 a 24 do 07 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que
aborda o assunto.
Quantidade de
aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar transformações territoriais,
considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas
regionalidades na Europa, na Ásia e Oceania e relacionar com as implicações
sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais em diferentes países.
GEOGRAFIA :
Integração
mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
A globalização é um processo de integração social,
econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
A globalização é um dos termos mais
frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema
capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total
ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior
instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Mas o que é globalização exatamente?
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras
conforme os mais diversos autores em Geografia,
Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se
pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a
globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações
socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as
diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere
simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa
dizer que a principal característica da
globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
A globalização permite, em tese, uma maior
integração entre as diferentes áreas do planeta.
Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação
entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos
rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser
considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas
que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo
encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e
transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual,
propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a
expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno,
onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de
que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta
metaforicamente menor.
A origem da Globalização
Não existe um total consenso sobre qual é a origem do
processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da
década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim
da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que
defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão
marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI,
momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.
De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente
apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as
transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais.
Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada
de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de
meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência.
Nesse processo,
intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação,
com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de
uma maior evolução nos meios de transporte.
Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a
globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela
consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50
anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.
Aspectos positivos e negativos da globalização
Uma das características da globalização é
o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a
sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos,
saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural
chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional
africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram
suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos
negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias
no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os
problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela
proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte
concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do
capitalismo.
Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma
desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas,
valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a
uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões,
uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma
maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas,
obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.
Entre os aspectos positivos da globalização, é
comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem
como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma
doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do
contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros
pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e
também de investimentos, entre diversos outros fatores.
É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou
desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa
forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste
texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou
prejudicial para a sociedade e para o planeta.
Efeitos da Globalização
Existem vários elementos que podem ser considerados como
consequências da globalização no mundo. Uma das evidências mais emblemáticas é
a configuração do espaço geográfico internacional em redes, sejam
elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de
capitais especulativos. Elas formam-se por pontos fixos – sendo algumas mais
preponderantes que outras – e pelos fluxos desenvolvidos entre esses diferentes
pontos.
Outro aspecto que merece destaque é a expansão das
empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas
globais. Muitas delas abandonam seus países de origem ou, simplesmente,
expandem suas atividades em direção aos mais diversos locais em busca de um
maior mercado consumidor, de isenção de impostos, de evitar tarifas
alfandegárias e de angariar um menor custo com mão de obra e matérias-primas.
O processo de
expansão dessas empresas globais e suas indústrias reverberou no avanço da
industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e
emergentes, incluindo o Brasil.
Outra dinâmica propiciada pelo avanço da globalização é a
formação dos acordos regionais ou dos blocos econômicos. Embora
essa ocorrência possa ser inicialmente considerada como um entrave à
globalização, pois acordos regionais poderiam impedir uma global interação
econômica, ela é fundamental no sentido de permitir uma maior troca comercial
entre os diferentes países e também propiciar ações conjunturais em grupos.
Por fim, cabe ressaltar que o avanço da globalização
culminou também na expansão e consolidação do sistema capitalista, além de
permitir sua rápida transformação. Assim, com a maior integração mundial, o
sistema liberal – ou neoliberal – ampliou-se consideravelmente na maior parte das
políticas econômicas nacionais, difundindo-se a ideia de que o Estado deve
apresentar uma mínima intervenção na economia.
A globalização é, portanto, um tema complexo, com
incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser
considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região
onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características. Podemos
dizer, assim, que o mundo vive uma ampla e caótica inter-relação entre o local
e o global.
Por Me. Rodolfo Alves
Pena.
Os professores Larissa Mesquita e Bruno Nômade, apresentam
dois pequenos vídeos que contribuem para a compreensão do tema.
Acessem: Globalização
no Enem - Brasil Escola , disponível em :
< https://youtu.be/Bq9Hx3ExFR8 >
e < https://youtu.be/-zks3JbImNY > Acesso em: 05/07/2020.
Nesse momento a atividade é somente de leitura e
pesquisa, na próxima
semana vocês responderão as questões relacionadas ao tema.
Registre no caderno e guarde a atividade realizada, com tema e data e
as respostas numeradas.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para:
djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ APRENDA A LUTAR SOZINHO, NEM SEMPRE VOCÊ
TERÁ PESSOAS TE APOIANDO.
HÁ LUTAS QUE SÓ VOCÊ PODE ENFRENTAR ! “
ATIVIDADE DE
HISTÓRIA
PROFESSOR
SILVIO
Semana de 20ª 24 de julho
Quantidade de aulas: 04
Habilidades: Construção de criticidade sobre o momento
histórico. Capacidade de argumentação em relação a um determinado fato.
Turma: 9A
Descreva nas linhas abaixo como
você tem passado esses dias de isolamento social, qual sua rotina, o que mudou
em sua vida, como tem estudado, quais suas maiores dificuldades, do que sente
falta, como tem sido onde mora, etc.
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Brincar com crianças não é perder tempo, é
ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los
sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação do homem.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 20/07/20 a 24/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: na aula passada nós falamos sobre formas
orgânicas e geométricas nas obras de arte. Agora, faça uma pesquisa sobre os
quadros mais famosos de todos os tempos. Anote no seu caderno.
2ª aula: Responda de acordo com seus conhecimentos: você
gosta de outras artes, como dança, música, teatro, literatura ou escultura? Faça
um comentário.
Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu
corrijo essa atividade.
SEMANA
DE 20/07/2020 A 24/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
AULA 1, 2, 3, 4, 5 e 6: Tema - Leitura
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Ouvir o "AudioBook/Audiolivro
Harry Potter e a Pedra Filosofal" para as atividades da próxima semana.
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Semana 20/07/2020 a
24/07/2020
ATIVIDADE
DE RECUPERAÇÃO /REFORÇO 1º BIMESTRE
ESCREVENDO OS NÚMEROS
RACIONAIS NA FORMA NUMÉRICA
1)
Os números racionais estão na forma de fração.2/5 ;1/2 ;10/4; 2/6;
-1/2;45/13. Escreva os na forma decimal. Em seguida classifique em decimal
exato ou dizima periódica.
2)
Observe os seguintes números racionais: 0,5; 23,4; - 0,354; 6,23;
0,23 ̅̅̅̅; 2,12̅; 3,2453 ̅̅̅̅.
Eles estão na representação decimal. Escreva-os na representação fracionaria e
explique o procedimento que você utilizou.
LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS
NA RETA NUMÉRICA
1)Localize na reta numérica abaixo os números racionais 0,5; 5/4; -12/13;4/3;1/5 e√2
2)Na atividade anterior
temos um intruso que não pertence ao conjunto numérico dos racionais você sabe
quem é:_____________
1)
Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo:
a)
11/7 é um número Irracional(
)
b)
a soma de dois números Naturais resulta sempre em outro número
Natural. ( )
c)
5/4 é um número
Inteiro.( )
d)
Todo número Natural é também um número Racional. ( )
e)
Toda dízima periódica é um número Irracional.( )
f)
O número 𝜋 pode ser
representado através de uma fração, sem aproximação.( )
g)
Todos os anteriores pertencem ao conjunto dos números Reais.( )
RAZÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE GRANDEZAS
O que é razão ?
Razão é a relação entre duas grandezas .
Exemplo: Ao assistir vídeos na rede social são
consumidos, dos dados móveis do plano de internet de Marcos, 40 Megabytes (MB)
a cada 10 minutos.
40 /10 = 4 megabytes por minuto
Densidade
Demográfica
A ilha de
Taiti situada entre a América do Sul e a Austrália sua população é de 271.000 habitantes
(estimativa de 2014) e sua área é de 4.167 km2.Vamos calcular sua densidade demográfica !
Resolução :
Para calcular a densidade
demográfica da Ilha de Taiti devemos
efetuar a divisão entre o número de habitantes pela área da Ilha. Ao dividir 271.000 por 4.167
obtemos, aproximadamente 65 hab./km²
Agora é sua vez vamos lá
1)
Sabendo que a área territorial da China é de aproximadamente
9.597.000 km² e a
população é estimada em 1.394.550.000 habitantes em 2019 (segundo o site
http://data.stats.gov.cn), calcule sua densidade demográfica.
2)
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o
Brasil possui
aproximadamente 210 milhões de habitantes em 2019 sobre um território estimado
de
8.500.000 km². A partir dos dados obtidos no item anterior , qual país possui
maior densidade demográfica, Brasil ou China?
3)
Em ambientes fechados, além de todas as normas que regem o tamanho
das portas
e os materiais de isolamento não inflamável que podem ser utilizados, os
bombeiros
recomendam uma lotação máxima de 2,5 pessoas por metro quadrado. Um local que
possui 280 m² comportaria um público de 1.120 pessoas? Justifique.
A PROPORCIONALIDADE DIRETA:
UMA RAZÃO PARA EXISTIR
Analise as
situações abaixo e indique, em cada uma, se há ou não proporcionalidade
direta ou inversa, justificando sua resposta:
a) Para aumentar a renda familiar, Sr. Jose abriu uma microempresa de marmitex
e
vende cada marmita por R$ 10,00. Marcos comprou 12 marmitas e pagou R$ 120,00,
e
Poliana comprou 5 marmitas, pagando R$ 50,00.
Há
proporcionalidade direta, pois, a razão do número de marmitex pelo preço pago
se mantém.
120:12 =10 e
50:5=10
b)
Numa promoção, na compra de três camisetas pagavam-se R$ 57,00, cinco
camisetas saiam por R$ 75,00 e dez camisetas saiam por R$ 120,00.
Não há
proporcionalidade direta, pois a nem a razão entre o preço pago e o número de
camisetas se mantem e também não há proporcionalidade.
57:3 = 19 75:5 = 15 120:10= 12
AGORA
É SUA VEZ!!!
Analise as
situações abaixo e indique, em cada uma, se há ou não proporcionalidade direta
ou inversa, justificando sua resposta:
1) Um chuveiro
elétrico possui potência de 6.500 Whats, ou seja, consome 6.500 Whats
por hora que estiver ligado. Se numa casa moram quatro pessoas e cada uma
demora
meia hora no banho (e tomam banho todos os dias), o consumo diário desse
chuveiro
será de 13.000 Whats.
2) Quando Inês
tinha 6 anos de idade, calçava sapatos número 27; com 15 anos de
idade já calçava sapatos número 36 e hoje, com 66 anos, calça 37.
ESCALAS
LEIA COM ATENÇÃO
Definimos escala de um desenho como sendo a
razão entre o comprimento do projeto e o comprimento real correspondente,
sempre medidos na mesma unidade.
Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objetos, da
planta de uma casa ou de uma cidade, mapas, maquetes, etc.
Se num mapa a escala indicada é de 1 : 1000,
isso quer dizer que cada medida no desenho do mapa é 1000 vezes menor que a realidade,
sendo assim : Cada 1 cm medido no mapa representará no real 1000 cm = 10 m
Se num projeto arquitetônico cada cm desenhado
equivale a 120 cm ( 1,2 m ) de dimensão real, afirmamos que esse modelo está na
escala de 1 : 120, ou seja, tudo na realidade é 120 vezes maior que no projeto
arquitetônico.
Se um aeromodelo cada cm do protótipo equivale
a 32 cm no real, afirmamos que esse modelo está na escala de 1 : 32, ou seja, tudo
no avião é 32 vezes maior que no modelo.
Todo mapa cartográfico é feito em escala.
Todo projeto arquitetônico é feito em escala.
Toda maquete reproduz fielmente o real, já que sempre é projetada em escala.
Escala, em cartografia, é a relação matemática
entre as dimensões reais do objeto e a sua representação no mapa. Assim, em um
mapa de escala 1:50.000, uma cidade que tem 4,5 Km de extensão entre seus
extremos será representada com:
AGORA
É SUA VEZ VAMOS LÁ !!!
Um
mapa foi feito na escala 1:30 000 000 (lê-se “um para trinta milhões”). Essa
notação representa a razão de proporcionalidade entre o desenho e o real., ou
seja, cada unidade no desenho, é na realidade, 30 milhões de vezes maior.
Utilizando uma régua, constatou-se que a distância do Rio de Janeiro a
Brasília, neste mapa é aproximadamente 4 cm. Assim, a distância real entre Rio
de Janeiro e Brasília, nesta escala é de:
A)120KM B)1200KM
C)300KM D)3000KM
********************************************************************************************************
2) Assinale, a seguir, a alternativa que melhor apresenta o
conceito de escala cartográfica:
a) é a relação não proporcional
entre o mapa e as suas variações gráficas.
b) é a medida da área dos
mapas e cartogramas em geral.
c) indica a proporção entre
uma área da superfície e a sua representação em um mapa.
d) aponta a relação de
equivalência entre as áreas de um mapa e suas projeções cartográficas.
e) representa o conjunto de
orientações cardeais de um mapa, cartograma ou planta.
20julho |
segunda-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
21julho |
terça-feira |
9º ano do EF II |
00:14:00 |
00:14:45 |
Duração 45min |
Matemática |
22/julho |
quarta-feira |
9º ano do EF II |
00:14:45 |
00:15:30 |
Duração 45min |
Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO
CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e
disponibilizando meu Watts.
Nossa turma de
matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores
informações em nosso grupo do Watts
Turma |
Código |
9º ano A |
6pdwcxx |
9º ano B |
25equ6b |
9º ano C |
3euxje6 |
PARA PRÓXIMA SEMANA VAMOS
RETOMAR OS TEMAS ABORDADOS 2º BIMESTRE
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
6ºA,
7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º
Bimestre- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 6º
Ano:
Baseado
na Atividade 9 do caderno do aluno, pesquisem sobre estratégias de estudo, como
ela poderá te favorecer em sua vida,
reflita e responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o
professor por e-mail;
ü 7º
Ano:
Leia
Atividade 9: A HISTÓRIA DE EDÉLCIO do
caderno do estudante, reflita sobre história proposta o que ele tem a te
ensinar para vida, em seguida responda em seu Diário de práticas e Vivências e
envie para o professor por e-mail;
ü 8º
Ano:
Leia
Atividade 7:
ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA) entenda o que é pedido na atividade e construa uma
campanha publicitária para o meio ambiente em sua comunidade que seja possível
ser compartilhada em rede sociais, faça o rascunho em seu Diário de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9
Ano:
Leia as atividades 16 e 17 relacionadas ao PAPO RETO,
entenda qual é a proposta, desenvolva um roteiro de como seria montar um evento
e o que precisariam para ele acontecer, rascunhe no seu Diário de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 1º
EM:
Leia Atividade 10 reflita
sobre a mediação de conflitos, que ela nos tem a nos ensinar, escreva em seu Diário
de práticas e Vivência ensinar e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência;
Empatia; Organização; Foco;
Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 7- Semana
Quarentena 20.07 à 24.07
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
No caderno do aluno entenda a
proposta da atividade, responda e envie para e-mail
para o professor. ATIVIDADE 8 – PROGRAMAÇÃO PLUGADA! página
65 do caderno do aluno. Entre no link http://programae.org.br/horadocodigo/ e
conte sobre sua experiência.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Elementos da
Dança |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR15)Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Os elementos que
compõem a linguagem da dança vão além de um modelo. Eles se relacionam de
acordo com as especificidades locais, pessoais, históricas e socioculturais
de um indivíduo”. 1.Você acha que
existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as
diferentes épocas? 2.Considerando
as características próprias de cada cultura, como você acha que se define os
movimentos da dança e a forma de se dançar? 3.Para você,
existe um corpo apto e outro inapto para a prática da dança? 4.Dança é só
para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo físico? 5.Qual é a idade
ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de impedir alguém de
dançar? 6.Você já sofreu
algum preconceito por ter participado de alguma atividade artística (dança,
teatro etc.)? 7.Já presenciou
algum colega sofrendo este tipo de preconceito? 8.Você já
desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo dança, teatro, artes
visuais e música? 9.Como foi a sua
experiência com dança na escola ou em outro ambiente?
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RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 20/07 a 24/07
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Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 20/07/2020
à 24/07 /2020
Habilidades: Associar
os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações
entre ancestrais e descendentes.
Atividade: fazer um relatório
sobre o seu entendimento.
Ler o Texto e assistir a vídeo aula sobre o assunto: teoria celular-
Link: https://youtu.be/9OxTfsc5Tds.
A teoria
celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e
baseia-se em três ideias básicas:
1. Todos os organismos vivos são formados por uma ou mais células e
pelas estruturas por elas produzidas;
2. As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais
de todas as formas de vida;
3. Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou
seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.
→ Problemas
relativos à Teoria Celular
Quando a teoria foi proposta,
ainda não se conhecia a estrutura dos vírus, que são seres acelulares. Por essa razão,
muitos autores não consideram os vírus como seres vivos, uma vez que estes não
obedecem ao primeiro ponto da Teoria Celular. Vale destacar, no entanto, que,
apesar de não possuírem células, os vírus necessitam dessas estruturas para
reproduzir-se.
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educaao.sp.gov.br
Atividades
Blog (20 a 24 de Julho)
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física,
Projeto de Vida
Eletiva
(Esporte e Lazer)
Horário
de atendimento: 9h00 às 14h00
Data
de entrega até:31/07/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
·
Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte
de combate;
ATIVIDADE
OBS: Atividade estendida até
30/07/20
·
Atividade 2- Lutas, artes Marciais, Esportes de
Combate será que há diferenças? (pg: 46 e 47);
·
Leitura do texto;
·
Atividade 3- OSS! (pg:47 e 48);
·
Acesso ao link da apostila.
·
Part 1: Adaptar a atividade prática com outra
pessoa que esteja em casa;
·
Parte 2: Continuidade da atividade prática;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:30/07/2020
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 20 a 24 do 07 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto que aborda o assunto.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar transformações territoriais, considerando o movimento de fronteiras, tensões, conflitos e múltiplas regionalidades na Europa, na Ásia e Oceania e relacionar com as implicações sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais em diferentes países.
GEOGRAFIA : Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
A globalização é um dos termos mais frequentemente empregados para descrever a atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo. Na prática, ela é vista como a total ou parcial integração entre as diferentes localidades do planeta e a maior instrumentalização proporcionada pelos sistemas de comunicação e transporte.
Mas o que é globalização exatamente?
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da
globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
A globalização permite, em tese, uma maior integração entre as diferentes áreas do planeta.
Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor.
A origem da Globalização
Não existe um total consenso sobre qual é a origem do processo de globalização. O termo em si só veio a ser elaborado a partir da década de 1980, tendo uma maior difusão após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. No entanto, são muitos os autores que defendem que a globalização tenha se iniciado a partir da expansão marítimo-comercial europeia, no final do século XV e início do século XVI, momento no qual o sistema capitalista iniciou sua expansão pelo mundo.
De toda forma, como já dissemos, ela foi gradativamente apresentando evoluções, recebendo incrementos substanciais com as transformações tecnológicas proporcionadas pelas três revoluções industriais. Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência.
Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte.
Portanto, a título de síntese, podemos considerar que, se a globalização iniciou-se há cerca de cinco séculos aproximadamente, ela consolidou-se de forma mais elaborada e desenvolvida ao longo dos últimos 50 anos, a partir da segunda metade do século XX em diante.
Aspectos positivos e negativos da globalização
Uma das características da globalização é o fato de ela se manifestar nos mais diversos campos que sustentam e compõem a sociedade: cultura, espaço geográfico, educação, política, direitos humanos, saúde e, principalmente, a economia. Dessa forma, quando uma prática cultural chinesa é vivenciada nos Estados Unidos ou quando uma manifestação tradicional africana é revivida no Brasil, temos a evidência de como as sociedades integram suas culturas, influenciando-se mutuamente.
Existem muitos autores que apontam os problemas e os aspectos negativos da globalização, embora existam muitas polêmicas e discordâncias no cerne desse debate. De toda forma, considera-se que o principal entre os problemas da globalização é uma eventual desigualdade social por ela proporcionada, em que o poder e a renda encontram-se em maior parte concentrados nas mãos de uma minoria, o que atrela a questão às contradições do capitalismo.
Além disso, acusa-se a globalização de proporcionar uma desigual forma de comunicação entre os diferentes territórios, em que culturas, valores morais, princípios educacionais e outros são reproduzidos obedecendo a uma ideologia dominante. Nesse sentido, forma-se, segundo essas opiniões, uma hegemonia em que os principais centros de poder exercem um controle ou uma maior influência sobre as regiões economicamente menos favorecidas, obliterando, assim, suas matrizes tradicionais.
Entre os aspectos positivos da globalização, é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos considerados vantajosos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores.
É claro que o que pode ser considerado como vantagem ou desvantagem da globalização depende da abordagem realizada e também, de certa forma, da ideologia empregada em sua análise. Não é objetivo, portanto, deste texto entrar no mérito da discussão em dizer se esse processo é benéfico ou prejudicial para a sociedade e para o planeta.
Efeitos da Globalização
Existem vários elementos que podem ser considerados como consequências da globalização no mundo. Uma das evidências mais emblemáticas é a configuração do espaço geográfico internacional em redes, sejam elas de transporte, de comunicação, de cidades, de trocas comerciais ou de capitais especulativos. Elas formam-se por pontos fixos – sendo algumas mais preponderantes que outras – e pelos fluxos desenvolvidos entre esses diferentes pontos.
Outro aspecto que merece destaque é a expansão das empresas multinacionais, também chamadas de transnacionais ou empresas globais. Muitas delas abandonam seus países de origem ou, simplesmente, expandem suas atividades em direção aos mais diversos locais em busca de um maior mercado consumidor, de isenção de impostos, de evitar tarifas alfandegárias e de angariar um menor custo com mão de obra e matérias-primas.
O processo de expansão dessas empresas globais e suas indústrias reverberou no avanço da industrialização e da urbanização em diversos países subdesenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil.
Outra dinâmica propiciada pelo avanço da globalização é a formação dos acordos regionais ou dos blocos econômicos. Embora essa ocorrência possa ser inicialmente considerada como um entrave à globalização, pois acordos regionais poderiam impedir uma global interação econômica, ela é fundamental no sentido de permitir uma maior troca comercial entre os diferentes países e também propiciar ações conjunturais em grupos.
Por fim, cabe ressaltar que o avanço da globalização culminou também na expansão e consolidação do sistema capitalista, além de permitir sua rápida transformação. Assim, com a maior integração mundial, o sistema liberal – ou neoliberal – ampliou-se consideravelmente na maior parte das políticas econômicas nacionais, difundindo-se a ideia de que o Estado deve apresentar uma mínima intervenção na economia.
A globalização é, portanto, um tema complexo, com incontáveis aspectos e características. Sua manifestação não pode ser considerada linear, de forma a ser mais ou menos intensa a depender da região onde ela se estabelece, ganhando novos contornos e características. Podemos dizer, assim, que o mundo vive uma ampla e caótica inter-relação entre o local e o global.
Por Me. Rodolfo Alves Pena.
Os professores Larissa Mesquita e Bruno Nômade, apresentam dois pequenos vídeos que contribuem para a compreensão do tema.
Acessem: Globalização no Enem - Brasil Escola , disponível em :
< https://youtu.be/Bq9Hx3ExFR8 > e < https://youtu.be/-zks3JbImNY > Acesso em: 05/07/2020.
Nesse momento a atividade é somente de leitura e pesquisa, na próxima semana vocês responderão as questões relacionadas ao tema.
Registre no caderno e guarde a atividade realizada, com tema e data e as respostas numeradas.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ APRENDA A LUTAR SOZINHO, NEM SEMPRE VOCÊ TERÁ PESSOAS TE APOIANDO.
HÁ LUTAS QUE SÓ VOCÊ PODE ENFRENTAR ! “
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 20 de julho a 24 de julho
TEMA: O Holocausto
HABILIDADES:
(EF09HI13) Descrever e contextualizar os processos
da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados
totalitários, suas concepções e as práticas de extermínio (como o holocausto).
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS
DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O
GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Atividades desenvolvidas neste período
deverão ser apresentadas ao professor quando retornar as aulas presenciais.
Aula 1 e 2 – Leia com atenção o texto que segue abaixo, “O Holocausto”, procure no dicionário palavras desconhecidas e faça suas anotações.
Aula 3 e 4 – Responda as questões relacionadas ao texto:
1) Quais foram os fatos marcantes ocorridos em 1943?
2)
Em
que consistia a “Solução final”?
3)
Qual
procedimento adotado pelos nazistas quando os judeus chegavam ao campo de
concentração?
4)
De
acordo com os relatos quais e quantas foram as vítimas dos nazistas?
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p.130.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 20/07/20 a 24/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: na aula passada nós falamos sobre formas
orgânicas e geométricas nas obras de arte. Agora, faça uma pesquisa sobre os
quadros mais famosos de todos os tempos. Anote no seu caderno.
2ª aula: Responda de acordo com seus conhecimentos: você
gosta de outras artes, como dança, música, teatro, literatura ou escultura? Faça
um comentário.
Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu
corrijo essa atividade.
SEMANA
DE 20/07/2020 A 24/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
AULA 1, 2, 3, 4, 5 e 6: Tema - Leitura
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Ouvir o "AudioBook/Audiolivro
Harry Potter e a Pedra Filosofal" para as atividades da próxima semana.
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Semana 20/07/2020 a 24/07/2020
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO /REFORÇO 1º BIMESTRE
ESCREVENDO OS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA NUMÉRICA
1) Os números racionais estão na forma de fração.2/5 ;1/2 ;10/4; 2/6; -1/2;45/13. Escreva os na forma decimal. Em seguida classifique em decimal exato ou dizima periódica.
2) Observe os seguintes números racionais: 0,5; 23,4; - 0,354; 6,23; 0,23 ̅̅̅̅; 2,12̅; 3,2453 ̅̅̅̅.
Eles estão na representação decimal. Escreva-os na representação fracionaria e
explique o procedimento que você utilizou.
LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA
1)Localize na reta numérica abaixo os números racionais 0,5; 5/4; -12/13;4/3;1/5 e√2
2)Na atividade anterior temos um intruso que não pertence ao conjunto numérico dos racionais você sabe quem é:_____________
1) Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo:
a) 11/7 é um número Irracional( )
b) a soma de dois números Naturais resulta sempre em outro número Natural. ( )
c) 5/4 é um número Inteiro.( )
d) Todo número Natural é também um número Racional. ( )
e) Toda dízima periódica é um número Irracional.( )
f) O número 𝜋 pode ser representado através de uma fração, sem aproximação.( )
g) Todos os anteriores pertencem ao conjunto dos números Reais.( )
RAZÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE GRANDEZAS
O que é razão ?
Razão é a relação entre duas grandezas .
Exemplo: Ao assistir vídeos na rede social são consumidos, dos dados móveis do plano de internet de Marcos, 40 Megabytes (MB) a cada 10 minutos.
40 /10 = 4 megabytes por minuto
Densidade Demográfica
A ilha de Taiti situada entre a América do Sul e a Austrália sua população é de 271.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 4.167 km2.Vamos calcular sua densidade demográfica !
Resolução :
Para calcular a densidade demográfica da Ilha de Taiti devemos efetuar a divisão entre o número de habitantes pela área da Ilha. Ao dividir 271.000 por 4.167 obtemos, aproximadamente 65 hab./km²
Agora é sua vez vamos lá
1) Sabendo que a área territorial da China é de aproximadamente 9.597.000 km² e a
população é estimada em 1.394.550.000 habitantes em 2019 (segundo o site
http://data.stats.gov.cn), calcule sua densidade demográfica.
2) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui
aproximadamente 210 milhões de habitantes em 2019 sobre um território estimado de
8.500.000 km². A partir dos dados obtidos no item anterior , qual país possui
maior densidade demográfica, Brasil ou China?
3) Em ambientes fechados, além de todas as normas que regem o tamanho das portas
e os materiais de isolamento não inflamável que podem ser utilizados, os bombeiros
recomendam uma lotação máxima de 2,5 pessoas por metro quadrado. Um local que
possui 280 m² comportaria um público de 1.120 pessoas? Justifique.
A PROPORCIONALIDADE DIRETA: UMA RAZÃO PARA EXISTIR
Analise as situações abaixo e indique, em cada uma, se há ou não proporcionalidade
direta ou inversa, justificando sua resposta:
a) Para aumentar a renda familiar, Sr. Jose abriu uma microempresa de marmitex e
vende cada marmita por R$ 10,00. Marcos comprou 12 marmitas e pagou R$ 120,00, e
Poliana comprou 5 marmitas, pagando R$ 50,00.
Há proporcionalidade direta, pois, a razão do número de marmitex pelo preço pago se mantém.
120:12 =10 e 50:5=10
b) Numa promoção, na compra de três camisetas pagavam-se R$ 57,00, cinco
camisetas saiam por R$ 75,00 e dez camisetas saiam por R$ 120,00.
Não há proporcionalidade direta, pois a nem a razão entre o preço pago e o número de camisetas se mantem e também não há proporcionalidade.
57:3 = 19 75:5 = 15 120:10= 12
AGORA É SUA VEZ!!!
Analise as situações abaixo e indique, em cada uma, se há ou não proporcionalidade direta ou inversa, justificando sua resposta:
1) Um chuveiro elétrico possui potência de 6.500 Whats, ou seja, consome 6.500 Whats
por hora que estiver ligado. Se numa casa moram quatro pessoas e cada uma demora
meia hora no banho (e tomam banho todos os dias), o consumo diário desse chuveiro
será de 13.000 Whats.
2) Quando Inês tinha 6 anos de idade, calçava sapatos número 27; com 15 anos de
idade já calçava sapatos número 36 e hoje, com 66 anos, calça 37.
ESCALAS
LEIA COM ATENÇÃO
Definimos escala de um desenho como sendo a razão entre o comprimento do projeto e o comprimento real correspondente, sempre medidos na mesma unidade.
Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objetos, da planta de uma casa ou de uma cidade, mapas, maquetes, etc.
Se num mapa a escala indicada é de 1 : 1000, isso quer dizer que cada medida no desenho do mapa é 1000 vezes menor que a realidade, sendo assim : Cada 1 cm medido no mapa representará no real 1000 cm = 10 m
Se num projeto arquitetônico cada cm desenhado equivale a 120 cm ( 1,2 m ) de dimensão real, afirmamos que esse modelo está na escala de 1 : 120, ou seja, tudo na realidade é 120 vezes maior que no projeto arquitetônico.
Se um aeromodelo cada cm do protótipo equivale a 32 cm no real, afirmamos que esse modelo está na escala de 1 : 32, ou seja, tudo no avião é 32 vezes maior que no modelo.
Todo mapa cartográfico é feito em escala.
Todo projeto arquitetônico é feito em escala.
Toda maquete reproduz fielmente o real, já que sempre é projetada em escala.
Escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões reais do objeto e a sua representação no mapa. Assim, em um mapa de escala 1:50.000, uma cidade que tem 4,5 Km de extensão entre seus extremos será representada com:
AGORA É SUA VEZ VAMOS LÁ !!!
Um mapa foi feito na escala 1:30 000 000 (lê-se “um para trinta milhões”). Essa notação representa a razão de proporcionalidade entre o desenho e o real., ou seja, cada unidade no desenho, é na realidade, 30 milhões de vezes maior. Utilizando uma régua, constatou-se que a distância do Rio de Janeiro a Brasília, neste mapa é aproximadamente 4 cm. Assim, a distância real entre Rio de Janeiro e Brasília, nesta escala é de:
A)120KM B)1200KM C)300KM D)3000KM
********************************************************************************************************
2) Assinale, a seguir, a alternativa que melhor apresenta o conceito de escala cartográfica:
a) é a relação não proporcional entre o mapa e as suas variações gráficas.
b) é a medida da área dos mapas e cartogramas em geral.
c) indica a proporção entre uma área da superfície e a sua representação em um mapa.
d) aponta a relação de equivalência entre as áreas de um mapa e suas projeções cartográficas.
e) representa o conjunto de orientações cardeais de um mapa, cartograma ou planta.
20julho | segunda-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
21julho | terça-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
22/julho | quarta-feira | 9º ano do EF II | 00:14:45 | 00:15:30 | Duração 45min | Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.
Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts
Turma | Código |
9º ano A | 6pdwcxx |
9º ano B | 25equ6b |
9º ano C | 3euxje6 |
PARA PRÓXIMA SEMANA VAMOS RETOMAR OS TEMAS ABORDADOS 2º BIMESTRE
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão
|
2.
TURMA
9° ANO - B |
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3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida
|
||||
4.
CONTEÚDOS: Papo reto(continuação).
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Organização, foco, determinação,
persistência.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: 1-
Como você planeja que o tema que você escolheu seja
discutido? 2-
Quem você pretende entrevistar a respeito desse tema? 3- Cite
uma experiencia que você já teve em relação ao tema abordado?
OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs as 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
20
a 24/07/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 20/07/2020 |
|
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série:
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 24/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Influenciadores Digitais. Quem são e o que fazem?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Elementos da
Dança |
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||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR15)Discutir as experiências
pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos,
problematizando e combatendo estereótipos e preconceitos. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Os elementos que
compõem a linguagem da dança vão além de um modelo. Eles se relacionam de
acordo com as especificidades locais, pessoais, históricas e socioculturais
de um indivíduo”. 1.Você acha que
existe alguma relação da dança entre os diferentes grupos sociais e entre as
diferentes épocas? 2.Considerando
as características próprias de cada cultura, como você acha que se define os
movimentos da dança e a forma de se dançar? 3.Para você,
existe um corpo apto e outro inapto para a prática da dança? 4.Dança é só
para meninas ou só para pessoas de um determinado tipo físico? 5.Qual é a idade
ideal para praticar dança? Há algum empecilho capaz de impedir alguém de
dançar? 6.Você já sofreu
algum preconceito por ter participado de alguma atividade artística (dança,
teatro etc.)? 7.Já presenciou
algum colega sofrendo este tipo de preconceito? 8.Você já
desenvolveu algum Projeto Temático na escola envolvendo dança, teatro, artes
visuais e música? 9.Como foi a sua
experiência com dança na escola ou em outro ambiente?
|
|
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
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DATA 20/07 a 24/07
__ |
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Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 20/07/2020
à 24/07 /2020
Habilidades: Associar
os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações
entre ancestrais e descendentes.
Atividade: fazer um relatório
sobre o seu entendimento.
Ler o Texto e assistir a vídeo aula sobre o assunto: teoria celular-
Link: https://youtu.be/9OxTfsc5Tds.
A teoria
celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e
baseia-se em três ideias básicas:
1. Todos os organismos vivos são formados por uma ou mais células e
pelas estruturas por elas produzidas;
2. As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais
de todas as formas de vida;
3. Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou
seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.
→ Problemas
relativos à Teoria Celular
Quando a teoria foi proposta,
ainda não se conhecia a estrutura dos vírus, que são seres acelulares. Por essa razão,
muitos autores não consideram os vírus como seres vivos, uma vez que estes não
obedecem ao primeiro ponto da Teoria Celular. Vale destacar, no entanto, que,
apesar de não possuírem células, os vírus necessitam dessas estruturas para
reproduzir-se.
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educaao.sp.gov.br
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA
DE 20 Á
24/07/2020 AULA 1 E 2
- TEMA: LUTAS/ESPORTES/DANÇA EDUCAÇÃO FÍSICA
- EF II -
9º ANO C PROFESSOR : DONIZETI |
1ª AULA Conforme
aulas anteriores do CMSP, responda: Quais os
princípios básicos do Muay Thai? Quais os
golpes com os membros superiores? Quais os
golpes com os membros inferiores? Em que ano
o caratê chegou ao Brasil? Quem
trouxe o caratê para o Brasil? |
2ª AULA Caderno do aluno. Página 55. Ler e responder a atividades. |
ORIENTAÇÕES Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de
Mídias de São Paulo. Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube. Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou
Internet e registrada no seu caderno. As atividades realizadas correspondem a presença e nota. |
REGISTRO Quem
não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades
registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom |
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (20 a 24 DE julho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após ASSISTIR OS VIDEOS indicados, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADE
Assistir no You tube os vídeos:
1) O QUE É RECICLAGEM 3:45 minutos.
2) Por que a reciclagem é tão importante com Nathalia e Mathias 3:06 minutos
Faça um breve resumo do que você entendeu a respeito do tema abordado.
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 20/07/20 a 24/07/20
TEMA DA
AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade - Continuação da atividade sobre obras de arte.
1ª aula: na aula passada nós falamos sobre formas
orgânicas e geométricas nas obras de arte. Agora, faça uma pesquisa sobre os
quadros mais famosos de todos os tempos. Anote no seu caderno.
2ª aula: Responda de acordo com seus conhecimentos: você
gosta de outras artes, como dança, música, teatro, literatura ou escultura? Faça
um comentário.
Obs.: Escreva os exercícios em seu caderno, no retorno das aulas eu
corrijo essa atividade.
SEMANA
DE 20/07/2020 A 24/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
AULA 1, 2, 3, 4, 5 e 6: Tema - Leitura
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Ouvir o "AudioBook/Audiolivro
Harry Potter e a Pedra Filosofal" para as atividades da próxima semana.
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Semana 20/07/2020 a 24/07/2020
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO /REFORÇO 1º BIMESTRE
ESCREVENDO OS NÚMEROS RACIONAIS NA FORMA NUMÉRICA
1) Os números racionais estão na forma de fração.2/5 ;1/2 ;10/4; 2/6; -1/2;45/13. Escreva os na forma decimal. Em seguida classifique em decimal exato ou dizima periódica.
2) Observe os seguintes números racionais: 0,5; 23,4; - 0,354; 6,23; 0,23 ̅̅̅̅; 2,12̅; 3,2453 ̅̅̅̅.
Eles estão na representação decimal. Escreva-os na representação fracionaria e
explique o procedimento que você utilizou.
LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA
1)Localize na reta numérica abaixo os números racionais 0,5; 5/4; -12/13;4/3;1/5 e√2
2)Na atividade anterior temos um intruso que não pertence ao conjunto numérico dos racionais você sabe quem é:_____________
1) Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F) as afirmações abaixo:
a) 11/7 é um número Irracional( )
b) a soma de dois números Naturais resulta sempre em outro número Natural. ( )
c) 5/4 é um número Inteiro.( )
d) Todo número Natural é também um número Racional. ( )
e) Toda dízima periódica é um número Irracional.( )
f) O número 𝜋 pode ser representado através de uma fração, sem aproximação.( )
g) Todos os anteriores pertencem ao conjunto dos números Reais.( )
RAZÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE GRANDEZAS
O que é razão ?
Razão é a relação entre duas grandezas .
Exemplo: Ao assistir vídeos na rede social são consumidos, dos dados móveis do plano de internet de Marcos, 40 Megabytes (MB) a cada 10 minutos.
40 /10 = 4 megabytes por minuto
Densidade Demográfica
A ilha de Taiti situada entre a América do Sul e a Austrália sua população é de 271.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 4.167 km2.Vamos calcular sua densidade demográfica !
Resolução :
Para calcular a densidade demográfica da Ilha de Taiti devemos efetuar a divisão entre o número de habitantes pela área da Ilha. Ao dividir 271.000 por 4.167 obtemos, aproximadamente 65 hab./km²
Agora é sua vez vamos lá
1) Sabendo que a área territorial da China é de aproximadamente 9.597.000 km² e a
população é estimada em 1.394.550.000 habitantes em 2019 (segundo o site
http://data.stats.gov.cn), calcule sua densidade demográfica.
2) Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil possui
aproximadamente 210 milhões de habitantes em 2019 sobre um território estimado de
8.500.000 km². A partir dos dados obtidos no item anterior , qual país possui
maior densidade demográfica, Brasil ou China?
3) Em ambientes fechados, além de todas as normas que regem o tamanho das portas
e os materiais de isolamento não inflamável que podem ser utilizados, os bombeiros
recomendam uma lotação máxima de 2,5 pessoas por metro quadrado. Um local que
possui 280 m² comportaria um público de 1.120 pessoas? Justifique.
A PROPORCIONALIDADE DIRETA: UMA RAZÃO PARA EXISTIR
Analise as situações abaixo e indique, em cada uma, se há ou não proporcionalidade
direta ou inversa, justificando sua resposta:
a) Para aumentar a renda familiar, Sr. Jose abriu uma microempresa de marmitex e
vende cada marmita por R$ 10,00. Marcos comprou 12 marmitas e pagou R$ 120,00, e
Poliana comprou 5 marmitas, pagando R$ 50,00.
Há proporcionalidade direta, pois, a razão do número de marmitex pelo preço pago se mantém.
120:12 =10 e 50:5=10
b) Numa promoção, na compra de três camisetas pagavam-se R$ 57,00, cinco
camisetas saiam por R$ 75,00 e dez camisetas saiam por R$ 120,00.
Não há proporcionalidade direta, pois a nem a razão entre o preço pago e o número de camisetas se mantem e também não há proporcionalidade.
57:3 = 19 75:5 = 15 120:10= 12
AGORA É SUA VEZ!!!
Analise as situações abaixo e indique, em cada uma, se há ou não proporcionalidade direta ou inversa, justificando sua resposta:
1) Um chuveiro elétrico possui potência de 6.500 Whats, ou seja, consome 6.500 Whats
por hora que estiver ligado. Se numa casa moram quatro pessoas e cada uma demora
meia hora no banho (e tomam banho todos os dias), o consumo diário desse chuveiro
será de 13.000 Whats.
2) Quando Inês tinha 6 anos de idade, calçava sapatos número 27; com 15 anos de
idade já calçava sapatos número 36 e hoje, com 66 anos, calça 37.
ESCALAS
LEIA COM ATENÇÃO
Definimos escala de um desenho como sendo a razão entre o comprimento do projeto e o comprimento real correspondente, sempre medidos na mesma unidade.
Usamos escala quando queremos representar um esboço gráfico de objetos, da planta de uma casa ou de uma cidade, mapas, maquetes, etc.
Se num mapa a escala indicada é de 1 : 1000, isso quer dizer que cada medida no desenho do mapa é 1000 vezes menor que a realidade, sendo assim : Cada 1 cm medido no mapa representará no real 1000 cm = 10 m
Se num projeto arquitetônico cada cm desenhado equivale a 120 cm ( 1,2 m ) de dimensão real, afirmamos que esse modelo está na escala de 1 : 120, ou seja, tudo na realidade é 120 vezes maior que no projeto arquitetônico.
Se um aeromodelo cada cm do protótipo equivale a 32 cm no real, afirmamos que esse modelo está na escala de 1 : 32, ou seja, tudo no avião é 32 vezes maior que no modelo.
Todo mapa cartográfico é feito em escala.
Todo projeto arquitetônico é feito em escala.
Toda maquete reproduz fielmente o real, já que sempre é projetada em escala.
Escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões reais do objeto e a sua representação no mapa. Assim, em um mapa de escala 1:50.000, uma cidade que tem 4,5 Km de extensão entre seus extremos será representada com:
AGORA É SUA VEZ VAMOS LÁ !!!
Um mapa foi feito na escala 1:30 000 000 (lê-se “um para trinta milhões”). Essa notação representa a razão de proporcionalidade entre o desenho e o real., ou seja, cada unidade no desenho, é na realidade, 30 milhões de vezes maior. Utilizando uma régua, constatou-se que a distância do Rio de Janeiro a Brasília, neste mapa é aproximadamente 4 cm. Assim, a distância real entre Rio de Janeiro e Brasília, nesta escala é de:
A)120KM B)1200KM C)300KM D)3000KM
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2) Assinale, a seguir, a alternativa que melhor apresenta o conceito de escala cartográfica:
a) é a relação não proporcional entre o mapa e as suas variações gráficas.
b) é a medida da área dos mapas e cartogramas em geral.
c) indica a proporção entre uma área da superfície e a sua representação em um mapa.
d) aponta a relação de equivalência entre as áreas de um mapa e suas projeções cartográficas.
e) representa o conjunto de orientações cardeais de um mapa, cartograma ou planta.
20julho | segunda-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
21julho | terça-feira | 9º ano do EF II | 00:14:00 | 00:14:45 | Duração 45min | Matemática |
22/julho | quarta-feira | 9º ano do EF II | 00:14:45 | 00:15:30 | Duração 45min | Matemática |
Programação das aulas no centro de mídias
OBSERVAÇÃO: ESTOU ACOMPANHANDO NOSSAS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS FIQUEM ATENTOS COM A PARTICIPAÇÃO!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.
Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts
Turma | Código |
9º ano A | 6pdwcxx |
9º ano B | 25equ6b |
9º ano C | 3euxje6 |
PARA PRÓXIMA SEMANA VAMOS RETOMAR OS TEMAS ABORDADOS 2º BIMESTRE
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
6ºA,
7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º
Bimestre- Atividade 7- Semana Quarentena 20.07 à 24.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 6º
Ano:
Baseado
na Atividade 9 do caderno do aluno, pesquisem sobre estratégias de estudo, como
ela poderá te favorecer em sua vida,
reflita e responda em seu Diário de práticas e Vivências e envie para o
professor por e-mail;
ü 7º
Ano:
Leia
Atividade 9: A HISTÓRIA DE EDÉLCIO do
caderno do estudante, reflita sobre história proposta o que ele tem a te
ensinar para vida, em seguida responda em seu Diário de práticas e Vivências e
envie para o professor por e-mail;
ü 8º
Ano:
Leia
Atividade 7:
ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA) entenda o que é pedido na atividade e construa uma
campanha publicitária para o meio ambiente em sua comunidade que seja possível
ser compartilhada em rede sociais, faça o rascunho em seu Diário de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9
Ano:
Leia as atividades 16 e 17 relacionadas ao PAPO RETO,
entenda qual é a proposta, desenvolva um roteiro de como seria montar um evento
e o que precisariam para ele acontecer, rascunhe no seu Diário de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 1º
EM:
Leia Atividade 10 reflita
sobre a mediação de conflitos, que ela nos tem a nos ensinar, escreva em seu Diário
de práticas e Vivência ensinar e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Iniciativa social; Persistência;
Empatia; Organização; Foco;
Determinação; Responsabilidade; Assertividade; Curiosidade para aprender; Protagonisrmo; Respeito.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série:
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 24/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Influenciadores Digitais. Quem são e o que fazem?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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