domingo, 12 de julho de 2020

4ºANOS INICIAIS SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO
---------------------------------------------------------------------------------
4ºA
PROFESSORA/CLAUDIA
Segunda- feira 13/07/2020

Língua portuguesa 

 

Etapa 5 reescrita de fábula 

 

Atividade 5C-  revisão da fábula,  para essa atividade o aluno deverá utilizar como suporte a tabela de critérios de produção  de texto ( atividade 3 B) para que o mesmo fique bem escrito,  atendendo aos critérios apresentados na tabela. 

 





Atividade 5D- Nessa atividade pode acontecer por exemplo de muitas repetições de elementos de ligação entre as partes do texto o excesso de  E, aí,  então,  ou ainda,  há uma missão de um fato importante que compromete a compreensão da história entre outros aspectos. O envio desta atividade para a professora é muito importante,  para consolidação do projeto.

https://youtu.be/FHw890eAMMw,      https://youtu.be/CEb7Uv1x_dA  

Recurso centro de mídias.

Habilidade (EF15LP06) (EF35LP25C) (EF35LP08) 

 

Duração da atividade  Duas aulas de 50 minutos. 

 

Artes

 

Matemática 

 

Sequência 12      Atividade 12.1 e 12.2

 

 Atividade 12.1, página 72, coletânea de atividades do aluno emai.

 

 A atividade propõe que as crianças resolvam situações-problema envolvendo o significado de proporcionalidade da operação de multiplicação entre números naturais, do uso de quadros que contribuem para a percepção da relação de proporcionalidade.

 

É fundamental que o desenvolvimento dessa atividade possibilite às crianças a percepção de que existe uma regularidade no preenchimento das linhas do quadro, Isto é, tanto na primeira linha quanto na segunda cada número escrito é o dobro do número anterior e que isso pode ajudá-las no cálculo.  reformulando a questão 5, o aluno neste momento não terá interação com o amigo,  mas formulará uma situação-problema que envolva a operação 5 x 12 = 60 e anotar em sua coletânea.

 

 Atividade 12.2, página 73, coletânea de atividades do aluno emai. 

 

A atividade propõe a organização de fatos fundamentais da multiplicação pelos números 2, 4 e 8,  identificação de regularidades e estabelecimento de relações entre os resultados dessas três tabuadas.

Recursos centro de mídias de São Paulo acessando o link  hhttps://youtu.be/jFqTb5c9rUQ 

 

Duração da atividade  Duas aulas de 50 minutos.

 

habilidade:  (EF04MA05) (EF04MA06B) 

 



Terça-feira   14/07/ 2020

Língua portuguesa

 

Atividade aprender sempre.  

 

atividade 1 -  Converse com seus familiares sobre a boneca de pano Emília do Sítio do Picapau Amarelo,  uma das personagens criadas por Monteiro Lobato.  abaixo deixamos algumas perguntas para orientar sua conversa sobre a personagem: 

 

·        O que você sabe sobre a personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo?

·         Porque ela é considerada uma boneca tagarela e “ sem papas na Língua”?

·        Você como ela começou a falar?

·        Você  leu ouviu alguma história em que Emília fosse personagem? Assistiu algum programa com ela na TV? Quando? Como foi tal experiência?

·        você sabia que Emília resolveu escrever suas memórias? Como será que ela fez para escrevê-las? 

·        pesquise na internet ilustrações que representam a boneca Emília, Assim como informações sobre o seu nascimento. 

 

após suas pesquisas e a conversa com seus familiares retrate,à  sua maneira,  a boneca de pano Emília: usando uma folha de desenho.

Habilidade:EF15LP02B

Duração da atividade  Duas aulas de 50 minutos.

 

Educação Física

 

Matemática

 

Sequência 12      Atividade 12.3 e 12.4

 

Atividade 12.3, coletânea do aluno emai, página 74 e 75.

 

Atividade 12.3 , propõe o preenchimento dos resultados das tabelas dos números 3,  6 e  9, em um procedimento similar a atividade anterior com o objetivo de descobrir regularidades e relações entre elas como um apoio para a memorização e  observar as  propriedades. nesta atividade é importante que o aluno verifique regularidades ao Comparar as tabuadas e observar as relações entre elas. 

 

Atividade 13.4 ( leia-se 12.4 ) A atividade propõe que as crianças completem a tábua de Pitágoras por meio da análise de relações existentes entre os números e os resultados que já estão apresentados.

 

Na atividade B,  o aluno irá descrever o procedimento  que utilizou para preenchimento  da Tábua  e como chegou ao resultado?  (Reformulação da pergunta B).

 

Recursos centro de mídias de São Paulo acessando o link https://youtu.be/hZSMkw_Oh2o

 

Duração da atividade  Duas aulas de 50 minutos.

habilidade:  (EF04MA05) (EF04MA06B) 




Quarta-feira  15/ 07/ 2020.

Língua portuguesa

 

Ortografia

Atividades 5C -  observando algumas grafias (ÊS/ ESA). página 154 e 156.

 

A reflexão para essa atividade será individual.  respondendo as perguntas: O que as palavras apresentam em comum?  E de diferente? como é possível saber com e quando escrever de uma forma ou de outra?  essas perguntas irão ajudá-lo a responder as questões do livro ler e escrever.

 

Atividade 5D -  conhecendo alguns adjetivos pátrios.

Nesta atividade o aluno irá analisar as escritas de nomes pátrios compreendendo sua regularidade no ato de  escrever. Na atividade B. (para Casa) o aluno fará o registro em seu caderno. Atividade Individual. 

 

 Habilidade: EF04LP02   

Duração da atividade  Duas aulas de 50 minutos.

 

Matemática

 

Sequência 12      Atividade 12.5              *          Sequência 13     Atividade  13.1

 

 Atividade 12.5, Coletânea do aluno emai, página 76 e 77.

 

A atividade propõe que as crianças preencham um quadro com resultados de multiplicações por 10, por 100 e por 1000, utilizando, para isso, uma como ferramenta de cálculo. em seguida, devem analisar os resultados “em busca” de regularidades que ajudem na construção de “regras” para as multiplicações por potência de 10. 

 

Atividade 13.1,  página 80. está atividade possui o foco na “descoberta” de estratégias interessantes para resolver um problema de ladrilhamento e permite reflexões sobre o significado da multiplicação em sua configuração retangular como meio para calcular Qual e o total de ladrilhos da região retangular da calçada representada.

 

Duração da atividade:  Duas aulas de 50 minutos.

habilidade:  (EF04MA05) (EF04MA06B) (EF04MA4A)(EF04MA06A) (EF04MA11)



Interdisciplinar

 Livro Ápis - páginas 77,78,79 Continuação da atividade.

 

 Atividade: Cadeias alimentares. Esta atividade propõe que o aluno trabalha a idéia de que se não houver um produtor não a ser vivo inicial e o esquema de relação alimentar não pode ser considerado uma cadeia alimentar completa assim espera-se que os estudantes percebam que os esquemas como milho→ frango, milho→ser humano→milho →frango ser humano podem ser considerados cadeias alimentares completas independentemente do número de seres vivos pois nelas é indicado o produtor.  

 

https://youtu.be/RCUBrADFevU (recurso)

Habilidade: EF04CI05

 

Duração: uma aula de 50 minutos.



Quinta-feira 16 /07/2020

                                                     Língua portuguesa

 

Atividade aprender sempre.  

 

A atividade a seguir,  deverá ser copiada em seu caderno.

 

Agora, muita atenção, Leia a letra de canção que falam sobre a boneca Emília.  Procure perceber  como a personagem Emília é descrita na canção, . Além disso, aos elementos das suas aventuras no sítio do Pica-Pau Amarelo Que são trazidos para a letra da canção.

 

 Canção 1

*Emília ( A Boneca- Gente)

Baby do Brasil

 

 De uma caixa de costura

 Pano,  linha e agulha

 Nasceu  uma menina Valente

 Emília, a Boneca-Gente

 

Nos primeiros  momentos de vida

Era toda desengonçada

Ficar de pé não podia, caía

Não conseguia nada

 

 Emília, Emília, Emília

 Emília, Emília, Emília

 

 Mas a partir do momento

 Que aprendeu a andar

 Emília tomou uma pílula

 E tagarelou,  tagarelou a falar

Tagarelou, Tagarelou  a falar

 

 Ela é feita de pano

 Mas  pensa como  um ser humano

 Esperta e atrevida

 É uma maravilha 

 Emília, Emília

 

 Emília, Emília,  Emília

 Emília, Emília, Emília

 

Para  história ,ela tem um plano

Inventa  mil Idéias, não entra pelo Cano

Ah,  essa boneca é maravilha!

 

 Responda as questões abaixo com base na compreensão da canção 1:

 

        a.     O que a canção fala sobre o nascimento da boneca Emília?

 

         b.  quais palavras nos versos da canção retomam ,  de alguma forma, o título “Emília”? 

 

Emília

 Personagem

Ela

 Marquesa

Ser humano

 Boneca

 Menina

 Maravilha

 

  1. Na Língua Portuguesa  falada no Brasil,  como vemos em várias outras línguas,  utilizamos nomes ou expressões (Substantivos e/ou  adjetivos)  para caracterizar as pessoas, os  lugares, os objetos, os sentimentos etc. Por  exemplo,  falamos “A  cientista é inteligente” ou “ A Jogadora nordestina  fez sucesso”. Alguns nomes ou expressões Nos fazem lembrar de características mais positivas e outros de características mais negativas. Circule com lápis de cor os nomes ou expressões que caracterizam Emília nos vários versos da canção1.

 

  1. Em seguida,  Observe as palavras e expressões circuladas e reflita.  a canção caracteriza a personagem Emília com mais características positivas ou negativas? justifique a sua resposta.

 

  1. Na Canção 1,   há um verso que diz que “Emília tomou uma pílula”  você sabe que pílula foi essa?  O que é possível descobrir sobre essa pílula ouvindo a canção?

 

  1. Segundo a canção, quais características do ser humano a boneca de pano possui?

 

  1. Explique,  com suas palavras,  o que significam    as expressões utilizadas nos  versos da canção 1: 

 

“tagarelou a falar”

“ não entra pelo cano”

 

Duração da atividade:  Duas aulas de 50 minutos.

Habilidade: EF15LP03  EF35LP27 EF35LP31







Matemática 

 

        Sequência 13  -   Atividade  13.2  e 13,3

 

Atividade 13.2 -  Coletânea do aluno emai, página 81. 

 

Esta atividade traz a multiplicação de números naturais em sua configuração retangular e o objetivo desta sequência é retomar escritas multiplicativas, as tabuadas, por meio dessas representações em malhas quadriculadas para que as crianças possam relacionar duas formas que representam a multiplicação:  a configuração retangular e a escrita numérica correspondente.

 

 Atividade 13.3 -  página 82, a atividade a seguir propõe a resolução de situações-problema envolvendo o significado de:  configuração retangular do Campo multiplicativo.

Nesta etapa é importante que o aluno reflita o que se pede em cada enunciado e estabeleça um procedimento de resolução.

Habilidade:  (EF04MA05) (EF04MA4A) (EF04MA06A) (EF04MA11)

 

Interdisciplinar

 Livro Ápis - páginas 77,78,79 Continuação da atividade.

 

 Atividade: Cadeias alimentares. Esta atividade propõe que o aluno trabalha a idéia de que se não houver um produtor não a ser vivo inicial e o esquema de relação alimentar não pode ser considerado uma cadeia alimentar completa assim espera-se que os estudantes percebam que os esquemas como milho→ frango, milho→ser humano→milho →frango ser humano podem ser considerados cadeias alimentares completas independentemente do número de seres vivos pois nelas é indicado o produtor.  

 

https://youtu.be/RCUBrADFevU  (recurso) 

Habilidade: EF04CI05

 

Duração: uma aula de 50 minutos.






Sexta-feira 17/07/2020

 

Educação Física

 

Artes

 

Língua portuguesa

Atividade aprender sempre.  

 

A atividade a seguir,  deverá ser copiada em seu caderno.

 

Continuação da atividade anterior  “Canção 1  Emília”

 

2. Você sabia que Emília ganhou uma biografia, Escrita por Socorro Acioli e que teve,  como base,  As várias Aventuras de Emília nos diversos livros de Monteiro Lobato? 

 

a.               O que é uma biografia?  Caso não saiba,  pesquise em um dicionário e explique, com suas palavras:

 

  1.  O título do livro que contém a biografia de Emília é: “ Emília:  uma biografia Não autorizada da Marquesa de Rabicó”  com base nos seus conhecimentos responda: o que é marquesa? quem é Marquesa de Rabicó?  Quem é Rabicó?

 

  1.  Se as biografias podem circular no formato de livros que contam a história de vida de uma pessoa, por que vocês acham que existe “biografia não autorizada”?

 

  1.  Quem deve autorizar o(a) escritor(a) a produzir uma biografia?

 

  1. O que será que a “biografia não autorizada” de Emília  conta para os(as) leitores(as) do livro?

 

f.       Você ficou curioso(a) para ler tal obra? Por quê?

 

Habilidade:  EF15LP03  EF35LP27 EF35LP31

 

 

Atividade Habitual. 

leitura pelo aluno de um gênero literário.

 

Nesta atividade  O aluno deverá fazer uma leitura de um gênero textual de sua escolha, observando os personagens, suas características,  ilustração e  compreensão Global do texto. leitura autônoma. 

Habilidade: EF35LP03

Duração: Duas 50 minutos

 

Interdisciplinar 

Tecendo Saberes.

 

 LIVRO ÁPIS, Atividade 1,  páginas 80,81- Será apresentado um esquema de fluxo de energia em uma cadeia alimentar o aluno deverá observar quem são os produtores, consumidor primário e consumidor secundário.  A atividade deverá ser individual, levando em conta o entendimento do aluno. 

 

https://youtu.be/RCUBrADFevU 

Habilidade: EF04CI05

Duração: uma aula de 50 minutos.                                  



ARTE/PROF: Flávia

Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.

Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.

Duração: 2 aulas.

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha.

 

ED.FISICA/PROFºDONIZETI

     EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 4º ANOS  A  

                     ATIVIDADES   SEMANA    13   Á   17/07/2020

 

1ª AULA (50 minutos)

Essa semana vamos lembrar de como começávamos a nossa aula na escola.

Com alongamentos, vocês se lembram?

Pratique principalmente na parte da manhã e chame sua família para participar com você. Use a imaginação e crie exercícios diferentes, pode usar material ou   não.

 


 

2ª AULA (50 minutos)

 

Pedra, papel e tesoura.

Voce pode brincar em dupla ou mais pessoas. Vamos relembrar as regras.

Pedra: mão fechada / Papel: mão aberta / Tesoura: dois dedos separados.

Lembrando: pedra ganha da tesoura, o papel ganha da pedra, a tesoura ganha do papel.

 

ORIENTAÇÕES

 

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Para fazer os alongamentos você pode usar tapete da sala, um cabo de vassoura, uma corda de varal (sugestão).

Coloque uma música, que vai ajudar a relaxar também.

Assistir as aulas no CMSP.

 

REGISTRO

 

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário