Língua
portuguesa
Etapa 5 reescrita de fábula
Atividade 5C- revisão da fábula, para essa atividade o aluno
deverá utilizar como suporte a tabela de critérios de produção de texto (
atividade 3 B) para que o mesmo fique bem escrito, atendendo aos
critérios apresentados na tabela.
Atividade 5D- Nessa atividade pode acontecer por exemplo de muitas
repetições de elementos de ligação entre as partes do texto o excesso de
E, aí, então, ou ainda, há uma missão de um fato importante
que compromete a compreensão da história entre outros aspectos. O envio desta
atividade para a professora é muito importante, para consolidação do
projeto.
https://youtu.be/FHw890eAMMw, https://youtu.be/CEb7Uv1x_dA
Recurso centro de mídias.
Habilidade (EF15LP06) (EF35LP25C) (EF35LP08)
Duração da atividade Duas aulas de 50 minutos.
Artes |
Matemática
Sequência 12 Atividade 12.1 e 12.2 |
Atividade 12.1, página 72, coletânea de atividades do aluno emai.
A atividade propõe que as crianças resolvam situações-problema
envolvendo o significado de proporcionalidade da operação de multiplicação
entre números naturais, do uso de quadros que contribuem para a percepção da
relação de proporcionalidade.
É fundamental que o desenvolvimento dessa atividade possibilite às
crianças a percepção de que existe uma regularidade no preenchimento das linhas
do quadro, Isto é, tanto na primeira linha quanto na segunda cada número
escrito é o dobro do número anterior e que isso pode ajudá-las no
cálculo. reformulando a questão 5, o aluno neste momento não terá
interação com o amigo, mas formulará uma situação-problema que envolva a
operação 5 x 12 = 60 e anotar em sua coletânea.
Atividade 12.2, página 73, coletânea de atividades do aluno
emai.
A atividade propõe a organização de fatos fundamentais da multiplicação
pelos números 2, 4 e 8, identificação de regularidades e estabelecimento
de relações entre os resultados dessas três tabuadas.
Recursos centro de mídias de São Paulo acessando o link hhttps://youtu.be/jFqTb5c9rUQ
Duração da atividade Duas aulas de 50 minutos.
habilidade: (EF04MA05) (EF04MA06B)
Terça-feira
14/07/ 2020
Língua
portuguesa
Atividade aprender sempre.
atividade 1 - Converse com seus familiares sobre a boneca de pano
Emília do Sítio do Picapau Amarelo, uma das personagens criadas por
Monteiro Lobato. abaixo deixamos algumas perguntas para orientar sua conversa
sobre a personagem:
·
O que você sabe sobre a personagem Emília do Sítio do Picapau Amarelo?
·
Porque ela é considerada uma boneca tagarela e “ sem papas na
Língua”?
·
Você como ela começou a falar?
·
Você leu ouviu alguma história em que Emília fosse personagem?
Assistiu algum programa com ela na TV? Quando? Como foi tal experiência?
·
você sabia que Emília resolveu escrever suas memórias? Como será que ela
fez para escrevê-las?
·
pesquise na internet ilustrações que representam a boneca Emília, Assim
como informações sobre o seu nascimento.
após suas pesquisas e a conversa com seus familiares retrate,à sua
maneira, a boneca de pano Emília: usando uma folha de desenho.
Habilidade:EF15LP02B
Duração da atividade Duas aulas de 50 minutos.
Educação Física |
Matemática
Sequência 12 Atividade 12.3 e 12.4 |
Atividade 12.3, coletânea do aluno emai, página 74 e 75.
Atividade 12.3 , propõe o preenchimento dos resultados das tabelas dos
números 3, 6 e 9, em um procedimento similar a atividade anterior
com o objetivo de descobrir regularidades e relações entre elas como um apoio
para a memorização e observar as propriedades. nesta atividade é
importante que o aluno verifique regularidades ao Comparar as tabuadas e
observar as relações entre elas.
Atividade 13.4 ( leia-se 12.4 ) A atividade propõe que as crianças
completem a tábua de Pitágoras por meio da análise de relações existentes entre
os números e os resultados que já estão apresentados.
Na atividade B, o aluno irá descrever o procedimento que utilizou
para preenchimento da Tábua e como chegou ao resultado?
(Reformulação da pergunta B).
Recursos centro de mídias de São Paulo acessando o link https://youtu.be/hZSMkw_Oh2o
Duração da atividade Duas aulas de 50 minutos.
habilidade: (EF04MA05) (EF04MA06B)
Quarta-feira
15/ 07/ 2020.
Língua
portuguesa
Ortografia
Atividades 5C -
observando algumas grafias (ÊS/ ESA). página 154 e 156.
A reflexão para essa
atividade será individual. respondendo as perguntas: O que as palavras
apresentam em comum? E de diferente? como é possível saber com e quando
escrever de uma forma ou de outra? essas perguntas irão ajudá-lo a
responder as questões do livro ler e escrever.
Atividade 5D -
conhecendo alguns adjetivos pátrios.
Nesta atividade o
aluno irá analisar as escritas de nomes pátrios compreendendo sua regularidade
no ato de escrever. Na atividade B. (para Casa) o aluno fará o registro
em seu caderno. Atividade Individual.
Habilidade:
EF04LP02
Duração da atividade Duas aulas de 50 minutos.
Matemática
Sequência 12 Atividade 12.5
* Sequência 13
Atividade 13.1 |
Atividade 12.5, Coletânea do aluno emai, página 76 e 77.
A atividade propõe que as crianças preencham um quadro com resultados de
multiplicações por 10, por 100 e por 1000, utilizando, para isso, uma como
ferramenta de cálculo. em seguida, devem analisar os resultados “em busca” de
regularidades que ajudem na construção de “regras” para as multiplicações por
potência de 10.
Atividade 13.1, página 80. está atividade possui o foco na
“descoberta” de estratégias interessantes para resolver um problema de
ladrilhamento e permite reflexões sobre o significado da multiplicação em sua
configuração retangular como meio para calcular Qual e o total de ladrilhos da
região retangular da calçada representada.
Duração da atividade: Duas aulas de 50 minutos.
habilidade: (EF04MA05) (EF04MA06B) (EF04MA4A)(EF04MA06A)
(EF04MA11)
Interdisciplinar |
Livro Ápis - páginas 77,78,79 Continuação da atividade.
Atividade:
Cadeias alimentares. Esta atividade propõe que o aluno trabalha a idéia de
que se não houver um produtor não a ser vivo inicial e o esquema de relação
alimentar não pode ser considerado uma cadeia alimentar completa assim
espera-se que os estudantes percebam que os esquemas como milho→ frango,
milho→ser humano→milho →frango ser humano podem ser considerados cadeias
alimentares completas independentemente do número de seres vivos pois nelas é
indicado o produtor.
https://youtu.be/RCUBrADFevU (recurso) Habilidade:
EF04CI05
Duração: uma aula
de 50 minutos. |
Quinta-feira
16 /07/2020
Língua portuguesa
Atividade aprender sempre.
A atividade a seguir, deverá ser copiada em seu caderno.
Agora, muita atenção, Leia a letra de canção que falam sobre a boneca
Emília. Procure perceber como a personagem Emília é descrita na
canção, . Além disso, aos elementos das suas aventuras no sítio do Pica-Pau
Amarelo Que são trazidos para a letra da canção.
Canção 1
*Emília ( A Boneca- Gente)
Baby do Brasil
De uma caixa de costura
Pano, linha e agulha
Nasceu uma menina Valente
Emília, a Boneca-Gente
Nos primeiros momentos de vida
Era toda desengonçada
Ficar de pé não podia, caía
Não conseguia nada
Emília, Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Mas a partir do momento
Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula
E tagarelou, tagarelou a falar
Tagarelou, Tagarelou a falar
Ela é feita de pano
Mas pensa como um ser humano
Esperta e atrevida
É uma maravilha
Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Emília, Emília, Emília
Para história ,ela tem um plano
Inventa mil Idéias, não entra pelo Cano
Ah, essa boneca é maravilha!
Responda as questões abaixo com base na compreensão da canção 1:
a. O que a canção fala sobre o
nascimento da boneca Emília?
b. quais
palavras nos versos da canção retomam , de alguma forma, o título “Emília”?
Emília |
Personagem |
Ela |
Marquesa |
Ser humano |
Boneca |
Menina |
Maravilha |
- Na
Língua Portuguesa falada no Brasil, como vemos em várias
outras línguas, utilizamos nomes ou expressões (Substantivos
e/ou adjetivos) para caracterizar as pessoas, os lugares,
os objetos, os sentimentos etc. Por exemplo, falamos “A cientista
é inteligente” ou “ A Jogadora nordestina fez sucesso”. Alguns
nomes ou expressões Nos fazem lembrar de características mais positivas
e outros de características mais negativas. Circule com lápis
de cor os nomes ou expressões que caracterizam Emília nos vários versos da
canção1.
- Em
seguida, Observe as palavras e expressões circuladas e
reflita. a canção caracteriza a personagem Emília com mais
características positivas ou negativas? justifique a sua resposta.
- Na
Canção 1, há um verso que diz que “Emília tomou uma pílula”
você sabe que pílula foi essa? O que é possível descobrir sobre essa
pílula ouvindo a canção?
- Segundo
a canção, quais características do ser humano a boneca de pano possui?
- Explique,
com suas palavras, o que significam as expressões
utilizadas nos versos da canção 1:
“tagarelou a falar” |
|
“ não entra pelo
cano” |
Duração da atividade: Duas aulas de 50 minutos.
Habilidade: EF15LP03 EF35LP27 EF35LP31
Matemática
Sequência 13 -
Atividade 13.2 e 13,3 |
Atividade 13.2 - Coletânea do aluno emai, página 81.
Esta atividade traz a multiplicação de números naturais em sua
configuração retangular e o objetivo desta sequência é retomar escritas
multiplicativas, as tabuadas, por meio dessas representações em malhas
quadriculadas para que as crianças possam relacionar duas formas que
representam a multiplicação: a configuração retangular e a escrita
numérica correspondente.
Atividade 13.3 - página 82, a atividade a seguir propõe a
resolução de situações-problema envolvendo o significado de: configuração
retangular do Campo multiplicativo.
Nesta etapa é importante que o aluno reflita o que se pede em cada
enunciado e estabeleça um procedimento de resolução.
Habilidade: (EF04MA05) (EF04MA4A) (EF04MA06A) (EF04MA11)
Interdisciplinar |
Livro Ápis - páginas 77,78,79 Continuação da atividade.
Atividade:
Cadeias alimentares. Esta atividade propõe que o aluno trabalha a idéia de
que se não houver um produtor não a ser vivo inicial e o esquema de relação
alimentar não pode ser considerado uma cadeia alimentar completa assim
espera-se que os estudantes percebam que os esquemas como milho→ frango,
milho→ser humano→milho →frango ser humano podem ser considerados cadeias
alimentares completas independentemente do número de seres vivos pois nelas é
indicado o produtor.
https://youtu.be/RCUBrADFevU (recurso) Habilidade:
EF04CI05
Duração: uma aula
de 50 minutos. |
Sexta-feira
17/07/2020
Educação Física |
Artes |
Língua
portuguesa
Atividade aprender sempre.
A atividade a seguir, deverá ser copiada em seu caderno.
Continuação da atividade anterior “Canção 1 Emília”
2. Você sabia que Emília ganhou uma biografia, Escrita por
Socorro Acioli e que teve, como base, As várias Aventuras de Emília
nos diversos livros de Monteiro Lobato?
a.
O que é uma biografia? Caso não saiba, pesquise em um
dicionário e explique, com suas palavras:
- O
título do livro que contém a biografia de Emília é: “ Emília: uma
biografia Não autorizada da Marquesa de Rabicó” com base nos seus
conhecimentos responda: o que é marquesa? quem é Marquesa de Rabicó?
Quem é Rabicó?
- Se
as biografias podem circular no formato de livros que contam a história de
vida de uma pessoa, por que vocês acham que existe “biografia não
autorizada”?
- Quem deve autorizar o(a) escritor(a) a produzir uma
biografia?
- O
que será que a “biografia não autorizada” de Emília conta para
os(as) leitores(as) do livro?
f. Você ficou curioso(a) para ler tal
obra? Por quê?
Habilidade: EF15LP03
EF35LP27 EF35LP31
Atividade Habitual.
leitura pelo aluno de um gênero literário.
Nesta atividade O aluno deverá fazer uma leitura de um gênero
textual de sua escolha, observando os personagens, suas características,
ilustração e compreensão Global do texto. leitura autônoma.
Habilidade: EF35LP03
Duração: Duas 50 minutos
Interdisciplinar |
Tecendo Saberes.
LIVRO ÁPIS, Atividade 1, páginas 80,81- Será apresentado um esquema de fluxo
de energia em uma cadeia alimentar o aluno deverá observar quem são os
produtores, consumidor primário e consumidor secundário. A atividade
deverá ser individual, levando em conta o entendimento do aluno.
Habilidade: EF04CI05 Duração: uma aula de 50 minutos. |
Roteiro de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha.
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 4º ANOS A |
ATIVIDADES SEMANA 13 Á 17/07/2020
|
1ª AULA (50 minutos) Essa semana vamos lembrar de como começávamos a nossa aula na escola. Com alongamentos, vocês se lembram? Pratique principalmente na parte da manhã e chame sua família para participar com você. Use a imaginação e crie exercícios diferentes, pode usar material ou não.
|
2ª AULA (50 minutos)
Pedra, papel e tesoura. Voce pode brincar em dupla ou mais pessoas. Vamos relembrar as regras. Pedra: mão fechada / Papel: mão aberta / Tesoura: dois dedos separados. Lembrando: pedra ganha da tesoura, o papel ganha da pedra, a tesoura ganha do papel.
|
ORIENTAÇÕES
Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Para fazer os alongamentos você pode usar tapete da sala, um cabo de vassoura, uma corda de varal (sugestão). Coloque uma música, que vai ajudar a relaxar também. Assistir as aulas no CMSP.
|
REGISTRO
Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário