8º A
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Língua portuguesa
Responda as questões de 1 a 5.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SEMANA DE 04/05 a 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de Ciências
Físicas e Biológicas
Turmas: 8°A e 8°B
Aulas previstas: quatro aulas semanais
Conteúdo: Matéria e energia
Habilidades
e competências:
Identificar e classificar
diferentes fontes renováveis e não renováveis e comparar como a energia é
utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios de
sustentabilidade.
Classificar os equipamentos
elétricos residenciais: tais como chuveiro, TV, rádio e outros de acordo com o
tipo de transformação de energia (fontes e tipos de energia).
Desenvolvimento
e estratégia:
- Sugiro que assistam o vídeo
“NO LIGHT”13 e durante a exibição do vídeo, observe as seguintes
situações e as registre no seu caderno.
Que tipos de energia aparecem no vídeo?
Quais aparelhos dependem do uso de energia?
Qual a relação do personagem
com a utilização dos aparelhos?
Você se identificou com alguma situação do vídeo?
- Escreva um resumo sobre o vídeo assistido.
- Agora mãos a obra faça uma
tabela com máquinas, equipamentos e aparelhos que fazem parte do nosso dia a
doa de acordo com suas finalidades.
- Assistam ao vídeo 15 ou a um
texto que contemple estes conceitos. O texto “energia limpa”16 disponível no site da revista “Ciência
Hoje das Crianças”, também apresenta boas reflexões sobre o tema.
- Registre no caderno o que é energia renovável e energia
não renovável.
- No CMSP também abordou esse tema.
Recursos:
CMSP, blog da escola, revista Ciência Hoje das Crianças, sites(Inpe),
vídeos e livros didáticos.
Avaliação:
- Registro no caderno e o envio no e-mail:
- No assunto do e mail colocar o nome completo, série,
turma.
1- Faça um resumo do assunto abordado.
2- Quais são as principais formas de energia associadas ás
situações relacionadas abaixo?
a) Jogadora de futebol chutando uma bola.
b) Automóvel acelerando.
c) Atleta praticando salto em altura.
d) Bateria de um telefone celular sendo carregada.
Não se esqueça de
enviar a tabela que você fez.
Língua portuguesa
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Renê César Costa
Cruz
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AULAS PREVISTAS: 6 (seis)
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DISCIPLINA/TURMA:
L. Portuguesa –
8º anos (A,B,C e D)
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CONTEÚDOS:
Linguagem
literária e Linguagem não literária
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a distinção entre
linguagem literária e linguagem não literária.
Analisar alguns dos mecanismos
utilizados para a criação da linguagem literária.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Conteúdo prático e vídeo aula.
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RECURSOS:
Blog da escola, YouTube e Centro de Mídias*
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Não definido.
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REVISÃO:
Linguagem Verbal e Não Verbal
Vimos
anteriormente, que linguagem nada mais é do que a expressão do pensamento por
meio de palavras, sinais visuais ou fonéticos, através dos quais conseguimos
estabelecer a comunicação. Compreender os aspectos presentes em cada uma das linguagens
é fundamental para a melhor compreensão dos diferentes tipos de discurso que
produzimos e aos quais estamos expostos em diferentes situações
comunicacionais.
Veja
o vídeo abaixo (link) para potencializar o seu entendimento:
Exercício
de revisão:
Na
tira, há uma linguagem bastante presente em nosso cotidiano.
a) Qual é essa linguagem?
b) O que as placas indicam?
c)
Reveja o segundo e o terceiro quadros. As placas salvaram o Cebolinha do
perigo?
DIFERENÇAS
ENTRE LINGUAGEM LITERÁRIA E LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA
Existem
significativas diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária.
Compreender cada uma delas é essencial para o entendimento dos diversos tipos
de texto.
Os
textos podem ser divididos conforme a linguagem escolhida para a construção do
discurso. São dois grandes grupos, que privilegiam a linguagem literária e a
linguagem não literária. Apesar de os textos literários e não literários
apresentarem pontos convergentes em sua elaboração, existem alguns aspectos que
tornam possível a diferenciação entre eles. Saber identificá-los e
reconhecê-los conforme o tipo de linguagem adotado é fundamental para a
compreensão dos diversos gêneros textuais aos quais estamos expostos no nosso
dia a dia.
Exemplo:
Nessa
questão, não existe uma linguagem que seja superior à outra: ambas são
importantes e estão representadas pelos incontáveis gêneros textuais. As
diferenças nos tipos de linguagem estão ancoradas pela necessidade de adequação
do discurso, pois para cada situação escolhemos a maneira mais apropriada para
elaborar um texto.
Dessa
maneira, confira as principais diferenças entre a linguagem literária e a
linguagem não literária:
→
Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de
ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso
dos poemas.
→
Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos,
textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas
publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros
gêneros textuais que concisa.
Cada texto apresenta uma linguagem
específica, que se ajusta de acordo com a intenção do emissor. Para cada
situação elaboramos um tipo de discurso: se a intenção é dar uma notícia,
certamente a escolha vocabular é permeada por elementos que conferem
objetividade e clareza às ideias; se a intenção é escrever um poema,
provavelmente os recursos que privilegiam a expressividade e a beleza do texto,
como figuras de linguagem. Confira na imagem abaixo:
EXERCÍCIOS
Responda as questões de 1 a 5.
1) Coloque V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) No
primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a
literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos
causados pelos detritos.
( )
No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é
predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o
leitor.
( ) No
texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que
diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e
concisa, marca dos textos não literários.
( ) O
texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem
plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços
determinantes da linguagem literária.
2) Qual dos dois textos é literário? Por quê?
3) Qual é não literário? Por quê?
4) Os dois textos apresentam semelhança
quanto ao conteúdo. Qual é essa semelhança?
5) Qual alternativa abaixo a palavra
destacada foi empregada no sentido literário? Justifique a resposta.
a) "Dezenas deles vão ali revirar o
material..."
b) "... deposita na calçada dezenas de
sacos..."
c) "... deixando restos espalhados na
calçada."
d) "... propiciando um lamentável
banquete..."
6) Sobre as características da linguagem não
literária, estão corretas as alternativas:
I. Diferentemente do que acontece com os
textos literários, nos quais há uma preocupação com o objeto linguístico e
também com o estilo, os textos não literários apresentam características bem
delimitadas para que possam cumprir sua principal missão, que é, na maioria das
vezes, a de informar.
II. Apresenta características como a
variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade
de criação.
III. A linguagem não literária faz da
linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos
inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É
comum na linguagem não literária o emprego da conotação, de figuras de
linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.
IV. Na linguagem não literária, a informação
é repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da
mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática
normativa são adotadas.
V. A linguagem não literária pode ser
encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela,
no romance e também em verso, no caso dos poemas.
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, III e IV.
d) I e V.
e) Todas as alternativas estão corretas.
MATEMÁTICA - PROF JOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana
AULAS PREVISTAS: 6 aulas
CONTEÚDOS:
- Congruência entre dois
triângulos.
- Quadriláteros e suas propriedades
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08MA 14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da
identificação da congruência de Triângulos.
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS:
- Os alunos
visualizarão os seguintes links, que os ajudarão na compreensão dos conteúdos :
-
Os alunos devem pesquisar os conceitos no site (Brasil Escola) e escrever no caderno.
-
Ler e responder os exercícios no caderno do aluno, volume 1 (apostila) São
Paulo Faz Escola, Páginas: 30,31,32 e 33.
RECURSOS:
Os alunos se informarão e irão adquirir
conhecimentos, através das seguintes plataformas digitais e instrumentos:
-Facebook - Caderno do
aluno
- blog da Escola -
Youtube
- Centro de Mídias
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
O acompanhamento do desenvolvimento das
atividades será através de: registro escrito, anotações, acesso à plataforma e
observação dos exercícios realizados no caderno.
EE
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS
FINAIS
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1.
PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
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2.
TURMA
8º A/B/C/D
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3.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
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4.
CONTEÚDOS:
Iluminismo.
A industrialização
e o trabalho infantil.
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||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
HABILIDADES:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos
conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e
a organização do mundo contemporâneo.
HABILIDADES: (EF08HI03)
Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na
produção e circulação de povos, produtos e culturas.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1) Assistir
a videoaula “Resumo de História – Iluminismo (Débora Aladim)”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1IChUwbKsOg&t=335s>
Após assistir a videoaula, fazendo
uso do livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a
43, responda as atividade proposta no
Caderno do Aluno, página 78, atividade 4, item 4.1, a), b e c).
2) Assistir
a videoaula “Curso HG Revolução Industrial (aula 22)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OPWfurHfPD0
Após
assistir a videoaula, fazendo uso do Caderno do Aluno, Situação de
aprendizagem 2 – A Industrialização e o trabalho infantil, responda as
atividades propostas nas páginas 79, atividade 1, 1.1, a) e b); páginas 80 a
82, atividade 2.1, a) e b)
3) Caderno
do Aluno, página 83 e 84, responda a atividade 3,
itens 3.1, 3.2 e 3.3.
4) Pesquisar a biografia de Marie
Gouze, que adotou o nome de Olympe de Gouges, Conforme solicitação feita pela
professora na aula do CMSP e entregar junto com as demais atividades.
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||||
5)
RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático
História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43;
- Celular, notebook, tablet ou
computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lapis;
- Borracha.
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6)
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Acompanhamento será através de registros escrito
em folha de caderno comum e no Caderno do Aluno; atividades propostas no
CMSP.
Ao assistir aulas
no Centro de Mídias SP, faça seus registros caderno.
ENVIAR
ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
|
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7)
Nº DE AULAS
PREVISTAS
04
|
8)
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05//2020
|
9)
PROFESSOR
Wilson
de Oliveira
|
10)
VALIDADO EM____/_____/2020
|
ARTE
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A
|
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio
da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e
afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas
práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 101, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
|
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DATA 04/05 a 08 /05
__
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GEOGRAFIA |
EE SALIM FARAH MALUF. De 04 a 08 de 2020
1,2, e 3.
Série: 8º Anos : A – Professor: Djair Santos. Disciplina:
Geografia.
Atividade:
Leitura e interpretação de texto, seguida de pesquisa e resposta as
questões.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, em textos de diferentes
naturezas, elementos do processo histórico de ocupação dos territórios em
diferentes regiões do mundo.
GEOGRAFIA : A
População Mundial
A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de
habitantes, número que tem apresentado uma redução a cada ano.
A população mundial
consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que
atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados
divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).
O ritmo de crescimento populacional tem apresentado redução
a cada ano. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra
terá pouco mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, crescendo a um ritmo anual
de apenas 0,33% ao ano, considerado inferior à taxa atual (2,02%).
A distribuição da população mundial ocorre de forma desigual,
havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes.
Veja a população referente a cada um deles (dados referentes
ao ano de 2013):
África: 1,111 bilhão
de habitantes.
América: 953,7 milhões de habitantes.
Ásia: 4,427 bilhões
de habitantes.
Europa: 742,5 milhões de habitantes.
Oceania: 40 milhões
de habitantes.
Portanto, o
continente com maior concentração populacional é a Ásia (4,1 bilhões de
habitantes), correspondendo cerca de 65% da população mundial. A África é o
segundo continente mais populoso, tal fato se deve ao alto índice de
crescimento populacional dos países que a integram (2,1% ao ano). Sua população
só não é maior em virtude da baixa expectativa de vida, caracterizada como a
menor do planeta. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas
(ONU), mais de 21% da população mundial habitará a África em 2050. A Europa,
que já representou 21% dos habitantes da Terra, atualmente, possui apenas
10,7%, sendo que a tendência é diminuir a cada ano, pois o continente já
apresenta taxa de crescimento populacional negativo.
A América, por sua vez, apresenta crescimento populacional
de 1% ao ano, sendo que essa taxa é maior se considerarmos apenas os países
latino-americanos. Os Estados Unidos e o Canadá possuem crescimento
populacional de 0,9%. O continente asiático é mais populoso por possuir três
dos quatro países mais populosos do planeta.
Veja o ranking dos
dez países mais populosos:
1° - China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes.
2° - Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes.
3° - Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes.
4° - Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes.
5° - Brasil (América): 202.409.273 habitantes.
6° - Paquistão
(Ásia): 182.142.594 habitantes.
7° - Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes.
8° - Nigéria
(África): 173.615.345 habitantes.
9° - Rússia (Europa):
143.499.861 habitantes.
10° - Japão (Ásia):
127.338.621 habitantes.
De acordo com
pesquisas demográficas, estima-se que neste início do século XXI a Terra
receberá mais 80 milhões de habitantes a cada ano, sendo que a maioria viverá
na Ásia, América Latina e, principalmente, na África. Esses continentes
apresentam os países de maior crescimento demográfico do mundo.
Os países ricos tendem a diminuir suas médias de crescimento
demográfico, fato já constatado em 2010, cuja média está em torno de 0,2% ao
ano. No entanto, eles têm aumentado a expectativa de vida de forma considerável,
cujos principais fatores responsáveis por esse aspecto são: desenvolvimento
tecnológico ligado à medicina, maiores cuidados com a saúde, saneamento básico,
entre outros.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho
escolar ou acadêmico? Veja:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "A População
Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-mundial.htm. Acesso em 29 de abril de 2020.
EXERCÍCIOS SOBRE A POPULAÇÃO MUNDIAL
Teste
os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a População Mundial.
QUESTÃO 1
De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de
População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826
bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos
continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente
mais populoso.
a) África.
b) América. c)
Ásia. d) Europa. e) América do Norte.
QUESTÃO 2
Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O continente africano possui elevadas taxas de
crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão
das baixas taxas de expectativa de vida.
b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é,
de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são
elevadíssimas.
c) O rápido crescimento populacional intensifica os
problemas ambientais de um determinado local.
d) A população da
Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e
das altas taxas de natalidade.
e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior
é a expectativa de vida de seus habitantes.
QUESTÃO 3
(UFRR) O envelhecimento da população está mudando
radicalmente as características da população da Europa, onde o número de
pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas décadas, a 30% da população
total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez
mais velha.
Isso ocorre em função
do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da
longevidade.
QUESTÃO 4
A distribuição populacional não ocorre de forma homogênea.
Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos números de habitantes
de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades.
Indique a alternativa
que corresponde ao país mais populoso do planeta.
a) Estados Unidos.
b) China. c) Índia. d) Brasil. e) Rússia.
QUESTÃO 5
Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas
verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país
mais populoso e mais povoado.
b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento
demográfico e a menor expectativa de vida.
c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais
populoso, além de ser o menos povoado.
d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a
maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.
e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais
povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a
Mônaco.
Para entregar, não
se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO
GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
EDUCAÇÃO FISICA
EDUCAÇÃO FISICA
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|
PROFESSORA
DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA:
8°A
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
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CONTEÚDOS:
Esporte: Esporte de
rede/parede e esporte de campo e taco.
|
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou
técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras
das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades
esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de
esporte: rede/parede, campo e taco.
(EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os
desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede,
como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
|
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade I: Analise as regras do Vôlei e descreva quais são
os aspectos técnicos da modalidade. Você deve citar os fundamentos
(movimentos, técnica) e como devem ser realizados para melhor eficiência do
movimento durante o jogo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Atividade II: Analise como funciona um jogo de vôlei e
descreva os aspectos táticos. Você deve explicar alguma situação de jogo no
qual se utilizam as estratégias e técnicas.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
|
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RECURSOS:
Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade
escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e
turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br
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8º B
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Língua portuguesa
Responda as questões de 1 a 5.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
SEMANA DE 04/05 a 08/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina de Ciências Físicas e Biológicas Turmas: 8°A e 8°B
Aulas previstas: quatro aulas semanais
Conteúdo: Matéria e energia
Habilidades e competências:
Identificar e classificar diferentes fontes renováveis e não renováveis e comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios de sustentabilidade.
Classificar os equipamentos elétricos residenciais: tais como chuveiro, TV, rádio e outros de acordo com o tipo de transformação de energia (fontes e tipos de energia).
Desenvolvimento e estratégia:
- Sugiro que assistam o vídeo “NO LIGHT”13 e durante a exibição do vídeo, observe as seguintes situações e as registre no seu caderno.
Que tipos de energia aparecem no vídeo?
Quais aparelhos dependem do uso de energia?
Qual a relação do personagem com a utilização dos aparelhos?
Você se identificou com alguma situação do vídeo?
- Escreva um resumo sobre o vídeo assistido.
- Agora mãos a obra faça uma tabela com máquinas, equipamentos e aparelhos que fazem parte do nosso dia a doa de acordo com suas finalidades.
- Assistam ao vídeo 15 ou a um texto que contemple estes conceitos. O texto “energia limpa”16 disponível no site da revista “Ciência Hoje das Crianças”, também apresenta boas reflexões sobre o tema.
- Registre no caderno o que é energia renovável e energia não renovável.
- No CMSP também abordou esse tema.
Recursos:
CMSP, blog da escola, revista Ciência Hoje das Crianças, sites(Inpe), vídeos e livros didáticos.
- Registro no caderno e o envio no e-mail:
- No assunto do e mail colocar o nome completo, série, turma.
1- Faça um resumo do assunto abordado.
2- Quais são as principais formas de energia associadas ás situações relacionadas abaixo?
a) Jogadora de futebol chutando uma bola.
b) Automóvel acelerando.
c) Atleta praticando salto em altura.
d) Bateria de um telefone celular sendo carregada.
Não se esqueça de enviar a tabela que você fez.
Língua portuguesa
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Renê César Costa Cruz
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AULAS PREVISTAS: 6 (seis)
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DISCIPLINA/TURMA:
L. Portuguesa – 8º anos (A,B,C e D)
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CONTEÚDOS:
Linguagem literária e Linguagem não literária
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a distinção entre linguagem literária e linguagem não literária.
Analisar alguns dos mecanismos utilizados para a criação da linguagem literária.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Conteúdo prático e vídeo aula.
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RECURSOS:
Blog da escola, YouTube e Centro de Mídias*
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Não definido.
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REVISÃO: Linguagem Verbal e Não Verbal
Vimos anteriormente, que linguagem nada mais é do que a expressão do pensamento por meio de palavras, sinais visuais ou fonéticos, através dos quais conseguimos estabelecer a comunicação. Compreender os aspectos presentes em cada uma das linguagens é fundamental para a melhor compreensão dos diferentes tipos de discurso que produzimos e aos quais estamos expostos em diferentes situações comunicacionais.
Veja o vídeo abaixo (link) para potencializar o seu entendimento:
Exercício de revisão:
Na tira, há uma linguagem bastante presente em nosso cotidiano.
a) Qual é essa linguagem?
b) O que as placas indicam?
c) Reveja o segundo e o terceiro quadros. As placas salvaram o Cebolinha do perigo?
DIFERENÇAS ENTRE LINGUAGEM LITERÁRIA E LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA
Existem significativas diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária. Compreender cada uma delas é essencial para o entendimento dos diversos tipos de texto.
Os textos podem ser divididos conforme a linguagem escolhida para a construção do discurso. São dois grandes grupos, que privilegiam a linguagem literária e a linguagem não literária. Apesar de os textos literários e não literários apresentarem pontos convergentes em sua elaboração, existem alguns aspectos que tornam possível a diferenciação entre eles. Saber identificá-los e reconhecê-los conforme o tipo de linguagem adotado é fundamental para a compreensão dos diversos gêneros textuais aos quais estamos expostos no nosso dia a dia.
Exemplo:
Nessa questão, não existe uma linguagem que seja superior à outra: ambas são importantes e estão representadas pelos incontáveis gêneros textuais. As diferenças nos tipos de linguagem estão ancoradas pela necessidade de adequação do discurso, pois para cada situação escolhemos a maneira mais apropriada para elaborar um texto.
Dessa maneira, confira as principais diferenças entre a linguagem literária e a linguagem não literária:
→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que concisa.
Cada texto apresenta uma linguagem específica, que se ajusta de acordo com a intenção do emissor. Para cada situação elaboramos um tipo de discurso: se a intenção é dar uma notícia, certamente a escolha vocabular é permeada por elementos que conferem objetividade e clareza às ideias; se a intenção é escrever um poema, provavelmente os recursos que privilegiam a expressividade e a beleza do texto, como figuras de linguagem. Confira na imagem abaixo:
EXERCÍCIOS
Responda as questões de 1 a 5.
1) Coloque V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.
( ) No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor.
( ) No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
( ) O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
2) Qual dos dois textos é literário? Por quê?
3) Qual é não literário? Por quê?
4) Os dois textos apresentam semelhança quanto ao conteúdo. Qual é essa semelhança?
5) Qual alternativa abaixo a palavra destacada foi empregada no sentido literário? Justifique a resposta.
a) "Dezenas deles vão ali revirar o material..."
b) "... deposita na calçada dezenas de sacos..."
c) "... deixando restos espalhados na calçada."
d) "... propiciando um lamentável banquete..."
6) Sobre as características da linguagem não literária, estão corretas as alternativas:
I. Diferentemente do que acontece com os textos literários, nos quais há uma preocupação com o objeto linguístico e também com o estilo, os textos não literários apresentam características bem delimitadas para que possam cumprir sua principal missão, que é, na maioria das vezes, a de informar.
II. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem não literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.
IV. Na linguagem não literária, a informação é repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.
V. A linguagem não literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, III e IV.
d) I e V.
e) Todas as alternativas estão corretas.
MATEMÁTICA - PROF JOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana
AULAS PREVISTAS: 6 aulas
CONTEÚDOS:
- Congruência entre dois triângulos.
- Quadriláteros e suas propriedades
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08MA 14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da
identificação da congruência de Triângulos.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- Os alunos visualizarão os seguintes links, que os ajudarão na compreensão dos conteúdos :
- Os alunos devem pesquisar os conceitos no site (Brasil Escola) e escrever no caderno.
- Ler e responder os exercícios no caderno do aluno, volume 1 (apostila) São Paulo Faz Escola, Páginas: 30,31,32 e 33.
RECURSOS:
Os alunos se informarão e irão adquirir conhecimentos, através das seguintes plataformas digitais e instrumentos:
-Facebook - Caderno do aluno
- blog da Escola - Youtube
- Centro de Mídias
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
O acompanhamento do desenvolvimento das atividades será através de: registro escrito, anotações, acesso à plataforma e observação dos exercícios realizados no caderno.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
EE SALIM FARAH MALUF
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
| ||||
1. PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
|
2. TURMA
8º A/B/C/D
| |||
3. DISCIPLINA:
HISTÓRIA
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4. CONTEÚDOS:
Iluminismo.
A industrialização e o trabalho infantil.
| ||||
5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
HABILIDADES: (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
HABILIDADES: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
| ||||
6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
1) Assistir a videoaula “Resumo de História – Iluminismo (Débora Aladim)”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1IChUwbKsOg&t=335s>
Após assistir a videoaula, fazendo uso do livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43, responda as atividade proposta no Caderno do Aluno, página 78, atividade 4, item 4.1, a), b e c).
2) Assistir a videoaula “Curso HG Revolução Industrial (aula 22)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OPWfurHfPD0
Após assistir a videoaula, fazendo uso do Caderno do Aluno, Situação de aprendizagem 2 – A Industrialização e o trabalho infantil, responda as atividades propostas nas páginas 79, atividade 1, 1.1, a) e b); páginas 80 a 82, atividade 2.1, a) e b)
3) Caderno do Aluno, página 83 e 84, responda a atividade 3, itens 3.1, 3.2 e 3.3.
4) Pesquisar a biografia de Marie Gouze, que adotou o nome de Olympe de Gouges, Conforme solicitação feita pela professora na aula do CMSP e entregar junto com as demais atividades.
| ||||
5) RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43;
- Celular, notebook, tablet ou computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lapis;
- Borracha.
| ||||
6) AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Acompanhamento será através de registros escrito em folha de caderno comum e no Caderno do Aluno; atividades propostas no CMSP.
Ao assistir aulas no Centro de Mídias SP, faça seus registros caderno.
ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
| ||||
7) Nº DE AULAS PREVISTAS
04
|
8) PERÍODO DE REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05//2020
|
9) PROFESSOR
Wilson de Oliveira
|
10) VALIDADO EM____/_____/2020
|
ARTE
A distribuição populacional por continentes
EDUCAÇÃO FISICA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º B
|
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio
da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e
afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas
práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 101, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 04/05 a 08 /05
__
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GEOGRAFIA |
EE SALIM FARAH MALUF. De 04 a 08 de 2020 1,2, e 3.
Série: 8º Anos : B – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de texto, seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, em textos de diferentes naturezas, elementos do processo histórico de ocupação dos territórios em diferentes regiões do mundo.
GEOGRAFIA : A População Mundial
A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que tem apresentado uma redução a cada ano.
A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).
O ritmo de crescimento populacional tem apresentado redução a cada ano. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a Terra terá pouco mais de 9 bilhões de habitantes em 2050, crescendo a um ritmo anual de apenas 0,33% ao ano, considerado inferior à taxa atual (2,02%).
A distribuição da população mundial ocorre de forma desigual, havendo grande diferença no contingente populacional dos continentes.
Veja a população referente a cada um deles (dados referentes ao ano de 2013):
África: 1,111 bilhão de habitantes.
América: 953,7 milhões de habitantes.
Ásia: 4,427 bilhões de habitantes.
Europa: 742,5 milhões de habitantes.
Oceania: 40 milhões de habitantes.
Portanto, o continente com maior concentração populacional é a Ásia (4,1 bilhões de habitantes), correspondendo cerca de 65% da população mundial. A África é o segundo continente mais populoso, tal fato se deve ao alto índice de crescimento populacional dos países que a integram (2,1% ao ano). Sua população só não é maior em virtude da baixa expectativa de vida, caracterizada como a menor do planeta. De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 21% da população mundial habitará a África em 2050. A Europa, que já representou 21% dos habitantes da Terra, atualmente, possui apenas 10,7%, sendo que a tendência é diminuir a cada ano, pois o continente já apresenta taxa de crescimento populacional negativo.
A América, por sua vez, apresenta crescimento populacional de 1% ao ano, sendo que essa taxa é maior se considerarmos apenas os países latino-americanos. Os Estados Unidos e o Canadá possuem crescimento populacional de 0,9%. O continente asiático é mais populoso por possuir três dos quatro países mais populosos do planeta.
Veja o ranking dos dez países mais populosos:
1° - China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes.
2° - Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes.
3° - Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes.
4° - Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes.
5° - Brasil (América): 202.409.273 habitantes.
6° - Paquistão (Ásia): 182.142.594 habitantes.
7° - Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes.
8° - Nigéria (África): 173.615.345 habitantes.
9° - Rússia (Europa): 143.499.861 habitantes.
10° - Japão (Ásia): 127.338.621 habitantes.
De acordo com pesquisas demográficas, estima-se que neste início do século XXI a Terra receberá mais 80 milhões de habitantes a cada ano, sendo que a maioria viverá na Ásia, América Latina e, principalmente, na África. Esses continentes apresentam os países de maior crescimento demográfico do mundo.
Os países ricos tendem a diminuir suas médias de crescimento demográfico, fato já constatado em 2010, cuja média está em torno de 0,2% ao ano. No entanto, eles têm aumentado a expectativa de vida de forma considerável, cujos principais fatores responsáveis por esse aspecto são: desenvolvimento tecnológico ligado à medicina, maiores cuidados com a saúde, saneamento básico, entre outros.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "A População Mundial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/populacao-mundial.htm. Acesso em 29 de abril de 2020.
EXERCÍCIOS SOBRE A POPULAÇÃO MUNDIAL
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a População Mundial.
QUESTÃO 1
De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais populoso.
a) África. b) América. c) Ásia. d) Europa. e) América do Norte.
QUESTÃO 2
Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.
b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.
c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.
d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.
e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
QUESTÃO 3
(UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
QUESTÃO 4
A distribuição populacional não ocorre de forma homogênea. Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos números de habitantes de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades.
Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso do planeta.
a) Estados Unidos. b) China. c) Índia. d) Brasil. e) Rússia.
QUESTÃO 5
Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.
b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.
c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.
d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.
e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
EDUCAÇÃO FISICA
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
DISCIPLINA/TURMA: 8°B
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
Esporte: Esporte de rede/parede e esporte de campo e taco.
| |
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
(EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
| |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade I: Analise as regras do Vôlei e descreva quais são os aspectos técnicos da modalidade. Você deve citar os fundamentos (movimentos, técnica) e como devem ser realizados para melhor eficiência do movimento durante o jogo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Atividade II: Analise como funciona um jogo de vôlei e descreva os aspectos táticos. Você deve explicar alguma situação de jogo no qual se utilizam as estratégias e técnicas.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
| |
RECURSOS:
Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
| |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br
|
8º C
Língua portuguesa
Responda as questões de 1 a 5.
ARTE
MATEMÁTICA
ARTE
CIÊNCIAS
Língua portuguesa
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Renê César Costa Cruz
|
AULAS PREVISTAS: 6 (seis)
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DISCIPLINA/TURMA:
L. Portuguesa – 8º anos (A,B,C e D)
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CONTEÚDOS:
Linguagem literária e Linguagem não literária
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a distinção entre linguagem literária e linguagem não literária.
Analisar alguns dos mecanismos utilizados para a criação da linguagem literária.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Conteúdo prático e vídeo aula.
| ||||
RECURSOS:
Blog da escola, YouTube e Centro de Mídias*
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Não definido.
| ||||
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|
REVISÃO: Linguagem Verbal e Não Verbal
Vimos anteriormente, que linguagem nada mais é do que a expressão do pensamento por meio de palavras, sinais visuais ou fonéticos, através dos quais conseguimos estabelecer a comunicação. Compreender os aspectos presentes em cada uma das linguagens é fundamental para a melhor compreensão dos diferentes tipos de discurso que produzimos e aos quais estamos expostos em diferentes situações comunicacionais.
Veja o vídeo abaixo (link) para potencializar o seu entendimento:
Exercício de revisão:
Na tira, há uma linguagem bastante presente em nosso cotidiano.
a) Qual é essa linguagem?
b) O que as placas indicam?
c) Reveja o segundo e o terceiro quadros. As placas salvaram o Cebolinha do perigo?
DIFERENÇAS ENTRE LINGUAGEM LITERÁRIA E LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA
Existem significativas diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária. Compreender cada uma delas é essencial para o entendimento dos diversos tipos de texto.
Os textos podem ser divididos conforme a linguagem escolhida para a construção do discurso. São dois grandes grupos, que privilegiam a linguagem literária e a linguagem não literária. Apesar de os textos literários e não literários apresentarem pontos convergentes em sua elaboração, existem alguns aspectos que tornam possível a diferenciação entre eles. Saber identificá-los e reconhecê-los conforme o tipo de linguagem adotado é fundamental para a compreensão dos diversos gêneros textuais aos quais estamos expostos no nosso dia a dia.
Exemplo:
Nessa questão, não existe uma linguagem que seja superior à outra: ambas são importantes e estão representadas pelos incontáveis gêneros textuais. As diferenças nos tipos de linguagem estão ancoradas pela necessidade de adequação do discurso, pois para cada situação escolhemos a maneira mais apropriada para elaborar um texto.
Dessa maneira, confira as principais diferenças entre a linguagem literária e a linguagem não literária:
→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que concisa.
Cada texto apresenta uma linguagem específica, que se ajusta de acordo com a intenção do emissor. Para cada situação elaboramos um tipo de discurso: se a intenção é dar uma notícia, certamente a escolha vocabular é permeada por elementos que conferem objetividade e clareza às ideias; se a intenção é escrever um poema, provavelmente os recursos que privilegiam a expressividade e a beleza do texto, como figuras de linguagem. Confira na imagem abaixo:
EXERCÍCIOS
Responda as questões de 1 a 5.
1) Coloque V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.
( ) No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor.
( ) No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
( ) O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
2) Qual dos dois textos é literário? Por quê?
3) Qual é não literário? Por quê?
4) Os dois textos apresentam semelhança quanto ao conteúdo. Qual é essa semelhança?
5) Qual alternativa abaixo a palavra destacada foi empregada no sentido literário? Justifique a resposta.
a) "Dezenas deles vão ali revirar o material..."
b) "... deposita na calçada dezenas de sacos..."
c) "... deixando restos espalhados na calçada."
d) "... propiciando um lamentável banquete..."
6) Sobre as características da linguagem não literária, estão corretas as alternativas:
I. Diferentemente do que acontece com os textos literários, nos quais há uma preocupação com o objeto linguístico e também com o estilo, os textos não literários apresentam características bem delimitadas para que possam cumprir sua principal missão, que é, na maioria das vezes, a de informar.
II. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem não literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.
IV. Na linguagem não literária, a informação é repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.
V. A linguagem não literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, III e IV.
d) I e V.
e) Todas as alternativas estão corretas.
MATEMÁTICA - PROF JOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana
AULAS PREVISTAS: 6 aulas
CONTEÚDOS:
- Congruência entre dois triângulos.
- Quadriláteros e suas propriedades
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08MA 14) Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da
identificação da congruência de Triângulos.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
- Os alunos visualizarão os seguintes links, que os ajudarão na compreensão dos conteúdos :
- Os alunos devem pesquisar os conceitos no site (Brasil Escola) e escrever no caderno.
- Ler e responder os exercícios no caderno do aluno, volume 1 (apostila) São Paulo Faz Escola, Páginas: 30,31,32 e 33.
RECURSOS:
Os alunos se informarão e irão adquirir conhecimentos, através das seguintes plataformas digitais e instrumentos:
-Facebook - Caderno do aluno
- blog da Escola - Youtube
- Centro de Mídias
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
O acompanhamento do desenvolvimento das atividades será através de: registro escrito, anotações, acesso à plataforma e observação dos exercícios realizados no caderno.
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
EE SALIM FARAH MALUF
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1. PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
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2. TURMA
8º A/B/C/D
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3. DISCIPLINA:
HISTÓRIA
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4. CONTEÚDOS:
Iluminismo.
A industrialização e o trabalho infantil.
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5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
HABILIDADES: (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
HABILIDADES: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
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6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
1) Assistir a videoaula “Resumo de História – Iluminismo (Débora Aladim)”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1IChUwbKsOg&t=335s>
Após assistir a videoaula, fazendo uso do livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43, responda as atividade proposta no Caderno do Aluno, página 78, atividade 4, item 4.1, a), b e c).
2) Assistir a videoaula “Curso HG Revolução Industrial (aula 22)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OPWfurHfPD0
Após assistir a videoaula, fazendo uso do Caderno do Aluno, Situação de aprendizagem 2 – A Industrialização e o trabalho infantil, responda as atividades propostas nas páginas 79, atividade 1, 1.1, a) e b); páginas 80 a 82, atividade 2.1, a) e b)
3) Caderno do Aluno, página 83 e 84, responda a atividade 3, itens 3.1, 3.2 e 3.3.
4) Pesquisar a biografia de Marie Gouze, que adotou o nome de Olympe de Gouges, Conforme solicitação feita pela professora na aula do CMSP e entregar junto com as demais atividades.
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5) RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43;
- Celular, notebook, tablet ou computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lapis;
- Borracha.
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6) AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Acompanhamento será através de registros escrito em folha de caderno comum e no Caderno do Aluno; atividades propostas no CMSP.
Ao assistir aulas no Centro de Mídias SP, faça seus registros caderno.
ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
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7) Nº DE AULAS PREVISTAS
04
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8) PERÍODO DE REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05//2020
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9) PROFESSOR
Wilson de Oliveira
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10) VALIDADO EM____/_____/2020
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DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º C
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio
da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e
afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas
práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 101, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
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DATA 04/05 a 08 /05
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EDUCAÇÃO FISICA
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 8°C
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
Esporte: Esporte de rede/parede e esporte de campo e taco.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
(EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade I: Analise as regras do Vôlei e descreva quais são os aspectos técnicos da modalidade. Você deve citar os fundamentos (movimentos, técnica) e como devem ser realizados para melhor eficiência do movimento durante o jogo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Atividade II: Analise como funciona um jogo de vôlei e descreva os aspectos táticos. Você deve explicar alguma situação de jogo no qual se utilizam as estratégias e técnicas.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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RECURSOS:
Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br
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CIÊNCIAS
E.E.
SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 8ºC
PROFESSORA: Ana
Paula
PERÍODO: 04/05/2020
a 08/05/2020
HABILIDADES: Identificar
alterações climáticas regionais e globais provocadas pela interferência humana..
1º
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Leitura de textos abaixo anexados.
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2º
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O que significa clima?
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3º
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Quais são os elementos do clima?
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4º
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Quais são os principais fatores do
clima?
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5º
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Quais são as atitudes humanas
relacionadas com as mudanças climáticas?
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Anexo
Clima - O que é, fatores e elementos
O entendimento e a caracterização
do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo
menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da
sucessão das estações úmidas e secas, etc. Por essa razão, o clima é definido por Max Sorre como uma "sucessão habitual
dos tipos de tempo num determinado local da superfície terres terrestre",
enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado
momento.
Elementos do clima
Os elementos do clima são os
atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma
determinada região como a temperatura, a
umidade e a pressão atmosférica.
A umidade está relacionada à
quantidade de vapor de água presente na atmosfera em determinado instante e
pode ser expressa em valores absolutos ou relativos:
1) A
umidade absoluta do ar é a quantidade (em gramas) de vapor d'água.
A umidade relativa do ar é obtida
através da relação entre a umidade absoluta (a quantidade de vapor de água do
ar) e o ponto de saturação (a quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue
reter), em determinado local e momento. Ela é expressa em porcentagem (%).
Quando, na atmosfera, a umidade atinge o ponto de saturação, ela libera água
que cai sobre o solo em forma de chuva ou outros tipos de precipitação.
2) A pressão atmosférica é a
força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso
milibares (mb). Em regiões onde as temperaturas são mais baixas a pressão
atmosférica é maior, pois as moléculas de ar estão mais concentradas. No
entanto, em regiões mais elevadas, de menor temperatura, também há menor
concentração de moléculas de ar (ar mais rarefeito) e, neste caso, menor será a
pressão.
3) A temperatura, medida em graus
Celsius (ºC), registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende
da sua localização e da circulação atmosférica.
Fatores
do clima
Os fatores climáticos são os
responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima e devem
ser analisados em conjunto: uma localidade, por exemplo, pode estar perto do
mar e ser seca, ou pode estar próxima a linha do equador e ser fria.
Os principais fatores são a
latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação
ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados
às atividades humanas.
As regiões de baixa latitude
possuem temperaturas mais elevadas, pois recebem maior incidência de radiação
solar. É o caso da zona tropical da Terra, situada entre os trópicos de Câncer
e Capricórnio.
Nas áreas de baixa altitude, a
atmosfera mais densa retém e conserva o calor por mais tempo. Nas áreas de
altitude elevada, o ar mais rarefeito tem menor capacidade de conservar o calor
proveniente da energia do Sol.
Além disso, ar é aquecido por
irradiação. A radiação solar atinge a superfície, mas a parte mais baixa da atmosfera
não absorve a sua energia, não a transforma em calor. As rochas, o solo, a água
e a vegetação absorvem parte desta energia e refletem outra parte. Essa
reflexão é chamada de irradiação. Apenas a energia irradiada é absorvida pela
atmosfera mais próxima à superfície e, desta forma, transformada em calor.
O fator humano
A história da Terra registra
grandes alterações climáticas, antes mesmo da presença humana. A condição para
o desenvolvimento da vida nas terras emersas do planeta dependeu, inclusive, de
modificações na composição química da atmosfera. Mas estas mudanças ocorreram
em grandes espaços de tempo.
Atualmente as alterações
climáticas e os problemas que elas projetam para o futuro são resultantes, principalmente,
das atividades humanas. A poluição atmosférica tem aumentado em escala
progressiva há mais de dois séculos, a partir da Revolução Industrial. A
industrialização inaugurou o uso em grande escala dos combustíveis fósseis
(carvão, petróleo e gás natural), principais responsáveis pelas mudanças climáticas
que ameaçam o planeta na atualidade.
A sociedade de consumo baseada no
aumento da produção e oferta de bens materiais, é outra conseqüência da
"civilização industrial". No século 20, o automóvel representou a
face mais visível dos valores desta sociedade, hoje é o principal responsável
pela poluição atmosférica nas grandes cidades.
A dilapidação dos recursos naturais, o
desmatamento, a deterioração dos rios, a construção de represas e muitas outras
realizações humanas, exercem também influências negativas sobre o clima. Lidar
com estas questões e propor soluções estão entre os desafios a ser enfrentados
no seculo xx
GEOGRAFIA
Atividade
de Geografia (Prof. Vanildo)
Turmas:
8ºC
Habilidades:
EF08GE06,
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
8ºD
Língua portuguesa
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Renê César Costa Cruz
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AULAS PREVISTAS: 6 (seis)
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DISCIPLINA/TURMA:
L. Portuguesa – 8º anos (A,B,C e D)
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CONTEÚDOS:
Linguagem literária e Linguagem não literária
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a distinção entre linguagem literária e linguagem não literária.
Analisar alguns dos mecanismos utilizados para a criação da linguagem literária.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Conteúdo prático e vídeo aula.
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RECURSOS:
Blog da escola, YouTube e Centro de Mídias*
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Não definido.
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REVISÃO: Linguagem Verbal e Não Verbal
Vimos anteriormente, que linguagem nada mais é do que a expressão do pensamento por meio de palavras, sinais visuais ou fonéticos, através dos quais conseguimos estabelecer a comunicação. Compreender os aspectos presentes em cada uma das linguagens é fundamental para a melhor compreensão dos diferentes tipos de discurso que produzimos e aos quais estamos expostos em diferentes situações comunicacionais.
Veja o vídeo abaixo (link) para potencializar o seu entendimento:
Exercício de revisão:
Na tira, há uma linguagem bastante presente em nosso cotidiano.
a) Qual é essa linguagem?
b) O que as placas indicam?
c) Reveja o segundo e o terceiro quadros. As placas salvaram o Cebolinha do perigo?
DIFERENÇAS ENTRE LINGUAGEM LITERÁRIA E LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA
Existem significativas diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária. Compreender cada uma delas é essencial para o entendimento dos diversos tipos de texto.
Os textos podem ser divididos conforme a linguagem escolhida para a construção do discurso. São dois grandes grupos, que privilegiam a linguagem literária e a linguagem não literária. Apesar de os textos literários e não literários apresentarem pontos convergentes em sua elaboração, existem alguns aspectos que tornam possível a diferenciação entre eles. Saber identificá-los e reconhecê-los conforme o tipo de linguagem adotado é fundamental para a compreensão dos diversos gêneros textuais aos quais estamos expostos no nosso dia a dia.
Exemplo:
Nessa questão, não existe uma linguagem que seja superior à outra: ambas são importantes e estão representadas pelos incontáveis gêneros textuais. As diferenças nos tipos de linguagem estão ancoradas pela necessidade de adequação do discurso, pois para cada situação escolhemos a maneira mais apropriada para elaborar um texto.
Dessa maneira, confira as principais diferenças entre a linguagem literária e a linguagem não literária:
→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que concisa.
Cada texto apresenta uma linguagem específica, que se ajusta de acordo com a intenção do emissor. Para cada situação elaboramos um tipo de discurso: se a intenção é dar uma notícia, certamente a escolha vocabular é permeada por elementos que conferem objetividade e clareza às ideias; se a intenção é escrever um poema, provavelmente os recursos que privilegiam a expressividade e a beleza do texto, como figuras de linguagem. Confira na imagem abaixo:
EXERCÍCIOS
Responda as questões de 1 a 5.
1) Coloque V para Verdadeiro ou F para Falso:
( ) No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos.
( ) No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor.
( ) No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
( ) O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
2) Qual dos dois textos é literário? Por quê?
3) Qual é não literário? Por quê?
4) Os dois textos apresentam semelhança quanto ao conteúdo. Qual é essa semelhança?
5) Qual alternativa abaixo a palavra destacada foi empregada no sentido literário? Justifique a resposta.
a) "Dezenas deles vão ali revirar o material..."
b) "... deposita na calçada dezenas de sacos..."
c) "... deixando restos espalhados na calçada."
d) "... propiciando um lamentável banquete..."
6) Sobre as características da linguagem não literária, estão corretas as alternativas:
I. Diferentemente do que acontece com os textos literários, nos quais há uma preocupação com o objeto linguístico e também com o estilo, os textos não literários apresentam características bem delimitadas para que possam cumprir sua principal missão, que é, na maioria das vezes, a de informar.
II. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem não literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa.
IV. Na linguagem não literária, a informação é repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas.
V. A linguagem não literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, III e IV.
d) I e V.
e) Todas as alternativas estão corretas.
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Marcela
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AULAS
PREVISTAS 6
Sendo 1 aula
para leitura e 1 Para Recuperação
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DISCIPLINA:
Matemática
TURMA:
8 º ano D
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CONTEÚDOS /TEMA :
Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da
divisão, razão (porcentagem,razão entre as partes de um todo e probabilidade
) e operador.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler,
interpretar e resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Situação
de aprendizagem 2
Resolver as atividades proposta do caderno
do aluno atividade 3 pg25 .
Fazer a leitura do conto do livro
de Aladim de Malba Taham
Lembrando sempre fazer o registro de uma breve compreensão do conto ok!
Conto: Ultimo prato pg 160
Agora
vamos, realizar as atividades (1 a 5) propostas no caderno aprender sempre
:com o objetivo de reforçar recuperar conceitos anteriores.
Obs: aquele vocês retiram na escola semana
passada . E que não buscou ainda ir buscar o mais rápido possível
!!!!
O
que vocês vão encaminhar para meu endereço de email .( semanalmente )
A
ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias. (aulas de matemática)
Não se esqueça de colocar seu nome completo, turma e data
Em caso de duvidas enviar por o email.
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RECURSOS:
Caderno do aluno 1º Bimestre ;Caderno Aprender Sempre ;O Livro de
Aladim de Malba Taham ;Ficha de acompanhamento as aulas do centro de mídias
(em Anexo)
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
Durante todo processo de ensino, através
das atividades realizadas ,online e
realização das atividades
propostas no caderno do aluno .
Data 04/05 /2020 a 08/05/2020
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Ficha
de acompanhamento as aulas do centro de mídias
Data da Transmissão da Videoaula: ____ / ____ / 2020.
Disciplina: Matemática
Tema: ______________________________________________________
1 - Agora que você já assistiu a videoaula, registre seu
comentário:
2 - Nesta aula, aprendi...
3 - Nesta aula, não entendi...
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
EE SALIM FARAH MALUF
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1. PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
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2. TURMA
8º A/B/C/D
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3. DISCIPLINA:
HISTÓRIA
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4. CONTEÚDOS:
Iluminismo.
A industrialização e o trabalho infantil.
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5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
HABILIDADES: (EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
HABILIDADES: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
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6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
1) Assistir a videoaula “Resumo de História – Iluminismo (Débora Aladim)”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1IChUwbKsOg&t=335s>
Após assistir a videoaula, fazendo uso do livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43, responda as atividade proposta no Caderno do Aluno, página 78, atividade 4, item 4.1, a), b e c).
2) Assistir a videoaula “Curso HG Revolução Industrial (aula 22)”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OPWfurHfPD0
Após assistir a videoaula, fazendo uso do Caderno do Aluno, Situação de aprendizagem 2 – A Industrialização e o trabalho infantil, responda as atividades propostas nas páginas 79, atividade 1, 1.1, a) e b); páginas 80 a 82, atividade 2.1, a) e b)
3) Caderno do Aluno, página 83 e 84, responda a atividade 3, itens 3.1, 3.2 e 3.3.
4) Pesquisar a biografia de Marie Gouze, que adotou o nome de Olympe de Gouges, Conforme solicitação feita pela professora na aula do CMSP e entregar junto com as demais atividades.
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5) RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 6 a 43;
- Celular, notebook, tablet ou computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lapis;
- Borracha.
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6) AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Acompanhamento será através de registros escrito em folha de caderno comum e no Caderno do Aluno; atividades propostas no CMSP.
Ao assistir aulas no Centro de Mídias SP, faça seus registros caderno.
ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
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7) Nº DE AULAS PREVISTAS
04
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8) PERÍODO DE REALIZAÇÃO
04/05/2020 a 08/05//2020
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9) PROFESSOR
Wilson de Oliveira
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10) VALIDADO EM____/_____/2020
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ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º D
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio
da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e
afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas
práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 101, o
objetivo que o aluno leia as questões de sondagem e responda a partir do seu
conhecimento de música, não é necessário fazer pesquisa sobre as questões.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@professor.educacao.sp.go.br
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DATA 04/05 a 08 /05
__
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EDUCAÇÃO FISICA
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
|
DISCIPLINA/TURMA: 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
Esporte: Esporte de rede/parede e esporte de campo e taco.
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
(EF08EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade I: Analise as regras do Vôlei e descreva quais são os aspectos técnicos da modalidade. Você deve citar os fundamentos (movimentos, técnica) e como devem ser realizados para melhor eficiência do movimento durante o jogo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Atividade II: Analise como funciona um jogo de vôlei e descreva os aspectos táticos. Você deve explicar alguma situação de jogo no qual se utilizam as estratégias e técnicas.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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RECURSOS:
Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
dbjj@bol.com.br
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CIÊNCIAS
E.E.
SALIM FARAH MALUF
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS – 8ºC,
8ºD
PROFESSORA: Ana
Paula
PERÍODO: 04/05/2020
a 08/05/2020
HABILIDADES: Identificar
alterações climáticas regionais e globais provocadas pela interferência humana..
1º
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Leitura de textos abaixo anexados.
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2º
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O que significa clima?
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3º
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Quais são os elementos do clima?
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4º
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Quais são os principais fatores do
clima?
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5º
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Quais são as atitudes humanas
relacionadas com as mudanças climáticas?
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Anexo
Clima - O que é, fatores e elementos
O entendimento e a caracterização
do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo
menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da
sucessão das estações úmidas e secas, etc. Por essa razão, o clima é definido por Max Sorre como uma "sucessão habitual
dos tipos de tempo num determinado local da superfície terres terrestre",
enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado
momento.
Elementos do clima
Os elementos do clima são os
atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma
determinada região como a temperatura, a
umidade e a pressão atmosférica.
A umidade está relacionada à
quantidade de vapor de água presente na atmosfera em determinado instante e
pode ser expressa em valores absolutos ou relativos:
1) A
umidade absoluta do ar é a quantidade (em gramas) de vapor d'água.
A umidade relativa do ar é obtida
através da relação entre a umidade absoluta (a quantidade de vapor de água do
ar) e o ponto de saturação (a quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue
reter), em determinado local e momento. Ela é expressa em porcentagem (%).
Quando, na atmosfera, a umidade atinge o ponto de saturação, ela libera água
que cai sobre o solo em forma de chuva ou outros tipos de precipitação.
2) A pressão atmosférica é a
força provocada pelo peso do ar sobre uma superfície, cujo valor é expresso
milibares (mb). Em regiões onde as temperaturas são mais baixas a pressão
atmosférica é maior, pois as moléculas de ar estão mais concentradas. No
entanto, em regiões mais elevadas, de menor temperatura, também há menor
concentração de moléculas de ar (ar mais rarefeito) e, neste caso, menor será a
pressão.
3) A temperatura, medida em graus
Celsius (ºC), registra o calor da atmosfera de um lugar, cuja variação depende
da sua localização e da circulação atmosférica.
Fatores
do clima
Os fatores climáticos são os
responsáveis pelas características ou modificações dos elementos do clima e devem
ser analisados em conjunto: uma localidade, por exemplo, pode estar perto do
mar e ser seca, ou pode estar próxima a linha do equador e ser fria.
Os principais fatores são a
latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação
ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados
às atividades humanas.
As regiões de baixa latitude
possuem temperaturas mais elevadas, pois recebem maior incidência de radiação
solar. É o caso da zona tropical da Terra, situada entre os trópicos de Câncer
e Capricórnio.
Nas áreas de baixa altitude, a
atmosfera mais densa retém e conserva o calor por mais tempo. Nas áreas de
altitude elevada, o ar mais rarefeito tem menor capacidade de conservar o calor
proveniente da energia do Sol.
Além disso, ar é aquecido por
irradiação. A radiação solar atinge a superfície, mas a parte mais baixa da atmosfera
não absorve a sua energia, não a transforma em calor. As rochas, o solo, a água
e a vegetação absorvem parte desta energia e refletem outra parte. Essa
reflexão é chamada de irradiação. Apenas a energia irradiada é absorvida pela
atmosfera mais próxima à superfície e, desta forma, transformada em calor.
O fator humano
A história da Terra registra
grandes alterações climáticas, antes mesmo da presença humana. A condição para
o desenvolvimento da vida nas terras emersas do planeta dependeu, inclusive, de
modificações na composição química da atmosfera. Mas estas mudanças ocorreram
em grandes espaços de tempo.
Atualmente as alterações
climáticas e os problemas que elas projetam para o futuro são resultantes, principalmente,
das atividades humanas. A poluição atmosférica tem aumentado em escala
progressiva há mais de dois séculos, a partir da Revolução Industrial. A
industrialização inaugurou o uso em grande escala dos combustíveis fósseis
(carvão, petróleo e gás natural), principais responsáveis pelas mudanças climáticas
que ameaçam o planeta na atualidade.
A sociedade de consumo baseada no
aumento da produção e oferta de bens materiais, é outra conseqüência da
"civilização industrial". No século 20, o automóvel representou a
face mais visível dos valores desta sociedade, hoje é o principal responsável
pela poluição atmosférica nas grandes cidades.
A dilapidação dos recursos naturais, o
desmatamento, a deterioração dos rios, a construção de represas e muitas outras
realizações humanas, exercem também influências negativas sobre o clima. Lidar
com estas questões e propor soluções estão entre os desafios a ser enfrentados
no seculo xx
GEOGRAFIA
Atividade de Geografia (Prof. Vanildo)
Turmas: 8ºC
Habilidades: EF08GE06,
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
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