domingo, 12 de julho de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

ATIVIDADE DA SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO
-----------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºJOBIANE
ESPORTE E LAZER

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020.

 

 ELETIVA - ESPORTE E LAZER - 8º ANO  A

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS

 

v  ORIENTAÇÃO:

 

v  Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

 

v  As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

 

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

 

AULA 1 E 2

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: O artesanato africano - Veja como africanos usam a arte para gerar renda e cultivar tradições

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=wVm7wREbEus

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Seguir as orientações do vídeo para montar a caixa de presente de papelão.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=2w4eJX2 

 

 

ELETIVAS/PROFºLUCILENE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

                              SEMANA  DE  13/07  Á  17//07

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletiva ( Alimentação Saudável )

Turma: 8ºD                                               2 aulas semanais (90 minutos )

Tema: Variar a  alimentação usando as cores

Desenvolvimento:

Agora usando as cores, como você pode variar a sua dieta nutricional.

Monte sete cardápios diferentes utilizando as cores e os valores nutricionais e as suas funcionalidades no organismo.

Tome cuidado pois ela tem que suprir as necessidades nutricionais de uma pessoa na sua idade.

Lembrando que você esta em fase de crescimento e que é necessário comtemplar alimentos que desempenham funções construtoras, reguladoras e energéticas no organismo como já estudamos anteriormente.

Após a montagem dos cardápios eles deverão ser encaminhados para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto do e-mail você devera colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de duvida é via e-mail na quarta-feira das 09:50 às 10:35 horas da manhã.

  

 

ELETIVAS/PROFºDAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º

CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES

·          Atividade 1-  TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;
·       Praticar esses jogos com amigos e família;
·       Escrever como foi a experiência;

Filmes da Disney



Gabarito:
1.     Procurando Nemo
2.     A Bela Adormecida
3.     Up – Altas Aventuras
4.     A Pequena Sereia
5.     O Rei Leão
6.     Mulan
7.     Mary Poppins
8.     Divertida Mente
9.     Frozen
10. Cinderela
11. Carros
12. Branca de Neve
13. Aladdin
14. Alice no País das Maravilhas
15. A Bela e a Fera

·          Atividade 2- TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;

Carros



Gabarito:
1.     Santa Fé
2.     Gol
3.     Idea
4.     Eco Esporte
5.     Audi
6.     Polo
7.     Amarok
8.     Fiat 500
9.     Up!
10. Bravo
11. City
12. Uno Mille


E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 23/07/2020

ELETIVAS PROFº: Dênis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 

2º Bim- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

 

            Essas últimas 3 semanas finalizará a Grana no Bolso por se tratar de uma eletiva que tem como objetivo aguçar vocês para aprender e buscar conhecer um pouco sobre educação financeira, abaixo irá um pouco sobre as profissões relacionadas ao mercados financeiro para  que vocês busquem sobre cada uma dela uma descrição simples de cada uma delas e envie um e-mail para o professor.


Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;           Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

8ºA 
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Sondagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nesta atividade, é importante estimulara memória afetiva, buscando brincadeiras, jogos, danças coletivas, manifestações de dança atuais ou de sua infância. Explorando ainda se os estudantes têm conhecimento que muitas brincadeiras e jogos que praticavam, possuem raízes indígenas, africanas e afro-brasileiras, e se conhecem danças específicas destas matrizes.

 1.O que é improviso? Vocês já se viram em momentos da vida em que tiveram que improvisar?

2.O que vocês acham que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

3.Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?

4.Quais estilos vocês gostam de dançar?

 5.Vocês gostam de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Vocês conseguem dar um nome a este “jeito”?

6.Vocês já tentaram dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?

7.Vocês já assistiram a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?

8.Vocês já assistiram a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a competição?

9. Do que vocês brincavam quando eram crianças? Se lembram de alguma brincadeira ou jogo?

10. Vocês conhecem alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?

11. Vocês conhecem alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou africanas? Qual?

 12. Vocês acreditam que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07  a 17/07

 

__

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

                                   SEMANA  DE  13/07  Á  17/07

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências físicas e biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                 4 aulas semanais (180 minutos )

Tema: O sistema nervoso e os hormônios

Desenvolvimento:

Leitura do texto no livro didático capitulo 7 Adolescência, puberdade e sistema endócrino da pagina 140 a 148.

Amplie o seu vocabulário: Pesquise no dicionário o significado das palavras a seguir e registre em seu caderno.

Glândula-

Glândula exócrina-

Glândula endócrina-

Sistema endócrino-

Hormônio-

Responda as questões a partir da leitura que você realizou.

1)    Por que aceitar-se é fundamental?

2)    Quais são as diferenças que nos faz sermos únicos?

3)    Por que a adolescência é tempo de mudanças?

4)    Caracterize a infância. E em qual período ela ocorre?

5)    Quais são os três períodos da vida humana que são marcados por um crescimento muito intenso?

6)    Em qual destas fases de crescimento o individuo tem consciência do que esta acontecendo com seu corpo?

7)    O que é adolescência?

8)    O que é puberdade? Em qual fase ela se inicia?

9)    Não confunda as palavras adolescência e puberdade então vamos pesquisar  o termo adolescência e o termo puberdade.

10)  Quais são as mudanças trazidas pela puberdade?

Agora vá para o caderno do aluno e responda a atividade 1 da pagina 14/15.

Ao resolver as questões e envia-las ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto do e-mail colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Toda e qualquer duvida devera ser via e-mail na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã, espero vocês!

 

ED.FISICA/PROFºDENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

            LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Por meio das vivências realizadas com os elementos do Judô, é importante refletir. Responda às questões a seguir:

 

1. O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

 

2. Quais golpes são ilegais no Judô?

 

3. Quais são as fases de uma luta do Judô?

 

4. Por que a técnica do Judô é tão importante?

 

5. Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Estudante, o Judô e o Jiu-jitsu são considerados artes irmãs e complementares. Essas lutas têm em comum: rolamentos, projeções do oponente ao solo, imobilizações no solo e chaves de braço. Porém, no Jiu-jitsu ainda encontramos chaves de perna, joelho e pé.

 

                                          Conhecendo o Jiu-Jitsu

 

O Jiu-Jitsu 柔術 brasileiro, ou Brazilian Jiu-Jitsu, ou BJJ (grafado também como Jujitsu ou Jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.

Literalmente, jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, logo, seu sinônimo literal é “arte suave”.

Para alguns historiadores, o Jiu-Jitsu, ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas que, preocupados com a autodefesa, desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo, o Jiu-Jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se.

                     

                                        Os movimentos do Jiu-Jitsu

 

Projeção ou queda: é qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.

Passagem de guarda: é quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.

Joelho na barriga: é quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre sua barriga, imobilizando-o.

Montada: é quando o lutador monta em seu adversário, tendo seus joelhos e seus pés no solo.

Pegada pelas costas: movimento em que o lutador pega seu adversário pelas costas utilizando os pés.

Raspagem: movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas pernas, e consegue inverter as posições.

 

                                           As regras do Jiu-Jistu

 

As lutas são supervisionadas por um árbitro e a duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.

Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar.

As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade.

As vantagens são igualmente variáveis.

Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.

O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.

 

Após a leitura do texto, descreva qual técnica você achou mais interessante e justifique sua resposta.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com

 

DATA: 13 á 17/07/2020

 

 

 

 

 GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 13 a  17 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: SEMANA DE RECUPERAÇÃO CONTINUADA.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  São diversas e estão descritas individualmente em cada atividade.

 GEOGRAFIA : O objetivo da Recuperação Continuada é, retornar ás atividades não realizadas em Março, Maio e Junho de 2020, fazer as leituras e realizar todas as atividades, garantindo assim a PRESENÇA e as NOTAS do 1º e 2º BIMESTRES, 2º Bimestre que termina em 31/07/2020.

 

Reforçando: Esta semana não será enviada uma  nova atividade, vocês deverão acessar ao Blog e ao grupo de whatsApp, e realizar todas as atividades ainda não feitas, ressalto que somente após a realização, envio, recebimento e correção destas atividades, as PRESENÇAS as aulas e as NOTAS serão lançadas na SED – Secretaria Escolar Digital.

 

Bons Estudos.

 

 

BLOG DO SALIM:  <  https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/  >

    Acesso em 13/07/2020.

 

 

 

REFLEXÃO:  VOCÊ PODE ADIAR MUITAS COISAS NA SUA VIDA,

 MÁS NÃO A DECISÃO DE SER AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.

 

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de julho a 17 de julho

 

TEMA: Revolução Liberal do Porto

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “ A Revolução Liberal do Porto”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.



        

Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Quais eram as reclamações dos portugueses que permaneceram em Portugal enquanto a Família Real residia no Brasil?

2)    O que foi a Revolução Liberal do Porto?

3)    Qual era o posicionamento da elite brasileira sobre a volta de D. João VI para Portugal?

4)    Qual foi a importante atitude tomada por D. João VI antes de voltar para Portugal?

 

  

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 128.

 

INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países e compartilhou uma receita que achou interessante, preste atenção nas seguintes frases:

 

  • Cook rice in hot water – cozinhe o arroz em água quente.
  • Eat more fruit – coma mais fruta.
  • Add salt to the food – adicione sal aos alimentos.
  • mash the potatoes in a pan – amasse as batatas em uma panela.

 

Explicação: como você pode notar essas frases estão no modo imperativo, que são frases quando alguém dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido.

 

1)     Pesquise na internet 5 frases em inglês no modo imperativo, copie-as e coloque a tradução das frases.

 

2ª aula:

 

2)     Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar contendo uma frase no modo imperativo em inglês. Só depende da sua criatividade. Capriche na sua frase.

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Sociedade conscientizada

Ø Assunto abordado: Uso da Tecnologia

Levantamentos Prévios:

Uso de Tecnologia: uma questão de consciência

1.      Como você utiliza a tecnologia no seu dia a dia?

2.      Quais ferramentas tecnológicas você costuma utilizar?

3.      Para você, o que é utilizar a tecnologia com consciência?

 

Atividade 1

Analise a campanha publicitária: veja a imagem na (Vídeo aula do Centro de Mídias) e responda as questões:

 

1.      Quem é o público-alvo desta campanha?

2.      Observe os elementos que compõem o cartaz (elementos verbais e não verbais).

3.      Quais elementos foram utilizados para transmitir a mensagem em relação à sua intencionalidade?

 

Atividade 2

Você agora lerá um texto com o título "Os sete pecados virtuais".

1.      O que podem ser os sete pecados virtuais? Interaja com a vídeo aula e cite cada um deles.

 

2.      • O texto "Os sete pecados virtuais" nomeia determinadas condutas na Internet como "pecado". Você concorda? Por quê?

 

3.      Que outro termo poderia ser inserido no lugar? Por quê?

 

Ouça o podcast (Suicídio Digital) e responda as questões: disponível também na (vídeo aula).

1) No trecho "Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele. (..)", a palavra destacada refere-se a:

a) ônibus.

b) cinema.

c) celular.

d) corpo.

 

2) No trecho "Coisa obsoleta..." (8.° parágrafo) a palavra grifada tem o sentido de:

a) inútil.

b) nova.

c) ultrapassada.

d) contemporânea.

 

3) Segundo o autor, o "suicídio digital" é definido como:

a) a tentativa de retomar a realidade sem compartilhar ideias e perfis falsos.

b) um procedimento que possibilita desaparecer do mundo virtual.

c) a possibilidade de rastrear as trajetórias no universo on-line.

d) a possibilidade de apagar as contas das redes sociais,

4) Segundo o autor, é possível criar perfis falsos para atrair pessoas nas redes sociais.

Ø   Quais cuidados você considera necessários para se proteger no ambiente virtual?

 

5) Vivemos em uma era em que é possível verificar a disseminação de fake news. Que dicas você daria para o usuário identificá-las nas redes sociais?

 

6) Qual a relação existente entre o Texto 1 e o 2?

 

7) O texto "Suicídio Digital" é:

a) uma notícia.

b) uma reportagem.

c) um artigo de opinião.

d) um conto.

 

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias: https://youtu.be/dih2kKq90bA e no Caderno do Aluno Vol 1.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

MATEMÁTICA/PROFº Josivan

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 13/07 a 17/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Área de figuras planas; Área do círculo e comprimento de sua circunferência.

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de Áreas e anotar a fórmula da área de diversas figuras geométricas, conceito de circunferência e fórmula do comprimento da circunferência e área do círculo.

 

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas   70 a 76. Resolver no caderno do aluno impresso SP Faz Escola  ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar resolução por meio do e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo áreas de figuras planas, comprimento da circunferência  e área do círculo.

https://youtu.be/HBnqCMpWie4     https://youtu.be/Y0g5LC1Xzn4

 

https://youtu.be/sDfAjop-xEo        https://youtu.be/QqJbRT9Xz1E

 

 

https://youtu.be/RVTk13CDmrc

 

 

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser enviados cópias das respostas pela ferramentas sugeridas e também permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: Dênis

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços que você freqüenta e irá freqüentar durante sua  trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 6- EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança, Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco, Responsabilidade.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 13/07/2020 a 17/07/2020

8º ano: A, B & C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA  63

ATIVIDADE 6 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO

 

A proposta dessa atividade seria em grupo, mas sabemos que nesse momento não será possível, vamos realizar individualmente utilizando os recursos que temos em casa oK!

Vocês sabem o que é comando!

Com certeza sim, mas vou dar um exemplo de comando que com certeza todos vocês já vivenciaram.

Vamos lá: vivo ou morto

A comanda era vivo você ficava em pé, morto agachado e assim até restar apenas um participante.

Você pode citar outros exemplos de comando?

 

Agora trace um caminho no seu quintal, quarto, cozinha e crie uma comanda para chegar em um determinado lugar.

Estou indicando a aula do centro de mídias que abordou essa situação dessa atividade .

28/04 - 8º ano EF - Tecnologia e Inovação Primeiros passos na Programação

https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s

                                                         

Fique ligado nas aulas de tecnologia!

24/julho

sexta-feira

8º ano do EF II

11:15h

 

12:00h

Tecnologia

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

 

-----------------------------------------------------------------------------------
8ºB
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Sondagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nesta atividade, é importante estimulara memória afetiva, buscando brincadeiras, jogos, danças coletivas, manifestações de dança atuais ou de sua infância. Explorando ainda se os estudantes têm conhecimento que muitas brincadeiras e jogos que praticavam, possuem raízes indígenas, africanas e afro-brasileiras, e se conhecem danças específicas destas matrizes.

 1.O que é improviso? Vocês já se viram em momentos da vida em que tiveram que improvisar?

2.O que vocês acham que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

3.Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?

4.Quais estilos vocês gostam de dançar?

 5.Vocês gostam de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Vocês conseguem dar um nome a este “jeito”?

6.Vocês já tentaram dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?

7.Vocês já assistiram a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?

8.Vocês já assistiram a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a competição?

9. Do que vocês brincavam quando eram crianças? Se lembram de alguma brincadeira ou jogo?

10. Vocês conhecem alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?

11. Vocês conhecem alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou africanas? Qual?

 12. Vocês acreditam que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07  a 17/07

 

__

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFºLUCILENE

                                   SEMANA  DE  13/07  Á  17/07

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências físicas e biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                 4 aulas semanais (180 minutos )

Tema: O sistema nervoso e os hormônios

Desenvolvimento:

Leitura do texto no livro didático capitulo 7 Adolescência, puberdade e sistema endócrino da pagina 140 a 148.

Amplie o seu vocabulário: Pesquise no dicionário o significado das palavras a seguir e registre em seu caderno.

Glândula-

Glândula exócrina-

Glândula endócrina-

Sistema endócrino-

Hormônio-

Responda as questões a partir da leitura que você realizou.

1)    Por que aceitar-se é fundamental?

2)    Quais são as diferenças que nos faz sermos únicos?

3)    Por que a adolescência é tempo de mudanças?

4)    Caracterize a infância. E em qual período ela ocorre?

5)    Quais são os três períodos da vida humana que são marcados por um crescimento muito intenso?

6)    Em qual destas fases de crescimento o individuo tem consciência do que esta acontecendo com seu corpo?

7)    O que é adolescência?

8)    O que é puberdade? Em qual fase ela se inicia?

9)    Não confunda as palavras adolescência e puberdade então vamos pesquisar  o termo adolescência e o termo puberdade.

10)  Quais são as mudanças trazidas pela puberdade?

Agora vá para o caderno do aluno e responda a atividade 1 da pagina 14/15.

Ao resolver as questões e envia-las ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto do e-mail colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Toda e qualquer duvida devera ser via e-mail na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manha. 


 

ED.FISICA/PROFºDENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

            LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Por meio das vivências realizadas com os elementos do Judô, é importante refletir. Responda às questões a seguir:

 

1. O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

 

2. Quais golpes são ilegais no Judô?

 

3. Quais são as fases de uma luta do Judô?

 

4. Por que a técnica do Judô é tão importante?

 

5. Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Estudante, o Judô e o Jiu-jitsu são considerados artes irmãs e complementares. Essas lutas têm em comum: rolamentos, projeções do oponente ao solo, imobilizações no solo e chaves de braço. Porém, no Jiu-jitsu ainda encontramos chaves de perna, joelho e pé.

 

                                          Conhecendo o Jiu-Jitsu

 

O Jiu-Jitsu 柔術 brasileiro, ou Brazilian Jiu-Jitsu, ou BJJ (grafado também como Jujitsu ou Jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.

Literalmente, jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, logo, seu sinônimo literal é “arte suave”.

Para alguns historiadores, o Jiu-Jitsu, ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas que, preocupados com a autodefesa, desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo, o Jiu-Jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se.

                     

                                        Os movimentos do Jiu-Jitsu

 

Projeção ou queda: é qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.

Passagem de guarda: é quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.

Joelho na barriga: é quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre sua barriga, imobilizando-o.

Montada: é quando o lutador monta em seu adversário, tendo seus joelhos e seus pés no solo.

Pegada pelas costas: movimento em que o lutador pega seu adversário pelas costas utilizando os pés.

Raspagem: movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas pernas, e consegue inverter as posições.

 

                                           As regras do Jiu-Jistu

 

As lutas são supervisionadas por um árbitro e a duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.

Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar.

As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade.

As vantagens são igualmente variáveis.

Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.

O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.

 

Após a leitura do texto, descreva qual técnica você achou mais interessante e justifique sua resposta.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com

 

DATA: 13 á 17/07/2020

 

 

 

 

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 13 a  17 do 07 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: SEMANA DE RECUPERAÇÃO CONTINUADA.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  São diversas e estão descritas individualmente em cada atividade.

 GEOGRAFIA : O objetivo da Recuperação Continuada é, retornar ás atividades não realizadas em Março, Maio e Junho de 2020, fazer as leituras e realizar todas as atividades, garantindo assim a PRESENÇA e as NOTAS do 1º e 2º BIMESTRES, 2º Bimestre que termina em 31/07/2020.

 

Reforçando: Esta semana não será enviada uma  nova atividade, vocês deverão acessar ao Blog e ao grupo de whatsApp, e realizar todas as atividades ainda não feitas, ressalto que somente após a realização, envio, recebimento e correção destas atividades, as PRESENÇAS as aulas e as NOTAS serão lançadas na SED – Secretaria Escolar Digital.

 

Bons Estudos.

 

 

BLOG DO SALIM:  <  https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/  >

    Acesso em 13/07/2020.

 

 

 

REFLEXÃO:  VOCÊ PODE ADIAR MUITAS COISAS NA SUA VIDA,

 MÁS NÃO A DECISÃO DE SER AUTOR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.

 

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de julho a 17 de julho

 

TEMA: Revolução Liberal do Porto

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “ A Revolução Liberal do Porto”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.

        



        

Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Quais eram as reclamações dos portugueses que permaneceram em Portugal enquanto a Família Real residia no Brasil?

2)    O que foi a Revolução Liberal do Porto?

3)    Qual era o posicionamento da elite brasileira sobre a volta de D. João VI para Portugal?

4)    Qual foi a importante atitude tomada por D. João VI antes de voltar para Portugal?

 

  

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 128.

 


INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países e compartilhou uma receita que achou interessante, preste atenção nas seguintes frases:

 

  • Cook rice in hot water – cozinhe o arroz em água quente.
  • Eat more fruit – coma mais fruta.
  • Add salt to the food – adicione sal aos alimentos.
  • mash the potatoes in a pan – amasse as batatas em uma panela.

 

Explicação: como você pode notar essas frases estão no modo imperativo, que são frases quando alguém dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido.

 

1)     Pesquise na internet 5 frases em inglês no modo imperativo, copie-as e coloque a tradução das frases.

 

2ª aula:

 

2)     Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar contendo uma frase no modo imperativo em inglês. Só depende da sua criatividade. Capriche na sua frase.

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Sociedade conscientizada

Ø Assunto abordado: Uso da Tecnologia

Levantamentos Prévios:

Uso de Tecnologia: uma questão de consciência

1.      Como você utiliza a tecnologia no seu dia a dia?

2.      Quais ferramentas tecnológicas você costuma utilizar?

3.      Para você, o que é utilizar a tecnologia com consciência?

 

Atividade 1

Analise a campanha publicitária: veja a imagem na (Vídeo aula do Centro de Mídias) e responda as questões:

 

1.      Quem é o público-alvo desta campanha?

2.      Observe os elementos que compõem o cartaz (elementos verbais e não verbais).

3.      Quais elementos foram utilizados para transmitir a mensagem em relação à sua intencionalidade?

 

Atividade 2

Você agora lerá um texto com o título "Os sete pecados virtuais".

1.      O que podem ser os sete pecados virtuais? Interaja com a vídeo aula e cite cada um deles.

 

2.      • O texto "Os sete pecados virtuais" nomeia determinadas condutas na Internet como "pecado". Você concorda? Por quê?

 

3.      Que outro termo poderia ser inserido no lugar? Por quê?

 

Ouça o podcast (Suicídio Digital) e responda as questões: disponível também na (vídeo aula).

1) No trecho "Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele. (..)", a palavra destacada refere-se a:

a) ônibus.

b) cinema.

c) celular.

d) corpo.

 

2) No trecho "Coisa obsoleta..." (8.° parágrafo) a palavra grifada tem o sentido de:

a) inútil.

b) nova.

c) ultrapassada.

d) contemporânea.

 

3) Segundo o autor, o "suicídio digital" é definido como:

a) a tentativa de retomar a realidade sem compartilhar ideias e perfis falsos.

b) um procedimento que possibilita desaparecer do mundo virtual.

c) a possibilidade de rastrear as trajetórias no universo on-line.

d) a possibilidade de apagar as contas das redes sociais,

4) Segundo o autor, é possível criar perfis falsos para atrair pessoas nas redes sociais.

Ø   Quais cuidados você considera necessários para se proteger no ambiente virtual?

 

5) Vivemos em uma era em que é possível verificar a disseminação de fake news. Que dicas você daria para o usuário identificá-las nas redes sociais?

 

6) Qual a relação existente entre o Texto 1 e o 2?

 

7) O texto "Suicídio Digital" é:

a) uma notícia.

b) uma reportagem.

c) um artigo de opinião.

d) um conto.

 

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias: https://youtu.be/dih2kKq90bA e no Caderno do Aluno Vol 1.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

MATEMÁTICA/PROFº Josivan

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 13/07 a 17/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Área de figuras planas; Área do círculo e comprimento de sua circunferência.

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de Áreas e anotar a fórmula da área de diversas figuras geométricas, conceito de circunferência e fórmula do comprimento da circunferência e área do círculo.

 

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas   70 a 76. Resolver no caderno do aluno impresso SP Faz Escola  ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar resolução por meio do e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo áreas de figuras planas, comprimento da circunferência  e área do círculo.

https://youtu.be/HBnqCMpWie4     https://youtu.be/Y0g5LC1Xzn4

 

https://youtu.be/sDfAjop-xEo        https://youtu.be/QqJbRT9Xz1E

 

 

https://youtu.be/RVTk13CDmrc

 

 

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser enviados cópias das respostas pela ferramentas sugeridas e também permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: Dênis

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços que você freqüenta e irá freqüentar durante sua  trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 6- EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança, Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco, Responsabilidade.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 13/07/2020 a 17/07/2020

8º ano: A, B & C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA  63

ATIVIDADE 6 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO

 

A proposta dessa atividade seria em grupo, mas sabemos que nesse momento não será possível, vamos realizar individualmente utilizando os recursos que temos em casa oK!

Vocês sabem o que é comando!

Com certeza sim, mas vou dar um exemplo de comando que com certeza todos vocês já vivenciaram.

Vamos lá: vivo ou morto

A comanda era vivo você ficava em pé, morto agachado e assim até restar apenas um participante.

Você pode citar outros exemplos de comando?

 

Agora trace um caminho no seu quintal, quarto, cozinha e crie uma comanda para chegar em um determinado lugar.

Estou indicando a aula do centro de mídias que abordou essa situação dessa atividade .

28/04 - 8º ano EF - Tecnologia e Inovação Primeiros passos na Programação

https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s

                                                         

Fique ligado nas aulas de tecnologia!

24/julho

sexta-feira

8º ano do EF II

11:15h

 

12:00h

Tecnologia

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

 

----------------------------------------------------------------------------------
8ºC
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Sondagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nesta atividade, é importante estimulara memória afetiva, buscando brincadeiras, jogos, danças coletivas, manifestações de dança atuais ou de sua infância. Explorando ainda se os estudantes têm conhecimento que muitas brincadeiras e jogos que praticavam, possuem raízes indígenas, africanas e afro-brasileiras, e se conhecem danças específicas destas matrizes.

 1.O que é improviso? Vocês já se viram em momentos da vida em que tiveram que improvisar?

2.O que vocês acham que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

3.Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?

4.Quais estilos vocês gostam de dançar?

 5.Vocês gostam de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Vocês conseguem dar um nome a este “jeito”?

6.Vocês já tentaram dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?

7.Vocês já assistiram a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?

8.Vocês já assistiram a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a competição?

9. Do que vocês brincavam quando eram crianças? Se lembram de alguma brincadeira ou jogo?

10. Vocês conhecem alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?

11. Vocês conhecem alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou africanas? Qual?

 12. Vocês acreditam que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07  a 17/07

 

__

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFºANAPAULA

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 8º C e 8º D

Professora : Ana Paula

Período: 13/07/2020 à 17/07/2020

Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Atividade: leia o Texto sobre o Sistema reprodutor dos vegetais(enviado na atividade anterior), e responda as questões:

1- Descreva duas formas de reprodução nos vegetais :

2- Diferencie os dois tipos de reprodução:

3- Defina meiose:

4- Defina fecundação:

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

ED.FISICA/PROFºDENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

            LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Por meio das vivências realizadas com os elementos do Judô, é importante refletir. Responda às questões a seguir:

 

1. O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

 

2. Quais golpes são ilegais no Judô?

 

3. Quais são as fases de uma luta do Judô?

 

4. Por que a técnica do Judô é tão importante?

 

5. Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Estudante, o Judô e o Jiu-jitsu são considerados artes irmãs e complementares. Essas lutas têm em comum: rolamentos, projeções do oponente ao solo, imobilizações no solo e chaves de braço. Porém, no Jiu-jitsu ainda encontramos chaves de perna, joelho e pé.

 

                                          Conhecendo o Jiu-Jitsu

 

O Jiu-Jitsu 柔術 brasileiro, ou Brazilian Jiu-Jitsu, ou BJJ (grafado também como Jujitsu ou Jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.

Literalmente, jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, logo, seu sinônimo literal é “arte suave”.

Para alguns historiadores, o Jiu-Jitsu, ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas que, preocupados com a autodefesa, desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo, o Jiu-Jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se.

                     

                                        Os movimentos do Jiu-Jitsu

 

Projeção ou queda: é qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.

Passagem de guarda: é quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.

Joelho na barriga: é quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre sua barriga, imobilizando-o.

Montada: é quando o lutador monta em seu adversário, tendo seus joelhos e seus pés no solo.

Pegada pelas costas: movimento em que o lutador pega seu adversário pelas costas utilizando os pés.

Raspagem: movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas pernas, e consegue inverter as posições.

 

                                           As regras do Jiu-Jistu

 

As lutas são supervisionadas por um árbitro e a duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.

Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar.

As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade.

As vantagens são igualmente variáveis.

Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.

O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.

 

Após a leitura do texto, descreva qual técnica você achou mais interessante e justifique sua resposta.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com

 

DATA: 13 á 17/07/2020

 
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.

Atividade de Geografia: 8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA    História:  9C, 2TB

Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as atividades em atrazo (aqueles que ainda não fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a  leitura do ultimo texto para realizarem atividades futuras.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de julho a 17 de julho

 

TEMA: Revolução Liberal do Porto

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “ A Revolução Liberal do Porto”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.

        



        

Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Quais eram as reclamações dos portugueses que permaneceram em Portugal enquanto a Família Real residia no Brasil?

2)    O que foi a Revolução Liberal do Porto?

3)    Qual era o posicionamento da elite brasileira sobre a volta de D. João VI para Portugal?

4)    Qual foi a importante atitude tomada por D. João VI antes de voltar para Portugal?

 

  

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 128.

 

INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países e compartilhou uma receita que achou interessante, preste atenção nas seguintes frases:

 

  • Cook rice in hot water – cozinhe o arroz em água quente.
  • Eat more fruit – coma mais fruta.
  • Add salt to the food – adicione sal aos alimentos.
  • mash the potatoes in a pan – amasse as batatas em uma panela.

 

Explicação: como você pode notar essas frases estão no modo imperativo, que são frases quando alguém dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido.

 

1)     Pesquise na internet 5 frases em inglês no modo imperativo, copie-as e coloque a tradução das frases.

 

2ª aula:

 

2)     Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar contendo uma frase no modo imperativo em inglês. Só depende da sua criatividade. Capriche na sua frase.

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº Rene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Sociedade conscientizada

Ø Assunto abordado: Uso da Tecnologia

Levantamentos Prévios:

Uso de Tecnologia: uma questão de consciência

1.      Como você utiliza a tecnologia no seu dia a dia?

2.      Quais ferramentas tecnológicas você costuma utilizar?

3.      Para você, o que é utilizar a tecnologia com consciência?

 

Atividade 1

Analise a campanha publicitária: veja a imagem na (Vídeo aula do Centro de Mídias) e responda as questões:

 

1.      Quem é o público-alvo desta campanha?

2.      Observe os elementos que compõem o cartaz (elementos verbais e não verbais).

3.      Quais elementos foram utilizados para transmitir a mensagem em relação à sua intencionalidade?

 

Atividade 2

Você agora lerá um texto com o título "Os sete pecados virtuais".

1.      O que podem ser os sete pecados virtuais? Interaja com a vídeo aula e cite cada um deles.

 

2.      • O texto "Os sete pecados virtuais" nomeia determinadas condutas na Internet como "pecado". Você concorda? Por quê?

 

3.      Que outro termo poderia ser inserido no lugar? Por quê?

 

Ouça o podcast (Suicídio Digital) e responda as questões: disponível também na (vídeo aula).

1) No trecho "Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele. (..)", a palavra destacada refere-se a:

a) ônibus.

b) cinema.

c) celular.

d) corpo.

 

2) No trecho "Coisa obsoleta..." (8.° parágrafo) a palavra grifada tem o sentido de:

a) inútil.

b) nova.

c) ultrapassada.

d) contemporânea.

 

3) Segundo o autor, o "suicídio digital" é definido como:

a) a tentativa de retomar a realidade sem compartilhar ideias e perfis falsos.

b) um procedimento que possibilita desaparecer do mundo virtual.

c) a possibilidade de rastrear as trajetórias no universo on-line.

d) a possibilidade de apagar as contas das redes sociais,

4) Segundo o autor, é possível criar perfis falsos para atrair pessoas nas redes sociais.

Ø   Quais cuidados você considera necessários para se proteger no ambiente virtual?

 

5) Vivemos em uma era em que é possível verificar a disseminação de fake news. Que dicas você daria para o usuário identificá-las nas redes sociais?

 

6) Qual a relação existente entre o Texto 1 e o 2?

 

7) O texto "Suicídio Digital" é:

a) uma notícia.

b) uma reportagem.

c) um artigo de opinião.

d) um conto.

 

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias: https://youtu.be/dih2kKq90bA e no Caderno do Aluno Vol 1.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

Obs: Foi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

 

MATEMÁTICA/PROFº Josivan

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 13/07 a 17/07 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Área de figuras planas; Área do círculo e comprimento de sua circunferência.

 

Competências e habilidades/Objetivos

 

(EF08MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de Áreas e anotar a fórmula da área de diversas figuras geométricas, conceito de circunferência e fórmula do comprimento da circunferência e área do círculo.

 

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas   70 a 76. Resolver no caderno do aluno impresso SP Faz Escola  ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar resolução por meio do e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).

 

 

Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo áreas de figuras planas, comprimento da circunferência  e área do círculo.

https://youtu.be/HBnqCMpWie4     https://youtu.be/Y0g5LC1Xzn4

 

https://youtu.be/sDfAjop-xEo        https://youtu.be/QqJbRT9Xz1E

 

 

https://youtu.be/RVTk13CDmrc

 

 

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser enviados cópias das respostas pela ferramentas sugeridas e também permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

PROJETO DE VIDA/PROFº: Dênis

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

 

ü  6º Ano:

Baseado na Atividade 7 do caderno do aluno, pesquisem sobre o Fórum como era no passado e nos tempos atuais e reflita como ele pode ajudar na sua vida e nos espaços que você freqüenta e irá freqüentar durante sua  trajetória, responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  7º Ano:  

Leia Atividade 8: CONTO MARIA VAI COM AS OUTRAS do caderno do estudante, reflita sobre o conto proposto o que ele tem a te ensinar para vida, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  8º Ano: 

Leia Atividade 6- EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE..., em seguida reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  9 Ano: 

Leia a Atividade 11 - PESQUISA SOBRE AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E O ENSINO MÉDIO NO BRASIL, reflitam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

ü  1º EM:

Leia Atividade 8 - ÉTICA E MORAL, reflita no Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

 

 

Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio

Habilidades envolvidas:

Imaginação criativa, Protagonisrmo, Respeito, Autoconfiança, Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender, Foco, Responsabilidade.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFºMARCELA

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 13/07/2020 a 17/07/2020

8º ano: A, B & C

CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2

PÁGINA  63

ATIVIDADE 6 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO

 

A proposta dessa atividade seria em grupo, mas sabemos que nesse momento não será possível, vamos realizar individualmente utilizando os recursos que temos em casa oK!

Vocês sabem o que é comando!

Com certeza sim, mas vou dar um exemplo de comando que com certeza todos vocês já vivenciaram.

Vamos lá: vivo ou morto

A comanda era vivo você ficava em pé, morto agachado e assim até restar apenas um participante.

Você pode citar outros exemplos de comando?

 

Agora trace um caminho no seu quintal, quarto, cozinha e crie uma comanda para chegar em um determinado lugar.

Estou indicando a aula do centro de mídias que abordou essa situação dessa atividade .

28/04 - 8º ano EF - Tecnologia e Inovação Primeiros passos na Programação

https://www.youtube.com/watch?v=MZ59BrsvMXk&list=PLSP3TdMpLABsiI8L4dMqzTFz_cmSCNFni&index=2&t=0s

                                                         

Fique ligado nas aulas de tecnologia!

24/julho

sexta-feira

8º ano do EF II

11:15h

 

12:00h

Tecnologia

 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA

 

----------------------------------------------------------------------------------
8ºD
ARTE/PROFºADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de Sondagem

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras manifestações de dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira como referência para a criação e composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Nesta atividade, é importante estimulara memória afetiva, buscando brincadeiras, jogos, danças coletivas, manifestações de dança atuais ou de sua infância. Explorando ainda se os estudantes têm conhecimento que muitas brincadeiras e jogos que praticavam, possuem raízes indígenas, africanas e afro-brasileiras, e se conhecem danças específicas destas matrizes.

 1.O que é improviso? Vocês já se viram em momentos da vida em que tiveram que improvisar?

2.O que vocês acham que seria improvisar em dança? Precisa de estudo antes de improvisar? O que precisaria ser estudado?

3.Como os dançarinos e/ou os coreógrafos criam os movimentos de um espetáculo?

4.Quais estilos vocês gostam de dançar?

 5.Vocês gostam de dançar do seu jeito, sem seguir tantas regras e padrões? Vocês conseguem dar um nome a este “jeito”?

6.Vocês já tentaram dançar diferente, um outro estilo, uma outra forma? Como foi?

7.Vocês já assistiram a algum espetáculo de dança? Qual ou quais?

8.Vocês já assistiram a uma disputa de dança? Eram movimentos improvisados ou ensaiados? O jogador podia modificar a sequência se percebesse risco de perder a competição?

9. Do que vocês brincavam quando eram crianças? Se lembram de alguma brincadeira ou jogo?

10. Vocês conhecem alguma brincadeira ou jogo com raízes indígenas ou africanas? Qual?

11. Vocês conhecem alguma dança coletiva ou individual com raízes indígenas ou africanas? Qual?

 12. Vocês acreditam que brincadeiras infantis podem gerar ideias para criar novas apresentações de espetáculos de danças? Como?

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 13/07  a 17/07

 

__

 

 

 

CIÊNCIAS/PROFºANA PAULA

Atividades de ciências Naturais

Turma: - 8º C e 8º D

Professora : Ana Paula

Período: 13/07/2020 à 17/07/2020

Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.

Atividade: leia o Texto sobre o Sistema reprodutor dos vegetais(enviado na atividade anterior), e responda as questões:

1- Descreva duas formas de reprodução nos vegetais :

2- Diferencie os dois tipos de reprodução:

3- Defina meiose:

4- Defina fecundação:

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

ED.FISICA/PROFºDENISE

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

            LUTAS – JUDÔ E JIU JITSU

Aula I: Por meio das vivências realizadas com os elementos do Judô, é importante refletir. Responda às questões a seguir:

 

1. O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

 

2. Quais golpes são ilegais no Judô?

 

3. Quais são as fases de uma luta do Judô?

 

4. Por que a técnica do Judô é tão importante?

 

5. Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Estudante, o Judô e o Jiu-jitsu são considerados artes irmãs e complementares. Essas lutas têm em comum: rolamentos, projeções do oponente ao solo, imobilizações no solo e chaves de braço. Porém, no Jiu-jitsu ainda encontramos chaves de perna, joelho e pé.

 

                                          Conhecendo o Jiu-Jitsu

 

O Jiu-Jitsu 柔術 brasileiro, ou Brazilian Jiu-Jitsu, ou BJJ (grafado também como Jujitsu ou Jujutsu) é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo.

Literalmente, jū em japonês significa “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, logo, seu sinônimo literal é “arte suave”.

Para alguns historiadores, o Jiu-Jitsu, ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas que, preocupados com a autodefesa, desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo, o Jiu-Jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde se desenvolveu e popularizou-se.

                     

                                        Os movimentos do Jiu-Jitsu

 

Projeção ou queda: é qualquer desequilíbrio causado ao oponente que o leve ao chão.

Passagem de guarda: é quando o lutador se encontra em cima do adversário, estando entre suas pernas, e passa para o lado do adversário, ficando em posição transversal e mantendo-o dominado.

Joelho na barriga: é quando um lutador está por cima de seu adversário e põe o joelho sobre sua barriga, imobilizando-o.

Montada: é quando o lutador monta em seu adversário, tendo seus joelhos e seus pés no solo.

Pegada pelas costas: movimento em que o lutador pega seu adversário pelas costas utilizando os pés.

Raspagem: movimento em que o lutador está por baixo, com o adversário entre suas pernas, e consegue inverter as posições.

 

                                           As regras do Jiu-Jistu

 

As lutas são supervisionadas por um árbitro e a duração de cada luta depende de uma série de fatores, sendo os principais a faixa etária em que os lutadores se encontram e a faixa usada por eles.

Ao longo da luta, o participante pode ganhar ou perder pontos de acordo com o que executar.

As punições podem acarretar a perda de 1, 2, 3 ou 4 pontos, de acordo com sua gravidade.

As vantagens são igualmente variáveis.

Quanto aos movimentos, o participante pode ganhar 2 pontos por queda, raspagem e joelho na barriga; 3 pontos por passagem de guarda e 4 pontos por montada e pegada pelas costas.

O vencedor da luta é aquele que, ao final da partida, obtiver a maior soma final.

 

Após a leitura do texto, descreva qual técnica você achou mais interessante e justifique sua resposta.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

            RECURSOS:

 

Google Classroom, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

           AVALIAÇÃO:

 

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

 

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt

Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24

Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b

Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj

 

Email: atividadesprofessoradenise@gmail.com

 

DATA: 13 á 17/07/2020

 

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

SEMANA PARA RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES NÃO REALIZADAS, E DE ESTUDOS.

Atividade de Geografia: 8C, 8D, 1TA, 1TB, 1TC, 2TA    História:  9C, 2TB

Os alunos das turmas acima farão leitura dos textos já aplicados, para realizarem as atividades em atrazo (aqueles que ainda não fizeram), caso tenha realizado todas as atividades, os alunos farão a  leitura do ultimo texto para realizarem atividades futuras.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 13 de julho a 17 de julho

 

TEMA: Revolução Liberal do Porto

 

HABILIDADES: ((EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia o texto abaixo “ A Revolução Liberal do Porto”, encontre no dicionário as palavras desconhecidas e faça suas anotações.

        



        

Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

1)    Quais eram as reclamações dos portugueses que permaneceram em Portugal enquanto a Família Real residia no Brasil?

2)    O que foi a Revolução Liberal do Porto?

3)    Qual era o posicionamento da elite brasileira sobre a volta de D. João VI para Portugal?

4)    Qual foi a importante atitude tomada por D. João VI antes de voltar para Portugal?

 

  

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 128.

 

INGLÊS/PROFºMONICA

Prof.ª Monica – Inglês

Turmas: 8º A, B,C, D

Atividade semanal: 13/07/20 a 17/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

 

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

 

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países e compartilhou uma receita que achou interessante, preste atenção nas seguintes frases:

 

  • Cook rice in hot water – cozinhe o arroz em água quente.
  • Eat more fruit – coma mais fruta.
  • Add salt to the food – adicione sal aos alimentos.
  • mash the potatoes in a pan – amasse as batatas em uma panela.

 

Explicação: como você pode notar essas frases estão no modo imperativo, que são frases quando alguém dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido.

 

1)     Pesquise na internet 5 frases em inglês no modo imperativo, copie-as e coloque a tradução das frases.

 

2ª aula:

 

2)     Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar contendo uma frase no modo imperativo em inglês. Só depende da sua criatividade. Capriche na sua frase.

 

 

Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 13/07/2020 A 17/07/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

4ª ATIVIDADE DO 2º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema: Sociedade conscientizada

Ø Assunto abordado: Uso da Tecnologia

Levantamentos Prévios:

Uso de Tecnologia: uma questão de consciência

1.      Como você utiliza a tecnologia no seu dia a dia?

2.      Quais ferramentas tecnológicas você costuma utilizar?

3.      Para você, o que é utilizar a tecnologia com consciência?

 

Atividade 1

Analise a campanha publicitária: veja a imagem na (Vídeo aula do Centro de Mídias) e responda as questões:

 

1.      Quem é o público-alvo desta campanha?

2.      Observe os elementos que compõem o cartaz (elementos verbais e não verbais).

3.      Quais elementos foram utilizados para transmitir a mensagem em relação à sua intencionalidade?

 

Atividade 2

Você agora lerá um texto com o título "Os sete pecados virtuais".

1.      O que podem ser os sete pecados virtuais? Interaja com a vídeo aula e cite cada um deles.

 

2.      • O texto "Os sete pecados virtuais" nomeia determinadas condutas na Internet como "pecado". Você concorda? Por quê?

 

3.      Que outro termo poderia ser inserido no lugar? Por quê?

 

Ouça o podcast (Suicídio Digital) e responda as questões: disponível também na (vídeo aula).

1) No trecho "Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele. (..)", a palavra destacada refere-se a:

a) ônibus.

b) cinema.

c) celular.

d) corpo.

 

2) No trecho "Coisa obsoleta..." (8.° parágrafo) a palavra grifada tem o sentido de:

a) inútil.

b) nova.

c) ultrapassada.

d) contemporânea.

 

3) Segundo o autor, o "suicídio digital" é definido como:

a) a tentativa de retomar a realidade sem compartilhar ideias e perfis falsos.

b) um procedimento que possibilita desaparecer do mundo virtual.

c) a possibilidade de rastrear as trajetórias no universo on-line.

d) a possibilidade de apagar as contas das redes sociais,

4) Segundo o autor, é possível criar perfis falsos para atrair pessoas nas redes sociais.

Ø   Quais cuidados você considera necessários para se proteger no ambiente virtual?

 

5) Vivemos em uma era em que é possível verificar a disseminação de fake news. Que dicas você daria para o usuário identificá-las nas redes sociais?

 

6) Qual a relação existente entre o Texto 1 e o 2?

 

7) O texto "Suicídio Digital" é:

a) uma notícia.

b) uma reportagem.

c) um artigo de opinião.

d) um conto.

 

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídiashttps://youtu.be/dih2kKq90bA e no Caderno do Aluno Vol 1.

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

 

ObsFoi solucionado o problema de recebimento das mensagens do e-mail (link acima). Inclusive, as atividades  recebidas pelo mesmo foram preservadas.

MATEMÁTICA/PROFº MARCELA

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 13/07/2020 / a 17/07/2020 (6 aulas)

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2  (4aulas)

 

Caderno do aluno 2º Bimestre

 

Oi pessoal as atividades 1 e 2 é uma retomada e aprofundamento de conceitos anteriores frações irredutíveis, frações equivalentes e dizimas periódicas.

Vejamos alguns exemplos:

 

2/5  está na forma irredutível

 

agora 4/10 é minha fração equivalente de 2/5

 

                                 dizima periódica simples 1/3=0,333333333...

                                                                                                             

                                   dizima periódica composta 15/11=1,36363636...

Bora resolver!!!!

ATIVIDADE 1 CADA NÚMERO NO SEU LUGAR.

 

                        ATIVIDADE 2 – DÍZIMA PERIÓDICA SIMPLES E COMPOSTA

 

 

                    Atenção! não se esqueçam de colocar as datas no caderno

 

                                                            RECUPERAÇÃO (1AULA)

                                                   Livro didático

Retomando o que aprendeu pagina 61 ;  atividades 1,2e3

 

Aula de leitura (1 aula)

Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan

https://www.youtube.com/watch?v=awXQsD7UTUQ

Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:

                                 Para essa aula vocês vão escutar o capítulo: 8                      

Nome do conto:_________________________

Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

Programação das aulas de matemática para os dias:

13julho

SEG

8º ano do EF II

09:45

10:30

Duração da aula 45m

Matemática

14junho

TER

8º ano do EF II

09:45

10:30

Duração da aula 45m

Matemática

15Julho

QUA

8º ano do EF II

10:30

11 :15

Duração da aula 45m

Matemática

 

Pessoal já formei nossas turmas no google sala de aula vou colocar o código de nossa turma aqui para vocês acessarem.

8º ano D código xs6dr4o

 

Atenção: Aqueles alunos que não têm acesso ao Watts vão realizando as atividades no caderno e se possível encaminhar as atividades avaliativas para meu e-mail.

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA

 

PROJETO DE VIDA/PROFºROSIANE

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.     PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

 

2.     TURMA

 

8° ANO - D

3.     DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

 

4.     CONTEÚDOS:

O que minha comunidade pode fazer pela escola.

 

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Assertividade e imaginação criativa.

 

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

7.      

1-    O que você gostaria que a sua comunidade tivesse?

2-    Em sua opinião por que não tem o que você gostaria que tivesse em sua comunidade?

3-    Você já pesquisou por que em sua comunidade falta o que você listou?

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

8.     RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

 

9.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

10.  Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

11.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

13/07/2020 a 17/07/2020

12.  PROFESSOR

 

Rosiane

13.  VALIDADO EM:

   13/07/2020

 

TEC.E INOVAÇÃO/PROFº: Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

2º Bimestre- Atividade 6- Semana Quarentena 13.07 à 17.07

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

No caderno do aluno entenda a proposta da atividade, responda e envie para e-mail para o professor.  ATIVIDADE 6 – ENTENDENDO A PROGRAMAÇÃO página 63 do caderno do aluno.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário