segunda-feira, 6 de julho de 2020

6º ANOS SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO

       ATIVIDADES DA SEMANA DE 06 A 10   DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºDENIS
Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos
Nome:___________________________________________

2º Bim- Atividade 5 Semana Quarentena 06.07 à 10.07

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva
Na atividade de hoje falaremos sobre a Motivação um dos 4 Pilares da Inteligência Emociona. Segundo Hyperscience. Leia abaixo o texto abaixo e faça uma reflexão sobre a motivação e como ela pode te favorecer?

Motivação
            No que se refere à inteligência emocional, motivação é seu deseje de realizar algo. O cérebro entende esse desejo: uma seção de seu córtex pré-frontal se acende com o simples pensamento de alcançar um objetivo significativo.
            Pessoas motivadas realizam ações em busca de seus objetivos. Se querem casar, saem para conhecer pessoas, se querem avançar na carreira, fazem cursos de especialização e assim por diante.
            Daniel Goleman sugere que, a fim de começar a fazer uso dessa motivação, as pessoas primeiro identifiquem seus próprios valores, para não acabar fazendo coisas que contradigam diretamente o que elas acreditam.
            Infelizmente, não podemos dizer a ninguém o que eles querem na vida, mas existem muitas estratégias que as pessoas podem usar para descobrir.       Por exemplo, ler seu diário para encontrar momentos em que você se sentiu realizado, ou criar uma lista das coisas que você valoriza, ou ainda ter metas de sucessos menores que você sabe que pode alcançar são boas formas de conhecer seus valores, sonhos e de se manter motivado.
            Além disso, lembre-se que todos os que conquistaram algo o fizeram lentamente, então tenha paciência.

Fonte: ROMANZOTI, Natasha. Inteligência emocional: as habilidades sociais que você não aprendeu na escola: Motivação. Acesso em: 29 jun. 2020. Acesso em: <https://hypescience.com/as-habilidades-sociais-que-voce-nao-aprendeu-na-escola/>

Aulas previstas: 2 aulas
Público: 6º e 7º anos
Habilidades envolvidas: Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
ELETIVAS/PROFªDAYANE
DISCIPLINA/TURMA:

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º

CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES

·          Atividade 1-  TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;
·       Praticar esses jogos com amigos e família;
·       Escrever como foi a experiência;

Filmes da Disney
 


Gabarito:
1.     Procurando Nemo
2.     A Bela Adormecida
3.     Up – Altas Aventuras
4.     A Pequena Sereia
5.     O Rei Leão
6.     Mulan
7.     Mary Poppins
8.     Divertida Mente
9.     Frozen
10. Cinderela
11. Carros
12. Branca de Neve
13. Aladdin
14. Alice no País das Maravilhas
15. A Bela e a Fera

·          Atividade 2- TechTudo 
·       Os melhores desafios de emojis da Internet para Watssap;

Carros



Gabarito:
1.     Santa Fé
2.     Gol
3.     Idea
4.     Eco Esporte
5.     Audi
6.     Polo
7.     Amarok
8.     Fiat 500
9.     Up!
10. Bravo
11. City
12. Uno Mille


E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 17/07/2020



6ºA
ARTE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:
Arte


CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento e Processos de Criação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos trabalhar nas próximas semanas processos de criação, para que isso ocorra de forma significativa copie no seu caderno o texto a seguir, não esqueçam de enviar a foto pelo email.
Objetos de conhecimento e Processos de Criação
●elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora)
      ●espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras.
Patrimônio Material e Imaterial: Patrimônio Cultural (Material, Imaterial e Arqueológico) –é o conjunto de bens móveis e imóveis existentes em um país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico e/ou artístico”. O Artigo 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
COREOGRAFIA–É uma sequência de movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.
FIGURINO –É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.
TRILHA SONORA-É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) -Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo da dança de São Gonçalo).


RECURSOS:
Caderno para realização da atividade


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA  06/07  a 10/07

__


CIÊNCIAS/PROFºMARIO


Atividade de Ciências 6º anos A e B
Prof Mário José
2º bimestre
Semana do dia 06 a 10/07, para ser entregue até dia 15/07
Questões:
1) O que é coluna vertebral? E quantos ossos possui?
2) O que são discos de cartilagens? E qual sua função?
3) Quais são as deformações que podem ocorrer na coluna vertebral?

4) Qual a função da medula espinhal?

EDUCAÇÃO FÍSICA

EE SALIMFARH MALUF
SEMANA DE 06  Á   10/07/2020
AULA 1 E 2  -  TEMA: DANÇA/GINÁSTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A 
PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA
Esse ano não teremos Festa Junina na escola, então vamos recordar os elementos que fazem parte desta festa, faça a atividade abaixo:



2ª AULA
Ler e responder a atividade do Caderno do Aluno
Página: 54.

ORIENTAÇÕES
- Utilize o Caderno do Aluno
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades pontualmente
- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO
Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais
DEVOLUÇÃO



GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
Atividade de geografia professor Ricardo José dos Santos 6 anos A,B
Enviar por email ricardosantosgeo@gmail.com
Whatsapp (11) 983393040

Movimentos da Terra

A Terra não é estática, portanto, está em constante movimentação. O planeta realiza diversos movimentos, como a rotação e a translação.
Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos. Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, como solstícios e equinócios, a existência do dia e da noite, a contagem do ano, entre outros. Entendê-los é fundamental para compreender a complexidade e dinamicidade do Universo.

A Terra realiza diversos movimentos, contudo, nem todos produzem efeito direto em nossas vidas, por isso passam despercebidos. Há dois principais movimentos realizados concomitantemente cujas consequências são sentidas e vividas diariamente por nós. São eles:

Rotação, Translação

Rotação
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste. Assim, o sol nasce a leste e se põe a oeste, servindo de referência de posição há muitos anos.

Conforme o movimento é realizado, algumas áreas apresentam incidência direta dos raios solares, enquanto outras estão perdendo iluminação, gerando, então, uma diferença de iluminação entre as regiões do planeta. A velocidade média do movimento de rotação é de aproximadamente 1669 km/h.

 Consequências do movimento de rotação
O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Outras consequências do movimento de rotação é dilatação da região próxima à Linha do Equador e um possível achatamento dos polos, as correntes marítimas sofrem desvio para oeste e a criação do sistema de fusos horários. Esse sistema foi criado para padronizar o horário mundial e é calculado a partir da divisão da Terra (360°) em 24 horas, que corresponde ao período aproximado que a Terra leva para realizar o movimento de rotação.

Translação

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

A velocidade do movimento altera-se conforme a Terra aproxima-se ou se distancia do Sol. Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade e quanto mais afastada, menor é a velocidade do movimento. Quando ocorre o afastamento do planeta Terra em relação ao sol denomina-se afélio e a distância entre Terra e Sol é de aproximadamente 152 milhões de quilômetros.

Quando ocorre a aproximação da Terra com o Sol denomina-se periélio e a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 147 milhões de quilômetros. Assim, quando a Terra encontra-se no afélio, sua velocidade torna-se reduzida e, quando a Terra encontra-se no periélio, a velocidade de translação é maior.

Questões

1 Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, qual o nome desses movimentos?
2 Quais são os efeitos do movimento de rotação?
3 Qual o período de rotação da Terra?
4 Quais são os efeitos do movimento de translação?
Qual o período do movimento de translação?




HISTÓRIA/PROFª SUELI
BLOG SEXTOS ANOS AULAS SEMANAIS DE 06/07/2020 À 10/07/2020
PROFESSORA SUELI                                         O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                      SÉRIE 6° ANOS A  E  B
CONTEÚDO
1- PESQUISE COMO VIVIAM A POPULAÇÃO EGÍPCIA NO EGITO ANTIGO.
2- PESQUISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RIO NILO PARA OS EGÍPCIOS NA ANTIGUIDADE.
3- PESQUISE COMO FORAM CONSTRUÍDAS AS PIRÂMIDES.
4- PESQUISE A IMPORTÂNCIA DAS PIRÂMIDES PARA OS EGÍPCIOS.
5- PESQUISE A IMPORTÂNCIA DO FARAÓ, NO EGITO ANTIGO.
COMO REALIZAR A ATIVIDADE:
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com




INGLÊS
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS


DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6 ° ANOS A/B

CONTEÚDOS: NEW WORDS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01),   (EF06LI04),   (EF06LI05),   (EF06LI07),   (EF06LI08),   (EF06LI09),  
Nesta atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema cotidiano.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


-Desenvolvimento das Atividades:

·         Parte 1: Listen and answer – New Words.
1.    Leia o texto com atenção, observe as palavras;
2.    Traduzir o texto com o tradutor online ou dicionário;
3.    Entra no link abaixo, copia e cola no Google,



RECURSOS:
·         Internet,
·         Dicionário,
·         Tradutor on-line.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Os alunos serão avaliados por meio de participação na realização das atividades propostas.



DATA: 29/06/2020



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.

Atividade: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
Tempo para realização: Uma semana, 06 aulas.  (De 06/Julho até 10/Julho)


DE AVIÕES A SUPER-HERÓIS

O que fazem os super-heróis? Quem é seu super-herói favorito? No espaço abaixo, desenhe ou
cole uma ilustração e produza uma pequena biografia, com as principais informações sobre o
super-herói que você mais admira. Caso não se lembre de nenhum, crie seu próprio super-herói,
bem como sua breve biografia (como nasceu, onde viveu como adquiriu seus superpoderes,fatos de sua vida, momentos heróicos etc.)



















      MATEMÁTICA/PROFºMARCELO



ATIVIDADE 3 DE MATEMÁTICA 6ºA PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 06/07 à 10/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO  profmarcelomaua@gmail.com
Resolva os problemas abaixo :
1) Numa compra de supermercado gastei 236 reais, se paguei com duas notas de 100 reais, qual é o valo do meu troco?
 2) Minha irmã tem 28 anos, meu pai tem o dobro, minha mão tem 50, qual é a minha idade se a soma de todos é de 155 anos?
3) Numa loja de roupas uma calça custava 86 reais como pedi um desconto o preço da calça saiu por 68 reais. Qual foi o valor do desconto?
4) Meu salário é de 1056 reais. Este mês paguei 350 reais de aluguel, 323 reais de supermercado e 98 reais gastei numa festa de aniversário. Quanto vai me sobrar para gastar se ainda devo 43 reais para meu irmão?
5) Minha mão repartirá um valor de 230 reais entre os 5 irmãos. Como sou mais velha vou receber 70 reais e os outros receberão partes iguais. Quanto receberá cada um dos meus irmãos?

 6) Mas meu pai vai também vai repartir 270 reais e eu vou receber o dobro dos meus irmão, que receberão partes iguais. Qual será o valor da minha parte?
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 5- Semana Quarentena 06.07 à 10.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü    6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem O SIGNIFICADO E O SENTIDO DAQUILO QUE FAÇO, em seguida assista o vídeo proposto na atividade 6 do caderno do estudante  https://www.youtube.com/watch?v=XZuVhK0tpKE e respondam em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

  ü  7º Ano:
Leia Atividade 5: ESCOLHAS X CONSEQUÊNCIAS e Atividade 6:  TROCA DE IDÉIAS do caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 5: MAO NA MASSA: VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTORIA EM QUADRINHOS?, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  9 Ano: 
Leia a situação de aprendizagem A CHEGADA AO ENSINO MÉDIO,  e resolva a Atividade 10 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

  ü  1º EM:
Leia a situação de aprendizagem 6: RESPEITO É BOM E NÓS GOSTAMOS, responda  as questões da Atividade 6  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Imaginação criativa; Respeito; Autoconfiança; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para aprender; Foco; Organização.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO /PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades 06/07/2020 a 10/07/2020
6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA 59
ATIVIDADE 6 – CAMPANHA CONTRA O CYBERBULLYING
Após o estudo sobre o cyberbullying, você pode perceber que a interação virtual pode ter impacto na vida das pessoas de várias formas. A partir do que você aprendeu sobre o assunto e em grupo produzam um vídeo de até 1 minuto, com uma campanha contra o cyberbullying.
O vídeo pode conter imagens, palavras e outros elementos que possam ser utilizadas nesse processo. Dessa forma, façam um bom planejamento!
1º Passo: organizar o roteiro, definir como será a abordagem do assunto, e qual será a mensagem principal do vídeo, que deverá ter no máximo 1 minuto, não se esquecer de organizar os recursos que vão utilizar.
Dicas para a família e para a escola de como lidar com o cyberbullying: Fonte: SAFERNET
Aulas de tecnologia no centro de mídias 6ºanos
10/julho
sexta-feira
09:00
09:45
Tecnologia



Aulas de tecnologia no centro de mídias 7ºanos
10/julho
sexta-feira
10:30
11:15
Tecnologia


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.
TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ºB
ARTE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:
Arte


CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento e Processos de Criação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos trabalhar nas próximas semanas processos de criação, para que isso ocorra de forma significativa copie no seu caderno o texto a seguir, não esqueçam de enviar a foto pelo email.
Objetos de conhecimento e Processos de Criação
●elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora)
      ●espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras.
Patrimônio Material e Imaterial: Patrimônio Cultural (Material, Imaterial e Arqueológico) –é o conjunto de bens móveis e imóveis existentes em um país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico e/ou artístico”. O Artigo 216 da Constituição conceitua patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
COREOGRAFIA–É uma sequência de movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.
FIGURINO –É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.
TRILHA SONORA-É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.
ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO (convencionais e não convencionais) -Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo da dança de São Gonçalo).


RECURSOS:
Caderno para realização da atividade


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA  06/07  a 10/07

__


CIÊNCIAS/PROFºMARIO
Atividade de Ciências 6º anos A e B
Prof Mário José
2º bimestre
Semana do dia 06 a 10/07, para ser entregue até dia 15/07
Questões:
1) O que é coluna vertebral? E quantos ossos possui?
2) O que são discos de cartilagens? E qual sua função?
3) Quais são as deformações que podem ocorrer na coluna vertebral?

4) Qual a função da medula espinhal?
EDUCAÇÃO FÍSICA

EE SALIMFARH MALUF
SEMANA DE 06  Á   10/07/2020
AULA 1 E 2  -  TEMA: DANÇA/GINÁSTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS   B
PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA
Esse ano não teremos Festa Junina na escola, então vamos recordar os elementos que fazem parte desta festa, faça a atividade abaixo:



2ª AULA
Ler e responder a atividade do Caderno do Aluno
Página: 54.

ORIENTAÇÕES
- Utilize o Caderno do Aluno
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades pontualmente
- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO
Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais
DEVOLUÇÃO



GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
Atividade de geografia professor Ricardo José dos Santos 6 anos A,B
Enviar por email ricardosantosgeo@gmail.com
Whatsapp (11) 983393040

Movimentos da Terra

A Terra não é estática, portanto, está em constante movimentação. O planeta realiza diversos movimentos, como a rotação e a translação.
Sabemos que a Terra assim como os demais corpos celestes não são estáticos, portanto eles realizam movimentos. Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, como solstícios e equinócios, a existência do dia e da noite, a contagem do ano, entre outros. Entendê-los é fundamental para compreender a complexidade e dinamicidade do Universo.

A Terra realiza diversos movimentos, contudo, nem todos produzem efeito direto em nossas vidas, por isso passam despercebidos. Há dois principais movimentos realizados concomitantemente cujas consequências são sentidas e vividas diariamente por nós. São eles:

Rotação, Translação

Rotação
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste. Assim, o sol nasce a leste e se põe a oeste, servindo de referência de posição há muitos anos.

Conforme o movimento é realizado, algumas áreas apresentam incidência direta dos raios solares, enquanto outras estão perdendo iluminação, gerando, então, uma diferença de iluminação entre as regiões do planeta. A velocidade média do movimento de rotação é de aproximadamente 1669 km/h.

 Consequências do movimento de rotação
O movimento de rotação resulta na sucessão de dias e noites devido à diferença de iluminação nas diferentes áreas do planeta. Sendo assim, parte do planeta fica iluminada pelos raios solares, correspondendo ao dia, enquanto a parte oposta não recebe luz solar correspondendo à noite.

Outras consequências do movimento de rotação é dilatação da região próxima à Linha do Equador e um possível achatamento dos polos, as correntes marítimas sofrem desvio para oeste e a criação do sistema de fusos horários. Esse sistema foi criado para padronizar o horário mundial e é calculado a partir da divisão da Terra (360°) em 24 horas, que corresponde ao período aproximado que a Terra leva para realizar o movimento de rotação.

Translação

A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km. A translação é realizada ao mesmo tempo que a rotação.

A velocidade do movimento altera-se conforme a Terra aproxima-se ou se distancia do Sol. Quanto mais próxima do Sol maior a velocidade e quanto mais afastada, menor é a velocidade do movimento. Quando ocorre o afastamento do planeta Terra em relação ao sol denomina-se afélio e a distância entre Terra e Sol é de aproximadamente 152 milhões de quilômetros.

Quando ocorre a aproximação da Terra com o Sol denomina-se periélio e a distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 147 milhões de quilômetros. Assim, quando a Terra encontra-se no afélio, sua velocidade torna-se reduzida e, quando a Terra encontra-se no periélio, a velocidade de translação é maior.

Questões

1 Os movimentos da Terra são responsáveis por fenômenos astronômicos, qual o nome desses movimentos?
2 Quais são os efeitos do movimento de rotação?
3 Qual o período de rotação da Terra?
4 Quais são os efeitos do movimento de translação?
Qual o período do movimento de translação?




HISTÓRIA/PROFªSUELI
BLOG SEXTOS ANOS AULAS SEMANAIS DE 06/07/2020 À 10/07/2020
PROFESSORA SUELI                                         O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                      SÉRIE 6° ANOS A  E  B
CONTEÚDO
1- PESQUISE COMO VIVIAM A POPULAÇÃO EGÍPCIA NO EGITO ANTIGO.
2- PESQUISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO RIO NILO PARA OS EGÍPCIOS NA ANTIGUIDADE.
3- PESQUISE COMO FORAM CONSTRUÍDAS AS PIRÂMIDES.
4- PESQUISE A IMPORTÂNCIA DAS PIRÂMIDES PARA OS EGÍPCIOS.
5- PESQUISE A IMPORTÂNCIA DO FARAÓ, NO EGITO ANTIGO.
COMO REALIZAR A ATIVIDADE:
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com



INGLÊS
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS


DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6 ° ANOS A/B

CONTEÚDOS: NEW WORDS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01),   (EF06LI04),   (EF06LI05),   (EF06LI07),   (EF06LI08),   (EF06LI09),  
Nesta atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema cotidiano.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


-Desenvolvimento das Atividades:

·         Parte 1: Listen and answer – New Words.
1.    Leia o texto com atenção, observe as palavras;
2.    Traduzir o texto com o tradutor online ou dicionário;
3.    Entra no link abaixo, copia e cola no Google,



RECURSOS:
·         Internet,
·         Dicionário,
·         Tradutor on-line.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Os alunos serão avaliados por meio de participação na realização das atividades propostas.



DATA: 29/06/2020




LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºLILIANE
                                    ATIVIDADE DE PORTUGUÊS-06 DE JULHO 2020
DURAÇÃO: SEMANAL- 06 AULAS
PROFESSORA: LILIANE
HABILIDADES: As habilidades a serem desenvolvidas são: Utilizar ao produzir textos em diferentes gêneros, conhecimentos gramaticais, tempos verbais e concordância verbal, regras ortográficas, pontuação.
Primeiro você copiará em seu caderno respondendo as questões a seguir, em seguida você reproduzirá um texto repetindo os mesmos exercícios, aqui mencionados, o tema será: A PANDEMIA, COMO SOBREVIVER E LUTAR CONTRA O MEDO.Com os seguintes verbos: viver, chorar, proteger, cuidar, isolar, lavar, usar, evitar. Não se esquecendo da pontuação correta nos espaços do texto e regras ortográficas.  

                                            BORA FAZER AS ATIVIDADES GALERA.
Leia a notícia sobre o macaco-prego Chico, completando-a com estes verbos:

deverá      mostra      durou     pediu     continuará    vive    roubava    será   acabou   tem será
 





UBERABA > 'Chico' era acusado de atacar pessoas

MACACO LADRÃO É PERDOADO

Apesar das acusações de furto, roubo e lesão corporal, o macaco-prego Chico __________________habitando A Mata do Ipê, uma unidade de conservação em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A decisão foi tomada ontem, em uma audiência pública que __________________ mais de três horas e reuniu representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da promotoria e moradores da cidade.
O animal, que ________________ no parque desde que nasceu, _________________ atacado pessoas e, com isso, __________________ dividindo a cidade entre os que defendiam sua permanência e os que queriam que ele fosse embora. Por isso, foi preciso realizar a audiência.
Nos últimos dois meses, foram registrados cerca de 40 casos de pessoas atacadas pelo macaco. Na tentativa de pegar comida de quem passava pelo local, ele ____________________ tudo o que encontrava nos bolsos das pessoas, como chaves e celulares. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Lima, nenhuma das vítimas foi à audiência, o que, para ele, _________________ que o macaco não tem culpa.
O Ministério Público __________________ um estudo para apresentar alternativas para o convívio do macaco com as pessoas. A primeira reunião de especialistas _________________ segunda-feira. O projeto ___________________ ter como foco a educação ambiental e a criação de uma estrutura que possibilite uma convivência pacífica.
Fonte: “Jornal da Tarde”.
(Com adaptações feitas pela autora da atividade.).
Agora, transcreva os verbos utilizados para completar a notícia, conforme indicação:
Tempo Passado
Tempo Presente
Tempo Futuro















           

                       BOA SORTE!
                      
                       AGUARDO RETORNO DE VOCÊS!


                       ABRAÇOS: PROF. LILY     
MATEMÁTICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

6 aulas por semana06/07 a 10/07//2020

DISCIPLINA/TURMA:
             Matematica Turma 6° B

CONTEÚDOS:
             AS quatro operações basicas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Resolver e elaborar situações problemas que envolvem as ideias de múltiplos e de divisor , reconhecendo os números primos múltiplos e divisores.



                      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
                                       Exercicios
    1°) - Assunto: Números e operações
Por ocasião das Olimpíadas de Pequim, o jornalzinho de um colégio publicou uma notícia com a seguinte manchete: “População da China é a maior do mundo com 1,307 bilhão de habitantes”.
De acordo com essa informação, a população da China supera 1 bilhão de habitantes em:

    2°) - Assunto: Números e operações
[2011 - Prova BRASIL]
O litoral brasileiro tem cerca de 7 500 quilômetros de extensão. Esse número possui quantas centenas?

    3°) - Assunto: Números e operações
Beatriz encontrou, na loja pague pouco, a seguinte promoção:
Promoção leve 4 pague 3
Ela aproveitou a promoção e pagou 12 canetas. O número de canetas que Beatriz levou foi:

    4°) - Assunto: Números e operações
[2011 - Prova BRASIL]
Adriana vai fazer esta subtração: 679 – 38. O resultado dessa operação será
     5°) - Assunto: Números e operações
[2012 - OBMEP - Nível 1 - Primeira fase]
João fez uma viagem de ida e volta entre Pirajuba e Quixajuba em seu carro, que pode rodar com álcool e com gasolina. Na ida, apenas com álcool no tanque, seu carro fez 12 km por litro e na volta, apenas com gasolina no tanque, fez 15 km por litro. No total, João gastou 18 litros de combustível nessa viagem. Qual é a distância entre Pirajuba e Quixajuba?
     6°) - Assunto: Números e operações
Dentre os números abaixo, aquele que é múltiplos de 4 e 7 é o:
(A) 14
(B) 48
(C) 56
(D) 74
        
                                
                            
        OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com
                  O nome completo , série e N°


RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla




DATA: ___/__/_
__





PROJETO DE VIDA/PROFªCLAUDIA
E.E Salim Farah Maluf

6ºB – Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.    
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br      

Atividade: (06/07 ATÉ 10/07 -2º Bimestre / 2 aulas de 45 minutos cada).
Autoconfiança e Iniciativa social.










ATIVIDADE DE LEITURA E REFLEXÃO.

Na atividade anterior você leu sobre os Perigos das nossas fotos nas Redes Sociais.

Lembrete: Uso de Redes Sociais prevê idade mínima para o perfil. Recomendamos a realização da atividade de forma desplugada para que os estudantes possam refletir sobre sua identidade.

Você refletirá acerca da superexposição da autoimagem
nas redes sociais (isso é bom ou ruim?), refletirá sobre quais tipos de imagens estão construindo de si mesmos e o que isso tem a ver com quem são hoje e quem serão no futuro.

Enviar sua conclusão por escrito, em pouca linhas. 

TEC. E INOVAÇÃO /PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades 06/07/2020 a 10/07/2020
6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA 59
ATIVIDADE 6 – CAMPANHA CONTRA O CYBERBULLYING
Após o estudo sobre o cyberbullying, você pode perceber que a interação virtual pode ter impacto na vida das pessoas de várias formas. A partir do que você aprendeu sobre o assunto e em grupo produzam um vídeo de até 1 minuto, com uma campanha contra o cyberbullying.
O vídeo pode conter imagens, palavras e outros elementos que possam ser utilizadas nesse processo. Dessa forma, façam um bom planejamento!
1º Passo: organizar o roteiro, definir como será a abordagem do assunto, e qual será a mensagem principal do vídeo, que deverá ter no máximo 1 minuto, não se esquecer de organizar os recursos que vão utilizar.
Dicas para a família e para a escola de como lidar com o cyberbullying: Fonte: SAFERNET
Aulas de tecnologia no centro de mídias 6ºanos
10/julho
sexta-feira
09:00
09:45
Tecnologia



Aulas de tecnologia no centro de mídias 7ºanos
10/julho
sexta-feira
10:30
11:15
Tecnologia


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.
TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário