segunda-feira, 6 de julho de 2020

8º ANOS SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 06 A 10   DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS PROFº: DENIS
Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

2º Bim- Atividade 5- Semana Quarentena 06.07 à 10.07

 














            Olhando a imagem acima com as definições de plano de investimento e lendo o link abaixo: https://www.euqueroinvestir.com/montar-um-plano-de-investimentos/. Após a leitura e reflexão sobre o assunto escreva seu plano de investimento e envie para o professor no e-mail abaixo.

Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;          Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
ELETIVAS/PROFªLUCILENE


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Professora: Lucilene Pereira  dos Santos
Disciplina: Eletiva ( Alimentação Saudável)                                                                            Turma: 8ºD                                                          2 aulas semanais (90 minutos)
Tema: Alimentos energéticos
Recomendações:
Registre em seu caderno todos os alimentos que você considera energéticos.
Agora pesquise os sites: www.tuasaude.com>alimentos-energeticos-blog.livup.com.br ; alimentos-energeticos-saiba-o-que-são-e-onde-são-encontrados ;minuto saudável.com.br>o-que-são=alimentos-energeticos
Agora confira se a lista que você fez anteriormente esta correta, se não estiver você devera corrigi-la e faça o registro das principais  informações do texto no caderno.
Agora responda as questões a seguir e as envie para o e-mail.
1)    O que são alimentos energéticos? E qual função desempenham no organismo?
2)    Quais são os alimentos que fazem parte deste grupo?
3)    Quais são outras  funções que desempenham no organismo?
ESTEJA  ATENTO!!!!!!!
Nenhum destes alimentos energéticos, construtores e reguladores deve ser confundidos com alimentos estimulantes, que tem uma função diferente no organismo.
4)    Descreva sobre gordura como alimento energético.
5)    Além de fornecer energia, qual outra função importante que a gordura desempenha no organismo?
6)    Por que os alimentos energéticos são importantes nos treinos?
Devemos fazer uma combinação utilizando alimentos energéticos que são essenciais para manter o bom funcionamento das células e garantir o bem estar ao nosso corpo, por isso devemos  consumi-los com  frequência.
Após resolver as questões você devera enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,no assunto você devera colocar o nome completo, ano, turma e a semana que a atividade foi postada.

Plantão de duvida  é na quarta-feira das 9:00 as 9:45 horas da manhã.

ELETIVAS/PROFªJOBIANE
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020.

 ELETIVA ESPORTE E LAZER - 8ª ano 
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

AULA 1 E 2 - TEMA: RACISMO

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assisir o vídeo: Racismo no Brasil: 'Se você está cômodo na estrutura, precisa se incomodar'


ELETIVAS/PROFªDAYANE
DISCIPLINA/TURMA:

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º

CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES

·          Atividade 1-  TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;
·       Praticar esses jogos com amigos e família;
·       Escrever como foi a experiência;

Filmes da Disney



Gabarito:
1.     Procurando Nemo
2.     A Bela Adormecida
3.     Up – Altas Aventuras
4.     A Pequena Sereia
5.     O Rei Leão
6.     Mulan
7.     Mary Poppins
8.     Divertida Mente
9.     Frozen
10. Cinderela
11. Carros
12. Branca de Neve
13. Aladdin
14. Alice no País das Maravilhas
15. A Bela e a Fera

·          Atividade 2- TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;

Carros



Gabarito:
1.     Santa Fé
2.     Gol
3.     Idea
4.     Eco Esporte
5.     Audi
6.     Polo
7.     Amarok
8.     Fiat 500
9.     Up!
10. Bravo
11. City
12. Uno Mille


E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 17/07/2020


8ºA
ARTE/PROFªADRIANA

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Improvisação e criação em dança



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos trabalhar nas próximas semanas processos de criação, para que isso ocorra de forma significativa copie no seu caderno o texto a seguir, não esqueçam de enviar a foto pelo email.
Improvisação e criação em dança

Improvisação em dança: O que são procedimentos de improvisação em dança? Improvisar significa fazer algo de forma repentina, sem ensaio prévio, sem preparação. Mas, na verdade, precisamos combater a ideia de que a improvisação parte do “vazio”. Ela precisa de muita preparação, estudos de movimentos e articulações. A pessoa que deseja improvisar precisa explorar seu corpo em busca de movimentos que fogem daqueles do dia-a-dia, percebendo que existem muito mais opções de “dobradiças” em nosso corpo do que imaginamos a princípio. Quando colocamos os estudantes para pensar em movimentos, geralmente ficam presos a movimentos habituais de danças conhecidas, e não exploram todo o potencial do seu corpo. Vários exercícios, como os propostos por Rudolf Laban, propõem ao estudante se aventurar a conhecer seu corpo através de movimentos simples como torcer, pressionar, chicotear, socar, flutuar, deslizar, sacudir e pontuar. Enquanto se aventuram, vamos lembrando as articulações que devem focalizar e realizar estes movimentos, tais como pescoço, ombro, cotovelos, pulsos, falanges (dedos), cintura, joelhos, pés, entre outros, além de explorar diversos níveis como alto (em pé), médio (na altura da cintura) e o baixo (próximos ao chão), entre outras possibilidades.
Para uma improvisação profissional, é interessante ainda que o dançarino tenha acesso a vários estilos diferentes de dança, desde a clássica, até a contemporânea e as regionais, para que com todas estas informações “registradas” em seu corpo, consiga executar uma situação de improvisação com qualidade, fazendo uma mixagem de todos estes estilos e informações coletadas em exercícios ,criando através de sua poética, trazendo toda a intencionalidade expressiva para sua apresentação. Desta forma, ela terá liberdade de escolha no momento do improviso, repertório de movimentos (opções), percepção, terá desenvolvido atenção ativa para ver o outro e sentir a hora de improvisar junto, além de noções sobre espaço e composição.

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 06/07  a 10/07

__


CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
                                        SEMANA  DE  06/07  A 10/07
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências
Turmas: 8ºA e 8ºB                                          4 aulas semanais (180 minutos )
Tema: Processos reprodutivos dos vegetais
Desenvolvimento:
Revisão dos conteúdos trabalhados anteriormente. Para isso utilize o seu livro didático em reprodução sexuada e assexuada das plantas.
Antes de iniciarmos as questões faça uma pesquisa sobre o significado de alguns conceitos importantes e registre-os em seu caderno.
Gameta-
Gene-
Zigoto-
Gametófito-
Esporófito-
Cladograma-
1)    Como ocorre a classificação das plantas de acordo com o parentesco evolutivo?
2)    Quais são as características das briófitas? De exemplos.
3)    Como as briófitas se reproduzem?
4)    Descreva as principais características das pteridófitas .Exemplifique-as:
5)    Como ocorre a reprodução das pteridófitas?
6)    Quais são as características das gimnospermas? De exemplos.
7)    Como ocorre a reprodução das gimnospermas?
8)    Quais são as características das angiospermas? De exemplos.
9)    Qual é a função das flores e dos frutos?
10)  Qual é a função dos agentes polinizadores?
11)  Como ocorre a dispersão das sementes?
12)  A quais grupos pertence a maior quantidade de espécies vegetais existentes no planeta?
13)  O que poderá ocorrer com a extinção das abelhas?
Resolva as questões e as envie para o e-mail: entrgadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com. .no assunto do e-mail coloque seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.


Plantão de duvidas é na quarta-feira das 8:00 as 8:45horas da manhã.

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS - JUDÔ
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·        (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
Aula I: Estudante, a “sombra” é uma modalidade de treinamento utilizada em diversas lutas como, por exemplo, Boxe, Muay Thai, Karatê, Taekwondo etc., visando desenvolver as técnicas e melhorar a velocidade. No Judô, esse tipo de treino é chamado de TANDOKU-RENSHU (treinamento sozinho).
Agora você vai realizar o chamado TANDOKU-RENSHU (treinamento Individual) para representar o movimento técnico dos golpes do Judô. Escolha a técnica que você vai representar e pesquise como realizá-la, realizando-a na sequência.

Você deve escrever como foi sua experiência e qual a técnica que tentou realizar.

Escolha uma das técnicas abaixo para praticá-la:

IPPON-SEOI-NAGE (arremesso pelo braço)
TAI-OTOSHI (queda do corpo)
KATA-GURUMA (giro pelo ombro jogando para trás)
O-GOSHI (grande arremesso com o quadril)
HARAI-GOSHI (rasteira usando o quadril)
TSURI-KOMI-GOSHI (arremesso com o quadril levantando e puxando)
O-SOTO-GARI (grande rasteira externa)
DE-ASHI-HARAI (movimento de rasteira pela frente)
UCHI-MATA (arremesso levantando por entre as pernas)

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Aula II: Assista ao link abaixo:


Agora responda:

1.     O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

2.     Quais golpes são ilegais no Judô?

3.     Quais são as fases de uma luta do Judô?

4.     Por que a técnica do Judô é tão importante?

5.     Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
RECURSOS:

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 06 á 10/07/2020

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR


8º A e B 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 06 a 10/ 07 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Ano A e B:. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: Pesquisa, leitura e interpretação de imagens, seguida de resposta as questões.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

GEOGRAFIA :  Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

 

        A capital paulista abriga a maior população do brasil: mais de 12 milhões de pessoas.


        Na foto, concentração populacional em rua do centro de São Paulo (SP), 2017.

         


Imagem: Rubens Cavallari / Folha Imagem.


 

 

 

     Atividades:

 

1-    Descreva as características da população representada nas fotografias.

  

 

2-    Em que local estas imagens foi registradas ?

 

 

 

3-    Na sua opinião, essa imagem representa de algum modo a realidade da população mundial ? Justifique.

 

 

 

 

 

Responda no caderno e guarde as questões com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Autor: MARCIO KUHNE ->

“ NÃO VENCEMOS TODAS AS VEZES QUE LUTAMOS,

MAS PERDEMOS TODAS AS VEZES QUE DEIXAMOS DE LUTAR  ! “

 

 


HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 06 de julho a 10 de julho

 

TEMA: Insurreição Pernambucana (1817)

 

HABILIDADES: (EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

 

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

       Leia o texto abaixo e na sequência responda as perguntas propostas.

 

       

 

 

 


1)    Com o governo de D. João financiou os empregos e apoio à elite do Centro-Sul?

2)    Quais as reclamações dos pernambucanos em relação a D. João?

3)    Quais os grupos sociais que fizeram parte do governo provisória na Insurreição Pernambucana [1817]?

4)      Qual foi a influência da implantação de um governo republicano nas regiões próximas de Pernambuco?

5)    Relacione as medidas tomadas pelo novo governo?

6)    Qual era o pensamento dos líderes da rebelião de 1817 em relação a escravidão?

7)    Qual era o temor dos comerciantes portugueses e proprietários de terra?

8)    Qual foi a pena dada aos líderes do movimento?

9)    Ao término do movimento qual foi a ordem social que prevaleceu?

10) Qual foi o triunfo de Pernambuco?


 

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 126 e 127.

 




        
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 06/07/20 a 10/07/20
TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL
Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países, responda às seguintes questões. Escreva suas respostas em inglês e português no caderno.

a)     Qual é o seu tipo de comida preferido?
b)     Você já experimentou ingredientes ou pratos típicos de outros países?
c)     Você sabe fazer alguma receita? Qual?

2ª aula: Nesta aula vou compartilhar com vocês uma receita de Guacamole, prato típico do México.
Copie a receita no seu caderno e faça a tradução.

Guacamole – Ingredientes:

2 ripe avocados, 1 small onion, 1 clove garlic, 1 small tomato, juice of 1 fresh lime, salt and pepper to taste.
Modo de preparo: peel avocados and remove the pit; peel and mince the anion and garlic, chop the tomato; mash the avocado in a bowl; and then stir in the remaining ingredients. Serve cold with tortillas.


Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
3ª Atividade do 2º Bimestre
8º ANO  A, B,C,D - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ

Tema: Magia da Leitura
Assunto abordado: Conto ou não conto? (Abel Sidney)

Ø  Pesquise e transcreva uma breve biografia sobre o autor:

Ø  Observando a capa do livro.  Qual história o livro pode nos revelar?



Clique no link e leia o conto (Conto-ou-não-conto?). Assista o vídeo (Vídeo-aula-explicativa), interaja com a história do conto e responda as questões:

1.     Será que a personagem desta história conseguiu guardar um grande segredo?
2.     Você se identificou com a história?
3.     O que você achou da atitude da personagem de tentar contar o segredo?
4.     Reflita sobre o trecho a seguir; "Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. O que vocês entenderam da parte "quem conta um conto, aumenta um ponto"?

Após de refletir sobre o tema, comente (brevemente) sobre os pontos abaixo:
·       A importância de tomarmos cuidado com aquilo que falamos;
·       Confiança
·       Empatia;
·       Valorização dos momentos em família.

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias.



Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682


MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 06/07 a 10/07 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

1 – TEMA: -  Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.


- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de Grandezas e a diferença entre grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas 68,69 e 70. Resolver no caderno do aluno impresso ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar resolução por meio do e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).


Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo grandezas diretamente proporcionais, indiretamente e não proporcionais , no total são três vídeos referentes as aulas do centro de mídia (CMSP) com aulas voltadas ao 8º ano. Por favor, não deixe de assistir.
https://youtu.be/HXt6Ot4BhUI                     https://youtu.be/QiZiZwnB1lI




·       RECURSOS

- blog                          - internet
- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:
                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 5- Semana Quarentena 06.07 à 10.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü    6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem O SIGNIFICADO E O SENTIDO DAQUILO QUE FAÇO, em seguida assista o vídeo proposto na atividade 6 do caderno do estudante  https://www.youtube.com/watch?v=XZuVhK0tpKE e respondam em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

  ü  7º Ano:
Leia Atividade 5: ESCOLHAS X CONSEQUÊNCIAS e Atividade 6:  TROCA DE IDÉIAS do caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 5: MAO NA MASSA: VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS?, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  Ano: 
Leia a situação de aprendizagem A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO,  e resolva a Atividade 10 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  1º EM:
Leia a situação de aprendizagem 6: RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS, responda  as questões da Atividade 6  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Respeito; Autoconfiança; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para aprender; Foco; Organização.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades06/07/2020 a 10/07/2020
8º ano: A, B & C
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA  61
ATIVIDADE 4 – MONETIZANDO AS PUBLICAÇÕES
A atividade está sugerindo o seu desenvolvimento em grupo, porém sabemos que não será possível, vamos realizar individualmente discutiremos no grupo do Watts.
Como podemos perceber, geralmente os influenciadores digitais obtém renda a partir de suas publicações nas redes sociais. Eles podem fazer isso através de vários métodos. Um deles é divulgar um produto ou serviço explicitamente em seu canal. Mas para que ele possa fazer isso
legalmente, ele deve avisar o público que o conteúdo da publicação contém “promoção paga”. A outra maneira para obtenção de renda dos influenciadores digitais é pelo engajamento obtido pelos seus seguidores. Esse engajamento é determinado pela forma segundo a qual os conteúdos publicados são acessados pelos usuários da rede. Geralmente, isso é feito com o auxílio de algoritmos, que selecionam conteúdos de acordo com um determinado perfil de audiência
.
Passo 1: Assista aos vídeos abaixo e discuta com seus colegas as seguintes questões:
Vídeo 1: O impacto social dos algoritmos de recomendação | Dierê Fernandez. Fonte: TEDxMauá – Disponível 
https://www.youtube.com/watch?v=QQskjx69Esc
 - Acesso em17/12/2019
              Vídeo 2: Como os algoritmos das redes sociais funcionam?
                             https://www.youtube.com/watch?v=jSMp3ZZEsqU  - acesso em 17 dez. 2019
Após assistir os vídeos responda :
O que são os algoritmos?
 como os algoritmos são usados nas redes sociais?
Quais são as principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais?
Qual foi o aprendizado da aula?
Fique ligado nas aula de tecnologia !
10/julho
sexta-feira
8º ano do EF II
11:15h
12:00h
Tecnologia

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.



TUDO PASSA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ºB
ARTE/PROFªADRIANA

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Improvisação e criação em dança



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos trabalhar nas próximas semanas processos de criação, para que isso ocorra de forma significativa copie no seu caderno o texto a seguir, não esqueçam de enviar a foto pelo email.
Improvisação e criação em dança

Improvisação em dança: O que são procedimentos de improvisação em dança? Improvisar significa fazer algo de forma repentina, sem ensaio prévio, sem preparação. Mas, na verdade, precisamos combater a ideia de que a improvisação parte do “vazio”. Ela precisa de muita preparação, estudos de movimentos e articulações. A pessoa que deseja improvisar precisa explorar seu corpo em busca de movimentos que fogem daqueles do dia-a-dia, percebendo que existem muito mais opções de “dobradiças” em nosso corpo do que imaginamos a princípio. Quando colocamos os estudantes para pensar em movimentos, geralmente ficam presos a movimentos habituais de danças conhecidas, e não exploram todo o potencial do seu corpo. Vários exercícios, como os propostos por Rudolf Laban, propõem ao estudante se aventurar a conhecer seu corpo através de movimentos simples como torcer, pressionar, chicotear, socar, flutuar, deslizar, sacudir e pontuar. Enquanto se aventuram, vamos lembrando as articulações que devem focalizar e realizar estes movimentos, tais como pescoço, ombro, cotovelos, pulsos, falanges (dedos), cintura, joelhos, pés, entre outros, além de explorar diversos níveis como alto (em pé), médio (na altura da cintura) e o baixo (próximos ao chão), entre outras possibilidades.
Para uma improvisação profissional, é interessante ainda que o dançarino tenha acesso a vários estilos diferentes de dança, desde a clássica, até a contemporânea e as regionais, para que com todas estas informações “registradas” em seu corpo, consiga executar uma situação de improvisação com qualidade, fazendo uma mixagem de todos estes estilos e informações coletadas em exercícios ,criando através de sua poética, trazendo toda a intencionalidade expressiva para sua apresentação. Desta forma, ela terá liberdade de escolha no momento do improviso, repertório de movimentos (opções), percepção, terá desenvolvido atenção ativa para ver o outro e sentir a hora de improvisar junto, além de noções sobre espaço e composição.

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 06/07  a 10/07

__


CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
                                        SEMANA  DE  06/07  A 10/07
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências
Turmas: 8ºA e 8ºB                                          4 aulas semanais (180 minutos )
Tema: Processos reprodutivos dos vegetais
Desenvolvimento:
Revisão dos conteúdos trabalhados anteriormente. Para isso utilize o seu livro didático em reprodução sexuada e assexuada das plantas.
Antes de iniciarmos as questões faça uma pesquisa sobre o significado de alguns conceitos importantes e registre-os em seu caderno.
Gameta-
Gene-
Zigoto-
Gametófito-
Esporófito-
Cladograma-
1)    Como ocorre a classificação das plantas de acordo com o parentesco evolutivo?
2)    Quais são as características das briófitas? De exemplos.
3)    Como as briófitas se reproduzem?
4)    Descreva as principais características das pteridófitas .Exemplifique-as:
5)    Como ocorre a reprodução das pteridófitas?
6)    Quais são as características das gimnospermas? De exemplos.
7)    Como ocorre a reprodução das gimnospermas?
8)    Quais são as características das angiospermas? De exemplos.
9)    Qual é a função das flores e dos frutos?
10)  Qual é a função dos agentes polinizadores?
11)  Como ocorre a dispersão das sementes?
12)  A quais grupos pertence a maior quantidade de espécies vegetais existentes no planeta?
13)  O que poderá ocorrer com a extinção das abelhas?
Resolva as questões e as envie para o e-mail: entrgadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com. .no assunto do e-mail coloque seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.


Plantão de duvidas é na quarta-feira das 8:00 as 8:45horas da manha

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS - JUDÔ
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·        (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
Aula I: Estudante, a “sombra” é uma modalidade de treinamento utilizada em diversas lutas como, por exemplo, Boxe, Muay Thai, Karatê, Taekwondo etc., visando desenvolver as técnicas e melhorar a velocidade. No Judô, esse tipo de treino é chamado de TANDOKU-RENSHU (treinamento sozinho).
Agora você vai realizar o chamado TANDOKU-RENSHU (treinamento Individual) para representar o movimento técnico dos golpes do Judô. Escolha a técnica que você vai representar e pesquise como realizá-la, realizando-a na sequência.

Você deve escrever como foi sua experiência e qual a técnica que tentou realizar.

Escolha uma das técnicas abaixo para praticá-la:

IPPON-SEOI-NAGE (arremesso pelo braço)
TAI-OTOSHI (queda do corpo)
KATA-GURUMA (giro pelo ombro jogando para trás)
O-GOSHI (grande arremesso com o quadril)
HARAI-GOSHI (rasteira usando o quadril)
TSURI-KOMI-GOSHI (arremesso com o quadril levantando e puxando)
O-SOTO-GARI (grande rasteira externa)
DE-ASHI-HARAI (movimento de rasteira pela frente)
UCHI-MATA (arremesso levantando por entre as pernas)

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Aula II: Assista ao link abaixo:


Agora responda:

1.     O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

2.     Quais golpes são ilegais no Judô?

3.     Quais são as fases de uma luta do Judô?

4.     Por que a técnica do Judô é tão importante?

5.     Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
RECURSOS:

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 06 á 10/07/2020

GEOGRAFIA/PROFºDJAIR

 

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 06 a 10/ 07 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Ano A e B:. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.

Atividade: Pesquisa, leitura e interpretação de imagens, seguida de resposta as questões.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.

GEOGRAFIA :  Diversidade e dinâmica da população mundial e local.

 

        A capital paulista abriga a maior população do brasil: mais de 12 milhões de pessoas.


        Na foto, concentração populacional em rua do centro de São Paulo (SP), 2017.

         


Imagem: Rubens Cavallari / Folha Imagem.


 

 

 

     Atividades:

 

1-    Descreva as características da população representada nas fotografias.

  

 

2-    Em que local estas imagens foi registradas ?

 

 

 

3-    Na sua opinião, essa imagem representa de algum modo a realidade da população mundial ? Justifique.

 

 

 

 

 

Responda no caderno e guarde as questões com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Autor: MARCIO KUHNE ->

“ NÃO VENCEMOS TODAS AS VEZES QUE LUTAMOS,

MAS PERDEMOS TODAS AS VEZES QUE DEIXAMOS DE LUTAR  ! “

 

 


HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 06 de julho a 10 de julho

 

TEMA: Insurreição Pernambucana (1817)

 

HABILIDADES: (EF08HI11Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

 

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

       Leia o texto abaixo e na sequência responda as perguntas propostas.

 

       

 

 

 


1)    Com o governo de D. João financiou os empregos e apoio à elite do Centro-Sul?

2)    Quais as reclamações dos pernambucanos em relação a D. João?

3)    Quais os grupos sociais que fizeram parte do governo provisória na Insurreição Pernambucana [1817]?

4)      Qual foi a influência da implantação de um governo republicano nas regiões próximas de Pernambuco?

5)    Relacione as medidas tomadas pelo novo governo?

6)    Qual era o pensamento dos líderes da rebelião de 1817 em relação a escravidão?

7)    Qual era o temor dos comerciantes portugueses e proprietários de terra?

8)    Qual foi a pena dada aos líderes do movimento?

9)    Ao término do movimento qual foi a ordem social que prevaleceu?

10) Qual foi o triunfo de Pernambuco?


 

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 126 e 127.

 




        INGLÊS
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 06/07/20 a 10/07/20
TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL
Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países, responda às seguintes questões. Escreva suas respostas em inglês e português no caderno.

a)     Qual é o seu tipo de comida preferido?
b)     Você já experimentou ingredientes ou pratos típicos de outros países?
c)     Você sabe fazer alguma receita? Qual?

2ª aula: Nesta aula vou compartilhar com vocês uma receita de Guacamole, prato típico do México.
Copie a receita no seu caderno e faça a tradução.

Guacamole – Ingredientes:

2 ripe avocados, 1 small onion, 1 clove garlic, 1 small tomato, juice of 1 fresh lime, salt and pepper to taste.
Modo de preparo: peel avocados and remove the pit; peel and mince the anion and garlic, chop the tomato; mash the avocado in a bowl; and then stir in the remaining ingredients. Serve cold with tortillas.


Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
3ª Atividade do 2º Bimestre
8º ANO  A, B,C,D - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ

Tema: Magia da Leitura
Assunto abordado: Conto ou não conto? (Abel Sidney)

Ø  Pesquise e transcreva uma breve biografia sobre o autor:

Ø  Observando a capa do livro.  Qual história o livro pode nos revelar?



Clique no link e leia o conto (Conto-ou-não-conto?). Assista o vídeo (Vídeo-aula-explicativa), interaja com a história do conto e responda as questões:

1.     Será que a personagem desta história conseguiu guardar um grande segredo?
2.     Você se identificou com a história?
3.     O que você achou da atitude da personagem de tentar contar o segredo?
4.     Reflita sobre o trecho a seguir; "Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. O que vocês entenderam da parte "quem conta um conto, aumenta um ponto"?

Após de refletir sobre o tema, comente (brevemente) sobre os pontos abaixo:
·       A importância de tomarmos cuidado com aquilo que falamos;
·       Confiança
·       Empatia;
·       Valorização dos momentos em família.

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias.



Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 06/07 a 10/07 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

1 – TEMA: -  Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.


Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de Grandezas e a diferença entre grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas 68,69 e 70. Resolver no caderno do aluno impresso ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar resolução por meio do e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).


Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo grandezas diretamente proporcionais, indiretamente e não proporcionais , no total são três vídeos referentes as aulas do centro de mídia (CMSP) com aulas voltadas ao 8º ano. Por favor, não deixe de assistir.
https://youtu.be/HXt6Ot4BhUI                     https://youtu.be/QiZiZwnB1lI




·       RECURSOS

- blog                          - internet
- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:
                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 5- Semana Quarentena 06.07 à 10.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü    6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem O SIGNIFICADO E O SENTIDO DAQUILO QUE FAÇO, em seguida assista o vídeo proposto na atividade 6 do caderno do estudante  https://www.youtube.com/watch?v=XZuVhK0tpKE e respondam em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

  ü  7º Ano:
Leia Atividade 5: ESCOLHAS X CONSEQUÊNCIAS e Atividade 6:  TROCA DE IDÉIAS do caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 5: MAO NA MASSA: VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS?, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  Ano: 
Leia a situação de aprendizagem A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO,  e resolva a Atividade 10 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  1º EM:
Leia a situação de aprendizagem 6: RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS, responda  as questões da Atividade 6  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Respeito; Autoconfiança; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para aprender; Foco; Organização.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades06/07/2020 a 10/07/2020
8º ano: A, B & C
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA  61
ATIVIDADE 4 – MONETIZANDO AS PUBLICAÇÕES
A atividade está sugerindo o seu desenvolvimento em grupo, porém sabemos que não será possível, vamos realizar individualmente discutiremos no grupo do Watts.
Como podemos perceber, geralmente os influenciadores digitais obtém renda a partir de suas publicações nas redes sociais. Eles podem fazer isso através de vários métodos. Um deles é divulgar um produto ou serviço explicitamente em seu canal. Mas para que ele possa fazer isso
legalmente, ele deve avisar o público que o conteúdo da publicação contém “promoção paga”. A outra maneira para obtenção de renda dos influenciadores digitais é pelo engajamento obtido pelos seus seguidores. Esse engajamento é determinado pela forma segundo a qual os conteúdos publicados são acessados pelos usuários da rede. Geralmente, isso é feito com o auxílio de algoritmos, que selecionam conteúdos de acordo com um determinado perfil de audiência
.
Passo 1: Assista aos vídeos abaixo e discuta com seus colegas as seguintes questões:
Vídeo 1: O impacto social dos algoritmos de recomendação | Dierê Fernandez. Fonte: TEDxMauá – Disponível 
https://www.youtube.com/watch?v=QQskjx69Esc
 - Acesso em17/12/2019
              Vídeo 2: Como os algoritmos das redes sociais funcionam?
                             https://www.youtube.com/watch?v=jSMp3ZZEsqU  - acesso em 17 dez. 2019
Após assistir os vídeos responda :
O que são os algoritmos?
 como os algoritmos são usados nas redes sociais?
Quais são as principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais?
Qual foi o aprendizado da aula?
Fique ligado nas aula de tecnologia !
10/julho
sexta-feira
8º ano do EF II
11:15h
12:00h
Tecnologia

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.



TUDO PASSA

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ºC
ARTE

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Improvisação e criação em dança



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos trabalhar nas próximas semanas processos de criação, para que isso ocorra de forma significativa copie no seu caderno o texto a seguir, não esqueçam de enviar a foto pelo email.
Improvisação e criação em dança

Improvisação em dança: O que são procedimentos de improvisação em dança? Improvisar significa fazer algo de forma repentina, sem ensaio prévio, sem preparação. Mas, na verdade, precisamos combater a ideia de que a improvisação parte do “vazio”. Ela precisa de muita preparação, estudos de movimentos e articulações. A pessoa que deseja improvisar precisa explorar seu corpo em busca de movimentos que fogem daqueles do dia-a-dia, percebendo que existem muito mais opções de “dobradiças” em nosso corpo do que imaginamos a princípio. Quando colocamos os estudantes para pensar em movimentos, geralmente ficam presos a movimentos habituais de danças conhecidas, e não exploram todo o potencial do seu corpo. Vários exercícios, como os propostos por Rudolf Laban, propõem ao estudante se aventurar a conhecer seu corpo através de movimentos simples como torcer, pressionar, chicotear, socar, flutuar, deslizar, sacudir e pontuar. Enquanto se aventuram, vamos lembrando as articulações que devem focalizar e realizar estes movimentos, tais como pescoço, ombro, cotovelos, pulsos, falanges (dedos), cintura, joelhos, pés, entre outros, além de explorar diversos níveis como alto (em pé), médio (na altura da cintura) e o baixo (próximos ao chão), entre outras possibilidades.
Para uma improvisação profissional, é interessante ainda que o dançarino tenha acesso a vários estilos diferentes de dança, desde a clássica, até a contemporânea e as regionais, para que com todas estas informações “registradas” em seu corpo, consiga executar uma situação de improvisação com qualidade, fazendo uma mixagem de todos estes estilos e informações coletadas em exercícios ,criando através de sua poética, trazendo toda a intencionalidade expressiva para sua apresentação. Desta forma, ela terá liberdade de escolha no momento do improviso, repertório de movimentos (opções), percepção, terá desenvolvido atenção ativa para ver o outro e sentir a hora de improvisar junto, além de noções sobre espaço e composição.

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 06/07  a 10/07

__


CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 8º C e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 06/07/2020 à 10/07/2020
Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Atividade: Ler o texto e descrever o que entendeu.
Sistema Reprodutor dos vegetais
Uma etapa fundamental para garantir a perpetuação das diferentes espécies de plantas existentes na Terra é a reprodução. As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone.
A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação. A meiose é o tipo de divisão celular que ocorre nos gametas, no qual uma célula diploide (2n) tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade (n). A fecundação é o processo de união dos dois gametas haploides, formando um zigoto diploide e restabelecendo o número cromossômico diploide. Dessa forma, a meiose permite que o número de cromossomos se mantenha após a fecundação.

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS - JUDÔ
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·        (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
Aula I: Estudante, a “sombra” é uma modalidade de treinamento utilizada em diversas lutas como, por exemplo, Boxe, Muay Thai, Karatê, Taekwondo etc., visando desenvolver as técnicas e melhorar a velocidade. No Judô, esse tipo de treino é chamado de TANDOKU-RENSHU (treinamento sozinho).
Agora você vai realizar o chamado TANDOKU-RENSHU (treinamento Individual) para representar o movimento técnico dos golpes do Judô. Escolha a técnica que você vai representar e pesquise como realizá-la, realizando-a na sequência.

Você deve escrever como foi sua experiência e qual a técnica que tentou realizar.

Escolha uma das técnicas abaixo para praticá-la:

IPPON-SEOI-NAGE (arremesso pelo braço)
TAI-OTOSHI (queda do corpo)
KATA-GURUMA (giro pelo ombro jogando para trás)
O-GOSHI (grande arremesso com o quadril)
HARAI-GOSHI (rasteira usando o quadril)
TSURI-KOMI-GOSHI (arremesso com o quadril levantando e puxando)
O-SOTO-GARI (grande rasteira externa)
DE-ASHI-HARAI (movimento de rasteira pela frente)
UCHI-MATA (arremesso levantando por entre as pernas)

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Aula II: Assista ao link abaixo:


Agora responda:

1.     O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

2.     Quais golpes são ilegais no Judô?

3.     Quais são as fases de uma luta do Judô?

4.     Por que a técnica do Judô é tão importante?

5.     Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
RECURSOS:

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 06 á 10/07/2020
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Geografia 8°C, D EJA 1TA, TB, TC, 2°TA
Regionalização do Continente americano
  A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIO GEOGRÁFICO
   Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
   Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
  A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas: a América do Norte, a América Central e a América do Sul.



Conforme leitura do texto, e do mapa, responda:
1. Do ponto de vista geográfico como está dividido o continente americano?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são os dois critérios de regionalização da América?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Que país europeu, administra uma possessão de terra na parte sul do continente americano?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Cite três países da parte central do continente americano, que estão no Caribe (insulares).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Podemos afirmar que a Dinamarca (Europa), tem influência geográfica na parte norte da América? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.



HISTÓRIA

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 06 de julho a 10 de julho

 

TEMA: Insurreição Pernambucana (1817)

 

HABILIDADES: (EF08HI11Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

 

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

       Leia o texto abaixo e na sequência responda as perguntas propostas.

 

       

 

 

 


1)    Com o governo de D. João financiou os empregos e apoio à elite do Centro-Sul?

2)    Quais as reclamações dos pernambucanos em relação a D. João?

3)    Quais os grupos sociais que fizeram parte do governo provisória na Insurreição Pernambucana [1817]?

4)      Qual foi a influência da implantação de um governo republicano nas regiões próximas de Pernambuco?

5)    Relacione as medidas tomadas pelo novo governo?

6)    Qual era o pensamento dos líderes da rebelião de 1817 em relação a escravidão?

7)    Qual era o temor dos comerciantes portugueses e proprietários de terra?

8)    Qual foi a pena dada aos líderes do movimento?

9)    Ao término do movimento qual foi a ordem social que prevaleceu?

10) Qual foi o triunfo de Pernambuco?


 

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 126 e 127.

 



INGLÊS
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 06/07/20 a 10/07/20
TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL
Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países, responda às seguintes questões. Escreva suas respostas em inglês e português no caderno.

a)     Qual é o seu tipo de comida preferido?
b)     Você já experimentou ingredientes ou pratos típicos de outros países?
c)     Você sabe fazer alguma receita? Qual?

2ª aula: Nesta aula vou compartilhar com vocês uma receita de Guacamole, prato típico do México.
Copie a receita no seu caderno e faça a tradução.

Guacamole – Ingredientes:

2 ripe avocados, 1 small onion, 1 clove garlic, 1 small tomato, juice of 1 fresh lime, salt and pepper to taste.
Modo de preparo: peel avocados and remove the pit; peel and mince the anion and garlic, chop the tomato; mash the avocado in a bowl; and then stir in the remaining ingredients. Serve cold with tortillas.


Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
3ª Atividade do 2º Bimestre
8º ANO  A, B,C,D - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ

Tema: Magia da Leitura
Assunto abordado: Conto ou não conto? (Abel Sidney)

Ø  Pesquise e transcreva uma breve biografia sobre o autor:

Ø  Observando a capa do livro.  Qual história o livro pode nos revelar?



Clique no link e leia o conto (Conto-ou-não-conto?). Assista o vídeo (Vídeo-aula-explicativa), interaja com a história do conto e responda as questões:

1.     Será que a personagem desta história conseguiu guardar um grande segredo?
2.     Você se identificou com a história?
3.     O que você achou da atitude da personagem de tentar contar o segredo?
4.     Reflita sobre o trecho a seguir; "Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. O que vocês entenderam da parte "quem conta um conto, aumenta um ponto"?

Após de refletir sobre o tema, comente (brevemente) sobre os pontos abaixo:
·       A importância de tomarmos cuidado com aquilo que falamos;
·       Confiança
·       Empatia;
·       Valorização dos momentos em família.

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias.



Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 06/07 a 10/07 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

1 – TEMA: -  Variação de grandezas: diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais.

Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA12) Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.

(EF08MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.


Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar  e anotar no caderno o conceito de Grandezas e a diferença entre grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais e não proporcionais.

- Leitura/análise e resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas 68,69 e 70. Resolver no caderno do aluno impresso ou no caderno individual. (Obs: Resolver os exercícios e mandar resolução por meio do e-mail, whatsapp  ou Google Classroom).


Obs: Os links abaixo contém os conteúdos citados nessa aula envolvendo grandezas diretamente proporcionais, indiretamente e não proporcionais , no total são três vídeos referentes as aulas do centro de mídia (CMSP) com aulas voltadas ao 8º ano. Por favor, não deixe de assistir.
https://youtu.be/HXt6Ot4BhUI                     https://youtu.be/QiZiZwnB1lI




·       RECURSOS

- blog                          - internet
- e-mail                        - Google Classroom        - whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP, whatsapp ou no e-mail abaixo:
                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
PROJETO DE VIDA
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 5- Semana Quarentena 06.07 à 10.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü    6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem O SIGNIFICADO E O SENTIDO DAQUILO QUE FAÇO, em seguida assista o vídeo proposto na atividade 6 do caderno do estudante  https://www.youtube.com/watch?v=XZuVhK0tpKE e respondam em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

  ü  7º Ano:
Leia Atividade 5: ESCOLHAS X CONSEQUÊNCIAS e Atividade 6:  TROCA DE IDÉIAS do caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 5: MAO NA MASSA: VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS?, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  Ano: 
Leia a situação de aprendizagem A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO,  e resolva a Atividade 10 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  1º EM:
Leia a situação de aprendizagem 6: RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS, responda  as questões da Atividade 6  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Respeito; Autoconfiança; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para aprender; Foco; Organização.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades06/07/2020 a 10/07/2020
8º ano: A, B & C
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA  61
ATIVIDADE 4 – MONETIZANDO AS PUBLICAÇÕES
A atividade está sugerindo o seu desenvolvimento em grupo, porém sabemos que não será possível, vamos realizar individualmente discutiremos no grupo do Watts.
Como podemos perceber, geralmente os influenciadores digitais obtém renda a partir de suas publicações nas redes sociais. Eles podem fazer isso através de vários métodos. Um deles é divulgar um produto ou serviço explicitamente em seu canal. Mas para que ele possa fazer isso
legalmente, ele deve avisar o público que o conteúdo da publicação contém “promoção paga”. A outra maneira para obtenção de renda dos influenciadores digitais é pelo engajamento obtido pelos seus seguidores. Esse engajamento é determinado pela forma segundo a qual os conteúdos publicados são acessados pelos usuários da rede. Geralmente, isso é feito com o auxílio de algoritmos, que selecionam conteúdos de acordo com um determinado perfil de audiência
.
Passo 1: Assista aos vídeos abaixo e discuta com seus colegas as seguintes questões:
Vídeo 1: O impacto social dos algoritmos de recomendação | Dierê Fernandez. Fonte: TEDxMauá – Disponível 
https://www.youtube.com/watch?v=QQskjx69Esc
 - Acesso em17/12/2019
              Vídeo 2: Como os algoritmos das redes sociais funcionam?
                             https://www.youtube.com/watch?v=jSMp3ZZEsqU  - acesso em 17 dez. 2019
Após assistir os vídeos responda :
O que são os algoritmos?
 como os algoritmos são usados nas redes sociais?
Quais são as principais maneiras de monetizar as publicações nas redes sociais?
Qual foi o aprendizado da aula?
Fique ligado nas aula de tecnologia !
10/julho
sexta-feira
8º ano do EF II
11:15h
12:00h
Tecnologia

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.



TUDO PASSA


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ºD
ARTE

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Improvisação e criação em dança



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos trabalhar nas próximas semanas processos de criação, para que isso ocorra de forma significativa copie no seu caderno o texto a seguir, não esqueçam de enviar a foto pelo email.
Improvisação e criação em dança

Improvisação em dança: O que são procedimentos de improvisação em dança? Improvisar significa fazer algo de forma repentina, sem ensaio prévio, sem preparação. Mas, na verdade, precisamos combater a ideia de que a improvisação parte do “vazio”. Ela precisa de muita preparação, estudos de movimentos e articulações. A pessoa que deseja improvisar precisa explorar seu corpo em busca de movimentos que fogem daqueles do dia-a-dia, percebendo que existem muito mais opções de “dobradiças” em nosso corpo do que imaginamos a princípio. Quando colocamos os estudantes para pensar em movimentos, geralmente ficam presos a movimentos habituais de danças conhecidas, e não exploram todo o potencial do seu corpo. Vários exercícios, como os propostos por Rudolf Laban, propõem ao estudante se aventurar a conhecer seu corpo através de movimentos simples como torcer, pressionar, chicotear, socar, flutuar, deslizar, sacudir e pontuar. Enquanto se aventuram, vamos lembrando as articulações que devem focalizar e realizar estes movimentos, tais como pescoço, ombro, cotovelos, pulsos, falanges (dedos), cintura, joelhos, pés, entre outros, além de explorar diversos níveis como alto (em pé), médio (na altura da cintura) e o baixo (próximos ao chão), entre outras possibilidades.
Para uma improvisação profissional, é interessante ainda que o dançarino tenha acesso a vários estilos diferentes de dança, desde a clássica, até a contemporânea e as regionais, para que com todas estas informações “registradas” em seu corpo, consiga executar uma situação de improvisação com qualidade, fazendo uma mixagem de todos estes estilos e informações coletadas em exercícios ,criando através de sua poética, trazendo toda a intencionalidade expressiva para sua apresentação. Desta forma, ela terá liberdade de escolha no momento do improviso, repertório de movimentos (opções), percepção, terá desenvolvido atenção ativa para ver o outro e sentir a hora de improvisar junto, além de noções sobre espaço e composição.

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 06/07  a 10/07

__


CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 8º C e 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 06/07/2020 à 10/07/2020
Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.
Atividade: Ler o texto e descrever o que entendeu.
Sistema Reprodutor dos vegetais
Uma etapa fundamental para garantir a perpetuação das diferentes espécies de plantas existentes na Terra é a reprodução. As plantas possuem duas formas de reprodução: a sexuada e a assexuada. A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone.
A reprodução sexuada abrange a meiose e a fecundação. A meiose é o tipo de divisão celular que ocorre nos gametas, no qual uma célula diploide (2n) tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade (n). A fecundação é o processo de união dos dois gametas haploides, formando um zigoto diploide e restabelecendo o número cromossômico diploide. Dessa forma, a meiose permite que o número de cromossomos se mantenha após a fecundação.

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS - JUDÔ
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·        (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
Aula I: Estudante, a “sombra” é uma modalidade de treinamento utilizada em diversas lutas como, por exemplo, Boxe, Muay Thai, Karatê, Taekwondo etc., visando desenvolver as técnicas e melhorar a velocidade. No Judô, esse tipo de treino é chamado de TANDOKU-RENSHU (treinamento sozinho).
Agora você vai realizar o chamado TANDOKU-RENSHU (treinamento Individual) para representar o movimento técnico dos golpes do Judô. Escolha a técnica que você vai representar e pesquise como realizá-la, realizando-a na sequência.

Você deve escrever como foi sua experiência e qual a técnica que tentou realizar.

Escolha uma das técnicas abaixo para praticá-la:

IPPON-SEOI-NAGE (arremesso pelo braço)
TAI-OTOSHI (queda do corpo)
KATA-GURUMA (giro pelo ombro jogando para trás)
O-GOSHI (grande arremesso com o quadril)
HARAI-GOSHI (rasteira usando o quadril)
TSURI-KOMI-GOSHI (arremesso com o quadril levantando e puxando)
O-SOTO-GARI (grande rasteira externa)
DE-ASHI-HARAI (movimento de rasteira pela frente)
UCHI-MATA (arremesso levantando por entre as pernas)

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Aula II: Assista ao link abaixo:


Agora responda:

1.     O que é preciso fazer para vencer no Judô? Quais são seus objetivos e princípios?

2.     Quais golpes são ilegais no Judô?

3.     Quais são as fases de uma luta do Judô?

4.     Por que a técnica do Judô é tão importante?

5.     Quais são as características físicas e emocionais que estão presentes na prática do Judô?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
RECURSOS:

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui, envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 06 á 10/07/2020
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Geografia 8°C, D EJA 1TA, TB, TC, 2°TA
Regionalização do Continente americano
  A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIO GEOGRÁFICO
   Assim como ocorre com o espaço mundial, há diferentes critérios de regionalização da América.
   Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
  A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista geográfico três Américas: a América do Norte, a América Central e a América do Sul.



Conforme leitura do texto, e do mapa, responda:
1. Do ponto de vista geográfico como está dividido o continente americano?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são os dois critérios de regionalização da América?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3. Que país europeu, administra uma possessão de terra na parte sul do continente americano?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Cite três países da parte central do continente americano, que estão no Caribe (insulares).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Podemos afirmar que a Dinamarca (Europa), tem influência geográfica na parte norte da América? Justifique.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 06 de julho a 10 de julho

 

TEMA: Insurreição Pernambucana (1817)

 

HABILIDADES: (EF08HI11Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.

 

 

          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

 

 

       Leia o texto abaixo e na sequência responda as perguntas propostas.

 

       

 

 

 


1)    Com o governo de D. João financiou os empregos e apoio à elite do Centro-Sul?

2)    Quais as reclamações dos pernambucanos em relação a D. João?

3)    Quais os grupos sociais que fizeram parte do governo provisória na Insurreição Pernambucana [1817]?

4)      Qual foi a influência da implantação de um governo republicano nas regiões próximas de Pernambuco?

5)    Relacione as medidas tomadas pelo novo governo?

6)    Qual era o pensamento dos líderes da rebelião de 1817 em relação a escravidão?

7)    Qual era o temor dos comerciantes portugueses e proprietários de terra?

8)    Qual foi a pena dada aos líderes do movimento?

9)    Ao término do movimento qual foi a ordem social que prevaleceu?

10) Qual foi o triunfo de Pernambuco?


 

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 8, p. 126 e 127.

 



INGLÊS /PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 06/07/20 a 10/07/20
TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL
Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade - Continuação da atividade da semana passada

1ª aula: Agora que você já pesquisou sobre alguns pratos típicos de outros países, responda às seguintes questões. Escreva suas respostas em inglês e português no caderno.

a)     Qual é o seu tipo de comida preferido?
b)     Você já experimentou ingredientes ou pratos típicos de outros países?
c)     Você sabe fazer alguma receita? Qual?

2ª aula: Nesta aula vou compartilhar com vocês uma receita de Guacamole, prato típico do México.
Copie a receita no seu caderno e faça a tradução.

Guacamole – Ingredientes:

2 ripe avocados, 1 small onion, 1 clove garlic, 1 small tomato, juice of 1 fresh lime, salt and pepper to taste.
Modo de preparo: peel avocados and remove the pit; peel and mince the anion and garlic, chop the tomato; mash the avocado in a bowl; and then stir in the remaining ingredients. Serve cold with tortillas.


Faça a atividade e envie-a para o meu e-mail: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
SEMANA DE 06/07/2020 A 10/07/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
3ª Atividade do 2º Bimestre
8º ANO  A, B,C,D - LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ

Tema: Magia da Leitura
Assunto abordado: Conto ou não conto? (Abel Sidney)

Ø  Pesquise e transcreva uma breve biografia sobre o autor:

Ø  Observando a capa do livro.  Qual história o livro pode nos revelar?



Clique no link e leia o conto (Conto-ou-não-conto?). Assista o vídeo (Vídeo-aula-explicativa), interaja com a história do conto e responda as questões:

1.     Será que a personagem desta história conseguiu guardar um grande segredo?
2.     Você se identificou com a história?
3.     O que você achou da atitude da personagem de tentar contar o segredo?
4.     Reflita sobre o trecho a seguir; "Ela dizia que nós temos uma boca e dois ouvidos; por isso, nós temos que mais ouvir do que falar. E mais: nem tudo o que ouvimos, devemos passar adiante, pois quem conta um conto, aumenta um ponto. O que vocês entenderam da parte "quem conta um conto, aumenta um ponto"?

Após de refletir sobre o tema, comente (brevemente) sobre os pontos abaixo:
·       A importância de tomarmos cuidado com aquilo que falamos;
·       Confiança
·       Empatia;
·       Valorização dos momentos em família.

A explicação desta atividade está abrangida na vídeo aula do Centro de Mídias.



Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Atividades proposta para o período de 06/07/2020 / a 10/07/2020 (6 aulas)
terça-feira
quarta-feira
sexta-feira
8ºano D
8ºano D
8ºano D
8ºano D
8ºano D
8ºano D

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (4aulas)

Caderno do aluno 2º Bimestre
Resolver as atividades:
ATIVIDADE 4 – COMO PODEMOS TOCAR O SOL

          ATIVIDADE 5: AS OPERAÇÕES E A NOTAÇÃO CIENTÍFICA

                    Atenção! não se esqueçam de colocar as datas no caderno

                                                            RECUPERAÇÃO (1AULA)
                                                  ATIVIDADE – PARA PRATICAR
Livro didático
 Fazer leitura Potencias de base 1dez página 45
Resolver a atividade 11da página 47

Aula de leitura (1 aula)
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
                          Para essa aula vocês vão escutar o capítulo: 7  38:00 min            
Nome do conto:_________________________
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Programação das aulas de matemática para os dias:
06/julho
SEG
8º ano do EF II
09:45
10:30
Duração da aula 45m
Matemática
07/junho
TER
8º ano do EF II
09:45
10:30
Duração da aula 45m
Matemática
08/Julho
QUA
8º ano do EF II
10:30
11 :15
Duração da aula 45m
Matemática

Pessoal já formei nossas turmas no google sala de aula vou colocar o código de nossa turma aqui para vocês acessarem.
8º ano D código xs6dr4o

Atenção: Aqueles alunos que não têm acesso ao Watts vão realizando as atividades no caderno e se possível encaminhar as atividades avaliativas para meu e-mail.
Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA



PROJETO DE VIDA/PROFªROSIANE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

8° ANO - D
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, projeto de vida.

4.     CONTEÚDOS:
Conhecendo o território da comunidade (continuação).

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Assertividade, iniciativa social, curiosidade para aprender.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Você irá confeccionar um painel com desenhos, gravuras que represente os serviços da sua comunidade.
OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar o caderno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
06/07/2020 a 10/07/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane
12.  VALIDADO EM:
   06/07/2020





TEC. E INOVAÇÃO/PROFº
Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 5- Semana Quarentena 06.07 à 10.07
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

No caderno do aluno entenda a proposta da atividade, responda e envie para e-mail para o professor.  ATIVIDADE 5 – MÃO NA MASSA – CRIANDO CONTEÚDO E ENGAJANDO SEGUIDORES.


Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


Nenhum comentário:

Postar um comentário